1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil"

Transcrição

1 1ª Reunião do Contabilidade Análise Contábil 31/03/2015

2 Empresas Participantes

3 Agenda 1. Subprocesso dedicado à Análise Contábil 2. Responsável pela conciliação contábil 3. Sistema de Conciliação Contábil 4. Conciliação automática 5. Tratamento de partidas 6. Campo de Observação 7. Metodologia 8. Acompanhamento das pendências de conciliações 9. Acompanhamento de melhorias 10. Mensuração do resultado 11. Frequência do acompanhamento 12. Análise qualitativa da conciliação 13. Contatos

4 Subprocesso dedicado à Análise Contábil Em 57% dos CSCs das empresas respondentes existe algum sub-processo dedicado para a análise contábil. São elas: Ambev, FIERGS, Nestlé e Votorantim. Não 43% Sim 57% Gráfico 1 - O CSC de sua empresa possui algum subprocesso dedicado para a análise contábil? As empresas respondentes que não possuem são Johnson & Johnson, Solvay e TOTVS.

5 Responsável pela conciliação contábil Na maioria das empresas os responsáveis pela preparação e pela revisão das conciliações contábeis é a própria equipe de contabilidade. Em caso negativo, quem são os responsáveis pela preparação e pela revisão das conciliações contábeis? Todos CSC são responsáveis por preparação das conciliações e quem aprova são seus gestores. Ex: Time de contas a pagar efetua suas reconciliações. As análises são efetuadas pelo CSC e revisadas manualmente pela equipe Contábil. Equipe Contabilidade - Analista Pleno, Coordenador, Gestor. Cada área elegível (que possuem contas de responsabilidade), realizam as conciliações. A revisão é executada, por outras duas áreas.

6 Sistema de Conciliação Contábil Somente 43% das empresas participantes possuem um sistema de conciliação contábil. São elas: Ambev, Johnson & Johnson e Votorantim. Sim 43% Não 57% Sistemas utilizados: Gráfico 2 - Existe algum sistema de conciliação contábil? CFR. Blackline. O sistema utilizado é o SIGA (Sistema de informação e gerenciamento de análise) desenvolvido em excel.

7 Conciliação automática Na maioria das empresas a conciliação é feita através de alguma ferramenta que possibilita a conciliação automática. Como é feita a Conciliação dentro do sistema, ele possui alguma ferramenta que possibilite a Conciliação automática? Sim, possuí alguma ferramenta que possibilite a Conciliação automática. Temos o bi, que ainda está em fase de implantacao. o nosso erp (totvs/protheus) dispoe de recurso conciliacao automatica, mas não estamos utilizando. Sim, ele busca o saldo contábil, com base no sistema SAP. A conciliação é efetuada de forma manual. Para as reconciliações bancárias foi desenvolvido internamente um sistema o qual agiliza o processo de reconciliação. Não. O SIGA como mencionado, é uma ferramenta em excel. As áreas utilizam-no como um book, onde são informadas as contas, suas características, data do documento, valor, justificativa, responsáveis pelas tratativas e demais informações. Na sequência, o book juntamente com os relatórios suportes, são reportados a área de Back Office Contábil, estes por sua vez, realizam a validação (conforme descrito na política interna), verificam as justificativas para as pendências, confrontam os saldos com os relatórios suportes, analisam as evoluções das contas, na sequência, envia-os a contabilidade. a) Neste momento, não há projetos quanto a automatização das conciliações.

8 Tratamento de partidas Na maioria das empresas as partidas que não foram conciliadas automaticamente são reconciliadas manualmente, geralmente, via Excel. Como serão tratadas as partidas que não foram conciliadas automaticamente? Podem ser tratadas dentro do próprio sistema ou é gerado um relatório de não conciliados, exportado para o excel e depois fazer um upload da conciliação em massa. SERÃO CONCILIADAS MANUALMENTE. Cada reconciliação que não automática, possui sua composição e documentação suporte. São reconciliadas manualmente em Excel e aplicação de macros. Como citado, as conciliações são realizadas via excel.

9 Tratamento de partidas Na maioria das empresas as partidas que puderem ser consideradas conciliadas são consideradas como pendências e devem ser tratadas futuramente. Como serão tratadas as partidas que não puderem ser consideradas conciliadas? No sistema tem um campo para partidas não conciliadas, temos acessar partida por partida. REALIZAMOS A COMPOSICAO E O CONTROLE MANUALMENTE PELO RAZAO. EX. CONTA INSS A RECOLHER REF. RETENCAO SERVICOS PRESTADOS. Os itens não conciliados tem que ser tratados até o próximo quarter e a empresa possui o scalation procedures. São consideradas como pendências contábeis e tratadas com o usuário gerador ou Contabilidade Corporativa. Para estas situações, utilizamos o conceito de pendência, que por sua vez, precisam ser justificadas.

10 Campo de Observação Em aproximadamente 90% das empresas participantes, existe um campo de observação para as conciliações serem justificadas. Somente a TOTVS não possuí esse campo. Não 14% Sim 86% Gráfico 3 - Há algum campo de observação para serem justificadas? As empresas Ambev e Nestlé responderam que esse campo de observação poderá ser customizado. Entretanto, as empresas Johnson & Johnson responderam que o campo já é pré-fixado pelo sistema.

11 Metodologia As premissas das metodologia para a seleção de contas contábeis para análise e revisão são diferentes nas empresas. Quais as principais premissas da metodologia para a seleção de contas contábeis para análise e revisão? Temos uma metodologia de análise que seleciona as contas de acordo com o tipo de cada uma delas, conforme determinado na Política Global de Reconciliação. Conciliamos, mensalmente, todas as contas de ativo e passivo sem exceção. São revisadas 100% das reconciliações. As responsabilidades pelas conciliações estão pré-definidas em acordo com o cliente. Considera-se o grau de importância das mesmas - por exemplo as contas de caixa e banco estão enquadradas como críticas para reconciliação. São analisadas 100% das contas de Balanço (Ativo e Passivo) e Receita, as de despesa são analisadas de acordo com o orçamento. As contas conciliadas, são as patrimoniais (ativo e passivo). A sua totalidade é analisada. Porém, as contas que possuem aumento e/ou redução consideráveis, pendências com o prazo de resolução estendido e/ou não cumpridos, não pontos os quais as analise é mais assídua.

12 Metodologia As premissas das metodologia para a seleção de contas contábeis para análise e revisão são diferentes nas empresas. Caso não tenha metodologia, como é definido metodologia para a seleção de contas contábeis para análise e revisão? Conciliamos, mensalmente, todas as contas de ativo e passivo sem exceção. São analisadas 100% das contas de Balanço (Ativo e Passivo) e Receita, as de despesa são analisadas de acordo com o orçamento.

13 Acompanhamento das Pendências de conciliações Todas as empresas participantes possuem um acompanhamento consolidado das pendências de conciliações. Qual a visibilidade do responsável pela análise no resultado da revisão de suas contas? Assim que o revisor coloca o status da revisão no sistema, o analista recebe um com esta informação. Após o fechamento do resultado é divulgado no 9º em template oficial o resultado das revisões de cada processo. Efetua acompanhamento mensal das conciliações e regularização das pendências. O responsável pela análise necessita ter uma visão global das operações na Empresa. Há duas validações, uma primária, realizada por uma equipe, que analisa o preenchimento de campos obrigatórios, evolução das contas, confronto entre relatório e book. E uma segunda, mas voltada para as tratativas e direcionamentos. Ambos são os pontos focais do processo.

14 Acompanhamento de Melhorias Em aproximadamente 90% das empresas participantes, existem algum acompanhamento das melhorias sugeridas pelo revisor das análises. Somente a Nestlé não realiza o acompanhamento das melhorias. Não 14% Sim 86% Gráfico 4 - Existe algum acompanhamento das melhorias sugeridas pelo revisor das análises?

15 Mensuração do resultado Todas as empresas participantes possuem diferentes formas de mensurar o resultado da qualidade da análise contábil. Como é mensurado o resultado da qualidade da análise contábil? Contas com status OK (revisadas)/ Total de contas selecionadas para revisão. No parecer da auditoria externa. Acompanhamento de quantidade de pendências e rejeições das analises entregues. Através da qualidade das reconciliações pelas quais é possível acompanhar a evolução das correção das pendências identificadas. Através de relatório de lançamentos manuais. Atualmente, existem apenas indicadores que fazem a mensuração da quantidade de contas conciliadas x contas com pendências, cada área possui uma meta de atingimento. Está em estudo, uma forma de medição também da qualidade.

16 Frequência do acompanhamento A maioria das empresas participantes acompanham o resultado da qualidade da análise contábil mensalmente. Qual a frequência de acompanhamento desse resultado da qualidade da análise contábil? Acompanhamos mensalmente. Anual. Trimestral. Mensal. Esta frequência considera também a importância das contas - contas classificadas como críticas - mensal e as demais a cada três meses. Mensal.

17 Análise qualitativa da conciliação Todas as empresas participantes responderam que os erros identificados na análise contábil são ajustados no próximo fechamento contábil. Aproximadamente 90% das empresas respondentes responderam que o time responsável faz alguma análise qualitativa dos valores da conciliação com o objetivo de identificar uma oportunidade de ganho, exceto a Votorantim. Não 14% Sim 86% Gráfico 5 - O time responsável faz alguma análise qualitativa dos valores da conciliação para identificar uma oportunidade de ganho para empresa (exemplo: realização de ativo de longa data, prescrição de uma dívida)?

18 Contatos Empresa Respondente Ambev Helton Cardoso Fernandes FIERGS JEFERSON CURVELO IRAZOQUI Johson & Johson Lívia Biazeto Fernandes Nestle Brasil - NBS José Pedro de Medeiros Neto jose.medeiros1@br.nestle.com Solvay Group Georg Both Georg.both@solvay.com TOTVS S/A Betânia betania.batista@totvs.com.br Votorantim S.A Merlin Aparecida Almerim merlin.almerim@votorantim.com

19 1ª Reunião do Subgrupo Contabilidade Padrinho Apoio

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I SUMÁRIO COMO CADASTRAR UM PLANO DE CONTAS... 3 COMO CADASTRAR CENTROS DE CUSTO... 7 CADASTRO DE HISTÓRICOS PADRÕES... 9 COMO CADASTRAR LANÇAMENTOS PADRÕES... 12

Leia mais

FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração. Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009

FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração. Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009 1 FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009 2 FCONT- Controle Fiscal Contábil de Transição ÍNDICE I) Regime Tributário de Transição - RTT II) FCONT Controle

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1.

Boletim Técnico. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Desenvolvimento/Procedimento. Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) Produto : Totvs Gestão de Pessoas Processo : Plano de Desenvolvimento Individual Subprocesso : Plano de Desenvolvimento Individual Data publicação da : 15/10/2014

Leia mais

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas 17 de novembro de 2016 Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas Agenda Nossa missão Estrutura Processo Orçamentário Orçamento Matricial Despesas

Leia mais

Estruturação de um Sistema de Informações Contábeis

Estruturação de um Sistema de Informações Contábeis Estruturação de um Sistema de Informações Contábeis Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Características gerais Objetivos Suporte à Contabilidade Gerencial (Controladoria) Suporte à tomada de

Leia mais

PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA A CONFERÊNCIA DO BALANCETE CONTÁBIL

PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA A CONFERÊNCIA DO BALANCETE CONTÁBIL PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA A CONFERÊNCIA DO BALANCETE CONTÁBIL A cada fechamento mensal, para a conferência dos saldos contábeis das contas (principalmente as da execução orçamentária e financeira), podem

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Escrituração Contábil Fiscal - ECF EMPRESAS LUCRO REAL As empresas que são tributadas pelo Lucro Real, pagam o IRPJ e a CSLL com base no lucro obtido em sua contabilidade, ajustado de receitas e despesas que não devem ser consideradas,

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Sistema de Gestão de reservas Online

Sistema de Gestão de reservas Online Sistema de Gestão de reservas Online Sumário 1. Objetivo... 2. Fluxo processo...... 2.1 Planejamento... 2.2 Logística... 3. Sistema de Gestao de reservas... 3.1 Acesso planejamento... 3.2 Radar... 3.3

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O PCASP E O MÓDULO BALANCETE CONTÁBIL 2015

ORIENTAÇÕES SOBRE O PCASP E O MÓDULO BALANCETE CONTÁBIL 2015 BOLETIM SICOM - Nº 6 O Boletim SICOM é um instrumento de divulgação que visa orientar o jurisdicionado acerca do envio de informações ocorridas por meio do sistema, sendo publicado em versão digital e

Leia mais

XV CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE do Rio Grande do Sul Agosto de 2015 Classificação da Informação: Uso Interno

XV CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE do Rio Grande do Sul Agosto de 2015 Classificação da Informação: Uso Interno XV CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE do Rio Grande do Sul Agosto de 2015 MAIS DO QUE NÚMEROS PA TO MT RO 3 milhões Associados Mais de 18 mil GO Colaboradores SP MS RJ PR RS Mais de 100 empresas Mais de 1.300

Leia mais

SPED CONTÁBIL PREENCHIMENTO

SPED CONTÁBIL PREENCHIMENTO SPED CONTÁBIL PREENCHIMENTO Registro 0000 - Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Empresário ou da Sociedade Empresária O registro 0000 é o registro de abertura do arquivo digital onde levará

Leia mais

1. Registro 0000 (ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ).

1. Registro 0000 (ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ). SPED Contábil Alterações do Layout 3.0 Produto : RM TOTVS Gestão Contábil 11.82 Processo : SPED Contábil Subprocesso : Data da publicação : 16/04/15 Este documento tem o objetivo de apresentar as alterações

Leia mais

Esperamos que nossos produtos e serviços contribuam diariamente para o crescimento da sua Empresa. É um prazer atendê-lo!

Esperamos que nossos produtos e serviços contribuam diariamente para o crescimento da sua Empresa. É um prazer atendê-lo! SUMÁRIO Horário de Atendimento...2 Localização...2 Canais de atendimento do Suporte Técnico...3 Serviços Prestados através do Contrato de Suporte Mensal...4 Serviços Prestados através de Negociação Especial...6

Leia mais

(Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA)

(Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA) TÍTULO DA SIG OM APRESENTAÇÃO 2014 (CAIXA (Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA) Rio de Janeiro,

Leia mais

Case : Projeto Nova Contabilidade. Município de Porto Alegre. Parceria :

Case : Projeto Nova Contabilidade. Município de Porto Alegre. Parceria : Case : Projeto Nova Contabilidade Município de Porto Alegre Parceria : FIPECAFI - CONTROLADORIA - PROCEMPA Fases do projeto 1-Planejamento (estruturar etapas a serem desenvolvidas ao longo do projeto,

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE FAURG CONSELHO FISCAL ANÁLISE DO CONSELHO FISCAL

FUNDAÇÃO DE APOIO A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE FAURG CONSELHO FISCAL ANÁLISE DO CONSELHO FISCAL FUNDAÇÃO DE APOIO A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE FAURG CONSELHO FISCAL ANÁLISE DO CONSELHO FISCAL Recebemos o Balancete Analítico de 31/12/08, Parecer da Auditoria Externa e Relatório de Auditoria número

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Etec Paulino Botelho Código: 091.06 Município: São Carlos EE: Professor Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Contabilidade Básica Prof. Procópio

Contabilidade Básica Prof. Procópio 29-02-2012 Recapitulando... Prof. Procópio Contabilidade e Finalidade Usuários Patrimônio Representação Gráfica do Patrimônio Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Formação do Patrimônio

Leia mais

Boletim Técnico Gestão por Quadrantes Produto Processo Subprocesso Data publicação Desenvolvimento/Procedimento 1 Cadastro

Boletim Técnico Gestão por Quadrantes Produto Processo Subprocesso Data publicação  Desenvolvimento/Procedimento 1 Cadastro Gestão por Quadrantes Produto : Totvs Gestão de Pessoas Versão 12.1.1 Processo : Gestão por Quadrantes Subprocesso : Gestão por Quadrantes Data publicação da : 15/10/2014 A Gestão por Quadrantes tem como

Leia mais

Plano de Trabalho do Projeto Modelo de Mensuração dos Custos do Ministério da Fazenda

Plano de Trabalho do Projeto Modelo de Mensuração dos Custos do Ministério da Fazenda Plano de Trabalho do Projeto Modelo de Mensuração dos Custos do Ministério da Fazenda Heriberto Henrique Vilela do Nascimento Analista de Finanças e Controle Coordenador de Análise Contábil Secretaria-Executiva/Ministério

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

MANUAL DE LIQUIDEZ FUNDOS DE INVESTIMENTO. Brainvest Consultoria Financeira LTDA

MANUAL DE LIQUIDEZ FUNDOS DE INVESTIMENTO. Brainvest Consultoria Financeira LTDA MANUAL DE LIQUIDEZ FUNDOS DE INVESTIMENTO Brainvest Consultoria Financeira LTDA ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 3 2. POLÍTICAS DO GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ 3 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 6 4. RESPONSABILIDADE

Leia mais

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Instituto CCR. Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício de 31 de dezembro de 2015

Instituto CCR. Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício de 31 de dezembro de 2015 Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício de 31 de dezembro de 2015 Balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2015 (Em Reais) Ativo 2015 2014 Passivo 2015 2014 Circulante Circulante Caixa e equivalentes

Leia mais

(Reunião de Avaliação da Estratégia)

(Reunião de Avaliação da Estratégia) Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional III Encontro sobre Relatório de Gestão da UFPA RAE (Reunião de Avaliação da Estratégia) Palestrante: Carlos Max

Leia mais

03. Para Ativo (A), Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL), observe as sequências lógicas:

03. Para Ativo (A), Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL), observe as sequências lógicas: TÉCNICO EM CONTABILIDADE 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 01 A 20 01. A Contabilidade é uma ciência: a) exata, pois tem como pressuposto a precisão e veracidade apresentada em seus relatórios financeiros

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital Sumário RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 3 1. INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

FUNDAÇÃO FECOMERCIO DE PREVIDÊNCIA ASSOCIATIVA

FUNDAÇÃO FECOMERCIO DE PREVIDÊNCIA ASSOCIATIVA FUNDAÇÃO FECOMERCIO DE PREVIDÊNCIA ASSOCIATIVA RELATÓRIO ANUAL 2009 MAIO/2010 Fundação Fecomercio de Previdência Associativa - Relatório Anual 2009. 1 INTRODUÇÃO A Fundação Fecomercio FPA passou o ano

Leia mais

Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF Equações Contábeis

Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF Equações Contábeis Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF 1º GTCON 2015 Equações Contábeis MAI/2015 Agenda 1 Contexto 2 3 Objetivos e Tipos de

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL ABRIL / 2016

MANUAL OPERACIONAL ABRIL / 2016 MANUAL OPERACIONAL ABRIL / 2016 SUMÁRIO MANUAL OPERACIONAL... 3 1.1. Objetivos... 3 1.2. Rotinas... 3 Validação da Cota... 3 Checagem do resultado por estratégia... 4 Aluguel... 4 Caixa... 4 Lançamento

Leia mais

Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF Equações Contábeis

Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF Equações Contábeis Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF 1º GTCON 2015 Equações Contábeis MAI/2015 Agenda 1 Contexto 2 3 Objetivos e Tipos de

Leia mais

OPORTUNIDADE PARA PROMOVER ORGANIZAÇÕES MAIS. Contexto mudanças nas organizações para se adaptarem a um mundo

OPORTUNIDADE PARA PROMOVER ORGANIZAÇÕES MAIS. Contexto mudanças nas organizações para se adaptarem a um mundo DUAS NORMAS DE MAIOR SUCESSO MUNDIAL REVISÃO DE FUNDO EVOLUÇÃO PARA SE ADAPTAR A UMA REALIDADE EM MUDANÇA OPORTUNIDADE PARA PROMOVER ORGANIZAÇÕES MAIS EFICIENTES E INTELIGENTES: Contexto mudanças nas organizações

Leia mais

Novo Portal de Notas Fiscais

Novo Portal de Notas Fiscais Elektro Eletricidade e Serviços S.A. Rua Ary Antenor de Souza, 321, Jardim Nova América, CEP 13024-053 - Campinas/SP Novo Portal de Notas Fiscais Prezado fornecedor, Pensando na agilidade de atendimento

Leia mais

Aula 3 e 4 Contabilidade Geral

Aula 3 e 4 Contabilidade Geral Aula 3 e 4 Contabilidade Geral Prof. Benadilson Prof. Benadilson 1 Introdução Caso para Debate Ações da Tiffany: Lucro ou Prejuízo??? Ciclo Contábil Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). O lucro

Leia mais

Pertencem ao exercício financeiro: I as receitas nele arrecadadas II as despesas nele legalmente empenhadas

Pertencem ao exercício financeiro: I as receitas nele arrecadadas II as despesas nele legalmente empenhadas TRT 4ª REGIÃO ANALI STA JUDI CIÁRIO ÁREA CONTABI LIDADE AGOSTO 2006 P ROVA 1 P rof. Alexandre Vasconcelos w w w.editoraferreira.com.br 39) Contabilidade orçamentária no momento do empenho é fato que denota

Leia mais

Assunto: Contabilização do pagamento da Contribuição ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público PIS/PASEP

Assunto: Contabilização do pagamento da Contribuição ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público PIS/PASEP Nota Técnica n 003/2012/GECON Vitória, 08 de Março de 2012. Assunto: Contabilização do pagamento da Contribuição ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público PIS/PASEP

Leia mais

PARECER CCI/CFC Nº 33/2016 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2015

PARECER CCI/CFC Nº 33/2016 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2015 PROCESSO N.º: 2016/000128 PARECER CCI/CFC Nº 33/2016 INTERESSADO: CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2015 CONSELHEIRO RELATOR: CONTADOR JOÃO ALTAIR

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: ECD/ECF: UM PROJETO SOB PRESSÃO Vera Lúcia Gomes Abril 2016 1 Pauta Principais mudanças para 2016 Dados recuperados e não recuperados Demonstrações contábeis

Leia mais

Conselho Federal de Contabilidade Vice-presidência de Controle Interno INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 003/2012

Conselho Federal de Contabilidade Vice-presidência de Controle Interno INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 003/2012 Conselho Federal de Contabilidade Vice-presidência de Controle Interno INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 003/2012 Brasília-DF Janeiro/2012 INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 003/2012 Processo CFC n.º 2012/000008

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Junho 2016

Política de Gestão de Riscos Junho 2016 Política de Gestão de Riscos Junho 2016 Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS RISCOS... 3 4.

Leia mais

CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Os 5 (cinco) métodos Historicamente, cinco métodos de conversão de demonstrativos financeiros foram sugeridos por diversos autores e estudiosos da matéria, alguns

Leia mais

Sistema Fiscal. Integração via Chave de Acesso XML. Menu

Sistema Fiscal. Integração via Chave de Acesso XML. Menu Soluções Sistema Fiscal Integração via Chave de Acesso XML Sistema Fiscal Importação de XML em Lote Sistema Fiscal Integração via Portal XML-e Sistema Fiscal Mapa de Apuração / Fechamento Tratamento por

Leia mais

Geração do SPED Contábil

Geração do SPED Contábil Geração do SPED Contábil Geração do SPED Contábil Para facilitar o entendimento da rotina de geração do SPED Contábil no Sistema Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou

Leia mais

Planejamento dos Custos

Planejamento dos Custos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Custos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do 1

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional E AÇÃO PREVENTIVA PO. 09 10 1 / 5 1. OBJETIVO Descrever a forma como o produto ou serviço não conforme deve ser controlado, a fim de se prevenir a sua utilização ou entrega não intencional ao cliente.

Leia mais

Demonstração dos Fluxos de Caixa como instrumento da Governança

Demonstração dos Fluxos de Caixa como instrumento da Governança Demonstração dos Fluxos de Caixa como instrumento da Governança ANTECEDENTES Na década de 80, no ambiente empresarial-societário dos Estados Unidos, uma das questões mais discutidas foi a da governança

Leia mais

ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO - ATP. E D I T A L - d e z e m b r o /

ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO - ATP. E D I T A L - d e z e m b r o / ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO - ATP E D I T A L - d e z e m b r o / 2 0 1 5 A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio da Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF),

Leia mais

DIAGRAMAS DE FLUXO DE DADOS. Rosana C. M. Grillo Gonçalves

DIAGRAMAS DE FLUXO DE DADOS. Rosana C. M. Grillo Gonçalves DIAGRAMAS DE FLUXO DE DADOS Rosana C. M. Grillo Gonçalves 1 Camadas de Softwares Aplicativos processadores de transações: camada de gerenciamento de dados camada de aplicação camada de apresentação 2 Camada

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC MELHORIA DE PROCESSO

Instruções para elaboração de TCC MELHORIA DE PROCESSO INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC MELHORIA DE PROCESSO Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Melhoria de Processo possuem três tópicos:

Leia mais

4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO

4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO 4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO A planilha de atendimento às metas do projeto é apresentada na sequência. Metas Proporcionar os elementos necessários para que seja definido o processo

Leia mais

FIN. 12 CENTRO DE RECEITAS E DESPESAS MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CENTRO DE RECEITAS E DESPESAS

FIN. 12 CENTRO DE RECEITAS E DESPESAS MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CENTRO DE RECEITAS E DESPESAS 1 de 8 msgq FI. 12 CETRO DE RECEITAS E DESPESAS MACROPROCESSO PROCESSO CETRO DE RECEITAS E DESPESAS FI. 12 CETRO DE RECEITAS E DESPESAS 1. OBJETIVO... 2 2. ABRAGÊCIA... 2 3. DOCUMETOS RELACIOADOS... 2

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

POLÍTICA DE CONTROLE DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS POLÍTICA DE CONTROLE DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS Junho/2016 1 Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. CONTROLES FÍSICOS e LÓGICOS... 3 4. SIGILO BANCÁRIO... 4 5. PADRÃO DE CONDUTA... 4 6. INFORMAÇÕES

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI Versão: outubro/2016 1. OBJETIVO Em concordância com as diretrizes da Política de Gerenciamento de Riscos dos Fundos e Carteiras

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016.

DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016. DECRETO Nº 8.598, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o empenho de despesas, a inscrição de restos a pagar e o encerramento das atividades com repercussão orçamentária, financeira e patrimonial do

Leia mais

1. Contabilidade Parâmetros

1. Contabilidade Parâmetros 1. Contabilidade A partir desta versão do módulo Domínio Contabilidade, o sistema está preparado para realizar a conciliação de lançamentos contábeis. Para isso deverão ser realizadas algumas configurações,

Leia mais

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015 Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público Florianópolis 17 de Abril 2015 1 Qualidade do Gasto Público Conceito visualiza duas Dimensões : (em construção *) Macro (Estratégico)

Leia mais

Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Específicos Adotados e Cronograma de Ações a adotar até 2014, conforme Portaria STN nº 828 de 14/12/2011

Procedimentos Contábeis Patrimoniais e Específicos Adotados e Cronograma de Ações a adotar até 2014, conforme Portaria STN nº 828 de 14/12/2011 1 Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos direitos, das 2012 2013 2014 obrigações e provisões por competência. Elaboração de procedimentos para Metodologia de reconhecimento e mensuração dos direitos

Leia mais

IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis

IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis CPC 26 / NBC TG 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis FAS 205 Histórico Emitida em 1997, já foi revisada em 2003,2004,2005 e 2007 Substituiu: IAS 1

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com

Leia mais

Sistemas de Informações Contábeis e outros Sistemas de Informação do Ambiente Empresarial

Sistemas de Informações Contábeis e outros Sistemas de Informação do Ambiente Empresarial Aldemar de Araújo Santos Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação (Universidade do Minho, Portugal) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Leia mais

CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015

CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015 CURSO O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 3 módulos com avaliação escrita: 1. Interpretação ISO 14001:2015 Requisitos associados à estrutura de Alto nível Anexo

Leia mais

1 Menu Controle Fiscal Contábil de Transição (Fcont)

1 Menu Controle Fiscal Contábil de Transição (Fcont) 1 O Controle Fiscal de Transição FCONT, surgiu para atender as necessidades do Regime Tributário de Transição RTT, sendo aprovado pela Medida Provisória 449/09. Para o Fcont, a empresa deverá apresentar

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL BANCO PSA FINANCE BRASIL S/A.

GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL BANCO PSA FINANCE BRASIL S/A. GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL BANCO PSA FINANCE BRASIL S/A. DIRETRIZES O controle de Risco Operacional (CRO) tem como missão assegurar a prevenção e o tratamento preventivo dos riscos avaliando às

Leia mais

40º Encontro Nacional de Contadores para IFDs - ENACON

40º Encontro Nacional de Contadores para IFDs - ENACON 40º Encontro Nacional de Contadores para IFDs - ENACON Brasília - DF 16/10/2014 DLO (Demonstrativo de Limites Operacionais) Integração com o COSIF (Carta-Circular nº 3.663) Helton Maciel Fernandes de Paula

Leia mais

Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Profa. Rachel Brandão

Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Profa. Rachel Brandão Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Profa. Rachel Brandão Indicadores econômico-financeiros Índices como indicadores: Indispensável ao analista Quantidade? Variável Amplitude e agrupamento :

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre saldos iniciais.

Bem-vindo ao tópico sobre saldos iniciais. Bem-vindo ao tópico sobre saldos iniciais. 1 Nesse tópico, você aprenderá as várias opções para inserir saldos iniciais dos parceiros de negócios, estoque e contas contábeis. Você também aprenderá como

Leia mais

TOTVS Integrações com o Contas a Receber

TOTVS Integrações com o Contas a Receber TOTVS Integrações com o Contas a Receber 10/10/2012 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 1.2 Fluxo de Integração Contabilidade Gerencial... 3 1.3 Lançamento Padrão...

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO GESTÃO INTEGRADA DE RISCO OPERACIONAL, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE Objetivo Este documento

Leia mais

8 - MULTAS DE TRÂNSITO

8 - MULTAS DE TRÂNSITO 8 - MULTAS DE TRÂNSITO O Código de Trânsito Brasileiro, instituído pela Lei Federal nº 9.503, de 23.09.97, definiu a competência dos Municípios para executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar

Leia mais

EAC0561 : Estudos Complementares IV Contabilidade de Instrumentos Financeiros e Derivativos Aspectos Contábeis e Fiscais 2014_02 -Joanília Cia

EAC0561 : Estudos Complementares IV Contabilidade de Instrumentos Financeiros e Derivativos Aspectos Contábeis e Fiscais 2014_02 -Joanília Cia EAC0561 : Estudos Complementares IV Contabilidade de Instrumentos Financeiros e Derivativos Aspectos Contábeis e Fiscais 2014_02 -Joanília Cia 1 Estudo Dirigido para a prova 2 Este estudo vale 30% do valor

Leia mais

Metodologia Para Ações de Eficiência Energética, Operacional e Redução de Perdas

Metodologia Para Ações de Eficiência Energética, Operacional e Redução de Perdas Metodologia Para Ações de Eficiência Energética, Operacional e Redução de Perdas Marcos Danella 29/julho/2015 Agenda Quem somos Cenários/Diagnósticos de Campo Metodologia Etapa 1 Engajamento do Corpo Diretivo/Gerencial

Leia mais

TOTVS Contas a Pagar. Contas A Pagar - Financeiro

TOTVS Contas a Pagar. Contas A Pagar - Financeiro TOTVS Contas a Pagar Contas A Pagar - Financeiro Sumário Sumário... 2 1. Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 2 Manutenção de Contas a Pagar... 3 3 Contas a Pagar... 4 4 Desdobramento

Leia mais

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS

Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Gestão de PADS -Sigarra GABINETE DE PROJETOS Workflow PAD Sigarra FCUP_ Gabinete Projetos > Intervenientes no workflow do PAD (Pedido de Autorização de Despesa): : Autor do PAD -------------------------------------------------------------->

Leia mais

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS DEFINIÇÃO ACORDO RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

TOTVS Baixas a Pagar. Contas a Pagar - Financeiro

TOTVS Baixas a Pagar. Contas a Pagar - Financeiro TOTVS Baixas a Pagar Contas a Pagar - Financeiro Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 2 Baixas a Pagar... 3 2.1 Principais Parâmetros... 4 3 Baixa Manual... 4

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Teoria da Contabilidade Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O QUE VEREMOS A SEGUIR: Balanço Patrimonial; NBC T 3-2; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); NBC T 3-3; Demonstração das Mutações

Leia mais

Propriedades para Investimento CPC 28/ IAS 40. Exemplo: BR Malls DRE e extratos de notas explicativas. EAC 0481 Contabilidade Intermediária II

Propriedades para Investimento CPC 28/ IAS 40. Exemplo: BR Malls DRE e extratos de notas explicativas. EAC 0481 Contabilidade Intermediária II Propriedades para Investimento CPC 28/ IAS 40 Exemplo: BR Malls DRE e extratos de notas explicativas EAC 0481 Contabilidade Intermediária II 1 2 Nota 2 - Apresentação A Administração da Companhia optou

Leia mais

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada.

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada. Página2 Cadastro de Categorias O cadastro de categoria é utilizado dentro do gestor para o controle financeiro da empresa, por ela é possível saber a origem e a aplicação dos recursos, como por exemplo,

Leia mais

RISCO DE CRÉDITO Estrutura Organizacional Gerenciamento de Riscos Banco Fidis S.A.

RISCO DE CRÉDITO Estrutura Organizacional Gerenciamento de Riscos Banco Fidis S.A. RISCO DE CRÉDITO Estrutura Organizacional A estrutura para gestão de riscos do Banco Fidis deverá ser composta de Comitê de Cobrança e Risco, que é o órgão com responsabilidade de gerir o Risco de Crédito,

Leia mais

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana Elaboração da DFC Método Direto A fim de possibilitar melhor entendimento, vamos desenvolver um exemplo passo a passo da montagem da DFC pelo método direto, tomando por base as informações a seguir: Balanço

Leia mais

Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Entender o significado de orçamento. Identificar os princípios de planejamento. Conhecer as etapas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA A ÁREA ADMINISTRATIVO- FINANCEIRA DO SINTAF. Edital nº 01/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA A ÁREA ADMINISTRATIVO- FINANCEIRA DO SINTAF. Edital nº 01/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA A ÁREA ADMINISTRATIVO- FINANCEIRA DO SINTAF Edital nº 01/2017 A Fundação Sintaf, por meio de sua Diretoria Executiva, torna pública a abertura do processo seletivo de

Leia mais

MANUAL CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO - COMPLETO

MANUAL CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO - COMPLETO PARAMETRIZAÇÃO PARA CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO A rotina de parametrização pode ser acessada através dos módulos: MÓDULO FOLHA MÓDULO CONTÁBIL Primeiramente é preciso definir como será feito a

Leia mais

Apresentação Processo Seletivo

Apresentação Processo Seletivo Apresentação A SofTeam Empresa Júnior de Computação, uma organização constituída e gerida pelos alunos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, tem a enorme satisfação de anunciar

Leia mais

O que é o SMS Corporativo

O que é o SMS Corporativo O que é o SMS Corporativo SMS Corporativo Ferramenta econômica para o mercado empresarial, o SMS Corporativo envia mensagens, em diversos formatos, a partir de um sistema único, viabilizando a interatividade

Leia mais

Geração Arquivo IN 86 Contabilidade no ambiente DATASUL11

Geração Arquivo IN 86 Contabilidade no ambiente DATASUL11 Geração Arquivo IN 86 Contabilidade no ambiente DATASUL11 O processo da IN 86, é uma exigência legal solicitada pela Receita Federal. O Produto está preparado para geração dos arquivos conforme layout

Leia mais

13/06/14. Introdução. Profº Me. Hugo David Santana.

13/06/14. Introdução. Profº Me. Hugo David Santana. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Curso de Ciências Contábeis Profº Me. Hugo David Santana. Introdução Nesta aula será apresentado o tratamento contábil dos principais itens relacionados à folha de pagamento, por

Leia mais

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra.

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra. INTRODUÇÃO Ter uma comunicação interna eficaz auxilia no desenvolvimento de uma cultura colaborativa e ajuda a alinhar os membros de uma organização às estratégias da empresa. Segundo estudo da Tower Watson,

Leia mais

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas Unidade IV Unidade IV 4 PARTIDAS DOBRADAS DÉBITO E CRÉDITO Método das partidas dobradas Em qualquer operação há um débito e um crédito de igual valor ou um débito (ou mais débitos) de valor idêntico a

Leia mais

FCONT. Geração do Arquivo

FCONT. Geração do Arquivo 1 FCONT Geração do Arquivo 2 Sumário 1. Geração do arquivo FCONT:... 3 1.1. Blocos do arquivo de importação do FCONT:... 3 1.2. Descrição das informações referentes aos registros:... 3 1.3. Exemplo de

Leia mais

Portal do cliente 2017

Portal do cliente 2017 Portal do cliente 2017 Portal do cliente Canal online direcionado aos clientes da SIPAG; Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana; Oferece informações, ferramentas e serviços para o gerenciamento

Leia mais