FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Farmacologia. Instruções para o teste

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Farmacologia. Instruções para o teste"

Transcrição

1 FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Farmacologia Instruções para o teste Responda no formulário próprio. Escreva o seu nome completo em letras maiúsculas em ambas as folhas. Identifique o tipo da sua prova preenchendo o círculo com a letra ( ) que identifica essa variante. A letra encontra-se no cabeçalho do enunciado da sua prova logo a seguir à data. Para cada pergunta preencha o círculo com a letra que identifica a resposta que deseja dar. Para cada pergunta há sempre uma e só uma resposta. Não há penalizações por respostas erradas. As respostas deixadas em branco ou assinaladas com mais do que uma letra são nulas. Não rasure. Se necessitar peça outro exemplar do formulário e preencha de novo. Perguntas 1 a 60 Para responder há 5 escolhas possíveis, identificadas por letras (de a ). Escolha a melhor. Há sempre uma e só uma escolha que melhor responde à pergunta, embora possa haver outras parcialmente adequadas. Perguntas 61 a 70 Para cada pergunta apresenta-se uma frase com 2 proposições ligadas pela conjunção causal porque. Para responder à pergunta Que há de correcto na frase? há 5 escolhas possíveis, identificadas por letras: ambas as proposições e a explicação ambas as proposições a 1ª proposição a 2ª proposição nenhuma proposição Escolha a única completamente certa. Há sempre uma e só uma escolha completamente certa embora possa haver outras parcialmente adequadas. Perguntas 71 a 100 Estas perguntas estão agrupadas em 10 conjuntos de 3. Para responder há, em cada conjunto, 10 a 12 escolhas possíveis, identificadas por letras (de a ou ). Escolha a mais directamente relacionada com cada pergunta. Há sempre uma e só uma escolha que melhor responde à pergunta, embora possa haver outras parcialmente adequadas. Note que cada escolha pode ser usada para mais de uma resposta, só para uma ou para nenhuma. A duração máxima da prova é 120 min.

2 Perguntas tipo dos testes de Farmacologia 1. O feocromocitoma é um tumor da medula suprarrenal que pode segregar catecolaminas em excesso. Dos sintomas seguintes qual seria o mais inesperado no feocromocitoma? taquicardia hipertensão arterial hiperglicemia sudorese miose 2. Um doente com hipertrofia benigna da próstata teve uma retenção urinária aguda após tratamento de uma urticária. Dos medicamentos seguintes eficazes no alívio sintomático de reacções alérgicas cutâneas qual teria maior propensão para causar a retenção urinária? dimenidrato cetirizina loratadina fenoxifenadina darifenacina 3. O gráfico mostra as alterações ao longo do tempo (cada traço são 30 s) da pressão arterial (cada traço são 20 mm de Hg) de um gato após injecção apenas do fármaco x (registo da metade superior) e após a injecção desse fármaco x na presença do fármaco y. É mais verosímil que o par de fármacos xy seja: Usado exclusivamente para fins didáticos. Resultados de Dale HH reproduzidos em Landmarks in Pharmacology Br J Pharmacol (1997) 120 (suppl 4) adrenalina e ergotamina noradrenalina e ergotamina noradrenalina e fentolamina acetilcolina e atropina

3 histamina e ranitidina... até à pergunta Que há de correcto na frase a toxina botulínica pode causar apneia porque é um antagonista dos receptores nicotínicos? ambas as proposições e a explicação ambas as proposições a 1ª proposição a 2ª proposição nenhuma proposição 62. Que há de correcto na frase a obidoxima está indicada no tratamento da intoxicação pelo malatião porque é um reactivador das colinestérases? ambas as proposições e a explicação ambas as proposições a 1ª proposição a 2ª proposição nenhuma proposição 63. Que há de correcto na frase a cocaína tem efeitos anestésicos locais porque inibe o transportador neuronial da dopamina? ambas as proposições e a explicação ambas as proposições a 1ª proposição a 2ª proposição nenhuma proposição... até à pergunta A. 0,9-2,4 G. 6,9-7,2 B. 2,5-2,8 H. 7,3-8,4 C. 2,9-3,1 I. 8,5-9,7 D. 3,2-4,1 J. 9,8-10,2 E. 4,2-5,3 K. 10, F. 5,4-6,8 L. 11,1-11,9 Para cada uma das constantes seguintes escolha o intervalo que contém o seu valor. 71. A atropina desvia a curva de concentração-resposta da contracção do músculo detrusor da bexiga ao carbacol paralelamente e para a direita. O EC 50 do carbacol na

4 ausência da atropina é 30 nm. O EC 50 do carbacol na presença de 1 nm de atropina é 60 nm. Qual dos intervalos de valores acima indicados contém o pk da atropina? 72. A lidocaína é uma base fraca com uma constante de ionização de 10 nm. Qual dos intervalos de valores acima indicados contém o pk a da lidocaína? 73. A isoprenalina provoca, de forma dependente da concentração, aumento do camp nas células em cultura de uma linha celular com receptores beta, com um EC 50 de 10 nm. Em estudos de ligandos na mesma linha celular o valor de K (constante de dissociação em equilíbrio) da isoprenalina é 100 nm. Qual dos intervalos acima indicados contém o valor da constante (expresso na notação de p ) que melhor define a afinidade da isoprenalina? A. serotonina G. cisapride B. cetanserina H. ergotamina C. ondansetron I. fluvoxamina D. buspirona J. paroxetina E. fluoxetina F. sumatriptano Para cada uma das acções farmacológicas seguintes escolha o fármaco mais relacionado. 74. Agonista selectivo dos receptores 5-HT 4 com efeito pró-cinético intestinal. 75. Agonista parcial dos receptores 5-HT 1A com efeito ansiolítico. 76. Antagonista selectivo dos receptores 5-HT 3 com efeito antiemético A. naloxona G. bicarbonato B. naloxona e atropina H. glicose e tiamina C. adrenalina e hidrocortisona I. etanol D. atropina e piridostigmina J. bicarbonato e etanol E. atropina e obidoxima K. salbutamol e difenidramina F. ipratrópio e obidoxima L. salbutamol Para cada um dos doentes escolha a terapêutica inicial mais adequada.

5 77. Um doente tem início súbito de broncoconstrição e hipersecreção brônquica após contacto com um pesticida agrícola. Tem miose marcada. Qual das seguintes é a terapêutica inicial mais adequada? 78. Um doente é encontrado inconsciente e trazido ao hospital. Está em coma, com sinais de hipoventilação e com miose marcada. Qual das seguintes é a terapêutica inicial mais adequada? 79. Um doente tem início súbito, após injecção de uma substância que não identifica, de mal estar, dispneia (sensação de falta de ar) e dificuldade de se manter em pé. Tem estridor laríngeo, broncoconstrição e hipotensão postural. Qual das seguintes é a terapêutica inicial mais adequada?... até à pergunta 100.

6 Dez perguntas tipo criadas pelos alunos no ano lectivo Duas delas serão incluídas, com modificações ligeiras, no segundo teste intercalar de Farmacologia 1. O Qual dos seguintes é o alvo de acção farmacológica mais adequado a um medicamento para tratamento de doentes com síndrome de Liddle? canal de K + do tubo colector transportador de Na + do tubo contornado distal canal de Na + do tubo contornado distal cotransportador de Na +, K +, e 2Cl - na ansa de Henle ATPase Na + K + no tubo contornado proximal (autores: Neuza Ferreira e Joana Pires, turma 14) 2. A figura mostra as curvas de concentração-efeito sobre a tensão de um segmento arterial isolado submetido a concentrações crescentes do fármaco x, a concentrações crescentes do fármaco y (em preparações pré-contraídas com uma concentração fixa de fenilefrina) e a concentrações crescentes do fármaco x em presença de uma concentração fixa do fármaco y. Qual dos seguintes é o par de fármacos que melhor pode ser representado por x e y? tensão (mn) y x x+y -log M angiotensina II e losartan nifedipina e acetilcolina 5-hidroxitriptamina e ergotamina noradrenalina e verapamil endotelina e bosentan (autora: Ana Teresa, turma 6) 3. Qual dos seguintes grupos de fármacos atenua o efeito anti-hipertensor dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina? inibidores da renina antagonistas dos receptores AT 1 inibidores da endopeptidase neutra

7 análogos da prostaciclina anti-inflamatórios não esteróides (autores: turma 9) 4. Qual dos seguintes é o fármaco que mais vezes causa angioedema? omapatrilato captopril candesartan carvedilol icatibant (autores: turma 12) 5. Qual dos seguintes é o fármaco mais indicado para tratamento de doentes com hipertensão arterial e bloqueio aurículo-ventricular? propranolol atenolol verapamil nifedipina diltiazem (autora: Andreia Veiga, turma 6) 6. Qual dos seguintes é o fármaco mais indicado para tratamento de doentes com edema agudo do pulmão? furosemida amilorido acetazolamida espironolactona hidroclorotiazida (autora: Andreia Veiga, turma 6) 7. Qual dos seguintes é o fármaco mais indicado para tratamento de doentes com hipertensão pulmonar primária e insuficiência cardíaca direita? bisoprolol verapamil bosentan metoprolol losartan (autores: turma 12)

8 8. Doente de 40 anos, sexo feminino, com hipertensão arterial, desenvolveu edema dos membros inferiores após começo de tratamento com medicamentos anti-hipertensores. Qual dos seguintes fármacos terá mais provavelmente causado o efeito adverso? hidroclorotiazida nifedipina captopril losartan atenolol (autores: turma 9) 9. Qual dos seguintes fármacos seria o mais adequado para tratamento crónico de doentes com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca? verapamil amlodipina enalapril nitroglicerina furosemida (autores: turma 9) A. hidralazina G. furosemida B. carvedilol H. hidroclorotiazida C. amilorido I. nitrato de isossorbido D. prazosina J. nitroglicerina E. enalapril K. irbesartan F. nitroprussiato L. imetit 10. Qual dos fármacos acima indicados seria o mais indicado para tratamento de doentes com hipertensão arterial e angina? (autores, turma 9)

9 Formulário, Farmacologia data / / Nome: Tipo

10

11

A-Diuréticos inibidores da anidrase carbônica B-Diuréticos de alça ou potentes

A-Diuréticos inibidores da anidrase carbônica B-Diuréticos de alça ou potentes FÁRMACOS DIURÉTICOS São chamados diuréticos os fármacos que induzem ao aumento do fluxo urinário. Estes agentes são inibidores de transporte iônico, diminuindo a reabsorção de Na+. Como resultado o Na+

Leia mais

FARMACOLOGIA 10 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR

FARMACOLOGIA 10 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR Aula 10 CONTINUAÇÃO DA AULA ANTERIOR Prazosina e outros antagonistas dos adrenoceptores α Nitroprussiato de Sódio Bloqueadores dos adrenoceptores ß Agentes inotrópicos positivos Anticoagulantes e antiarrítmicos

Leia mais

FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS

FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS Profa. Elisabeth Maróstica HIPERTENSÃO ARTERIAL PA = DC x RP HIPERTENSÃO ARTERIAL

Leia mais

UNIP. Disciplina: Farmacologia Geral. Professora: Michelle Garcia Discacciati. Aula 3: SNA. Farmacologia da Transmissão adrenérgica

UNIP. Disciplina: Farmacologia Geral. Professora: Michelle Garcia Discacciati. Aula 3: SNA. Farmacologia da Transmissão adrenérgica UNIP Disciplina: Farmacologia Geral Professora: Michelle Garcia Discacciati Aula 3: SNA Farmacologia da Transmissão adrenérgica ATENÇÃO ALUNO: esta transparência é apenas um roteiro para ser dado em aula.

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau. Disciplina: Farmacologia

Faculdade Maurício de Nassau. Disciplina: Farmacologia Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Farmacologia Profa. Dra. Thais Porto Ribeiro Aula Tema: Anti-hipertensivos Mecanismos do Controle da PA SNA SRA O Sistema cardiovascular é controlado de forma integrada:

Leia mais

Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica

Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica Avaliação/Fluxo Inicial Doença Cardiovascular e Diabetes na Atenção Básica 1 Proposta de Avaliação do Risco Cardiovascular na Atenção Básica Propõe-se a utilização da tabela de Framingham, para estratificação

Leia mais

Introdução ao Protocolo

Introdução ao Protocolo Programa Einstein de Cardiologia Protocolo Gerenciado de Insuficiência Cardíaca Introdução ao Protocolo Conforme dados da American Heart Association, o risco de um americano com 40 anos de idade ou mais

Leia mais

Simpático e Parassimpático. Neurônio Pré Ganglionar. Neurônio Pós Ganglionar. Sistema Involuntário. Controla e Modula as Funções Viscerais

Simpático e Parassimpático. Neurônio Pré Ganglionar. Neurônio Pós Ganglionar. Sistema Involuntário. Controla e Modula as Funções Viscerais Sistema Nervoso Autônomo SNA Sistema Involuntário Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Controla e Modula as Funções Viscerais SNA Importância do Estudo Implicação em várias situações

Leia mais

FÁRMACOS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

FÁRMACOS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR FÁRMACOS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Ana Patrícia Fontes de Sousa Farmacologia 2002 1. INSUFICIÊNCIA NCIA CARDÍACA ACA Ana Patrícia Fontes de Sousa Farmacologia 2002 INTRODUÇÃ ÇÃO DEFINIÇÕES IC direita:

Leia mais

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS FARMACOLOGIA CARDIOVASCULAR Prof. Márcio Batista Powerpoint Templates Page 1 Powerpoint Templates Page 2 A N T I - H I P E R T E N S I V O S MECANISMOS DE CONTROLE DA PRESSÃO

Leia mais

Classificação. Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida

Classificação. Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida Diuréticos Classificação Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Diuréticos de Alça Furosemida Diuréticos Poupadores de Potássio Espironolactona e Amilorida Diuréticos Tiazídicos Hidroclorotiazida Hidroclorotiazida:

Leia mais

Fármacos que actuam no aparelho cardiocirculatório

Fármacos que actuam no aparelho cardiocirculatório Fármacos que actuam no aparelho cardiocirculatório Antihipertensores Fármacos que actuam no sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona Diuréticos Bloqueadores da entrada de cálcio Bloqueadores β-adrenérgicos

Leia mais

TRANSMISSÃO NORADRENÉRGICA

TRANSMISSÃO NORADRENÉRGICA TRANSMISSÃO NORADRENÉRGICA FISIOLOGIA DA TRANSMISSÃO NORADRENÉRGICA O neurônio noradrenérgico: o Os neurônios noradrenérgicos na periferia são neurônios simpáticos pósganglionares, cujos corpos celulares

Leia mais

FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA

FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA Profa. Elisabeth Maróstica INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA

Leia mais

Medicações do Sistema Cardiovascular. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Medicações do Sistema Cardiovascular. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Medicações do Sistema Cardiovascular Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Dislipidemia Aterosclerose é o acúmulo de gordura nas paredes das artérias que irá diminuir o fluxo sanguíneo para

Leia mais

Uso de medicamentos em situações de urgência de enfermagem. Farmácia de urgência.

Uso de medicamentos em situações de urgência de enfermagem. Farmácia de urgência. Uso de medicamentos em situações de urgência de. Farmácia de urgência. anacgcabral@esenfc.pt Urgência todas as situações clínicas de instalação súbita, desde as não graves até às graves, com risco de estabelecimento

Leia mais

Sistema nervoso autonómico

Sistema nervoso autonómico Sistema nervoso autonómico SNS vs SNP O SN simpático prepara o corpo para a acção, o SN parassimpático regula o repouso e as funções vegetativas. Ambos os sistemas exercem um controlo fisiológico contínuo

Leia mais

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO ORGANIZAÇÃO GERAL DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO Sistema Nervoso Central Periférico Autônomo Somático Simpático Parassimpático Ação integradora sobre a homeostase corporal. Respiração

Leia mais

HISTAMINA E ANTI-HISTAMÍNICOS

HISTAMINA E ANTI-HISTAMÍNICOS A. Prof. Luís Coentrão HISTAMINA E ANTI-HISTAMÍNICOS Quais são as principais diferenças entre os anti-histamínicos de 1ª Geração dos de 2ª Geração? Proposta de solução: Creio que a principal diferença

Leia mais

DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS. Profª EnfªLuzia Bonfim.

DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS. Profª EnfªLuzia Bonfim. DROGAS VASODILATADORAS E VASOATIVAS Profª EnfªLuzia Bonfim. DROGAS VASODILATADORAS São agentes úteis no controle da cardiopatia isquêmica aguda, HAS, Insuficiência Cardíaca e outras situações que exigem

Leia mais

Fármacos com Ação nas Arritmias, Insuficiência Cardíaca e Acidentes Vasculares

Fármacos com Ação nas Arritmias, Insuficiência Cardíaca e Acidentes Vasculares UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Farmácia Fármacos com Ação nas Arritmias, Insuficiência Cardíaca e Acidentes Vasculares Prof. Dr. Roberto Parise Filho Química

Leia mais

Turma(s): C11, C12, C13, C14, C21, C22, C23, C24, D11, D12, D13, D14, D21, D22, D23, D24

Turma(s): C11, C12, C13, C14, C21, C22, C23, C24, D11, D12, D13, D14, D21, D22, D23, D24 AULA n.º: 1 Dia 28-02-2018 das 14:00 às 17:00 Apresentação: disciplina, docente, avaliação, programa, bibliografia. I - FARMACOLOGIA GERAL: 1. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA FARMACOLOGIA A importância e âmbito

Leia mais

1) Neurônio Neurônio (SNC) Receptores muscarínicos e nicotínicos. 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor Receptores muscarínicos

1) Neurônio Neurônio (SNC) Receptores muscarínicos e nicotínicos. 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor Receptores muscarínicos Colinérgicos Sinapses Colinérgicas e Receptores 1) Neurônio Neurônio (SNC) Receptores muscarínicos e nicotínicos Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia 2) Neurônio pós ganglionar

Leia mais

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1 Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1 Fármacos que afetam as funções renal e cardiovascular 2 As doenças cardiovasculares podem resultar de defeitos congênitos ou doenças e hábitos adquiridos posteriormente.

Leia mais

O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL PRESSÃO ALTA?

O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL PRESSÃO ALTA? COMO EU TRATO? O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA? MINISTÉRIO DA SAÚDE Coordenação de Doenças Crônico-Degenerativas Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é quando a pressão que o sangue faz na

Leia mais

FARMACOLOGIA. Aula 11 Continuação da aula anterior Rim Diuréticos Antidiuréticos Modificadores do transporte tubular ANTIGOTOSOS

FARMACOLOGIA. Aula 11 Continuação da aula anterior Rim Diuréticos Antidiuréticos Modificadores do transporte tubular ANTIGOTOSOS FARMACOLOGIA Aula 11 Continuação da aula anterior Rim Diuréticos Antidiuréticos Modificadores do transporte tubular ANTIGOTOSOS RIM RIM RIM Filtra perto de 150 litros por dia! Após secreção e reabsorção

Leia mais

Sistema Nervoso Autónomo

Sistema Nervoso Autónomo Sistema Nervoso Autónomo PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA NERVOSO NERVOS SENSITIVOS NERVOS MOTORES AUTÓNOMO (simpático, parassimpático, entérico) SOMÁTICO Sistema nervoso periférico Divisão aferente ou

Leia mais

Turma(s): A11, A12, A13, A14, A21, A22, A23, A24, B11, B12, B13, B14, B21, B22, B23, B24

Turma(s): A11, A12, A13, A14, A21, A22, A23, A24, B11, B12, B13, B14, B21, B22, B23, B24 AULA n.º: 1 Dia 27-09-2016 das 14:00 às 17:00 Ana Leonor Alves Ribeiro Apresentação: disciplina, docente, avaliação, programa, bibliografia. I - FARMACOLOGIA GERAL: 1. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA FARMACOLOGIA

Leia mais

1) Neurônio Neurônio (SNC) 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor. Receptores muscarínicos. Receptores Muscarínicos. 3) Neurônio pré e pós ganglionar

1) Neurônio Neurônio (SNC) 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor. Receptores muscarínicos. Receptores Muscarínicos. 3) Neurônio pré e pós ganglionar Colinérgicos Sinapses Colinérgicas e Receptores 1) Neurônio Neurônio (SNC) 2) Neurônio pós ganglionar Órgão efetor Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Receptores muscarínicos

Leia mais

Turma(s): A11, A12, A13, A14, A21, A22, A23, A24, B11, B12, B13, B14, B21, B22, B23, B24

Turma(s): A11, A12, A13, A14, A21, A22, A23, A24, B11, B12, B13, B14, B21, B22, B23, B24 AULA n.º: 1 Dia 15-09-2014 das 17:00 às 20:00 Ana Leonor Alves Ribeiro Apresentação: disciplina, docente, avaliação, programa, bibliografia. FARMACOLOGIA GERAL: 1.PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA FARMACOLOGIA

Leia mais

Fisiologia Renal. Mecanismos tubulares I ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás

Fisiologia Renal. Mecanismos tubulares I ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Mecanismos tubulares I Fisiologia Renal Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás Mecanismos de manipulação do filtrado pelos túbulos renais:

Leia mais

FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA ACA CONGESTIVA

FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA ACA CONGESTIVA Universidade Federal Fluminense FARMACOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ACA CONGESTIVA Profa. Elisabeth Maróstica INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ACA CONGESTIVA Incapacidade do coração em manter o débito cardíaco

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET123 Farmacologia Veterinária I

Programa Analítico de Disciplina VET123 Farmacologia Veterinária I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 5

Leia mais

Farmacodinâmica. Alvos para a ação dos fármacos 02/03/2012. Farmacodinâmica

Farmacodinâmica. Alvos para a ação dos fármacos 02/03/2012. Farmacodinâmica Farmacodinâmica Rodrigo Borges, M.Sc. 2012 Farmacodinâmica Estudo dos efeitos bioquímicos e fisiológicos do fármaco com seu receptor ou outros sítios de primários de ação (mecanismo de ação) É o que o

Leia mais

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico.

Hidroclorotiazida. Diurético - tiazídico. Hidroclorotiazida Diurético - tiazídico Índice 1. Definição 2. Indicação 3. Posologia 4. Contraindicação 5. Interação medicamentosa 1. Definição A Hidroclorotiazida age diretamente sobre os rins atuando

Leia mais

Substâncias de origem natural. * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos. Estudos farmacológicos

Substâncias de origem natural. * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos. Estudos farmacológicos FARMACODINÂMICA Mecanismo de ação de fármacos AÇÃO DAS DROGAS Substâncias de origem natural 1920 Estudos farmacológicos * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos

Leia mais

FARMACOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO. Profa. Dra. Giani Cavalcante

FARMACOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO. Profa. Dra. Giani Cavalcante FARMACOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO Profa. Dra. Giani Cavalcante ASPECTOS ANÁTOMO- FUNCIONAIS DO SNA FÁRMACOS COLINÉRGICOS E ANTICOLINÉRGICOS DEFINIÇÕES COLINÉRGICOS Drogas que mimetizam os efeitos

Leia mais

Farmacologia do sistema nervoso autônomo adrenérgico

Farmacologia do sistema nervoso autônomo adrenérgico Farmacologia do sistema nervoso autônomo adrenérgico Farmacologia do sistema nervoso autônomo adrenérgico Sistema nervoso autônomo Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central cérebro e medula espinhal Sistema

Leia mais

EXAME DE INGRESSO AO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA

EXAME DE INGRESSO AO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA EXAME DE INGRESSO AO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA Nome:... Data: Assinatura:... ATENÇÃO: Responda todas as questões obrigatórias e 1 questão à sua escolha dos demais blocos (C à F). Para completar

Leia mais

FORMULÁRIO DE COTAÇÃO PARA MEDICAMENTOS RAZÃO SOCIAL ENDEREÇO FONE C.N.P.J REPRESENTANTE FAX INSC. ESTADUAL CELULAR. Página 1

FORMULÁRIO DE COTAÇÃO PARA MEDICAMENTOS RAZÃO SOCIAL ENDEREÇO FONE C.N.P.J REPRESENTANTE FAX INSC. ESTADUAL CELULAR. Página 1 1 UNIDADE 9 ACICLOVIR 250MG PO PARA SOLUCAO INJETAVEL (FRASCO/AMPOLA) 2 UNIDADE 1710 ACIDO ACETILSALICILICO 100MG (COMPRIMIDO) 3 UNIDADE 414 ACIDO ASCORBICO 100MG/ML 5ML SOLUCAO INJETAVEL (AMPOLA) 4 UNIDADE

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo PARVOVÍRUS B19 IgG e IgM, ANTICORPOS ANTI ALTERAÇÃO NA DESCRIÇÃO DO VALOR DE REFERÊNCIA... 2 CATECOLAMINAS FRAÇÕES ALTERAÇÕES NO EXAME... 3 ÍNDICE DE

Leia mais

Tratamento Medicamentoso

Tratamento Medicamentoso Capítulo 6 Tratamento Medicamentoso Objetivos O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares do paciente hipertenso, aumentadas em

Leia mais

Sessão Televoter Hipertensão

Sessão Televoter Hipertensão 2013 27 de Abril Sábado Sessão Televoter Hipertensão António Pedro Machado Carlos Rabaçal Joana Bordalo Hipertensão na gravidez Evolução da PA durante a gravidez em 6000 mulheres entre os 25 e os 34 anos

Leia mais

VASODILATADORES PERGUNTAS. 1. Para que usar? 1. Para que usar? 2. Quais opções? 3. Cuidados? facilita o esvaziamento do coração. (diminui a pré carga)

VASODILATADORES PERGUNTAS. 1. Para que usar? 1. Para que usar? 2. Quais opções? 3. Cuidados? facilita o esvaziamento do coração. (diminui a pré carga) VASODILATADORES Prof. Moacir Leomil Neto PUC Minas campus Poços de Caldas VESP PERGUNTAS 1. Para que usar? 2. Quais opções? 3. Cuidados? 1. Para que usar? facilita o esvaziamento do coração (diminui a

Leia mais

19716 Diário da República, 2.ª série N.º de junho de 2013

19716 Diário da República, 2.ª série N.º de junho de 2013 19716 Diário da República, 2.ª série N.º 118 21 de junho de 2013 L644 - LUVAS DE EXAME PARA GINECOLOGIA ESTERIL - TAMANHO S L645 - LUVAS DE EXAME PARA GINECOLOGIA ESTERIL - TAMANHO M L646 - LUVAS DE EXAME

Leia mais

ANTI-ARRÍTMICOS TMICOS

ANTI-ARRÍTMICOS TMICOS 2. FÁRMACOSF ANTI-ARRÍTMICOS TMICOS INTRODUÇÃ ÇÃO Nódulo sinusal (marcapasso cardíaco) aco) Causas de arritmias: Distúrbios da funçã ção o do nódulon sinusal Alteraçõ ções do automatismo Conduçã ção o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Bisoprolol Jaba 5 mg Comprimidos revestidos Bisoprolol Jaba 10 mg Comprimidos revestidos

FOLHETO INFORMATIVO. Bisoprolol Jaba 5 mg Comprimidos revestidos Bisoprolol Jaba 10 mg Comprimidos revestidos FOLHETO INFORMATIVO Bisoprolol Jaba 5 mg Comprimidos revestidos Bisoprolol Jaba 10 mg Comprimidos revestidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

Farmacodinamia. Estudo dos mecanismos de acção e efeitos dos fármacos

Farmacodinamia. Estudo dos mecanismos de acção e efeitos dos fármacos Sumário Farmacodinamia. Conceito de receptor. Afinidade e eficácia; constantes de afinidade. Tipos e subtipos de receptores. Mecanismos transductores / efectores; família da proteína G, receptores ligados

Leia mais

Comissão de Farmácia e Terapêutica. Hospital de S. João

Comissão de Farmácia e Terapêutica. Hospital de S. João Farmácia e Terapêutica Hospital S. João Comissão Ética para a Saú Antibióticos Protocolos Clínicos Logística & Compras Comissão Farmácia e Terapêutica Centro Investigação Serviços e Grupos Excelência Serviço

Leia mais

2017 DIRETRIZ PARA PREVENÇÃO, DETECÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADULTOS

2017 DIRETRIZ PARA PREVENÇÃO, DETECÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADULTOS Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues 2017 DIRETRIZ PARA PREVENÇÃO, DETECÇÃO, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ADULTOS Colégio Americano de Cardiologia Associação Americana do Coração

Leia mais

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) UNIDADE SANITÁRIA DE RIO FORTUNA

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) UNIDADE SANITÁRIA DE RIO FORTUNA ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO FORTUNA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) UNIDADE SANITÁRIA DE RIO FORTUNA SECRETARIA MUNICIPAL DE

Leia mais

Insuficiência Cardíaca Aguda (ICA) Leonardo A. M. Zornoff Departamento de Clínica Médica

Insuficiência Cardíaca Aguda (ICA) Leonardo A. M. Zornoff Departamento de Clínica Médica Insuficiência Cardíaca Aguda (ICA) Leonardo A. M. Zornoff Departamento de Clínica Médica ICA: Definição Aparecimento/piora aguda dos sinais/sintomas de insuficiência cardíaca Diagnóstico Clínico Critérios

Leia mais

Modernos Antidepressivos. Profa.Vilma Aparecida da Silva Fonseca

Modernos Antidepressivos. Profa.Vilma Aparecida da Silva Fonseca Modernos Antidepressivos Profa.Vilma Aparecida da Silva Fonseca Contexto Antidepressivos Triciclicos: efeitos colaterais perigosos: alteração da condução cardiaca Efeitos desagradaveis: anticolinérgicos

Leia mais

Farmacologia Hipertensão Arterial Insuficiência Cardíaca Congestiva - ICC. André Montillo

Farmacologia Hipertensão Arterial Insuficiência Cardíaca Congestiva - ICC. André Montillo Farmacologia Hipertensão Arterial Insuficiência Cardíaca Congestiva - ICC André Montillo www.montillo.com.br Pressão Arterial (PA): Definição Força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos.

Leia mais

Urticaria 22/05/2016. patológicos: processos alérgicos e processos inflamatórios

Urticaria 22/05/2016. patológicos: processos alérgicos e processos inflamatórios Autacóides Autacóides patológicos: processos alérgicos e processos inflamatórios Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia processos alérgicos: reações leves - cutâneas reações fatais:

Leia mais

Urticaria 27/05/2017. São substâncias que atuam em processos fisiológicos e patológicos. patológicos: processos alérgicos e processos inflamatórios

Urticaria 27/05/2017. São substâncias que atuam em processos fisiológicos e patológicos. patológicos: processos alérgicos e processos inflamatórios Autacoides Auto: próprio Autacoides Akos: remédio Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia São substâncias que atuam em processos fisiológicos e patológicos Autacoides Urticaria patológicos:

Leia mais

TERAPÊUTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

TERAPÊUTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA Disciplina: Farmacologia Curso: Enfermagem TERAPÊUTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari Controle da Pressão Arterial Sistêmica Controle Neural estimulação dos

Leia mais

Aspectos moleculares

Aspectos moleculares FARMACOLOGIA I DOCENTE: Msc. ROSALINA COELHO JÁCOME Aspectos moleculares FARMACOLOGIA O que o organismo faz com o fármaco? O que o fármaco faz no organismo? FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA CORRELAÇÃO FARMACOCINÉTICA/FARMACODINÂMICA

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO HOMOLOGAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO HOMOLOGAÇÃO Folha: 1 Número: 000044 Data: 10/08/2017 Modalidade: 007 - Pregão Sequencial: 000028 Tipo de Apuração: Menor Preço - Item Comissão Licitação: 000 - Objeto: COMPRA ESTADUAL DE MEDICAMENTOS - PROGRAMA SES

Leia mais

ph do sangue arterial = 7.4

ph do sangue arterial = 7.4 Regulação do Equilíbrio Ácido Base ph do sangue arterial = 7.4 < 6.9 ou > 7.7 = MORTE 1 Importância do ph nos processos biológicos Protonação ou desprotonação de radicais proteicos Variação da carga total

Leia mais

FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS

FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia FÁRMACOS ANTI-HIPERTENSIVOS Profa. Elisabeth Maróstica HIPERTENSÃO ARTERIAL Doença cardiovascular mais comum

Leia mais

Ângela António António Faria Vaz. Observatório do Medicamento e dos Produtos de Saúde

Ângela António António Faria Vaz. Observatório do Medicamento e dos Produtos de Saúde Ângela António António Faria Vaz Observatório do Medicamento e dos Produtos de Saúde 2 de Janeiro de 2003 1. INTRODUÇÃO...2 2. OBJECTIVOS...3 2. METODOLOGIA...5 3. RESULTADOS...8 3.1 CONTINENTE...8 3.1.1

Leia mais

PAINEL 3 FÁRMACOS EM OFTALMOLOGIA FÁRMACOS COM IMPLICAÇÃO NA VISÃO. André Coelho, ESTeSL-IPL

PAINEL 3 FÁRMACOS EM OFTALMOLOGIA FÁRMACOS COM IMPLICAÇÃO NA VISÃO. André Coelho, ESTeSL-IPL PAINEL 3 FÁRMACOS EM OFTALMOLOGIA FÁRMACOS COM IMPLICAÇÃO NA VISÃO André Coelho, ESTeSL-IPL SUMÁRIO: 1. Conceitos-chave 2. Terapêutica ocular 3. Farmacovigilância CONCEITOS-CHAVE MEDICAMENTO: toda a substância

Leia mais

SEGUIMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES IDOSOS HIPERTENSOS COM CAPACIDADE COGNITIVA

SEGUIMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES IDOSOS HIPERTENSOS COM CAPACIDADE COGNITIVA SEGUIMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES IDOSOS HIPERTENSOS COM CAPACIDADE COGNITIVA Gabriela Keylla Alvarenga Militão¹; Nathália Modesto Xavier de Araújo²; Maria Ladjane Sodré de Melo 3 Universidade

Leia mais

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA FASES DA FARMACOCINÉTICA A farmacocinética pode ser separada em cinco fases essenciais: Professor: Moisés Wesley M. Pereira FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 1.

Leia mais

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DE MATO LEITÃO REMUME

RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DE MATO LEITÃO REMUME RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DE MATO LEITÃO REMUME Farmácia Básica Fármaco Revisada em out/2015 Apresentação Aciclovir Aciclovir Creme 50mg/g Ácido Acetilsalicílico Ácido Fólico Ácido Valpróico

Leia mais

«ANEXO I. Via de administração

«ANEXO I. Via de administração 40004 Diário da República, 2.ª série N.º 194 10 de Outubro de 2011 2 O presente Despacho entra em vigor no dia seguinte à sua publicação. 28 de Setembro de 2011. A Subdirectora -Geral, Luísa Sá Gomes.

Leia mais

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA, ECOGRAFIA

Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA, ECOGRAFIA Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2017 PADRÃO DE RESPOSTAS HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA, ECOGRAFIA Situação-Problema 1 A) BAV t Bloqueio átrio ventricular total OU Bloqueio

Leia mais

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Captopril 25mg FALTA (Previsão: 30/04)

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Captopril 25mg FALTA (Previsão: 30/04) FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Acetato de Retinol (Vitamina A) 50.000UI/mL + Colecalciferol (Vitamina D) 10.000UI/ ml Solução Oral Acetazolamida 250mg Aciclovir 200mg Ácido Acetilsalicílico 100mg Ácido Fólico

Leia mais

Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp

Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp 22a. Jornada de Ginecologia e Obstetrícia Maternidade Sinhá Junqueira Módulo IB Obstetrícia Direto ao assunto Abordagem da gestante hipertensa José Carlos Peraçoli

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE SAÚDE SOCIAL HUMANIZADA CNPJ / TERMO DE REFERENCIA CHAMAMENTO PUBLICO N 001/18

ASSOCIAÇÃO DE SAÚDE SOCIAL HUMANIZADA CNPJ / TERMO DE REFERENCIA CHAMAMENTO PUBLICO N 001/18 TERMO DE REFERENCIA CHAMAMENTO PUBLICO N 001/18 INTRODUÇÃO Este Termo de Referência foi elaborado em cumprimento ao disposto no Regulamento de Compras da Associação de Saúde Social Humanizada - ASH. DO

Leia mais

Aula 9: Hipertensão arterial sistêmica (HAS)

Aula 9: Hipertensão arterial sistêmica (HAS) Aula 9: Hipertensão arterial sistêmica (HAS) Pressão arterial O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA RECEPTORES Dra. Flávia Cristina Goulart CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Marília fgeducar@marilia.unesp.br LIGANTE AGONISTA Possui afinidade pelo receptor O fármaco agonista

Leia mais

A relação entre intensidade / duração do efeito e a dose do fármaco administrada é uma função da sua FARMACOCINÉTICA e FARMACODINÂMICA

A relação entre intensidade / duração do efeito e a dose do fármaco administrada é uma função da sua FARMACOCINÉTICA e FARMACODINÂMICA A relação entre intensidade / duração do efeito e a dose do fármaco administrada é uma função da sua FARMACOCINÉTICA e FARMACODINÂMICA PERDA INTRALUMINAL DISTRIBUIÇÃO P/ OUTROS TECIDOS TOXICIDADE? Dose

Leia mais

Cuidado Farmacêutico na Hipertensão

Cuidado Farmacêutico na Hipertensão Cuidado Farmacêutico na Hipertensão Walleri Reis, BPharm, MSc Ambulatório de Atenção Farmacêutica do Hospital de Clínicas. Laboratório de Serviços Clínicos e Evidências em Saúde. Universidade Federal do

Leia mais

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1 Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa 1 Fármacos que afetam as funções renal e cardiovascular 2 Diuréticos: Os diuréticos aumentam a taxa de excreção de Na +,Cl - ou HCO -. 3 Eles também diminuem a reabsorção

Leia mais

Urticaria. Importância 18/05/2019. Participação em processos alérgicos. Reações locais. Sistêmicas choque anafilático

Urticaria. Importância 18/05/2019. Participação em processos alérgicos. Reações locais. Sistêmicas choque anafilático - antagonistas Importância Participação em processos alérgicos Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Reações locais Sistêmicas choque anafilático Urticaria Urticaria 1 Angioedema

Leia mais

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR (atualizado em 11/03/2016)

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR (atualizado em 11/03/2016) ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026302432 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026302449 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG 7896112157380 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG 7896006210108 ASMA BROMETO

Leia mais

Hipertensão Arterial Sistêmica Resistente

Hipertensão Arterial Sistêmica Resistente Hipertensão Arterial Sistêmica Resistente Introdução Hipertensão resistente é definida como valores pressóricos acima das metas desejáveis com o uso adequado de três anti-hipertensivos de classes diferentes.

Leia mais

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATORIO - CORAÇÃO, - VASOS SANGUINEOS - SANGUE 1 DROGAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - ANTIARRÍTMICOS - VASODILATADORES - CARDIOTÔNICOS - ANTI-HIPERTENSIVOS

Leia mais

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica Trabalho de Conclusão de Curso Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica Trabalho de Conclusão de Curso ESTUDO COMPARATIVO DAS RELAÇÕES ESTADUAIS DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS, COM ÊNFASE NOS

Leia mais

Sistema Involuntário. Controla e Modula as Funções Viscerais. Neurônio Pré Ganglionar. Neurônio Pós Ganglionar. Parassimpático.

Sistema Involuntário. Controla e Modula as Funções Viscerais. Neurônio Pré Ganglionar. Neurônio Pós Ganglionar. Parassimpático. Sistema Nervoso Autônomo SNA Sistema Involuntário Controla e Modula as Funções Viscerais Neurônio Pré Ganglionar Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Neurônio Pós Ganglionar Simpático

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Carvedilol Vedivril 6,25 mg, comprimidos 12,5 mg, comprimidos 25 mg, comprimidos Carvedilol

FOLHETO INFORMATIVO. Carvedilol Vedivril 6,25 mg, comprimidos 12,5 mg, comprimidos 25 mg, comprimidos Carvedilol FOLHETO INFORMATIVO Carvedilol Vedivril 6,25 mg, comprimidos 12,5 mg, comprimidos 25 mg, comprimidos Carvedilol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

IX Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa. Praia Cabo Verde, 23, 24 e 25 de Abril de Circuito do Medicamento

IX Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa. Praia Cabo Verde, 23, 24 e 25 de Abril de Circuito do Medicamento IX Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa Praia Cabo Verde, 2, 24 e 25 de Abril de 2008 Circuito do Medicamento Acesso, Qualidade e Segurança Vanina Gertrudes Farmácia Jovem Mindelo Medicamento

Leia mais

PARTE C MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS MINISTÉRIOS DA ECONOMIA, DA INOVAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO E DA SAÚDE

PARTE C MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS MINISTÉRIOS DA ECONOMIA, DA INOVAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO E DA SAÚDE Diário da República, 2.ª série N.º 249 27 de Dezembro de 2010 62692-(3) PARTE C MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS Secretaria-Geral Despacho (extracto) n.º 19125-A/2010 Por despacho do Ministro de Estado

Leia mais

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Cloreto de Sódio 0,9% Solução Nasal FALTA (item deserto na última licitação aguardando novo processo)

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Cloreto de Sódio 0,9% Solução Nasal FALTA (item deserto na última licitação aguardando novo processo) FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Acetato de Retinol (Vitamina A) 50.000UI/mL + Colecalciferol (Vitamina D) 10.000UI/ ml Solução Oral Acetazolamida 250mg Aciclovir 200mg Ácido Acetilsalicílico 100mg Ácido Fólico

Leia mais

1. O que é Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada e para que é utilizada?

1. O que é Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada e para que é utilizada? FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

Conteúdo 37 RESPOSTAS SOBRE HIPERTENÇÃO ARTERIAL

Conteúdo 37 RESPOSTAS SOBRE HIPERTENÇÃO ARTERIAL 37 RESPOSTAS SOBRE HIPERTENÇÃO ARTERIAL 2 Conteúdo 37 RESPOSTAS SOBRE HIPERTENÇÃO ARTERIAL... 4 Qual a prevalência da hipertensão arterial?... 4 O que é a hipertensão (HTA) arterial?... 4 O que é a pressão

Leia mais

Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica

Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica Lucas de Souza Godoy 1 ; Luis Henrique Romano 2 1 Graduando, Centro Universitário Amparense UNIFIA, curso de nutrição. 2 Professor doutor, Centro Universitário

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doença Cardiovascular Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doença Cardiovascular Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Para a avaliação do risco cardiovascular, adotam-se: Fase 1: presença de doença aterosclerótica

Leia mais

COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017

COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017 COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017 Nº ITEM MEDICAMENTOS UND. 1 ACEBROFILINA 10 MG/ML XAROPE ADULTO - FRASCO 120ML FRASCO 2 ACEBROFILINA 5 MG/ML XAROPE INFANTIL - FRASCO 120 ML FRASCO 3 4 ACETATO DE BETAMETASONA

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lidocaína Solufarma 10 mg/ml Solução injectável Lidocaína Solufarma 20 mg/ml Solução injectável Lidocaína Solufarma 50 mg/ml Solução injectável Lidocaína,

Leia mais

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026300193 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026302449 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026302432 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG 7896026300216 ASMA BROMETO

Leia mais

INTRODUÇÃO FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO 2

INTRODUÇÃO FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO 2 INTRODUÇÃO Este trabalho foi realizado nas aulas de Farmacologia I, em que se fez experiências para estudar o comportamento do canal deferente do ratinho, relativamente a agonistas e antagonistas de transmissão

Leia mais

Ansiedade Edvard Munch 1894

Ansiedade Edvard Munch 1894 Ansiedade Edvard Munch 1894 Ansiolíticos Fármacos utilizados no tratamento da ansiedade, reduzir sintomas ou intensidade das crises Hipnóticos São fármacos que causam sonolência e facilitam o início e

Leia mais