Manual Posto de Combustível

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Posto de Combustível"

Transcrição

1 Manual Posto de Combustível DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 04 Aprovado em: outubro de 2012 Revisores: Ernani Gelinski, Osni Marin e Silmara C. Rebeca Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Apresentar um apanhado geral de configuração e utilização do sistema Teorema para estabelecimentos de abastecimentos de combustível. 1.2 ÍNDICE: 1. VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: ÍNDICE: INTRODUÇÃO: PRÉ- REQUISITO: GESTÃO ADMINISTRATIVA CADASTROS CADASTRO DE EMPRESAS CADASTRO DE TANQUES CADASTRO DE BOMBAS CADASTRO DE BICOS CADASTRO DE ITENS - COMBUSTÍVEIS MANUTENÇÃO DE SITUAÇÃO DE ABASTECIMENTO MOVIMENTO DE ESTOQUE AFERIÇÃO INTERVENÇÃO MOVIMENTO DE LMC ABASTECIMENTOS MULTIPLOS TANQUES PARA ENTRADAS RELATÓRIO PARA MOVIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL VENDAS BALCÃO / FRENTE DE CAIXA LEITURA DE ENCERRANTES RELATÓRIO ENCERRANTES COMBUSTÍVEIS CONFIGURAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

3 4.1 INSTALAÇÃO GERENCIADOR FCM - CESNA ABASTECIMENTO OFF-LINE OBSERVAÇÕES GERAIS REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS ÍNDICE REMISSIVO INTRODUÇÃO: Tratando-se do uso da ferramenta apresentada por este documento é necessário ao usuário, conhecimentos básicos de informática, algum treinamento prévio, presencial deste módulo, ou conhecimento de pelo menos algum outro módulo Teorema, bem como do segmento de posto de combustível. Videoaulas de processos para assistência de todos os agentes e usuários se encontram no curso no Ambiente de Aprendizagem da área restrita Teorema. Para o correto funcionamento do sistema certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados: Processador Pentium IV ou superior AMD 2.0 ou superior; RAM 1GB ou mais; Disco Rígido de 120GB ou mais; Sistema Operacional (Windows XP /Windows 8); Resolução de vídeo igual a 1280 x 720 ou mais alta; Energia Elétrica: Filtrada, Estabilizada e Aterrada; Sendo imprescindível o uso de antivírus e rotina de backup. Este sistema foi projetado para atender as necessidades do segmento de empresas vendedoras de combustíveis. Está em processo final de implementação emissão de LMC. Por utilizar o objeto ActiveX está automação somente tem sua funcionalidade garantida em sistema operacional Windows. Este documento foi confeccionado para atender aos usuários iniciantes do sistema e para sanar eventuais dúvidas de procedimentos não realizados cotidianamente. Os assuntos pontuais foram divididos em grandes partes, a primeira trata de forma geral das implicações do segmento de postos de abastecimento de combustível, a segunda parte descreve todos os cadastros que compõem o uso do sistema e controle por meio do módulo de. A terceira parte traz as manipulações disponibilizadas no módulo Frente de Caixa, a quarta parte apresenta as implicações de instalação e configuração do sistema, a penúltima Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

4 seção trata das referências utilizadas e por último as siglas e abreviaturas citadas no decorrer deste documento são detalhadas para melhor compreensão dos assuntos. Problemas com relação ao uso do sistema, deste documento ou sugestões de necessidades ou melhorias registrar abertura de Chamadas por meio do sistema, botão fornecendo o contato e uma descrição clara e objetiva. na barra de ferramentas, 1.4 PRÉ- REQUISITO: É imprescindível estar o Posto de Combustível na implantação dos módulos de e Frente de Caixa com a automação do concentrador totalmente realizada. O sistema provê as funções obrigatórias para estabelecimentos de abastecimentos de combustível, tais como leitura de encerrantes, informação necessária para o preenchimento do Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), obrigatório o preenchimento diário, contendo todas as informações de movimentações, entradas e saídas, de cada bico de combustível. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

5 2. GESTÃO ADMINISTRATIVA 2.1 CADASTROS Vários cadastros são necessários para a adaptação do sistema para uso em Postos de Combustível CADASTRO DE EMPRESAS Para que o sistema atenda a Postos de Combustíveis a primeira configuração a ser realizada é no cadastro da própria empresa. Portanto, cadastrar o Ramo de Atividade como Combustíveis e Tipo como Postos de Combustíveis, ênfase da Figura 1. Observação seguir a ordem de cadastramento utilizada neste documento é muito importante. Figura 1 Cadastro de Empresas. Este procedimento ativa os itens de Combustíveis das opções em Cadastros, Figura 2. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

6 Figura 2 Opções Combustíveis CADASTRO DE TANQUES O cadastro de tanques deve seguir a distribuição física do posto de combustível, acessar o cadastro de Tanques pelo menu Cadastros, em Combustíveis opção Tanques, destaque da Figura 3. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

7 Figura 3 Opção de Cadastro de Tanques. O cadastro de Tanques de Combustíveis necessita de uma descrição do tanque, a capacidade máxima do tanque descrito e a possibilidade de indicação do distribuidor do tanque, tela Figura 4. Figura 4 Cadastro de Tanques. Indicar no cadastro do tanque o tipo de Combustível armazenado, dentre as opções disponíveis, conforme a lista da Figura 5. Figura 5 Opções de tipo de combustível. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

8 Indicar se o tanque é para uso normal ou é utilizado para reservatório no campo Tipo Tanque como mostrado na Figura 6. Figura 6 Opções de tipo de tanque. Os tanques cadastrados podem ser localizados na tela de Consulta, Figura 7. Figura 7 Consulta os tanques cadastrados CADASTRO DE BOMBAS O cadastro de bombas deve ser o mais completo possível e atender algumas das informações pertinentes a automação do posto, acessar conforme indicação da Figura 8. Figura 8 Opção de Cadastro de Bombas. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

9 Incluir a descrição da Bomba juntamente com a referência para simplificar futuros acessos. Indicar se a medição da bomba é Digital ou Analógica, Figura 9. Figura 9 Cadastro de Bombas. O Número do Lacre e a data do lacre devem estar sempre atualizados. A bomba também pode ser inativada. O conjunto intitulado Configurações trata das informações relativas à placa de comunicação com a bomba. O campo Endereço identifica a placa (slave). O campo Número identifica a numeração da bomba na placa (Fcm Master USB), relativo à conexão dos cabos, que depende do número de Concentradores, número de bombas e marcas distintas. O campo Referência identifica a bomba como referência física na disposição do posto e deve ser inclusa na descrição, Figura 10. Figura 10 Configurações da bomba CADASTRO DE BICOS Cadastrar os bicos das bombas somente após serem cadastrados os Tanques e as Bombas, Figura 11. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

10 Figura 11 Opção de Cadastro de Bicos de Bomba de Combustível. Selecionar o tanque e a bomba. Indicar um número para o bico. Se existir incluir a quantidade de Encerrante Inicial e o valor do litro do combustível no campo Preço Combustível, Figura 12. Figura 12 Cadastro de Bicos de Combustíveis. O campo Bico Troca Preço indica que o preço no bico será atualizado automaticamente com os valores alterados conforme o sistema assim que o software for reiniciado, Figura 13, com a ativação desta opção é possível conferir se o Preço por Litro das Bombas e Bicos conectadas a Fcm Slave estão com os valores em R$ sincronizados, ou ainda conferir se a Bomba realmente alterou o preço após alguma alteração. Lembrar que caso os valores diferirem por algum tempo podem causar emissões de relatórios inconsistentes. Figura 13 Opção de alteração de valor. Os bicos de combustível cadastrados podem ser localizados na tela de Consulta Bicos de Bombas de Combustível com seus respectivos códigos e valores, Figura 14. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

11 Obs.: Não esquecer que o posto de combustível geralmente possui uma numeração dos bicos de acordo com o cadastrado no órgão fiscal, ou seja, sempre que possível seguir esta numeração para o sistema. Sendo estes números o endereço lógico que identifica a bomba. Figura 14 Consulta Bicos de Bombas de Combustível CADASTRO DE ITENS - COMBUSTÍVEIS Um item de combustível deve indicar que é combustível, a Figura 15 mostra um exemplo de cadastro de um tipo de combustível. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

12 Figura 15 Cadastro de item. Incluir o tanque que armazena o item na aba Relacionamentos em Tanques, Figura 16. Indicando que item está em qual tanque. Este procedimento é obrigatório para item que é combustível. Esta opção é checada juntamente com a verificação do tipo da empresa sendo de combustíveis no movimento de posto de combustível. A Figura 16 mostra a localização da inclusão do tanque no item com reduzido Figura 16 Relacionamento com tanque. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

13 item, Figura 17. Na aba Agrupamento incluir a unidade de estoque como litro (l) e o Grupo Fiscal para o respectivo Figura 17 Agrupamento do item combustível. As abas Combustíveis da aba Características da aba Classificação, possui campos utilizados para a geração do arquivo i-simp e também informação para SPED, o uso é para qualquer empresa que tenha combustíveis como postos, distribuidoras ou transportadoras, Figura 18. Figura 18 Aba Combustíveis. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

14 2.2 MANUTENÇÃO DE SITUAÇÃO DE ABASTECIMENTO Ainda no sistema de existe a possibilidade de realizar manutenção das situações dos abastecimentos, para acessar seguir as indicações da Figura 19. Figura 19 Menu Manutenção de Abastecimentos. Para realizar o(s) acerto(s) selecionar o(s) período(s) do(s) abastecimento(s) que devem ser alterados, selecionar a Bomba que realizou os abastecimentos e clique em Localizar, na sequência encontrar o abastecimento na grid e alterar a situação diretamente na coluna situação como a Figura 20 sugere. Figura 20 Manutenção de Situação de Abastecimento. 2.3 MOVIMENTO DE ESTOQUE Algumas operações realizadas em algumas situações em postos estão disponíveis em Estoque, tais como Aferição, Intervenção, Movimento de LMC e Abastecimentos. Acesso como o indicado na Figura 21. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

15 Figura 21 Menu Estoque para Combustíveis AFERIÇÃO A aferição de bombas é empregada para verificar se bomba abastece a quantidade correta de combustível. Deve ser feita regularmente de forma que o cliente efetivamente leve o que pagou. A Figura 22 mostra o cadastro de aferição do sistema. Processo para aferições de combustível é realizado da seguinte forma, colocar certa quantidade de combustível (marcados na bomba) em um recipiente previamente aferido pelo INMETRO. Este recipiente possui uma régua graduada que informa a quantidade abastecida. Em seguida, verificar o volume do recipiente abastecido, que deverá estar no zero (0). É aceita uma variação de até 100 ml (para mais ou para menos). O custo da aferição é definido em tabela apresentada na Lei /2003 e qualquer alteração no valor de verificação deve ser aprovada pelo Congresso Nacional, segundo indicações do Posto Avançado. Figura 22 Cadastro de Aferição de Combustível. Todas as aferições podem ser consultadas normalmente, permanecendo armazenadas no sistema, Figura 23. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

16 Figura 23 Consulta Aferição de Combustível. Existe a opção de relatório de aferições para impressão ou exportação (opção somente para algumas extensões), Figura 24. Figura 24 Cadastro de Aferição de Combustível INTERVENÇÃO Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

17 Registro para eventuais ocorrências tais como processo de lubrificação, revisão, limpeza, inspeção, controle e manutenção. O ideal é registrar o tempo de parada do equipamento, avarias e descrição das respectivas reparações. A Figura 25 apresenta a tela para cadastro de intervenção. Figura 25 Cadastro de Intervenção MOVIMENTO DE LMC A portaria do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC) 26/1992, institui o uso obrigatório do Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), para facilitar a fiscalização e arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e diminuir a incidência de irregularidades na compra e na venda de combustíveis, devendo constar no LMC informações diárias sobre o estoque físico, volume registrado no início e no fim do dia, somatório das vendas e valor em dinheiro, entre outras. A Figura 26 mostra a tela de consulta dos Relatórios de LMC registrados no sistema. Figura 26 Tela de consulta do Movimento LMC. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

18 A Figura 27 mostra a tela de inclusão de LMC, como este procedimento deve ser realizado diariamente sempre ao iniciar o sistema traz automaticamente a data do dia de inclusão. Incluir a sequência da página do Relatório de LMC e o item a ser processado. Figura 27 Tela de lançamento LMC. Utilizar o botão Processos e clicar na opção Movimentos para que o sistema faça o processamento das movimentações do item no dia, Figura 28. A opção Zera Movimentos limpa os movimentos processados. Por fim clicar no botão para travar o LMC gerado, pois o mesmo não deve ser alterado posteriormente. Figura 28 Opções do botão "Processo". Ainda nesta no Movimento de LMC está disponível a impressão do Relatório LMC, Figura 29. Figura 29 Impressão de LMC. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

19 A Figura 30 mostra o Layout do impresso do LMC. Figura 30 Relatório LMC ABASTECIMENTOS Esta funcionalidade apresenta a consulta dos abastecimentos obtidos diretamente das bombas eletrônicas para ser utilizado em confronto com o movimento do caixa ou relatórios, desta forma caso ocorra o uso de alguma bomba de combustível sem registro de movimento, é possível confrontar os valores e as informações pertinentes vindas diretamente das bombas, Figura 31. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

20 Figura 31 Menu Abastecimentos. A Figura 32 apresenta a tela de Consulta de Abastecimentos para uma das bombas utilizadas. Figura 32 Consulta de Abastecimentos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

21 2.4 MULTIPLOS TANQUES PARA ENTRADAS Adicionada opção de informar mais de um tanque nas entradas de notas fiscais de combustíveis. A Figura 33 mostra a aba Tanques com a distribuição da quantidade de combustível adquirida em dois tanques diferentes. Sempre que o item selecionado for do tipo Combustível a aba Tanque será ativada. Este procedimento atende diretamente a geração de LMC, pois o mesmo é feito com base nas movimentações dos tanques. Figura 33 Aba "Tanques". 2.5 RELATÓRIO PARA MOVIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL Acessar o relatório de toda a movimentação de combustíveis como sugere a Figura 34. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

22 Figura 34 Menu Relatório. Incluir os diversos itens para filtragem da geração do relatório tais como: Período, Tipo do Relatório, Agrupamento, Tanque e as opções fornecidas no botão, Figura 35. Figura 35 Configuração para a geração do relatório. A Figura 36 mostra o relatório gerado conforme a configuração: Tanque para gasolina comum, entradas do mês de outubro. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

23 Figura 36 Relatório Movimento de Combustíveis. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

24 3. VENDAS BALCÃO / 3.1 FRENTE DE CAIXA Ao iniciar o módulo Frente de Caixa realizar a abertura de caixa e a leitura de encerrantes (ver seção 3.2). Para Vendas utilizar o atalho CTRL+ALT+B para ativar as opções de Posto de Combustível, tela de vendas para posto como mostra a Figura 37. Figura 37 Tela Vendas. Na seção Abastecimentos são listados os abastecimentos que foram realizados nas Bombas e estão prontos para a cobrança e emissão de cupom fiscal, finalizando a venda. A seção Bombas indica a situação de cada bomba do posto. Para fechar a venda o procedimento é selecionar o abastecimento desejado na seção Abastecimentos com duplo click, assim será ativada a tela de lançamento do item para confirmar o recebimento e a possibilidade de inclusão de algum desconto ou até mesmo incluir outros itens de conveniência, Figura 38. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

25 Figura 38 Lançamento de venda. Os abastecimentos que estão em processo de cobrança ficam destacados em vermelho na seção Abastecimentos conforme o destaque da Figura 39. Este mecanismo protege para que o mesmo abastecimento não seja cobrado em outros caixas. Figura 39 Tela de Vendas em Operação. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

26 Depois que o abastecimento estiver na grade principal da tela, utilizar o botão Finalizar ou então o atalho F9. Destaque superior da Figura 38. Finalizar a Venda, Figura 40. Figura 40 Tipos de Finalização. Informar a Condição de Pagamento e possíveis descontos gerais (do total da venda), Figura 41, utilizar o botão Finalizar ou então o atalho F9 novamente. Figura 41 Finalizando venda. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

27 Gravar. Selecionar a finalizadora e o valor recebido como as indicações da Figura 42 e clicar no botão Figura 42 Finalização da venda. 3.2 LEITURA DE ENCERRANTES O acesso para a Leitura de Encerrantes sempre é realizado por meio do caixa, e os encerrantes devem ser lidos na abertura e fechamento de turnos, para acessar a tela de Leitura de Encerrantes utilizar o botão em destaque na Figura 43. Figura 43 Acesso a Encerrantes. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

28 Na abertura de caixa deve ser realizada a Abertura de Encerrantes, a Figura 44 mostra a tela de abertura. Clicar no botão para que o facilitador realize as leituras dos bicos e apresente os valores de abertura. Para a Leitura de Encerrantes de abertura, tanto a coluna de abertura quanto a coluna de fechamento estarão totalmente zeradas. Figura 44 Tela de abertura de Encerrantes. Na Tela de Leitura de Encerrantes para realizar o Fechamento, o procedimento é realizar uma leitura de cada vez, utilizando o ícone. Quando a abertura de encerrantes já foi realizada e o usuário abrir novamente a Tela de Leitura de Encerrantes pode iniciar o processo para fechamento de encerrantes, neste caso a grid terá uma aparência semelhante à mostrada na Figura 45. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

29 Figura 45 Fechamento de Encerrantes. Quando o fechamento de caixa ou turno for realizado, se as bombas estiverem com status PRONTA, o processo será mais rápido. Algumas Bombas não respondem quando estão com status ABASTECENDO, sendo assim pode demorar algum tempo a obter todos os totalizadores. Por conta disto talvez seja necessário clicar mais vezes no botão para leitura de encerrantes. 3.3 RELATÓRIO ENCERRANTES COMBUSTÍVEIS O sistema possibilita a geração de um relatório próprio para fechamento de caixa, que agrega as informações dos Encerrantes de abertura e fechamento além de diversos resumos tais como recebimentos, valores que implicam bombas, vendas a prazo e outros. Para acessar utilizar o botão como o indicado na Figura 46. da tela do caixa Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

30 Figura 46 Relatório Combustíveis. A Figura 47 mostra o esquema do relatório existente no sistema. Figura 47 Relatório Combustíveis. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

31 4. CONFIGURAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO 4.1 INSTALAÇÃO Se o modo a ser utilizado é o Software Simulador de Bombas FCM, deverão ser seguidas as sequencias adiante. Por padrão o instalador do Gerenciador FCM instala o arquivo FcmMaster.dll V 4.X.X para comunicação USB (para visualizar a versão do arquivo entrar nas propriedades com o botão direito do mouse), esta deverá ser substituída pela V 3.X.X que é a versão para o Simulador de Bombas FCM. Com o Software Integrador desativado, deverá ser copiada da pasta DLL S/V3 do arquivo integracaofcm.zip a FcmMaster.dll V 3.X.X e substituir na pasta do sistema que pode variar de acordo com o S.O. Windows instalado, por exemplo, em Windows 32 bits em C:\Windows\System32, para Windows 64 bits em C:\Windows\SysWOW64. Esta DLL V 3.X.X fará a interface entre o Software Integrador e Software Simulador de Bombas FCM. Utilizar a FcmMasterX.dll para integração. O meio usual de comunicação com o Concentrador FCM, é via porta USB. Logo será disponibilizada comunicação por Wi-Fi, porém este novo meio está atualmente em fase de desenvolvimento, sendo que sua utilização será opcional. Instale o software Gerenciador FCM. 4.2 GERENCIADOR FCM - CESNA A CESNA TECHNOLOGY atua na área de automação de postos de combustíveis oferecendo soluções para o funcionamento e gerenciamento deste tipo de negócio. Em parceria com empresas de software, garante a qualidade no desenvolvimento e implantação de todo o sistema de automação do posto do hardware ao software. O Concentrador de Bombas da Cesna Technology comporta a automação das bombas de combustíveis garantindo controle e integridade dos dados, reduz custos administrativos e evita perdas, é homologado pela INMETRO. O Concentrador de Bombas possui placas que permite a interface de computadores com as bombas. O Gerenciador FCM desenvolvido pela Cesna Technology auxilia os testes de instalação e configuração do Concentrador FCM, Figura 48. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

32 Figura 48 Tela do concentrador. 4.3 ABASTECIMENTO OFF-LINE O abastecimento Off-Line é acionado quando o Concentrador FCM não está em comunicação com o PC. Isso acontece quando a Bomba conectada a FCM Slave solicita autorização para efetuar um abastecimento ao Concentrador FCM. Depois que o abastecimento em curso for finalizado, este será armazenado em memória. Quando a comunicação com o computador voltar a ser estabelecida, todos os abastecimentos armazenados serão enviados ao Software de automação para registro e emissão de cupom fiscal. Dependendo da quantidade de abastecimentos efetuados, este processo pode levar algum tempo, se neste meio tempo um novo abastecimento for efetuado, o mesmo será armazenado na sequência da memória e virá logo após os abastecimentos armazenados. Deve ser levado em consideração que se os 1500 abastecimentos forem efetuados e a comunicação com o computador não for reestabelecida, e o Concentrador FCM chegar ao seu limite máximo de memória para armazenamento, serão reiniciados os endereços de memória do controlador e começará a sobrescrever os abastecimentos na mesma proporção que novos abastecimentos são efetuados. Logo os abastecimentos do início serão substituídos. Os dados de configuração ou abastecimentos armazenados não serão perdidos se for desligado da rede elétrica e bateria. Caso o Concentrador FCM estiver desligado e as bombas estiverem em modo remoto, não é possível efetuar novos abastecimentos. 4.4 OBSERVAÇÕES GERAIS Para o futuro ocorrerá uma adaptação viável para SPED. Para melhor definição da fronteira entre o sistema e o ambiente de utilização verificar o diagrama a seguir: Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

33 Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

34 5. REFERÊNCIAS CESNA TECHNOLOGY. Disponível em: Acesso em: 30 de outubro de Posto Avançado 213. Disponível em: Acesso em: 30 de outubro de ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS AMD - Advanced Micro Devices. ANP - Agência Nacional do Petróleo. DLL - Dynamic-link library (Biblioteca de Vínculo Dinâmico). DNC - Departamento Nacional de Combustíveis. GB Gigabyte. ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. i-simp - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos. LMC Livro de Movimentação de Combustíveis. SPED Sistema Público de Escrituração Fiscal. TEF Transferência Eletrônica de Fundos. USB - Universal Serial Bus. XML - extensible Markup Language. Wi-Fi - Wireless Fidelity, tecnologia IEEE , que permite a conexão entre dispositivos sem fio. UF Unidade de Federação. 7. ÍNDICE REMISSIVO B R Barra de ferramentas, 3 Requisitos mínimos de hardware, 2 Ch Chamadas, 3 *** Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

35 Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas Rua Frei Caneca, Santana. Guarapuava Pr. CEP Fone (42) suporte@teorema.inf.br Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. Manual

Leia mais

Manual Acordos Comerciais

Manual Acordos Comerciais Manual Acordos Comerciais DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Bruno Conrado Hertzel Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Junho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Framework Daruma para ECF

Manual Framework Daruma para ECF Manual Framework Daruma para ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Março de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Comissões 1.1 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL... 2 1.1 ÍNDICE... 2 1.2 MOTIVAÇÃO:... 3 1.3 INTRODUÇÃO... 4

Manual Comissões 1.1 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL... 2 1.1 ÍNDICE... 2 1.2 MOTIVAÇÃO:... 3 1.3 INTRODUÇÃO... 4 SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. VRS. 1.0 Aprovado em: 18/09/2012 Revisor: Gustavo Ribas Atualizado em Abril de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Lei da Transparência - Lei 12741/2012

Lei da Transparência - Lei 12741/2012 Lei da Transparência - Lei 12741/2012 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Marcelo Barby Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila M G Gechele e Gustavo Ribas Aprovado em: maio de 2013 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema

Leia mais

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015.

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013.

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática,

Leia mais

Instruções Servidor TeoremaEE

Instruções Servidor TeoremaEE Instruções Servidor TeoremaEE DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Bernardo Aprovado em: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Emissão de RPA

Manual Emissão de RPA Manual Emissão de RPA SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 1.0 Aprovado em: 21 de setembro de 2012 Revisora: Silmara C Rebeca Nota de copyright Copyright 2012 Teorema

Leia mais

Ordens de Produção Vinculadas

Ordens de Produção Vinculadas Ordens de Produção Vinculadas DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisão: Marcelo Barby Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Fechamento Fiscal

Manual Fechamento Fiscal Manual Fechamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Silmara Rebeca e Mauro Martinelli Aprovado em: março de 2013 Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Instruções para Remessa Bancária

Instruções para Remessa Bancária Bancária DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: novembro de 2012 Atualizado em: 24 de dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Cuidados com Banco de Dados

Cuidados com Banco de Dados Cuidados com Banco de Dados DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: agosto de 2011 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1 Freedom Software Sistema de Representação Freedom Software Sistema de Representação Página 1 FREEVENDMOBILE (Sistema de Vendas Mó vel) Sumário INSTALAÇÃO:... 3 O SISTEMA... 7 MENU E BARRAS DO SISTEMA...

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Manual Tacógrafos DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Julho de 2013.

Manual Tacógrafos DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Julho de 2013. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Julho de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Versão: 1.5 Fevereiro/2014 Versão: 1.5 Novembro 2008 Versão: 1.5

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd II. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia 03/10/2008 Copiado por EGS EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd II. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia 03/10/2008 Copiado por EGS EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION MANUAL DO SOFTWARE EPmfd II Rev. Nro. Notas Standard F Data da cópia 03/10/2008 Copiado por EGS EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION 1 Produto: EPmfd II Rev. F Data: 03/10/2008 Pg. 2/42 Índice

Leia mais

Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO

Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO Simulador CCNA Exame de Certificação da CISCO Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar as condições de uso da

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisores: Aprovado em: Novembro de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema

Leia mais

Simulador PMP - 4º Edição Exame de Certificação do PMI

Simulador PMP - 4º Edição Exame de Certificação do PMI Simulador PMP - 4º Edição Exame de Certificação do PMI WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4

Leia mais

Versão 2.0.9. Comissão Sobre Produtos... 2. Atualização Automática nas estações de Trabalho... 6

Versão 2.0.9. Comissão Sobre Produtos... 2. Atualização Automática nas estações de Trabalho... 6 FORMULÁRIO DE ATUALIZAÇÕES PARA PRÓXIMA VERSÃO Versão 2.0.9 Conteúdo Alterações realizadas no Software Comissão Sobre Produtos... 2 Atualização Automática nas estações de Trabalho... 6 Atualização de Valores

Leia mais

Informativo de Versão 18.09cb

Informativo de Versão 18.09cb Informativo de Versão 18.09cb Índice Resulth Business... 3 Movimento Cobrança Eletrônica / Remessa (Chamado 23025)... 3 Movimento Digitação e Emissão NF-e (Chamado 23538)... 4 Cadastro de Produtos (Chamado

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização

Manual de Instalação e Utilização Manual de Instalação e Utilização DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS Supervisão de Licitações Índice 1. Instalação do Programa 2. Utilização do Digitação de Propostas 2.1. Importar um arquivo 2.2. Realizar

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250

LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL SÃO PAULO CEP: 09530-250 1 SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.5 (Compatível com Guarita Vr4.03 ou superior) Recomendações Iniciais Para

Leia mais

Agendador de Rotinas

Agendador de Rotinas Agendador de Rotinas Agendamento para Importação de Notas Fiscais É possível parametrizar o agendamento para importação de notas fiscais de entrada, saída e conhecimento de transporte, para todas as empresas

Leia mais

Manual do Emissor RPS

Manual do Emissor RPS Manual do Emissor RPS Fly E-Nota 1/14 Índice 1.Instalação...3 1.1.Pré-requisitos da instalação...3 1.2.Baixar e instalar do Emissor RPS...3 1.3.Carregar as configurações do prestador...4 1.4.Instalação

Leia mais

Manifestação do Destinatário da NF-e

Manifestação do Destinatário da NF-e Manifestação do Destinatário da NF-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Novidades Versão 11.11a

Novidades Versão 11.11a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos, no Sistema de, e no Módulo de Vendas que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3

AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3 AGENDAMENTO PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS SUMÁRIO 1. PARÂMETROS DO ESTABELECIMENTO... 2 2. CONFIGURAÇÃO DO AGENDADOR... 3 3. CONFIGURAÇÕES PARA IMPORTAÇÃO DE NOTAS PARA USUÁRIOS NET... 7 4. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Manual de instalação e utilização do programa Faróis Vinco Pedidos

Manual de instalação e utilização do programa Faróis Vinco Pedidos Página 1 de 23 SUMÁRIO 1. Pré-requisitos do computador para instalação do sistema Faróis Vinco Pedidos... 2 2. Instalação do... 3 3. Executando o sistema pela primeira vez... 5 4. Menus do sistema... 6

Leia mais

Manual do Usuário. Solução de Informações Gerenciais - BI

Manual do Usuário. Solução de Informações Gerenciais - BI Manual do Usuário Solução de Informações Gerenciais - BI Versão 08.2011 Conteúdo Solução de Informações Gerencias - BI...4 1 - O que encontramos em Versões?...5 2 - O que contém a aba Ajuda?...6 2.1 -

Leia mais

Futura Mobile (Lixeira)? MOB05

Futura Mobile (Lixeira)? MOB05 Como Excluir Pedidos do Futura Mobile (Lixeira)? MOB05 Sistema: Futura Mobile Menu: Lixeira Referência: MOB05 Como Funciona: Este botão é utilizado para excluir pedidos, lista de impressão e reposições

Leia mais

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012 MANUAL DA DIPAM A Versão de 10/05/2012 1 Índice Geral... 3 Configuração Mínima... 3 Instalação... 4 Procedimento pós-instalação para sistemas com Vista ou Windows 7... 8 Uso do Programa DIPAM-A... 10 DIPAM

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda em um servidor remoto) de armazenamento e distribuição de documentos

Leia mais

Manual sistema Laundry 4.0

Manual sistema Laundry 4.0 Manual sistema Laundry 4.0 Sistema para serviços de Lavanderia Comércios Empresa responsável Novacorp informática Fone (41) 3013-1006 E-mail marcio@novacorp.com.br WWW.novacorp.com.br Sumario 1 Este manual

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa

Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa Nota Fiscal Eletrônica Avulsa Tributada NF-e Avulsa 1 TRIBUTADA. MANUAL PARA EMISSÃO. 2014. INTRODUÇÃO A Nota Fiscal Eletrônica Avulsa - NF-e avulsa implementada pela Secretaria de Estado da Fazenda do

Leia mais

Instruções para Área Restrita site Teorema

Instruções para Área Restrita site Teorema Instruções para Área Restrita site Teorema DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Janeiro de 2015 Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1

Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1 Instruções para Instalação do PAF-ECF 2.1 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Antonio Marcos Zampier Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Julho de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

1 Atualização... ERP 8.8.2

1 Atualização... ERP 8.8.2 DEAK SISTEMAS 2 MANUAL - Deak Frente de Caixa 8.8.2 Sumário I 1 - Introdução 4 II 2 - Instalação 4 1 Atualização... ERP 8.8.2 8 III 3 - Configurações 9 1 3.1... - Cadastros de Bancos 10 2 3.2... - Cadastro

Leia mais

Service Report. Cliente: Sayerlack. Processo: Contas á Pagar FI-AP

Service Report. Cliente: Sayerlack. Processo: Contas á Pagar FI-AP Service Report Cliente: Sayerlack Processo: Contas á Pagar FI-AP 1. Dados Mestres 1.1 Exibir fornecedor Objetivo Disparador Use este procedimento para exibir os dados dos fornecedores. Execute este procedimento

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

1 ECF no LimerSoft SisVendas

1 ECF no LimerSoft SisVendas 1 ECF no LimerSoft SisVendas Neste tutorial, será apresentado passo a passo como configurar o LimerSoft SisVendas para impressão de cupom fiscal. Esta configuração pode ser muito útil para empresas que

Leia mais

e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico

e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota E Módulo de Entrega do Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E...

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com. CDV GID Desmanches Manual do Usuário Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Administração... 1 Favoritos... 12 Fornecedor... 21 Cadastro...

Leia mais

Prestador de Serviços

Prestador de Serviços Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Serviços...3 Os Recibos... 5 Como imprimir?... 6 As Listagens...7 Clientes... 9 Consulta...9 Inclusão... 11 Alteração... 12 Exclusão... 13 Serviços...

Leia mais

Parametrização Itens para Movimentação

Parametrização Itens para Movimentação Parametrização Itens para Movimentação Sumário Manutenção Itens... 4 Filtro... 5 Movimentações de Entrada... 8 Movimentações de Saída... 10 Configurações de Inventário de Item... 11 Código de Barras e

Leia mais

Obrigado por escolher o CheckoutG3

Obrigado por escolher o CheckoutG3 Obrigado por escolher o CheckoutG3 Aqui iremos mostrar os primeiros passos para a primeira utilização do nosso sistema. São con gurações e cadastros bem simples porém essenciais para a emissão de CFe-SAT,

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10

Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10 Alterações liberadas no período 21/09 a 06/10 Foram criados os seguintes relatórios para listagem de comissões de consultores e produtivos: o "Relatório 2058 - Comissão de Serviços por Consultor": Efetua

Leia mais

Novidades Versão 12.02a

Novidades Versão 12.02a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de,,, Varejo e no Módulo de Vendas Balcão que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários

Leia mais

Como Cadastrar Crédito ICMS Simples Nacional? - FS45

Como Cadastrar Crédito ICMS Simples Nacional? - FS45 Como Cadastrar Situação Tributária? - FS41 Caminho: Cadastros>Fiscal>Substituição Tributaria Referência: FS41 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: A tela de Situação Tributária contém os códigos e as descrições

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador no atendimento aos beneficiários

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões da tela principal desabilitados... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Região Nordeste não encontrada no cadastro de obras;... 3 4. Célula

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR Talegal Services +258 820271343 +258 848162924 +258 844459500 www.deogracio-e-raquinha.webnode.pt Aprenda a usar um pen drive como

Leia mais

Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB E3272. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade.

Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB E3272. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade. Guia Rápido Obrigado por adquirir o Mobile Broadband modem USB E3272. Com o seu modem USB, você tem acesso à rede sem fio em alta velocidade. Observação: Este manual fornece os atributos físicos do modem

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Solicitação de Reposição? FS71.1

Solicitação de Reposição? FS71.1 Como Trabalhar com Solicitação de Reposição? FS71.1 Sistema: Futura Server Caminho: Estoque>Reposição>Reposição Referência: FS71.1 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Esta tela é utilizada para solicitar

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONAS ACP NET Transmissor de Dados Manual do Usuário

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONAS ACP NET Transmissor de Dados Manual do Usuário Objetivo Orientar o(s) usuário(s) na utilização do sistema, bem como esclarecer possíveis situações de inconsistências na transmissão de dados via internet. Conteúdo O manual do usuário está dividido em:

Leia mais