Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)"

Transcrição

1 Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Introdução A emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) abrange, exclusivamente, operações comerciais de venda de mercadoria ao consumidor final, ocorridas no âmbito do Estado (operações internas), sem possibilidade de geração de crédito de ICMS ao adquirente, de forma presencial ou com entrega a domicílio. Nas telas onde o processo é possível será apresentada a opção ao usuário para que escolha se a emissão será de NF-e ou de NFC-e. Funcionamento As parametrizações para NFC-e são efetuadas por filial através da tela PG116 Controle de Parâmetros, acessada por Parâmetros PG > Parâmetros > Parâmetros do Sistema. Internamente encontra-se em PG > NFC-e. Figura 1: Parâmetros de Configuração para emissão e impressão de NFC-e ATENÇÃO! A parametrização é efetuada pela Tecinco, na implantação para emissão de NFC-e. O parâmetro de numeração para NFC-e encontra-se na aba EP > Página 1. O modelo de NFC-e que deve ser utilizado é o 65.

2 Figura 2: Numeração, série e Modelo para NFC-e A emissão de notas fiscais de consumidor pode ser efetuada por dois processos, na finalização de pré-nota e no fechamento de OS com utilização de nota conjugada de produtos e serviços. São dois novos campos obrigatórios para a emissão de NFC-e que diferem da emissão de notas fiscais normais. Indicativo de Presença do Cliente Para emissão de NFC-e é obrigatório indicar a referência de presença do comprador no estabelecimento comercial no momento da operação. Essa configuração pode ser realizada por centro de consumo ou então informada diretamente nas telas que possuem o campo. Dentre as opções de seleção existem: 0=Não se aplica (por exemplo, para a Nota Fiscal complementar ou de ajuste); 1=Operação presencial; 2=Operação não presencial, pela Internet; 3=Operação não presencial, tele atendimento; 4=NFC-e em operação com entrega em domicílio; 9=Operação não presencial, outros. Na tela PG155 Cadastro de Centros de Consumo (PG - Parâmetros > Dados Fiscais > Centros de Consumo) está a configuração principal do indicativo de presença.

3 Figura 3: Indicativo de Presença no Cadastro de Centros de Consumo ATENÇÃO! Apesar de essa opção fazer parte da emissão de notas fiscais, tem-se a particularidade que para emissão de NFC-e só é possível lançar as opções: 1=Operação presencial; 4=NFC-e em operação com entrega em domicílio; Forma de Pagamento Utilizada Para indicação de pagamento da nota fiscal eletrônica do consumidor foi adicionado campo Forma de Pagamento. Este campo está relacionado com a condição de pagamento escolhida. No Cadastro de Condições de Pagamento (Parâmetros PG > Financeiro > Condições de Pagamento) tem-se o campo e seus possíveis valores.

4 Figura 4: Campo de Forma de Pagamento no Cadastro de Condições de Pagamento As opções existentes são: 01=Dinheiro 02=Cheque 03=Cartão de Crédito 04=Cartão de Débito 05=Crédito Loja 10=Vale Alimentação 11=Vale Refeição 12=Vale Presente 13=Vale Combustível 99=Outros No processo de emissão de notas fiscais eletrônicas de consumidor, o campo será apresentado na aba Vencimentos, quando a condição de pagamento possuir uma informação de forma de pagamento cadastrada ela será apresentada; se o cadastro estiver sem o dado de forma de pagamento, o sistema sugere a opção 99 Outros.

5 Figura 5: Indicação do campo na aba "Vencimentos" Somente operações configuradas para emissão de NFC-e que poderão ser utilizadas na emissão da mesma. O parâmetro está no cadastro de operações PG150 Cadastro de Tipos de Operação, acessado por Parâmetros PG > Dados Fiscais > Tipos de Operação. Apenas tipos de operação que estão marcados para emitir NFC-e, vão apresentar o botão para escolha da emissão de NFC-e.

6 Figura 6: Parâmetro que indica a Emissão de NFC-e As telas onde é possível efetuar a emissão de notas fiscais para consumidor são: EP090 Controle de Pré-Notas (Controle de Peças EP > Notas Fiscais > Controle de Pré-Notas > Cadastro de Pré-Notas). Para emissão de Notas de Peças. EP089 Pré-Nota Simplificada Venda Fácil (Controle de Peças EP > Notas Fiscais > Controle de Pré-Notas > Pré-Nota Simplificada Venda Fácil). Para emissão de Notas de Peças. AT047 Fechamento de Ordem de Serviço (Atendimento AT > Ordem de serviço > Controle de ordens de serviço > Fechamento de ordens de serviço). Quando emissão de Notas Conjugadas. Das particularidades e validações exclusivas para NFC-e. 1. A autorização de uso da nota só acontecerá se o cliente estiver indicado como ramo CONSUMIDOR e NÃO for contribuinte de ICMS. 2. O cliente DEVE pertencer ao estado do emitente. Ou seja, a operação deve ser ESTADUAL. 3. O INDICATIVO DE PRESENÇA deve informar que a operação é PRESENCIAL (1) ou ENTREGA A DOMICILIO (4). a. Operação Presencial: Deve estar sem indicação de frete, opção 9 SEM FRETE. 4. Informar a FORMA DE PAGAMENTO referente aos vencimentos, ainda que a operação seja à vista. 5. A transmissão da NFC-e deve acontecer com uma tolerância de apenas 5 (cinco) minutos em relação ao servidor à SEFAZ. 6. NÃO deve ser utilizada em operações de ENTRADA.

7 7. NFC-e deve ser utilizada somente em emissões com finalidade NORMAL. 8. Os CST s de ICMS devem ser DIFERENTES de 50 Suspensão e 51 Diferimento. 9. NFC-e não deve ser tributada de IPI. O processo de emissão de NFC-e só é indicado ao finalizar determinada operação, onde ocorre a seleção da opção desejada na mensagem: Figura 7: Mensagem de Confirmação para Seleção da Emissão de NFC-e O acompanhamento de autorização é efetuado pela tela de Consulta NF-e, observando que a numeração, série e modelo serão os diferenciadores. Para exibir a opção de informar apenas o CPF/CNPJ do cliente na nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e) deverá ser configurado o parâmetro Código do Cliente Consumidor para NFC-e e habilitado o parâmetro "Informar dados do cliente CF ao emitir NFC-e". Este parâmetro será localizado no módulo PG Menu Parâmetros Parâmetros Sistema Aba PG aba NFC-e. Figura 8: Parâmetros para informação dos dados do cliente na NFC-e Código do Cliente Consumidor para NFC-e: Indica o código de cadastro do cliente padrão. ATENÇÃO! Somente será apresentada tela para indicar os dados do cliente, quando a pré-nota ou ordem de serviço for emitida para o cliente parametrizado.

8 Informar dados do cliente CF ao emitir NFC-e: Marcar a opção para que seja apresentada a tela para indicação dos dados do cliente. Quando a empresa está configurada para emissão de NFC-e ao indicar a emissão de nota em pré-notas ou ordens de serviço, será apresentada uma mensagem para seleção de qual documento será emitido: Figura 9: Escolha para emissão de NFC-e Ao selecionar a opção NFC-e existem duas opções de processo: 1. O cliente indicado na pré-nota ou ordem de serviço é DIFERENTE do cliente parametrizado, a NFC-e será emitida com Nome e CPF indicados no cadastro do cliente. 2. O cliente é o mesmo cliente INFORMADO no parâmetro Código do Cliente Consumidor para NFC-e, será apresentada a seguinte tela de questionamento: Figura 10: Questionamento da indicação dos dados do cliente na NFC-e Indicando Não a NFC-e será emitida com o Nome e CPF indicados no cadastro do cliente padrão informado no parâmetro. Ao clicar em Sim será apresentada a seguinte tela: Figura 11: Tela para indicação dos dados do cliente Após informar o Nome e CPF do cliente, basta clicar em Confirmar e a NFC-e será emitida com os dados indicados nesta tela.

9 OBSERVAÇÃO! Caso seja clicado em Confirmar com as informações em branco será apresentada a seguinte mensagem: Figura 8: Tela de questionamento para CPF não indicado nos dados do cliente Clicando em Sim será emitida a NFC-e com os dados do cliente padrão indicado. Clicando em Não o processo é cancelado. Em caso de dúvidas na utilização do processo contate o Suporte Tecinco.

Curva ABC de Clientes

Curva ABC de Clientes Curva ABC de Clientes Introdução Para analisar as movimentações dos clientes efetuadas no sistema é possível configurar e utilizar o processo de Curva ABC de Clientes, criando análises e classificando

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Rateio por Despesas por Contas Contábeis

Rateio por Despesas por Contas Contábeis Rateio por Despesas por Contas Contábeis Introdução É possível efetuar configuração no sistema para que a contabilização das despesas seja rateada entre departamentos/centros de custo, de acordo com percentuais

Leia mais

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo.

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Método: Pesquisa do arquivo xml. Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Obs.: Este processo é para ser feito de CFOP para CFOP e não de

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

Nota de Devolução Eletrônica

Nota de Devolução Eletrônica Nota de Devolução Eletrônica A Nota de Devolução Eletrônica é utilizada para efetuar devoluções ou trocas de mercadorias, quando passado o prazo de estorno de uma nota fiscal eletrônica ou simplesmente

Leia mais

Clicando em NOVO irá abrir uma nova tela para o cadastro da numeração. Informando a Empresa conforme a necessidade.

Clicando em NOVO irá abrir uma nova tela para o cadastro da numeração. Informando a Empresa conforme a necessidade. Emissão Nota Fiscal Cadastro Numerações Primeiramente, para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica é necessário fazer o cadastro da série, do modelo e numeração. Para cadastrar uma numeração o usuário deverá

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema Administrativo Fazendário Superintendência Adjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação Manual do Usuário Sistema de Notas

Leia mais

Emissão de Carta de Correção Eletrônica

Emissão de Carta de Correção Eletrônica Emissão de Carta de Correção Eletrônica Introdução A Carta de Correção Eletrônica (CC-e) tem como objetivo corrigir as informações indicadas erroneamente, ou necessárias de alteração, no conhecimento eletrônico.

Leia mais

Plataforma Sage Resumo da Escrituração

Plataforma Sage Resumo da Escrituração Plataforma Sage Resumo da Escrituração Objetivo Disponibilizado na Plataforma Sage um painel de controle e acompanhamento sobre o status das importações das notas fiscais de saída e entrada, de forma a

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

NOVA CONFIGURAÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DO IPI

NOVA CONFIGURAÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DO IPI NOVA CONFIGURAÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DO IPI Com o crescimento do uso do Siagri Agribusiness em empresas contribuintes do IPI e também devido aos tratamentos exigidos pelo EFD Fiscal (SPED Fiscal), tornou-se

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Como lançar / transmitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e) Cadastros obrigatórios... 2 Cadastro da Empresa (menu Cadastros > Empresas)... 2 Naturezas de Operação (menu Cadastros

Leia mais

Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante

Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante Introdução O sistema possibilita diversas opções de recálculo de preços de venda, o Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante utiliza o preço

Leia mais

Documentação do processo de Balanço de Estoque

Documentação do processo de Balanço de Estoque Documentação do processo de Balanço de Estoque Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Pré-requisitos para o balanço de estoque... 3 Diminuir ao

Leia mais

Contribuinte emitente de CT e no transporte interestadual de carga fracionada

Contribuinte emitente de CT e no transporte interestadual de carga fracionada MDF e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais 1 Objetivo 2 Visão Geral 3 Cadastro da Série do MDF e (Pfat005) 4 Cadastro do Veículo (Pcfr001) 5 Emissão do MDF e (Pfat085) 6 Transmissão, Encerramento

Leia mais

Nota Fiscal Consumidor

Nota Fiscal Consumidor Nota Fiscal Consumidor Com o VHSYS a emissão de NFC-e ficou muito mais simples, rápida e integrada. Você pode enviar as NFC-e diretamente para o e-mail de seus clientes, imprimir o documento e acessar

Leia mais

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Emitir Nota Fiscal Simples Remessa com Baixa no Estoque:... 2 2.1 Gerando Contas a Receber... 2 2.3 Sem Gerar Contas a Receber... 5 Apresentação

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Simplificada

Emissão de Nota Fiscal Simplificada Emissão de Nota Fiscal Simplificada Apresentação: Esta nova rotina foi desenvolvida para facilitar a emissão de notas fiscais simples e que se tornam uma tarefa repetitiva. Objetivo: Facilitar e agilizar

Leia mais

Por Percentual Fixo = preço de venda X (percentual de comissão para empresa)

Por Percentual Fixo = preço de venda X (percentual de comissão para empresa) 1 VENDAS DIRETAS É comum varejistas no seguimento de materiais de construção realizarem vendas com participação do fornecedor. Essas vendas são realizadas pela loja, no entanto a responsabilidade de entrega

Leia mais

Gerar a NF-e. Opções disponíveis para gerar NF-e

Gerar a NF-e. Opções disponíveis para gerar NF-e Gerar a NF-e Conforme descrito no início deste manual, essa é a tela do sistema de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Após a utilização ou não do filtro para listar as NF s, o cliente terá 3 (três) opções:

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Cordilheira Escrita Fiscal 2.174A Liberação de Atualização Criadas rotinas para possibilitar a parametrização da apuração automática do diferencial de alíquota, antecipação parcial do ICMS, e antecipação

Leia mais

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Índice ERP Faturamento... 2 Cadastro de Filiais... 2 Cadastro de Produtos... 4 Digitação e Emissão de NF-e... 5 Validação do Cst Ipi X Cód. Enquadramento Ipi...

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Realizar Devolução de Cliente... 3 2.1 Geração Nota Fiscal Própria.... 3 2.2 Utilizando uma Nota de Devolução Enviada pelo Cliente.... 4 2.3

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais Fiscal Configurar Impostos Fiscais Objetivo Configurar todos os impostos que refletirão na Nota Fiscal de Saída. Pré- Requisitos As Taxas Tributárias dos Produtos devem ser devidamente cadastradas ( Fiscal

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Configurar Servidor NF-e Gerar manifesto eletrônico Editar MFD-e...

Apresentação Procedimentos iniciais Configurar Servidor NF-e Gerar manifesto eletrônico Editar MFD-e... Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar Servidor NF-e 3.1... 2 3. Gerar manifesto eletrônico... 3 4. Editar MFD-e... 5 5. Acompanhar envio de MFD-e... 5 6. Encerrar Manifesto

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Documentação do processo de emissão de notas fiscais descritivas e imobilizado

Documentação do processo de emissão de notas fiscais descritivas e imobilizado Documentação do processo de emissão de notas fiscais descritivas e imobilizado Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR Sumário Emissão de notas fiscais com itens descritivos

Leia mais

Minuta de Despacho? FS153

Minuta de Despacho? FS153 Como Imprimir Layout de Minuta de Despacho? FS153 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Minuta de Despacho Referência: FS153 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer a impressão

Leia mais

MANUAL DE NF-e. Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP (21) CEP (61)

MANUAL DE NF-e. Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP  (21) CEP (61) 1 MANUAL DE NF-e 2 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE CLIENTES... 3 3. CADASTRO DE PRODUTOS... 5 IMPOSTOS... 11 4. EMISSAO DA NF-e... 14 5. EXPORTANDO ARQUIVO XML... 19 6. CARTA DE CORREÇÃO DA NF-e...

Leia mais

Manual Importação de XML

Manual Importação de XML Manual Importação de XML DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

SSPlus (9.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 9.0 1

SSPlus (9.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 9.0 1 REA SSPlus 9.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (9.0) Autor: Controle de Qualidade Criado em 24/01/2017 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 9.0.40a REA SSPlus

Leia mais

Manual do Usuário (Módulo Público) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Manual do Usuário (Módulo Público) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço Manual do Usuário (Módulo Público) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço P á g i n a 2 Sumário 1. CADASTROS... 3 1.1 CADASTRO PESSOA JURÍDICA... 3 1.2 CADASTRO PESSOA FÍSICA... 6 2. ACESSO AO SISTEMA... 7

Leia mais

Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04

Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04 Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04 Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FCSH04 Versão: 2015.5.4 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Sistema JBI Loja Treinamento 2

Sistema JBI Loja Treinamento 2 Sistema JBI Loja Treinamento 2 O sistema JBI Loja possibilita controle completo da sua empresa. Abaixo temos a segunda fase do treinamento do sistema JBI Loja. VENDAS Para iniciar uma venda, clique no

Leia mais

Rede Credenciada VIP

Rede Credenciada VIP MANUAL DE INTERFACE Rede Credenciada VIP Versão 5.42 - SETEMBRO / 2005 PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO DO SISTEMA MICRONET Condições para o Atendimento: Para que o usuário possa adquirir medicamentos industrializados,

Leia mais

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR NOVOS RECURSOS CONTROLE DE VENDAS POR LUCRATIVIDADE MÍNIMA Foram adicionados ao sistema os parâmetros Lucratividade Mínima (PG -> Parâmetros

Leia mais

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário.

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário. Relatório Diário Produto : TOTVS Gestão Contábil 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Diário Data publicação da : 05/02/2014 Migração do relatório Diário para.net com base no relatório já existente

Leia mais

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8 atualização 23.03.11 O Manual sobre Operações Fiscais contém instruções sobre como consultar operações fiscais no Gestor. Operações Fiscais é uma opção

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Manifestação do Destinatário Sumário 1 CONCEITO... 3 1.1 Determinação Legal... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 5 3.3 Processador

Leia mais

Manual do sistema PDV 9

Manual do sistema PDV 9 Manual do sistema PDV 9 Sumário 1. Cadastro... 4 Produtos... 4 Clientes... 5 Vendedores... 6 Tipos de pagamento... 6 Naturezas de operações... 7 Transportadoras... 8 2. Movimentos - Nota Fiscal Consumidor

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL VITÓRIA 2016 SUMÁRIO CADASTROS GERAIS... 3 Cadastro de Empresas... 3 Cadastro de Autônomos e Sócios... 6 Cadastro de Participantes... 7 Cadastro de Itens (Produtos)...

Leia mais

CADASTRO DE CLIENTES

CADASTRO DE CLIENTES CADASTRO DE CLIENTES 1. INTRODUÇÃO No Softpharma há o Cadastro de Convênio, nele estão vinculados os clientes que fazem parte do convênio e podem usufruir dos descontos e demais benefícios negociados entre

Leia mais

TROCA DE PRODUTOS. Trocas apenas podem ser feitas quando o cliente efetuou a compra na própria loja ou em sua matriz ou filial.

TROCA DE PRODUTOS. Trocas apenas podem ser feitas quando o cliente efetuou a compra na própria loja ou em sua matriz ou filial. TROCA DE PRODUTOS Trocas apenas podem ser feitas quando o cliente efetuou a compra na própria loja ou em sua matriz ou filial. Para a troca o cliente tem que ter em mãos o Cupom Fiscal ou o cupom NFC-e

Leia mais

SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS MPME MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL

SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS MPME MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL MANUAL DE USUÁRIO BANCO DO BRASIL 1. ACESSO AO SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS (SGP/MPME) O acesso ao Sistema de Garantias Públicas SGP/MPME é feito através do site da ABGF (www.abgf.gov.br), opção MPME

Leia mais

Projeto de Pesquisa SIGAA

Projeto de Pesquisa SIGAA Projeto de Pesquisa SIGAA Submeter Proposta de Projeto de Pesquisa Essa funcionalidade permite que os docentes cadastrem um projeto de pesquisa interno e insiram um cronograma definido pelo seu autor no

Leia mais

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão "Excluir".

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão Excluir. Declarações O que é isto? O que isto faz? Esta página tem por objetivo auxiliá-lo na localização de declarações já cadastradas, bem como na criação de novas declarações. Saiba que, uma vez localizada,

Leia mais

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Configurações Gerais...2 Configurações para Serviços...2 Configurações para Peças...5 Configurando o Módulo...7 Perfil de Comissões...7 Perfil de Comissão de Veículos...7

Leia mais

DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL ASSOCIADO

DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL ASSOCIADO DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, praticidade e segurança. TUTORIAL DO ASSOCIADO Agora, o Desconto de Recebíveis também está disponível para contratação pelo Sicredi Internet. É o Desconto Eletrônico que

Leia mais

MANUAL SISTEMA NFS-e. Prefeitura

MANUAL SISTEMA NFS-e. Prefeitura MANUAL SISTEMA NFS-e Prefeitura SUMARIO Tela Inicial NFe 03 Efetuar Login 1º Acesso Caso não possua Usuário e/ou Senha 03 Efetuar Login 1º Acesso Possuindo o Usuário e Senha 04 Primeira Tela Ilustração

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 CONFIGURAÇÕES... 3 2.1 Natureza de Operação... 3 2.2 Cadastrar Produtos Compostos... 4 3 FUNCIONALIDADES...

Leia mais

MANUAL DO ISS ONLINE

MANUAL DO ISS ONLINE MANUAL DO ISS ONLINE Contadores Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Carteiras de Clientes...... 10 5 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 11 5 - Emissão

Leia mais

Fiscal Emitir Nota Fiscal

Fiscal Emitir Nota Fiscal Fiscal Emitir Nota Fiscal Eletrônica Objetivo 1. Registrar uma nota fiscal de venda; 2. Emitir, transmitir, imprimir o DANFE e enviar o arquivo XML da nota fiscal eletrônica por e-mail; Pré -requisitos

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Os dados da empresa são obrigatórios para a emissão da nota fiscal. Esse é o primeiro passo a ser cadastrado. (1) Clique na engrenagem

Leia mais

MANUAL AQUISIÇÃO CERTIFICAÇÃO DIGITAL

MANUAL AQUISIÇÃO CERTIFICAÇÃO DIGITAL CAA/MG REVISÃO 4 Data: 19/08/2016 Página 1 de 11 AQUISIÇÃO CERTIFICAÇÃO DIGITAL CAA/MG REVISÃO 4 Data: 19/08/2016 Página 2 de 11 ACESSE O SITE MINASDIGITAL.CAAMG.COM.BR 1. Navegue pela barra de rolagem

Leia mais

Parâmetros por Empresa FS312

Parâmetros por Empresa FS312 Parâmetros por Empresa FS312 Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2016.7.04 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir

Leia mais

Manual Fechamento de Caixa. Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Fechamento de Caixa. Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Fechamento de Caixa Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 07.10.11 O fechamento de caixa é uma opção em que você encerrará os lançamentos financeiros feitos durante o dia e fará a conferência do

Leia mais

Manual Portal do Contribuinte (NFS-e) 2016 Versão

Manual Portal do Contribuinte (NFS-e) 2016 Versão Este documento apresenta os procedimentos para emissão da NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) visando maiores benefícios ao contribuinte, padronizando e melhorando a qualidade das informações, minimizando

Leia mais

Guia do Usuário Linx Microvix. ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016

Guia do Usuário Linx Microvix. ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016 Guia do Usuário Linx Microvix ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016 Sumário Apresentação Informações Configurações Básicas Finalização da Nota Fiscal

Leia mais

TUTORIAL ASSOCIADO. DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio.

TUTORIAL ASSOCIADO. DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio. TUTORIAL DO ASSOCIADO DESCONTO ELETRÔNICO Agilidade, comodidade e segurança para o seu negócio. Agora, o Desconto de Recebíveis também está disponível para contratação pelo Sicredi Internet Empresa. É

Leia mais

TUTORIAL ADIANTAMENTOS AO FORNECEDOR

TUTORIAL ADIANTAMENTOS AO FORNECEDOR Apresentação Este tutorial contém informações que orientam como proceder nos processos de: inclusão de adiantamentos que foram feitos para o fornecedor, baixa de adiantamento ao fornecedor com vários títulos,

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA Sumario 1- O que é NfCe? 2- Acesso ao sistema 3- Configurações de Padronização. 4- Cadastros Série/Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente

Leia mais

Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo?

Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo? Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo? 1- PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 - Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 - Na guia GERAL, clique em DEFINIÇÕES; 1.2.1 - No quadro GERAL, selecione

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI MANUAL Pedido Eletrônico de Restituição MEI Versão junho/2017 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 2 ACESSO AO APLICATIVO PEDIDO ELETRÔNICO DE

Leia mais

Processo Emissão de Notas Fiscais de Devolução (Agregação do valor de IPI/ICMS ST em despesas/valor do item)

Processo Emissão de Notas Fiscais de Devolução (Agregação do valor de IPI/ICMS ST em despesas/valor do item) Processo Emissão de Notas Fiscais de Devolução (Agregação do valor de IPI/ICMS ST em despesas/valor do item) Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR 1 Introdução Visando

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

Na tela de recebimento do caixa, no lado esquerdo tem a opção Venda impulso", como ilustrado baixo:

Na tela de recebimento do caixa, no lado esquerdo tem a opção Venda impulso, como ilustrado baixo: 1 VENDAS POR IMPULSO As Vendas por Impulso são vendas de produto que não há intenção inicial de compra pelos clientes e que através de estímulos, exposição de oferta ou outros, o cliente decide a compra

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.020 NOVID AD ES E MELHORIAS E120A9 Jéssica Pinheiro 20/12/2016 2/39 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.020 1. Informação da política de prazo e número de parcelas no Frente de Caixa....

Leia mais

Manual do Usuário. Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e. Versão: Data: 01/02/2015 Responsável: Armando Wodson

Manual do Usuário. Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e. Versão: Data: 01/02/2015 Responsável: Armando Wodson Manual do Usuário Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS-e Versão: 01.00 Data: 01/02/2015 Responsável: Armando Wodson Histórico de Alterações Data Versão Responsável Descrição da Alteração Último TE 01/02/2015

Leia mais

O usuário poderá acessar o CND express pelo ícone:

O usuário poderá acessar o CND express pelo ícone: Definição do Módulo: As Certidões Negativas de Débitos são documentos emitidos pelos órgãos públicos cujo objetivo é mostrar que uma Pessoa Jurídica, não possui débitos ou pendências com determinados órgãos

Leia mais

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339 CONTAS A PAGAR Conforme a Regras de Negócio da Empresa o Contas a Pagar pode ter os títulos gerados a partir da entrada de Notas Fiscais de entrada nos seus programas específicos ou então pelo cadastramento

Leia mais

Hospedagem Atualizado em:

Hospedagem Atualizado em: Hospedagem Atualizado em: 10-02-2017 Sumário Introdução...3 1.Solicitação de Hospedagem online... 3 1.1 Cancelamento...9 2.Solicitação de Hospedagem Off-line... 10 3.Cadastro de Hoteis...14 4. Carga de

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Centro de Custos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões de Usuário... 3 3.2... 4 3.3 Empresas... 5 3.4 Motivos de Movimentação... 6

Leia mais

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão.

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Centro de ajuda ao cliente VHSYS Vendas Balcão - PDV Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Índice 1. Lançar venda 2. Gerenciando suas Vendas Balcão 2.1 Busca Avançada

Leia mais

Índice CENTRAL DE CLIENTE... 3 Inicial... 4 Cadatro NOVO... 5 Ferramentas da Central de Clientes... 6 Parceiro GAZIN... 7 Consulta a Notas Fiscais...

Índice CENTRAL DE CLIENTE... 3 Inicial... 4 Cadatro NOVO... 5 Ferramentas da Central de Clientes... 6 Parceiro GAZIN... 7 Consulta a Notas Fiscais... Índice CENTRAL DE CLIENTE... 3 Inicial... 4 Cadatro NOVO... 5 Ferramentas da Central de Clientes... 6 Parceiro GAZIN... 7 Consulta a Notas Fiscais... 9 Relação de Notas Fiscais do Período... 10 Consulta

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Portal de Emissão de Nota Fiscal de Serviço 1º Modulo: Cadastro no Sistema SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO... 3 1. REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA... 4 1.1 Pessoa Física... 5

Leia mais

NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos, dentro do mesmo banco de

Leia mais

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Pedido de Vendas ML-01 Versão 4_7_3 Departamento: Módulo: Coordenador de Projetos: Data: Número de Controle: Desenvolvido por: ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Carta Frete & Cheque Troco. Posto Moura. Definição do que é carta frete e cheque troco. Configurações e modo de funcionamento no sistema.

Carta Frete & Cheque Troco. Posto Moura. Definição do que é carta frete e cheque troco. Configurações e modo de funcionamento no sistema. Carta Frete & Cheque Troco Posto Moura Definição do que é carta frete e cheque troco. Configurações e modo de funcionamento no sistema. 02/08/2013 Objetivo O que é carta frete? A carta frete é um documento

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Como realizar as vendas interestaduais para consumidor final.

Como realizar as vendas interestaduais para consumidor final. Como realizar as vendas interestaduais para consumidor final. Conforme: NT_2015_003_v150. Clique para Baixar. Vamos apresentar 4 passos para realizar essa nota fiscal. 1.) Acertar o cadastro do cliente,

Leia mais

As implementações efetuadas nos módulos MOV, EST e FIS se referem as especificações da Nota Técnica

As implementações efetuadas nos módulos MOV, EST e FIS se referem as especificações da Nota Técnica Manifestação do Destinatário Eletrônica MD-e Produto : RM Totvs Gestão de Estoque, Compra e Faturamento Bibliotecas RM : 11.52.63 ou superior Processo : Manifesto do Destinatário Eletrônico MD-e Subprocesso

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço.

Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço. Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço. 1- FUNCIONALIDADE E HABILITAÇÃO DO SERVIÇO BOX-e: 1.1- O Box-e é um serviço de armazenamento de notas fiscais eletrônicas para os clientes do escritório

Leia mais

Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS. Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e

Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS. Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e Fly e-nota Importante: Antes de iniciar o manual cabe lembrar que em todos esses processos existe a

Leia mais

Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI

Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI Para indicar, cancelar, suspender ou reativar um bolsista o coordenador do programa deve: 1 Acessar a plataforma Carlos Chagas através da página inicial

Leia mais