FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma. Disciplina:OS&M Prof Daciane de O. Silva Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 6, 7

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma. Disciplina:OS&M Prof Daciane de O. Silva Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 6, 7"

Transcrição

1 FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma Disciplina:OS&M Prof Daciane de O. Silva Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 6, 7

2 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O agrupamento ordenado de recursos e atividades visando alcançar os objetivos da organização. Composta por recursos físicos (edificações, equipamentos, tecnologias e similares), recursos humanos (cargos e funções) e relações interpessoais. Toda e qualquer organização possue dois tipos de estrutura: a Estrutura Formal e a Estrutura Informal.

3 CONCEITOS DE ESTRUTURA FORMAL Conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicação e decisão das unidades organizacionais. O que deve ser formalmente planejado e representado. A representação graficamente mais comum na estrutura formal é o organograma (tipo de gráfico universal capaz de transmitir de forma clara e abreviada a estrutura organizacional). Vários são os seus tipos.

4 ORGANOGRAMA SIMPLES Presidência Setor Financeiro S. Comercial S de RH Coordenação de Recrutamento, Seleção, Admissão e Demissão Coordenação de Treinamento

5 ORGANOGRAMA

6 ORGANOGRAMA

7 Organograma comum...

8 Organograma, muito simples...

9 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA ESTRUTRA FORMAL Deve ser delineada e assim permanecer. Está de acordo com os objetivos e estratégias da organização (operacional; financeira; administrativa; mercadológica). Mudanças nas estruturas organizacionais são meios eficazes e comuns para a melhoria do desempenho institucional. Dinâmica e Flexível.

10 Componentes, condicionantes e níveis da estrutura organizacional

11 MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FORMAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CONDICIONANTES 1.COMPONENTES 1.1SISTEMA DE RESPONSABILIDADE 1.2 SISTEMA DE AUTORIDADE 1.3SISTEMA DE COMUNICAÇÃO 1.4 SISTEMA DE DECISÕES NÍVEIS DE INFLUÊNCIA OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS AMBIENTE TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS

12 1.COMPONENTES 1.1Sistema de Responsabilidade» Responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para os outros.» Assumir uma obrigação e prestar contas a pessoa que lhe atribuiu a responsabilidade.» A quantidade de responsabilidade pela qual o subordinado terá de prestar contas determina a quantidade de autoridade delegada.

13 Responsabilidade se delega?

14 Resposta: Se delega a função, a autoridade, mas não a responsabilidade. Ex: Quando um funcionário erra ou não aprende adequadamente sua função, normalmente, responsabiliza-se logo quem o ensinou, depois o próprio profissional, seu nível escolar, a sociedade, o mundo atual, a mídia, a novela das seis, a atual falta de fé da humanidade, a internet, a degeneração dos costumes e sei lá mais quantas outras "bruxas. Mas, o real responsável por esse fracasso é o gestor, nem que seja na parte que lhe cabe: o planejamento do treinamento.

15 1. 1 Sistema de Responsabilidade Aspectos Básicos do Sistema de Responsabilidade 1) Departamentalização. 2) Linha e assessoria (interna ou externa). Linha: ação de comando; geralmente são atividades fins. Assessoria: aconselhamento as unidades de linha; ligadas a atividades-meios da empresa;estudos e pareceres. 3) Atribuições das unidades organizacionais (divisão do trabalho): deve haver equilibrio entre a divisão do trabalho na estrutura organizacional para evitar conflitos e desmotivação. Comumente, quanto mais baixo o nível hierarquico mais divisão e especialização do trabalho.

16 Quais conflitos podem aparecer entre o pessoal de Linha e de Assessoria?

17 Quais conflitos podem aparecer entre o pessoal de Linha e de Assessoria? Linha contra assessoria: Ameaça de autoridade Distante da realidade (prática) Não assume a responsabilidade pela decisão Consultar o assessor leva tempo Assessoria contra linha: Pessoal de linha está envolvido com a rotina e não tem tempo de pensar em melhorias Linha só faz críticas a assessoria Linha não tem visão de conjunto Linha é resistente a qualquer mudança.

18 MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CONDICIONANTES COMPONENTES SISTEMA DE RESPONSABILIDADE SISTEMA DE AUTORIDADE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO SISTEMA DE DECISÕES NÍVEIS DE INFLUÊNCIA OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS AMBIENTE TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS

19 Qual a diferença entre responsabilidade e autoridade???

20 Autoridade = direito de fazer ou tomar decisões Responsabilidade: obrigação de fazer e/ ou tomar decisões.

21 1.COMPONENTES 1. 2 Sistema de Autoridade Autoridade é o direito para fazer alguma coisa; É o direito de tomar decisões e dar ordens; Requer obediência; Direito de desempenhar o trabalho que foi designado;

22 1.COMPONENTES 1.2 Sistema de Autoridade AMPLITUDE DE AUTORIDADE MAIS ALTO LIMITES DE AUTORIDADE NÍVEL HIERÁRQUICO MAIS BAIXO

23 QUAL A RELAÇÃO ENTRE AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE??? Geralmente quanto maior a responsabilidade maior a autoridade e o salário!

24 1.COMPONENTES 1.2 Sistema de Autoridade As vezes, se tem o direito de tomar decisões e dar ordens, mas não quer fazê-las...

25 COMPONENTES 1.2 Sistema de Autoridade Pode ser formal e informal: a formal representada e delegada pelo superior hierárquico imediato; a informal é desenvolvida através de relações informais.

26 Nas organizações a autoridade é definida mais por grau de instrução ou competências???

27 1.COMPONENTES 1.3 Sistema de Comunicações Comunicação é o processo em que a mensagem é enviada pelo emissor através do canal e é entendida pelo receptor; O sistema de comunicação é a rede em que fluem as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz Sistema de comunicação, também, informal. pode ser formal ou PARA PENSAR: Como amortizar os efeitos negativos das comunicações informais? Que artifícios podem ser utilizados para aumentar a comunicação informal?

28

29 Características individuais, que formam o modelo mental de cada pessoa, interferem na codificação/decodificação desses elementos, acarretando muitas vezes distorções individuais que poderão ocasionar problemas no processo de comunicação. Segundo Lago (2001), Pereira e Fonseca (1997) e Davenport (1998), para amenizar essas distorções, devemos ter consciência de que: existem diferenças entre o que queremos dizer e o que realmente dizemos; entre o que dizemos e o que os outros ouvem; entre o que ouvem e o que escutam; entre o que entendem e lembram; entre o que lembram e retransmitem; as pessoas só escutam aquilo que querem e como querem, de acordo com suas próprias experiências, paradigmas e préjulgamentos; existem informações que os indivíduos não percebem e não vêem; informações que vêem, e não ligam; informações que vêem, e não entendem ou não decodificam; informações que vêem e usam; informações que procuram; informações que adivinham; nosso estado de espírito e humor pode afetar a maneira como lidamos com a informação.

30 1. COMPONENTES 1.4 Sistema de Decisões Análise e o fluxo das decisões é determinante para estabelecer a estrutura organizacional adequada; Sugere-se que a decisão deve ser tomada sempre no nível mais baixo possível (mais perto da cena de ação). RESPONDAM (EM EQUIPES): É possível não tomar decisão? È possível impacialidade nas decisões profissionais? (resposta slide seguinte) Existem decisões perfeitas? (resposta slide seguinte)

31 È possível impacialidade nas decisões profissionais? NÃO INFLUÊNCIAS EXTERNAS: Econômicas Legais Sociais Institucionais (avaliação de desempenho; sistemas de recompensas) Ambientais Temporais Mercado INFLUÊNCIAS INTERNAS:

32 INFLUÊNCIAS INTERNAS (SUBJETIVIDADE DAS DECISÕES) I Percepção: Segundo Piaget, cada pessoa dispõe de receptores e redes de neurônios que formam seu sistema nervoso e criam as representações mentais. Nesta perspectiva, cada pessoa constrói sua própria representação ou sua própria realidade. Cada percepção de realidade é verdadeira apenas para si mesmo e pode não ser para outrem... Conhecemos o mundo através das nossas próprias interpretações. A medida que o outro pensa diferente tudo que acreditamos passa a ser apenas ilusão perceptiva.

33 INFLUÊNCIAS INTERNAS (SUBJETIVIDADE DAS DECISÕES) II - Valores: Valores (formação pessoal) afetam profundamente o reconhecimento do problema a ser resolvido. Ex. O tomador de decisão pode estar motivado por aspectos econômicos pessoais ou por orientação política ou por sucesso pessoal.

34

35 III - Racionalidade limitada (Hebert Simon,1965) Devido aos limites da própria inteligência, do tempo e dos recursos financeiros envolvidos torna-se impossível a completa coleta de informações, avaliação dos dados, análise das alternativas e mensuração dos resultados. CONCLUSÃO: Escolhe-se partindo de percepções, experiências anteriores, pressuposições ou premissas pessoais que tem alto grau de subjetividade. Assim, por mais que se tente, não existe completa imparcialidade nas tomadas de decisão profissionais.

36 Existem decisões perfeitas? RESPOSTA: Não existem decisões perfeitas nem ótimas. Bretas Pereira e Fonseca, Não existem decisões perfeitas- sempre há alternativas não analisadas e ao optar por uma alternativa, temos que renunciar a outras, o que gera sempre um sentimento de perda, mesmo quando a decisão é eficaz. Existe decisão satisfatória. Que é a melhor solução encontrada naquela circunstância ou naquela análise? Hebert A Simon, Assim, os administradores se satisfazem com a primeira decisão satisfatória (atenda aos objetivos da instituição) ao invés de maximizar ou continuar procurando a decisão ótima Ex.: Escolha da faculdade onde estudar. Escolha de onde alocar mais uma fábrica.

37 1.COMPONENTES 1.4 Sistema de Decisões COMO MELHORAR OU OTIMIZAR SUA DECISÃO? I - Atentar aos objetivos da organização Para se ter uma decisão satisfatória deve-se ter claro os objetivos organizacionais. II - Estabelecer prioridades: Todos os dias os administradores encontram muitos problemas e tarefas. Algumas vezes, o simples tamanho da carga de trabalho é avassalador. Para evitar ser soterrado por ela, o administrador deve rever diariamente suas prioridades e alocar seu tempo de acordo com as mesmas. Alguns administradores revêem suas prioridades e replanejam seu trabalho mais de uma vez no dia. (Adaptação de Administração do Tempo)

38 COMO MELHORAR OU OTIMIZAR SUA DECISÃO III - Usar analogias- relações de semelhança de uma coisa com a outra. IV - Buscar soluções que contrariem suas opiniões e as avaliem V - Obter o maior número possível de informações relevantes. VI - Pense no global e não somente no detalhe. VII Criatividade (slide a seguir)

39 CRIATIVIDADE PODE SER... Criatividade nem sempre tem relação com modificar o mundo. Pode ser modificar pequenas coisas relacionadas aos negócios que tragam retorno, ou seja, adicionar valor. Reconhecer infinitas pequenas ( e grandes) oportunidades. Pesquisadores afirmam que o trabalho criativo necessita de um limiar mínimo de inteligência. Contudo, a partir deste ponto o persistência, energia (trabalho duro) e características como atitude, motivação e múltiplos interesse são mais importantes que a inteligência propriamente dita. Segundo KNOWLTON(1989), criatividade não é uma opção nem uma característica de alguns privilegiadas, é uma questão de sobrevivência

40 MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 1. COMPONENTES 2. CONDICIONANTES SISTEMA DE RESPONSABILIDADE SISTEMA DE AUTORIDADE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO SISTEMA DE DECISÕES NÍVEIS DE INFLUÊNCIA 2.1 OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS 2.2 AMBIENTE 2.3 TECNOLOGIA 2.4 RECURSOS HUMANOS

41 OBJETIVOS,E ESTRATÉGIAS AMBIENTE TECNOLOGIA CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Quando os objetivos e estratégias são bem definidos e claros, é mais fácil, pois se sabe o que esperar de cada membro do grupo que compõe a empresa. Relação entre o ambiente externo e a empresa, os efeitos que este causa sobre a estrutura da empresa e as mudanças que ocorrem neste ambiente. Conjunto de conhecimentos que são utilizados para operacionalizar as atividades na empresa, para que seus objetivos possam ser alcançadas. RECURSOS HUMANOS O comportamento e os conhecimentos das pessoas que desempenham as funções que lhes são atribuídas.

42

43 MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CONDICIONANTES COMPONENTES SISTEMA DE RESPONSABILIDADE SISTEMA DE AUTORIDADE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO SISTEMA DE DECISÕES NÍVEIS DE INFLUÊNCIA OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS AMBIENTE TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS

44 NÍVEIS DE INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NÍVEL ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NÍVEL TÁTICO PLANEJAMENTO TÁTICO NÍVEL OPERACIONAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL PIRÂMIDE EMPRESARIAL

45 NÍVEIS DE INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

46 NÍVEL ESTRATÉGICO: Para se tomar decisões neste nível, se considera a estrutura organizacional de toda a empresa e a melhor interação desta com o ambiente; O planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo, estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa; Exemplo: a necessidade de criação de uma filial ou um novo setor na empresa para melhorar a adequação de um produto ao seu mercado.

47 Nem sempre a estratégia é compreendida...

48 Nível Tático: O planejamento tático tem por finalidade, otimizar determinada área de resultado não a empresa como um todo; Considera determinado conjunto de aspectos homogêneos da estrutura organizacional da empresa; Exemplo: a divisão de uma área industrial em duas áreas ( produção e técnica ) para ter melhor administração dos recursos da empresa.

49 Nível Operacional: Considera uma parte bem específica da estrutura organizacional da empresa; O planejamento operacional pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implementação estabelecidas; O planejamento operacional cria condições para a adequação dos trabalhos diários da empresa;

50 MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CONDICIONANTES COMPONENTES SISTEMA DE RESPONSABILIDADE SISTEMA DE AUTORIDADE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO SISTEMA DE DECISÕES NÍVEIS DE INFLUÊNCIA OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS AMBIENTE TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS

51 Características necessárias a toda estrutura organizacional: Ser flexivel Aberta a inovações Descentralizada no processo de decisão (com menor poder decisório na cúpula) Centralizada no processo de controle.

52 No caso de uma fusão, como faremos com a estrutura formal das organizações envolvidas? Pão de Açúcar e Carrefour já preparam fusão. As duas cadeias de supermercados irão controlar o varejo alimentar na região Sudeste, sobretudo em São Paulo. O Grupo Pão de Açúcar possui 481 lojas no Sudeste, enquanto o Carrefour possui 548 filiais. Somadas as duas redes chega a mais de lojas em todo País. Fonte: Claudia Facchini, ig São Paulo 28/06/2011

53 ETAPAS DE AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Levantamento: Identificação da atual estrutura e dos problemas evidenciados. Ferramentas: observação, entrevistas, questionários;etc Análise: Análise criteriosa dos dados encontrados na fase anterior e interligação entre estes dados. Avaliação: Estabelecimento da situação atual da estrutura organizacional. Alternativas de melhorias Definição da melhor alternativa

54 O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO ANÁLISE E APROVAÇÃO PELA DIRETORIA DA EMPRESA ANÁLISE E APROVAÇÃO PELOS RESPONSÁVEIS DAS VÁRIAS UNIDADES IMPLANTAÇÃO EFETIVA ACOMPANHAMENTO

55 NA IMPLANTAÇÃO OU ALTERAÇÃO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL RESISTÊNCIAS QUE PODEM OCORRER.. DESCONFIANÇA NÃO ACEITAR AQUILO QUE INCOMODA TENDÊNCIA A SÓ PERCEBER AQUILO QUE CONVÉM RESISTÊNCIAS DEPENDÊNCIA DE AÇÃO PARA COM OUTRA PESSOA RECEIO DE PERDER COISAS BOAS ATUAIS INSEGURANÇA PESSOAL ( POR DESCONHECIMENTO OU FALTA DE CONTROLE ) NECESSIDADE DE REAGIR CONTRA

56 A Estrutura Formal deve adaptar-se ao funcionário ou o funcionário à estrutura?

57 O que pensam sobre esta quadrinha?

58 CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE ESTRUTURA FORMAL Autores mais modernos da teoria administrativa criticam cada vez mais o excesso de formalização das estruturas organizacionais. Burocratização, estruturas rígidas e autoritárias são temas altamente discutidos na atualidade. Mas ainda levará algumas décadas pra encontramos uma substituição a formalização das organizações. (CURY,2000) Por enquanto ainda:

59 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Toda e qualquer organização possue dois tipos de estrutura: a Estrutura Formal e a Estrutura Informal. Estrutura Formal: Pode ser formalmente planejada e representada (organograma). Conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades,comunicação e decisão das unidades organizacionais. Estrutura informal: É a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas. Alguns fatores favorecem ao surgimento e desenvolvimento da estrutura informal: interesses comuns; interação da própria estrutura formal;a flutuação do pessoal dentro da empresa; disputas do poder

60 Principais vantagens da estrutura informal: a) Proporciona maior rapidez em certos processos. b) Reduz distorções existentes na estrutura formal. c) Estimula a criatividade na organização. d) Complementa a estrutura formal. Principais desvantagens da estrutura informal: a) Desconhecimento dos gestores. b) Dificuldade de controle. c) Possibilidade de atrito entre as pessoas. d) Fortalecimento de resistências. Nas organizações, o analista de O.S.M. deve examinar as relações formais e informais procurando tirar o máximo de proveito da atuação de cada um deles sem esquecer dos aspectos comportamentais que podem gerar conflitos de atuação.

61 O que pensam sobre o tema Relacionamentos amorosos nas organizações???

62

63 CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTRUTURA INFORMAL Qual o sonho de todo gestor?

64 QUAL A VERDADE MAIOR DENTRO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL?

65 ATIVIDADE 1 ESTUDO DE CASO: Na situação de uma fusão, como faremos com a estrutura formal das organizações envolvidas? Pão de Açúcar e Carrefour já preparam fusão. As duas cadeias de supermercados irão controlar o varejo alimentar na região Sudeste, sobretudo em São Paulo. O Grupo Pão de Açúcar possui 481 lojas no Sudeste, enquanto o Carrefour possui 548 filiais. Somadas as duas redes chega a mais de lojas em todo País. Fonte: Claudia Facchini, ig São Paulo 28/06/2011

66 Responsabilidade se delega? ATIVIDADE 2 Que conflitos podem aparecer entre o pessoal de Linha e de Assessoria? Que vantagens e desvantagens pode se obter com a divisão do trabalho? Dentre as atividades de rotina e as atividades que exigem inovação em qual das modalidades a divisão do trabalho(especialização) é mais coerente (vantajosa) para a organização? Como amortizar os efeitos negativos das comunicações informais? Que artifícios podem ser utilizados para aumentar o diminuir comunicação informal? a É possível não tomar decisão?

67 PARA PENSAR: Que vantagens e desvantagens pode se obter com a divisão do trabalho? A divisão do trabalho (especialização) é mais coerente (vantajosa) para as atividades de rotina ou para as atividades de inovação?

68 BIBLIOGRAFIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização & métodos: uma abordagem gerencial. 18 ed. São Paulo: Atlas, PG 63-97

69 Bibliografia complementar: LAGO, A. P. Comunicação: uma perspectiva abrangente. Disponível em:< Acesso em: 15 mar PEREIRA, M. J. L. B.; FONSECA, J. G. M. Faces da decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão.-são Paulo : Makron Books, DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo : Futura, 1998.

FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma. Disciplina:OS&M Prof Daciane de O. Silva Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional)

FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma. Disciplina:OS&M Prof Daciane de O. Silva Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma Disciplina:OS&M Prof Daciane de O. Silva Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O agrupamento ordenado de recursos e atividades

Leia mais

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O agrupamento ordenado de recursos e atividades visando alcançar os objetivos

Leia mais

FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma Cap 2- Academia Pearson. Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional)

FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma Cap 2- Academia Pearson. Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) FONTE: Capítulo 6- OLIVEIRA, Djalma Cap 2- Academia Pearson Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) O QUE É ORGANIZAÇÃO? Às atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir o trabalho entre

Leia mais

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 1. COMPONENTES 2. CONDICIONANTES

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 3. Assunto: Alguns temas relevantes a SIG

Disciplina: SIG. Aula 3. Assunto: Alguns temas relevantes a SIG Disciplina: SIG Aula 3 Assunto: Alguns temas relevantes a SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Estrutura Organizacional Organização da Empresa: É a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Organização, Sistemas e Métodos Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Conceitos Aula passada Departamentalização Tipos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Delegação, centralização e descentralização

Delegação, centralização e descentralização Delegação, centralização e descentralização Amplitude de controle PROF. DACIANE DE O. SILVA DISCIPLINA- OSM Referência: REBOUÇAS, Djalma de Oliveira DELEGAÇÃO Definição : A Delegação pode ser definida

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA 15.063-PR 1 ORGANIZAÇÃO CONCEITO Ordenação e agrupamento de atividades e

Leia mais

G P - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

G P - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL G P - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ÍNDICE Introdução...2 Estrutura Organizacional...3 Estrutura Informal da Organização... 3 Estrutura formal da Organização... 5 Elaboração da Estrutura Organizacional... 6

Leia mais

Fator Humano. Todo executivo deve trabalhar com e por meio de pessoas.

Fator Humano. Todo executivo deve trabalhar com e por meio de pessoas. 04/04/11 Fator Humano Todo executivo deve trabalhar com e por meio de pessoas. Para o desenvolvimento eficiente de uma estrutura organizacional devem-se levar em consideração: o comportamento; e o conhecimento

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva Departamentalização Prof. Daciane de Oliveira Silva Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em unidades organizacionais.

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Gestão por Processos Carga-horária:

Leia mais

TÉCNICO EM MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. PROFESSOR: Murilo Gustavo Bott

TÉCNICO EM MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. PROFESSOR: Murilo Gustavo Bott TÉCNICO EM MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFESSOR: Murilo Gustavo Bott Presidente Prudente 2009 CURSO TÉCNICO EM MARKETING TURMA 2009 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Docente: 1. OBJETIVOS

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

2 - Estruturação Organizacional Conceitos e princípios gerais para estruturação As funções na estrutura da organização Os critérios de

2 - Estruturação Organizacional Conceitos e princípios gerais para estruturação As funções na estrutura da organização Os critérios de PARTE II OSE 2 - Estruturação Organizacional Conceitos e princípios gerais para estruturação As funções na estrutura da organização Os critérios de departamentalização Modelos de estrutura organizacional

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional AULAS EMENTA: Estrutura organizacional e o processo de organização. Níveis hierárquicos e amplitude de controle e estilo gerencial. Departamentalização. I assunto: Estrutura organizacional e o processo

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Departamentalização Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos Organização, Sistemas e Métodos Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos OSM Bibliografia OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Sistemas, Organizações & Métodos, 17 a Edição, Editora Atlas, São

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3 Prof.ª Karen Estefan Dutra Tomada de decisão em grupo Processo Decisório Vantagens Maior qualidade e precisão

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016 Análise e Descrição de Cargos Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: 2.0 - Jul/2016 Descrição de Cargos De acordo com Chiavenato (2009, p. 230) a descrição de cargos é um processo que consiste

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Desdobramentos da Escola de Relações Humanas o Kurt Lewin Dinâmica de grupo (1935) o Chester Barnard As funções do executivo (1938) o George Homans Sociologia funcional de grupo

Leia mais

Administração de Recursos Humanos II

Administração de Recursos Humanos II ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:

Leia mais

Departamentalização. Por José Luís Carneiro. - -

Departamentalização. Por José Luís Carneiro. -  - Departamentalização Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em

Leia mais

Desenho Organizacional

Desenho Organizacional Desenho Organizacional Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Processos Gerenciais Seção 1.1 Requisitos do desenho organizacional 2 1 Processos Gerenciais 3 Processos Gerenciais Seção 1.2 CaracterísFcas

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Organização, Processo e Estruturas Paula Cruz 1 Organização Processo de estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista os objectivos que a empresa como um todo se propõe

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 26/02 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo _ facebook e Instagram - @profflaviotoledo CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização

Leia mais

Figura 2.1: níveis hierárquicos de uma decisão. Fonte: Chiavenato, 1994.

Figura 2.1: níveis hierárquicos de uma decisão. Fonte: Chiavenato, 1994. 2 QUEM DECIDE? Saber tomar as decisões é a principal função do administrador da empresa, pois não existe decisão perfeita, ele terá que pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher

Leia mais

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o

Leia mais

Noções de Administração Pública

Noções de Administração Pública Noções de Administração Pública Estrutura Organizacional Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui para estudar

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional - DO

Desenvolvimento Organizacional - DO Desenvolvimento - DO Mudança Mudanças nos métodos de produção: processo, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, materiais, maquinaria, ferramentas, equipamentos, segurança manutenção.

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Rita Agosto - 2014 Conteúdo Programático 1. Conceito de Organização 1. Organização formal 2. Organização informal 3. Organização e atividades de OSM 2. Sistemas 1. Definições 2. Objetivo de estudo dos

Leia mais

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 2 LEONARDO FERREIRA 1.Planejamento 2.Organização Processo Administrativo 3.Direção 4. Controle 2 O processo Organizacional(1) O planejamento, organização, direção

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 3

Disciplina: OS&M AULA 3 Disciplina: OS&M AULA 3 Assunto: Localização do setor de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 3

Disciplina: OS&M AULA 3 Disciplina: OS&M AULA 3 Assunto: Localização do setor de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Cristiana Duran Administração Aula 6

Cristiana Duran Administração Aula 6 Cristiana Duran Administração Aula 6 Evolução Histórica da Administração Parte 6 TEORIA NEOCLÁSSICA (Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração)

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 2 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

di d s i c s ip i liln i a FU F NDA D MENTO T S O S D E D GEST S ÃO Profª Josileni MU M D U A D N A Ç N A Ç A ORG R AN A IZ N AC A IO C NA N L A

di d s i c s ip i liln i a FU F NDA D MENTO T S O S D E D GEST S ÃO Profª Josileni MU M D U A D N A Ç N A Ç A ORG R AN A IZ N AC A IO C NA N L A disciplina FUNDAMENTOS DE GESTÃO Profª Josileni MUDANÇA ORGANIZACIONAL Livro MUDANÇA REALIDADE GESTOR Vindo de dentro da organização - forças Internas; Vindo de fora da organização forças Externas. FORÇAS

Leia mais

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações.

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. Nesta aula: Conceitos Dimensões Condução de programa de gestão de desempenho

Leia mais

Apesar da organização estratégica ser muito comentada nos bastidores empresariais, ela é, na maioria das vezes, mal aplicada nas empresas.

Apesar da organização estratégica ser muito comentada nos bastidores empresariais, ela é, na maioria das vezes, mal aplicada nas empresas. 1. Organização e Abordagens Estratégicas 1.1 Organização Estratégica: O que é isso? Nesta aula, teremos a oportunidade de verificar os vários aspectos relacionados à organização estratégica. É de conhecimento

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 2: Psicologia ciência do comportamento 1 Tema bastante amplo Psicologia Nesta aula, vamos focar na psicologia organizacional e sua relação com o comportamento organizacional

Leia mais

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIDADE : ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Andréia de Carvalho Andrade 2 1- Fundamentos de organização Em uma empresa tem-se

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

TEORIA NEOCLÁSSICA. Professor Flávio Toledo.

TEORIA NEOCLÁSSICA. Professor Flávio Toledo. TEORIA NEOCLÁSSICA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Principais características: Ênfase na prática da administração; Reafirmação dos postulados clássicos; Ênfase nos princípios gerais de administração;

Leia mais

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS ORGANIZAÇÃO As atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir trabalho entre seus membros e equacionar a utilização dos recursos, visando o atendimento de suas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS. O responsável (gestor) do projecto. A estrutura organizacional

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS. O responsável (gestor) do projecto. A estrutura organizacional ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS O responsável (gestor) do projecto A estrutura organizacional Pontos prévios ao desenvolvimento de um projecto Cabe aos responsáveis da organização (Administração) Escolha

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Rosely Gaeta 9/3/2016 Slides de Aula 01 Visão Geral Estruturas formais e informais Fontes: Henry Mintzberg Criando Organizações Eficazes Cap 1 Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Os novos desafios do Técnico de Secretariado

Os novos desafios do Técnico de Secretariado Os novos desafios do Técnico de Secretariado I Conferência de Secretariado e Assessoria Administrativa 24 de Abril de 2014 Ana Vieira Qual é o lugar do secretariado nas empresas de hoje? 1. AS MUDANÇAS

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo Professor Flávio Toledo Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

Instituto de Economia - UFRJ Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere

Instituto de Economia - UFRJ Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Instituto de Economia - UFRJ Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Bibliografia desta aula JULIEN, P.A. Empreendedorismo Regional e Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

conteúdos. Estruturas organizacionais. Princípios de organização. Conceitos. Modelos de Negócio

conteúdos. Estruturas organizacionais. Princípios de organização. Conceitos. Modelos de Negócio IEFP Centro de Formação Profissional de Setúbal 1 conteúdos Estruturas organizacionais Princípios de organização Conceitos Modelos de Negócio 2 3 1 Estrutura organizacional é o conjunto de relações formais

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO Organização Linear: mais simples e antiga, princípio de autoridade escalar 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4. Aspecto

Leia mais

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO INTRODUÇÃO A mente humana parece ter sido desenhada para resolver questões simples de sobrevivência, possuindo estruturas que facilitam

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 26 5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Por mais que estudemos, sempre teremos algo a descobrir no que diz respeito a comunicação, até mesmo porque é através dela que começamos a compreender o mundo, as pessoas,

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 2

Disciplina: OS&M AULA 2 Disciplina: OS&M AULA 2 Assunto: Funções de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais