TEORIA NEOCLÁSSICA. Professor Flávio Toledo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA NEOCLÁSSICA. Professor Flávio Toledo."

Transcrição

1 TEORIA NEOCLÁSSICA Professor Flávio Toledo

2 Principais características: Ênfase na prática da administração; Reafirmação dos postulados clássicos; Ênfase nos princípios gerais de administração; Ênfase nos objetivos e nos resultados; Ecletismo.

3 Ênfase na prática da administração. Caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pela busca de resultados concretos e palpáveis, sem se descuidar dos conceitos teóricos da administração. Visou-se desenvolver os conceitos de forma prática e utilizável, ação administrativa. Uma Teoria administrativa só tem valor quando operacionalizada na prática.

4 Reafirmação dos postulados clássicos. Uma reação a enorme influência das ciências do comportamento em detrimento dos aspectos econômicos e concretos. A organização, relações de linha e assessoria, problema da autoridade e responsabilidade, departamentalização e todos os conceitos clássicos são realinhados na abordagem Neoclássica.

5 Ênfase nos princípios gerais de administração. Estabelece normas de comportamento administrativo. Os princípios que os clássicos utilizavam como leis científicas são retomados como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.

6 Ênfase nos Objetivos e Resultados. É em função dos objetivos e resultados que uma organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. São exatamente os objetivos que justificam a existência de uma operação. Enquanto as outras teorias davam ênfase nos meios a neoclássica visa os resultados e objetivos

7 Ecletismo dos Neoclássicos. Os autores neoclássicos, embora se baseiem fortemente na teoria Clássica, são amplamente ecléticos, absorvendo conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas.

8 PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO MAIS UTILIZADOS: QUANTO A OBJETIVOS: Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definidos e estabelecidos por escrito. A organização deve ser simples e flexível. QUANTO AS ATIVIDADES: As responsabilidades designadas para uma posição devem ser confinadas tanto quanto possível ao desempenho de uma simples função. As funções devem ser designadas para os departamentos na base da homogeneidade no sentido de alcançar a operação mais eficiente e econômica.

9 QUANTO A AUTORIDADE: Deve haver linhas claras de autoridade descendo do topo até a base da organização e responsabilidade da base ao topo. A responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito. A responsabilidade deve ser sempre acompanhada de correspondente autoridade. Autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada o mais próximo possível da cena de ação. O número de níveis de autoridade deve ser o mínimo possível.

10 QUANTO A RELAÇÕES: Há um limite quanto ao número de posições que pode ser eficientemente supervisionado por um único indivíduo. Cada indivíduo na organização deve reportar-se apenas a um único supervisor. A responsabilidade da autoridade mais elevada para com os atos de seus subordinados é absoluta. Para os autores neoclássicos, a Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis. No fundo, todas as instituições são organizações e, consequentemente, têm uma dimensão administrativa comum.

11 Ao formular uma teoria das organizações, Drucker salienta que há três aspectos principais nas organizações: QUANTO AOS OBJETIVOS: as organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social. QUANTO A ADMINISTRAÇÃO: todas as grandes organizações são diferentes em seus objetivos, em seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa. QUANTO AO DESEMPENHO INDIVIDUAL: é o campo onde há menor diferença entre as organizações. O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações. As organizações só atuam à medida que seus administradores agem.

12 Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência. EFICÁCIA = é uma medida do alcance de resultados. A eficácia de uma empresa refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade, ou do mercado por meio de seus produtos ou serviços. EFICIÊNCIA = é uma medida da utilização dos recursos nesse processo. É uma relação entre custo e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido.

13 Contudo, nem sempre a eficácia e a eficiência andam de mãos dadas. Uma empresa pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa. EFICIÊNCIA EFICÁCIA Ênfase nos meios Ênfase nos resultados Resolver problemas Atingir resultados Jogar futebol com arte Ganhar a partida

14 Princípios básicos da Organização: Os autores neoclássicos fundamentalizam os princípios da organização formal em quatro pontos: Divisão do trabalho Especialização Hierarquia Distribuição de autoridade e responsabilidade

15 DIVISÃO DO TRABALHO Para ser eficiente a produção deve basear-se na divisão de tarefas, que nada mais é que decompor um processo complexo em uma série de pequenas tarefas. Iniciou-se pelo operário, na administração científica, depois ampliou-se para os escalões superiores, na teoria Clássica. Gerou maior especialização e detalhamento das tarefas e também um melhor aproveitamento do trabalho especializado por meio de departamentalização.

16 DIVISÃO DO TRABALHO As consequências desta divisão de trabalho foram: Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido; Maior eficiência da organização; Redução dos custos de produção, principalmente de mão-de-obra e de materiais diretos.

17 DIVISÃO DO TRABALHO A própria organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativos, para dirigir e executar as tarefas e operações: Nível institucional - Dirigentes e Diretores. Nível intermediário - Gerentes Nível operacional - Supervisores

18 ESPECIALIZAÇÃO E HIERARQUIA São consequências naturais que surgem da divisão de tarefas. Hierarquia leva ao conceito de autoridade - a medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do ocupante do cargo. Para vários autores a autoridade é conceituada como poder formal, significa o direito de dar ordens.

19 Para os neoclássicos a autoridade é o direito formal e legítimo de tomar decisões, transmitir ordens e alocar recursos para alcançar os objetivos desejados pela organização. Características da autoridade para os neoclássicos: A autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas. Os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam, outros administradores nas mesmas posições tem a mesma autoridade.

20 Autoridade é aceita pelos subordinados. Os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento. A autoridade flui abaixo através da hierarquia verticalizada. A autoridade flui do topo até a base da organização e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.

21 A responsabilidade significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. Geralmente, o grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa. Autoridade maior que responsabilidade - Autocrático ou tirano. Autoridade menor que responsabilidade - aumenta a dificuldade da tarefa.

22 Surge o conceito de delegar. DELEGAÇÃO é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. A hierarquização da organização, já representa a distribuição da autoridade e da responsabilidade.

23 Centralização versus descentralização. A teoria Clássica defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada à centralização e a Científica defendia a organização funcional, excessivamente descentralizada. A centralização e descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização.

24 Na Descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização VANTAGENS DA CENTRALIZAÇÃO As decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa. Os tomadores de decisão no topo são geralmente melhor treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.

25 As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais. A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais. DESVANTAGENS DA CENTRALIZAÇÃO As decisões são tomadas por administradores da cúpula que estão distanciados dos fatos e das circunstâncias. Os tomadores de decisão no topo raramente têm contato com as pessoas e situações envolvidas.

26 As linhas de comunicação da cadeia escalar provocam demoras e maior custo operacional. As decisões têm de passar pela cadeia escalar, envolvendo intermediários e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões. VANTAGENS DA DESCENTRALIZAÇÃO As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação. Tomadores de decisão são os que tem mais informação sobre a situação.

27 Maior participação no processo decisorial promove motivação e moral elevado entre os administradores médios. Proporciona excelente treinamento para os administradores médios. DESVANTAGENS DA DESCENTRALIZAÇÃO Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos. Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios.

28 Risco de sub-objetivação: Os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais. As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

29 ABORDAGEM ESTRUTURALISTA

30 ABORDAGEM ESTRUTURALISTA Surgiu como uma reação às práticas administrativas injustas causadas pela Revolução Industrial.

31 TEORIA DA BUROCRACIA

32 MODELO BUROCRÁTICO Desenvolveu-se através de Max Weber ( ), sociólogo alemão, mas foi implantada na Administração a partir de O Modelo Burocrático de organização baseia-se na racionalidade das atividades. Para Weber, há três tipos de organização, cada uma com um tipo de autoridade: Tradicional, Carismática, Racional ou Burocrática.

33

34 CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA

35 DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA

36 MODELO BUROCRÁTICO DE WEBER

37 GRAUS DE BUROCRATIZAÇÃO

38 TEORIA ESTRUTURALISTA

39 TIPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES Há diferenças entre as organizações. Entretanto, elas apresentam algumas características que permitem classificá-las em tipos. 1. Tipologia de Etzioni 2. Tipologia de Blau e Scott

40 ORIGEM DA TEORIA ESTRUTURALISTA Estruturalismo: representa uma nova visão com o surgimento da Escola Sistêmica. Maior pensador: AMITAI ETZIONI Nascido em Werner Falk em 4 de Janeiro de 1929 em Cologne, (Alemanha) é um sociólogo estadunidense-israelense. livro "Organizações Modernas" (1964)

41 TEORIA ESTRUTURALISTA Estrutura é o conjunto formal, de dois ou mais elementos, que permanece inalterado, mesmo com a alteração de algum de seus elementos. Estruturalismo é um método que estuda os elementos com relação à uma totalidade. Está voltado para o todo e para o relacionamento entre as partes. O todo é maior do que a soma das partes. Administração Clássica Teoria das Relações Humanas Teoria Burocrática

42 Classifica em três categorias as organizações, analisando e comparando o controle e a autoridade. Organizações especialistas Organizações não especializadas Organização de serviços

43 OS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO EM UM SISTEMA DE ABORDAGEM MÚLTIPLA Nível Institucional - É o nível organizacional mais elevado, composto dos dirigentes e altos executivos. Nível Gerencial - É o nível intermediário, situado entre o nível institucional e o nível técnico. Cuida do relacionamento e da integração desses dois níveis. Nível Técnico - É o nível mais baixo da organização. É chamado nível operacional e é onde as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos e as técnicas são aplicadas.

44 Os três níveis Organizacionais para PARSONS.

45 ABORDAGEM MÚLTIPLA Os estruturalistas utilizaram alguns conceitos de outras Escolas da Administração para o estudo das organizações. Por isso, considera- se sua abordagem múltipla. Organização Formal e Informal Recompensas Salariais & Materiais, Sociais & Simbólicas. Diferentes níveis hierárquicos Diferentes tipos de organização Análise intra e interorganizacional

46 TIPOLOGIA DE ETZIONI A tipologia de Etzioni enfatiza os sistemas psicossociais das organizações. Tem como desvantagem a pouca atenção dada à estrutura e ao ambiente externo. Tipologia unidimensional, baseada nos tipos de controle.

47 TIPOLOGIA DE ETZIONI As organizações são artificiais e planejadas. Características das organizações: Divisão de trabalho Centros de poder Substituição do pessoal Meios de controle: Físico Material Normativo

48 Envolvimento dos indivíduos: Alienatório Calculista Moral Classificação das organizações: Coercitivas Utilitárias Normativas

49 TIPOLOGIA DE ETZIONI

50 RELAÇÃO ENTRE TIPOS DE PODER E ENVOLVIMENTO

51 TIPOLOGIA DE BLAU E SCOTT Para os autores, as organizações estão inseridas em comunidades, se relacionando, assim, com outras organizações e com os clientes. A tipologia de Blau e Scott é baseada nos beneficiários da organização. Tanto os internos quanto os externos.

52 Beneficiários das organizações: TIPOLOGIA DE BLAU E SCOTT Os próprios membros da organização Os proprietários, acionistas da organização Os clientes O público em geral Tipos de organizações: De beneficiários mútuos De interesses comerciais De serviços De Estado

53 TIPOLOGIA DE BLAU E SCOTT

54 AMBIENTE ORGANIZACIONAL As organizações têm como principal razão de sua existência, atingir objetivos específicos. Uma empresa pode ter mais de um objetivo, em um mesmo tempo. Como há várias organizações no mercado, pode ocorrer de algumas terem objetivos semelhantes, tornando-as concorrentes diretas. Os estruturalistas visualizam as organizações inseridas em um ambiente social, político e econômico.

55 Quanto à análise do ambiente organizacional, os estruturalistas criticam o estudo das outras Escolas, por se limitarem à interação entre as pessoas e entre grupos. Não há, pelas outras Escolas, o estudo da interação entre organizações e seus ambientes. Os estruturalistas usam dois conceitos para o estudo interorganizacional: Interdependência das organizações com a sociedade. Conjunto organizacional classes de organizações.

56 ASPECTOS PRINCIPAIS DO ESTRUTURALISMO A organização é concebida como um sistema social aberto e deliberadamente construído. Os conflitos são considerados inevitáveis e até muitas vezes desejáveis na relação empresaempregado. Incentivos mistos são recomendados (não apenas materiais). O sentido do homem organizacional em contraposição ao homem administrativo, do comportamentalismo, ao homem social, da dinâmica de grupo e ao homem econômico, da administração científica, de Taylor. São visados resultados máximos, à semelhança da Escola Clássica, em oposição ao comportamentalismo, que visa resultados satisfatórios

57 O PAPEL DO CONFLITO NO ESTRUTURALISMO Dependência do homem: das organizações ao longo da vida. Organizações esperam: conformismo total às regras e decisões. O conflito é considerado um processo fundamental e válido. Traz à tona frustrações e desinteligências na organização. Refuta a visão harmônica das escolas anteriores. Conflito (conceito): é toda e qualquer espécie de oposição ou interação antagônica entre duas ou mais pessoas ou partes.

58 Dilemas: São escolhas dentre alternativas, em que algum objetivo muito importante será desprezado em benefício de outro. Tipos de Dilemas: A) Entre coordenação e comunicação; B) Entre disciplina burocrática e conhecimento profissional; C) Entre necessidade de planej. centralizado e iniciativa individual

59 TIPOS MAIS COMUNS DE CONFLITO SEGUNDO ETZIONI: Entre autoridade especialista (conhecimento) e autoridade administrativa (hierárquica). SEGUNDO BLAU E SCOTT: (a)entre organização formal e a informal; (b) No relacionamento entre clientes e a organização.

60 APRECIAÇÃO CRÍTICA Convergência de várias abordagens divergentes. Ênfase na organização: sua estrutura e interação com o ambiente. Análise organizacional mais ampla. Tipologias organizacionais unidimensionais.

61 OBRIGADO! Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo Prof. Flávio Toledo 61

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

UNIP Universidade Paulista

UNIP Universidade Paulista Escola neoclássica A teoria neoclássica da administração, é como foi chamada um conjunto de teorias que surgiram na década de 50. Mesmo com o surgimento da teoria das Relações Humanas a teoria clássica

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista Teoria da Burocracia Ênfase na Estrutura Abordagem Estruturalista Teoria Estruturalista Ênfase na Estrutura,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1 Prof. Fábio Arruda ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No início da década de 1950, a teoria administrativa

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

Seguidores da Teoria Neoclássica

Seguidores da Teoria Neoclássica Teoria Neoclássica da Administração (pag. 147 a 226 livro Chiavenato) A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2 Prof. Fábio Arruda 4- Amplitude Administrativa Significa o nº de subordinados que um administrador

Leia mais

TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO A Administração Científica Teoria Clássica ABORDAGEM HUMANÍSTICA Teoria das Relações Humanas ABORDAGEM NEOCLÁSSICA Teoria Neoclássica ABORDAGEM

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA Centro de Ensino Superior do Amapá Características da Teoria Neoclássica Ênfase na prática da Administração. Reafirmação relativa dos postulados clássicos.

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior Administração Científica Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Primeiro Período - 1903 Segundo

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina?

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Teorias da Administração II 1ª aula satélite 19/outubro Profa Giselle Pavanelli Teorias da Administração II Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Como estudar e obter nota para

Leia mais

Da Burocracia a ISO 9.000

Da Burocracia a ISO 9.000 Da Burocracia a ISO 9.000 Aula 5 EAD-610 2017 1 BUROCRACIA Teoria Clássica Administração Científica Taylor e outros Processo Administrativo Fayol Burocracia Weber 2 SUMÁRIO Conceitos sobre autoridade O

Leia mais

ESTRUTURALISMO. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva

ESTRUTURALISMO. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva ESTRUTURALISMO Doutoranda Rafaela Carolina da Silva SURGIMENTO Arranjo das partes que constituem a organização, cujo funcionamento é determinante e previsto. Análise das contribuições clássicas e humanísticas

Leia mais

Evolução das Teorias Administrativas

Evolução das Teorias Administrativas Evolução das Teorias Administrativas Prof. Esp. Paulo Roberto Rosa Área: Administração N Inscrição: 1473381 Evolução das Teorias Administrativas 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

CAPÍTULO 5. Max Weber e o estudo da Burocracia

CAPÍTULO 5. Max Weber e o estudo da Burocracia CAPÍTULO 5 Max Weber e o estudo da Burocracia Objetivos Pessoas Informação Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações Organização MAXIMIANO /TGA Fig. 5.1 Uma organização é um sistema de recursos que

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MÓDULO 6 - Abordagem Neoclássica da Administração De acordo com CHIAVENATO (2003), esta abordagem surgiu em 1954, nos Estados Unidos da América do Norte, enfocou as

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO 1. Conceito: Teoria iniciada em meados de 1950, que trata a organização formada pelo todo (organização formal e informal) e inserida em um ambiente maior. 2. Estrutura: Conjunto formal constituído por

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas Introdução à Administração Unidade 02 Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Facebook.com/prof.marcelomarques ESTRUTURA LINEAR ESTRUTURA FUNCIONAL ESTRTURUA LINHA STAFF 1 ESTRUTURA LINEAR chefia como fonte exclusiva de autoridade. As ordens seguem por via hierárquica. Cada empregado

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A administração e a enfermagem Administrar: é o processo

Leia mais

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Administração Científica Clássica 1909 Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria burocrática. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria burocrática. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria burocrática Professor: Roberto César BUROCRACIA No início do século XX, MAX WEBER, um sociólogo alemão, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações

Leia mais

4. Teorias da Administração

4. Teorias da Administração 4. Teorias da Administração Teorias da Administração Teorias Mecanicista- Burocrática/Clássica Teorias Gerenciais/Neoclássica TQM- Modelo japonês - Contingenciamento Teorias da Administração ANO TEORIA

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 9 Prof. Fábio Arruda Para facilitar a análise comparativa das organizações, os estruturalistas desenvolvem tipologias de organizações para classificá-las de acordo com certas

Leia mais

conteúdos. Estruturas organizacionais. Princípios de organização. Conceitos. Modelos de Negócio

conteúdos. Estruturas organizacionais. Princípios de organização. Conceitos. Modelos de Negócio IEFP Centro de Formação Profissional de Setúbal 1 conteúdos Estruturas organizacionais Princípios de organização Conceitos Modelos de Negócio 2 3 1 Estrutura organizacional é o conjunto de relações formais

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

www.ricardoalmeida.adm.br

www.ricardoalmeida.adm.br Teoria Neoclássica - Para não esquecer ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear tem sua origem na organização dos antigos exércitos, o princípio da autoridade linear, princípio escalar que estabelece

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Tópicos de discussão Conceitos Administração, gestão, gerência Eficiência, eficácia Organizações Teorias da Administração Escolas e teorias administrativas Trabalho e sociedade

Leia mais

Curso online de Teoria Estruturalista

Curso online de Teoria Estruturalista Curso online de Teoria Estruturalista Não é necessário se cadastrar ou fazer provas. Você estuda e se certifica por isso. Bom aprendizado! Todos os direitos reservados Conteúdo CARGA HORÁRIA NO CERTIFICADO:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo/ Funções Decisões. Recursos. Carreira. Organização. Empresa

ADMINISTRAÇÃO. Processo/ Funções Decisões. Recursos. Carreira. Organização. Empresa Recursos Processo/ Funções Decisões ADMINISTRAÇÃO Organização Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito. Albert Einstein Carreira Empresa Prof. João Filgueiras 1 Acionistas

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

Delegação, centralização e descentralização

Delegação, centralização e descentralização Delegação, centralização e descentralização Amplitude de controle PROF. DACIANE DE O. SILVA DISCIPLINA- OSM Referência: REBOUÇAS, Djalma de Oliveira DELEGAÇÃO Definição : A Delegação pode ser definida

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Prof.: Mauricio Fernandes Lima

Prof.: Mauricio Fernandes Lima Curso: Disciplina: Prof.: Mauricio Fernandes Lima PROFESSOR-AUTOR: Mauricio Lima nasceu em São Luís MA, formado em Administração, CRA-MA nº 3510, dedica-se desde 2002 ao Serviço Público com foco especial

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIDADE : ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Andréia de Carvalho Andrade 2 1- Fundamentos de organização Em uma empresa tem-se

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelos de Gestão AULA 1 PRINCIPAIS MODELOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelos de Gestão AULA 1 PRINCIPAIS MODELOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações; Gestão por

Leia mais

Abordagem Estruturalista Modelo Burocrático. Modelo Burocrático de Organização.

Abordagem Estruturalista Modelo Burocrático. Modelo Burocrático de Organização. Abordagem Estruturalista Modelo Burocrático Modelo Burocrático de Organização. Abordagem Estruturalista Surgiu como uma reação às práticas administrativas injustas causadas pela Revolução Industrial. Teoria

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Teoria Estruturalista da Administração Parte 7 Prof. Fábio Arruda TEORIA ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO A Teoria da Burocracia pretendeu dar as bases de um modelo ideal e racional

Leia mais

Administração de Empresas

Administração de Empresas Administração de Empresas -1- ÍNDICE Administração de Empresas CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO...07 PROCESSO ADMINISTRATIVO...08 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO...09 COMPETÊNCIAS PARA A MÉDIA ADMINISTRAÇÃO...11

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

Disciplina: TGA. AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA)

Disciplina: TGA. AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA) Disciplina: TGA AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

Introdução à Administração Geral 23/11/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Desdobramentos da Abordagem Estruturalista

Introdução à Administração Geral 23/11/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Desdobramentos da Abordagem Estruturalista Introdução à Administração Desdobramentos da Abordagem Estruturalista Unidade 07 Teoria Estruturalista da Administração TEORIA DA BUROCRACIA ÊNFASE NA ESTRUTURA ABORDAGEM www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

Imagens da Organização

Imagens da Organização Duas abordagens críticas: Organização como Máquina Organização como Organismo Vivo 1 Organização como máquina Maquinas são instrumentos precisos e programados para execução de atividades específicas e

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN Curso: SIN-BAC - Bacharelado em Sistemas de Informação Departamento: DSI.. - Sistemas de Informação Disciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Código: 1TGA002 Carga horária: 54 Período letivo: 2016/2 Professor:

Leia mais

TEORIA da BUROCRACIA WEBER ( )

TEORIA da BUROCRACIA WEBER ( ) TEORIA da BUROCRACIA WEBER (1864 1920) LIVROS - A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO, Theory of social and Economic Organization e Três aspectos da autoridade legítima somente a partir de 1940

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Estruturalista (Weber) E Neoclássica (APO Peter Drucker) Slides de Aula Fonte: Chiavenatto e diversos autores 22/11/2014 Abordagem Estruturalista

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Organização, Processo e Estruturas Paula Cruz 1 Organização Processo de estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista os objectivos que a empresa como um todo se propõe

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Abordagem Neoclássica da Administração

Abordagem Neoclássica da Administração ASPECTOS HISTÓRICOS Abordagem Neoclássica da Administração Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos.

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO Organização Linear: mais simples e antiga, princípio de autoridade escalar 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4. Aspecto

Leia mais

Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva

Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva Dps.prog10@yahoo.com.br Administração por objetivos (APO) Origens da APO. Características Principais da APO. Definição de critérios

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3.

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan Unidade 3.3 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Três modelos gerenciais básicos e suas respectivas fontes de legitimação nas organizações. Fundamentos da Administração Origens históricas do Patrimonialismo

Leia mais

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Elsevier/Campus www.elsevier.com.br www.chiavenato.com SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar LIVRO Administração, teoria e prática no contexto brasileiro: Filipe Sobral e Alketa Peci (capítulos 1 e 2) Original: Profª Me. Elizete F. Montalvão Adaptado por Prof. Me.

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo _ facebook e Instagram - @profflaviotoledo CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2 Prof. FábioArruda FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Prever (Previsão) - Avaliação do futuro. Determinar antecipadamente

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão se reportar? Quantas pessoas cada chefe

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1 Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO) A partir da década de 1950,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais