A ida ao circo MATEMÁTICA. Faz uma estimativa para o custo dos bilhetes para as seguintes famílias: Calcula, usando a calculadora, o custo certo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ida ao circo MATEMÁTICA. Faz uma estimativa para o custo dos bilhetes para as seguintes famílias: Calcula, usando a calculadora, o custo certo."

Transcrição

1 7. ANO TRANSPARÊNCIA 1 A ida ao circo Idade (anos) Semana Seg.-Sex. Fim-de-semana Sáb. ou Dom. Crianças < 10 1,25 Æ 1,50 Æ Jovens ,50 Æ 3,90 Æ Adultos > 16 4,55 Æ 6,12 Æ O circo, Georges Seurat ( ) Faz uma estimativa para o custo dos bilhetes para as seguintes famílias: Calcula, usando a calculadora, o custo certo.

2 7. ANO TRANSPARÊNCIA 2 Colocar os números no lugar + = 471 Agora é a tua vez. + = = = = = 469 Inventa problemas idênticos e coloca-os aos teus colegas

3 7. ANO TRANSPARÊNCIA 3 Proporcionalidade directa I Altura da água Tempo Altura da água Tempo Associa cada gráfico ao enchimento do respectivo recipiente.

4 7. ANO TRANSPARÊNCIA 4 Proporcionalidade directa II Fazer compras Andar de táxi INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO 2,00 Æ Taxa fixa: 2,00 Æ Cada km: 0,50 Æ Número de chocolates comprados Custo Æ M * 2 Número de km percorridos Custo da viagem Æ ,50 3,00 3,50 4,00 A 2. a linha obtém-se da 1. a multiplicando por 2. Unindo os pontos correspondentes aos dados da tabela obtém-se uma recta que contém a origem. Existe proporcionalidade directa entre o custo e o número de chocolates comprados. Não existe proporcionalidade directa entre o custo de uma viagem e o número de quilómetros percorridos. A variável y é directamente proporcional à variável x se existe um número c, diferente de zero, tal que y = cx c é a constante de proporcionalidade directa.

5 7. ANO TRANSPARÊNCIA 5 Semelhanças 1. A, B e C são semelhantes. Porquê? 2. A razão de semelhança que transforma a casa A na casa B é de 6 : 4. A razão de semelhança que transforma a casa B na casa C é de 8 : 6. Calcula as alturas das casas A e C sabendo que B tem 5 m de altura. Casa A Casa B 5 m de altura Casa C 3. Qual a razão de semelhança que transforma a casa A na casa C? 4. Como podes construir figuras semelhantes? Constrói, usando métodos diferentes, figuras semelhantes às dadas e indica a razão de semelhança que utilizaste. Apresenta o teu trabalho à tua turma.

6 7. ANO TRANSPARÊNCIA 6 Polígonos semelhantes. Razão de semelhança São semelhantes I e II. Não são semelhantes I e III. Não são semelhantes I e IV. A razão de semelhança que amplia I para II é 2. 1 A razão de semelhança que reduz II para I é. 2 Dois polígonos são semelhantes se e só se existe uma correspondência entre os seus vértices de modo que os ângulos correspondentes sejam geometricamente iguais e os comprimentos dos lados correspondentes proporcionais.

7 7. ANO TRANSPARÊNCIA 7 Coordenadas num referencial cartesiano I Coordenadas de Z Z 1 (4, 3) ABCISSA ORDENADA

8 7. ANO TRANSPARÊNCIA 8 Coordenadas num referencial cartesiano II A 1 (, ) F 1 (, ) L 1 (, ) B 1 (, ) G 1 (, ) M 1 (, ) C 1 (, ) H 1 (, ) N 1 (, ) D 1 (, ) I 1 (, ) O 1 (, ) E 1 (, ) J 1 (, ) P 1 (, )

9 7. ANO TRANSPARÊNCIA 9 População mundial O gráfico mostra a população mundial em 1998 e uma previsão para 2050? Idade (anos) 1. Usa a informação no gráfico para indicar a veracidade ou falsidade da seguinte afirmação: A percentagem da população com idade inferior a 20 anos é a mesma em 1998 e a que se espera para Sim Não Não temos informação suficiente 2. Calcula um valor aproximado para a percentagem de aumento da população de 1998 para 2050: a) correspondente à idade de 60 anos ou mais; b) correspondente ao total da população. 3. Usando a tua resposta em 2., comenta a evolução da população mundial relativa aos dados no gráfico.

10 7. ANO TRANSPARÊNCIA 10 Estatística Matemática e comunicação Cada um dos gráficos seguintes contém informação específica. Para cada um deles explica: como se constrói, em que circunstâncias deve ser utilizado e a informação que se pretende transmitir.

11 As bruxas e os castelos P 7. ANO TRANSPARÊNCIA 11 Equações. Linguagem das equações 10 + x + 2x = 100 Cem bruxas serão O dobro de nós Nós Vós O que é uma equação? Qual é a incógnita? Qual é o 1. membro? E o 2. membro? Quais são os termos? Quais são os termos independentes, ou seja, os que não têm a incógnita? Qual é a raiz ou solução? (Vamos experimentar )

12 7. ANO TRANSPARÊNCIA 12 Princípios de equivalência para a resolução de equações x = 6-2 x = 4 Princípio da adição Obtém-se uma equação equivalente a uma dada equação quando se adiciona ou subtrai a ambos os membros o mesmo número. 2x = 6 2x 2 = 6 x = 3 2 Princípio da multiplicação Obtém-se uma equação equivalente a uma dada equação quando se multiplica ou se divide ambos os membros da equação pelo mesmo número diferente de zero.

13 Ainda as bruxas e os castelos P 7. ANO TRANSPARÊNCIA 13 Resolver equações No Castelo-de-Cima viviam as bruxas com x e no Castelo-de-Baixo viviam as bruxas sem x (os termos independentes). Durante o dia as bruxas estavam em qualquer parte do espaço. Quando chegava à noite todas tinham de regressar ao seu castelo, mas sempre que atravessavam a montanha que separava os castelos trocavam o sinal. Exemplo Dia: Noite: applec applec applec applec applec 2x + 8x x = x + 4x - 7 B! B! 2x + 8x + 4x + 2x - 4x = C C C C C B B B B B! B! C " Significa que a bruxa vive no Castelo-de-Cima. B " Significa que a bruxa vive no Castelo-de-Baixo. 12x =-3 3 x =- ; x = Agora é a tua vez de brincar às bruxas. Escreve uma equação e resolve-a.

14 7. ANO TRANSPARÊNCIA 14 Resolução de problemas Quanto gastou a Ana em telefone? Quantas chamadas fez ao todo? Quanto custa uma chamada de rede fixa? Quanto custa uma chamada de telemóvel? Se x = n. de chamadas de rede fixa, o que representam as expressões: x? ; 0,2x? ; 0,25 (174 - x)? Equação 0,2x + 0,25 (174 - x) = 40. Porquê? Resolve a equação e diz à Ana quantas chamadas ela efectuou para a rede móvel. Passos para a resolução de problemas usando equações 1. Compreender o enunciado. 2. Escrever a equação. 3. Resolver a equação. 4. Verificar a solução.

15 P 7. ANO TRANSPARÊNCIA 15 A gasolina no depósito O gráfico mostra como varia a quantidade de gasolina que tem o depósito do meu carro durante a viagem numa auto-estrada. Responde às seguintes questões: 1. Depois de percorridos 240 km, quanta gasolina tinha o depósito? 2. O depósito do meu carro leva 40 litros de gasolina. Em que momentos da viagem estava mais de meio depósito cheio? 3. Quantas vezes parei para meter gasolina no depósito do carro? 4. Em que estação de abastecimento meti mais gasolina no depósito? Explica como o podes saber. 5. Se nunca tivesse parado, numa dada altura da viagem ficava sem gasolina. Quando é que isso aconteceria? 6. Se apenas tivesse parado uma vez quando é que ficaria sem gasolina? Justifica a resposta. 7. Quantos litros de gasolina gastei nos primeiros 200 km? 8. Quantos litros de gasolina gastei em toda a viagem? 9. Quanto gasta, em média, o meu carro por cada 100 km, em auto-estrada? 10. Depois de 560 km de viagem, vou abandonar a auto-estrada e conduzir 80 km por estradas municipais e em seguida 20 km dentro da cidade, onde terei de parar e arrancar muitas vezes. Nas estradas municipais o meu carro gasta 9 litros por cada 100 km e na cidade 12,5 litros por cada 100 km. Faz um gráfico que mostre o resto da minha viagem.

16 P 7. ANO TRANSPARÊNCIA 16 A máquina das batatas fritas Num centro comercial há uma máquina onde se pode comprar pacotes de batatas fritas de diferentes sabores. A máquina não dá trocos. Num dia fez-se a contabilidade do número de moedas que entraram na máquina. Número de moedas Valor das moedas (em cêntimos) Quanto se apurou nesse dia? 2. Quantos pacotes de batatas fritas foram vendidos? 3. Completa o gráfico de acordo com os dados da tabela. 4. No dia seguinte venderam-se mais 10 pacotes de batatas fritas. Faz uma tabela que possa representar o número de moedas de cada tipo, sabendo que de 1 cêntimo entraram na máquina 80 moedas. Compara a tua resposta com a dos teus colegas.

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5.

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. 8º Ano Ficha de Trabalho 16 fevereiro de 2012 1) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. a) No enunciado são referidas duas variáveis, a quantidade (em kg) e o preço a

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Na figura ao lado, estão representadas, num referencial

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 7.º ANO ANO LECTIVO 2009/2010 DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS E CÁLCULO 1.º PERÍODO

Leia mais

Índice. Equações algébricas. Números racionais. Figuras geométricas. Semelhança. Generalidades sobre funções. Funções, sequências e sucessões

Índice. Equações algébricas. Números racionais. Figuras geométricas. Semelhança. Generalidades sobre funções. Funções, sequências e sucessões Índice Números racionais. Números inteiros. Adição de números inteiros 8. Subtração de números inteiros 0. Números racionais 5. Adição algébrica de números racionais 6. Multiplicação de números racionais

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade

Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo

Leia mais

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2

Matemática 3º Ciclo. Planificação Anual 7.º ano. N.º de aulas. Objectivos 1.º PERÍODO. Ano Lectivo 2009/2010. Apresentação 1. Teste Diagnóstico 2 i Temas Sub-temas Objectivos 1.º PERÍODO Apresentação 1 Teste Diagnóstico 2 Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. Obter números, a partir de outros, por composição e decomposição; Números

Leia mais

Planificação anual 2018/19

Planificação anual 2018/19 Planificação anual Propõe-se a seguinte distribuição dos conteúdos pelos diferentes períodos: 1. Período 2. Período 3. Período Números racionais Expressões algébricas. Potenciação. Raízes quadradas e cúbicas

Leia mais

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO Temas Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa Semelhança de figuras Números racionais 10 14 8 Apresentação/Revisões/Testes/Correcções

Leia mais

Matemática. 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017. Nome: 7º Turma Data: / /2017. Parte 1

Matemática. 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017. Nome: 7º Turma Data: / /2017. Parte 1 Matemática 7.º Ano Ficha de Trabalho - funções Ano letivo 2016/2017 Nome: 7º Turma Data: / /2017 Parte 1 1. Das correspondências seguintes, indica, justificando, as que não são funções. 2. Considera uma

Leia mais

PASSATEMPOS MATEMÁTICA. 7. ano. Quebra-cabeças Números cruzados Construções geométricas Jogos Soluções V O R E A I Z

PASSATEMPOS MATEMÁTICA. 7. ano. Quebra-cabeças Números cruzados Construções geométricas Jogos Soluções V O R E A I Z P PASSATEMPOS MATEMÁTICA 7. ano Quebra-cabeças Números cruzados Construções geométricas Jogos Soluções V O L Â N G U L O M R R E C T A I Z CONHECER MELHOR OS NÚMEROS 1. Observa a sequência. 1.1. Desenha

Leia mais

Exame Nacional de a chamada

Exame Nacional de a chamada Exame Nacional de 007. a chamada 1. O Paulo tem dois dados, um branco e um preto, ambos equilibrados e com a forma de um cubo. As faces do dado branco estão numeradas de 1 a, e as do dado preto estão numeradas

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 7º Ano

Planificação Anual de Matemática 7º Ano Temas transversais: Planificação Anual de Matemática 7º Ano Resolução de Problemas Resolver problemas usando números racionais, utilizando equações e funções em contextos matemáticos e não matemáticos,

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática.º Ciclo do ensino Básico ; 7ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 1 2012 A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo do aluno Nº Turma:

Leia mais

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR Ano letivo 2018/2019 Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais

Leia mais

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1ª série do Ensino Médio Turma º Bimestre de 018 Data / / Escola Aluno 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 13 14 15 16 Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova do

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Uma escola do 1. o ciclo gastou 63 euros na compra de canetas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Planificação 7º ano 2010/2011 Página 1 DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS

Leia mais

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e,

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 1 Data: / / 01 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, 1. Considera as funções: ( ) = ; g ( ) = + 4 ; h ( ) ; i( ) = ; j ( ) = e l( ) f = 7 = 5 1.1.

Leia mais

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas:

2. Escreva em cada caso o intervalo real representado nas retas: ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 018 4º BIMESTRE TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Turma Data Nota Disciplina: Matemática Prof. Tallyne Siqueira Valor 1. Represente na reta real os intervalos:

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função

UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função Nome: 7º ANO MATEMÁTICA Data: / / 1. Comenta cada uma das afirmações seguintes: (A) O comprimento de um lado de um triângulo equilátero é diretamente

Leia mais

Slide 1 Slide 2. Slide 3 Slide 4. Slide 5 Slide 6

Slide 1 Slide 2. Slide 3 Slide 4. Slide 5 Slide 6 Anexos 73 Anexo 1 PowerPoint Slide 1 Slide 2 Slide 3 Slide 4 Y 7 6 Y 7 6 5 4 3 2 1!! "!#$!%! $& ' 5 4 3 2 1 - -7-6 -5-4 -3-2 0-1 1 2 3 4 5 6 7-1 X - -7-6 -5-4 -3-2 0-1 1 2 3 4 5 6 7-1 X -2-2 -3-3 -4-5

Leia mais

1 Usando os algarismos 0, 5 e 9 e uma vírgula, escreve um número: 1.1. maior do que 5 e menor do que maior do que 0,5 e menor do que 0,9.

1 Usando os algarismos 0, 5 e 9 e uma vírgula, escreve um número: 1.1. maior do que 5 e menor do que maior do que 0,5 e menor do que 0,9. 4º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: 1 Usando os algarismos 0, 5 e 9 e uma vírgula, escreve um número: 1.1. maior do que 5 e menor do que 9. 1.2. maior do que 0,5 e menor do que 0,9. 1.3. maior

Leia mais

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO Escola EB,3 de Sande 8.º ANO ANO LETIVO 011/01 FICHA DE TRABALHO N.º 11: CONTINUAÇÃO DA PREPARAÇÃO DO TESTE INTERMÉDIO 1. Na última aula do terceiro período, a turma da Margarida ofereceu à professora

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) MATEMÁTICA - o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Numa modalidade do desporto escolar inscreveram-se inicialmente,

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2011 Professor: Marcelo, Cebola e Natália Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Matemática nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como

Leia mais

RESUMO MATEMÁTICA 6ºANO

RESUMO MATEMÁTICA 6ºANO RESUMO MATEMÁTICA ºANO ESTATÍSTICA MÉDIA para calcular a média de um conjunto de valores, divide-se a soma de todos esses valores pelo número total de dados. MODA é o dado que ocorre com maior frequência,

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA I EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA I EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016 INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 9º Ano: Nº Professora: Maria das Graças COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

Leia mais

Planificação anual de Matemática - 7ºANO

Planificação anual de Matemática - 7ºANO Planificação anual de Matemática - 7ºANO Ano letivo 2018 / 2019 Professores: Ana Figueira, Elsa Ferreira e Raquel Barreto 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Matemática constitui-se

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO (NO PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES) ANO 20 PROFESSOR (a) DISCIPLINA BRUNO REZENDE PEREIRA MATEMÁTICA ALUNO (a) SÉRIE

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) MATEMÁTICA - o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Eercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Considera o sistema de equações seguinte, nas variáveis e

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 7ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 011 A PREENCHER PELO ALUNO Nome

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º CEB da Lousã

Escola Secundária c/ 3º CEB da Lousã Escola Secundária c/ º CEB da Lousã Ficha de Trabalho Matemática 8º Ano 007/008 Nome: Nº Turma: 1. Resolve as seguintes equações e classifica-as: x x a) = 0 8 x+ ( x ) 11 b) = 6 6 x 1 c) + 5 + x x+ = x.

Leia mais

PROVA FINAL DE MATEMÁTICA 9.º ano de escolaridade

PROVA FINAL DE MATEMÁTICA 9.º ano de escolaridade Nome: N.º Turma Data: / / Avaliação Professor Encarregado Educação Parte 1: 35 minutos. (é permitido o uso de calculadora) 1 2 1. Sabe-se que A ]3, 21 21 ] = ] 2, ]. 2 2 Qual dos conjuntos seguintes poderá

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição.

Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / Determina a moda, a média, a mediana e os quartis da referida distribuição. Ficha de Trabalho nº 12 Matemática 7º ano Maio / 2011 1. Num inquérito realizado numa escola a quarenta alunos escolhidos ao acaso sobre o número do respectivo calçado registaram-se os seguintes resultados:

Leia mais

Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática 5º ano

Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática 5º ano Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática 5º ano Números e operações (NO5) Álgebra (ALG5) Geometria e (GM5) Números racionais não negativos Números naturais Expressões algébricas Propriedades geométricas

Leia mais

Caderno 2: 55 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora)

Caderno 2: 55 minutos. Tolerância: 20 minutos. (não é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/1.ª Fase Caderno 2: 7 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Sala de Estudo Acompanhado Municipal

Sala de Estudo Acompanhado Municipal Sala de Estudo Acompanhado Municipal 9º Ano º Teste Intermédio (Modelo) Lê com atenção as questões que se seguem e responde de forma correcta. Bom trabalho! "Cada problema que resolvi, tornou-se numa regra,

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Tarefa nº 2 1. Analise as seguintes correspondências e indique, justificando,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. - Escrever múltiplos

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico - 8ºAno de Escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: /02/2010 Versão A A PREENCHER

Leia mais

1º Período Total tempos previstos: 49

1º Período Total tempos previstos: 49 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período Total tempos previstos: 49 TEMAS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TEMPOS (Previstos)

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Tarefa nº 2 1. Analise as seguintes correspondências e indique,

Leia mais

1-) Uma lata metálica tem a forma de um cilindro, como mostra a figura abaixo. A opção que melhor representa a planificação do cilindro é:

1-) Uma lata metálica tem a forma de um cilindro, como mostra a figura abaixo. A opção que melhor representa a planificação do cilindro é: DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORA: GIOVANA 7os. ANOS (171 e 172) ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO FINAL CORPOS REDONDOS: São sólidos geométricos cujas superfícies têm ao menos uma parte arredondada (não

Leia mais

2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível, as regras operatórias das potências. ( 5) 13 [( 5) 3 ] 4 ( 5) 2

2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível, as regras operatórias das potências. ( 5) 13 [( 5) 3 ] 4 ( 5) 2 Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. Qual é o valor de 1 3 (2 3 2 ) ( 1)? [A] 5 6 [B] 1 6 [C] 5 6 [D] 1 6 2. Calcula o valor numérico da seguinte expressão, usando, sempre que possível,

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A PROVA MODELO N.º 3 12.º ANO DE ESCOLARIDADE Site: http://recursos-para-matematica.webnode.pt/ Facebook: https://www.facebook.com/recursos.para.matematica

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - o ciclo Sistemas de duas equações do 1 o grau com duas incógnitas (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Como x o número de rapazes e y o número

Leia mais

Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação:

Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educação: Escola EB, de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 010/011 Março 011 Nome: Nº: Turma: Classificação: Professor: Enc Educação: Ficha de Avaliação de Matemática Versão Duração do Teste: 90 minutos 4 de Março de 011

Leia mais

OFICINA DE FORMAÇÃO GEOGEBRA UMA VISITA AOS PROGRAMAS DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS. Professora: Elsa Maria Sousa Dias

OFICINA DE FORMAÇÃO GEOGEBRA UMA VISITA AOS PROGRAMAS DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS. Professora: Elsa Maria Sousa Dias OFICINA DE FORMAÇÃO GEOGEBRA UMA VISITA AOS PROGRAMAS DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS Professora: Elsa Maria Sousa Dias Actividade: Estudo do gráfico da Função Afim Formador: Luís Roçadas Enquadramento

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do º ano Assunto: Soluções da ficha de preparação para a ficha de avaliação de Matemática y Considera a equação Resposta: y y y y Resposta:

Leia mais

Teste de Matemática A 2016 / 2017

Teste de Matemática A 2016 / 2017 Teste de Matemática A 2016 / 2017 Teste N.º 5 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Grupo I Os cinco itens deste grupo são de escolha múltipla. Em

Leia mais

[C] 0,1 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões, utilizando, sempre que possível, as propriedades das operações com potências.

[C] 0,1 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões, utilizando, sempre que possível, as propriedades das operações com potências. TESTE DE MATEMÁTICA 7.º ano Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. Qual das seguintes igualdades é verdadeira? [A] [C] 0,1 [B] 3 [D] 2. Calcula o valor de cada uma das seguintes expressões,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA - 2º TRIMESTRE

ROTEIRO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA - 2º TRIMESTRE Nome: Número: Turma: 1º Professor (a): Edson Data: / 09 /17 Disciplina MATEMÁTICA Objetivo: Recuperar o conteúdo desenvolvido no 2º trimestre. Valor: 1,5 Nota: ROTEIRO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA - 2º TRIMESTRE

Leia mais

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS QUESTÃO 01 Um triângulo ABC está inscrito numa semicircunferência de centro O. Como mostra o desenho abaixo. Sabe-se que a medida do segmento AB é de 12 cm. QUESTÃO 04 Numa cidade a conta de telefone é

Leia mais

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau 05 1. Função polinomial do primeiro grau (a) Função constante Toda função f :R R definida como f ()=c, com c R é denominada função constante. Por eemplo:

Leia mais

Não fujas da Matemática!

Não fujas da Matemática! Não fujas da Matemática! Problema: O pai do Filipe decidiu propor ao seu filho um negócio, que consistia em lavar o seu carro pagando-lhe assim uma quantia de 1,5 euros por hora. Se o Filipe demorar 3

Leia mais

Planificação Anual Matemática 7º Ano

Planificação Anual Matemática 7º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ Planificação Anual Matemática 7º Ano Ano letivo 2018/2019 PERÍODO Nº de AULAS PREVISTAS (45 min) 1º 60 2º 60 3º 35 Total: 155 1º Período Total de

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática.º Ciclo do ensino Básico ; 7ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 01 A PREENCHER PELO ALUNO Nome completo do aluno Nª Turma:

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica Eugénio de Castro 3º Ciclo Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica Eugénio de Castro 3º Ciclo Planificação Anual Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais a todos os temas Raciocínio matemático Desenvolver a capacidade de abstração e de generalização, e de compreender

Leia mais

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 8 Nome da Escola Ano letivo Matemática 8.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor

Proposta de teste de avaliação 4 Matemática 8 Nome da Escola Ano letivo Matemática 8.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor Proposta de teste de avaliação Matemática Nome da Escola Ano letivo 0-0 Matemática.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor - - 0 Na resolução dos itens da parte A podes utilizar a calculadora. Na

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º

Escola Secundária de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º Assunto: Preparação para o 3º Teste de Avaliação Lições nº e Data: /0/01 Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o 3º Teste

Leia mais

Função Quadrática e Proporcionalidade Inversa ( )

Função Quadrática e Proporcionalidade Inversa ( ) Função Quadrática e (18-01-08) F. Quadrática e Matemática e Estatística 2007/2008 Função Quadrática Chama-se função quadrática a qualquer função f de R em R dada por uma lei da forma f(x) = ax 2 + bx +

Leia mais

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve:

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve: Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº,, Apresentação dos Conteúdos e Objectivos

Leia mais

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado.

Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado. Nome: Ano / Turma: N.º: Data: - - Caderno 1: (É permitido o uso de calculadora.) O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno 2). Utiliza apenas caneta ou esferográfica, de tinta azul ou

Leia mais

Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL MATEMÁTICA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL MATEMÁTICA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA 2007 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO A preencher pelo estudante NOME COMPLETO BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) ASSINATURA DO ESTUDANTE Não escrevas o teu nome em

Leia mais

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola EBI de Mões Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano: 7º Carga

Leia mais

MATEMÁTICA. Questões de 05 a 08. desses números pela função f ( x) = 3x. sejam, nessa ordem, três termos consecutivos de uma progressão geométrica.

MATEMÁTICA. Questões de 05 a 08. desses números pela função f ( x) = 3x. sejam, nessa ordem, três termos consecutivos de uma progressão geométrica. MAT 6 GRUPO 1 TIPO A MATEMÁTICA Questões de 05 a 08 05 Suponha que os números reais 1 r, 1 e 1+ r sejam, nessa ordem, três termos consecutivos de uma progressão aritmética de razão r 0 Determine r de modo

Leia mais

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico)

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) MATEMÁTICA PARA VIDA Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. MV 1 A Usar a matemática

Leia mais

3 de dezembro de 2012

3 de dezembro de 2012 Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Avaliação de Matemática 3 de dezembro de 2012 A PREENCHER PELO ALUNO 9ºano Nome: nº Turma B A PREENCHER PELO PROFESSOR Classificação: Nível: ( ) Rubrica do professor:

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

Proporcionalidade Directa. Problemas

Proporcionalidade Directa. Problemas Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 2008/2009 Ficha de Trabalho n.º 6 Nome: N.º Data / / Proporcionalidade Directa. Problemas 1. Numa loja de computadores o preço

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A TEMA 2 Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 0º no de Matemática TEM Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Tarefa nº 5 FUNÇÕES LINERES E VRIÇÃO DE PRÂMETROS. Considere as seguintes

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Escola E.B. 2,3 Padre Alberto Neto

Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Escola E.B. 2,3 Padre Alberto Neto Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro Escola E.B. 2, Padre Alberto Neto Ano Lectivo 2010/2011 Resolução da de Matemática 8.º Ano Setembro/2010 1. As figuras seguintes representam quadrados. Determina

Leia mais

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo)

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Objeto de avaliação Itens/Parâmetros Instrumentos Ponderação Conteúdos da Testes

Leia mais

Curso de Formação Continuada de Professores

Curso de Formação Continuada de Professores Tarefa 1 Introdução ao Estudo de Sistemas Lineares Colégio Estadual Vilma Atanázio Disciplina: Matemática Aluno: Sonia Sueli da FC Alves Grupo:1 Tutora: Susi 1. Introdução As atividades propostas têm a

Leia mais

Escola Secundária Poeta António Aleixo

Escola Secundária Poeta António Aleixo Escola Secundária Poeta António Aleixo 6.º Teste de Matemática A.º Ano 0-06-00.ª Parte Para cada uma das sete questões desta primeira parte, seleccione a resposta correcta de entre as quatro alternativas

Leia mais

a) Os números inteiros. b) Os números racionais na forma de fração. c) Os números racionais na forma decimal. d) As dízimas periódicas.

a) Os números inteiros. b) Os números racionais na forma de fração. c) Os números racionais na forma decimal. d) As dízimas periódicas. Educadora: Lilian Nunes C. Curricular: Matemática Data: / /2013 Estudante: 7º Ano CONJUNTOS NUMÉRICOS 01)Dados os números racionais 2,3; ; ; ; ; ; ;, escreva: a) Os números inteiros. b) Os números racionais

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Matemática / 7º ano Página 1 de 5 Documentos Orientadores: PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa, Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC e Aprendizagens

Leia mais

Questão 1. 9 o ano do Ensino Fundamental Turma. 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática

Questão 1. 9 o ano do Ensino Fundamental Turma. 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 9 o ano do Ensino Fundamental Turma EF GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno Questão 1 A figura

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016 ) CONHECIMENTOS CONTEÚDOS OBJETIVOS/METAS CURRICULARES CAPACIDADES

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016 ) CONHECIMENTOS CONTEÚDOS OBJETIVOS/METAS CURRICULARES CAPACIDADES Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

Prova Final de Matemática a Nível de Escola Prova 82/1ª Fase 2018 Caderno Único: Página 1/9

Prova Final de Matemática a Nível de Escola Prova 82/1ª Fase 2018 Caderno Único: Página 1/9 Prova Final de Matemática a Nível de Escola 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei nº139/01, de 5 de julho Prova 8/1ª Fase 9 Páginas Duração da Prova (CADERNO ÚNICO): 90 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita

Teste de Avaliação Escrita Teste de Avaliação Escrita Duração: 9 minutos de dezembro de 13 Escola E.B.,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 13/1 Matemática 9.º B Nome: N.º Classificação: Fraco (% 19%) Insuficiente (% 9%) Suficiente

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Atividades de diagnóstico. Atividades de revisão e recuperação.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Atividades de diagnóstico. Atividades de revisão e recuperação. Escola Secundária Dr. Solano de Abreu Abrantes ENSINO BÁSICO DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática _ 7º ano 2016/2017 Início Fim

Leia mais

E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO. Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade. Curso de Nível III Técnico de Laboratório

E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO. Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade. Curso de Nível III Técnico de Laboratório E. S. JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROISMO Curso de Nível III Técnico de Laboratório Técnico Administrativo PROFIJ Conteúdo Programáticos / Matemática e a Realidade 2º Ano Ano Lectivo de 2008/2009

Leia mais

3º Ciclo do Ensino Básico

3º Ciclo do Ensino Básico ESCOLA EB2,3 INTEGRADA DE PIAS PROVA GLOBAL DO ENSINO BÁSICO 2010 MATEMÁTICA A preencher pelo aluno Nome: N.º: Turma: A preencher pela professora Classificação: Correspondente ao nível: ( ) Assinatura:

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,

Leia mais

DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES. Matemática - 9º Ano. Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE. k y = (com k constante e diferente de zero) x

DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES. Matemática - 9º Ano. Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE. k y = (com k constante e diferente de zero) x DRUIDAS DO SABER CENTRO DE EXPLICAÇÕES 1) Ficha de Trabalho - PROPORCIONALIDADE Matemática - 9º Ano Proporcionalidade directa Se o quociente de duas variáveis é uma constante não nula, as duas variáveis

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA. 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g.

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA. 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Lectivo 013 / 014 1. Na figura, estão representadas, num referencial cartesiano, as funções f e g. Sabe-se que : A função f é uma função quadrática; A

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 8ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: 19/0/010 Versão A A PREENCHER

Leia mais

1. Qual é o valor numérico da expressão

1. Qual é o valor numérico da expressão Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data: / 05/ 011 Assunto: Preparação para o teste intermédio I Lições nº, 1 1 1 0 1. Qual é o valor numérico da expressão + 3?

Leia mais

a) Os números inteiros. b) Os números racionais na forma de fração. c) Os números racionais na forma decimal. d) As dízimas periódicas.

a) Os números inteiros. b) Os números racionais na forma de fração. c) Os números racionais na forma decimal. d) As dízimas periódicas. Estudante: Educadora: Lilian Nunes 7 Ano/Turma: C. Curricular: Matemática CONJUNTOS NUMÉRICOS 01) Dados os números racionais 2,3; 3 ; 8; 2, ; 4,0; 1,6; 1 ; 0,222, escreva: 7 6 a) Os números inteiros. b)

Leia mais

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos EBIAH 9º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO EBIAH PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 9º ANO - 1º Período Integração dos alunos 1 tempo ESTATÍSTICA A aptidão para entender e usar de modo adequado a linguagem

Leia mais

Tarefa nº_ 2.2. (A) Um ponto (B) Uma reta (C) Um plano (D) Nenhuma das anteriores

Tarefa nº_ 2.2. (A) Um ponto (B) Uma reta (C) Um plano (D) Nenhuma das anteriores Tarefa nº_. MATEMÁTICA Geometria Nome: 11º Ano Data / / 1. Num referencial o.n. Oxyz, qual das seguintes condições define uma recta paralela ao eixo Oz? (A) x = y = 1 (C) z = 1 (B) (x, y, z) = (1,,0) +

Leia mais