Reposicionamento do tanque de redutor em veículos com motores Euro 6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reposicionamento do tanque de redutor em veículos com motores Euro 6"

Transcrição

1 Informações gerais sobre como substituir e reposicionar o tanque de redutor Em veículos equipados com o sistema de controle de emissões SCR (Selective Catalytic Reduction, redução catalítica seletiva), é necessário, às vezes, reposicionar o tanque de redutor para criar espaço para componentes da carroceria, como sapatas de apoio em caminhões-guindaste. O sistema não tem limitação técnica sobre a altura em que o tanque de redutor pode ser posicionado. No entanto, se o tanque de redutor for abaixado, a altura em relação ao solo deve sempre ser levada em conta. O documento mostra, além de instruções para substituição do tanque de redutor, um caso especial em que o tanque de redutor é deslocado da montagem na lateral para um posicionamento entre as longarinas, a chamada posição oculta (integrada ao chassi). É uma conversão ampla que requer a substituição de várias peças, inclusive do tanque de redutor. Exemplos de peças estão especificados em uma tabela mais adiante neste documento. A seleção exata de peças é determinada pela configuração atual do veículo. Informações gerais sobre como substituir e reposicionar o tanque de redutor IMPORTANTE! Sempre entre em contato com uma concessionária Scania antes de modificar o veículo para verificar os seguintes itens: Se a conversão planejada é permitida Se o arquivo SOPS (Scania On-board Product Specification) precisa ser modificado Se é necessário reprogramar com o SDP3 (Scania Diagnos & Programmer 3) Nota: Somente podem ser reposicionados o tanque de redutor com a unidade de bomba associada, as mangueiras de redutor aquecidas eletricamente, o medidor de nível 07:80-03 Edição 5 pt-br 1 (23)

2 Informações gerais sobre como substituir e reposicionar o tanque de redutor de redutor, as mangueiras de líquido de arrefecimento e as mangueiras de sucção. Ao reposicionar, a mangueira de retorno de líquido de arrefecimento e a mangueira entre o doseador e o tanque devem ser substituídas. Se o tanque de redutor for reposicionado para uma distância maior, o chicote de cabos também deve ser substituído. Não use mangueiras de redutor mais longas do que as especificadas. As mangueiras de redutor são aquecidas eletricamente, e o sistema elétrico é dimensionado para o requisito máximo de força da mangueira mais longa. As mangueiras de redutor têm condutores de aquecimento sensíveis. Nunca dobre as mangueiras de redutor para um raio inferior a 50 mm. Aplica-se ao trabalho e ao armazenamento. Não puxe as mangueiras de redutor. Ao substituir o chicote de cabos, entre em contato com sua oficina Scania para afixar novamente a unidade de comando do motor e para uma possível atualização do arquivo SOPS. 07:80-03 Edição 5 pt-br 2 (23)

3 Redutor de gases de escape corrosivo O redutor de gases de escape 1 é um fluido muito corrosivo que não deve entrar em contato com materiais sensíveis à corrosão. Enxágue derramamentos do redutor de gases de escape com água abundante. Se o redutor penetrar nas conexões elétricas ou cabos elétricos, eles deverão ser substituídos. Falha no sistema SCR Informações gerais sobre como substituir e reposicionar o tanque de redutor IMPORTANTE! O sistema SCR é extremamente sensível. Se ele não funcionar corretamente, o torque do motor será reduzido 2. Por isso, é importante seguir as recomendações da Scania e restaurar todas as conexões após trabalhar com o tanque de redutor. As falhas no sistema são indicadas por uma lâmpada indicadora no instrumento combinado. 1. O redutor de gases de escape pode ter nomes de marca diferentes em outros mercados, por exemplo: AdBlue, ARLA 32 e Diesel Exhaust Fluid (DEF). 2. De acordo com as regulamentações da UE, a redução de torque eletrônica, que é controlada pelo sensor de NOx, é fornecida na maioria dos veículos. Exceções à regra são, por exemplo, veículos de emergência. 07:80-03 Edição 5 pt-br 3 (23)

4 Precauções de segurança ao trabalhar no sistema SCR Embora o redutor não seja tóxico, as seguintes precauções devem ser tomadas ao trabalhar no sistema SCR: Em caso de contato com os olhos, enxágue imediatamente com um produto próprio para lavar os olhos. O médico deverá ser consultado. No caso de contato com a pele, enxágue com água. Troque as roupas contaminadas imediatamente. Se inalar o gás de amônia, respire ao ar livre imediatamente. Informações gerais sobre como substituir e reposicionar o tanque de redutor ADVERTÊNCIA! O sistema SCR é aquecido com água do sistema de arrefecimento do motor. O sistema de arrefecimento é operado em sobrepressão e, se o motor estiver quente, o líquido de arrefecimento também estará quente. Não solte as mangueiras sem primeiro interromper o fluxo do líquido de arrefecimento na mangueira. IMPORTANTE! Não ligue o motor se o tanque de redutor estiver vazio ou desconectado. O sistema SCR deve ser conectado e funcionar corretamente para impedir danos aos componentes do SCR quando o motor está em funcionamento. 07:80-03 Edição 5 pt-br 4 (23)

5 Localização do tanque na entrega pela fábrica Localização do tanque na entrega pela fábrica Veículos com têm 2 tipos diferentes de tanques de redutor, montado na lateral e oculto, ou seja, instalado nas longarinas do chassi. O tanque de redutor pode ser posicionado nos seguintes locais dependendo, dentre outros fatores, da configuração da roda do veículo e da localização do silencioso; consulte também a ilustração: Atrás do silencioso (1) Montado na direita em veículos com eixos dianteiros duplos (2) Montado na direita, diretamente atrás da cabina, para veículos com eixos dianteiros duplos e uma das seguintes alternativas (3): Motor de 16 litros Rodas no eixo dianteiro adicional maiores do que 13R22.5 Preparação para sapata de apoio (5030A) Oculto entre as longarinas do chassi em determinados tratores (4) Montado na esquerda em veículos com eixos dianteiros duplos. Mesma posição do exemplo (2), mas montado na esquerda. Aplica-se à configuração 8x4 AD O tanque de redutor montado na lateral com capacidade de 80 l também pode ser elevado para melhorar a altura em relação ao solo se a posição padrão de fábrica for baixa/normal (correspondendo à posição selecionada para o tanque de combustível). Mais informações sobre reposicionamento são encontradas sob os cabeçalhos Remoção do tanque de redutor e Instalação do tanque de redutor Exemplos de locais padrão de fábrica para quatro configurações diferentes :80-03 Edição 5 pt-br 5 (23)

6 Componentes Componentes O sistema SCR compreende os seguintes componentes: Doseador 1 2. Unidade da bomba 3. Mangueiras de redutor aquecidas eletricamente 4. Medidor de nível de redutor 5. Mangueiras de líquido de arrefecimento 6. Mangueira de sucção 7. Unidade de comando 1 8. Tanque de redutor O doseador e a unidade de comando não devem ser reposicionados. 07:80-03 Edição 5 pt-br 6 (23)

7 Informação sobre a peça Informação sobre a peça As peças a seguir podem ser adquiridas nas concessionárias Scania. Verifique se a instalação elétrica tem 2 ou 4 canais para a mangueira de redutor. Os canais correspondem ao número de conexões do aquecedor. Ao trocar de uma instalação elétrica de 2 canais para uma de 4 canais, remova o chicote de cabos que é conectado ao tanque de redutor. Entre em contato com uma oficina Scania para atualizar o arquivo SOPS após concluir a modificação. Mangueira Número de peça Comprimento Pressão mm Retorno mm Pressão mm Retorno mm Pressão mm Retorno mm Pressão mm Retorno mm Mangueira Número de peça Comprimento Pressão Retorno e e mm mm Silencioso médio Número de peça Comprimento Mangueira de líquido de arrefecimento 3/8" (9,5 mm), de acordo com SAE J20 (20R1) mm 07:80-03 Edição 5 pt-br 7 (23)

8 Informação sobre a peça Denominação Número de peça Comprimento Chicote de cabos estendido de 2 canais entre a unidade de comando do motor e o tanque de redutor mm Chicote de cabos estendido de 4 canais entre a unidade de comando do motor e o tanque de redutor Chicote de cabos estendido de 4 canais entre a unidade de comando do motor e o tanque de redutor e e Nota: Alterações do chicote de cabos requerem a afixação da unidade de comando do motor novamente. A afixação é feita por uma oficina Scania mm mm Denominação Bujão de vedação Número de peça Pressão Retorno :80-03 Edição 5 pt-br 8 (23)

9 Descrições de serviço Descrições de serviço Geral ADVERTÊNCIA! Use proteção ocular e luvas de proteção ao trabalhar no sistema SCR. Sempre espere o sistema de escape esfriar antes de começar a trabalhar para evitar queimaduras. Nenhuma sujeira deve entrar nas mangueiras de redutor, pois o sistema SCR é extremamente sensível. Use bujões. IMPORTANTE! Não é permitido emendar o cabo elétrico ou as mangueiras de redutor. Nota: As seguintes condições são aplicáveis ao reposicionamento do tanque de redutor: Não vire ou incline o tanque em relação à linha vertical. Use somente os componentes recomendados. Não remova as abraçadeiras para mangueira montadas na fábrica. Não dobre as mangueiras de redutor. Não use cera, vaselina ou outras graxas para impedir atrito quando as mangueiras são conectadas. Em seu lugar, use água com sabão. 07:80-03 Edição 5 pt-br 9 (23)

10 Descrições de serviço Remoção do tanque de redutor 1. Abra a tampa do tanque de expansão do sistema de arrefecimento para liberar qualquer sobrepressão. 2. Abra a tampa no tanque de redutor e drene o redutor de uma das seguintes formas: Remova o bujão de drenagem no fundo do tanque de redutor. Bombeie para fora o redutor. Use um recipiente limpo para o redutor de modo que não haja risco de entrada de sujeira no sistema. 3. Prenda as mangueiras de líquido de arrefecimento que vão para o tanque e a bomba :80-03 Edição 5 pt-br 10 (23)

11 Descrições de serviço 4. Desconecte as mangueiras de redutor, as mangueiras de líquido de arrefecimento e a conexão elétrica da bomba. Tampe as mangueiras de redutor para que não entre poeira sistema. 5. Solte os parafusos cone e seus dispositivos de travamento no suporte. Solte o tanque e coloque-o de um lado. 6. Desconecte a conexão elétrica do medidor de nível de redutor e solte os suportes do tanque do chassi. Agora é possível reposicionar o tanque de redutor para o local desejado :80-03 Edição 5 pt-br 11 (23)

12 Descrições de serviço Instalação do tanque de redutor 1. Deslize o tanque de redutor de modo que as mangueiras e conexões possam ser instaladas no medidor de nível de redutor. 2. Instale a conexão elétrica do medidor de nível de redutor no respectivo tanque. 3. Prenda o tanque de redutor nos suportes superiores e aparafuse os parafusos cone inferiores e seus dispositivos de travamento Remova os bujões. Instale as mangueiras de redutor e as de líquido de arrefecimento no tanque de redutor. 07:80-03 Edição 5 pt-br 12 (23)

13 Descrições de serviço 5. Instale a conexão elétrica da bomba Remova as abraçadeiras das mangueiras de líquido de arrefecimento que vão até o tanque e a bomba. 7. Bombeie o redutor de volta ao tanque. 8. Faça uma verificação do sistema com o SDP3 (Scania Diagnos & Programmer 3) para fazer a sangria e o teste de funcionamento do sistema. 9. Prenda o cabo. Diretrizes para fixação: Instale tampas contra atritos nos cabos se houver risco de atrito. Os cabos não podem tocar nas arestas vivas (raio < 0,5 mm) p. ex. nas bordas afiadas ou terminais dos parafusos roscados. Se um cabo for preso com abraçadeiras em uma mangueira de borracha, elas não poderão atrapalhar o movimento da mangueira. A distância entre as abraçadeiras do cabo, como as presilhas de cabo, deve ser de 150 a 200 mm :80-03 Edição 5 pt-br 13 (23)

14 Descrições de serviço Exemplos de reposicionamento do tanque de redutor Exemplo 1: A mostra a localização de fábrica do tanque de redutor. O tanque pode, por exemplo, ser movido para B ou C. Use o cabo elétrico existente e encomende novas mangueiras de redutor e de líquido de arrefecimento. Um reposicionamento mais longo do que de A a C é possível se você alterar para o mais longo chicote de cabos da Scania. Substitua todo o chicote de cabos na unidade de comando, que está localizada dentro da estrutura do chassi, no lado esquerdo. A B C :80-03 Edição 5 pt-br 14 (23)

15 Descrições de serviço Exemplo 2: A mostra a localização de fábrica do tanque de redutor. O tanque pode, por exemplo, ser movido para B. Use o cabo elétrico existente e encomende novas mangueiras de redutor e de líquido de arrefecimento. Troque para o chicote de cabos mais longo da Scania ao reposicionar de A para C. Substitua todo o chicote de cabos da unidade de comando localizada no interior do quadro do chassi, no lado esquerdo. A B C :80-03 Edição 5 pt-br 15 (23)

16 Tanque de redutor com posição oculta Requisitos técnicos para o tanque de redutor com posição oculta (integrada ao chassi) Para caminhões encomendados com um tanque de redutor, pode ser possível substituir um tanque montado na parte externa por um tanque de 76 litros para instalação oculta, por exemplo, entre as longarinas. Requisitos técnicos e condições: Tanque de redutor com posição oculta Há espaço necessário para o tanque O veículo está equipado com suspensão a ar A configuração 6x4 é evitada 1 O veículo não está equipado com freios a tambor 1 O chicote de cabos e as mangueiras aquecidas eletricamente da Scania são usados 2 Novos componentes são necessários para a modificação; por exemplo, o tanque deve ser substituído. Saiba mais neste documento. Verifique se não há risco de obstrução dos movimentos da árvore de transmissão do veículo pelo tanque. A árvore de transmissão precisa de pelo menos 30 mm de folga adicional a seu espaço de movimento A limitação é geométrica e leva em conta todos os veículos devido à posição da árvore de transmissão, entre outros fatores. Se uma posição que atende aos requisitos deste documento puder ser encontrada e o encarroçador estiver preparado para ajustar suportes etc., as modificações serão permitidas também nesses veículos. Observe que muitas das peças propostas não encaixarão. 2. Certifique-se de que o chicote de cabos e as mangueiras no comprimento necessário para a posição desejada estejam disponíveis na linha de peças Scania. Mais informações sobre o arquivo SOPS são encontradas no documento Reprogramação das unidades de comando. 07:80-03 Edição 5 pt-br 16 (23)

17 Tanque de redutor com posição oculta Nota: Sempre entre em contato com a concessionária Scania antes de iniciar a modificação do veículo para verificar se a conversão é permitida e solicitar alterações do arquivo SOPS. 07:80-03 Edição 5 pt-br 17 (23)

18 Conversão para a posição oculta O procedimento de trabalho para uma conversão é o mesmo do reposicionamento do tanque de redutor, mas os componentes afetados devem ser trocados. As peças especificadas na tabela abaixo são exemplos de componentes necessários para o trabalho. Nota: O arquivo SOPS deve ser atualizado após a troca do tanque de redutor. Entre em contato com uma oficina ou concessionária Scania. Tanque de redutor com posição oculta Posicione o tanque de redutor de modo que a distância entre os orifícios no suporte de adaptação da carroceria frontal e no centro do eixo traseiro anterior seja de mm. Isso se aplica a veículos com freios a disco e suspensão a ar com 2 sanfonas, sem eixo de apoio em frente do semieixo. Observe que a bomba de redutor ( ) e a válvula de água ( ) são componentes idênticos independentemente do tipo de tanque de redutor. O mesmo aplica-se à tampa de abastecimento e ao suporte do bico ( ). O chicote de cabos deve seguir o mesmo posicionamento das mangueiras de redutor. Prenda o chicote de cabos às mangueiras de redutor com abraçadeiras ou utilize os mesmos suportes usados para as mangueiras. Não há suportes exclusivos para o chicote de cabos. Nota: As mangueiras de redutor têm condutores de aquecimento sensíveis. Nunca dobre as mangueiras de redutor para um raio inferior a 50 mm. Aplica-se ao trabalho e ao armazenamento. Não puxe as mangueiras de redutor. 07:80-03 Edição 5 pt-br 18 (23)

19 Tanque de redutor com posição oculta Exemplos de componentes afetados por uma conversão para posição oculta. Os componentes exigidos para um tanque de redutor de 76 litros em uma posição oculta estão especificados na tabela abaixo. Analise e avalie o procedimento de trabalho e os componentes necessários para seu veículo. O seguinte aplica-se ao veículo do exemplo: A distância entre os orifícios no suporte de adaptação da carroceria frontal e no centro do eixo dianteiro anterior é de mm. A distância entre os orifícios no segundo suporte de adaptação da carroceria e no centro do eixo dianteiro anterior é de mm. Configuração da roda 4x2 Observe que os fixadores e as abraçadeiras para mangueira não estão especificados na tabela com exceção de alguns componentes especiais. Pos. Número de peça Qde Nome Comentários 1-1 Tubo de abastecimento, completo: Tubo de abastecimento Suporte Parafuso Suporte Espaçador Espaçador Suporte Suporte Suporte para tanque de redutor O design é diferente dependendo da posição 07:80-03 Edição 5 pt-br 19 (23)

20 Tanque de redutor com posição oculta Tanque de redutor, completo: Tanque de redutor Bujão Medidor de nível de redutor Pode ser o mesmo do tanque substituído. Verifique o número de peça Suporte, completo Suporte, completo Mangueira, completa Mangueira Suporte, completo Mangueira de líquido de arrefecimento, fluxo Mangueira de líquido de arrefecimento, retorno Mangueira de redutor, retorno completo Mangueira de redutor, pressão completa Mangueira de líquido de arrefecimento, completa Para veículos com caixa de mudanças automática Mangueira de líquido de arrefecimento, completa Suporte, completo Tubo de líquido de arrefecimento, completo Suporte, completo Suporte Suporte, completo Para veículos com caixa de mudanças manual 07:80-03 Edição 5 pt-br 20 (23)

21 Tanque de redutor com posição oculta Suporte, completo 4 molas Suporte, completo 2 molas Mangueira de redutor Mangueira de redutor Mangueira de redutor Mangueira de líquido de arrefecimento Mangueira de líquido de arrefecimento Pino de união Parafuso, completo Porca Chicote de cabos do tanque EEC completo A peça não é mostrada na ilustração abaixo Suporte para chicote de cabos A peça não é mostrada na ilustração abaixo. Os espaçadores podem ser encomendados de concessionárias Scania. Diferentes posicionamentos do tanque de redutor exigem diferentes espaçadores. As seguintes variantes de espaçadores podem ser encomendadas de concessionárias Scania. 07:80-03 Edição 5 pt-br 21 (23)

22 Tanque de redutor com posição oculta Número de peça Nome Medida Comentários Espaçador Largura = 50 mm Para a parte dianteira do chassi a e central = 10,8 mm Inclinação = 2,7 mm Espaçador Largura = 50 mm Para a parte dianteira do chassi a e central = 22,7 mm Inclinação = 2,7 mm Espaçador Largura = 50 mm Para a parte dianteira do chassi a e central = 15,5 mm Inclinação = 2,7 mm Espaçador Largura = 50 mm Para a parte dianteira do chassi a e central = 23,5 mm O espaçador é inclinado com parafusos integrados. Inclinação = 2,7 mm Espaçador Largura = 50 mm Para a parte traseira do chassi a e central = 25 mm a. e central = espessura no centro 07:80-03 Edição 5 pt-br 22 (23)

23 Tanque de redutor com posição oculta :80-03 Edição 5 pt-br 23 (23)

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo Geral Geral O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo

Leia mais

Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição

Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição Descrição Descrição O painel de comando padrão da suspensão a ar está localizado na lateral do banco do motorista. O nível do veículo pode ser ajustado usando o painel de comando. Durante o tratamento

Leia mais

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador (COO) controla a ativação

Leia mais

Ativação da tomada de força EG. Função

Ativação da tomada de força EG. Função Função Ativação da tomada de força EG A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

Limitações para carroceria e equipamento opcional

Limitações para carroceria e equipamento opcional Informações gerais sobre este documento Informações gerais sobre este documento Para poder planejar a carroceria, é importante saber cedo o que será permitido e o que não será permitido para um veículo.

Leia mais

Modificação do sistema pneumático. Condições de modificação e conversão PGRT IMPORTANTE!

Modificação do sistema pneumático. Condições de modificação e conversão PGRT IMPORTANTE! Condições de modificação e conversão Condições de modificação e conversão IMPORTANTE! Os circuitos do freio não podem ser usados para a conexão de reservatórios de ar comprimido adicionais. A conversão

Leia mais

Caminhões roll on/roll off

Caminhões roll on/roll off Informações gerais Informações gerais Os caminhões roll on/roll off são usados principalmente para transportadores de carga solta. O manuseio de cargas é feito elevando, removendo e puxando o transportador

Leia mais

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira A carroceria do caminhão para transporte de madeira pode ser considerada como

Leia mais

Tomada de força ED120

Tomada de força ED120 Informações gerais Informações gerais As seguintes opções de encomenda estão disponíveis para a tomada de força ED120: Jogo de engrenagens instalado na fábrica para conexão de uma bomba hidráulica (tomada

Leia mais

Ativação da tomada de força ED. Função

Ativação da tomada de força ED. Função Função Ativação da tomada de força ED A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

Reposicionamento de tanques de combustível. Anotações gerais sobre ò reposicionamento de tanques de combustível. Veículos a gás

Reposicionamento de tanques de combustível. Anotações gerais sobre ò reposicionamento de tanques de combustível. Veículos a gás Anotações gerais sobre ò reposicionamento de tanques de combustível Às vezes é necessário reposicionar um ou mais tanques de combustível para criar espaço para os componentes da carroceria. Anotações gerais

Leia mais

Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática

Ativação da tomada de força da caixa de mudanças automática Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação

Leia mais

Ativação da tomada de força EG via COO. Informações gerais sobre a função. Condições de ativação

Ativação da tomada de força EG via COO. Informações gerais sobre a função. Condições de ativação Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador controla a ativação de uma

Leia mais

Limitações de trabalho com o chassi. Geral

Limitações de trabalho com o chassi. Geral Geral Para poder planejar a carroceria, é importante saber cedo o que será permitido e o que não será permitido para um veículo. Geral Este documento descreve algumas das limitações que se aplicam ao ajuste

Leia mais

Modificação do sistema de escape

Modificação do sistema de escape Todas as alterações do sistema de escape afetam o certificado. Entre em contato com uma concessionária Scania para obter mais informações. Limitações gerais para todos os tipos de motores e sistemas de

Leia mais

Faróis de longo alcance. Informações gerais. Ativação

Faróis de longo alcance. Informações gerais. Ativação Informações gerais Este documento especifica as opções de encomenda para os faróis de longo alcance e descreve também a conexão de faróis de longo alcance adicionais no teto ou no para-choque. As seguintes

Leia mais

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central A unidade elétrica central se encontra no lado do passageiro, sob o porta-objetos no painel de instrumentos. Abra-a conforme as instruções: 1. Abra a tampa do porta-objetos no painel de instrumentos. A

Leia mais

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento

Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade

Leia mais

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Caminhões para transporte de madeira são usados para o transporte de madeira redonda. Informações gerais sobre caminhões para transporte de

Leia mais

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO 1 de 19 15/07/2011 14:20 Seção 310-01 Reservatório e Linhas Seção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger Índice Assunto Página FERRAMENTAS ESPECIAIS 310-01-02 DESCRIÇÃO

Leia mais

Atuação do Servo-freio

Atuação do Servo-freio Atuação do Servo-freio 206-07-1 tseção 206-07 Atuação do Servo-freio APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-07-02 VISTA EXPLODIDA DO CONJUNTO OU SERVO-FREIO...

Leia mais

Ativação da tomada de força EK. Função

Ativação da tomada de força EK. Função Ativação da tomada de força EK A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. A

Leia mais

Aterramento e fornecimento de força

Aterramento e fornecimento de força O parafuso de ligação à terra da bateria não deve ser usado para o aterramento das funções da carroceria. Todos os aterramentos para as funções da carroceria do quadro do chassi devem ser conectados à

Leia mais

Conexão de lâmpadas de demarcação lateral adicionais

Conexão de lâmpadas de demarcação lateral adicionais Descrição Descrição As lâmpadas de demarcação lateral podem ser conectadas de diferentes maneiras, desde que o veículo venha preparado para tanto de fábrica: É possível adicionar lâmpadas de demarcação

Leia mais

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador Introdução Introdução Para limitar esta lista de parâmetros ajustáveis, são descritos apenas os parâmetros considerados úteis para construtores de carroceria. Para obter todos os detalhes dos parâmetros

Leia mais

Informações gerais sobre o console e conectores da carroceria

Informações gerais sobre o console e conectores da carroceria Console e conectores da carroceria Console e conectores da carroceria O console da carroceria é uma seção do painel que atua como suporte para os conectores destinados às funções de carroceria. Informações

Leia mais

Reservatório e Linhas de Combustível

Reservatório e Linhas de Combustível Reservatório e Linhas de Combustível 310-01-1 tseção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 310-01-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira.

Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira. Informações gerais sobre unidades de reboque Unidades de reboque é um termo coletivo que designa componentes com os quais o veículo deve estar equipado para rebocar um reboque. Informações gerais sobre

Leia mais

Mensagens de advertência de tampa aberta. Função

Mensagens de advertência de tampa aberta. Função Função Todos os caminhões 1 são equipados com uma função que exibe mensagens de advertência em caso de tampas abertas. É possível usar uma mensagem de advertência para diferentes tipos de tampa com um

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO NX-4 FALCON 4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-1 RESERVATÓRIO DE ÓLEO 4-2 TUBO DE ÓLEO 4-3 BOMBA DE ÓLEO/TELA DE ÓLEO 4-4 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Modificação dos componentes certificados Scania

Modificação dos componentes certificados Scania Modificação dos componentes certificados Scania Geral Geral A certificação é feita para satisfazer requisitos legais sobre segurança de trânsito, influência ambiental, etc. Se os componentes certificados

Leia mais

Fixação da carroceria

Fixação da carroceria Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Maiores informações sobre a escolha da fixação se encontram no documento Seleção do chassi auxiliar e da fixação.

Leia mais

Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força

Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A função de aceleração manual limitada funciona basicamente do mesmo modo que a função de aceleração manual. A diferença é que o torque

Leia mais

Controles Eletrônicos do Motor

Controles Eletrônicos do Motor Controles Eletrônicos do Motor 303-14-1 tseção 303-14 Controles Eletrônicos do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA MÓDULO (ECU) DO MOTOR... 303-14-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-14-02

Leia mais

Adaptações da extremidade traseira

Adaptações da extremidade traseira Comprimento adaptado do balanço traseiro Comprimento adaptado do balanço traseiro O balanço traseiro pode ser encomendado da fábrica em incrementos de comprimento de 10 mm entre os valores limites de 750

Leia mais

Adaptações da extremidade traseira

Adaptações da extremidade traseira Comprimento adaptado do balanço traseiro Comprimento adaptado do balanço traseiro O balanço traseiro pode ser encomendado da fábrica em incrementos de comprimento de 10 mm entre os valores limites de 780

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 4. DIAGRAMA DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 4-0 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-2 FILTRO DE TELA 4-7 RADIADOR DE ÓLEO 4-8 TUBO DE ÓLEO DO RADIADOR/ TUBO DE ÓLEO DO CABEÇOTE 4-9 BOMBA DE ÓLEO

Leia mais

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Óleo Diesel... 2 1.3 Abastecimento de Óleo na Transmissão...

Leia mais

Cabeamento e chicotes de cabo. Generalidades. Este documento descreve o manuseio e Dimensionamento de cabos elétricos e chicotes

Cabeamento e chicotes de cabo. Generalidades. Este documento descreve o manuseio e Dimensionamento de cabos elétricos e chicotes Generalidades Generalidades Este documento descreve o manuseio e Dimensionamento de cabos elétricos e chicotes de cabo. Para facilitar o trabalho com a carroceria, existem alguns cabos elétricos e chicotes

Leia mais

Ativação da tomada de força no trem de força. Função

Ativação da tomada de força no trem de força. Função Função Função A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da BCI. Para que o comando

Leia mais

Informações gerais sobre o sistema pneumático

Informações gerais sobre o sistema pneumático Definições É importante lembrar as seguintes definições e conceitos ao trabalhar no sistema pneumático do veículo: Reservatório de ar comprimido Um reservatório pressurizado contendo ar comprimido. Ele

Leia mais

Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo

Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto A carroceria do caminhão com bomba de concreto é considerada muito resistente à torção.

Leia mais

Aterramento e fornecimento de força. Aterramento na estrutura do chassi IMPORTANTE!

Aterramento e fornecimento de força. Aterramento na estrutura do chassi IMPORTANTE! Efetue todo o aterramento da carroceria na estrutura do chassi na longarina esquerda. O aterramento na longarina direita fará com que ocorra perda de tensão pois o polo negativo da bateria está conectado

Leia mais

Limitador de velocidade. Informações gerais sobre as funções. Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade

Limitador de velocidade. Informações gerais sobre as funções. Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece quatro funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,

Leia mais

Informações sobre chassis e designações de modelo

Informações sobre chassis e designações de modelo Sistema modular da Scania Sistema modular da Scania O sistema modular extensivo da Scania permite a adaptação ideal do chassi para diferentes usos. Cada chassi da Scania é especificado exclusivamente para

Leia mais

Limitador de velocidade

Limitador de velocidade Histórico Histórico A função de limitador de velocidade é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação da carroceria). A função pode ser ativada por sinais analógicos ou pela CAN

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir as pastilhas de travão dianteiras do travão de disco de Peugeot 407 Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Realize a substituição de pastilhas de travão no conjunto completo para

Leia mais

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 VT600C MANUAL DE MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 1 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 3 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 6 REVISÃO DE ENTREGA...

Leia mais

Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 9,5 R11 R11. Peso (kg) por viga e por metro (kg) 21,4 26,2 30,7 50,7 54,0

Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 9,5 R11 R11. Peso (kg) por viga e por metro (kg) 21,4 26,2 30,7 50,7 54,0 Faixa de chassis da Scania Faixa de chassis da Scania A faixa de chassis abrange os seguintes tipos: Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 766 +1 768 +1 771 +1 768

Leia mais

CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 MANUAL DE MONTAGEM ÍNDICE INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 2 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 4 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 11 REVISÃO DE ENTREGA... 12 MANUAL

Leia mais

29/10/ Literatura de Serviço FORD - 4a Edição

29/10/ Literatura de Serviço FORD - 4a Edição Ferramenta(s) Especial(is) Jogo de Expansores, Vedador de Teflon 211-D027 (D90P-3517-A) ou equivalente Extrator dos terminais de direção Tirante 211-001 (TOOL-3290-D) ou equivalente Remoção 1. Gire a roda

Leia mais

Sistema de Lubrificação

Sistema de Lubrificação Sistema de Lubrificação 303-02-1 tseção 303-02 Sistema de Lubrificação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-02-02 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO... 303-02-02 FILTRO

Leia mais

Empilhadeira Elétrica LEE25

Empilhadeira Elétrica LEE25 Empilhadeira Elétrica LEE25 Manual de peças 1 TRANSMISSÃO Y 1 7038.010.132.00.2 1 Motor Elétrico da Direção 2 7038.010.133.00.0 1 Junta 7 7038.010.134.00.8 1 Tampa 8 7038.010.135.00.5 1 Carcaça 12 7038.010.136.00.6

Leia mais

Comando da rotação do motor durante o basculamento

Comando da rotação do motor durante o basculamento Histórico Histórico Para facilitar a manobra do veículo ao usar a carroceria roll on/roll off ou basculante, poderá ser preferível aumentar temporariamente a rotação do motor. Se o pedal do acelerador

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

Tomadas de força, visão geral. Informações gerais. Designação EK 730 P

Tomadas de força, visão geral. Informações gerais. Designação EK 730 P Informações gerais Este documento contém um resumo da linha de tomadas de força da Scania e os detalhes técnicos mais importantes. A designação das tomadas de força é uma combinação de caracteres compilada

Leia mais

Informações gerais sobre tomadas de força. Informações gerais

Informações gerais sobre tomadas de força. Informações gerais Informações gerais Este documento fornece uma visão geral das tomadas de força e está dividido da seguinte forma: Informações gerais Arrefecimento do óleo da caixa de mudanças Tipos diferentes de tomada

Leia mais

Sistema de Lubrificação

Sistema de Lubrificação Sistema de Lubrificação 303-02-1 tseção 303-02 Sistema de Lubrificação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-02-02 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO... 303-02-02 BOMBA DE

Leia mais

Para impedir qualquer tipo de dano, retire sempre os diafragmas antes de limpar as passagens de ar e combustível com ar comprimido.

Para impedir qualquer tipo de dano, retire sempre os diafragmas antes de limpar as passagens de ar e combustível com ar comprimido. SISTEMAS DE CONTROLE 7. DE EMISSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 7-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 7-1 DESCRIÇÃO DOS SISTEMAS 7-2 INSPEÇÃO DOS SISTEMAS 7-5 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO a Para impedir qualquer tipo de dano,

Leia mais

Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda

Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda Informações gerais sobre pintura Informações gerais sobre pintura IMPORTANTE! A Scania recomenda que os componentes em materiais flexíveis e maleáveis não sejam pintados, pois a tinta pode afetar a durabilidade

Leia mais

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário Ranger Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário 2 Adendo ao Manual do Proprietário Inspeção geral da carroceria Verifique a condição da pintura, pontos com ferrugem,

Leia mais

Design do chassi auxiliar

Design do chassi auxiliar Geral Geral O chassi auxiliar pode ser usado para as seguintes finalidades: Proporciona espaço para as rodas e outras peças que sobressaem acima do chassi. Proporciona rigidez e reduz a tensão no balanço

Leia mais

Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor

Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor 1. Monte as partes que estão desmontadas conforme visto na foto Abaixo Escapamento Cuidado quente!

Leia mais

Distância entre cabina e carroceria. Geral PGRT

Distância entre cabina e carroceria. Geral PGRT Geral Geral Deixar uma distância entre a cabine e a carroceria garante que a cabine se movimente livremente ao conduzir e bascular e permite que o calor oriundo do motor vá embora. As distâncias neste

Leia mais

SEÇÃO Iluminação Externa

SEÇÃO Iluminação Externa Iluminação Externa 417-01-1 SEÇÃO 417-01 Iluminação Externa APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA LANTERNA DA LUZ DA PLACA DE LICENÇA... 417-01-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 417-01-02 SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTR11

CATÁLOGO DE PEÇAS X050QTR11 CHASSI 01 02 03 2 04 05 06 07 08 COMPONENTES DO CHASSI NÚMERO DESCRIÇÃO QT COR NÚMERO DA PEÇA 01 AMORTECEDOR TRASEIRO 01 NEUTRO C024NN 02 CHASSI 01 NEUTRO C001NN 03 SUPORTE DA CARENAGEM FRONTAL 01 NEUTRO

Leia mais

INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA TS-01

INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA TS-01 INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA TS-01 SINAIS DE ATENÇÃO! Atenção! Alta Voltagem 230/240V Atenção! Superfície quente! Vapor quente ou líquido. Atenção! Peças em movimento Atenção! Trabalho

Leia mais

Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda

Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda Informações gerais sobre pintura Informações gerais sobre pintura IMPORTANTE! A Scania recomenda que peças feitas de material macio e flexível não devem ser pintadas. Mangueiras hidráulicas de borracha

Leia mais

Ativação da tomada de força no trem de força via BWS

Ativação da tomada de força no trem de força via BWS Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A tomada de força no trem de força é principalmente usada quando potências muito grandes são requeridas. A vantagem é que os semieixos

Leia mais

CBR900RR MANUAL DE MONTAGEM

CBR900RR MANUAL DE MONTAGEM MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA. 2000 ÍNDICE INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 2 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 04 VALORES DE TORQUE... 3 REVISÃO DE ENTREGA... 20 MOTO HONDA DA AMAZÔNIA Ltda. Departamento

Leia mais

Aquecimento e Ventilação

Aquecimento e Ventilação Aquecimento e Ventilação 412-02-1 tseção 412-02 Aquecimento e Ventilação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 412-02-02 AQUECIMENTO E DESEMBAÇAMENTO... 412-02-02

Leia mais

SEÇÃO Distribuição e Filtragem do Ar

SEÇÃO Distribuição e Filtragem do Ar Distribuição e Filtragem do Ar 412-01-1 SEÇÃO 412-01 Distribuição e Filtragem do Ar APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA CAIXA DE VENTILAÇÃO... 412-01-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 412-01-02

Leia mais

Freio a Disco Dianteiro

Freio a Disco Dianteiro Freio a Disco Dianteiro 206-03-1 tseção 206-03 Freio a Disco Dianteiro APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-03-02 ATUAÇÃO DO FREIO HIDRÁULICO... 206-03-02 DISCO

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo no bloco de

Leia mais

At.: Gerente de Serviço / Gerente de Peças / Chefe de Oficina / Consultor Técnico INSTRUÇÃO ESPECIAL DE SERVIÇO

At.: Gerente de Serviço / Gerente de Peças / Chefe de Oficina / Consultor Técnico INSTRUÇÃO ESPECIAL DE SERVIÇO À Rede de Concessionárias / Oficinas Autorizadas São Caetano do Sul, 27 de outubro de 2003 BOLETIM IT- 039G/2003 At.: Gerente de Serviço / Gerente de Peças / Chefe de Oficina / Consultor Técnico REF.:

Leia mais

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO NX-4 FALCON 6. REMOÇÃO/INSTALAÇÃO DO MOTOR INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 6-1 REMOÇÃO DO PINHÃO DE 6-3 REMOÇÃO / INSTALAÇÃO DO MOTOR 6-4 INSTALAÇÃO DO PINHÃO DE 6-5 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INFORMAÇÕES GERAIS Utilize

Leia mais

de instruções Manual 4T 6000R 4T 6000SL 4T 6000TR 4T 4000R 4T 4000SL Jardim

de instruções Manual 4T 6000R 4T 6000SL 4T 6000TR 4T 4000R 4T 4000SL Jardim Jardim Manual de instruções T 000R T 000SL T 6000R T 6000SL T 6000TR Todas as informações e especificações contidas neste manual vão ajuda-lo a ter os melhores resultados com o seu novo cortador de grama

Leia mais

Rev BR1

Rev BR1 AVISO LEGAL! DEVIDO A PERIGOS INERENTES ASSOCIADOS AOS PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÂO AUTOMOTIVA, O FABRICANTE E TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS COM A DISTRIBUIÇÂO E / OU VENDA DESTE EQUIPAMENTO NÃO SE RESPONSABILIZAM,

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS X150MAX

CATÁLOGO DE PEÇAS X150MAX X150MAX CHASSI ÍNDICE ELÉTRICA ÍNDICE CHASSI... 04 GUIDÃO... 06 CARENAGEM DO FAROL... 10 SISTEMA DE DIREÇÃO... 12 SUSPENSÃO DIANTEIRA... 14 PARALAMA DIANTEIRO... 16 CAVALETES... 18 PEDALEIRAS... 20 SUSPENSÃO

Leia mais

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO XR250 2. CHASSI/CARENAGEM/ SISTEMA DE ESCAPAMENTO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 2-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 2-1 ASSENTO 2-2 TAMPAS LATERAIS 2-2 RABETA 2-2 SUPORTE DA PLACA DE LICENSA 2-3 PROTETORES LATERAIS 2-3

Leia mais

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações Descrição Descrição A estrutura do chassi, o chassi auxiliar e o reforço se interagem para aguentarem todos os tipos de tensões possíveis durante a operação. O dimensionamento e modelo do chassi auxiliar,

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 00 LDG 00 Motor e Gerador MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE A Bloco do Motor Bloco do Motor Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Válvulas Trem de Engrenagens Alimentação e Escape

Leia mais

B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm)

B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm) VOLVO B310r 4x2 rodoviário Computador de bordo com diagnóstico de falhas Arquitetura BEA2 (Bus Electrical Architecture) Motor eletrônico Volvo D11C Suspensão com controle eletrônico Sistema Volvo de freios

Leia mais

Soldagem no quadro do chassi. Áreas de soldagem IMPORTANTE! Toda soldagem deve ser executada de modo especializado por profissionais treinados.

Soldagem no quadro do chassi. Áreas de soldagem IMPORTANTE! Toda soldagem deve ser executada de modo especializado por profissionais treinados. Geral Geral Toda soldagem deve ser executada de modo especializado por profissionais treinados. Evite a soldagem no quadro do chassi, pois o procedimento aumenta o risco de formação de ruptura na área

Leia mais

MOTOR EA 111. Kombi

MOTOR EA 111. Kombi MOTOR EA 111 Kombi 1.4 2009 Professor SCOPINO Técnico/Administrador: Auto Mecânica Scopino Professor do Umec Universo do Mecânico Ex-Professor do Senai Diretor do Sindirepa-SP Consultor do Jornal Oficina

Leia mais

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD 850

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD 850 BFD 850 MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD 850 ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Óleo Diesel...

Leia mais

DM-MAFD (Portuguese) Manual do revendedor. ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike CÂMBIO DIANTEIRO XTR FD-M9100

DM-MAFD (Portuguese) Manual do revendedor. ESTRADA MTB Trekking. City Touring/ Comfort Bike CÂMBIO DIANTEIRO XTR FD-M9100 (Portuguese) DM-MAFD001-01 Manual do revendedor ESTRADA MTB Trekking City Touring/ Comfort Bike URBAN SPORT E-BIKE CÂMBIO DIANTEIRO XTR FD-M9100 ÍNDICE ÍNDICE...2 AVISO IMPORTANTE...3 PARA GARANTIR A SEGURANÇA...4

Leia mais

CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs

CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs INTRODUÇÃO Os sistemas de embreagem Sachs com volante dupla massa reduzem significativamente as vibrações originadas no motor, proporcionando níveis mais elevados

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS F35 150

CATÁLOGO DE PEÇAS F35 150 F35 150 CHASSI F35 150 COMPONENTES DO CHASSI SUPORTE DA CARENAGEM FRONTAL NEUTRO X150F3513 C3NN 348,31 g CHASSI NEUTRO X150F3513 C0NN 14,300 g SUPORTE DO MOTOR NEUTRO X150F3513 C169NN 1361,64 g COXIM DO

Leia mais

Dispositivo da Corrente

Dispositivo da Corrente (Portuguese) DM-CD0001-00 Manual do Revendedor Dispositivo da Corrente SM-CD50 AVISO IMPORTANTE Este manual de revendedor tem como objetivo principal ser utilizado por mecânicos de bicicleta profissionais.

Leia mais

Item Padrão Limite de Uso D.E. do ressalto da engrenagem movida de partida 45,660 45,673 45,63

Item Padrão Limite de Uso D.E. do ressalto da engrenagem movida de partida 45,660 45,673 45,63 10. ALTERNADOR/ EMBREAGEM DE PARTIDA INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 10-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 10-1 ESTATOR DO ALTERNADOR 10-2 REMOÇÃO DO VOLANTE DO MOTOR 10-3 EMBREAGEM DE PARTIDA 10-4 INSTALAÇÃO DO VOLANTE DO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA MESA DE PASSADORIA THEOBOARD 03 CONFORME NORMAS DA NR-12 SINAIS DE ATENÇÃO! Atenção! Alta Voltagem 230/240V Atenção! Superfície quente! Vapor quente ou líquido. Atenção!

Leia mais

Carga máxima dentro da faixa de torque (Nm) X X ou ou

Carga máxima dentro da faixa de torque (Nm) X X ou ou Informações gerais sobre pedido Informações gerais sobre pedido Encomende tomadas de força e preparações elétricas para tomadas de força da fábrica. A instalação pós-venda será muito cara. Requisitos recomendados

Leia mais

Jogo de cubos (freio a disco)

Jogo de cubos (freio a disco) (Portuguese) DM-RAHB002-01 Manual do revendedor ESTRADA MTB Trekking City Touring/ Comfort Bike URBAN SPORT E-BIKE Jogo de cubos (freio a disco) HB-RS770 HB-R7070 FH-RS770 FH-R7070 ÍNDICE AVISO IMPORTANTE...

Leia mais

Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais

Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais Informações gerais Os veículos e os sistemas incluídos são certificados para atender a requisitos legais com relação à segurança na estrada, impacto ambiental etc. Informações gerais Um componente pode

Leia mais

DHB Componentes Automotivos S.A.

DHB Componentes Automotivos S.A. Índice 1. PROCESSO DE DESMONTAGEM DA BOMBA HIDRÁULICA 1.1. Primeiro passo: providências 1.2. Segundo passo: desconexão das mangueiras 1.3. Terceiro passo: desmontagem da correia 1.4. Quarto passo: desmontagem

Leia mais

Forças e movimentos. Definições. Carroceria sujeita à torção PGRT

Forças e movimentos. Definições. Carroceria sujeita à torção PGRT Definições Definições É importante que a fixação da carroceria seja efetuada corretamente porque a fixação incorreta pode danificar a carroceria, a fixação e o quadro do chassi. Carroceria sujeita à torção

Leia mais

MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120

MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120 MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120 Motocultivador BUFFALO BFD1100 / BFDE1120 ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2

Leia mais

Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Coluna de Direção 211-04-1 tseção 211-04 Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA COLUNA DA DIREÇÃO... 211-04-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 211-04-02 ÁRVORE INFERIOR DA DIREÇÃO...

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Technische Especifi cação Daten Técnica Kaltfräse Fresadora W a 200 frio W 100 Especificação Técnica Fresadora a frio W 100 Tambor fresador Largura de fresagem 1.000 mm Profundidade de fresagem * 1 300

Leia mais