Freio a Disco Dianteiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Freio a Disco Dianteiro"

Transcrição

1 Freio a Disco Dianteiro tseção Freio a Disco Dianteiro APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO ATUAÇÃO DO FREIO HIDRÁULICO DISCO DO FREIO REMOÇÃO E INSTALAÇÃO PASTILHAS DE FREIO REMOÇÃO E INSTALAÇÃO DISCO DO FREIO DESVIO LATERAL PROCEDIMENTO DISCO DO FREIO DESGASTE PROCEDIMENTO PINÇA DE FREIO (PARCIAL) REMOÇÃO E INSTALAÇÃO PINÇA DE FREIO (COMPLETA) REMOÇÃO E INSTALAÇÃO MANGUEIRA FLEXÍVEL DE FREIO DA RODA REMOÇÃO E INSTALAÇÃO MANGUEIRA FLEXÍVEL DE FREIO INTERMEDIÁRIA REMOÇÃO E INSTALAÇÃO TUBO / FLEXÍVEL DO FREIO DA RODA ESQUERDA REMOÇÃO E INSTALAÇÃO ESPECIFICAÇÕES

2 Freio a Disco Dianteiro DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO ATUAÇÃO tdo FREIO HIDRÁULICO Este veículo está equipado com um sistema duplo de freios acionado por pedal do freio. O sistema consiste dos seguintes componentes: Tubos e mangueiras de freio. Fluido para Freio! Advertência: o uso de fluido de freio que não seja DOT-4 aprovado causará danos permanentes aos componentes e tornará os freios inoperantes.! Advertência: o fluído de freio contém borato de poliglicol. Evite contato com os olhos. Lave as mãos completamente após o manuseio. Se o fluido entrar em contato com os olhos, lave-os com água limpa por 15 minutos. Se a irritação persistir, CONSULTE um médico. Se for ingerido, beba água e induza o vomito. CONSULTE um médico imediatamente.! Cuidado: o fluido de freio é prejudicial às superfícies pintadas e de plástico. Se o fluido de freio for derramado sobre uma superfície pintada ou de plástico, lave imediatamente com água. Sempre use fluido de freio DOT-4 novo e limpo.! Atenção: não reutilize o fluido de freio que tenha sido drenado ou escoado durante a sangria do sistema.! Atenção: não use fluido de freio que tenha sido armazenado em um recipiente aberto.! Atenção: não use fluido de freio contaminado.

3 Freio a Disco Dianteiro DISCO DO FREIO REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Remova a roda. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 3. Eleve o veículo. 4. Remova os parafusos de fixação do suporte da pinça de freio. Nota: antes de remover a pinça de freio do seu alojamento, force manualmente, o conjunto da pinça com as pastilhas contra o disco, com movimentos laterais, até abrir uma pequena folga entre as pastilhas e o disco. Isto deve ser feito para facilitar a montagem da pinça, sem remoção das pastilhas. 5. Remova a pinça de freio completa com o suporte, pendurando-a com um gancho de arame em um lugar adequado, para não danificar a mangueira (flexível) de freio. 6. Remova o disco de freio, com auxílio de um martelo de plástico, se necessário. 7. Limpe a região de alojamento do disco de freio no cubo da roda e o disco de freio, caso o disco de freio não seja substituído. Instalação! Atenção: não pode haver detritos ou rebarbas entre o disco de freio e seu alojamento no cubo da roda. Aplique trava química (torque alto) nos parafusos de fixação do suporte da pinça de freio. 1. Instale o disco de freio.

4 Freio a Disco Dianteiro 2. Instale o suporte da pinça de freio completo, com o suporte, apertando os tparafusos de fixação, com um torque de 130 Nm (96 lbf.pé). 3. Instale a roda. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 4. Abaixe o veículo.! Atenção: acione várias vezes o pedal do freio, com o veículo parado, para que as pastilhas se acomodem na área de frenagem do disco. 5. Faça um teste de funcionamento de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios.

5 Freio a Disco Dianteiro PASTILHAS DE FREIO REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Remova a roda. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 3. Eleve o veículo. 4. Remova a mola de apoio da pastilha (1), desencaixando-a das regiões indicadas. 5. Remova os tampões protetores (2 e 3) dos parafusos da pinça de freio, retirando-os manualmente.

6 Freio a Disco Dianteiro 6. Remova os parafusos (1 e 2) de fixação da pinça de freio. t7. Remova a pinça de freio, de seu alojamento. 8. Remova as pastilhas de freio, da pinça, desencaixando a pastilha interna (3) do corpo do êmbolo. Nota: pendure a pinça de freio em um lugar adequado, para não danificar o flexível de freio. Nota: no caso de substituição das pastilhas de freio, devem sempre ser substituídas aos pares e em ambos os lados. 9. Limpe o conjunto da pinça e pastilhas de freio a seco, caso não sejam substituídas. 10. Retorne o êmbolo (1) da pinça de freio, utilizando um grampo adequado (2), até que faça batente no final do cilindro, e feche o sangrador. Instalação! Atenção: verifique quanto a espessura mínima do disco de freio. Para informações adicionais, CONSULTE Disco de Freio-desgaste, nesta seção.

7 Freio a Disco Dianteiro Instale as pastilhas de freio na pinça, encaixando primeiramente a pastilha interna t(1) no corpo do êmbolo. 2. Instale a pinça de freio de seu alojamento. 3. Instale os parafusos de fixação (2 e 3) da pinça de freio, apertando-os com o torque de 50 Nm (37 lbf.pé). 4. Instale os tampões protetores (1 e 2) dos parafusos da pinça de freio, encaixando-os manualmente. 5. Encaixe a mola de apoio das pastilhas (3), nas regiões indicadas. 6. Instale o conjunto da roda e pneu. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 7. Verifique o nível do fluido de freio no reservatório. Caso necessário, complete. 8. Abaixe o veículo. 9. Faça um teste de funcionamento de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios. 10. Verifique se há vazamentos de fluido de freio.

8 Freio a Disco Dianteiro DISCO DO FREIO DESVIO LATERAL VERIFICAÇÃO t Procedimento: 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Coloque a alavanca da caixa de mudanças na posição neutro. 3. Remova a roda. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 4. Eleve o veículo. 5. Fixe o disco de freio no cubo da roda, utilizando duas porcas de fixação da própria roda do veículo. 6. Instale um relógio comparador com uma base magnética, apoiada no eixo dianteiro. 7. Posicione o apalpador do relógio comparador na borda externa do disco de freio, recuada aproximadamente 10 mm para o diâmetro interno do disco, com uma medição inicial de 2 mm. Nota: a ilustração acima está mostrando o disco de freio sem a pinça de freio para melhor visualização, mas para essa operação não é necessário remover a pinça. 8. Coloque o relógio comparador em zero, gire cuidadosamente o disco de freio algumas voltas, em um único sentido, e anote os valores do deslocamento do ponteiro, que não pode ultrapassar a 0,03 mm. CONSULTE o item Especificações Técnicas, nesta seção. Caso a média os valores encontrados esteja acima dos valores recomendados, substitua o disco de freio. 9. Retire o relógio comparador com a base magnética. 10. Remova as duas porcas de fixação do disco. 11. Instale a roda dianteira. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 12. Abaixe o veículo.! Atenção: acione várias vezes o pedal do freio, com o veículo parado, para que as pastilhas se acomodem na área de frenagem do disco. 13. Faça um teste de funcionamento de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios.

9 Freio a Disco Dianteiro DISCO DO FREIO DESGASTE VERIFICAÇÃO t Procedimento: 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Remova a roda. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 3. Eleve o veículo. 4. Meça a espessura do disco de freio em vários pontos usando um paquímetro adequado. Tolerância permissível entre os discos de freio dianteiros em vários pontos de medição: 0,01 mm.! Atenção: espessura mínima permíssivel para os discos de freio dianteiro ventilado XX mm. Nota: a ilustração está mostrando o disco de freio sem a pinça de freio para melhor visualização, mas para essa operação não é necessário remover a pinça. 5. Inspecione o estado da superfície dos discos de freio dianteiro quanto a: Pontos de superaquecimento (vidrado), apresentando cor azulada. Fendas, sinais de trincas ou rupturas. Canais ou cavidades profundas (sulcos). Caso os discos apresentem qualquer irregularidade, substitua-os. Nota: para os valores nominais de espessura do disco de freio, CONSULTE o item Especificações Técnicas, nesta seção. Nota: caso o disco de freio seja substituído, o conjunto de pastilhas de freio também deve ser substituído. 6. Instale a roda dianteira. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 7. Abaixe o veículo.

10 Freio a Disco Dianteiro! Atenção: acione várias vezes o pedal do freio, com o veículo parado, para que as pastilhas se acomodem na área de frenagem do disco. t 8. Faça um teste de funcionamento de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios.

11 Freio a Disco Dianteiro PINÇA DE FREIO (PARCIAL) REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Remova a roda. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 3. Eleve o veículo. 4. Remova a mola de apoio da pastilha (1), desencaixando-a das regiões indicadas com uma chave de fenda. 5. Coloque uma bandeja no solo, sob o disco de freio, para coletar o fluido que escorrer da mangueira flexível do freio. 6. Remova a conexão do parafuso vazado (4) da mangueira flexível de freio. Nota: tampe a conexão da mangueira flexível de freio para não escoar o fluido de freio do reservatório, utilizando um tampão adequado. 7. Remova manualmente os tampões protetores (2 e 3) dos parafusos de fixação da pinça de freio.! Cuidado: lave imediatamente qualquer respingo de fluido de freio nas partes pintadas do tveículo.

12 Freio a Disco Dianteiro 8. Remova os parafusos (1 e 2) de fixação da pinça de freio (4). t9. Remova a pinça de freio, de seu alojamento. 10. Remova as pastilhas de freio, da pinça de freio, desencaixando a pastilha interna (3) do corpo do êmbolo. 11. Limpe o conjunto da pinça de freio e pastilhas e região de alojamento da pinça de freio, a seco. 12. Pressione o êmbolo da pinça de freio (caso não tenha sido reparado), utilizando um grampo adequado, até que o êmbolo apoiese no final do cilindro.

13 Freio a Disco Dianteiro Instalação t 1. Substitua os anéis de vedação do parafuso vazado da conexão da mangueira flexível de freio.! Atenção: cuidado para que a mangueira flexível de freio não fique tensionada ou torcida. 2. Instale as pastilhas de freio na pinça de freio, encaixando a pastilha interna (1) no corpo do êmbolo. 3. Instale a pinça de freio (4) em seu alojamento. 4. Instale os parafusos (2 e 3) de fixação da pinça de freio, apertando-os com o torque de 50 Nm (37 lbf.pé).

14 Freio a Disco Dianteiro 5. Instale tampões protetores (2 e 3) dos parafusos de fixação da pinça de freio. t6. Instale a conexão do parafuso vazado (1) da mangueira flexível do freio, apertando-a com o torque de 50 Nm (37 lbf.pé). 7. Instale a mola de apoio da pastilha (4) encaixando-a nas regiões indicadas. 8. Instale a roda. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 9. Sangre o sistema de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Freio Hidráulico. 10. Abaixe o veículo.! Atenção: acione várias vezes o pedal do freio, com o veículo parado, para que as pastilhas se acomodem na área de frenagem do disco. 11. Faça um teste de funcionamento de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios.

15 Freio a Disco Dianteiro PINÇA DE FREIO (COMPLETA) REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Remova a roda dianteira. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 3. Eleve o veículo. 4. Coloque uma bandeja no solo, sob o disco de freio, para coletar o fluido de freio que possa escorrer da pinça. 5. Remova a conexão do parafuso vazado (1) da mangueira flexível de freio. Nota: tampe a conexão da mangueira flexível de freio para não escoar o fluido de freio do reservatório, utilizando um tampão adequado.! Cuidado: lave imediatamente qualquer respingo de fluido de freio nas partes pintadas do tveículo. 6. Remova os parafusos de fixação indicados, do suporte da pinça de freio. Nota: antes de remover a pinça de freio do seu alojamento, force manualmente, o conjunto da pinça com as pastilhas contra o disco, com movimentos laterais, até abrir uma pequena folga entre as pastilhas e o disco. Isto deve ser feito para facilitar a montagem da pinça sem a remoção das pastilhas. 7. Remova a pinça de freio (2) completa com suporte, de seu alojamento. 8. Limpe a pinça de freio e região de alojamento da pinça de freio.

16 Freio a Disco Dianteiro Instalação t! Aplique trava química (torque alto) nos parafusos de fixação do suporte da Atenção: pinça de freio. Susbtitua os anéis de vedação do parafuso vazado, da conexão da mangueira flexível de freio. Cuidado para que a mangueira flexível de freio não fique tensionada ou torcida. 1. Instale a pinça de freio (2) completa, com suporte, em seu alojamento. 2. Instale os parafusos de fixação do suporte da pinça de freio, apertando-as com o torque de 130 Nm (96 lbf.pé). 3. Instale a conexão do parafuso vazado (1) da mangueira flexível de freio com o torque de 50 Nm (37 lbf.pé). 4. Instale a roda dianteira. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Rodas e Pneus. 5. Sangre o sistema de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Freio Hidráulico. 6. Abaixe o veículo.! Atenção: acione várias vezes o pedal do freio, com o veículo parado, para que as pastilhas se acomodem na área de frenagem do disco. 7. Faça um teste de funcionamento de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios.

17 Freio a Disco Dianteiro MANGUEIRA / FLEXÍVEL DE FREIO DA RODA REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Abra o capuz. 3. Eleve o veículo. Nota: t4. Coloque uma bandeja sob a mangueira/ flexível para coletar o fluido de freio que possa escorrer. 5. Remova os parafusos de fixação do suporte da mangueira/flexível de freio no eixo dianteiro. 6. Desconecte a conexão (2) da mangueira/ flexível de freio dianteira do tubo de freio. Nota: tampe a saída do fluido de freio na conexão do tubo. 7. Remova a trava de retenção (1) da mangueira/flexível de freio. 8. Desconecte a conexão (parafuso vazado) (4) da mangueira/flexível de freio com a pinça de freio. 9. Remova a mangueira/flexível de freio (3) de seu alojamento. a ilustração ao lado, está mostrando o veículo sem a roda para visualizar melhor a região onde está instalada a mangueira/flexível de freio, porém, para removê-la, não há necessidade de remover a roda. 10. Limpe as extremidades das conexões da mangueira/flexível de freio.

18 Freio a Disco Dianteiro Instalação t! Substitua os anéis de vedação do parafuso vazado da conexão da mangueira/ Atenção: flexível de freio. Cuidado para que a mangueira/flexível de freio não fique tensionada ou torcida. 1. Instale a mangueira/flexível de freio (3) em seu alojamento. 2. Instale a conexão (parafuso vazado) (4) da mangueira/ flexível de freio com a pinça de freio, aperte o parafuso vazado com o torque de 50 Nm (37 lbf.pé). 3. Instale a trava de retenção (1) da mangueira/flexível de freio. 4. Conecte a conexão da mangueira/flexível de freio dianteira no tubo de freio (2). Aperte a conexão com o torque de 15 Nm (11 lbf.pé). 5. Instale os parafusos de fixação do suporte da mangueira/flexível de freio no eixo dianteiro, aperte os parafusos com o torque de 10 Nm (88 lb.pol.). 6. Faça sangria no sistema de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios. 7. Funcione o motor. Verifique o funcionamento do freio e se não há ocorrência de vazamentos. 8. Feche o capuz.

19 Freio a Disco Dianteiro MANGUEIRA / FLEXÍVEL DE FREIO INTERMEDIÁRIA REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Abra o capuz. 3. Coloque uma bandeja sob a mangueira (flexível) para coletar o fluido de freio que possa escorrer. 4. Desconecte a conexão (1) da mangueira/ flexível de freio intermediária, junto ao tubo de freio dianteiro da linha traseira. 5. Remova a trava de retenção (2) de fixação da mangueira/flexível de freio intermediária com o suporte. Nota: tampe a saída do fluido de freio na conexão do tubo. 6. Desconecte a conexão (5), da mangueira/ flexível de freio intermediária, junto ao tubo de freio traseiro da linha traseira. 7. Remova a trava de retenção (4), de fixação da mangueira/flexível de freio intermediária com o suporte. 8. Remova a mangueira/flexível de freio intermediária (3) de seu alojamento. Nota: tampe a saída do fluido de freio na conexão do tubo.

20 Freio a Disco Dianteiro Instalação t1. Instale a mangueira/flexível de freio intermediária (3) em seu alojamento. 2. Conecte a conexão (5) da mangueira/ flexível de freio intermediária, junto ao tubo de freio traseiro da linha traseira. Aperte a conexão com o torque de 15 Nm (11 lbf.pé). 3. Instale a trava de retenção (4), de fixação da mangueira/flexível de freio intermediária com o suporte. 4. Conecte a conexão (1) da mangueira de freio flexível intermediária, junto com o tubo de freio dianteiro da linha traseira. Aperte a conexão com o torque de 15 Nm (11 lbf.pé). 5. Instale a trava de retenção (2), de fixação da mangueira/ flexível de freio intermediária com o suporte. 6. Faça sangria no sistema de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios. 7. Funcione o motor. Verifique o funcionamento do freio e se não há ocorrência de vazamentos. 8. Feche o capuz.

21 Freio a Disco Dianteiro TUBO / FLEXÍVEL DE FREIO DA RODA ESQUERDA REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Estacione o veículo sobre um elevador. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Abra o capuz. 3. Coloque uma bandeja sob a mangueira/flexível para coletar o fluido de freio que possa escorrer. 4. Desconecte a conexão (1) do tubo / flexível de freio da roda dianteira esquerda com a conexão T, pela região do compartimento do motor. Nota: tampe a saída do fluido de freio na conexão T, utilizando um tampão adequado. 5. Eleve o veículo parcialmente.

22 Freio a Disco Dianteiro 6. Desconecte a conexão (1) do tubo / flexível de freio da roda esquerda com a mangueira/ tflexível de freio da roda. Nota: tampe a saída do fluido de freio na conexão T, utilizando um tampão adequado. 7. Desencaixe da carroçaria o ilhol de borracha de passagem do tubo / flexível de freio (seta). 8. Remova o tubo / flexível de freio de seu alojamento, retirando-o pela caixa de roda. 9. Limpe as extremidades das conexões dos tubos de freio. Instalação 1. Instale o tubo / flexível de freio em seu alojamento pela caixa de roda. 2. Encaixe no orifício da carroçaria o ilhol de borracha (seta). 3. Conecte a conexão (1) tubo / flexível de freio da roda esquerda com a mangueira/flexível de freio da roda. Aperte a conexão com o torque de 15 Nm (11 lbf.pé). 4. Abaixe o veículo.

23 Freio a Disco Dianteiro Conecte a conexão (1) do tubo (flexível) de freio da roda dianteira esquerda com a tconexão T pela região do compartimento do motor. Aperte a conexão com o torque de 15 Nm (11 lbf.pé). 6. Faça sangria no sistema de freio. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Informações Gerais Sistema de Freios. 7. Funcione o motor. Verifique o funcionamento do freio e se não há ocorrência de vazamentos. 8. Feche o capuz.

24 Freio a Disco Dianteiro ESPECIFICAÇÕES Especificação Geral Descrição N o de Peça Trava química G Loctite Fluido de freio DOT 4 Freio a Disco Disco de Freio Diâmetro do disco Espessura do disco (novo) Espessura mínima do disco Desvio lateral máximo do disco Diferença máxima de espessura entre os discos Especificação 306 mm 20 mm XX mm 0,03 mm 0,02 mm Especificações de Torque Descrição Nm lbf.pé lb.pol. Parafuso do suporte da pinça de freio Parafuso de fixação da pinça Parafuso vazado da mangueira do freio Conexão da mangueira/flexível de freio Parafuso de fixação do suporte da mangueira/flexível de freio t10-88

Reservatório e Linhas de Combustível

Reservatório e Linhas de Combustível Reservatório e Linhas de Combustível 310-01-1 tseção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 310-01-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

SEÇÃO Limpador e Lavador do Pára-brisa

SEÇÃO Limpador e Lavador do Pára-brisa Limpador e Lavador do Pára-brisa 501-16-1 SEÇÃO 501-16 Limpador e Lavador do Pára-brisa APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA RESERVATÓRIO DO LAVADOR DO PÁRA-BRISA... 501-16-02... 501-16-02

Leia mais

DHB Componentes Automotivos S.A.

DHB Componentes Automotivos S.A. Índice 1. PROCESSO DE DESMONTAGEM DA BOMBA HIDRÁULICA 1.1. Primeiro passo: providências 1.2. Segundo passo: desconexão das mangueiras 1.3. Terceiro passo: desmontagem da correia 1.4. Quarto passo: desmontagem

Leia mais

15. FREIO HIDRÁULICO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 15-1 XR250

15. FREIO HIDRÁULICO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 15-1 XR250 XR250 15. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 15-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 15-2 TROCA DO FLUIDO DE FREIO/ SANGRIA DE AR 15-3 DISCO/PASTILHAS DO FREIO 15-4 CILINDRO MESTRE 15-7 CÁLIPER DO FREIO 15-12 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

Leia mais

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO 1 de 19 15/07/2011 14:20 Seção 310-01 Reservatório e Linhas Seção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger Índice Assunto Página FERRAMENTAS ESPECIAIS 310-01-02 DESCRIÇÃO

Leia mais

Montagem e Desmontagem do Sistema de Freio do Santana

Montagem e Desmontagem do Sistema de Freio do Santana Montagem e Desmontagem do Sistema de Freio do Santana A correta manutenção do sistema de freios é um dos aspectos mais importantes, pois o mau funcionamento ou perda de capacidade de frenagem do automóvel

Leia mais

29/10/ Literatura de Serviço FORD - 4a Edição

29/10/ Literatura de Serviço FORD - 4a Edição Ferramenta(s) Especial(is) Jogo de Expansores, Vedador de Teflon 211-D027 (D90P-3517-A) ou equivalente Extrator dos terminais de direção Tirante 211-001 (TOOL-3290-D) ou equivalente Remoção 1. Gire a roda

Leia mais

CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 MANUAL DE MONTAGEM ÍNDICE INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 2 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 4 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 11 REVISÃO DE ENTREGA... 12 MANUAL

Leia mais

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 VT600C MANUAL DE MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 1 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 3 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 6 REVISÃO DE ENTREGA...

Leia mais

ASSUNTO: Recall Substituição das Pinças de Freio Traseiro Veículos SWIFT SPORT e SWIFT SPORT R

ASSUNTO: Recall Substituição das Pinças de Freio Traseiro Veículos SWIFT SPORT e SWIFT SPORT R NEWSLETTER Data: 24/06/2016 Nº: 1500 Nº. Páginas: 9 ASSUNTO: Recall Substituição das Pinças de Freio Traseiro Veículos SWIFT SPORT e SWIFT SPORT R CIRCULAÇÃO DIRETORIA GERENTE DE VENDAS GERENTE GERAL GERENTE

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE TRAVA, PNEU ESTEPE, ANTIFURTO CAPA1839 VEÍCULO: APLICAÇÕES ANO/MODELO: L200 TRITON SPORT 2017 /... AUTOMOTORES DO BRASIL LTDA. ÍNDICE PÁGINA 1 - Apresentação...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE

MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE MANUAL DE INSTALAÇÃO E USO ANTIFURTO DO ESTEPE TRAVA, PNEU ESTEPE, ANTIFURTO RANGER VEÍCULO: APLICAÇÕES ANO/MODELO: Ford RANGER 2015 /... JTN INDUSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS LTDA. ÍNDICE PÁGINA 1 - Apresentação...

Leia mais

Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas

Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas Página MANUTENÇÃO DA CABEÇA DO CILINDRO... 120 Remoção do cabeça do cilindro... 120 Desmontagem... 121 Inspeção e reparo... 121 Montagem... 123 Instalação da cabeça

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA HVLP10

PISTOLA DE PINTURA HVLP10 *Imagens meramente ilustrativas PISTOLA DE PINTURA HVLP10 Manual de Instruções 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA HVLP10 Modelo Bico Pressão de trabalho Consumo de ar V8-HVLP10 1,4 mm 30-50 PSI 380

Leia mais

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO NX-4 FALCON 9. /ARTICULAÇÃO DE MUDANÇA DE MARCHAS INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 9-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 9-2 REMOÇÃO DA TAMPA LATERAL DIREITA DA CARCAÇA DO MOTOR 9-3 9-5 ENGRENAGEM MOTORA PRIMÁRIA 9-11 ARTICULAÇÃO

Leia mais

Installation instructions, accessories. Reboque, amovível. Volvo Car Corporation Gothenburg, Sweden. Página 1 / 22

Installation instructions, accessories. Reboque, amovível. Volvo Car Corporation Gothenburg, Sweden. Página 1 / 22 Installation instructions, accessories Instrução n.º 31269628 Versão 1.7 Peça N.º 31269625 Reboque, amovível Volvo Car Corporation Reboque, amovível- 31269628 - V1.7 Página 1 / 22 Equipamento A0000162

Leia mais

Manual de Instalação e Manutenção Série AP

Manual de Instalação e Manutenção Série AP Manual de Instalação e Manutenção Série AP INTRODUÇÃO ÍNDICE Introdução... 1 1 Instalação... 1 2 Manutenção... 2 2.1 Desmontagem... 2 Simples ação sem volante... 2 Simples ação com volante... 2 Dupla ação

Leia mais

8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 NX-4 FALCON REMOÇÃO DO PISTÃO 8-4 INSTALAÇÃO DO PISTÃO 8-7 INSTALAÇÃO DO CILINDRO 8-9

8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 NX-4 FALCON REMOÇÃO DO PISTÃO 8-4 INSTALAÇÃO DO PISTÃO 8-7 INSTALAÇÃO DO CILINDRO 8-9 NX-4 FALCON 8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 8-2 REMOÇÃO DO CILINDRO 8-3 REMOÇÃO DO PISTÃO 8-4 INSTALAÇÃO DO PISTÃO 8-7 INSTALAÇÃO DO CILINDRO 8-9 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM RK 31074MC RK 31074MEC FIESTA E ECOSPORT As revisões e manutenções preventivas do sistema estão indicados no manual do proprietário. Siga o procedimento para verificação do conjunto

Leia mais

Retentor traseiro do veio de saída da caixa de transferência - 2.7L V6 - TdV6 ( )

Retentor traseiro do veio de saída da caixa de transferência - 2.7L V6 - TdV6 ( ) Página 1 de 9 Publicado: 14/Jun/2005 Retentor traseiro do veio de saída da caixa de transferência - 2.7L V6 - TdV6 (41.20.54) Ferramentas especiais de serviço Ferramenta de desmontagem/montagem (LRT-54-015)

Leia mais

Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão

Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão Admissão 303-12-1 tseção 303-12 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 303-12-03 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-12-04 DIAGNÓSTICOS

Leia mais

Manual de Instruções. Máquina de Costura Galoneira Industrial SM-500-5Z SM-500-Z SM-500 W500

Manual de Instruções. Máquina de Costura Galoneira Industrial SM-500-5Z SM-500-Z SM-500 W500 Manual de Instruções Máquina de Costura Galoneira Industrial Máquina de Costura Galoneira Industrial SM-500-5Z SM-500-Z SM-500 W500 1 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. A. LUBRIFICAÇÃO COM ÓLEO. B. LUBRIFICAÇÃO COM

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO NX-4 FALCON 4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-1 RESERVATÓRIO DE ÓLEO 4-2 TUBO DE ÓLEO 4-3 BOMBA DE ÓLEO/TELA DE ÓLEO 4-4 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Truck Components Eaton Corporation Truck Division Quality Plan & Field Services Boletim de Serviços

Truck Components Eaton Corporation Truck Division Quality Plan & Field Services Boletim de Serviços Objetivo : Definir as folgas axiais das caixas médias Procedimento : 1) identifique o modelo de sua caixa de câmbio através da plaqueta de identificação, situada no lado esquerdo da caixa de câmbio. No

Leia mais

AVISO: Não trabalhe por baixo do veículo se estiver apoiado apenas num macaco. Apoie sempre o veículo em preguiças.

AVISO: Não trabalhe por baixo do veículo se estiver apoiado apenas num macaco. Apoie sempre o veículo em preguiças. Página 1 de 6 Publicado: 24/Mai/2007 Eixo (54.10.01) Ferramentas especiais de serviço Separador de rótulas 205-754 Desmontagem 1. AVISO: Não trabalhe por baixo do veículo se estiver apoiado apenas num

Leia mais

Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS)

Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) Instrução n.º Versão Peça N.º 31330604 1.7 31414189, 31201481 Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) Página 1 / 9 Ferramentas especiais T9513035 Ferramenta TPMS Número de ferramenta: T9513035

Leia mais

Manual de Reparações. MR EuroTech Embreagem. Embreagem. EuroTech. Descrição de Reparações

Manual de Reparações. MR EuroTech Embreagem. Embreagem. EuroTech. Descrição de Reparações Manual de Reparações MR 3 2002-07-31 EuroTech Embreagem Embreagem EuroTech Descrição de Reparações Índice Generalidades 5 Características e dados 6 Diagnose 7 Remoção da 9 Substituição do mancal de desaplicação

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO B.S. REDE N 009/10

BOLETIM DE SERVIÇO B.S. REDE N 009/10 DATA: Agosto/2010 MOTOR: ACTEON 4.12 e 6.12 OBJETIVO: CORREÇÃO DE OCORRÊNCIAS DE VAZAMENTO DE ÁGUA NO CAMPO INTRODUÇÃO: Os seguintes procedimentos serão apresentados neste boletim: A) Desmontagem dos componentes

Leia mais

R01 MANUAL DE DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ACUMULADORES DE BEXIGA 1/6 1 - CARACTERÍSTICAS

R01 MANUAL DE DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ACUMULADORES DE BEXIGA 1/6 1 - CARACTERÍSTICAS MANUAL DE DESMONTAGEM E MONTAGEM DE ACUMULADORES DE BEXIGA 1 - CARACTERÍSTICAS - Se o acumulador precisa ser desmontado por qualquer razão, o procedimento seguinte deve ser seguido na sequência mostrada.

Leia mais

Seção 13 SILENCIOSOS

Seção 13 SILENCIOSOS Seção 13 SILENCIOSOS Índice da seção Página Silenciosos Modelos das séries 85400, 115400, 185400 Silencioso padrão Remoção... 3 Modelos das séries 97700, 99700 Remoção... 4 Modelos da série104700 Remoção...

Leia mais

Manual de Montagem, Instalação e Uso Mosquiteira Recolhível 40 TELAS

Manual de Montagem, Instalação e Uso Mosquiteira Recolhível 40 TELAS Manual de Montagem, Instalação e Uso Medição Inicie fazendo a medição da largura e altura, meça em pelo menos dois pontos e utilize a menor medida. Largura Interno L Sobrepor L Observe que sempre será

Leia mais

SISTEMA I MOTION. FOX - I Motion

SISTEMA I MOTION. FOX - I Motion SISTEMA I MOTION FOX - I Motion Professor SCOPINO Técnico e Administrador da Auto Mecânica Scopino Professor do Umec Universo do Mecânico Ex-Professor do Senai Diretor do Sindirepa-SP Consultor do Jornal

Leia mais

14. RODA TRASEIRA/SUSPENSÃO

14. RODA TRASEIRA/SUSPENSÃO XR250 14. RODA TRASEIRA/SUSPENSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 14-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 14-2 RODA TRASEIRA 14-3 FREIO TRASEIRO 14-9 AMORTECEDOR 14-13 SUSPENSÃO 14-15 BRAÇO OSCILANTE 14-18 COMO AJUSTAR A ALTURA

Leia mais

Seu manual do usuário SINGER 2756A-311

Seu manual do usuário SINGER 2756A-311 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Ford Focus Frente pastilha de freio

Ford Focus Frente pastilha de freio 2005-2007 Ford Focus Frente pastilha de freio substituição Substituir as pastilhas de freio em todos os modelos Focus 2005-2007 com travões de tambor. Redigido por: David Hodson INTRODUÇÃO As etapas neste

Leia mais

Alarme, Sistema de Alarme Volvo Guard, sirene

Alarme, Sistema de Alarme Volvo Guard, sirene Installation instructions, accessories Instrução n.º 31316253 Versão 1.2 Peça N.º 31316217, 31316219, 31414750, 31428180 Alarme, Sistema de Alarme Volvo Guard, sirene Volvo Car Corporation Alarme, Sistema

Leia mais

Manual de reparação Caixa de velocidades VW 02T. INA GearBOX

Manual de reparação Caixa de velocidades VW 02T. INA GearBOX Manual de reparação Caixa de velocidades VW 02T INA GearBOX Ferramentas especiais Peça de encaixe: Usada para empurrar o rolamento de esfera de ranhura dupla profunda para fora do corpo. Refª: 400 0428

Leia mais

RODAS, PNEUS E JANTES

RODAS, PNEUS E JANTES RODAS, PNEUS E JANTES COMO TROCAR UM PNEU FURADO Lembre-se de sempre verificar o estado do seu estepe. Se ele está de acordo com as especificações do veículo, se está com a calibragem correta e em dia,

Leia mais

Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico

Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico Engenharia de Aplicação BGL Vídeo 05: MONTAGEM de BUCHA DE FIXAÇÃO HIDRÁULICA sob ROLAMENTO Veja o passo-a-passo

Leia mais

8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 XR250 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 8-2 REMOÇÃO DO CILINDRO 8-3

8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 XR250 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 8-2 REMOÇÃO DO CILINDRO 8-3 XR250 8. CILINDRO/ INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 8-2 REMOÇÃO DO CILINDRO 8-3 REMOÇÃO DO 8-4 INSTALAÇÃO DO 8-6 INSTALAÇÃO DO CILINDRO 8-8 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INSTRUÇÕES GERAIS O motor

Leia mais

Empilhadeira Elétrica LEE25

Empilhadeira Elétrica LEE25 Empilhadeira Elétrica LEE25 Manual de peças 1 TRANSMISSÃO Y 1 7038.010.132.00.2 1 Motor Elétrico da Direção 2 7038.010.133.00.0 1 Junta 7 7038.010.134.00.8 1 Tampa 8 7038.010.135.00.5 1 Carcaça 12 7038.010.136.00.6

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DA VÁLVULA CORTA FLUXO DEAD MAN MODELO 417

MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DA VÁLVULA CORTA FLUXO DEAD MAN MODELO 417 MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DA VÁLVULA CORTA FLUXO DEAD MAN MODELO 417 D ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 04 2. INSTALAÇÃO DA VÁLVULA DE CORTE DE FLUXO 417 04 3. MANUTENÇÃO DA VÁLVULA 417 3.1. Ferramentas

Leia mais

Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico

Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico Engenharia de Aplicação BGL Vídeo 09: MONTAGEM de BUCHA DE DESMONTAGEM sob ROLAMENTO Veja o passo-a-passo

Leia mais

SEÇÃO 9 Pistões - Anéis - Hastes

SEÇÃO 9 Pistões - Anéis - Hastes SEÇÃO Pistões - néis - Hastes Índice da Seção Página PISTÕES Remoção... Verificação... Verificação de Desgaste na Área do nel do Pistão... Montagem... Instalação no Cilindro... 5 PINOS DO PISTÃO Tamanho

Leia mais

SUSPENSOR PNEUMÁTICO AÇÃO DIRETA FS250-09

SUSPENSOR PNEUMÁTICO AÇÃO DIRETA FS250-09 Manual de Montagem, Operação e Manutenção SUSPENSOR PNEUMÁTICO AÇÃO DIRETA FS250-09 Português Índice Página 1 Introdução 5 1.1 Aplicação e características gerais 5 1.2 Segurança 5 1.3 Componentes do suspensor

Leia mais

SEÇÃO 12 Synchro -Balance e Oscilação de Balanço do Contador

SEÇÃO 12 Synchro -Balance e Oscilação de Balanço do Contador SEÇÃO Synchro -Balance e Oscilação de Balanço do Contador ÍNDICE DA SEÇÃO Página Synchro -Balance Operação do Synchro--Balance... Operação do Sistema de Oscilação de Balanço do Contador... Modelos 70000,

Leia mais

AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012

AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012 AJUSTADORES AUTOMÁTICOS DE FREIO JUNHO 2012 Conheça o funcionamento, diagnóstico e reparo do ajustador de freio automático, um componente primordial para segurança, aplicado em veículos pesados. Que a

Leia mais

Instalação do Trip Master para a CRF1000L Africa Twin

Instalação do Trip Master para a CRF1000L Africa Twin Conteúdos do kit Conjunto de contadores Trip Master Sensor da roda dianteira Íman do disco de travão Comando do lado esquerdo 2 abraçadeiras para contador 2 parafusos de 6 mm 2 porcas de bloqueio de 5

Leia mais

A segurança em primeiro lugar:

A segurança em primeiro lugar: A segurança em primeiro lugar: Conselhos práticos e indicações de verificação e reparação de travões de disco Observações preliminares As descrições seguintes têm um carácter meramente generalista. Não

Leia mais

Installation instructions, accessories. Reboque, amovível. Volvo Car Corporation Gothenburg, Sweden

Installation instructions, accessories. Reboque, amovível. Volvo Car Corporation Gothenburg, Sweden Installation instructions, accessories Instrução n.º 31269488 Versão 1.5 Peça N.º 31269508, 31269514, 31269512, 31269510, 31269516, 31269539 Reboque, amovível IMG-260235 Volvo Car Corporation Reboque,

Leia mais

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2.

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2. 0 Lista de materiais Código Descrição Unidades 1 Carcaça 1 2 Placas superior e inferior 2 3 Molde 6 4 Roletes de suporte 2 5 Pinos dos roletes de suporte 2 6 Alavanca 1 7 Bolsa de peças de reposição 1

Leia mais

DIAGNÓSTICOS E CORREÇÕES DE SISTEMA DE FREIOS HIDRÁULICOS. 9ª Edição

DIAGNÓSTICOS E CORREÇÕES DE SISTEMA DE FREIOS HIDRÁULICOS. 9ª Edição DIAGNÓSTICOS E CORREÇÕES DE SISTEMA DE FREIOS HIDRÁULICOS 9ª Edição POLÍTICA DE QUALIDADE Nosso compromisso é melhorar continuamente a qualidade de nossos produtos e serviços, atendendo ou superando os

Leia mais

Bombas de Direção Bombas de Direção com Reservatório remoto com Reservatório acoplado Bombas de Direção Bombas de Direção Bombas de Direção Bombas de Direção Removendo a trava traseira, retira-se a trava

Leia mais

Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico

Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico Instruções de Montagem e Desmontagem de Buchas sob Rolamentos Autocompensadores com Furo Cônico Engenharia de Aplicação BGL Vídeo 10: MONTAGEM de BUCHA DE DESMONTAGEM HIDRÁULICA sob ROLAMENTO autocompensador

Leia mais

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFG ÍNDICE: Componentes do motocultivador Abastecimento de Óleo na Transmissão Funcionamento do Motor...

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFG ÍNDICE: Componentes do motocultivador Abastecimento de Óleo na Transmissão Funcionamento do Motor... BFG 91 PLUS MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFG ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Gasolina... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Gasolina...

Leia mais

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 14-1

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 14-1 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 14-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 14-1 DESCRIÇÃO DO SISTEMA 14-2 INSPEÇÃO DA ÁRVORE DE MANIVELAS 14-3 BRONZINAS DA ÁRVORE DE MANIVELAS 14-3 BRONZINAS DA BIELA 14-8 BIELA 14-10 INFORMAÇÕES

Leia mais

Kit de controlo de velocidade Cortador GrandStand de 2001 e posterior Modelo nº Instruções de instalação

Kit de controlo de velocidade Cortador GrandStand de 2001 e posterior Modelo nº Instruções de instalação Kit de controlo de velocidade Cortador GrandStand de 200 e posterior Modelo nº 9-7390 Form No. 3369-626 Rev A Instruções de instalação Segurança Autocolantes de segurança e de instruções Os autocolantes

Leia mais

LOUÇAS SANITÁRIAS MANUAL DE INSTRUÇÕES

LOUÇAS SANITÁRIAS MANUAL DE INSTRUÇÕES LOUÇAS SANITÁRIAS MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM, AJUSTE E MANUTENÇÃO DO MECANISMO DUAL FLUSH DESENHO DA INSTALAÇÃO 1/2 BSP LADRÃO "H": Altura de instalação (Ajustável entre 238 e 338mm)

Leia mais

11. TRANSMISSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 11-1 NX-4 FALCON

11. TRANSMISSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 11-1 NX-4 FALCON NX-4 FALCON 11. TRANSMISSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 11-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 11-2 SEPARAÇÃO DA CARCAÇA DO MOTOR 11-3 DESMONTAGEM DA TRANSMISSÃO 11-4 MONTAGEM DA TRANSMISSÃO 11-9 MONTAGEM DA CARCAÇA DO

Leia mais

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO XR250 2. CHASSI/CARENAGEM/ SISTEMA DE ESCAPAMENTO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 2-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 2-1 ASSENTO 2-2 TAMPAS LATERAIS 2-2 RABETA 2-2 SUPORTE DA PLACA DE LICENSA 2-3 PROTETORES LATERAIS 2-3

Leia mais

5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO

5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO NX-4 FALCON 5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 5-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 5-3 CARCAÇA DO FILTRO DE AR 5-4 CARCAÇA DO FILTRO DE AR SECUNDÁRIO 5-7 REMOÇÃO DO CARBURADOR 5-7 DESMONTAGEM DO CARBURADOR

Leia mais

7.CABEÇOTE/VÁLVULAS INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNOSE DE DEFEITOS 7-1 NX350 SAHARA

7.CABEÇOTE/VÁLVULAS INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNOSE DE DEFEITOS 7-1 NX350 SAHARA 7.CABEÇOTE/VÁLVULAS INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 7-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 7-1 REMOÇÃO DA ÁRVORE DE COMANDO 7-2 DESMONTAGEM/MONTAGEM DA TAMPA DO CABEÇOTE 7-3 DESMONTAGEM/MONTAGEM DA ÁRVORE DE COMANDO 7-4 REMOÇÃO/INSTALAÇÃO

Leia mais

Utilize protetores para evitar danos no aro durante a utilização das alavancas de remoção de pneu.

Utilize protetores para evitar danos no aro durante a utilização das alavancas de remoção de pneu. NX-4 FALCON 13. RODA DIANTEIRA/SUSPENSÃO/ SISTEMA DE DIREÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 13-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 13-2 RODA DIANTEIRA 13-3 SUSPENSÃO DIANTEIRA 13-10 GUIDÃO 13-19 COLUNA DE DIREÇÃO 13-26 INFORMAÇÕES

Leia mais

1º REMOVA O PROTETOR DE CAÇAMBA SE TIVER.

1º REMOVA O PROTETOR DE CAÇAMBA SE TIVER. MANUAL DE INSTALAÇÃO DA TAMPA DE AÇO. APLICAÇÃO = S-102P.4P., SILVERADO2P.,RANGER2P.,4P.,F-2502P.,4P., TOYOTAS(todas),NISSAN(todas).MITSUBISHI(todas). DODGE4P., DAKOTA2P.,4P. Tampão Visto de lateral. QUANDO

Leia mais

COMO MONTAR O ARO MÓVEL 4 FUROS NO REQUADRO COM VIDRO:

COMO MONTAR O ARO MÓVEL 4 FUROS NO REQUADRO COM VIDRO: 1 INDÚSTRIA DE APARELHOS PARA GINÁSTICA LTDA VITA BASKET TABELA DE BASKET HIDRÁULICA MANUAL E ELÉTRICA MONTAGEM DA ESTRUTURA: Coloque o pino de trava da peça n. 2 (pistão) na peça n.1 (base). Coloque e

Leia mais

Preparativos Antes da Montagem

Preparativos Antes da Montagem Preparativos Antes da Montagem Manter o local da montagem seco e livre de poeira. Observar a limpeza do eixo, alojamento e das ferramentas. Organizar a área de trabalho. Selecionar as ferramentas adequadas

Leia mais

Harley-Davidson Sportster Evolução da frente Pastilhas de freio de substituição

Harley-Davidson Sportster Evolução da frente Pastilhas de freio de substituição Harley-Davidson Sportster Evolução da frente Pastilhas de freio de substituição Remoção e instalação de pastilhas dianteiras de freio Redigido por: Brett Hartt INTRODUÇÃO Este guia irá mostrar-lhe como

Leia mais

Parte 3: Catálogo de Peças Tanker e

Parte 3: Catálogo de Peças Tanker e Parte 3: Catálogo de Peças Tanker 17.000 e 20.000 Caixa de transmissão - Tanker 17.000 e 20.000 68 Caixa de transmissão - Tanker 17.000 e 20.000 Caixa de transmissão - Tanker 17.000 e 20.000 01 05104409

Leia mais

Seção 4 Sistemas de combustível e carburação

Seção 4 Sistemas de combustível e carburação Seção 4 Sistemas de combustível e carburação Página CARBURAÇÃO... 79 Identificação do carburador... 79 Remoção do carburador... 79 Manutenção do carburador... 81 Carburador Aisan - Modelos 290700, 303700,

Leia mais

4 / 81. Parte 4: Catálogo de Peças Tanker e

4 / 81. Parte 4: Catálogo de Peças Tanker e 4 / 81 Parte 4: Catálogo de Peças Tanker 10.500 e 12.000 4 / 82 CHASSI 01 26000007 Suporte lateral 02 02 26000008 Suporte intermediário lateral 03 03 26000009 Suporte intermediário dianteiro 02 04 26000010

Leia mais

KIT CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA

KIT CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA *Imagens meramente ilustrativas KIT CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Manual de Instrução www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS KIT CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMATICA Modelo V8 Chave de

Leia mais

Kit de seleção de linha automática Broca direcional 2024 AVISO

Kit de seleção de linha automática Broca direcional 2024 AVISO Kit de seleção de linha automática Broca direcional 2024 Modelo nº 132-4193 Form No. 3397-162 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento do Estado da Califórnia

Leia mais

Componentes do Ponto de Distribuição

Componentes do Ponto de Distribuição Componentes do Ponto de Distribuição Ferramenta(s) Especial(ais) Placa de Alinhamento, Árvore de Comando de Válvulas 303-D039 ou similar Remoção CUIDADO: durante os procedimentos de reparo, a limpeza é

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO RB 701

MANUAL DO USUÁRIO RB 701 MANUAL DO USUÁRIO RB 701 IMPORTANTE: Antes de utilizar o equipamento, por favor, leia atentamente o manual do usuário e as especificações técnicas do produto. Mantenha o manual do usuário em mãos no momento

Leia mais

Barra de reboque, cablagem, 13 pinos

Barra de reboque, cablagem, 13 pinos Installation instructions, accessories Instrução n.º 31346064 Versão 1.2 Peça N.º 31346060, 31414905 Barra de reboque, cablagem, 13 pinos Volvo Car Corporation Barra de reboque, cablagem, 13 pinos- 31346064

Leia mais

24. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 24-1 PARTIDA ELÉTRICA/ EMBREAGEM DE PARTIDA

24. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 24-1 PARTIDA ELÉTRICA/ EMBREAGEM DE PARTIDA 24. PARTIDA ELÉTRICA/ EMBREAGEM INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 24-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 24-1 MOTOR 24-3 MAGNÉTICO 24-6 INSPEÇÃO DO DIODO DO DA EMBREAGEM 24-8 INSPEÇÃO DA EMBREAGEM 24-8 INSPEÇÃO DO PINHÃO 24-9

Leia mais

Kit de suspensão hidráulica remota Veículo utilitário Workman da série HD AVISO

Kit de suspensão hidráulica remota Veículo utilitário Workman da série HD AVISO Kit de suspensão hidráulica remota Veículo utilitário Workman da série HD Modelo nº 117-4828 Form No. 3386-927 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento do Estado

Leia mais

Adaptador de montagem no teto

Adaptador de montagem no teto SADT - 100EC Adaptador de montagem no teto imagine as possibilidades Obrigado por adquirir este produto Samsung. Para receber um atendimento mais completo, registre seu produto no site www.samsung.com/global/register

Leia mais

Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS

Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS Índice da seção Página Bielas Montagem da biela no pistão... 4 Verificação Instalação... 7 Remoção Torque... 8 Pistões Montagem do pistão na biela... 4 Verificação do desgaste

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE MANUTENÇÃO - 924K

GUIA PRÁTICO DE MANUTENÇÃO - 924K GUIA PRÁTICO DE MANUTENÇÃO - 924K GUIA PRÁTICO PARA VOCÊ REALIZAR A MANUTENÇÃO DO SEU PRÓPRIO EQUIPAMENTO. Para que sua Carregadeira de Rodas Cat 924K alcance a performance máxima, as manutenções preventivas

Leia mais

MACACO TIPO JACACÉ HIDROPNEUMATICO - JHP HIDRÁULICO

MACACO TIPO JACACÉ HIDROPNEUMATICO - JHP HIDRÁULICO MACACO TIPO JACACÉ HIDROPNEUMATICO - JHP15000-1 HIDRÁULICO R01 Parafuso 1 R02 Proteção da base 1 R03 Anel trava da base 1 R04 Tampa 1 R05 Anel trava do cilindro haste 1 R06 ANEL DE PTFE 1 R07 Anel o'ring

Leia mais

Manual de Montagem, Operação e Manutenção

Manual de Montagem, Operação e Manutenção Manual de Montagem, Operação e Manutenção INDICE 1 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO 3 2 COMPONENTES 3 3 FURAÇÃO DE FIXAÇÃO DA SAPATA 4 4 MONTAGEM EM VEÍCULO TRATOR 4 5 MONTAGEM EM IMPLEMENTO RODOVIÁRIO 4 6 DESTRAVANDO

Leia mais

Engate Esférico 90mm. Manual de Montagem, Operação e Manutenção

Engate Esférico 90mm. Manual de Montagem, Operação e Manutenção Engate Esférico 90mm PT Manual de Montagem, Operação e Manutenção Índice 1 Montagem... 4 1.1 Montagem Engate Esférico 90mm Modelo JB*BC 90 PT 2 Operação... 5 2.1 Acoplamento 2.2 Desacoplamento 3 Manutenção...

Leia mais

Aterramento e fornecimento de força. Aterramento na estrutura do chassi IMPORTANTE!

Aterramento e fornecimento de força. Aterramento na estrutura do chassi IMPORTANTE! Efetue todo o aterramento da carroceria na estrutura do chassi na longarina esquerda. O aterramento na longarina direita fará com que ocorra perda de tensão pois o polo negativo da bateria está conectado

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA Este folheto engloba as instruções gerais de manutenção para braços de carregamento REDLANDS e seus componentes. Caso necessite de peças de reposição,

Leia mais

SEMEADEIRA MANUAL INSTRUÇÕES DO OPERADOR

SEMEADEIRA MANUAL INSTRUÇÕES DO OPERADOR R SEMEADEIRA MANUAL INSTRUÇÕES DO OPERADOR INDÚSTRIA MECÂNICA KNAPIK LTDA Rua Prefeito Alfredo Metzler, 480 Bairro Santa Rosa 89.400-000 Porto União - SC Telefone (42)3522-2789 - 3522-1819 E-mail: vendas@knapik.com.br,

Leia mais

Cortador de Piso. Instruções Gerais. Medidas de Segurança Operação da Máquina Listas de peças

Cortador de Piso. Instruções Gerais. Medidas de Segurança Operação da Máquina Listas de peças Cortador de Piso Instruções Gerais Medidas de Segurança Operação da Máquina Listas de peças INSTRUÇÕES E PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA PARA OPERAÇÃO DA CORTADORA 1. Ler e entender as instruções antes de operar

Leia mais

Engate de reboque, fixo

Engate de reboque, fixo Installation instructions, accessories Instrução n.º 31338955 Versão 1.0 Peça N.º 31359718, 31359740, 31414266 Engate de reboque, fixo Volvo Car Corporation Engate de reboque, fixo- 31338955 - V1.0 Página

Leia mais

Manual Filtros SFMC 150/400/1000

Manual Filtros SFMC 150/400/1000 Manual Filtros SFMC 150/400/1000 Filtro Micrônico e Coalescente, com capacidade de retenção de sólidos de 5 micra e separação de água com eficiência de 99,5% e vazão de 150 ou 400 litros por minuto. Composto

Leia mais

Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter

Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter Página CILINDROS... 150 Inspeção e medição... 150 Retificação de cilindros... 150 Acabamento... 151 Limpeza... 151 MANCAIS DE MOTOR... 152 Mancal

Leia mais

Instrução de Modificação Linha SCC_WE

Instrução de Modificação Linha SCC_WE Instrução de Modificação Linha SCC_WE 2012 12 Dreno de Gordura Integrado para unidades de piso # 60.72.991 15.10.2012 1 h. Ferramentas Padrão SCC_WE, CM_P 201 Por favor, encaminhe estas informações diretamente

Leia mais

POLITRIZ ROTO ORBITAL

POLITRIZ ROTO ORBITAL *Imagens meramente ilustrativas POLITRIZ ROTO ORBITAL Manual de Instruções 1. DADOS TÉCNICOS POLITRIZ ROTO ORBITAL Modelo V8-RO-500 V8-RO-900 Tensão nominal 220V mono 220V mono Frequência 60Hz 60Hz Potência

Leia mais

13. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

13. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 13. RODA TRASEIRA/ SUSPENSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 13-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 13-1 REMOÇÃO/INSTALAÇÃO DA RODA TRASEIRA 13-2 DESMONTAGEM/MONTAGEM DA RODA TRASEIRA 13-3 REMOÇÃO/INSTALAÇÃO DO AMORTECEDOR

Leia mais

5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO

5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO XR250 5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 5-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 5-3 CARCAÇA DO FILTRO DE AR 5-4 REMOÇÃO DO CARBURADOR 5-4 DESMONTAGEM DO CARBURADOR 5-5 MONTAGEM DO CARBURADOR 5-9 INSTALAÇÃO

Leia mais

18. PARTIDA ELÉTRICA INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 18-1 NX-4 FALCON INTERRUPTOR DO RELÉ DE PARTIDA 18-9 DIODO DA EMBREAGEM DIODO DO PONTO MORTO 18-11

18. PARTIDA ELÉTRICA INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 18-1 NX-4 FALCON INTERRUPTOR DO RELÉ DE PARTIDA 18-9 DIODO DA EMBREAGEM DIODO DO PONTO MORTO 18-11 NX-4 FALCON 18. PARTIDA ELÉTRICA DIAGRAMA DO SISTEMA 18-0 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 18-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 18-2 MOTOR DE PARTIDA 18-4 INTERRUPTOR DO RELÉ DE PARTIDA 18-9 DIODO DA EMBREAGEM 18-11 DIODO

Leia mais

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Manual de Instruções ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: Antes de utilizar o aparelho, leia atentamente as

Leia mais

Seção 2 IGNIÇÃO. Índice da seção Página. Armações de ignição (bobinas) Testagem Remoção Instalação

Seção 2 IGNIÇÃO. Índice da seção Página. Armações de ignição (bobinas) Testagem Remoção Instalação Seção 2 IGNIÇÃO Índice da seção Página Armações de ignição (bobinas) Testagem... 2 Remoção... 3 Instalação... 4 Folga de ar, ajuste... 4-6 Alojamentos do ventilador Instalação... 10-14 Volantes Remoção...

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL Modelo Velocidade sem carga Pressão de trabalho Entrada de ar 1/4 Disco de

Leia mais

Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda

Aplicação da camada de tinta nos chassis, eixos e aros de roda Informações gerais sobre pintura Informações gerais sobre pintura IMPORTANTE! A Scania recomenda que peças feitas de material macio e flexível não devem ser pintadas. Mangueiras hidráulicas de borracha

Leia mais

12. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 12-1 SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR CORREIA V-MATIC

12. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 12-1 SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR CORREIA V-MATIC 12. SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR CORREIA V-MATIC INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 12-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 12-1 DESCRIÇÃO DO SISTEMA 12-2 CORREIA DE TRANSMISSÃO 12-5 POLIA MOTRIZ 12-6 EMBREAGEM/POLIA MOVIDA 12-10

Leia mais