Disciplina: TGA. AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: TGA. AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA)"

Transcrição

1 Disciplina: TGA AULA 3 Assunto: A Abordagem Neoclássica da Administração (TEORIA NEOCLÁSSICA) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: keillalopes@ig.com.br Blog: keillalopes.wordpress.com

2 TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO A Administração Científica Teoria Clássica ABORDAGEM HUMANÍSTICA Teoria das Relações Humanas ABORDAGEM NEOCLÁSSICA Teoria Neoclássica ABORDAGEM ESTRUTURALISTA Teoria Burocrática Teoria Estruturalista PRIMEIRA PROVA 22 OUTUBRO ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO Teoria Comportamental Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O.) ABORDAGEM SISTÊMICA Teoria de Sistemas ABORDAGEM CONTINGENCIAL Teoria da Contingência NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO

3 AULA ANTERIOR E TODAS AS AULAS Cada Teoria da Administração tem um foco de estudo para responder a questões da época que depende de aspectos históricos e necessidades latentes da época em que surgiram. A abordagem neoclássica surge em torno da década de 50, após a Segunda Guerra Mundial. QUAIS AS NECESSIDADES DESTA ÉPOCA???

4 A Teoria Neoclássica da Administração é o nome dado a um conjunto de estudos que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada da Teoria Clássica da Administração, ou seja, a atualização da Teoria Clássica devidamente redimensionada ao tamanho das organizações e dos problemas administrativos da época.

5 Teoria Neoclássica A teoria têm como principal referência Peter Drucker ( ) que tornou-se mundialmente conhecido ao avaliar o modelo de gestão da General Motors e publicar seu trabalho em "Concept of the Corporation" (1946). Peter Drucker é considerado por muitos como o maior guru da administração do século XX o que é evidenciado pela quantidade de suas obras (35 livros) e muitas foram listadas entre os principais best-sellers do gênero. A Teoria Neoclásssica, também, inclui um grupo amplo de autores com Ernest Dale, George Terry, Louis Allen, Harold Koontz, Cyril O Donnell, Michael Jucius, William Newman e Ralph Davis

6 A Teoria Neoclássica enfatiza os aspectos práticos da Administração, sem abrir mão de seus conceitos teóricos, de onde vem a retomada da Teoria Clássica. Enquanto a Administração Científica enfatizava os métodos e a racionalização do trabalho e a Teoria Clássica punha ênfase nos princípios gerais da Administração (divisão do trabalho; autoridade; Unidade de direção, etc) a Teoria Neoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza os fins e os resultados, na busca de eficácia. Há um forte descolamento para os objetivos e resultados.

7 1. Características ou Princípios da Teoria Neoclássica 1. Reafirmação dos postulados clássicos (mas, não somente isto) 2. Retoma estudos das funções administrativas 3. Preocupada nos objetivos e nos resultados 4. Ecletismo nos conceitos (Formado por elementos colhidos em diferentes gêneros ou opiniões). 5. Voltada a prática da administração (principal crítica feita a Teoria Clássica).

8 Características da Abordagem Neoclássica 1. Reafirmação dos postulados clássicos: A Teoria Neoclássica retoma grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingências da atualidade, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.

9 2. Retoma os estudos das funções administrativas: Os princípios de Administração (planejar, organizar, dirigir e controlar) que os clássicos utilizavam como leis científicas são retomados pelos neoclássicos, mas como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os autores neoclássicos se preocupam em estabelecer os princípios gerais da Administração capazes de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções. Esses princípios gerais são apresentados de forma variada por parte de cada autor, em suma, devese planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho de seus subordinados.

10 Características da Abordagem Neoclássica 3. Ênfase nos objetivos e nos resultados: Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função destes objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. SSem dúvida, um dos melhores produtos da Teoria Neoclássica é a chamada Administração por Objetivos (APO).

11 4. Ecletismo nos conceitos: Embora se baseiem na Teoria Clássica, os autores neoclássicos além de muitos são, também, ecléticos, ou seja, absorvem o conteúdo de outras teorias administrativas. Devido a esse ecletismo, a Teoria Neoclássica se configura como Teoria Clássica atualizada, bem como configura a formação do administrador na metade final do século XX.

12 Características da Abordagem Neoclássica 5. Ênfase na prática da administração: A Teoria Neoclássica se apega a principal crítica feita a Teoria Clássica que é a pouca pratica de de trabalhos experimentais. Assim, caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descuidado dos conceitos teóricos da Administração. Daqui vem a origem das suas outras denominações: Escola Operacional; Escola do processo Administrativo; Ação administrativa.

13 1. Características ou Princípios da Teoria Neoclássica 1. Reafirmação dos postulados clássicos (mas, não somente isto) 2. Retoma estudos das funções administrativas 3. Preocupada nos objetivos e nos resultados 4. Ecletismo nos conceitos (Formado por elementos colhidos em diferentes gêneros ou opiniões). 5. Voltada a prática da administração (principal crítica feita a Teoria Clássica).

14 2. OUTROS ESTUDOS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: Administração como Técnica Social Para os neoclássicos a Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço. A administração é uma atividade essencial a todo esforço humano coletivo, seja na empresa industrial, na empresa de serviços, no exército, nos hospitais, na igreja, na biblioteca, no arquivo etc. O ser humano necessita, cada vez mais, cooperar com outras pessoas para atingir seus objetivos. (John S. Oakland)

15 2.2 Aspectos Administrativos Comuns às Organizações Quanto aos objetivos: as organizações não vivem para si próprias, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social (sistema aberto) Quanto à administração: todas as organizações são diferentes em seus objetivos, em seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa. Quanto ao desempenho individual: Não há diferença entre as organizações. O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações. São os indivíduos que fazem, decidem e planejam, enquanto as organizações são ficções legais, pois, por si, nada fazem, nada decidem, nada planejam. Então a eficiência sem eficácia nada representa.

16 2.3 - Eficiência e Eficácia Nestes estudos a importância do Administrador, a eficiência não é natural: Eficiência é a capacidade para produzir um efeito. Eficácia é o ato de produzir os resultados desejados. São os resultados obtidos ou uma medida do alcance de resultados

17 Diferenças entre Eficiência e Eficácia Eficiência Ênfase nos meios Eficácia Ênfase nos resultados Resolver problemas Atingir objetivos Fazer corretamente as coisas Fazer as coisas certas Cumprir tarefas e obrigações Obter resultados Manter as máquinas Treinar subordinados Máquinas em bom funcionamento Dar eficácia aos subordinados

18 2.4 Hierarquia Níveis Institucional (estratégico) Diretores Intermediário (tático) Gerentes e supervidores Operacional Funcionários (operários)

19 Organograma, muito simples...

20

21 2. Outros estudos da Teoria neoclássica: * 2.5 Centralização versus Descentralização Referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está próxima ao topo da organização. Descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis inferiores organização. Obs: A Teoria Clássica defendia a centralização. A T. Neoclássica discorre sobre ambos os assuntos.

22 ATENÇÃO: A descentralização, em si, não é boa nem má, diversos são os fatores irão determinar o grau de centralização ou descentralização de uma organização, como: tamanho da organização, ramo de atividade, filosofia organizacional(cultura organizacional), competência dos subordinados, nível de confiança e disponibilidade de informações que permitam a tomada de decisões.

23 Vantagens da Centralização As decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa; Os tomadores de decisão situados no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos; As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais; Elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais; Certas funções - como compras e tesouraria permitem maior especialização e Vantagens da Descentralização Tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação; Maior participação no processo de decisão, bem como promove motivação e moral elevado entre os gerentes e supervisores; Proporciona construir conhecimento coletivo de forma mais socializada; As decisões são tomadas rapidamente em vários níveis da organização.

24 Desvantagens da Centralização As decisões são tomadas por administradores que estão distanciados dos fatos; Os tomadores de decisão situados no topo raramente têm contato com as pessoas e situações envolvidas; As linhas de comunicação mais distanciadas provocam demoras e maior custo operacional; Cresce a possibilidade de distorções e erros pessoais no processo. Desvantagens da Descentralização Falta de uniformidade nas decisões; Insuficiente aproveitamento dos especialistas; Falta de equipe apropriada.

25 2. Outros estudos da Teoria neoclássica: 2.6 Organização formal e informal: Obs: A Teoria Clássica estudou a organização formal exclusivamente. A TRH estudou a organização informal exclusivamente. A T. Neoclássica discorre sobre ambos os assuntos (organização formal e informal).

26 * 2. OUTROS ESTUDOS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: 2.7 Processo Administrativo ou Funções do Administrador ou Elementos do Administrador Teoria Clássica (Fayol) : Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar Teoria neoclássica: planejamento, organização, direção ( comandar e coordenar) e controle Quando consideradas isoladamente constituem funções administrativas. Quando integradas formam o Processo Administrativo e correspondem aos elementos da Administração ou ciclo administrativo.

27 Ciclo Administrativo Planejamento Controle Ciclo Administrativo Organização Figura 1 Direção

28 Ciclo Administrativo Planejamento Organização Direção Controle Definir missão Formular objetivos Definir os planos para alcançá-los Programar as atividades Dividir o trabalho Designar as atividades Agrupar as atividades em órgãos e cargos Alocar recursos Definir autoridade e responsabilidade Designar as pessoas Coordenar os esforços Comunicar Motivar Liderar Orientar Definir padrões Monitorar o desempenho Avaliar o desempenho Ação corretiva Quadro 1: Demonstrativo de como as funções administrativas devem ser desenvolvidas nas organizações.

29 Planejamento Figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar.

30 Organização 2. Organização como função administrativa Neste sentido, é o como chegar. O ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Esta depende do planejamento, da direção e o do controle para formar o processo administrativo. Para que os objetivos possam ser alcançados, as atividades precisam ser agrupadas de maneira a evitar conflitos e confusões.

31 Direção Após a definição do planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. O principal papel da direção nada mais é do que acionar e dinamizar a empresa. Ela está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados.

32 Abrangência da Direção 1. De nível global: abrange a organização como uma totalidade, correspondente ao nível estratégico da organização. 2. De nível departamental: abrange cada departamento ou unidade da organização Gerência. Corresponde ao nível tático da organização. 3. De nível Operacional: abrange cada grupo de pessoas ou de tarefas supervisão. Envolve o pessoal da base da organização.

33 Controle A finalidade do controle é assegurar que os resultados planejados, organizados e dirigidos se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. Como função restritiva e coercitiva: Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis não aceitos. Como sistema automático de regulação: Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou de funcionamento de um sistema. Como função administrativa: É o controle como parte do processo administrativo, com o planejamento, organização e direção.

34 Fases do Controle 1. Estabelecimento de Padrões: Constitui os objetivos que o controle deverá assegurar. Podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade e etc. 2. Observação do desempenho: Busca obter informações precisas a respeito daquilo que está sendo controlado. 3. Comparação do desenvolvimento com o padrão estabelecido: O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou desvios. 4. Ação Corretiva: As variações e erros devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas.

35 2. Outros estudos da Teoria neoclássica ou decorrências da T. Neoclássica: 2.8 Departamentalização: É uma divisão de atividade, em mesmo nível hierárquico, com o objetivo de aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho. Caracterizase pelo crescimento horizontal do organograma.

36 * Tipos de Departamentalização: 1. Departamentalização por funções. 2. Por produtos ou serviços. 3. Por localização geográfica. 4. Por clientes. 5. Por fases do processo ou processamento. 6. Por projetos.

37 Departamentalização por funções Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. Diretoria Dep. Produção Dep. Vendas Dep. Finanças

38 Vantagens da Departamentalização Funcional Permite agrupar os especialistas sob uma única chefia. Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas. Permite economia de escala. Orienta as pessoas para uma específica atividade.

39 Desvantagens da Departamentalização Funcional Reduz a cooperação entre os departamentos. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis. Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas. Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.

40 Aplicações da Departamentalização Funcional É indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras.

41 2. Outros estudos da Teoria neoclássica ou decorrências da T. Neoclássica: 2.9 Administração Por Objetivos (APO): A partir da década de 1950, com a Teoria Neoclássica, deslocou-se a atenção antes fixada nas chamadas atividades-meio para os objetivos ou finalidades da organização. A preocupação de como administrar passou à preocupação de por que ou para que administrar.

42 Origens da Administração por Objetivos Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro, caracterizando a Administração por Objetivos, sendo considerado o criador da APO. A pressão econômica da época gerou uma administração por pressão, fazendo com que as empresas endurecessem seus controles. Foi então que se buscou uma forma de equilibrar objetivos, surgindo, a partir daí, as idéias de descentralização (das decisões) e de administração por resultados para reverter o processo, fixando objetivos para cada área-chave da empresa.

43 Características da APO 1. Estabelecimento Conjunto de Objetivos entre o Gerente e o Subordinado; 2. Estabelecimento de Objetivos para cada Departamento ou Posição; 3. Interligação entre os Vários Objetivos Departamentais

44 Características da APO 4. Ênfase na Mensuração e no Controle de Resultados; A partir dos objetivos traçados, o gerente e seu subordinado passam a elaborar os planos táticos adequados para alcançá-los da melhor maneira. 5. Contínua Avaliação, Revisão e Reciclagem dos Planos; Todos os sistemas de APO envolve a avaliação e revisão regular do processo efetuado e dos objetivos alcançados, permitindo que providências sejam tomadas e novos objetivo sejam fixados para o período seguinte. 6. Participação Atuante das Gerências e Subordinados; O gerente estabelece os objetivos, vende-os aos subordinados, mensura- os e avalia o progresso. 7. Apoio Intensivo do STAFF. A abordagem do tipo faça-o você mesmo não é aconselhável em APO, pois ela exige coordenação e integração de esforços, o que pode ser feito pelo staff.

45 * A APO é um modelo de administração em que todas as gerências de uma organização estabelecem metas, no início de cada período, de preferência coincidindo com o exercício fiscal da empresa, em consonância com as metas gerais da organização. Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e prever a sua distribuição criteriosa.

46 Fixação de Objetivos A importância dos objetivos pode ser avaliada pelos seguintes aspectos: Os objetivos proporcionam uma diretriz ou uma finalidade comum; Permitem o trabalho em equipe e elimina grupos dentro da organização; Servem de base para avaliar planos e evitam erros devidos à omissão; Melhoram as possibilidades de previsão do futuro;

47 1. CRITÉRIOS DE ESCOLHA DOS OBJETIVOS a) Procurar as atividades de maior impacto nos resultados. b) O objetivo deve ser específico,mensurável e claro. c) Focalizar objetivos na atividade e não na pessoa. d) Detalhar cada objetivo em metas subsidiárias. e) Usar linguagem compreensiva para os gerentes. f) Manter-se dentro dos princípios de administração. g) O objetivo deve indicar os resultados a atingir, sem limitar a liberdade de escolha dos métodos. h) O objetivo deve ser difícil de ser atingido, requerendo esforço especial i) O objetivo deve representar uma tarefa suficiente para todo o exercício fiscal da empresa. j) O objetivo deve estar ligado ao plano de lucros da empresa.

48 2. HIERARQUIA DE OBJETIVOS Os objetivos precisam ser escalonados em uma ordem gradativa de importância, relevância ou de prioridade, hierarquia de objetivos, em função de sua contribuição à organização como um todo. Para que a hierarquia seja equilibrada, são necessários alguns cuidados: a) Os objetivos devem traduzir as aspirações fundamentais da empresa. b) Devem fazer com que todos os órgãos contribuam com uma parcela do esforço geral. c) Devem levar em conta a necessidade de várias alternativas para sua execução. d) Devem ser comunicados a todos os interessados. e) Devem ser periodicamente reexaminados e reformulados, para serem atualizados de acordo com a mudança das condições do mercado.

49 Planejamento Estratégico e Planejamento Tático 1. Conceito de Estratégia e de Tática Podemos definir a estratégia como a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetivos a longo prazo.tática é um esquema específico de emprego de recursos dentro de uma estratégia geral. O plano gerencial, o orçamento anual ou o plano anual de investimentos é um plano tático dentro de uma estratégia global a longo prazo. Estratégia Envolve a organização como uma totalidade. É um meio para alcançar objetivos organizacionais. É orientado para longo prazo. É decidida no nível institucional da organização. Tática Refere-se a cada departamento ou unidade da organização. É um meio para alcançar objetivos departamentais. É orientado para médio ou curto prazo. É definida no nível intermediário por cada gerente de departamento.

50 *CONTRIBUIÇÕES DE OUTROS AUTORES A APO: Ciclo da APO: A APO envolve um processo cíclico de tal forma que o resultado de um ciclo permite correções e ajustamentos no ciclo seguinte, por meio da retroação proporcionada pela avaliação dos resultados. O ciclo da APO corresponde ao exercício fiscal da empresa.

51 Modelo de APO de Humble John W. Humble define a APO como um sistema dinâmico que integra as necessidades da companhia de definir e atingir seus alvos de lucro e crescimento com a necessidade do gerente de contribuir e de desenvolver-se.

52 Modelo de APO de Odiorne George Odiorne propõe um modelo composto por um ciclo de sete etapas,representado na figura abaixo.

53 Desenvolvimento de Executivos A APO geralmente está interligada a um Programa de Desenvolvimento de Executivos. As pessoas constituem a base da organização. Elas precisam participar e colaborar na fixação dos objetivos para que possam enfrentá-los com vitalidade, motivação e interesse. A APO requer em paralelo, um programa de desenvolvimento dos gerentes e subordinados, para que possam melhorar suas qualificações pessoais.

54 * Apreciação Crítica da APO Como a APO envolve objetivos estratégicos, táticos e operacionais é comum que um ou mais desses três processos não funcione bem começando a ocorrer problemas. Coerção sobre subordinados Reduz a auto estima que quem não alcança os objetivos

55 Apreciação Crítica da APO 1. Os 10 Pecados Capitais da APO segundo Humble: a) Não obter a participação da alta direção. b) Dizer que a APO é uma técnica capaz de resolver todos os problemas. c) Adotar a APO dentro de um programa acelerado. d) Fixar somente objetivos quantificáveis. e) Simplificar ao extremo todos os procedimentos f) Aplicar a APO em áreas isoladas não fazer a companhia participar globalmente. g) Delegar todo o projeto da APO ao pessoal de nível inferior. h) Concentrar em indivíduos e ignorar os problemas de grupo. i) Inaugurar o sistema e depois deixá-lo andar sozinho, sem avaliá-lo no percurso. j) Ignorar as metas pessoais dos gerentes, concentrando-se nos objetivos da companhia.

56 Crítica de Levinson O autor afirma que a APO e os processos de avaliação de desempenho são inerentemente autodestrutivos a longo prazo, por serem baseados em uma psicologia de recompensa e punição que intensifica a pressão exercida sobre cada indivíduo, proporcionando-lhe uma escolha de objetivos muito limitada.

57 Crítica de Lodi A formulação da estratégia organizacional esbarra num conflito entre os objetivos de longo prazo e os de curto prazo. Os gerentes tendem a desprezar os objetivos estratégicos em benefício de resultados espetaculares a curto prazo, porque percebem que o sistema de compensação premia o desempenho espetacular imediato, em detrimento de uma contribuição para os resultados futuros do negócio.

58 Referências Bibliográficas: LODI, J. B. História da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas, p.

Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva

Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva Administração por objetivos (APO) Professor: Douglas Pereira da Silva Dps.prog10@yahoo.com.br Administração por objetivos (APO) Origens da APO. Características Principais da APO. Definição de critérios

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 2. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 2. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 2 Prof. Fábio Arruda A APO apresenta as seguintes características: 1. Estabelecimento

Leia mais

Seguidores da Teoria Neoclássica

Seguidores da Teoria Neoclássica Teoria Neoclássica da Administração (pag. 147 a 226 livro Chiavenato) A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos

Leia mais

Profa.: Ms. Leila Souza

Profa.: Ms. Leila Souza Profa.: Ms. Leila Souza 1 Origem da APO - 1954 Livro de Peter Druker APO. - Empresas americanas passavam por momentos difíceis : queda nas margens de lucros, intervenções do governo, redução de despesas,

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2 Prof. Fábio Arruda 4- Amplitude Administrativa Significa o nº de subordinados que um administrador

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica. Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica Decorrências da Teoria Neoclássica : Administração por Objetivos APO. Parte - 1 Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO) A partir da década de 1950,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 1 Prof. Fábio Arruda ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No início da década de 1950, a teoria administrativa

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Teoria Geral de Administração i Prof.: Alexandre Henrique Souza

Teoria Geral de Administração i Prof.: Alexandre Henrique Souza rbusine ess.com m.br ww.inte ww Teoria Geral de Administração i Prof.: Alexandre Henrique Souza Aula 01: APO Administração por Objetivos Origens da Administração por Objetivos (APO) A Administração por

Leia mais

UNIP Universidade Paulista

UNIP Universidade Paulista Escola neoclássica A teoria neoclássica da administração, é como foi chamada um conjunto de teorias que surgiram na década de 50. Mesmo com o surgimento da teoria das Relações Humanas a teoria clássica

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional AULAS EMENTA: Estrutura organizacional e o processo de organização. Níveis hierárquicos e amplitude de controle e estilo gerencial. Departamentalização. I assunto: Estrutura organizacional e o processo

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

TEORIA NEOCLÁSSICA. Professor Flávio Toledo.

TEORIA NEOCLÁSSICA. Professor Flávio Toledo. TEORIA NEOCLÁSSICA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Principais características: Ênfase na prática da administração; Reafirmação dos postulados clássicos; Ênfase nos princípios gerais de administração;

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Departamentalização Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO A Administração Científica Teoria Clássica ABORDAGEM HUMANÍSTICA Teoria das Relações Humanas ABORDAGEM NEOCLÁSSICA Teoria Neoclássica ABORDAGEM

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO Organização Linear: mais simples e antiga, princípio de autoridade escalar 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4. Aspecto

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo Professor Flávio Toledo Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo Direção - Parte Parte 1

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo Direção - Parte Parte 1 ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Decorrências da Teoria Neoclássica: Processo Administrativo Direção - Parte Parte 1 Prof. Fábio Arruda Direção Definido o planejamento e estabelecida

Leia mais

Noções de Administração Geral e Pública

Noções de Administração Geral e Pública TRT Noções de Administração Geral e Pública Funções da Administração Prof. Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Administração Geral e Pública FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO A Administração

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Teoria Neoclássica da Administração

Teoria Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 01. (IBAMA/Analista Administrativo/2013/77) A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Elsevier/Campus www.elsevier.com.br www.chiavenato.com SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

Abordagem Neoclássica da Administração

Abordagem Neoclássica da Administração ASPECTOS HISTÓRICOS Abordagem Neoclássica da Administração Desde os primórdios da humanidade, o homem associou-se a outros para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração. Aula 6 Abordagem Neoclássica

Introdução à Teoria Geral da Administração. Aula 6 Abordagem Neoclássica Introdução à Teoria Geral da Administração Aula 6 Abordagem Neoclássica Fayol II: o Resgate Teoria Clássica Henri Fayol Escreveu o livro no início do século XX Só foi reconhecido nos EUA após sua morte,

Leia mais

Processo de Organização AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO MUNDO ATUAL. Profª. Maíra Barroso Pereira. Março de 2011

Processo de Organização AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO MUNDO ATUAL. Profª. Maíra Barroso Pereira. Março de 2011 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Farmácia Disciplina de Gestão Farmacêutica Processo de Organização Oi Pessoal, tudo bem?! Quais são as expectativas

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com Funções Organizacionais https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Administração por objetivos (APO)

Administração por objetivos (APO) Disciplina: Fundamentos da Administração Prof. Carlos William de Carvalho cwcadm@gmail.com Administração por (APO) A partir da década de 1950 a Teoria Neoclássica deslocou a atenção para: 2 ANTES NOVO

Leia mais

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br MSN: keilla.lopes2@hotmail.com

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA Centro de Ensino Superior do Amapá Características da Teoria Neoclássica Ênfase na prática da Administração. Reafirmação relativa dos postulados clássicos.

Leia mais

Disciplina: Introdução a Administração AULA 1

Disciplina: Introdução a Administração AULA 1 EMENTA A importância do estudo de Administração em outras ciências Contribuição cumulativa dos precursores da Administração e principais escolas do pensamento administrativo (Conceitos, objeto de estudo

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2 Assunto: Interdisciplinaridade Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN Curso: SIN-BAC - Bacharelado em Sistemas de Informação Departamento: DSI.. - Sistemas de Informação Disciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Código: 1TGA002 Carga horária: 54 Período letivo: 2016/2 Professor:

Leia mais

PARTE SEIS ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO

PARTE SEIS ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE SEIS ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO Características APO Estabelecimento Estabelecimento conjunto conjunto entre entre gerente gerente e subordina. subordina. Estabelecimento Estabelecimento

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO O que é Administração? Administração vem do latim Ad = direção ou tendência para algo. Minister = subordinação ou obediência

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA APOSTILA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL MINAS GERAIS 2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É cada vez maior o número de empresas que diante da

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 5 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 2 LEONARDO FERREIRA 1.Planejamento 2.Organização Processo Administrativo 3.Direção 4. Controle 2 O processo Organizacional(1) O planejamento, organização, direção

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 3

Disciplina: OS&M AULA 3 Disciplina: OS&M AULA 3 Assunto: Localização do setor de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Evolução das Teorias Administrativas

Evolução das Teorias Administrativas Evolução das Teorias Administrativas Prof. Esp. Paulo Roberto Rosa Área: Administração N Inscrição: 1473381 Evolução das Teorias Administrativas 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Planejamento Estratégico Aula 1

Planejamento Estratégico Aula 1 ORGANIZAÇÃO Estratégico Aula 1 Prof. Dr. James Luiz Venturi Administração UNIFEBE 2008/II MODERNA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES Organização éum Sistema Aberto ORGANIZAÇÃO MEIO AMBIENTE 2 ORGANIZAÇÃO Conceito

Leia mais

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Brickley, Smith e Zimmerman DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Pode uma simples alteração dos direitos de decisão realmente ter um impacto na produtividade

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS 1. Administração geral: conceitos básicos Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso e o insucesso das organizações

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

Prof a. Nazaré Ferrão

Prof a. Nazaré Ferrão DEPARTAMENTALIZAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II Centro de Ensino Superior do Amapá Profa. Nazaré Ferrão Ò Para a abordagem clássica, a base fundamental da organização é a divisão do trabalho. Ò À

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 3

Disciplina: OS&M AULA 3 Disciplina: OS&M AULA 3 Assunto: Localização do setor de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais