Vetores. Capítulo DEFINIÇÕES 1.2 ADIÇÃO DE DOIS VETORES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vetores. Capítulo DEFINIÇÕES 1.2 ADIÇÃO DE DOIS VETORES"

Transcrição

1 Capítulo 1 Vetores 1.1 DEFINIÇÕES uantidades escalares possuem somente intensidade; o tempo, o volume, a energia, a massa, a densidade e o trabalho são alguns exemplos. Escalares somam-se por meio dos métodos algébricos usuais, por exemplo, 2 s + 7 s = 9 s e 14 kg 5 kg = 9 kg. uantidades vetoriais possuem intensidade e direção : os exemplos são a força, o deslocamento e a velocidade. Um vetor é representado por uma seta em um dado ângulo. A orientação da seta indica o sentido, e o comprimento representa a intensidade do vetor. O símbolo que indica um vetor é mostrado com os tipos em negrito, por exemplo. A intensidade é representada por ou. Frequentemente, em manuscritos, usaremos. Um vetor livre pode ser transladado para qualquer posição no espaço desde que ele mantenha a mesma direção e intensidade. Um vetor deslizante pode ser posicionado em qualquer ponto ao longo da sua linha de ação. elo princípio da transmissibilidade, os efeitos externos de um vetor deslizante permanecem os mesmos. Um vetor fixo deve permanecer sempre no mesmo ponto de aplicação. Um vetor unitário é um vetor cujo módulo é a unidade. Ele é representado por i, n, ou na forma manuscrita por,. O negativo de um vetor é um vetor que tem a mesma intensidade e a mesma direção, porém o seu sentido é oposto. A resultante de um sistema de vetores é a menor quantidade possível de vetores que pode substituir um sistema dado. 1.2 ADIÇÃO DE DOIS VETORES (a) A regra do paralelogramo determina que a resultante R de dois vetores e é a diagonal do paralelogramo, do qual e são os lados adjacentes. Os três vetores, e R são concorrentes como mostra a Fig. 1-1(a). e são também denominados de componentes de R. (b) Se os lados do paralelogramo da Fig. 1-1(a) forem perpendiculares, os vetores e serão chamados de componentes retangulares do vetor R. As componentes retangulares estão ilustradas na Fig. 1-1(b). As intensidades das componentes retangulares são dadas por = R cos = R cos (90 ) = R sen (1) (c) Regra do triângulo. osicionando a origem de um vetor na extremidade da seta do outro vetor, o vetor resultante será obtido unindo a origem do primeiro vetor à extremidade da seta do segundo vetor. A regra do triângulo Entende-se que a direção inclui o ângulo que a linha de ação do vetor forma com a referência dada e o sentido do vetor ao longo dessa linha de ação.

2 2 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA O R (a) ( b) R Figura 1-1 Adição de vetores. resulta da regra do paralelogramo, uma vez que os lados opostos do paralelogramo são vetores livres, conforme mostra a Fig R R Figura 1-2 A regra do triângulo. (d) A adição de vetores é comutativa, isto é, + = SUBTRAÇÃO DE VETOR A subtração de um vetor é efetuada adicionando o negativo desse vetor. = + ( ) (2) Note também que ( + ) = 1.4 VETOR ZERO O vetor zero é obtido quando um vetor é subtraído de si mesmo; isto é, = 0. Ele também é chamado de vetor nulo. 1.5 COMOSIÇÃO DE VETORES Composição de vetores é o processo pelo qual se determina a resultante de um sistema de vetores. Um polígono de vetores é desenhado posicionando a origem de cada vetor na extremidade da seta do vetor precedente, conforme mostrado na Fig A resultante é obtida conectando a origem do primeiro vetor à seta do último vetor. Como será mostrado mais tarde, nem todos os sistemas de vetores reduzem-se a um único vetor.uma vez que a ordem na qual os vetores são dispostos é insignificante, para três vetores, e S dados, verifica-se que A Equação (3) pode ser estendida para qualquer número de vetores. R = + + S = ( + ) + S = + ( + S) = ( + S) + (3)

3 CAÍTULO 1 VETORES 3 R S Figura 1-3 Composição de um vetor. 1.6 MULTILICAÇÃO DE VETORES OR ESCALARES (a) O produto de um vetor por um escalar m é o vetor m cuja intensidade é m vezes a intensidade do vetor e será orientado de acordo ou em oposição a, dependendo se m é positivo ou negativo. (b) Outras operações com escalares m e n são (m + n) = m + n m( + ) = m + m (4) m(n) = n(m) = (mn) 1.7 TERNA ORTOGONAL DE VETORES UNITÁRIOS Uma terna ortogonal de vetores unitários i, j e k é formada por vetores unitários nas direções dos eixos x, e z, respectivamente. Um conjunto de eixos dextrorso é mostrado na Fig O vetor é escrito como = x i + j + z k (5) j i x j O z x x i k z k z z Figura 1-4 Vetores unitários i, j, k. Figura 1-5 Componentes do vetor.

4 4 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA onde x i, j e z k são as componentes de nas direções dos eixos x, e z, respectivamente, como mostrado na Fig Observe que x = cos x, = cos, e z = cos z. 1.8 VETOR OSIÇÃO O vetor posição r de um ponto (x,, z) no espaço escreve-se r = xi + j + zk (6) onde (ver Fig. 1-6). (x,, z) r xi j zk z Figura 1-6 O vetor posição r. Figura 1-7 O ângulo entre os vetores. 1.9 RODUTO ESCALAR O produto escalar de dois vetores e, escrito, é uma quantidade escalar e é definida como o produto das intensidades dos dois vetores e do cosseno do ângulo entre eles (ver Fig. 1-7). Assim, = cos (7) As regras a seguir aplicam-se aos seguintes produtos escalares, onde m é um escalar: = ( + S) = + S ( + ) (S + T) = (S + T) + (S + T) = S + T + S + T (8) m( ) = (m) = (m) Desde que i, j e k sejam ortogonais, i j = i k = j k = (1)(1)cos90 = 0 i i = j j = k k = (1)(1)cos0 = 1 (9) Também, se = x i + j + z k e = x i + j + z k, então = x x + + z z = 2 = x z 2 (10) As intensidades das componentes do vetor na direção dos eixos retangulares podem ser escritas x = i = j z = k (11)

5 CAÍTULO 1 VETORES 5 e, exemplificando, i = ( x i + j + z k) i = x = x Analogamente, a intensidade de uma componente de em qualquer direção L pode ser dada por e L, onde e L é o vetor unitário ao longo da linha L. (Alguns autores utilizam u para designar vetor unitário.) A Fig. 1-8 mostra um plano que passa pela origem A e outro plano que passa pela seta B de um vetor, ambos os planos perpendiculares à direção L. Os planos interceptam a linha L nos pontos C e D. O vetor CD é a componente de na direção L, e a sua intensidade é igual a e L = e L cos. Aplicações desses princípios podem ser encontradas nos roblemas 1.15 e L A B D e L C Figura 1-8 A componente de na direção de uma linha RODUTO VETORIAL O produto vetorial de dois vetores e, denotado por, é um vetor R cuja intensidade é dada pelo produto das intensidades dos dois vetores e o seno do ângulo entre eles. O vetor R = é normal ao plano que contém e com direção e sentido dados pela regra da mão direita quando aplicada girando de para segundo o menor ângulo entre eles. Assim, se e é o vetor unitário que dá a direção de R =, o produto vetorial pode ser escrito A Fig. 1-9 indica que = (não comutativa). R = = (sen) e (12) R = (a) ( b) = Figura 1-9 O produto vetorial entre dois vetores.

6 6 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA As seguintes regras aplicam-se aos produtos vetoriais, com m escalar: ( + S) = + S ( + ) (S + T) = (S + T) + (S + T) = S + T + S + T m( ) = (m) = (m) (13) Uma vez que i, j e k são ortogonais, e, se = x i + j + z k e = x i + j + z k, então i i = j j = k k = 0 (14) i j = k j k = i k i = j = ( z z )i + ( z x x z ) j + ( x x )k = (15) ara ver a demonstração desse produto vetorial, vá ao roblema CÁLCULO VETORIAL (a) A derivada de um vetor que varia com relação a uma quantidade escalar o longo do tempo t é feita da seguinte forma. Seja = (t); isto é, é uma função do tempo t. Um acréscimo em Δ na medida que o tempo varia de t para t + Δt é Δ = (t + Δt) (t) Então (16) Se (t) = x i + j + z k, onde x, e z são funções do tempo t, teremos As seguintes operações serão válidas: (17) (18) onde φ é uma função escalar de t.

7 CAÍTULO 1 VETORES 7 (b) A integração de um vetor que varia com relação a uma quantidade escalar, assim como o tempo t, será efetuada conforme segue. Seja = (t); isto é, é uma função do tempo t. Então, (19) 1.12 DIMENSÕES E UNIDADES No estudo da mecânica, as características de um corpo e seus movimentos podem ser descritas em termos de um conjunto básico de quantidades designadas por grandezas. Nos Estados Unidos, os engenheiros geralmente empregam um sistema gravitacional baseado nas grandezas força, comprimento e tempo. Em muitos países, usa-se o sistema absoluto no qual as grandezas consideradas são a massa, o comprimento e o tempo. Há uma tendência crescente de utilizar esse segundo sistema nos Estados Unidos. Ambos os sistemas derivam da segunda lei de movimento de Newton, a qual escreve-se como R = ma, (20) onde R é a resultante de todas as forças que atuam sobre uma partícula, a é a aceleração da partícula e m é uma constante de proporcionalidade chamada massa. O Sistema Internacional (SI) No Sistema Internacional (SI), a unidade de massa é o quilograma (kg), a unidade de comprimento é o metro (m) e a unidade de tempo é o segundo (s). A unidade de força é o Newton (N), que é definida como sendo a força que acelera uma massa de um quilograma a um metro por segundo ao quadrado (m/s 2 ). ortanto, 1 N = (1 kg)(1 m/s 2 ) = 1 kg m/s 2 (21) Uma massa de 1 kg que cai livremente próxima à superfície terrestre experimenta uma aceleração gravitacional g que varia de ponto para ponto. Nesse livro assumiremos um valor médio igual a 9,80 m/s 2. ortanto, a força da gravidade que atua em um 1 kg de massa é W = mg = (1 kg)(9,80 m/s 2 ) = 9,80 kg m/s 2 = 9,80 N (22) Naturalmente, os problemas da estática envolvem forças; mas, nos problemas, a massa dada em quilogramas não é uma força. A força gravitacional agindo na massa, é o que devemos utilizar. Em todos os trabalhos que envolvam massa, o estudante deve lembrar-se de multiplicar a massa em quilogramas por 9,80 m/s 2 para obter a força gravitacional em newtons. Uma massa de 5 kg é submetida a uma força gravitacional de 5 9,8 = 49 N. Ao resolver os problemas de estática, a massa pode não ser mencionada. É importante perceber que a massa em quilogramas é uma constante para um determinado corpo. Na superfície da lua, essa mesma massa dada terá agindo sobre ela uma força de gravidade aproximadamente um sexto daquela na Terra. O estudante também deve observar que, no SI, o milímetro (mm) é a unidade de dimensão padrão linear para desenhos de engenharia. Centímetros são tolerados no SI e podem ser usados para evitar a exigência de muitos zeros quando se utiliza milímetros. Além disso, um espaço em branco deve ser deixado entre o número e o símbolo da unidade, por exemplo, 2,85 mm, e não 2,85mm. Ao usar cinco ou mais algarismos, represente-os em grupos de 3, começando a partir do ponto que separa os decimais assim como Não use vírgulas no SI. Um número com quatro algarismos pode ser escrito sem o espaçamento mencionado desde que ele não faça parte de uma coluna que contenha números com cinco ou mais algarismos. Tabelas de unidades do SI, prefixos do SI, e fatores de conversão para o sistema métrico moderno (SI) estão incluídos no Apêndice A. Nesta sexta edição, todos os problemas estão formulados em unidades do SI. SI é um acrônimo para Sstème International d`unités (sistema métrico internacional modernizado).

8 8 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA roblemas Resolvidos 1.1 Encontre, no plano, a resultante de uma força de 300 N a 30 e uma força de 250 N a 90, utilizando o método do paralelogramo. Veja a Fig. 1-10(a). Encontre, também, o ângulo α entre a resultante e o eixo. (Os ângulos são sempre medidos no sentido anti-horário com início no eixo x positivo.) Desenhe um esquema do problema, não necessariamente em escala. O sinal negativo indica que a força de 250 N age ao longo de uma linha que forma 90 a contar da origem. Isso é equivalente a uma força de 250 N positiva na direção de uma linha que forma 270 com a mesma origem, de acordo com o princípio da transmissibilidade. Como na Fig. 1-10(b), posicione a extremidade inicial dos dois vetores em um mesmo ponto. Complete o paralelogramo. Considere o triângulo cujo lado está no eixo, na Fig. 1-10(b). Os lados desse triângulo são R, 250 e 300. O ângulo entre os lados de 250 e 300 é 60. Aplicando a lei dos cossenos, R 2 = (300)(250)cos60 R = 278, N 300 N α (a) ( b) R = 278,3 300 Figura 1-10 Agora, aplicando a lei dos senos, temos α = 69 Nota: Se as forças e os ângulos forem desenhados em escala, a intensidade de R e o ângulo α poderão ser medidos no desenho. 1.2 Use a lei do triângulo e resolva o roblema 1.1 (ver Fig. 1-11). É indiferente qual vetor será escolhido primeiro. Use a força de 300 N. À seta desse vetor, posicione a extremidade do vetor força de 250 N. Desenhe a resultante ligando a extremidade do vetor força de 300 N e terminando na seta do vetor força de 250 N. Usando o triângulo mostrado, os resultados serão os mesmos daqueles do roblema α R x R = 400 α F N 20 x Figura 1-11 Figura A resultante de duas forças em um plano é 400 N a 120, como mostrado na Fig Uma das forças é 200 N a 20. Determine a força F e o ângulo α.

9 CAÍTULO 1 VETORES 9 Selecione um ponto pelo qual passem a resultante e a força de 200 N dada. Desenhe a força que liga as setas da força dada e a resultante. Essa força representa a incógnita F. O resultado é obtido aplicando as leis da trigonometria. O ângulo entre R e a força de 200 N é 100, e, pela lei dos cossenos, a força desconhecida F é F 2 = (400)(200)cos100 F = 477 N Então, pela lei dos senos, o ângulo α é encontrado: α = 24,4 1.4 No plano, subtraia a força de 130 N a 60 da força de 280 N a 320 (ver Fig. 1-13) α 280 x R Figura 1-13 Adicione a negativa da força de 130 N a 60 à força de 280 N a 320. A resultante é obtida como segue: R 2 = (280)(130) cos 100 R = 329 N A lei dos senos nos permite encontrar α: ortanto, R forma com o eixo x um ângulo de 62, Determine a resultante do seguinte sistema coplanar de forças: 26 N a 10 ; 39 N a 114 ; 63 N a 183 ; 57 N a 261 (ver Fig. 1-14). Esse problema pode ser resolvido usando a ideia de componentes retangulares. Decomponha cada força nas suas componentes x e. Como todas as componentes x são colineares, elas podem ser adicionadas algebricamente, assim como as componentes. Agora, se as componentes x e forem somadas, as duas somas formarão as componentes x e da resultante. ortanto, R x = 26 cos cos cos cos 261 = 62,1 R = 26 sen sen sen sen 261 = 19,5 tg

10 10 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA 39 N 63 N R N x 57 N Figura Na Fig. 1-15, a componente retangular da força F é 10 N na direção de OH. A força F atua a 60 do eixo x positivo. ual é a intensidade da força? A componente de F na direção de OH é Fcos. Assim, Fcos15 = 10 F = 10,35N F H O x N 20 x Figura 1-15 Figura Um bloco de 80 kg é posicionado em um plano inclinado de 20 com a horizontal. ual é a componente gravitacional (a) normal ao plano inclinado e (b) paralela ao plano inclinado? Ver Fig (a) A componente normal forma um ângulo de 20 com o vetor força gravitacional (o peso), o qual tem intensidade de 80(9,8) = 784 N. A componente normal é (b) A componente paralela é F = 784 cos 20 = 737 N F = 784 cos 70 = 268 N 1.8 A força de 235 N atua em um ângulo de 60 com a horizontal em um bloco que repousa em um plano inclinado de 22. Determine (a) as componentes horizontal e vertical de e (b) as componentes de perpendicular e contida no plano. Observe a Fig. 1-17(a).

11 CAÍTULO 1 VETORES 11 (a) A componente horizontal h atua para a esquerda e vale A componente vertical v atua para cima e vale como mostrada na Fig. 1-17(b). (b) A componente paralela ao plano é h = 235 cos 60 = 118 N v = 235 sen 60 = 204 N = 235 cos (60 22 ) = 185 N agindo para cima no plano. A componente normal ao plano é como mostrada na Fig. 1-17(c). 235 N = 235 sen 38 = 145 N 60 υ 22 h (a) ( b) (c) Figura As três forças mostradas na Fig produzem uma força resultante de 20 N atuando para cima na direção do eixo. Determine as intensidades de F e. ara que a resultante seja uma força de 20 N para cima na direção do eixo, R x = 0 e R = 20 N. Como a soma das componentes em x deve ser igual à componente x da resultante R x = cos cos 40 = 0 = 79,6 N Analogamente, R = sen sen 40 F = 20 F = 77,7 90 N F Figura 1-18

12 12 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA 1.10 Observe a Fig As extremidades x, e z de um paralelepípedo retangular são 4, 3 e 2 m, respectivamente. Se a diagonal O desenhada na origem representa uma força de 50 N, determine as componentes x, e z da força. Expresse a força como um vetor em termos dos vetores unitários i, j e k. 3 m O 4 m 2 m x z Figura 1-19 Admitamos que x,, z representem, respectivamente, os ângulos entre a diagonal O e os eixos x, e z. Então, x = cos x = cos z = cos z O comprimento de. Assim, Desde que cada componente na figura está no sentido positivo do eixo em relação ao qual atua, O vetor é escrito como x = 50 cos x = 37,2 N = 50 cos = 27, 9 N z = 50 cos z = 18,6 N = x i + j + z k = 37,2i + 27,9j + 18,6k N 1.11 Determine as componentes x, e z da força de 100 N que passa pela origem e pelo ponto (2, 4, 1). Expresse o vetor em termos dos vetores unitários i, j e k. Os cossenos diretores da linha de ação da força são Assim, x = 43,7 N, = 87,3 N, z = 21,8 N O vetor é = 43,7i 87,3j + 21,8k N 1.12 Mostre que o produto vetorial entre dois vetores e pode ser escrito por

13 CAÍTULO 1 VETORES 13 Escrevem-se os vetores dados na forma de suas componentes e expande-se o produto vetorial para obter = ( x i + j + z k) ( x i + j + z k) = ( x x ) i i + ( x ) i j + ( x z ) i k + ( x ) j i + ( ) j j + ( z ) j k + ( z x ) k i + ( z ) k j + ( z z ) k k Mas i i = j j = k k = 0; i j = k e j i = k, etc. ortanto, = ( x ) k ( x z ) j ( x ) k + ( z ) i + ( z x ) j ( z ) i Esses termos podem ser agrupados como = ( z z ) i + ( z x x z ) j + ( x x ) k ou na forma de determinante como Tenha o cuidado de observar que as componentes escalares do primeiro vetor no produto vetorial devem ser escritas na linha do meio do determinante A força F = 2,63i + 4,28j 5,92k N atua passando pela origem. ual é a intensidade dessa força e quais ângulos ela faz com os eixos x, e z? 1.14 Encontre o produto escalar de = 4,82i 2,33j + 5,47k (N) e = 2,81i 6,09j + 1,12k m. = x x + + z z = (4,82)( 2,81) + ( 2,33)( 6,09) + (5,47)(1,12) = 6,72 N m 1.15 Determine o vetor unitário e L para a reta L com origem no ponto (2, 3, 0) e que passa pelo ponto ( 2, 4, 6). Em seguida, determine a projeção do vetor = 2i + 3j k na direção da reta L. O segmento de reta L varia de +2 a 2 na direção x, ou uma variação de 4. A variação na direção é 4 3 = 1. A variação na direção z é 6 0 = 6. O vetor unitário é

14 14 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA A projeção de é, então, e L = 2( 0,549) + 3(0,137) 1(0,823) = 1, Determine a projeção da força = 10i 8j + 14k N na direção da reta L com origem no ponto (2, 5, 3) e que passa pelo ponto (5, 2, 4). O vetor unitário na direção da reta L é A projeção de em L é e L = (10i 8j + 14k) (0,29i + 0,677j 0,677k) = 2,90 5,42 9,48 = 12,0 N O sinal menos indica que a projeção está no sentido oposto ao da orientação de L Encontre o produto vetorial de = 2,85i + 4,67j 8,09k m e = 28,3i + 44,6j + 53,3k N Determine a derivada no tempo do vetor posição r = xi j 3zk, onde i, j, k são vetores fixos. A derivada no tempo é 1.19 Determine a integral no tempo, desde o tempo t 1 = 1 ao tempo t 2 = 3, do vetor velocidade v = t 2 i + 2tj k m/s, onde i, j e k são vetores fixos.

15 CAÍTULO 1 VETORES 15 roblemas Complementares 1.20 Determine a resultante das forças de 100 N a 0 e 200 N a 90. Resp. 224 N, x = Determine a resultante das forças de 32 N a 20 e 64 N a 190. Resp. 33,0 N, x = Encontre a resultante das forças de 80 N a 30 e 60 N a 60. Resp. 100 N, x = 6, Encontre a resultante das forças concorrentes e coplanares de 120 N a 78 e 70 N a 293. Resp. 74,7 N, x = 45, A resultante de duas forças coplanares é de 18 N a 30. Se uma das forças é 28 N a 0, determine a outra. Resp. 15,3 N, A resultante de duas forças coplanares é de 36 N a 45. Se uma das forças é 24 N a 0, encontre a outra força. Resp. 25,5 N, A resultante de duas forças coplanares é 50 N a 143. Uma das forças é 120 N a 238. Determine a força desconhecida. Resp. 134 N, x = 79, A resultante de duas forças, uma no sentido positivo de x e a outra no sentido positivo de, é de 100 N a 50 no sentido anti-horário a partir do eixo x positivo. uais são as duas forças? Resp. R x = 64,3 N, R = 76,6 N 1.28 Uma força de 120 N tem uma componente retangular de 84 N atuando na direção de uma linha que faz com o semieixo positivo de x um ângulo de 20 no sentido anti-horário. ual é o ângulo que a força de 120 N faz com o semieixo positivo de x? Resp. 65, Determine a resultante das forças coplanares: 6 N a 38 ; 12 N a 73 ; 18 N a 67 ; 24 N a 131. Resp. 50,0 N, x = Determine a resultante das forças coplanares: de 20 N a 0 ; 20 N a 30 ; 20 N a 60 ; 20 N a 90 ; 20 N a 120 ; 20 N a 150. Resp. 77,2 N, x = Determine a única força que pode substituir as forças coplanares: 120 N a 30 ; 200 N a 110 ; 340 N a 180 ; 170 N a 240 ; 80 N a 300. Resp. 351 N, Encontre a única força que substitui o seguinte sistema coplanar de forças: 150 N a 78 ; 320 N a 143 ; 485 N a 249 ; 98 N a 305 ; 251 N a 84. Resp. 321 N, Um trenó está sendo puxado por uma força de 100 N em um plano inclinado que forma com a horizontal um ângulo de 30. ual é a componente da força que efetivamente puxa o trenó? ual é a componente que tende a levantar o trenó na vertical? Resp. h = 86,6 N, v = 50 N

16 16 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA 1.34 Determine a resultante das seguintes forças coplanares: de 15 N a 30 ; 55 N a 80 ; 90 N a 210 ; 130 N a 260. Resp. 136 N, x = Um automóvel está viajando com uma velocidade constante por um túnel em rampa de 1 por cento. Se o automóvel mais os passageiros pesam 12,4 kn, qual deverá ser a força motriz que o motor deve fornecer para ser capaz de superar a componente da força gravitacional que age na direção da parte mais baixa do túnel? Resp. 124 N 1.36 Um poste telefônico é suportado por um cabo fixo no seu topo e puxado por um homem que lhe aplica uma força de 800 N. Se o ângulo entre o poste e o cabo é de 50, quais serão as componentes horizontal e vertical da força aplicada no poste? Resp. h = 613 N, v = 514 N 1.37 Um barco está sendo rebocado através de um canal por um cabo horizontal que faz um ângulo de 10 com a costa. Se o esforço no cabo é de 200 N, encontre a força que tende a mover o barco na direção do canal. Resp. 197 N 1.38 Exprima em termos dos vetores unitários i, j e k a força de 200 N que se origina no ponto (2, 5, 3) e passa pelo ponto ( 3, 2, 1). Resp. F = 141i 84,9j + 113k N 1.39 Determine a resultante das três forças F 1 = 2,01i + 3,3j 2,6k N, F 2 = i + 5,2j 2,9k N e F 3 = 8,3i 6,6j + 5,8k N, que são concorrentes no ponto (2, 2, 5). Resp. R = 9,3i + 1,9j + 0,3k N em (2, 2, 5) 1.40 A polia mostrada na Fig está livre para deslizar pelo cabo de apoio. Se a polia suporta um peso de 160 N, qual será o esforço no cabo? Resp. T = 234 N A 30 C 90 B 160 N 500 N Figura 1-20 Figura Dois cabos suportam um peso de 500 N, como mostra a Fig Determine o esforço em cada cabo. Resp. T AB = 433 N, T BC = 250 N 1.42 ue força horizontal é necessária para manter o peso de 10 N na posição mostrada na Fig. 1-22? Resp. = 3,25 N N Figura 1-22

17 CAÍTULO 1 VETORES Uma partícula carregada está em repouso sob a ação de três outras partículas carregadas. As forças exercidas por duas das partículas estão mostradas na Fig Determine a intensidade e a direção da terceira partícula. Resp. F = 0,147 N, x = 76,8 F 0,10 N 30 x 15 0,20 N Figura Determine a resultante das forças coplanares de 200 N a 0 ; 400 N a 90. Resp. 448 N, x = 64 (Uma vez que as forças no roblema 1.20 foram multiplicadas pelo escalar 2, a intensidade da resultante neste problema deverá ser igual ao dobro daquela do roblema O ângulo deverá ser o mesmo.) 1.45 ual o vetor que deverá ser adicionado ao vetor F = 30 N, 60 para obter o vetor nulo? Resp. 30 N, x = No instante de tempo t = 2 s, um ponto que se move em uma curva tem as coordenadas (3, 5, 2). No instante de tempo t = 3 s, as coordenadas do ponto são (1, 2, 0). ual é a mudança no vetor posição? Resp. Δr= 2i + 3j 2k Determine o produto escalar de = 4i + 2j k e = 3i + 6j 2k. Resp Encontre o produto escalar de = 2,12i + 8,15j 4,28 k N e = 6,29i 8,93j 10,5k m. Resp. 14,5 N m 1.49 Determine o produto vetorial dos vetores do roblema Resp. = 2i + 11j + 30k 1.50 Determine o produto vetorial de = 2,12i + 8,15j 4,28 k e = 2,29i 8,93j 10,5k. Resp. 124i + 12,5j 37,6k 1.51 Determine a derivada em relação ao tempo de = xi + 2i z 2 k. Resp Se = 2ti + 3t 2 j tk e = ti + t 2 j + t 3 k, mostre que ( ) = 4t + 8t 3

18 18 ENGENHARIA MECÂNICA: DINÂMICA Verifique o resultado utilizando 1.53 No roblema 1.52, mostre que ( ) = (15t 4 + 3t 2 )i (8t 3 + 2t)j 3t 2 k Verifique o resultado utilizando 1.54 Determinar os produtos escalares entre os seguintes vetores. (a) 3i 2j + 8k i 2j 3k (b) 0,86i + 0,29j 0,37k 1,29i 8,26j + 4,0k (c) ai + bj ck di ej + fk Resp. 23 2,77 ad be cf 1.55 Determine os produtos vetoriais entre os seguintes vetores. (a) 3i 2j + 8k i 2j 3k (b) 0,86i + 0,29j 0,37k 1,29i 8,26j + 4,0k (c) ai + bj ck di ej + fk Resp. 22i + j 8k 1,90i 3,92j 7,48k (bf ec)i (af + cd)j (ae + bd)k 1.56 Determine a componente do vetor = 10i 20j 20k na direção do segmento de reta que inicia no ponto (2, 3, 2) e passa pelo ponto (1, 0, 5). Resp. 11, Determine a componente do vetor = 1,52i 2,63j + 0,83k na direção do segmento de reta que inicia no ponto (2, 3, 2) e passa pelo ponto (1, 0, 5). Resp. L = 1, Dados os vetores = i + j 3k e = 4i + 3j, determine o valor de de modo que o produto vetorial dos dois vetores seja 9i 12j. Resp. = 0, Dados os vetores = i 3j +, k e = 4i k, determine o valor de z de modo que o produto escalar dos dois vetores seja 14. Resp. z = 10

19 CAÍTULO 1 VETORES Exprima os vetores mostrados na Fig em notação i, j, k. 400 N 100 N S 200 N z z z (a) ( b ) ( c) Figura 1-24 Resp. (a) = 223i + 306j 129k; (b) = 75i + 50j 43,3k; (c) S = 144i + 129j + 52,4k

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues.

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. Lista 12: Equilíbrio do Corpo Rígido NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.

Leia mais

Capítulo1 Tensão Normal

Capítulo1 Tensão Normal - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Referências Bibliográficas:

Leia mais

Lista de Exercícios - Força e Movimento I

Lista de Exercícios - Força e Movimento I UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica I Lista de Exercícios - Força e Movimento I Perguntas: 1. Na figura 1 as forças F 1 e F

Leia mais

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano 60 Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano Caderno 1 UNIDADE 1 Significados das operações (adição e subtração) Capítulo 1 Números naturais O uso dos números naturais Seqüência dos números

Leia mais

Equilíbrio de uma Partícula

Equilíbrio de uma Partícula Apostila de Resistência dos Materiais I Parte 2 Profª Eliane Alves Pereira Turma: Engenharia Civil Equilíbrio de uma Partícula Condição de Equilíbrio do Ponto Material Um ponto material encontra-se em

Leia mais

Ondas EM no Espaço Livre (Vácuo)

Ondas EM no Espaço Livre (Vácuo) Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Santa Catarina Campus São José Área de Telecomunicações ELM20704 Eletromagnetismo Professor: Bruno Fontana da Silva 2014-1 Ondas EM

Leia mais

Aplicações Diferentes Para Números Complexos

Aplicações Diferentes Para Números Complexos Material by: Caio Guimarães (Equipe Rumoaoita.com) Aplicações Diferentes Para Números Complexos Capítulo II Aplicação 2: Complexos na Geometria Na rápida revisão do capítulo I desse artigo mencionamos

Leia mais

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FÍSICA 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Provas contém seis questões, constituídas de itens e subitens,

Leia mais

EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA

EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA Questão 1 - As cordas A, B e C mostradas na figura a seguir têm massa desprezível e são inextensíveis. As cordas A e B estão presas no teto horizontal e se unem à corda C no ponto P. A corda C tem preso

Leia mais

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton)

Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Aula de Exercícios Recuperação Paralela (Leis de Newton) Exercício 1. (TAUBATÉ) Um automóvel viaja com velocidade constante de 72km/h em trecho retilíneo de estrada. Pode-se afirmar que a resultante das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes Equações básicas Uma análise de qualquer problema em Mecânica dos Fluidos, necessariamente se inicia, quer diretamente ou indiretamente, com a definição das leis básicas que governam o movimento do fluido.

Leia mais

Aula 5. Uma partícula evolui na reta. A trajetória é uma função que dá a sua posição em função do tempo:

Aula 5. Uma partícula evolui na reta. A trajetória é uma função que dá a sua posição em função do tempo: Aula 5 5. Funções O conceito de função será o principal assunto tratado neste curso. Neste capítulo daremos algumas definições elementares, e consideraremos algumas das funções mais usadas na prática,

Leia mais

Função. Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos

Função. Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos Função Trigonométrica II Adição e subtração de arcos Duplicação de arcos Resumo das Principais Relações I sen cos II tg sen cos III cotg tg IV sec cos V csc sen VI sec tg VII csc cotg cos sen Arcos e subtração

Leia mais

Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido

Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido CAPÍTULO I Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido SEMESTRE VERÃO 2004/2005 Maria Idália Gomes 1/7 Capitulo I Estática do Ponto Material e do Corpo Rígido Este capítulo tem por objectivo a familiarização

Leia mais

MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS

MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS 1 MECÂNICA - DINÂMICA APLICAÇÃO DAS LEIS DE NEWTON BLOCOS 1. (Ufrj) Dois blocos de massa igual a 4kg e 2kg, respectivamente, estão presos entre si por um fio inextensível e de massa desprezível. Deseja-se

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática

Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática Universidade Federal de Goiás Campus Catalão Departamento de Matemática Disciplina: Álgebra Linear Professor: André Luiz Galdino Aluno(a): 4 a Lista de Exercícios 1. Podemos entender transformações lineares

Leia mais

Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 1 TEMA 2 PARTE 1 PROF. NECKEL POSIÇÃO. Sistema de Coordenadas Nome do sistema Unidade do sistema 22/02/2016.

Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 1 TEMA 2 PARTE 1 PROF. NECKEL POSIÇÃO. Sistema de Coordenadas Nome do sistema Unidade do sistema 22/02/2016. FÍSICA 1 PROVA 1 TEMA 2 PARTE 1 PROF. NECKEL Cinemática 1D POSIÇÃO Sistema de Coordenadas Nome do sistema Unidade do sistema Reta numérica real com origem Crescimento para direita, decrescimento para esquerda

Leia mais

Capítulo 13. Quantidade de movimento e impulso

Capítulo 13. Quantidade de movimento e impulso Capítulo 13 Quantidade de movimento e impulso Quantidade de movimento e impulso Introdução Neste capítulo, definiremos duas grandezas importantes no estudo do movimento de um corpo: uma caracterizada pela

Leia mais

Equilíbrio de um corpo rígido

Equilíbrio de um corpo rígido Equilíbrio de um corpo rígido Objetivos da aula: Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito do diagrama de corpo livre para um corpo rígido. Mostrar como resolver

Leia mais

PLANO INCLINADO. a. a aceleração com que o bloco desce o plano; b. a intensidade da reação normal sobre o bloco;

PLANO INCLINADO. a. a aceleração com que o bloco desce o plano; b. a intensidade da reação normal sobre o bloco; PLANO INCLINADO 1. Um corpo de massa m = 10kg está apoiado num plano inclinado de 30 em relação à horizontal, sem atrito, e é abandonado no ponto A, distante 20m do solo. Supondo a aceleração da gravidade

Leia mais

Atividade de revisão do 1º semestre de 2009 e autoavaliação de recuperação

Atividade de revisão do 1º semestre de 2009 e autoavaliação de recuperação Física Atividade 3 os anos Glorinha ago/09 Nome: Nº: Turma: Atividade de revisão do 1º semestre de 2009 e autoavaliação de recuperação Essa atividade tem o objetivo de revisar alguns conceitos estudados

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Adição A soma ou adição de frações requer que todas as frações envolvidas possuam o mesmo denominador. Se inicialmente todas as frações já possuírem um denominador comum, basta que

Leia mais

Geometria Diferencial de Curvas Espaciais

Geometria Diferencial de Curvas Espaciais Geometria Diferencial de Curvas Espaciais 1 Aceleração tangencial e centrípeta Fernando Deeke Sasse Departamento de Matemática CCT UDESC Mostremos que a aceleração de uma partícula viajando ao longo de

Leia mais

Aula 09 Análise Estrutural - Treliça Capítulo 6 R. C. Hibbeler 10ª Edição Editora Pearson - http://www.pearson.com.br/

Aula 09 Análise Estrutural - Treliça Capítulo 6 R. C. Hibbeler 10ª Edição Editora Pearson - http://www.pearson.com.br/ Aula 09 Análise Estrutural - Treliça Capítulo 6 R. C. Hibbeler 10ª Edição Editora Pearson - http://www.pearson.com.br/ Estrutura Sistema qualquer de elementos ligados, construído para suportar ou transferir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR Assuntos: Produtos Notáveis; Equações; Inequações; Função; Função Afim; Paridade;

Leia mais

Matemática Básica Intervalos

Matemática Básica Intervalos Matemática Básica Intervalos 03 1. Intervalos Intervalos são conjuntos infinitos de números reais. Geometricamente correspondem a segmentos de reta sobre um eixo coordenado. Por exemplo, dados dois números

Leia mais

Mecânica Geral Básica

Mecânica Geral Básica Mecânica Geral Básica Conceitos Básicos Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Unidades - o sistema métrico O sistema internacional de unidades (SI) o sistema MKS Baseado em potências de 10 de unidades de base

Leia mais

GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS

GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS PRISMAS Os prismas são sólidos geométricos muito utilizados na construção civil e indústria. PRISMAS base Os poliedros representados a seguir são denominados prismas. face lateral base Nesses prismas,

Leia mais

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média Física II Professor Alexandre De Maria Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média COMPETÊNCIA 1 Compreender as Ciências Naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas,

Leia mais

Seu pé direito nas melhores Faculdades

Seu pé direito nas melhores Faculdades 10 Insper 01/11/009 Seu pé direito nas melhores Faculdades análise quantitativa 40. No campeonato brasileiro de futebol, cada equipe realiza 38 jogos, recebendo, em cada partida, 3 pontos em caso de vitória,

Leia mais

Resolução Comentada Fuvest - 1ª fase 2014

Resolução Comentada Fuvest - 1ª fase 2014 Resolução Comentada Fuvest - 1ª fase 2014 01 - Em uma competição de salto em distância, um atleta de 70kg tem, imediatamente antes do salto, uma velocidade na direção horizontal de módulo 10m/s. Ao saltar,

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Geometria Analítica Circunferência Lista 3 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Geometria Analítica Circunferência Lista 3 Professor Marco Costa 1 1. (Fgv 97) Uma empresa produz apenas dois produtos A e B, cujas quantidades anuais (em toneladas) são respectivamente x e y. Sabe-se que x e y satisfazem a relação: x + y + 2x + 2y - 23 = 0 a) esboçar

Leia mais

Se inicialmente, o tanque estava com 100 litros, pode-se afirmar que ao final do dia o mesmo conterá.

Se inicialmente, o tanque estava com 100 litros, pode-se afirmar que ao final do dia o mesmo conterá. ANÁLISE GRÁFICA QUANDO y. CORRESPONDE A ÁREA DA FIGURA Resposta: Sempre quando o eio y corresponde a uma taa de variação, então a área compreendida entre a curva e o eio do será o produto y. Isto é y =

Leia mais

Equações paramétricas da Reta

Equações paramétricas da Reta 39 6.Retas e Planos Equações de Retas e Planos Equações da Reta Vamos supor que uma reta r é paralela a um vetor V = a, b, c) não nulo e que passa por um ponto P = x, y, z ). Um ponto P = x, pertence a

Leia mais

. B(x 2, y 2 ). A(x 1, y 1 )

. B(x 2, y 2 ). A(x 1, y 1 ) Estudo da Reta no R 2 Condição de alinhamento de três pontos: Sabemos que por dois pontos distintos passa uma única reta, ou seja, dados A(x 1, y 1 ) e B(x 2, y 2 ), eles estão sempre alinhados. y. B(x

Leia mais

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora)

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/1.ª Fase Caderno 1: 7 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Segundo ano

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Segundo ano Módulo de Princípios Básicos de Contagem Combinação Segundo ano Combinação 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Numa sala há 6 pessoas e cada uma cumprimenta todas as outras pessoas com um único aperto

Leia mais

Os eixo x e y dividem a circunferência em quatro partes congruentes chamadas quadrantes, numeradas de 1 a 4 conforme figura abaixo:

Os eixo x e y dividem a circunferência em quatro partes congruentes chamadas quadrantes, numeradas de 1 a 4 conforme figura abaixo: Circunferência Trigonométrica É uma circunferência de raio unitário orientada de tal forma que o sentido positivo é o sentido anti-horário. Associamos a circunferência (ou ciclo) trigonométrico um sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-DCET CURSO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-DCET CURSO DE FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-DCET CURSO DE FÍSICA Disciplina: Física Básica III Prof. Dr. Robert R.

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

O Plano. Equação Geral do Plano:

O Plano. Equação Geral do Plano: O Plano Equação Geral do Plano: Seja A(x 1, y 1, z 1 ) um ponto pertencente a um plano π e n = (a, b, c), n 0, um vetor normal (ortogonal) ao plano (figura ao lado). Como n π, n é ortogonal a todo vetor

Leia mais

A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s.

A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s. Movimento Circular Uniforme Um movimento circular uniforme (MCU) pode ser associado, com boa aproximação, ao movimento de um planeta ao redor do Sol, num referencial fixo no Sol, ou ao movimento da Lua

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO) 1) Uma bola de 0,70 kg está se movendo horizontalmente com uma velocidade de 5,0 m/s quando se choca com uma parede vertical e

Leia mais

Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner. Projeto AIPRA (Processo CNPq 559912/2010-2)

Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner. Projeto AIPRA (Processo CNPq 559912/2010-2) Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner 1 ÍNDICE Uma palavra inicial... 2 Instruções iniciais... 3 Retângulo... 5 Quadrado... 6 Triângulo...

Leia mais

ASPECTOS CONSTRUTIVOS DE ROBÔS

ASPECTOS CONSTRUTIVOS DE ROBÔS ASPECTOS CONSTRUTIVOS DE ROBÔS Tipos de robôs Classificação de robôs Definições importantes: O arranjo das hastes e juntas em um braço manipulador tem um importante efeito nos graus de liberdade da ferramenta

Leia mais

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Módulo de Equações do Segundo Grau Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Equações do o grau: Resultados Básicos. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. A equação ax + bx + c = 0, com

Leia mais

CARTOGRAFIA. Sistemas de Coordenadas. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA. Sistemas de Coordenadas. Prof. Luiz Rotta CARTOGRAFIA Sistemas de Coordenadas Prof. Luiz Rotta SISTEMA DE COORDENADAS Por que os sistemas de coordenadas são necessários? Para expressar a posição de pontos sobre uma superfície É com base em sistemas

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 27 TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA REVISÃO Fixação 1) O bloco da figura, de peso P = 50N, é arrastado ao longo do plano horizontal pela força F de intensidade F = 100N. A força de

Leia mais

0.1 Introdução Conceitos básicos

0.1 Introdução Conceitos básicos Laboratório de Eletricidade S.J.Troise Exp. 0 - Laboratório de eletricidade 0.1 Introdução Conceitos básicos O modelo aceito modernamente para o átomo apresenta o aspecto de uma esfera central chamada

Leia mais

1.10 Sistemas de coordenadas cartesianas

1.10 Sistemas de coordenadas cartesianas 7 0 Sistemas de coordenadas cartesianas Definição : Um sistema de coordenadas cartesianas no espaço é um v v conjunto formado por um ponto e uma base { } v3 Indicamos um sistema de coordenadas cartesianas

Leia mais

a) N B > N A > N C. b) N B > N C > N A. c) N C > N B > N A. d) N A > N B > N C. e) N A = N C = N B.

a) N B > N A > N C. b) N B > N C > N A. c) N C > N B > N A. d) N A > N B > N C. e) N A = N C = N B. Prof. Renato SESI Carrão Física 1º. ano 2011 Lista de exercícios 1 (Aulas 13 a 24) *** Formulário *** v = Δx/Δt Δx = x f x i Δt = t f t i a = Δv/Δt Δv = v f v i F R = m.a g = 10 m/s 2 P = m.g F at = μ.n

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA TEXTO: CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO AUTORES: Mayara Brito (estagiária da BOM) André Brito (estagiário da BOM) ORIENTADOR:

Leia mais

Figura 4.1: Diagrama de representação de uma função de 2 variáveis

Figura 4.1: Diagrama de representação de uma função de 2 variáveis 1 4.1 Funções de 2 Variáveis Em Cálculo I trabalhamos com funções de uma variável y = f(x). Agora trabalharemos com funções de várias variáveis. Estas funções aparecem naturalmente na natureza, na economia

Leia mais

Avaliação Teórica II Seleção Final 2015 Olimpíadas Internacionais de Física 16 de Abril 2015

Avaliação Teórica II Seleção Final 2015 Olimpíadas Internacionais de Física 16 de Abril 2015 Caderno de Questões Teoria II Instruções 1. Este caderno de questões contém NOVE folhas, incluindo esta com as instruções. Confira antes de começar a resolver a prova. 2. A prova é composta por QUATRO

Leia mais

Lista de Exercícios (Profº Ito) Componentes da Resultante

Lista de Exercícios (Profº Ito) Componentes da Resultante 1. Um balão de ar quente está sujeito às forças representadas na figura a seguir. Qual é a intensidade, a direção e o sentido da resultante dessas forças? c) qual o valor do módulo das tensões nas cordas

Leia mais

2.1 - Triângulo Equilátero: é todo triângulo que apresenta os três lados com a mesma medida. Nesse caso dizemos que os três lados são congruentes.

2.1 - Triângulo Equilátero: é todo triângulo que apresenta os três lados com a mesma medida. Nesse caso dizemos que os três lados são congruentes. Matemática Básica 09 Trigonometria 1. Introdução A palavra Trigonometria tem por significado do grego trigonon- triângulo e metron medida, associada diretamente ao estudo dos ângulos e lados dos triângulos,

Leia mais

1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS

1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS Matemática 2 Pedro Paulo GEOMETRIA PLANA X 1 - POLÍGONOS REGULARES E CIRCUNFERÊNCIAS 1.2 Triângulo equilátero circunscrito A seguir, nós vamos analisar a relação entre alguns polígonos regulares e as circunferências.

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. Paulo e

Leia mais

Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm

Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm Corrente elétrica, potência, resistores e leis de Ohm Corrente elétrica Num condutor metálico em equilíbrio eletrostático, o movimento dos elétrons livres é desordenado. Em destaque, a representação de

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio

2ª Série do Ensino Médio 2ª Série do Ensino Médio 16. O módulo da força resultante necessária para manter um objeto em movimento retilíneo e uniforme é: (A) zero. (B) proporcional à sua massa. (C) inversamente proporcional à sua

Leia mais

Unidade 3 Função Afim

Unidade 3 Função Afim Unidade 3 Função Afim Definição Gráfico da Função Afim Tipos Especiais de Função Afim Valor e zero da Função Afim Gráfico definidos por uma ou mais sentenças Definição C ( x) = 10. x + Custo fixo 200 Custo

Leia mais

UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Exercícios propostos: aulas 01 e 02 GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO GA - LISTA DE EXERCÍCIOS 001 1. Calcular o perímetro do triângulo ABC, sendo dado A = (2, 1), B = (-1, 3) e C = (4, -2). 2. Provar que

Leia mais

Faculdade Pitágoras Unidade Betim

Faculdade Pitágoras Unidade Betim Faculdade Pitágoras Unidade Betim Atividade de Aprendizagem Orientada Nº 4 Profª: Luciene Lopes Borges Miranda Nome/ Grupo: Disciplina: Cálculo III Tempo da atividade: h Curso: Engenharia Civil Data da

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2014 Disciplina: Física Série: 1ª Professor (a): Marcos Vinicius Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Exercícios de Mecânica - Área 3

Exercícios de Mecânica - Área 3 1) O bloco de peso 10lb tem uma velocidade inicial de 12 pés/s sobre um plano liso. Uma força F = (3,5t) lb onde t é dado em segundos, age sobre o bloco durante 3s. Determine a velocidade final do bloco

Leia mais

Cinemática Bidimensional

Cinemática Bidimensional Cinemática Bidimensional INTRODUÇÃO Após estudar cinemática unidimensional, vamos dar uma perspectiva mais vetorial a tudo isso que a gente viu, abrangendo mais de uma dimensão. Vamos ver algumas aplicações

Leia mais

Matrizes. matriz de 2 linhas e 2 colunas. matriz de 3 linhas e 3 colunas. matriz de 3 linhas e 1 coluna. matriz de 1 linha e 4 colunas.

Matrizes. matriz de 2 linhas e 2 colunas. matriz de 3 linhas e 3 colunas. matriz de 3 linhas e 1 coluna. matriz de 1 linha e 4 colunas. Definição Uma matriz do tipo m n (lê-se m por n), com m e n, sendo m e n números inteiros, é uma tabela formada por m n elementos dispostos em m linhas e n colunas. Estes elementos podem estar entre parênteses

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA POSIÇÃO DO CENTRO DE MASSA

CONSERVAÇÃO DA POSIÇÃO DO CENTRO DE MASSA CONSERVAÇÃO DA POSIÇÃO DO CENTRO DE MASSA Problemas deste tipo têm aparecido nas provas do ITA nos últimos dez anos. E por ser um assunto simples e rápido de ser abrodado, não vale apena para o aluno deiar

Leia mais

Resolução Comentada Unesp - 2013-1

Resolução Comentada Unesp - 2013-1 Resolução Comentada Unesp - 2013-1 01 - Em um dia de calmaria, um garoto sobre uma ponte deixa cair, verticalmente e a partir do repouso, uma bola no instante t0 = 0 s. A bola atinge, no instante t4, um

Leia mais

COLÉGIO SHALOM 9 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria. Aluno(a):. Nº.

COLÉGIO SHALOM 9 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria. Aluno(a):. Nº. COLÉGIO SHALOM 9 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria Aluno(a):. Nº. Trabalho de Recuperação E a receita é uma só: fazer as pazes com você mesmo, diminuir a expectativa e entender que felicidade

Leia mais

Distribuição Normal de Probabilidade

Distribuição Normal de Probabilidade Distribuição Normal de Probabilidade 1 Aspectos Gerais 2 A Distribuição Normal Padronizada 3 Determinação de Probabilidades 4 Cálculo de Valores 5 Teorema Central do Limite 1 1 Aspectos Gerais Variável

Leia mais

Mecânica Técnica. Aula 1 Conceitos Fundamentais. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica Técnica. Aula 1 Conceitos Fundamentais. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 1 Conceitos Fundamentais Tópicos Abordados Nesta Aula Apresentação do Curso. Apresentação da Bibliografia Definição da. Sistema Internacional de Unidades. Apresentação do Curso Aula 1 - Definição

Leia mais

Unidade 10 Trigonometria: Conceitos Básicos. Arcos e ângulos Circunferência trigonométrica

Unidade 10 Trigonometria: Conceitos Básicos. Arcos e ângulos Circunferência trigonométrica Unidade 10 Trigonometria: Conceitos Básicos Arcos e ângulos Circunferência trigonométrica Arcos e Ângulos Quando em uma corrida de motocicleta um piloto faz uma curva, geralmente, o traçado descrito pela

Leia mais

14-11-2013. Adaptado de Serway & Jewett Marília Peres 2013. Marília Peres

14-11-2013. Adaptado de Serway & Jewett Marília Peres 2013. Marília Peres Adaptado de Serway & Jewett Marília Peres 2013 2 1 Se a aceleração de um objecto é zero, podemos dizer que equilíbrio. di er q e este se encontra em eq ilíbrio Matematicamente, é equivalente a dizer que

Leia mais

Aula 9. Superfícies de Revolução. Seja C uma curva e r uma reta contidas num plano π.

Aula 9. Superfícies de Revolução. Seja C uma curva e r uma reta contidas num plano π. Aula 9 Superfícies de Revolução Seja C uma curva e r uma reta contidas num plano π. Fig. 1: Superfície de revolução S, geratriz C e eixo r contidos no plano π A superfície de revolução S de geratriz C

Leia mais

Boa Prova! arcsen(x 2 +2x) Determine:

Boa Prova! arcsen(x 2 +2x) Determine: Universidade Federal de Campina Grande - UFCG Centro de Ciências e Tecnologia - CCT Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística - UAME - Tarde Prova Estágio Data: 5 de setembro de 006. Professor(a):

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA. 01) Dados os vetores e, determine o valor da expressão vetorial. Resp: A=51

LISTA DE EXERCÍCIOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA. 01) Dados os vetores e, determine o valor da expressão vetorial. Resp: A=51 1 LISTA DE EXERCÍCIOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA 01) Dados os vetores e, determine o valor da expressão vetorial. A=51 02) Decomponha o vetor em dois vetores tais que e, com. 03) Dados os vetores, determine

Leia mais

Lista de exercícios nº 3

Lista de exercícios nº 3 F107 Física (Biologia) Turma B Prof. Odilon D. D. Couto Jr. Lista de exercícios nº 3 FORÇAS, LEIS DE NEWTON e EQUILÍBRIO Exercício 1: Um corpo de 10 kg apoiado sobre uma mesa sem atrito está sujeito à

Leia mais

1 Circuitos Pneumáticos

1 Circuitos Pneumáticos 1 Circuitos Pneumáticos Os circuitos pneumáticos são divididos em várias partes distintas e, em cada uma destas divisões, elementos pneumáticos específicos estão posicionados. Estes elementos estão agrupados

Leia mais

Prof. Michel Sadalla Filho

Prof. Michel Sadalla Filho MECÂNICA APLICADA Prof. Michel Sadalla Filho MOMENTO DE UMA FORÇA + EQUILÍBRIO DE UMA BARRA (No Plano XY) Referência HIBBELER, R. C. Mecânica Estática. 10 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005,

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta. Resposta. a) calcule a área do triângulo OAB. b) determine OC e CD.

Questão 1. Questão 3. Questão 2. Resposta. Resposta. Resposta. a) calcule a área do triângulo OAB. b) determine OC e CD. Questão Se Amélia der R$,00 a Lúcia, então ambas ficarão com a mesma quantia. Se Maria der um terço do que tem a Lúcia, então esta ficará com R$ 6,00 a mais do que Amélia. Se Amélia perder a metade do

Leia mais

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Uma Breve Introdução Mestrado em Engenharia Aeroespacial Marília Matos Nº 80889 2014/2015 - Professor Paulo

Leia mais

Lista Extra de Física -------------3ºano--------------Professora Eliane Korn. Dilatação, Temperatura, Impulso e Quantidade de movimento

Lista Extra de Física -------------3ºano--------------Professora Eliane Korn. Dilatação, Temperatura, Impulso e Quantidade de movimento Lista Extra de Física -------------3ºano--------------Professora Eliane Korn Dilatação, Temperatura, Impulso e Quantidade de movimento 1) Qual temperatura na escala Celsius é equivalente a 86o F? a) 186,8

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 1

UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 1 ANÁLISE GRÁFICA UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 0.. Introdução Neste capítulo abordaremos princípios de gráficos lineares e logarítmicos e seu uso em análise de dados. Esta análise possibilitará

Leia mais

CIÊNCIA E CULTURA - REVISÃO PARA O VESTIBULAR - FÍSICA - AULA 8

CIÊNCIA E CULTURA - REVISÃO PARA O VESTIBULAR - FÍSICA - AULA 8 Página 1 de 10 [HOME] [PÁGINA DA FÍSICA] [APRENDENDO CIÊNCIAS] [MUSEUS] [SALA DE LEITURA] [HISTÓRIA DA CIÊNCIA] [OLIMPÍADAS] TÓPICOS DA AULA Grandezas Fisicas GRANDEZAS FÍSICAS GRANDEZAS ESCALARES GRANDEZAS

Leia mais

Faculdades Oswaldo Cruz ESQ (Física I Profº Ito Lista de Torque)

Faculdades Oswaldo Cruz ESQ (Física I Profº Ito Lista de Torque) 1. Um ponto material está parado sobre uma prancha rígida horizontal, de massa desprezível, apoiada nas extremidades. O comprimento da prancha é de 3,0 m. O peso do ponto material é de 60 N e este está

Leia mais

NDMAT Núcleo de Desenvolvimentos Matemáticos

NDMAT Núcleo de Desenvolvimentos Matemáticos 01) (UFPE) Uma ponte deve ser construída sobre um rio, unindo os pontos e B, como ilustrado na figura abaixo. Para calcular o comprimento B, escolhe-se um ponto C, na mesma margem em que B está, e medem-se

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

M =C J, fórmula do montante

M =C J, fórmula do montante 1 Ciências Contábeis 8ª. Fase Profa. Dra. Cristiane Fernandes Matemática Financeira 1º Sem/2009 Unidade I Fundamentos A Matemática Financeira visa estudar o valor do dinheiro no tempo, nas aplicações e

Leia mais

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA Aula 01 Introdução a Geometria Plana Ângulos Potenciação Radiciação Introdução a Geometria Plana Introdução: No estudo da Geometria Plana, consideraremos três conceitos primitivos:

Leia mais

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 11 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Os itens referentes a

Leia mais

Resolução de circuitos usando Teorema de Thévenin Exercícios Resolvidos

Resolução de circuitos usando Teorema de Thévenin Exercícios Resolvidos Resolução de circuitos usando Teorema de Thévenin Exercícios Resolvidos 1º) Para o circuito abaixo, calcular a tensão sobre R3. a) O Teorema de Thévenin estabelece que qualquer circuito linear visto de

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 7 Programação Genética M.e Guylerme Velasco Programação Genética De que modo computadores podem resolver problemas, sem que tenham que ser explicitamente programados para isso?

Leia mais

Condução. t x. Grupo de Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria

Condução. t x. Grupo de Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria Condução A transferência de energia de um ponto a outro, por efeito de uma diferença de temperatura, pode se dar por condução, convecção e radiação. Condução é o processo de transferência de energia através

Leia mais

Lista de Exercícios Campo Elétrico

Lista de Exercícios Campo Elétrico Considere k o = 9,0. 10 9 N. m 2 /C 2 Lista de Exercícios Campo Elétrico 1. Uma partícula de carga q = 2,5. 10-8 C e massa m = 5,0. 10-4 kg, colocada num determinado ponto P de uma região onde existe um

Leia mais

Física Legal.NET O seu site de Física na Internet

Física Legal.NET O seu site de Física na Internet 31. (Pucsp 2005) Certo carro nacional demora 30 s para acelerar de 0 a 108 km/h. Supondo sua massa igual a 1200 kg, o módulo da força resultante que atua no veículo durante esse intervalo de tempo é, em

Leia mais

Circuitos de Comunicação. Prática 1: PWM

Circuitos de Comunicação. Prática 1: PWM Circuitos de Comunicação Prática 1: PWM Professor: Hélio Magalhães Grupo: Geraldo Gomes, Paulo José Nunes Recife, 04 de Maio de 2014 SUMÁRIO Resumo 3 Parte I PWM - Teoria 3 Geração do PWM 5 Parte II Prática

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Aula 2 - Tensão/Tensão Normal e de Cisalhamento Média; Tensões Admissíveis. A - Tensão Normal Média 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a Figura 1.17a.

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Aula 4 Deformações e Propriedades Mecânicas dos Materiais Tópicos Abordados Nesta Aula Estudo de Deformações, Normal e por Cisalhamento. Propriedades Mecânicas dos Materiais. Coeficiente de Poisson. Deformação

Leia mais