Lista 02 Parte II Capítulo 32

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista 02 Parte II Capítulo 32"

Transcrição

1 Lista 02 Parte II Capítulo 32 01) Dada uma bateria de fem ε e resistência interna r, que valor deve ter a resistência de um resistor, R, ligado em série com a bateria para que o efeito joule no resistor seja máximo? 02) Um resistor R de 11Ω é ligado aos terminais de uma bateria com fem ε=6v e resistência interna r = 1Ω. Determine: a) a corrente; b) a tensão útil da bateria (isto é, V a -V b ); c) a potência fornecida pela fonte da fem; d) a potência fornecida ao resistor externo; e) a potência dissipada pela resistência interna da bateria; 03) Na figura ao lado, a corrente que circula a bateria e os resistores 1 e 2 é de 2,0A. A energia elétrica é convertida em energia térmica nos dois resistores. As curvas 1 e 2 da figura mostram a energia térmica E t produzida pelos dois resistores em função do tempo t. Qual é a potência da bateria? 04) Na figura 2, R 1 = 6,0Ω, R 2 = 18,0 Ω e a força eletromotriz da fonte ideal é = 12,0 V. Determine: (a) o valor absoluto e o sentido (para esquerda ou para a direita) da corrente i 1. (b) Qual é a energia total dissipada nos quatros resistores em 1,0 min?

2 05) Na figura, as resistências são R 1 =1,0 Ω e R 2 =2,0 Ω e as forças eletromotrizes das fontes ideais são 1 = 2,0 V, 2 = 4,0 V e 3 = 4,0 V. Determine: (a) o valor absoluto e o sentido (para cima ou para baixo) da corrente na fonte 1; (b) o valor absoluto e o sentido da corrente na fonte 2; (c) o valor absoluto e o sentido da corrente na fonte 3; (d) a diferença de potencial V a V b. 06) Na figura um voltímetro de resistência R V =300 Ω e um amperímetro de resistência R A =3,0 Ω estão sendo usados para medir uma resistência R em um circuito que também contém uma resistência R 0 =100 Ω e uma fonte ideal de força eletromotriz = 12,0 V. A resistência R é dada por R = V/i em que V é a diferença de potencial entre os terminais de R e i é a leitura do amperímetro. A leitura do voltímetro é V*, que é a soma de V com a diferença de potencial entre os dois terminais do amperímetro. Assim, a razão entre as leituras dos dois medidores não é R e sim a resistência aparente R* = V*/i. Se R = 85Ω, determine: (a) a leitura do amperímetro; (b) a leitura do voltímetro; (c) o valor de R*. (d) Se R A diminui, a diferença entre R* e R aumenta, diminui ou permanece a mesma? 07) Na figura abaixo temos, R 1 = 5,0 Ω, R 2 = 10 Ω, R 3 = 15 Ω, C 1 = 5,0 µf, C 2 = 10 µf e a fonte ideal tem uma força eletromotriz ε = 20V. Supondo que o circuito se encontra no regime estacionário, qual é a energia total armazenada nos dois capacitores?

3 08) O circuito mostra um capacitor, duas fontes ideais, dois resistores e uma chave S. Inicialmente, a chave S permaneceu aberta por um longo tempo. Se a chave é fechada e permanece nessa posição por um longo tempo, qual é a variação da carga do capacitor? Suponha que C=10µF, ε 1 =1,0V, ε 2 =3,0 V, R 1 = 0,2 Ω e R 2 = 0,4 Ω. 09) No circuito da figura, o capacitor está inicialmente descarregado com a chave aberta. Em t =0 a chave é fechada. a) qual a corrente fornecida pela fem imediatamente após a chave ser fechada? b) deduza a expressão da corrente que passa pela fem em qualquer instante em que a chave está fechada; c) Depois de um longo intervalo de tempo, a chave é aberta. Quanto tempo deve se passar para que a carga no capacitor diminua de 10% de seu valor, se R 1 = R 2 = 5,0kΩ e C=1,0 µf? 10) Na figura, R1=10,0 kω, R2=15,0 kω, C=0,4 µf e a bateria ideal tem uma força eletromotriz = 20,0 V. Primeiro, a chave é mantida por um longo tempo na posição fechada, até que seja atingido o regime estacionário. Em seguida, a chave é aberta no instante t = 0. Qual é a corrente no resistor 2 em 4,0 ms? 11) No circuito ao lado determine as correntes I 1 e I 2, a resistência R, a fem e a carga Q no capacitor quando o circuito estiver em regime permanente.

4 Capítulo 33 12) a) Um elétron que possui velocidade dada por = (2, m/s) + (3, m/s) move-se através de um campo magnético = (0,03 T) (0,15T). i) determine a força sobre o elétron; ii) repita seus cálculos para um próton que tenha a mesma velocidade. b) Um elétron com velocidade =(2, m/s) entra numa região onde o campo elétrico é =( 200V/m). Neste caso: i) Qual é o campo magnético mínimo necessário para que o elétron não seja desviado? ii) Se o campo elétrico é excluído, quais são o raio e o período da trajetória do elétron no campo magnético? 13) Um elétron possui uma velocidade inicial de =(12,0 +15,0 ) km/s e uma aceleração constante de =(2, ) m/s 2 em uma região na qual estão presentes um campo elétrico e um campo magnético uniformes. Se =(400µT), determine o vetor campo elétrico. 14) Uma partícula com carga q=2,0μc, de massa m=1, kg penetra, com uma velocidade v = 20 m/s, num campo magnético uniforme de intensidade B = 4,0 T através de um orifício existente no ponto O de um anteparo. a) Esquematize a trajetória descrita pela partícula no campo, até incidir pela primeira vez no anteparo. b) Determine a que distância do ponto O a partícula incide no anteparo. 15) Por uma fita metálica de 2,00 cm de largura e 0,10cm de espessura passa uma corrente de 20,00A em um campo magnético uniforme de 2,00 T, como mostrado na figura. Com um voltímetro ligado nos pontos a e b se mede uma diferença de potencial de 4,27μV. a) Encontre o número de portadores de carga na fita; b) Calcule a velocidade média dos elétrons na fita; c) Qual é o lado de maior potencial, a ou b?

5 16) A figura ao lado mostra uma bobina retangular com 20 espiras de 40cm de altura e 30cm de largura. A bobina está articulada de modo a girar em torno do eixo y, e conduz uma corrente de 1,2A no sentido indicado. Seu plano faz um ângulo de 30º com a direção do eixo x. a) Em termos dos vetores unitários, qual é o torque que um campo uniforme de módulo 0,80 T dirigido ao longo do eixo x exerce sobre a bobina? b) qual é o sentido de rotação da bobina? 17) Um condutor (na cor abóbora), suspenso por dois fios flexíveis (como mostrado na figura), tem uma massa por unidade de comprimento igual a 0,04 kg/m. a) que corrente deve passar no condutor para que a tração seja zero nos fios flexíveis, quando o campo magnético for de 3,6 T, entrando no plano da página? (g=10m/s 2 ) b) qual deve ser o sentido da corrente? 18) Na figura, uma partícula descreve uma trajetória circular em uma região onde existe um campo magnético de módulo B = 4,0 mt. A partícula pode ser um próton ou elétron (a identidade da partícula faz parte do problema) e está sujeita a uma força magnética de módulo igual a 3, N. Determine: a) a velocidade escalar da partícula; b) o raio da trajetória; c) o período do movimento. 19) Um fio por onde passa uma corrente I é curvado em forma de uma espira semicircular de raio R, que repousa no plano xy. Existe um campo magnético uniforme =, conforme a figura. a) calcule o vetor força magnética que age sobre a parte reta e sobre a parte curva do fio; b) calcule a força resultante sobre o fio; c) calcule o vetor torque ( ) que age sobre o fio?

6 20) O circuito da figura consiste de dois fios (na parte superior e na parte inferior) e duas molas metálicas idênticas nos lados esquerdo e direito. O fio inferior tem massa 10,0g e comprimento 5,0cm. As molas distendem 0,5 cm sob a ação do peso do fio inferior e o circuito tem uma resistência total de 12 Ω. Quando se aciona um campo magnético dirigido para fora da página, as molas distendem um comprimento adicional de 3,0cm. Qual é o módulo do campo magnético? ( a parte superior do circuito é mantida fixa.) 21) Quatro longos fios são dispostos ortogonalmente ao plano da página, como mostra a figura, sendo cada um deles percorrido, no sentido indicado, por uma corrente. Determine o vetor no centro do quadrado. 22) Um longo cabo coaxial é constituído por dois condutores concêntricos cujas dimensões estão especificadas na figura. Os dois condutores são percorridos, em sentidos opostos, por correntes, de mesma intensidade. (a) Calcule o módulo do campo magnético num ponto interno do condutor, que dista do seu centro ( < ). (b) Calcule o módulo de entre os dois condutores ( < < ). (c) Calcule o módulo de dentro do condutor externo ( < < ). (d) Calcule o módulo de na região externa ao cabo ( > ). (e) Faça um esboço gráfico do campo versus a corrente.

7 23) O fio que aparece na figura é percorrido por uma corrente. Qual é o valor da contribuição do campo magnético no centro da semicircunferência devida (a) a cada segmento retilíneo de comprimento, (b) à semicircunferência de raio e (c) a todo fio? 24) A figura mostra um condutor cilíndrico longo de raio R que conduz uma corrente I. A densidade de corrente não é uniforme sobre uma seção reta do condutor, mas varia com o raio de acordo com =, onde b é uma constante. Ache uma expressão para o módulo do campo magnético produzido pela corrente; a) a uma distância < ; b) a uma distância >, ambas, medidas a partir do eixo. 25) Espectrômetro de massa: A figura mostra o esquema de um aparelho utilizado por Dempster na medida da massa dos íons. Um íon de massa M e carga +q é produzido, praticamente em repouso, por meio de uma descarga através de um gás, realizada na fonte S. o íon é, então, acelerado por uma diferença de potencial V, penetrando, depois, num campo magnético B. no interior do campo o íon descreve uma órbita semicircular, terminando por atingir uma placa fotográfica onde deixa uma imagem situada a uma distância x do ponto de entrada. Calcule a massa do íon em função de q, v, x e B.

8 26) Duas espécies de átomos uma vez ionizados, de carga q e cujo as massas diferem de uma pequena quantidade M, são introduzidos no espectrômetro de massa descrito anteriormente na questão 22. (a) Calcule a diferença de massa em termos de V, q, M (de qualquer um dos átomos), B e a distância x entre as duas manchas que aparecem na placa fotográfica. (b) Calcule x no caso de um feixe de átomos de cloro, uma vez ionizados, com massas de 35 e 37u, supondo que V= 7,3kV e B=0,5T. (1,00u=1, kg) 27) Na figura a baixo, cinco fios paralelos longos no plano xy estão separados por uma distância d=8,0cm, têm 10,0m de comprimento e conduzem correntes iguais de 3,0A para fora da página do papel. Determine a força e a direção (direita ou esquerda) sobre: (sol livro) (a) o fio 1; (b) o fio 2; (c) o fio 3; (d) o fio 4; (e) o fio 5. 28) Na figura, um fio retilíneo longo conduz uma corrente i 1 =30,0A e uma espira retangular conduz uma corrente i 2 =20,0A. Supondo que a=1,0cm, b=8,0cm e L=30,0cm. Qual é o vetor força que a espira está submetida? 29) A figura mostra uma seção transversal de uma chapa condutora muito longa de espessura desprezível que conduz uma corrente λ por unidade de comprimento, dirigida para fora do papel. a) Use a Lei de Ampère para calcular o módulo do campo magnético no entorno da chapa; b) se colocarmos abaixo do ponto P uma outra placa condutora paralela, com a mesma densidade de corrente λ, qual será o módulo do campo entre e fora das chapas?

9 01) R=r; Respostas 02) (a) 0,5A (b) 5,5V (c) 3,00W (d) 2,75W (e) 0,25W ; 03) P 1 =8,0mW e P 2 =4,0mW; 04) (a) 0,333A para a direita (b) 720J ; 05) (a) 0,667 para baixo (b) 0,333 para cima (c) 0,333 para cima (d) = 3,333 ; 06) (a) 55,2 ma (b) 4,86 V (c) 88,0 Ω (d) diminui ; 07) = 27,8, = 222,2 ; 08) Q=16,67μC ; i 09) (a) i= (R 1 +R 2 )/R 1 R 2 (b) ( ) = + 1 (c) 0,5 ; 10) 411μA ; 11) I 1 =5,0A, I 2 =0, R=4,0, =14,0V e Q=24μF; 12) (a)(i) = 49,5 ( 10 ) (ii) = 49,5 ( 10 ) (b)(i) = 0,1 ( ) (ii) = 11,4, = 357,4 ; 13) E = 11,38 ( );; 14) (b) d = 0,5m ; 15) (a) = 5,85 10 é / (b) 0,11mm/s (c) lado a ; 16) (a) = 1,15 (. ) (b) no sentido de aumentar o ângulo com o eixo dos x ; 17) (a) i=0,11a (b) da esquerda para a direita; 18) (a) v= m/s (b) r=7,1mm (c) T=4,43Gs; 19) (a) = 2 = 2 (b) = 0,0 (c) = ; 20) 1,6T; 21) = ; 22) (a) = (b) = (c) = ( ) ( ) (d) = 0 ; 23) (a) í = 0 (b) = (c) = ; 24) (a) = (b) = ;

10 25) = ; 26) (a) (b) 8,34mm ; 27) (a) F 1 =4, N para a direita (b) F 2 =1, N para a direita (c) F 3 =0 por simetria (d) F 4 =1, N para a esquerda (e) F 5 =4, N para a esquerda; 28) = + 3,20 10 ( ); 29) (a) = (b) = 0 =.

Física 3 - CÓDIGO Profa. Dra. Ignez Caracelli (DF)

Física 3 - CÓDIGO Profa. Dra. Ignez Caracelli (DF) Física 3 - CÓDIGO 09903-1 Profa. Dra. Ignez Caracelli (DF) 06 de janeiro de 2017 Lista de Exercícios CAMPOS MAGNÉTICOS Definição de Campo Magnético 1 Um próton cuja trajetória faz um ângulo de 23 com a

Leia mais

Lista de exercícios 7 Campos Magnéticos. Letra em negrito são vetores; i, j, k são vetores unitários

Lista de exercícios 7 Campos Magnéticos. Letra em negrito são vetores; i, j, k são vetores unitários Lista de exercícios 7 Campos Magnéticos Letra em negrito são vetores; i, j, k são vetores unitários 1. Um elétron com uma velocidade v = (2,0 x 106 m/s)i + (3,0 x 106 m/s)j está se movendo em uma região

Leia mais

Física Teórica II. Prova 2 1º. semestre de /05/2018

Física Teórica II. Prova 2 1º. semestre de /05/2018 Física Teórica II Prova 2 1º. semestre de 2018 26/05/2018 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas 2- Analise sua resposta. Ela faz sentido? Isso poderá ajudá-lo a encontrar

Leia mais

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria.

FIS1053 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 09-Setembro Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. FIS153 Projeto de Apoio Eletromagnetismo 9-Setembro-11. Lista de Problemas 15 ant Revisão G4. Temas: Toda Matéria. 1ª Questão (,): A superfície fechada mostrada na figura é constituída por uma casca esférica

Leia mais

Questão 04- A diferença de potencial entre as placas de um capacitor de placas paralelas de 40μF carregado é de 40V.

Questão 04- A diferença de potencial entre as placas de um capacitor de placas paralelas de 40μF carregado é de 40V. COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Física Entrega na data da prova Aluno (a) :. No. 01-(Ufrrj-RJ) A figura a seguir mostra um atleta de ginástica olímpica

Leia mais

Física 3 - EMB5031. Prof. Diego Duarte. (lista 10) 12 de junho de 2017

Física 3 - EMB5031. Prof. Diego Duarte. (lista 10) 12 de junho de 2017 Física 3 - EMB5031 Prof. Diego Duarte Indução e Indutância (lista 10) 12 de junho de 2017 1. Na figura 1, uma semicircunferência de fio de raio a = 2,00 cm gira com uma velocidade angular constante de

Leia mais

Física Teórica II Lei de Faraday-Lenz e aplicações

Física Teórica II Lei de Faraday-Lenz e aplicações Física Teórica II Lei de Faraday-Lenz e aplicações 4ª Lista 2º semestre de 2013 ALUNO TURMA PROF. NOTA: 01 Duas espiras condutoras conduzem correntes iguais I na mesma direção, como mostra a figura. Olhando

Leia mais

Lista de exercícios 8 Campos magnéticos produzidos por corrente

Lista de exercícios 8 Campos magnéticos produzidos por corrente Lista de exercícios 8 Campos magnéticos produzidos por corrente 1. Em um certo local das Filipinas o campo magnético da Terra tem um modulo de 39 µt, é horizontal e aponta exatamente para o norte. Suponha

Leia mais

ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA Física Teórica II Segunda Prova A 2º. semestre de 2015 ALUNO TURMA PROF. NOTA DA _ PROVA ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 - Os professores não poderão responder

Leia mais

Física 3 - EMB5043. Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017

Física 3 - EMB5043. Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017 Física 3 - EMB5043 Prof. Diego Duarte Campos magnéticos produzidos por correntes (lista 9) 7 de novembro de 2017 1. A figura 1 mostra dois fios. O fio de baixo conduz uma corrente i 1 = 0,40 A e inclui

Leia mais

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética

Física III-A /2 Lista 8: Indução Eletromagnética Física III-A - 2018/2 Lista 8: Indução Eletromagnética 1. (F) Um fio condutor retilíneo e infinito transporta uma corrente estacionária de intensidade I. Uma espira condutora quadrada é posicionada de

Leia mais

1. Na Figura, o fluxo de campo magnético na espira aumenta de acordo com a equação

1. Na Figura, o fluxo de campo magnético na espira aumenta de acordo com a equação Lista de exercícios 9 - Indução e Indutância 1. Na Figura, o fluxo de campo magnético na espira aumenta de acordo com a equação φ B = 6,0t2 + 7,0t, onde φb está em miliwebers e t em segundos. (a) Qual

Leia mais

Lista 6: Campo Magnético e Força Magnética (2017/2)

Lista 6: Campo Magnético e Força Magnética (2017/2) Lista 6: Campo Magnético e Força Magnética (2017/2) Prof. Marcos Menezes 1. Sobre a força magnética, responda: (a) Uma partícula carregada pode se mover em uma região de campo magnético sem sentir nenhuma

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso,

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 13 ELETROSTÁTICA: CAMPO ELÉTRICO UNIFORME ++ + ++++++++ + + + + + +++ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - + + + + + A F B E - - - - - V A V B d P 2 { 1,0 cm + 10 cm P 1 { 1,0

Leia mais

1 Circuitos e resistores

1 Circuitos e resistores Eletromagnetismo - Lista de Recuperação: Parte Data para entrega: 3/7 (sugerida), 5/7 (limite) 1 Circuitos e resistores (1) Considere um fio cilíndrico, como mostrado na figura abaixo, com comprimento

Leia mais

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Trabalho Recuperação 1º semestre No Anhanguera você é + Enem RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO - Carga elétrica - Força

Leia mais

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ

PROJETO ESPECÍFICAS - UERJ 1) O gráfico mostra como varia a força de repulsão entre duas cargas elétricas, idênticas e puntiformes, em função da distância entre elas. 9 Considerando a constante eletrostática do meio como k 910 Nm

Leia mais

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b)

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) 01. 02. 03. 04. 05. A figura representa um fio condutor reto de comprimento 10cm, percorrido por corrente

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A /2 Data: 28/11/2018 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 28/11/2018 Múltipla Escolha (12 0,7 + 2 0,8 = 10,0 pontos) 1. (0,7 ponto) Duas partículas

Leia mais

Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético

Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético Lista de Exercícios 1 - Magnetismo e Partícula em Campo Magnético Exercícios de uma estrela são elementares, geralmente solucionados com base em conceitos básicos ou simples substituição em equações. Exercícios

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD PISM III- TRIÊNIO PROVA DE FÍSICA

COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD PISM III- TRIÊNIO PROVA DE FÍSICA PISM III- TRIÊNIO 008-00 Na solução da prova, use quando necessário: Aceleração da gravidade g = 0 m / s 8 ;Velocidade da luz no vácuo c = 3,0 0 m/s Permeabilidade magnética do vácuo = 7 µ T m A 0 4π 0

Leia mais

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Eletromagnetismo

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Eletromagnetismo Eletromagnetismo Eletromagnetismo 1. Um imã preso a um carrinho desloca-se com velocidade constante ao longo de um trilho horizontal. Envolvendo o trilho há uma espira metálica, como mostra a figura. Pode-se

Leia mais

TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder

TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder TC 2º Ano Olímpico Professor: Eduardo Kilder 01 ) (Unicamp-SP) Um fio condutor rígido de 200 g e 20 cm de comprimento é ligado ao restante do circuito por meio de contatos deslizantes sem atrito, como

Leia mais

b) determine a direção e sentido do vetor campo magnético nesse ponto indicado.

b) determine a direção e sentido do vetor campo magnético nesse ponto indicado. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2017 Valor: 1 - (UEL-PR) Um fio longo e retilíneo, quando percorridos por uma corrente

Leia mais

Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético

Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético Lista de Exercícios 5 Corrente elétrica e campo magnético Exercícios Sugeridos (13/04/2010) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A22.5 Um próton desloca-se com velocidade v = (2 î 4 ĵ + ˆk)

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 4 FORÇA MAGNÉTICA... 3 Definição... 3 Novos Aspectos da Força Magnética... 4 Condutores Paralelos... 5 1 CAPÍTULO 4 FORÇA MAGNÉTICA 1 DEFINIÇÃO

Leia mais

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 1. (ITA 2009) Uma haste metálica com 5,0 kg de massa e resistência de 2,0 Ω desliza sem atrito sobre duas barras paralelas separadas de 1,0 m, interligadas por um condutor de resistência

Leia mais

Física Teórica II Lei de Faraday-Lenz e aplicações

Física Teórica II Lei de Faraday-Lenz e aplicações Física Teórica II Lei de Faraday-Lenz e aplicações 6ª Lista 2º semestre de 2015 ALUNO TURMA PROF. NOTA: 1) Uma haste de 1,2 kg que tem um comprimento de 1,0 m e uma resistência de 5,0 Ω, desce por um par

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercícios 4 Potencial Elétrico Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de

Leia mais

(c) B 0 4πR 2 (d) B 0 R 2 (e) B 0 2R 2 (f) B 0 4R 2

(c) B 0 4πR 2 (d) B 0 R 2 (e) B 0 2R 2 (f) B 0 4R 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Segunda Prova (Diurno) Disciplina: Física III-A - 2018/2 Data: 12/11/2018 Seção 1: Múltipla Escolha (7 0,7 = 4,9 pontos) 1. No circuito mostrado

Leia mais

Sétima Lista - Lei de Faraday

Sétima Lista - Lei de Faraday Sétima Lista - Lei de Faraday FGE211 - Física III Sumário O fluxo magnético através de uma superfície S é definido como Φ B = B da A Lei da Indução de Faraday afirma que a força eletromotriz (fem) induzida

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 32 MAGNETISMO: FORÇA MAGNÉTICA REVISÃO Fixação - 1) Em cada caso mostrado abaixo, determine a força magnética (direção e sentido) que atua na carga elétrica q, lançada com velocidade

Leia mais

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA A PROVA DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO TREINO PARA A PROVA DE FÍSICA F.3 PROF. Peixinho 3 o Ano E.M. 2 o Bimestre-2010 EXERCÍCIOS PARA ESTUDO 1. (Fuvest) O circuito a seguir mostra uma bateria de 6V e resistência interna desprezível, alimentando quatro resistências, em paralelo duas a duas. Cada uma das resistências vale

Leia mais

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético

Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Lista de Exercícios 3 Corrente elétrica e campo magnético Exercícios Sugeridos (16/04/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A22.5 Um próton desloca-se com velocidade v = (2i 4j + k) m/s

Leia mais

Campos Magnéticos Produzidos por Correntes 29-1 O CAMPO MAGNÉTICO PRODUZIDO POR UMA CORRENTE CAPÍTULO 29. Objetivos do Aprendizado.

Campos Magnéticos Produzidos por Correntes 29-1 O CAMPO MAGNÉTICO PRODUZIDO POR UMA CORRENTE CAPÍTULO 29. Objetivos do Aprendizado. CAPÍTULO 29 Campos Magnéticos Produzidos por Correntes 29-1 O CAMPO MAGNÉTICO PRODUZIDO POR UMA CORRENTE Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 29.01 Desenhar um elemento

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 9 Força magnética Lista 1. Nos casos indicados a seguir, cada condutor está imerso em um campo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 9 Força magnética ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Nos casos indicados a seguir, cada

Leia mais

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r 1) No sistema mostrado abaixo, as roldanas e os fios são ideais e o atrito é considerado desprezível. As roldanas A, B, e C são fixas e as demais são móveis sendo que o raio da roldana F é o dobro do raio

Leia mais

FFI Física IV: 1ª Lista de Exercícios

FFI Física IV: 1ª Lista de Exercícios FFI0108 - Física IV: 1ª Lista de Exercícios Profs. Fontanari e Vitor 19/08/2010 (Exercício 1) Considere um capacitor de placas paralelas circulares, de raio a, separadas a uma distância d (d a), no vácuo.

Leia mais

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética Lista de Exercícios Campo Magnético e Força Magnética 1. Um fio retilíneo e longo é percorrido por uma corrente contínua i = 2 A, no sentido indicado pela figura. Determine os campos magnéticos B P e B

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as

Leia mais

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda?

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda? 1 - Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância

Leia mais

FAÇA DE ACORDO COM O QUE SE PEDE EM CADA QUESTÃO

FAÇA DE ACORDO COM O QUE SE PEDE EM CADA QUESTÃO FAÇA DE ACORDO COM O QUE SE PEDE EM CADA QUESTÃO 01) Um cano horizontal possui um diâmetro interno de 20 mm e a diferença de pressão entre suas extremidades é 1,0 atm. Por ele deverá passar 1,5 m 3 de

Leia mais

Lista 02 Parte I. Capacitores (capítulos 29 e 30)

Lista 02 Parte I. Capacitores (capítulos 29 e 30) Lista 02 Parte I Capacitores (capítulos 29 e 30) 01) Em um capacitor de placas planas e paralelas, a área de cada placa é 2,0m 2 e a distância de separação entre elas é de 1,0mm. O capacitor é carregado

Leia mais

Lista de Exercícios 4

Lista de Exercícios 4 Lista de Exercícios 4 Leis da Indução Exercícios Sugeridos A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A23.1 Uma espira plana com 8,00 cm 2 de área consistindo de uma única volta de fio é perpendicular

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

(a) Determine o fluxo magnético através da área limitada pela espira menor em função de x 1. Na espira menor, determine. (b) a fem induzida e

(a) Determine o fluxo magnético através da área limitada pela espira menor em função de x 1. Na espira menor, determine. (b) a fem induzida e 1. A Figura 1 mostra duas espiras de fio paralelas tendo um eixo comum. A espira menor de (raio r) está acima da espira maior (de raio R) a uma distância x R. Conseqüentemente, o campo magnético devido

Leia mais

Lista de Exercícios 7 Lei de Ampère

Lista de Exercícios 7 Lei de Ampère Lista de Exercícios 7 Lei de Ampère E8.1 Exercícios E8.1 Um fio de material supercondutor de raio igual a 10 µm transporta uma corrente de 100 A. Calcule o campo magnético na superfície do fio. R.,0 T.

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. P4 DE ELETROMAGNETISMO sexta-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma:

PUC-RIO CB-CTC. P4 DE ELETROMAGNETISMO sexta-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: PUC-RIO CB-CTC P4 DE ELETROMAGNETISMO 28.06.13 sexta-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas da

Leia mais

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/2 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico 1. (F) Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma terceira partícula

Leia mais

Fichas de electromagnetismo

Fichas de electromagnetismo Capítulo 3 Fichas de electromagnetismo básico Electrostática - Noções básicas 1. Enuncie as principais diferenças e semelhanças entre a lei da a atracção gravitacional e a lei da interacção eléctrica.

Leia mais

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão Fís. Professor: Silvio Sartorelli Monitor: Guilherme Brigagão Força Magnética em Fio 06 set RESUMO Vamos ver agora o que acontece com um fio metálico retilíneo, percorrido por corrente elétrica, quando

Leia mais

Física 3. Fórmulas e Exercícios P3

Física 3. Fórmulas e Exercícios P3 Física 3 Fórmulas e Exercícios P3 Fórmulas úteis para a P3 A prova de física 3 traz consigo um formulário contendo várias das fórmulas importantes para a resolução da prova. Aqui eu reproduzo algumas que

Leia mais

Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões. Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica. Escolha a alternativa correta

Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões. Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica. Escolha a alternativa correta Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica Escolha a alternativa correta 1. (MACKENZIE) Um condutor retilíneo de comprimento 0,5 m

Leia mais

1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma

1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma 1. (Ufrj) Um satélite geoestacionário, portanto com período igual a um dia, descreve ao redor da Terra uma trajetória circular de raio R. Um outro satélite, também em órbita da Terra, descreve trajetória

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos

Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Lista de Exercícios 1 Forças e Campos Elétricos Exercícios Sugeridos (21/03/2007) A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A19.1 (a) Calcule o número de elétrons em um pequeno alfinete de prata

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2019/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

Produto vetorial. prof. Daniel B. Oliveira

Produto vetorial. prof. Daniel B. Oliveira Baseado: Fundamentals of Physics 2007 Produto vetorial a b nˆ a b sen( ) A força magnética F b sobre uma particula é proporcional a carga q e a velocidade v da particula. A intensidade e a direção de F

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON 1. A figura a seguir mostra a posição inicial de uma espira retangular acoplada a um eixo de rotação, sob a ação de um campo magnético originado por ímãs permanentes, e percorrida

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A /1 Data: 05/07/2018 V 2B 2 R 2

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A /1 Data: 05/07/2018 V 2B 2 R 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Prova Final (Noturno) Disciplina: Fisica III-A - 2018/1 Data: 05/07/2018 Seção 1 - Multipla escolha (12 0, 7 + 2 0, 8= 10 pontos) 1. (0, 7 ponto)uma

Leia mais

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/2 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart 1. (F) Considere um solenoide como o mostrado na figura abaixo, onde o fio é enrolado de forma compacta. Justificando todas as suas respostas,

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Física 3 Questões 10

Prof. A.F.Guimarães Física 3 Questões 10 Questão 1 Numa região do espaço existe um campo magnético tal que é um vetor constante no espaço, porém variável no tempo. Coloca-se neste campo uma espira contida num plano que forma um ângulo com o vetor.

Leia mais

1 a Questão: (2,0 pontos)

1 a Questão: (2,0 pontos) a Questão: (, pontos) Um bloco de massa m, kg repousa sobre um plano inclinado de um ângulo θ 37 o em relação à horizontal. O bloco é subitamente impulsionado, paralelamente ao plano, por uma marretada,

Leia mais

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários.

Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. Lista de exercício 3 - Fluxo elétrico e Lei de Gauss Letras em Negrito representam vetores e as letras i, j, k são vetores unitários. 1. A superfície quadrada da Figura tem 3,2 mm de lado e está imersa

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 5 INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA... 8 Fluxo Magnético de um Carro... 8 Interpretação Física... 8 Lei de Lenz... 8 Lei de Faraday Neumann... 9 CAPÍTULO

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO terça-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma:

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO terça-feira. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: PUC-RIO CB-CTC P DE ELETROMAGNETISMO 1.05.1 terça-feira Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas da prova

Leia mais

Trabalho e Potencial Elétrico

Trabalho e Potencial Elétrico Parte I Trabalho e Potencial Elétrico 1 (Ufrj 011) Um íon de massa m e carga elétrica q incide sobre um segundo íon, de mesma massa m e mesma carga q De início, enquanto a separação entre eles é grande

Leia mais

Indução e Indutância 30-1 LEI DE FARADAY E LEI DE LENZ CAPÍTULO 30. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave

Indução e Indutância 30-1 LEI DE FARADAY E LEI DE LENZ CAPÍTULO 30. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave CAPÍTULO 30 Indução e Indutância 30-1 LEI DE FARADAY E LEI DE LENZ Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 30.01 Saber que o fluxo magnético Φ através de uma superfície

Leia mais

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por FÍSICA II Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

q 1 q 2 2 V 5 V MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2018/2019 EIC0014 FÍSICA II 2º ANO, 1º SEMESTRE 23 de janeiro de 2019 Nome:

q 1 q 2 2 V 5 V MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2018/2019 EIC0014 FÍSICA II 2º ANO, 1º SEMESTRE 23 de janeiro de 2019 Nome: MESTRADO NTEGRADO EM ENG. NFORMÁTCA E COMPUTAÇÃO 208/209 EC004 FÍSCA 2º ANO, º SEMESTRE 23 de janeiro de 209 Nome: Duração 2 horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário pode

Leia mais

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart

Física III-A /1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Física III-A - 2018/1 Lista 7: Leis de Ampère e Biot-Savart Prof. Marcos Menezes 1. Considere mais uma vez o modelo clássico para o átomo de Hidrogênio discutido anteriormente. Supondo que podemos considerar

Leia mais

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico

Física III-A /1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Física III-A - 2018/1 Lista 1: Carga Elétrica e Campo Elétrico Prof. Marcos Menezes 1. Duas partículas com cargas positivas q e 3q são fixadas nas extremidades de um bastão isolante de comprimento d. Uma

Leia mais

Questão 1. I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não polarizada e policromática.

Questão 1. I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não polarizada e policromática. ITA18 - Revisão LFIS9A - ITA 2019 1a fase Questão 1 Em férias no litoral, um estudante faz para um colega as seguintes observações: I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não

Leia mais

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF.

Primeira Prova 2. semestre de /10/2013 TURMA PROF. D Física Teórica II Primeira Prova 2. semestre de 2013 19/10/2013 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine todas as folhas das questões antes de começar a prova. 2 - Os professores

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Lista de Exercícios 2 1. Considere um capacitor de placas paralelas circulares, de raio a, separadas a uma distância d (d

Leia mais

Corrente e resistência

Corrente e resistência Cap. 27 Corrente e resistência Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Circuito 1 Força eletromotriz Quando as cargas de movem em através de um material condutor, há diminuição da sua

Leia mais

FUVEST Segunda Fase. Prova de Física

FUVEST Segunda Fase. Prova de Física FUVEST 2004 Segunda Fase Prova de Física 07/01/2004 Q.01 Durante um jogo de futebol, um chute forte, a partir do chão, lança a bola contra uma parede próxima. Com auxílio de uma câmera digital, foi possível

Leia mais

FUVEST 98 SEGUNDA FASE PROVA DE FÍSICA Q.01

FUVEST 98 SEGUNDA FASE PROVA DE FÍSICA Q.01 Q.01 Estamos no ano de 2095 e a "interplanetariamente" famosa FIFA (Federação Interplanetária de Futebol Amador) está organizando o Campeonato Interplanetário de Futebol, a se realizar em MARTE no ano

Leia mais

Lista 10. Indução Eletromagnética

Lista 10. Indução Eletromagnética Lista 10 Indução Eletromagnética Q30.1-) Considere que ao movimentar a lâmina existe variação do fluxo do campo magnético sobre a superfície da lâmina. Por outro lado a Lei de Faraday indica que algo deve

Leia mais

Lista de Exercícios 1: Eletrostática

Lista de Exercícios 1: Eletrostática Lista de Exercícios 1: Eletrostática 1. Uma carga Q é distribuída uniformemente sobre um fio semicircular de raio a, que está no plano xy. Calcule a força F com que atua sobre uma carga de sinal oposto

Leia mais

Carga Elétrica. Problemas Selecionados. Física Geral - Eletromagnetismo

Carga Elétrica. Problemas Selecionados. Física Geral - Eletromagnetismo (A) Carga Elétrica A1 Se você grudar um pedaço de fita adesiva na mesa e desgrudálo puxando rapidamente uma das pontas, a fita ficará carregada eletricamente. Supondo que a fita adesiva tenha 20 de comprimento

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15

LISTA DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 LIST DE EXERCÍCIOS 4UL 3S14 3S15 1 (FTEC-SP) Um estreito feixe de luz monocromática, proveniente do ar, incide na superfície de um vidro formando ângulo de 49 com a normal à superfície no ponto de incidência.

Leia mais

Quando uma partícula carregada se move na presença de um campo magnético, ela é submetida a uma força dada por

Quando uma partícula carregada se move na presença de um campo magnético, ela é submetida a uma força dada por CAPÍTULO 28 Campos Magnéticos 28-1 CAMPOS MAGNÉTICOS E A DEFINIÇÃO DE Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 28.01 Saber a diferença entre um eletroímã e um ímã permanente.

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Magnética em Cargas e em Fios

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Magnética em Cargas e em Fios Sala de Estudos FÍSICA Lucas trimestre Ensino Médio º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Magnética em Cargas e em Fios 1. (Ueg 2018) A figura a seguir descreve uma região do espaço que

Leia mais

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares)

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) 3ºANO Física (Prof. Ronaldo) Carga Elétrica Processos de Eletrização. Lei de Coulomb. Campo e Potencial Elétrico. Trabalho

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra.

PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra. PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

[Pot] = = = M L 2 T 3

[Pot] = = = M L 2 T 3 1 e No Sistema Internacional, a unidade de potência é watt (W). Usando apenas unidades das grandezas fundamentais, o watt equivale a a) kg m/s b) kg m 2 /s c) kg m/s 2 d) kg m 2 /s 2 e) kg m 2 /s 3 A equação

Leia mais

Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas

Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas 1. Na Fig.1, em (a) e (b), as porções retilíneas dos fios são supostas muito longas e a porção semicircular tem raio R. A corrente tem intensidade

Leia mais

I N S T I T U T O F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O L O G I A D E S A N T A C A T A R I N A C A M P U S L A G E S

I N S T I T U T O F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O L O G I A D E S A N T A C A T A R I N A C A M P U S L A G E S INDUÇÃO E INDUTÂNCIA I N S T I T U T O F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O L O G I A D E S A N T A C A T A R I N A C A M P U S L A G E S G R A D U A Ç Ã O E M E N G E N H A R I

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno Agrupamento de Escolas João da Silva Correia DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXPERIMENTAIS Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno FICHA DE TRABALHO

Leia mais

FÍSICA. Obs.: despreze o atrito da fonte sonora com o ar e suponha que a fonte permaneça imóvel após atingir o solo.

FÍSICA. Obs.: despreze o atrito da fonte sonora com o ar e suponha que a fonte permaneça imóvel após atingir o solo. FÍSICA 1ª QUESTÃO No instante t = 0, uma fonte sonora que gera um tom com freqüência de 500 Hz é arremessada verticalmente do solo com velocidade inicial de 40 m/s. Pede-se: a) a maior e a menor freqüência

Leia mais

Dicas de Física - Walfredo

Dicas de Física - Walfredo Dicas de Física - Walfredo Questão 01) A figura abaixo representa uma região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme (E), criado por duas placas paralelas, submetidas a uma diferença de potencial

Leia mais

Capítulo 27: Circuitos

Capítulo 27: Circuitos Capítulo 7: Circuitos Índice Força letromotriz Trabalho, nergia e Força letromotriz Calculo da Corrente de um Circuito de uma Malha Diferença de Potencial entre dois Pontos Circuitos com mais de uma Malha

Leia mais

LISTA 12 - Eletromagnetismo

LISTA 12 - Eletromagnetismo LISTA 12 - Eletromagnetismo 1. (UFMG) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura a seguir. Um dos anéis é de plástico material isolante

Leia mais

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF.

Primeira Prova 2º. semestre de /01/2016 ALUNO TURMA PROF. Física Teórica II Primeira Prova 2º. semestre de 2015 09/01/2016 ALUNO TURMA PROF. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 - Os professores não poderão responder a nenhuma

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2017. LISTA DE FÍSICA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

OLIMFISA 2010 Prova de Nível III Ensino Médio

OLIMFISA 2010 Prova de Nível III Ensino Médio OLIMFISA 2010 Prova de Nível III Ensino Médio 01. A palavra grandeza representa, em Física, tudo o que pode ser medido, e a medida de uma grandeza física pode ser feita direta ou indiretamente. Entre as

Leia mais

Capítulo 29. Objetivos do Aprendizado

Capítulo 29. Objetivos do Aprendizado Capítulo 29 Objetivos do Aprendizado OA 29.1.0 Resolver problemas relacionados a campos magnéticos produzidos por correntes. OA 29.1.1 Desenhar um elemento de corrente em um fio e indicar a orientação

Leia mais

Verificação Suplementar 1º. semestre de /07/2017 ALUNO ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

Verificação Suplementar 1º. semestre de /07/2017 ALUNO ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA Física Teórica II Verificação Suplementar 1º. semestre de 2017 15/07/2017 ALUNO NOTA DA TURMA PROF. PROVA 1 Assine a prova antes de começar. ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 2 Os professores não poderão

Leia mais