Nivelamento de Matemática Centro Universitário Leonardo da Vinci. Organização Cristiane Bonatti. Reitor da UNIASSELVI Prof.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nivelamento de Matemática Centro Universitário Leonardo da Vinci. Organização Cristiane Bonatti. Reitor da UNIASSELVI Prof."

Transcrição

1

2 Rodovia BR 470, km 71, n 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n CEP: lndaial-sc Fone: (0xx47) / Home-page: Nivelamento de Matemática Centro Universitário Leonardo da Vinci Organização Cristiane Bonatti Reitor da UNIASSELVI Prof. Herminio Kloch Pró-Reitora de Ensino de Graduação a Distância Prof ª. Francieli Stano Torres Pró-Reitor Operacional de Ensino de Graduação a Distância Prof. Hermínio Kloch Diagramação e Capa Davi Schaefer Pasold Revisão: Diógenes Schweigert José Rodrigues Marina Luciani Garcia Todos os direitos reservados à Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) / Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI Proibida a reprodução total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.

3 3 A PRESENTAÇÃO Neste Curso de Nivelamento em Matemática você perceberá como a matemática está presente em nosso dia a dia, e, ao mesmo tempo, renovará os conhecimentos sobre alguns conteúdos de matemática, vistos no ensino fundamental, de maneira instrutiva e de fácil compreensão. Esse curso lhe ajudará em várias disciplinas da sua Graduação, aprimorando seus conhecimentos sobre conteúdos que envolvam números inteiros, números racionais, equações, regra de três e porcentagem. Portanto, esse curso de nivelamento servirá como base de aprendizagem, e, com isso, você se sentirá mais seguro para responder às questões do cotidiano. Objetivos da Disciplina: - relembrar conteúdos da linguagem matemática básica, alguns conceitos imprescindíveis ao estudo da matemática; - utilizar essa linguagem matemática como instrumento para a resolução de problemas; - aplicar os conceitos matemáticos em situações relacionadas ao seu cotidiano.

4 4 Programa do Curso ETAPA 1 NÚMEROS INTEIROS Relembrar os conceitos relacionados aos conjuntos numéricos. Relacionar conceitos com o cotidiano. ETAPA 2 NÚMEROS RACIONAIS Conhecer e relacionar os principais conceitos em relação aos números racionais, sendo que eles podem ser representados por frações ou números decimais. ETAPA 3 EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver situações-problema que envolvam equação, inequações e sistemas. ETAPA 4 REGRA DE TRÊS E PORCENTAGEM Determinar as grandezas proporcionais e inversas. Verificar onde encontramos essas situações no dia a dia. Em todas as etapas você encontrará atividades que o ajudarão a melhor compreender as aplicações dos conteúdos apresentados, proporcionando uma aprendizagem significativa e importante para o posterior estudo de outras disciplinas em seu curso de graduação a distância.

5 5 Números Inteiros (Z) Vamos retomar o que aprendemos nas séries iniciais com os conjuntos dos números naturais. Você lembra quem são eles? Pois bem, eles são todos os números inteiros positivos que conhecemos, lembrando que eles surgiram pela necessidade que as pessoas sempre tiveram de contar. Com o passar do tempo, estas pessoas sentiram a necessidade de ampliar esse conjunto. Além de expressar quantidades, temos situações em que os números indicam, por exemplo, saldo positivo ou negativo, temperatura acima e abaixo de zero. E, para situações como estas, foram criados os números negativos. Assim, surgiu o conjunto dos números inteiros, a união dos positivos e dos negativos. Para compreender melhor a representação desses números e sua utilização nas operações fundamentais, acompanhe os estudos a seguir. O símbolo dos números inteiros Z é a inicial da palavra Zahl, que significa número em alemão. Chamamos de números inteiros aos elementos do seguinte conjunto: Z = {..., -5, -4, -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3, +4, +5,...}

6 6 As reticências (...) à direita significam infinitos positivos, à esquerda significam infinitos negativos. Podemos dividir o conjunto dos números inteiros em dois subconjuntos disjuntos, isto é, sem elementos em comum: Conjunto dos números inteiros não negativos (Z+) Z+ = {0, +1, +2, +3, +4, +5,...} Conjunto dos números inteiros não positivos (Z-) Z- = {..., -6, -5, -4, -3, -2, -1, 0} Reunindo o conjunto dos inteiros não negativos com o conjunto dos números inteiros não positivos mais o número 0 (zero), obtemos o conjunto dos números inteiros: Quando nos referimos a um número positivo, não precisamos escrever o sinal de (+): as representações +2 ou 2 têm o mesmo significado. Portanto, os números naturais correspondem aos números inteiros positivos, com o zero, ou seja, Z+ U {0} = N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...}. E quando temos a exceção do zero representamos os conjuntos pelo Z* Z* = {... -3, -2, -1, 1, 2, 3,...} e * Z = {...-4, -3, -2, -1} e * Z + ={1, 2, 3, 4, 5,...}

7 7 Representações dos números inteiros em uma reta Podemos representar os números inteiros na reta numérica da seguinte forma: Observe que existe o ponto de Origem correspondente ao número 0 (zero) e que para o sentido da direita temos os números positivos e para o sentido da esquerda os números negativos. Cada ponto destacado com um número inteiro na reta é chamado de abscissa do ponto. NÚMEROS OPOSTOS OU SIMÉTRICOS Observem na reta numérica a seguir três pontos: Podemos observar que os números -5 e 5 estão à mesma distância do zero (ponto de origem), mas em lados opostos da reta em relação ao 0 (zero). Com isso, podemos dizer que -5 e 5 são números opostos ou simétricos.

8 8 Exemplos: Lembre-se de que os números opostos ou simétricos representam a mesma distância do ponto de origem, ou seja, eles também podem ser representados em módulo. MÓDULO OU VALOR ABSOLUTO DE UM NÚMERO INTEIRO Módulo é a representação de unidades, ou seja, a quantidade, e é representado entre barras.

9 9 Exemplo: -4 e +4 Os dois valores representam 4 unidades. Nesse caso -4 representa quatro unidades no sentido negativo e o +4 representa quatro unidades no sentido positivo. Exemplo: A distância do ponto A até a origem 0 (zero) é representada por -4 é de 4 unidades. A distância do ponto B até a origem 0 (zero) é representada por +4 é de 4 unidades. COMPARAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS Comparar dois números signifi ca dizer se o primeiro é maior (>), menor (<) ou igual (=) ao segundo. Para fazer essa comparação de números inteiros, podemos usar como recurso a reta numérica.

10 10 Em relação aos números positivos, quanto mais próximo do zero (ponto de origem) o número estiver, menor é a quantidade que ele representa. Já em relação aos números negativos, quanto mais próximo do zero (ponto de origem) o número estiver, maior é a quantidade que ele representa. Por isso, tome cuidado, pois, quanto menor o número negativo for, mais distante do zero (ponto de origem) ele estará. Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4,...} Observe alguns subconjuntos de Z: Z = {..., -100, -99, -98, -97, -96, -95, -94, -93, -92,...} (infi nitos negativos aos infi nitos positivos) Z* = {..., -1, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,...} (infi nitos negativos aos infi nitos positivos menos o 0 (zero), o asterisco (*) em cima do Z signifi ca todos os inteiros menos o zero. Z = {..., 10, 20, 30, 40, 50,...} (infi nitos negativos aos infi nitos positivos numa escala de 10).

11 11 Z = {..., -40, -30, -20, -10, 0, 10, 20, 30, 40,...} (infi nitos negativos aos infi nitos positivos numa escala de 10). Dados alguns conjuntos acima, vamos fazer a comparação: Exemplo: -4 < -3-6 < -4 0 > -1-2 < 0-7 > < -3 O menor número inteiro positivo é o número 1 e o maior número inteiro negativo é o número -1. OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS ADIÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS Cada termo da adição é chamado de parcela. E o resultado é chamado soma ou total.

12 12 Exemplo: = 17 Somar dois inteiros positivos não tem mistério, pois o resultado será positivo, mas, quando envolvemos os inteiros negativos em uma operação, precisamos tomar cuidado. Para facilitar esse entendimento iremos utilizar a reta numérica. Vamos calcular (-2) + (+5): Partindo da origem (o ponto em que se encontra o número zero), o sinal (-) antes do número 2 indica que devemos nos deslocar duas unidades no sentido negativo (para a esquerda) da reta a partir do ponto de abscissa 0 (zero). O sinal (+), dentro dos parênteses, antes do número 5, indica que devemos nos deslocar cinco unidades no sentido positivo (para a direita) da reta a partir do ponto em que paramos.

13 13 Note que a posição fi nal na reta corresponde ao número 3. Assim: (-2) + (+5) = +3 Agora vamos calcular (-3) + (-5) Partimos da origem (o ponto em que se encontra o número zero). O sinal (-) antes do número 3 indica que devemos nos deslocar três unidades no sentido negativo (para a esquerda) da reta a partir do ponto de abscissa 0 (zero). O sinal (-) antes do número 5 indica que devemos nos deslocar mais cinco unidades no sentido negativo (para a esquerda) da reta a partir do ponto em que paramos, pois estamos adicionando um valor negativo.

14 14 Note que a posição fi nal na reta corresponde ao número (-8). Assim: (-3) + (-5) = -8 PROPRIEDADES DA ADIÇÃO Comutativa Em uma adição de números positivos e negativos, podemos trocar a ordem das parcelas que a soma não se altera. Exemplo: (-4) + (+8) = +4 ou (+8) + (-4) = +4 Associativa Em uma adição de números positivos e negativos, podemos associar as parcelas de maneiras diferentes que a soma não se altera. Exemplo: (-9) + (+3) + (-4) Podemos resolver de duas maneiras:

15 15 1ª Maneira: Calculamos primeiramente (-9) + (+3) e em seguida adicionamos (-4) ao resultado: (-9) + (+3) + (-4) (-6) + (-4) -10 2ª Maneira: Calculamos primeiramente (-9) + (-4) e em seguida adicionamos (+3) ao resultado: (-9) + (+3) + (-4) (-13) + (+3) -10 ELEMENTO NEUTRO A adição de um número positivo ou negativo com zero é sempre igual ao próprio número, ou seja, o zero é o elemento neutro da adição de números inteiros.

16 16 Exemplos: (a) (b) (c) (-12) + 0 = -12 (+7) + 0 = (+17) = 17 PROPRIEDADE DO CANCELAMENTO (DE NÚMEROS OPOSTOS) Esta é uma propriedade importante, pois pode facilitar o cálculo de adições que apresentam muitas parcelas. Exemplo: = Aplicando as propriedades já descritas, podemos alterar a ordem dos números anulando aqueles que são iguais em módulo, mas têm sinais diferentes, ou seja, os números opostos ou simétricos. Então = = = = = = 7

17 17 SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS Vamos relembrar primeiramente os números naturais onde a subtração é impossível, ou seja, quando o primeiro termo (minuendo) é menor do que o segundo (subtraendo). No conjunto dos números inteiros isso é possível, pois temos os valores negativos. Exemplo: (+13) minuendo ( 76) subtraendo 63 total (resultado) Exemplo: 5 9 Veja a situação: Na cesta de frutas da sua casa há 5 maçãs, e sua mãe pede que você tire 9 de lá. Impossível, não é? Ou seja, essa subtração é impossível para os números naturais. Agora, outra situação: A sua mãe foi ao mercado e descobriu que só tem 5 reais para pagar uma compra de 9 reais. Como ela conhece o gerente, trouxe as compras, mas fi cou devendo 4 reais.

18 18 Então: 5 9 é equivalente a (+5) (+ 9) = +5 9 = 4 O sinal (+) antes do número 5 indica que devemos nos deslocar mais cinco unidades no sentido positivo (para a direita) da reta, a partir do ponto de abscissa 0 (zero). O sinal (-) antes do número 9 indica que devemos nos deslocar mais nove unidades no sentido negativo (para a esquerda) da reta, a partir do ponto em que paramos, pois estamos subtraindo. Note que a posição fi nal na reta corresponde ao número (-4). Assim: (+5) - (+9) = 5-9 = - 4 A subtração, na verdade, nada mais é do que a adição por um inteiro negativo. Veja esse exemplo:

19 19 Em um determinado dia, a temperatura da cidade de Paranaguá é de 6 ºC e na cidade de Palmas é 3 ºC. Observando as temperaturas, percebemos que a diferença entre elas é de 3 ºC. Isto é 6 ºC 3 ºC = 3 ºC. Agora, se a temperatura de Paranaguá fosse -1 ºC e a de Curitiba -4 ºC, qual seria a diferença das temperaturas? Quando se pede para calcular a diferença, a operação realizada é a subtração. 1 (-4) = -1 + (+4) = +3 oposto Subtrair -4 é o mesmo que adicionar + 4. Podemos dizer que em Paranaguá a temperatura está + 3 ºC em relação a Curitiba. Assim, para calcular a diferença entre dois números inteiros, basta adicionar o primeiro ao oposto do segundo. Se a e b são números inteiros, a adição a + (-b) é equivalente à subtração a b.

20 20 Sendo assim, a subtração é sempre possível em números inteiros. MULTIPLICAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS Ao indicar a multiplicação 6 x 3 (o número seis três vezes) por significa que o termo multiplicando é indicado pelo número 6 e o termo multiplicador pelo número 3. Ao conjunto desses dois termos, multiplicando e multiplicador, denominamos de fatores. Por isso é que dizemos que a ordem dos fatores não altera o produto. O termo produto é indicado para o resultado da multiplicação. Exemplo: 6 multiplicando X 3 multiplicador 18 produto Fatores Os sinais de multiplicação podem ser representados por meio da letra x (-2) x (+5), ou por meio de um ponto. (-2). (+5).

21 21 NÚMERO POSITIVO MULTIPLICANDO NÚMERO POSITIVO FATORES COM SINAIS IGUAIS, PRODUTO POSITIVO Quando multiplicamos dois fatores positivos, o produto sempre será um número positivo. Exemplo: (+5) (+5) = 25 Lembre-se de que uma das propriedades da multiplicação é a soma de parcelas iguais, ou seja, a multiplicação pode ser representada também na forma de adição de parcelas iguais: Representação na reta numérica (+4) (+2) = +8 ou (+4) + (+4) = +8 ou (+2) + (+2) + (+2) + (2) = +8 NÚMERO POSITIVO MULTIPLICANDO NÚMERO NEGATIVO FATORES COM SINAIS DIFERENTES, PRODUTO NEGATIVO Em uma multiplicação de dois fatores em que um dos fatores é um número positivo e o outro um número negativo,

22 22 o produto é um número negativo. Exemplo: (+7) (-6) = -42 Representação na reta numérica (+3) (-2) = -6 ou (-2) + (-2) + (-2) = -6 NÚMERO NEGATIVO MULTIPLICANDO NÚMERO NEGATIVO FATORES COM SINAIS IGUAIS, PRODUTO POSITIVO Para entender esse cálculo, podemos partir da ideia de algumas multiplicações já conhecidas. Observe a sequência das multiplicações: 4 (-4) = (-4) = (-4) = -8 1 (-4) = -4 0 (-4) = 0 Essa sequência tem um padrão, onde o primeiro fator vem decrescendo 1 unidade, o segundo fator é constante (-4) e o produto vem crescendo 4 unidades. Se seguirmos essa

23 23 ideia e mantivermos o padrão, saberemos qual o resultado das próximas multiplicações. -1 (-4) = +4-2 (-4) = +8-3 (-4) = (-4) = (-4) = +20 De acordo com o que acabamos de ver, podemos concluir que a multiplicação de dois números negativos será sempre um número positivo. Multiplicação com zero em um dos fatores Na multiplicação de dois fatores, em que um deles for zero, o resultado sempre será zero. Exemplos: (+5) (0) = 0 (0) (+7) = 0 (-9) (0) = 0 (0) (-6) = 0 A MULTIPLICAÇÃO COM O NÚMERO 1 (UM) E -1 EM UM DOS FATORES A multiplicação de um número positivo ou negativo com

24 24 (+1) um positivo sempre será igual ao próprio número. Exemplo: 87 1 = (+87) (+1) = +87 Já quando um dos fatores for (-1) um negativo, precisamos verifi car o sinal do outro fator, pois vamos lembrar das regras anteriormente citadas. Fatores com sinais diferentes, produto com sinal negativo. (+9). (-1) = -9 ou (-1). ( +9) = -9 Fatores com sinais iguais, produto positivo. (-8). (-1) = +8 ou (+1). (+8) = +8

25 25 DIVISÃO DOS NÚMEROS INTEIROS A multiplicação e a divisão são operações inversas. Dessa forma, em relação aos sinais, divisão e multiplicação se comportam da mesma maneira. Exemplo: (-136) 4 = -34 Quociente Divisor Portanto, se (-136) 4 = -34, Então: (-136) = Dividendo Essas operações podem ser interpretadas assim: dividindo uma compra de 136 em 4 parcelas iguais, cada parcela corresponderá a uma dívida de 34. Assim a divisão de um número negativo por um número positivo resultará em um quociente negativo.

26 26 Divisão com sinais diferentes quociente com sinal negativo (-20) = -50 (-136) 4 = -34 Divisão com sinais iguais quociente com sinal positivo = 41 (-81) (-3) = 27 O ZERO NA DIVISÃO Zero dividido por qualquer número inteiro, diferente de zero, resultará sempre zero. Exemplo: 0 (-13) = = 0

27 27 É impossível dividir qualquer número por zero, pois não existe nenhum número que multiplicado por zero dê algum valor, vejamos: Exemplo: (-76) 0 =? É impossível, pois não existe nenhum número que multiplicado por zero dê =? É impossível, pois não existe nenhum número que multiplicado por zero dê 654. POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS Uma multiplicação de fatores iguais pode ser escrita na forma de potência expoente Exemplo: = 3 4 = 81 potência base Base: fator que se repete (fator que se multiplica); Expoente: indica quantas vezes o fator se repete (quantas vezes o fator se multiplica); Potência: resultado da potenciação (resultado da multiplicação).

28 28 Lembrando a leitura das potenciações: 2 0 = dois elevado ao expoente 9 1 = nove elevado à zero primeira potência 3² = três elevado ao quadrado 4³ = quatro elevado ao cubo 6 7 = seis elevado à sétima 0² = zero elevado ao potência quadrado De acordo com o que estudamos anteriormente, devemos observar os sinais e os parênteses que acompanham os números inteiros. BASE POSITIVA Observe as potências a seguir: (+8) = +8 (+7)² = (+7) (+7) = +49 (+2)³ = (+2) (+2) (+2) = +8 (+1) 4 = (+1) (+1) (+1) (+1) = +1 Sempre que a base for positiva o resultado será positivo. BASE NEGATIVA Observe as potências a seguir: - 6² = 6 6 = -36 (-6)² = (-6) (-6) = +36

29 29 (-6)³ = (-6) (-6) (-6) = -216 Por que essa diferença nas multiplicações? Veja: No primeiro exemplo, quem está elevado ao quadrado é somente o número 6, então 6 multiplicado por 6 é igual a 36, mas não se esqueça do sinal que está na frente, ele acompanha o resultado. No segundo exemplo, quem está elevado ao quadrado é o -6 e multiplicações de dois números inteiros negativos resultam números positivos, assim -6 multiplicado por -6 é igual a No terceiro exemplo, observe que é o -6 que está sendo multiplicado e, como vimos anteriormente, o sinal multiplica com o valor numérico. Assim, -6 multiplicado por -6 é igual a +36, e este multiplicado por -6 é a multiplicação de um número positivo por um negativo e, lembrando que a multiplicação de um número positivo por um negativo é igual ao resultado negativo, assim +36 multiplicado por -6 é igual a Para resolvermos multiplicação e divisões de potência, utilizamos alguns recursos que as propriedades de potência nos oferecem.

30 30 PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS PRODUTO DE POTÊNCIAS DE MESMA BASE Um produto de potências de mesma base pode ser reduzido a uma única potência, conservando a base e somando o expoente. Exemplo: Escrever o produto de usando uma única potência = ( ) ( ) = 2 9, 5 fatores iguais multiplicando mais quatro fatores iguais ou = ( ) = 2 9, multiplicação de 9 fatores iguais Como você pode observar, as propriedades da potência nos facilitam em determinados cálculos. QUOCIENTE DE POTÊNCIAS DE MESMA BASE Uma divisão composta por duas potências de mesma base, não nula, pode ser reduzida a uma única potência, conservando a base e diminuindo os expoentes, na ordem em que aparecem.

31 31 Exemplo: = Difícil não? Ter que calcular 21 9, depois 21 6 e ainda fazer uma divisão com os resultados! Calma... Existe uma maneira mais simples de se resolver essa questão: é aplicando a propriedade anteriormente citada. Agora, simplifi camos essa fração dividindo numerador e denominador por 21. Fazemos isso seis vezes. Podemos observar que é muito mais fácil usarmos a propriedade, certo? Portanto, = = 21 3 = 926 POTÊNCIA DE POTÊNCIA Uma potência de potência pode ser reduzida a uma única potência, conservando a base da primeira e multiplicando os expoentes. Exemplo: (5 3 ) 5 = = = 5 15

32 32 ou (5 3 ) 5 = = 5 15 Como podemos escrever a expressão (5 3 ) 5 = 5³ 5³ 5³ 5³ 5³ = = 5 15, ou seja, o número 5³ se repete cinco vezes. Assim como vimos na propriedade de produto de mesma base, somamos os expoentes. E para tornarmos mais fácil, aplicamos a potência de potência onde multiplicamos os expoentes. PRODUTO DE POTÊNCIAS DE MESMO EXPOENTE Um produto de mesmo expoente pode ser reduzido a uma única potência, multiplicando as bases e conservando o expoente comum. Exemplo: = (2 6) 7 = 12 7 QUOCIENTE DE POTÊNCIAS DE MESMO EXPOENTE Um quociente de mesmo expoente pode ser reduzido a uma única potência, dividindo a primeira pela segunda e conservando o expoente.

33 33 Exemplo: (a) = 35 3 (b), lembrando que toda fração é uma divisão Para elevarmos uma fração a um expoente, basta elevar o numerador e denominador a esse expoente. Exemplo: EXPOENTE ZERO Por que qualquer número inteiro, diferente de zero, elevado ao expoente zero é igual a um? Veja: a 0 = para a 0 Podemos usar uma das propriedades da potenciação para justifi car essa propriedade. Se a é um número inteiro diferente de zero e n é um número natural, temos: a n a n = a n-n = a 0

34 34 Então: Todo número diferente de zero dividido por ele mesmo dá 1, podemos escrever: a n a n = 1 Comparando essa igualdade, podemos dizer que: a 0 = 1 para a 0 POTÊNCIAS COM EXPOENTES INTEIROS No estudo das potências com expoente inteiro, iremos ampliar o estudo em relação aos números racionais, cujos expoentes são números inteiros negativos. A partir do estudo das potenciações, podemos observar as regularidades que existem e os resultados das potências com expoentes inteiros negativos. Exemplo: 3³ = 27 3² = 9 3¹ = = 1 Seguindo esse raciocínio, podemos inferir que:

35 35 Realmente, a potência de uma base não nula e expoente negativo é igual ao seu inverso, conservando a base e trocando o sinal do expoente = um terço é o inverso de 3 elevado a -1. = um nono é igual a um terço elevado ao quadrado e é o inverso de três elevado a -2. POTÊNCIAS DE BASE 10 Quando obtemos uma potência de base 10 e no expoente um número natural, podemos resolver pelo seguinte processo prático. Exemplo: 10² = = 100 (1 seguido de dois zeros) 10³ = = 1000 (1 seguido de três zeros)

36 = = (1 seguido de sete zeros) 10 0 = 1 (1 seguido de nenhum zero) Para as potências com base 10 e expoente negativo temos o seu inverso. Exemplo: Observe que dez elevado a -1 é o mesmo que seu inverso, na forma de fração (um décimo), assim seu número decimal. Observe quatro casas depois da vírgula, 3 zeros seguido do um.

37 37 NOTAÇÃO CIENTÍFICA A notação científi ca é utilizada para expressar números muito grandes ou muito pequenos de uma maneira mais sucinta. Consiste em expressar o número através de uma multiplicação por potências de base 10. Exemplo: A distância média da Terra ao Sol é de aproximadamente km ou, em notação científi ca, 1, km (a vírgula desloca-se 8 casas para a direita)

38 38 RAIZ QUADRADA DE NÚMERO INTEIRO Raiz quadrada de um número positivo é o número positivo cujo quadrado é igual ao número dado. Exemplo: A raiz quadrada de um número inteiro positivo pertence ao conjunto dos números naturais. a), pois 3² é igual a 3 3 = 9 ainda podemos escrever b), é impossível nos números inteiros, pois não existe número inteiro que, elevado ao quadrado, dê +10. (é uma raiz não exata) c), pois 0 0 = 0 que é igual a 0² = 0 A raiz quadrada de qualquer número inteiro negativo é impossível. Exemplo:, é impossível para os números inteiros, ou seja, não existe um número inteiro que elevado ao quadrado dê -81, pois - 9² = +81

39 39 QUANDO A RAIZ NÃO FOR EXATA A raiz quadrada de um número positivo não exata corresponde a um número irracional. Nesse caso podemos trabalhar por tentativa ou pela simplifi cação da raiz., por tentativa sabemos que é um valor entre 3 e 4 pois, está compreendido entre a raiz de e raiz de., nesse caso podemos simplifi car a raiz, pois a raiz pode ser escrita na forma porque a raiz de 4 pode ser extraída, sendo 2 e a raiz de 2 permanece, pois ela corresponde a um número irracional.

40 40 RESUMO DO TÓPICO Conjunto dos números inteiros Z Z = {..., -6, -5, -4, -3, -2, -1, 0, +1, +2, +3, +4,...} Números opostos ou simétricos são números que representam a mesma distância do ponto de origem, ou seja, são representadas através do módulo -2 e +2. O menor número inteiro é aquele que se encontra mais à esquerda na reta numérica. O maior número inteiro é aquele que se encontra mais à direita na reta numérica. Números que se encontram no mesmo ponto da reta numérica são iguais.

41 41 OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS Adição Propriedades da Adição Comutativa: em uma adição de números positivos e negativos podemos trocar a ordem das parcelas que a soma não se altera. Associativa: em uma adição de números positivos e negativos, podemos associar as parcelas de maneiras diferentes que a soma não se altera. Subtração Se a e b são números inteiros, a adição a + (-b) é equivalente à subtração a b. Multiplicação Fatores com sinais diferentes, produto com sinal negativo. (+9) (-1) = -9 ou (-1) (+9) = -9 Fatores com sinais iguais, produto positivo. (-8) (-1) = +8 ou (+1) (+8) = +8 Divisão Divisão com sinais diferentes, quociente com sinal

42 42 negativo (-20) = -50 (-136) 4 = -34 Divisão com sinais iguais, quociente com sinal positivo = 41 (-81) (-3) = 27 Potenciação Propriedades da Potenciação Produto de potência de mesma base: conserva-se a base e soma-se o expoente. Produto de potência de mesmo expoente: conservase o expoente e multiplica-se a base. Quociente de mesma base: conserva-se a base e subtrai-se o expoente. Quociente de mesmo expoente: conserva-se o expoente e divide-se a base. Potência de Potência: conserva-se a base e multiplicase o expoente.

43 43 Potência de expoente inteiro: a potência de uma base não nula e expoente negativo é igual ao inverso da potência, conservando a base e trocando o sinal do expoente. Radiciação A raiz quadrada de um número inteiro positivo e do zero equivale à raiz quadrada exata. Raiz quadrada de um número inteiro negativo é impossível nos números inteiros.

44 44 A UTOATIVIDADE 1. Os números na reta podem representar temperaturas de um termômetro: Nessa representação, os pontos A e B correspondem, respectivamente, aos números: a) -2,18 e 1,3. b) 2,18 e -1,3. c) -3,78 e 1,3. d) 3,78 e -1,3. 2. Qual a sentença verdadeira? a) -21 > -17. b) -21 < -17. c) 3 < -5. d) 0 < O saldo bancário de uma pessoa era de 300 reais negativos. Mesmo assim, fez uma retirada de trezentos e quarenta e sete reais. Para sabermos o novo saldo, assinale a alternativa correta:

45 45 a) = 47. b) = 647. c) = d) (- 347) = Assinale a sentença verdadeira: a) (-15) (-3) = 5. b) (-15) (-3) = -5. c) (15) (-3) = 5. d) (-15) (-5) = Considere o segmento na reta numérica: Esse segmento é ampliado se for multiplicado por um número maior que 1 e é reduzido se for multiplicado por números entre 0 e 1. Com base na situação que descrevemos, é correto afi rmar que, multiplicando o segmento por: a) -2 e, a seguir, por -3, seu sentido não muda. b) 2 e, novamente, por -2, seu sentido, no fi nal, é igual ao do início. c) -2 e, depois, por -3, seu sentido, no fi nal, é o oposto ao do início.

46 46 d) 2 e, depois, por 3, inverte-se o sentido do segmento. 6. Efetuando a expressão, o resultado será: a) b) c) d) 7. Assinale a sentença correta: a) b) c) d) 8. Observe as sentenças a seguir. I)

47 47 II) III) é impossível em Z IV) De acordo com as sentenças, é correto afi rmar que: ( ) Todas as sentenças são verdadeiras. ( ) Somente as sentenças II, III e IV são verdadeiras. ( ) Somente a sentença IV é verdadeira. ( ) Somente as sentenças III e IV são verdadeiras. 9. Assinale a alternativa correta: a) (-2)³ = +8. b) (-2)³ = -8. c) -2³ = +6. d) -2³ = Subtrair um número negativo (A) de um número positivo (B) é o mesmo que: a) B A. b) A B. c) +B (-A). d) + A + B.

48 48 G ABARITO 1. Colocamos números na reta, como se fossem temperaturas de um termômetro: Nessa representação, os pontos A e B correspondem, respectivamente, aos números: a) -2,18 e 1,3. b) 2,18 e -1,3. c) -3,78 e 1,3. d) 3,78 e -1,3. 2. Qual a sentença verdadeira? a) -21 > -17. b) -21 < -17. c) 3 < -5. d) 0 < O saldo bancário de uma pessoa era de 300 reais negativos. Mesmo assim, fez uma retirada de trezentos e quarenta e sete reais. Para sabermos o novo saldo, assinale a alternativa correta: (-347) = = assim a alternativa C é correta a) = 47. b) = 647. c) = d) (- 347) = Assinale a sentença verdadeira: a) (-15) (-3) = 5. b) (-15) (-3) = -5.

49 49 c) (15) (-3) = 5. d) (-15) (-5) = Considere o segmento na reta numérica: Esse segmento é ampliado se for multiplicado por um número maior que 1 e é reduzido se for multiplicado por números entre 0 e 1. Com base na situação que descrevemos, é correto afi rmar que, multiplicando o segmento por: a) -2 e, a seguir, por -3, seu sentido não muda. b) 2 e, novamente, por -2, seu sentido, no fi nal, é igual ao do início. c) -2 e, depois, por -3, seu sentido, no fi nal, é o oposto ao do início. d) 2 e, depois, por 3, inverte-se o sentido do segmento. 6. Efetuando a expressão, o resultado será: Resposta: a) b)

50 50 c) d) 7. Assinale a sentença correta: a) b) c) d) 8. Observe as sentenças a seguir. I) II) III) é impossível em Z IV) De acordo com as sentenças, é correto afi rmar que: ( ) Todas as sentenças são verdadeiras. (x) Somente as sentenças II, III e IV são verdadeiras. ( ) Somente a sentença IV é verdadeira. ( ) Somente as sentenças III e IV são verdadeiras.

51 51 Desenvolvimento a) Impossível pois 5 5 = + 25 ou 5² = 25 b) correto, pois (- 5) (- 5) = +25 ou (- 5)² = 25 c) correto, pois não existe raiz de número negativo para o conjunto dos números inteiros. d) correto, pois 5 5 = 25 ou 5² = Assinale a alternativa correta: a) (-2)³ = +8. b) (-2)³ = -8. c) -2³ = +6. d) -2³ = -6. (-2)³ = (-2) (-2) (-2) = -8 assim a sentença verdadeira é a letra B. 10. Subtrair um número negativo (A) de um número positivo (B) é o mesmo que: a) B A. b) A B. c) +B (-A). d) + A + B. +B (-A) = B + A assim a sentença verdadeira é a letra C.

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO Monster Concursos Matemática 1 ENCONTRO CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos numéricos podem ser representados de diversas formas. A forma mais simples é dar um nome ao conjunto e expor todos os seus elementos,

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

Aula 1: Conjunto dos Números Inteiros

Aula 1: Conjunto dos Números Inteiros Aula 1: Conjunto dos Números Inteiros 1 Introdução Observe que, no conjunto dos números naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,..., a operação de subtração nem sempre é possível. a) 5 3 = 2 (é possível: 2 N) b)

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos.

Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Conjuntos Numéricos Conjunto Definimos como conjunto uma coleção qualquer de elementos. Exemplos: Conjunto dos números naturais pares; Conjunto formado por meninas da 6ª série do ensino fundamental de

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan.

Matemática. Operações Básicas. Professor Dudan. Matemática Operações Básicas Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: + 4 = 7, em que os números e 4 são as

Leia mais

Bem-vindos (as), estudantes! Vamos recordar... e conhecer um novo conjunto numérico... Prof. Mara

Bem-vindos (as), estudantes! Vamos recordar... e conhecer um novo conjunto numérico... Prof. Mara Bem-vindos (as), estudantes! Vamos recordar... e conhecer um novo conjunto numérico... Prof. Mara Recordando... Números Naturais Você já ouviu falar dos Números Naturais? Eles são utilizados a todo o momento

Leia mais

3. Números Racionais

3. Números Racionais . Números Racionais O conjunto dos números racionais, representado por Q, é o conjunto dos números formado por todos os quocientes de números inteiros (mas não pode dividir por zero). O uso do símbolo

Leia mais

Prof. a : Patrícia Caldana

Prof. a : Patrícia Caldana CONJUNTOS NUMÉRICOS Podemos caracterizar um conjunto como sendo uma reunião de elementos que possuem características semelhantes. Caso esses elementos sejam números, temos então a representação dos conjuntos

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo

CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. No conjunto dos números naturais operações do tipo CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS No conjunto dos números naturais operações do tipo 9-5 = 4 é possível 5 5 = 0 é possível 5 7 =? não é possível e para tornar isso possível foi criado o conjunto dos números

Leia mais

Concurso Público Conteúdo

Concurso Público Conteúdo Concurso Público 2016 Conteúdo 1ª parte Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais;

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas

Frações e porcentagens. Prof. Marcelo Freitas Frações e porcentagens Prof. Marcelo Freitas FRAÇÃO A fração representa a idéia da divisão de um inteiro (objeto, figura, número, etc) em partes iguais e destas partes pegamos uma ou mais, conforme o nosso

Leia mais

MÓDULO II. Operações Fundamentais em Z. - Sinais iguais das parcelas, somam-se conservando o sinal comum. Exemplo: 2 4 = 6

MÓDULO II. Operações Fundamentais em Z. - Sinais iguais das parcelas, somam-se conservando o sinal comum. Exemplo: 2 4 = 6 1 MÓDULO II Nesse Módulo vamos aprofundar as operações em Z. Para introdução do assunto, vamos percorrer a História da Matemática, lendo os textos dispostos nos links a seguir: http://www.vestibular1.com.br/revisao/historia_da_matematica.doc

Leia mais

Adição de números decimais

Adição de números decimais NÚMEROS DECIMAIS O número decimal tem sempre uma virgula que divide o número decimal em duas partes: Parte inteira (antes da virgula) e parte decimal (depois da virgula). Ex: 3,5 parte inteira 3 e parte

Leia mais

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo I Ana Paula Figueiredo Números Reais IR O conjunto dos números Irracionais reunido com o conjunto dos números Racionais (Q), formam o conjunto dos números Reais (IR ). Assim, os principais conjuntos numéricos

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS COM SINAIS IGUAIS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS 1º Caso: (+3 ) + (+4) = + 7 +3 + 4 = + 7 ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS Quando duas parcelas são positivas, o resultado da adição

Leia mais

Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante.

Obviamente não poderíamos ter um número negativo de livros. Também não poderíamos imaginar alguém falando: Tenho 3,4231 livros na minha estante. Conjunto dos Números Naturais A noção de um número natural surge com a pura contagem de objetos. Ao contar, por exemplo, os livros de uma estante, temos como resultado um número do tipo: N = {0,1,2,3 }

Leia mais

Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF

Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática Estatística e Física - IMEF Apostila de Pré-Cálculo- Parte 1 Alessandro da Silva Saadi Felipe Morais da Silva 2017 2 3 Sobre os autores:

Leia mais

MATEMÁTICA. Docente: Marina Mariano de Oliveira

MATEMÁTICA. Docente: Marina Mariano de Oliveira MATEMÁTICA Docente: Marina Mariano de Oliveira MATEMÁTICA Docente: Marina Mariano de Oliveira Bacharelado em Meteorologia (incompleto) Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ Profª: EDNALVA DOS SANTOS 1 Frações O que são? 2 Para representar os números fracionários foi criado um símbolo, que é a fração. Sendo a e b números naturais e b 0 (b diferente

Leia mais

O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0, 1, 2, 3, 4,...}

O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0, 1, 2, 3, 4,...} 07 I. Números naturais e inteiros O conjunto dos números naturais é representado pela letra N e possui como elementos: N = { 0,,,, 4,...} Já o conjunto dos números inteiros é representado pela letra Z

Leia mais

Operações Fundamentais com Números

Operações Fundamentais com Números Capítulo 1 Operações Fundamentais com Números 1.1 QUATRO OPERAÇÕES Assim como na aritmética, quatro operações são fundamentais em álgebra: adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando dois números

Leia mais

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica:

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica: . Números Inteiros Sempre que estamos no inverno as temperaturas caem. Algumas cidades do Sul do Brasil chegam até mesmo a nevar. Quando isso acontece, a temperatura está menor do que zero. Em Urupema,

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos.

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite O que é um algarismo? É um símbolo que utilizamos para formar e representar os números. Exemplo: Os algarismos que compõem o

Leia mais

Racionalização de denominadores

Racionalização de denominadores Racionalização de denominadores Para racionalizar o denominador de uma fração, devemos multiplicar os termos desta fração por uma expressão com radical, denominado fator racionalizante, de modo a obter

Leia mais

DECIMAIS. Definições e operações

DECIMAIS. Definições e operações DECIMAIS Definições e operações A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

Capítulo 1: Fração e Potenciação

Capítulo 1: Fração e Potenciação 1 Capítulo 1: Fração e Potenciação 1.1. Fração Fração é uma forma de expressar uma quantidade sobre o todo. De início, dividimos o todo em n partes iguais e, em seguida, reunimos um número m dessas partes.

Leia mais

Percentual de acertos NOME Nᴼ 09/06/2017 Durante a semana 20/06/2017 TURMA: Data para tirar dúvidas em sala de aula

Percentual de acertos NOME Nᴼ 09/06/2017 Durante a semana 20/06/2017 TURMA: Data para tirar dúvidas em sala de aula Data de recebimento pelo aluno Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XIII 6º ano/ Ensino Fundamental / Matemática/2017 Profa.: Cláudia Tavares Barbosa dos Santos Profa.: Camila

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05 RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05 NÚMEROS NATURAIS O sistema aceito, universalmente, e utilizado é o sistema decimal, e o registro é o indo-arábico. A contagem que fazemos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, e assim

Leia mais

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. Como se trata de dois números, representamos por duas letras diferentes x e y.

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. Como se trata de dois números, representamos por duas letras diferentes x e y. SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Equação do 1º grau com duas variáveis Ex: A soma de dois números é 10. Quais são esses números? Como se trata de dois números, representamos por duas letras

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

ÍNDICE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

ÍNDICE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO ÍNDICE Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

Prefeito Municipal de Jaguariúna do Estado de São Paulo JAGUARIÚNA-SP. Agente de Serviços de Alimentação. Edital Nº 006/2017.

Prefeito Municipal de Jaguariúna do Estado de São Paulo JAGUARIÚNA-SP. Agente de Serviços de Alimentação. Edital Nº 006/2017. Prefeito Municipal de Jaguariúna do Estado de São Paulo JAGUARIÚNA-SP Agente de Serviços de Alimentação Edital Nº 006/017. DZ100-017 DADOS DA OBRA Título da obra: Prefeito Municipal de Jaguariúna do Estado

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania. 1º trimestre - Disciplina: Matemática. Números Naturais

Centro Educacional Sesc Cidadania. 1º trimestre - Disciplina: Matemática. Números Naturais Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, janeiro/fevereiro de 2018 Professora: Mara Rúbia Matias 7º ano 1º trimestre - Disciplina: Matemática Atenção Você deve ter este

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2011/2012 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

RADICIAÇÃO, POTENCIAÇÃO, LOGARITMAÇÃO. Potência POTENCIAÇÃO, RADICIAÇÃO E LOGARITMAÇÂO NOS NÚMEROS REAIS. Potenciação 1

RADICIAÇÃO, POTENCIAÇÃO, LOGARITMAÇÃO. Potência POTENCIAÇÃO, RADICIAÇÃO E LOGARITMAÇÂO NOS NÚMEROS REAIS. Potenciação 1 RADICIAÇÃO, POTENCIAÇÃO, LOGARITMAÇÃO Potência POTENCIAÇÃO, RADICIAÇÃO E LOGARITMAÇÂO NOS NÚMEROS REAIS Potenciação 1 Neste texto, ao classificarmos diferentes casos de potenciação, vamos sempre supor

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração Unidade 1 Números inteiros adição e subtração 1. Números positivos e números negativos Reconhecer o uso de números negativos e positivos no dia a dia. 2. Conjunto dos números inteiros 3. Módulo ou valor

Leia mais

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense Curso Satélite de Matemática Sessão n.º 1 Universidade Portucalense Conceitos Algébricos Propriedades das operações de números reais Considerem-se três números reais quaisquer, a, b e c. 1. A adição de

Leia mais

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11

Disciplina: Nivelamento - Matemática. Aula: 08. Prof.: Wilson Francisco Julio. Duração: 20:11 Disciplina: Nivelamento - Matemática Aula: 08 Prof.: Wilson Francisco Julio Duração: 20:11 Olá! Seja bem-vindo a mais uma aula de Nivelamento em Matemática! Hoje, vamos falar de multiplicação e divisão

Leia mais

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que RADICIAÇÃO Provavelmente até o 8 ano, você aluno só viu o conteúdo de radiciação envolvendo A RAIZ QUADRA Para relembrar: = para calcular a raiz quadrada de, devemos encontrar um número que elevado a seja,

Leia mais

CURSO DE MATEMÁTICA. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha

CURSO DE MATEMÁTICA. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha CURSO DE MATEMÁTICA Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha Qual a importância de conhecer os CONJUNTOS NUMÉRICOS? Meu querido aluno,

Leia mais

MATEMÁTICA. Polinômios. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Polinômios. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Polinômios Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Monômio, o que isso Professor Dêner? Monômios Denominamos monômio ou termo algébrico quaisquer expressões algébricas representadas por

Leia mais

A origem de i ao quadrado igual a -1

A origem de i ao quadrado igual a -1 A origem de i ao quadrado igual a -1 No estudo dos números complexos deparamo-nos com a seguinte igualdade: i 2 = 1. A justificativa para essa igualdade está geralmente associada à resolução de equações

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE Matemática Básica Módulo 01 Introdução. Hoje em dia temos a educação presencial, semi-presencial e educação a distância. A presencial é a dos cursos regulares, onde professores e alunos se encontram sempre

Leia mais

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo:

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo: MÓDULO 2 POTÊNCIA Sabendo que as potências tem grande importância no mundo da lógica matemática, nosso curso terá por objetivo demonstrar onde podemos utilizar esses conceitos no nosso cotidiano e vida

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Conjunto dos Números Inteiros. Prof Carlos

Conjunto dos Números Inteiros. Prof Carlos Conjunto dos Números Inteiros Prof Carlos Vamos revisar o conjuntos dos Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,...} N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,...} Existem números que vêm antes

Leia mais

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02

= 0,333 = 0, = 0,4343 = 0, = 1,0222 = 1,02 1 1.1 Conjuntos Numéricos Neste capítulo, serão apresentados conjuntos cujos elementos são números e, por isso, são denominados conjuntos numéricos. 1.1.1 Números Naturais (N) O conjunto dos números naturais

Leia mais

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: Professor(s): Eni e Patrícia Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 7º ano Ano Letivo: 2016 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Apostila de Revisão dos Fundamentos Básicos da Álgebra. (versão 1: 12/03/2012)

Apostila de Revisão dos Fundamentos Básicos da Álgebra. (versão 1: 12/03/2012) Apostila de Revisão dos Fundamentos Básicos da Álgebra (versão 1: 12/03/2012) 1. Operações com frações 1.1. Fração A representação de uma fração é dada dois valores separados por uma barra horizontal.

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

4. Números Racionais (continuação)

4. Números Racionais (continuação) 4. Números Racionais (continuação) Quando falamos em números, com as pessoas comuns, estamos nos referindo a uma classe bem especial de números racionais (Q) os chamados números decimais. Números Decimais

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS NÚMEROS DECIMAIS NÚMEROS DECIMAIS Em todo numero decimal: CONVENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DECIMAL a parte inteira é separada da parte decimal por uma vírgula; um algarismo situado a direita de outro tem um valor significativo

Leia mais

Conjunto dos números inteiros

Conjunto dos números inteiros E. M. E. F. MARIA ARLETE BITENCOURT LODETTI DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSORA: ADRIÉLE RÉUS DE SOUZA Conjunto dos números inteiros O conjunto dos números inteiros é formado pelos algarismos inteiros

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3

216 e) 10 1 = 10 f) (-0,4) 0 = 1 g) (-4,3) 1 = - 4,3 1 Prof. Ranildo Lopes U. E. PROFª HELENA CARVALHO Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! Pegue o material no http://uehelenacarvalho.wordpress.com ESTUDANDO A POTENCIAÇÃO E SUAS PROPRIEDADES POTENCIAÇÃO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA

Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA Prefeitura Municipal de Caxias do Estado do Maranhão CAXIAS-MA Comum aos Cargos de Nível Fundamental: Manutenção De Infraestrutura - Limpeza Auxiliar De Cozinha Manipulador De Alimentos Concurso Público

Leia mais

G A B A R I T O G A B A R I T O

G A B A R I T O G A B A R I T O Prova Anglo P-2 G A B A R I T O Tipo D-8-05/2011 01. B 07. A 13. C 19. B 02. D 08. C 14. A 20. C 03. A 09. B 15. D 21. C 04. D 10. D 16. B 22. D 05. C 11. A 17. D 00 06. B 12. C 18. B 00 841201711 PROVA

Leia mais

Companhia Águas de Joinville do estado de Santa Catarina CAJ-SC. Agente Operacional. Concurso Público Edital 001/2017

Companhia Águas de Joinville do estado de Santa Catarina CAJ-SC. Agente Operacional. Concurso Público Edital 001/2017 Companhia Águas de Joinville do estado de Santa Catarina CAJ-SC Agente Operacional Concurso Público Edital 001/017 DZ111-017 DADOS DA OBRA Título da obra: Companhia Águas de Joinville do estado de Santa

Leia mais

Chama-se conjunto dos números naturais símbolo N o conjunto formado pelos números. OBS: De um modo geral, se A é um conjunto numérico qualquer, tem-se

Chama-se conjunto dos números naturais símbolo N o conjunto formado pelos números. OBS: De um modo geral, se A é um conjunto numérico qualquer, tem-se UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos Prof.:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2012/2013 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

AULA 01: Operações em conjuntos numéricos

AULA 01: Operações em conjuntos numéricos AULA 01: Operações em conjuntos numéricos SUMÁRIO PÁGINA 1. Teoria 03 2. Resolução de exercícios 46 3. Questões apresentadas na aula 91 4. Gabarito 108 Olá! Nesta primeira aula aprenderemos alguns tópicos

Leia mais

1. Múltiplos e divisores

1. Múltiplos e divisores Escola Básica de Santa Marinha Matemática 2009/2010 7º Ano Síntese dos conteúdos Números e operações 1 Múltiplos e divisores Múltiplo de um número é todo o número que se obtém multiplicando o número dado

Leia mais

A evolução do caderno. matemática. 6 o ano ENSINO FUNDAMENTAL

A evolução do caderno. matemática. 6 o ano ENSINO FUNDAMENTAL A evolução do caderno matemática 6 o ano ENSINO FUNDAMENTAL a edição são paulo 0 Coleção Caderno do Futuro Matemática IBEP, 0 Diretor superintendente Jorge Yunes Gerente editorial Célia de Assis Editor

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 CONJUNTOS NUMÉRICOS

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS... 2 RETA NUMERADA... 2 CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS... 4 SUBCONJUNTOS DE Z... 5 NÚMEROS OPOSTOS... 5 VALOR ABSOLUTO DE UM NÚMERO INTEIRO... 6 CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS...

Leia mais

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/!

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/! Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor: Ms. Edson Vaz de Andrade Fundamentos de Matemática No estudo de Física frequentemente nos deparamos com a necessidade de realizar cálculos matemáticos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Salvador do Estado da Bahia SALVADOR-BA. Professor Municipal - Matemática AB036-19

Prefeitura Municipal de Salvador do Estado da Bahia SALVADOR-BA. Professor Municipal - Matemática AB036-19 Prefeitura Municipal de Salvador do Estado da Bahia SALVADOR-BA Professor Municipal - Matemática AB036-19 Todos os direitos autorais desta obra são protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/12/1998. Proibida

Leia mais

Matemática. Frações. Professor Dudan.

Matemática. Frações. Professor Dudan. Matemática Frações Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7 4 RESOLVENDO

Leia mais

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO Concurso Público 2016 Conteúdo - Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e Máximo divisor comum. - Razão e proporção. - Porcentagem. -

Leia mais

Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos. Considere incialmente o conjunto dos números naturais :

Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos. Considere incialmente o conjunto dos números naturais : Introdução: A necessidade de ampliação dos conjuntos Numéricos Considere incialmente o conjunto dos números naturais : Neste conjunto podemos resolver uma infinidade de equações do tipo A solução pertence

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

Dos inteiros aos reais

Dos inteiros aos reais Dos inteiros aos reais Ordenação de números inteiros relativos Para além dos números positivos, na vida real utilizam-se outros números para representar situações, tal como temperatura negativas, saldos

Leia mais

Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações

Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações 1. A Base de Nosso Sistema Numérico Se observarmos a história, nós veremos que os primeiros números usados pelos humanos

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Frações Prof. Dudan Matemática FRAÇÕES Definição Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus

Leia mais

AULA 01: RACIOCÍNIO LÓGICO. 1. Tópicos de matemática básica Resolução de questões Questões apresentadas na aula 78 4.

AULA 01: RACIOCÍNIO LÓGICO. 1. Tópicos de matemática básica Resolução de questões Questões apresentadas na aula 78 4. AULA 01: RACIOCÍNIO LÓGICO SUMÁRIO PÁGINA 1. Tópicos de matemática básica 01 2. Resolução de questões 42 3. Questões apresentadas na aula 78 4. Gabarito 94 Olá! Hoje iniciamos o nosso curso de Raciocínio

Leia mais

MÓDULO 1 RECORDANDO AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

MÓDULO 1 RECORDANDO AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS MATEMÁTICA MÓDULO 1 RECORDANDO AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS Todos os dias, você usa dos recursos da Matemática para resolver pequenos e grandes problemas que aparecem na sua vida. Nesse módulo você

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos

Fundamentos Tecnológicos Fundamentos Tecnológicos Equações Algébricas e Equação de 1º Grau Início da aula 06 Equações Algébricas Expressões Algébricas - Definição Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam

Leia mais

Concurso Público 2016

Concurso Público 2016 Concurso Público 2016 Conteúdo Operações no conjunto dos números Naturais; Operações no conjunto dos números Inteiros; Operações no conjunto dos números racionais; Operações no conjunto dos números reais;

Leia mais

Revendo as operações

Revendo as operações A UA UL LA 61 Revendo as operações Introdução Nossa aula Assim como já vimos em muitas de nossas aulas, a Matemática é uma ciência que está sempre presente em nosso dia-adia. Na aula de hoje, recordaremos

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 5R Ensino Médio Equipe de Matemática Data: MATEMÁTICA Conjunto dos números racionais O conjunto dos números racionais é uma ampliação do conjunto dos números inteiros.

Leia mais

SEBENTA de Sistemas de Numeração

SEBENTA de Sistemas de Numeração SEBENTA de Sistemas de Numeração Prof. Índice 1. REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA EM DIFERENTES BASES...5 1.1. BASE DECIMAL...5 1.2. SIGNIFICADO DA REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA...6 1.3. CONTAR EM BASE 8 (OCTAL)...6 1.4.

Leia mais

Aula Inaugural Curso Alcance 2017

Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Revisão de Matemática Básica Professores: Me Carlos Eurico Galvão Rosa e Me. Márcia Mikuska Universidade Federal do Paraná Campus Jandaia do Sul cegalvao@ufpr.br 06 de

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades 2 Operações Abertura de capítulo com números naturais Dudu tinha uma coleção com 250 lápis de cor. No seu aniversário, sua mãe lhe deu 60 lápis. Qual é a operação matemática que

Leia mais

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem

unidade de milhar Centena dezena unidade ordem 1 REPRESENTAÇÃO NA FORMA DECIMAL A representação dos números fracionária já era conhecida há quase 3.000 anos, enquanto a forma decimal surgiu no século XVI com o matemático francês François Viète. O uso

Leia mais

Lista 1- Cálculo I Lic. - Resolução

Lista 1- Cálculo I Lic. - Resolução Lista 1- Cálculo I Lic. - Resolução Exercício 6: Uma molécula de açúcar comum (sacarose) pesa 5,7 10 - g e uma de água, 3 10-3 g. Qual das duas é mais pesada? Quantas vezes uma é mais pesada que a outra?

Leia mais