Manual Posto de Combustível

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Posto de Combustível"

Transcrição

1 Manual Posto de Combustível DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 05 Aprovado em: março de 2016 Revisores: Ernani Gelinski, Osni Marin e Silmara C. Rebeca Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Apresentar um apanhado geral de configuração e utilização do sistema Teorema para estabelecimentos de abastecimentos de combustível. 1.2 ÍNDICE: 1. VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: ÍNDICE: INTRODUÇÃO: PRÉ- REQUISITO: GESTÃO ADMINISTRATIVA CADASTROS CADASTRO DE EMPRESAS CADASTRO DE TANQUES CADASTRO DE BOMBAS CADASTRO DE BICOS CADASTRO DE ITENS - COMBUSTÍVEIS MANUTENÇÃO DE SITUAÇÃO DE ABASTECIMENTO MOVIMENTO DE ESTOQUE AFERIÇÃO INTERVENÇÃO MOVIMENTO DE LMC ABASTECIMENTOS MULTIPLOS TANQUES PARA ENTRADAS RELATÓRIOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL IMPRESSÃO DE TERMOS IMPRESSÃO DE MOVIMENTO VENDAS BALCÃO / FRENTE DE CAIXA LEITURA DE ENCERRANTES RELATÓRIO ENCERRANTES COMBUSTÍVEIS CONFIGURAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

3 4.1 INSTALAÇÃO GERENCIADOR FCM - CESNA ABASTECIMENTO OFF-LINE OBSERVAÇÕES GERAIS REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS ÍNDICE REMISSIVO INTRODUÇÃO: Tratando-se do uso da ferramenta apresentada por este documento é necessário ao usuário, conhecimentos básicos de informática, algum treinamento prévio, presencial deste módulo, ou conhecimento de pelo menos algum outro módulo Teorema, bem como do segmento de posto de combustível. Videoaulas de processos para assistência de todos os agentes e usuários se encontram no curso no Ambiente de Aprendizagem da área restrita Teorema. Para o correto funcionamento do sistema certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados: Processador considerado de alto desempenho, iniciando na série Intel Core 2 Duo ou superior AMD Phenom II X6; RAM 2GB ou mais; Disco Rígido de 120GB ou mais; Sistema Operacional (a partir do Windows 7 até o mais recente, inclui-se as versões de Sistema Operacional para servidor); Resolução de vídeo igual a 1280 X 720 ou mais alta; Energia Elétrica: Filtrada, Estabilizada e Aterrada; Sendo imprescindível o uso de antivírus e rotina de backup. Este sistema foi projetado para atender as necessidades do segmento de empresas vendedoras de combustíveis. Está em processo final de implementação emissão de LMC. Por utilizar o objeto ActiveX está automação somente tem sua funcionalidade garantida em sistema operacional Windows. Este documento foi confeccionado para atender aos usuários iniciantes do sistema e para sanar eventuais dúvidas de procedimentos não realizados cotidianamente. Os assuntos pontuais foram divididos em grandes partes, a primeira trata de forma geral das implicações do segmento de postos de abastecimento de combustível, a segunda parte descreve todos os cadastros que compõem o uso do sistema e controle por meio do módulo de. A terceira parte traz as manipulações disponibilizadas no módulo Frente de Caixa, a quarta parte apresenta as implicações de instalação e configuração do sistema, a penúltima seção trata das referências utilizadas e por último as siglas e abreviaturas citadas no decorrer deste documento são detalhadas para melhor compreensão dos assuntos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

4 Problemas com relação ao uso do sistema, deste documento ou sugestões de necessidades ou melhorias registrar abertura de Chamadas por meio do sistema, botão fornecendo o contato e uma descrição clara e objetiva. na barra de ferramentas, 1.4 PRÉ- REQUISITO: É imprescindível estar o Posto de Combustível na implantação dos módulos de e Frente de Caixa com a automação do concentrador totalmente realizada. O sistema provê as funções obrigatórias para estabelecimentos de abastecimentos de combustível, tais como leitura de encerrantes, informação necessária para o preenchimento do Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), obrigatório o preenchimento diário, contendo todas as informações de movimentações, entradas e saídas, de cada bico de combustível. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

5 2. GESTÃO ADMINISTRATIVA 2.1 CADASTROS Vários cadastros são necessários para a adaptação do sistema para uso em Postos de Combustível CADASTRO DE EMPRESAS Para que o sistema atenda a Postos de Combustíveis a primeira configuração a ser realizada é no cadastro da própria empresa. Portanto, cadastrar o Ramo de Atividade como Combustíveis e Tipo como Postos de Combustíveis, ênfase da Figura 1. Observação seguir a ordem de cadastramento utilizada neste documento é muito importante. Figura 1 Cadastro de Empresas. Este procedimento ativa os itens de Combustíveis das opções em Cadastros, Figura 2. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

6 Figura 2 Opções Combustíveis CADASTRO DE TANQUES O cadastro de tanques deve seguir a distribuição física do posto de combustível, acessar o cadastro de Tanques pelo menu Cadastros, em Combustíveis opção Tanques, destaque da Figura 3. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

7 Figura 3 Opção de Cadastro de Tanques. O cadastro de Tanques de Combustíveis necessita de uma descrição do tanque, a capacidade máxima do tanque descrito e a possibilidade de indicação do distribuidor do tanque, tela Figura 4. Figura 4 Cadastro de Tanques. Indicar no cadastro do tanque o tipo de Combustível armazenado, dentre as opções disponíveis, conforme a lista da Figura 5. Figura 5 Opções de tipo de combustível. Indicar se o tanque é para uso normal ou é utilizado para reservatório no campo Tipo Tanque como mostrado na Figura 6. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

8 Figura 6 Opções de tipo de tanque. Os tanques cadastrados podem ser localizados na tela de Consulta, Figura 7. Figura 7 Consulta os tanques cadastrados CADASTRO DE BOMBAS O cadastro de bombas deve ser o mais completo possível e atender algumas das informações pertinentes a automação do posto, acessar conforme indicação da Figura 8. Figura 8 Opção de Cadastro de Bombas. Incluir a descrição da Bomba juntamente com a referência para simplificar futuros acessos. Indicar se a medição da bomba é Digital ou Analógica, Figura 9. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

9 Figura 9 Cadastro de Bombas. O Número do Lacre e a data do lacre devem estar sempre atualizados. A bomba também pode ser inativada. O conjunto intitulado Configurações trata das informações relativas à placa de comunicação com a bomba. O campo Endereço identifica a placa (slave). O campo Número identifica a numeração da bomba na placa (Fcm Master USB), relativo à conexão dos cabos, que depende do número de Concentradores, número de bombas e marcas distintas. O campo Referência identifica a bomba como referência física na disposição do posto e deve ser inclusa na descrição, Figura 10. Figura 10 Configurações da bomba CADASTRO DE BICOS Cadastrar os bicos das bombas somente após serem cadastrados os Tanques e as Bombas, Figura 11. Figura 11 Opção de Cadastro de Bicos de Bomba de Combustível. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

10 Selecionar o tanque e a bomba. Indicar um número para o bico. Se existir incluir a quantidade de Encerrante Inicial e o valor do litro do combustível no campo Preço Combustível, Figura 12. Figura 12 Cadastro de Bicos de Combustíveis. O campo Bico Troca Preço indica que o preço no bico será atualizado automaticamente com os valores alterados conforme o sistema assim que o software for reiniciado, Figura 13, com a ativação desta opção é possível conferir se o Preço por Litro das Bombas e Bicos conectadas a Fcm Slave estão com os valores em R$ sincronizados, ou ainda conferir se a Bomba realmente alterou o preço após alguma alteração. Lembrar que caso os valores diferirem por algum tempo podem causar emissões de relatórios inconsistentes. Figura 13 Opção de alteração de valor. Os bicos de combustível cadastrados podem ser localizados na tela de Consulta Bicos de Bombas de Combustível com seus respectivos códigos e valores, Figura 14. Obs.: Não esquecer que o posto de combustível geralmente possui uma numeração dos bicos de acordo com o cadastrado no órgão fiscal, ou seja, sempre que possível seguir esta numeração para o sistema. Sendo estes números o endereço lógico que identifica a bomba. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

11 Figura 14 Consulta Bicos de Bombas de Combustível CADASTRO DE ITENS - COMBUSTÍVEIS Um item de combustível deve indicar que é combustível, a Figura 15 mostra um exemplo de cadastro de um tipo de combustível. Figura 15 Cadastro de item. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

12 Incluir o tanque que armazena o item na aba Relacionamentos em Tanques, Figura 16. Indicando que item está em qual tanque. Este procedimento é obrigatório para item que é combustível. Esta opção é checada juntamente com a verificação do tipo da empresa sendo de combustíveis no movimento de posto de combustível. A Figura 16 mostra a localização da inclusão do tanque no item com reduzido Figura 16 Relacionamento com tanque. item, Figura 17. Na aba Agrupamento incluir a unidade de estoque como litro (l) e o Grupo Fiscal para o respectivo Figura 17 Agrupamento do item combustível. As abas Combustíveis da aba Características da aba Classificação, possui campos utilizados para a geração do arquivo i-simp e também informação para SPED, o uso é para qualquer empresa que tenha combustíveis como postos, distribuidoras ou transportadoras, Figura 18. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

13 Figura 18 Aba Combustíveis. 2.2 MANUTENÇÃO DE SITUAÇÃO DE ABASTECIMENTO Ainda no sistema de existe a possibilidade de realizar manutenção das situações dos abastecimentos, para acessar seguir as indicações da Figura 19. Figura 19 Menu Manutenção de Abastecimentos. Para realizar o(s) acerto(s) selecionar o(s) período(s) do(s) abastecimento(s) que devem ser alterados, selecionar a Bomba que realizou os abastecimentos e clique em Localizar, na sequência encontrar o abastecimento na grade e alterar a situação diretamente na coluna situação como a Figura 20 sugere. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

14 Figura 20 Manutenção de Situação de Abastecimento. 2.3 MOVIMENTO DE ESTOQUE Algumas operações realizadas em algumas situações em postos estão disponíveis em Estoque, tais como Aferição, Intervenção, Movimento de LMC e Abastecimentos. Acesso como o indicado na Figura 21. Figura 21 Menu Estoque para Combustíveis AFERIÇÃO A aferição de bombas é empregada para verificar se bomba abastece a quantidade correta de combustível. Deve ser feita regularmente de forma que o cliente efetivamente leve o que pagou. A Figura 22 mostra o cadastro de aferição do sistema. Processo para aferições de combustível é realizado da seguinte forma, colocar certa quantidade de combustível (marcados na bomba) em um recipiente previamente aferido pelo INMETRO. Este recipiente possui uma régua graduada que informa a quantidade abastecida. Em seguida, verificar o volume do recipiente abastecido, que deverá estar no zero (0). É aceita uma variação de até 100 ml (para mais ou para Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

15 menos). O custo da aferição é definido em tabela apresentada na Lei /2003 e qualquer alteração no valor de verificação deve ser aprovada pelo Congresso Nacional, segundo indicações do Posto Avançado. Figura 22 Cadastro de Aferição de Combustível. Figura 23. Todas as aferições podem ser consultadas normalmente, permanecendo armazenadas no sistema, Figura 23 Consulta Aferição de Combustível. Existe a opção de relatório de aferições para impressão ou exportação (opção somente para algumas extensões), Figura 24. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

16 Figura 24 Cadastro de Aferição de Combustível INTERVENÇÃO Registro para eventuais ocorrências tais como processo de lubrificação, revisão, limpeza, inspeção, controle e manutenção. O ideal é registrar o tempo de parada do equipamento, avarias e descrição das respectivas reparações. A Figura 25 apresenta a tela para cadastro de intervenção. Figura 25 Cadastro de Intervenção MOVIMENTO DE LMC A portaria do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC) 26/1992, institui o uso obrigatório do Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), para facilitar a fiscalização e arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e diminuir a incidência de Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

17 irregularidades na compra e na venda de combustíveis, devendo constar no LMC informações diárias sobre o estoque físico, volume registrado no início e no fim do dia, somatório das vendas e valor em dinheiro, entre outras. A Figura 26 apresenta a tela de consulta dos Relatórios de LMC registrados no sistema, observe que o número se repete para cada combustível, portanto, para cada item combustível comercializado um LCM específico deve ser gerado. Figura 26 Tela de consulta do Movimento LMC. Ao um novo LMC, o primeiro passo é selecionar o item (tipo combustível) a ser processado, a Figura 27 apresenta a tela de inclusão de LMC, este procedimento deve ser realizado diariamente, sempre ao inicializar o sistema traz automaticamente a data do dia de inclusão. Na primeira vez é necessário incluir a sequência da página do LMC, pois, o posto pode utilizar anteriormente um livro físico ou outro sistema e dar continuidade a numeração de páginas LMC, nos dias posteriores o sistema traz a página seguinte, não necessitando ao usuário realizar este registro. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

18 Figura 27 LMC seleção de combustível. Então, clicar no processo Calcular Movimentos para que o sistema realize os cálculos e complete os respectivos campos, Figura 28. Figura 28 LMC Cálculo de Movimentos. Após o cálculo o sistema traz os movimentos, tanques e bicos utilizados na movimentação anterior do combustível selecionado, entretanto, em cada Tanque o campo Estoque Fechamento Físico deve ser digitado manualmente o encerrante, Figura 29. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

19 Figura 29 Estoque Fechamento Físico deve ser incluído manualmente. Assim como, as notas fiscais que forem de interesse devem ser incluídas manualmente, a Figura 30 apresenta a nota de entrada de combustível para o respectivo tanque. Figura 30 Notas de entrada de combustível em tanque. A Figura 31 apresenta as informações dos cálculos dos movimentos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

20 Figura 31 Movimento de LCM - Cálculo dos Bicos. Em Processos a opção Zera Movimentos limpa os movimentos processados, é um auxílio para casos em que necessite reprocessamento. Por fim clicar no botão para travar o LMC gerado, pois o mesmo não deve ser alterado posteriormente e gerar o movimento contábil para geração do SPED Contábil. Após a liberação o Movimento de LMC estará disponível para a impressão do Relatório LMC, Figura 32. Figura 32 Impressão de LMC. A Figura 33 mostra o Layout do impresso do LMC. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

21 Figura 33 Relatório LMC impresso ABASTECIMENTOS Esta funcionalidade apresenta a consulta dos abastecimentos obtidos diretamente das bombas eletrônicas para ser utilizado em confronto com o movimento do caixa ou relatórios, desta forma caso ocorra o uso de alguma bomba de combustível sem registro de movimento, é possível confrontar os valores e as informações pertinentes vindas diretamente das bombas, Figura 34, oferecendo a informação real da bomba. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

22 Figura 34 Menu Abastecimentos. A Figura 35 apresenta a tela de Consulta de Abastecimentos para uma das bombas utilizadas. Figura 35 Consulta de Abastecimentos. 2.4 MULTIPLOS TANQUES PARA ENTRADAS Adicionada opção de informar mais de um tanque nas entradas de notas fiscais de combustíveis. A Figura 36 destaca a aba Tanques com a distribuição da quantidade de combustível adquirida em dois (02) tanques diferentes. No Lançamento de Itens, sempre que o item selecionado for do tipo Combustível, a aba Tanques será ativada. Este procedimento atende diretamente a geração de LMC, pois, o mesmo é feito com base nas movimentações dos tanques. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

23 Figura 36 Aba "Tanques". 2.5 RELATÓRIOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL Acessar o relatório de toda a movimentação de combustíveis como sugere a Figura 37. Figura 37 Menu Relatórios Movimento Combustível. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

24 2.5.1 IMPRESSÃO DE TERMOS Funcionalidade para impressão dos Termos de Abertura e Encerramento do Livro de Movimentação de Combustíveis LMC, servindo para o registro de início e finalização dos LMC, cada termo pode ser impresso simultaneamente ou individualmente, conforme a seleção, Figura 38. Figura 38 Exemplo de Configuração para Termos Oficiais para LMC. A Figura 39 apresenta a impressão do Termo de Abertura conforme a configuração do exemplo. Figura 39 Exemplo de Termo de Abertura. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

25 A Figura 40 apresenta a impressão do Termo de Encerramento conforme a configuração do exemplo. Figura 40 Exemplo de Termo de Encerramento IMPRESSÃO DE MOVIMENTO Incluir os diversos itens para filtragem da geração do relatório do Movimento de Combustíveis, tais como: Período, Tipo do Relatório, Agrupamento, Tanque e as opções fornecidas no botão, Figura 41. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

26 Figura 41 Configuração para a geração do relatório. A Figura 42 apresenta o relatório gerado conforme a configuração: últimos dias de março, TANQUE 2: Etanol Hidratado, com organização agrupado em bombas e bicos. Figura 42 Relatório Movimento de Combustíveis. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

27 3. VENDAS BALCÃO / 3.1 FRENTE DE CAIXA Ao iniciar o módulo Frente de Caixa realizar a Abertura de Caixa e a Leitura de Encerrantes (ver seção 3.2). Em Vendas ativar as opções de Posto de Combustível, utilizando o atalho CTRL+ALT+B, Figura 43. Figura 43 Tela Vendas. Na seção Abastecimentos são listados os abastecimentos que foram realizados nas Bombas e estão prontos para a cobrança e emissão de cupom fiscal, finalizando a venda. A seção Bombas indica a situação de cada bomba do posto. Para fechar a venda o procedimento é selecionar o abastecimento desejado na seção Abastecimentos com duplo click, assim será ativada a tela de lançamento do item para confirmar o recebimento e a possibilidade de inclusão de algum desconto ou até mesmo incluir outros itens de conveniência, Figura 44. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

28 Figura 44 Lançamento de venda. Os abastecimentos que estão em processo de cobrança ficam destacados em vermelho na seção Abastecimentos conforme o destaque da Figura 45. Este mecanismo protege para que o mesmo abastecimento não seja cobrado em outros caixas. Figura 45 Tela de Vendas em Operação. Mesmo se o usuário esquecer e tentar clicar uma caixa de mensagem é aberta, Figura 46. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

29 Figura 46 Mensagem de abastecimento aberto em outro caixa. Depois que o abastecimento estiver na grade principal da tela, utilizar o botão Finalizar ou então o atalho F9. Destaque superior da Figura 45. Finalizar a Venda, Figura 47. Figura 47 Tipos de Finalização. Informar a Condição de Pagamento e possíveis descontos gerais (do total da venda), Figura 48, utilizar o botão Finalizar ou então o atalho F9 novamente. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

30 Figura 48 Finalizando venda. Indicar a Finalizadora e o valor recebido como as sugere a Figura 49 e clicar no botão Gravar. Figura 49 Finalização da venda. 3.2 LEITURA DE ENCERRANTES O acesso para a Leitura de Encerrantes sempre é realizado por meio do caixa, e os encerrantes devem ser lidos na abertura e fechamento de turnos, para acessar a tela de Leitura de Encerrantes utilizar o botão em destaque na Figura 50. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

31 Figura 50 Acesso a Encerrantes. Na abertura de caixa deve ser realizada a Abertura de Encerrantes, a Figura 51 apresenta a tela de abertura. Clicar no botão para que o facilitador realize as leituras dos bicos e apresente os valores de abertura. Para a Leitura de Encerrantes de abertura, tanto a coluna de abertura quanto a coluna de fechamento estarão totalmente zeradas. Figura 51 Tela de abertura de Encerrantes. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

32 Na Tela de Leitura de Encerrantes para realizar o Fechamento, o procedimento é realizar uma leitura de cada vez, utilizando o ícone. Quando a abertura de encerrantes já foi realizada e o usuário abrir novamente a Tela de Leitura de Encerrantes pode iniciar o processo para Fechamento de encerrantes, neste caso a grade terá uma aparência semelhante à mostrada na Figura 52. Figura 52 Fechamento de Encerrantes. Quando o fechamento de caixa ou turno for realizado, e se as bombas estiverem com status PRONTA, o processo será mais rápido. Algumas Bombas não respondem quando estão com status ABASTECENDO, sendo assim pode demorar algum tempo a obter todos os totalizadores. Por conta disto, talvez seja necessário clicar mais vezes no botão para leitura de encerrantes. 3.3 RELATÓRIO ENCERRANTES COMBUSTÍVEIS O sistema possibilita a geração de relatório apropriado para fechamento de caixa, que agrega as informações dos encerrantes de abertura e fechamento além de outros resumos diversos, tais como, recebimentos, valores que implicam bombas, vendas a prazo e outros. Para acessar utilizar o botão como o indicado na Figura 53. da tela do caixa Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

33 Figura 53 Relatório Combustíveis. A Figura 54 mostra o esquema do relatório existente no sistema. Figura 54 Relatório Combustíveis. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

34 4. CONFIGURAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO 4.1 INSTALAÇÃO Se o modo a ser utilizado é o Software Simulador de Bombas FCM, deverão ser seguidas as sequencias adiante. Por padrão o instalador do Gerenciador FCM instala o arquivo FcmMaster.dll V 4.X.X para comunicação USB (para visualizar a versão do arquivo entrar nas propriedades com o botão direito do mouse), esta deverá ser substituída pela V 3.X.X que é a versão para o Simulador de Bombas FCM. Com o Software Integrador desativado, deverá ser copiada da pasta DLL S/V3 do arquivo integracaofcm.zip a FcmMaster.dll V 3.X.X e substituir na pasta do sistema que pode variar de acordo com o S.O. Windows instalado, por exemplo, em Windows 32 bits em C:\Windows\System32, para Windows 64 bits em C:\Windows\SysWOW64. Esta DLL V 3.X.X fará a interface entre o Software Integrador e Software Simulador de Bombas FCM. Utilizar a FcmMasterX.dll para integração. O meio usual de comunicação com o Concentrador FCM, é via porta USB. Logo será disponibilizada comunicação por Wi-Fi, porém este novo meio está atualmente em fase de desenvolvimento, sendo que sua utilização será opcional. Instale o software Gerenciador FCM. 4.2 GERENCIADOR FCM - CESNA A CESNA TECHNOLOGY atua na área de automação de postos de combustíveis oferecendo soluções para o funcionamento e gerenciamento deste tipo de negócio. Em parceria com empresas de software, garante a qualidade no desenvolvimento e implantação de todo o sistema de automação do posto do hardware ao software. O Concentrador de Bombas da Cesna Technology comporta a automação das bombas de combustíveis garantindo controle e integridade dos dados, reduz custos administrativos e evita perdas, é homologado pela INMETRO. O Concentrador de Bombas possui placas que permite a interface de computadores com as bombas. O Gerenciador FCM desenvolvido pela Cesna Technology auxilia os testes de instalação e configuração do Concentrador FCM, Figura 55. Figura 55 Tela do concentrador. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

35 4.3 ABASTECIMENTO OFF-LINE O abastecimento Off-Line é acionado quando o Concentrador FCM não está em comunicação com o PC. Isso acontece quando a Bomba conectada a FCM Slave solicita autorização para efetuar um abastecimento ao Concentrador FCM. Depois que o abastecimento em curso for finalizado, este será armazenado em memória. Quando a comunicação com o computador voltar a ser estabelecida, todos os abastecimentos armazenados serão enviados ao Software de automação para registro e emissão de cupom fiscal. Dependendo da quantidade de abastecimentos efetuados, este processo pode levar algum tempo, se neste meio tempo um novo abastecimento for efetuado, o mesmo será armazenado na sequência da memória e virá logo após os abastecimentos armazenados. Deve ser levado em consideração que se os 1500 abastecimentos forem efetuados e a comunicação com o computador não for reestabelecida, e o Concentrador FCM chegar ao seu limite máximo de memória para armazenamento, serão reiniciados os endereços de memória do controlador e começará a sobrescrever os abastecimentos na mesma proporção que novos abastecimentos são efetuados. Logo os abastecimentos do início serão substituídos. Os dados de configuração ou abastecimentos armazenados não serão perdidos se for desligado da rede elétrica e bateria. Caso o Concentrador FCM estiver desligado e as bombas estiverem em modo remoto, não é possível efetuar novos abastecimentos. 4.4 OBSERVAÇÕES GERAIS Para o futuro ocorrerá uma adaptação viável para SPED. Para melhor definição da fronteira entre o sistema e o ambiente de utilização verificar o diagrama a seguir: Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

36 5. REFERÊNCIAS CESNA TECHNOLOGY. Disponível em: Acesso em: 30 de outubro de Posto Avançado 213. Disponível em: Acesso em: 30 de outubro de ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS AMD - Advanced Micro Devices. ANP - Agência Nacional do Petróleo. DLL - Dynamic-link library (Biblioteca de Vínculo Dinâmico). DNC - Departamento Nacional de Combustíveis. GB Gigabyte. ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. i-simp - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos. LMC Livro de Movimentação de Combustíveis. SPED Sistema Público de Escrituração Fiscal. TEF Transferência Eletrônica de Fundos. USB - Universal Serial Bus. XML - extensible Markup Language. Wi-Fi - Wireless Fidelity, tecnologia IEEE , que permite a conexão entre dispositivos sem fio. UF Unidade de Federação. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

37 7. ÍNDICE REMISSIVO B R Barra de ferramentas, 3 Requisitos mínimos de hardware, 2 Ch Chamadas, 3 *** Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas Rua Frei Caneca, Santana. Guarapuava Pr. CEP Fone (42) suporte@teorema.inf.br Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

Manual Cadastro de Metas Vendedores

Manual Cadastro de Metas Vendedores Manual Cadastro de Metas Vendedores DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual para Geração de lote de NIS

Manual para Geração de lote de NIS Manual para Geração de lote de NIS DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e Leandro Aprovado em: Julho de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Contratos Comodato

Manual Contratos Comodato Manual Contratos Comodato DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual de Itens com Saldo a Faturar

Manual de Itens com Saldo a Faturar Manual de Itens com Saldo a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos

Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e André Baran Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright

Leia mais

Manual Planejamento e Controle da Produção

Manual Planejamento e Controle da Produção DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Manual de Venda de Itens Aço

Manual de Venda de Itens Aço DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015.

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços

Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Importação de XML

Manual Importação de XML Manual Importação de XML DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual Parâmetros Fiscais

Manual Parâmetros Fiscais Manual Parâmetros Fiscais SUPERANDO DESAFIOS Identificação: Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual Posto de Combustível

Manual Posto de Combustível Manual Posto de Combustível DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 04 Aprovado em: outubro de 2012 Revisores: Ernani Gelinski, Osni Marin e Silmara C. Rebeca Nota de copyright Copyright 2015

Leia mais

Instruções Erros Notas Técnicas 2015

Instruções Erros Notas Técnicas 2015 Instruções Erros Notas Técnicas 2015 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde

Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcos Zampier Aprovado em: Março de2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Recálculo de Custo Médio

Manual Recálculo de Custo Médio Manual Recálculo de Custo DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual de atualização de índices NCM do IBPT

Manual de atualização de índices NCM do IBPT Manual de atualização de índices NCM do IBPT DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcio Aprovado em: Março de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Remessa Bancária

Manual Remessa Bancária Manual Remessa Bancária SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual Movimento de Pneus

Manual Movimento de Pneus DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis?

Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis? Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo movimento de combustíveis? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência];

Leia mais

Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo lançamento de nota?

Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo lançamento de nota? Título: Como realizar a configuração do posto de combustível pelo lançamento de nota? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência]; 1.3 Na

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Pedidos de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015.

Pedidos de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Cotação de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Cotação de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações Apresentação O projeto SAT CF-e integra entre o equipamento Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT), os servidores do fisco e o sistema do Aplicativo Comercial (AC) utilizado

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Introdução Quando o pagamento é efetuado via cartão de crédito ou débito, é gerado um título financeiro em nome da operadora

Leia mais

Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda.

Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda. PDV 1 Novo Atalho: Alterar Quantidade Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda. Futura Server 1 Novas colunas em Cadastro de ICMS Foram criadas

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário Procedimentos para Inventário Inicial Versão 1.0.3.97

Leia mais

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3

1. Requisitos de Instalação Procedimentos Iniciais Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 Sumário Apresentação... 1 1. Requisitos de Instalação... 2 2. Procedimentos Iniciais... 2 3. Instalação do WinThor Anywhere (Padrão)... 3 4. Instalação do WinThor Anywhere (Avançada)... 7 5. Execução da

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

Módulo Cronotacógrafo

Módulo Cronotacógrafo Módulo Cronotacógrafo Introdução O módulo Cronotacógrafo tem como objetivo efetuar o controle dos selos, marcas e modelos, equipamentos de aferição e dos serviços de realização de revisão, manutenção,

Leia mais

Manual. - Sic Control -

Manual. - Sic Control - Manual Instruções básicas de uso - Sic Control - - 2016 - Introdução O Manual a seguir visa orientar o usuário do Sistema de Gestão Empresarial Sic Control, de forma detalhada; no que se refere a operação

Leia mais

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados...

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... 1. CLIENTE 2 1.1. Cadastrar Cliente. 2 2. ESTOQUE 4 2.1. Cadastrar Produto / Serviço. 4 3. FORNECEDOR 6 3.1. Cadastrar

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

Objetivo. O objetivo deste documento é demonstrar o funcionamento da automação de bombas de combustível no sistema integrado Moura.

Objetivo. O objetivo deste documento é demonstrar o funcionamento da automação de bombas de combustível no sistema integrado Moura. Posto Automação Objetivo O objetivo deste documento é demonstrar o funcionamento da automação de bombas de combustível no sistema integrado Moura. O que é automação de bombas? É automatizar o abastecimento

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft NFe SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 LSoft Sistemas Ltda www.lsoft.com.br Versão 1.1-2017. Todos

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário ENTRADA DE NOTA FISCAL 1 - LANÇAMENTO MANUAL 2 - IMPORTAÇÃO

Leia mais

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Características do produto Pináculo SMS: Sem limite de quantidade de envios de SMS; Limite de 140 caracteres por mensagem; Histórico de mensagens enviadas

Leia mais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais

Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Estoque Como cadastrar um produto, e o que é necessário para um cadastro correto. Cadastro de Produto Controle de estoque > Tabelas gerais > produtos > acesso a dados gerais Os campos destacados acima

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço.

Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço. Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço. 1- FUNCIONALIDADE E HABILITAÇÃO DO SERVIÇO BOX-e: 1.1- O Box-e é um serviço de armazenamento de notas fiscais eletrônicas para os clientes do escritório

Leia mais

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016 COBRANÇA ESCRITURAL O processo de Cobrança Escritural é usado pelas empresas que optam pela utilização da cobrança escritural magnética, na qual é o banco quem faz as cobranças do contas a receber. O sistema

Leia mais

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório?

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório? Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório? Esta configuração deve ser realizada no ambiente do Escritório de Contabilidade, utilizando o Certificado Digital do Cliente do Escritório.

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NÃO AUTOMATIZADOS

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NÃO AUTOMATIZADOS MANUAL DE CONFIGURAÇÃO PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NÃO AUTOMATIZADOS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49)

Leia mais

Financeiro Controle de Cheque

Financeiro Controle de Cheque Financeiro Controle de Cheque 1 Objetivo O controle de cheques é importante para o controle financeiro da empresa. É possível também visualizar todas as situações que envolvem os cheques (depositado, devolvido,

Leia mais

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema

1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema Futura Server 1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema Nesta versão foi incluída uma nova opção no menu Meu Sistema, que consiste em informar alterações de Alíquota de ICMS ST de determinado

Leia mais

Como Efetuar Configurações do Terminal? - FPV04

Como Efetuar Configurações do Terminal? - FPV04 Como Efetuar Configurações do Terminal? - FPV04 Sistema: PDV Referencia: FPV04 Versão: 2017.07.31 Como funciona: Através do atalho Alt+G é possível efetuar algumas configurações para se trabalhar junto

Leia mais

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador... FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Atualizar o Servidor de Faturamento... 2

Apresentação Procedimentos iniciais Atualizar o Servidor de Faturamento... 2 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Atualizar o Servidor de Faturamento... 2 3. Realizar o Download do Pacote DLL da Rotina 2075... 8 4. Atualizar a Rotina 2075... 9 Apresentação

Leia mais

Guia de Usuário Linx Devolução de Venda. Documentação - Joinville

Guia de Usuário Linx Devolução de Venda. Documentação - Joinville Guia de Usuário Linx Devolução de Venda Documentação - Joinville Apresentação Após a emissão de uma nota de saída, caso haja necessidade, é possível realizar a devolução da venda. Portanto, com intuito

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Primeiros Passos Instalação no Servidor... 2 Instalação nos Terminais... 3 Primeiro acesso... 5 Botões... 8 Suporte... 10 Instalação no Servidor 1 - Defina se o sistema será

Leia mais

Instalação e Configuração Troll PDV

Instalação e Configuração Troll PDV Instalação e Configuração Troll PDV Para realizar a instalação do módulo Troll-PDV, fazer o download do site www.omegadata.net.br e depois executar o aplicativo setup_trollpdv_1.04_918.exe e clicar no

Leia mais

Guia de instalação, atualização e configuração do Software HXGER

Guia de instalação, atualização e configuração do Software HXGER Guia de instalação, atualização e configuração do Software HXGER Convenções Utilizadas Títulos de capítulos estão destacados no índice e aparecem no cabeçalho das páginas; Palavras em outras línguas são

Leia mais

Plataforma Sage Resumo da Escrituração

Plataforma Sage Resumo da Escrituração Plataforma Sage Resumo da Escrituração Objetivo Disponibilizado na Plataforma Sage um painel de controle e acompanhamento sobre o status das importações das notas fiscais de saída e entrada, de forma a

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS

MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS MANUAL DO SISTEMA GERENCIAL GERAÇÃO 4 PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49)

Leia mais

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda Documentação - Joinville Apresentação A rotina de Emissão de Nota Fiscal tem por objetivo realizar duas grandes atividades: a Emissão de Nota Fiscal

Leia mais

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas

Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Importador de Notas Fiscais Eletrônicas Introdução O Processo ele funciona de acordo com uma nota técnica da SEFAZ (Nota Técnica 2014/002) que tem por finalidade importar no sistema automaticamente todas

Leia mais

Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e

Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Control Informática. Índice 1 1... 4 Geração e Parâmetros do MDF-e 6 Configurando... o Cadastro...

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Novidades da Versão 17.02a

Novidades da Versão 17.02a Novidades da Versão 17.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria e Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Março de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Documento CISSPoder Versão 8.05 Movimentação Avulsa de Estoque Off-Line

Documento CISSPoder Versão 8.05 Movimentação Avulsa de Estoque Off-Line Documento Poder Versão 8.05 Movimentação Avulsa de Estoque Off-Line Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da. Todos os direitos

Leia mais

CONTROLE DE ORÇAMENTOS

CONTROLE DE ORÇAMENTOS CONTROLE DE ORÇAMENTOS MÓDULO DE AQUISIÇÕES 1 1. ORÇAMENTO Para iniciar o processo de orçamento, clique em orçamento.. Serão apresentadas as funcionalidades do 1.1 Novo orçamento Para incluir um novo orçamento,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e Aqui se dá o começo do processo de criação da nota fiscal de serviço eletrônica. Como a Prefeitura é que gera a NFS-e, o que será feito é um RPS, com todas as informações da nota, que serão enviadas à

Leia mais

Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS

Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Índice Tela principal 2 Configuração do software 3 Cadastro e alteração de clientes 4 Importação de testes 7 Busca de relatórios 12 Tabela

Leia mais

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014

MTA Monitor. Manual de Usuário. Transferência de Arquivos. Versão: Última modificação: 11/11/2014 7/4/2010 MTA 3.0.3 Monitor Transferência de Arquivos Manual de Usuário Versão: 3.0.3 Última modificação: 11/11/2014 Contato Área responsável pelo fornecimento do material: Suporte à Pós-Negociação Telefone:

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

Folhamatic Folha de Pagamento

Folhamatic Folha de Pagamento 1 Caro Cliente, Nesta versão foram disponibilizadas as seguintes alterações e implementações: 1. E-Social 1.1. Cadastro de Empresas Usuárias No Menu Arquivos, item Empresas Usuárias, aba Folha de Pagto.,

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1

GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1 GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1 Módulo Caixa Iniciando um novo turno no sistema Para abrir o caixa: Abra o módulo caixa; Informe o usuário e senha; Informe o troco inicial; Clique no botão Abrir novo caixa;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

Manual SPED FCONT 1. VISÃO GERAL 2. ATUALIZAÇÕES

Manual SPED FCONT 1. VISÃO GERAL 2. ATUALIZAÇÕES 1. VISÃO GERAL 1.1 OBJETIVOS: O FCONT é uma escrituração, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis vigentes em 31.12.2007. A empresa

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Introdução A emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) abrange, exclusivamente, operações comerciais de venda de mercadoria ao consumidor

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIDOR DE MICROTERMINAIS SISTEMA GERENCIAL G4

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIDOR DE MICROTERMINAIS SISTEMA GERENCIAL G4 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIDOR DE MICROTERMINAIS SISTEMA GERENCIAL G4 Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax:

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Manifestação do Destinatário Sumário 1 CONCEITO... 3 1.1 Determinação Legal... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 5 3.3 Processador

Leia mais

Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Manual do Usuário Módulo Controle de Qualidade Analítico

Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Manual do Usuário Módulo Controle de Qualidade Analítico Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS DATASUS Gerenciador de Ambiente Laboratorial GAL Manual do Usuário Módulo Laboratório Manual de Operação_Módulo Laboratório_Controle

Leia mais

Trocas e Devoluções - PDV

Trocas e Devoluções - PDV Trocas e Devoluções - PDV F u t u r a S i s t e m a s Trocas e Devoluções Neste Manual Acessando o 3 Funcionalidades do 5 Efetuando uma Venda 6 Inserindo um Cliente na Venda 10 Menu Fiscal 11 Localizar

Leia mais

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada.

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada. BUSCA XML - CLIENTE Busca XML - Cliente Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais