Somos uma equipa de Consultores que coloca as pessoas no centro da sua atividade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Somos uma equipa de Consultores que coloca as pessoas no centro da sua atividade."

Transcrição

1 C o n s u l t o r e s 2013

2 "Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender" Alvin Toffler A incerteza, a complexidade e a adversidade vão caraterizar este ano. Os desafios vão ser muitos e cabe a cada um de nós criar o nosso próprio caminho. É imperativo agir hoje no sentido da renovação e da aplicação das nossas forças de carácter, no seio das dinâmicas comunitárias, contribuindo assim conscientemente para a melhoria do bem-estar global. O futuro das organizações dependerá cada vez mais de nossa capacidade de fazer junto, aprender colectivamente e construirmos em conjunto a vida em comunidade. É com este objectivo que continuamos a inovar, desenvolver novos cursos, metodologias e modalidades formativas. A PTC lança o seu catálogo para 2013 com o entusiasmo, a seriedade e o rigor que nos é característico. Num ano que pessoas e organizações necessitam de aumentar a sua resiliência, utilizar melhor os seus recursos e renovar as suas competências, entendemos disponibilizar aos nossos clientes uma oferta formativa com menor investimento, a mesma qualidade e adaptável às contingências actuais (5 cursos novos e 3 renovados) a preços mais baixos, convidando todos a encarar os desafios de 2013, mais preparados, com resiliência, entusiasmo e confiança. Em 2013 vamos continuar a apostar no crescimento e no desenvolvimento das pessoas e das organizações. Vamos fortalecer as nossas competências, aumentar o nosso compromisso e utilizar os nossos recursos para, com audácia, continuar o nosso caminho colectivo. As empresas necessitam de pessoas que acreditem nelas próprias que promovam o rigor e profissionalismo, que saibam focar a sua acção no que é essencial, conscientes do alinhamento do seu trabalho com os seus talentos, seus dotes únicos e sentido de missão, que dêem energia e vitalidade aos ambientes organizacionais.

3 I QUEM SOMOS Fundada em 2003 e porque acredita que as pessoas são o sucesso das Organizações, a Paula Tomás Consultores (PTC) tem como principal atividade a Formação e Consultoria de Recursos Humanos. Somos uma equipa de Consultores que coloca as pessoas no centro da sua atividade. Com dedicação, entusiasmo, experiência, atenção às novas tendências e prontos a enfrentar novos desafios, contribuímos para o sucesso dos nossos clientes, renovando em permanência as competências das pessoas que constroem o futuro das empresas. O QUE FAZEMOS Promover, implementar e acompanhar pedagogicamente a mudança nas diversas dimensões organizacionais é o núcleo da nossa atividade. Potenciar o desenvolvimento de competências das pessoas e das organizações é a nossa competência central. Centrar a pedagogia nas pessoas, na atividade, na reflexão, na vivência e na operacionalização de cada área de negócio é a nossa metodologia. Inter-empresas Intra-empresas dimensão individual Consultoria dimensão coletiva dimensão organizaconal Nas nossas formações implicamonos nas mudanças dos indivíduos, desenvolvendo competências necessárias ao progresso do indivíduo e da empresa. Nas nossas formações em sala e no terreno implicamo-nos nas mudanças dos grupos e das equipas, desenvolvendo competências e qualificações necessárias ao futuro da organização. Nas nossas intervenções implicamo-nos nas mudanças de sistemas e processos que permitam à organização melhor gerir o seu capital humano. Recrutamento & Seleção Assessment & Development Center Nos processos de Recrutamento e Seleção, centramo-nos nas necessidades do cliente e garantimos uma seleção criteriosa de colaboradores. As ações de A&D Center são centradas na avaliação individual dos profissionais, de modo a identificar o capital de competências e detetar o potencial de evolução, com base nos objetivos estratégicos da organização. Coaching Nas intervenções de Coaching o nosso foco é acompanhamento individual, destinado a impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

4 II OS NOSSOS DOMINIOS DE INTERVENÇÃO Desenvolvimento e Gestão de Equipas - Permitir aos gestores otimizar os resultados do seu negócio, através do envolvimento e motivação dos colaboradores. Desenvolvimento da Eficácia Pessoal Otimizar as capacidades, habilidades e aptidões pessoais para contribuir para a performance do indivíduo e da organização. Desenvolvimento da Eficácia Comunicacional - A arte de se exprimir não é inata. A qualidade da comunicação baseia-se no domínio de técnicas e instrumentos concretos. É preciso dominá-los. Formação e Pedagogia - Ser eficaz na organização desenvolvimento e animação pedagógica, para permitir a aquisição de determinado saber a um grupo de formação. Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos - Criar e desenvolver os sistemas e as técnicas que permitem gerir, reter e desenvolver o talento na organização. Comercial, Vendas e Serviço ao Cliente - Influenciar, vender, persuadir, atender e/ou relacionar-se melhor com os clientes e desenvolver as competências necessárias à motivação e ao sucesso na actividade comercial. Finanças e Contabilidade - Elaborar e controlar um orçamento, dominar os princípios e ferramentas, garantir um eficaz controlo financeiro e fiscal. Secretariado - Desenvolver as competências para responder às novas exigências da função: a capacidade de organização pessoal, o tratamento cuidado da informação oral, escrita e quantificada, o estar à vontade e o saber fazer relacional.

5 III Para receber a nossa Newsletter Mensal ligue ou envie um mail para: inter.ptc@ptomasconsultores.pt O sucesso de uma Formação Intra depende da existência de: PTC NEWS Objetivos concretos, realistas e partilhados; Um contrato pedagógico entre os diversos atores do processo, participantes, consultor e hierarquias; Um projeto, acompanhado e verificado em cada uma das etapas. FORMAÇÃO INTRA A formação é imprescindível para o desenvolvimento de competências e para o aumento das qualificações profissionais. É reconhecidamente um instrumento de competitividade das empresas. O sucesso da formação está na sua adaptabilidade à realidade quotidiana dos participantes, em consonância com os objetivos estratégicos das organizações em que estão inseridos. A realização de formação à medida das necessidades é o principal fator de qualidade das nossas intervenções formativas Intra. METODOLOGIA Para garantir a eficácia das nossas intervenções Intra aplicamos uma metodologia de projeto que é acompanhado pelos nossos consultores responsáveis de projeto. Programas de Formação à medida Apresentam soluções criativas e adaptadas aos objetivos da empresa. Resultam da modificação e adaptação dos conteúdos em função de necessidades diagnosticadas. Formação de Desdobramento ou Formação para Grandes Grupos Trata-se da transposição dos objetivos de mudança para os diferentes níveis de hierarquia. Pode ser realizado por pessoas da empresa previamente preparadas e acompanhadas pelos nossos consultores ou recorrendo apenas aos nossos consultores. São normalmente formações de curta duração dirigidas a grandes populações.

6 IV FORMAÇÃO À MEDIDA Programas de Formação-Ação Ações de formação construídas com base na componente experimentação, privilegiando a elaboração de um plano de ação a ser acompanhado depois da formação e desenvolvendo a aplicação e o sentido de observação no terreno, bem como a análise dos factos e o questionamento face aos hábitos adquiridos. Formação Outdoor Tem como objetivos fomentar o espírito de equipa, reforçar a coesão, melhorar a comunicação, motivar as equipas e interiorizar os valores da cultura da empresa a partir da metáfora física. PTC CARREIRAS Recrutamento, Seleção e Assessment Center Acreditamos que os gestores dos ativos humanos reconhecem que a qualificação atualmente requerida vai muito para além da técnica e que as empresas valorizam, essencialmente, competências soft skill based. Assim, o objetivo desta unidade de negócio é garantir aos clientes uma seleção criteriosa dos seus ativos e a avaliação continuada das suas competências, estando atentos ao mercado e à sua dinâmica, e contando com a vasta experiência na consultoria e na formação nas organizações portuguesas. PTC INTERNACIONAL Um forte exemplo da constante adaptação de intervenções à realidade, contexto e cultura dos nossos clientes, traduz-se nas parcerias que a PTC tem vindo a desenvolver com países lusófonos, nomeadamente, Angola, Cabo Verde e Moçambique. A importância da proximidade linguística, bem como a aposta no desenvolvimento potencial das comunidades, são fatores que têm levado a PTC a apostar nestes países. Para garantir a eficácia dos nossos projetos, estabelecemos um contacto personalizado através de um consultor com experiência internacional. Projectos de Consultoria desenvolvidos: Projectos de Formação desenvolvidos: Conceção de Sistemas de Avaliação de Desempenho Elaboração de Sistemas de Evolução Profissional Assessment Centers Sistemas Integrados de R.H Competências de Liderança Avaliação de Desempenho Comunicação, Atendimento Relacionamento com Clientes Gestão de Conflitos Gestão de Reclamações, entre outros

7 V CONSULTORIA O talento, como ativo inteligente, diferenciador e gerador de valor nas organizações é o desafio da gestão atual. Cabe à Gestão de Recursos Humanos ser um Parceiro estratégico a todos os níveis da organização, assumir o seu papel de agente de mudança, funcionar como um fator de suporte à estabilidade e desenvolvimento dos colaboradores e ser um facilitador dos processos organizacionais. Organizações Tradicionais / Organizações na Sociedade de Informação Atividade focada no esforço físico / Atividade focada no esforço mental Planeamento estratégico / Gestão estratégica Hierarquia / Autonomia Responsável Controlo por regras / Controlo por cultura Nas parcerias que estabelecemos com os nossos clientes, implicamo-nos em mudanças de sistemas e processos que permitam à organização alinhar de forma operacional a Estratégia do negócio com a Estratégia do talento. As nossas intervenções para o desenvolvimento de uma Estratégia de Gestão do Talento são: Atrair talento Recrutamento e Seleção (PTCarreiras) Gerir talento Conceção e Implementação de Sistemas de Gestão de Competências Avaliação de Desempenho Auditoria ao sistema GRH Gestão da Mudança Arquitectura de processos Reter talento Assessment Estudo de Cultura Estudo de Clima Desenvolver talento Plano de formação Avaliação da formação Gestão de carreiras Coaching e produtividade Sistemas de remuneração

8 VI CLIENTES POR SETOR DE ATIVIDADE A nossa oferta destina-se a Dirigentes, Chefias, Quadros Técnicos Médios e Superiores, Comerciais, Secretárias, Assistentes Administrativos, ou seja, todas as pessoas ativas ao nível do mercado de trabalho. Os nossos clientes são empresas, distribuídas por diversos setores de atividade: Distribuição Auditoria/Consultoria C.A.F Fordis Mestre Maco Makro Sogenave Comercial Zona Óptica Regojo Energia Ernst & Young Sucess Insight Plano Concreto RHM Sysmatch Comunicações ANACOM Administração Pública/Local CTT Portugal Telecom PostContacto Setcom ZON DGF AQF IOP Concelho Municipal de Maputo SMAS Sintra EDA Açores Serviços Indústria Tecnologia AIS IFE Kaspersky Lab Nestlé IIR Portugal CGI Metso Iglo Marlicel Innovagency Almada Forma Olá People Value Izasa Santa C.M. Matudis Ediclube Kpi Solutions ISP Renault Gate Gourmet Fiat Bensaude SA Boehringer Ingelheim FNAC Logística EDOL - Themaxis IMPRESA Financeiro Novartis Impala SDF Portugal Sanofi Lilly Plural Axa Turiprojecto Sanofi Banco de Portugal Marques SA Gasfomento Casa de Crédito Popular Apparel Novartis Cetelem Lab. Vitória Corporation Fitness Millennium Bcp Center Millennium Bcp Fortis Transportes e Aviação Montepio ACP RCI Banque Portugal ANAM SATA TACV TST TAP Bosch Digidelta Finupe Rehau Robbialac Unilever International Paint Saint Gobain Ibéria Total Grupo Sonangol Solvay Dyrup SOLVAY Nespresso OCP

9 Índice Desenvolvimento e Gestão de Equipas P.07 As Cinco Práticas de Liderança de Excelência P.07 Liderança e Animação de Equipas P.08 Trabalhar em Equipa e Promover a Coesão P.08 Líder Coach RENOVADO P.09 Gerir a Mudança RENOVADO P.09 P.10 Dar Feedback de forma positiva Conduzir a entrevista de Avaliação de Desempenho P.10 Organizar e direcionar a motivação dos Colaboradores P.11 Competências - Chave para Chefias P.12 Como definir objetivos de desempenho P.13 Ciclo formativo de PNL P.15 Técnicas de Assertividade P.15 Gerir-se melhor no Tempo P.16 Melhorar as Relações Quotidianas através da Análise Transacional P.16 NOVO Criatividade e Brainstorming P.17 Competências - Chave para Administrativos P.17 Autoconhecimento e Competências Emocionais P.18 Gerir e Controlar o Stresse P.18 Gestão e Resolução de Conflitos P.19 Tornar-se Empreendedor P.19 NOVO Desenvolvimento da Inteligência Emocional P.20 NOVO Valores em Ação P.21 NOVO Marketing Pessoal e Reorientação de Carreira P.22 NOVO Procura Ativa de emprego P.22 Desenvolvimento da Eficácia Comunicacional Desenvolvimento da Eficácia Pessoal P.25 Técnicas de Apresentação P.25 Saber comunicar com os Media P.26 Condução e Animação de Reuniões P.26 Plano de Comunicação Interna P.27 Comunicar por escrito e desencadear ação P.27 Preparar-se para uma entrevista de seleção P.28 Argumentar de Forma Persuasiva

10 Índice Formação Pedagógica de Formadores Inicial P.29 Conceção Pedagógica de Suportes Visuais P.32 Utilização do Powerpoint 2003, 2007 ou 2010 Formação de Formadores internos - valorizar a experiência Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos Formação e Pedagogia P.33 P.36 Implementar a Gestão por Competências na Organização P.36 Assistente da Função de Recursos Humanos P.37 Profissionais de Gestão Recursos Humanos P.38 Gerir a Formação e Desenvolvimento dos Colaboradores P.38 O Balanced Scorecard como ferramenta de sucesso na Gestão de RH P.39 Conduzir uma Entrevista de Seleção P.40 Legislação laboral P.40 Responsabilidade social nos Recursos Humanos P.41 Gerir os Recursos Humanos (especial Chefias) Técnicas de Vendas Técnicas de Negociação RENOVADO Atendimento Comercial Técnicas de Atendimento Atendimento Telefónico Competências Chave de Supervisor de Call Center Dinamização das Equipas Comercias Como aumentar a Eficácia das Compras Atendimento comercial de rececionista de oficina Gestão de Reclamações Gestão de Stocks Vendas e Negociação para a Indústria Farmacêutica Gestão de cobranças Merchandising P.45 P.45 P.46 P.47 P.47 P.48 P.48 P.49 P.49 P.50 P.50 P.51 P.52 P.52 Comercial, Vendas e Serviço ao Cliente

11 Índice P.55 Finanças e contabilidade para não Financeiros P.55 Praticar Contabilidade Geral Finanças e Contabilidade P.56 Elaborar um Quadro de Indicadores de Gestão P.56 Gerir as suas finanças P.57 Sistema de Normalização Contabilística P.58 P.59 Procedimentos de Controlo de Crédito Introdução ao controlo de Gestão Ciclo Formativo para Assistente de Gestão P.62 Técnicas de Secretariado P.63 Protocolo Empresarial P.63 Comunicação escrita P.64 Gerir documentação e arquivar com eficácia P.65 Secretariado P.11 P.59 P.59 P.60 P.60 P.61 P.61 P.62 P.62 P.63 Á distância de 1 Clic: Acesso à informação que precisa Para fazer a sua inscrição: tel.: inter.ptc@ptomasconsultores.pt

12 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE EQUIPAS

13 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE EQUIPAS As Cinco Práticas de Liderança de Excelência Liderança e Animação de Equipas Trabalhar em Equipa e Promover a Coesão Líder Coach Gerir a Mudança Dar Feedback de forma positiva Conduzir a entrevista de Avaliação de Desempenho Organizar e direcionar a motivação dos Colaboradores Competências-chave para Chefias Como definir objetivos de desempenho

14 7 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE EQUIPAS R As Cinco Práticas de Liderança de Excelência LPI Leadership Practices Inventory Desenvolver competências em Liderança Utilizar o modelo das Cinco Práticas no desempenho de uma Liderança de Excelência Desenvolver as competências necessárias para a prática de uma Liderança de Excelência Identificar e pôr em prática as Cinco Práticas de Liderança de Excelência Comunicar, informar e motivar Assumir o papel de coach como fator de suporte ao desenvolvimento profissional da equipa Desenvolver as competências necessárias para a prática de uma - Reconhecer as contribuições individuais para o sucesso de cada Liderança de Excelência projeto - Identificar os pontos fortes e aspetos a desenvolver através do LPI Assumir o papel de coach como fator de suporte ao - Clarificar os valores pessoais e organizacionais desenvolvimento profissional da equipa - Promover na equipa uma visão futura de cada projeto - Desenvolver as competências e a confiança dos membros da - Tomar a iniciativa, inovar e criar equipa - Construir relações de suporte com os membros da equipa Identificar e pôr em prática as Cinco Práticas de Liderança de - Conhecer melhor a forma de funcionamento e de organização Excelência de cada membro da equipa - Modelar o Caminho - Como atuar com cada perfil: as motivações, a comunicação, - Inspirar uma Visão Comum a organização do pensamento, as necessidades básicas - Desafiar o Processo de cada um - Levar outros a Agir - Desenvolver relações de trabalho cooperativas entre os membros - Encorajar o Coração da equipa Comunicar, informar e motivar - Comunicar de forma clara e transparente para estimular a confiança - Facilitar a iniciativa e a expressão de ideias: escutar ativamente, fazer perguntas, reformular e dar conselhos Profissionais com responsabilidades de gestão e de liderança de equipas que necessitem de adquirir as competências necessárias para a prática da Liderança de Excelência Pedagogia ativa fazendo recurso a: Realização do LPI Leadership Practices Inventory, trabalhos em sub-grupos, estudos de caso e simulações, visando desenvolver métodos úteis, conselhos práticos e instrumentos para reforçar a capacidade para liderar e motivar equipas através das Cinco Práticas de Liderança de Excelência. 3 dias 21 horas 14 a 16 de janeiro de a 3 de abril de a 5 de julho de a 4 de dezembro de IVA por participante Liderança e Animação de Equipas Desenvolver competências de liderança e animação de equipas Assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento profissional da sua equipa Profissionais com responsabilidades de gestão e de liderança de equipas que necessitem de melhorar o desempenho na gestão das suas equipas Identificar o portefólio das competências do líder - pontos fortes e aspetos a desenvolver Praticar uma liderança de proximidade Identificar os estilos de liderança e saber adaptá-los aos diversos contextos profissionais Promover uma comunicação clara e objetiva, facilitadora da resolução de problemas e da coesão interna Assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento profissional da sua equipa Comunicar, informar e motivar Desenvolver um estilo eficaz de liderança - Comunicar de forma clara e transparente para estimular a - Identificar os estilos de liderança confiança - Conhecer as caraterísticas dos diversos estilos e identificar - Escutar e suscitar a participação pistas de melhoria do estilo pessoal - Saber utilizar o estilo adequado a cada momento, em função - A síntese e estrutura - As perguntas do contexto, das situações, das pessoas - A reformulação - Consciencializar a importância de uma liderança pedagógica - A expressão das consequências para o desenvolvimento e motivação dos colaboradores - Facilitar a iniciativa e a expressão de ideias, fornecer feedback Organizar a equipa, garantir os processos de trabalho e os resultados Assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento profissional da sua equipa - Clarificar as missões e os objetivos, definir responsabilidades - Fixar objetivos motivantes e realistas - Assumir o papel do coach : acompanhar o desenvolvimento de - Definir as regras: criar referências comuns cada colaborador - Reforçar a coesão da equipa - Como elaborar um plano de progresso e assegurar a dinâmica - Informar a equipa sobre os resultados de desenvolvimento - Criar e manter condições para a participação e a iniciativa - Acolher e integrar; Informar; Formar; Elogiar; Corrigir; Ajudar na resolução de problemas e no alcance dos objetivos Pedagogia ativa fazendo recurso a: Exercícios de autodiagnóstico, trabalhos em sub-grupos, estudos de caso e simulações, visando desenvolver métodos úteis, conselhos práticos e instrumentos para reforçar a eficácia na coordenação e animação de equipas. Propostas de trabalho sobre situações práticas e sobre as problemáticas reais com que se confrontam 3 dias 21 horas 21 a23 de janeiro de a 27 de março de a 28 de maio de a 31 de julho de a 27 de novembro de IVA por participante

15 8 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE EQUIPAS Trabalhar em Equipa e Promover a Coesão Profissionais que necessitem de desenvolver competências facilitadoras do trabalho de equipa indoor/outdoor fazendo recurso a exercícios analógicos do trabalho em equipa em contexto profissional. Por ex.: jogos de construção, enigmas, jogos de comunicação, painel de jogos, etc. 2 dias 14 horas 28 e 29 de janeiro de e 5 de março de e 12 de junho de e 12 de novembro de IVA por participante Desenvolver as competências essenciais ao trabalho em equipa Mobilizar, desenvolver e animar a equipa em torno dos objetivos Compreender a importância do trabalho em equipa como forma de promover o sucesso da equipa e da Organização Fortalecer o espírito em equipa Promover a coesão, aumentar a compatibilidade e cumplicidade Mobilizar e desenvolver a equipa Fortalecer o espírito de equipa - Desenvolver o moral e a competitividade - Aceitar desafios - Dinamizar a relação pessoal/profissional Mobilizar e desenvolver a equipa - Promover e partilhar valores e uma visão de conjunto - Trabalhar na base de objetivos comuns - Melhorar a articulação e a comunicação entre os membros da equipa Promover a coesão, aumentar a compatibilidade e a cumplicidade - Projetar no exterior uma imagem unificada da equipa - Identificar as formas de compatibilidade e incompatibilidade no funcionamento da equipa - Conhecer melhor a forma de funcionamento e de organização de cada um para uma melhor adaptação - Como atuar com cada perfil: as motivações, a comunicação, a organização do pensamento, as necessidades básicas de cada um Obtenha informação sobre os nossos Outdoors, construídos à medida dos seus objetivos! Líder Coach Profissionais com responsabilidades de desenvolver profissionalmente outros. Formadores, gestores, técnicos especialistas. Compreender a importância do líder coach no desenvolvimento de competências dos colaboradores Construir um plano de Coaching com cada colaborador Esta ação de formação será orientada numa filosofia de Coaching, intercalando momentos de trabalho em sub-grupos, breves exposições do método, com momentos de treino da ação de coaching, com utilização dos respectivos instrumentos 3 dias 21 horas 4 a 6 de fevereiro de a 13 de março de a 18 de setembro de a 11 de dezembro de IVA por participante Reconhecer a importância do líder no desenvolvimento de competências dos colaboradores Diagnosticar as necessidades de desenvolvimento de competências dos colaboradores e assegurar a implementação de ações Gerir a motivação dos colaboradores Construir um plano de Coaching Preparar e acompanhar cada colaborador no seu desempenho Acompanhar os planos e fazer o balanço formal dos sucessos e insucessos A importância do líder no desenvolvimento de competências dos colaboradores - Conhecer o portefólio de competências dos colaboradores - Identificar o papel da gestão como fator de suporte organizacional - Identificar as vantagens da utilização de uma metodologia de Coaching para o desenvolvimento das competências Diagnosticar as necessidades de desenvolvimento de competências dos colaboradores e assegurar a implementação de ações - Situar os colaboradores face à sua missão e ao seu desempenho - Análise dos fatores facilitadores e dificultadores da atualização das competências - Fixar objetivos realistas e motivantes e pôr ênfase nos resultados - Referenciar o grau de autonomia e de assunção de responsabilidades - Adaptar os objetivos do Coaching em termos de maturidade e competências Gerir a motivação dos colaboradores - Localizar os tipos e as diversas estratégias motivacionais - Integrar nas atividades a estratégia de motivação dos Construir um plano de Coaching - Envolver o colaborador na elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento Profissional (PIDP) - Acompanhar a evolução da performance e se necessário formar o colaborador - Referenciar em conjunto a natureza das dificuldades encontradas - As diversas formas de Coaching Preparar e acompanhar cada colaborador no seu desempenho - Informar/comunicar e influenciar a ação de desenvolvimento - Como dar feedback: os pontos fortes e os pontos a melhorar - Formar e apoiar o desenvolvimento das competências e das motivações - Ajudar à resolução de problemas para aumentar a autoconfiança Acompanhar os planos e fazer o balanço formal dos sucessos e insucessos - Como conduzir os momentos de treino - Os papéis de cada um - Saber escutar e levar o colaborador a falar - Escuta, perguntas, reformulação e consequências - Saber reconhecer e corrigir de forma pedagógica

16 9 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE EQUIPAS Gerir a Mudança Gerir a mudança no contexto organizacional l Gestores, Chefias Intermédias, Coordenadores de Equipas Identificar as principais dimensões da mudança nas organizações Reconhecer a mudança nas empresas e o seu reflexo nas pessoas l Identificar as principais dimensões da mudança nas organizações Analisar a situação socioeconómica atual e identificar como tem vindo a mudar rapidamente Impacto das mudanças ao nível da estrutura e dos processos.da Empresa Novas formas de organização do trabalho A importância da mudança no contexto organizacional A mudança nas empresas e o seu reflexo nas pessoas O comportamento humano: os valores, as crenças e as atitudes Gerir a mudança com Inteligência Emocional Lidar com o stresse da mudança Dificuldades e facilidades de adaptação à mudança: a zona de conforto A resistência à mudança: As respostas à mudança Gerir a resistência à mudança no plano pessoal: Como responder às exigências da mudança Como antecipar uma atitude de abertura à mudança Os comportamentos pro-ativos nos processos de mudança Desenvolver a flexibilidade de comportamentos para lidar com as situações de tensão Pedagogia ativa baseada em estudos de caso, exercícios de grupo e individuais e simulações de situações do quotidiano profissional. 1 dia 7 horas 17 de janeiro de de março de de julho de de novembro de IVA por participante Dar Feedback de forma positiva Compreender a importância do feedback Saber dar feedback de forma positiva promovendo nos outros a mudança orientada para os resultados organizacionais I Compreender a importância do feedback para o desenvolvimento das pessoas e o alcance dos resultados Identificar as caraterísticas distintivas do feedback como momento específico na dinâmica comunicacional Saber dar feedback, identificar os desvios e influenciar de forma positiva a mudança l Saber dar feedback, identificar os desvios e influenciar de forma positiva a mudança Assegurar as condições para criar um ambiente de segurança e confiança Usar os dados e os factos e evitar a «inferência» no processo de feedback Características distintivas do feedback como momento Como transmitir os resultados de forma positiva e produtiva específico na dinâmica comunicacional As regras e a linguagem do feedback: objetivo específico, linguagem positiva, tempo para o outro refletir Os aspetos culturais e a perceção de feedback As técnicas de comunicação: a escuta ativa, as perguntas, As dificuldades em dar feedback a reformulação As dificuldades em receber feedback O que distingue feedback de outros momentos comunicacionais Ser preciso, não julgar os outros e partilhar ideias As diferentes formas de feedback: positivo, negativo, corretivo e indiferente Estimular a reflexão e a motivação para melhorar o A preparação do conteúdo e da forma de transmitir: desempenho a identificação dos factos, das consequências e das estruturas Influenciar o outro de forma positiva e levar o outro a explorar alternativas A importância do feedback para o desenvolvimento das pessoas no alcance dos resultados O desafio da gestão de pessoas A noção de competência e os modelos por competências O feedback do desempenho e a sua influência nos resultados Chefias e colaboradores que tenham parte ativa na definição dos seus objetivos de desempenho Pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e em grupo com simulações de situações do quotidiano profissional. 2 dias 14 horas 24 e 25 de janeiro de e 8 de março de e 14 de junho de e 5 de dezembro de IVA por participante

17 10 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE EQUIPAS Saber Conduzir a Entrevista de Avaliação de Desempenho Diretores e Chefias que necessitem efetuar entrevistas de avaliação de desempenho para promover o desenvolvimento das suas equipas Saber preparar e conduzir a entrevista de avaliação de desempenho Compreender a importância de orientar os colaboradores após a entrevista de avaliação de desempenho Gerir os Recursos Humanos: uma responsabilidade e um investimento Preparar e realizar a entrevista de gestão e avaliação de desempenho Praticar o Coaching dos colaboradores Pedagogia ativa para desenvolver métodos úteis, conselhos práticos e instrumentos para reforçar a sua eficácia nas entrevistas anuais de atividade. Simulação de situações práticas de entrevistas 2 dias Gerir os Recursos Humanos: uma responsabilidade e um investimento - Gestão de Recursos Humanos, mudança e desenvolvimento - A importância da Entrevista Anual de Atividade - As vantagens da Entrevista Anual de Atividades para o gestor, para a empresa e para o colaborador - O follow up do desempenho A avaliação e o feedback contínuos do desempenho, a execução dos planos de ação 14 horas : 22 e 23 de abril de e 13 de setembro de e 13 de dezembro de 2013 Preparar e realizar a entrevista de gestão e avaliação de desempenho - Conhecer as diferentes etapas da entrevista A preparação da entrevista - Indicadores/critérios de eficácia do desempenho - Situar os compromissos assumidos - Utilizar um método para operacionalizar os factos significativos e objetivar a entrevista IVA por participante A condução da entrevista - A estrutura da entrevista: a apresentação, a recolha de informação e a síntese - Centrar a avaliação nos factos - A comunicação durante a entrevista - A avaliação e a comunicação: utilizar a postura adequada em cada fase da entrevista - Criar o clima de confiança e segurança - A importância da escuta e o respeito pelo outro - A postura negocial: concessões/ contrapartidas, o equilíbrio negocial, a definição/fixação de objetivos - Saber ser firme e manter o auto-controlo - Tratar as objeções e prevenir os conflitos - Reconhecer e criticar de forma construtiva - Concluir positivamente - Orientar para o futuro Praticar o Coaching dos colaboradores - Definir um plano de desenvolvimento profissional a partir da informação recolhida durante a entrevista de gestão e avaliação e saber acompanhá-lo Organizar e Direcionar a Motivação dos Colaboradores Gestores, Chefias Intermédias, Coordenadores de Equipas predominantemente ativa, a partir de grelhas de diagnóstico de motivação da equipa, estudos de caso e elaboração individual de um plano de ação para implementar junto da sua equipa. Previamente à ação será enviado um instrumento de diagnóstico dos níveis e formas de motivação da equipa, por forma a garantir uma melhor transposição para a prática profissional dos participantes. 2 dias 14 horas 30 e 31 de janeiro de e 30 de abril de e 31 de outubro de IVA por participante Objectivos Gerais Motivar os colaboradores de acordo com a evolução e o contexto profissional Construir um plano de motivação Objectivos Específicos Motivar de acordo com a evolução do contexto profissional Identificar e gerir a orientação motivacional dos seus colaboradores Elaborar e implementar um plano de motivação Elaborar e implementar um plano de motivação Clarificar; Associar e Treinar - a metodologia do plano de ação Identificar as ações adaptadas ao indivíduo e ao seu tipo de motivação Motivar a equipa; identificar um plano de motivação: comunicação e informação consulta organização do trabalho e enriquecimento de atividades Identificar e gerir a orientação motivacional dos seus apreciação e reconhecimento colaboradores restaurar a confiança Realizar um diagnóstico e fazer um balanço das motivações na Implementar um barómetro de motivação sua equipa Saber identificar os sinais de perigo na sua equipa Fazer uso das emoções e dos sentimentos para motivar e comprometer Utilizar as técnicas e instrumentos para motivar Reconhecer os diferentes vínculos motivacionais Integrar nas atividades em função do vínculo motivacional Para fazer a sua inscrição: dos colaboradores tel.: A atribuição de valor às atividades e tarefas, em função do vínculo motivacional do colaborador inter.ptc@ptomasconsultores.pt O sistema de remuneração O coaching e o desenvolvimento Os sinais de reconhecimento Regras do jogo e estratégias motivantes Motivar de acordo com a evolução do contexto profissional Distinguir e identificar as interações entre: motivação, implicação, iniciativa, satisfação, responsabilidade, competência, qualidade e produtividade Compreender a evolução das motivações e das competências Promover a polivalência e reforçar o profissionalismo

18 11 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE EQUIPAS Competências-Chave para Chefias Desenvolver competências-chave essenciais para chefiar uma equipa Promover o trabalho em equipa, o desempenho individual e a comunicação organizacional Implementar uma cultura de Qualidade para a satisfação do cliente interno e externo Praticar uma liderança de proximidade, identificar os estilos de liderança e saber adaptá-los aos diversos contextos profissionais Organizar a equipa, garantir os processos de trabalho e os resultados Praticar uma comunicação eficaz e um relacionamento Interpessoal positivo Melhorar o desempenho individual e aumentar a produtividade Utilizar a delegação para melhor gerir o tempo e desenvolver as competências dos colaboradores Animar eficazmente reuniões de trabalho Profissionais que desempenhem ou que venham a desempenhar funções de chefia e que pretendam desenvolver competências de Liderança e Gestão de Equipas Pedagogia ativa com recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em grupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional. Implementar uma cultura de Qualidade para a satisfação do cliente interno e externo Desenvolver uma perceção do todo organizacional e promover uma cultura de negócio Fomentar as relações de transversalidade na empresa A valorização das relações de interface e de comunicação interna facilitadoras da construção de um espírito de serviço Inscrever as relações interpessoais numa lógica de Orientação para o Cliente - A noção de relação cliente/fornecedor interno Saber dizer não quando necessário, mantendo a relação de confiança Ser firme, persistente, tomar decisões e garantir a sua implementação Saber informar de forma clara e garantir a circulação da informação na equipa Facilitar a iniciativa e a expressão de ideias, fornecer feedback Saber repreender um comportamento de forma pedagógica Atuar com tranquilidade nas situações difíceis e de potencial conflito Praticar uma liderança de proximidade, identificar os estilos Melhorar o desempenho individual e aumentar a produtividade de liderança e saber adaptá-los aos diversos contextos Situar a eficácia pessoal como uma chave do sucesso profissionais empresarial Identificar os papéis e responsabilidades da chefia A relação entre esforço e resultados as razões da ineficácia Identificar as quatro condições de uma gestão e de uma Ganhar eficácia trabalhando com base em prioridades liderança bem sucedidas: As técnicas para uma melhor organização do trabalho e uma obter os resultados previstos eficaz gestão do tempo promover o espírito de equipa Gerir as emoções e atuar eficazmente sob pressão organizar a equipa motivar, deixar agir e libertar as energias Utilizar a delegação para melhor e gerir o tempo e desenvolver Identificar os estilos de liderança as competências dos colaboradores Conhecer as caraterísticas dos diversos estilos e identificar Analisar as tarefas que podem ser delegadas pistas de melhoria do estilo pessoal Identificar os principais obstáculos à delegação Saber utilizar um estilo de liderança adequado em função do Preparar o processo de delegação e saber atuar em cada uma contexto, dos colaboradores e da situação das suas 4 fases Organizar a equipa, garantir os processos de trabalho e os resultados Clarificar as missões e os objetivos, definir responsabilidades Fixar objetivos motivantes e realistas Definir as regras: criar referências comuns Informar, envolver e fazer participar Comunicar com os colaboradores: escutar e suscitar a participação Informar a equipa sobre os resultados do departamento Praticar uma comunicação eficaz e um relacionamento interpessoal positivo As atitudes de comunicação eficazes e ineficazes e as suas consequências Desenvolver a empatia, centrar-se nas necessidades de desenvolvimento e orientar-se para o serviço Animar eficazmente reuniões de trabalho Efectuar um balanço sobre as atuais práticas de animação das reuniões Identificar as causas de ineficácia e de perda de tempo Pontos fortes e pontos fracos Organizar a reunião e definir os objetivos Enquadrar a reunião : anunciar os objetivos, as regras de funcionamento e a duração Utilizar as técnicas adaptadas ao tipo de reunião a efetuar : informação, discussão, negociação, tomada de decisão Conhecer os fenómenos de grupo para dominar as técnicas de regulação das intervenções e da participação Controlar e regular os intervenientes difíceis : fazer participar, fazer falar, fazer refletir Saber concluir, resumir e validar os pontos chave 4 dias 28 horas 7 a 10 de janeiro de a 21 de março de a 6 de junho de a 10 de outubro de a 19 de dezembro de IVA por participante

19 12 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE EQUIPAS Como definir objetivos de desempenho Chefias e colaboradores que tenham parte ativa na definição dos seus objetivos de desempenho Compreender a importância da definição de objetivos de desempenho Conhecer as principais regras da definição de objetivos Pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e de grupo com simulações do quotidiano profissional 1 dia Identificar os objetivos de desempenho alinhados com os objetivos estratégicos da Organização Utilizar as regras de definição de objetivos e aplicá-las na redação dos objetivos de desempenho Conhecer e aplicar à definição dos objetivos a informação necessária para garantir o seu acompanhamento e controlo Saber estruturar planos de ação que garantam a concretização dos objetivos de desempenho Conhecer e aplicar à definição dos objetivos a informação necessária para garantir o seu acompanhamento e controlo Identificar o alinhamento dos objetivos de desempenho com os objetivos estratégicos da Organização Fazer o desdobramento dos objetivos estratégicos em objetivos operacionais 7 horas 1 de fevereiro de de junho de de outubro de de dezembro de 2013 Identificar objetivos e metas individuais de desempenho Utilizar as regras de definição de objetivos e aplicá-las na redacção dos objetivos de desempenho As cinco regras fundamentais para a definição de um objetivo Ser específico, concreto Estar associado a uma meta, ser mensurável; Ser ambicioso, desafiador, mas atingível; Definiros os objetivos de desempenho garantindo a informação necessária ao seu controlo e acompanhamento Ter um indicador de referência/medida associado Ter associada uma ponderação na avaliação global - peso relativo de cada objetivo dentro do conjunto Ter uma escala de avaliação correspondente - métrica Ter a fórmula subjacente à verificação da concretização do objetivo cálculo. Ser relevante para a organização e para a função; IVA por participante tel.: PTC CARREIRAS Nova unidade de negócio: Recrutamento, Selecção e Assessment Center. Garantir uma seleção criteriosa dos seus ativos e a avaliação continuada das suas competências. Para mais informações contacte-nos inter.ptc@ptomasconsultores.pt

20 2 DESENVOLVIMENTO DA EFIC CIA PESSOAL DESENVOLVIMENTO DA EFICÁCIA PESSOAL

21 DESENVOLVIMENTO DA EFICÁCIA PESSOAL Ciclo formativo de PNL Técnicas de Assertividade Gerir-se melhor no Tempo Melhorar as Relações Quotidianas através da Análise Transacional Criatividade e Brainstorming NOVO Competências-Chave para Administrativos Autoconhecimento e Competências Emocionais Gerir e Controlar o Stresse Gestão e Resolução de Conflitos Tornar-se empreendedor Desenvolvimento da Inteligência Emocional NOVO Valores em Ação NOVO Reorientação de carreira NOVO Procura ativa de emprego NOVO A sua inscrição à distância de 1 Clic: inter.ptc@ptomasconsultores.pt Acesso à informação que precisa

22 15 DESENVOLVIMENTO DA EFICÁCIA PESSOAL Ciclo Formativo de PNL Programação Neuro-Linguística nas Organizações Compreender a importância das técnicas do PNL para o quotidiano profissional Otimizar os recursos pessoais e programar-se para o sucesso Conhecer os processos de comunicação e o seu impacto no relacionamento humano Conhecer as suas atitudes comunicacionais na relação com os outros Utilizar as técnicas de afirmação pessoal Saber lidar com comportamentos dificultadores da comunicação e do entendimento Saber utilizar a negociação quotidiana para gerir os conflitos Introdução - Responder às objeções, críticas e reclamações - O Modelo da PNL pressupostos, filosofia de base e ética de utilização Recursos: Enquadrar Objetivos; Associação; Metáforas; Comunicação Indireta; Ancoragem; Crenças; Critérios; Praticar uma Comunicação de Excelência Equivalências Complexas; Resignificação - Identificar as diferentes formas de processamento da infor Desenvolver a auto-motivação e programar-se para o sucesso mação e compreender os diferentes Modelos do Mundo - Estabelecer objetivos positivos, realistas e operacionais para - A forma como o outro recebe, organiza, memoriza e atuar com sucesso nas diferentes situações do quotidiano transmite a informação profissional - Conseguir a empatia e estabelecer relações positivas e de - Desenvolver comportamentos adaptados utilizando estratégias confiança para influenciar com integridade e fazer agir produtivas - Transmitir no mesmo canal e persuadir para gerir as situações - Construir cenários de sucesso, programar-se para a ação e difíceis desenvolver a motivação para atingir os objetivos pessoais e - Clarificar a informação e detetar as omissões e distorções da profissionais mensagem. Utilizar as perguntas na comunicação - Treinar os colaboradores e desenvolver as competências para Recursos: Sistemas de representação; Calibragem; promover o sucesso no alcance dos objetivos Sincronização; Meta-Modelo da Linguagem Recursos: Definição de Objetivos; Construção do Cenário de Sucesso; As Estratégias Positivas Influenciar, Argumentar e Persuadir aplicações na liderança de equipas, formação, reuniões, entrevistas e negociações Desenvolver a flexibilidade e adquirir novos comportamentos - Flexibilizar as formas de comunicação e os comportamentos - Saber mobilizar os recursos pessoais e ajudar os outros a para atuar positivamente nas situações face a face e grupais mobilizarem os seus para responder com eficácia às solicitações - Promover um clima de confiança, enquadrar os objetivos e do meio profissional conseguir ganhos mútuos - Adaptar-se ao meio e às situações desenvolvendo novas - Utilizar as metáforas e as formas de comunicação indirecta estratégias e novos comportamentos para persuadir - Gerir as emoções, neutralizar os efeitos de experiências - Reforçar os argumentos, garantir a congruência e promover limitativas e ultrapassar bloqueios pessoais a adesão Recursos: Auto-ancoragem; Sub-modalidades; Dissociação; - Saber lidar com situações de resistência ativa e passiva Gerador de Novos Comportamentos; Swish Profissionais que necessitem de flexibilidade comportamental, de uma comunicação de qualidade e capacidade de influência Pedagogia ativa fazendo recurso a: -Exercícios de autodiagnóstico; -Exposição das técnicas; -Exercícios práticos de aplicação das técnicas ao contexto profissional dos participantes. Será privilegiado o treino intensivo e a experimentação permanente, permitindo a apropriação e uma aquisição durável das técnicas da PNL 5 dias 35 horas Início a 16 de janeiro de 2013 Início a 4 de março de 2013 Início a 12 de junho de 2013 Início a 20 de novembro de IVA por participante Técnicas de Assertividade Compreender o impacto da comunicação no relacionamento humano Apreender as técnicas de comunicação assertiva na relação com os outros Compreender o novo panorama do mundo dos negócios Entender o papel dos vários atores na responsabilidade social Criar consciência empresarial e atuar com orientação para o cliente e para o negócio Entender os requisitos e caraterísticas dos comportamentos de cidadania organizacional Como lidar com comportamentos dificultadores da comunicação Conhecer os processos de comunicação e o seu impacto no e do entendimento relacionamento humano - A mensagem, o efeito e o processo de influência - Os sentimentos de defesa e ataque e as suas consequências - Comunicação / Comportamento um ato de escolha estratégica nas relações inter-pessoais - As opiniões, julgamentos e representações de nós e dos outros - Saber lidar com os comportamentos passivos, agressivos e Conhecer as suas atitudes comunicacionais na relação com os outros manipuladores - Potenciar nos outros atitudes facilitadoras do entendimento mútuo - Identificar o seu perfil comunicacional - Preparar-se para um diálogo difícil utilizando o método DESC - Identificar as expressões atitudinais eficazes e ineficazes e as de Bower suas consequências - Desenvolver uma postura construtiva nas relações de trabalho: abertura, disponibilidade e tolerância Utilizar as técnicas de afirmação pessoal - Saber escutar Saber utilizar a negociação quotidiana e o comportamento - Saber questionar realista para gerir os conflitos - Utilizar a reformulação - Promover uma plataforma negocial para gerir as situações - Saber dizer não quando necessário difíceis - Estimular o sentimento de cooperação - Potenciar uma atitude afirmativa nos outros para facilitar a negociação - Assegurar a mediação e treinar a construção de soluções Profissionais que desejam melhorar a sua competência no relacionamento com os outros Pedagogia ativa fazendo recurso a Exercícios de autodiagnóstico, filme pedagógico, trabalhos individuais e em grupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional. 3 dias 21 horas 28 a 30 de janeiro de a 20 de março de a 10 de julho de a 3 de outubro de a 18 de dezembro de IVA por participante

23 17 DESENVOLVIMENTO DA EFICÁCIA PESSOAL Criatividade e Brainstorming NOVO Saber desenvolver ações criativas e inovadoras Conhecer as principais técnicas de criatividade de Brainstorming Todos nos colaboradores que necessitem conduzir reuniões geradoras de criatividadade Identificar os princípios da técnica de brainstorming Conhecer os requisitos e aplicar as regras de sucesso de brainstorming Estimular a criatividade através da identificação de oportunidades de melhoria e inovação Identificar os princípios da técnica de brainstorming - Fomentar a criatividade través da técnica de brainstorming - Os elementos do brainstorming,: - Fixação do objetivo - Caraterísticas dos participantes - O papel do moderador - Os princípios da técnica: não emissão de juízos de valor e criatividade em quantidade Conhecer os requisitos e aplicar as regras de sucesso - Aspetos a considerar na preparação de uma reunião de teor criativo - Definição da estrutura e metodologia a adotar - Conduzir a reunião e aplicar as quatro principais regras do brainstorming: - Críticas são rejeitadas - Criatividade é bem-vinda - Quantidade é necessária - Combinação e aperfeiçoamento são indispensáveis Pedagogia ativa e participativa com recurso a exercícios práticos, jogos pedagógicos, estudos de caso e simulações de situações baseadas no quotidiano dos participantes. Estimular a criatividade através da identificação de oportunidades de melhoria e inovação - A inovação como estratégia organizacional - A liderança eficaz em contexto de criatividade - Como criar empatia e um clima de confiança e abertura facilitador da produção de ideias - Formas de eliminar bloqueios: a crítica e a autocrítica, o absurdo e a lógica - Fomentar a participação de todos os elementos - Saber escutar e recolher todos os contributos 2 dias 14 horas 10 e 11 de janeiro de e 5 de abril de e 19 de julho de e 4 de novembro de IVA por participante Competências Chave para Administrativos Desenvolver competências para melhorar a eficácia do desempenho de funções administrativas Compreender a sua missão e o impacto do trabalho administrativo na resposta global da organização Promover a orientação para o cliente interno e externo Desenvolver uma postura profissional, melhorar o desempenho individual e aumentar a produtividade Praticar uma comunicação eficaz e um relacionamento interpessoal positivo Dominar as regras de utilização do telefone e otimizar a comunicação telefónica Saber redigir textos profissionais eficazes Compreender a sua missão e o impacto do trabalho administrativo na resposta global da organização - Clarificar a missão dos serviços administrativos, os respetivos objetivos e as principais atividades técnicas de apoio e de interface organizacional - Avaliar o impacto do trabalho administrativo na resposta global da empresa em termos de produtividade e de qualidade - Identificar o perfil do colaborador dos serviços administrativos Promover a orientação para o cliente interno e externo - O primado do cliente no mercado atual - Avaliar o impacto da relação com o cliente na melhoria da qualidade e da competitividade - Satisfação dos clientes: razão da existência da empresa - Reconhecer a importância da implementação de uma cultura de cliente/fornecedor interno nos serviços administrativos - Estabelecer uma relação de confiança, desenvolver uma postura construtiva nas relações de trabalho e promover um clima de cooperação - As atitudes de comunicação eficazes e ineficazes e as suas consequências - Comunicar de forma objetiva e eficaz e saber transmitir mensagens com precisão evitando as situações conflituosas - A postura afirmativa - Saber negociar em função das prioridades das solicitações Dominar as regras de utilização do telefone e otimizar a comunicação telefónica - Praticar uma comunicação telefónica eficaz - Responder e adaptar-se aos pedidos por telefone - Saber acolher, encaminhar, registar um recado, esclarecer, perguntar e encontrar soluções através do telefone - Identificar as caraterísticas do canal telefónico e avaliar o Desenvolver uma postura profissional, melhorar o desempenho impacto da comunicação via telefone individual e aumentar a produtividade Otimizar a comunicação e cuidar da voz e da palavra como - Situar a eficácia pessoal como uma chave do sucesso empresarial um instrumento de trabalho - A relação entre esforço e resultados as razões da ineficácia - Aplicar as regras da comunicação telefónica ao quotidiano - Ganhar eficácia trabalhando com base em prioridades profissional - As técnicas para uma melhor organização do trabalho e uma eficaz gestão do tempo - Saber como reagrupar, deslocar e simplificar tarefas - Gerir as emoções e atuar eficazmente sob pressão - Desenvolver a pró-atividade e a iniciativa para gerar valor acrescentado à sua missão - Identificar onde concentramos a nossa energia o foco próativo e o foco reativo Praticar uma Comunicação eficaz e um Relacionamento Interpessoal positivo - Compreender os processos da comunicação e do relacionamento interpessoal e identificar os seus fatores de sucesso Colaboradores que desempenham funções Administrativas e que necessitem desenvolver as competências essenciais para o cumprimento da missão Saber redigir textos profissionais eficazes - Desenvolver capacidades de redação de vários documentos - Determinar a eficácia de um texto profissional - Redigir para desencadear ação - Dominar as principais regras de construção de um texto profissional - Conhecer os indicadores de controlo de qualidade dos textos redigidos e saber como os utilizar Pedagogia ativa baseada em autodiagnósticos, exercícios de diagnóstico do quotidiano dos participantes, painéis dinâmicos e trabalhos individuais e em grupo 3 dias 21 horas 23 a 25 de janeiro de a 17 de abril de a 23 de novembro de IVA por participante

Os 7 Pilares da Gestão - Ciclo de Workshops Qualidade da Gestão nas PMEs Portuguesas -

Os 7 Pilares da Gestão - Ciclo de Workshops Qualidade da Gestão nas PMEs Portuguesas - Vários estudos provam que a Gestão de Recursos Humanos é a área mais problemática nas organizações e a que consome grande parte do tempo do empresário. Por outro lado, a área da inovação e do Marketing

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

BEST WORK PORQUE O MELHOR TRABALHO É SÓ UM. O SEU!

BEST WORK PORQUE O MELHOR TRABALHO É SÓ UM. O SEU! BEST WORK PORQUE O MELHOR TRABALHO É SÓ UM. O SEU! ENQUANTO UNS ESTÃO CONFUSOS, VOCÊ DEMONSTRA CLAREZA ENQUANTO UNS ESTÃO CONSTRANGIDOS, VOCÊ É FLEXÍVEL ENQUANTO UNS VEEM ADVERSIDADE, VOCÊ DESCOBRE OPORTUNIDADES

Leia mais

Gestão de Equipas. Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC

Gestão de Equipas. Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC www.pwc.pt/academy Gestão de Equipas Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013 Academia da PwC O sucesso das organizações depende cada vez mais de equipas de alto desempenho. Venha conhecer connosco as melhores

Leia mais

LEARNING MENTOR. Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219. Perfil do Learning Mentor. Módulos da acção de formação

LEARNING MENTOR. Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219. Perfil do Learning Mentor. Módulos da acção de formação LEARNING MENTOR Leonardo da Vinci DE/09/LLP-LdV/TOI/147 219 Perfil do Learning Mentor Módulos da acção de formação 0. Pré-requisitos para um Learning Mentor 1. O papel e a função que um Learning Mentor

Leia mais

ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO E IMAGEM COMO FACTORES COMPETITIVOS A sua empresa tem problemas ao nível da comunicação interna? Promover a Comunicação assertiva no relacionamento

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt

www.highskills.pt geral@highskills.pt Processos e relações para um Desempenho de Excelência Especial Secretárias Objetivos Gerais Este curso tem como objetivo dotar os participantes de competências, técnicas e instrumentos que lhes permitam

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Alimentamos Resultados

Alimentamos Resultados Alimentamos Resultados www..pt Somos uma equipa que defende que cada empresa é única, tem as suas características e necessidades e por isso cada projeto é elaborado especificamente para cada cliente. Feed

Leia mais

QUALITIVIDADE. Coaching Uma nova FERRAMENTA para melhorar o DESEMPENHO do Profissional de Saúde

QUALITIVIDADE. Coaching Uma nova FERRAMENTA para melhorar o DESEMPENHO do Profissional de Saúde QUALITIVIDADE Coaching Uma nova FERRAMENTA para melhorar o DESEMPENHO do Profissional de Saúde O Profissional da Saúde como Coach e Mentor: UM DIFERENCIAL QUALITATIVO INOVADOR O Programa In ACTION promove

Leia mais

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com Moçambique Agenda EVENTOS 2013 NEW!! Também in Company INSCREVA-SE EM inscrip@iirportugal.com VISITE www.iirportugal.com INOVAÇÃO Estimado cliente, Temos o prazer de lhe apresentar em exclusiva o novo

Leia mais

Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete. Sistema de Monitorização e Avaliação - REDE SOCIAL DE ALCOCHETE

Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete. Sistema de Monitorização e Avaliação - REDE SOCIAL DE ALCOCHETE 3. Sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete 65 66 3.1 Objectivos e Princípios Orientadores O sistema de Monitorização e Avaliação da Rede Social de Alcochete, adiante designado

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

Descubra o que fazemos

Descubra o que fazemos Descubra o que fazemos Coaching Coaching - Programa de Treino de Líderes - Considerada uma das ferramentas mais eficazes no treino e desenvolvimento de competências, o Coaching ajuda as Empresas e Pessoas

Leia mais

Descubra o que fazemos

Descubra o que fazemos Descubra o que fazemos Coaching Coaching Considerada uma das ferramentas mais eficazes no treino e desenvolvimento de competências, o Coaching ajuda as Empresas e Pessoas a alcançar os seus objetivos,

Leia mais

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS

CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS CURSO LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

Ano: 2012 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS. Realiza Consultoria Empresarial Ltda. www.consultoriarealiza.com.br www.flaviopimentel.com.

Ano: 2012 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS. Realiza Consultoria Empresarial Ltda. www.consultoriarealiza.com.br www.flaviopimentel.com. Ano: 2012 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS Realiza Consultoria Empresarial Ltda. www.consultoriarealiza.com.br www.flaviopimentel.com.br MATRIZ DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS Alinhadas às Diretrizes

Leia mais

APRESENTAÇÃO. www.get-pt.com 1

APRESENTAÇÃO. www.get-pt.com 1 APRESENTAÇÃO www.get-pt.com 1 -2- CULTURA GET -1- A nossa Visão Acreditamos que o elemento crítico para a obtenção de resultados superiores são as Pessoas. A nossa Missão A nossa missão é ajudar a melhorar

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Inteligência Emocional. A importância de ser emocionalmente inteligente

Inteligência Emocional. A importância de ser emocionalmente inteligente Inteligência Emocional A importância de ser emocionalmente inteligente Dulce Sabino, 2008 Conceito: Inteligência Emocional Capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos

Leia mais

Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação

Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação contínua de treinamentos e palestras Eduardo Amati em Treinamentos

Leia mais

CONHEÇA-NOS MELHOR. 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados.

CONHEÇA-NOS MELHOR. 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados. CONHEÇA-NOS MELHOR 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados. Saber Ser Saber Fazer Saber Saber Saber Partilhar Saber Comunicar 02 www.aside.pt Saber Ser Saber Ser Sobre Nós Com

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipas

Liderança e Gestão de Equipas Liderança e Gestão de Equipas Procura-se que esta acção seja: prática, que forneça aos participantes soluções facilmente aplicáveis no quotidiano e permitam pilotar com eficácia e optimizar o funcionamento

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES 96 HORAS

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES 96 HORAS FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES 96 HORAS MÓDULOS HORAS FORMADOR 1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL 10H FRANCISCO SIMÕES 2 SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL 13H FILIPE FERNANDES 3 COMUNICAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO PARA EMPREENDEDORES

FORMAÇÃO PARA EMPREENDEDORES FORMAÇÃO PARA EMPREENDEDORES QUADRO RESUMO: FORMAÇÃO UFCD (H) Noções de Economia de Empresa 5437 25 Métodos e Práticas de Negociação 5442 50 Empresa Estrutura Organizacional 7825 25 Perfil e Potencial

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

Que Liderança hoje? A Transformação acontece aqui e agora o que permanecerá? Mentoring, Tutoring, Coaching A Inteligência Emocional

Que Liderança hoje? A Transformação acontece aqui e agora o que permanecerá? Mentoring, Tutoring, Coaching A Inteligência Emocional Que Liderança hoje? A Transformação acontece aqui e agora o que permanecerá? Mentoring, Tutoring, Coaching A Inteligência Emocional Estamos numa encruzilhada Não é a falta de saídas que é problemática,

Leia mais

Training Manager. Certificação PwC. 7, 14 e 21 de março. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC

Training Manager. Certificação PwC. 7, 14 e 21 de março. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC www.pwc.pt/academy Training Manager Certificação PwC 7, 14 e 21 de março Academia da PwC As empresas líderes analisam quais as competências necessárias para o desempenho dos seus colaboradores, implementam

Leia mais

PSICOLOGIA (CEF) - PLANIFICAÇÃO MÓDULO 1 - CRESCER E DESENVOLVER-SE

PSICOLOGIA (CEF) - PLANIFICAÇÃO MÓDULO 1 - CRESCER E DESENVOLVER-SE PSICOLOGIA (CEF) - PLANIFICAÇÃO MÓDULO 1 - CRESCER E DESENVOLVER-SE COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ACTIVIDADES/ - Apresentar comportamentos que promovam um melhor crescimento saudável de si, dada a compreensão

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

WePeopleValueYourPeople

WePeopleValueYourPeople WePeopleValueYourPeople e info@peoplevalue.com.pt w www.peoplevalue.com.pt Actualizado em 2010Jan14 quem somos? Somos a consultora sua parceira focada nas Pessoas e na sua valorização. Através da especialização

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico;

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico; 1 Apresentação 2ª edição EXPO RH FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO Praia, 20 Outubro 2015 Vargas Melo Presidente do Conselho de Administração Organização da Apresentação Enquadramento; Formação

Leia mais

Fatores e Indicadores de Desempenho ADP

Fatores e Indicadores de Desempenho ADP Fatores e Indicadores de Desempenho ADP RESPONSABILIDADE / COMPROMETIMENTO COM A INSTITUIÇÃO - Assumir o compromisso na realização das atribuições - Atuar com disposição para mudanças - Buscar qualidade

Leia mais

Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014

Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014 Webinário liderança e coaching 21 de Maio de 2014 Creating the Future Objetivos Percecionar a diferença entre um gestor e um líder; Conhecer as caraterísticas de uma liderança eficaz; Conhecer o coaching;

Leia mais

Os novos desafios do secretariado profissional

Os novos desafios do secretariado profissional www.pwc.pt/academy Os novos desafios do secretariado profissional Lisboa, 19 e 26 de fevereiro de 2013 Academia da PwC Um programa que mobiliza competências de eficiência pessoal e profissional apoiando

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Formação Pedagógica Inicial de Formadores MÓDULOS CARGA HORÁRIA Acolhimento 1 O formador face aos sistemas e contextos de formação 8 Factores e processos de aprendizagem 6 Comunicação e Animação de Grupos

Leia mais

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal Curso de Certificação Internacional reconhecido pela ICF* Programa completo de formação teórica e prática de desenvolvimento

Leia mais

Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio

Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio Valorização & Inovação no Comércio Local: Experiências & Instrumentos de Apoio Iniciativas Inovadoras de Formação e Qualificação Profissional para o Comércio CIM Alto Minho 30 de junho de 2015 Missão Sucesso

Leia mais

A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas

A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas 20 de Março de 2015 Auditório da Casa das Histórias da Paula Rego GESTÃO DE RECURSOS

Leia mais

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Planejamento de Recursos Humanos Profa. Marta Valentim Marília 2014 As organizações

Leia mais

CALENDARIZAÇÃO DA ATIVIDADE FORMATIVA 2014. www.navegantescf.pt

CALENDARIZAÇÃO DA ATIVIDADE FORMATIVA 2014. www.navegantescf.pt CALENDARIZAÇÃO DA ATIVIDADE FORMATIVA 2014 FORMAÇÃO Início Fim Duração Horário Inscrição Contabilidade e Fiscalidade 01-10-2014 29-10-2014 21h P.L/S 100 Sensibilização e Orientação para o Cliente 02-10-2014

Leia mais

As novas tecnologias na Gestão do Talento www.optimhom.pt O QUE SÃO Os são um instrumento on-line de avaliação de competências, que usa questões simples ligadas às situações concretas do diaa-dia nas organizações,

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica A título de preparação individual e antecipada para a palestra sobre o tema de Liderança Estratégica, sugere-se a leitura dos textos indicados a seguir. O PAPEL DE COACHING NA AUTO-RENOVAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO 1. Identificação do Curso Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos 2. Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos

Leia mais

Perto de si, mudamos consigo! www.wechange.pt

Perto de si, mudamos consigo! www.wechange.pt Hotel Alvalade LUANDA 16 a 27 de RH Os Ciclos de RH, consistem em planos de desenvolvimento de competências no domínio da gestão de Recursos Humanos, nomeadamente ao nível das áreas de Selecção, Formação

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos.

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos. Gestão de Recursos Humanos Aula 2 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Liderança Competências gerenciais Formação de equipes Empreendedor Liderança X Gerenciamento Conceito e estilos

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING

SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING OBJETIVOS DESTE WORKSHOP Experimentar o processo de coaching e aplicar as técnicas em seu cotidiano. ASSUNTOS 1. Por que é difícil mudar?

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores NÚCLEO AVANÇADO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores De acordo com a Resolução n o 1 de 08/06/2007 da CES do CNE do MEC Coordenação

Leia mais

Uma Questão de Atitude...

Uma Questão de Atitude... Uma Questão de Atitude... Catálogo de Formação 2014 1 Introdução 3 Soluções de Formação 3 Áreas de Formação 4 Desenvolvimento Pessoal 5 Comercial 12 Secretariado e Trabalho Administrativo 15 Indústrias

Leia mais

CICLO CERTIFICADO ACTIVISION CIEO Coaching Indivíduos, Equipas & Organizações

CICLO CERTIFICADO ACTIVISION CIEO Coaching Indivíduos, Equipas & Organizações CICLO CERTIFICADO ACTIVISION CIEO Coaching Indivíduos, Equipas & Organizações In partnership: 1 OBJECTIVOS PEDAGÓGICOS! Adquirir as 11 competências do coach de acordo com o referencial da ICF! Beneficiar

Leia mais

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Avaliação de: Sr. José Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: 11/06/2014 Perfil Caliper Gerencial e Vendas

Leia mais

A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois...

A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois... A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois... livro Comunicação Interpessoal Empresas investem cada vez mais no desenvolvimento de pessoas e processos

Leia mais

COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO

COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO DEFINIÇÕES OPERACIONAIS E INDICADORES COMPORTAMENTAIS Pag. 1 Elaborada por Central Business Abril 2006 para o ABRIL/2006 2 COMPETÊNCIAS CHAVE PARA O EMPREENDEDORISMO

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Referencial técnico-pedagógico da intervenção

Referencial técnico-pedagógico da intervenção Referencial técnico-pedagógico da intervenção De seguida explicitamos os referenciais técnico-pedagógicos das fases do MOVE-PME que carecem de uma sistematização constituindo factores de diferenciação

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

Quais são os objetivos dessa Política?

Quais são os objetivos dessa Política? A Conab possui uma Política de Gestão de Desempenho que define procedimentos e regulamenta a prática de avaliação de desempenho dos seus empregados, baseada num Sistema de Gestão de Competências. Esse

Leia mais

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas

MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas MBA Executivo Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento de Pessoas proporciona ao participante o conhecimento sobre liderança, motivação

Leia mais

CATÁLOGO FORMAÇÃO. Consultadoria Recursos Humanos. Consultores de Formação. Teambuilding Coaching PNL. Especialistas Soft Skills. Formação E-learning

CATÁLOGO FORMAÇÃO. Consultadoria Recursos Humanos. Consultores de Formação. Teambuilding Coaching PNL. Especialistas Soft Skills. Formação E-learning C o n s u l t o r e s Consultadoria Recursos Humanos Consultores de Formação Especialistas Soft Skills Teambuilding Coaching PNL Formação E-learning CATÁLOGO FORMAÇÃO 2016 219458533 936180025 ptc.geral@ptomasconsultores.pt

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: DE MAIRIPORÃ Código: 271 Município: MAIRIPORÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA.

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA. PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A VIA RÁPIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA. A PNL, é uma área da psicologia que se reveste de um de carácter muito prático e eficaz,

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Desenvolvendo Pessoas para Servirem com Excelência. Instituto Crer & Ser. A excelência honra a Deus!

Desenvolvendo Pessoas para Servirem com Excelência. Instituto Crer & Ser. A excelência honra a Deus! Palestras, Treinamentos e Consultoria para Gestão Ministerial Desenvolvendo Pessoas para Servirem com Excelência Instituto Crer & Ser A excelência honra a Deus! Quem somos O Instituto Crer & Ser nasceu

Leia mais

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO TREINAMENTO Levando em consideração que as empresas e pessoas têm necessidades diferentes, os programas de treinamento são personalizados para atender a demandas específicas. Os treinamentos são focados

Leia mais

AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS D O S S I E R D O E M P R E E N D E D O R AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PROJECTO PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO IMIGRANTE P E I AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS Competências

Leia mais

Catálogo de treinamentos

Catálogo de treinamentos Catálogo de treinamentos 11 3892-9572 www.institutonobile.com.br Desenvolvendo seus Talentos O Instituto Nobile desenvolve as mais modernas soluções em treinamento e desenvolvimento. Oferecemos programas

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 02 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas,

Leia mais

O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o

O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, possibilitando o alcance de resultados planejados, através de metodologias, ferramentas e técnicas, conduzidas

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

PROPOSTA DE SERVIÇOS RECURSOS HUMANOS EXCELLING BUSINESSES THROUGH PEOPLE

PROPOSTA DE SERVIÇOS RECURSOS HUMANOS EXCELLING BUSINESSES THROUGH PEOPLE PROPOSTA DE SERVIÇOS RECURSOS HUMANOS SABIA QUE Organizações que contam com RH eficientes, têm resultados económicos 2 vezes superiores do que aquelas que praticam uma fraca gestão das pessoas? Creating

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

Coaching Para a EXCELÊNCIA

Coaching Para a EXCELÊNCIA Coaching Para a EXCELÊNCIA António Santos António Santos Coaching ferramenta que permite elevar o nível de lucidez Mudanças que alargam horizontes. COACHING para a EXCELÊNCIA Mudanças que alargam horizontes.

Leia mais

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta Em início de nova fase, alarga a oferta Com o objectivo de ajudar as empresas a controlar e reduzir custos relacionados com transacções de bens e serviços, o adicionou à sua oferta um conjunto de aplicações

Leia mais

ÍNDICE A CATÓLICA LISBON COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL. As nossas acreditações A nossa oferta A Formação de Executivos

ÍNDICE A CATÓLICA LISBON COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL. As nossas acreditações A nossa oferta A Formação de Executivos ÍNDICE A CATÓLICA LISBON 02 As nossas acreditações A nossa oferta A Formação de Executivos COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Conteúdos Programáticos Metodologia Docente 04 05 07 07 2015 SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)?

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? São unidades especializadas de apoio educativo multidisciplinares que asseguram o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 1.1- DOCENTES:... 4 1.2- NÃO DOCENTES:... 5 1.2.1- TÉCNICAS SUPERIORES EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES... 5 1.2.2- ASSISTENTES OPERACIONAIS EM EXERCÍCIO

Leia mais

As parcerias e suas dinâmicas: considerações a ter em conta para a promoção da mudança

As parcerias e suas dinâmicas: considerações a ter em conta para a promoção da mudança Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro Assumar 26 e 27 de Abril de 2013 As parcerias e suas dinâmicas: considerações a ter em conta para a promoção da mudança João Emílio Alves ESE-IPP

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

ATENDIMENTO PESSOAL E TELEFÓNICO

ATENDIMENTO PESSOAL E TELEFÓNICO ÁREA COMERCIAL ATENDIMENTO PESSOAL E TELEFÓNICO Como entusiasmar clientes pela forma de atender? Desenvolver competências técnicas e relacionais que potenciem a angariação e satisfação de clientes. Atendimento

Leia mais

PARCERIA UNICARIOCA X EMPRESAS CONVENIADAS: ATIVIDADES AOS COLABORADORES DAS EMPRESAS CONVENIADAS E PARCEIRAS DA UNICARIOCA

PARCERIA UNICARIOCA X EMPRESAS CONVENIADAS: ATIVIDADES AOS COLABORADORES DAS EMPRESAS CONVENIADAS E PARCEIRAS DA UNICARIOCA PARCERIA UNICARIOCA X EMPRESAS CONVENIADAS: ATIVIDADES AOS COLABORADORES DAS EMPRESAS CONVENIADAS E PARCEIRAS DA UNICARIOCA OBJETIVOS 1- Oferecer assessoria aos colaboradores das empresas sobre os benefícios

Leia mais

FUNÇÃO: Coordenador do Departamento de Comunicação (C_DCOM) e do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social (C_DEDAS)

FUNÇÃO: Coordenador do Departamento de Comunicação (C_DCOM) e do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social (C_DEDAS) FUNÇÃO: Coordenador do Departamento de Comunicação (C_DCOM) e do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social (C_DEDAS) LOCALIZAÇÃO: Sede - Lisboa Duração do Contrato: 1 ano, eventualmente

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO PARA 2012 CULTURAIS ATRAVÉS DE PATROCÍNIO, MECENATO E CROWDFUNDING 1. FINANCIAMENTO DE PROJETOS

PLANO DE FORMAÇÃO PARA 2012 CULTURAIS ATRAVÉS DE PATROCÍNIO, MECENATO E CROWDFUNDING 1. FINANCIAMENTO DE PROJETOS 1. FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS ATRAVÉS DE PATROCÍNIO, MECENATO E CROWDFUNDING Formador: Rui Matoso Duração total do curso: 18 horas Data da formação 10, 17 e 24 de Novembro Horário: das 10h00 às13h00

Leia mais

REGULAMENTO. 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH.

REGULAMENTO. 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH. 12 de Março de 2014 Centro de Congressos do Estoril REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH.

Leia mais

Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção

Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção Trilhas de aprendizagem Trilhas de desenvolvimento Foco no desenvolvimento de competências Foco no desenvolvimento de carreiras O Sebrae O Serviço

Leia mais