Sistemas de Informações e Pesquisa de Marketing

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de Informações e Pesquisa de Marketing"

Transcrição

1 Sistemas de Informações e Pesquisa de Prof. Eduardo Botti Abbade eduardo@unifra.br

2 EMENTA: A Disciplina Sistemas de Informação e Pesquisa de Processo da pesquisa mercadológica; definição de problema e objetivos da pesquisa; tipos de pesquisa; princípios pios de amostragem; dados primários rios e secundários; elaboração do instrumento de coleta de dados; levantamento de informações; tabulação, análise e apresentação de resultados; Ética em Pesquisa. OBJETIVO DA DISCIPLINA: O objetivo desta disciplina é capacitar o acadêmico para o desenvolvimento de Pesquisas de assim como familiarizá-lo lo com a aplicabilidade dos Sistemas de Informação como fonte de dados e recursos para a obtenção de vantagem competitiva. Objetiva-se ainda instruir o acadêmico em todas as fases de uma pesquisa de marketing.

3 AVALIAÇÃO: A Disciplina Sistemas de Informação e Pesquisa de Os tipos de avaliação a serem realizadas serão estudos de caso e trabalhos práticos para a elaboração de Pesquisas de. Como avaliação final os alunos deverão elaborar um plano de pesquisa compreendendo ndo todas as fases explanadas em sala de aula com o auxílio do docente. Esta avaliação final terá peso 7,0. As demais atividades realizadas em sala de aula terão peso 2,0. Cada dia de presença a valerá 0,25 totalizando 1,0 Dessa forma: - Presença a = 1,0 - Exercícios cios Práticos = 2,0 - Plano e Pesquisa (TRABALHO FINAL) = 7,0.

4 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: B A Disciplina Sistemas de Informação e Pesquisa de BABBIE, E. Métodos de Pesquisa de survey.. Belo Horizonte: Ed. UFMG, GIGLIO, Ernesto M. O comportamento do consumidor.. 2.ed. rev. ampl.. São Paulo: Pioneira, MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: : uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman,, MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: : metodologia, planejamento. 2.ed. São Paulo: Atlas, SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor.. Porto Alegre: Bookman, 2002.

5 - PRIMEIRA PARTE - Introdução à Sistemas de Informação

6 Sistemas de Informação nos anos 80 SIG Os administradores não precisavam saber muito como a informação era coletada, processada e distribuída em suas organizações; A tecnologia envolvida era mínima; A informação não era considerada um recurso importante para a empresa; O processo administrativo era considerado uma arte pessoal, face a face e não um processo de coordenação global.

7 Ambiente Competitivo dos Negócios SIG Três aspectos importantes mudaram o ambiente de negócios: - Surgimento de uma economia globalizada; - Transformação de economias/sociedades industriais para economias de serviço baseada na informação e conhecimento; - Transformação no ambiente de negócio da organização.

8 O que é um Sistema? SIG Conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função; Sistema (em computação): uma coleção de homens, máquinas e métodos organizados para realizar um conjunto de funções específicas. Sistemas de Informação (SI): Conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar o controle e a tomada de decisão em uma organização; Um Sistema de Informação contém informação sobre uma organização e seu ambiente; Além do suporte à tomada de decisão, coordenação, controle, Sistemas de Informação auxiliam gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar soluções e também criar novos produtos.

9 Modelo de Sistema de Informação SIG Clientes ORGANIZAÇÃO Sistema de Informação Fornecedores Entrada Processamento Saída Agências Reguladoras Feedback Acionistas Concorrentes

10 Níveis de um Sistema SIG Sistema Subsistema Subsistema

11 Cada parte do Sistema: SIG Dado: conjunto de fatos representando eventos ocorridos na organização ou ambiente físico (antes que tenham sido transformados); Informação: dado que foi esculpido na forma que é significante e útil ao homem; Entrada: ação de capturar/coletar dados dentro da organização ou em seu ambiente externo; Processamento: ação de converter dados em forma significativa (informação); Saída: transferência da informação processada para pessoas ou atividades onde será usada; Feedback: saída que retorna aos membros apropriados da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada

12 Conceitos SIG Dado => Informação => Conhecimento Dado: cadeia de caracteres ou padrões sem interpretação. É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informação: Conjunto de dados aos quais seres humanos deram forma para torná-los significativos e úteis. Conhecimento: Capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseandose em experiências prévias; Esforço de investigação para descobrir aquilo que esta oculto, que não esta compreendido ainda. Adquirir conhecimento não é reter informação, mas utilizar estas para desvendar o novo e avançar.

13 Tipos de Sistema de Informação SIG Informais: - Contam com entendimentos implícitos e regras de comportamento não especificadas; - Não existe um entendimento do que é informação ou como ela é armazenada e processada; Exemplo: rede de boatos. Formais: - Apoiam-se em definições de dados e procedimentos para coleta, armazenamento, processamento, disseminação e uso desses dados; - São estruturados: operam em conformidade com regras predefinidas que são relativamente fixas e não facilmente alteradas; Divididos em: manuais e baseados em computador.

14 Tipos de Sistema de Informação SIG Simples: Possuem pouco componentes; Relação ou interação entre os componentes é descomplicada; Ex.: misturar ingredientes para fazer um bolo Entrada: ingredientes, conhecimento sobre proporção e ordem dos ingredientes; Processamento: misturar os ingredientes e colocar no forno para assar; Saída: bolo acabado (assado e pronto). Complexos: Possuem muitos componentes (pessoas, máquinas); Componentes são altamente relacionados e inter-conectados; Ex.: fabricação de um automóvel (numerosas peças, componentes, equipamentos e pessoal qualificado); Entrada: peças do carro chassi, motor, suspensão; Processamento: linha de montagem do carro; Saída: carro pronto;

15 Tipos de Sistema de Informação SIG Abertos: Interagem com o ambiente no qual estão inseridos; Ex.: empresas e universidades são sistemas abertos Empresa (entra matéria prima) saí (bens e serviços); Plantas, animais, etc. alto grau de interação com o ambiente Fechados: Não interagem totalmente com o ambiente no qual estão inseridos. Apresentam um comportamento totalmente determinístico e programado.

16 Tipos de Sistema de Informação SIG Estáveis (Não-Adaptáveis): Sofrem pouca influência do ambiente no qual estão inseridos; Mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no ambiente; Ex.: (um pequena empresa que produz brinquedos de blocos de madeira pode ser bastante estável, desde que a fonte de matéria prima e as preferências tenham se mantido). Dinâmicos (Adaptáveis): Sofrem constantes modificações devido às mudanças ocorridas no ambiente que estão inseridos; Flexibilidade; Ex: Fábrica de computadores /equipamentos eletrônicos (mudanças tecnologia forçam o desenvolvimento de novos produtos);

17 Tipos de Sistema de Informação SIG Permanentes: Existem por muito tempo; Ex.: Empresas grandes, Universidades (anos); Temporários: Existem por pouco tempo (meses); Ex.: grupos de pesquisa nas disciplina; sociedade que se reúne para obtenção de manuscritos raros e valiosos (depois estes são vendidos e a sociedade é desfeita).

18 Sistemas de Informações Formais SIG Sistemas Manuais : lápis e papel; Sistemas de Informação Baseados em Computador (CBIS): utiliza a tecnologia de hardware e software para processar e disseminar informação.

19 Sistemas de Informações Formais - Computador SIG Conhecer como os computadores e programas de computador trabalham é importante no projeto de soluções para os problemas organizacionais, mas os computadores são apenas parte de um Sistema de Informação; Computadores e programas são as ferramentas de um Sistema de Informação baseado em Computador, mas sozinhos não podem produzir a informação para necessidades particulares de uma organização; Para entender sistemas de informação deve-se entender os problemas para os quais eles foram projetados, seus elementos arquiteturais e de projeto, e os processos organizacionais que levaram a essas soluções.

20 SI Perspectiva do Negócio SIG Numa perspectiva gerencial e de negócios, um sistema de informação é mais do que apenas uma operação de entrada-processamento-saída no vácuo; Numa perspectiva gerencial e de negócios, um sistema de informação é uma solução organizacional e administrativa, baseada na tecnologia da informação, para desafios e problemas criados num ambiente de negócios; Para entender Sistemas de Informação, deve-se entender as três dimensões mais gerais do sistema: ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO e TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

21 SI Perspectiva do Negócio SIG ORGANIZAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GERENCIAMENTO

22 SI Organização SIG Sistemas de Informação são parte da organização; Elementos-chave de uma organização: pessoas, estrutura, procedimentos, políticas e cultura; Uma Organizações formal é composta por diferentes níveis e especialidades: - sua estrutura revela uma clara divisão do trabalho - os níveis mais altos envolvem trabalhos gerenciais, profissionais e técnicos e os níveis mais baixos envolvem trabalhos operacionais; - especialistas são contratados e treinados para diferentes funções.

23 SI Gerenciamento SIG Os gerentes percebem os desafios do negócio no ambiente; apresentam as estratégias organizacionais para responder a esses desafios e alocam recursos financeiros e humanos para atingir a estratégia e coordenar o trabalho; Os gerentes têm também a responsabilidade de chefia; Os gerentes devem criar novos produtos, serviços e até re-criar a organização de tempos em tempos; Os gerentes devem direcionar trabalhos criativos usando novo conhecimento e informação. A tecnologia da informação tem um papel importante no redirecionamento e re-projeto da organização.

24 SI Tecnologia da Informação SIG Tecnologia da Informação é uma das principais ferramentas disponíveis aos gerentes para enfrentar as mudanças; Tecnologia da Informação é o instrumento que mantém a organização unida: Hardware; software; tecnologia de armazenamento; tecnologia de telecomunicações.

25 Aplicações Chaves na Organização SIG Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional: NÍVEL ESTRATÉGICO NÍVEL GERENCIAL NÍVEL DE CONHECIMENTO NÍVEL OPERACIONAL

26 Aplicações Chaves na Organização SIG Sistemas Nível-Operacional: suporte aos gerentes operacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organização; Sistemas Nível-Conhecimento: suporte ao negócios para integrar novos conhecimentos e auxiliar a organização controlar o fluxo de papéis; Sistemas Nível-Gerenciamento: suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisões e atividades administrativas de gerentes-médios; Sistemas Nível-Estratégico: auxiliam gerentes seniores a manipular e situar questões estratégicas e tendências de longo-prazo, ambas na organização e no ambiente externo.

27 Exemplo de um Sistema de Suprimento SIG E G C O SUPRIMENTO Estratégico: sistema para prever tendências de demandas num período superior a 5 anos; Gerencial: sistema para acompanhamento das produções mensais e relato das produções que excederam ou caíram abaixo dos volumes previstos.; Conhecimento: projeto de displays promocionais para os produtos da firma; Operacional: sistema de produção para armazenar produção diárias e processar suprimentos.

28 Análise da Competitividade Michael Porter SIG

29 Análise da Competitividade Michael Porter SIG 5 forças competitivas de Porter para a análise da Indústria Ameaça de Novos Entrantes (Barreiras de Entrada) ENTRANTES FORNECEDORES Poder de Barganha CONCORRENTES Poder de Barganha COMPRADORES Rivalidade (Barreiras de Saída) Ameaça de Bens ou Serviços Substitutos SUBSTITUTOS Modelo de Michael Porter

30 Principais tipos de Sistemas de Informação SIG Sistemas de Processamento de Transações - TPS; Sistemas de Conhecimento do Trabalho - KWA; Sistemas de Automação de Escritório - OAS; Sistemas de Informações Gerenciais - MIS; Sistemas de Suporte a Decisão - DSS; Sistemas de Suporte Executivo - ESS.

31 Sistemas de Processamento de Transações - TPS SIG Sistemas básicos que servem para o nível operacional da organização; Realizam e gravam as transações rotineiras necessárias para conduzir o negócio. Características: Exemplos: - criam a divisão entre organização e seu ambiente; - produzem informações para outros tipos de Sistemas de Informação. - sistema de reserva de hotel; - folha de pagamento; - cadastro de empregados.

32 Sistemas de Trabalho de Conhecimento - KWS SIG KWS servem as necessidades de informação ao nível de conhecimento da organização. KWS auxiliam os knowledge workers (trabalhadores do conhecimento). Knowledge worker: - pessoa com formação universitária em profissão reconhecida como engenheiro, médico, advogado e cientista; - seu trabalho consiste principalmente em criar nova informação e conhecimento. KWS (Knowledge worker system): - Promove a criação de novo conhecimento e garante que novas tecnologias sejam integradas apropriadamente nos negócios.

33 Sistemas de Automação de Escritório - OAS SIG Os OAS, assim como os KWS, servem as necessidades de informação ao nível de conhecimento da organização; OAS ajudam principalmente os data workers (trabalhadores de dados). Data workers: - pessoa com formação avançada menos formal como secretária, contador, escriturário e administrador; - seu trabalho consiste principalmente em processar ao invés de criar nova informação e conhecimento. OAS (Office Automation System): - aplicações de tecnologia de informação projetadas para aumentar a produtividade dos data workers no escritório, apoiando as atividades de coordenação e comunicação.

34 Sistemas de Informações Gerenciais - MIS SIG MIS (SIG) servem as necessidades de informação ao nível de gerenciamento da organização; Fornecem relatórios diários ou mensais e, em alguns casos, acesso online ao desempenho da organização e a registros históricos; São orientados quase que exclusivamente a eventos internos; MIS (SIG) servem principalmente as funções de planejamento, controle e tomada de decisão no nível gerencial.

35 Sistemas de Informações Gerenciais - MIS SIG MIS dependem dos TPS para obter seus dados; MIS resume e relata as operações básicas da empresa; Os dados de transações básicas dos TPS são comprimidos e usualmente apresentados em longos relatórios produzidos regularmente; Exemplo: - Sistema de Processamento de Pedidos (TPS): dados de vendas (arquivo MIS); - Sistema de Planejamento de Recursos Materiais (TPS): custo de produtos unitários (arquivo MIS).

36 Sistemas de Suporte à Decisão - DSS SIG DSS (SAD) servem as necessidades de informação ao nível de gerenciamento da organização; DSS ajuda os gerentes a tomar decisões que são semi-estruturadas, únicas, que mudam rapidamente e que não são facilmente especificadas com antecedência; DSS devem rodar diversas vezes em um dia afim de corresponder às mudanças de condições; DSS têm maior poder analítico do que outros sistemas: são construídos com uma variedade de modelos de análise de dados; DSS são projetados para que os usuários possam trabalhar diretamente com ele (user-friendly); DSS são interativos, o usuário pode atrelar suposições e incluir novos dados.

37 Sistemas de Suporte Executivo - ESS SIG ESS servem as necessidades de informação ao nível de estratégico da organização; ESS direcionam tomadas de decisão não estruturadas através de gráficos e comunicações avançadas; ESS são projetados para incorporar dados sobre eventos externos tais como novas leis de tributos e competidores, mas também desenham informação resumida de MIS e DSS internos; ESS filtram, comprimem e rastreiam dados críticos enfatizando a redução de tempo e esforço exigido para obter informação útil para os executivos;

38 Sistemas de Suporte Executivo - ESS SIG ESS têm baixa capacidade analítica, empregando porém os softwares gráficos mais avançados e podendo emitir gráficos e dados a partir de várias fontes imediatamente para o executivo sênior; ESS não são projetados para resolver problemas específicos, eles fornecem uma generalizada capacidade de computação e telecomunicação que pode ser aplicada a problemas que se alteram; ESS incorporam interfaces gráficas fáceis de usar porque o gerente sênior usualmente não têm experiência com sistema de informação baseado em computador.

39 Integração e Relacionamento dos Sistemas SIG ESS Sistema de Apoio Executivo MIS Sistema de Informação Gerencial DSS Sistema de Apoio à Decisão KWS e OAS Sistemas de Conhecimento TPS Sistemas de Processamento de Transação

40 Sistemas de Informação SIG ESTRUTURADOS PARA NÃO-ESTRUTURADOS

41 Sistemas de Informação - Evolução SIG SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ALTERAÇÕES TÉCNICAS CONTROLE GERENCIAL ATIVIDADES NÚCLEO INSTITUCIONAL 1950s 1960s 1970s 1980s 1990s Nos primeiros sistemas a maioria das alterações eram técnicas (fáceis de realizar); Sistemas mais velhos afetavam controle comportamental e gerencial; Os sistemas atuais influenciam as atividades do núcleo organizacional relacionadas a produtos mercados, fornecedores e clientes.

42 Sistemas de Informação - Evolução SIG Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Eletrônico Processamento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Especialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce

43 INTERDEPENDÊNCIA Organização X Sistema de Informação SIG Nos sistemas atuais existe uma crescente interdependência entre estratégias, regras e procedimentos de negócios organizacionais e os Sistemas de Informação da Organização; Uma alteração em qualquer um desses componentes exige alterações nos outros componentes; Crescente poder e declínio do custo da tecnologia de informação aumentam o papel dos sistemas nas organizações.

44 Arquitetura de Informação Organizacional SIG Os Sistemas de Informação atuais exigem que o administrador compreenda as principais tecnologias de informação e saiba como acompanhá-las, planejá-las e administrá-las da maneira mais adequada para a organização; Os administradores também devem saber reconhecer problemas organizacionais e encontrar sistemas de solução; Para isso, é necessário conhecer a Arquitetura de Informação da Organização.

45 Arquitetura de Informação Organizacional SIG Arquitetura da Informação é a forma que a tecnologia da informação pode ser usada em uma organização para atingir metas ou funções selecionadas; Os administradores têm um papel crítico na determinação da arquitetura de informação da organização; Conhecimento de sistemas e entendimento organizacional, juntos, modelam a arquitetura de informação da organização.

46 Arquitetura de Informação Organizacional SIG COORDENAÇÃO Sistemas Estratégicos Sistemas Gerenciais Sistemas de Conhecimento Sistemas Operacionais Vendas e Fabricação Finanças Contabilidade Recursos Humanos Sistemas de Computador Hardware Software Dados e Arquivos Telecomunicações

47 Arquitetura de Informação Organizacional SIG Gestão Integrada: ERP ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais); É uma técnica moderna de gestão empresarial pela qual todas as informações, de todas as áreas da empresa, são verificadas, reunidas, processadas para serem disponibilizadas de forma eficiente para a tomada de decisões.

48 Arquitetura de Informação Organizacional SIG Histórico do ERP Iniciou nos anos 60 para controlar estoque de produtos; Com o desenvolvimento de hardware e software, o foco mudou para o planejamento de requerimento de materiais (MRP - Material Requirement Planning e MRPII), permitindo aos fabricantes o controle do fluxo de componentes e matérias-primas, podendo assim, realizar o planejamento antecipadamente; Nos anos 90, os sistemas começaram a cobrir todas as atividades do negócio dentro da empresa, surgindo assim o ERP (Enterprise Resource Planning).

49 Desafio dos Sistemas de Informação SIG Devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia da informação não é fácil ou mecânica a construção de Sistemas de Informação; Por uma série de razões, construir, operar e manter Sistemas de Informação são atividades desafiantes; Neste sentido, existem 5 desafios-chave que os administradores devem prestar bastante atenção:

50 Desafio dos Sistemas de Informação SIG 1. O Desafio dos Negócios Estratégicos: - Como os negócios podem usar a tecnologia de informação para projetar organizações que sejam competitivas e eficientes? - As organizações precisam repensar e reprojetar a maneira como projetam, produzem, liberam e mantêm bens e serviços; - É preciso usar a tecnologia da informação para simplificar e coordenar a comunicação, eliminar trabalho desnecessário e eliminar as ineficiências das estruturas organizacionais.

51 Desafio dos Sistemas de Informação SIG 2. O Desafio da Globalização: - Como as organizações podem entender o negócio e requisitos de sistema de um ambiente de economia globalizada? - A economia globalizada clama por sistemas de informação que possam apoiar a produção e venda de bens em diferentes países; - Devido as diferenças culturais, políticas e de linguagem, devem ser desenvolvidos sistemas de informação multinacionais integrados.

52 Desafio dos Sistemas de Informação SIG 3. O Desafio da Arquitetura de Informação: - Como as organizações podem desenvolver uma arquitetura de informação para apoiar seus objetivos de negócio? - A tecnologia da informação pode sugerir algumas novas maneiras de realizar negócios, no entanto, as empresas ainda precisam ter uma clara idéia de seus objetivos de negócios e como eles podem ser melhor apoiados por sistemas de informação; - Muitas organizações não podem atingir seus objetivos por estarem incapacitadas por fragmentados e incompatíveis hardware, software, redes de telecomunicação e sistemas de informação.

53 Desafio dos Sistemas de Informação SIG 4. O Desafio do Investimento em Sistemas de Informação: - Como as organizações podem determinar o valor do negócio dos Sistemas de Informação? - Uma coisa é usar a tecnologia da informação para projetar, produzir, liberar e manter novos produtos. Outra coisa é fazer dinheiro com isto. Como um executivo sênior deve pensar quando se defronta com uma importante transformação na arquitetura de informação?

54 Desafio dos Sistemas de Informação SIG 5. O Desafio do Controle e da Responsabilidade: - Como as organizações podem projetar sistemas que as pessoas possam controlar e compreender? - Como as organizações podem ter certeza que seus Sistemas de Informação são usados de maneira socialmente responsável e ética? - Os sistemas são tão importantes para os negócios, governo e vida diária, que as organizações devem adotar ações especiais para garantir que eles sejam precisos, confiáveis e seguros.

55 - SEGUNDA PARTE - Sistema de Informação de (SIM)

56 Modelo geral de Planejamento e Plano de SIM Análise da situação Resultados da análise da situação Definição de objetivos/ metas e estratégias Desenvolvimento das ações e elaboração do plano de marketing Diagnóstico Plano de marketing SIM Informações externas Análise do ambiente Análise da demanda Análise da concorrência Tamanho e crescimento da demanda Participações de mercado e evolução Desejos e necessidades do cliente/ consumidor Fatores-chaves para o sucesso Vulnerabilidades Potencialidades Vantagens competitivas Desvantagens competitivas Oportunidades Ameaças Outros Objetivos e metas Estratégias Principais resultados da análise da situação Público-alvo Objetivos/ metas Plano de produto Plano de preço Plano de comunicação Plano de distribuição Plano de vendas Meios e recursos Cronograma Responsabilidades Orçamento e resultados de marketing Controles Informações internas Análise interna Prognóstico Cenário ambiental Cenário concorrencial Cenário interno Previsão da demanda Fonte: Mattar, Fauze Najib e Santos, Dilson G. dos. Gerência de Produtos Como tornar seu produto um sucesso.2. ed. São Paulo: Atlas, 2003 p. 138.

57 ECOLÓGICO Elementos do Sistema de SOCIOLÓGICO COMUNIDADE LOCAL PSICOLÓGICO PÚBLICO GERAL CULTURAL AMBIENTE TAREFA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO GRUPOS DE INTERESSE F O R N E C E D O R E S EMPRESA RECURSOS DECISÕES HUMANOS FINANCEIROS MATERIAIS TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS OUTROS PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA OBJETIVOS I N T E R M E D I Á R I O S M E R C A D O CONCORRÊNCIA ECONÔMICO PÚBLICO GOVERNAMENTAL LEGAL MERCADO DE CAPITAIS GOVERNAMENTAL Macroambiente DEMOGRÁFICO MERCADO DE TRABALHO POLÍTICO TECNOLÓGICO

58 Sistema de Informação de SIM Consiste em pessoas, equipamentos e procedimentos para reunir, classificar, analisar, avaliar e distribuir informações necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões de marketing, de forma sistemática e contínua. Um sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing.

59 FONTES DE DADOS Macroambiente Concorrentes Empresa Mercado DADOS COLETA DE DADOS Sistema de Monitoração Ambiental Sistema de Informações Competitivas Sistema de Informações Internas Sistema de Pesquisas de Monitora Avalia Seleciona Trata Condensa Classifica PROCESSAMENTO INFORMAÇÕES Armazena Atualiza Recupera Analisa Interpreta Dissemina USUÁRIOS DE MARKETING Analisam Planejam Organizam Decidem Executam Controlam

60 - TERCEIRA PARTE - Pesquisa de

61 Pesquisa de Mercado ORIGEM Pesquisa de A Pesquisa de Mercado nasceu em função do crescimento dos mercados. O que antes era um cenário conhecido e dominado, transformou-se rapidamente, passando por um processo de mudanças significativas. Complexidade nos negócios exige informações acuradas orientadoras para tomada de decisões. Verificação e análise de variáveis veis influenciadoras no processo decisório. Informação => Conhecimento => Vantagem Competitiva

62 O que são Variáveis? Pesquisa de Na matemática tica é geralmente representada por letras, as quais podem assumir um determinado conjunto de valores chamado domínio da variável. Na estatística stica, variável é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno aleatório. De modo geral, variável é o objeto de estudo de pesquisa podendo ser classificada como uma variável vel dependente, independente ou interveniente.

63 O que é uma Pesquisa? Pesquisa de Indagação, investigação ou busca minuciosa para averiguação da realidade. Investigação e estudo, minucioso e sistemático, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento. Basicamente realiza medições, por exemplo: -Medir quantidade de consumidores que preferem um produto a outro; -Descrever através de medidas quem são os consumidores de determinado produto em relação a inúmeras características; -Medir qual o potencial do mercado para determinado produto/serviço.

64 Pesquisa Mercado X Pesquisa de Mercado: Consiste em todos os consumidores atuais e potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo; : É o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de pessoas e de organizações. (Philip Kotler);

65 Pesquisa Mercado X Pesquisa de Pesquisa de Mercado: É a coleta, registro e análise de todos os fatos referentes aos problemas relacionados à transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. (American Association) Pesquisa de : É a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao através da informação. Compreende a pesquisa de todo tipo de dado que diz respeito à atividade de da empresa, incluindo os elementos abrangidos pela Pesquisa de Mercado.

66 Pesquisa de Mercado abrange: Pesquisa de Levantamentos de mercados; Previsão da demanda e de vendas; Pesquisas da imagem da empresa e de seus produtos. Exemplos: - Satisfação do Produto/Serviços; - Testes de Mercado; - Testes de Produtos existentes/novos; - Estudos de Embalagens; - Estudos de Produtos Concorrentes.

67 Pesquisa de abrange: Pesquisa de Questões sobre mercados Compradores Que tipos de pessoas compram nossos produtos? Demanda A demanda por nossos produtos está aumentando ou diminuindo? Questões sobre o Composto de Produto Que projeto de produto tem maior probabilidade de conseguir sucesso? Preço Que preço devemos cobrar por nossos novos produtos? Questões sobre desempenho Participação de mercado Qual é a nossa participação no mercado total? Distribuição Canais Onde e por quem nossos produtos devem ser vendidos? Satisfação dos clientes Os clientes estão satisfeitos com os nossos produtos? Os canais de distribuição de nossos produtos precisam ser alterados? Promoção Quanto devemos investir em promoção? Reputação Como o público percebe nossa organização?

68 Por que a Pesquisa é importante? Pesquisa de Decisões acertadas para executivos; Fonte de competitividade para pequenos e médios empresários; Defini e orienta o caminho a ser seguido e a melhor estratégia a ser adotada; Identifica ameaças e oportunidades de mercado; Ferramenta indispensável para empreendedores (seja o empreendimento um novo negócio ou um projeto);

69 Análise de Mercado Pesquisa de Serve para conhecer a realidade dos potenciais clientes, fornecedores e concorrentes. O processo de análise consiste na observação das características do mercado, na qual sua empresa atua ou pretende atuar. Utilização da SWOT Analysis (FOFA): Identifique pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças; Levante estratégias para: - Aproveitar oportunidades; - Anular ameaças e pontos fracos; - Compensá-los através dos pontos fortes.

70 Análise de Mercado Pesquisa de Objetivo da análise => encontrar um nicho de mercado atraente; Ajustar a estratégia da empresa ao ambiente identificado; Obter vantagem competitiva no mercado altamente concorrido. A vantagem competitiva é uma capacidade ou circunstância que propicia à organização uma margem sobre seus concorrentes; Focar atividades onde a concorrência não explore; Encontrar um segmento de mercado atraente e não (ou pouco) explorado.

71 Análise de Mercado Pesquisa de Segmentação de Mercado: É uma subdivisão do mercado global de uma empresa em parcelas o mais homogêneas possível, com o fito de formular estratégias empresarias e estratégias de marketing, as quais devem ser formuladas através das informações sobre o comportamento do consumidor (público-alvo definido); Definir o segmento pelos seguintes critérios: - Fatores geográficos (regiões, cidades); - Fatores demográficos (sexo, idade); - Fatores psicográficos (estilos de vida); - Fatores comportamentais (ocasiões de compra, benefícios procurados)

72 Tipos de Pesquisa Pesquisa de Pesquisa Exploratória: pesquisa que procura descobrir idéias e percepções e gerar hipóteses. Pesquisa descritiva: pesquisa que estuda com que freqüência algo ocorre ou que relação existe entre duas variáveis. Pesquisa causal (explicativa): pesquisa que procura esclarecer relações de causa-efeito. Experimento: Pesquisa que envolve a manipulação de uma ou mais variáveis, enquanto outras são mantidas constantes, e a medição dos resultados. Teste de : experiência controlada numa área geográfica limitada para testar o impacto de uma ou mais ações de marketing propostas.

73 Tipos de Pesquisa quanto a sua análise Pesquisa de Pesquisa Exploratória; Pesquisa Conclusiva: Pesquisa Causal; Pesquisa Descritiva: Pesquisa Longitudinal; Pesquisa Transversal: Pesquisa Transversal Única Pesquisa Transversal Múltipla

74 Survey X Estudo de Caso Pesquisa de Survey (Levantamento): Conceito - Alta Validade Externa - Baixa Validade Interna Estudo de Caso: Conceito - Baixa Validade Externa - Alta Validade Interna

75 90 Tipos de Pesquisas de Mensuração de Demanda Pesquisa de Nível de produto Nível espacial Território rio Cliente Vendas totais Vendas setoriais Vendas da empresa Vendas de linha de produto Vendas de forma de produto Região Vendas de itens de produtos Mundo País Curto prazo Médio prazo Longo prazo Nível temporal

76 Etapas de um processo de Pesquisa de Pesquisa de Etapa 1 Formulação do problema de pesquisa Problema de marketing/ Problema de pesquisa Exploração inicial do tema Etapa 2 Planejamento da pesquisa Objetivos Objetivo(s) principal(ais) Objetivos secundários Questão (ões) e / ou Hipótese(s) Dados, variáveis e indicadores a pesquisar Fontes de dados Metodologia: Tipo(s) de pesquisa(s) Métodos e técnicas de coleta de dados População, amostra e amostragem Planejamento da coleta de dados Planejamento do processamento e da análise Projeto e/ ou proposta de pesquisa

77 Etapas de um processo de Pesquisa de Continuação... Etapa 3 Execução da pesquisa Pesquisa de Projeto e/ ou proposta de pesquisa Preparação do campo: Construção, pré- -teste e reformulação do(s) instrumento(s) Edição e impressão do(s) instrumento(s) Definição (e sorteio) da amostra Formação e treinamento da equipe Distribuição do trabalho Realização do campo: Coleta de dados Conferência / Crítica / Codificação Checagem / Correções Processamento, análise, interpretação e conclusão: Preparação da planilha eletrônica Digitação (caso os dados não tenham sido captados eletronicamente) Crítica e consistência eletrônica do banco de dados Processamento Análises e interpretações dos resultados Conclusões e recomendações Etapa 4 Comunicação dos resultados Elaboração e entrega do relatório da pesquisa Preparação e apresentação oral dos resultados

78 Matriz de amarração para relacionar objetivos, questões, hipóteses, variáveis, indicadores e itens do instrumento Pesquisa de Objetivos Questões e (ou) hipóteses Variáveis Indicadores das variáveis Itens Principal Q 1 ou H 1 V 11 I 111 Q 3 Q 6 I 112 Q 7 I 11n V 21 I 211 I 212 I 21n Q 1 Q 2 Q 4 Q 8 V kl Q 2 ou H 2 V 12 V 22 I kln I 121 I 122 I 123 I 221 Q z Q 5 Q 11 Q 10 Q 9 Q 10 Secundário e assim sucessivamente V x2 I 222 I 1xk Q 12 Q h

79 Relação entre objetivos e tipos de pesquisa Pesquisa de MODELATIVO Sistemas inteligentes de ajuda a decisão com base em modelos da realidade Sistemas inteligentes de ajuda a decisão com base em modelos heurísticos EXPLORATÓRIO Levantamentos bibliográficos Levantamentos de informações públicas Levantamentos documentais Estatísticas publicadas Observação informal Entrevistas com experts Entrevistas focalizadas de grupo Estudos de casos Delphi DESCRITIVO DESCRIÇÕES ESTATÍSTICAS Medidas de tendência central: média, moda, mediana etc. Medidas de dispersão: distribuição de freqüências simples e cruzada: desvio médio e desvio-padrão Redução: análise dos componentes principais e análise fatorial INFERÊNCIA EXPLICATIVO EXPLICAR Análises: De regressão De variância De covariância Conjunta Canônica Discriminante PREDIZER RELAÇÕES CAUSAIS

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONHECIMENTO

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONHECIMENTO QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Qualidade da informação (QI) tornou-se um ponto crítico em empresas e em pesquisas da área de Sistemas de Informação. A falta de qualidade nas informações pode impactar severamente

Leia mais

MODELOS DE PESQUISA. PESQUISA EXPLORATÓRIA Um tipo de concepção de pesquisa que tem como principal objetivo ajudar a compreender a situaçãoproblema

MODELOS DE PESQUISA. PESQUISA EXPLORATÓRIA Um tipo de concepção de pesquisa que tem como principal objetivo ajudar a compreender a situaçãoproblema CONCEPÇÃO DA PESQUISA: DEFINIÇÃO É uma estrutura para a realização do projeto de pesquisa de marketing. Ela especifica os detalhes dos procedimentos necessários para a obtenção das informações indispensáveis

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br Princípios da Teoria de Sistemas 1 Grupos diferentes dentro de uma organização necessitam

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

Sistema de Informação

Sistema de Informação Sistema de Informação É um conjunto de partes coordenadas, que buscam prover a empresa com informações, com o objetivo de melhorar a tomada de decisões. Conjunto organizado de pessoas, hardware, software,

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Introdução: Conceitos de Processamento de Dados. Curso Técnico em Informática Eduardo Amaral

Introdução: Conceitos de Processamento de Dados. Curso Técnico em Informática Eduardo Amaral Introdução: Conceitos de Processamento de Dados Curso Técnico em Informática Eduardo Amaral Sociedade agrícola Sociedade industrial Tempos Modernos satiriza a vida industrial: Carlitos é um operário de

Leia mais

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização Pesquisa de Mercado Aula 1 Prof. Me. Ricieri Garbelini Tópicos Abordados 1. Identificação do problema ou situação 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos 3. Tipos de pesquisa 4. Métodos

Leia mais

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni Aula 13 Roteiro do Plano de Marketing Profa. Daniela Cartoni Plano de Marketing: Estrutura Capa ou folha de rosto 1. Sumário Executivo 2. Situação atual de marketing 3. Análise de oportunidades 4. Objetivos

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM MARKETING. Prof.: Otávio Figueiredo e-mail: otavio@ufrj.br

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM MARKETING. Prof.: Otávio Figueiredo e-mail: otavio@ufrj.br MÉTODOS QUANTITATIVOS EM MARKETING Prof.: Otávio Figueiredo e-mail: otavio@ufrj.br ESTATÍSTICA População e Amostra População Amostra Idéia Principal Resumir para entender!!! Algumas Técnicas Pesquisa de

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais

Sistemas de Apoio a Decisão

Sistemas de Apoio a Decisão Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Sistemas de Apoio a Decisão DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão O QUE É UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO?

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 2. Contextualização. Qualitativa X Quantitativa. Instrumentalização. 1. Diferença entre qualitativa

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 2. Contextualização. Qualitativa X Quantitativa. Instrumentalização. 1. Diferença entre qualitativa Tópicos Abordados Pesquisa de Mercado Aula 2 Prof. Me. Ricieri Garbelini 1. Diferença entre qualitativa e quantitativa 2. Dados X informação 3. Tipos de coleta 4. Classificação dos dados 5. Amostragem

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico. Professora Cintia Caetano

Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico. Professora Cintia Caetano Conceito de Sistema e Enfoque Sistêmico Professora Cintia Caetano AGENDA 1. Introdução 2. O que é Sistema? 3. Componentes do Sistema 4. Características, Ambiente, Natureza e Hierarquia dos Sistemas Introdução

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife - PE Visão Geral Desafios Empresariais Administração * Monitora

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Aula 02

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Aula 02 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 02 SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse); Saber como fazer (habilidade, técnica); Saber o que e porque

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA

COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA COLETA DE INFORMAÇÕES E PREVISÃO DE DEMANDA 1) Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? 2) Como as empresas podem coletar informações de marketing? 3) O que constitui

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos + APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos Requisitos Requisitos 2 n Segundo Larman: n São capacidades e condições às quais o sistema e em termos mais amplos, o projeto deve atender n Não são apenas

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento

Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento Curso de Sistemas de Informação Aula 03 Teoria Geral dos Sistemas: Dados x Informação x Conhecimento Professora: Germana Rolim Semestre 2010.2 Agenda 1. Sistemas de Informação 2. Conceitos de Dados, Informação

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Dado, Informação e Conhecimento Administração de Sist. De Inf. Prof. Esp. Lucas Santiago

Dado, Informação e Conhecimento Administração de Sist. De Inf. Prof. Esp. Lucas Santiago Dado, Informação e Conhecimento Administração de Sist. De Inf. Prof. Esp. Lucas Santiago Dado, Informação e conhecimento Não é a mesma coisa, uma depende da outra e as duas últimas podem ser decompostas.

Leia mais

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Marketing. Aula 06. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Marketing Aula 06 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de informação Gerencial. Veremos também, outras classificações dos sistemas de informação.

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

PESQUISA DE MARKETING

PESQUISA DE MARKETING PESQUISA DE MARKETING CONCEITOS É a busca de informação, a investigação do fenômeno que ocorre no processo de transferência de bens ao consumidor Trata da coleta de qualquer tipo de dados que possam ser

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Estudantes na Escola de Administração da FGV utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede

Leia mais

Como levantar o ciclo de serviço:

Como levantar o ciclo de serviço: CONSTRUÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES CICLO DE SERVIÇO : A base do questionário é um roteiro que contém os principais incidentes críticos do ciclo de serviço.

Leia mais

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ

ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO VAREJISTA LUCIMEIRI CEZAR ANDRÉ Acadêmica de Administração Geral na Faculdade Metropolitana de Maringá /PR - 2005 RESUMO: A atividade comercial

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro.

Uma empresa é viável quando tem clientes em quantidade e com poder de compra suficiente para realizar vendas que cubram as despesas, gerando lucro. Página 1 de 9 2. Análise de Mercado 2.1 Estudo dos Clientes O que é e como fazer? Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não

Leia mais

Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação

Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação Simulação Computacional de Sistemas, ou simplesmente Simulação Utilização de métodos matemáticos & estatísticos em programas computacionais visando imitar o comportamento de algum processo do mundo real.

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Componentes de uma empresa Organizando uma empresa: funções empresariais básicas Funções

Leia mais

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo BRIEFING DE PRODUTO Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo Modelo Extraído dos livros: Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 1.1 Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL 1.1 2003 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital

Leia mais

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional.

MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Empresa MAISMKT - Ações em Marketing e uma empresa voltada para avaliação do atendimento, relacionamento com cliente, e marketing promocional. Nossa filosofia e oferecer ferramentas de gestão focadas na

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

Técnicas e Instrumentos Utilizados na Pesquisa Científica Cavalcanti

Técnicas e Instrumentos Utilizados na Pesquisa Científica Cavalcanti Técnicas e Instrumentos Utilizados na Pesquisa Científica Técnicas de Pesquisa Técnica: Conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo

Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo 1) Definições de Previsão de Demanda 2) Mercados 3) Modelo de Previsão 4) Gestão da Demanda 5) Previsão como Processo

Leia mais

Sistemas de Apoio à Decisão. Ciências Contábeis Informática Aplicada

Sistemas de Apoio à Decisão. Ciências Contábeis Informática Aplicada Sistemas de Apoio à Decisão Ciências Contábeis Informática Aplicada Sistemas de Apoio à Decisão Segundo LAUDON (2004) apud SANTOS () afirma que um SAD tem por objetivo auxiliar o processo de decisão gerencial,

Leia mais

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA 58 FUNDIÇÃO e SERVIÇOS NOV. 2012 PLANEJAMENTO DA MANUFATURA Otimizando o planejamento de fundidos em uma linha de montagem de motores (II) O texto dá continuidade à análise do uso da simulação na otimização

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Estrutura de um Sistema de Informação Vimos

Leia mais

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR 6LPXODomR GH6LVWHPDV )HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR #5,6. Simulador voltado para análise de risco financeiro 3RQWRV IRUWHV Fácil de usar. Funciona integrado a ferramentas já bastante conhecidas,

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Prof. Msc. Christien Lana Rachid Organização 1. Vínculo Administração-Tecnologia 2. Introdução a sistemas 3. Empresas e Sistemas

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais