Projetos. É essencial que se trabalhe com música, mímica, gestos e expressões para que o desenvolvimento cognitivo, sensório motor e social aconteça.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projetos. É essencial que se trabalhe com música, mímica, gestos e expressões para que o desenvolvimento cognitivo, sensório motor e social aconteça."

Transcrição

1 Projetos A Educação Infantil dada às particularidades do desenvolvimento da criança de zero a seis anos, cumpre as funções complementares e indissociáveis: Brincar, Cuidar e Educar, completando os cuidados e a educação realizados na família. Neste contexto o CEI desenvolve suas atividades em salas ambientes com sistema de rodízio de turmas: *Faz de conta *Literatura/fantasia *Artes *Jogos/Brinquedos *Recreação Atividades planejadas de acordo com a faixa etária atendida e embasadas no RCNEI: Identidade e Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade, Matemática. Projetos especiais Movimento Corporal (1º Semestre) Tema: Conhecendo o Mundo Faixa Etária: de 04 meses a 11 meses Período de Duração: 06 meses Turma: BI TA Educadora: Denia S. Borges Justificativa: É necessário nos primeiros meses de vida que se estabeleça muito contato corporal, pois esta é a primeira manifestação do diálogo e da socialização. Portanto, o toque, o carinho e o tom da voz representam o que queremos transmitir para a criança. É essencial que se trabalhe com música, mímica, gestos e expressões para que o desenvolvimento cognitivo, sensório motor e social aconteça. Nesta fase é importante que o bebê reconheça as pessoas que o rodeiam e estabeleça um relacionamento de confiança e limite. O bebê precisa desenvolver as percepções e a sociabilidade, para tanto, é preciso manter uma rotina onde haja horários para a alimentação, higiene e atividades. Objetivos Gerais: Desenvolver o cognitivo, o sensório motor e o social. Ampliar a descoberta de tempo e espaço. Trabalhar a noção de limites. Objetivos Específicos: Discriminar sons e imagens. Propiciar situações de autonomia, como segurar a mamadeira, a chupeta e outros objetos. Comunicar se através da expressão corporal.

2 Acompanhar movimentos e barulhos. Desenvolver aspectos físicos como virar se, levantar o corpo, sentar e etc. Emitir sons com a boca. Pegar, soltar e jogar objetos. Conteúdos: Fazer com que as crianças se interessem por acontecimentos que as rodeiam e aprendam a se comunicar com o mundo, aprendendo a se locomoverem em busca de algo que desejam. Desenvolvimento: Trabalharemos com a estimulação dos sentidos através da alimentação, dos brinquedos e do contato social. Para desenvolver o cognitivo usaremos sons e imagens. A movimentação corporal será proporcionada através de atividades de equilíbrio, de procura às manifestações do ambiente, como barulhos e imagens, conforme a maturação biológica se apresentar. Para trabalhar a musicalização e ritmo são realizadas atividades com objetos que emitam diferentes sons e Cds de músicas variadas, que dão oportunidade de se trabalhar palmas, gestos e expressão corporal. As atividades de coordenação motora se apresentam junto com o manuseio de brinquedos, com a dança, até mesmo na busca da autonomia como segurar a mamadeira, sentar e engatinhar. Pessoas Envolvidas: Crianças, educadores e família Produto Final: As crianças deverão desenvolver as capacidades de sentar e movimentar, juntamente com as percepções e emoções. Avaliação: A avaliação do desenvolvimento da criança ocorrerá continuamente e os progressos serão descritos nos relatórios anexados ao Livro Registro diário de sala de aula. Primeiro Caminhar (2º Semestre) Tema: Aprendendo a Andar Faixa Etária: 04 meses a 1 ano Período de Duração: 06 meses Turma: BI TA Educadoras: Denia S. Borges

3 Justificativa: As crianças estando na fase de sentar e se movimentar é necessário que se estimule o engatinhar e o andar, por isso atividades de coordenação motora são necessárias. A fala deverá ser trabalhada e incentivada através da imitação, dos gestos, das músicas infantis e da socialização. Proporcionar situações onde se desenvolva a autonomia na alimentação para que a criança esteja preparada para a fase seguinte. Objetivos Gerais: Desenvolver o cognitivo, o sensório motor e o social. Ampliar a descoberta de tempo e espaço. Trabalhar a noção de espaço e limites. Objetos Específicos: Familiarizar se com a imagem do próprio corpo. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais. Deslocar com destreza progressiva no espaço ao engatinhar e andar. Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento e outros. Brincar. Expressar se nas situações de interação. Conteúdos: As atividades devem desenvolver, o engatinhar, o andar, o falar. As emoções devem ser estimuladas e respeitadas. Trabalhar com rotinas e limites, pois nessa faixa etária é importante se manter horários para as atividades, para a alimentação e para o sono. Desenvolvimento: Planejar atividades de coordenação motora como; buscar objetos, jogar bola, pegar e soltar brinquedos, bater palmas, dançar, pular no cavalinho de borracha, balançar chocalhos, bater na caixa de papelão com a mão ou com outros objetos. Para o desenvolvimento cognitivo, as atividades devem estimular a musicalização, onde a criança tenha contato com sons diversificados, ritmos e oralidade. Proporcionar situações onde a criança jogue objetos, retire brinquedos das caixas, identifique imagens e imita gestos e expressões. Contar histórias com entonação, gesticulação e movimentação para que a criança desde cedo tenha contato com literaturas e oralidade. Ao explorar um brinquedo olhando, chacoalhando, atirando o ao chão, está formando o conceito de causa e efeito. Reconhecer se no espelho, sorrindo ou tentando um contato.

4 Desenvolver comunicações iniciais como dar adeus, bater palmas, dizer sim ou não, apontar com o dedo o que deseja pegar e balbuciar. Pessoas Envolvidas: Crianças, educadores e família Produto Final: As crianças deverão ter desenvolvido as capacidades de engatinhar e andar, juntamente com a expressão oral que estará se iniciando nessa fase. A alimentação ainda precisará de ajuda, mas a autonomia estará se mostrando nos momentos de colação, pois as crianças já deverão conseguir comer frutas e tomar suco, sozinhos. Avaliação: A cada progresso será anotado no livro de registro, especificando o comportamento e sentidos das crianças diante das atividades propostas, buscando alcançar os objetivos do projeto. Natureza Tema: A Natureza em Minha Vida Período de Duração: 08 meses Educadora: Andresa Mingoni Turma: BII A Justificativa: Favorecer a integração da criança junto ao meio ambiente, ensinando a importância do mesmo para nossas vidas, já que muitas vezes os pais no seu cotidiano com a criança não tem tempo para conversar a respeito da conservação do ambiente com as mesmas. No CEI Aurélio Pacagnella somos privilegiados, temos uma grande área verde, a qual favorecerá o nosso trabalho. Poderemos observar as plantas, os insetos, conversar sobre a importância de tudo isso para nossa vida, numa linguagem que as crianças compreendam e assimilem que devemos proteger o ambiente no geral. Objetivo - Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da Natureza; - Promover oportunidade da criança explorar o meio ambiente; - Interagir com as demais crianças, educadores e com o meio ambiente de forma que favoreça o desenvolvimento cognitivo. Conteúdo - Através da observação dos diversos ambientes da natureza; - Manuseio de livros, revistas que contenham figuras relacionadas com o tema;

5 - Plantação de feijão em latas individuais, para que cada criança observe o desenvolvimento da planta e perceba que é um ser vivo e que precisa de cuidados assim como nós. Desenvolvimento O tema será trabalhado de forma coletiva e individual, onde as crianças possam adquirir o conhecimento sobre a importância da preservação da Natureza, noções de tempo e espaço, distinção de seres vivos e não-vivos. O tema será explorado de acordo com a disponibilidade das crianças e interesse, através de figuras, livros, cartazes, desenhos livres, visitas a jardins públicos, parques, para que as crianças sintam prazer no aprendizado e aprendam brincando. Avaliação Será sistemática e contínua durante todo desenvolvimento do projeto através de observações do desenvolvimento das crianças (seus avanços, suas dificuldades, sua forma de relacionar-se com as coisas da natureza). Tema: Meu 1º contato com o verde Duração: 07 meses Turma: Berçário II B Educadora: Aline Hashisaka Objetivos: Estimular observação da natureza e pensar sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Conteúdo: Cultivo de mudas e sementes Estratégias: Pedir uma caixinha de leite e semente para a família da criança. As crianças, sobre orientação do educador, plantará a mudinha ou a semente na caixinha de leite cheio de terra. A partir daí as crianças vão cuidar de suas plantinhas, colocando água com suas próprias canecas. Também desenvolver atividades como colagem, desenhos, pinturas com materiais como folhas, flores, sementes, etc. Trabalhar músicas que falem da natureza. Recursos: Caixas de leite, mudas e sementes de plantas variadas. Espaço: Sala de aula, pátio e horta. Eixos: Natureza e sociedade, música, linguagem oral e Escrita, artes. Produto Final: Uma exposição para as famílias dos desenhos, produção e vasos cultivados durante o projeto.

6 Avaliação: Observar o interesse e participação do grupo e seus progressos ao relacionar-se com a natureza. Tema: Descobrir e Cuidar-se Duração: Março a Dezembro de 2006 Turma: Berçário II B Educadora: Aline Hashisaka Justificativa: É justamente nesta fase que criança descobre seu corpo e suas funções e percebe que é necessário cuidar de si, e do material utilizado para fazer a higiene pessoal. Objetivo: Estimular a autonomia, a individualidade, a capacidade de organização, social, a linguagem, expressão e consciência corporal e desenvolver princípios básicos de higiene. Conteúdo: noção básica de higiene e cuidados ( banho, escovação dos dentes, controle de esfíncteres) Estratégias: Nas rodas de conversa, através de fantoches, desenho, gravuras, histórias, músicas, teatro, e de outras maneiras possíveis, ir trabalhando questões como usar o vaso sanitário e não mais fralda, tomar banho todos os dias, escovar os dentes, pentear os cabelos, usar canecas e colheres (individualmente) na hora da refeição e não comer com a mão, e outros princípios de higiene. Orientar, trocar experiências e pedir a colaboração das famílias ao longo do ano, principalmente nas reuniões periódicas. Recursos: Livros, fantoches, revistas, papel, giz de cera, materiais de arte e recicláveis em geral, canecas, copos, bucha, sabonete, papel higiênico, escova de dente, pente. Espaço: Sala do faz de conta, sala de literatura/tv/música, pátio externo, sala de referência, sala de artes, banheiro. Eixos: Identidade e autonomia, artes visuais, música, natureza e sociedade. Avaliação: Observação contínua ao longo do processo, sobre o interesse e progresso das crianças nas atividades. A criança no espaço e o espaço agindo na criança Tema: Movimento Período de Duração: Anual

7 Educadora: Andrea Isaias F. Souza Turma: MI TA Justificativa Para a criança pequena movimentar se significa muito mais do que mexer parte do corpo ou deslocar se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio de gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo e do espaço. Quanto menor a criança mais ela precisa de adultos (educador) que interpretem o significado de seus movimentos e expressão, auxiliando a na satisfação de suas necessidades. É só através do movimento coordenado com o corpo que a criança interage com o mundo desenvolvendo se saudavelmente em suas condições físicas, psicológicas, intelectuais e sociais. Objetivos Identificar se e localizar se no seu meio físico e social. Executar em conjunto seqüência de movimentos de coordenação. Executar movimentos motores de maneira direta. Fazer com que as crianças se relacionem de modo significativo com as pessoas e com o mundo. Interessar se pela aprendizagem de músicas. Reconhecer seu corpo no todo. Diferenciar cada uma das partes de seu corpo por meio de movimentos. Discriminar e nomear posições simples (em cima, embaixo, na frente, atrás, no meio, ao lado, longe, perto). Desenvolver a atenção da criança. Desenvolver a percepção através de brincadeira que envolva os sentidos. Desenvolver movimentos com as mãos e dedos. Discriminar sons da natureza. Discriminar sons do próprio corpo. Imitar expressões fisionômicas do colega e do educador.

8 Conteúdo Esquema Corporal. A criança e o meio ambiente (espaço). Coordenação Motora. Orientação espacial. Mímicas. Estruturação do esquema corporal. Exploração das diferentes posições do corpo. Percepção dos seguimentos do corpo. Funções vitais do corpo (respirar, comer, pulsar, etc.). Relação do indivíduo e o espaço ocupado. Relação do indivíduo com os outros. Desenvolvimento Roda da conversa Músicas Literatura Linguagens matemáticas Linguagem oral (gestual) Atividades permanentes de recreação (parque, gramado, bola, bambolê, vídeo, tv e outros) Passeios internos e externos Artes Obs.: Por meio do desenvolvimento dessas atividades é que as crianças atingirão os objetivos e os conteúdos propostos. Pessoas Envolvidas Educadores, famílias e grupo de crianças

9 Avaliação A avaliação será mediante a participação e acompanhamento do educador nas atividades das crianças, para que assim possa ser observado o sucesso, e em que aspecto a criança precisa ser mais estimulada. Produto Final Esperar que a criança no final do processo tenha adquirido consciência do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos, gestos, posturas e atitudes realizadas com eles. Identidade Tema: Quem sou eu? Período de Duração: 8 meses Educadora: Maria Madalena D. Schiavoni Turma: MI TB Justificativa Pensando que nessa fase a criança está se descobrindo como ser que tem suas vontades próprias, seus anseios, mas que também tem suas limitações elaboramos esse projeto para estar auxiliando as mesmas a se encontrarem, conhecendo a si mesmas, desenvolvendo a autoconfiança favorecendo a integração no trabalho em grupo. Objetivo Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites; Relacionar-se progressivamente com as outras crianças, com educadores e demais funcionários do CEI, demonstrando suas necessidades e interesses; Experimentar e utilizar os recursos de que dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, agindo com progressiva autonomia. Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples à saúde e higiene. Conteúdo Jogos; Contos de fadas; Brincadeiras; Recortes e colagens; Leitura; Passeios;

10 Desenvolvimento Proporcionar a interação com as crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas; Promover atividades individuais e em grupos, respeitando as diferenças. Favorecer a linguagem oral; Desenvolver atividades que as crianças identifiquem seus pertences. Pesquisar junto á família a história do nome da criança; Utilizar jogos construídos com os nomes das crianças. Pessoas Envolvidas Educadores, famílias, grupo de crianças. Avaliação O educador observará cada criança, quanto ao seu desenvolvimento e comportamento. Brincando e Aprendendo Duração: março a dezembro Educadora: Rosana Mª de Assis Jaime Turma: MII TA Justificativa O objetivo didático desse projeto é atender as necessidades de aprendizagens, estimular, sugerir situações e experiências que desenvolvam atitudes e procedimentos que preparem as crianças na interação com outras pessoas e em atividade que a criança construa um aprendizado significativo, isto é, ela seja capaz de estabelecer relações entre conhecimentos desde sua concepção e que continuará por toda sua vida. Objetivo Instigar os conhecimentos prévios das crianças; Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais; Sugerir oportunidades para criança explorar o meio ambiente com atitude crítica e investigada, entendendo-se como um ser que participa desse meio e que contribua para sua conservação. Conteúdo Serão trabalhados dentro dos eixos temáticos comuns percorrendo as atividades propostas nos diferentes assuntos abordando os temas comemorativos de cada mês, nos quais serão acrescentados textos pretexto recolhido de diversas procedências:

11 Brincadeiras; Leitura; Cantigas populares; Textos informativos; contos de fada, filmes; recortes, colagens; Dobraduras, pintura e montagens de murais. Portanto tratará de diversos estágios, propondo novos desafios de conhecimento e interesse por todas espécies de vida e respeito à preservação do meio ambiente. Desenvolvimento No primeiro momento iniciaremos uma conversa em grupo com intuito de colher dados dentro do conhecimento de cada criança e suas experiências, sendo registrados todos os relatos, embasados nos assuntos propostos nos objetivos. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as idéias dos alunos para que a partir delas possam construir novos conhecimentos. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais. Propor atividades desafiadoras, ressaltando a necessidade e valorizar o grupo, desenvolvendo o espírito crítico em relações sociais e ambientais a serem exploradas dentro da competência e capacidade com situações que vinculam aspectos atribuídos a ordem física, afetiva, cognitiva e ética. Recursos Humanos Alunos e Educador Recursos Materiais Papéis em geral e colorido; Cola, tesoura, giz de cera e de lousa; Revistas, livros, filmes; Brincadeiras variadas, jogos diversos; Música (cantigas antigas e atuais); Artes visuais, linguagem oral e escrita; Esquema corporal, visual perceptiva; Sucata no geral. Avaliação A avaliação será de forma conjunta através de registro de observações, impressões, situações de aprendizagens semanais, constituído ao planejamento do trabalho com participação das crianças e educador.

12 Abordando assim questionamento, postura, desempenho, atenção, interesse, descobertas, considerando resultados obtidos no dia trabalhado e reflexão maior na valorização e socialização, participação coletiva e construtiva de adquirir autonomia e conhecimentos de maneira integrada e global. A Criança e a Escola 1º Bimestre Período de Duração: março a dezembro Educadora: Gladis Valéria Rodrigues Portugal dos Santos Turma: MII TB O momento atual exige transformações profundas em nossa pratica pedagógica. A educação deve ser vista como um processo dinâmico que atenderá o aluno como um todo. Proporcionando-lhe condições de torna-se um ser pensante ativo e participante. Objetivo Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras. Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento. Explorar a área interna do CEI. Conteúdo Serão desenvolvidas experiências concretas que tornem um elemento participante e reflexivo critico transformador e capaz de resolver seus próprios problemas respeitando seu ritmo de desenvolvimento nos eixos temáticos comuns, percorrendo as atividades propostas. Valorização da leitura como fonte de prazer. Brincadeiras, jogos, e competições gincanas. Dança, musica bandinha, audição. Atividades de artes plásticas, colagem, pintura. Portanto os desafios de conhecimento e interesse por todas as espécies de vida e respeito à preservação do meio ambiente respeitando os limites dentro da faixa etária. Desenvolvimento Atividades com música popular rítmica, mímicas, dramatização coordenação motora ampla. Passeio na área externa e interna no centro de educação infantil. Montagem de domino de bichos, e cores, Expressão corporal, noção de espaço.

13 Avaliação Para que tenhamos condições reais de avaliar se uma criança está ou não desenvolvendo uma motricidade saudável faz-se necessário refletir sobre o ambiente da instituição e o trabalho desenvolvido. A avaliação deve ser contínua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças A Natureza e o Meio Ambiente - 2º bimestre Justificativa Valorizar meio ambiente e a natureza dando à importância a ecologia em nossas vidas. Preservando o verde e a higiene em todos os níveis levando nossas crianças numa educação ambiental. Objetivo geral Adquirir o controle dinâmico em geral. Identificar, comunicar, e respeitar. Valorizar o meio ambiente em que vivemos. Conhecer e valorizar os professores da área relacionamento ao tema. Desenvolver o raciocínio - lógico a expressão oral e corporal coordenação Motora ampla percepção auditiva e visível da criança. Conteúdo Valorização da leitura como fonte de prazer, onde as crianças possam. Participar das situações e proposta das atividades a serem desenvolvidas. Portanto tratará de diversos valores do meio ambiente e explorar o meio Natural, levando a criança conhecer e valorizar a importância ambiental. Desenvolvimento A organização dos conteúdos para o trabalho da natureza e o meio ambiente. Historias, dramatização. Teatrinho com dedo Che, enfeites (em relação ao tema de cada abordagem). Datas comemorativas desenhos, para colorir, recorte e colagem. Brincadeiras dirigidas. Plantar sementes de flores, folhas, diversas musica jogos e audição. Brincando com sucata e dobradura. Avaliação Atualizar sistematicamente as observações, documentando mudanças e conquistas. Para que isso ocorra é necessário que seja oferecido condições para que as crianças explorem suas capacidades expressivas, aceitando com confiança desafios corporais.

14 Estação do Ano - 3º bimestre Justificativa É preciso desperta nas crianças conscientização pela natureza e também o respeito de solidariedade em campanhas emergentes em função de enchentes e frio. Objetivo Diferenciar as estações do ano em seus respectivos topos de clima, observação dos fenômenos da natureza estão causando, caracterizar as estações de o ano conscientizar as crianças com campanhas contra a dengue. Desenvolver entonação de vez a expressão oral e a corporal, por meio a musica e a poesia e brincadeiras. Desenvolver a coordenação motora ampla, percepção auditiva e visual da criança. Conteúdo Será desenvolvida confecção de álbum das estações, confeccionado por eles. E realização de teatrinho com deboche proporcionando a intenção de criança Desenvolvimento Datas comemorativas, recorte, colagem sobre o tema abordado, musica roda de conversa quebra Cabeça, jogos montagem de historias, fantoches. Brincando com sucatas, confecção de álbum das estações do ano e realizações de teatro com dedoche, ex: no verão é tempo de curtir um sol no inverno; bebo chocolate quente no outono, e caem folhinhas que o vento vem varrer; primavera chega a festa e faz tudo florescer. Avaliação Em todo o processo do desenvolvimento, vão ser feitas as observações dos seus avanços e suas dificuldades, sua forma de relacionamento com a natureza e o meio ambiente mediante a participação do educador. Buscando alcançar os objetivos propostos. Eu e o Lixo - 4º bimestre Justificativa Precisamos educar nossas crianças numa educação ambiental, para que elas valorizem o meio ambiente. Objetivo Valorizar o meio ambiente diferenciar os diferentes tipos de lixo. Conhecer e classificar a lixo, compreender processo de reciclagem e de seleção do lixo. Conhecer e valorizar

15 os profissionais relacionados ao tema prevenir as crianças contra as doenças desenvolver o raciocínio - lógico, a expressão oral, e a corporal, a coordenação motora a percepção auditiva e visual da criança. Conteúdo Serão desenvolvidas brincadeiras com sucatas, dobraduras, montagens de historias fazendo com que as crianças se interagem com a situação de cada momento proposto, com aproveitamentos de sucatas e de como identificar respeitando seu ritmo de desenvolvimento, atividades de artes, e colagem, música, dança, valorização da leitura como fonte de prazer. Desenvolvimento Desenho para colorir recorte e colagem, história com fantoches e músicas. Montagem de histórias, brincadeiras dirigidas, teatro com máscara do mosquito da dengue, e sugestão para cartazes dobradura, brincando com sucata e enfeites e datas comemorativas, ex: natal. Avaliação A avaliação será feita através de registros e observações, mediante a valorização e socialização por situações de aprendizagem. Eu e o lixo, o tema abordado será questionado com desempenho, interesse e valorização, com participação coletiva. Tema: Higiene e Autonomia Duração: 1 ano Turma: Maternal II C Educadora: Lílian Conrado Bueno Justificativa: A Higiene é um dos pontos mais importantes no trabalho com as crianças. Ter prazer em cuidar de si e de seu material contribui também para exercer a autonomia e independência. É nessa idade que as crianças se interessam por criar e explorar seus limites, mostrando que são capazes de dominar as situações, para tanto é necessário haver incentivo e estímulo. Objetivo: Desenvolver princípios básicos higiene; Estimular a autonomia, a individualidade, a capacidade de organização, a interação social e a linguagem;

16 Mostrar os limites existentes nos direitos e deveres no convívio social. Conteúdo: Noções básicas de higiene; Regras de convivência; Reconhecimento da escrita do nome; Procedimentos: Nas rodas de conversa, na interação com o grupo, contando histórias, ouvindo músicas, dramatizando com fantoches, educadoras e crianças, brincando, podemos apresentar questões de higiene e autonomia como: tomar banho sozinho, e todos os dias, escovar dentes, pentear os cabelos, comer sozinho, vestir-se e desvestir-se sem ajuda e organizar materiais e objetos pessoais. Os Profissionais da Educação e Conselho de Escola, participam da elaboração, aprovam o Projeto Pedagógico / Regimento Escolar da Unidade Escolar, contribuindo na sua execução. O Projeto Pedagógico quadrienal é apresentado, seguindo Diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal da Educação, e elaborado com sugestões dos membros, que depois de acompanhado, em Reunião, é aprovado.anualmente é elaborado os anexos dos Projetos, conforme o atendimento proposto pela Comunidade Escolar para o Ano Letivo seguinte. Associação de Pais e Mestres Conselho de Escola Participação da APM/Conselho de Escola, nas diversas programações, propostas, e eventos realizados no Centro de Educação Infantil Aurélio Pacagnella, que visam a interação Escola Família Comunidade, colaborando desde a sua organização bem como até sua execução. Plano de Aplicação de Recursos Financeiros: Proposta Pedagógica, de Manutenção e de Assistência ao Aluno Projeto Reciclar é preservar! Adesão e participação do CEI junto a RISA Refrescos Ipiranga S.A. (Coca Cola), trocando materiais recicláveis por itens pré-estabelecidos na tabela de trocas, fornecida pela companhia. Recolher material reciclável como: garrafas descartáveis, latas de alumínio, papelão, revistas, jornais, junto aos pais e comunidade em geral, revertendo a utilização dos mesmos para a Escola. Projeto Permanente: "A Brinquedoteca Terapêutica". Promover Eventos: Promoções da Pizza, Cachorro Quente, Sorvete, Ação entre Amigos. Manter um bazar permanente (roupas, calçados, bijuterias, quadros, e outros) dentro do CEI, através de doações recebidas. Todos os recursos levantados serão utilizados na manutenção da própria APM (despesas com contador, para prestação de contas junto aos pais e interessados), consertos e manutenção do prédio, e situações emergenciais.

17 Plano de Ação A ação do Diretor - Coordenador baseia-se na supervisão, orientação, observação, acompanhamento de todos os âmbitos que permeiam o funcionamento do CEI Aurélio Pacagnella. A partir disso, a ação do trabalho do Diretor - Coordenador do CEI dá-se mediante investimento contínuo através de: Reunião Técnico Pedagógica e de Pais TRs para estudo e reflexão de temas (R.C.N.E.I.), pertinentes ao trabalho desenvolvido Orientação educativa aos funcionários/relacionamento entre todos, zelando pela manutenção de um bom clima de relações humanas dentro do CEI Orientação instrutiva na área de alimentação (higiene, bom atendimento) Promover a relação professor/família, mantendo o êxito do trabalho desenvolvido A passagem para o pré ocorre normalmente, onde as crianças iniciam o ano letivo em outras unidades escolares A projeção de sala respeita a proporção adulto/criança e a faixa etária A acolhida da criança acontece em um ambiente alegre e acolhedor. O oferecimento de um atrativo (dobradura, bexiga, brinquedo confeccionado com reciclagem), que agrade e faz com que a criança sinta prazer em retornar ao CEI, ocorre especificamente no período de adaptação Acompanhamento da freqüência diária do aluno junto ao educador Plano de Ação da APM, levantamento das prioridades, reuniões para prestação de contas e avaliação das propostas elaboradas em conjunto, bem como atender as necessidades vivenciadas no dia a dia na Unidade Escolar.

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO PSICOMOTRICIDADE Educar é Brincar SÉRIE: Contraturno

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo Creche

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo Creche Jardim Infantil Popular da Pontinha Projeto Educativo Creche Crianças de 1 ano Educadora : Célia Ano Letivo:2013 /14 1 Introdução Um Projeto Educativo assume-se como um documento orientador que define

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC BÇÁO e NCL 1º BM - BÇÁO e NCL Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC o estabelecimento de aproximações a algumas noções matemáticas presentes no cotidiano. equência numérica por meio da

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150.

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150. COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150. PROJETO PRIMEIRAS SENSAÇÕES SÉRIE: Berçário A Berçário B PROFESSORAS:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais

Leia mais

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS 13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS A importância da formação pessoal e social da criança para o seu desenvolvimento integral e para a

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 II A Jogos As crianças da Turma dos Amigos, desde os primeiros dias de aula, têm incluídos em sua rotina as brincadeiras com jogos de encaixe. Vários jogos estão disponíveis

Leia mais

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social.

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social. EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL MOVIMENTO SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

PROJETO: OUVIR CANTAR E DANÇAR OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM. Eixos temáticos: Objetivos: Faixa etária: De um a cinco anos (educação Infantil)

PROJETO: OUVIR CANTAR E DANÇAR OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM. Eixos temáticos: Objetivos: Faixa etária: De um a cinco anos (educação Infantil) PROJETO: OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM OUVIR Eixos temáticos: Diferentes linguagens Artes visuais Movimento CANTAR Linguagem Oral; Natureza e Sociedade Objetivos: E DANÇAR Interagir com músicas e movimentos

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos Ano letivo 2015/2016 «Onde nos leva uma obra de arte» Fundamentação teórica (justificação do projeto): As crianças nesta faixa etária (1-2 anos) aprendem com todo o seu

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS SÉRIE: Berçário A Berçário

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL EDUCAÇÃO INFANTIL 01) Tomando como base a bibliografia atual da área, assinale a alternativa que destaca CORRE- TAMENTE os principais eixos de trabalho articuladores do cotidiano pedagógico nas Instituições

Leia mais

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo 01 Direção: Profª Renata Teixeira Junqueira Freire Vice Direção Administrativa: Márcio Lóes Alcalá Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

Objetivos gerais e conteúdos da educação infantil

Objetivos gerais e conteúdos da educação infantil Objetivos gerais e conteúdos da educação infantil Profa. Cláudia Yazlle 29 e 30/março/2011 Objetivos da aula de hoje Refletir sobre a identidade da educação infantil Conhecer os objetivos gerais da educação

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS De acordo com o PCN e o Referencial Curricular da Educação Infantil, a instituição deve criar um ambiente

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. Tema: Boa alimentação Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração:

Leia mais

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil NOSSA MISSÃO: Por meio da educação formar cidadãos felizes, independentes, éticos e solidários VALORES: Respeito, honestidade, boa moral

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MUNDO ENCANTADO DOS NÚMEROS SÉRIE: PRÉ I PROFESSORAS:

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA SÉRIE: 1 ANO PROFESSOR: KELLY

Leia mais

Projeto Quem sou eu? Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas

Projeto Quem sou eu? Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas Projeto Quem sou eu? Image URI: http://mrg.bz/q6vqo3 Tema: Identidade e Autonomia Público alvo: Educação Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade Duração: Seis semanas Justificativa: Tendo em vista a

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE Unidade II ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ana Lucia M. Gasbarro A formação pessoal e social da criança, áreas de conhecimento e desenvolvimento da criança Introdução A importância

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

Histórias em Sequência

Histórias em Sequência Histórias em Sequência Objetivo Geral Através das histórias em sequência fazer com que os alunos trabalhem com a oralidade, escrita, causalidade e vivências pessoais. Objetivos Específicos Trabalho envolvendo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

COLÉGIO MARISTA SANTA MARIA - EDUCAÇÃO INFANTIL- PROJETO ADAPTAÇÃO: VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA

COLÉGIO MARISTA SANTA MARIA - EDUCAÇÃO INFANTIL- PROJETO ADAPTAÇÃO: VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA COLÉGIO MARISTA SANTA MARIA - EDUCAÇÃO INFANTIL- PROJETO ADAPTAÇÃO: VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA NIVEL 1 TURMAS: 1, 2, 3 E 4. PROFESSORAS: ALINE, DANIELE, JOCELAINE E ROSEMARI. Projeto adaptação: Vivências,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Prefeitura Municipal de Santos ESTÂNCIA BALNEÁRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Subsídios para implementação do Plano de Curso de Educação Artística Ensino Fundamental Educação de Jovens

Leia mais

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES NEI João Machado da Silva Justificativa Aproveitar racionalmente a pequena disponibilidade de espaço de terra do NEI João Machado da Silva na produção

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 TÍTULO DO PROGRAMA Balinha e Dentinho. 2 EPISÓDIO TRABALHADO Um punhado de sementes mágicas. 3 SINOPSE DO EPISÓDIO ESPECÍFICO O episódio Um punhado de sementes mágicas

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO

TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO O Orfanato Evangélico, através do Projeto Boa Semente, desenvolveu atividades direcionadas as crianças de 1 mês a 1 ano de idade,

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL I

Conteúdo Programático INFANTIL I Conteúdo Programático INFANTIL I Composição oral Identificação Cor: vermelha Forma: círculo Posições: Dentro e fora Natureza e Sociedade Carnaval Páscoa Dia do Índio Estação do Ano: Outono Experiências

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

Desenvolvimento motor do deficiente auditivo. A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada a outras deficiências, como

Desenvolvimento motor do deficiente auditivo. A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada a outras deficiências, como Texto de apoio ao Curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Desenvolvimento motor do deficiente auditivo A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS)

PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS) PROJETO CIDADANIA NA COMUNIDADE (COMUNIDADE DA ESCOLA SETE LÉGUAS) Rio Verde 2010 MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO Professora responsável: Lílian Alves Rosa da Silva. Endereço: Rua Juarez Fernandes, nº. 178,

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes SETEMBRO Adaptação A escola e o grupo Outono Observar o meio envolvente Adaptar-se ao espaço e ao grupo Explorar o meio envolvente Criar

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil I Segmento I Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano: Infantil I Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - ALUNOS EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS

Leia mais

Projeto - Profissões. Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 3 a 4 anos. Áreas: Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia

Projeto - Profissões. Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 3 a 4 anos. Áreas: Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia Projeto - Profissões Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 3 a 4 anos Áreas: Natureza e Sociedade / Identidade e Autonomia Duração: 5 semanas Justificativa: Este projeto visa apresentar às crianças

Leia mais

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br Resumo O presente projeto O ar existe? foi desenvolvido no CEMEI Juliana Maria Ciarrochi Peres da cidade de São Carlos com alunos da fase

Leia mais

Saúde é qualidade de vida

Saúde é qualidade de vida Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2012 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Saúde é qualidade de vida Justificativa O projeto

Leia mais

Creche Municipal Pequeno Príncipe

Creche Municipal Pequeno Príncipe DESCRIPCIÓN DE LA INSTITUCIÓN UBICACIÓN GEOGRÁFICA Região: Centro Oeste Município: Porto dos Gaúchos MT Título da experiência: Construindo sua identidade no universo da brincadeira Autoras: Claudiane Eidt

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II Desenvolver reações físicas - rítmicas à música (palmas, marchas, etc); Representar, com movimentos corporais elementos e objetos do meio circundante; Deslocar com

Leia mais

A brincadeira na vida da criança

A brincadeira na vida da criança A brincadeira na vida da criança A brincadeira, é parte do crescimento e desenvolvimento da criança, além de ser uma de suas necessidades básicas. 1 A criança precisa brincar porque através da brincadeira,

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

A Arte e as Crianças

A Arte e as Crianças A Arte e as Crianças A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição.

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA APRENDIZAGEM SEMESTRAL Educação Infantil Estimulação Essencial e Pré-Escolar O relatório da Educação Infantil - Estimulação Essencial

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

natural das crianças para esses seres que fazem tão bem às nossas vidas.

natural das crianças para esses seres que fazem tão bem às nossas vidas. Justificativa do Projeto Os animais têm forte presença no dia a dia das crianças, seja de forma física ou através de músicas, desenhos animados, jogos, historias e brinquedos. Além disso, possuem um importante

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

Animação, infantil, escovação, cuidados, dentes, respeito.

Animação, infantil, escovação, cuidados, dentes, respeito. DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA Balinha e Dentinho 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S) Os óculos da vovó 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio Os óculos da vovó faz parte

Leia mais

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) Celi Terezinha Wolff 24 de Junho de 2014 Em trios caracterizar e apresentar para o grande grupo: processo de planejamento; plano

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares

Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares Departamento da Educação Pré Escolar Avaliação na educação pré-escolar -Competências -Critérios gerais de avaliação Ano letivo 2013-2014 1 INTRODUÇÃO Para

Leia mais

EMEB. "ADELINA PEREIRA VENTURA" PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL

EMEB. ADELINA PEREIRA VENTURA PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL EMEB. "ADELINA PEREIRA VENTURA" PROJETO: DIVERSIDADE CULTURAL Cuiabá/2015 Escola: Adelina Pereira Ventura. Cuiabá, 15 de Setembro de 2015. Professora: Suzana Garcia de Arruda Coordenadora: Regina Pereira

Leia mais

Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero

Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero Educação Financeira: Uma questão de Valores? Ricardo Nogueira Patrícia Otero Eixo Temático: Educação Financeira Histórico 1. Encontro com os professores para discussão dos conceitos ligados a Educação

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO II A GRUPO II B GRUPO II C GRUPO II

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 12, Toledo PR Fone: 277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRIZOLA, Silene Francisca dos Santos. (UNEMAT) silenefsb@hotmail.com SILVA, Maria Ivonete da. (UNEMAT) ivonete0304@hotmail.com RESUMO Este projeto foi desenvolvido

Leia mais