Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0"

Transcrição

1 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES

2 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate Comunicação e Marketing a fim de facilitar a solicitação de serviços de gráfica. A partir do HMV/OS é possível solicitar a confecção de produtos da Gráfica Qualità, sendo que os produtos serão pré-definidos pela gráfica e/ou Hospital Moinhos de Vento, todos os produtos serão definidos e cadastrados pelos administradores do HMV/OS, da mesma forma poderá ser realizado cadastro de usuários tanto administrador como usuário com restrição. Usuários cadastrados como administrador, terão total acesso ao HMV/OS, podendo assim incluir e editar qualquer informação do registro do sistema, sendo usuários e produtos, também terão permissão para solicitar serviços e relatórios a partir do sistema. Usuários restritos terão acesso somente aos processos de solicitação de serviços, referente aos registros do sistema. HMV/OS 5.0 A versão 5.0 foi desenvolvida a fim de melhorar e aperfeiçoar as solicitações e o tempo que se leva para realiza-las. Foi incluído na versão 5.0 alguns itens adicionais tais como, administração dos Centro de Custos(Setores), Usuários e Produtos. Relatórios com mais precisão foram também incluídos na nova versão, reduzindo e facilitando trabalhos antes realizados pelo setor financeiro das empresas. Nesta nova versão, é possível conter um número ilimitado de produtos por solicitação, que antes eram limitados em 7 (Sete) produtos por solicitação. A mais importante mudança desta versão é a linguagem utilizada no seu desenvolvimento. A versão 5.0 foi desenvolvida em PHP, uma linguagem Linux, ou seja, uma linguagem que não requer a aquisição de licença para a utilização, reduzindo assim custo na implantação e utilização do sistema e de seus recursos disponíveis.

3 2 Login / Acesso TELA DE LOGIN DO SISTEMA. Para efetuar o login no sistema, deverá ser preenchido o campo login e senha, após o preenchimento com os dados corretos, basta clicar no botão Logar. 1. USUÁRIO O campo usuário deve ser preenchido com o seu código de usuário fornecido pelo Hospital Moinhos de Vento. Ex. H00000HO. 2. SENHA O campo senha deverá ser preenchido com a senha definida por você. É de extrema importância que sua senha pessoal não seja fornecida para terceiros, pois os eventos realizados no HMV/OS 5.0 serão registrados e vinculados ao login que estiver realizando a operação. 3. LOGAR Após o preenchimento dos campos login e senha basta clicar no botão logar para que o sistema valide suas informações e efetue o acesso ao sistema.

4 3 Login / Acesso TELA DE LOGIN Ao acessar a tela de login e informar dados inválidos o sistema retorna na tela de logout a causa na qual o acesso não foi concedido.

5 4 Sair / Logout SAIR / ENCERRAR SESSÃO Ao encerrar a sessão clicando no botão Sair, a tela abaixo será exibida confirmando o fim da sessão iniciada. Para garantir que outro usuário acesse o sistema com seus dados o usuário logado deverá esperar a tela abaixo confirmando o fim da sessão.

6 5 Solicitação TELA DE SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO/PRODUTO 1. DATA DO PEDIDO Indica o dia na qual o pedido está sendo realizado. 2. NOME DO SOLICITANTE Exibe o nome da pessoa na qual está efetuando a solicitação. 3. SETOR Número seguido do nome do setor para qual a solicitação será realizada. 4. TELEFONE DDD seguido do número para contato direto com a pessoa responsável pela solicitação. 5. SEQUENCIA Número informativo, serve para dar uma ordem aos produtos solicitados. 6. PRODUTO É necessário selecionar um produto da lista de produto para que os próximos campos sejam exibidos. 7. CÓDIGO DO PRODUTO Informa o código do produto que foi selecionado conforme passo anterior (nº 6). 8. UNIDADE Informa o tipo de unidade na qual o produto se encaixa. Ex: a. UNIDADE Corresponde a uma unidade do produto solicitado, uma unidade de ficha admissão é uma folha apenas. b. BLOCO Corresponde a um bloco do produto solicitado, uma unidade de um bloco de anotações pode corresponder a 100 unidades de folha de anotações. 9. VALOR UNITÁRIO O valor unitário é referente a uma unidade do produto solicitado, que será multiplicado pela quantidade solicitada.

7 10. QUANTIDADE O campo quantidade serve para após informar o produto desejado, especificar a quantidade que deseja do produto selecionado. 11. SUBTOTAL No campo subtotal será calculado e exibido automaticamente o valor total do produto selecionado conforme a quantidade desejada do item. 12. OBSERVAÇÕES É possível adicionar observações ao produto solicitado, tais como o corte do material solicitado, a cor entre outras especificações do pedido. 13. REMOVER Para remover o último item selecionado no pedido, basta clicar sobre o sinal de menos (-) em vermelho como mostrado na figura acima (nº 13). Ao remover um item, o calculo do valor total do pedido será recalculado. Os itens só poderão ser removidos em ordem do ultimo ao primeiro, sendo assim não será possível remover o produto referente a sequencia 1 se já possuir mais itens na sequencia. 14. ADICIONAR Para adicionar mais itens ao seu pedido, basta clicar no sinal de mais (+) em verde como mostra a figura acima (nº 14). 15. DATA DA ENTREGA A data da entrega será calculada automaticamente pelo sistema da seguinte forma, toda solicitação efetuada de Terça-Feira até Quinta-Feira serão entregues na próxima Terça-Feira, todas as solicitações efetuadas a partir de Quinta- Feira serão entregues na Terça-Feira. 16. RECEBEDOR O recebedor será a pessoa responsável por receber o pedido na data da entrega. 17. VALOR TOTAL O valor total é o valor na qual soma todas os subtotais, ou seja, calcula o valor total da solicitação conforme o item e a quantidade informada dos mesmos. 18. SOLICITAR Após preencher e conferir todas as informações necessárias para a solicitação, basta clicar em solicitar para que a solicitação seja efetuada. 19. LIMPAR O botão limpar serve para limpar todos os campos já preenchidos da tela de solicitação. 20. LISTAR SOLICITAÇÃO Para listar todas as solicitações efetuadas basta clicar no botão Listar solicitações. 6

8 7 Solicitação TELA DE LISTAGEM DE SOLICITAÇÕES 1. CÓDIGO DA SOLICITAÇÃO Informa o código referente a solicitação listada. 2. DADOS DA SOLICITAÇÃO Informa os dados principais para identificar a solicitação listada. 3. VISUALIZAR Para visualizar a solicitação por completo basta clicar no ícone da lupa ao lado da solicitação como informa na figura acima (nº 3). 4. IMPRIMIR Ao clicar no ícone da impressora, será exibido uma caixa de diálogo questionando sobre o local onde será salvo o arquivo referente aquela solicitação, basta selecionar abrir com o word para imprimir a solicitação desejada. 5. PAGINAS Número de páginas referente a solicitação, clicando nos números das paginas será possível navegar sobre as demais solicitações efetuadas.

9 8 Solicitação TELA DE VISUALIZAÇÃO DA SOLICITAÇÃO 1. CANCELAMENTO Ao clicar na lupa na listagem de solicitação como foi explicado anteriormente, será exibido a tela acima, sendo possível visualizar a solicitação por completo, acima das informações da solicitação, haverá um botão cancelar, para cancelar a solicitação carregada na tela, se a solicitação já estiver sido cancelada, exibirá as informações do cancelamento como o número da solicitação cancelada, o usuário que efetuou o cancelamento e a data seguido da hora em que a solicitação foi cancelada. 2. FECHAR O botão fechar (X) serve para fechar a solicitação carregada na tela permitindo assim exibir outra solicitação. 3. MOVER Ao passar o mouse no espaço em branco conforme mostrado na figura (nº 3) é possível com o mouse arrastar a janela por toda a tela do computador simulando uma janela externa do sistema, isto possibilita que o usuário consiga visualizar e abrir mais de uma solicitação simultaneamente.

10 9 Solicitação TELA DE IMPRESSÃO DO DOCUMENTO 1. ABRIR/DOWNLOAD Neste item é possível escolher entre abrir ou baixar o documento referente a solicitação. Para imprimir basta clicar em abrir e escolher a opção Microsoft Word e clicar no botão OK como na figura (nº2), ao abrir o documento do Microsoft Word é preciso imprimir como e na impressora que desejar.

11 10 Centro de custo/setor TELA ADMINISTRAÇÃO DOS CENTROS DE CUSTO / SETORES 1. ADICIONAR SETOR Para adicionar um setor basta clicar no botão Adicionar setor, os passos para adicionar um setor serão explicados na próxima página. 2. CÓDIGO DO SETOR Informa código referente ao setor listado. 3. DADOS DO SETOR Informa o nome do setor listado. 4. EDITAR Para editar o setor listado basta clicar no ícone do lápis como mostra na figura acima (nº 4), o passo ditar será explicado mais detalhadamente a seguir. 5. VISUALIZAR Para visualizar o setor listado basta clicar no ícone da lupa como mostra na figura acima (nº 5), o passo visualizar será explicado mais detalhadamente a seguir.

12 11 Centro de custo/setor TELA ADICIONAR CENTRO DE CUSTO 1. CÓDIGO DO SETOR O campo código do setor é obrigatório o preenchimento, sem informar o código o sistema não cadastrará o setor. 2. NOME DO SETOR O campo nome do setor também é obrigatório, após informar o código do setor informe neste campo o nome do setor que deseja inserir no sistema. 3. ENVIAR Para concluir o cadastro basta clicar em enviar como mostra a figura acima (nº 3). 4. Após o cadastro do setor o sistema mostrará uma mensagem informando se o setor foi registrado com sucesso ou se teve algum problema ao cadastrar. Basta clicar em fechar (X) no canto superior direito da caixa para voltar à lista de setores.

13 12 Centro de custo/setor TELA VISUALIZAR CENTRO DE CUSTO 1. VISUALIZAR Como mostra na figura acima (nº 1), clicando no ícone da lupa, será exibido a janela com as informações do setor. 2. CÓDIGO DO SETOR No campo código do setor é possível ver o código correspondente ao setor exibido na janela. 3. SETOR Assim como o código, o nome do setor é possível ver no campo setor como mostra na figura acima (nº 3). 4. Basta clicar em fechar (X) para voltar a lista de setores.

14 13 Centro de custo/setor TELA ALTERAR CENTRO DE CUSTO 1. CODIGO SETOR Na tela de editar setor, você visualiza os dados do setor na qual quer editar as informações, como mostra na figura acima você pode ver o código (Nº 1). 2. NOME DO SETOR Você pode ver também, o nome do setor a ser editado como mostra na figura acima (nº 2). 3. ALTERAR DADOS Para alterar os dados do setor, você deve clicar no botão Alterar dados, na próxima página você vai ver como alterar os dados do setor mais detalhadamente. 4. VOLTAR O botão voltar serve para voltar à lista de setores, caso tenha selecionado o setor errado basta clicar em voltar e escolher o setor desejado.

15 14 Centro de custo/setor TELA ALTERAR CENTRO DE CUSTO 1. CODIGO DO SETOR No campo código do setor, como você vê na figura acima (nº 1) já estará preenchido, basta alterar o código do produto informando o novo código que será assumido pelo setor. 2. NOME DO SETOR Como o campo código do setor, o campo nome do setor também já estará preenchido, basta alterar para o nome que será utilizado a partir da edição pelo setor na qual aplica a alteração. 3. ALTERAR Para aplicar as alterações efetuadas, basta clicar no botão Alterar e aguardar pela mensagem de confirmação do sistema. 4. LIMPAR O botão limpar serve para retornar os dados do setor, ao clicar em Limpar, o sistema irá limpar os campos preenchidos e retornará para os dados atuais do setor, ao clicar em Alterar, os dados não serão mais retornado, pois os novos dados informados já serão assumidos pelo setor.

16 15 Produtos TELA LISTAR PRODUTOS 1. ADICIONAR PRODUTO Como mostra na figura acima (nº 1), para adicionar um novo produto basta clicar em Adicionar produto, ao clicar no botão informado será exibido a janela para adicionar novo produto, esta ação será mostrada na próxima página. 2. CODIGO DO PRODUTO Na lista de produtos é possível ver os dados básicos do produto, neste campo é exibido o código do produto. 3. DADOS No campo maior mostrado na figura acima (nº 3), é possível ver os dados principais tais como, nome do produto, unidade e valor do produto. 4. EDITAR Ao lado dos dados do produto, existem dois botões, neste caso o botão onde se encontra um lápis (nº 4), é possível editar os dados do produto. 5. VISUALIZAR Assim como o botão editar (nº 4), o botão visualizar (nº5) exibirá na tela os dados do produto, porém, não será possível editá-los.

17 16 Produtos TELA ADICIONA PRODUTO 1. CÓDIGO DO PRODUTO No campo código do produto, o usuário deve informar o código correspondente ao produto a ser inserido. 2. NOME DO PRODUTO No campo nome do produto, deverá ser preenchido com o nome completo incluindo sias especificações, por exemplo, PAPEL DE CARTA A ou PAPEL DE CARTA B. 3. VALOR O valor deverá ser preenchido com o valor correspondente ao produto a ser inserido, IMPORTANTE, é necessário preencher o valor separando apenas os centavos com uma vírgula, não deverá ser separado o milhar com ponto, nem mesmo separado os centavos com ponto. Exemplo, 1000,90 ou 0,0514 O produto poderá ter o valor com quatro casas para informar os centavos como mostra um dos exemplos acima. É importante lembrar também de que não será necessário colocar caracteres que não sejam numéricos como por exemplo R$. 4. UNIDADE O campo unidade serve para informar o tipo de unidade que o produto será disponibilizado, como por exemplo, folha equivalente a uma unidade ou bloco equivalente a mais de uma unidade.

18 17 Produtos TELA VISUALIZAR PRODUTO 1. NOME DO PRODUTO Ao visualizar um produto o usuário poderá ver o nome do produto como mostra na figura acima (nº 1). 2. VALOR O valor do produto será exibido como foi inserido, podendo ter quatro casas representando os centavos, e separado somente por vírgula. 3. UNIDADE No campo unidade é possível ver o tipo de unidade é disponibilizado o produto desejado na solicitação.

19 18 Produtos TELA ALTERAR PRODUTO 1. DADOS Na figura acima (nº 1, nº 2, nº 3, nº 4), u usuário poderá visualizar na tela os dados do produto que será editado. 2. ALTERAR DADOS Para alterar os dados o usuário deverá clicar em alterar dados (nº 5), clicando no botão indicado exibirá uma janela com os dados a serem alterados. 3. VOLTAR O botão voltar (nº 6) serve para voltar a lista de produtos.

20 19 Produtos TELA ALTERAR PRODUTO 1. NOME DO PRODUTO No campo nome do produto, o usuário deve preencher com o nome que o produto assumirá após a alteração. 2. VALOR É necessário preencher o valor separando apenas os centavos com uma vírgula, não deverá ser separado o milhar com ponto, nem mesmo separado os centavos com ponto. Exemplo, 1000,90 ou 0,0514 O produto poderá ter o valor com quatro casas para informar os centavos como mostra um dos exemplos acima. É importante lembrar também de que não será necessário colocar caracteres que não sejam numéricos como por exemplo R$. 3. UNIDADE Deverá ser informado o novo tipo de unidade caso o produto necessite esta alteração, caso contrário não é preciso preencher o campo assim como os demais campos. 4. ALTERAR Para aplicar as mudanças feitas no produto, basta clicar no botão alterar. 5. VOLTAR O botão voltar enviará o usuário novamente para a tela onde os produtos serão listados.

21 20 Usuários TELA LISTA DE USUÁRIOS Os usuários são divididos por categoria, cada categoria de usuário lhe permite um tipo de acesso diferente, segue abaixo os tipos de usuários disponíveis. ADMINISTRADOR Permissão total sobre solicitações; Permissão total sobre centro de custo / setor; Permissão total sobre produtos; Permissão total sobre usuários; Permissão total sobre relatórios; OPERADOR Permissão total sobre solicitações; Permissão total sobre centro de custo / setor; Permissão total sobre produtos; As permissões de usuário para o operador limitam em alterar permissões do administrador; Permissão total sobre relatórios; USUARIO O usuário do tipo (USUARIO) só poderá solicitar produtos, visualizar as suas próprias solicitações e não poderão cancelar solicitações; Sem permissão sobre centro de custo / setor; Sem permissão sobre produtos; Sem permissão sobre usuários; Sem permissão sobre relatórios;

22 21 Usuários TELA LISTA DE USUÁRIOS 1. ADICIONAR USUARIO Para adicionar um novo usuário basta clicar no botão adicionar usuário. 2. CÓDIGO DO USUARIO Na lista de usuários é possível visualizar o código do usuário, este item é utilizado para organização própria do sistema. 3. DADOS No campo dados o usuário consegue ver as informações básicas do usuário como mostra a figura acima (nº 3). 4. EDITAR Para editar um usuário basta clicar no ícone do lápis como mostra na figura acima (nº 4), você será redirecionado para a tela onde será possível editar o usuário e suas permissões. 5. VISUALIZAR Para visualizar os dados do usuário basta clicar no ícone da lupa (nº 5).

23 22 Usuários TELA ADICIONA USUÁRIO 1. NOME DO USUÁRIO No campo nome do usuário você preenche com o nome completo do usuário. 2. TELEFONE Preencher com o telefone para contato direto com o usuário do sistema, deverá ser preenchido com o ddd + telefone ex. 51-xxxxxxxx. 3. LOGIN O login deverá ser preenchido com o código do usuário fornecido pelo hospital Moinhos de Vento. Ex. H00000HO. 4. SENHA O operador deverá preencher uma senha para ser utilizada pelo usuário a ser cadastrado. 5. CONFIRMA SENHA O campo confirma senha seve ser para confirmar que o usuário não digitou a senha errada. Para o cadastro ser realizado com sucesso, o campo senha e confirma senha deverão ser iguais.

24 23 Usuários TELA VISUALIZA USUÁRIO 1. NOME DO USUÁRIO No campo nome do usuário será exibido o nome completo do usuário do sistema. 2. TELEFONE No campo telefone será exibido o ddd + telefone direto do usuário do sistema. 3. LOGIN O campo login será exibido o código do usuário fornecido pelo hospital Moinhos de Vento. 4. SENHA- será exibido a senha do usuário, caso o usuário esqueça sua senha, o operador ou o administrador poderá fornece-la novamente ao usuário.

25 24 Usuários TELA ALTERA USUÁRIO 1. DADOS DO USUARIO Nos campos que a figura acima mostra (nº 1, nº 2, nº 3, nº 4). 2. PERMISSÕES Em permissões(nº 5), como é possível ver na figura acima (nº 5), estão as permissões que o usuário tem, entre elas (Administrador, Operador e Usuário). 3. ALTERAR DADOS Para alterar os dados do usuário, basta clicar no botão alterar usuário (nº 6). 4. VOLTAR O botão voltar redirecionará o usuário para a tela onde lista todos os usuários.

26 25 Usuários TELA ALTERA USUÁRIO 1. NOME DO USUÁRIO No campo nome do usuário deverá ser preenchido com o nome correto do usuário do sistema. 2. TELEFONE Se desejar preencher o telefone com os dados a serem alterados. 3. LOGIN Da mesma forma que os dados anteriores, alterar o login na qual o usuário utilizará para se logar, lembrando que o login deverá ser o código fornecido pelo próprio hospital Moinhos de Vento. Ex. H00000HO. 4. NOVA SENHA A nova senha já estará preenchida, caso a senha precise ser alterada, preencha com a senha a ser alterada, caso não seja necessário alterá-la, basta deixar preenchida como de início. 5. CONFIRMA SENHA Para alterar a senha, terá que preencher o campo senha e após preencher o campo senha deverá ser preenchido com a mesma senha o campo confirma senha. 6. PERMISSÕES Para alterar as permissões, basta marcar as permissões que deseja adicionar, para tirar permissão basta desmarcar a permissão desejada.

27 26 Relatórios TELA DE RELATÓRIOS Os relatórios estão divididos em solicitações, centro de custo, produtos e usuários. SOLICITAÇÔES Serão solicitados todos os relatórios ligados a solicitações de produtos, Qualquer informação que o usuário desejar em relatório referente a solicitações deverá ser emitido na sessão solicitações. Em relatórios de solicitações, é possível solicitar relatórios filtrados. Os filtros podem ser por um período determinado, por uma única data ou geral. Além da data, é possível filtrar os relatórios por solicitações completas, solicitações por centro de custo, solicitações com somente dados da solicitação sem incluir os itens solicitados e também será possível fazer um filtro por itens solicitados. COMPLETO No relatório completo serão exibidos todos os dados envolvidos na solicitação, nesta solicitação os dados serão exibidos da seguinte forma, primeiramente os dados da solicitação como data da solicitação, solicitante e etc. Abaixo dos dados da solicitação será exibido os itens da solicitação descrita acima. POR CENTRO DE CUSTO / SETOR No relatório por centro de custo, serão exibidos somente os dados referentes ao centro de custo ligado às solicitações. O relatório contará com as seguintes informações, código do setor, nome do setor e o valor total de solicitações efetuadas pelo setor. Este relatório poderá ser definido por um período, por uma única data ou geral, também será possível filtrar por um setor específico. DADOS DA SOLICITAÇÃO Neste relatório só serão exibidos os dados das solicitações tais como: Número do pedido, data do pedido, data da entrega, solicitante, Recebedor e valor total da solicitação. POR ITENS Neste relatório só serão exibidos os itens da solicitação tais como: Código do produto, descrição do produto, unidade, quantidade solicitada e valor total solicitado sobre do produto. O relatório por itens assim como o por setor, poderá ser solicitado de somente um produto específico. CENTRO DE CUSTO Os relatórios emitidos na sessão centro de custo só serão exibidos os dados referente ao centro de custo, nesta sessão não será solicitado relatórios referente a solicitações efetuadas.

28 27 PRODUTOS Os relatórios emitidos na sessão produtos só serão exibidos os dados referente ao produto, nesta sessão não será solicitado relatórios referente a solicitações efetuadas. USUÁRIOS Os relatórios emitidos na sessão usuários só serão exibidos os dados referente ao usuários, nesta sessão não será solicitado relatórios referente a solicitações efetuadas. TELA DE RELATÓRIOS DE SOLICITAÇÕES 1. SESSÕES Na parte superior da página estão às sessões dos relatórios (nº 1, nº 2, nº 3, nº 4), conforme a página anterior explica, no menu sessões será possível navegar sobre as sessões na qual deseja emitir um relatório, vale lembrar que os relatórios emitidos nas sessões CENTRO DE CUSTO, PRODUTOS e USUÁRIOS não são relatórios referente a solicitações efetuadas, o relatório emitidos nestas sessões serão apenas para exibir dados dos mesmos. 2. DATA Nos campos data de início (nº 5) é possível especificar uma data inicial para o relatório por período, caso deseje um relatório em uma única data, basta preencher o campo data de início sem preencher o campo data final (nº 5). 3. COMPLETO (nº 6) Conforme foi explicado anteriormente, o item completo listará todas as solicitações envolvidas no relatório e seus itens, ou seja, um relatório com todos os dados envolvidos na solicitação.

29 28 4. SETOR (nº 7) Este item exibirá todos os setores envolvidos em solicitações, no relatório será exibido os seguintes dados: código do setor, nome do setor, e valor total de solicitações efetuadas pelo setor, este relatório poderá ser solicitado de um setor específico ou de todos os setores. 5. SOLICITAÇÕES - (nº 8) Com este item selecionado é possível emitir um relatório com os dados da solicitação exceto os seus tens. 6. ITENS O relatório por itens exibirá somente os itens envolvidos em solicitações e seus dados tais como: Código do produto, descrição do produto, unidade, quantidade solicitada e valor total dos itens solicitados. 7. SOLICITAR Para emitir a solicitação desejada basta clicar no botão Solicitar e após a solicitação clicar no botão baixar solicitação como mostra a figura abaixo.

30 29 Relatórios TELA DE RELATÓRIOS DE CENTRO DE CUSTO / SETORES 1. PARTE DO NOME OU CODIGO No campo parte de nome ou código do setor o usuário deverá preencher caso queira fazer um filtro. Ex. todos os centros de custo que contenham a palavra pediatria, basta preencher com número para caso queira consultar centros de custo que contenha o número informado em parte do seu código. 2. DADOS Ao solicitar um relatório de setores cadastrado no sistema, é possível especificar os dados que o usuário deseja acrescentar ao relatório. Para um relatório com código e nome do setor basta selecionar a opção (nº 2), somente nome (nº3) e somente código (nº 4). 3. SOLICITAR Para emitir o relatório, basta clicar no botão Solicitar (nº 5).

31 30 Relatórios TELA DE RELATÓRIOS DE PRODUTOS 1. PARTE DO NOME OU CODIGO No campo parte de nome ou código do produto o usuário deverá preencher caso queira fazer um filtro. Ex. todos os produto que contenham a palavra folha, basta preencher com número para caso queira consultar produtos que contenha o número informado em parte do seu código. 2. DADOS Ao solicitar um relatório de produto cadastrado no sistema, é possível especificar os dados que o usuário deseja acrescentar ao relatório. Para um relatório com todos os seus dados basta selecionar a opção (nº 2), somente código, nome e valor (nº3) e assim por diante. 3. SOLICITAR Para emitir o relatório, basta clicar no botão Solicitar (nº 7).

32 31 Relatórios TELA DE RELATÓRIOS DE USUÁRIOS 1. PARTE DO NOME OU CODIGO No campo parte de nome ou código do usuário o usuário deverá preencher caso queira fazer um filtro. Ex. todos os usuário que contenham a palavra João, basta preencher com número para caso queira consultar usuários que contenha o número informado em parte do seu código. 2. DADOS Ao solicitar um relatório de usuário cadastrado no sistema, é possível especificar os dados que o usuário deseja acrescentar ao relatório. Para um relatório com todos os seus dados basta selecionar a opção (nº 2), somente código, nome e valor (nº3) e assim por diante. 3. SOLICITAR Para emitir o relatório, basta clicar no botão Solicitar (nº 6).

33 32 Suporte / contato TELA DE SUPORTE / CONTATO Para entrar em contato a fim de um suporte técnico basta clicar no botão SUPORTE TÉCNICO e preencher o formulário, após preencher o formulário e clicar em enviar o será respondido pelo desenvolvedor do sistema o mais breve possível.

34 33 Suporte / contato TELA DE CONTATO MOINHOS DE VENTO Para entrar em contato com alguém responsável pelas solicitações, a fim de esclarecer dúvidas referente a assuntos do Hospital Moinhos de vendo, basta clicar no botão CONTATO MOINHOS DE VENTO e preencher o formulário, após preencher o formulário e clicar em enviar o será respondido pelo responsável da área o mais breve possível.

35 34 Suporte / contato TELA DE CONTATO GRÁFICA QUALITÀ Para entrar em contato com alguém responsável pela prestação do serviço, a fim de esclarecer dúvidas referente a impressões ou sobre os produtos, basta clicar no botão CONTATO GRÁFICA QUALITÀ e preencher o formulário, após preencher o formulário e clicar em enviar o será respondido pelo responsável da gráfica o mais breve possível.

36 35 EM CASO DE DÚVIDAS OU NECESSIDADE DE SUPORTE TÉCNICO PARA MANUTENÇÃO ENTRAR EM CONTATO PELOS MEIOS INFORMADOS ABAIXO. Desenvolvedor Comtrate Comunicação e Marketing Endereço Rua Dona Margarida, 537 sala 1 - Navegantes - CEP Porto Alegre Telefone (51) Suporte técnico: suporte@comtrate.com.br Desenvolvedor: Jorge Aldruei Funari Alves jorge@comtrate.com.br

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Prestação de Contas Eletrônica

Prestação de Contas Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MANUAL DO USUÁRIO Prestação de Contas Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2/17 Sumário 1- ACESSO... 3 2- TELA DE INÍCIO... 4 3- CADASTRAMENTO...

Leia mais

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13

Manual do Usuário. Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural. dezembro de 13 Manual do Usuário Menus: Produtor Rural, Propriedade Rural e GTA Módulo: Produtor Rural dezembro de 13 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51) 3210-3100

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Protocolo Versão 1.17.0 Última revisão: 26/11/2015 2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 contato@diferencialcontabil.cnt.br www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES 1. Introdução Esse documento tem por objetivo descrever o funcionamento e formas de utilização do módulo de Requisição de Materiais do Sistema de Controle Patrimonial

Leia mais

1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA. 3 2. PRIMEIRO LOGIN. 8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA. 12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA. 14 5. EXCLUIR DADOS. 15 6.

1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA. 3 2. PRIMEIRO LOGIN. 8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA. 12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA. 14 5. EXCLUIR DADOS. 15 6. Índice 1. INSTALAÇÃO DO SISTEMA...3 2. PRIMEIRO LOGIN...8 3. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA...12 4. DESINSTALAÇÃO DO SISTEMA...14 5. EXCLUIR DADOS...15 6. APRESENTAÇÃO DO EXTRANET...17 6.1 Sistema DESCONECTADO...18

Leia mais

F O R T A L E Z A MANUAL DO GUIA ON-LINE

F O R T A L E Z A MANUAL DO GUIA ON-LINE MANUAL DO GUIA ON-LINE Bem vindo ao Manual do Guia On-Line, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela inicial Na

Leia mais

Prestador de Serviços

Prestador de Serviços Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Serviços...3 Os Recibos... 5 Como imprimir?... 6 As Listagens...7 Clientes... 9 Consulta...9 Inclusão... 11 Alteração... 12 Exclusão... 13 Serviços...

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Manual do Usuário. (Perfil Subseção) Sistema de Solicitação de Indicação

Manual do Usuário. (Perfil Subseção) Sistema de Solicitação de Indicação Manual do Usuário (Perfil Subseção) Sistema de Solicitação de Indicação Sumário 1. Principal... 4 1.1 Campos Obrigatórios... 4 2. Sistema de Solicitação de Indicação (SSI)... 5 2.1 Opções do Usuário...

Leia mais

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO F.A.Q. PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página 1 Sumário DÚVIDAS GERAIS... 3 PREGÃO ELETRÔNICO... 6 Página 2 DÚVIDAS GERAIS 1. O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta: O fluxograma representa

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS - MDA - SPOA - CGMI SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL DO USUÁRIO Administrador do Sistema BRASÍLIA, AGOSTO DE 2007 Versão 1.0 SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS Manual de Regulação Ambulatorial de Consultas Especializadas SISTEMA AGHOS Versão 01.2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. O SISTEMA...4 1.1 Acesso ao Sistema AGHOS:...4 1.2 Teclas de funções do Sistema:...5 1.3

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-13 Última Atualização 04/03/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de Utilização do Sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de Utilização do Sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de Utilização do Sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL ENFERMEIRO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 4 3. CIDADÃO... 6 3.1 Visualizar prontuário...

Leia mais

CONVÊNIO TJ-SC 10/2014

CONVÊNIO TJ-SC 10/2014 1 CONVÊNIO TJ-SC 10/2014 Sumário Acesso à aplicação... 3 Termo de Uso do Sistema... 3 Alteração de Senha... 3 Consultas Cadastrais e de crédito... 4 Histórico de Alterações Cadastrais... 4 Declarações/Jurídico...

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

Índice. 1. Registro de Usuários. 2. Acesso ao Sistema. 3. Logar no Sistema. 4. Esquecimento de Senha. 5. Alteração de Senha

Índice. 1. Registro de Usuários. 2. Acesso ao Sistema. 3. Logar no Sistema. 4. Esquecimento de Senha. 5. Alteração de Senha Índice 1. Registro de Usuários 2. Acesso ao Sistema 3. Logar no Sistema 4. Esquecimento de Senha 5. Alteração de Senha 6. Sistema SISAUTO - Sistema de Automonitoramento de Efluentes Líquidos Industriais

Leia mais

Manual sistema Laundry 4.0

Manual sistema Laundry 4.0 Manual sistema Laundry 4.0 Sistema para serviços de Lavanderia Comércios Empresa responsável Novacorp informática Fone (41) 3013-1006 E-mail marcio@novacorp.com.br WWW.novacorp.com.br Sumario 1 Este manual

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

Cartão Usuário ISSEM

Cartão Usuário ISSEM Cartão Usuário ISSEM Objetivo: O sistema é on-line e oferece ao segurado do Instituto, facilidade e rapidez nos atendimentos junto aos nossos credenciados. Com o uso de um cartão, o segurado pode dirigir-se

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015 Monitor de Comercialização Ofertante MT 43-1-00015-0 Última Atualização 12/11/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Como inserir subitens V Emissão de Relatórios VI

Leia mais

Manual do Usuário - Cliente Externo

Manual do Usuário - Cliente Externo Versão 3.0 SGCL - Sistema de Gestão de Conteúdo Local SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O MANUAL... 4 3. FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA... 5 3.1. Acessar a Central

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB Audatex Web Oficinas HDI Nível Usuário (Versão 2.8) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Equipe de Treinamento Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/5/2008

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Portal de Compras. São José do Rio Preto

Portal de Compras. São José do Rio Preto Portal de Compras São José do Rio Preto Sumário DÚVIDAS GERAIS...2 PREGÃO ELETRÔNICO... 4 EMPRO Empresa Municipal de Processamento de Dados 1 DÚVIDAS GERAIS 1.O que é o Fluxograma das Etapas? Resposta:

Leia mais

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Última Atualização: 08/01/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances VI Prorrogação

Leia mais

SC Tickets Sistema de Cadastro de Tickets de TI

SC Tickets Sistema de Cadastro de Tickets de TI Manual do Usuário Manual do Usuário SC Tickets Sistema de Cadastro de Tickets de TI Suporte e Help Desk - IMA Linhas gerais - Objetivos SC Tickets Sistema de Cadastro de Tickets de Suporte, desenvolvido

Leia mais

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos. Versão 1.0.1.0

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos. Versão 1.0.1.0 Padrão ix Q-Ware Cloud File Publisher Manual para realização do Donwload de Arquivos Versão 1.0.1.0 Copyright 2000-2013 Padrão ix Sistemas Abertos Ltda. Todos os direitos reservados. As informações contidas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço: http://facgtounafisco.facilinformatica.com.br 1.2 - Será exibida a página abaixo, selecionar o Tipo de acesso (Clínica (CNPJ) e/ou

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Atendimento WEB IAMSPE CEAMA v20120524.docx. Manual de Atendimento

Atendimento WEB IAMSPE CEAMA v20120524.docx. Manual de Atendimento Manual de Atendimento ÍNDICE INCLUIR PEDIDO (SOLICITAÇÃO DE SENHA)... 3 ACOMPANHAMENTO DE PEDIDO... 8 2 INCLUIR PEDIDO (SOLICITAÇÃO DE SENHA) Utilizado para solicitação de senha para procedimentos pré-autorizados.

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador no atendimento aos beneficiários

Leia mais

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário GuiaRápido SistemadeCobrança-Beneficiário GR SistemadeCobrança Beneficiário Índice 1 Introdução... 4 2 Público Alvo... 4 3 Pré-Requisitos... 4 4 Acessando o Sistema de Cobrança... 5 5 Cadastro... 6 5.1

Leia mais

Tutorial WEB Soluço es Click.

Tutorial WEB Soluço es Click. Tutorial WEB Soluço es Click. Sumário Sumário... 1 1. Acesso ao site:... 2 2. Login:... 3 3. Página Principal:... 4 4. Navegando sobre o menu:... 4 5. Opção Chamado:... 5 5.1 Tela de Chamados:... 6 5.1.1

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

As pessoas jurídicas deverão promover a solicitação de mais de um cadastramento. O qual deverá ser realizado em duas etapas:

As pessoas jurídicas deverão promover a solicitação de mais de um cadastramento. O qual deverá ser realizado em duas etapas: CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Atualizado em 16/01/2012 APRESENTAÇÃO Este manual apresenta a estrutura e a forma de utilização do módulo Cadastro eletrônico de Contribuintes CeC, o

Leia mais

Acesso ao Credenciamento

Acesso ao Credenciamento 2 1 Credenciamento Para todas as pessoas jurídicas que acessarem o sistema da NFS-e, será necessário inicialmente efetuar o credenciamento. O credenciamento é obrigatório para todas as empresas estabelecidas

Leia mais

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com. CDV GID Desmanches Manual do Usuário Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Administração... 1 Favoritos... 12 Fornecedor... 21 Cadastro...

Leia mais

Manual de Procedimentos. Acesso pelo Produtor -AGRODEFESA- GTI-

Manual de Procedimentos. Acesso pelo Produtor -AGRODEFESA- GTI- Manual de Procedimentos Acesso pelo Produtor -AGRODEFESA- GTI- 1 Sumário SUMÁRIO... 2 1. SISTEMA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DE GOIÁS (SIDAGO)... 3 1.1. Endereço de Acesso... 3 1.2. Criação de Login e Senha

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS Conteúdo MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS... 2 Conceito de Manual Procedimentos... 2 Objetivos do Manual... 2 Aspectos Técnicos... 2 1. ACESSO AO SISTEMA ODONTOSFERA... 3 2. STATUS DO PACIENTE NO SISTEMA...

Leia mais

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas 2013 Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas Cris Podologia 1 Conteúdo 1) Cadastro... 3 2) Agendamento... 8 3) Atualização e Complemento do Cadastro... 13 a) Perfil... 15 b) Endereço... 15 4) Recuperação

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

Com a implantação do Módulo de Vacina, a população soteropolitana receberá vários benefícios que facilitarão a VIDA de todos nós.

Com a implantação do Módulo de Vacina, a população soteropolitana receberá vários benefícios que facilitarão a VIDA de todos nós. O Módulo de Vacina será um divisor de águas dentro da SMS do Salvador. Com a implantação do módulo, as salas de vacinas serão informatizadas, como também alguns de seus processos serão automatizados. Permitirá

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores ACESSO AO PORTAL Para acessar o Portal, o professor deve entrar no site Https://meu.ifmg.edu.br/Corpore.Net/Logon.aspx. Na página apresentada será necessário fazer o login preenchendo os campos Usuário

Leia mais

Perfil Chefe de Transporte

Perfil Chefe de Transporte Manual do Usuário Perfil Chefe de Transporte APRESENTAÇÃO Bem vindos ao manual do usuário do Sistema de Gestão de Frotas. Este Manual proporcionará aos seus usuários, descobrir todas as funcionalidades

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL Manual do ITIV PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D O ITIV PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL Manual do ITIV ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA GUIA DE NAVEGAÇÃO APLICATIVO DE SOLICITAÇÃO DE FORMULÁRIOS (SASF) USUÁRIOS MUNICIPAIS VERSÃO 1.1 BRASÍLIA DF Agosto/2015 2011 Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site.

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Atenção: Os dados que aparecem nas imagens abaixo, são meramente ilustrativos, naturalmente os dados que devem ser visualizados,

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0

Manual do Usuário. Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 Manual do Usuário Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos VERSÃO 2.0 1 Apresentação O SEIA Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos é uma ferramenta fundamentada

Leia mais

1.2.1. Legislação referente ao Patrimônio Cultural Brasileiro

1.2.1. Legislação referente ao Patrimônio Cultural Brasileiro O CNART Bem vindo(a) ao CNART! Este sistema foi desenvolvido pelo IPHAN para registrar os negociantes e agentes de leilão que comercializam objetos com valor histórico e artístico no país. Apresentamos,

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras

MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS. EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS MANUAL DO PROFESSOR Suporte: EMAIL: suporte@virtualclass.com.br Skype: suportetisoebras Nas unidades: Departamento de Tecnologia e Informação DTI Responsáveis

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO (Sistema NFSE) Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO () Acesse nossos manuais em: ead.sempretecnologia.com.br Sumário Configurações iniciais... 3 Acessando o sistema... 3 Alterando a senha de acesso... 3 Cadastrando clientes... 4 Cadastrando

Leia mais

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos

Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Manual Ilustrado Módulo At. Clínico Agenda, ASOs, Impressos Março 2014 Indíce Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 3 3. Introdução...

Leia mais

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008.

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Manual Cadastro de Usuários Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 27

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BOAS VINDAS! Prezado (a) aluno (a), seja bem vindo (a) aos cursos na modalidade a distância. É com muita satisfação que o (a) recebemos neste

Leia mais

SERVIÇOS REQUERIMENTO

SERVIÇOS REQUERIMENTO Certidão e Reimpressão de Documentos 1 / 17 todos os direitos reservados. ÍNDICE Introdução... 3 Acesso Restrito... 4 Cadastro... 4 Serviços Requerimento... 6 Certidão Web... 7 Certidão Simplificada...

Leia mais

Cenários do CEL. Acessar ao sistema

Cenários do CEL. Acessar ao sistema Cenários do CEL Acessar ao sistema Permitir que o usuário acesse ao Sistema de Léxicos e Cenários nas seguintes condições: logando-se, quando já estiver cadastrado; ou incluindo usuário independente, quando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR

ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR 1º passo: Acesse a página através do link existente no site de Newton laboratório e audiovisual: 2º passo: Na tela inicial do sistema digite seu usuário e sua senha nos

Leia mais

Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes

Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes Manual Operacional Agenda Regulada Unidades Solicitantes Prefeito: Gilberto Kassab Secretária: Maria Aparecida Orsini de Carvalho Secretário Adjunto: Ailton Ribeiro de Lima Assessor de TI: Cláudio Giulliano

Leia mais

agsou Conexão Semear Manual

agsou Conexão Semear Manual agsou Conexão Semear Manual Junho de 2009 Sumário Acesso...3 Balcão de Projetos...4 Meus Projetos Cadastrados...4 Cadastrar Projetos...4 Meus Projetos Já Contemplados...5 Padrinho Legal...5 Crianças Aguardando...5

Leia mais

ACESSANDO A PÁGINA DO CADASTRO DE DEPÓSITOS

ACESSANDO A PÁGINA DO CADASTRO DE DEPÓSITOS ACESSANDO A PÁGINA DO CADASTRO DE DEPÓSITOS Localize o processo no sistema. Na capa do processo em INFORMAÇÕES ADICIONAIS clique na opção DEPÓSITO JUDICIAL. 1. CADASTRANDO CONTAS JUDICIAIS 1.1- Na tela

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais