Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti"

Transcrição

1 Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

2 As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento dos recursos humanos? UNID 2.2 Saúde,Segurança e Qualidade de vida notrabalho. Como a saúde do trabalhador pode interferir na qualidade de vida no trabalho? UNID 2.3 Recursos Humanos e Desenvolvimento pessoal. Como a atuação do gestor de pessoas pode monitorar as habilidades pessoais para execução das tarefas organizacionais? UNID 2.4 Monitoramento de pessoas: desenvolvimento técnico. Como o monitoramento de pessoas pode contribuir para a garantia da qualidade organizacional e sua manutenção no mercado de trabalho?

3 Conteúdo da Unidade 2.1 Como o treinamento atua no desenvolvimento dos recursos humanos? Mundo no trabalho Constantes mudanças; Globalização; Novos modelos de gestão; Avanços tecnológicos; Questões relacionadas ao desemprego; Novos formatos organizacionais; Novas relaçoes com o trabalho. Treinamento das pessoas Passado treinar para adequar pessoas aos cargos. Presente desenvolvimento de competências para o aumento da criatividade, produção e inovação. Exigência constante de capacitação e aumento da performance individual.

4 Treinamento Conteúdo da Unidade 2.1 Como o treinamento atua no desenvolvimento dos recursos humanos? É o processo de desenvolver qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos. Para que treinar?? Atualização e aprendizado contínuo; Bons profissionais sentem necessidade de aprender e evoluir; Treinar contribui para atrair e reter profissionais; Treinar proporciona um ambiente desafiador; O mercado avança e há trabalhadores com deficiência em relação às exigências; Treinar contribui para reduzir a rotatividade.

5 Etapas do treinamento 1 Levantamento das necessidades (diagnóstico) Programação Conteúdo da Unidade 2.1 Como o treinamento atua no desenvolvimento dos recursos humanos? Implantação e execução do programa Avaliação dos resultados Necessidades de treinamento Orientações vindas da chefia; Rotação de funcionários; Estabelecimento de metas; Substituição temporária; Ocasiões desafiadoras. Treinar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender a aprender

6 Conteúdo da Unidade 2.1 Como o treinamento atua no desenvolvimento dos recursos humanos? TREINAMENTO Desenvolvimento de habilidades imediatas X DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Educação e orientação para o futuro O investimento que é feito pelas organizações no tocante ao treinamento e ao desenvolvimento dos recursos humanos favorecerá a curto e a longo prazo os trabalhadores e as organizações

7 Conteúdo da Unidade 2.2 Como a saúde do trabalhador pode interferir na qualidade de vida no trabalho? Trabalho Fonte geradora de sobrevivência, sentimento de realização e reconhecimento social. Ambiente de trabalho Adequação entre pessoa e organização. O que eu faço? Onde eu atuo? Isso que constrói minha imagem social. Gestor de pessoas Responsável pela atenção ao seu staff de garantir um local livre de riscos e danos à saúde. Segurança no trabalho Conjunto de recursos e medidas de ordem humana e material, que levam a prevenção de danos. QUAIS PROBLEMAS ENFRENTAMOS? Falta de esclarecimento sobre a prevenção e/ou acidentes; maneiras inadequadas; ausência de segurança.

8 Conteúdo da Unidade 2.2 Como a saúde do trabalhador pode interferir na qualidade de vida no trabalho? Acidentes de trabalho Acidente sem afastamento; Acidente com afastamento Incapacidade temporária; Incapacidade permanente; Incapacidade total; Morte

9 Efeitos negativos dos acidentes de trabalho Para as empresas Perda de mão de obra e elevação dos custos; Para a sociedade Aumento do índice de invalidez; Para o estado Danos individuais e organizacionais; questão da previdência social. Conteúdo da Unidade 2.2 Como a saúde do trabalhador pode interferir na qualidade de vida no trabalho? A realidade na vida das organizações e a conscientização sobre a prevenção auxiliam na implantação de medidas educativas para a manutenção da saúde e do bem-estar do trabalhador

10 Conteúdo da Unidade 2.2 Como a saúde do trabalhador pode interferir na qualidade de vida no trabalho? Programa de higiene do trabalho Ambiente físico Iluminação/ventilação/temperatura/ruídos; Ambiente psicológico Elementos como relações interpessoais; tipos de atividade, estilo de gestores, motivação, elementos estressantes; Ergonomia Adequação das máquinas e equipamentos às especificidades humanas; Saúde ocupacional Assistência médica preventiva, exames médicos(admissionais e demissionais).

11 Preocupação com a carreira No passado: Responsabilidade das organizações; No presente: Próprio indivíduo (automonitoramento) Conteúdo da Unidade 2.3 Como a atuação do gestor de pessoas pode monitorar as habilidades pessoais para execução das tarefas organizacionais? Aprendizagem Do indivíduo: aumento das habilidades e desenvolvimento de competências; Da organização: aumento do nível de qualificação e torna-se mais bem sucedida.

12 Aprendizagem encorajada pela organização = Conteúdo da Unidade 2.3 Como a atuação do gestor de pessoas pode monitorar as habilidades pessoais para execução das tarefas organizacionais? Novos comportamentos; Novas reflexões ; Desenvolvimento de novas competências; Visualização de novos horizontes; Aquisição de novos insights; Recompensação no trabalho: satisfação/realização. Expectativas das organizações = Nível de produtividade; Padrão de comportamento: assiduidade, pontualidade, responsabilidade com as tarefas e com a organização; Cumprimento de tarefas; Qualidade; Nível de interesse; Habilidade de ouvir; Flexibilidade; Adaptação às mudanças; Criatividade; Iniciativa; Saber trabalhar em equipe; Feedback

13 Competências individuais Conhecer os processos do trabalho; Manter o foco nos clientes e nos resultados; Espírito de equipe; Criatividade; Inovação e eficácia. Resposta qualificada Conhecimento da cultura organizacional; Socialização organizacional (aumento do nível do relacionamento); Orientação para o desenvolvimento das tarefas. Conteúdo da Unidade 2.3 Como a atuação do gestor de pessoas pode monitorar as habilidades pessoais para execução das tarefas organizacionais?

14 Monitoramento Teoria X: Desconfiança; Controle externo e rígido; Obediência; Vigilância; Código de disciplina severa; Dependência; Conteúdo da Unidade 2.3 Como a atuação do gestor de pessoas pode monitorar as habilidades pessoais para execução das tarefas organizacionais? Teoria Y: Conduta de respeito e incentivo; Autocontrole; Autonomia; Liberdade; Poder decisório das equipes. Monitorar os indivíduos não é uma tarefa fácil para os gestores porque pode ser entendido como controle dos comportamentos. As organizações têm necessidade de exercer o monitoramento como forma de manter o nível de representação tanto dentro quanto em relação à imagem perante o mercado.

15 Conteúdo da Unidade 2.4 Como o monitoramento de pessoas pode contribuir para a garantia da qualidade organizacional e sua manutenção no mercado de trabalho? Processo do gestor de pessoas 1. Processo de agregar (recrutamento e seleção/integração); 2. Processo de aplicar pessoas(desenho de cargos e avaliação de desempenho); 3. Processo de recompensar (remuneração de carreira e benefícios e serviços); 4. Processo de desenvolver pessoas (treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e formação); 5. Processo de manter pessoas (atração e retenção/ programa de qualidade de vida); 6. Processo de monitorar pessoas (sistema de informação gerencial/banco de dados e pesquisa de clima organizacional) Monitorar Monitorar significa seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas dentro de determinados limites de variação.

16 Conteúdo da Unidade 2.4 A organização que aprende precisa juntar as seguintes competências Absorção do conhecimento de fora; Difusão do conhecimento dentro; Geração de conhecimento dentro; Utilização de conhecimento em produtos e serviços. Quais são os agentes facilitadores que as organizações dispõe para esse trabalho de monitoração? (SIG) Cadastro de pessoal; Cadastro de competências; Cadastro de cargos; Cadastro de seções; Cadastro de remuneração; Cadastro de benefícios; Cadastro de treinamento; Cadastro de sucessão; Cadastro de candidatos; Cadastro médicos.

17 Monitoração atual Respeito e confiança no trabalhador; Tarefas que visem autonomia e flexibilidade; Respeito à liberdade; Poder de decisão compartilhada; Permissão de sistema de disciplina de consenso; Oportunidade de aumento de responsabilidade; Monitoração descentralizada (gestão e equipe). Conteúdo da Unidade 2.4 Como o monitoramento de pessoas pode contribuir para a garantia da qualidade organizacional e sua manutenção no mercado de trabalho? O monitoramento dos recursos humanos deve: Promover a reflexão sobre o papel do gestor nas suas funções e sobre os subsistemas organizacionais. Visar sempre o trabalhador na sua qualidade de ser humano e profissional; Depender do bom funcionamento, da qualidade de seus produtos, da relação satisfatória com o mercado e da imagem que nele representa.

18 Conteúdo da Unidade 2.4 Como o monitoramento de pessoas pode contribuir para a garantia da qualidade organizacional e sua manutenção no mercado de trabalho? Só ocorrerá um monitoramento que contribua com as vantagens organizacionais se houver clareza e aplicação adequada dos objetivos, um olhar imparcial sobre o público organizacional e um levantamento adequado dos resultados.

19 Questão do Vamos Pratica da Unidade 2.1 1) O treinamento visa: a) Desenvolver qualidades e habilitar os recursos humanos; b) Adaptar as pessoas às equipes de trabalho; c) Preparar para a competitividade organizacional; d) Desenvolver novas habilidades e mudar de cargo; e) Mudar de função e aumentar a remuneração.

20 Questão do Vamos Pratica da Unidade 2.1 a) Desenvolver qualidades e habilitar os recursos humanos; b) Adaptar as pessoas às equipes de trabalho; c) Preparar para a competitividade organizacional; d) Desenvolver novas habilidades e mudar de cargo; e) Mudar de função e aumentar a remuneração. Correta, pois o treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total. Alternativa incorreta! A adaptação às equipes é somente uma possibilidade do treinamento Alternativa incorreta! Treinar não visa preparar para a competitividade. Alternativa incorreta! Treinar não visa a mudança de cargo. Alternativa incorreta! Treinar nem sempre aumenta a remuneração, mas sim as competências.

21 Questão do Vamos Pratica da Unidade 2.2 2) O papel do gestor tem grande importância no subssistema Saúde do Trabalhador no sentido de: a) Evitar problemas no ambiente de trabalho. b) Garantir um local de trabalho livre de riscos à saúde física e mental. c) Ser responsável único na questão da saúde do trabalhador. d) Promover um ambiente de trabalho moderno e de alta tecnologia. e) Evitar os conflitos.

22 Questão do Vamos Pratica da Unidade 2.2 a) Evitar problemas no ambiente de trabalho. b) Garantir um local de trabalho livre de riscos à saúde física e mental. c) Ser responsável único na questão da saúde do trabalhador. d) Promover um ambiente de trabalho moderno e de alta tecnologia. e) Evitar os conflitos. Alternativa incorreta! Os problemas sempre existirão. Alternativa correta, pois o papel do gestor tem grande importância no subsistema Saúde do Trabalhador, no que garantir um local de trabalho livre de riscos à saúde física e mental do trabalhador. Alternativa incorreta! Não é o único responsável pela saúde no trabalho. Alternativa incorreta! A saúde do trabalhador não depende da alta tecnologia. Alternativa incorreta! Os conflitos existem e evitá-los nem sempre é possível.

23 Questão do Vamos Pratica da Unidade 2.3 3) Marque a única alternativa incorreta: O aumento da capacitação dos indivíduos quando é encorajado pelas organizações promove: a) Desenvolvimento de novas competências; b) Capacidade para mudanças; c) Sentimento de recompensa no trabalho; d) Aumento de comprometimento; e) Competitividade.

24 Questão do Vamos Pratica da Unidade 2.3 a) Desenvolvimento de novas competências; b) Capacidade para mudanças; c) Sentimento de recompensa no trabalho; d) Aumento de comprometimento; e) Competitividade. Alternativa correta, pois o aumento da capacitação dos indivíduos, promove o desenvolvimento de novas competências quando estimulado pelas organizações. Alternativa correta, pois o aumento da capacitação dos indivíduos, promove a capacidade para mudanças quando estimulado pelas organizações. Alternativa correta, pois o aumento da capacitação dos indivíduos, promove o sentimento de recompensa no trabalho quando estimulado pelas organizações. Alternativa correta, pois o aumento da capacitação dos indivíduos, promove o aumento de comprometimento quando estimulado pelas organizações. Alternativa correta. Esta afirmativa está incorreta, porque o encorajamento das organizações à capacitação dos funcionários não visa a competitividade

25 Questão do Vamos Pratica da Unidade 2.4 4) A manutenção dos recursos humanos nas organizações depende basicamente de: a) Bom relacionamento interpessoal; b) Assiduidade e pontualidade; c) Cumprimento antecipado das tarefas; d) Realização do trabalho conforme a expectativa organizacional; e) Compreensão das normativas organizacionais

26 Questão do Vamos Pratica da Unidade 2.4 a) Bom relacionamento interpessoal; b) Assiduidade e pontualidade; c) Cumprimento antecipado das tarefas; d) Realização do trabalho conforme a expectativa organizacional; e) Compreensão das normativas organizacionais Alternativa incorreta! É necessário, mas é pelo trabalho que somos contratados e sem o cumprimento dele não pertencemos às organizações. Alternativa incorreta! É necessário, mas é pelo trabalho que somos contratados e sem o cumprimento dele não pertencemos às organizações Alternativa incorreta! É necessário, mas é pelo trabalho que somos contratados e sem o cumprimento dele não pertencemos às organizações Alternativa correta! É pela produção do trabalho que os indivíduos se mantêm nas organizações. Alternativa incorreta! É necessário, mas é pelo trabalho que somos contratados e sem o cumprimento dele não pertencemos às organizações.

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Política de Gestão de Pessoas

Política de Gestão de Pessoas Política de Gestão de Pessoas Versão 1.00 FOLHA DE CONTROLE Título Política de Gestão de Pessoas Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Recursos Humanos - SURH Instrumento de

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Nossa diferença são nossos consultores!

Nossa diferença são nossos consultores! Nossa diferença são nossos consultores! 11 Treinamento/capacitação dos empregados e divulgação/apresentações finais 1 Análise do material atual do PCCS e Avaliação de Desempenho / Planejamento das atividades

Leia mais

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS Maria de Lourdes Nogueira Psicóloga, Mestre Administração de Empresas e Pós-Graduada em ADM.RH e Psicologia Organizacional. É professora do curso de Pós - Graduação

Leia mais

Professora: Daniela Moscon UFBA

Professora: Daniela Moscon UFBA Professora: Daniela Moscon UFBA danielamoscon@yahoo.com.br Agenda Visão panorâmica da gestão de pessoas; Evolução das relações entre indivíduo e organização; O papel estratégico da gestão de pessoas; Modelos

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS MBA EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas é oportunizar os conhecimentos acerca dos

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Prova de Psicologia Organizacional

Prova de Psicologia Organizacional 1. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Qual a alternativa correta que apresenta as etapas citadas acima: (A) Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação. (B)

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS

AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS EDUARDO@ENTHEUSIASMOS.COM.BR 22 DE AGOSTO DE 2017 AS PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO QUE PRODUZEM RESULTADOS EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2020 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

P17 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360º - ERP SAP. Mônica Ferraz Moreira Especialista em RH Celulose Nipo Brasileira / CENIBRA

P17 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360º - ERP SAP. Mônica Ferraz Moreira Especialista em RH Celulose Nipo Brasileira / CENIBRA P17 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360º - ERP SAP Mônica Ferraz Moreira Especialista em RH Celulose Nipo Brasileira / CENIBRA PROGRAMA APRESENTAÇÃO EMPRESA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Política e Diretrizes de

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social.

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. 01 SOBRE Qualidade com parcerias de sucesso. A Mitra é uma cooperativa de trabalho que oferece serviços e soluções para sua área de Recursos

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Transição: de Operacional para Estratégico Fischer (2002) 4 fases correntes teóricas: Departamento pessoal até 20s controle, eficiência, taylorismo, fordismo; Gestão

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências 1 2 FUTUROS Capacitar Acompanhar Avaliar Investir Valorizar Reter ÁREA CRÍTICA Remanejar Traçar metas Disponibilizar MANTENEDORES Desenvolver Manter 3 4 Quem são os talentos de

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração

GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior Objetivos Organizacionais e Individuais das Pessoas Conceitos de Gestão de Pessoas

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71114 Na construção de um sistema de mapeamento das competências essenciais, no nível individual, devem ser considerados diversos critérios, EXCETO o de 1) comunicação e conhecimento 2) criatividade

Leia mais

Educação Corporativa.

Educação Corporativa. O compromisso das empresas com a Educação Corporativa pode ser entendida, hoje, como um dos processos mais importantes para a gestão de pessoas, desenvolvimento de potenciais e aprendizagem organizacional.

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS AULA 02 1 Professora Ms Karen Reis 2012 JOGOS DIGITAIS Atividade em sala de Aula Globalização e a Evolução Tecnológica Mitos e Verdades SWOT Tecnologias de Visualização

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

06/06/

06/06/ www.juliofurtado.com.br www.juliofurtado.com.br 1 0 Para desenvolver pessoas não basta lhes dar informações. É necessário dar-lhes formação para que: - aprendam novas atitudes, soluções, ideias e conceitos;

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008 especial: carreiras 44 vol.7 nº1 jan/fev 2008 Profissionais modernos, empresas arcaicas? As empresas exigem de seus profissionais o desenvolvimento de competências cada vez mais complexas, mas, na prática,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

Deveres do empregador no que respeita à Formação Profissional

Deveres do empregador no que respeita à Formação Profissional Formação Profissional O QUE DIZ A LEI Deveres do empregador no que respeita à Formação Profissional Contribuir para a elevação da produtividade e empregabilidade do trabalhador, nomeadamente proporcionando-lhe

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

Apresentação / Introdução

Apresentação / Introdução Apresentação / Introdução Este documento apresenta as diretrizes que funcionam como base para a Gestão de Recursos Humanos do. Mais do que qualquer outro fator, a experiência, as potencialidades e as competências

Leia mais

Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de

Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de Conselheiro Titular do CREA - RJ Membro da DTE do Clube de Engª. - RJ Diretor Secretário da SOBES - RJ Presidente da ABPA - SP RJ, 29 de Outubro de 2001 O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? É UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO

Leia mais

Iventys Consultoria em Educação Corporativa

Iventys Consultoria em Educação Corporativa Belém 2010 Apresentação A Iventys - Consultoria em Educação Corporativa é uma empresa especializada em realizar treinamentos e cursos voltados à qualificação e desempenho de profissionais e desenvolvimento

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

V Fórum RH na Indústria Automobilística

V Fórum RH na Indústria Automobilística V Fórum RH na Indústria Automobilística APRESENTAÇÃO Fundação Instituto de Administração Educação Executiva, Acadêmica e Profissional Pesquisa Acadêmica e Gerencial Coordenação Guia Você S.A. Melhores

Leia mais

Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais

Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais Goiânia Ariosvaldo Rosilindo I n s t i t u t o A V e z d o M e s t r e Gestão de Recursos Humanos Interno Externo Carga de trabalho Relação Clima Organizacional

Leia mais

9.Gerenciando equipes

9.Gerenciando equipes 9.Gerenciando equipes Curso: Administração e Ciências Contábeis Disciplina: Evolução do Pensamento em Administração Prof.ª Maíra Coêlho Capítulo 10 Gerenciando Equipes ADM Chuck Williams Design e Preparação

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes

Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes Proposta Coaching Executivo Líder Coach Rafael Mendes Coach Rafael Mendes Graduado em Gestão de Recursos Humanos MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching Formação Internacional em Coaching pelo

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Seção 4.1 Conceitos de QVT Seção 4.2 QVT: problemas 1 Seção 4.1 CONCEITOS DE QVT 2 Qualidade de vida (QV) Impossível falar de QVT sem antes falar de QV QV, termo definido pelo

Leia mais

.:. Aula 6.:. Levantamento de Necessidades de Treinamento. Profª Daniela Cartoni

.:. Aula 6.:. Levantamento de Necessidades de Treinamento. Profª Daniela Cartoni .:. Aula 6.:. Levantamento de Necessidades de Treinamento Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br T,D&D Antes: somente conceito de treinamento Hoje: ampliação para desenvolvimento e educação

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em enfermagem Qualificação:

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Francielle Bado - Márcio Erpen Lima - Guilherme Nunes Bolzan DESENVOLVENDO PESSOAS

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação:

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE Nota Final: Para uso do RH Nome do Avaliado: Cargo: Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Nome do Avaliador: Cargo: ASSIDUIDADE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização.

Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização. Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização. Rosangela Martha Gerente Recursos Humanos O RH estratégico é capaz de influenciar não apenas o

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

RETENÇÃO DE TALENTOS

RETENÇÃO DE TALENTOS 1 de 8 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial FDS,TOV,MID, MD, FC 1 Objetivo Atrair e reter talentos, desenvolver competências dos profissionais através

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PROJETO DA PASTA - CEEJA 2018

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PROJETO DA PASTA - CEEJA 2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PROJETO DA PASTA - CEEJA 2018 A Dirigente Regional de Ensino - Região de Miracatu, nos termos da Resolução SE nº 77, de 6-12-2011, alterada pelas

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 469954 Acerca do direito à profissionalização e à proteção no trabalho, segundo o ECA, é correto afirmar que 1) o adolescente aprendiz, maior de quatorze anos de idade, tem assegurados os direitos

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Prof. Saravalli OBJETIVOS 08/03/2016 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o

Leia mais

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos.

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Questão: 71899 Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Considere que, em determinada organização, um empregado venha, há muito tempo, demonstrando crescimento profissional

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 2 Desde os tempos primitivos, a humanidade depara-se com uma tarefa vital: o trabalho. As sociedades primitivas satisfaziam suas necessidades de vida

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 2 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos De instituição Poder decisório centralizado Sistema

Leia mais

PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL

PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL PARA A PETROBRAS: Um excelente desempenho (Valor = SMS + Confiabilidade + Clientes + Rentabilidade) é

Leia mais

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE APRESENTAÇÃO A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas

Leia mais

Remuneração e Recompensa

Remuneração e Recompensa Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto

Leia mais

19/02/2015 GP III 1. Tópicos. Treinamento pode ter vários significados: Meio para desenvolver forças de trabalho a partir dos cargos envolvidos

19/02/2015 GP III 1. Tópicos. Treinamento pode ter vários significados: Meio para desenvolver forças de trabalho a partir dos cargos envolvidos Tópicos pg 1.Introdução 2 2.Conceitos 3 3.Vantagens 4 4.Etapas 8 5.Diagnóstico 9 6.Planejamento 10 7.Implementação e Avaliação 11 8.Meios de se Fazer T & D 12 9.Exercícios 14 10.Bibliografia 15 Treinamento

Leia mais

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL

DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL Andréia Therezinha Lima Reis * A gestão pública brasileira vive um momento de transição e ajustamento às exigências, tanto das leis de responsabilidade

Leia mais