Manual Tacógrafos DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Julho de 2013.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Tacógrafos DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Julho de 2013."

Transcrição

1 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Julho de Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Usado para monitorar o trânsito de ônibus e caminhões, o cronotacógrafo inicialmente era utilizado em trens. Criado no século XIX o instrumento de medição de velocidade, tempo e distância hoje é mundialmente utilizado como meio de controle e fiscalização de veículos e de seus condutores. O Brasil está entre os países que tornaram o uso do cronotacógrafo obrigatório em ônibus e caminhões. Desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, veículos de carga com peso bruto superior a kg e de passageiros com mais de dez (10) lugares devem possuir cronotacógrafo. A partir de 2009, os instrumentos também devem ser verificados periodicamente pelo INMETRO, o que aumenta a confiabilidade das medições. A importância do uso do cronotacógrafo vem crescendo ao longo dos anos em consequência do número de acidentes envolvendo ônibus e caminhões. O instrumento inibe os excessos e vai ajudar a reduzir os acidentes, uma vez que registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas e tempos de movimento e paradas do veículo. O disco diagrama, de papel especial, colocado no cronotacógrafo, registra dados importantes, como as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento, além das distâncias percorridas. São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo. Informações retiradas do sítio Cronotacógrafo INMETRO. 1.2 ÍNDICE: 1. VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: ÍNDICE: INTRODUÇÃO: OBJETIVO: CADASTROS EMPRESAS PARÂMETROS FISCAIS - REGIONALIZAÇÃO SELOS ADESIVOS E ACRÍLICOS PADRÕES DE SELAGEM CLIENTES, FORNECEDORES E TRANSPORTADORES MARCAS MODELOS PARÂMETROS DA EMPRESA F Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

3 3. MOVIMENTOS CRONOTACÓGRAFO PROCESSO VERIFICAÇÃO OU SELAGEM PROCESSO MANUTENÇÃO PROCESSO ENSAIO PROCESSO SUBSTITUIÇÃO DESCRIÇÃO DOS CAMPOS DO MOVIMENTO DE CRONOTACÓGRAFOS CAMPOS PARA IDENTIFICAÇÃO TÉCNICA CONSULTA MOVIMENTO DE CRONOTACÓGRAFO MANUTENÇÃO DE NOTIFICAÇÕES AGENDAMENTO RELATÓRIOS CADASTROS MOVIMENTOS Relatório Mensal para Oficina Cadastrada Relatórios de Ensaios por Padrão Utilizado Relatório de Controle de Selos Utilizados e Não Comp. com Banco de Rolos Relatório para Selos Acrílicos Devolvidos Relatório de Selos Utilizados REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS ÍNDICE REMISSIVO Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

4 1.3 INTRODUÇÃO: Tratando-se do uso da ferramenta apresentada por este documento é necessário ao usuário, conhecimentos básicos de informática, algum treinamento prévio, presencial deste módulo, ou conhecimento de pelo menos algum outro módulo Teorema. Demais manuais e vídeos de processos para assistência de todos os agentes e usuários se encontram no Ambiente de Aprendizagem da área restrita do sítio Teorema. Para o correto funcionamento do sistema certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados: Processador Pentium IV ou superior AMD 2.0 ou superior; RAM 1GB ou mais; Disco Rígido de 120GB ou mais; Sistema Operacional (Windows XP /Windows 8); Resolução de vídeo igual a 1280 x 720 ou mais alta; Energia Elétrica: Filtrada, Estabilizada e Aterrada; Sendo imprescindível o uso de antivírus e rotina de backup. Este sistema foi projetado para atender as necessidades de empresas que realizam verificação metrológica em cronotacógrafos, tais como Verificação Selagem, Ensaio, Manutenção e Substituição dos selos que certificam o correto funcionamento do cronotacógrafo. Com todos os cadastros necessários e o controle dos agendamentos para a realização dos processos. Este documento foi confeccionado para atender aos usuários do sistema e para sanar eventuais dúvidas de procedimentos realizados cotidianamente no sistema. De início são abordados os motivos de uso e interesse do instrumento tacógrafo, incluindo a introdução, objetivos e o índice deste documento. Os assuntos pontuais foram divididos em três (03) grandes partes, a primeira trata as implicações dos cadastros necessários para uso do sistema, a segunda parte descreve a movimentação propriamente dita das funcionalidades pertencentes ao sistema, tais como seus processos e atendimentos. A terceira seção trata dos relatórios disponibilizados pelo sistema. As últimas seções tratam das referências consultadas para a composição deste documento, as siglas e abreviaturas empregadas no decorrer dos apontamentos são detalhadas para melhor compreensão dos assuntos e por último o documento oferece um índice remissivo para proporcionar palavras-chave e conceitos. Problemas com relação ao uso do sistema, deste documento ou sugestões de necessidades ou melhorias registrar abertura de Chamadas por meio do sistema, botão fornecendo o contato e uma descrição clara e objetiva. na barra de ferramentas, Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

5 1.4 OBJETIVO: Este documento tem por objetivo apresentar o uso do sistema, possibilitando alcançar a completude das diversas manipulações proporcionadas pelo sistema para empresas que realizam verificação metrológica em cronotacógrafos. O Cronotacógrafo é o instrumento destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção. Os ensaios metrológicos necessários para subsidiar a verificação subsequente de cronotacógrafos podem ser executados pelos postos credenciados pelo INMETRO para esta atividade. O disco diagrama deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias, de acordo com os modelos aprovados e descritos na portaria INMETRO/DIMEL. O disco diário é único, enquanto o semanal é composto por sete (07) discos interligados. Os discos contêm áreas específicas para registro de velocidade, distância percorrida e tempo. Em sua parte central, há espaço apropriado para identificação do condutor, local, data de início e fim do percurso, identificação do veículo, início e fim da indicação do hodômetro e número da portaria de aprovação de modelo do disco ou fita diagrama. Devem constar ainda outros dados, como marca ou nome do fabricante, velocidade máxima de registro, código de aprovação de modelo e números das portarias de cronotacógrafos. Após a realização dos ensaios metrológicos e emissão do relatório de verificação subsequente por um posto credenciado, o INMETRO procederá a sua análise: a) No caso de aprovação nos ensaios, o INMETRO disponibilizará pela Internet, no endereço: o certificado de verificação do instrumento; ou b) No caso de reprovação nos ensaios, o INMETRO disponibilizará pela Internet, no endereço: a notificação de reprovação do instrumento. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

6 2. CADASTROS A Figura 1 mostra a tela principal do Sistema de Tacógrafo com todas as funcionalidades ordenadas no menu, seguido das mais utilizadas representadas nos ícones na parte superior (barra de ferramentas). No rodapé da tela as informações do usuário logado no sistema, data e versão do sistema instalado. Figura 1 Tela inicial do sistema. 2.1 EMPRESAS Ao iniciar o uso do módulo de Tacógrafo o primeiro passo é cadastrar a(s) Empresa(s). Caso a Empresa forme um conjunto de empresas, estas podem ser cadastradas separadamente, deste modo iniciar o cadastro da empresa principal e na sequência cadastrar as demais empresas. Acesso indicado na Figura 2. Figura 2 Menu Empresas. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

7 Marcar o tipo de identificador e indicar que o cadastro é ativo, inserir o Nome da Empresa e demais informações. Incluir as Informações INMETRO, Figura 3, pois são utilizadas nos relatórios. Figura 3 Cadastro da Empresa. Acrescentar no Cadastro de Empresas as informações das demais abas existentes. As informações de Recursos Humanos devem ser preenchidas caso a Empresa utilize o módulo de Gestão de Pessoal. As Informações Fiscais e os Relacionamentos devem ser preenchidos com o auxílio do contador da Empresa. A aba Inscrições Estaduais tem sua utilidade quando a Empresa possuir mais de um número de inscrição estadual, os diversos números devem ser cadastrados nesta aba. 2.2 PARÂMETROS FISCAIS - REGIONALIZAÇÃO O cadastro dos Parâmetros Fiscais é de suma importância para o funcionamento fiscal correto do sistema, portanto as informações devem estar completas e corretas. Normalmente boa parte do item Regionalização, Figura 4, já está cadastrada podendo ser incluídos novos registros ou até mesmo alterar os existentes. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

8 Figura 4 Menu Regionalização. 2.3 SELOS ADESIVOS E ACRÍLICOS O cadastramento correto dos selos permitirá maior controle e possibilitará a movimentação metrológica, a Figura 5 mostra como abrir o cadastro de Selos Adesivos e Acrílicos no sistema. Figura 5 Menu Selos Adesivos e Acrílicos. Incluir uma descrição clara e precisa do selo a ser cadastrado, Figura 6, selecionar respectivo Tipo do selo entre: A Selo Adesivo ou B Selo Acrílico. O campo Rastreabilidade é utilizado para facilitar a busca posterior de cada lote, como uma identificação própria da empresa. Número Inicial e Número Final, os lotes de selos vem sempre com 100 (no caso de selos plásticos) e 1000, 2000 ou (no caso de selos adesivos). Esses lotes possuem um número inicial e final. EX: D (número do primeiro selo num lote de 1000 selos) A D (número do ultimo selo neste mesmo lote de 1000 selos). Data Inicial e Data Final são datas, determinadas pela empresa para início e término para utilização dos selos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

9 Data Recebimento registra a data de recebimento dos selos do INMETRO. Está indicada num documento de acompanhamento dos selos. Liberado para Uso determina se os selos indicados estão liberados para uso (para serem lançados no sistema), caso não estiver liberado o sistema indica para o usuário. Esta liberação é realizada pelo administrador. Figura 6 Cadastro de Selos Adesivos e Selos Acrílicos. Por meio do botão relatório dos selos armazenados no sistema, Figura 7. no cadastro de Selos é aberta a tela de configuração para o Figura 7 Configuração do Relatório de Selos. A Figura 8 mostra o relatório gerado a partir das configurações utilizadas. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

10 Figura 8 Relatório dos Selos Cadastrados. A Figura 9 apresenta a tela para manipulação e consulta dos selos registrados. Figura 9 Tela de Consulta de Selos Adesivos e Selos Acrílicos registrados no sistema. 2.4 PADRÕES DE SELAGEM Acessar o cadastro de Padrões de Selagem conforme destaque da Figura 10. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

11 Figura 10 Menu Padrões de Selagem. Na tela de cadastro de Padrões de Selagem, Figura 11, incluir a descrição da selagem a ser cadastrada. Em Tipo selecionar entre as alternativas: A Portátil e B Bancada. Incluir as demais informações. Figura 11 Cadastro de Padrões de Selagem. A Figura 12 mostra a tela de manipulação e consulta do cadastro de Padrões de Selagem. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

12 Figura 12 Tela de Consulta Selagem. 2.5 CLIENTES, FORNECEDORES E TRANSPORTADORES Para cadastrar os clientes, fornecedores e transportadores, Figura 13. Figura 13 Menu Clientes, Fornecedores e Transportadores. O cadastro de clientes apresenta diversos campos para registro, um cadastro completo pode fazer a diferença caso aconteça algum imprevisto. O campo Responsável do quadro Pessoa Jurídica é utilizado em algumas movimentações e principalmente na impressão dos relatórios, destaque em verde da Figura 14, portanto colocar o nome do responsável do posto. E na seção destacada não se esquecer das indicações do significado do cadastro. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

13 Figura 14 Tela de Cadastro de Clientes. 2.6 MARCAS O cadastro de Marcas deve indicar a marca do cronotacógrafo, ou seja, o fabricante. Para acessar o cadastro de marcas seguir a indicação da Figura 15. Figura 15 Menu Marcas. Cadastrar a Descrição para a marca de Cronotacógrafo e salvar o registro, Figura 16. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

14 Figura 16 Tela de Cadastro de Marcas. A Figura 17 mostra a Tela de consulta e manipulação das marcas registradas. Figura 17 Tela de Consulta das Marcas registradas no sistema. 2.7 MODELOS Indica o modelo do cronotacógrafo, este modelo é definido pelos Fabricantes e deve ser aprovado pelo INMETRO, consultar as Portarias de Aprovação de Modelos para confirmar, por meio do endereço: Acessar o cadastro de Modelos para Cronotacógrafos como indicado na Figura 18. Figura 18 Menu Modelos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

15 No cadastro de modelos incluir uma Descrição, em Qtde indicar a quantidade de selos adesivos que este modelo de cronotacógrafo dispõe, e em Qtde Selos Pl. determinar a quantidade de selos plásticos o modelo possui, Figura 19. Figura 19 Telas de Cadastro de Modelos. A Figura 20 mostra a tela de consulta e manipulação para os modelos registrados no sistema. Figura 20 Tela de consulta dos modelos registrados. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

16 2.8 PARÂMETROS DA EMPRESA F9 Para acessar a tela das configurações do sistema, Parâmetros da Empresa, seguir as orientações da Figura 21. Figura 21 menu para Parâmetros da Empresa. O Cadastro dos Parâmetros da empresa promove as necessidades de uso do sistema conforme as configurações específicas para a empresa, desde cores a serem utilizadas, possíveis alertas, integrações, padrões entre tantos, Figura 22. Figura 22 Parâmetros da Empresa. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

17 3. MOVIMENTOS As movimentações relativas ao Tacógrafo dizem respeito às possíveis intervenções a serem realizadas no cronotacógrafo, tratadas como processos pelo sistema. 3.1 CRONOTACÓGRAFO Os processos relativos ao cronotacógrafo estão presentes no menu Movimentos em Cronotacógrafo, como mostra a Figura 23. Figura 23 Menu Cronotacógrafo. Os campos do Movimento Cronotacógrafo são habilitados, ou seja, são exibidos de acordo com o processo escolhido, Figura 24. Portanto os campos que estiverem desabilitados não são necessários ao processo pretendido. Figura 24 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Processos PROCESSO VERIFICAÇÃO OU SELAGEM Processo em que o Cliente fará a revisão do cronotacógrafo, realizando a Selagem do mesmo. A Selagem é a primeira etapa da verificação metrológica dos cronotacógrafos, onde são afixados os selos conforme PAM - Portaria de Aprovação de Modelo. São necessárias as informações completas do cliente, os dados do veículo, as peças aplicadas no procedimento, incluindo os selos. Da Identificação Técnica somente a primeira medição é obrigatória, entretanto as demais informações são muito importantes tais como: o Fator K encontrado e o Fator K Corrigido, as demais medições, o Tipo Registro e Voltagem. As oficinas de selagem são elencadas no relatório de Oficinas Cadastradas, seção Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

18 O recolhimento da taxa devida ao INMETRO em razão da verificação deverá ser feita através de GRU - Guia de Recolhimento da União, que deve ser quitada em qualquer agência de qualquer banco ou lotérica PROCESSO MANUTENÇÃO Processo em que o Cliente solicita apenas reparo no cronotacógrafo e/ou veículo. Sendo necessários os cadastros completos tais como do Cliente, do Veículo e do Cronotacógrafo: a Marca, o Modelo, Nº de Série, K/Redutor, o respectivo Tipo de Registro e a Voltagem. Não necessita de GRU PROCESSO ENSAIO Trata da terceira etapa da verificação metrológica dos cronotacógrafos, onde é realizado o Ensaio Metrológico, teste utilizado para verificar se o cronotacógrafo foi aferido e selado corretamente. A velocidade estabelecida para o ensaio é de em média cinqüenta (50) quilômetros por hora ao longo de uma distância equivalente a dois (02) quilômetros. O disco utilizado neste teste é enviado para o INMETRO que faz a leitura e determina se o cronotacógrafo está marcando corretamente. Se estiver é liberado um Certificado válido por dois (02) anos, caso não correto, é liberada uma notificação de Reprovação e o cliente tem que fazer todo o processo novamente. É necessário identificar o posto em que foi realizada a selagem, caso a selagem tenha ocorrido na própria empresa a identificação pode ser realizada pela GRU. Obrigatórios os campos Velocidade Máxima e Padrão Utilizado. Os relatórios utilizam as informações do processo de Ensaio, seção PROCESSO SUBSTITUIÇÃO Processo em que o Cliente fará a substituição do Selo Acrílico. Os selos aplicados não podem interferir no relatório de selos substituídos, seção Os dados obrigatórios de preenchimento são: GRU; Placa; RENAVAN; Selo Retirado; Selo Colocado; Data da Substituição é a mesma do lançamento; DESCRIÇÃO DOS CAMPOS DO MOVIMENTO DE CRONOTACÓGRAFOS Campos para indicação de horário reservado para o atendimento e um campo para colocar a sequência de atendimento do dia agendado. Pois normalmente o atendimento é realizado por ordem de chegada, Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

19 portanto um campo a ser preenchido manualmente no sistema. A Figura 25 destaca os campos Horário e Sequência de atendimento, respectivamente. Figura 25 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Data e Hora. Padrão Utilizado determina em que equipamento foi realizado o Ensaio, Figura 26. Figura 26 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Padrão Utilizado. O campo Situação demonstra se o processo metrológico do cronotacógrafo foi Aprovado no caso de liberação do Certificado, ou Reprovado, no caso de notificação de reprovação pelo INMETRO, Figura 27. Figura 27 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Situação. O campo para Status possui as alternativas: Aberto, Fechado ou ainda Cancelado, Figura 28. As opções são determinadas conforme o acesso por usuário e para controle da movimentação. Figura 28 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Status. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

20 Selecionar o cliente cadastrado no sistema no campo destacado na Figura 29 a ser atendido. Utilizar o botão para ativar a tela de consulta e manipulação de Clientes. Figura 29 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Cliente. Informações do motorista do veículo, destaque Figura 30. Figura 30 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Motorista. O campo Resp. Posto de Selagem deve identificar o responsável pela Selagem. Sempre deve ser um integrante da equipe do posto de realização da selagem do cronotacógrafo, em geral, um administrador ou um técnico que se responsabiliza pelos cronotacógrafos selados, Figura 31. Figura 31 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo Responsável do Posto de Selagem. O Posto de Selagem é o posto cadastrado junto ao INMETRO que executa a selagem no cronotacógrafo. A instalação, manutenção e reparo de cronotacógrafos, podem ser feitas por qualquer oficina escolhida pelo interessado, entretanto, a selagem dos mesmos somente poderá ser feita em uma Oficina de Selagem, Posto de Selagem ou Posto de Ensaio. Portanto a aba inclui a identificação da oficina que foi a responsável pelo processo de selagem do cronotacógrafo do veículo e a respectiva data da Selagem, Figura 32. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

21 Figura 32 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Aba Posto de Selagem. Incluir a placa do veículo do serviço, Figura 33. Para evitar possíveis erros foi acrescentado um tratamento para que mesmo que seja incluída uma placa em letras minúsculas o sistema as reverta para caixa alta. Figura 33 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Placa do Veículo. Incluir as demais informações relativas ao veículo tais como, Marca, Modelo, Kilometragem, Ano, Número do RENAVAN, especificação dos Pneus, Chassi, Frota (no exemplo N/A indica Não Aplicável) e a identificação da GRU, Figura 34. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

22 Figura 34 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo Informações do veículo. Na Identificação do Cronotacógrafo selecionar a marca do cronotacógrafo, se a respectiva marca ainda não foi cadastrada no sistema é necessário cadastrar incluindo todas as informações necessárias da marca. A mesma coisa para o Modelo do cronotacógrafo, Figura 35. O campo Nº Série deve conter o número que identifica o cronotacógrafo, ou seja, o número de série. Para conhecer a informação do campo K/Redutor é importante entender que K é o fator que quantifica a quantidade de pulsos que um veículo é capaz de gerar em uma determinada distância conhecida. E Redutor é a transmissão angular necessária para correção do fator W correspondente. Isto somente é aplicável a tacógrafos O responsável pela identificação do cronotacógrafo é o usuário logado no sistema, campo Resp.. Figura 35 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Identificação do Cronotacógrafo. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

23 Quando o processo utilizar algum tipo de material vincular no processo, isto normalmente ocorre na Verificação. A Figura 36 demonstra uma vinculação de material utilizando a aba apropriada Peças Aplicadas. Para salvar a vinculação utilizar o botão. Figura 36 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Peças Aplicadas. Se necessário for, o sistema ainda possibilita a vinculação de documentos ao processo, para isso utilizar a aba adequada, chamada Anexos, Figura 37. Para incluir utilizar o botão na lateral esquerda. E o botão para abrir arquivos anteriormente vinculados. Figura 37 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - Anexos CAMPOS PARA IDENTIFICAÇÃO TÉCNICA Na sequência os campos que compõem as Informações Técnicas, Figura 38, do processo do Movimento de Cronotácografos são definidos: Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

24 Fator K Encontrado é o valor de fator K correspondente ao veículo antes da aferição; K Corrigido é o valor de fator K corrigido após aferição. Técnico Executor a identificação do responsável pelo processo; Padrão Utilizado é a vinculação do Padrão de Selagem utilizado pelo cronotacógrafo e registrado no cadastro de padrão de selagem do sistema; W= MED 1º é a primeira medição para determinar o fator K, utilizando condições de referência; W= MED 2º é a segunda medição para determinar o fator K ; W= MED 3º é a terceira medição para determinar o fator K ; Velocidade Máxima Ensaio é a velocidade que indica a maior velocidade atingida no momento do Ensaio; Voltagem é a voltagem do veículo. Pode ser 12 Volts ou 24 Volts; W Correspondente é aplicável em tacógrafos Pode ser 1000 ou 623, dependendo da marca do veículo (W: 623 Scania e Volvo W: 1000 demais fabricantes.); Velocidade Máxima é a velocidade que indica o tipo de registro do Disco (125, 140, 150 e 180). Figura 38 Campos de Identificação Técnica. O campo Tipo de Registro é o tipo de registro do Disco diagrama. Pode-se ter disco diagrama Diário (24/HR), Semanal (7D) ou ainda Digital. Conforme o processo selecionado sempre é necessário incluir está informação, Figura 39. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

25 Figura 39 Identificação Técnica - Tipo do Registro. A Selagem utiliza dois tipos de selos: Selo Plástico/Lacre amarelo (conhecido por Acrílico) com arame para ser colocado na conexão do cabo do cronotacógrafo com a caixa de câmbio, que pode ser obtido diretamente junto ao IPEM do estado em que a oficina cadastrada se localiza. E Selo Adesivo/Etiqueta para ser colocado em pontos do instrumento definidos no modelo aprovado pelo INMETRO, que deve ser providenciado pelo fabricante que necessitar. A cor deste selo é igual para todos os fabricantes, na medida em que os mesmos serão diferenciados pela letra identificadora de cada fabricante. A letra precede a numeração sequencial e ambas são definidas pela CORED do INMETRO. A aba Selos possui opções para quatro (04) selos Acrílicos Retirados e quatro (04) Colocados. E seis (06) Selos Adesivos Colocados e seis (06) Selos Adesivos Retirados, Figura 40. Na sequência serão acrescentados nos Relatórios. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

26 Figura 40 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - aba Selos. Na aba Observações e Atestados incluir observações pertinentes ao processo. Atestados são tópicos que existem nos processos de Verificação, Figura 41, e Ensaio, que devem ser marcados pelos atendentes, similar ao site do INMETRO. Figura 41 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo O atestado é de acordo com cada operação como comprovação para impressão de relatórios, a Figura 42 apresenta o processo que difere do anterior. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

27 Figura 42 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo - aba Observações e Atestados. Ainda no Movimento Cronotacógrafo existem algumas opções de impressão por meio do botão, destaque da Figura 43. Figura 43 Parte Tela de Movimento de Cronotacógrafo Relações. A Ficha Técnica é impressa para que possam ser levantados os dados complementares do veículo e do cronotacógrafo, a Figura 44 apresenta uma Ficha Técnica. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

28 Figura 44 Ficha Técnica. O programa de ensaio, com as informações inseridas pelo técnico executor e após análise dos resultados dos ensaios metrológicos, gera o relatório de Ensaio de Cronotacógrafo, Figura 45: A primeira via deve ser assinada pelo técnico executor do ensaio e entregue ao condutor / proprietário do veículo. A segunda via e a fita ou disco diagrama utilizado deve ser assinados pelo técnico executor do ensaio e pelo condutor / proprietário do veículo, grampeados e colocados em envelope próprio, para envio ao órgão metrológico do estado. A terceira via deve ser assinada pelo técnico executor do ensaio e pelo condutor / proprietário do veículo, para controle interno do posto de ensaio. O condutor / proprietário do veículo deve ser informado que o INMETRO disponibilizará pela Internet, no endereço: o certificado de verificação ou a notificação de reprovação do instrumento, após análise do resultado dos ensaios pelo órgão da RBMLQ-I. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

29 Figura 45 Ensaio Cronotacógrafo. O processo é finalizado com todas as informações necessárias, selos utilizados e trocados, itens empregados. Se os ensaios forem realizados em um Posto de Ensaio, o relatório de ensaio e a fita ou disco diagrama relativos ao ensaio são encaminhados para o IPEM daquele estado, que efetuará a verificação dos mesmos e liberará o acesso ao certificado de verificação. Futuramente será possível realizar reagendamento para clientes com envio de ou relação para contato telefônico, pois a validade do certificado é de dois (02) anos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

30 3.1.7 CONSULTA MOVIMENTO DE CRONOTACÓGRAFO A tela de consulta e manipulação dos movimentos de Cronotacógrafos traz diversas opções de filtros, a Figura 46 mostra o uso do período e do cliente como filtros. Figura 46 Consulta de Movimento de Cronotacógrafo. 3.2 MANUTENÇÃO DE NOTIFICAÇÕES A funcionalidade Manutenção de Notificações se encontra em fase de desenvolvimento, Figura 47. Figura 47 Menu Manutenção de Notificações. Para localizar os documentos utilizar o número da GRU. As GRU s localizadas são mostradas na grid. Por padrão todos os documentos possuem situação como Aprovado, podendo ser alterados somente os processos que receberam reprovação da INMETRO, portanto selecionar o processo reprovado e clicar no botão. Para gravar as notificações utilizar o botão no alto da tela. Somente os processos como Alterado no campo Situação é que serão gravados, Figura 48. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

31 Figura 48 Tela de Manutenção de Notificações. 3.3 AGENDAMENTO A movimentação de Agendamento é apropriada para a organização dos horários de atendimento de verificação metrológica. A Figura 49 mostra como acessar a movimentação de Agendamento. Figura 49 Menu Agendamento. Na tela de Atendimento indicar a Data e o Período para o atendimento a ser agendado. Cadastrar de forma mais completa possível os dados do veículo tais como: placa, ano, marca e modelo. Os dados do cliente não terão relacionamento como o cadastro de Clientes, ou seja, sem vínculo com o banco de dados, portanto incluir as informações como telefone, observação, . Quando o atendente liga e o Cliente confirma presença setar em Confirmado. A opção Aguardando Vaga significa que a agenda está completa e este cliente fica aguardando vaga, caso algum cliente não compareça ou desmarque. Existe a possibilidade de enviar quando agendado por telefone o atendimento para cronotacógrafo, a Figura 50 mostra a tela do Agendamento. Depois de enviado o o sistema indica em Enviado. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

32 Figura 50 Tela de Agendamento. Quando agendado no local, ou seja, no balcão da empresa, é possível ser impresso o comprovante com os dados do agendamento realizado, Figura 51. Figura 51 Comprovante de Agendamento. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

33 Na tela de Agendamentos de Atendimentos na localização sempre são apresentados os agendamentos do dia corrente, para demais visualizações clicar sobre o dia desejado no calendário da lateral esquerda da tela. No canto superior esquerdo é possível realizar uma pequena filtragem utilizando as opções de Confirmados e Aguardando. Para incluir novos agendamentos utilizar o botão. Para alterações selecionar o agendamento desejado na grid e utilizar o botão simplesmente dar duplo clique sobre o agendamento desejado, Figura 52., ou Figura 52 Tela dos atendimentos agendados. O sistema ainda traz na tela de Agendamentos de Atendimentos a opção de impressão das informações representadas na grid por meio de botão próprio e opções de exportação para diversos tipos de arquivos da listas dos agendamentos, Figura 53, entre outras. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

34 Figura 53 Opções da consulta de Atendimentos. 4. RELATÓRIOS 4.1 CADASTROS O sistema dispõe de relatório para impressão de todos os cadastros existentes no sistema, a Figura 54 demonstra a abertura dos relatórios por meio de menu. Figura 54 Menu para Relatórios de Cadastros. 4.2 MOVIMENTOS No momento existem cinco (05) relatórios de movimentações do sistema, com previsão de implementação de novos relatórios para as próximas versões Relatório Mensal para Oficina Cadastrada A Figura 55 mostra o menu de acesso para os relatórios das movimentações de cronotacógrafo. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

35 Figura 55 Menu para relatório mensal de Oficina Cadastrada. Realizar a configuração necessária para que o sistema gere o relatório somente com as informações pertinentes e clicar no botão imprimir, destaque da Figura 56. Figura 56 Configuração do Relatório Mensal de Oficina Cadastrada. A Figura 57 mostra a visualização do relatório gerado a partir das configurações mostradas no Figura de configuração. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

36 Figura 57 Visualização do Relatório para impressão Relatórios de Ensaios por Padrão Utilizado A Figura 58 demonstra o menu de acesso para o relatório de Ensaios por Padrão Utilizados. Figura 58 Menu para relatório de Ensaios por Padrão Utilizado. Neste relatório são oferecidas diversas opções para configurar o relatório a ser gerado, devendo escolher o padrão utilizado. A indicação de Relatório Diário, Semanal, Mensal e Período somente determinam a inscrição do cabeçalho, pois o que determina a realmente a faixa temporal de registros é o período informado, Figura 59. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

37 Figura 59 Configuração do Relatório de Ensaios por padrão. A Figura 60 mostra a visualização da impressão do Relatório de Ensaios utilizando o padrão Banco de Rolos como configuração mostrada na imagem da Figura 59. Figura 60 Visualização de impressão do Relatório de Ensaios. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

38 4.2.3 Relatório de Controle de Selos Utilizados e Não Comp. com Banco de Rolos A Figura 61 demonstra o acesso ao relatório para controle dos Selos Utilizados não compatível com Banco de Rolos, ou seja, para todos os veículos que possuam alguma configuração ou característica que o impeça de fazer o ensaio no Banco de Rolos, por exemplo: veículo traçado, veículo automático, veículo com sensor na roda dianteira e veículos com carga fixa com peso que ultrapasse a capacidade da máquina. Ensaio em Banco de Rolos só pode ser realizado caso a máquina seja equipada para fazer, hoje a maioria das máquinas não possuem as características necessárias para realizar o Ensaio em veículos traçados. Figura 61 Menu para relatório de Controle de Selos Utilizados. Figura 61. Utilizar a tela de configuração do relatório para delimitar as informações esperadas pelo usuário, Figura 62 Configuração do Relatório. A Figura 63 mostra parte da visualização da impressão do relatório para controle dos selos acrílicos utilizados em Ensaios de veículos Traçados. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

39 Figura 63 Visualização de impressão do Relatório de Selos Utilizados Relatório para Selos Acrílicos Devolvidos Menu de acesso para o Relatório de Selos Acrílicos devolvidos, Figura 64. Figura 64 Menu para relatório de selos Acrílicos Devolvidos. Exemplo de configuração para a geração do relatório de Selos Acrílicos Devolvidos, Figura 65. Figura 65 Configuração do relatório de Selos devolvidos. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

40 A Figura 66 mostra uma composição da visualização de impressão o relatório de selos Acrílicos devolvidos ao IPEM. Figura 66 Visualização de impressão do Relatório de Selos Acrílicos Devolvidos Relatório de Selos Utilizados O sistema ainda proporciona um relatório para controle dos selos utilizados na Selagem ou Substituição, Figura 67. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

41 Figura 67 Menu para relatório de Selos Utilizados. Na tela de configuração do relatório sempre selecionar um lote de selos, a Figura 68 mostra a seleção do cadastro dezenove (19) de Selos Adesivos e Selos Acrílicos. Figura 68 Configuração do Relatório de Selos Utilizados. Um exemplo do relatório pode ser observado na Figura 69. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

42 Figura 69 Visualização de impressão do Relatório de Selos Utilizados. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

43 5. REFERÊNCIAS Sítio Cronotacógrafo INMETRO Ensaios Metrológicos e Verificações. Disponível em: Acesso em: 20 de Junho de ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS AMD - Advanced Micro Devices. CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. CPF - Cadastro de Pessoas Físicas. DICOF - Divisão de Instrumentos de Medição de Comprimento e Força. DIMEL - Diretoria de Metrologia Legal. GB Gigabyte. GRU - Guia de Recolhimento da União. INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. IPEM - Instituto de Pesos e Medidas. NIE - Norma Inmetro Específica. PAM - Portaria de Aprovação de Modelo. RBMLQ-I - Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade INMETRO. RENAVAN Registro Nacional de Veículos Automotores. RTM - Regulamento Técnico Metrológico. UF Unidade de Federação. 7. ÍNDICE REMISSIVO A Ch Acrílico, 8, 18, 25, 38 agendamento, 29 Agendamento, 31, 33 Anexos, 23 Aprovado, 19, 30 Atestados, 26 Chamadas, 4 Código de Trânsito Brasileiro, 2 Cronotacógrafo, 2, 4, 13, 14, 15, 17, 18, 20, 22, 34 C B D Disco diagrama, 2, 5, 24, 28, 29 Banco de Rolos, 37, 38 Barra de ferramentas, 4, 6 Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

44 Ensaio, 5, 18, 19, 26, 28, 29, 36, 38 E Padrões de Selagem, 11, 24 P Fabricante, 5, 13, 14, 24, 25 Ficha Técnica, 27, 28 GRU, 18, 21, 30 Hodômetro, 5 F G H R Redutor, 18, 22 Reprovado, 18, 19, 30 Requisitos mínimos de hardware, 4 Selagem, 17, 20, 25, 40 Selo Colocado, 18 Selo Retirado, 18 Selos Adesivos, 8, 10, 25 S Identificação Técnica, 17, 23 INMETRO, 2, 5, 7, 9, 14, 18, 19, 25, 26, 28, 30 Instrumento de medição de velocidade, 2 I Tacógrafo, 4, 5, 6, 17 T V K, 17, 18, 22, 24 K Verificação metrológica, 4, 5, 17, 18, 31 Vinculação de documentos, 23 *** Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas Rua Frei Caneca, Santana. Guarapuava Pr. CEP Fone (42) suporte@teorema.inf.br Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. Manual

Leia mais

Manual Acordos Comerciais

Manual Acordos Comerciais Manual Acordos Comerciais DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Bruno Conrado Hertzel Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Junho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013.

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática,

Leia mais

Instruções Servidor TeoremaEE

Instruções Servidor TeoremaEE Instruções Servidor TeoremaEE DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Bernardo Aprovado em: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Comissões 1.1 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL... 2 1.1 ÍNDICE... 2 1.2 MOTIVAÇÃO:... 3 1.3 INTRODUÇÃO... 4

Manual Comissões 1.1 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL... 2 1.1 ÍNDICE... 2 1.2 MOTIVAÇÃO:... 3 1.3 INTRODUÇÃO... 4 SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. VRS. 1.0 Aprovado em: 18/09/2012 Revisor: Gustavo Ribas Atualizado em Abril de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015.

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Manual Framework Daruma para ECF

Manual Framework Daruma para ECF Manual Framework Daruma para ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Março de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Emissão de RPA

Manual Emissão de RPA Manual Emissão de RPA SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 1.0 Aprovado em: 21 de setembro de 2012 Revisora: Silmara C Rebeca Nota de copyright Copyright 2012 Teorema

Leia mais

Ordens de Produção Vinculadas

Ordens de Produção Vinculadas Ordens de Produção Vinculadas DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisão: Marcelo Barby Aprovado em: Novembro de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Lei da Transparência - Lei 12741/2012

Lei da Transparência - Lei 12741/2012 Lei da Transparência - Lei 12741/2012 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Marcelo Barby Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila M G Gechele e Gustavo Ribas Aprovado em: maio de 2013 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema

Leia mais

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Manual sistema Laundry 4.0

Manual sistema Laundry 4.0 Manual sistema Laundry 4.0 Sistema para serviços de Lavanderia Comércios Empresa responsável Novacorp informática Fone (41) 3013-1006 E-mail marcio@novacorp.com.br WWW.novacorp.com.br Sumario 1 Este manual

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP. MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos. MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO - SIGA Extranet GRD e Projetos MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET GRD e Projetos Versão: 1.5 Fevereiro/2014 Versão: 1.5 Novembro 2008 Versão: 1.5

Leia mais

Manual Posto de Combustível

Manual Posto de Combustível Manual Posto de Combustível DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 04 Aprovado em: outubro de 2012 Revisores: Ernani Gelinski, Osni Marin e Silmara C. Rebeca Nota de copyright Copyright 2015

Leia mais

Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no "SAME", utilizando-se do recurso do "Volume".

Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no SAME, utilizando-se do recurso do Volume. Page 1 of 31 184771 Módulo: AMAP - SAME PDA 184771: Controle do Arquivamento de Pastas do SAME. SOLICITAÇÃO DO CLIENTE Ter o controle das pastas (Prontuários) armazenadas no "SAME", utilizando-se do recurso

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Cuidados com Banco de Dados

Cuidados com Banco de Dados Cuidados com Banco de Dados DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: agosto de 2011 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA CCA Versão.0 Sistema de Controle de Concessão de Adiantamentos Sumário O Sistema CCA ----------------------------------------------------- 3 Iniciando a operacionalização do

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Manual do Sistema HDI Online / Worksite (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros )

Manual do Sistema HDI Online / Worksite (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros ) Manual do (Circulação: Corretoras parceiras da HDI Seguros ) HDI Seguros Departamento de Produto Automóvel Produto Auto Magda Dioclecio Martins 01 1/47 1. Introdução 1.1. Objetivo Aplicabilidades múltiplas

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 28.06.2012. Sumário:

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 28.06.2012. Sumário: NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA (NFA-e) - Preenchimento por não Contribuinte do ICMS Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 28.06.2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Manual do Usuário - Cliente Externo

Manual do Usuário - Cliente Externo Versão 3.0 SGCL - Sistema de Gestão de Conteúdo Local SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O MANUAL... 4 3. FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA... 5 3.1. Acessar a Central

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS Conteúdo MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS... 2 Conceito de Manual Procedimentos... 2 Objetivos do Manual... 2 Aspectos Técnicos... 2 1. ACESSO AO SISTEMA ODONTOSFERA... 3 2. STATUS DO PACIENTE NO SISTEMA...

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário.

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotina para quando clicar no ícone do Winsati e ele não inicializar Podem acontecer dois casos: 1. Caso 1: No caso de clicar

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisores: Aprovado em: Novembro de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema

Leia mais

Manual de Operação. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.

Manual de Operação. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Manual de Operação Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. SUMÁRIO 1. Informações Gerais...7 1.1 EasyPass... 7 1.2 Observações... 8 2. Conceitos Básicos...10 2.1 Captura de Imagem...10 2.2 Crop...10

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

UnionWeb Condominium

UnionWeb Condominium UnionWeb Condominium Esse manual contém explicações técnicas de configuração e manutenção administrativa. Não deve ser repassado para moradores, é para utilização da Administradora ou responsável para

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA

MANUAL PARA USO DO SISTEMA Clínicas Odontológicas MANUAL PARA USO DO SISTEMA (GCO) GERENCIADOR CLÍNICO ODONTOLÓGICO SmilePrev Versão 1.0 SmilePrev Clínicas Odontológicas www.smilepev.com 2008 REQUISITOS BÁSICOS DO SISTEMA HARDWARE

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS Manual de Regulação Ambulatorial de Consultas Especializadas SISTEMA AGHOS Versão 01.2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. O SISTEMA...4 1.1 Acesso ao Sistema AGHOS:...4 1.2 Teclas de funções do Sistema:...5 1.3

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS Abril / 2008 1 INDICE Objetivo do Sistema de Registro de Contribuinte na Junta Comercial...3

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com. CDV GID Desmanches Manual do Usuário Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Administração... 1 Favoritos... 12 Fornecedor... 21 Cadastro...

Leia mais

Instruções para Remessa Bancária

Instruções para Remessa Bancária Bancária DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: novembro de 2012 Atualizado em: 24 de dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML Observação: O arquivo XML da nota fiscal deve estar salvo em seu computador. Se o seu fornecedor não enviou o arquivo por e-mail, você pode obter o arquivo pela internet,

Leia mais

Atendimento WEB IAMSPE CEAMA v20120524.docx. Manual de Atendimento

Atendimento WEB IAMSPE CEAMA v20120524.docx. Manual de Atendimento Manual de Atendimento ÍNDICE INCLUIR PEDIDO (SOLICITAÇÃO DE SENHA)... 3 ACOMPANHAMENTO DE PEDIDO... 8 2 INCLUIR PEDIDO (SOLICITAÇÃO DE SENHA) Utilizado para solicitação de senha para procedimentos pré-autorizados.

Leia mais

Manual Operacional RIGNER. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

Manual Operacional RIGNER. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] Komunik [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] RIGNER Manual Operacional Gensys Genius System Manual Komunik- Versão 1.0 E-mail: documentacao@geniusnt.com -Telefone:

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador no atendimento aos beneficiários

Leia mais

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Livro Super Simples Manual do Usuário Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Secretarias de Fazenda Estaduais, do Distrito Federal e Comitê Gestor do Simples

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Manual Portal da Empresa

Manual Portal da Empresa Manual Portal da Empresa 1. INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR O PORTAL DA EMPRESA... 4 3. COMO OBTER UM LOGIN DE ACESSO... 4 4. COMO RESGATAR SENHA... 5 5. COMO INFORMAR UMA ADMISSÃO... 5 6. COMO VISUALIZAR

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Cartão Usuário ISSEM

Cartão Usuário ISSEM Cartão Usuário ISSEM Objetivo: O sistema é on-line e oferece ao segurado do Instituto, facilidade e rapidez nos atendimentos junto aos nossos credenciados. Com o uso de um cartão, o segurado pode dirigir-se

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Manual passo-a-passo para obtenção do Auto de Licença de Funcionamento/ Auto de Licença de Funcionamento Condicionado Eletrônico

Leia mais

Manual do Usuário Sistema Podológico 2007 AFA Assessoria e Informática Ltda. www.afa.inf.br

Manual do Usuário Sistema Podológico 2007 AFA Assessoria e Informática Ltda. www.afa.inf.br AFA Assessoria e Informática Ltda. www.afa.inf.br Índice INTRODUCAO SISTEMA PODOLOGICO 2007... 4 REQUISITOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 5 MSDE vs. SQL SERVER... 5 PADRÕES E CARACTERISTICAS NAS TELAS DO SISTEMA...

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes CeC Cadastro Eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Usuário Externo Março/2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Objetivos... 3 3. Solicitação de CeC... 4 3.1. Cadastro de pessoas físicas... 5 3.1.1. Cadastro

Leia mais

MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0

MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE MÓDULO DE DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DECORE MANUAL Versão 2.0 Spiderware Consultoria em Informática Rua Mayrink Veiga, 11 / 804 Rio de Janeiro RJ CEP 20090-050 Tel. 0 (XX)

Leia mais

Com intuito em facilitar as vendas do nosso seguro, a Suhai está disponibilizando o sistema Integral Uranet, que irá te ajudar a vender com maior

Com intuito em facilitar as vendas do nosso seguro, a Suhai está disponibilizando o sistema Integral Uranet, que irá te ajudar a vender com maior Com intuito em facilitar as vendas do nosso seguro, a Suhai está disponibilizando o sistema Integral Uranet, que irá te ajudar a vender com maior agilidade o serviço que a Suhai oferece. Acesso Browser

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Manual do Emissor RPS

Manual do Emissor RPS Manual do Emissor RPS Fly E-Nota 1/14 Índice 1.Instalação...3 1.1.Pré-requisitos da instalação...3 1.2.Baixar e instalar do Emissor RPS...3 1.3.Carregar as configurações do prestador...4 1.4.Instalação

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO EBS. E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br.

SUPORTE TÉCNICO EBS. E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br. C C P SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento: Das 08h30min às 18h, de Segunda a Sexta-feira. Formas de atendimento: E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br. Suporte On-Line

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

Dynafleet Treinamento 1º Acesso

Dynafleet Treinamento 1º Acesso Dynafleet Treinamento 1º Acesso SENHA DE ADMINISTRADOR (senha recebida pela Volvo) Confirmar se os veículos foram cadastrados corretamente Modificar a configuração do veículo (nome, excesso de velocidade,

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque 11.8x março de 2015 Versão: 5.0 1 Sumário 1 Introdução... 3 2 Objetivos... 3 3 Movimentações de Estoque... 3 4 Parâmetros... 5 5 Cadastros...

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 Manual do Usuário Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 1 Apresentação O SEIA Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos é uma ferramenta fundamentada

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS Este manual foi elaborado para orientar o Cliente, Órgão/Entidade, sobre os procedimentos necessários a serem seguidos com relação à preparação

Leia mais

FS133.1. Sistema: Futura Server. Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa. Referência: FS133.1. Versão: 2016.07.04

FS133.1. Sistema: Futura Server. Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa. Referência: FS133.1. Versão: 2016.07.04 Como Baixar FS133.1 Boletos? Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa Referência: FS133.1 Versão: 2016.07.04 Como Funciona: Esta tela é utilizada para gerar arquivos que informarão

Leia mais

0800-728-2001 (Capitais e Interior) 0800-729-2001 (Demais Localidades) 0800-727-2001 (Capitais e Interior) Golden Fone (SAC)

0800-728-2001 (Capitais e Interior) 0800-729-2001 (Demais Localidades) 0800-727-2001 (Capitais e Interior) Golden Fone (SAC) Golden Fone (SAC) 0800-728-2001 (Capitais e Interior) Central Técnica 4004-2001 (Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e São Luís) 0800-729-2001

Leia mais

Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes do Banco do Nordeste Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB

Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes do Banco do Nordeste Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB Pág. 1 Sistema de Cobrança Eletrônica para Clientes Cobrança BNB Pág. 2 Instalação o o o o Baixar o Setup v3.5.38.exe disponível no site do BNB Executando o aplicativo aparecerá a imagem abaixo Clique

Leia mais

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS Sumário 1. Introdução... 2 2. Início Portal Coordenador... 2 2.1. Novos Pedidos... 2 2.2. Pendências... 3 2.3. Menu... 4 2.4. Sair... 4 3. Saldo de Projetos... 5 4. Extrato

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

Perfil Chefe de Transporte

Perfil Chefe de Transporte Manual do Usuário Perfil Chefe de Transporte APRESENTAÇÃO Bem vindos ao manual do usuário do Sistema de Gestão de Frotas. Este Manual proporcionará aos seus usuários, descobrir todas as funcionalidades

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Medidor Powersave V2 USB

Medidor Powersave V2 USB Medidor Powersave V2 USB O medidor é formado por uma caixa plástica contendo uma placa eletrônica, uma tomada macho, uma tomada fêmea, um conector H, um barramento lateral, um conector USB e leds indicativos.

Leia mais

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB Audatex Web Oficinas HDI Nível Usuário (Versão 2.8) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Equipe de Treinamento Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/5/2008

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais