LISTA COMPLETA PROVA 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA COMPLETA PROVA 01"

Transcrição

1 LISTA COMPLETA PROVA 1 CAPÍTULO 3 5E. Duas partículas igualmente carregadas, mantidas a uma distância de 3, x 1 3 m uma da outra, são largadas a partir do repouso. O módulo da aceleração inicial da primeira partícula é de 7, m/s e o da segunda é de 9, m/s. Sabendo-se ue a massa da primeira partícula vale 6,3 x 1 7 Kg, uais são (a) a massa da segunda partícula e (b) o módulo da carga comum? 6E. A Fig. 3-1a mostra duas cargas, 1 e, mantidas a uma distância fixa d uma da outra. (a) Qual é o módulo da força eletrostática ue atua sobre 1? Suponha 1 = =,μc e d = 1,5 m. (b) Uma terceira carga 3 =,μc é trazida e colocada na posição mostrada na Fig. 3-1b. Qual é a agora o módulo da força eletrostática ue atua sobre 1? 1P. Na Fig. 3-15, uais são os componentes horizontal e vertical da força eletrostática resultante ue atua sobre a carga no vértice inferior esuerdo do uadrado, sendo = 1, x 1 7 C e a = 5, cm? 7E. Duas esferas condutoras idênticas e isoladas, 1 e,possuem uantidades iguais de carga e estão separadas por uma distância grande comparada com seus diâmetros (Fig. 3-13a). A força eletrostática ue atua sobre a esfera devida à esfera 1 é F. Suponha agora ue uma terceira idêntica 3, dotada de um suporte isolante e inicialmente descarregada, toue primeiro a esfera 1 (Fig.3-13b), depois a esfera (Fig.3-13c) e em seguida, seja afastada (Fig. 3-13d). Em termos de F, ual é a força eletrostática F ue atua agora sobre a esfera? 13P. Duas cargas fixas de + 1, μc e -3, μc estão separadas por uma distância de 1 cm. Onde podemos localizar uma terceira carga de modo ue a força eletrostática líuida sobre ela seja nula? 15P. Duas cargas puntiformes livres + e +4 estão a uma distância L uma da outra. Uma terceira carga é colocada de tal modo ue todo o sistema fica em euilíbrio. (a) Determine a posição, o módulo e o sinal da terceira carga. (b) Mostre ue o euilíbrio do sistema é instável. 17P. Coloca-se uma carga Q em dois vértices opostos de um uadrado, e uma carga em cada um dos outros dois. (a) Sabendo-se ue a força eletrostática líuida sobre cada Q é nula, ual é o valor de Q em termos de? (b) Será possível escolher um valor para de modo ue a força eletrostática sobre cada uma das uatro cargas seja nula? Expliue sua resposta.

2 18P. Uma carga Q é dividida em duas partes e Q, ue são, a seguir, afastadas por uma certa distância entre si, Qual deve ser o valor de em termos Q, de modo ue a repulsão eletrostática entre as duas cargas seja máxima? 19P. Duas peuenas bolas condutoras idênticas, de massa m e carga, estão suspensas por fios não-condutores de comprimento L, como mostra a Fig Suponha θ tão peueno ue tan θ possa ser substituída por sen θ com erro desprezível. (a) Mostre ue, no euilíbrio. L x = ( πε mg ) 1/3 Onde x é a separação entre as bolas. (b) Sendo L = 1 cm, m = 1g e x = 5, cm, ual é o valor de? CAPÍTULO 4 1E. Na Fig. 4-1, o espaçamento entre as linhas do campo elétrico à esuerda é o dobro do espaçamento entre as linhas à direita: (a) Sabendo-se ue o módulo do campo em A é de 4N/C, ue força atua sobre um próton em A? (b) Qual é o módulo do campo em B? Fig. 4-1 Problema 1. 13E. Na Fig. 4-5, uatro cargas estão localizadas nos vértices de um uadrado e mais uatro cargas se encontram nos pontos médios dos lados do uadrado. A distância entre cargas adjacentes sobre o perímetro do uadrado é d. Qual o módulo, a direção e o sentido do campo elétrico no centro do uadrado? 1P. A Fig mostra uma longa barra não condutora, de massa desprezível e comprimento L, presa por um pino no seu centro e euilibrada com um peso W a uma distância x de sua extremidade esuerda. Nas extremidades esuerda e direita da barra, são colocadas peuenas esferas condutoras com cargas positivas e, respectivamente. A uma distância h diretamente abaixo de cada uma dessas cargas está fixada uma esfera com carga positiva Q. (a) Determine a distância x uando a barra está horizontal e euilibrada. (b) Que valor deveria ter h para ue a barra não exercesse nenhuma força sobre o mancal na situação horizontal e euilibrada? 14P. Na Fig. 4-6, duas cargas puntiformes, 1 = + 1, X 1 6 C e = + 3, X 1 6 C, estão separadas por uma distância d = 1cm. Faça o gráfico do campo elétrico resultante E(x) em função de x, tomando valores positivos e negativos de x. Considere E positivo uando o vetor E apontar para a direita e negativo uando E apontar para a esuerda.

3 Fig. 4-6 Problema P. (a) Na Fig. 4-7, localize o ponto (ou os pontos) onde o campo elétrico resultante é nulo. (b) Esboce, ualitativamente, as linhas do campo elétrico. 5E. Na Fig. 4-8, suponha ue as duas cargas sejam positivas. Mostre ue E no ponto P, nessa figura, considerando z>>d, é dado por 18P. Na Fig. 4-9, ual o campo elétrico no ponto P criado pelas uatro cargas mostradas? 1 = = + 5, E = 1 4πε z. 3 = + 3, e 4 = -1. Fig. 4-9 Problema P. A face de um relógio tem cargas puntiformes negativas, -, -3,..., -1 fixadas nas posições dos numerais correspondentes. Os ponteiros do relógio não perturbam o campo resultante devido às cargas puntiformes. A ue horas o ponteiro das horas aponta na mesma direção ue o vetor campo elétrico no centro do mostrador? (Sugestão: Considere cargas diametralmente opostas.) P. Um elétron está localizado em cada um dos vértices de um triangulo eüilátero, ue tem cm de lado. (a) Qual o campo elétrico no ponto médio de um dos lados? (b) Que força atuaria sobre outro elétron colocado nesse ponto? Figura 4-8 9P. A ue distância ao longo do eixo central de um anel de raio R, carregado uniformemente, o módulo do campo elétrico é máximo? 3P. Um barra fina de vidro é encurvada na forma de um semicírculo de raio r. Uma carga +Q está uniformemente distribuída ao longo da metade superior e uma carga Q, está uniformemente distribuída ao longo da metade inferior, como mostra a Fig Determine o campo elétrico E em P, o centro do semicírculo. P. Qual o módulo, a direção e o sentido do campo elétrico no centro do uadrado da Fig. 4-31, sabendo ue = 1, X 1 8 C e a = 5, cm?

4 Fig Problema P. Uma barra fina, não-condutora, de comprimento finito L, tem uma carga uniformemente distribuída ao longo dela. Mostre ue o módulo E do campo elétrico no ponto P sobre a mediatriz da barra (Fig. 4-36) é dado por E = πε y 1 (L + 4y ) 1 Fig Problema P. Na Fig. 4-37, uma barra não-condutora, de comprimento L, tem uma carga uniformemente distribuída ao longo de seu comprimento. (a) Qual a densidade linear de carga da barra? (b) Qual o campo elétrico no ponto P a uma distância a da extremidade da barra? (c) Se o ponto P estivesse a uma distância muito grande da barra comparada com L, ela se comportaria como uma carga puntiforme. Mostre ue a sua resposta para o item (b) se reduz ao campo elétrico de uma carga puntiforme para a>>l. Fig Problema P*. Na Fig. 4-38, uma barra não-condutora semi-infinita possui uma carga por unidade de comprimento, de valor constante λ. Mostre ue o campo elétrico no ponto P faz um ângulo de 45º com a barra e ue este resultado é independente da distância R. 36E. Mostre ue a euação abaixo, para campo elétrico de um disco carregado, em pontos sobre seu eixo, se reduz ao campo de uma carga puntiforme para z >> R. E = σ z (1 ε z + R ) 47E. Um elétron com uma velocidade escalar de 5, x 1 8 cm/s entra num campo elétrico de módulo 1, x 1 3 N/C, movendo-se paralelamente ao campo no sentido ue retarda seu movimento. (a) Que distância o elétron percorrerá no campo antes de alcançar (momentaneamente) o repouso. (b) Quanto tempo isso levará? (c) Se, em vez disso, a região do campo se estendesse somente por 8, mm (distância muito peuena para parar o elétron), ue fração da energia cinética inicial do elétron seria perdida nessa região? 51P. Um objeto tendo massa de 1, g e uma carga de +8,x1 5 C é colocado num campo elétrico E e com E X = 3, x 1 3 N/C, E Y = 6 N/C e E Z =. Quais são o módulo, a direção e o sentido da força sobre o objeto? (b) Se o objeto for abandonado a partir do repouso na origem, uais serão as suas coordenadas após 3, s? 5P. Existe um campo elétrico uniforme na região entre duas placas com cargas de sinais opostos. Um elétron é liberado, a partir do repouso na superfície da placa carregada negativamente e atinge a superfície da placa oposta, a, cm de distância, após 1,5 x 1 8 s. (a) Qual é a velocidade escalar do elétron ao atingir a segunda placa? (b) Qual é o módulo do campo elétrico E? 56P. Na Fig. 4-41, um campo elétrico E, de módulo, x 1 3 N/C, apontando para cima, é

5 estabelecido entre duas placas horizontais, carregando-se a placa inferior positivamente e a placa superior negativamente. As placas têm comprimento L = 1, cm e separação d =, cm. Um elétron é, então, lançado entre as placas a partir da extremidade esuerda da placa inferior. A velocidade inicial v do elétron faz um ângulo θ = 45º com a placa inferior e tem um módulo de 6, x 1 6 m/s. (a) Atingirá o elétron uma das placas? (b) Sendo assim, ual delas e a ue distância horizontal da extremidade esuerda? 6E. A carga de um condutor neutro é separada pela aproximação de uma barra carregada positivamente, como mostra a figura abaixo. Qual é o fluxo através de cada uma das cinco superfícies gaussianas mostradas em seção transversal? Suponha ue as cargas envolvidas por S 1, S e S 3 sejam iguais em módulo. Fig Problema 56 CAPÍTULO 5 E. A superfície uadrada (figura abaixo) tem 3. mm de lado. Ela está imersa num campo elétrico uniforme com E = 1.8N/C. As linhas do campo fazem um ângulo de 35º com a normal apontando para fora, como é mostrado. Calcular o fluxo através da superfície. Fig. 5-4 Problema. 5E. Quatro cargas,,, - e -, estão dispostas nos vértices de um uadrado, como mostra a figura abaixo. Descreva se possível, uma superfície fechada ue envolva a carga e através da ual o fluxo liuido seja (a), (b) +3/ε e (c) -/ε. 7E. Uma carga puntiforme de 1.8 μc está no centro de uma superfície gaussiana cúbica com 55 cm de aresta. Qual é o fluxo elétrico liuido através da superfície? 8E. O fluxo elétrico líuido através de cada face de um dado tem um modulo em unidade de 1 3 N. m /C ue é exatamente igual ao numero de pontos sobre a face (1 ate 6). O fluxo é para dentro em relação às faces de numeração ímpar e para fora em relação às de numeração par. Qual é a carga líuida dentro do dado? 1E. Uma rede de caçar borboletas está num campo elétrico uniforme, como mostra a Fig A borda da rede, um círculo de raio a, está colocada perpendicularmente ao campo. Determine o fluxo elétrico através da rede.

6 Faça um gráfico de seus resultados na faixa de r = até r = 5, cm, supondo ue λ =, x 1 8 C/m e R = 3, cm. (Sugestão: Use superfícies gaussianas cilíndricas, coaxiais com o tubo metálico.) Fig. 5-9 Problema 1. 11P. Determinou-se, experimentalmente, ue o campo elétrico numa certa região da atmosfera terrestre, está dirigido verticalmente para baixo. Numa altitude de 3 m, o campo tem módulo de 6, N/C e uma altitude de m, 1 N/C. Determine a carga líuida contida num cubo de 1 m de aresta, com as faces horizontais nas altitudes de e 3 m. Despreze a curvatura da Terra. 1P. Determine o fluxo líuido através do cubo da Fig. 5-5 se o campo elétrico é dado por (a) E=3, yj e (b) E= - 4, i + (6, + 3, y)j. E é dado em newtons por coulomb e y em metros. (c) Em cada caso, ual é a uantidade de carga dentro do cubo? Fig. 5-3 Problema 3. 4P. A Fig mostra uma seção através de dois longos e finos cilindros concêntricos de raios a e b com a<b. Os cilindros possuem cargas iguais e opostas por unidade de comprimento λ. Usando a lei de Gauss, prove ue (a) E = para r<a e (b) entre os cilindros, isto é, para a<r<b. E = 1 λ πε r Fig. 5-5 Problema 1. 13P. Uma carga puntiforme está colocada num dos vértices de um cubo de aresta a. Qual é o fluxo através de cada uma das faces do cubo? (Sugestão: Use a lei de Gauss e argumentos de simetria.) 3P. A Fig. 5-3 mostra uma seção através de um tubo longo metálico, cujas paredes são finas. O tubo tem um raio R e uma carga por unidade de comprimento λ sobre a superfície. Obtenha expressões para E em função da distância r ao eixo do tubo, considerando: (a) r > R e (b) r < R. 7P. Uma barra cilíndrica condutora, muito longa, de comprimento L com uma carga total +, é circundada por uma casca cilíndrica condutora (também de comprimento L), com carga total -, como é mostrado em seção transversal na Fig Use a lei de Gauss para determinar (a) o campo elétrico em pontos fora da casca condutora. (b) a distribuição de carga sobre a casca condutora e (c) o campo elétrico na região entre a casca e a barra.

7 raio r (a) dentro da esfera (r < a); (b) entre a esfera e a casca (a < r < b); (c) no interior da casca (b < r < c); e (d) fora da casca (r > c). (e) Quais são as cargas sobre as superfícies internas e externas da casca? Fig Problema 7. 3P. Uma carga está uniformemente distribuída através do volume de um cilindro infinitamente longo de raio R. (a) Mostre ue E a uma distância r do eixo do cilindro (r < R) é dado por E = ρr ε, Onde ρ é a densidade volumétrica de carga. (b) Escreva uma expressão para E a uma distância r > R. 33E. Uma superfície plana grande, não-condutora, tem uma densidade de carga uniforme σ. Um peueno furo circular de raio R está situado bem no meio da chapa, como mostra a Fig Despreze a distorção das linhas do campo ao redor das bordas, e calcule o campo elétrico no ponto P, a uma distância z do centro do furo, ao longo de seu eixo. (Sugestão: Veja a E. 4-7 e use o princípio da superposição) Fig Problema E. Uma casca fina esférica metálica de raio a tem uma carga a. Concêntrica com ela está uma outra casca fina, esférica, metálica de raio b (onde b > a) e carga b. Determine o campo elétrico em pontos radiais r onde (a) r < a, (b) a < r < b e (c) r > b. (d) Discuta o critério ue poderia ser usado para determinar a forma como as cargas estão distribuídas pelas superfícies interna e externa das cascas. 48P. A Fig mostra uma esfera, de raio a e carga + uniformemente distribuída através de seu volume, concêntrica com uma casca esférica condutora de raio interno b e raio externo c. A casca tem uma carga líuida de. Determine expressões para o campo elétrico em função do Fig Problema 48. 5P. Uma esfera maciça, não-condutora, de raio R, tem uma distribuição de carga não-uniforme de densidade volumétrica dada por ρ = ρ r/r, onde ρ é uma constante e r é a distância ao centro da esfera. Mostre ue (a) a carga total da esfera é Q = πρ R 3 e (b) o campo elétrico dentro da esfera tem módulo dado por E = 1 Q 4πε R 4 r 53P. Na Fig. 5-41, uma casca esférica nãocondutora, com raio interno a e raio externo b, tem uma densidade volumétrica de carga ρ = A r, onde A é uma constante e r é a distância ao centro da casca. Além disso, uma carga puntiforme está localizada no centro. Qual deve ser o valor de A para ue o campo elétrico na casca (a r b) tenha módulo constante? (Sugestão: A depende de a mas não de b.) Respostas Capítulo 3 5. (a)4,9 x 1 7 Kg. (b)7,1x1 11 C. 6. (a) F 1 = 1,6 N (b) F 13 =,8 N 7. 3/8 F 1. F x= 1,7 x 1-1 N F y= 4,7 x 1 - N cm da carga positiva. 15. (a) Uma carga de -4/9 deve ser localizada sobre o segmento de reta ue une as duas cargas positivas a uma distância L/3 da carga (a) Q = -. (b) Não. 18. =Q/ 19. (b) ±,4 x 1 8 C. 1.(a) L (1 + 1 Q Capítulo 4 1.(a) 6,4 x 1 18 N. (b) N/C πε Wh ) 1 3 apontando 4πε d diretamente para a carga (a) 1,7a à direita da carga E p = N/C 19. 9:3. (a) E p = 4,8 x

8 1-8 N/C (b) F = 7,7 x 1-7 N. E = 1, x 1 5 N/C No centro do uadrado, tem direção vertical, no sentido positivo do eixo y. 9. R/. 3. E = Q/(π ε r 1 ) 34. (a) λ=/l (b) E = (c) E = 4πε (L+a)a 1 4πε a 47.(a) 7,1 cm. (b) 8,5ns. (c) 11,%. 51. (a),45 N, 11,3º no sentido horário a partir do eixo +x. (b) x = 18 m: y = -1,6 m. 5. (a) v =,7 x 1 6 m/s (b) E = 1, x 1 3 N/C 56. (a) O elétron atingirá a placa superior (b) x=1,6 cm Capítulo 5. φ = -1,5 x 1 - Nm /C (entrando) 5.(a) Envolve e, ou envolve todas as uatro cargas. (b) Envolve e. (c) Impossível. 6. φ 1 = +/ε, φ = -/ε, φ 3 = +/ε, φ 4 =, φ5 = +/ε 7.,x1 5 Nm /C. 8. = +,66 x 1-8 C 1. φ = πa E 11. 3,54 μc. 1. (a) φ = 8,3 Nm /C (b) φ = 8, Nm /C (c) a = 7,8 x 1-11 C b = 7,6 x 1-11 C 13. Através de cada uma das três faces ue se encontram em : zero; através de cada uma das outras três faces: /4ε. 3. E =. 4. πε r (r<a) E= (a<r<b) E= λ πεr 7. (a) E = λ πε Lr ; radialmente para dentro. (b) tanto na superfície interna como na externa.(c) E =, radialmente πε Lr para fora 3. (b) E = ρr s 33. E = E= (a<r<b) E= ρr εr a ε z +R (r>b) E= a+ b 4πε r 4πε r 44. (r<a) 48. (a) E = (b) E= 3ε 4πε r (c) E = (d) E = (e) interna: +, externa: /πa Formulário: 1 F 4 r 1 1 E 4 r 1 d de 4 r V A l mv K E da enc E da at F E s so vt s so vot v vo as v v o at F ma p E x 1 C /Nm m p 1.67 x 1 kg m 9.11x 1 kg 1.6 x 1 C e n n 1)! ( n n n1 n e x a x nx a x a... sen x dx cos x cos xdx sen x -6 ne 1-1 p f 1 1fC 1 C

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico

Física III-A /1 Lista 3: Potencial Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 3: Potencial Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Qual é a diferença de potencial necessária para acelerar um elétron do repouso até uma velocidade igual a 40% da velocidade da

Leia mais

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico 1. (F) Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma terceira partícula

Leia mais

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como

Lei de Gauss. O produto escalar entre dois vetores a e b, escrito como a. b, é definido como Lei de Gauss REVISÃO DE PRODUTO ESCALAR Antes de iniciarmos o estudo do nosso próximo assunto (lei de Gauss), consideramos importante uma revisão sobre o produto escalar entre dois vetores. O produto escalar

Leia mais

Lista 01 Parte II. Capítulo 28

Lista 01 Parte II. Capítulo 28 Lista 01 Parte II Capítulo 28 01) Qual é o fluxo elétrico através de cada uma das superfícies (a), (b), (c) e (d) presentes na figura abaixo? 02) Uma carga positiva Q está localizada no centro de um cilindro

Leia mais

Lista de Exercícios 1: Eletrostática

Lista de Exercícios 1: Eletrostática Lista de Exercícios 1: Eletrostática 1. Uma carga Q é distribuída uniformemente sobre um fio semicircular de raio a, que está no plano xy. Calcule a força F com que atua sobre uma carga de sinal oposto

Leia mais

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercícios 4 Potencial Elétrico Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de

Leia mais

Aula 3 Campo Elétrico

Aula 3 Campo Elétrico Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 4-, 4-, 4-8 S. -6, -8, 4-7 T. 18-4, 18-5 Aula Campo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIÍIA UNIVSIDAD ATÓLIA D GOIÁS DPATAMNTO D MATMÁTIA ÍSIA Professores: dson Vaz e enato Medeiros XÍIOS NOTA D AULA I Goiânia - X Í I O S. O esuema abaio mostra três cargas puntiformes fias, no vácuo.

Leia mais

Capítulo 23: Lei de Gauss

Capítulo 23: Lei de Gauss Capítulo 23: Lei de Gauss O Fluxo de um Campo Elétrico A Lei de Gauss A Lei de Gauss e a Lei de Coulomb Um Condutor Carregado A Lei de Gauss: Simetria Cilíndrica A Lei de Gauss: Simetria Plana A Lei de

Leia mais

Cap. 23. Lei de Gauss. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 23. Lei de Gauss. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 23 Lei de Gauss Copyright 23-1 Fluxo Elétrico A lei de Gauss relaciona os campos elétricos nos pontos de uma superfície gaussiana (fechada) à carga total envolvida pela superfície. Superfície Gaussiana

Leia mais

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF.

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF. D Física Teórica II Primeira Prova 2. semestre de 2013 19/10/2013 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine todas as folhas das questões antes de começar a prova. 2 - Os professores

Leia mais

E(r) = 2. Uma carga q está distribuída uniformemente por todo um volume esférico de raio R.

E(r) = 2. Uma carga q está distribuída uniformemente por todo um volume esférico de raio R. 1. O campo elétrico no interior de uma esfera não-condutora de raio R, com carga distribuída uniformemente em seu volume, possui direção radial e intensidade dada por E(r) = qr 4πɛ 0 R 3. Nesta equação,

Leia mais

de x = decosθ = k λdθ R cosθ, de y = desenθ = k λdθ R senθ, em que já substituímos dq e simplificamos. Agora podemos integrar, cosθdθ = k λ R,

de x = decosθ = k λdθ R cosθ, de y = desenθ = k λdθ R senθ, em que já substituímos dq e simplificamos. Agora podemos integrar, cosθdθ = k λ R, FÍSICA BÁSICA III - LISTA 2 1 A figura 1 mostra um semicírculo carregado uniformemente na metade superior com carga +Q e na metade inferior com carga Q Calcule o campo elétrico na origem (E = Qĵ/π2 R 2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-DCET CURSO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-DCET CURSO DE FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-DCET CURSO DE FÍSICA Disciplina: Física Básica III Prof. Dr. Robert R.

Leia mais

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância

Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Lista de Exercícios 2 Potencial Elétrico e Capacitância Exercícios Sugeridos (14 de março de 2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. B25.10 Considere dois pontos numa região onde há um campo

Leia mais

Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO CAPÍTULO 23. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. Depois de ler este módulo, você será capaz de...

Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO CAPÍTULO 23. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. Depois de ler este módulo, você será capaz de... CAPÍTULO 23 Lei de Gauss 23-1 FLUXO ELÉTRICO Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 23.01 Saber que a lei de Gauss relaciona o campo elétrico em pontos de uma superfície

Leia mais

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 3 Campo Elétrico Linhas de Força Campo Elétrico de uma Esfera Condutora

Aprimorando os Conhecimentos de Eletricidade Lista 3 Campo Elétrico Linhas de Força Campo Elétrico de uma Esfera Condutora Aprimorando os Conhecimentos de letricidade Lista 3 Campo létrico Linhas de Força Campo létrico de uma sfera Condutora 1. (UFRS-004) Duas cargas elétricas, A e B, sendo A de C e B de 4C, encontram-se em

Leia mais

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante?

C. -20 nc, e o da direita, com +20 nc., no ponto equidistante aos dois anéis? exercida sobre uma carga de 1,0 nc colocada no ponto equidistante? Profa. Dra. Ignez Caracelli (DF) 30 de outubro de 2016 LISTA DE EXERCÍCIOS 2: ASSUNTOS: FORÇA DE COULOMB, CAMPO ELÉTRICO, CAMPO ELÉTRICO PRODUZIDO POR CARGA PONTUAL - DISTRIBUIÇÃO DISCRETA DE CARGAS, CAMPO

Leia mais

Segunda Lista - Lei de Gauss

Segunda Lista - Lei de Gauss Segunda Lista - Lei de Gauss FGE211 - Física III 1 Sumário O fluxo elétrico que atravessa uma superfície infinitesimal caracterizada por um vetor de área A = Aˆn é onde θ é o ângulo entre E e ˆn. Φ e =

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF.

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF. Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2015 09/01/2016 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 - Os professores não poderão responder a nenhuma

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2019/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria.

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. FIS153 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 9-Setembro-11. Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. 1ª Questão (,): A superfície fechada mostrada na figura é constituída por uma casca esférica

Leia mais

Fichas de electromagnetismo

Fichas de electromagnetismo Capítulo 3 Fichas de electromagnetismo básico Electrostática - Noções básicas 1. Enuncie as principais diferenças e semelhanças entre a lei da a atracção gravitacional e a lei da interacção eléctrica.

Leia mais

1 f =10 15.) q 1. σ 1. q i. ρ = q 1. 4πa 3 = 4πr 3 q i = q 1 ( r a )3 V 1 = V 2. 4πr 2 E = q 1. q = 1 3, q 2. q = 2 3 E = = q 1/4πR 2

1 f =10 15.) q 1. σ 1. q i. ρ = q 1. 4πa 3 = 4πr 3 q i = q 1 ( r a )3 V 1 = V 2. 4πr 2 E = q 1. q = 1 3, q 2. q = 2 3 E = = q 1/4πR 2 1 possui uma carga uniforme q 1 =+5, 00 fc e a casca Instituto de Física - UFF Física Geral e Experimental I/XVIII Prof. Hisataki Shigueoka http://profs.if.uff.br/ hisa possui uma carga q = q 1. Determine

Leia mais

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS

FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS FÍSICA (ELETROMAGNETISMO) LEI DE GAUSS Carl Friedrich Gauss (1777 1855) foi um matemático, astrônomo e físico alemão que contribuiu significativamente em vários campos da ciência, incluindo a teoria dos

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

Primeira Prova 2º. semestre de /09/2017 ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2017 23/09/2017 ALUNO Gabarito NOTA DA TURMA PROF. PROVA 1 Assine a prova antes de começar. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 2 Os professores não poderão

Leia mais

Física Teórica II. Formulário. Prova 1 1º. semestre de /04/2018

Física Teórica II. Formulário. Prova 1 1º. semestre de /04/2018 Física Teórica II Prova 1 1º. semestre de 2018 14/04/2018 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas 2- Analise sua resposta. Ela faz sentido? Isso poderá ajudá-lo a encontrar

Leia mais

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

Terceira Lista - Potencial Elétrico

Terceira Lista - Potencial Elétrico Terceira Lista - Potencial Elétrico FGE211 - Física III Sumário Uma força F é conservativa se a integral de linha da força através de um caminho fechado é nula: F d r = 0 A mudança em energia potencial

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 2 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m 2 /C 2, qual a distância

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova PUC-RIO CB-CTC FIS5 P DE ELETROMAGNETISMO 8.4. segunda-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas da

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS POTENCIAL ELÉTRICO 1. As condições típicas relativas a um relâmpago são aproximadamente as seguintes: (a) Diferença de potencial entre os pontos de descarga igual a 10 9 V; (b) Carga

Leia mais

Física 3. Resumo e Exercícios P1

Física 3. Resumo e Exercícios P1 Física 3 Resumo e Exercícios P1 Resuminho Teórico e Fórmulas Parte 1 Cargas Elétricas Distribuição Contínua de Cargas 1. Linear Q = dq = λ dl 2. Superficial Q = dq = σ. da 3. Volumétrica Q = dq = ρ. dv

Leia mais

Eletricidade e Magnetismo. Fluxo Elétrico Lei De Gauss

Eletricidade e Magnetismo. Fluxo Elétrico Lei De Gauss Eletricidade e Magnetismo Fluxo Elétrico Lei De Gauss 1. A figura seguinte mostra uma seção de uma barra cilíndrica de plástico infinitamente longo, com uma densidade linear de carga positiva uniforme.

Leia mais

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 02 Campos elétricos

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 02 Campos elétricos FÍSICA III 1/2008 Lista de roblemas 02 Campos elétricos A C Tort 18 de Março de 2008 roblema 1 H.M. Nussenzveig: Curso de Física básica, vol. 3, Eletromagnetismo, Cap. 3, problema 4. Dois fios retilíneos

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Cap. 24. Potencial Elétrico. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Cap. 24 Potencial Elétrico Copyright 24-1 Potencial Elétrico O potencial elétrico V em um ponto P devido ao campo elétrico produzido por um objeto carregado é dado por Carga de prova q 0 no ponto P onde

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 17/09/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 17/09/2018 Seção 1: Múltipla Escolha (7 0,8 = 5,6 pontos) 3. O campo elétrico

Leia mais

(d) E = Eŷ e V = 0. (b) (c) (f) E = Eˆx e V = (f)

(d) E = Eŷ e V = 0. (b) (c) (f) E = Eˆx e V = (f) 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 01/ Primeira Prova: 10/1/01 Versão: A F e = q E, E = V, E = k0 q r ˆr Seção 1 Múltipla escolha 10 0,5 = 5,0 pontos) Formulário onde

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Prof. Marcos Menezes 1. Considere mais uma vez o modelo clássico para o átomo de Hidrogênio discutido anteriormente. Supondo que podemos considerar

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET7F Profª Elisabete N Moraes LEI DE GAUSS Lei de Gauss - apresentação Método alternativo

Leia mais

Primeira Lista - lei de Coulomb

Primeira Lista - lei de Coulomb Primeira Lista - lei de Coulomb FGE211 - Física III 1 Sumário A força elétrica que uma carga q 1 exerce sobre uma carga q 2 é dada pela lei de Coulomb: onde q 1 q 2 F 12 = k e r 2 ˆr = 1 q 1 q 2 4πɛ 0

Leia mais

1) Um fio fino, isolante e muito longo, tem comprimento L e é carregado com uma carga Q distribuída homogeneamente. a) Calcule o campo elétrico numa

1) Um fio fino, isolante e muito longo, tem comprimento L e é carregado com uma carga Q distribuída homogeneamente. a) Calcule o campo elétrico numa 1) Um fio fino, isolante e muito longo, tem comprimento L e é carregado com uma carga Q distribuída homogeneamente. a) Calcule o campo elétrico numa região próxima ao centro do fio, a uma distância r

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A /1 Data: 24/04/2019 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2019/1 Data: 24/04/2019 Seção 1: Múltipla Escolha (6 0,8 = 4,8 pontos) 1. Um grão de poeira

Leia mais

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 24. Potencial Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 24 Potencial Elétrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Energia Potencial Elétrica... O U x x f i F( x) dx F(x) x i x x f x Na Mecânica, nós definimos

Leia mais

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana

superfície que envolve a distribuição de cargas superfície gaussiana Para a determinação do campo elétrico produzido por um corpo, é possível considerar um elemento de carga dq e assim calcular o campo infinitesimal de gerado. A partir desse princípio, o campo total em

Leia mais

Física - 1. Dados numéricos

Física - 1. Dados numéricos Física - 1 Dados numéricos celeração da gravidade: 1 m/s Densidade da água: 1, g/cm 3 Velocidade da luz no vácuo: 3, x 1 8 m/s 1 atm = 1, x 1 5 N/m = 1 4 π o = 9, x 1 9 N.m C 1. O gráfico da velocidade

Leia mais

Campos Elétricos 22-1 O CAMPO ELÉTRICO CAPÍTULO 22. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. O que É Física?

Campos Elétricos 22-1 O CAMPO ELÉTRICO CAPÍTULO 22. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. O que É Física? CAPÍTULO 22 Campos Elétricos 22-1 O CAMPO ELÉTRICO Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 22.01 Saber que, em todos os pontos do espaço nas proximidades de uma partícula

Leia mais

Cap. 22. Campo Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1

Cap. 22. Campo Elétrico. Prof. Oscar Rodrigues dos Santos Potencial elétrico 1 Cap. 22 Campo létrico Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Potencial elétrico 1 Quando ocorre a interação no vácuo entre duas partículas que possuem cargas elétricas, como é possível

Leia mais

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0.

Campo Elétrico. a) Q < 0 e q < 0. b) Q > 0 e q < 0. c) Q < 0 e q neutra. d) Q > 0 e q > 0. e) Q < 0 e q > 0. QUESTÃO 1 Uma partícula carregada positivamente é abandonada do ponto A da figura, presa a um fio isolante, em uma região de campo elétrico uniforme, como mostra a figura. Desprezando a ação gravitacional,

Leia mais

O potencial elétrico V em um ponto P devido ao campo elétrico produzido por um objeto carregado é dado por

O potencial elétrico V em um ponto P devido ao campo elétrico produzido por um objeto carregado é dado por CAPÍTULO 24 Potencial Elétrico 24-1 POTENCIAL ELÉTRICO Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 24.01 Saber que a força elétrica é conservativa e, portanto, é possível

Leia mais

Exercício 3) A formação de cargas elétrica em objetos quotidianos é mais comum em dias secos ou úmidos? Justifique a sua resposta.

Exercício 3) A formação de cargas elétrica em objetos quotidianos é mais comum em dias secos ou úmidos? Justifique a sua resposta. Exercícios Parte teórica Exercício 1) Uma esfera carregada, chamada A, com uma carga 1q, toca sequencialmente em outras 4 esferas (B, C, D e E) carregadas conforme a figura abaixo. Qual será a carga final

Leia mais

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda?

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda? 1 - Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 15 ELETROSTÁTICA REVISÃO GERAL PARTE 2 Fixação 1) A figura abaixo representa as linhas de força e as equipotenciais (tracejadas) de campo elétrico uniforme. 5 cm 5 cm 5 cm 70 V

Leia mais

Física. Campo elétrico. Parte II. Lei de Gauss

Física. Campo elétrico. Parte II. Lei de Gauss Física Campo elétrico Parte II Lei de Gauss Lei de Gauss analogia água Lei de Gauss A magnitude do campo, como já visto, estará contida na densidade de linhas de campo: será maior próxima à carga e menor

Leia mais

Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2)

Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2) Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart (2017/2) Prof. Marcos Menezes 1. Considere novamente o modelo clássico para o átomo de Hidrogênio discutido nas últimas listas. Supondo que podemos considerar que

Leia mais

a) (1.0) Calcule o vetor força resultante sobre a carga +Q e desenhe-o no gráfico (deixe o resultado em função da constante k).

a) (1.0) Calcule o vetor força resultante sobre a carga +Q e desenhe-o no gráfico (deixe o resultado em função da constante k). P4 03//0 a Questão (.5) Três cargas puntiformes +q, -q e +Q, são mantidas fixas como representado na figura. As cargas +q e q estão localizadas sobre o eixo Y enquanto a carga de prova +Q encontra-se sobre

Leia mais

Física III para a Poli

Física III para a Poli 4323203 Física III para a Poli Segunda lista de exercícios 1. Considere que uma folha de papel, que possui uma área igual a 0, 250 m 2, está orientada de modo que o vetor NORMAL a sua superfície faça um

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME ++ + ++++++++ + + + + + +++ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - + + + + + A F B E - - - - - V A V B d P 2 { 1,0 cm + 10 cm P 1 { 1,0

Leia mais

Cap. 2 - Lei de Gauss

Cap. 2 - Lei de Gauss Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física III 2014/2 Cap. 2 - Lei de Gauss Prof. Elvis Soares Nesse capítulo, descreveremos a Lei de Gauss e um procedimento alternativo para cálculo

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias Introdução Na Física, uma ferramenta importante para a

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova

PUC-RIO CB-CTC. Não é permitido destacar folhas da prova PUC-RIO CB-CTC FIS05 P DE ELETROMAGNETISMO 5.03.4 terça-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas

Leia mais

Segundo Semestre de 2009

Segundo Semestre de 2009 AC TORT 1/2009 1 Instituto de Física UFRJ 2 a Avaliação a Distância de Física 3A - AD2 Pólo : Nome : Assinatura : Segundo Semestre de 2009 Data: 1 o Q 2 o Q 3 o Q 4 o Q Nota Problema 1 Considere um elétron

Leia mais

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano?

Considerando que o fio e a polia são ideais, qual o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano? 2ª Série do Ensino Médio 01. No sistema a seguir, A e B têm massa m = 10 kg e a = 45 0. A aceleração da gravidade é de 10 m/s 2 e o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis:

Leia mais

RESPOSTA: E X E R C Í C I O S. 1. Na figura abaixo estão representadas os vetores A, B e. a) A. b) A. c) B. d) A B C. y R 1. y x 87,87º 8,3º 13,16º

RESPOSTA: E X E R C Í C I O S. 1. Na figura abaixo estão representadas os vetores A, B e. a) A. b) A. c) B. d) A B C. y R 1. y x 87,87º 8,3º 13,16º E X E Í I O S. Na figura abaio estão representadas os vetores A, B e. Determine, em termos de vetores unitários, e como um módulo, direção e sentido os vetores resultantes : Dados módulo dos vetores: A

Leia mais

1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma

1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma 1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma trajetória circular de raio R. Um outro satélite, também em órbita da Terra, descreve trajetória

Leia mais

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q.

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q. Campo Elétrico Conceito Campo Elétrico 1) Num ponto de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção horizontal, sentido da direita para a esquerda e intensidade 10 N/C. Coloca-se, nesse ponto,

Leia mais

Aula 5: Lei de Gauss. Referências bibliográficas: H. 25-2, 25-3, 25-4, 25-5, 25-6, 25-7 S. 23-2, 23-3, 23-4, 23-6 T. 19-2, 19-4

Aula 5: Lei de Gauss. Referências bibliográficas: H. 25-2, 25-3, 25-4, 25-5, 25-6, 25-7 S. 23-2, 23-3, 23-4, 23-6 T. 19-2, 19-4 Universidade Federal do Paraná etor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 25-2, 25-3, 25-4, 25-5, 25-6, 25-7. 23-2, 23-3, 23-4,

Leia mais

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por FÍSICA II Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Campo Elétrico Uniforme

Campo Elétrico Uniforme Campo Elétrico Uniforme 1. (Upf 2012) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 9

Leia mais

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F.

FORÇA ELÉTRICA. 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. FORÇA ELÉTRICA 1)Entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, e a distância d, a força de interação eletrostática tem intensidade F. Se dobrarmos as cargas das duas partículas e aumentarmos a separação

Leia mais

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo

LISTA ELETROSTÁTICA. Prof: Werlley toledo LISTA ELETROSTÁTICA Prof: Werlley toledo 01 - (UEPG PR) Uma pequena esfera com carga q é colocada em uma região do espaço onde há um campo elétrico. Sobre esse evento físico, assinale o que for correto.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A /1 Data: 05/07/2018 V 2B 2 R 2

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A /1 Data: 05/07/2018 V 2B 2 R 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A - 2018/1 Data: 05/07/2018 Seção 1 - Multipla escolha (12 0, 7 + 2 0, 8= 10 pontos) 1. (0, 7 ponto)uma

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO 1. (Ufpe 96) Duas cargas elétricas - Q e + q são mantidas nos pontos A e B, que distam 82 cm um do outro (ver figura). Ao se medir o potencial elétrico no ponto C, à direta de B e situado sobre a reta

Leia mais

FÍSICA BÁSICA III. Aula 2: Campo Elétrico

FÍSICA BÁSICA III. Aula 2: Campo Elétrico FÍSICA BÁSICA III Aula 2: Campo Elétrico Campo Elétrico Como duas partículas carregadas podem interagir mesmo estando no vácuo? Dizemos que uma partícula carregada produz um campo elétrico ao seu redor.

Leia mais

Fluxo do campo elétrico

Fluxo do campo elétrico Fluxo do campo elétrico Definição: - É uma grandeza escalar que caracteriza uma medida do número de linhas de campo que atravessam uma determinada superfície. a) Linhas de um campo uniforme em magnitude

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora, esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética Física III-A - 2018/2 Lista 8: Indução Eletromagnética 1. (F) Um fio condutor retilíneo e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I. Uma espira condutora quadrada é posicionada de

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

Lista de Exercícios 7 Lei de Ampère

Lista de Exercícios 7 Lei de Ampère Lista de Exercícios 7 Lei de Ampère E8.1 Exercícios E8.1 Um fio de material supercondutor de raio igual a 10 µm transporta uma corrente de 100 A. Calcule o campo magnético na superfície do fio. R.,0 T.

Leia mais

Eletrostática. Antonio Carlos Siqueira de Lima. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica

Eletrostática. Antonio Carlos Siqueira de Lima. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Eletrostática Antonio Carlos Siqueira de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Agosto 2008 1 Campo Elétrico Campo Elétrico Devido a Distribuições

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 11 ELETROSTÁTICA: POTENCIAL, TRABALHO E ENERGIA + - + + + + + A B + d + q q - - - - - Q q P d 6.V 5.V V -V c 2.d3.d 4.d 5.d 6.d d 4.V 3.V 2.V Q>0-2.V -3.V -4.V Q

Leia mais

( ) r. (b) (c) (d) ( ) 2a. (f) Gabarito Pág. 1

( ) r. (b) (c) (d) ( ) 2a. (f) Gabarito Pág. 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Primeira Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 017/ Data: 11/09/017 do campo elétrico externo. Assinale a alternativa que melhor descreve

Leia mais

Lei de Gauss. Quem foi Gauss? Um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Ignez Caracelli 11/17/2016

Lei de Gauss. Quem foi Gauss? Um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Ignez Caracelli 11/17/2016 Lei de Gauss Ignez Caracelli ignez@ufscar.br Quem foi Gauss? Um dos maiores matemáticos de todos os tempos Um professor mandou ue somassem todos os números de um a cem. Para sua surpresa, em poucos instantes

Leia mais

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 01 A lei de Coulomb

FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 01 A lei de Coulomb FÍSICA III 1/2008 Lista de Problemas 01 A lei de Coulomb A C Tort 8 de Março de 2008 Problema 1 H.M. Nussenzveig: Curso de Física básica, vol. 3, Eletromagnetismo, Cap. 2, problema 1. Mostre que a razão

Leia mais

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof.

CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. CES Centro de Ensino Superior de C. Lafaiete Faculdade de Engenharia Elétrica Física III Revisão: Campo Elétrico Prof. Aloísio Elói Dizemos que existe um campo elétrico E em certa região do espaço se uma

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 28/11/2018 Múltipla Escolha (12 0,7 + 2 0,8 = 10,0 pontos) 1. (0,7 ponto) Duas partículas

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO I) RESUMO DO ESTUDO DE CAMPO ELÉTRICO Cargas elétricas em repouso criam nas suas proximidades campos eletrostáticos. Cada carga cria em particular um campo elétrico em determinado ponto.

Leia mais

Física. Resumo Eletromagnetismo

Física. Resumo Eletromagnetismo Física Resumo Eletromagnetismo Cargas Elétricas Distribuição Contínua de Cargas 1. Linear Q = dq = λ dl 2. Superficial Q = dq = σ. da 3. Volumétrica Q = dq = ρ. dv Força Elétrica Duas formas de calcular:

Leia mais

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA:

DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: Lista de exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Física II - PDF PROFESSOR(A): Eduardo R Emmerick Curso: E.M. TURMA: 2101 / 2102 DATA: NOME: Nº.: 01) (UFF) Três esferas condutoras idênticas I, II e II têm,

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 2 Campo elétrico

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 2 Campo elétrico Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 2 Campo elétrico N2 Nota 1. Em certa região existe um vetor campo elétrico vertical e orientado

Leia mais

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Exercícios Sugeridos (16/04/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A22.5 Um próton desloca-se com velocidade v = (2i 4j + k) m/s

Leia mais

1 a PROVA Gabarito. Solução:

1 a PROVA Gabarito. Solução: INSTITUTO DE FÍSICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III FIS 123) TURMA: T02 SEMESTRE: 2 o /2012 1 a PROVA Gabarito 1. Três partículas carregadas

Leia mais

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética Lista de Exercícios Campo Magnético e Força Magnética 1. Um fio retilíneo e longo é percorrido por uma corrente contínua i = 2 A, no sentido indicado pela figura. Determine os campos magnéticos B P e B

Leia mais

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 12 de abril de 2012

Física III Escola Politécnica GABARITO DA P1 12 de abril de 2012 Física III - 4320301 Escola Politécnica - 2012 GABARITO DA P1 12 de abril de 2012 Questão 1 Uma distribuição de cargas com densidade linear constante λ > 0 está localizada ao longo do eio no intervalo

Leia mais