Pedidos de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pedidos de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015."

Transcrição

1 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Esclarecer o uso do processo de Pedidos de Compra como um processo operacional padrão para as empresas usuárias do módulo de. 1.2 ÍNDICE: 1. VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: ÍNDICE: INTRODUÇÃO: OBJETIVO: INSTRUÇÕES GERAIS PROCESSO DE PEDIDOS DE COMPRA CONSULTA PEDIDOS DE COMPRA ABA SELEÇÃO GERANDO PEDIDOS DE COMPRA INSERINDO PEDIDOS DE COMPRA FRETE NO PEDIDO DE COMPRAS LIMITE E AUTORIZAÇÃO DE COMPRAS PROCEDIMENTO DE AUTORIZAÇÃO DE COMPRAS PARAMETRIZAÇÕES ESPECIAIS PARA PEDIDOS DE COMPRAS MARGEM DE CUSTO E QUANTIDADE DE ENTRADA CHECAGEM DE ITEM EM PROCESSO DE COMPRA VÍNCULO PARA ETAPAS DO COMPRAS RELATÓRIOS DE COMPRAS IMPORTAÇÕES DE PEDIDOS DE COMPRAS REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS ALTERAÇÕES FUTURAS DEMAIS MANUAIS QUE COMPLEMENTAM O ASSUNTO Site: / Fone: (42)

3 1.3 INTRODUÇÃO: Tratando-se do uso da ferramenta apresentada por este documento é necessário ao usuário, conhecimentos básicos de informática, algum treinamento prévio, presencial deste módulo, ou conhecimento de pelo menos algum outro módulo Teorema. Demais manuais e vídeos de processos para assistência de todos os agentes e usuários se encontram no Ambiente de Aprendizagem da área restrita do sítio Teorema. Para o correto funcionamento do sistema certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados: Processador Pentium IV ou superior AMD 2.0 ou superior; RAM 1GB ou mais; Disco Rígido de 120GB ou mais; Sistema Operacional (Windows XP /Windows 8); Resolução de vídeo igual a 1280 x 720 ou mais alta; Energia Elétrica: Filtrada, Estabilizada e Aterrada; Sendo imprescindível o uso de antivírus e rotina de backup. Este documento foi confeccionado para atender aos usuários do sistema e para sanar eventuais dúvidas com relação ao procedimento Pedidos de Compra. De início são abordados os motivos de uso e interesse do instrumento, incluindo a introdução, objetivos e o índice deste documento. Primeiramente foram tratados o conceito e a localização da funcionalidade no sistema, seguido dos procedimentos para consultas e a geração de Pedidos a partir de Cotações de Compras, e inclusão de novos Pedidos de Compra, com exemplo e comentários pertinentes. Na sequência foram tratadas as opções de registro para frete. Conceitualizado e manifestado o uso de limites para compras, comumente conhecido por controle de Alçadas, bem como os procedimentos para autorização de Pedidos de Compra. Demais parametrizações do sistema, e o processo que pormenoriza o vínculo dos documentos de Compras como etapas de um processo global do Compras. Por fim, os relatórios de interesse, sugerida a consulta do manual de importações de Pedidos de Compra, as referências consultadas para a composição deste documento, siglas e abreviaturas empregadas no decorrer dos apontamentos são detalhadas para melhor compreensão do assunto. Problemas com relação ao uso do sistema, deste documento ou sugestões de necessidades ou melhorias registrar abertura de Chamadas por meio do sistema, botão fornecendo o contato e uma descrição clara e objetiva. na barra de ferramentas, 1.4 OBJETIVO: Um documento de Compras é um instrumento usado para suprir necessidades de materiais ou serviços por Compras. O Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, deve representar fielmente as condições e características da compra efetuada. É o acordo que representa as condições em que foram feitas a negociação, tais como: material, quantidade, qualidade, frequência de entregas, prazos, preços, local de entrega, tributação, entre outros. Site: / Fone: (42)

4 Permitindo que por meio do sistema o Pedido de Compra seja gerado manualmente, relacionado a uma Solicitação de Compras cadastrada previamente, ou automaticamente por meio da análise da melhor cotação ou ainda de necessidades levantadas na produção industrial. Os Pedidos de Compra podem estar sujeitos a um processo de liberação (compensação ou aprovação), nos sistemas Teorema chamado de autorização de compra. Para obter mais informações sobre esse tópico, consultar a seção Procedimento de Autorização de Compras. Site: / Fone: (42)

5 2. INSTRUÇÕES GERAIS O Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, concebe fielmente as condições e características da compra efetuada. É o acordo que representa as condições em que foi feita a negociação, tais como: material, quantidade, qualidade, entregas, prazos, preços, local de entrega, tributação, entre outros. 2.1 PROCESSO DE PEDIDOS DE COMPRA Para iniciarmos o processo de Requisições de Compra, devemos acessar o menu: Compras/Requisições de Compra, Figura 1. Figura 1 Menu para Pedidos de Compra. Após o acesso, é exibida a tela da Central de Compras, diretamente na aba 3 Pedidos, Figura 2. Figura 2 Tela inicial de Pedidos de Compra. A tela de consulta do processo de Pedidos de Compra apresenta diversas funcionalidades, a tabela a seguir aponta as funcionalidades disponíveis nos botões: BOTÃO DESCRIÇÃO DA FUNCIONALIDADE Incluir um novo Pedido de Compra. Localizar um ou vários Pedidos de Compra, respeitando os filtros inseridos. Site: / Fone: (42)

6 Editar um pedido selecionado. Autorizar Pedidos de Compra (necessita de autorizador no processo). Opções de grade: Imprimir, Exportar para Excel, Texto, HTML, entre outros. Exibir histórico. Gerar relatórios próprios para Impressão dos pedidos contendo itens e serviços de pedidos selecionados. Adicionar configurações de filtros como favoritos. 2.2 CONSULTA PEDIDOS DE COMPRA Para efetuarmos uma consulta de Pedidos de Compra, podemos definir vários parâmetros para tal: Figura 3 Período para consulta de Pedidos de Compra. Período Consulta por um período determinado, Figura 3; Por Situação, Figura 4; o Abertos Pendentes: Lista os pedidos que aguardam autorização; o Abertos Autorizados: Lista os pedidos que passaram por autorização; o Abertos Não Autorizados: Lista os pedidos que não foram autorizados; o Em Lançamento: Lista os pedidos em lançamento; o Finalizada: Lista os pedidos que foram finalizados; o Cancelada: Lista os pedidos cancelados; o Todos: Lista os pedidos de todas as situações; Figura 4 Situações para consulta de Pedido de Compra ABA SELEÇÃO Nesta aba, Figura 5, podemos inserir parâmetros para consultas de pedidos, combinadas ou não com os filtros: Número de documento Consulta pelo número de um pedido específica; Site: / Fone: (42)

7 Usuário Consulta pedidos de um usuário específico; Comprador Somente para Pedidos de Compra; Fornecedor Consulta por um fornecedor específico somente em cotações e pedidos; Condição de pagamento Somente Pedidos de Compra; Item Consulta por item selecionado; Serviço Consulta por serviço selecionado; Transportador Consulta pelo Transportador selecionado; Todas as empresas Mostra os pedidos de todas as empresas; Pedidos Em Aberto Filtra a seguintes situações de pedidos abertos: o Nenhum Atendimento: pedidos em que a quantidade entregue está zerada; o Atendimento Parcial: pedidos em houve uma entrega parcial e ainda existe saldo a entregar; o Todos: exibe todos os pedidos com entrega parcial iniciadas ou não. Figura 5 Aba Seleção. 2.3 GERANDO PEDIDOS DE COMPRA Para gerar um Pedido de Compra através de uma cotação, acessar o processo de Cotações de Compra, Figura 6, localizar as cotações com o status Gerar Pedido, pois somente nesta situação a cotação se encontra pronta para originar um pedido. Ao abrir a cotação dar continuidade ao processo por meio do botão. Site: / Fone: (42)

8 Figura 6 Consulta Cotações com situação Gerar Pedido. Ou ainda, diretamente na tela de consulta de cotações, selecionar a cotação almejada e clicar em, que habilitará a tela de Itens da Cotação permitindo selecionar os itens - neste exemplo dois (02) itens - que o usuário deseja gerar pedidos e clicar no botão, como destaca a Figura 7. Figura 7 Tela de Itens da Cotação pronta para Gerar Pedidos. O sistema solicitará a escolha do usuário quando ao campo Observações, Figura 8. Figura 8 Mensagem para opção de Observação. Um Pedido é gerado dando a sequência numérica e trazendo as informações padrão (default), Figura 9, e permitindo ao usuário realizar as manipulações necessárias. Site: / Fone: (42)

9 Figura 9 Pedido gerado. Ao acessar o Movimento dos Itens do Pedido de Compra do exemplo manipulado é contatado que somente um item foi carregado, Figura 10. Figura 10 Movimento de Itens do Pedido gerado. Ao Compra, Figura 11. o pedido gerado e manipulado o sistema automaticamente gera o próximo Pedido de Site: / Fone: (42)

10 Figura 11 Segundo Pedido gerado. Ao abrir o Movimento dos Itens deste novo Pedido de Compra se encontro o item faltante e selecionado para a geração de Pedidos, Figura 12. Figura 12 Item do segundo Perdido gerado. Isto porque os itens selecionados foram autorizados na análise da cotação para diferentes fornecedores resultando na necessidade de gerar Pedidos de Compra distintos. Observar que o usuário não precisa se preocupar quando situações semelhantes ocorrerem, basca marcar os itens autorizados na análise da cotação que o sistema vai gerando e trazendo conforme a necessidade do negócio, e ao terminar os itens e seus respectivos pedidos gerados o usuário é informado do sucesso da manipulação, Figura 13. Site: / Fone: (42)

11 Figura 13 Mensagem de sucesso da Geração de Pedidos de Compra. Figura 14. Ao consultar novamente a cotação manipulada, verifica-se a alteração da situação para Finalizada, Figura 14 Cotação com situação Finalizada. Os Pedidos de Compra gerados à partir da cotação podem ser consultados, Figura 15, estes estarão na situação Aberto Pendente. Site: / Fone: (42)

12 Figura 15 Consulta Pedidos de Compra gerados. 2.4 INSERINDO PEDIDOS DE COMPRA Para inserirmos um novo Pedido de Compra sem gerar a partir da Cotação de Compra é necessário estar na Central de Compras com o sistema habilitado na aba 3 Pedidos e clicar em no menu superior, em seguida será aberta a tela de pedidos para inserção dos dados. Na aba 1 Dados do Documento incluir a seguintes informações, Figura 16: Informar o Código de Operação; Informar o Solicitante da Cotação de Compra, o sistema traz por padrão o usuário logado; Informar o Autorizador para o pedido (obrigatório caso a empresa faça uso de autorizador); Informar o fornecedor do pedido; Informar a Condição de Pagamento para o pedido; Observações quanto a Condição de Pagamento (opcional); Comprador (opcional); Transportador (opcional); Para o campo Nº Ped/Orç Fornec. consultar o manual de Importação de Pedidos de Compra; Observações Gerais (opcional); Observações Internas (opcional); Site: / Fone: (42)

13 Figura 16 Dados do Documento. Na aba 2 Movto dos Itens, Figura 17, informar os itens que vão compor o Pedido de Compra. Figura 17 Movimento de Itens do Pedido de Compra. A tabela a seguir descreve as funcionalidades dos botões da lateral esquerda para a movimentação dos itens do Pedido de Compra. BOTÃO DESCRIÇÃO DA FUNCIONALIDADE Inclusão de novo item. Movimenta múltiplos itens de uma vez, ao incluir a quantidade nos respectivos itens. Alteração de informação de lançamento de Item. Editar a descrição do item. Exclusão de item adicionado. Site: / Fone: (42)

14 Exibe informações do item, fornecedores, estoque, composição... Acesso ao Cadastro de Itens, para registro de itens ainda não cadastrados. Importar Itens do processo de Vendas Perdidas. Abre uma tela que apresenta o histórico completo do Item, Figura 18, desde compra, venda e toda a movimentação diária, mensal e por temporada. Opções de grade: Imprimir, Exportar para Excel, Texto, HTML, entre outros. Figura 18 Tela para Histórico completo do Item. Para iniciar a inclusão de um novo item na cotação, clicar em no menu da lateral esquerda. Após abrir a tela de Lançamento de Itens, informar: Selecionar o item a ser pedido, pelo código ou descrição; Indicar a quantidade necessária; Incluir a marca do item (opcional); Centro de Custo (conforme padrão da empresa); Classificação (conforme padrão da empresa); Em Dados Adicionais a Marca e a Data de necessidade do item, Figura 19; Observações necessárias para o item; Clicar em Confirmar para adicionar o item ao pedido; Repetir o processo para adicionar novos itens. Site: / Fone: (42)

15 Figura 19 Lançamento de itens na Cotação de Compra. O campo para indicação de previsão de entrega, apropriado para a visualização da data de entrega de cada item do Pedido de Compra, Figura 20. Figura 20 Lançamento de Itens no Pedido de Compra - Data Entrega. Site: / Fone: (42)

16 A Figura 21 destaca na grade a previsão de entrega de cada item, facilitando a realização das programações necessárias para os negócios da empresa. Figura 21 Movimento do Pedido de Compras - Datas inclusas. Se necessário incluir serviços no Pedido de Compra, na aba 3 Serviços, Figura 22: Informar o serviço a ser pedido; Informar a unidade do serviço; Informar a quantidade necessário do serviço; Informar a data da necessidade; Incluir observações se necessário; Centro de custo (conforme padrão da empresa); Classificação (conforme padrão da empresa); Clicar em para adicionar o serviço ao pedido; Repetir o processo caso necessite adicionar outros serviços ao pedido; Figura 22 Inserção de Serviços no Pedido de Compra. A tabela abaixo descreve as Funcionalidades dos botões da lateral esquerda para manipulação dos serviços do pedido. Site: / Fone: (42)

17 BOTÃO DESCRIÇÃO DA FUNCIONALIDADE Exclusão de fornecedor adicionado na cotação. Opções de grade para imprimir, exportar para excel, texto, HTML, entre outros. Após a inserção de todos os itens e serviços, clicar em retornar para voltar a tela principal do Pedido de Compra e clicar em para que o pedido movimentado seja inserido no banco de dados, então é gerado o número sequencial do pedido, Figura 23, neste momento o status do Pedido de Compra será Aberto - Pendente. Figura 23 Número sequencial do Pedido de Compra. Existe o processo que permite enviar um recado em massa para os usuários do sistema informando sobre a geração do pedido clicando em FRETE NO PEDIDO DE COMPRAS Ao fazer um Pedido de Compra com o valor negociado é possível confrontar o CTRC com o realizado, pela informação da Nota Fiscal de origem como ocorre no lançamento de fretes em relatório ou uma consulta. Para informar o frete negociado clicar no botão Processos como mostra a Figura 24. Site: / Fone: (42)

18 Figura 24 Processo para Frete Negociado. A Figura 25 apresenta a tela de lançamento do valor do Frete negociado para a compra. Figura 25 Lançamento de Frete Negociado. As informações de tipo de frete C.I.F ou F.O.B podem ser incluídas no Pedido de Compra para completar a informação do valor do frete pago na compra, Figura 26. Usualmente quando o frete é do tipo CIF é pago e do tipo FOB é a pagar. Site: / Fone: (42)

19 Figura 26 Pedido de Compra - Informações de Frete. Os relatórios padrões do processo foram atualizados para apresentar as informações citadas, Figura 27. Portanto, ter os arquivos adm_compras3.rpt e adm_compras4.rpt atualizado na pasta Teorema/Relatorios para o correto funcionamento. Figura 27 Parte do relatório de Pedido de Compra. Site: / Fone: (42)

20 2.5 LIMITE E AUTORIZAÇÃO DE COMPRAS Primeiramente a empresa deve utilizar a autorização para Pedidos de Compra, esta indicação é uma das configurações do Compras nos Parâmetros da Empresa, Figura 28. Figura 28 Parâmetros de Empresas - Indicação de autorizador de Compras. Algum(ns) do(s) usuário(s) deve ter a função de autorizar os Pedidos de Compra realizados pelos demais usuários, para isso na aba Liberações e Autorizações do cadastro dos usuários do sistema setar a autorização conforme indicado na Figura 29. Figura 29 Cadastro de Usuários - Indicação de Usuário autorizador de Compras. Incluído processo para limitar valores de autorização de compras, chamado Alçada, desta forma fica determinado um limite máximo para gastos com compras. Ainda no cadastro do usuário autorizador, na aba 5 Alçada incluir o valor máximo da alçada de cada usuário autorizador, incluindo o período de validade para o valor indicado de liberação de compras, Figura 30. Site: / Fone: (42)

21 Figura 30 Cadastro de Usuários - Limites de alçada para usuário autorizador de Compras PROCEDIMENTO DE AUTORIZAÇÃO DE COMPRAS Qualquer usuário do sistema com acesso ao Compras, pode lançar um Pedido de Compra indicando um determinado usuário autorizador, Figura 31. Quando a empresa parametriza o uso de autorizador esta informação se torna habilitada e obrigatória. Figura 31 Pedido de Compra Indicação de Autorizador. O usuário autorizador ao acessar a tela de consulta Pedidos de Compra tem acesso aos pedidos que receberam sua indicação de autorizador e estão em situação Abertos - Pendentes, ou seja, estão aguardando sua autorização, para dar sequência utilizar o botão Autorização, a Figura 32 destaca. Site: / Fone: (42)

22 Figura 32 Central de Compras - Abertos e pendentes de autorização. Na tela de Autorização de Compras na coluna Autorizado setar a autorização ou não e utilizar o botão, o sistema verifica se ainda há saldo de Alçada compatível com as compras autorizadas, caso contrário avisa que o saldo é insuficiente Figura 33. No alto da tela é apresentado desde o acesso a Autorização de Compras os valores de alçada, o que já foi liberado e o saldo restante. Figura 33 Autorização de Compras - Tentativa de liberação acima da alçada. No exemplo da Figura 34, é possível realizar a autorização somente do Pedido de Compra com o valor menor pois desta forma não ultrapassa o valor de alçada do usuário autorizador. Site: / Fone: (42)

23 Figura 34 Autorização de Compras - Autorização dentro do limite. Na Central de Compras é possível filtrar os Pedidos de Compra conforme a situação. A Figura 35 apresenta a busca dos Pedidos abertos e autorizados. Figura 35 Central de Compras - Pedidos de Compra autorizados. E a Figura 36 mostra os Pedidos de Compra que não foram autorizados devido ao valor de alçada do usuário autorizador. Site: / Fone: (42)

24 Figura 36 Central de Compras - Pedidos de Compra não autorizados. Na impressão do Pedido de Compra é indicado o aguardo ou a autorização, bem como o usuário autorizador, Figura 37. Figura 37 Parte da Impressão do Pedido de Compras. 2.6 PARAMETRIZAÇÕES ESPECIAIS PARA PEDIDOS DE COMPRAS MARGEM DE CUSTO E QUANTIDADE DE ENTRADA O parâmetro de empresa em 5 Compras/ 5.01 Permissões e Configurações/ 3. Margens Lib. Entrada c/pedido: Custo/Qtde pode ser utilizado tanto para quantidade quanto para custo, Figura 38. Site: / Fone: (42)

25 Exemplo: No caso de produtos pesáveis como Carnes, onde faz-se o pedido de 100KG de Costela, o frigorifico quase sempre manda uma quantidade maior que o pedido, com variação média de 2% a 5%, em alguns casos até maior, este campo é especifico para situações semelhantes. Figura 38 Parâmetros da Empresa - Margem para Custo e Quantidade. Ainda é possível parametrizar o tipo de margem de liberação a ser praticada pela empresa, Figura 39. Podendo ser um percentual ou um valor para custo e quantidade. Figura 39 Parâmetro da Empresa Tipo da margem para Custo e Quantidade CHECAGEM DE ITEM EM PROCESSO DE COMPRA Outro parâmetro de empresa é para checar no lançamento dos itens no pedido se o item já se encontra em processo de Pedido de Compra, a Figura 40 apresenta as quatro (04) opções disponíveis neste parâmetro. Figura 40 Parâmetro para checagem de item em processo de Pedido. Site: / Fone: (42)

26 As opções Avisar, Pergunta e Proibe apresentam mensagens para informar o usuário sobre a ocorrência de item já em processo de Pedido de Compra, bem como o número do respectivo pedido. A opção Não verifica não realiza qualquer checagem. Entretanto, os parâmetros de checagem para Requisições e Cotações de Compra se estiverem parametrizados para algum tipo de checagem notificarão ao usuário normalmente em decorrência de item repetido em qualquer destes documentos de compra, exemplo apresentado na Figura 41 mostra a mensagem gerada a partir do uso da opção Avisar ao tentar lançar um item que já se encontra em processo de Cotação de Compra em um novo Pedido de Compra. Figura 41 Aviso de item em processo de cotação em Pedido de Compra. 2.7 VÍNCULO PARA ETAPAS DO COMPRAS No menu Compras acessar a opção Consulta Status Solicitação, Figura 42. Este processo proporciona a visualização do vínculo entre Solicitação de Material, Requisição de Compras, Cotação de Compras, Pedido de Compras e Movimento de Itens Entrada de Itens. Desta forma o usuário poderá saber quais etapas foram geradas a partir de etapas anteriores, por exemplo: que Cotações geraram Pedidos de Compra. Figura 42 Menu Consulta Status Solicitação. Site: / Fone: (42)

27 Na tela de Consulta Status Solicitação existem algumas possibilidades de filtros, no exemplo foi localizado um item determinado, Figura 43. Existem outras opções que podem ser usadas em conjunto: tais como: Nº Documento, Período e Solicitante. Figura 43 Parte da tela de Consulta Status Solicitação Item a localizar. Esta tela mostra os registros desde a Solicitação até o Movimento de itens, ou seja, a Entrada de Itens. Quando o usuário realiza as amarrações disponíveis nos processos, esta consulta segue apresentando a sequência, evolução das aquisições, desta forma, passando pela Solicitação de Material - Almoxarifado, Requisição de Compra, Cotação de Compra, Pedido de Compra até o Movimento de Itens. A indicação da seção Seleção a partir da selecionará a partir de qual Documento de Compra a busca será carregada e a apresenta em cada região delimitada na tela. A Figura 44 selecionou uma visualização do item a partir da Cotação de Compra. Figura 44 Tela de Consulta Solicitação de Material. 2.8 RELATÓRIOS DE COMPRAS Para imprimir o relatórios de Pedidos de Compra, localizar na grade pedidos almejados, utilizando as opções de período e situação, utilizar o botão 45. e optar por Relação de Pedidos, como mostra a Figura Site: / Fone: (42)

28 Figura 45 Menu Relação de Pedidos de Compra. Parte do relatório Relação de Pedidos é apresentado na Figura 46. Figura 46 Parte de Relação de Pedidos. Outro relatório disponível é a relação de Pedidos com Movimento de Entradas, Figura47. Site: / Fone: (42)

29 Figura 47 Menu Relação de Pedidos com Movimento de Entrada e Saída. A Figura 48 apresenta parte do relatório de Pedidos com Movimento de Entrada. Figura 48 Parte do Relatório de Pedidos com Movimento de Entrada. Outras possibilidades de impressões para relatórios de Pedidos de Compra são disponibilizadas na tela de movimento dos Pedidos de Compra. Portanto, com o Pedido de Compra almejado aberto, acessar o botão, habilitando as opções possíveis. A Figura 49 apresenta o acesso para o relatório de Pedido de Compra do pedido número Site: / Fone: (42)

30 Figura 49 Menu Impressão Pedidos. A Figura 50 apresenta o relatório de Pedido de Compra gerado para o pedido exemplificado. Figura 50 Relatório Pedido de Compras. Figura 51. Opção para relatório que apresente as movimentações de Entrada de Itens do respectivo pedido, Figura 51 Menu Impressão Pedidos de Compra com Movimento de Entradas. Site: / Fone: (42)

31 Figura 52. Relatório de Pedido de Compra com Movimento de Entrada de Itens gerado do pedido exemplificado, Figura 52 Relatório de Pedido de Compra com Movimento de Entrada de Itens. Caso o usuário deseje imprimir inclusive as Observações Internas do Pedido selecionar a opção Imprimir Pedidos (Obs Interna), Figura 53. Figura 53 Menu Relatório Pedidos Observações Interna. A Figura 54 destaca a localização da impressão das Observações, obviamente somente é impresso caso existir registro no campo. Outra informação existente neste relatório são as últimas três (03) entradas, contendo informações do número do documento, série, data, descrição do item, quantidade, custo e custo total. Site: / Fone: (42)

32 Figura 54 Relatório de Observações internas de Pedidos de Compra. Há ainda um relatório apropriado para conferência de itens, Figura 55. Figura 55 Menu Conferência de Pedido de Compra. Neste relatório os itens são impressos em uma listagem com espaço reservado para anotação da quantidade conferida, Figura 56. Site: / Fone: (42)

33 Figura 56 Relatório de Conferência de Pedidos de Compra. pedido. No relatório com acesso destacado na Figura 57, são impressas as imagens principais dos itens do Figura 57 Menu Relatório de Pedido com as imagens dos itens. A Figura 58 destaca a imagem vinculada como foto principal do item listado no Pedido de Compra. Figura 58 Relatório de Pedido de Compra com a imagem do item. Outros relatórios de interesse se encontram no menu Relatórios do módulo de : Site: / Fone: (42)

34 Relatório de produtos para compra por fornecedor e por loja, em Relatórios/Movimentos/Compras/Itens a Comprar - por Fornecedor. Layout do relatório no arquivo adm_itens_compras_fornecedor.rpt; Relatório de produtos para compra por fornecedor e por loja, Relatórios/Movimentos/Compras/Itens a Comprar - por Fornecedor. Layout do relatório no arquivo adm_itens_compras_fornecedor.rpt; 2.9 IMPORTAÇÕES DE PEDIDOS DE COMPRAS Para conhecer o processo de Importação de Pedidos de Compra consultar o manual específico sobre o assunto. Site: / Fone: (42)

35 3. REFERÊNCIAS Pedido de Compra. Disponível em: Acesso em: abril de ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS AMD - Advanced Micro Devices. GB Gigabyte. UF Unidade de Federação. 4.1 ALTERAÇÕES FUTURAS Pretende-se exemplificar os controles por meio das opções de Situação com as movimentações possíveis em Compras: Abertos - Pendentes; Abertos - Autorizados; Abertos Não Autorizados; Em Lançamento; Finalizada; Cancelada; Todos. 4.2 DEMAIS MANUAIS QUE COMPLEMENTAM O ASSUNTO Citamos alguns manuais e vídeos complementam funcionalidades citadas nos manuais sobre Compras, estes se encontram em no Ambiente de Aprendizagem da Área Restrita do sítio Videoaula: Almoxarifado; Videoaula: Entrada de Itens; Videoaula: Pré-Compra; Videoaula: Tabelas de Preços; Manual de Requisições de Compra; Manual de Cotações de Compra; Manual de Importações de Pedidos de Compra. *** Site: / Fone: (42)

36 Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas Rua Frei Caneca, Santana. Guarapuava Pr. CEP Fone (42) suporte@teorema.inf.br Site: / Fone: (42)

Manual Movimento de Vendas Perdidas

Manual Movimento de Vendas Perdidas Manual Movimento de Vendas Perdidas DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática,

Leia mais

Manual de Itens com Saldo a Faturar

Manual de Itens com Saldo a Faturar Manual de Itens com Saldo a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Contratos Comodato

Manual Contratos Comodato Manual Contratos Comodato DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual de Abastecimentos e Lubrificação

Manual de Abastecimentos e Lubrificação Manual de Abastecimentos e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Tabela de Melhorias

Manual Tabela de Melhorias Manual Tabela de Melhorias DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Silmara Aprovado em: Novembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual de Remessa de Pagamento

Manual de Remessa de Pagamento Manual de Remessa de Pagamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autores: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Item Composição

Manual Item Composição Manual DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Manual Pré-Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Fevereiro de 2017.

Manual Pré-Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Fevereiro de 2017. Manual DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Fevereiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Instruções para Consulta Notas Fiscais contra Empresa

Instruções para Consulta Notas Fiscais contra Empresa Instruções para Consulta Notas Fiscais contra Empresa DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Julho de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Cotação de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Cotação de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Cadastro de Metas Vendedores

Manual Cadastro de Metas Vendedores Manual Cadastro de Metas Vendedores DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015.

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual de Pagamento com Cheques de Terceiros

Manual de Pagamento com Cheques de Terceiros Manual de Pagamento com Cheques DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual NFS-es no Transportes

Manual NFS-es no Transportes Manual NFS-es no Transportes DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Doc. Vrs. 01 Revisão: Silmara Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Integração Fiscal com Contábil e Pessoal com Contábil

Integração Fiscal com Contábil e Pessoal com Contábil Integração Fiscal com Contábil e Pessoal com Contábil DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Eliane e Amarildo Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016

Leia mais

Manual Recálculo de Custo Médio

Manual Recálculo de Custo Médio Manual Recálculo de Custo Médio DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisores: Eliane Aprovado em: Setembro de 2013. Última atualização em janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright

Leia mais

Manual Receituário DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: André Baran Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017.

Manual Receituário DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: André Baran Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Manual Receituário DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: André Baran Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Janeiro de 2017. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual Notas Fiscais com Boleto

Manual Notas Fiscais com Boleto Manual Notas Fiscais com Boleto DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autores: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual para Geração de lote de NIS

Manual para Geração de lote de NIS Manual para Geração de lote de NIS DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e Leandro Aprovado em: Julho de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Ajuste de Acréscimo e Decréscimo

Manual Ajuste de Acréscimo e Decréscimo Manual Ajuste de Acréscimo e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: Maio de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Planejamento e Controle da Produção

Manual Planejamento e Controle da Produção DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Manual Automação Balança

Manual Automação Balança DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO

Leia mais

Manual de Venda de Itens Aço

Manual de Venda de Itens Aço DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Manual Contrato Financeiro

Manual Contrato Financeiro Manual Contrato Financeiro DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autores: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços

Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Recálculo de Custo Médio

Manual Recálculo de Custo Médio Manual Recálculo de Custo DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos

Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e André Baran Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright

Leia mais

Manual Movimento de Pneus

Manual Movimento de Pneus DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Instruções Erros Notas Técnicas 2015

Instruções Erros Notas Técnicas 2015 Instruções Erros Notas Técnicas 2015 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Comissões SUPERANDO DESAFIOS

Manual Comissões SUPERANDO DESAFIOS SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. VRS. 1.0 Aprovado em: 18/09/2012 Revisor: Gustavo Ribas Segunda atualização em Abril de 2014 Última Atualização em Novembro de 2016 Nota de copyright Copyright

Leia mais

Manual de atualização de índices NCM do IBPT

Manual de atualização de índices NCM do IBPT Manual de atualização de índices NCM do IBPT DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcio Aprovado em: Março de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Importação de XML

Manual Importação de XML Manual Importação de XML DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual Instalador

Manual Instalador Manual Instalador 2016.08 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Gustavo Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Agosto de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Liberação de Gerência no Orçamento de Venda

Liberação de Gerência no Orçamento de Venda no Orçamento de Venda DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Parte 01 Revisão: Aprovado em: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde

Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde Manual de Declaração de Serviços Médicos e de Saúde DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcos Zampier Aprovado em: Março de2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática,

Leia mais

Manual Parâmetros Fiscais

Manual Parâmetros Fiscais Manual Parâmetros Fiscais SUPERANDO DESAFIOS Identificação: Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual Remessa Bancária

Manual Remessa Bancária Manual Remessa Bancária SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual de atualização de índices NCM do IBPT

Manual de atualização de índices NCM do IBPT Manual de atualização de índices NCM do IBPT DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcio Aprovado em: Março de 2016. Última revisão: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright

Leia mais

Instruções Servidor TeoremaEE

Instruções Servidor TeoremaEE Instruções Servidor TeoremaEE DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Bernardo Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Rescisão DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Manual Rescisão DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Mauro E Martinelli e Amarildo Caldas Aprovado em: Fevereiro de 2013 Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Instruções do Servidor TeoremaEE 7

Instruções do Servidor TeoremaEE 7 Instruções do Servidor DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente.

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. Manual CIAP Controle de Crédito de. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisão: Gustavo e Mauro Aprovado em: Março de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Novidades Versão 11.04a

Novidades Versão 11.04a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Cereais, Produção, no Sistema de e no Módulo de Vendas que permitem melhorias no desempenho operacional

Leia mais

Sumário. tyller. Manual Configuração Corporate

Sumário. tyller. Manual Configuração Corporate Manualal Corporate Sumário Tipos de Usuários... 3 Página Principal... 4 Controle de Ordem de Serviço... 5 Meus Dados... 6 Meus Dados (Guia Passageiros)...7 Meus Dados (Guia Dados de Acesso)... 8 Meus Dados

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Módulo Almoxarifado. Sistema. - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados.

Módulo Almoxarifado. Sistema. - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados. Módulo Almoxarifado 1.0 12/14 Sistema Classificação ABC Menu > Sistema > Classificação ABC - Através desta tela efetuaremos a classificação abc dos materiais cadastrados. - Essa classificação é feita na

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

Módulo de Compras. O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras.

Módulo de Compras. O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras. Módulo de Compras O ERP Brascomm oferece todas as ferramentas necessárias para a perfeita gestão do departamento de compras. Iniciando o módulo de compras. 1. Pedidos sem cotação Este pedido pode ser incluso

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Pedido de Compra (Automático)

Pedido de Compra (Automático) Pedido de Compra (Automático) Este recurso do ERP sugere automaticamente os produtos e as quantidades a serem compradas. Para isso é necessário informar o critério de análise que o sistema deve fazer para

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária 1 Conceito Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo

Leia mais

Módulo Cronotacógrafo

Módulo Cronotacógrafo Módulo Cronotacógrafo Introdução O módulo Cronotacógrafo tem como objetivo efetuar o controle dos selos, marcas e modelos, equipamentos de aferição e dos serviços de realização de revisão, manutenção,

Leia mais

WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA MANUAL. Corporate

WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA MANUAL. Corporate WOOBA SISTEMAS DE INFORMÁTICA MANUAL Corporate Sumário Tipos de Usuários... 3 Página Principal... 4 Controle de Ordem de Serviço... 5 Meus Dados... 6 Meus Dados (Guia Passageiros)... 7 Meus Dados (Guia

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Centro de Custos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões de Usuário... 3 3.2... 4 3.3 Empresas... 5 3.4 Motivos de Movimentação... 6

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/7 GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de Parâmetros (3024)... 2 3. Cadastro de Códigos de Cancelamento (3016)... 2 4.

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER

MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER Objetivo da Rotina: - Realizar a solicitação de produtos e/ou serviços através do software Controller, por meio de requisição interna. Descrição da Rotina: - O colaborador

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Bernardo e Gustavo Aprovado em: Dezembro de 2016.

Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Bernardo e Gustavo Aprovado em: Dezembro de 2016. Manual XML Center DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Bernardo e Gustavo Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2017 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

TUTORIAL SIMULAR PRECIFICAÇÃO PRODUTOS IMPORTADOS

TUTORIAL SIMULAR PRECIFICAÇÃO PRODUTOS IMPORTADOS Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Pesquisar e Precificar Produto... 3 2.1 Aplicar Preço Futuro... 3 2.2 Aplicar Venda Externa... 10 2.3 Aplicar Preço Sugerido... 12 2.4 Analisar

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP

MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP MANUAL SIPAC ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÕES DE RP SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Solicitar material em um registro de preços... 4 2.1. Visualizar Ata... 6 2.2. Solicitar material em um Registro de Preços...

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Requisição de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda.

Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda. PDV 1 Novo Atalho: Alterar Quantidade Foi incluído no PDV o novo atalho Ctrl+W para alterar a quantidade de um item já lançado na venda. Futura Server 1 Novas colunas em Cadastro de ICMS Foram criadas

Leia mais

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1.

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Produto : Totvs Gestão de Pessoas Processo : Plano de Desenvolvimento Individual Subprocesso : Plano de Desenvolvimento Individual Data publicação da : 15/10/2014

Leia mais

Sumário. Pág. 2 de 13

Sumário. Pág. 2 de 13 Argo Despesa Sumário Introdução... 3 1.Adiantamento... 3 2.Configurações... 6 2.1 Lançar Pagamento... 6 2.2 Novas Categorias... 6 2.3 Cadastro de Percurso... 7 3.Prestação de Contas... 8 3.1 Vinculada

Leia mais

Manual. Explicativo Controle de Pneus

Manual. Explicativo Controle de Pneus Manual Explicativo Controle de Pneus Bsoft Internetworks 2015 Cadastros Cadastro de Chassi base. Para entrar na tela de Cadastro de Chassi, segue o caminho:pneus > Chassi > Chassi Base. Nesta tela poderá

Leia mais

UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas.

UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas. UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas. GESTOR COMERCIAL Objetivos do Sistema O Gestor Comercial é a ferramenta de administração e controle de seu comercio. Registra todas as vendas

Leia mais

PORTAL B2B FUNCIONAL

PORTAL B2B FUNCIONAL PORTAL B2B FUNCIONAL RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

1- Liberação de Guias

1- Liberação de Guias Manual Autorizador ÍNDICE 1- Liberação de Guias-------------------------------1 1.1 Guia de Consulta--------------------------------1-3 1.2 Guia de SP/SADT--------------------------------3-7 1.3 Guia de

Leia mais

Release Notes SUPRI Liberada em 01/03/2016 Página 1

Release Notes SUPRI Liberada em 01/03/2016 Página 1 Página 1 Adicionada a aba "Nível autorização extra" na tela "Cadastro de serviços", para permitir informar quais os níveis de autorização exigidos para cada serviço. Adicionada a obrigatoriedade do campo

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Internet Banking - Pessoa Jurídica. Manual do Usuário

Internet Banking - Pessoa Jurídica. Manual do Usuário Sumario Visão geral... 3 Acesso ao Sistema... 4 Tela Principal... 10 LogOut... 13 Transações Internet Banking... 14 Cadastro de usuário autorizado... 15 Alteração de usuário autorizado... 17 Geração de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO FATURA (NOTAS FISCAIS)

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO FATURA (NOTAS FISCAIS) MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO FATURA (NOTAS FISCAIS) MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais: Ter compromisso

Leia mais

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda Documentação - Joinville Apresentação A rotina de Emissão de Nota Fiscal tem por objetivo realizar duas grandes atividades: a Emissão de Nota Fiscal

Leia mais

SMARAM Manual do Almoxarifado

SMARAM Manual do Almoxarifado SMARAM Módulo RME Marcio Tomazelli Programador Sênior Versão 1.0 Página 1 de 24 ÍNDICE SMARAM 1 1 ÍNDICE DE FIGURAS 2 ÍNDICE DE TABELAS 3 1. Almoxarifado 4 1.1. Requisição Material Estoque 4 1.1.1. Solicitação

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos.

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos. Como trabalhar com o Contas a Pagar? O módulo Contas a Pagar permite registrar e identificar os principais gastos da escola. Permite também visualizar o fluxo de caixa e organizar um orçamento financeiro,

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário

Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário Manual Devolução 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.2 Motivo de Movimentação 3.3 Natureza de Operação 4 Funcionalidades 4.1 Devolução de Aferição 4.2 Devolução a Fornecedor 4.3 Devolução de Venda

Leia mais

FLUXO DE COMPRAS. Sumário

FLUXO DE COMPRAS. Sumário 1 de 7 FLUXO DE COMPRAS Sumário FLUXO DE COMPRAS... 1 1. Introdução... 2 2. Objetivo... 2 3. Conceitos... 2 4. Cadastros... 2 4.1. Cadastro de Etapas (1592)... 2 4.2. Cadastro de Fluxo (1591)... 3 4.3.

Leia mais

1. Respondendo a cotação.

1. Respondendo a cotação. 1 1. Respondendo a cotação. Quando o comprador informa o preço pelo processo convencional é usada à tela Processos > Informação de Preços [773] que está localizada no módulo - Compras da gestão Materiais.

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário

Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa. Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa Sumário Download de Notas Fiscais emitidas para a Empresa... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Acessar e Visualizar Treinamentos. Treinamento & Desenvolvimento

Acessar e Visualizar Treinamentos. Treinamento & Desenvolvimento Sumário 1. Acessar o Portal RH... 3 2.... 4 3. Solicitar Liberação de Treinamentos... 8 4. Navegar e Realizar um Treinamento... 14 5. A Visão do Gestor... 22 6. Gerar Relatórios... 24 6.1 Relatório de

Leia mais