Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão"

Transcrição

1 Admissão tseção Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO DIAGNÓSTICOS E VERIFICAÇÕES DISTRIBUIÇÃO E FILTRAGEM DO AR DE ADMISSÃO FLUXOGRAMA DE SINTOMAS TESTES PONTO-A-PONTO TESTE DE COMPONENTES INTERCOOLER TURBOCOMPRESSOR MANGUEIRA DE AR DO MOTOR ENTRE O COLETOR DE ADMISSÃO E O INTERCOOLER REMOÇÃO E INSTALAÇÃO CONDUTOR DE AR DO MOTOR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO ELEMENTO DO FILTRO DE AR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO FILTRO DE AR DO MOTOR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO MANGUEIRA DE AR DO MOTOR ENTRE O CONDUTOR DE AR DO MOTOR E O FILTRO DE AR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO MANGUEIRA DE AR DO MOTOR ENTRE O INTERCOOLER E O TURBOCOMPRESSOR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO FLANGE DE UNIÃO DO BOCAL DE ENTRADA DO FILTRO DE AR E A CARROÇARIA REMOÇÃO E INSTALAÇÃO MANGUEIRA DE AR DO MOTOR ENTRE O CONDUTOR DE AR DO MOTOR E O DUTO DE ADMISSÃO DE AR DO TURCOMPRESSOR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO

2 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão tseção Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão (Continuação) APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE INTERCOOLER DO MOTOR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO ESPECIFICAÇÕES

3 Admissão FERRAMENTAS ESPECIAIS t Ferramenta(s) Especial(ais) Trava da Polia da Bomba D água

4 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO t O sistema de ar de admissão nos motores consiste em um filtro de ar, tubulação de ar de admissão, turbocompressor, tubulação do intercooler de ar e o resfriador de ar. O ar entra pelo filtro de ar e é enviado ao turbocompressor. É então forçado através da tubulação de admissão, passando pelo o intercooler de ar, e enviado para o coletor de admissão. Do coletor de admissão, o ar é forçado para os cilindros. O turbocompressor utiliza a energia do gás do escapamento para girar o rotor da turbina, que aciona o compressor, para fornecer ar pressurizado ao motor, para a combustão. O ar adicional admitido pelo compressor, junto com uma quantidade maior de combustível injetado, aumenta o volume e o poder de combustão, gerando mais potência no motor.! o ar de admissão do motor deve ser filtrado para impedir que sujeira e resíduos Atençaõ: entrem no motor. Se a tubulação de admissão de ar estiver danificada ou solta, o ar não filtrado entrará no motor e causará desgaste prematuro.

5 Admissão DIAGNÓSTICOS E VERIFICAÇÕES DISTRIBUIÇÃO te FILTRAGEM DO AR DE ADMISSÃO Inspeção e Verificação 1. Confirme o problema informado pelo cliente, colocando o sistema em funcionamento. 2. Efetue uma inspeção visual e procure por sintomas óbvios de danos. Tabela de Inspeção Visual Danos Vazamentos de ar. Elemento do filtro ou tubo de admissão do ar entupido ou com restrição. Tampa ou alojamento do filtro de ar rachado ou quebrado. Tubo de saída do filtro de ar solto ou rachado. 3. Se for verificada uma causa óbvia para um problema observado ou apresentado, repare a falha (se possível) antes de prosseguir. 4. Se o problema persistir após a inspeção visual, confirme o sintoma e consulte o fluxograma de sintomas. 5. Verifique a localização da correia de acionamento. A correia deve estar centralizada, ou próximo ao centro das polias. O desalinhamento, para frente ou para trás, pode causar desgaste da correia e/ou falhas de movimentação da correia. 6. Verifique se há danos na correia. 7. Trincas transversais são aceitáveis. 8. Trincas longitudinais que cruzam com trincas transversais são inaceitáveis. Vazamentos de Ar no Sistema de Admissão de Ar Nota: vazamentos no sistema de admissão reduzem a quantidade de admissão de ar para os cilindros durante o funcionamento do motor e diminuem seu desempenho. Verificação Inicial 1. Inspecione a tubulação do ar de admissão quanto a abraçadeiras danificadas ou soltas. 2. Emissão de som agudo ( assobio ) na área suspeita. 3. Opere o motor em rotação máxima, sem carga, e use uma solução de água e sabão na área suspeita para detectar vazamentos de ar através da formação de bolhas. 4. Substitua os tubos danificados e/ou aperte as abraçadeiras soltas ou danificadas para certificar-se de que o sistema de admissão de ar não tem vazamentos.

6 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão FLUXOGRAMA DE SINTOMAS tfalhas Possíveis Causas Ação a ser Tomada Pressão do ar no coletor Tubulação de admissão Vá para o Teste Ponto-ade admissão fora da obstruída/amassada. Ponto A. especificação. Intercooler obstruído. Turbocompressor danificado. Mangueiras furadas, rasgadas ou abraçadeiras soltas / danificadas. Temperatura do ar no coletor Correia danificada. Vá para o Teste Ponto-ade admissão fora da Acionamento ou controle do Ponto B. especificação. ventilador deficiente. Ventilador danificado. Saia do Ventilador danificada. Aletas do intercooler, do radiador do condensador, do ar-condicionado danificadas ou obstruídas.

7 Admissão TESTES PONTO-A-PONTO TESTE PONTO-A-PONTO A: PRESSÃO DO AR NO COLETOR DE ADMISSÃO FORA DA ESPECIFICAÇÃO CONDIÇÕES DETALHES/RESULTADOS/AÇÕES A1: VERIFIQUE SE HÁ ALGUM PROBLEMA VISUALMENTE APARENTE 1 Verifique visualmente se há alguma mangueira furada, rasgada ou abraçadeiras soltas, tubo de admissão amassado, ou correia solta. Visualmente, foi encontrado algum problema? Sim REPARE os componentes em questão. Não Vá para A2. A2: VERIFIQUE SE HÁ VAZAMENTO DE AR 1 Efetue o teste de vazamento indicado nesta seção. Existe vazamento no sistema de admissão? Sim REPARE os componentes em questão. Não Vá para A3. A3: VERIFIQUE A PRESSÃO DE AR DO SISTEMA 1 Efetue o teste de pressão indicado nesta seção. A pressão do sistema de admissão está OK? Sim Vá para A4. Não REPARE os componentes em questão. CONSULTE a seção Teste de tcomponentes.

8 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão TESTE PONTO-A-PONTO A: PRESSÃO DO AR NO COLETOR DE ADMISSÃO FORA DA ESPECIFICAÇÃO (CONTINUAÇÃO) tcondições DETALHES/RESULTADOS/AÇÕES A4: VERIFIQUE O TURBOCOMPRESSOR 1 Verifique se o compressor e as lâminas da turbina apresentam danos ou desgaste. Algum dano encontrado nas lâminas do turbocompressor? Sim SUBSTITUA o conjunto do turbocompressor. CONSULTE a Seção TURBO- COMPRESSOR - Remoção e Instalação. Não Vá para B1.

9 Admissão TESTE PONTO-A-PONTO B: TEMPERATURA DO AR NO COLETOR DE ADMISSÃO FORA DA ESPECIFICAÇÃO CONDIÇÕES B1: VERIFIQUE A CORREIA DE ACIONAMENTO DO VENTILADOR DETALHES/RESULTADOS/AÇÕES 1 Verifique se a correia está quebrada, descascada ou faltando pedaços. A Correia está OK? Sim Vá para B2. Não SUBSTITUA a correia de acionamento. CONSULTE a seção ACIONA- MENTO DOS ACESSÓRIOS Remoção e Instalação. B2: VERIFIQUE A TENSÃO DA CORREIA DE ACIONAMENTO DO VENTILADOR 1 Verifique se a tensão da correia de acionamento está conforme o especificado. A tensão da correia de acionamento está OK? Sim Vá para B3. Não REGULE o tensionador da correia de acionamento conforme especificado. Caso a correia não fique tensionada corretamente, substitua a correia. CONSULTE a seção ARREFECIMENTO - tremoção e Instalação.

10 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão TESTE PONTO-A-PONTO B: TEMPERATURA DO AR NO COLETOR DE ADMISSÃO FORA DA ESPECIFICAÇÃO (CONTINUAÇÃO) tcondições DETALHES/RESULTADOS/AÇÕES B3: VERIFIQUE O DIFERENCIAL DE TEMPERATURA DO AR 1 Efetue o teste de diferencial de temperatura do ar. O diferencial de temperatura esta dentro da especificação? Sim Vá para B4. Não VERIFIQUE se as aletas do resfriador de ar estão sujas, amassadas. Verifique se há resíduos entre o intercooler e o radiador. Confirme o correto funcionamento de acoplamento viscoso. CON- SULTE a seção Teste de Componentes. B4: VELOCIDADE DO VEÍCULO É BAIXA DEMAIS 1 Verifique se a velocidade do veículo é baixa demais, com o motor sob carga alta. O veículo trafega em velocidades baixas com o motor sob carga alta? Sim Reduza a carga do motor. Aumente a rotação do motor (ventilador) reduzindo para uma marcha inferior. Não Vá para B5.

11 Admissão TESTE PONTO-A-PONTO B: TEMPERATURA DO AR NO COLETOR DE ADMISSÃO FORA DA ESPECIFICAÇÃO (CONTINUAÇÃO) CONDIÇÕES B5: SISTEMA DE ESCAPE COM VAZAMENTO DETALHES/RESULTADOS/AÇÕES 1 Verifique se o sistema de escapamento está com vazamento de ar quente para o compartimento do motor. Existe algum vazamento do sistema de escapamento para o compartimento do motor? Sim SUBSTITUA os componentes que estão danificados ou soltos. CONSULTE a seção SISTEMA DE ESCAPA- MENTO - Remoção e Instalação. Não Vá para B6. B6: O VENTILADOR NÃO É DO TIPO CORRETO 1 Verifique o número de peça do ventilador e compare-o com o número de peça especificado. O número de peça do ventilador está correto? Sim OK. Não SUBSTITUA o ventilador. CONSULTE a seção ARREFECIMENTO tremoção e Instalação.

12 Admissão TESTE DE COMPONENTES INTERCOOLER t Nota: se o motor apresentar falha no turbocompressor ou em qualquer outra situação em que óleo ou resíduos entrem no resfriador de ar, deve-se limpá-lo. Limpeza! ao utilizar solventes, ácidos ou materiais alcalinos para a limpeza, siga as Advertência: recomendações de uso do fabricante. Utilize óculos de segurança e roupas de proteção apropriadas para reduzir a possibilidade de ferimentos.! não use produtos de limpeza à base de soda cáustica para limpar o Precaução: resfriador de ar, para não danificá-lo. 1. Borrife o intercooler internamente com solvente, na direção oposta ao fluxo de ar. Agite e bata levemente nos reservatórios das extremidades com um martelo de plástico, para soltar os resíduos. Continue a borrifar solvente até que todos os resíduos ou óleo sejam removidos.! utilize proteção apropriada para os olhos e para a face ao trabalhar com ar Advertência: comprimido. Os resíduos e poeira lançados podem causar ferimentos.! o intercooler deve ser enxaguado, seco e estar sem solvente óleo e Precaução: resíduos, ou o motor será danificado.

13 Admissão Depois de remover os resíduos e óleo do intercooler com solvente, lave-o internamente tcom uma solução de água quente e sabão para remover o solvente restante. Enxágüe totalmente com água limpa. 3. Aplique ar comprimido no seu interior, na direção oposta a do fluxo normal de ar, até que fique seco internamente. Inspeção para Reutilização 1. Inspecione o intercooler quanto a rachaduras, furos nas aletas, soldas ou partes rasgadas, quebradas ou outros danos. 2. Inspecione os tubos, as aletas e as soldas quanto a partes rasgadas, quebradas ou outros danos. Se qualquer dano resultar em falha do intercooler na verificação de vazamento de ar, o intercooler deve ser substituído. 3. Sempre limpe e inspecione a tubulação e as mangueiras do resfriador de ar antes da instalação.

14 Admissão TURBOCOMPRESSOR Verificação tinicial 1. Remova a tubulação de entrada, no turbocompressor. 2. Inspecione as lâminas do rotor do turbocompressor quanto a danos. 3. Se o rotor do turbocompressor estiver danificado, inspecione a tubulação de admissão e o elemento do filtro quanto a danos. 4. Remova a tubulação de escapamento no turbocompressor. 5. Inspecione o rotor da turbina quanto a danos. 6. Substitua o turbocompressor, se houver danos. 7. Repare qualquer dano antes de operar o motor. Verificação de Vazamento 1. Inspecione a admissão e a válvula de descarga do turbocompressor quanto à presença de óleo. 2. Se houver óleo na admissão do compressor e na válvula de descarga, verifique nos pontos anteriores ao turbocompressor para localizar a fonte do óleo. 3. Se houver óleo somente no lado da válvula de descarga, instale a tubulação de admissão de ar e do intercooler. 4. Verifique se há restrição de admissão. 5. Se não houver restrição de admissão, substitua o turbocompressor. Nota: se o motor apresentar falha do turbocompressor ou qualquer outra situação em que o óleo entre no sistema do intercooler, deve-se inspecioná-lo e limpá-lo. CONSULTE o item Testes de Componentes.

15 Admissão Se for encontrado óleo na carcaça da turbina, remova a linha de dreno de óleo e verifique se há restrições. Se houver, elimine quaisquer restrições existentes. 7. tuma linha de retorno de óleo lubrificante com restrição ou danificada causará a pressurização da carcaça do turbocompressor, fazendo o óleo lubrificante migrar para além das vedações. 8. Se a linha de dreno de óleo não apresentar restrições, remova o turbocompressor. Nota: uma pressão excessiva no cárter de óleo pode evitar que o óleo drene para o cárter de óleo. Isso pode carregar a carcaça dos rolamentos e fazer o óleo lubrificante vazar para além das vedações do compressor para o motor.

16 Admissão MANGUEIRA DE AR DO MOTOR ENTRE O COLETOR DE ADMISSÃO E O INTERCOOLER t REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz. 2. Coloque as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 3. Remova a mangueira de ar do motor, entre o coletor de admissão e o intercooler. Instalação 1. Instale a mangueira de ar do motor, entre o coletor de admissão e o intercooler. Aperte as abraçadeiras da mangueira com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 2. Ligue o motor e verifique se não há vazamentos de ar. 3. Remova as capas de proteção dos pára-lamas dianteiros. 4. Feche o capuz.

17 Admissão CONDUTOR DE AR DO MOTOR REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz. 2. Coloque as capas de proteção sobre os páralamas dianteiros. 3. Remova a mangueira de ar entre o intercooler e o coletor de admissão. 4. Remova as porcas (1) de fixação do condutor de ar no suporte. 5. Remova a mangueira de respiro (2) do condutor de ar. 6. Solte as abraçadeiras de fixação das mangueiras de união com o duto do turbocompressor e com a mangueira do filtro de ar. 7. Remova o condutor de ar de seu alojamento. Instalação 1. Instale o condutor de ar em seu alojamento. 2. Acople a mangueira de respiro (2) no condutor de ar. 3. Instale as porcas (1) de fixação do condutor de ar no suporte. Aperte as porcas do condutor com o torque de 8 Nm (71 lb.pol.). 4. Fixe as abraçadeiras de fixação das mangueiras de união com o duto do turbocompressor e com a mangueira do filtro de ar. Aperte as abraçadeiras das mangueiras com o ttorque de 5 Nm (44 lb.pol.).

18 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão 5. Instale a mangueira de ar entre o intercooler o coletor de admissão. Aperte as abraçadeiras tda mangueira com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 6. Ligue o motor e verifique se não há vazamentos de ar. 7. Remova as capas de proteção dos pára-lamas dianteiros. 8. Feche o capuz.

19 Admissão ELEMENTO DO FILTRO DE AR REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz. 2. Coloque as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 3. Remova o filtro de ar. Para informações adicionais, CONSULTE o Filtro de Ar Remoção e Instalação, nesta seção. 4. Remova a tampa do filtro de ar, destravando as presilhas de fixação. 5. Remova o elemento do filtro de ar de seu alojamento. 6. Limpe o alojamento do elemento filtrante. Nota: substitua o elemento do filtro de ar nos períodos indicados na tabela de manutenção períodica, ou quando apresentar avarias. Nota: nunca limpe o filtro de ar com álcool, gasolina, ou similares de fácil combustão. Limpar cuidadosamente o interior da carcaça do filtro de ar.

20 Admissão Instalação t1. Instale o elemento do filtro de ar em seu alojamento. 2. Posicione a tampa do filtro de ar na carcaça do filtro de ar, de modo que o tampão dreno (1) fique na perpendicular e no centro entre os dois suportes da base do filtro. 3. Trave as presilhas de fixação da tampa do filtro. 4. Instale o filtro de ar. Para informações adicionais, CONSULTE o Filtro de Ar Remoção e Instalação, nesta seção. 5. Remova as capas de proteção dos pára-lamas dianteiros. 6. Feche o capuz.

21 Admissão FILTRO DE AR DO MOTOR REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz. 2. Coloque as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 3. Solte as abraçadeiras de fixação das mangueiras de entrada e saída de ar do filtro de ar. 4. Remova os parafusos de fixação do filtro de ar sob o pára-lama. 5. Remova o filtro de ar de seu alojamento, desencaixando-o da mangueira do condutor de ar do motor e do bocal de captação de ar externo para o motor (Snoker). 6. Limpe os locais do bocal de captação de ar e mangueiras. Instalação 1. Instale o filtro de ar em seu alojamento, encaixando-o, inicialmente, no bocal de captação de ar externo para o motor (Snoker) e posteriormente, na mangueira do condutor de ar do motor, sem apertar as abraçadeiras.

22 Admissão 2. Alinhe o filtro de ar e instale os parafusos de fixação do filtro, sob o pára-lama tdianteiro. Aperte os parafusos do filtro com o torque de 20 Nm (15 lbf.pé). 3. Fixe as abraçadeiras de fixação de entrada e saída de ar do filtro de ar, apertando-as com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 4. Remova as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 5. Feche o capuz.

23 Admissão MANGUEIRA DE AR DO MOTOR ENTRE O CONDUTOR DE AR DO MOTOR E O FILTRO DE AR t REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz. 2. Coloque as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 3. Solte as abraçadeiras de fixação da mangueira de ar do motor entre o condutor de ar e filtro de ar e, remova a mangueira de seu alojamento. Instalação 1. Instale a mangueira de ar do motor entre o condutor e o filtro de ar em seu alojamento. Aperte as abraçadeiras da mangueira com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 2. Remova as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 3. Feche o capuz.

24 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão MANGUEIRA DE AR DO MOTOR ENTRE O INTERCOOLER E O TURBOCOMPRESSOR t REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz. 2. Coloque as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 3. Solte as abraçadeiras de fixação da mangueira de ar (1) do motor entre o intercooler e o turbocompressor e, remova a mangueira de seu alojamento.

25 Admissão Instalação t1. Instale a mangueira de ar (1) do motor, entre o intercooler e o turbocompressor, em seu alojamento. Aperte as abraçadeiras da mangueira com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 2. Remova as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 3. Feche o capuz.

26 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão FLANGE DE UNIÃO DO BOCAL DE ENTRADA DO FILTRO DE AR E A CARROÇARIA REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Remova o filtro de ar do motor. Para informações adicionais, CONSULTE Filtro de Ar do Motor Remoção e Instalação, nesta seção. 2. Fure os cincos rebites pop de fixação do flange de união, utilizando uma broca de Ø 3 mm. 3. Remova o flange de união de seu alojamento. 4. Limpe a região do flange na carroçaria, retirando os pedados de rebites que possam ter ficado nos furos. Instalação 1. Posicione o flange de união em seu alojamento. 2. Fixe o flange de união, rebitando os cinco rebites-pop, de fixação, com um rebitador adequado. Nota: utilize rebite-pop Ø 4 x 20 mm na cor tpreta. 3. Instale o filtro de ar do motor. Para informações adicionais, CONSULTE Filtro de Ar do Motor Remoção e Instalação, nesta seção.

27 Admissão MANGUEIRA DE AR DO MOTOR ENTRE O CONDUTOR DE AR DO MOTOR E O DUTO DE ADMISSÃO DE AR DO TURBOCOMPRESSOR t REMOÇÃO E INSTALAÇÃO Remoção 1. Abra o capuz. 2. Coloque as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 3. Solte as abraçadeiras de fixação da mangueira de ar do motor entre o condutor de ar e o duto de admissão de ar do turbocompressor. 4. Remova as porcas (1) de fixação do condutor de ar no suporte. 5. Desloque o condutor de ar do suporte e desencaixe-o do bocal do duto de admissão de ar. 6. Remova a mangueira de ar do motor do condutor de ar. Instalação 1. Instale a mangueira de ar do motor com as abraçadeiras no bocal do condutor de ar. 2. Encaixe o condutor de ar no bocal do duto de admissão de ar e em seu suporte. 3. Instale as porcas (1) de fixação do condutor de ar, apertando-as com o torque de 8 Nm (71 lb.pol.). 4. Fixe as abraçadeiras da mangueira de ar do motor entre o condutor de ar e o duto de admissão de ar do turbocompressor, apertando-as com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 5. Remova as capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 6. Feche o capuz.

28 Admissão INTERCOOLER DO MOTOR REMOÇÃO te INSTALAÇÃO Remoção 1. Estacione o veículo sobre um elevador e acione o freio de estacionamento. Para informações adicionais, CONSULTE a seção Utilização do Macaco e Levantamento do Veículo. 2. Abra o capuz. 3. Coloque capas de proteção sobre os pára-lamas dianteiros. 4. Desconecte o cabo negativo da bateria. 5. Remova os parafusos de fixação da grade do radiador. 6. Remova a grade do radiador, de seu alojamento.! Atenção: nunca remova a tampa do sistema de arrefecimento com o motor em funcionamento ou quando o sistema de arrefecimento estiver quente. Caso contrário, o motor ou o sistema de arrefecimento poderá ser danificado.! Advertência: para evitar queimaduras causadas pela saída do líquido de arrefecimento ou vapor escaldante proveniente do reservatório ao remover a tampa, aguarde até que o motor tenha esfriado, enrole um pano grosso ao redor da tampa e gire-a lentamente. Mantenha-se afastado enquanto a pressão do sistema de arrefecimento é aliviado. Quando toda a pressão tiver sido liberada, gire e remova a tampa (ainda com o pano). Caso contrário, poderão ocorrer acidentes pessoais.

29 Admissão Abra a tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento. 8. Posicione uma bandeja para recolher o líquido de arrefecimento. 9. Eleve o veículo. 10. Drene o líquido de arrefecimento, removen- a mangueira inferior radiador, bocal radiador. 11. Abaixe o veículo.! Atenção: o líquido de arrefecimento deve ser recolhido em um recipiente adequado, limpo. Caso o líquido esteja contaminado, deverá ser reciclado ou descartado corretamente. Nota: todo o líquido de arrefecimento usado deverá ser recolhido e armazenado adequadamente para posterior reciclagem. Não descarte o fluido de arrefecimento usado no solo, sistema de esgoto ou outro local que possa, de alguma forma, prejudicar o meio ambiente.! Atenção: menos de 80% da capacidade de liquido de arrefecimento pode ser recuperada com o motor instalado no veículo. Líquido de arrefecimento sujo ou contaminado deve ser substituídoṭ

30 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão 12. Remova a mangueira de retorno de líquido de arrefecimento (1) do radiador para o reservatório de expansão. 13. Remova a mangueira do condutor de ar (2) entre o intercooler e o coletor de admissão. Nota: tampe o coletor de admissão e do resfriador para evitar a entrada de objetos estranhos. 14. Remova as porcas (1) de fixação do condutor de ar no suporte. 15. Remova a mangueira de respiro (2) do condutor de ar. 16. Solte as abraçadeiras de fixação das mangueiras de união com o duto do turbocompressor e com a mangueira do filtro de ar. 17. Remova o condutor de ar do motor. Nota: tampe a entrada de ar no turbo compressor para evitar a entrada de objetos estranhos. 18. Remova a mangueira superior do radiador (1). Nota: proteja as aberturas do motor, para evitar a entrada de objetos estratnhos.

31 Admissão Remova a mangueira de ar (1) entre o intercooler e o turbocompressor. 20. Remova os suportes direito e esquerdo t(1 e 2) do radiador.

32 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão 21. Remova o defletor superior do radiador (1). t22. Remova a coifa superior do radiador, removendo os parafusos de fixação.

33 Admissão Remova o ventilador do motor, girando a porca (2) de fixação no sentido anti-horário, e, imobilizando a polia, ao mesmo tempo, com a ferramenta especial TR-0043 ( ) (1). t

34 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão 24. Eleve o veiculo. t25. Remova a mangueira inferior de alimentação do líquido de arrefecimento entre o reservatório de expansão e o radiador. 26. Remova os parafusos de fixação dos coxins inferiores do radiador. 28. Remova os parafusos laterais de fixação do conjunto do radiador/intercooler/condensador. 29. Separe o radiador do intercooler e remova o intercooler. 27. Abaixe o veículo.

35 Admissão Instalação 1. Com o radiador em seu alojamento, deslocado para trás, instale o intercooler. 2. Instale os parafusos laterais de fixação do conjunto do radiador/intercooler/condensador. Aperte os parafusos de fixação do conjunto com o torque de 45 Nm (33 lbf.pé). 3. Eleve o veículo. 4. Fixe os coxins inferiores do radiador. Aperte os parafusos dos coxins com o torque de 20 Nm (15 lbf.pé). 5. Conecte a mangueira inferior de alimentação de líquido de arrefecimento, entre o reservatório de expansão do líquido de tarrefecimento e o radiador.

36 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão 6. Conecte a mangueira inferior principal (1) do radiador, no radiador. Aperte a abraçadeira tda mangueira com torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 7. Abaixe o veículo. 8. Instale o ventilador do motor, apertando a porca (2) de fixação e imobilizando a polia, ao mesmo tempo, com a ferramenta especial TR-0043 ( ) (1). Aperte a porca do ventilador com o torque de 80 Nm (59 lbf.pé).

37 Admissão Posicione a coifa superior do radiador em seu alojamento, instalando e apertando os parafusos de fixação com o torque de 6 Nm (53 lb.pol.). 10. Instale o defletor superior do radiador (1), apertando os parafusos com o torque de t6 Nm (53 lb.pol.).

38 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão 11. Instale os suportes direito e esquerdo (1 e 2) do radiador. Aperte os parafusos tcom o torque de 20 Nm (15 lbf.pé). 12. Instale a mangueira de ar (1) entre o intercooler e o turbocompressor. Aperte as abraçadeiras com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.).

39 Admissão Instale a mangueira superior do radiador (1). Aperte as abraçadeiras com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 14. Acople a mangueira de respiro (2) do condutor de ar. 15. Instale as porcas (1) de fixação do condutor de ar no suporte. Aperte as porcas do condutor com o torque de 8 Nm (71 lb.pol.). 16. Fixe as abraçadeiras de fixação das mangueiras de união com o duto do turbocompressor e com a mangueira do filtro de ar. Aperte as abraçadeiras com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 17. Instale a mangueira de retorno do líquido de arrefecimento (1) do radiador para o reservatório de expansão. Instale a mangueira do condutor de ar (2) entre o intercooler e o coletor de admissão. Aperte as abraçadeiras: da mangueira de retorno do líquido de arrefecimento com o torque de 4 Nm (26 lb.pol.) e da mangueira do condutor de ar, com o torque de 5 Nm (44 lb.pol.). 18. Conecte o cabo negativo da bateria. Aperte o terminal da bateria com o torque de t8 Nm (71 lb.pol.).

40 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão 19. Instale a grade do radiador, encaixando-a inicialmente os seus pinos-guia inferiores tnos coxins da carroçaria e instale os parafusos de fixação, apertando-os com o torque de 8 Nm (71 lb.pol.). 20. Abasteça o sistema com o líquido de arrefecimento recomendado, até atingir o nível correto e efetue a sangria de ar do sistema. Para informações adicionais, CONSULTE Abastecimento do Sistema. Nota: certifique-se de que não há vazamento de líquido de arrefecimento. 21. Reprograme o funcionamento dos vidros elétricos, CONSULTE Manual do Proprietário. 22. Remova as capas de proteção dos pára-lamas dianteiros. 23. Feche o capuz.

41 Admissão ESPECIFICAÇÕES Especificações de Torque Descrição Nm lbf.pé lb.pol. Porcas de fixação do condutor de ar do motor 8-71 Parafuso de fixação do intercooler no radiador Parafusos de fixação do filtro de ar do motor Porca de fixação do ventilador do motor/acoplamento viscoso Abraçadeira de fixação da mangueira de ar do motor entre o intercooler e o turbocompressor Abraçadeira de fixação da mangueira de ar do motor entre o coletor de admissão e o intercooler Abraçadeira de fixação da mangueira de ar do motor entre o condutor de ar e o filtro de ar Abraçadeira de fixação da mangueira de ar do motor entre o condutor de ar e o duto de admissão de ar do turbocompressor Abraçadeira de fixação do flange de união do bocal de entrada do filtro de ar na carroçaria t5-44

Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão

Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão Admissão 303-12-1 tseção 303-12 Distribuição e Filtragem do Ar de Admissão APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-12-02 DIAGNÓSTICOS E VERIFICAÇÕES... 303-12-03

Leia mais

Turbocompressor Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Turbocompressor Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Turbocompressor 303-09-1 tseção 303-09 Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-09-02 TURBOCOMPRESSOR... 303-09-02 DIAGNÓSTICOS E VERIFICAÇÕES...

Leia mais

Controles Eletrônicos do Motor

Controles Eletrônicos do Motor Controles Eletrônicos do Motor 303-14-1 tseção 303-14 Controles Eletrônicos do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA MÓDULO (ECU) DO MOTOR... 303-14-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-14-02

Leia mais

Aquecimento e Ventilação

Aquecimento e Ventilação Aquecimento e Ventilação 412-02-1 tseção 412-02 Aquecimento e Ventilação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 412-02-02 AQUECIMENTO E DESEMBAÇAMENTO... 412-02-02

Leia mais

Sistema de Lubrificação

Sistema de Lubrificação Sistema de Lubrificação 303-02-1 tseção 303-02 Sistema de Lubrificação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-02-02 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO... 303-02-02 FILTRO

Leia mais

Reservatório e Linhas de Combustível

Reservatório e Linhas de Combustível Reservatório e Linhas de Combustível 310-01-1 tseção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 310-01-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

Atuação do Servo-freio

Atuação do Servo-freio Atuação do Servo-freio 206-07-1 tseção 206-07 Atuação do Servo-freio APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-07-02 VISTA EXPLODIDA DO CONJUNTO OU SERVO-FREIO...

Leia mais

Maçanetas, Travas, Fechaduras e Mecanismos

Maçanetas, Travas, Fechaduras e Mecanismos Mecanismos 501-14-1 tseção 501-14 Maçanetas, Travas, Fechaduras e Mecanismos APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FECHADURA DA PORTA DIANTEIRA... 501-14-03 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 501-14-03

Leia mais

Sistema de Lubrificação

Sistema de Lubrificação Sistema de Lubrificação 303-02-1 tseção 303-02 Sistema de Lubrificação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-02-02 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO... 303-02-02 BOMBA DE

Leia mais

Sistema de Escapamento

Sistema de Escapamento Sistema de Escapamento 309-00-1 tseção 309-00 Sistema de Escapamento APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA TUBO DIANTEIRO DE ESCAPAMENTO... 309-00-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 309-00-02 TUBO

Leia mais

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO

Seção Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger. Índice FERRAMENTAS ESPECIAIS DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO 1 de 19 15/07/2011 14:20 Seção 310-01 Reservatório e Linhas Seção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: Ranger Índice Assunto Página FERRAMENTAS ESPECIAIS 310-01-02 DESCRIÇÃO

Leia mais

Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Coluna de Direção 211-04-1 tseção 211-04 Coluna de Direção APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA COLUNA DA DIREÇÃO... 211-04-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 211-04-02 ÁRVORE INFERIOR DA DIREÇÃO...

Leia mais

Freio a Disco Dianteiro

Freio a Disco Dianteiro Freio a Disco Dianteiro 206-03-1 tseção 206-03 Freio a Disco Dianteiro APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-03-02 ATUAÇÃO DO FREIO HIDRÁULICO... 206-03-02 DISCO

Leia mais

SEÇÃO Iluminação Externa

SEÇÃO Iluminação Externa Iluminação Externa 417-01-1 SEÇÃO 417-01 Iluminação Externa APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA LANTERNA DA LUZ DA PLACA DE LICENÇA... 417-01-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 417-01-02 SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

Sistema de Escapamento

Sistema de Escapamento Sistema de Escapamento 309-00-1 tseção 309-00 Sistema de Escapamento APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO... 309-00-02 SISTEMA DE ESCAPAMENTO... 309-00-02 TUBO

Leia mais

Sistema de Combustível e Controles

Sistema de Combustível e Controles Sistema de Combustível e Controles 303-04-1 tseção 303-04 Sistema de Combustível e Controles APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-04-02 SISTEMA DE COMBUSTÍVEL...

Leia mais

Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Turbocompressor 303-09-1 tseção 303-09 Turbocompressor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-09-02 TURBOALIMENTADOR DE GEOMÉTRIA VARIÁVEL (VGT)... 303-09-02 DIAGNÓSTICOS

Leia mais

SEÇÃO Distribuição e Filtragem do Ar

SEÇÃO Distribuição e Filtragem do Ar Distribuição e Filtragem do Ar 412-01-1 SEÇÃO 412-01 Distribuição e Filtragem do Ar APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA CAIXA DE VENTILAÇÃO... 412-01-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 412-01-02

Leia mais

Freio de Estacionamento

Freio de Estacionamento Freio de Estacionamento 206-05-1 tseção 206-05 Freio de Estacionamento APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA ALAVANCA DO FREIO DE ESTACIONAMENTO... 206-05-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 206-05-02

Leia mais

Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Suspensão Traseira 204-02-1 tseção 204-02 Suspensão Traseira APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 204-02-02 MOLA HELICOIDAL... 204-02-03 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO...

Leia mais

Controles Eletrônicos do Motor

Controles Eletrônicos do Motor Controles Eletrônicos do Motor 303-14-1 tseção 303-14 Controles Eletrônicos do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-14-03 SISTEMA DE CONTROLE ELETRÔNICO...

Leia mais

SEÇÃO Sistema de Carga Informações Gerais

SEÇÃO Sistema de Carga Informações Gerais Sistema de Carga Informações Gerais 414-00-1 SEÇÃO 414-00 Sistema de Carga Informações Gerais APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 414-00-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

Controle de Emissões do Motor

Controle de Emissões do Motor Controle de Emissões do Motor 303-08-1 tseção 303-08 Controle de Emissões do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-08-02 SISTEMA EGR... 303-08-02 TUBOS DO

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 4. DIAGRAMA DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 4-0 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-2 FILTRO DE TELA 4-7 RADIADOR DE ÓLEO 4-8 TUBO DE ÓLEO DO RADIADOR/ TUBO DE ÓLEO DO CABEÇOTE 4-9 BOMBA DE ÓLEO

Leia mais

SEÇÃO Limpador e Lavador do Pára-brisa

SEÇÃO Limpador e Lavador do Pára-brisa Limpador e Lavador do Pára-brisa 501-16-1 SEÇÃO 501-16 Limpador e Lavador do Pára-brisa APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA RESERVATÓRIO DO LAVADOR DO PÁRA-BRISA... 501-16-02... 501-16-02

Leia mais

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Rodas e Pneus 204-04-1 tseção 204-04 Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 204-04-02 RODA SOBRESSALENTE... 204-04-02 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA... 204-04-03

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO NX-4 FALCON 4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-1 RESERVATÓRIO DE ÓLEO 4-2 TUBO DE ÓLEO 4-3 BOMBA DE ÓLEO/TELA DE ÓLEO 4-4 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Sistema de Combustível e Controles

Sistema de Combustível e Controles Sistema de Combustível e Controles 303-04-1 tseção 303-04 Sistema de Combustível e Controles APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA PROCEDIMENTOS INICIAIS... 303-04-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

Motores válvulas

Motores válvulas Motores 1.6 16 válvulas Renault: Scénic 1.6 16V, Clio II 1.6 16V e Mégane 1.6 16V Particularidades do procedimento As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos

Leia mais

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Óleo Diesel... 2 1.3 Abastecimento de Óleo na Transmissão...

Leia mais

DHB Componentes Automotivos S.A.

DHB Componentes Automotivos S.A. Índice 1. PROCESSO DE DESMONTAGEM DA BOMBA HIDRÁULICA 1.1. Primeiro passo: providências 1.2. Segundo passo: desconexão das mangueiras 1.3. Terceiro passo: desmontagem da correia 1.4. Quarto passo: desmontagem

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo Geral Geral O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL 1200 Modelo Velocidade sem carga Pressão de ar Entrada de ar 1/4 V8-LX-1200

Leia mais

8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 XR250 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 8-2 REMOÇÃO DO CILINDRO 8-3

8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 XR250 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 8-2 REMOÇÃO DO CILINDRO 8-3 XR250 8. CILINDRO/ INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 8-2 REMOÇÃO DO CILINDRO 8-3 REMOÇÃO DO 8-4 INSTALAÇÃO DO 8-6 INSTALAÇÃO DO CILINDRO 8-8 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INSTRUÇÕES GERAIS O motor

Leia mais

MOTOR EA 111. Kombi

MOTOR EA 111. Kombi MOTOR EA 111 Kombi 1.4 2009 Professor SCOPINO Técnico/Administrador: Auto Mecânica Scopino Professor do Umec Universo do Mecânico Ex-Professor do Senai Diretor do Sindirepa-SP Consultor do Jornal Oficina

Leia mais

SEÇÃO Grupo de Instrumentos

SEÇÃO Grupo de Instrumentos Grupo de Instrumentos 413-01-1 SEÇÃO 413-01 Grupo de Instrumentos APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 413-01-02 PAINEL DE INTRUMENTOS COMBINADOS... 413-01-02 PAINEL

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções

*Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL. Manual de Instruções *Imagens meramente ilustrativas LIXADEIRA ORBITAL Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS LIXADEIRA ORBITAL Modelo Velocidade sem carga Pressão de trabalho Entrada de ar 1/4 Disco de

Leia mais

Para impedir qualquer tipo de dano, retire sempre os diafragmas antes de limpar as passagens de ar e combustível com ar comprimido.

Para impedir qualquer tipo de dano, retire sempre os diafragmas antes de limpar as passagens de ar e combustível com ar comprimido. SISTEMAS DE CONTROLE 7. DE EMISSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 7-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 7-1 DESCRIÇÃO DOS SISTEMAS 7-2 INSPEÇÃO DOS SISTEMAS 7-5 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO a Para impedir qualquer tipo de dano,

Leia mais

Seção 13 SILENCIOSOS

Seção 13 SILENCIOSOS Seção 13 SILENCIOSOS Índice da seção Página Silenciosos Modelos das séries 85400, 115400, 185400 Silencioso padrão Remoção... 3 Modelos das séries 97700, 99700 Remoção... 4 Modelos da série104700 Remoção...

Leia mais

4 LDG LDG 3900 T

4 LDG LDG 3900 T MOTORES T CATÁLOGO DE PEÇAS MOTORMOTOR / T 1 BLOCO DO MOTOR 1 7042.001.001.00.2 4 Prisioneiro M8X70 X X 2 7042.001.002.00.0 2 Pino Guia Ø12X25 X X 3 7042.001.003.00.8 5 Prisioneiro M10X45 X X 4 7042.001.004.00.6

Leia mais

5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO

5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO NX-4 FALCON 5. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 5-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 5-3 CARCAÇA DO FILTRO DE AR 5-4 CARCAÇA DO FILTRO DE AR SECUNDÁRIO 5-7 REMOÇÃO DO CARBURADOR 5-7 DESMONTAGEM DO CARBURADOR

Leia mais

Kit de extensão da rampa central Pulverizador de relva Multi Pro WM, 1750 ou 5800 de 2015 e posteriores

Kit de extensão da rampa central Pulverizador de relva Multi Pro WM, 1750 ou 5800 de 2015 e posteriores Form No. 3397-368 Rev A Kit de extensão da rampa central Pulverizador de relva Multi Pro WM, 1750 ou 5800 de 2015 e posteriores Modelo nº 131-3755 Instruções de instalação Nota: Instale este kit antes

Leia mais

CBR900RR MANUAL DE MONTAGEM

CBR900RR MANUAL DE MONTAGEM MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA. 2000 ÍNDICE INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 2 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 04 VALORES DE TORQUE... 3 REVISÃO DE ENTREGA... 20 MOTO HONDA DA AMAZÔNIA Ltda. Departamento

Leia mais

4 LDG LDG 3900 T

4 LDG LDG 3900 T MOTORES T CATÁLOGO DE PEÇAS / T ÍNDICE 1 BLOCO DO MOTOR 1A BLOCO DO MOTOR 2 CABEÇOTE 3 CONJUNTO PISTÃO 4 VIRABREQUIM 5 COMANDO DE VÁLVULAS 6 CONJUNTO BALANCINS 7 GRUPO ENGRENAGENS 8 ALIMENTAÇÃO E ESCAPE

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA HVLP10

PISTOLA DE PINTURA HVLP10 *Imagens meramente ilustrativas PISTOLA DE PINTURA HVLP10 Manual de Instruções 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA HVLP10 Modelo Bico Pressão de trabalho Consumo de ar V8-HVLP10 1,4 mm 30-50 PSI 380

Leia mais

Válvula de Descarga Eletrônica FLUX

Válvula de Descarga Eletrônica FLUX Válvula de Descarga Eletrônica FLUX Apresentação Válvula de Descarga Eletrônica Flux Wave - Ref.: 3660 EL-WAV. - Disponível em duas bitolas: 1 1/2 e 1 1/4, com mecanismo único. - Para bacia sanitária,

Leia mais

Item Padrão Limite de Uso D.E. do ressalto da engrenagem movida de partida 45,660 45,673 45,63

Item Padrão Limite de Uso D.E. do ressalto da engrenagem movida de partida 45,660 45,673 45,63 10. ALTERNADOR/ EMBREAGEM DE PARTIDA INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 10-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 10-1 ESTATOR DO ALTERNADOR 10-2 REMOÇÃO DO VOLANTE DO MOTOR 10-3 EMBREAGEM DE PARTIDA 10-4 INSTALAÇÃO DO VOLANTE DO

Leia mais

Vidros, Molduras e Mecanismos

Vidros, Molduras e Mecanismos Vidros, Molduras e Mecanismos 501-11-1 tseção 501-11 Vidros, Molduras e Mecanismos APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA VIDRO DO PÁRA-BRISA SUBSTITUIÇÃO... 501-11-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO...

Leia mais

CHAVE DE IMPACTO EM L

CHAVE DE IMPACTO EM L *Imagens meramente ilustrativas CHAVE DE IMPACTO EM L Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS CHAVE DE IMPACTO EM L Modelo V8 Chave de impacto em L Rotação a vazio 160 RPM Consumo médio

Leia mais

PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES

PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES Precauções para o Sistema Suplementar de Segurança (SRS) AirBag O Sistema Suplementar de Segurança (SRS) tal como o AIRBAG usado com o cinto de segurança dianteiro, ajuda a reduzir

Leia mais

MOTOR 4 LD 2500 / 4 LDG 2500

MOTOR 4 LD 2500 / 4 LDG 2500 MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE A 5 6 Bloco do Motor Carcaça Tampa do Motor LD 500 Tampa do Motor LDG 500 Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão LD 500 6A Conjunto Pistão LDG 500 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0

Leia mais

GT 18 B02. Unidade Hidráulica Stanley GT 18 B, siga os seguintes passos:

GT 18 B02. Unidade Hidráulica Stanley GT 18 B, siga os seguintes passos: 12 GT 18 B02 Unidade Hidráulica Stanley GT 18 B, siga os seguintes passos: g) Sempre cheque o nível de óleo do motor. Use óleo multi viscoso SAE 20W- 40. Nunca coloque mais óleo do que o nível cheio do

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA HVLP 14

PISTOLA DE PINTURA HVLP 14 *Imagens meramente ilustrativas PISTOLA DE PINTURA HVLP 14 Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA HVLP14 Modelo Bico Pressão de trabalho Consumo de ar V8-PP-HVLP14

Leia mais

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

INFORMAÇÕES DE SERVIÇO XR250 2. CHASSI/CARENAGEM/ SISTEMA DE ESCAPAMENTO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 2-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 2-1 ASSENTO 2-2 TAMPAS LATERAIS 2-2 RABETA 2-2 SUPORTE DA PLACA DE LICENSA 2-3 PROTETORES LATERAIS 2-3

Leia mais

MOTOR 3 LD 1500 / 3 LDG 1500

MOTOR 3 LD 1500 / 3 LDG 1500 MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE 7 8 9 0 7 8 9 0 7 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Engrenagens Admissão Escapamento Carter

Leia mais

15. FREIO HIDRÁULICO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 15-1 XR250

15. FREIO HIDRÁULICO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 15-1 XR250 XR250 15. INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 15-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 15-2 TROCA DO FLUIDO DE FREIO/ SANGRIA DE AR 15-3 DISCO/PASTILHAS DO FREIO 15-4 CILINDRO MESTRE 15-7 CÁLIPER DO FREIO 15-12 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

Leia mais

CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 MANUAL DE MONTAGEM ÍNDICE INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 2 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 4 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 11 REVISÃO DE ENTREGA... 12 MANUAL

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA PP3

PISTOLA DE PINTURA PP3 PISTOLA DE PINTURA PP3 *Imagens meramente ilustrativas Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA PP3 Modelo: Bico: Pressão de trabalho: Consumo médio de ar: V8-PP3 1,4

Leia mais

PLANO DE MANUTENÇÃO GASPRÓ PARA CÂMARAS FRIAS RESFRIADOS E CONGELADOS. EVAPORADORES DE AR FORÇADO

PLANO DE MANUTENÇÃO GASPRÓ PARA CÂMARAS FRIAS RESFRIADOS E CONGELADOS. EVAPORADORES DE AR FORÇADO PLANO DE MANUTENÇÃO GASPRÓ PARA CÂMARAS FRIAS RESFRIADOS E CONGELADOS. EVAPORADORES DE AR FORÇADO Visualmente, procurar por sinais de corrosão nas aletas, gabinete, tubos de cobre, junções aparafusadas

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA HVLP8

PISTOLA DE PINTURA HVLP8 PISTOLA DE PINTURA HVLP8 *Imagens meramente ilustrativas Manual de Instruções 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA HVLP8 Modelo: Bico: Pressão de trabalho: Consumo de ar: V8-HVLP8 1,4 mm 30-43 PSI 380

Leia mais

3LD LDG Motor e Gerador

3LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE 5 6 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0 5 6 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem

Leia mais

3LD LDG Motor e Gerador

3LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE 5 6 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0 5 6 7 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem

Leia mais

CHAVE DE IMPACTO SERRA TICO-TICO

CHAVE DE IMPACTO SERRA TICO-TICO *Imagens meramente ilustrativas CHAVE DE IMPACTO SERRA TICO-TICO Manual de Instrução www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS SERRA TICO-TICO Modelo V8 Serra tico-tico Rotação a vazio 9.000 RPM Consumo médio

Leia mais

Motores válvulas

Motores válvulas Motores 2.0 8 válvulas Renault: Mégane 2.0 8V e Scénic 2.0 8V Particularidades do procedimento As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são: A polia do

Leia mais

MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120

MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120 MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120 Motocultivador BUFFALO BFD1100 / BFDE1120 ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2

Leia mais

PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES

PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES PRECAUÇÕES O fluido para freios recomendado é o do tipo DOT 3. Nunca utilize novamente o fluido para freios que foi drenado. Cuidado para não respingar fluido para freios nas superfícies pintadas

Leia mais

II. Especificação da Rosqueadeira Portátil Elétrica Merax

II. Especificação da Rosqueadeira Portátil Elétrica Merax 0 I. Precauções gerais 1. Mantenha o local de trabalho limpo e arrumado. Acidentes acontecem com mais frequência em locais desorganizados. 2. Não deixe a sua Rosqueadeira Portátil Merax na chuva. Não opere

Leia mais

8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 NX-4 FALCON REMOÇÃO DO PISTÃO 8-4 INSTALAÇÃO DO PISTÃO 8-7 INSTALAÇÃO DO CILINDRO 8-9

8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 NX-4 FALCON REMOÇÃO DO PISTÃO 8-4 INSTALAÇÃO DO PISTÃO 8-7 INSTALAÇÃO DO CILINDRO 8-9 NX-4 FALCON 8. CILINDRO/PISTÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 8-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 8-2 REMOÇÃO DO CILINDRO 8-3 REMOÇÃO DO PISTÃO 8-4 INSTALAÇÃO DO PISTÃO 8-7 INSTALAÇÃO DO CILINDRO 8-9 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO

Leia mais

Cortador de Piso. Instruções Gerais. Medidas de Segurança Operação da Máquina Listas de peças

Cortador de Piso. Instruções Gerais. Medidas de Segurança Operação da Máquina Listas de peças Cortador de Piso Instruções Gerais Medidas de Segurança Operação da Máquina Listas de peças INSTRUÇÕES E PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA PARA OPERAÇÃO DA CORTADORA 1. Ler e entender as instruções antes de operar

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 00 LDG 00 Motor e Gerador MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE A Bloco do Motor Bloco do Motor Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Válvulas Trem de Engrenagens Alimentação e Escape

Leia mais

BFD 5.0 BFD 7.0 BFD 10.0 BFD 12.0

BFD 5.0 BFD 7.0 BFD 10.0 BFD 12.0 BFD 5.0 BFD 7.0 BFD 10.0 BFD 12.0 Indicador de Componentes Tampa do Tanque Escapamento Tanque de Combustível Torneira de Combustível Bomba de Combustível Filtro de Ar Carenagem Acelerador Partida retrátil

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas POLITRIZ. Manual de Instrução

*Imagens meramente ilustrativas POLITRIZ. Manual de Instrução *Imagens meramente ilustrativas POLITRIZ Manual de Instrução www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS POLITRIZ Modelo Tensão nominal Frequência Potência nominal Velocidade sem carga Diâmetro do disco V8-PL2000V2

Leia mais

7.CABEÇOTE/VÁLVULAS INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNOSE DE DEFEITOS 7-1 NX350 SAHARA

7.CABEÇOTE/VÁLVULAS INFORMAÇÕES DE SERVIÇO DIAGNOSE DE DEFEITOS 7-1 NX350 SAHARA 7.CABEÇOTE/VÁLVULAS INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 7-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 7-1 REMOÇÃO DA ÁRVORE DE COMANDO 7-2 DESMONTAGEM/MONTAGEM DA TAMPA DO CABEÇOTE 7-3 DESMONTAGEM/MONTAGEM DA ÁRVORE DE COMANDO 7-4 REMOÇÃO/INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 1.200W Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por completo antes de

Leia mais

BLOCO DO MOTOR BT190

BLOCO DO MOTOR BT190 BLOCO DO MOTOR 21-01 BT190 1 837070103 Bloco 1 0,00 2 836866069 Bucha 1 0,00 2 836866036 Bucha 1º Reparo 1 0,4mm 0,00 6 453024756 Guia 14 0,00 7 529903180 Parafuso 14 0,00 8 836852460 Bucha 2 0,00 9 836852459

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO MANUAL DO PROPRIETÁRIO ATENÇÃO Não use esta bomba para bombear líquidos derivados do petróleo, como gasolina, solventes, thinners ou qualquer outro líquido inflamável com ponto de fulgor abaixo 82ºC. NÃO

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE A 5 6 7 Bloco do Motor Carcaça Tampa do Motor LD 500 Tampa do Motor LDG 500 Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão LD 500 Conjunto Virabrequim

Leia mais

BLOCO DO MOTOR BT210

BLOCO DO MOTOR BT210 BLOCO DO MOTOR 21-01 BT210 1 837070103 Bloco 1 0,00 2 836866069 Bucha 1 0,00 2 836866036 Bucha 1º Reparo 1 0,4mm 0,00 6 453024756 Guia 14 0,00 7 529903180 Parafuso 14 0,00 8 836852460 Bucha 2 0,00 9 836852459

Leia mais

29/10/ Literatura de Serviço FORD - 4a Edição

29/10/ Literatura de Serviço FORD - 4a Edição Ferramenta(s) Especial(is) Jogo de Expansores, Vedador de Teflon 211-D027 (D90P-3517-A) ou equivalente Extrator dos terminais de direção Tirante 211-001 (TOOL-3290-D) ou equivalente Remoção 1. Gire a roda

Leia mais

. Gaveta. . Parte Interna. . Filtro Pega Fiapos. . Filtro de Água

. Gaveta. . Parte Interna. . Filtro Pega Fiapos. . Filtro de Água . Parte Interna Faça a limpeza da parte interna da Lavadora pelo menos uma vez por mês. Coloque 1 litro de alvejante (água sanitária) dentro do cesto. Selecione o nível de água Alto e programa "TIRA MANCHAS".

Leia mais

Protegendo nossa atmosfera para as gerações futuras DESCRITIVO SIMPLIFICADO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA RECICLADORA DE FLUIDOS FRIGORÍFICOS

Protegendo nossa atmosfera para as gerações futuras DESCRITIVO SIMPLIFICADO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA RECICLADORA DE FLUIDOS FRIGORÍFICOS Protegendo nossa atmosfera para as gerações futuras DESCRITIVO SIMPLIFICADO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA RECICLADORA DE FLUIDOS FRIGORÍFICOS 1 PREFÁCIO O projeto Unidades Descentralizadas de Reciclagem

Leia mais

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 VT600C MANUAL DE MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 1 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 3 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 6 REVISÃO DE ENTREGA...

Leia mais

Manual de Instruções. Máquina de Costura Galoneira Industrial SM-500-5Z SM-500-Z SM-500 W500

Manual de Instruções. Máquina de Costura Galoneira Industrial SM-500-5Z SM-500-Z SM-500 W500 Manual de Instruções Máquina de Costura Galoneira Industrial Máquina de Costura Galoneira Industrial SM-500-5Z SM-500-Z SM-500 W500 1 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. A. LUBRIFICAÇÃO COM ÓLEO. B. LUBRIFICAÇÃO COM

Leia mais

Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL

Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL Manual de Instruções EPV-859 MAXI GRILL Antes de utilizar o aparelho, leia atentantamente este manual e guarde-o para consultas futuras. AVISOS IMPORTANTES: Leia todas as instruções contidas neste manual

Leia mais

Placa vibratória NPVH4560

Placa vibratória NPVH4560 Manual de Instruções Placa vibratória NPVH4560 ÍNDICE 1- SÍMBOLOS...2 2- INTRODUÇÃO...2 3- INSTRUÇÃO GERAL DE SEGURANÇA PARA A OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE FORÇA...2 4- APLICAÇÃO...2 5- FUNÇÕES CONTROLE...3

Leia mais

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário Ranger Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário 2 Adendo ao Manual do Proprietário Inspeção geral da carroceria Verifique a condição da pintura, pontos com ferrugem,

Leia mais

INVERTER BFG 4T-MOD.2000 BFG 4T-MOD.2500

INVERTER BFG 4T-MOD.2000 BFG 4T-MOD.2500 INVERTER BFG 4T-MOD.2000 BFG 4T-MOD.2500 Índice 3 4 5 7 8 9 10 10 12 13 14 15 16 Componentes Componentes do seu Motogerador Buffalo A - Protetor da Vela de Ignição B - Barreira Anticentelhamento C - Tampa

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Filtragem automóvel INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Fornecedor OE para os principais fabricantes de automóveis I INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1. FILTRO DE ÓLEO AMOVÍVEL 2 2. ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 4 3. FILTRO DE

Leia mais

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD 850

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD 850 BFD 850 MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD 850 ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Óleo Diesel...

Leia mais

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2.

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2. 0 Lista de materiais Código Descrição Unidades 1 Carcaça 1 2 Placas superior e inferior 2 3 Molde 6 4 Roletes de suporte 2 5 Pinos dos roletes de suporte 2 6 Alavanca 1 7 Bolsa de peças de reposição 1

Leia mais

CT CSL 6BR/AD - CSL 6BR/AD-A

CT CSL 6BR/AD - CSL 6BR/AD-A BRAVO CT 0 - CSL BR/AD - CSL BR/AD-A CATÁLOGO TÉCNICO COMPRESSOR - CSL BR/AD - CSL BR/AD-A ESTÁGIO - 0 libras INÍCIO DE FABRICAÇÃO - CSL BR/AD - JULHO/0 CSL BR/AD-A - OUTUBRO/0 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Leia mais

PROIBIDA A REPRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

PROIBIDA A REPRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Circular para: Modelo/Versão Ano Aprovação TRX 420 FOURTRAX TODOS Diretoria Gerente Serviços Enc. Garantia Téc. Mecânicos Gerente Geral Encar. Oficina Cons. Serviços Resp. Peças Publicação: Complementar

Leia mais

MOTORES & BF 22 BF 45

MOTORES & BF 22 BF 45 MOTORES & BF 22 BF 45 Instruções de Operação PULVERIZADORES BF Obrigado por adquirir um Pulverizador Estacionário BF. Introdução Leia atentamente este manual de instruções antes de colocar em funcionamento

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Filtragem automóvel INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Fornecedor OE para os principais fabricantes de automóveis I INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1. FILTRO DE ÓLEO AMOVÍVEL 2 2. ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 4 3. FILTRO DE

Leia mais

KIT CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA

KIT CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA *Imagens meramente ilustrativas KIT CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Manual de Instrução www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS KIT CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMATICA Modelo V8 Chave de

Leia mais

SIMPLES E FACIL DE ENTENDER ESSE PROCESSO DE ARREFECIMENTO

SIMPLES E FACIL DE ENTENDER ESSE PROCESSO DE ARREFECIMENTO Acompanhe neste tópico as dicas de manutenção e revisão do sistema de arrefecimento. Manter o motor na temperatura ideal de funcionamento é tarefa que, se não cumprida rigorosamente, pode trazer sérios

Leia mais

Metalclean. Standard METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES

Metalclean. Standard METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES METALCLEAN STANDARD MANUAL DE INSTRUÇÕES O NOVO CONCEITO EM LIMPEZA DE RADIADORES 1 passo Abra o capô do veículo, localize o radiador, o bloco do motor e o vaso expansor (depósito de água). Metalclean

Leia mais

Complemento do Manual do operador

Complemento do Manual do operador Substituição do sensor de oxigênio Introdução O sensor de oxigênio deve ser substituído a cada dois anos ou com maior frequência, conforme necessário. Diretrizes gerais de reparo Quando realizar manutenções

Leia mais

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Manual de Instruções ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: Antes de utilizar o aparelho, leia atentamente as

Leia mais