Cartão de Identificação do Estudante

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cartão de Identificação do Estudante"

Transcrição

1 Cartão de Identificação do Estudante Introdução O Cartão de Identificação do Estudante é a materialização do projeto Conexão Educação, além das funcionalidades que serão apresentadas adiante no documento, é um importante instrumento de cidadania, uma vez que é utilizado como identificação única do aluno na rede estadual de ensino, das unidades vinculadas à SEEDUC. Pré-requisitos para obter o Cartão de Identificação do Estudante 1. Cadastro do aluno no sistema Conexão Educação com foto e campos obrigatórios preenchidos 2. Enturmação do aluno no sistema Conexão Educação 3. Solicitação do Cartão de Identificação do Estudante no sistema Conexão Educação Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante Gratuidade Para garantir o acesso ao transporte público, nos locais onde há bilhetagem eletrônica da abrangência da FETRANSPOR, através do cartão do estudante, o aluno precisa comparecer à unidade escolar onde está matriculado e validar os créditos no cartão através do validador instalado na unidade. Sem isso não é possível utilizar o transporte. Vale lembrar que para utilização do transporte público é indispensável que o aluno esteja sempre devidamente uniformizado. Conceitos: Linha: a utilização em um meio de transporte (ônibus) Passagem: conjunto de linhas necessárias para que o aluno se desloque de casa para a escola ou da escola para casa. Regras Gerais 1. A quantidade de passagens por mês está limitada em 60 (sessenta), independente do número de dias do mês. 2. A quantidade de passagens por dia está limitada em três, e de linhas em cinco, respeitando a restrição de 60 passagens por mês. 3. É necessário validar o Cartão de Identificação do Estudante nos validadores instalados nas unidades escolares diariamente. Conceito do Bilhete Único O cartão de Identificação do Estudante está preparado para funcionar utilizando o mesmo conceito do Bilhete Único Estadual, que funciona nos ônibus das linhas intermunicipais, sendo que cada passagem é limitada a duas linhas, no período de duas horas e trinta minutos, com intervalo de 1 hora entre as passagens. A cada linha utilizada fora desta regra será contada uma passagem para os limites diário e mensal. Existe uma exceção para o tipo de ônibus, no

2 município do Rio de Janeiro os cartões também funcionam como o Bilhete Único Carioca, contando uma passagem em linhas de ônibus municipais. Para facilitar o entendimento, seguem quatro situações, indicando o funcionamento em cada uma. 1 Os alunos que moram e estudam no município do Rio de Janeiro. O Cartão de Identificação do Estudante é aceito apenas nos ônibus das linhas municipais e obedecem às regras dos limites de tempo para contagem das passagens, os cartões destes alunos não são aceitos em nenhuma linha de ônibus intermunicipal. 2 Os alunos que estudam no município do Rio de Janeiro e moram em outro município. O Cartão de Identificação do Estudante é aceito em ônibus das linhas intermunicipais, entre o município de residência e o Rio de Janeiro, e em linhas municipais dos dois municípios. Tanto na ida quanto no retorno será contada uma passagem quando o aluno utilizar um ônibus municipal e um ônibus intermunicipal, ou se utilizar dois ônibus de linhas intermunicipais, obedecendo sempre às regras dos limites de tempo explicadas acima. 3 Os alunos que moram e estudam no mesmo município, que não seja o Rio de Janeiro O Cartão de Identificação do Estudante é aceito apenas nos ônibus das linhas municipais, porém não utilizam o conceito do Bilhete Único, isto significa que para cada linha utilizada será contada uma passagem. Os cartões destes alunos não são aceitos nos ônibus das linhas intermunicipais. 4 Os alunos que moram em um município e estudam em outro município O Cartão de Identificação do Estudante é aceito em ônibus das linhas intermunicipais, entre o município de residência e o da unidade escolar, e em linhas municipais dos dois municípios. Tanto na ida quanto no retorno será contada uma passagem quando o aluno utilizar um ônibus municipal e um ônibus intermunicipal, ou se utilizar dois ônibus de linhas intermunicipais, obedecendo sempre às regras dos limites de tempo explicadas acima. Alimentação O Cartão de Identificação do Estudante é uma ferramenta para contabilizar a quantidade de refeições servidas aos alunos; é importante reforçar que o aluno pode servir-se mais de uma vez e que o único limite é o tempo de cinco minutos entre uma refeição e outra. Para contabilizar as refeições é necessário ter um leitor instalado no refeitório para o aluno aproximar o cartão. Caso o aluno, por algum motivo, não esteja portando o cartão, a refeição deverá ser contabilizada utilizando-se o cartão master, que fica sob responsabilidade da direção da unidade. Presença O Cartão de Identificação do Estudante também é uma ferramenta utilizada para registrar a presença dos alunos nas aulas. Para registrar a presença do aluno é necessário um computador instalado na sala de aula com o sistema de pauta eletrônica em funcionamento e um leitor de cartões acoplado. Caso o aluno, por algum motivo, não esteja portando o cartão, a presença pode ser registrada pelo professor diretamente no sistema.

3 Validador instalado na unidade escolar É o equipamento em que os alunos matriculados na unidade escolar carregam os créditos que são utilizados no transporte. Deve ser instalado em área coberta e de fácil circulação para os alunos. Providenciar a instalação elétrica para a instalação do equipamento é de responsabilidade da direção da unidade escolar, assim como manter o equipamento sempre corretamente configurado. Problemas com este equipamento, assim como com o cartão operacional, devem ser informados ao suporte técnico específico da empresa responsável, de 2ª a 6ª feira, de 06h às 23h30min, através dos telefones , ou , estes números de telefone estão registrados no manual do equipamento, entregue no momento da instalação na unidade. Mensagens apresentadas no validador instalado na unidade escolar Mensagem: Cartão Válido O cartão está funcionando corretamente e os créditos foram carregados no cartão do estudante. Mensagem: Data Inválida Solução: A data da última validação na Unidade Escolar gravada no Cartão de Identificação do Estudante é posterior a data atual do Validador da Unidade Escolar. Verificar a data e a hora configuradas no validador da Unidade Escolar. Caso esta data e/ou a hora estejam incorretas, deve-se ajustar a data e/ou a hora. Após esse ajuste, todos os cartões que continuarem a apresentar este erro devem ser aproximados do validador do ônibus para que este corrija a data no Cartão do Estudante. Mensagem: Já Validado Solução: O aluno aproximou o cartão do validador da Unidade Escolar mais de uma vez no mesmo dia. Informar ao aluno que basta recarregar o cartão uma vez por dia. Mensagem: UE Inválida A Unidade Escolar gravada no Cartão de Identificação do Estudante é diferente da Unidade Escolar gravada no validador da escola. Isto pode acontecer nos seguintes casos: O aluno tentou carregar o Cartão de Identificação do Estudante em uma Unidade Escolar diferente da que ele está matriculado. O aluno foi transferido de Unidade Escolar e a solicitação de alteração do cadastro não foi atualizada no Cartão de Identificação do Estudante pelo sistema da RioCard. Solução: Verificar no sistema Conexão Educação se o aluno está enturmado naquela Unidade com a matrícula impressa no Cartão de Identificação do Estudante e proceder da seguinte forma, de acordo com cada caso:

4 Caso a matricula não esteja registrada naquela Unidade Escolar, e este aluno tenha sido transferido de outra Unidade, entrar em contato com a Unidade de origem do aluno e solicitar ao diretor daquela Unidade que siga os procedimentos de transferência (sem criar outra matricula para o aluno). Caso a matrícula esteja registrada naquela Unidade Escolar, deve-se entrar em contato com a central de atendimento do Conexão Educação, fornecendo as seguintes informações: código da UE, nome do diretor da UE, dados de contato do diretor ( , telefone), nome do aluno, matricula do aluno, mensagem do leitor do ônibus e do validador da UE e descrição sucinta do problema. Mensagem: Hora Inválida O aluno tentou carregar créditos no Cartão de Identificação do Estudante antes da 06h ou após as 23:30. Solução: Verificar a configuração da hora no equipamento, caso esteja correta, informar ao aluno sobre a restrição de horário e orientá-lo a fazer a carga no horário que o aparelho está habilitado para validação. Caso esteja incorreta, deve-se ajustar a hora. Mensagem: Uso Inválido Solução: O aluno afastou o cartão do validador antes que o equipamento reconhecesse o cartão (é um erro de leitura). Pode ocorrer por diversos motivos, como problemas no equipamento (muitos casos de alunos diferentes) ou no cartão (casos isolados de alunos), por exemplo. Orientar os alunos a tentar a validação em outro validador da unidade, sempre mantendo o cartão próximo ao equipamento, no local indicado, até que seja apresentada alguma das mensagens anteriores. Caso o aluno siga a orientação e o problema ocorra com o mesmo cartão em mais de um equipamento indica que o problema está no cartão deste aluno e será necessário solicitar a segunda via, caso o mesmo cartão funcione em um equipamento e não em outro pode indicar que o problema é no validador e será necessário entrar em contato com o suporte do equipamento.

5 Transferência de alunos entre unidades da rede Sempre que um aluno se transfere de uma unidade da rede para outra é vital que seu cadastro no sistema o acompanhe, para isso a direção da unidade de origem deve transferir o cadastro deste aluno para a unidade de destino através do sistema Conexão Educação. Sem a transferência do cadastro o aluno não conseguirá carregar no validador os créditos para utilizar no transporte, aparecerá sempre a mensagem UE inválida no equipamento. É importante esclarecer que, após a transferência, o cartão precisa ser atualizado no leitor localizado no ônibus, e que o processo ocorre da seguinte forma: - A informação da transferência é disponibilizada para a RioCard durante a noite em que é realizada; - Durante o dia seguinte a informação é processada para disponibilização nos leitores do ônibus; - Quando o ônibus para na garagem da empresa o leitor recebe a informação da transferência que foi realizada, que fica, assim, disponível para o aluno atualizar o cartão quando aproximá-lo do leitor. - O aluno aproxima o cartão do leitor do ônibus, que é atualizado com o código da unidade e pode carregar os créditos no validador instalado na unidade. Também é importante esclarecer que o registro de transferência não fica disponível no leitor do ônibus por um período indeterminado de tempo, sendo substituído por outros registros mais recentes e que, caso o aluno aproxime o cartão do leitor e ainda não consiga carregar os créditos no validador da unidade escolar (mensagem UE inválida ), pode significar que se passou muito tempo entre a transferência do cadastro no sistema e a aproximação do cartão do leitor do ônibus, neste caso a aproximação do cartão já alertou que o aluno está tentando utilizar o ônibus e o registro ficará novamente disponível na próxima vez em que o ônibus parar na garagem da empresa, a partir daí o cartão será atualizado quando o aluno apresentá-lo novamente no leitor do ônibus. Leitor dos ônibus É o equipamento instalado nos ônibus, que controla a roleta, permitindo ou não a passagem do estudante, de acordo com a leitura do cartão e verificação das restrições de cartão, unidade escolar e saldo de passagens. Além disto, é neste equipamento que as atualizações referentes à transferência e mudança de endereço do aluno são gravadas no cartão de Identificação do Estudante. Mensagens apresentadas no leitor dos ônibus Mensagem: Saldo: 0 O aluno tentou utilizar o Cartão do Estudante durante o fim de semana e/ou feriados e/ou férias ou o aluno já utilizou as 60 passagens a que tem direito no mês. Solução: Perguntar ao aluno em questão se o incidente ocorreu durante o horário letivo. Caso positivo, informar ao aluno sobre a restrição do número de passagens por mês, atualmente limitadas em 60, conforme a legislação vigente. Caso negativo, observar se esta Unidade tem aulas autorizadas pela SUGEN para o fim de semana, feriado e/ou férias e proceder da seguinte forma, de acordo com cada caso:

6 Caso a Unidade Escolar tenha a autorização indicada acima, entrar em contato com a central de atendimento fornecendo as seguintes informações: código da UE, nome do diretor da UE, dados de contato do diretor ( , telefone), nome do aluno, matricula do aluno, mensagem do leitor do ônibus e do validador da UE e descrição sucinta do problema. Caso a Unidade Escolar não tenha a autorização indicada acima, informar ao aluno que este está utilizando o Cartão do Estudante de forma indevida. Mensagem: Cartão expirado A última vez que o aluno aproximou o Cartão de Identificação do Estudante no validador do ônibus ocorreu há mais de 90 dias. Esta mensagem aparecerá mesmo que existam créditos ativos no Cartão de Identificação do Estudante. Solução: Orientar o aluno a comparecer a um posto da RioCard de gratuidade (lista disponível no site da RioCard), com uma declaração da Unidade Escolar na qual esteja matriculado, para que o Cartão de Identificação do Estudante seja reativado. Mensagem: Cancelado O número do Cartão de Identificação do Estudante esta na hotlist (cartões cancelados, pois foram perdidos, roubados, tiveram uma segunda via emitida ou foram encerrados pela direção da UE por serem de alunos concluintes, ou retirados da lista de alunos ativos na UE por outro motivo). Solução: Verificar no sistema Conexão Educação se o aluno está enturmado naquela Unidade com a matrícula impressa no Cartão de Identificação do Estudante e, caso esteja, verificar se existe alguma solicitação de segunda-via do Cartão de Identificação do Estudante para aquela matrícula. Em seguida deve-se proceder da seguinte forma de acordo com cada caso: Caso a matricula não esteja registrada naquela Unidade Escolar, e este aluno tenha sido transferido de outra Unidade da rede estadual ligada à SEEDUC, entrar em contato com a Unidade de origem do aluno e solicitar ao diretor daquela Unidade que siga os procedimentos de transferência (sem criar outra matricula para o aluno) Caso a matricula esteja registrada na Unidade Escolar e também exista uma solicitação de segunda-via do Cartão de Identificação do Estudante pendente para aquele aluno, aguardar a chegada do cartão na Unidade. Caso a matricula esteja registrada naquela Unidade Escolar e NÃO exista uma solicitação de segunda-via do Cartão de Identificação do Estudante pendente para

7 aquela matricula, entrar em contato com a central de atendimento fornecendo as seguintes informações: código da UE, nome do diretor da UE, dados de contato do diretor ( , telefone), nome do aluno, matricula do aluno, mensagem do validador do ônibus e do validador da UE (se aplicável) e descrição sucinta do problema. Mensagem: Restri. Linhas O Grupo de Linhas de Ônibus que pode ser utilizado pelo aluno, registrado no Cartão de Identificação do Estudante, é diferente do que está registrado no Validador do Ônibus. Isto pode acontecer nos seguintes casos: O aluno utilizou o Cartão de Identificação do Estudante em um ônibus que pertence a um Grupo de Linhas diferente dos quais ele esta autorizado a utilizar. O aluno foi transferido de Unidade Escolar e/ou mudou de endereço residencial e a solicitação de alteração do cadastro não foi atualizada no Cartão de Identificação do Estudante pelo sistema da RioCard. Solução: 1 - Verificar no sistema Conexão Educação se houve alguma atualização de cadastro do aluno (especificamente transferência de Unidade Escolar e/ou mudança de endereço residencial) e se os dados cadastrais do aluno estão corretos. Caso positivo, deve-se entrar em contato com a central de atendimento fornecendo as seguintes informações: código da UE, nome do diretor da UE, dados de contato do diretor ( , telefone), nome do aluno, matricula do aluno, mensagem do validador do ônibus e do validador da UE e descrição sucinta do problema. 2 - Caso não tenha ocorrido a situação indicada acima, informar ao aluno que utilize somente os transportes que este sempre utilizou para o deslocamento casa/escola e escola/casa. Mensagem: Util. Inválida Solução: O aluno tentou usar o Cartão de Identificação do Estudante mais de 5 (cinco) vezes no mesmo dia. Explicar a restrição de total de linhas para o aluno. Mensagem: Vá para a escola O Cartão de Identificação do Estudante não tem créditos ativos. Solução: Informar ao aluno que este deve recarregar o Cartão de Identificação do Estudante no validador da Unidade Escolar, para conseguir utilizar no ônibus.

8 Mudança de endereço residencial do aluno Como no caso da transferência, sempre que um aluno muda de endereço o cadastro deve ser atualizado, esta informação é muito importante porque indica qual o grupo de linhas de ônibus em que o cartão funciona para a gratuidade. Sem a atualização do endereço, quando o aluno apresentar o seu cartão no leitor do ônibus poderá ser apresentada a mensagem Restri. Linhas. O processo de atualização desta informação no cartão é exatamente o mesmo da transferência, já descrito naquele item.

Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante

Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante Cartão de Identificação do Estudante O CARTÃO SÓ DEVE SER SOLICITADO PARA ALUNOS QUE NECESSITAM DE TRANSPORTE ESCOLAR FORNECIDO PELO SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA NO TRAJETO CASA X ESCOLA X CASA. Pré-requisitos

Leia mais

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte.

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte. 1. O que é Bilhete Único Mensal? O Bilhete Único Mensal é o cartão que permite ao seu titular, com um único pagamento do valor definido para o mês, o uso do transporte coletivo durante 31 dias a contar

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Secretaria de Administração Escolar

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Secretaria de Administração Escolar São Paulo, 14 de janeiro de 2013 Prezado (a) Aluno (a), Ref.: Bilhete Único Cursos da Graduação Informamos que, no início de cada semestre, enviamos à Central de Atendimento do Bilhete Único um arquivo

Leia mais

Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário campus São Carlos

Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário campus São Carlos Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário campus São Carlos A partir de 16/05/2011, o sistema de acesso ao RU/UFSCar campus São Carlos será informatizado, passando a ser obrigatória a utilização

Leia mais

COMO ADQUIRIR CARTÃO PARA EMPRESA

COMO ADQUIRIR CARTÃO PARA EMPRESA COMO ADQUIRIR CARTÃO PARA EMPRESA As empresas só podem comprar Vale Transporte através de cartões. A empresa que desejar obter cartões de Vale Transporte é preciso ter o cadastro de sua empresa junto à

Leia mais

CHEGOU O BILHETE ÚNICO. O MELHOR JEITO DE CIRCULAR NA CIDADE.

CHEGOU O BILHETE ÚNICO. O MELHOR JEITO DE CIRCULAR NA CIDADE. CHEGOU O BILHETE ÚNICO. O MELHOR JEITO DE CIRCULAR NA CIDADE. CHEGOU O BILHETE ÚNICO. O MELHOR JEITO DE CIRCULAR EM JUNDIAÍ. Com a implantação do Bilhete Único, a prefeitura abriu caminho para uma grande

Leia mais

Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário da UFSCar campus São Carlos

Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário da UFSCar campus São Carlos Pró Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis ProACE COMUNICADO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO Novo Sistema de Acesso ao Restaurante Universitário da UFSCar campus São Carlos ProACE Pró Reitoria de Assuntos

Leia mais

Bilhete Único. Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus

Bilhete Único. Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus Bilhete Único Informações úteis para profissionais do transporte de passageiros por ônibus Nós, da Universidade Corporativa do Transporte (UCT), juntamente com a RioCard, trabalhamos nesta cartilha para

Leia mais

MA-GCF-002 Versão: 01 Vigência: 2013 Página: 1 / 14

MA-GCF-002 Versão: 01 Vigência: 2013 Página: 1 / 14 MA-GCF-002 Versão: 01 Vigência: 2013 Página: 1 / 14 MA-GCF-002 Versão: 01 Vigência: 2013 Página: 2 / 14 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Direito de obtenção e utilização... 4 3. Sem direito ao benefício do passe

Leia mais

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.175, DE 28 DE MARÇO DE 2008 Dispõe sobre o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Transporte Coletivo Urbano no Município de São José dos Pinhais. A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado

Leia mais

Região Metropolitana de Campinas

Região Metropolitana de Campinas MA-GRC-001 Versão: 01 Vigência: 2015 Página: 1 / 11 Região Metropolitana de Campinas 1 MA-GRC-001 Versão: 01 Vigência: 2015 Página: 2 / 11 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Direito de obtenção e utilização...

Leia mais

Procedimentos para Utilização do SAVI

Procedimentos para Utilização do SAVI Procedimentos para Utilização do SAVI 1. Acessando o sistema Para acessar o sistema é necessário ter instalado em seu sistema o navegador Firefox. Uma vez que ele esteja disponível acesse o link: HTTP://

Leia mais

Mensagens De Erro. Versão: 1.0

Mensagens De Erro. Versão: 1.0 Mensagens De Erro Versão: 1.0 Tabela de Mensagens - EAGarçom MENSAGENS Possíveis Causas Possíveis Soluções Não foi possível atualizar. Dispositivo não conectado." - Erro no banco de dados do servidor;

Leia mais

Solicitação de transferência do aluno

Solicitação de transferência do aluno Solicitação de transferência do aluno 1 Conteúdo Conteúdo... 2 Introdução... 3 Solicitação de transferência de aluno... 4 Aba Solicitação de Transferência:... 5 Aba Acompanhamento de Solicitações:... 12

Leia mais

Bilhetagem eletrônica

Bilhetagem eletrônica Introdução O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) lança este material, que tem como objetivo apresentar uma maneira mais ágil, segura e confortável de realizar

Leia mais

Condições Gerais de Uso Cartão Rendimento Visa TravelMoney

Condições Gerais de Uso Cartão Rendimento Visa TravelMoney Condições Gerais de Uso Cartão Rendimento Visa TravelMoney BANCO RENDIMENTO S/A, com sede na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.092, 19ºandar, São Paulo, Capital, inscrito no C.N.P.J. sob no. 68.900.810/0001-38,

Leia mais

ENADE 2014. 7 - ATENDIMENTO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DA PROVA...Pag. 07 8 - PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE...Pag. 07

ENADE 2014. 7 - ATENDIMENTO ESPECIAL PARA REALIZAÇÃO DA PROVA...Pag. 07 8 - PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE...Pag. 07 ENADE 2014 SUMÁRIO 1 - APRESENTAÇÃO...Pag. 02 2 - PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ALUNOS INGRESSANTES... Pag. 02 3 - PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ALUNOS CONCLUINTES... Pag. 03 4 - OFICIALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

EMISSÃO DE RECIBO ou NOTA FISCAL

EMISSÃO DE RECIBO ou NOTA FISCAL EMISSÃO DE RECIBO ou NOTA FISCAL A SANTA BRANCA TRANSPORTES LTDA em toda a venda de crédito emitirá o cupom fiscal, caso a Empresa adquirente do crédito necessitar de nota fiscal deverá solicitar através

Leia mais

Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar)

Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar) Instruções de Preenchimento Situação do Aluno (Preliminar) 1 2 Conteúdo INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICAÇÃO... 5 AUTENTICAR USUÁRIO... 5 USUÁRIO SEM INFORMAÇÃO DE E-MAIL... 5 SOLICITAR NOVA SENHA... 7 Acesso

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

Novidades da Versão 3.0.0.30

Novidades da Versão 3.0.0.30 Novidades da Versão 3.0.0.30 Alteração Equipamento Unidade Instalação Inserida informação Telemetria na Tela de Alteração de Equipamento Unidade de Instalação (326). A informação Roaming Internacional

Leia mais

ÍNDICE. Operações com o Cartão Ticket Car...

ÍNDICE. Operações com o Cartão Ticket Car... ÍNDICE Operações com o Cartão Ticket Car... POS Ticket Car :... Funções... Mensagens... Terminal TEF: Ticket Car Novo... Funções... Mensagens... Transação de Venda Manual... Procedimento... Obter boleto...

Leia mais

Resolução SE Nº 28/2014

Resolução SE Nº 28/2014 Resolução SE Nº 28/2014 Dispõe sobre o atendimento à demanda escolar do ensino médio, para o ano letivo de 2015, nas escolas da rede pública estadual, e dá providências correlatas O Secretário da Educação,

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

Procedimentos para Encerramento do Ano Letivo 2011 e Abertura do Ano Letivo de 2012 SIGE Sistema de Gestão Escolar Pack de Atualização 6.6.

Procedimentos para Encerramento do Ano Letivo 2011 e Abertura do Ano Letivo de 2012 SIGE Sistema de Gestão Escolar Pack de Atualização 6.6. Procedimentos para Encerramento do Ano Letivo 2011 e Abertura do Ano Letivo de 2012 SIGE Sistema de Gestão Escolar Pack de Atualização 6.6.7 09/12/2011 Núcleo de Tecnologia Educacional NUTE SIGE 01 2/30

Leia mais

Região Metropolitana de São Paulo

Região Metropolitana de São Paulo MA-GCF-002 Versão: 02 Vigência: 2015 Página: 1 / 14 2015 Região Metropolitana de São Paulo MA-GCF-002 Versão: 02 Vigência: 2015 Página: 2 / 14 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Direito de obtenção e utilização...

Leia mais

Copyright 2004/2015 - VLC

Copyright 2004/2015 - VLC Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Perguntas Frequentes Versão 8.1 Atualizado em 26/08/2015 Copyright 2004/2015 - VLC As informações contidas neste caderno de Perguntas e Respostas são de propriedade da

Leia mais

REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE

REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE REGULAMENTO DE CARTÕES GIAE O Agrupamento de Escolas de Miraflores dispõe de um Sistema de Integração e Administração Escolar, adiante designado GIAE, que substitui o anterior Sistema de Integração, SIGE.

Leia mais

RESOLUÇÃO AGERBA N 08, DE 03 DE JUNHO DE 2013.

RESOLUÇÃO AGERBA N 08, DE 03 DE JUNHO DE 2013. RESOLUÇÃO AGERBA N 08, DE 03 DE JUNHO DE 2013. Dispõe sobre a implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica em linhas metropolitanas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. A Diretoria

Leia mais

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

SISCOF - Manual do Usuário

SISCOF - Manual do Usuário SISCOF - Manual do Usuário SERPRO / SUPDE / DECTA / DE901 SISTEMA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA Versão 1.2 Sumário SISCOF Sistema de Controle de Frequência 1. Login e Senha... 2 1.1 Como Efetuar Login No Sistema...

Leia mais

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Controle Patrimonial Web... 4 2.1. Login... 4 3. Inventário...

Leia mais

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br Loja Virtual Aquisição de Créditos Eletrônicos 1 lojavirtual@sptrans.com.br O que é a Loja Virtual Ferramenta que possibilita a aquisição de créditos eletrônicos diretamente pelo site da SPTrans. 2 Quem

Leia mais

Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP. Operacionalização - Solicitação de Viagem

Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP. Operacionalização - Solicitação de Viagem Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP FAQ Perguntas e Respostas Freqüentes Operacionalização - Solicitação de Viagem 1 - Quais as exigências legais para cadastramento de uma solicitação de

Leia mais

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento.

Prezado Aluno. Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Prezado Aluno Semestralmente os alunos que contrataram o FIES devem realizar o aditamento (a renovação) do seu contrato de financiamento. Atente-se ao seu e-mail e aos informativos no site da PUCPR, Portal

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA. Página1

MANUAL DE SISTEMA. Página1 Página1 Página2 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 3 2 Passo a Passo... 4 2.1. Visão inicial do Sistema Presença 4 2.2. Solicitar Acesso 5 2.3. Substituição do Operador Municipal Máster 7 2.4. Acessar

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

SPTRANS BILHETE ÚNICO ESTUDANTE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA ESTUDANTES

SPTRANS BILHETE ÚNICO ESTUDANTE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA ESTUDANTES SPTRANS BILHETE ÚNICO ESTUDANTE MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA ESTUDANTES Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o processo. Revisado em dezembro/2012 ÍNDICE 1. Introdução...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL. Interface de OPERAÇÃO (no caixa)

MANUAL DO USUÁRIO. Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL. Interface de OPERAÇÃO (no caixa) MANUAL DO USUÁRIO Ferramenta de Fidelização Eletrônica ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL Interface de OPERAÇÃO (no caixa) http://abf.e-deploy.com.br/operacao/ Versão 1.0 Conteúdo Sobre o programa fidelidade

Leia mais

Perguntas frequentes:

Perguntas frequentes: Perguntas frequentes: 1. Enade 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria Normativa

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

MANUAL SUPERPRO WEB PONTO DE ACESSO REMOTO (PAR)

MANUAL SUPERPRO WEB PONTO DE ACESSO REMOTO (PAR) MANUAL SUPERPRO WEB PONTO DE ACESSO REMOTO (PAR) 1 ÍNDICE O que é o SuperPro Web PAR Instalando o SuperPro Web PAR 3 Conexão 5 Configurando o SuperPro Web PAR 5 1. Autorizando ponto de acesso 5 2. Limite

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO OUROCARD PRÉ-PAGO RECARREGÁVEL VISA DO BANCO DO BRASIL S.A - CORRENTISTAS PESSOAS FÍSICAS

CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO OUROCARD PRÉ-PAGO RECARREGÁVEL VISA DO BANCO DO BRASIL S.A - CORRENTISTAS PESSOAS FÍSICAS CONTRATO DE EMISSÃO E UTILIZAÇÃO DO CARTÃO OUROCARD PRÉ-PAGO RECARREGÁVEL VISA DO BANCO DO BRASIL S.A - CORRENTISTAS PESSOAS FÍSICAS Pelo presente contrato, o BANCO DO BRASIL S.A., com sede em Brasília

Leia mais

Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo

Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo 1) O que é assinatura digital? A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL. PTU Web

MANUAL OPERACIONAL. PTU Web MANUAL OPERACIONAL PTU Web Versão 8.0 24/08/2011 ÍNDICE Índice... 2 PTU Web... 4 O que é o PTU Web?... 4 Como acessar o PTU Web?... 4 Listagem de arquivos enviados e recebidos... 5 Unimeds disponíveis

Leia mais

GUIA RÁPIDO D-TEF (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD

GUIA RÁPIDO D-TEF (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD Índice 1. EQUIPAMENTOS 3 2. INTRODUÇÃO AO SISTEMA TEF DEDICADO DIREÇÃO 5 3. REALIZANDO VENDAS 7 4. REALIZANDO VENDA COM REDES 5 9 5. VISUALIZAÇÃO DE RELATÓRIOS

Leia mais

I CURSOS E VAGAS OFERTADAS

I CURSOS E VAGAS OFERTADAS Edital N º 08 /2015 EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO ÀS VAGAS DESTINADAS A TRANSFERÊNCIAS EXTERNAS E A PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. ENVIO DE SMS.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. ENVIO DE SMS. MANUAL DE UTILIZAÇÃO. ENVIO DE SMS. Empresa: AZSoluções em Informática ltda. Site:www.azsolucoes.com.br. Sistema: AZCabelo&Estética. Para Acessar as configurações de SMS, acesse o menu da aplicação ->

Leia mais

Atendimento de urgência (Pronto Atendimento)

Atendimento de urgência (Pronto Atendimento) 1 de 6 RESULTADO ESPERADO: 642 PROCESSOS RELACIONADOS: Apoio ao Cliente DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO: AÇÃO RESPONSÁVEL REGISTROS DESCRIÇÃO DA AÇÃO 1. Atender o cliente Técnico de Enfermagem e Recepcionista

Leia mais

Guia operação site www.atu.com.br

Guia operação site www.atu.com.br Guia operação site www.atu.com.br OBS: as telas no site bem como no sistema de gestão poderão sofrer alguma alteração, com base nos exemplos ilustrativos deste manual. 1. Objetivo Este guia tem como objetivo

Leia mais

Dúvidas Freqüentes: Autorizador Web

Dúvidas Freqüentes: Autorizador Web Dúvidas Freqüentes: Autorizador Web 1. Como faço pedido de intercâmbio pelo autorizador? Acessando a página inicial do autorizador encontrará na barra de tarefas lateral a opção INTERCÂMBIO. Para intercâmbio,

Leia mais

TERMO DE ADESÃO DE USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO ITU. Para interpretação do Termo de Adesão e Uso do Loja Virtual VT Urbano Itu, considera-se:

TERMO DE ADESÃO DE USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO ITU. Para interpretação do Termo de Adesão e Uso do Loja Virtual VT Urbano Itu, considera-se: TERMO DE ADESÃO DE USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO ITU 1. Definições Para interpretação do Termo de Adesão e Uso do Loja Virtual VT Urbano Itu, considera-se: Empresa Concessionária: Viação Itu Ltda, pessoa

Leia mais

Cadastro NOVO Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro NOVO Bilhete Único - SPTRANS ÍNDICE 1. Objetivo...02 2. Cadastramento para emissão do NOVO Bilhete Único...3/10 3. Sessão Expirada...11/13 4. Etapas do Cadastro...14/16 5. Finalização do Cadastro...17/18 6. Pesquisa de Satisfação...19/19

Leia mais

SIGA Saúde. Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde. Manual operacional. Módulo Agenda Agendamento Local

SIGA Saúde. Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde. Manual operacional. Módulo Agenda Agendamento Local SIGA Saúde Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde Manual operacional Módulo Agenda Agendamento Local Sumário Introdução... 3 Agendamento... 4 Pesquisa de vagas... 5 Perfil de Agenda... 6 Dados

Leia mais

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL (Ou o último documento de atualização de dados conforme o tipo de pessoa jurídica): 1.1- Antes de iniciar o processo de alteração

Leia mais

Região Metropolitana de São Paulo

Região Metropolitana de São Paulo MA-GCF-002 Versão: 02 Vigência: 2016 Página: 1 / 14 2016 Região Metropolitana de São Paulo MA-GCF-002 Versão: 02 Vigência: 2016 Página: 2 / 14 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Direito de obtenção e utilização...

Leia mais

TERMO DE ADESÃO E USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO VA Legal. Para interpretação do Termo de Adesão e Uso da Loja Virtual VT URBANO VA Legal considera-se:

TERMO DE ADESÃO E USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO VA Legal. Para interpretação do Termo de Adesão e Uso da Loja Virtual VT URBANO VA Legal considera-se: TERMO DE ADESÃO E USO DA LOJA VIRTUAL VT URBANO VA Legal 1. DEFINIÇÕES: Para interpretação do Termo de Adesão e Uso da Loja Virtual VT URBANO VA Legal considera-se: EMPRESA CONCESSIONÁRIA Viação Atibaia

Leia mais

Cadastro e Comercialização de Vale-Transporte Guia de Utilização

Cadastro e Comercialização de Vale-Transporte Guia de Utilização 1º PASSO: ACESSO À PAGINA PARA EMPREGADORES NÃO CADASTRADOS Acesse o site www.tripoa.com.br e selecione a opção Vale-transporte, ou então acesse www.trensurb.gov.br. Neste espaço você será informado sobre

Leia mais

Termos e Condições Adesão ao PROGRAMA SOMMA

Termos e Condições Adesão ao PROGRAMA SOMMA Termos e Condições Adesão ao PROGRAMA SOMMA 1. PROGRAMA SOMMA é um programa de acumulação de pontos, através do qual registra-se o consumo efetuado por cartão de crédito, cartão pré-pago ou cartão de fidelidade

Leia mais

SINDICATO DAS ESPRESAS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SINDICATO DAS ESPRESAS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RioCard Gratuidades SINDICATO DAS ESPRESAS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Legislação Lei Orgânica Municipal de Niterói de 4 de abril de 1990 Art. 279 - São isentos de pagamento

Leia mais

SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12

SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12 Sistemas Recursos Humanos da USP na Internet SUMÁRIO CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 1ª VIA... 2 CARTÃO USP SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA... 12 CARTÃO USP GERENCIAMENTO PELA ÁREA DE PESSOAL... 23 Como listar solicitações

Leia mais

MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2016

MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2016 MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2016 MANUAL PARA ANÁLISE DIRETOR DE ESCOLA E GOE Resolução SE 36/2015 Ensino Fundamental e Resolução SE 37/2015 Ensino Médio PROCEDIMENTOS Ensino Fundamental I - Garantia

Leia mais

Programa de Educação Tutorial - PET MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O CUSTEIO PET

Programa de Educação Tutorial - PET MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O CUSTEIO PET MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O CUSTEIO PET LEGISLAÇÃO Lei nº11.180/2005 O professor tutor, de acordo com o 1º do art. 12 da Lei n o 11.180/2005, receberá semestralmente um montante de recursos equivalente

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE VIAGENS

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE VIAGENS POLÍTICA INSTITUCIONAL DE VIAGENS 1 INTRODUÇÃO A ANEC Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, através de sua estrutura organizacional e de seus colaboradores, tem avançado muito no cumprimento

Leia mais

Manual de Serviços Carteirinha UFF

Manual de Serviços Carteirinha UFF Manual de Serviços Carteirinha UFF Restaurantes Universitários e Bibliotecas SOU DA UFF SUMÁRIO: 1. Sobre a Carteirinha UFF ------------------------------------------------------------------------ pág.

Leia mais

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver).

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver). OBJETIVO Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e os funcionários. O documento será modificado sempre que necessário, em função dos novos cenários da empresa.

Leia mais

ANEXO III ESPECIFICAÇÃO REQUERIDA DO SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA.

ANEXO III ESPECIFICAÇÃO REQUERIDA DO SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA. EDITAL CONCORRÊNCIA 01/2015 ANEXO III ESPECIFICAÇÃO REQUERIDA DO SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA. Este Anexo apresenta as especificações requeridas para o Sistema de Bilhetagem Eletrônica SBE a ser implantado

Leia mais

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos American Express @ Work Guia de Primeiros Passos Utilize o American Express @ Work para gerenciar a Conta do Associado e da sua Empresa, realizar manutenções nas Contas, acessar Relatórios de forma rápida,

Leia mais

MS0013 - Deve ser utilizado certificado digital para transmissão dos eventos.

MS0013 - Deve ser utilizado certificado digital para transmissão dos eventos. 1. Objetivo O objetivo da Especificação de Mensagens do Sistema é documentar as mensagens que devem ser apresentadas aos usuários do sistema como resposta a alguma ação. 2. Mensagens 2.1. Gerais MS0001

Leia mais

RESOLUÇÃO SME N 08/2015

RESOLUÇÃO SME N 08/2015 Prefeitura de São José do Rio Preto, 13 de Agosto de 2015. Ano XII n 3511 - DHOJE RESOLUÇÃO SME N 08/2015 Dispõe sobre o processo de cadastramento de alunos, coleta de vagas, compatibilização demanda/vaga

Leia mais

Manual do programa EXPERT PARK Versão 1.x

Manual do programa EXPERT PARK Versão 1.x Manual do programa EXPERT PARK Versão 1.x Ifox Eletrônica Ltda página: 1 de 31 1 Índice 1 ÍNDICE...2 2 APRESENTAÇÃO...3 3 TELA PRINCIPAL...4 3.1 TELA DE CADASTRAMENTOS E RELATÓRIOS F9...4 3.1.1 CADASTRA

Leia mais

O setorial/seccional de gestão de pessoas tem como data limite de entrega do vale-transporte ao servidor, até o 8º dia de cada mês.

O setorial/seccional de gestão de pessoas tem como data limite de entrega do vale-transporte ao servidor, até o 8º dia de cada mês. Vale-Transporte Conceito O vale-transporte é um benefício que o Estado antecipa aos servidores para efetiva utilização em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa. Caracterização/Particularidades

Leia mais

PROGRAMA IMOBILIG - MANUAL DE ORIENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS

PROGRAMA IMOBILIG - MANUAL DE ORIENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS PROGRAMA IMOBILIG - MANUAL DE ORIENTAÇÃO E PROCEDIMENTOS Sumário 1. Objetivo... 3 2. Premissas básicas... 3 3. Compromissos da CEEE-D... 3 4. Compromissos da Imobiliária... 3 5. Serviços disponíveis através

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão 1.0 23/07/2009 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS A POP3 reuniu aqui as principais orientações para registro, renovação e transferência de domínios, entre outras questões que possam ajudar você a entender como funcionam

Leia mais

EDITAL SEEC Nº. 01/2013

EDITAL SEEC Nº. 01/2013 ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE COCAL DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA EDITAL SEEC Nº. 01/2013 Dispõe sobre as diretrizes de matrícula para o ano letivo de 2014, nas instituições

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DO REVENDEDOR

TRANSFERÊNCIA DO REVENDEDOR TRANSFERÊNCIA DO REVENDEDOR 1. Orientações sobre Transferência de Revendedor 1 1.1Revendedor comunica sua mudança de endereço 1 1.2 Franqueado de origem bloqueia cadastro do Revendedor 1 1.3 Franqueado

Leia mais

Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB

Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB 1. Condições Gerais Este instrumento tem como objetivo regulamentar a participação dos titulares dos cartões de crédito da Cartão BRB participantes

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor Orientações para o Lançamento de Notas Diretor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Como acessar o Conexão Educação... 3 Lançamento de Notas... 5 Notas por Turma... 5 Liberação de Lançamento de Notas... 13 2 COMO

Leia mais

"NOVO MALOTE ELETRÕNICO" Versão Windows

NOVO MALOTE ELETRÕNICO Versão Windows "NOVO MALOTE ELETRÕNICO" Versão Windows ENCARGOS ESPECIAIS. Malote Eletrônico Versão: 5.8 ======================== A nova versão do Malote Eletrônico para WINDOWS, já está disponível nas Agências. A versão

Leia mais

ROTEIRO DE ENCERRAMENTO DE CONTAS CORRENTES

ROTEIRO DE ENCERRAMENTO DE CONTAS CORRENTES Como resultado de uma série de reuniões técnicas envolvendo representantes da Febraban, do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e do Banco Central do Brasil, no sentido de aprimorar ainda mais os procedimentos

Leia mais

Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB

Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB Regulamento Programa de Relacionamento da Cartão BRB 1. Condições Gerais Este instrumento tem como objetivo regulamentar a participação dos titulares dos cartões de crédito da Cartão BRB participantes

Leia mais

Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.1

Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.1 Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.1 Sumário Visão geral Bilhetagem Eletrônica... 3 1 TDMax Web Commerce... 4 1.1 Requisitos e orientações gerais... 4 2 Acesso... 5 2.1 Como realizar um cadastro usuário

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

MANU AL DO COMPRADOR

MANU AL DO COMPRADOR MANUAL DO COMPRADOR Conhecendo o Vale Transporte Eletrônico O que é o Vale Transporte Eletrônico? O vale-transporte é um benefício definido pela Lei Federal nº 7.418/85 e Lei Federal 7.619/87 oferecido

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA A Serveloja soluções empresariais é uma empresa de tecnologia, especialista em consultoria, serviços financeiros e softwares. Disponibilizamos diversas soluções de cobranças

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Portal do Servidor Publico. Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL

Portal do Servidor Publico. Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL Portal do Servidor Publico Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL 1 Indice Apresentação do Portal... 03 Acesso ao Portal do Servidor Publico... 04 Solicitar Senha... 04 Disponibilidade do Portal... 06

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento do Imposto sobre

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMPRE E GANHE INGRESSO INFANTIL PARA O KIDZANIA DO SHOPPING ELDORADO

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMPRE E GANHE INGRESSO INFANTIL PARA O KIDZANIA DO SHOPPING ELDORADO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMPRE E GANHE INGRESSO INFANTIL PARA O KIDZANIA DO SHOPPING ELDORADO 1. Promoção válida na cidade de São Paulo/SP, no período de 25/09/2015 a 11/10/2015 ou enquanto durar o estoque

Leia mais

MANUAL DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TERMINAL DE CARTÃO MAGNÉTICO POS -Terminais Hypercom modelo T7 Plus (para Cooperado) ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO...

MANUAL DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TERMINAL DE CARTÃO MAGNÉTICO POS -Terminais Hypercom modelo T7 Plus (para Cooperado) ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... MANUAL DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO TERMINAL DE CARTÃO MAGNÉTICO POS -Terminais Hypercom modelo T7 Plus (para Cooperado) ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO...01 2 TRANSAÇÕES DISPONÍVEIS...02 2.1 SOLICITAÇÃO CONSULTAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SIGRH - FREQUÊNCIA SIGRH - FREQUÊNCIA Boa Vista RR, 21 novembro de 2014. É o módulo do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) que tem por objetivo permitir o gerenciamento das informações relacionadas ao

Leia mais

Renova Fácil. Guia Renova Fácil. O serviço Renova Fácil traz garantia e tranqüilidade à estabelecimentos que efetuam vendas recorrentes.

Renova Fácil. Guia Renova Fácil. O serviço Renova Fácil traz garantia e tranqüilidade à estabelecimentos que efetuam vendas recorrentes. Guia Renova Fácil O serviço Renova Fácil traz garantia e tranqüilidade à estabelecimentos que efetuam vendas recorrentes. Ele possibilita a atualização do número do cartão do cliente, cuja numeração ou

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Antônio Corrêa de Lacerda Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Regina Maria d Aquino Fonseca Gadelha Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a

Leia mais