Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento"

Transcrição

1 Generalidades Generalidades Há tipos diferentes de estabilidade de rolamento e estabilidade anti-capotamento no basculamento. Eles incluem especificamente: Estabilidade de rolamento na condução Estabilidade de capotamento durante basculamento Estabilidade de capotamento ao usar um guindaste Veículos com carroceria que fornece um centro de gravidade alto correm mais riscos de capotar do que veículos com um centro de gravidade baixo. Por exemplo, o capotamento lateral pode acontecer nos seguintes cenários: Nas curvas Ao transportar uma carga que se movimenta facilmente, por exemplo, fluidos ou carga mal amarrada Nos basculamentos quando o veículo está em terreno inclinado ou em superfície maleável A rigidez do veículo afeta a resistência estática ao capotamento. Alta rigidez melhora a resistência ao capotamento lateral, por exemplo, durante o basculamento. Muita rigidez não é o único fator o equilíbrio entre as partes dianteira e traseira do chassi também contribui. Para estabilidade ideal de capotamento, um alto nível de rigidez combinado a um bom balanço é importante. A melhor forma de aumentar a estabilidade de rolamento e a de capotamento é aumentar o nível de rigidez na extremidade dianteira, pois ela, em geral, é mais fraca que a da extremidade traseira. O centro de gravidade da carroceria e a carga também afetam a estabilidade de rolamento e a de capotamento. Por isso, recomenda-se sempre colocar o centro de gravidade o mais baixo possível. 04:20-20 Edição 4 pt-br 1 (13)

2 Generalidades Verifique a a estabilidade de rolamento e a de capotamento em veículos com peso bruto máximo (GVW) acima de 40 toneladas e centro de gravidade alto. 04:20-20 Edição 4 pt-br 2 (13)

3 Generalidades Como regra geral, a estabilidade de rolamento é aceitável se a linha entre o centro de gravidade e a metade da largura do trilho criar um ângulo inferior a 70 em relação ao plano horizontal; veja a ilustração. Uma concessionária Scania pode ajudar a analisar a estabilidade de rolamento usando um programa de cálculo para ADR 1. Os requisitos ADR são mais rigorosos que a regra geral mencionada acima. O programa se baseia em seleções específicas, como bogie, suspensão e barra estabilizadora, e pode ser usado em todos os tipos de caminhão, exceto combinações de trator. O programa também calcula a altura máxima permitida do centro de gravidade da carroceria de modo a atender o requisito ADR referente à carga máxima. Estabilidade para veículos ADR IMPORTANTE! Para veículos ADR dos tipos FX, OL e AT, que devem cumprir as normas de segurança R111 do Acordo ADR, um cálculo e um teste são necessários para verificar se os requisitos de estabilidade foram cumpridos. Entre em conato com uma concessionária Scania para obter ajuda nos cálculos. Δ = Delta Acordo da UE referente a transporte de mercadorias perigosas na estrada. 04:20-20 Edição 4 pt-br 3 (13)

4 Estabilidade durante basculamento Estabilidade durante basculamento Um caminhão basculante não pode correr o risco de capotar durante sua utilização normal. Assegure-se da estabilidade do caminhão basculante fazendo cálculos e testando-o no ambiente onde ele será usado. A estabilidade durante o basculamento depende da interação dos seguintes fatores: Capacidade do solo em suportar a carga Posição do centro de gravidade Rigidez do rolamento do chassi Resistência à torção da carroceria Equipamento de estabilização, como travamento do bogie Manuseio prático durante basculamento 04:20-20 Edição 4 pt-br 4 (13)

5 Estabilidade durante basculamento Teste de estabilidade para caminhões basculantes Certos mercados requerem que caminhões basculantes sejam submetidos a um teste de estabilidade antes de serem postos em operação. Efetue um teste de estabilidade de caminhão basculante como a seguir: 1. Posicione um carregador dianteiro ou outro equipamento numa posição adequada para apoiar o caminhão basculante, caso ele comece a capotar durante o teste. 2. Carregue o caminhão basculante até que ele chegue a seu peso bruto. 3. Coloque as rodas de um lado sobre uma rampa com 200 mm de altura (veja a ilustração) ou coloque o veículo sobre uma superfície com declive lateral de aproximadamente Abra a tampa traseira, bascule a carroceria em vários ângulos de inclinação predeterminados e registre o seguinte: Deflexão da plataforma Compressão da mola Torção do quadro do chassi e deslocamento paralelo 5. Documente o teste e teste os resultados :20-20 Edição 4 pt-br 5 (13)

6 Estabilidade durante basculamento Melhoria na estabilidade de basculamento do veículo A estabilidade de rolamento durante o basculamento e a estabilidade de rolamento durante a condução seguem os mesmos princípios básicos. Portanto, as recomendações a seguir podem ser aplicadas também à estabilidade de rolamento. As condições para basculamento variam muito, pois dependem da inclinação do solo e da capacidade de suportar a carga, bem como do modelo da carroceria. O requisito básico para uma boa estabilidade de basculamento é que a resistência à torção seja bem balanceada entre a parte dianteira e a parte traseira do chassi. A parte traseira requer maior resistência à torção para a junta de basculamento, mas é importante que a parte dianteira do chassi não tenha muito menos resistência à torção em relação à parte traseira. Especificação do veículo As molas dianteiras e traseiras devem ser o mais rígidas possível, mas, ao mesmo tempo, é preciso levar em conta a tração e o conforto durante a condução. A barra estabilizadora dianteira melhora a estabilidade de basculamento, porém, mais importante, ela fornece boas características de condução ao caminhão basculante. Barras estabilizadoras são recomendadas se a opção estiver disponível de fábrica. Uma viga final rígida à torção deve ser instalada na ponta traseira do chassi. Recomendações sobre carroceria Verifique se a distância entre o eixo de apoio da báscula e o ponto de apoio extremo traseiro do quadro do chassi (suporte de mola traseiro, suporte do eixo de apoio ou suporte do bogie de balanço) é a mais curta possível. Uma distância curta combinada com um chassi auxiliar reforçado transversalmente resulta em um balanço resistente à flexão e à torção, que evita o deslocamento lateral da plataforma durante o basculamento. Use um dispositivo de travamento de bogie em veículos com suspensão a mola. 04:20-20 Edição 4 pt-br 6 (13)

7 Para assegurar boa estabilidade a veículos com suspensão a ar, as câmaras de ar traseiras devem ser esvaziadas antes do basculamento. Use um estabilizador de basculamento. Se uma viga resistente à torção não tiver sido especificada de fábrica, ela deve ser instalada pelo encarroçador. A pessoa que instala o guindaste é responsável por garantir que o teste de estabilidade é feito e que é emitido um certificado. A estabilidade durante o trabalho do guindaste depende dos seguintes fatores, que se aplicam a guindastes montados na traseira e aos montados atrás da cabina: Modelo de chassi Carga do guindaste Posição do braço do guindaste na área de trabalho A forma e a consistência da superfície Fator de estabilidade Segue o princípio básico para levantamento com guindastes: Momento de estabilização: Todos os pesos que atuam sobre o veículo do lado da linha de capotagem aumentam o momento de estabilização (Ts). Momento de capotagem: Todos os pesos que atuam sobre o guindaste do lado da linha de capotagem aumentam o momento de capotagem (Tt) :20-20 Edição 4 pt-br 7 (13)

8 Fator de estabilidade (n) é o quociente do momento de estabilização dividido pelo momento de capotagem. Uma boa estabilidade é obtida quando o fator de estabilidade é de 1,4 ou superior. D Ts Tt = n Um cálculo não é suficiente. Ele deve ser confirmado com um teste de estabilidade (com exceções em alguns países). M1 G1 G2 E 90 Exemplo de cálculo do fator de estabilidade A B Exemplo 1: Guindaste atrás da cabina G1 = Peso total das vigas de extensão com duas sapatas de apoio, peças de montagem e óleo M2 G2 = Peso do guindaste sem sapatas de apoio P = Capacidade máxima de elevação do guindaste no comprimento máximo do braço C M1 = M2 = Peso do veículo descarregado no eixo dianteiro Peso do veículo descarregado no eixo traseiro M1 D + G1 A + M2 C + G2 E = n P B 04:20-20 Edição 4 pt-br 8 (13)

9 Exemplo 2: Guindaste atrás da cabina e sapatas de apoio extras em veículos com 3 eixos G1 = Peso total das vigas de extensão com duas sapatas de apoio, peças de montagem e óleo G2 = Peso do guindaste sem sapatas de apoio G4 = Peso das sapatas de apoio extras P = Capacidade máxima de elevação do guindaste no comprimento máximo do braço M1 = Peso do veículo descarregado no eixo dianteiro M2 = Peso do veículo descarregado no eixo traseiro M1 G1 D E G2 A B 90 M1 D + G1 A + M2 C + G2 E + G4 F = n P B M2 G4 F C :20-20 Edição 4 pt-br 9 (13)

10 Exemplo 3: Guindaste atrás da cabina e sapatas de apoio extras em veículos com 4 eixos e eixos dianteiros duplos D Peso M1 se localiza entre os eixos dianteiros. M1 E 90 G1 = Peso total das vigas de extensão com duas sapatas de apoio, peças de montagem e óleo G2 = Peso do guindaste sem sapatas de apoio G4 = Peso das sapatas de apoio extras P = Capacidade máxima de elevação do guindaste no comprimento máximo do braço M1 = Peso do veículo descarregado no eixo dianteiro M2 = Peso do veículo descarregado no eixo traseiro G1 M2 G2 A B M1 D + G1 A + M2 C + G2 E + G4 F = n P B G4 Se G2 e a dimensão E estiverem fora da linha de capotagem, G2 E é movido para o denominador como a seguir: C F M1 D + G1 A + M2 C + G4 F = n P B + G2 E 04:20-20 Edição 4 pt-br 10 (13)

11 Exemplo 4a: Guindaste montado na parte traseira M1 M1 D + M2 C = n P B + G2 E G1 não pode ser incluído no cálculo porque a linha de capotagem passa pelo centro do guindaste neste exemplo. ADVERTÊNCIA! Nunca use o guindaste quando o eixo de apoio estiver elevado. IMPORTANTE! Levantamento pesado do guindaste para trás pode causar tensões extremamente altas no quadro do chassi porque a estabilidade é grande nessa direção. 90 G2 M2 G1 E C B D P :20-20 Edição 4 pt-br 11 (13)

12 Exemplo 4b: Guindaste montado na parte traseira G1 A + M2 C + G2 E P B = n M1 M1 não pode ser incluído no cálculo porque a linha de capotagem passa pelo centro do eixo dianteiro neste exemplo. C M2 E P G1 90 G2 A B :20-20 Edição 4 pt-br 12 (13)

13 Exemplo 5: Guindaste montado na traseira e sapatas de apoio extras G1 = Peso total das vigas de extensão com duas sapatas de apoio, peças de montagem e óleo G2 = Peso do guindaste sem sapatas de apoio G4 = Peso das sapatas de apoio extras P = Capacidade máxima de elevação do guindaste no comprimento máximo do braço M1 = Peso do veículo descarregado no eixo dianteiro M2 = Peso do veículo descarregado no eixo traseiro M1 G4 F D C M1 D + G1 A + M2 C + G2 E + G4 F = n P B Se G2 e a dimensão E estiverem fora da linha de capotagem, G2 E é movido para o denominador como a seguir: M2 G1 G2 E 90 P M1 D + G1 A + M2 C + G4 F = n P B + G2 E A B :20-20 Edição 4 pt-br 13 (13)

Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo

Caminhões com bomba de concreto. Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto. Modelo Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto Informações gerais sobre caminhões com bomba de concreto A carroceria do caminhão com bomba de concreto é considerada muito resistente à torção.

Leia mais

Forças e movimentos. Definições. Carroceria sujeita à torção PGRT

Forças e movimentos. Definições. Carroceria sujeita à torção PGRT Definições Definições É importante que a fixação da carroceria seja efetuada corretamente porque a fixação incorreta pode danificar a carroceria, a fixação e o quadro do chassi. Carroceria sujeita à torção

Leia mais

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira A carroceria do caminhão para transporte de madeira pode ser considerada como

Leia mais

Caminhões roll on/roll off

Caminhões roll on/roll off Informações gerais Informações gerais Os caminhões roll on/roll off são usados principalmente para transportadores de carga solta. O manuseio de cargas é feito elevando, removendo e puxando o transportador

Leia mais

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações Descrição Descrição A estrutura do chassi, o chassi auxiliar e o reforço se interagem para aguentarem todos os tipos de tensões possíveis durante a operação. O dimensionamento e modelo do chassi auxiliar,

Leia mais

Cálculos de carga do eixo. Informações gerais sobre cálculos de carga do eixo

Cálculos de carga do eixo. Informações gerais sobre cálculos de carga do eixo Informações gerais sobre cálculos de carga do eixo Todos os tipos de trabalho de transporte feitos por caminhões exigem que seu chassi seja complementado com alguma forma de carroceria. Os cálculos de

Leia mais

Design do chassi auxiliar

Design do chassi auxiliar Geral Geral O chassi auxiliar pode ser usado para as seguintes finalidades: Proporciona espaço para as rodas e outras peças que sobressaem acima do chassi. Proporciona rigidez e reduz a tensão no balanço

Leia mais

Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira.

Unidades de reboque. Mais informações sobre unidades de reboque estão disponíveis no documento Adaptações da extremidade traseira. Informações gerais sobre unidades de reboque Unidades de reboque é um termo coletivo que designa componentes com os quais o veículo deve estar equipado para rebocar um reboque. Informações gerais sobre

Leia mais

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo

Tratores. Informações gerais sobre tratores. Recomendações. Distância do eixo Informações gerais sobre tratores Informações gerais sobre tratores Os tratores foram projetados para puxar semirreboques e são, portanto, equipados com uma quinta roda para possibilitar a fácil troca

Leia mais

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira

Caminhões para transporte de madeira. Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Informações gerais sobre caminhões para transporte de madeira Caminhões para transporte de madeira são usados para o transporte de madeira redonda. Informações gerais sobre caminhões para transporte de

Leia mais

Informações sobre chassis e designações de modelo

Informações sobre chassis e designações de modelo Sistema modular da Scania Sistema modular da Scania O sistema modular extensivo da Scania permite a adaptação ideal do chassi para diferentes usos. Cada chassi da Scania é especificado exclusivamente para

Leia mais

Adaptações da extremidade traseira

Adaptações da extremidade traseira Comprimento adaptado do balanço traseiro Comprimento adaptado do balanço traseiro O balanço traseiro pode ser encomendado da fábrica em incrementos de comprimento de 10 mm entre os valores limites de 780

Leia mais

Cálculos de peso do eixo. Informações gerais sobre cálculos de peso do eixo

Cálculos de peso do eixo. Informações gerais sobre cálculos de peso do eixo Informações gerais sobre cálculos de peso do eixo Todos os tipos de trabalho de transporte feitos por caminhões exigem que o chassi entregue da fábrica seja complementado com alguma forma de carroceria.

Leia mais

Adaptações da extremidade traseira

Adaptações da extremidade traseira Comprimento adaptado do balanço traseiro Comprimento adaptado do balanço traseiro O balanço traseiro pode ser encomendado da fábrica em incrementos de comprimento de 10 mm entre os valores limites de 750

Leia mais

Distância entre cabina e carroceria. Geral PGRT

Distância entre cabina e carroceria. Geral PGRT Geral Geral Deixar uma distância entre a cabine e a carroceria garante que a cabine se movimente livremente ao conduzir e bascular e permite que o calor oriundo do motor vá embora. As distâncias neste

Leia mais

Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 9,5 R11 R11. Peso (kg) por viga e por metro (kg) 21,4 26,2 30,7 50,7 54,0

Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 9,5 R11 R11. Peso (kg) por viga e por metro (kg) 21,4 26,2 30,7 50,7 54,0 Faixa de chassis da Scania Faixa de chassis da Scania A faixa de chassis abrange os seguintes tipos: Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 766 +1 768 +1 771 +1 768

Leia mais

Fixação da carroceria

Fixação da carroceria Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Maiores informações sobre a escolha da fixação se encontram no documento Seleção do chassi auxiliar e da fixação.

Leia mais

Instruções para Implementadores

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil Instruções para Implementadores Data Grupo Edição Pág. 12.05 95 01 1(6) Generalidades Cálculos e Especificações de Carga VM BRA18870 20 041552 Portuguese/Brazil

Leia mais

Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição

Painel de comando da suspensão a ar adicional. Descrição Descrição Descrição O painel de comando padrão da suspensão a ar está localizado na lateral do banco do motorista. O nível do veículo pode ser ajustado usando o painel de comando. Durante o tratamento

Leia mais

Limitações para carroceria e equipamento opcional

Limitações para carroceria e equipamento opcional Informações gerais sobre este documento Informações gerais sobre este documento Para poder planejar a carroceria, é importante saber cedo o que será permitido e o que não será permitido para um veículo.

Leia mais

Modificação do sistema de escape

Modificação do sistema de escape Todas as alterações do sistema de escape afetam o certificado. Entre em contato com uma concessionária Scania para obter mais informações. Limitações gerais para todos os tipos de motores e sistemas de

Leia mais

Carga máxima dentro da faixa de torque (Nm) X X ou ou

Carga máxima dentro da faixa de torque (Nm) X X ou ou Informações gerais sobre pedido Informações gerais sobre pedido Encomende tomadas de força e preparações elétricas para tomadas de força da fábrica. A instalação pós-venda será muito cara. Requisitos recomendados

Leia mais

Limitações de trabalho com o chassi. Geral

Limitações de trabalho com o chassi. Geral Geral Para poder planejar a carroceria, é importante saber cedo o que será permitido e o que não será permitido para um veículo. Geral Este documento descreve algumas das limitações que se aplicam ao ajuste

Leia mais

Tomada de força ED120

Tomada de força ED120 Informações gerais Informações gerais As seguintes opções de encomenda estão disponíveis para a tomada de força ED120: Jogo de engrenagens instalado na fábrica para conexão de uma bomba hidráulica (tomada

Leia mais

DIRETRIZES PARA TRANSFORMAÇÕES CHASSIS CABINE AMÉRICA LATINA

DIRETRIZES PARA TRANSFORMAÇÕES CHASSIS CABINE AMÉRICA LATINA DIRETRIZES PARA TRANSFORMAÇÕES CHASSIS CABINE AMÉRICA LATINA 1 CONTEÚDOS 1. INTRODUÇÃO...3 2. MASSAS E DIMENSÕES...4 2.1 MASSAS ADMISSÍVEIS POR EIXO...4 2.2 EXTENSÃO DO VÃO LIVRE...4 2.3 EXTENSÃO DA DISTÂNCIA

Leia mais

Requisitos legais. Mais informações sobre leis e regulamentos encontram-se nos seguintes documentos:

Requisitos legais. Mais informações sobre leis e regulamentos encontram-se nos seguintes documentos: Informação geral sobre leis e regulamentos As diretivas e regulamentos para veículos pesados são coordenados dentro da UE. Eles são implementados como requisitos legais nos estados membros da UE. Os requisitos

Leia mais

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central

Unidade elétrica central. Unidade elétrica central A unidade elétrica central se encontra no lado do passageiro, sob o porta-objetos no painel de instrumentos. Abra-a conforme as instruções: 1. Abra a tampa do porta-objetos no painel de instrumentos. A

Leia mais

Informações gerais sobre consumo de combustível

Informações gerais sobre consumo de combustível Resumo Resumo Este documento resume e explica os fatores que afetam o consumo de combustível de um veículo. Existem diversos fatores que influenciam no consumo de combustível dos veículos: Pneus Condução

Leia mais

Mensagens de advertência de tampa aberta. Função

Mensagens de advertência de tampa aberta. Função Função Todos os caminhões 1 são equipados com uma função que exibe mensagens de advertência em caso de tampas abertas. É possível usar uma mensagem de advertência para diferentes tipos de tampa com um

Leia mais

Equipamento de pesagem. Informações gerais sobre o equipamento de pesagem. Instalação de células de pesagem

Equipamento de pesagem. Informações gerais sobre o equipamento de pesagem. Instalação de células de pesagem Informações gerais sobre o equipamento de pesagem Informações gerais sobre o equipamento de pesagem A pesagem de carga do veículo pode ser feita de diferentes maneiras, dependendo, entre outras coisas,

Leia mais

CÁLCULOS DE SUPERESTRUTURAS 2

CÁLCULOS DE SUPERESTRUTURAS 2 Conteúdo CÁLCULOS DE SUPERESTRUTURAS... 2 PRINCÍPIOS DE CÁLCULO... 3 OPTIMIZAÇÃO DA CARGA... 6 EXEMPLOS DE CÁLCULO... 7 Exemplo 1 4x2 Carro-tractor de 2 eixos... 7 Exemplo 2 6x4 Carro-tractor de 3 eixos...

Leia mais

E 4. Delineação dos contornos e placas refletoras traseiras. Histórico e finalidade

E 4. Delineação dos contornos e placas refletoras traseiras. Histórico e finalidade Histórico e finalidade Histórico e finalidade As normas ECE R48 e ECE R70 descrevem a fixação, localização e visibilidade geométrica da delineação dos contornos e placas refletoras traseiras em veículos

Leia mais

Fundamentos de Dinâmica Veicular. Suspensões

Fundamentos de Dinâmica Veicular. Suspensões Fundamentos de Dinâmica Veicular Suspensões Glossário de termos técnicos http://bestcars.uol.com.br/glo/glo.htm A suspensão explicada http://bestcars.uol.com.br/tecprep/susp-1.htm Understanding a Suspension

Leia mais

TKA 420N. Comprimento de Lança 32,5m + 20,7m da JIB = 53,2. Esta foto é meramente ilustrativa.

TKA 420N. Comprimento de Lança 32,5m + 20,7m da JIB = 53,2. Esta foto é meramente ilustrativa. Comprimento de Lança 32,5m + 20,7m da JIB = 53,2 Esta foto é meramente ilustrativa. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS O TKA 420N possui Single-Top, que permite a utilização do guincho auxiliar na lança principal,

Leia mais

Dimensões e pesos máximos legais.

Dimensões e pesos máximos legais. IG 15.v2 (08/10) Data de emissão: 9 de Agosto de 2010 Dimensões e pesos máximos legais. Colocamos esta informação ao seu dispor como apoio relativamente a dúvidas que possam surgir em relação a pesos ou

Leia mais

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo

Saída do líquido de arrefecimento para aquecimento externo Geral Geral O líquido de arrefecimento do motor pode ser usado para aquecer elementos s. Exemplos são carrocerias baú, cabinas de comando do guindaste e baús de armazenamento. O calor é levado do fluxo

Leia mais

RETROESCAVADORA DEM 310

RETROESCAVADORA DEM 310 RETROESCAVADORA DEM 310 Projetado para realizar trabalhos de escavação, carregamento e descarregamento. Na retroescavadora é utilizada a transmissão hidromecânica de um dos maiores produtores do mundo

Leia mais

Modificação dos componentes certificados Scania

Modificação dos componentes certificados Scania Modificação dos componentes certificados Scania Geral Geral A certificação é feita para satisfazer requisitos legais sobre segurança de trânsito, influência ambiental, etc. Se os componentes certificados

Leia mais

Comando da rotação do motor durante o basculamento

Comando da rotação do motor durante o basculamento Histórico Histórico Para facilitar a manobra do veículo ao usar a carroceria roll on/roll off ou basculante, poderá ser preferível aumentar temporariamente a rotação do motor. Se o pedal do acelerador

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 9 MECANISMOS DE TRANSLAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Mecanismos de Translação Estes mecanismos são responsáveis pela locomoção do equipamento em trabalho, e podem ser classificados

Leia mais

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES EQUIPAMENTO PESADO ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES ASC 110 T3 ROLO COMPACTADORES DE SOLOS «Excelente segurança, melhor compactação e design moderno com maior eficiência e resultados sob severas condições

Leia mais

Conexão de lâmpadas de demarcação lateral adicionais

Conexão de lâmpadas de demarcação lateral adicionais Descrição Descrição As lâmpadas de demarcação lateral podem ser conectadas de diferentes maneiras, desde que o veículo venha preparado para tanto de fábrica: É possível adicionar lâmpadas de demarcação

Leia mais

Reposicionamento do tanque de redutor em veículos com motores Euro 6

Reposicionamento do tanque de redutor em veículos com motores Euro 6 Informações gerais sobre como substituir e reposicionar o tanque de redutor Em veículos equipados com o sistema de controle de emissões SCR (Selective Catalytic Reduction, redução catalítica seletiva),

Leia mais

Informações gerais sobre o console e conectores da carroceria

Informações gerais sobre o console e conectores da carroceria Console e conectores da carroceria Console e conectores da carroceria O console da carroceria é uma seção do painel que atua como suporte para os conectores destinados às funções de carroceria. Informações

Leia mais

Instruções para Implementadores

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil Instruções para Implementadores Data Grupo Edição Pág. 12.05 95 01 1(8) Instalações, Veículo Rígido Árvore de transmissão VM BRA19385 20 045192 Portuguese/Brazil

Leia mais

Aeromodelli Ltda. CNPJ: / Av. das Carinas, S.Paulo, SP Fone:

Aeromodelli Ltda. CNPJ: / Av. das Carinas, S.Paulo, SP Fone: Aeromodelli Ltda. CNPJ: 64.151.640/0001-85 Av. das Carinas, 550 - S.Paulo, SP 04086-011 Fone: 55-11-5538.0020 suporte@aeromodelli.com.br Anatomia do T-Maxx Cubo hexagonal Mancal do eixo Pivô esférico

Leia mais

O todo-o-terreno na cidade

O todo-o-terreno na cidade O todo-o-terreno na cidade Quer em corridas todo-o-terreno, quer na estrada, a tem todo o potencial necessário apresentando-se como uma moto de 125 cc com um design agressivo ao estilo do todo-o-terreno,

Leia mais

Aterramento e fornecimento de força

Aterramento e fornecimento de força O parafuso de ligação à terra da bateria não deve ser usado para o aterramento das funções da carroceria. Todos os aterramentos para as funções da carroceria do quadro do chassi devem ser conectados à

Leia mais

Cabine. Pontos fortes: Excelente visibilidade Cabine ampla e confortável Ergonômica Vários itens de série. Chassi:

Cabine. Pontos fortes: Excelente visibilidade Cabine ampla e confortável Ergonômica Vários itens de série. Chassi: Cabine A cabine da RK 406 foi concebida dentro do conceito o máximo para o operador, seg padrões de segurança, conforto e grande visibilidade frontal e lateral, facilitando a ope Conforme o ambiente de

Leia mais

Grampo de Aperto - Heavy Duty - Série CGKT Características. Especificações. Chave de Código

Grampo de Aperto - Heavy Duty - Série CGKT Características. Especificações. Chave de Código Características 1. Auto-bloqueado com força de aperto elevada gerada pelo mecanismo de alternância. 2. Ângulo de abertura ajustável do braço de aperto. 3. Variedade de dispositivos sensores como opções

Leia mais

Instruções para Implementadores

Instruções para Implementadores Volvo Truck Corporation Curitiba, Brazil Instruções para Implementadores Data Grupo Edição Pág. 12.05 95 01 1(11) Generalidades Identificação VM BRA18856 20 041538 Portuguese/Brazil Printed in Brazil Instruções

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Leandro M. Gimenez 2018 1 ??? Tratores Máquinas projetadas para tracionar, transportar e acionar máquinas e implementos

Leia mais

MAZ-6430В9-1420(1470) Camião trator, com sistema de tração em versões de 6x4, 6x6 e 8x4.

MAZ-6430В9-1420(1470) Camião trator, com sistema de tração em versões de 6x4, 6x6 e 8x4. MAZ6430В91420(1470) Camião trator, com sistema de tração em versões de 6x4, 6x6 e 8x4. A carga sobre o eixo dianteiro, kg 6850 Tecnicamente peso bruto admissível, kg 25850 Tecnicamente peso total admissível,

Leia mais

P Se já conhece 2 das 3 unidades (P, U ou I), é possível calcular a terceira com as seguintes fórmulas (veja a ilustração):

P Se já conhece 2 das 3 unidades (P, U ou I), é possível calcular a terceira com as seguintes fórmulas (veja a ilustração): Informações gerais sobre consumo de corrente Informações gerais sobre consumo de corrente VIKTIGT! Para prevenir danos na bateria, a capacidade de carga do alternador deve ser adaptada ao consumo de corrente.

Leia mais

ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA

ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA ANEXO I INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO LUMINOSA 1. Especificações Gerais 1.1. Os dispositivos de sinalização de luz e iluminação serão montados de tal forma que, durante as condições

Leia mais

A AMARRAÇÃO. Alguns conselhos R. Tipos de amarração R BIZART

A AMARRAÇÃO. Alguns conselhos R. Tipos de amarração R BIZART 7 A AMARRAÇÃO Alguns conselhos R Tipos de amarração R Fevereiro 2012 BIZART A amarração Se uma carga não for amarrada de forma adequada, poderá constituir um perigo para si e para terceiros. Uma carga

Leia mais

Soldagem no quadro do chassi. Áreas de soldagem IMPORTANTE! Toda soldagem deve ser executada de modo especializado por profissionais treinados.

Soldagem no quadro do chassi. Áreas de soldagem IMPORTANTE! Toda soldagem deve ser executada de modo especializado por profissionais treinados. Geral Geral Toda soldagem deve ser executada de modo especializado por profissionais treinados. Evite a soldagem no quadro do chassi, pois o procedimento aumenta o risco de formação de ruptura na área

Leia mais

Homologação de tipo de veículos dentro da UE

Homologação de tipo de veículos dentro da UE Homologação de tipo de veículos, generalidades Homologação de tipo de veículos, generalidades Histórico e finalidade Desde 2007, há uma diretiva sobre a homologação de tipo de veículos inteiros 2007/ 46/EC

Leia mais

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas

Ativação da tomada de força ED via COO. Informações gerais sobre a função. Condições. Ativação. Informações diversas Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função Esta descrição de funcionamento com instruções de conexão é aplicável para veículos nos quais o coordenador (COO) controla a ativação

Leia mais

Aterramento e fornecimento de força. Aterramento na estrutura do chassi IMPORTANTE!

Aterramento e fornecimento de força. Aterramento na estrutura do chassi IMPORTANTE! Efetue todo o aterramento da carroceria na estrutura do chassi na longarina esquerda. O aterramento na longarina direita fará com que ocorra perda de tensão pois o polo negativo da bateria está conectado

Leia mais

a) veículos não-articulados: máximo de 14,00 metros;

a) veículos não-articulados: máximo de 14,00 metros; PRF // Material Extra // Profº. Isaac Silva seguintes: Art. 1º As dimensões autorizadas para veículos, com ou sem carga, são as I largura máxima: 2,60m; II altura máxima: 4,40m; III COMPRIMENTO TOTAL:

Leia mais

ADAPTAÇÃO DE EIXO VEICULAR AUXILIAR - AEVA

ADAPTAÇÃO DE EIXO VEICULAR AUXILIAR - AEVA ADAPTAÇÃO DE EIXO VEICULAR AUXILIAR - AEVA N IZ 10.31/01 Tipo INSTRUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A instalação do 3º eixo, transforma o caminhão original de fábrica de configuração 4x2 em 6x2. As diferenças de operação

Leia mais

Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais

Modificação de componentes e sistemas Scania cobertos por certificados. Informações gerais Informações gerais Os veículos e os sistemas incluídos são certificados para atender a requisitos legais com relação à segurança na estrada, impacto ambiental etc. Informações gerais Um componente pode

Leia mais

ESTRUTURAS DE PONTES

ESTRUTURAS DE PONTES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS DE PONTES Ações em Pontes Prof. MSc. Letícia Reis Batista

Leia mais

ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este

ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este ANEXO I Pontos de ancoragem para amarração da carga em veículos para o transporte de carga. Requisitos e Ensaio 1. OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO Este anexo especifica os requisitos mínimos e os métodos de

Leia mais

PÓRTICOS. Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares

PÓRTICOS. Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares PÓRTICOS a Orientação: Prof. Eng. Ms. Fernando Eguía Pereira Soares Elaboração: Fabricio C., Gabriel S., Guilherme M., Lucas G., Kphefciana R., Mariana O., Raphael M., Ricardo A. Índice DEFINIÇÃO COMPONENTES

Leia mais

Considerando a necessidade de estabelecer os limites de pesos e dimensões para a circulação de veículos, resolve:

Considerando a necessidade de estabelecer os limites de pesos e dimensões para a circulação de veículos, resolve: Resolução CONTRAN nº 210 de 13/11/2006 Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. 1 O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no

Leia mais

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador

Parâmetros ajustáveis Outras funções do encarroçador Introdução Introdução Para limitar esta lista de parâmetros ajustáveis, são descritos apenas os parâmetros considerados úteis para construtores de carroceria. Para obter todos os detalhes dos parâmetros

Leia mais

Limitador de velocidade. Informações gerais sobre as funções. Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade

Limitador de velocidade. Informações gerais sobre as funções. Ordem de prioridade entre os limitadores de velocidade Informações gerais sobre as funções Informações gerais sobre as funções A Scania oferece quatro funções para a limitação de velocidade. As funções são usadas para atender a requisitos de clientes e estatutários,

Leia mais

SPACCER O SISTEMA PARA ELEVAÇÃO DA SUSPENSÃO DO VEÍCULO

SPACCER O SISTEMA PARA ELEVAÇÃO DA SUSPENSÃO DO VEÍCULO SPACCER O SISTEMA PARA ELEVAÇÃO DA SUSPENSÃO DO VEÍCULO ALTO. MAIS ALTO. SPACCER. O SISTEMA PARA ELEVAÇÃO DA SUSPENSÃO DO VEÍCULO SISTEMA PARA ELEVAÇÃO DA SUSPENSÃO SPACCER O sistema para elevação da suspensão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 210 DE 13 DE NOVEMBRO DE

RESOLUÇÃO Nº 210 DE 13 DE NOVEMBRO DE RESOLUÇÃO Nº 210 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2006 Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. Art. 1º As dimensões autorizadas para veículos,

Leia mais

UM PRODUTO MASSEY FERGUSON

UM PRODUTO MASSEY FERGUSON 3700 SÉRIES V-S-F-GE-WF 75-105 CVMF UM PRODUTO MASSEY FERGUSON 02 www.masseyferguson.com Série MF 3700 A nova geração de tratores especializados da Massey Ferguson Novo design, de acordo com a imagem da

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES ANEXO I ESPECIFICAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE ESPELHOS RETROVISORES 1 DEFINIÇÕES 1.1. Define-se por Tipo de espelho retrovisor o dispositivo que não difere entre si quanto às seguintes características fundamentais:

Leia mais

Manual do Revendedor Corrente (11 velocidades)

Manual do Revendedor Corrente (11 velocidades) (Portuguese) DM-CN0001-06 Manual do Revendedor Corrente (11 velocidades) CN-9000 CN-6800 CN-HG901-11 CN-HG900-11 CN-HG701-11 CN-HG700-11 CN-HG601-11 CN-HG600-11 CN-E8000-11 ÍNDICE AVISO IMPORTANTE... 3

Leia mais

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS OBJETIVO Estabelecer condições para o correto manuseio, transporte e armazenamento de bobinas de cabos elétricos, com o objetivo

Leia mais

4 ANÁLISE ESTÁTICA. 4.1 Distribuição do peso

4 ANÁLISE ESTÁTICA. 4.1 Distribuição do peso 4 ANÁLISE ESTÁTICA Nos capítulos anteriores, foi realizado um primeiro esboço da geometria do veículo e foram relacionados os parâmetros que este deverá atender. No presente capítulo, serão verificados

Leia mais

Ativação da tomada de força EG. Função

Ativação da tomada de força EG. Função Função Ativação da tomada de força EG A função é usada para ativar a tomada de força a partir da área do motorista e do lado de fora da cabina. A tomada de força é controlada pela unidade de comando da

Leia mais

Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300

Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300 Dados Técnicos Guindaste sobre esteiras LR 1300 LR 1300 Dimensões Máquina básica com carro inferior R 9750 3600 10350 6930 3000 LR 1300 2250 1600 1465 5000 1700 8500 9650 4260 1870 1200 8000 400 R 6980

Leia mais

Página 1. Pressão de Trabalho até 210 bar. Termo de garantia

Página 1. Pressão de Trabalho até 210 bar. Termo de garantia Pressão de Trabalho até 210 bar Termo de garantia A Movicontrol Automação Ltda, garante os seus produtos pelo prazo de 12 (doze) meses, incluído o da garantia legal (primeiros 90 dias), contados a partir

Leia mais

Elementos Elásticos. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc.

Elementos Elásticos. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Elementos Elásticos Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Introdução Ao longo da historia a mola sempre exerceu um importante papel no desenvolvimento de equipamentos que sofrem força. A mola esta presente desde

Leia mais

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus A WIRTGEN GROUP COMPANY Vibroacabadoras Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus www.ciber.com.br ciberoficial 02 03 Facilidade de operação com o mais alto rendimento e qualidade na pavimentação.

Leia mais

FOTO ILUSTRATIVA DIMENSÕES CHASSIS

FOTO ILUSTRATIVA DIMENSÕES CHASSIS 1. SEMIRREBOQUE CARGA SECA METALICO, 02 EIXOS, 35 TONS. MODELO: SR-CS-MT-02-35 FOTO ILUSTRATIVA COMPRIMENTO LARGURA EXTERNA ALTURA DA LATERAL CAPACIDADE TÉCNICA Perfil de longarinas Para choque DIMENSÕES

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS PNEU. Título da Apresentação Autor/Departamento : Data da criação: Classificação : D Atualização : Page :

NOÇÕES BÁSICAS PNEU. Título da Apresentação Autor/Departamento : Data da criação: Classificação : D Atualização : Page : NOÇÕES BÁSICAS PNEU Título da Apresentação Autor/Departamento : Data da criação: Classificação : D Atualização : Page : O PNEU A ÚNICA PEÇA QUE LIGA O VEÍCULO AO SOLO É O PNEU! Um componente de segurança

Leia mais

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4

Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4 Motor/Performance Motorização: 1.6 Alimentação Combustível Gasolina injeção direta Gasolina Potência (cv) 136.0 Cilindrada (cm3) 1.598 Torque (Kgf.m) 22,4 Velocidade Máxima (Km/h) 210 Tempo 0 100 (Km/h)

Leia mais

Transmissão. Tomada de Força

Transmissão. Tomada de Força Transmissão Tomada de Força Prefácio Este módulo de treinamento refere-se a Tomada de Força. O módulo de treinamento é parte de uma série de módulos destinados ao Treinamento Básico de Transmissão. Este

Leia mais

Manual do Revendedor Corrente (11 velocidades)

Manual do Revendedor Corrente (11 velocidades) (Portuguese) DM-CN0001-05 Manual do Revendedor Corrente (11 velocidades) CN-9000 CN-6800 CN-HG901-11 CN-HG900-11 CN-HG701-11 CN-HG700-11 CN-HG601-11 CN-HG600-11 ÍNDICE AVISO IMPORTANTE... 3 PARA GARANTIR

Leia mais

Informações gerais sobre o sistema pneumático

Informações gerais sobre o sistema pneumático Definições É importante lembrar as seguintes definições e conceitos ao trabalhar no sistema pneumático do veículo: Reservatório de ar comprimido Um reservatório pressurizado contendo ar comprimido. Ele

Leia mais

Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força

Aceleração manual limitada. Informações gerais sobre a função. Vibrações e aplicações de tomada de força Informações gerais sobre a função Informações gerais sobre a função A função de aceleração manual limitada funciona basicamente do mesmo modo que a função de aceleração manual. A diferença é que o torque

Leia mais

Características Técnicas

Características Técnicas ARADO SIMPLES PND3 Arado montado com disco IPA3 foi projetado para lidar com o solo a uma profundidade de 25 a 30 cm. Em solos secos duros e com a presença de raízes de árvores. Tipo montado Largura, m

Leia mais

Limitador de velocidade

Limitador de velocidade Histórico Histórico A função de limitador de velocidade é controlada pela unidade de comando da BCI (Interface de comunicação da carroceria). A função pode ser ativada por sinais analógicos ou pela CAN

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS

CLASSIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS 3.1 - LIMITES DE PESO Do Decreto-Lei n.º 133/2010 de 22 de Dezembro Regulamento que fixa os pesos e as dimensões máximos autorizados para os veículos em circulação Artigo 8.º - Peso bruto máximo dos veículos

Leia mais

WL 70 Carregadoras articuladas de rodas. A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70

WL 70 Carregadoras articuladas de rodas. A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70 WL 70 Carregadoras articuladas de rodas A máquina potente: Carregadora sobre rodas WL 70 Graças à mais recente tecnologia e de acordo com os atuais padrões de emissão, a WL 70 provê uma motorização extremamente

Leia mais

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus A WIRTGEN GROUP COMPANY Vibroacabadoras Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus www.ciber.com.br ciberoficial 02 03 Versatilidade e robustez para todas as aplicações em pavimentação asfáltica.

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais.

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais. Contate o seu concessionário Hyundai para mais informações. O equipamento apresentado pode variar de acordo com normas internacionais. Todas as medidas em libras e polegadas estão arredondadas. Novo Conceito

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 10 Sumário 1 Definições Iniciais... 3 2 Sapatas... 5 2.1 Tensões Admissíveis e área de Sapatas... 5 2.2 Condições de Rigidez... 7 3 Tarefa 10... 12 4 Apêndice...

Leia mais

Talento múltiplo no respeita espaços estreitos. WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³

Talento múltiplo no respeita espaços estreitos. WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ Talento múltiplo no respeita espaços estreitos A carregadora WL 18 da Wacker Neuson pode ser aplicada em qualquer lugar - até na viela mais estreita.

Leia mais

WL 44 Carregadoras articuladas de rodas

WL 44 Carregadoras articuladas de rodas WL 44 Carregadoras articuladas de rodas Por isso remove as coisas rápido - em qualquer aplicação. WL 54 A carregadora sobre rodas articulada WL 54 oferece potência, manobrabilidade e eficiência, tudo em

Leia mais

Introdução É com grande satisfação que queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, pois você adquiriu um produto fabricado com a

Introdução É com grande satisfação que queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, pois você adquiriu um produto fabricado com a 1 Introdução É com grande satisfação que queremos parabenizá-lo pela excelente escolha que acaba de fazer, pois você adquiriu um produto fabricado com a tecnologia ALMEIDA EQUIPAMENTOS AGRO IND. LTDA.

Leia mais

Notas de aulas de Estradas (parte 9)

Notas de aulas de Estradas (parte 9) 1 Notas de aulas de Estradas (parte 9) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Superlargura Conteúdo da parte 9 1 Introdução 2 Cálculo da superlargura 3 Distribuição da superlargura 2 1 Introdução Superlargura

Leia mais