Projetos. É essencial que se trabalhe com música, mímica, gestos e expressões para que o desenvolvimento cognitivo, sensório motor e social aconteça.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projetos. É essencial que se trabalhe com música, mímica, gestos e expressões para que o desenvolvimento cognitivo, sensório motor e social aconteça."

Transcrição

1 Projetos A Educação Infantil dada às particularidades do desenvolvimento da criança de zero a seis anos, cumpre as funções complementares e indissociáveis: Brincar, Cuidar e Educar, completando os cuidados e a educação realizados na família. Neste contexto o CEI desenvolve suas atividades em salas ambientes com sistema de rodízio de turmas: *Faz de conta *Literatura/fantasia *Artes *Jogos/Brinquedos *Recreação Atividades planejadas de acordo com a faixa etária atendida e embasadas no RCNEI: Identidade e Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade, Matemática. Projetos especiais Movimento Corporal (1º Semestre) Tema: Conhecendo o Mundo Faixa Etária: de 04 meses a 11 meses Período de Duração: 06 meses Turma: BI TA Educadora: Denia S. Borges Justificativa: É necessário nos primeiros meses de vida que se estabeleça muito contato corporal, pois esta é a primeira manifestação do diálogo e da socialização. Portanto, o toque, o carinho e o tom da voz representam o que queremos transmitir para a criança. É essencial que se trabalhe com música, mímica, gestos e expressões para que o desenvolvimento cognitivo, sensório motor e social aconteça. Nesta fase é importante que o bebê reconheça as pessoas que o rodeiam e estabeleça um relacionamento de confiança e limite. O bebê precisa desenvolver as percepções e a sociabilidade, para tanto, é preciso manter uma rotina onde haja horários para a alimentação, higiene e atividades. Objetivos Gerais: Desenvolver o cognitivo, o sensório motor e o social. Ampliar a descoberta de tempo e espaço. Trabalhar a noção de limites. Objetivos Específicos: Discriminar sons e imagens. Propiciar situações de autonomia, como segurar a mamadeira, a chupeta e outros objetos. Comunicar se através da expressão corporal.

2 Acompanhar movimentos e barulhos. Desenvolver aspectos físicos como virar se, levantar o corpo, sentar e etc. Emitir sons com a boca. Pegar, soltar e jogar objetos. Conteúdos: Fazer com que as crianças se interessem por acontecimentos que as rodeiam e aprendam a se comunicar com o mundo, aprendendo a se locomoverem em busca de algo que desejam. Desenvolvimento: Trabalharemos com a estimulação dos sentidos através da alimentação, dos brinquedos e do contato social. Para desenvolver o cognitivo usaremos sons e imagens. A movimentação corporal será proporcionada através de atividades de equilíbrio, de procura às manifestações do ambiente, como barulhos e imagens, conforme a maturação biológica se apresentar. Para trabalhar a musicalização e ritmo são realizadas atividades com objetos que emitam diferentes sons e Cds de músicas variadas, que dão oportunidade de se trabalhar palmas, gestos e expressão corporal. As atividades de coordenação motora se apresentam junto com o manuseio de brinquedos, com a dança, até mesmo na busca da autonomia como segurar a mamadeira, sentar e engatinhar. Pessoas Envolvidas: Crianças, educadores e família Produto Final: As crianças deverão desenvolver as capacidades de sentar e movimentar, juntamente com as percepções e emoções. Avaliação: A avaliação do desenvolvimento da criança ocorrerá continuamente e os progressos serão descritos nos relatórios anexados ao Livro Registro diário de sala de aula. Primeiro Caminhar (2º Semestre) Tema: Aprendendo a Andar Faixa Etária: 04 meses a 1 ano Período de Duração: 06 meses Turma: BI TA Educadoras: Denia S. Borges

3 Justificativa: As crianças estando na fase de sentar e se movimentar é necessário que se estimule o engatinhar e o andar, por isso atividades de coordenação motora são necessárias. A fala deverá ser trabalhada e incentivada através da imitação, dos gestos, das músicas infantis e da socialização. Proporcionar situações onde se desenvolva a autonomia na alimentação para que a criança esteja preparada para a fase seguinte. Objetivos Gerais: Desenvolver o cognitivo, o sensório motor e o social. Ampliar a descoberta de tempo e espaço. Trabalhar a noção de espaço e limites. Objetos Específicos: Familiarizar se com a imagem do próprio corpo. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais. Deslocar com destreza progressiva no espaço ao engatinhar e andar. Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento e outros. Brincar. Expressar se nas situações de interação. Conteúdos: As atividades devem desenvolver, o engatinhar, o andar, o falar. As emoções devem ser estimuladas e respeitadas. Trabalhar com rotinas e limites, pois nessa faixa etária é importante se manter horários para as atividades, para a alimentação e para o sono. Desenvolvimento: Planejar atividades de coordenação motora como; buscar objetos, jogar bola, pegar e soltar brinquedos, bater palmas, dançar, pular no cavalinho de borracha, balançar chocalhos, bater na caixa de papelão com a mão ou com outros objetos. Para o desenvolvimento cognitivo, as atividades devem estimular a musicalização, onde a criança tenha contato com sons diversificados, ritmos e oralidade. Proporcionar situações onde a criança jogue objetos, retire brinquedos das caixas, identifique imagens e imita gestos e expressões. Contar histórias com entonação, gesticulação e movimentação para que a criança desde cedo tenha contato com literaturas e oralidade. Ao explorar um brinquedo olhando, chacoalhando, atirando o ao chão, está formando o conceito de causa e efeito. Reconhecer se no espelho, sorrindo ou tentando um contato.

4 Desenvolver comunicações iniciais como dar adeus, bater palmas, dizer sim ou não, apontar com o dedo o que deseja pegar e balbuciar. Pessoas Envolvidas: Crianças, educadores e família Produto Final: As crianças deverão ter desenvolvido as capacidades de engatinhar e andar, juntamente com a expressão oral que estará se iniciando nessa fase. A alimentação ainda precisará de ajuda, mas a autonomia estará se mostrando nos momentos de colação, pois as crianças já deverão conseguir comer frutas e tomar suco, sozinhos. Avaliação: A cada progresso será anotado no livro de registro, especificando o comportamento e sentidos das crianças diante das atividades propostas, buscando alcançar os objetivos do projeto. Natureza Tema: A Natureza em Minha Vida Período de Duração: 08 meses Educadora: Andresa Mingoni Turma: BII A Justificativa: Favorecer a integração da criança junto ao meio ambiente, ensinando a importância do mesmo para nossas vidas, já que muitas vezes os pais no seu cotidiano com a criança não tem tempo para conversar a respeito da conservação do ambiente com as mesmas. No CEI Aurélio Pacagnella somos privilegiados, temos uma grande área verde, a qual favorecerá o nosso trabalho. Poderemos observar as plantas, os insetos, conversar sobre a importância de tudo isso para nossa vida, numa linguagem que as crianças compreendam e assimilem que devemos proteger o ambiente no geral. Objetivo - Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da Natureza; - Promover oportunidade da criança explorar o meio ambiente; - Interagir com as demais crianças, educadores e com o meio ambiente de forma que favoreça o desenvolvimento cognitivo. Conteúdo - Através da observação dos diversos ambientes da natureza; - Manuseio de livros, revistas que contenham figuras relacionadas com o tema;

5 - Plantação de feijão em latas individuais, para que cada criança observe o desenvolvimento da planta e perceba que é um ser vivo e que precisa de cuidados assim como nós. Desenvolvimento O tema será trabalhado de forma coletiva e individual, onde as crianças possam adquirir o conhecimento sobre a importância da preservação da Natureza, noções de tempo e espaço, distinção de seres vivos e não-vivos. O tema será explorado de acordo com a disponibilidade das crianças e interesse, através de figuras, livros, cartazes, desenhos livres, visitas a jardins públicos, parques, para que as crianças sintam prazer no aprendizado e aprendam brincando. Avaliação Será sistemática e contínua durante todo desenvolvimento do projeto através de observações do desenvolvimento das crianças (seus avanços, suas dificuldades, sua forma de relacionar-se com as coisas da natureza). Tema: Meu 1º contato com o verde Duração: 07 meses Turma: Berçário II B Educadora: Aline Hashisaka Objetivos: Estimular observação da natureza e pensar sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Conteúdo: Cultivo de mudas e sementes Estratégias: Pedir uma caixinha de leite e semente para a família da criança. As crianças, sobre orientação do educador, plantará a mudinha ou a semente na caixinha de leite cheio de terra. A partir daí as crianças vão cuidar de suas plantinhas, colocando água com suas próprias canecas. Também desenvolver atividades como colagem, desenhos, pinturas com materiais como folhas, flores, sementes, etc. Trabalhar músicas que falem da natureza. Recursos: Caixas de leite, mudas e sementes de plantas variadas. Espaço: Sala de aula, pátio e horta. Eixos: Natureza e sociedade, música, linguagem oral e Escrita, artes. Produto Final: Uma exposição para as famílias dos desenhos, produção e vasos cultivados durante o projeto.

6 Avaliação: Observar o interesse e participação do grupo e seus progressos ao relacionar-se com a natureza. Tema: Descobrir e Cuidar-se Duração: Março a Dezembro de 2006 Turma: Berçário II B Educadora: Aline Hashisaka Justificativa: É justamente nesta fase que criança descobre seu corpo e suas funções e percebe que é necessário cuidar de si, e do material utilizado para fazer a higiene pessoal. Objetivo: Estimular a autonomia, a individualidade, a capacidade de organização, social, a linguagem, expressão e consciência corporal e desenvolver princípios básicos de higiene. Conteúdo: noção básica de higiene e cuidados ( banho, escovação dos dentes, controle de esfíncteres) Estratégias: Nas rodas de conversa, através de fantoches, desenho, gravuras, histórias, músicas, teatro, e de outras maneiras possíveis, ir trabalhando questões como usar o vaso sanitário e não mais fralda, tomar banho todos os dias, escovar os dentes, pentear os cabelos, usar canecas e colheres (individualmente) na hora da refeição e não comer com a mão, e outros princípios de higiene. Orientar, trocar experiências e pedir a colaboração das famílias ao longo do ano, principalmente nas reuniões periódicas. Recursos: Livros, fantoches, revistas, papel, giz de cera, materiais de arte e recicláveis em geral, canecas, copos, bucha, sabonete, papel higiênico, escova de dente, pente. Espaço: Sala do faz de conta, sala de literatura/tv/música, pátio externo, sala de referência, sala de artes, banheiro. Eixos: Identidade e autonomia, artes visuais, música, natureza e sociedade. Avaliação: Observação contínua ao longo do processo, sobre o interesse e progresso das crianças nas atividades. A criança no espaço e o espaço agindo na criança Tema: Movimento Período de Duração: Anual

7 Educadora: Andrea Isaias F. Souza Turma: MI TA Justificativa Para a criança pequena movimentar se significa muito mais do que mexer parte do corpo ou deslocar se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio de gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo e do espaço. Quanto menor a criança mais ela precisa de adultos (educador) que interpretem o significado de seus movimentos e expressão, auxiliando a na satisfação de suas necessidades. É só através do movimento coordenado com o corpo que a criança interage com o mundo desenvolvendo se saudavelmente em suas condições físicas, psicológicas, intelectuais e sociais. Objetivos Identificar se e localizar se no seu meio físico e social. Executar em conjunto seqüência de movimentos de coordenação. Executar movimentos motores de maneira direta. Fazer com que as crianças se relacionem de modo significativo com as pessoas e com o mundo. Interessar se pela aprendizagem de músicas. Reconhecer seu corpo no todo. Diferenciar cada uma das partes de seu corpo por meio de movimentos. Discriminar e nomear posições simples (em cima, embaixo, na frente, atrás, no meio, ao lado, longe, perto). Desenvolver a atenção da criança. Desenvolver a percepção através de brincadeira que envolva os sentidos. Desenvolver movimentos com as mãos e dedos. Discriminar sons da natureza. Discriminar sons do próprio corpo. Imitar expressões fisionômicas do colega e do educador.

8 Conteúdo Esquema Corporal. A criança e o meio ambiente (espaço). Coordenação Motora. Orientação espacial. Mímicas. Estruturação do esquema corporal. Exploração das diferentes posições do corpo. Percepção dos seguimentos do corpo. Funções vitais do corpo (respirar, comer, pulsar, etc.). Relação do indivíduo e o espaço ocupado. Relação do indivíduo com os outros. Desenvolvimento Roda da conversa Músicas Literatura Linguagens matemáticas Linguagem oral (gestual) Atividades permanentes de recreação (parque, gramado, bola, bambolê, vídeo, tv e outros) Passeios internos e externos Artes Obs.: Por meio do desenvolvimento dessas atividades é que as crianças atingirão os objetivos e os conteúdos propostos. Pessoas Envolvidas Educadores, famílias e grupo de crianças

9 Avaliação A avaliação será mediante a participação e acompanhamento do educador nas atividades das crianças, para que assim possa ser observado o sucesso, e em que aspecto a criança precisa ser mais estimulada. Produto Final Esperar que a criança no final do processo tenha adquirido consciência do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos, gestos, posturas e atitudes realizadas com eles. Identidade Tema: Quem sou eu? Período de Duração: 8 meses Educadora: Maria Madalena D. Schiavoni Turma: MI TB Justificativa Pensando que nessa fase a criança está se descobrindo como ser que tem suas vontades próprias, seus anseios, mas que também tem suas limitações elaboramos esse projeto para estar auxiliando as mesmas a se encontrarem, conhecendo a si mesmas, desenvolvendo a autoconfiança favorecendo a integração no trabalho em grupo. Objetivo Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites; Relacionar-se progressivamente com as outras crianças, com educadores e demais funcionários do CEI, demonstrando suas necessidades e interesses; Experimentar e utilizar os recursos de que dispõe para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, agindo com progressiva autonomia. Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples à saúde e higiene. Conteúdo Jogos; Contos de fadas; Brincadeiras; Recortes e colagens; Leitura; Passeios;

10 Desenvolvimento Proporcionar a interação com as crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas; Promover atividades individuais e em grupos, respeitando as diferenças. Favorecer a linguagem oral; Desenvolver atividades que as crianças identifiquem seus pertences. Pesquisar junto á família a história do nome da criança; Utilizar jogos construídos com os nomes das crianças. Pessoas Envolvidas Educadores, famílias, grupo de crianças. Avaliação O educador observará cada criança, quanto ao seu desenvolvimento e comportamento. Brincando e Aprendendo Duração: março a dezembro Educadora: Rosana Mª de Assis Jaime Turma: MII TA Justificativa O objetivo didático desse projeto é atender as necessidades de aprendizagens, estimular, sugerir situações e experiências que desenvolvam atitudes e procedimentos que preparem as crianças na interação com outras pessoas e em atividade que a criança construa um aprendizado significativo, isto é, ela seja capaz de estabelecer relações entre conhecimentos desde sua concepção e que continuará por toda sua vida. Objetivo Instigar os conhecimentos prévios das crianças; Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais; Sugerir oportunidades para criança explorar o meio ambiente com atitude crítica e investigada, entendendo-se como um ser que participa desse meio e que contribua para sua conservação. Conteúdo Serão trabalhados dentro dos eixos temáticos comuns percorrendo as atividades propostas nos diferentes assuntos abordando os temas comemorativos de cada mês, nos quais serão acrescentados textos pretexto recolhido de diversas procedências:

11 Brincadeiras; Leitura; Cantigas populares; Textos informativos; contos de fada, filmes; recortes, colagens; Dobraduras, pintura e montagens de murais. Portanto tratará de diversos estágios, propondo novos desafios de conhecimento e interesse por todas espécies de vida e respeito à preservação do meio ambiente. Desenvolvimento No primeiro momento iniciaremos uma conversa em grupo com intuito de colher dados dentro do conhecimento de cada criança e suas experiências, sendo registrados todos os relatos, embasados nos assuntos propostos nos objetivos. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as idéias dos alunos para que a partir delas possam construir novos conhecimentos. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais. Propor atividades desafiadoras, ressaltando a necessidade e valorizar o grupo, desenvolvendo o espírito crítico em relações sociais e ambientais a serem exploradas dentro da competência e capacidade com situações que vinculam aspectos atribuídos a ordem física, afetiva, cognitiva e ética. Recursos Humanos Alunos e Educador Recursos Materiais Papéis em geral e colorido; Cola, tesoura, giz de cera e de lousa; Revistas, livros, filmes; Brincadeiras variadas, jogos diversos; Música (cantigas antigas e atuais); Artes visuais, linguagem oral e escrita; Esquema corporal, visual perceptiva; Sucata no geral. Avaliação A avaliação será de forma conjunta através de registro de observações, impressões, situações de aprendizagens semanais, constituído ao planejamento do trabalho com participação das crianças e educador.

12 Abordando assim questionamento, postura, desempenho, atenção, interesse, descobertas, considerando resultados obtidos no dia trabalhado e reflexão maior na valorização e socialização, participação coletiva e construtiva de adquirir autonomia e conhecimentos de maneira integrada e global. A Criança e a Escola 1º Bimestre Período de Duração: março a dezembro Educadora: Gladis Valéria Rodrigues Portugal dos Santos Turma: MII TB O momento atual exige transformações profundas em nossa pratica pedagógica. A educação deve ser vista como um processo dinâmico que atenderá o aluno como um todo. Proporcionando-lhe condições de torna-se um ser pensante ativo e participante. Objetivo Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras. Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento. Explorar a área interna do CEI. Conteúdo Serão desenvolvidas experiências concretas que tornem um elemento participante e reflexivo critico transformador e capaz de resolver seus próprios problemas respeitando seu ritmo de desenvolvimento nos eixos temáticos comuns, percorrendo as atividades propostas. Valorização da leitura como fonte de prazer. Brincadeiras, jogos, e competições gincanas. Dança, musica bandinha, audição. Atividades de artes plásticas, colagem, pintura. Portanto os desafios de conhecimento e interesse por todas as espécies de vida e respeito à preservação do meio ambiente respeitando os limites dentro da faixa etária. Desenvolvimento Atividades com música popular rítmica, mímicas, dramatização coordenação motora ampla. Passeio na área externa e interna no centro de educação infantil. Montagem de domino de bichos, e cores, Expressão corporal, noção de espaço.

13 Avaliação Para que tenhamos condições reais de avaliar se uma criança está ou não desenvolvendo uma motricidade saudável faz-se necessário refletir sobre o ambiente da instituição e o trabalho desenvolvido. A avaliação deve ser contínua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças A Natureza e o Meio Ambiente - 2º bimestre Justificativa Valorizar meio ambiente e a natureza dando à importância a ecologia em nossas vidas. Preservando o verde e a higiene em todos os níveis levando nossas crianças numa educação ambiental. Objetivo geral Adquirir o controle dinâmico em geral. Identificar, comunicar, e respeitar. Valorizar o meio ambiente em que vivemos. Conhecer e valorizar os professores da área relacionamento ao tema. Desenvolver o raciocínio - lógico a expressão oral e corporal coordenação Motora ampla percepção auditiva e visível da criança. Conteúdo Valorização da leitura como fonte de prazer, onde as crianças possam. Participar das situações e proposta das atividades a serem desenvolvidas. Portanto tratará de diversos valores do meio ambiente e explorar o meio Natural, levando a criança conhecer e valorizar a importância ambiental. Desenvolvimento A organização dos conteúdos para o trabalho da natureza e o meio ambiente. Historias, dramatização. Teatrinho com dedo Che, enfeites (em relação ao tema de cada abordagem). Datas comemorativas desenhos, para colorir, recorte e colagem. Brincadeiras dirigidas. Plantar sementes de flores, folhas, diversas musica jogos e audição. Brincando com sucata e dobradura. Avaliação Atualizar sistematicamente as observações, documentando mudanças e conquistas. Para que isso ocorra é necessário que seja oferecido condições para que as crianças explorem suas capacidades expressivas, aceitando com confiança desafios corporais.

14 Estação do Ano - 3º bimestre Justificativa É preciso desperta nas crianças conscientização pela natureza e também o respeito de solidariedade em campanhas emergentes em função de enchentes e frio. Objetivo Diferenciar as estações do ano em seus respectivos topos de clima, observação dos fenômenos da natureza estão causando, caracterizar as estações de o ano conscientizar as crianças com campanhas contra a dengue. Desenvolver entonação de vez a expressão oral e a corporal, por meio a musica e a poesia e brincadeiras. Desenvolver a coordenação motora ampla, percepção auditiva e visual da criança. Conteúdo Será desenvolvida confecção de álbum das estações, confeccionado por eles. E realização de teatrinho com deboche proporcionando a intenção de criança Desenvolvimento Datas comemorativas, recorte, colagem sobre o tema abordado, musica roda de conversa quebra Cabeça, jogos montagem de historias, fantoches. Brincando com sucatas, confecção de álbum das estações do ano e realizações de teatro com dedoche, ex: no verão é tempo de curtir um sol no inverno; bebo chocolate quente no outono, e caem folhinhas que o vento vem varrer; primavera chega a festa e faz tudo florescer. Avaliação Em todo o processo do desenvolvimento, vão ser feitas as observações dos seus avanços e suas dificuldades, sua forma de relacionamento com a natureza e o meio ambiente mediante a participação do educador. Buscando alcançar os objetivos propostos. Eu e o Lixo - 4º bimestre Justificativa Precisamos educar nossas crianças numa educação ambiental, para que elas valorizem o meio ambiente. Objetivo Valorizar o meio ambiente diferenciar os diferentes tipos de lixo. Conhecer e classificar a lixo, compreender processo de reciclagem e de seleção do lixo. Conhecer e valorizar

15 os profissionais relacionados ao tema prevenir as crianças contra as doenças desenvolver o raciocínio - lógico, a expressão oral, e a corporal, a coordenação motora a percepção auditiva e visual da criança. Conteúdo Serão desenvolvidas brincadeiras com sucatas, dobraduras, montagens de historias fazendo com que as crianças se interagem com a situação de cada momento proposto, com aproveitamentos de sucatas e de como identificar respeitando seu ritmo de desenvolvimento, atividades de artes, e colagem, música, dança, valorização da leitura como fonte de prazer. Desenvolvimento Desenho para colorir recorte e colagem, história com fantoches e músicas. Montagem de histórias, brincadeiras dirigidas, teatro com máscara do mosquito da dengue, e sugestão para cartazes dobradura, brincando com sucata e enfeites e datas comemorativas, ex: natal. Avaliação A avaliação será feita através de registros e observações, mediante a valorização e socialização por situações de aprendizagem. Eu e o lixo, o tema abordado será questionado com desempenho, interesse e valorização, com participação coletiva. Tema: Higiene e Autonomia Duração: 1 ano Turma: Maternal II C Educadora: Lílian Conrado Bueno Justificativa: A Higiene é um dos pontos mais importantes no trabalho com as crianças. Ter prazer em cuidar de si e de seu material contribui também para exercer a autonomia e independência. É nessa idade que as crianças se interessam por criar e explorar seus limites, mostrando que são capazes de dominar as situações, para tanto é necessário haver incentivo e estímulo. Objetivo: Desenvolver princípios básicos higiene; Estimular a autonomia, a individualidade, a capacidade de organização, a interação social e a linguagem;

16 Mostrar os limites existentes nos direitos e deveres no convívio social. Conteúdo: Noções básicas de higiene; Regras de convivência; Reconhecimento da escrita do nome; Procedimentos: Nas rodas de conversa, na interação com o grupo, contando histórias, ouvindo músicas, dramatizando com fantoches, educadoras e crianças, brincando, podemos apresentar questões de higiene e autonomia como: tomar banho sozinho, e todos os dias, escovar dentes, pentear os cabelos, comer sozinho, vestir-se e desvestir-se sem ajuda e organizar materiais e objetos pessoais. Os Profissionais da Educação e Conselho de Escola, participam da elaboração, aprovam o Projeto Pedagógico / Regimento Escolar da Unidade Escolar, contribuindo na sua execução. O Projeto Pedagógico quadrienal é apresentado, seguindo Diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal da Educação, e elaborado com sugestões dos membros, que depois de acompanhado, em Reunião, é aprovado.anualmente é elaborado os anexos dos Projetos, conforme o atendimento proposto pela Comunidade Escolar para o Ano Letivo seguinte. Associação de Pais e Mestres Conselho de Escola Participação da APM/Conselho de Escola, nas diversas programações, propostas, e eventos realizados no Centro de Educação Infantil Aurélio Pacagnella, que visam a interação Escola Família Comunidade, colaborando desde a sua organização bem como até sua execução. Plano de Aplicação de Recursos Financeiros: Proposta Pedagógica, de Manutenção e de Assistência ao Aluno Projeto Reciclar é preservar! Adesão e participação do CEI junto a RISA Refrescos Ipiranga S.A. (Coca Cola), trocando materiais recicláveis por itens pré-estabelecidos na tabela de trocas, fornecida pela companhia. Recolher material reciclável como: garrafas descartáveis, latas de alumínio, papelão, revistas, jornais, junto aos pais e comunidade em geral, revertendo a utilização dos mesmos para a Escola. Projeto Permanente: "A Brinquedoteca Terapêutica". Promover Eventos: Promoções da Pizza, Cachorro Quente, Sorvete, Ação entre Amigos. Manter um bazar permanente (roupas, calçados, bijuterias, quadros, e outros) dentro do CEI, através de doações recebidas. Todos os recursos levantados serão utilizados na manutenção da própria APM (despesas com contador, para prestação de contas junto aos pais e interessados), consertos e manutenção do prédio, e situações emergenciais.

17 Plano de Ação A ação do Diretor - Coordenador baseia-se na supervisão, orientação, observação, acompanhamento de todos os âmbitos que permeiam o funcionamento do CEI Aurélio Pacagnella. A partir disso, a ação do trabalho do Diretor - Coordenador do CEI dá-se mediante investimento contínuo através de: Reunião Técnico Pedagógica e de Pais TRs para estudo e reflexão de temas (R.C.N.E.I.), pertinentes ao trabalho desenvolvido Orientação educativa aos funcionários/relacionamento entre todos, zelando pela manutenção de um bom clima de relações humanas dentro do CEI Orientação instrutiva na área de alimentação (higiene, bom atendimento) Promover a relação professor/família, mantendo o êxito do trabalho desenvolvido A passagem para o pré ocorre normalmente, onde as crianças iniciam o ano letivo em outras unidades escolares A projeção de sala respeita a proporção adulto/criança e a faixa etária A acolhida da criança acontece em um ambiente alegre e acolhedor. O oferecimento de um atrativo (dobradura, bexiga, brinquedo confeccionado com reciclagem), que agrade e faz com que a criança sinta prazer em retornar ao CEI, ocorre especificamente no período de adaptação Acompanhamento da freqüência diária do aluno junto ao educador Plano de Ação da APM, levantamento das prioridades, reuniões para prestação de contas e avaliação das propostas elaboradas em conjunto, bem como atender as necessidades vivenciadas no dia a dia na Unidade Escolar.

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC BÇÁO e NCL 1º BM - BÇÁO e NCL Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC o estabelecimento de aproximações a algumas noções matemáticas presentes no cotidiano. equência numérica por meio da

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER

PROJETO MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER PROJETO MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER PERIODO: JULHO E AGOSTO JUSTIFICATIVA: A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos,

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO PSICOMOTRICIDADE Educar é Brincar SÉRIE: Contraturno

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil I Segmento I Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano: Infantil I Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - ALUNOS EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150.

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150. COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150. PROJETO PRIMEIRAS SENSAÇÕES SÉRIE: Berçário A Berçário B PROFESSORAS:

Leia mais

PROJETO ANIMAIS. 1. Tema: O mundo dos animais. Área de abrangência: 2. Duração: 01/06 a 30/06. 3. Apresentação do projeto:

PROJETO ANIMAIS. 1. Tema: O mundo dos animais. Área de abrangência: 2. Duração: 01/06 a 30/06. 3. Apresentação do projeto: PROJETO ANIMAIS 1. Tema: O mundo dos animais Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração: 01/06

Leia mais

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85.901-150 Toledo - Paraná Plano de Trabalho Docente 2014 Educação Infantil Estimulação

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL MOVIMENTO SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO SALA CURIOSOS

PROJETO PEDAGÓGICO SALA CURIOSOS PROJETO PEDAGÓGICO SALA CURIOSOS Ano letivo 2012/2013 PROJETO PEDAGÓGICO SALA DOS CURIOSOS INDICE 1- Caracterização do grupo 2- Tema do projeto pedagógico da sala dos Curiosos: A Brincar vamos descobrir

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3

INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 INFORMATIVO 2015 GRUPO 3 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Área de Formação Pessoal e Social

Área de Formação Pessoal e Social Área de Formação Pessoal e Social Identidade/ Auto-estima Independência/ Autonomia Convivência democrática/ Cidadania Brincar com o outro (s); Ouvir os outros; Saber identificar-se a si e o outro; Esperar

Leia mais

Planejamento Anual. Creche I. Educação Infantil. Prof. Maria Dilza

Planejamento Anual. Creche I. Educação Infantil. Prof. Maria Dilza Planejamento Anual Creche I Educação Infantil Prof. Maria Dilza Características Marcantes das Crianças 2 Características marcantes das crianças nessa idade O desenvolvimento de uma criança não ocorre de

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM

Leia mais

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS SÉRIE: Berçário A Berçário

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE Unidade II ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Profa. Ana Lucia M. Gasbarro A formação pessoal e social da criança, áreas de conhecimento e desenvolvimento da criança Introdução A importância

Leia mais

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85901-150 Toledo Paraná

Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85901-150 Toledo Paraná Escola Bem-Me-Quer - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial Rua Bonfim, 1621 - CEP 85901-150 Toledo Paraná Plano de Trabalho Docente 2014 Educação Infantil Pré Escolar

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EVELISE RAQUEL DE PONTES (UNESP). Resumo O ato de contar histórias para crianças da educação infantil é a possibilidade de sorrir, criar, é se envolver com

Leia mais

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS 13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS A importância da formação pessoal e social da criança para o seu desenvolvimento integral e para a

Leia mais

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social.

Propiciar a socialização da criança através da participação numa comunidade mais ampla, onde descubra e domine regras próprias do convívio social. EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Eu me remexo muito. E onde eu chego?

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Eu me remexo muito. E onde eu chego? Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.br Eu me remexo muito. E onde eu chego? Turma: Maternal II A Professora

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil NOSSA MISSÃO: Por meio da educação formar cidadãos felizes, independentes, éticos e solidários VALORES: Respeito, honestidade, boa moral

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL I

Conteúdo Programático INFANTIL I Conteúdo Programático INFANTIL I Composição oral Identificação Cor: vermelha Forma: círculo Posições: Dentro e fora Natureza e Sociedade Carnaval Páscoa Dia do Índio Estação do Ano: Outono Experiências

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 3 ANOS Organize suas atividades de forma ordenada, dando a cada uma o seu tempo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS De acordo com o PCN e o Referencial Curricular da Educação Infantil, a instituição deve criar um ambiente

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma

PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma PLANEJAMENTO ANUAL GRUPO IV (4 ANOS) Desenvolvimento físico-motor: Pula em um pé só sem perder o equilíbrio. Consegue recortar com facilidade uma figura utilizando tesoura. É possível que ainda não seja

Leia mais

Centro Educacional Linus Pauling

Centro Educacional Linus Pauling Centro Educacional Linus Pauling Projeto 2º SEmestre 2012 APRESENTAÇÃO Faz-se necessário entender que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra, e que atualmente a preocupação com a degradação

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Sandra Korso Kutzke 1 SUMÁRIO 1. Organização da coleção... 3 2.

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Projeto: Teatro Infantil

Projeto: Teatro Infantil Cooperativa de Ensino e Cultura de Santa Rita Projeto: Teatro Infantil O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana. (Frederico Garcia Lorca) 1 Unidade Executora: Coordenação Pedagógica, Grupo

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Beatriz Müller Maria do Rocio Torres Sônia Marangon Veima Vecchiatto

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO

INFORMATIVO 2015 GRUPO INFORMATIVO 2015 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 1

INFORMATIVO 2015 GRUPO 1 INFORMATIVO 2015 GRUPO 1 3 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 II A Jogos As crianças da Turma dos Amigos, desde os primeiros dias de aula, têm incluídos em sua rotina as brincadeiras com jogos de encaixe. Vários jogos estão disponíveis

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. 1. Dados de identificação PLANO

Leia mais

PROJETO: OUVIR CANTAR E DANÇAR OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM. Eixos temáticos: Objetivos: Faixa etária: De um a cinco anos (educação Infantil)

PROJETO: OUVIR CANTAR E DANÇAR OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM. Eixos temáticos: Objetivos: Faixa etária: De um a cinco anos (educação Infantil) PROJETO: OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM OUVIR Eixos temáticos: Diferentes linguagens Artes visuais Movimento CANTAR Linguagem Oral; Natureza e Sociedade Objetivos: E DANÇAR Interagir com músicas e movimentos

Leia mais

A Arte e as Crianças

A Arte e as Crianças A Arte e as Crianças A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição.

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Premissas básicas:

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Premissas básicas: EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil, enquanto segmento de ensino que propicia um maior contato formal da criança com o mundo que a cerca, deve favorecer a socialização da criança, permitir a interação

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário 1 e 2) Educadora: Rita Gomes SETEMBRO Adaptação A escola e o grupo Outono Observar o meio envolvente Adaptar-se ao espaço e ao grupo Explorar o meio envolvente Criar

Leia mais

Turma do Maternal as minhocas e a plantação de rabanetes.

Turma do Maternal as minhocas e a plantação de rabanetes. RELATÓRIO DE GRUPO MATERNAL VESPERTINO 2º SEMESTRE DE 2014 Professora: Jéssica Oliveira Professora auxiliar: Elizabeth Fontes Coordenação: Lucy Ramos Torres Turma do Maternal as minhocas e a plantação

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROPOSTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL PROPOSTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL Coordenadora: Sheila Kaltenbacher Arantes A Educação Infantil do Instituto Educacional Jaime Kratz propiciará ao seu(sua) filho(a) situações de cuidados, brincadeiras

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

Planejamento Anual 2015. Educação Infantil Maternal II

Planejamento Anual 2015. Educação Infantil Maternal II Planejamento Anual 2015 Educação Infantil Maternal II Em nossa ação educativa, pretendemos colaborar para todos trabalharem pela harmonia nas relações entre os homens e os povos, fundada no amor ao outro,

Leia mais

Lista de material Infantil 1-2011 (Unidades Santos e Guarujá)

Lista de material Infantil 1-2011 (Unidades Santos e Guarujá) Lista de material Infantil 1-2011 (Unidades Santos e Guarujá) I) Material fornecido pela escola: O Centro Educacional Objetivo fornece aos seus alunos todos os Cadernos de Atividades necessários ao trabalho

Leia mais

Quatro coordenadas para o andamento da educação musical

Quatro coordenadas para o andamento da educação musical Quatro coordenadas para o andamento da educação musical Léa Pintor Martins de Arruda Maria Angela de Souza Lima Rizzi O trabalho realizado com os educadores, pela equipe da Associação Arte Despertar no

Leia mais

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA JARDIM DE INFÂNCIA Nº1 PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

Conteúdo Curricular Nível Iniciação E

Conteúdo Curricular Nível Iniciação E 1. Classe Iniciação E Equivalente ao 1º ano do Ensino Fundamental 2. Objetivo Geral Proporcionar início de escolaridade especial a alunos com deficiência que necessitam de apoio pervasivo; Possibilitar

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II Desenvolver reações físicas - rítmicas à música (palmas, marchas, etc); Representar, com movimentos corporais elementos e objetos do meio circundante; Deslocar com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA CRECHE. Projeto AMBIENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA CRECHE. Projeto AMBIENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA CRECHE Projeto AMBIENTE Goiânia, outubro, 2009. PROJETO DE ENSINO 1. TÍTULO: PROJETO AMBIENTE 2.

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO HABILIDADES/COMPETÊNCIAS PORTUGUÊS - Construção da identidade social e do grupo; Linguagem oral Linguagem oral Desenvolver a coordenação visomotora, a criatividade

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano Anual de Atividades de Animação 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém Plano Anual de Atividades de Animação 2015/2016 Calendarização / Mês Tema Objetivos Responsáveis pela Atividade Outubro Outono - Desenvolver o gosto pelo saber; Halloween - Valorizar diferentes formas de conhecimento, Dia Mundial da Alimentação comunicação

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRIZOLA, Silene Francisca dos Santos. (UNEMAT) silenefsb@hotmail.com SILVA, Maria Ivonete da. (UNEMAT) ivonete0304@hotmail.com RESUMO Este projeto foi desenvolvido

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais

Leia mais

A importância da leitura na fase infantil.

A importância da leitura na fase infantil. EDIÇÃO II VOLUME 3 01/04/2011 A importância da leitura na fase infantil. O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos Ano letivo 2015/2016 «Onde nos leva uma obra de arte» Fundamentação teórica (justificação do projeto): As crianças nesta faixa etária (1-2 anos) aprendem com todo o seu

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos - Professor

Plano de Trabalho com Projetos - Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos - Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

Relatório de Grupo. 1º Semestre/2015

Relatório de Grupo. 1º Semestre/2015 Relatório de Grupo 1º Semestre/2015 Turma: Maternal B Professora: Larissa Galvão de Lima Professora auxiliar: Giseli Jancoski Floriano Coordenação: Lucy Ramos Torres Professora: Eleonora Dantas Brum Professora

Leia mais

Planejamento Anual. Pré-Escola II. Educação Infantil Prof.ª: Carla

Planejamento Anual. Pré-Escola II. Educação Infantil Prof.ª: Carla Planejamento Anual Pré-Escola II Educação Infantil Prof.ª: Carla A criança de 5 anos O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual, e estão relacionados

Leia mais

Histórias em Sequência

Histórias em Sequência Histórias em Sequência Objetivo Geral Através das histórias em sequência fazer com que os alunos trabalhem com a oralidade, escrita, causalidade e vivências pessoais. Objetivos Específicos Trabalho envolvendo

Leia mais

O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Simone Helen Drumond Ischkanian

O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Simone Helen Drumond Ischkanian O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O projeto - o lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO II A GRUPO II B GRUPO II C GRUPO II

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Categoria: (TEMA LIVRE) Educação Infantil. Projeto: Os bebês conhecem o mundo dos sons nos berçários de uma Escola Municipal de Educação Infantil

Categoria: (TEMA LIVRE) Educação Infantil. Projeto: Os bebês conhecem o mundo dos sons nos berçários de uma Escola Municipal de Educação Infantil Nome: Daniele Liedtke Birck Informações da Escola: Nome da Escola: Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Carlos Nelz I Cidade: Gramado UF: RS Informações do Projeto: Categoria: (TEMA LIVRE) Educação

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

Desenvolvimento Eixo movimento - crianças de 4 a 8 meses. Objetivos Dimensões Atividades Material Indicador. Reconhecimento progressivo de segmentos

Desenvolvimento Eixo movimento - crianças de 4 a 8 meses. Objetivos Dimensões Atividades Material Indicador. Reconhecimento progressivo de segmentos Desenvolvimento Eixo movimento - de 4 a 8 meses. Objetivos Dimensões Atividades Material Indicador. Reconhecimento progressivo de segmentos Papel laminado. Espelho de parede. e elementos do próprio Almofadas.

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

As Datas Comemorativas

As Datas Comemorativas As Datas Comemorativas É bastante comum que algumas datas sejam comemoradas no ambiente escolar, mas elas precisam ser criteriosamente selecionadas, de acordo com o contexto das crianças e seus interesses.

Leia mais

3. Concepção da criança, do desenvolvimento infantil e da aprendizagem:

3. Concepção da criança, do desenvolvimento infantil e da aprendizagem: 1. Identificação Nome da Escola: "Centro de Educação Infantil Piuí" Rua Mª das neves de Jesus nº 132, Viçosa MG. CEP: 36570-000 Entidade Mantenedora: Centro de Educação Piuí, esta destinado a atender crianças

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MUNDO ENCANTADO DOS NÚMEROS SÉRIE: PRÉ I PROFESSORAS:

Leia mais

ATIVIDADES PERMANENTES PARA APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES PERMANENTES PARA APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATIVIDADES PERMANENTES PARA APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Daniele Barros Vargas Furtado Universidade Federal de Santa Maria dbvfurtado@yahoo.com.br Resumo Sendo a matemática tão presente em

Leia mais

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo Creche

Jardim Infantil Popular da Pontinha. Projeto Educativo Creche Jardim Infantil Popular da Pontinha Projeto Educativo Creche Crianças de 1 ano Educadora : Célia Ano Letivo:2013 /14 1 Introdução Um Projeto Educativo assume-se como um documento orientador que define

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO 2016 LISTA DE MATERIAL 2016 MATERNAL II

PLANO DE EXECUÇÃO 2016 LISTA DE MATERIAL 2016 MATERNAL II PLANO DE EXECUÇÃO 26 LISTA DE MATERIAL 26 MATERNAL II O presente plano de execução, previsto em nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), tem como objetivo esclarecer à comunidade escolar a finalidade da

Leia mais

Projetos Pedagógicos. Agosto 2012

Projetos Pedagógicos. Agosto 2012 Projetos Pedagógicos Agosto 2012 AMIZADE Amigo a gente cuida, faz carinho, brinca, sorri e até chora junto, e percebemos o quanto precisamos um do outro. A amizade é muito valiosa para nós que construímos

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Expressar curiosidade e desejo de saber; Reconhecer aspetos do mundo exterior mais próximo; Perceber a utilidade de usar os materiais do seu quotidiano;

Leia mais

Como estimularo. desenvolvimento da. filho. linguagem

Como estimularo. desenvolvimento da. filho. linguagem Como estimularo desenvolvimento da linguagem do seu filho Primeiros 3 meses Ao nascer, sua audição já está bem desenvolvida. Atente para a importância de realizar o Teste da Orelhinha no seu filho, logo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. www.dombosco.sebsa.com.br/colegio

EDUCAÇÃO INFANTIL. www.dombosco.sebsa.com.br/colegio EDUCAÇÃO INFANTIL www.dombosco.sebsa.com.br/colegio ESTRUTURA Cantina As crianças da Educação Infantil ainda não lidam com dinheiro. Quando optam pelo lanche da cantina (exceto para o Centro de Educação

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE MÚSICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá distinguir e recriar

Leia mais

14. As áreas de conhecimento e o desenvolvimento da criança de até 6 anos

14. As áreas de conhecimento e o desenvolvimento da criança de até 6 anos 14. As áreas de conhecimento e o desenvolvimento da criança de até 6 anos Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Volume III Âmbito de Conhecimento de Mundo Este volume do RCNEI orienta

Leia mais

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. Tema: Boa alimentação Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração:

Leia mais

A ARTE DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Estudante de Pedagogia pela FECLESC / UECE Resumo

A ARTE DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Estudante de Pedagogia pela FECLESC / UECE Resumo A ARTE DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maria Elany Nogueira da Silva Estudante de Pedagogia pela FECLESC / UECE Resumo Este presente artigo pretende refletir idéias sobre o brincar na Educação Infantil,

Leia mais