Oficina - Álgebra 2. Oficina de Matemática EM / Álgebra 2 Material do monitor. Setor de Educação de Jovens e Adultos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina - Álgebra 2. Oficina de Matemática EM / Álgebra 2 Material do monitor. Setor de Educação de Jovens e Adultos."

Transcrição

1 Caro monitor, Oficina - Álgebra 2 Esta atividade poderá ser aplicada para os alunos que já tiveram um primeiro contato com as equações do 2º grau ou, até mesmo, para aqueles que desconhecem essas equações. Sugerimos apenas que seja observado, antes da aplicação da oficina, se o aluno conhece e sabe aplicar os conceitos que envolvem a raiz quadrada, assim como também deve ser observado se o aluno tem conhecimento sobre as quatro operações envolvendo números inteiros (positivos e negativos). Demonstrando conhecimento sobre esses conteúdos o aluno terá condições para realizar a atividade de maneira que esta proporcione para ele um novo saber. Para o desenvolvimento desse trabalho, julga-se interessante que os alunos estejam divididos em grupos, para que assim possam realizar discussões e enriquecer a aprendizagem. No desenvolvimento de todo o material vamos refletir e sugerir quais são as intervenções pedagógicas que podem ser realizadas e que poderão contribuir para o processo de ensinoaprendizagem. Após os problemas 1 e 2, há a sugestão de dois desafios, não se faz necessário que esses desafios sejam trabalhados em aula/plantões, os alunos poderão resolver os desafios em casa e, em momento oportuno, as resoluções podem ser discutidas. É claro, que havendo tempo, após a realização dos problemas 1 e 2, os desafios poderão ser realizados ainda no mesmo dia de aplicação da atividade. Na resolução do último desafio, os alunos poderão utilizar a calculadora. Pois, esse apresenta cálculos com números compostos por dezenas de milhar (número que, às vezes, pelos alunos pode ser considerado muito grande ). Objetivos da oficina: Representar uma situação-problema por meio de uma equação do 2º grau. Reconhecer as equações completas e incompletas. Reconhecer os coeficientes de uma equação. Utilizar a fórmula de Bhaskara para resolver as equações do 2º grau. Habilidades a serem desenvolvidas: H20 Representar situações de diferentes contextos por meio de equações do 1º ou 2º grau. H21 -Resolver equações (1º grau, 2º grau e exponenciais).

2 Problema 1. No problema 1, deixe que, em grupo, os alunos façam a leitura e realizem o preenchimento da tabela. Caso o número de linhas não seja suficiente, oriente-os a utilizar uma folha para dar continuidade aos cálculos e assim encontrar as medidas procuradas. Veja o anúncio da venda de lotes Imperdível!!!!!!!!! Lotes à venda pelo valor de R$ 1.500,00 m² (o metro quadrado) Imagem da disposição dos lotes.

3 Imagem da vista superior dos lotes Ao ver o anúncio, Luís interessou-se pelos lotes, mas antes de agendar uma visita, decidiu verificar quais eram as medidas de largura e comprimento do lote 2, o qual despertou-lhe maior interesse. Entrando em contato com o corretor, Luís descobriu que esse lote tem o formato de um quadrado, portanto suas medidas de comprimento e largura são iguais. Sabendo a medida da área, Luís decidiu então descobrir quais eram as dimensões do lote. Como Luís não tinha ideia de quais eram essas dimensões, ele montou uma tabela e foi atribuindo valores para a largura e para o comprimento, tentando, com esses valores, chegar aos 225 m² de área. Observe: Medida de comprimento Medida de largura Cálculo da área Medida da área 2 m 2 m 2 m x 2 m m² m m m x m 16 m² 7 m 7 m 7 m x 7 m 9 m²

4 Lembre-se: para calcular a área de um quadrado realizamos a multiplicação lado x lado. Inicialmente, Luís atribuiu o valor de 2 metros para o comprimento e para a largura. Ao realizar o cálculo da área, ele observou que o valor obtido era muito inferior aos 225 m², após esta observação passou a aumentar as medidas de comprimento e largura, aleatoriamente, até encontrar os valores que multiplicados resultassem em 225 m². Monitor, Lembre-se: para o preenchimento da tabela poderão ser utilizados valores aleatórios, até encontrarem as medidas comprimento e largura que resultaram em uma área de 225 m². Deixe que eles percebam que o aumento das medidas de largura e comprimento, implicará no aumento da medida da área. Após encontrar as medidas solicitadas, respondas as seguintes questões: a) Qual foi o valor encontrado para o comprimento e para a largura? Resp.: 15 metros é a medida encontrada para o comprimento e para a largura. b) Seria possível encontrar o valor das dimensões (comprimento e largura) sem utilizar a tabela? De que maneira? Para responder esse item é possível que os alunos tragam os seguintes posicionamentos: Eles podem dizer que não há outra maneira de encontrar as medidas. Eles podem dizer que acreditam que há outras maneiras de calcular as medidas, mas desconhecem-nas. Eles podem dizer que há outra maneira de calcular as medidas. Basta verificar qual é o número que elevado ao quadrado resulte em 225. Caso, esta resposta seja apresentada por algum aluno, você poderá dizer que ela está correta e que a seguir, eles poderão realizar essa verificação. Se os alunos apresentarem as duas primeiras respostas, discuta com eles que há sim outra possibilidade e que eles poderão realizar essa verificação no próximo item. Neste próximo momento, deixe que eles façam a leitura e realizem a extração da raiz. Caso eles apresentem dificuldades em extrair a raiz, retome com eles os conceitos que envolvem as raízes, você poderá consultar o livro didático de Matemática Ensino Fundamental aula 53. Esta aula trabalha com raízes e potências. No Temas de Estudo do Ensino Fundamental de Matemática, nas páginas 366 a 376, você também encontrará o conteúdo sobre raízes.

5 Veja outra possibilidade de calcular essas dimensões: O lote tem o formato de um quadrado e inicialmente não se sabe suas dimensões. Vamos então verificar se há outra possibilidade de calcular essas dimensões sem utilizar a tabela. Como não se conhece as medidas de largura e comprimento, pode-se identificá-las utilizando uma incógnita qualquer, como por exemplo, L. L Identifica-se agora o comprimento e a largura como L. Sabe-se que a área desse lote tem 225 m² e como se verificou, nessa mesma atividade, o cálculo da área de um quadrado é realizado multiplicando-se o comprimento pela largura (lado x lado), realiza-se esse cálculo, representando agora as medidas do quadrado como L. Observa-se então: L L x L = 225 m² L² = 225 m² Fazendo a leitura dessa expressão nota-se que, um número de valor desconhecido chamado aqui de L elevado ao quadrado é igual a 225. Para realizar esse cálculo faça a extração da raiz de 225. Quando realiza-se a multiplicação de duas variáveis iguais, pode-se simplificar a expressão aplicando a seguinte propriedade de potência: a m.a n = a m+n Em uma linguagem menos técnica pode-se dizer: na multiplicação de bases iguais mantem-se a base e soma-se os expoentes. Agora é com você, caro aluno, realize a extração da raiz de 225 e encontrará as medidas de largura e comprimento do terreno, neste caso, sem utilizar uma tabela. Resp.: L² = 225 L = 225 L = 15 Portanto, a medida da largura e do comprimento é de 15 m.

6 Vamos pensar um pouco sobre o processo que acabamos de realizar! Ao escrever a expressão L² = 225, representa-se uma equação do 2º grau. As equações do 2º grau são aquelas em que sua incógnita x se apresenta com expoente 2. Nesta equação, foi encontrado, como valor de L, o número 15, esse valor está correto, mas cabe apenas uma simples observação: Quando resolve-se uma equação como essa, deseja-se encontrar qual é o número que foi elevado ao quadrado e resultou em 225, verifica-se que além do 15 (quinze positivo) o número 15 (quinze negativo), elevado ao quadrado, também resultará em 225. Verifica-se esse cálculo: 15 x 15 = 225 (-15) x ( - 15) = 225 Portanto essa equação do 2º grau possui dois valores e esses valores são chamados de raízes da equação. No cálculo da medida do lado do lote, utilizaremos apenas o valor 15 (positivo), pois este representa uma medida e, não há medida negativa. Problema 2. No problema 2, novamente deixe que, em grupo, os alunos façam a leitura e realizem o preenchimento da tabela. Caso o número de linhas não seja suficiente, oriente-os a utilizar uma folha para dar continuidade aos cálculos e assim encontrar as medidas procuradas. Inicialmente tem-se um terreno que apresenta o formato de um quadrado, de medida de lado desconhecida. Deseja-se aumentar o comprimento desse terreno em m, de maneira que sua área tenha 10 m².

7 x x x m x Medida que foi acrescentada A partir do momento que é realizado o aumento do comprimento em m, obtém-se uma figura em que seus lados apresentam medidas diferentes, logo a figura que antes era um quadrado transforma-se em um retângulo. Lembre-se: para calcular a área de um retângulo realiza-se a multiplicação: comprimento x largura. a) Assim como realizado no problema 1, monta-se uma tabela na tentativa de se atribuir valores para a medida chamada de x, e, assim encontra-se o exato valor que possibilitará que a área tenha 10 m².

8 Medida do comprimento inicial (chamada de x) Medida a ser acrescentada Medida do comprimento após o acréscimo dos m Medida da largura (chamada de x) Cálculo da área = x 6 = 12 Monitor, oriente os alunos a preencher a tabela, atribuindo a incógnita x, os valores que desejarem e, a partir desses valores, eles deverão calcular a área do terreno. Oriente-os a observar que o primeiro valor atribuído para x resultou em uma área de apenas 12 m², valor um pouco distante dos 10 m² desejados. b) Seria possível encontrar os valores de comprimento e largura, sem utilizar a tabela? De qual maneira? Para responder esse item é possível que os alunos tragam os seguintes posicionamentos: Eles podem dizer que não há outra maneira de encontrar as medidas. Eles podem dizer que acreditam que há outras maneiras de calcular as medidas, mas desconhecem-nas. Eles podem dizer que há outra maneira de calcular as medidas. Basta realizar a multiplicação do comprimento pela largura, descrevendo assim uma equação. Caso, esta resposta seja apresentada por algum aluno, você poderá dizer que ela está correta e que adiante eles poderão realizar essa verificação. Se os alunos apresentarem as duas primeiras respostas, discuta com eles que há sim outra possibilidade e que adiante eles poderão realizar essa verificação. Monitor, deixe, neste momento, que os alunos realizem a leitura e discutam acerca do processo que será apresentado para realizar o cálculo da medida desconhecida do terreno. Caso, você deseje saber um pouco mais sobre as discussões que serão feitas a seguir, consulte o livro didático - Novo Telecurso, do Ensino Fundamental, aulas 73, 7 e 75.

9 Busca-se agora outra possibilidade de encontrar o valor da incógnita x, sem utilização da tabela. O terreno inicial tinha o formato de um quadrado de medida de lado desconhecida, que está sendo representada pela incógnita x. A área desse terreno inicial pode ser calculada multiplicando lado x lado. Logo: Área = x. x x x Área = x² Caro monitor, discuta com os alunos que quando se está trabalhando com o uso da linguagem algébrica para representar determinadas situações, pode-se fazer a troca da simbologia x, que representa a multiplicação, pelo. (ponto), evitando assim que haja confusões entre a representação da multiplicação e o uso das variáveis. Quando é acrescentado os m no comprimento do terreno, obtém-se um retângulo que apresenta m de comprimento e x de largura. A área dessa parte do terreno pode ser calculada realizando a multiplicação do comprimento x largura. Área =. x Área =.x x m x Agora sabe-se que a área inicial representada por x² somada a área obtida após o acréscimo dos m, representada por.x, deverá proporcionar uma área de 10 m². Observa-se como ficará esta expressão: x² +.x = 10 Retângulo obtido ao acrescentar os metros no comprimento

10 Ela representa uma equação do 2º grau, que nesse caso chama-se de equação completa. As equações do 2º grau podem ser classificadas como completas ou incompletas. Equações completas têm a seguinte representação: ax² + bx + c = 0 (forma reduzida) Nessas equações, a, b e c são números reais, conhecidos como coeficientes da equação. As incógnitas x e x², são os valores desconhecidos. Equações incompletas têm as seguintes representações: 1ª : x² + b.x = 0 Nessas equações, b representa um número real qualquer, conhecido como coeficiente da equação. As incógnitas x e x², são os valores desconhecidos. Essas equações são classificadas como incompletas por não possuírem o coeficiente c. 2ª: x² + c = 0 Nessas equações, c representa um número real qualquer, conhecido como coeficiente da equação. A incógnita x², é o valor desconhecido. Essas equações são classificadas como incompletas por não possuírem o coeficiente b.. Veja que a equação que representa a área do retângulo, obtido após o acréscimo dos m em seu comprimento, é uma equação completa. Pode-se visualizá-la: x² +.x = 10 É muito provável que você esteja pensando que esta equação não é do 2º grau, pois ela não está igualada a zero, mas engana-se pensando assim. Esta equação é do 2º grau, e para representá-la na forma reduzida de uma equação, realiza-se o seguinte processo: x² + x 10 = 0 O valor que está após o sinal de igual segundo membro da equação é deslocado para o primeiro membro. E, assim, obtémse a equação do tipo ax² + bx + c = 0. c) Agora, identifique, na equação x² + x 10 = 0, quais são os valores que representam os coeficientes a, b e c. Resp.: O coeficiente a terá o valor 1, o coeficiente b terá o valor e o coeficiente c terá o valor 10.

11 Monitor, neste momento, você poderá abordar os seguintes aspectos quanto aos coeficientes de uma equação do 2º grau: O coeficiente a é representado pelo número real que está acompanhado da incógnita que tem o expoente 2. O coeficiente b é representado pelo número real que está acompanhado da incógnita que tem expoente 1. O coeficiente c, que também é chamado de termo independente, é representado pelo número real que não acompanha incógnita. Quando uma incógnita está acompanhada de um valor real igual a 1, costuma-se não representá-lo, como acontece neste caso com a incógnita x². Caro monitor, realize a correção dos itens a, b e c do problema 2 e, somente após essa leitura, deixe que os alunos desenvolvam o próximo item. Para resolver as equações do 2º grau, sejam elas completas ou não, pode-se utilizar a fórmula de Bhaskara, a qual tem a seguinte representação: ² Nessa fórmula, x é o valor desconhecido, a incógnita. Os valores a, b e c são os coeficientes, já identificados no item c. d) Agora, utilizando a fórmula de Bhaskara, resolva a equação x² + x 10 = 0. Para tanto, siga os seguintes passos: 1º: Calcule separadamente o valor da raiz b².a.c, substituindo os valores dos coeficientes. Resp.: Como, no item anterior, já foram identificados os coeficientes, basta, agora, substituir esse valores na raiz. b².a.c ()².1.(-10) 16.1.(-10) 16.(-10) = 2

12 2º: Após calcular e extrair a raiz, substitua o valor encontrado na fórmula x b (valor da raiz) 2.a. Neste momento, substitua também os coeficientes a e b por seus respectivos valores. Resp.: º: Agora que você já tem todos os valores substituídos na fórmula, realize dois cálculos. O primeiro será realizado da seguinte maneira: b (valor da raiz) 2. a O segundo será realizado da seguinte maneira: b (valor da raiz) 2. a Resp.: No primeiro cálculo, o coeficiente b foi somado ao valor da raiz, já no segundo cálculo, subtraiuse do coeficiente b o valor da raiz. Após realizar todos esses passos, o aluno chegará aos valores que representam as raízes da equação. Neste caso específico, uma das raízes representa a medida do comprimento inicial do terreno, esta raiz é representada pelo valor 10, pois trata-se de uma medida e, não existe medida negativa.

13 Desafios! Caro monitor, conforme já mencionado, os alunos poderão realizar os desafios em casa e, no momento oportuno, vocês poderão em aula/plantão, discutir as resoluções e, caso haja tempo, os desafios poderão ser trabalhados no mesmo dia de aplicação da atividade. Desafio 1. A idade de Carlos, elevada ao quadrado resulta em 900. Qual é a idade de Carlos? Para resolver esse desafio, os alunos poderão utilizar o mesmo processo de extração da raiz apresentado na resolução do problema 1. Primeiramente é imprescindível que o desafio seja representado por meio de uma equação. Para tanto, denomina-se a idade de Carlos de x, logo temos: x² = 900 x = 900 x = 30 ou x = - 30 Ou seja, Carlos tem 30 anos, pois não existe idade negativa. Desafio 2. Um campo de futebol tem m² de área, deseja-se reduzir as medidas desse campo de maneira que sua área passe a ter m². Acompanhe a ilustração que representa essa situação: 90 metros de largura 120 metros de comprimento Veja que, na largura, haverá a redução de uma medida x (desconhecida) no canto superior e no canto inferior (orientando-se de acordo com a imagem). E, no comprimento, haverá a redução de uma medida 2x (desconhecida) no canto esquerdo e no canto direito (orientando-se de acordo com a imagem) Descubra qual é o valor dessa medida x!

14 Monitor, este desafio apresenta certo grau de complexidade, é possível que alguns alunos façam a leitura deste e não consigam representá-lo por meio de uma equação. Caso isso ocorra, realize com eles a equacionalização (representar por meio de uma equação) do problema e, após esse primeiro momento, deixe que eles resolvam a equação utilizando a fórmula de Bhaskara. Entende-se o problema. O campo inicial tem 90 m de largura e 120 metros de comprimento, calculando sua área obtémse: 90 x 120 = m² Após as reduções, a largura ficará com a seguinte medida 90 2x e o comprimento ficará com a medida 120 x. Para calcular a área do campo, com essas novas dimensões, faz-se: ( 90 2x). ( 120 x) Sabe-se que após diminuir as dimensões, o campo deverá ficar com área igual a m², logo obtém-se a seguinte equação: (90 2x). ( 120 x) = Para se chegar a uma equação do 2º grau, aplica-se a propriedade distributiva. Caro monitor, você poderá relembrar essa propriedade retomando a aula 9, do livro didático Novo Telecurso, Ensino Fundamental. (90 2.x). ( 120.x) = = ( - x) = x (90 2x). ( 120 x) = x. 120 = - 20.x - 2x. ( -.x) = + 8.x² Após a distributiva, volta-se à equação x 20.x + 8.x² = 8.000

15 Observa-se que há dois valores que estão acompanhados da incógnita que apresenta expoente 1, soma-se esses valores, reduzindo-os a somente um único valor x x x² = x 20.x = x Volta-se à equação, agora representando o valor obtido após a soma dos dois valores que estão acompanhados da incógnita de expoente 1 (x) x + 8x² = x + 8x² = 0 (representa-se a equação em sua forma reduzida) Observe, que agora, fica-se com dois termos que são denominados termos independentes, soma-se esses termos x + 8x² = ( ) = Retorna-se à equação, agora representando o valor obtido após a soma dos dois valores independentes. 600.x + 8x² = 0 Agora, há uma equação do 2º grau e, para resolvê-la, basta utilizar a fórmula da Bhaskara. Monitor, no início deste desafio, foi discutido que os alunos poderão sentir dificuldades em equacionar a situação de aprendizagem proposta, caso isso ocorra, desenvolva juntamente com eles o desafio até este ponto, e deixe que eles realizem os próximos passos. É claro, que poderá acontecer de alguns alunos sentirem dificuldades no desenvolvimento dos cálculos, neste caso, realize com eles o passo a passo. Resolvendo a equação: Primeiramente, identifica-se os coeficientes. 600.x + 8x² = 0 a = 8 b = c = 2.800

16 Fórmula de Bhaskara: b b².a.c 2.a Para facilitar, calcula-se a raiz separadamente. b².a.c (-600)² = 520 Voltando a fórmula: b b².a.c 2.a (-600) ou Encontra-se as raízes da equação, agora identifica-se qual delas representa a medida x. Para se identificar a medida exata, descreve-se quais deverão ser as novas medidas de comprimento e largura. Comprimento: 120.x ( substitui-se a incógnita x pela raiz 70) = = Largura

17 90 2.x ( substitui-se a incógnita x pela raiz 70). = = = - 50 Observe que tanto para o comprimento, quanto para a largura, as novas medidas obtidas são negativas. Logo, esta raiz não poderá representar a medida x a ser retirada, pois os cálculos remetem a novas medidas de comprimento e de largura negativas. Faz-se novamente esses mesmos cálculos, agora utilizando a raiz 5. Comprimento: 120.x ( substitui-se a incógnita x pela raiz 5). = = = 100 Largura: 90 2.x ( substitui-se a incógnita x pela raiz 5). = = = 80 Essa raiz proporciona, a partir dos cálculos, medidas de comprimento e de largura positivas, portanto, pode-se concluir que a medida x é de 5 metros. Caro monitor, antes de terminar essa atividade, deve-se atentar a um mero detalhe que, talvez um aluno possa te questionar. Em alguns momentos, utiliza-se a palavra incógnita, em outros utiliza-se a palavra variável, será que há diferença entre essas? Há sim, essas palavras são utilizadas em diferentes situações. Caracteriza-se como variável, quando se faz o uso da simbologia (letras) para representar ou generalizar uma determinada situação, como exemplo, representa-se - utilizando variáveis a seguinte frase: A soma de dois números. Pode-se representar, algebricamente, essa frase utilizando a expressão x + y, ou seja, a soma de dois números. Neste caso, as letras assumem o papel de variáveis, pois não é possível identificar que números são estes números, apenas descreveu-se a soma dois números. Agora, utiliza-se outra frase para se identificar uma incógnita. Veja:

18 Um número somado a 1 é igual a 8. Pode-se representar, algebricamente, essa frase utilizando a expressão x + 1 = 8. Neste caso, ao se resolver a equação encontra-se o número exato que somado com 1 resulta em 8, a letra, aqui, assume o papel de incógnita, porque esse não pode ser um valor qualquer, há um exato número que somado com 1 resulta em 8. Caro Monitor, Espera-se que essa oficina proporcione, para os alunos, a compreensão sobre as equações do 2º grau, suas características e o processo de resolução por meio da fórmula de Bhaskara. Objetiva-se que, as situações problemas apresentadas, tenham possibilitado a visualização e compreensão de que a resolução de um problema pode ser desenvolvida por meio de uma equação, sem a necessidade da utilização de processos que possibilitem o acesso a resposta correta por meio de tentativas de acertos e erros, assim como fez-se nas tabelas preenchidas nos problemas 1 e 2. Para explorar o conteúdo apresentado nesta atividade, você poderá consultar os seguintes materiais: Vídeo aulas Novo Telecurso: 73,7 e 75 (Ensino Fundamental) Livro didático Novo Telecurso Matemática Ensino Fundamental aula 73,7 e 75. Consultando o Portal EJ@ e acessando o Mapa Curricular, você encontrará indicações de outros materiais que estão relacionado ao conteúdo trabalhado nessa oficina. Você poderá acessar o Mapa Curricular pelo seguinte endereço: Portal EJ@> Área do aluno> Mapa Curricular >Ensino Fundamental>Matemática>Conteúdo curricular>equações do 2º grau.

Oficina Álgebra 2. Após os problemas 1 e 2, há dois desafios para que você possa explorar esse novo conhecimento sobre as equações do 2º grau.

Oficina Álgebra 2. Após os problemas 1 e 2, há dois desafios para que você possa explorar esse novo conhecimento sobre as equações do 2º grau. Caro aluno, Oficina Álgebra 2 Nesta atividade, você será convidado a trabalhar com problemas que podem ser representados por meio de equações do 2º grau. Nos problemas 1 e 2, é proposto que, primeiramente,

Leia mais

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação?

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação? EQUAÇÕES DO º GRAU CONTEÚDOS Equações do º grau Processo resolutivo de uma equação Discriminante de uma equação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Iniciaremos agora o estudo das equações do º grau com uma incógnita.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C CADERNO DE EXERCÍCIOS 3C Ensino Fundamental Matemática Questão Conteúdo 1 Interpretação gráfica. Razão. Porcentagem. Habilidade da Matriz da EJA/FB H52 H36 H14 2 Sistema de equações do 1º grau. H38 H44

Leia mais

EQUAÇÃO DO 2º GRAU. Prof. Patricia Caldana

EQUAÇÃO DO 2º GRAU. Prof. Patricia Caldana EQUAÇÃO DO 2º GRAU Prof. Patricia Caldana Uma equação é uma expressão matemática que possui em sua composição incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade. As equações são caracterizadas

Leia mais

EQUAÇÕES BIQUADRADAS

EQUAÇÕES BIQUADRADAS EQUAÇÕES BIQUADRADAS Acredito que só pelo nome dar pra você ter uma idéia de como seja uma equação biquadrada, Se um time é campeão duas vezes, dizemos ele é bicampeão, se uma equação é do grau quando

Leia mais

Oficina de Álgebra. Oficina CNI EF / Álgebra 1 Material do aluno. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro aluno,

Oficina de Álgebra. Oficina CNI EF / Álgebra 1 Material do aluno. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro aluno, _ Caro aluno, Oficina de Álgebra Objetiva-se, com essa atividade, que o uso da linguagem algébrica seja interpretado como um recurso que permite modelar uma situação-problema apresentada. As situações

Leia mais

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora.

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora. Uma dica... Reforço escolar M ate mática Dinâmica 3 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Algébrico simbólico Equação do 2º Grau DINÂMICA HABILIDADE Básica

Leia mais

TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA

TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA TEORIA 6: EQUAÇÕES E SISTEMAS DO 2º GRAU MATEMÁTICA BÁSICA Nome: Turma: Data / / Prof: Walnice Brandão Machado Equações de 2º grau Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação

Leia mais

Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades:

Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades: Caro monitor, Preparamos este material para que possamos auxiliá-lo no desenvolvimento das aulas 4, 43, 45, 46 e 47. Objetivamos que o uso deste material possa elucidar os conteúdos trabalhados nas referidas

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C Ensino Fundamental Matemática Questão 1 2 Conteúdo Fração. Interpretação de problema envolvendo a relação parte todo. Soma de frações. Cálculo de área e situações problema envolvendo

Leia mais

Equações de 2º grau. Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: IR e

Equações de 2º grau. Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: IR e Equações de 2º grau Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: ax 2 + bx + c = 0; a, b, c IR e Exemplo: x 2-5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e

Leia mais

Na compra dos dois produtos foi gasto R$ 64,00. Apesar dos produtos terem a mesma função, o de maior valor foi R$ 20 reais mais caro.

Na compra dos dois produtos foi gasto R$ 64,00. Apesar dos produtos terem a mesma função, o de maior valor foi R$ 20 reais mais caro. SISTEMA DE EQUAÇÕES CONTEÚDO Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Leia as frases: Havia no evento 00 pessoas, somando homens e mulheres. A diferença entre o

Leia mais

AmigoPai. Matemática. Exercícios de Equação de 2 Grau

AmigoPai. Matemática. Exercícios de Equação de 2 Grau AmigoPai Matemática Exercícios de Equação de Grau 1-Mai-017 1 Equações de Grau 1. (Resolvido) Identifique os coeficientes da seguinte equação do segundo grau: 3x (x ) + 17 = 0 O primeiro passo é transformar

Leia mais

a é sempre o coeficiente de x²; b é sempre o coeficiente de x, c é o coeficiente ou termo independente.

a é sempre o coeficiente de x²; b é sempre o coeficiente de x, c é o coeficiente ou termo independente. Definições Denomina-se equação do 2º grau na incógnita x, toda equação da forma: ax 2 + bx + c = 0; a, b, c Exemplo: x 2-5x + 6 = 0 é um equação do 2º grau com a = 1, b = -5 e c = 6. 6x 2 - x - 1 = 0 é

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I 2018 MATEMÁTICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ADA 1º BIMESTRE CICLO I 2018 MATEMÁTICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ADA º BIMESTRE CICLO I 08 MATEMÁTICA ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ITEM DA ADA Um sistema de equações pode ser usado para representar situações-problemas da matemática ou do dia-a-dia. Assinale a alternativa

Leia mais

9 0 Fund. II Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Valor Roteiro de estudo Matemática Vânia e exercícios de revisão

9 0 Fund. II Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Valor Roteiro de estudo Matemática Vânia e exercícios de revisão Nome Nº Ano Ensino Turma 9 0 Fund. II Disciplina Professora Natureza Trimestre/Ano Data Valor Roteiro de estudo Matemática Vânia e exercícios de revisão 0 /016 0 a 05/08/016 5,0 Introdução Querido(a) aluno(a),

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Progressão Geométrica Ciências da Natureza I Matemática Ensino médio 5min34seg Habilidades:

Leia mais

Plano de Trabalho Equação do segundo grau

Plano de Trabalho Equação do segundo grau Programa de Formação Continuada de Professores Colégio Estadual Santos Dias 9 Ano do Ensino Fundamental Plano de Trabalho Equação do segundo grau Trabalho apresentado ao Curso de Formação Continuada da

Leia mais

G A B A R I T O G A B A R I T O

G A B A R I T O G A B A R I T O Prova Anglo P-2 G A B A R I T O Tipo D-8-05/2011 01. B 07. A 13. C 19. B 02. D 08. C 14. A 20. C 03. A 09. B 15. D 21. C 04. D 10. D 16. B 22. D 05. C 11. A 17. D 00 06. B 12. C 18. B 00 841201711 PROVA

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C Ensino Médio Matemática Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Progressão Geométrica H16 2 Lei dos cossenos H14 Razões trigonométricas H14 (trigonometria no triângulo

Leia mais

Matemática 9ºAno E.F.

Matemática 9ºAno E.F. Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada de Professores Matemática 9ºAno E.F. 1º Plano de Trabalho do 2º Bimestre Tema: Equação do 2º Grau Tutor(a): Emílio Rubem Baptista Junior Cursista:

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C Ensino Fundamental Ciências da Natureza I Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Polígonos inscritos em uma circunferência. 2 Média aritmética. H24 H50 3 Semelhança

Leia mais

Matemática Régis Cortes EQUAÇÕES DE GRAUS

Matemática Régis Cortes EQUAÇÕES DE GRAUS EQUAÇÕES DE 1 0 E 2 0 GRAUS 1 EQUAÇÃO DO 1º GRAU As equações do primeiro grau são aquelas que podem ser representadas sob a forma ax+b=0,em que a e b são constantes reais, com a diferente de 0, e x é a

Leia mais

Lista de Exercícios Equações do 2º Grau

Lista de Exercícios Equações do 2º Grau Lista de Exercícios Equações do º Grau Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero. Aula Equações do Segundo Grau (Parte de ) Endereço: https://youtu.be/4r4rioccmm Gabaritos

Leia mais

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes Nono Ano do Ensino Funcamental Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio

Leia mais

Equação do Segundo Grau

Equação do Segundo Grau Equação do Segundo Grau Denomina-se equação do 2 grau, qualquer sentença matemática que possa ser reduzida à forma ax 2 + bx + c = 0, onde x é a incógnita e a, b e c são números reais, com a 0. a, b e

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 02 EQUAÇÕES Pense no seguinte problema: Uma mulher de 25 anos é casada com um homem 5 anos mais velho que ela. Qual é a soma das idades

Leia mais

Equações do 1º grau. A importância do estudo das equações está no fato de que elas facilitam a resolução de certos problemas.

Equações do 1º grau. A importância do estudo das equações está no fato de que elas facilitam a resolução de certos problemas. A UUL AL A Equações do 1º grau Durante nossas aulas, você aprendeu a resolver algumas equações bem simples. Na aula de hoje, aprofundaremos o estudo dessas equações. Portanto, é preciso que você saiba

Leia mais

1º Trimestre Matemática - 27/03/ 18 Ensino Fundamental 9º ano classe: A-B-C-D - Prof. Marcelo Nome:, nº LISTA DE EXERCÍCIOS ROTEIRO DE ESTUDOS

1º Trimestre Matemática - 27/03/ 18 Ensino Fundamental 9º ano classe: A-B-C-D - Prof. Marcelo Nome:, nº LISTA DE EXERCÍCIOS ROTEIRO DE ESTUDOS 1º Trimestre Matemática - /0/ 18 Ensino Fundamental 9º ano classe: A-B-C-D - Prof Marcelo Nome:, nº LISTA DE EXERCÍCIOS ROTEIRO DE ESTUDOS RACIONALIZAÇÃO DE DENOMINADORES PARTE 1 São três casos: 1 caso:

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 02 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 02 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 0 Licenciatura em Matemática Osasco -010 Equações Polinomiais do primeiro grau Significado do termo Equação : As equações do primeiro grau são aquelas que podem

Leia mais

Resolver uma equação do 1º grau é determinar o valor da incógnita [letra] que satisfaz a equação.

Resolver uma equação do 1º grau é determinar o valor da incógnita [letra] que satisfaz a equação. EQUAÇÃO DO º GRAU Definição: Uma equação do grau [com uma incógnita] é toda equação que pode ser reduzida à forma ax = b, onde a e b são números reais, com a 0. Veja alguns exemplos e suas formas reduzidas

Leia mais

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos

Objetivos. Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos MÓDULO 1 - AULA 17 Aula 17 Parábola - aplicações Objetivos Expressar o vértice da parábola em termos do discriminante e dos coeficientes da equação quadrática Expressar as raízes das equações quadráticas

Leia mais

01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A B 12. B 18.

01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A B 12. B 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-8-05/2012 01. B 07. A 13. D 19. B 02. D 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. C 21. C 04. B 10. D 16. B 22. B 05. C 11. A 17. A 00 06. B 12. B

Leia mais

Fundamentos Tecnológicos

Fundamentos Tecnológicos Fundamentos Tecnológicos Equações Algébricas e Equação de 1º Grau Início da aula 06 Equações Algébricas Expressões Algébricas - Definição Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática Caro(a) aluno(a), Você saberia representar a soma dos n primeiros números naturais a partir do 1? Neste Caderno você terá a oportunidade de conhecer esse e outros casos que envolvem sequências e resolvê-los

Leia mais

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Orientações aos alunos e pais A prova de dezembro abordará o conteúdo desenvolvido nos três períodos do ano letivo. Ela será

Leia mais

Quadrados complexos. Dinâmica 2. 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. 3ª Série do Ensino Médio. Efetuar cálculos com polinômios.

Quadrados complexos. Dinâmica 2. 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. 3ª Série do Ensino Médio. Efetuar cálculos com polinômios. Reforço escolar M ate mática Quadrados complexos Dinâmica 2 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática DINÂMICA 3ª Série do Ensino Médio Quadrados complexos Algébrico Simbólico

Leia mais

Para discutir as equações exponenciais, vamos pensar sobre a seguinte situação:

Para discutir as equações exponenciais, vamos pensar sobre a seguinte situação: EQUAÇÕES EXPONENCIAIS CONTEÚDO Equações exponenciais AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Para discutir as equações exponenciais, vamos pensar sobre a seguinte situação: Imagine que você tenha em mãos uma folha

Leia mais

Aplica-se a Lei dos cossenos quando conhecemos o valor de dois lados e de um ângulo do triângulo.

Aplica-se a Lei dos cossenos quando conhecemos o valor de dois lados e de um ângulo do triângulo. Caro aluno, Objetivamos que o uso deste material possa elucidar os conteúdos trabalhados nas aulas 42, 43, 45, 46 e 47, e assim, proporcionar o seu preparo para aplicar os conhecimentos desenvolvidos nas

Leia mais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais

Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Aula 1: Revisando o Conjunto dos Números Reais Caro aluno, nesta aula iremos retomar um importante assunto, já estudado em anos anteriores: o conjunto dos números reais. Frequentemente, encontramo-nos

Leia mais

Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma anxn + an 1 xn 1 + an 2 xn a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x

Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma anxn + an 1 xn 1 + an 2 xn a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x EQUAÇÃO POLINOMIAL Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma a n x n + a n 1 x n 1 + a n 2 x n 2 +... + a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x C a incógnita e a n, a n 1,..., a

Leia mais

CECIERJ CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Tarefa 1 Grupo 2 Nome: Mônica de Azevedo Braga Gaspar Tutora: Lilian Rodrigues Zanelli da Costa de Paula

CECIERJ CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Tarefa 1 Grupo 2 Nome: Mônica de Azevedo Braga Gaspar Tutora: Lilian Rodrigues Zanelli da Costa de Paula CECIERJ CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Tarefa 1 Grupo 2 Nome: Mônica de Azevedo Braga Gaspar Tutora: Lilian Rodrigues Zanelli da Costa de Paula MACAÉ 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO.................................03

Leia mais

Complemento Matemático 02 Ciências da Natureza I EQUAÇÃO DO 2º GRAU Física - Ensino Médio Material do aluno

Complemento Matemático 02 Ciências da Natureza I EQUAÇÃO DO 2º GRAU Física - Ensino Médio Material do aluno A relação existente entre equações e fenômenos físicos Leia atentamente a afirmação abaixo: Complemento Matemático 0 Ciências da Natureza I EQUAÇÃO DO º GRAU Uma equação é uma descrição matemática de um

Leia mais

TÓPICOS DE MATEMÁTICA II. O Curso está dividido em três unidades, temos que concluir todas.

TÓPICOS DE MATEMÁTICA II. O Curso está dividido em três unidades, temos que concluir todas. TÓPICOS DE MATEMÁTICA II Roosevelt Imperiano da Silva Palavras iniciais Caros alunos, vamos iniciar o curso da disciplina Tópicos de Matemática II. Neste curso estudaremos os conjuntos numéricos e suas

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Matemática 9º Ano 2º bimestre/2013 Grupo 01 Equações do 2 Grau

Formação Continuada em Matemática Matemática 9º Ano 2º bimestre/2013 Grupo 01 Equações do 2 Grau Formação Continuada em Matemática Matemática 9º Ano 2º bimestre/2013 Grupo 01 Equações do 2 Grau Tarefa 01 Cursista: Silvana de Andrade e Silva Tutor (a): Emílio Rubem Batista Sumário Introdução...03 Desenvolvimento...

Leia mais

PLANO DE TRABALHO I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRECTARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA I

PLANO DE TRABALHO I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRECTARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA I PLANO DE TRABALHO I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRECTARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO METROPOLITANA I PROJETO SEEDUC FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL JUAREZ TÁVORA GRUPO

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 018 ITEM 1 DA ADA Observe potência a seguir: ( ) O resultado dessa potenciação é igual a (A) 8 1. (B) 1 8. (C) 1 81 81 (D) 1 Dada uma potência

Leia mais

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol.

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol. FUNÇÃO QUADRÁTICA CONTEÚDOS Função quadrática Raízes da função quadrática Gráfico de função Ponto de máximo e de mínimo de uma função AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Observe na imagem a seguir, a trajetória

Leia mais

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 1. Universidade Portucalense Curso Satélite de Matemática Sessão n.º 1 Universidade Portucalense Conceitos Algébricos Propriedades das operações de números reais Considerem-se três números reais quaisquer, a, b e c. 1. A adição de

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Básica Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Básica Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS Sumário OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS... 2 Adição e Subtração com Números Racionais... 2 OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DECIMAL... 4 Comparação de números racionais na forma decimal... 4 Adição

Leia mais

PROFESSOR(A): MARCELO PESSOA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSOR(A): MARCELO PESSOA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOME: TURMA: PROFESSOR(A): MARCELO PESSOA MATEMÁTICA DATA: / / 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Lista de exercícios de equação do 2º grau 1)Quais das equações abaixo são do 2º grau? ( ) x 5x + 6 = 0 ( ) 2x³

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO APOSTILA 09 Parabéns!!! Você já é um vencedor! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos

Leia mais

Formação Continuada em Matemática

Formação Continuada em Matemática Formação Continuada em Matemática Função Polinomial do 2º grau Tarefa 1 Júlio César da Silva Pinto Tutor: Yania Molina Souto SUMÁRIO o Introdução o Desenvolvimento o Avaliação o Fontes de Pesquisa Introdução

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E Ensino Fundamental Matemática Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Área de círculo H21 Área do quadrado H21 Multiplicação com números decimais H16 2 Equação do 2º

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7 4 RESOLVENDO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 9.º ANO 2.º BIMESTRE/ 2013 PLANO DE TRABALHO 1 EQUAÇÃO DO 2.º GRAU TAREFA 1 CURSISTA: IVANA REBELLO DA SILVA TUTORA: LILIAN

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O Prova Anglo P-02 Tipo D8-08/200 G A B A R I T O 0. C 07. D 3. C 9. A 02. B 08. A 4. A 20. C 03. D 09. C 5. B 2. B 04. B 0. C 6. C 22. B 05. A. A 7. A 00 06. D 2. B 8. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D CADERNO DE EXERCÍCIOS 2D Ensino Fundamental Ciências da Natureza I Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Teorema de Pitágoras H31 2 Equações do 1º grau H38 H39 3 Triângulos H24 4 Média aritmética

Leia mais

Os logaritmos decimais

Os logaritmos decimais A UA UL LA Os logaritmos decimais Introdução Na aula anterior, vimos que os números positivos podem ser escritos como potências de base 10. Assim, introduzimos a palavra logaritmo no nosso vocabulário.

Leia mais

parciais primeira parte

parciais primeira parte MÓDULO - AULA 3 Aula 3 Técnicas de integração frações parciais primeira parte Objetivo Aprender a técnica de integração conhecida como frações parciais. Introdução A técnica que você aprenderá agora lhe

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Progressão Aritmética Matemática Ensino médio 5min03seg Habilidades: H15. Relacionar padrões e regularidades

Leia mais

Aula Inaugural Curso Alcance 2017

Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Aula Inaugural Curso Alcance 2017 Revisão de Matemática Básica Professores: Me Carlos Eurico Galvão Rosa e Me. Márcia Mikuska Universidade Federal do Paraná Campus Jandaia do Sul cegalvao@ufpr.br 06 de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 4º Bimestre/2012. Plano de Trabalho 1 SISTEMAS LINEARES

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 4º Bimestre/2012. Plano de Trabalho 1 SISTEMAS LINEARES FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 4º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 1 SISTEMAS LINEARES Cursista: Izabel Leal Vieira Tutor: Paulo Alexandre Alves de Carvalho 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO........................................

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 2C CADERNO DE EXERCÍCIOS C Ensino Médio Ciências da Natureza I Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Progressões geométricas H0 Lei dos cossenos H17 3 Quantidade de calor H45 4 Energia cinética

Leia mais

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU Formação Continuada em Matemática SEEDUC CECIERJ Matemática 1º Ano 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU Tarefa 1 Cursista : Ana Cristina França Pontes Vieira Tutor : Rodolfo

Leia mais

Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em Matemática Tarefa 1: Plano de Trabalho Matemática 1 Ano - 3 Bimestre/2014 Função Polinomial do 2 Grau Cursista: Soraya de Oliveira Coelho Tutor:

Leia mais

MATEMÁTICA. Equações do Primeiro Grau. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Equações do Primeiro Grau. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Equações do Primeiro Grau Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Equações do primeiro grau Objetivo Definir e resolver equações do primeiro grau. Definição Chama-se equação do 1º grau,

Leia mais

Real ou imaginário? Dinâmica 1. 3º Série 3º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO

Real ou imaginário? Dinâmica 1. 3º Série 3º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Real ou imaginário? Dinâmica 1 3º Série 3º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 3ª do Ensino Médio Algébrico Simbólico Números Complexos DINÂMICA Real ou Imaginário?

Leia mais

0.1 Tutorial sobre Polinômio de Taylor

0.1 Tutorial sobre Polinômio de Taylor Métodos numéricos e equações diferenciais ordinárias Solução da lista 02 Tutorial sobre Pol de Taylor tarcisio@member.ams.org T. Praciano-Pereira Dep. de Matemática Univ. Estadual Vale do Acaraú 4 de fevereiro

Leia mais

REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA E PORCENTAGEM

REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA E PORCENTAGEM REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA E PORCENTAGEM 1 1. REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA E PORCENTAGEM Uma poderosa e simples ferramenta para resolução de problemas é a regra de três. A regra de três relaciona

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

Percentual de acertos NOME Nᴼ 09/06/2017 Durante a semana 20/06/2017 TURMA: Data para tirar dúvidas em sala de aula

Percentual de acertos NOME Nᴼ 09/06/2017 Durante a semana 20/06/2017 TURMA: Data para tirar dúvidas em sala de aula Data de recebimento pelo aluno Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XIII 6º ano/ Ensino Fundamental / Matemática/2017 Profa.: Cláudia Tavares Barbosa dos Santos Profa.: Camila

Leia mais

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Módulo de Equações do Segundo Grau Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Equações do o grau: Resultados Básicos. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. A equação ax + bx + c = 0, com

Leia mais

SISTEMAS DE EQUAÇÕES 2x2

SISTEMAS DE EQUAÇÕES 2x2 SISTEMAS DE EQUAÇÕES x 1 Introdução Em um estacionamento, entre carros e motos, há 14 veículos Qual é o número exato de carros e motos? Se representarmos o número de carros por x e o número de motos por

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 7ª SÉRIE (8º ANO) ASSOCIADOS AOS CÁLCULOS DE ÁREAS DE FIGURAS

UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 7ª SÉRIE (8º ANO) ASSOCIADOS AOS CÁLCULOS DE ÁREAS DE FIGURAS UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, 7ª SÉRIE (8º ANO) ASSOCIADOS AOS CÁLCULOS DE ÁREAS DE FIGURAS Elvys Wagner Ferreira da Silva Universidade Estadual do Maranhão elvys.wagner@ibest.com.br

Leia mais

Professor APRESENTAÇÃO. Professor, nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos: Olá,

Professor APRESENTAÇÃO. Professor, nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos: Olá, , nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos: 1 Compartilhar Ideias Comparando os Deuses do atletismo de 15 a 20 min Em dupla e/ou trios Individual Um novo olhar... Matematicando

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO. Introdução Potenciação. Radiciação

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO. Introdução Potenciação. Radiciação ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 9º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / 2017. Professor(a): Cauê / Yuri / Marcello / Diego / Rafael Os conteúdos essenciais do semestre. ÁLGEBRA: Capítulo

Leia mais

FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ

FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 9º ano 2ºBimestre / 2013 Plano de Trabalho 1 Cursista Isa Louro Delbons Grupo - 01 Tutor Emílio Rubem Batista Junior 1 Figura 1 - www.brasilescola.com

Leia mais

Assunto: Equação do 2º grau

Assunto: Equação do 2º grau FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 9º Ano 2º Bimestre/2013 Plano de Trabalho I Assunto: Equação do 2º grau Cursista: Derli Aleixo Carvalho Onofre Tutor: Emílio Rubem Batista Junior S u m á r

Leia mais

Fatorando o número 50 em fatores primos, obtemos a seguinte representação: = 50

Fatorando o número 50 em fatores primos, obtemos a seguinte representação: = 50 FATORAÇÃO DE EXPRESSÃO ALGÉBRICA Fatorar consiste em representar determinado número de outra maneira, utilizando a multiplicação. A fatoração ajuda a escrever um número ou uma expressão algébrica como

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO

MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO MATEMÁTICA BÁSICA SUMÁRIO 1 Operações com frações 2 Divisão de frações 3 Operações com números relativos 4 Resolução de equações do 1º grau (1º tipo) 5 Resolução de equações do 1º grau (2º tipo) 6 Resolução

Leia mais

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PODERADA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1) E0628 Em uma fábrica, a média salarial das mulheres é R$ 880,00; para os homens, a média salarial é R$ 1.020,00. Sabe-se, também, que a média

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO ÁLGEBRA LINEAR

RACIOCÍNIO LÓGICO ÁLGEBRA LINEAR RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 11 ÁLGEBRA LINEAR I - POLINÔMIOS POLINÔMIOS E EQUAÇÕES ALGÉBRICAS 1 Definição Seja C o conjunto dos números complexos ( números da forma a + bi, onde a e b são números reais e i

Leia mais

O sítio do Seu Epaminondas

O sítio do Seu Epaminondas Reforço escolar M ate mática O sítio do Seu Epaminondas Dinâmica 1 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática DINÂMICA Ensino Fundamental Algébrico Simbólico 9º O sítio do Seu Epaminondas

Leia mais

AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO. 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número:

AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO. 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número: AULA 9 RAZÃO E PROPORÇÃO 1. Determine a razão do primeiro para o segundo número: Para montar a razão, basta fazer o numerador sobre o denominador. Para esse exercício, temos: a) 1 para 9 = 9 1 b) para

Leia mais

Função Polinomial do 2º Grau

Função Polinomial do 2º Grau Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1º ano 3º bimestre / 2012 Plano de Trabalho Função Polinomial do 2º Grau y = x² + x Tarefa 1 Cursista : Nelson Gonçalves Dias

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE EQUAÇÃO DO 2º GRAU

PLANO DE TRABALHO SOBRE EQUAÇÃO DO 2º GRAU FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio ESTADUAL ANÍBAL BENÉVOLO Professora: ANA CLÁUDIA DOS SANTOS MONÇÃO Matrículas: 0937644-3 Série: 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Invertendo a exponencial

Invertendo a exponencial Reforço escolar M ate mática Invertendo a exponencial Dinâmica 3 2ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática 2ª do Ensino Médio Algébrico Simbólico Função Logarítmica DINÂMICA

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 25/05/2017

RELATÓRIO I Data: 25/05/2017 RELATÓRIO I Data: 25/05/2017 Objetivo(s) -Retomar e ampliar o conteúdo de adição e subtração com polinômios trabalhados em aula. -Amenizar as dificuldades dos estudantes referentes ao conteúdo abordado

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração Unidade 1 Números inteiros adição e subtração 1. Números positivos e números negativos Reconhecer o uso de números negativos e positivos no dia a dia. 2. Conjunto dos números inteiros 3. Módulo ou valor

Leia mais

FUNÇÃO DO 2º GRAU. y = f(x) = ax² + bx + c, onde a, b e c são constantes reais e. O gráfico de uma função quadrática é uma parábola

FUNÇÃO DO 2º GRAU. y = f(x) = ax² + bx + c, onde a, b e c são constantes reais e. O gráfico de uma função quadrática é uma parábola FUNÇÃO DO 2º GRAU A função do 2º grau está presente em inúmeras situações cotidianas, na Física ela possui um papel importante na análise dos movimentos uniformemente variados (MUV), pois em razão da aceleração,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Matemática 1º Ano 3º Bimestre/2012. Plano de Trabalho Função Polinomial do 2º Grau

Formação Continuada em Matemática Matemática 1º Ano 3º Bimestre/2012. Plano de Trabalho Função Polinomial do 2º Grau Formação Continuada em Matemática Matemática 1º Ano 3º Bimestre/01. Plano de Trabalho Função Polinomial do º Grau Tarefa 1 Aluno: Raquel dos Santos Ramos Tutor: Denílson Herinque Cortes Introdução O plano

Leia mais

Numa banca de jornal, observa-se que 30 pessoas compra o jornal A, 48 compram o jornal B, e 72 compram outros jornais.

Numa banca de jornal, observa-se que 30 pessoas compra o jornal A, 48 compram o jornal B, e 72 compram outros jornais. MATEMÁTICA BÁSICA 6 PORCENTAGEM Numa banca de jornal, observa-se que 30 pessoas compra o jornal A, 48 compram o jornal B, e 72 compram outros jornais. Você sabe dizer: # a porcentagem de pessoas que compram

Leia mais

INTERAULA I Data: 28/03/2016. Objetivo(s)

INTERAULA I Data: 28/03/2016. Objetivo(s) INTERAULA I Data: 28/03/2016 Retomar conceitos trabalhados em aula, em especial, as propriedades da operação de Potenciação. Desenvolvimento da Práxis Pedagógica Relembrando a n = a.a.a a (n vezes) a 1

Leia mais

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano do Ensino Funcamental

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano do Ensino Funcamental Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos Nono Ano do Ensino Funcamental Autor: Prof Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof Antonio Caminha M Neto

Leia mais

Professor APRESENTAÇÃO. Professor, nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos.

Professor APRESENTAÇÃO. Professor, nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos. , nesta dinâmica, você irá desenvolver as seguintes etapas com seus alunos. 1 Compartilhar Ideias Vamos às compras! 5 min Duplas ou Trios Individual Um novo olhar... E agora como separar o valor das compras!

Leia mais

Formação Continuada Nova Eja. Plano de Ação II INTRODUÇÃO

Formação Continuada Nova Eja. Plano de Ação II INTRODUÇÃO Nome: Armando dos Anjos Fernandes Formação Continuada Nova Eja Plano de Ação II Regional: Metro VI Tutor: Deivis de Oliveira Alves Este plano de ação contemplará as unidades 29 e 30. Unidade 29 I - Matrizes

Leia mais