Depende do projecto e deverá ser planeada conforme as necessidades do produto; Guionista ou Argumentista. Designer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Depende do projecto e deverá ser planeada conforme as necessidades do produto; Guionista ou Argumentista. Designer"

Transcrição

1 Depende do projecto e deverá ser planeada conforme as necessidades do produto; Guionista ou Argumentista conceito e ideia - faz o guião que unifica a equipa Designer de navegação, de ambientes, de interfaces, de programação, de personagens,... Gestor de Projecto (Project Manager) lida com os orçamentos e recursos Director de Arte (Art Director) determina o aspecto visual Programador(es) Montadores/Técnicos

2 3 fases fundamentais: - Desenvolvimento do conceito/planeamento a arte da invenção em termos clássicos envolve a tarefa de inventar e avaliar ideias que poderão servir a plataforma e os meios a utilizar; também se planifica em termos de tarefas, recursos e tempo; - Design - O conceito inicial é explorado e corrigido; - Guião ou argumento consiste em material escrito, mapas de navegação (flow-charts), storyboards e protótipos do software ou interfaces gráficos; - Produção [- Distribuição] envolve a construção, montagem e edição dos vários elementos media. O processo de produção pode ser igualmente dividido noutras fases, uma vez que envolve também a criação de meios e conteúdos específicos (vídeo, fotografia, som, etc.), testes e acertos.

3 ainda que aparentemente haja uma progressão linear, algumas fases podem ser alteradas da ordem ou poderá haver a necessidade de refazer fases ou voltar atrás. pré-produção produção ideia/conceito planeamento design montagem testes validação distribuição pesquisa diacrónica (ao longo do tempo) e sincrónica (no mesmo tempo e local) dos conteúdos e dos públicos alvos criação do guião ou argumento interactivo versões alfa, beta e gama versão golden master (final)

4 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision análise dos objectivos do cliente

5 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision análise dos objectivos do cliente 2. criação de um conceito (estrutura interactiva, interface e conteúdo) criação de uma sinopse/flow-charts/... aprovação do orçamento

6 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision análise dos objectivos do cliente 2. criação de um conceito (estrutura interactiva, interface e conteúdo) criação de uma sinopse/flow-charts/... aprovação do orçamento 3. desenvolvimento da estratégia para implementação do produto e design / planeamento da produção

7 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision análise dos objectivos do cliente 2. criação de um conceito (estrutura interactiva, interface e conteúdo) criação de uma sinopse/flow-charts/... aprovação do orçamento 3. desenvolvimento da estratégia para implementação do produto e design / planeamento da produção 4. preparação da informação (conteúdos)

8 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision análise dos objectivos do cliente 2. criação de um conceito (estrutura interactiva, interface e conteúdo) criação de uma sinopse/flow-charts/... aprovação do orçamento 3. desenvolvimento da estratégia para implementação do produto e design / planeamento da produção 4. preparação da informação (conteúdos) 5. construção 1ª versão (alpha)

9 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision análise dos objectivos do cliente 2. criação de um conceito (estrutura interactiva, interface e conteúdo) criação de uma sinopse/flow-charts/... aprovação do orçamento 3. desenvolvimento da estratégia para implementação do produto e design / planeamento da produção 4. preparação da informação (conteúdos) 6. avaliação e testes 5. construção 1ª versão (alpha)

10 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision análise dos objectivos do cliente 2. criação de um conceito (estrutura interactiva, interface e conteúdo) criação de uma sinopse/flow-charts/... aprovação do orçamento alterações no hardware versão final (beta) 7. correcções 3. desenvolvimento da estratégia para implementação do produto e design / planeamento da produção novas gerações de software 6. avaliação e testes 5. construção 1ª versão (alpha) 4. preparação da informação (conteúdos)

11 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision análise dos objectivos do cliente novos desafios nos media e na publicidade novos produtos para vender alterações de estratégia do cliente revisão do orçamento novas directrizes do marketing novos responsáveis alterações no hardware 8. produção do livro de estilo/templates versão final (beta) 7. correcções 2. criação de um conceito (estrutura interactiva, interface e conteúdo) criação de uma sinopse/flow-charts/... aprovação do orçamento 3. desenvolvimento da estratégia para implementação do produto e design / planeamento da produção novas gerações de software 6. avaliação e testes 5. construção 1ª versão (alpha) 4. preparação da informação (conteúdos)

12 Processo de criação, produção e manutenção de um site: adaptado do livro Architectures de sites web, Lenk, Krzystof e Kahn, PaulPyramyd NTCV, Rotovision 2001 feed-back crítico mudanças na estrutura da empresa do cliente 1. análise dos objectivos do cliente novos desafios nos media e na publicidade novos produtos para vender alterações de estratégia do cliente revisão do orçamento novas directrizes do marketing novos responsáveis alterações no hardware 8. produção do livro de estilo/templates versão final (beta) 9. manutenção do site 7. correcções 2. criação de um conceito (estrutura interactiva, interface e conteúdo) criação de uma sinopse/flow-charts/... aprovação do orçamento 3. desenvolvimento da estratégia para implementação do produto e design / planeamento da produção novas gerações de software 4. preparação da informação (conteúdos) dependentes do cliente fases facultativas ou não necessariamente por esta ordem possíveis factores externos 6. avaliação e testes 5. construção 1ª versão (alpha)

13 ideia/conceito planeamento - Pesquisa de conteúdos, necessidades de mercado ou audiências; Diacrónica e Sincrónica - Declaração de conceito - Sinopse dos Conteúdos Pesquisa Diacrónica - análise ao longo do tempo; considerado do ponto de vista dinâmico da sucessão do tempo; Pesquisa Sincrónica - análise de algo que se realiza ao mesmo tempo; referente aos factos passados na mesma época; Declaração de Conceito (em poucas frases/2 ou 3 parágrafos) deve definir os principais elementos: objectivos, conteúdo, tipologia, audiência, interactividade e plataforma; Sinopse dos Conteúdos (3 a 4 parágrafos, não mais de 1 página) deve definir com mais pormenor a peça, desenvolve os conteúdos, poderá ter uma storyline ou descrição de personagens;

14 ideia/conceito planeamento - Pesquisa de conteúdos, necessidades de mercado ou audiências; Diacrónica e Sincrónica - Declaração de conceito - Sinopse dos Conteúdos - Orçamento - Tabela de Planeamento de Competências - Mapas de GANTT e Redes de PERT - Plano de Trabalho TEMPO escalonamento data limite factores da gestão de projectos multimédia RECURSOS meios financeiros pessoas equipamentos (Recursos, Diferentes Media e Tarefas) [- Protótipo] TAREFA requisitos características da aplicação multimédia Factores da gestão de projectos multimédia (adapatada de Strauss, R Managing Multimedia Projects Focal Press)

15 Um método de tipo diagrama: o método GANTT criado em 1918, mas ainda bastante praticado pela sua evidente simplicidade. Esta técnica consiste em encontrar a melhor maneira possível de posicionar as diferentes tarefas de um projecto a executar num período determinado, em função: - das durações de cada uma das tarefas; - das relações de precedência entre as diferentes tarefas; - dos prazos a respeitar; - das capacidades disponíveis (que podem aumentar em função de horas suplementares, de investimentos, etc); Primeiro, é preciso: - definir o projecto a realizar; - definir as diferentes operações a realizar no enquadramento do projecto; - definir a duração destas diferentes operações; - definir as ligações entre as diferentes operações.

16 Um método de tipo diagrama: o método GANTT Exemplo: planear a produção de um site pessoal (tipo portfolio); 1º Passo: Tarefas a realizar; 2º Passo: Ligações entre tarefas; - A: pesquisa dos conteúdos; duração: 2 horas - B: tratamento dos conteúdos; duração: 5 horas - C: criação do sistema de navegação e layout; duração: 2 horas - D: montagem dos diferentes elementos; duração: 6 horas - E: testes, duração: 1 hora - F: acertos; duração: 2 horas - G: colocação da página on-line; duração: 2 horas total de horas: 20 horas Teremos agora que entender que tarefas podem ou não ser feitas independentemente umas das outras, entender as ligações entre as diferentes tarefas; - A terá que ser a 1ª e pode ser ao mesmo tempo que B; - D depois da C; - E depois de D; - F e G podem ser feitas ao mesmo tempo.

17 Um método de tipo diagrama: o método GANTT 3º Passo: Construção do diagrama; O diagrama de GANTT apresenta-se sob a forma de um quadro quadriculado onde: - cada coluna corresponde a uma unidade de tempo; - cada linha corresponde a uma operação a realizar. Para cada tarefa marca-se uma barra horizontal. O seu comprimento corresponderá à duração da tarefa. A localização da barra, no gráfico, é o resultado das ligações entre as diferentes tarefas. Tempo (horas) Tarefas A B C D E F G

18 Um método de tipo diagrama: o método GANTT 4º Passo: Utilização do diagrama; - Permite visualizar a evolução do projecto e determinar o seu tempo de realização. - Permite pôr em destaque as margens que existem em determinada tarefas. (A margem corresponde ao tempo que se pode atrasar uma tarefa determinada sem que, por isso, aumente o tempo global de realização do projecto.) Depois da 5ª hora de trabalho: a re-análise é uma constante para melhor se preceber como o trabalho está a decorrer. A margem é o tempo que dispomos a mais para a finalização da tarefa. tarefas tarefas executadas margem Tempo (horas) Tarefas A B C D E F G

19 Um método segundo a análise do caminho crítico: Redes de PERT ( Program and Evaluation Review Technic ); O método PERT que data de 1958, é originário dos Estados Unidos, onde foi desenvolvido por iniciativa da marinha americana. Esta última criou, naquela época, uma força de combate nuclear da qual fazia parte um programa de mísseis de longo alcance POLARIS, o qual envolvia 250 fornecedores, 9000 subcontratados e 7 anos de realização. A utilização do PERT permitiu diminuir o tempo global de realização do projecto, de 7 para 4 anos. Mais tarde, este método expandiu-se para a indústria ocidental. O método PERT é, quase sempre, sinónimo de gestão de projectos importantes, grandes e a longo prazo.

20 Um método segundo a análise do caminho crítico: Redes de PERT Devemos começar por: 1. Definir os objectivos de todo o projecto. 2. Designar um responsável pelo projecto, o qual tomará as decisões importantes e a quem se prestará contas sobre o andamento do projecto. 3. Analisar o projecto por grandes grupos de tarefas. Depois, se necessário, pormenorizar certas tarefas. 4. Definir com muita precisão as tarefas e determinar a sua duração. 5. Determinar os custos correspondentes, o que poderá, eventualmente, pôr em causa certas tarefas que tenham um custo elevado. 6. Efectuar controlos periódicos para se verificar se o sistema não se desvia do objectivo.

21 Um método segundo a análise do caminho crítico: Redes de PERT Os diagramas de PERT consistem numa rede de caixas interligadas em que cada caixa representa uma tarefa ou um marco no desenvolvimento do projecto, acompanhado pela respectiva duração e recursos. Estes diagramas permitem identificar as interdependências entre tarefas, pessoas e recursos. Contrariamente ao método GANTT, o PERT empenha-se, sobretudo, em evidenciar as ligações existentes entre as diferentes tarefas de um projecto e, também, em definir o caminho dito 'crítico. Tal como o GANTT, a sua realização necessita definir em primeiro lugar: - o projecto a realizar; - as diferentes operações e os responsáveis respectivos; - as durações correspondentes; - as ligações e antecedentes entre estas diferentes operações.

22 Um método segundo a análise do caminho crítico: Redes de PERT O gráfico PERT é composto por etapas e por operações. Representa-se as etapas por círculos. Representa-se as operações por setas. (O comprimento das setas não tem significado, não havendo proporcionalidade de tempo). 1º passo: descrever as tarefas tendo em consideração o tempo e a tarefa antecedente: Tarefas A descrição pesquisa de conteúdos tempo 2 tarefa anterior _ B tratamento conteúdos 5 _ C sistema de navegação e layout 2 _ D montagem 6 A, B, C E testes 1 D F acertos 2 _ G colocar site on-line 2 F, E

23 Um método segundo a análise do caminho crítico: Redes de PERT 2º passo: oconstrução do gráfico; Começamos a construir o gráfico colocando as letras correspondentes às tarefas pela ordem que vão acontecer, o tempo em que começam (canto superior esquerdo) e a duração da tarefa (canto superior direito). Nesta segunda parte o gráfico é desenhado da esquerda para a direita: A E 8 10 B D G 0 2 F C 6 8

24 Um método segundo a análise do caminho crítico: Redes de PERT Agora no sentido direita esquerda escevem-se os tempos possíveis para cada tarefa acabar (canto inferior direito) e quando poderá começar (canto inferior esquerdo): quando começa a quando termina b A B D E G c d 0 2 F quando pode começar quando pode terminar 3 5 C O caminho crítico (a vermelho) é determinado!

25 Design ideia/conceito - Pesquisa de conteúdos, necessidades de mercado ou audiências; Diacrónica e Sincrónica - Declaração de conceito - Sinopse dos Conteúdos planeamento - Orçamento - Tabela de Planeamento de Competências - Mapas de GANTT e Redes de PERT - Plano de Trabalho (Recursos, Diferentes Media e Tarefas) [- Protótipo] - Mapa de Navegação - Fichas de Interface - Sinopse dos Conteúdos Interactivos: Conteúdos do Programa - Declaração de Conceito - Tema e Objectivos - Sinopse dos elementos fundamentais do conteúdo Estrutura Interactiva - Esquemas por Classificação ou Metáforas Visuais (Descrição dos Mecanismos de Interactividade) - Mapas de Navegação Design de Interfaces - Descrição ou Esboços dos interfaces - Descrição ou Esboços das Ferramentas de Navegação Elementos Media - Descrição Visual e dos Media utilizados - Quantidade de vídeo, áudio e texto - Considerações técnicas e de software - Plataforma e Formato

26 Design Mapas de Navegação (flowcharts); São os esquemas dos interfaces e as suas ligações; Funcionam como uma vista aérea da peça interactiva; As possibilidades de construção de padrões de interactividade são infinitas pela conjugação de diferentes tipos e hipóteses. Existem três grandes tipologias que funcionam como base de construção de padrões mais complexos: Linear, Rede e Hierárquico;

27 Design Mapas de Navegação (flowcharts): LINEAR São padrões em que a informação vem disposta num único caminho. Há a tendência de os vincular a algo fora de moda ou vindo directamente da linguagem cinematográfica. Na realidade, estão na origem das melhores peças interactivas produzidas e são de uma funcionalidade preciosa. - São padrões miméticos e dão ordem à percepção humana. O utilizador sente o caminho que está a ecrã A ecrã B ecrã C ecrã D percorrer e a noção de espaço e tempo. Podem fornecer segurança ao utilizador enquanto o arrastam nos conteúdos. - As vantagens para o designer também são muitas: além de o nosso utilizador não se perder, a informação é disposta sequencialmente e o designer tem mais controlo sob a sua fluidez. Mapa de Navegação Linear modificado: home - A grande desvantagem é a de dar pouco contolo ao ecrã A ecrã B ecrã C ecrã D utilizador. Há, contudo, formas de contornar essa situação adaptando modelos hierárquicos aos padrões lineares.

28 Design Mapas de Navegação (flowcharts): REDE; Todos os pontos estão ligados ou associados, existe uma universalidade de acessos. Muitas vezes, este tipo de padrões são aplicados num ecrã ao longo de uma peça hierárquica. Este tipo de hiperligação é muito comum em conjugação com outro tipo de padrões, sendo uma forma simples e funcional de fornecer os conteúdos sem o utilizador se perder. ecrã A

29 Design Mapas de Navegação (flowcharts): HIERÁRQUICOS; Implicam diferentes níveis de ideias e acessos. O movimento do utilizador é feito do geral para o particular. É mais flexível em relação à arrumação dos conteúdos e fornece mais liberdade de movimentos ao utilizador (mais controlo da acção por parte do utilizador, e não do criador). A desvantagem é que pode ser complicado estruturar e relacionar os conteúdos de acordo com os acessos e interesses da audiência; I. Introdução A. História da Empresa B. Produtos C. Serviços 1. Fundadores 2. Actualidade 1. Linha Clássica 2. Linha Contemporânea 1. As Lojas 2. Loja online

30 Design Mapas de Navegação (flowcharts): HIERÁRQUICOS; Padrão Hierárquico com diferentes tipos de ramos: Padrão Hierárquico com ramos em escada: tipíco de alguns jogos ou progrmas de treino e/ou educacionais. primeiro partida ramo A ramo B ramo C continua pára volta ao 1º ramo desaparecido (evaporating branch) continua pára continua pára meta ramos cruzados ou em cruz ramos em forquilha ALGUNSEXEMPLOS:

31 Design FICHAS DE INTERFACES As Fichas de Interface são tabelas que identificam o tipo de media e a acção do interface. Deverão ter mais ou menos colunas conforme o número de medias usados e o projecto; As colunas referem-se ao tipo de media e as linhas referem-se aos conteúdos utilizados; Estes diagramas são mais utilizados para multimédia dinâmico; interface nº x descrição visual animação música/som narração links ficha de interfaces para um CD-ROM

32 Design ideia/conceito - Pesquisa de conteúdos, necessidades de mercado ou audiências; Diacrónica e Sincrónica - Declaração de conceito - Sinopse dos Conteúdos planeamento - Orçamento - Tabela de Planeamento de Competências - Mapas de GANTT e Redes de PERT - Plano de Trabalho (Recursos, Diferentes Media e Tarefas) [- Protótipo] - Mapa de Navegação - Fichas de Interface - Sinopse dos Conteúdos Interactivos: Conteúdos do Programa - Declaração de Conceito - Tema e Objectivos - Sinopse dos elementos fundamentais do conteúdo Estrutura Interactiva - Esquemas por Classificação ou Metáforas Visuais (Descrição dos Mecanismos de Interactividade) - Mapas de Navegação Design de Interfaces - Descrição ou Esboços dos interfaces - Descrição ou Esboços das Ferramentas de Navegação Elementos Media - Descrição Visual e dos Media utilizados - Quantidade de vídeo, áudio e texto - Considerações técnicas e de software - Plataforma e Formato

33 Produção Distribuição e manutenção Design montagem testes/validação ideia/conceito - Pesquisa de conteúdos, necessidades de mercado ou audiências; Diacrónica e Sincrónica - Declaração de conceito - Sinopse dos Conteúdos planeamento - Orçamento - Tabela de Planeamento de Competências - Mapas de GANTT e Redes de PERT - Plano de Trabalho (Recursos, Diferentes Media e Tarefas) [- Protótipo] - Mapa de Navegação - Fichas de Interface - Sinopse dos Conteúdos Interactivos: Conteúdos do Programa - Declaração de Conceito - Tema e Objectivos - Sinopse dos elementos fundamentais do conteúdo Estrutura Interactiva - Esquemas por Classificação ou Metáforas Visuais (Descrição dos Mecanismos de Interactividade) - Mapas de Navegação versões alfa, beta e gama - Mapas de Produção - Mapas de Tarefas - Fichas de Testes versão golden master (final) Design de Interfaces - Descrição ou Esboços dos interfaces - Descrição ou Esboços das Ferramentas de Navegação Elementos Media - Descrição Visual e dos Media utilizados - Quantidade de vídeo, áudio e texto - Considerações técnicas e de software - Plataforma e Formato

34 Produção Distribuição e manutenção Design montagem testes/validação ideia/conceito - Pesquisa de conteúdos, necessidades de mercado ou audiências; Diacrónica e Sincrónica - Declaração de conceito - Sinopse dos Conteúdos planeamento - Orçamento - Tabela de Planeamento de Competências - Mapas de GANTT e Redes de PERT - Plano de Trabalho (Recursos, Diferentes Media e Tarefas) [- Protótipo] - Mapa de Navegação - Fichas de Interface - Sinopse dos Conteúdos Interactivos: Conteúdos do Programa - Declaração de Conceito - Tema e Objectivos - Sinopse dos elementos fundamentais do conteúdo Estrutura Interactiva - Esquemas por Classificação ou Metáforas Visuais (Descrição dos Mecanismos de Interactividade) - Mapas de Navegação versões alfa, beta e gama - Mapas de Produção - Mapas de Tarefas - Fichas de Testes versão golden master (final) Design de Interfaces - Descrição ou Esboços dos interfaces - Descrição ou Esboços das Ferramentas de Navegação Elementos Media - Descrição Visual e dos Media utilizados - Quantidade de vídeo, áudio e texto - Considerações técnicas e de software - Plataforma e Formato

Metodologia Projectual?

Metodologia Projectual? Metodologia Projectual? > Metodologia é a parte da lógica que estuda os métodos das diversas ciências, segundo as leis do raciocínio > estudar e enumerar as tarefas de forma a que o projecto seja feito

Leia mais

Mapas de GANTT e Redes de PERT Escola Secundária de Emídio Navarro 2002/2003 Estruturas, Tratamento e Organização de Dados

Mapas de GANTT e Redes de PERT Escola Secundária de Emídio Navarro 2002/2003 Estruturas, Tratamento e Organização de Dados Escola Secundária de Emídio Navarro 2002/2003 Generalidades efinição Sobre este termo cada pessoa tem um conceito próprio e todos eles são bastante diferentes. presentamos, aqui, a definição de programação

Leia mais

Inovação em sistemas de informação aplicada ao apoio do cliente de retalho

Inovação em sistemas de informação aplicada ao apoio do cliente de retalho Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Inovação em sistemas de informação aplicada ao apoio do cliente de retalho Relatório de Acompanhamento

Leia mais

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade)

2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º e 8º Anos de escolaridade) Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Oferta de Escola 2ºCiclo (5º e 6º Anos de escolaridade) 3ºCiclo (7º

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Roomle M a n

Leia mais

Base de Dados para Administrações de Condomínios

Base de Dados para Administrações de Condomínios Base de Dados para Administrações de Condomínios José Pedro Gaiolas de Sousa Pinto: ei03069@fe.up.pt Marco António Sousa Nunes Fernandes Silva: ei03121@fe.up.pt Pedro Miguel Rosário Alves: alves.pedro@fe.up.pt

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

FERRAMENTAS DA QUALIDADE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Leia mais

PHC Factoring. A solução para a gestão dos contratos de Factoring, respectivas cessões, adiantamentos e recibos das entidades aderentes.

PHC Factoring. A solução para a gestão dos contratos de Factoring, respectivas cessões, adiantamentos e recibos das entidades aderentes. PHCFactoring DESCRITIVO Este módulo permite aos aderentes fazer a gestão integrada dos vários Contratos de Factoring, nomeadamente das respectivas cessões, adiantamentos e recibos, bem como o controlo

Leia mais

SEMINÁRIOS AVANÇADOS GESTÃO DE PROJECTOS

SEMINÁRIOS AVANÇADOS GESTÃO DE PROJECTOS SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE GESTÃO DE PROJECTOS 2007 Victor Ávila & Associados - Victor Ávila & Associados Centro Empresarial PORTUGAL GLOBAL, Rua do Passeio Alegre, nº 20 4150- Seminários Avançados de Gestão

Leia mais

Trabalho de Desenvolvimento de Sistemas de Software GereComSaber 2ª Fase

Trabalho de Desenvolvimento de Sistemas de Software GereComSaber 2ª Fase Universidade do Minho Departamento de Informática Desenvolvimento de Sistemas de Software Trabalho de Desenvolvimento de Sistemas de Software GereComSaber 2ª Fase Luana Georgia Lopes Telha nº 49379 Luís

Leia mais

Planeamento Serviços Saúde

Planeamento Serviços Saúde Planeamento Serviços Saúde Estrutura Organizacional João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Objectivos Definição de estrutura organizacional. Descrever a configuração e as

Leia mais

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6 Página 1 de 6 1. FUNCIONAMENTO Os cursos na modalidade de e-learning do são frequentados totalmente online, à exceção do Curso de Trabalhador Designado para a Segurança e Saúde no Trabalho em que a 1ª

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010)

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010) SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Art.º 22.º do Regulamento de Estágio, publicado no Diário da República de 9 de Fevereiro de 2010) 1 SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Artigo

Leia mais

Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software

Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software Gestão do Risco e da Qualidade no Desenvolvimento de Software Questionário Taxinómico do Software Engineering Institute António Miguel 1. Constrangimentos do Projecto Os Constrangimentos ao Projecto referem-se

Leia mais

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093. Daniel Jesus nº 28571. Fábio Bota nº 25874. Stephane Fernandes nº 28591

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093. Daniel Jesus nº 28571. Fábio Bota nº 25874. Stephane Fernandes nº 28591 Organização Trabalho realizado por: André Palma nº 31093 Daniel Jesus nº 28571 Fábio Bota nº 25874 Stephane Fernandes nº 28591 Índice Introdução...3 Conceitos.6 Princípios de uma organização. 7 Posição

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a AutoCAD WS M

Leia mais

E- Marketing - Estratégia e Plano

E- Marketing - Estratégia e Plano E- Marketing - Estratégia e Plano dossier 2 http://negocios.maiadigital.pt Indíce 1 E-MARKETING ESTRATÉGIA E PLANO 2 VANTAGENS DE UM PLANO DE MARKETING 3 FASES DO PLANO DE E-MARKETING 4 ESTRATÉGIAS DE

Leia mais

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS INSTI INSTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Exercícios Práticos para as Dificuldades de Aprendizagem

Exercícios Práticos para as Dificuldades de Aprendizagem Exercícios Práticos para as Dificuldades de Aprendizagem (Fundamentação Teórica) Trabalho realizado por: Isabel Saraiva Barbosa n.º21666 Universidade Portucalense Porto, Portugal 13 de Junho 2008 Dificuldades

Leia mais

Interacção Humano-Computador 2012/2013-2º Semestre. Trabalho Prático nº2: Projecto e Desenvolvimento de uma Aplicação Interactiva

Interacção Humano-Computador 2012/2013-2º Semestre. Trabalho Prático nº2: Projecto e Desenvolvimento de uma Aplicação Interactiva Interacção Humano-Computador 2012/2013-2º Semestre Trabalho Prático nº2: Projecto e Desenvolvimento de uma Aplicação Interactiva Entrega no Moodle até 27 de Maio às 23h50m: Apresentação final e código

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

Planificação de. Aplicações Informáticas B

Planificação de. Aplicações Informáticas B Escola básica e secundária de Velas Planificação de Aplicações Informáticas B Ano letivo 2011/2012 1- Introdução à Programação Planificação de Aplicações Informáticas B Unidade Sub-Unidades Objetivos Conteúdos

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Curso Introdução à Informática Ano/Semestre Ano Lectivo Área Científica Dpt. EMP 1ºAno / 1ºS 2005/06 Informática DSI Professor Responsável da Disciplina Miguel Boavida Docente Co-Responsável Martinha Piteira

Leia mais

Formador: Carlos Maia

Formador: Carlos Maia Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1...3 Introdução... 3 Formatações de tabela... 4 Função HOJE... 6 Função SE... 6 Exercícios... 7 Exercício de Fixação...

Leia mais

DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012

DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012 DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012 1. Definições Instrumentos Financeiros OTC - são os instrumentos financeiros descritos no Regulamento de prestação de serviços para

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

MISSÃO VISÃO VALORES OS NOSSOS

MISSÃO VISÃO VALORES OS NOSSOS VISÃO MISSÃO Criar Recursos Humanos de Excelência e alta qualidade que tenham a capacidade de inovação, competitividade e criação de riqueza, num ambiente exigente ao nível nacional e internacional. Contribuir

Leia mais

Optimus: Clientes no centro do negócio

Optimus: Clientes no centro do negócio Optimus: Clientes no centro do negócio Parceiro de Optimus Indústria Telecomunicações Produtos e Serviços Soluções de telecomunicações fixas e móveis e venda de equipamentos de comunicações Web Site www.optimus.pt

Leia mais

Marketing Pessoal. aumentem de valor.

Marketing Pessoal. aumentem de valor. P U B L I C A Ç Ã O N º 3 2 3 D E Z E M B R O 2 0 0 9 Marketing Pessoal PONTOS DE INTERESSE: Conceito Na Prática Definir Objectivos Marca Pessoal Marketing Pessoal pode ser definido como o processo de

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

DOMINE O EXCEL 2007. 16-09-2008 Fascículo 1

DOMINE O EXCEL 2007. 16-09-2008 Fascículo 1 DOMINE O EXCEL 2007 16-09-2008 Introdução ao Microsoft Excel 2007 O ambiente de trabalho O Friso e os Tabuladores do Excel 2007 O Excel possui várias versões sendo que, para a plataforma Windows, a mais

Leia mais

Contabilidade e Controlo de Gestão. 2. O ciclo de gestão. Contabilidade e Controlo de Gestão. 3º ano - Gestão Turística e Hoteleira - Ramo- GT

Contabilidade e Controlo de Gestão. 2. O ciclo de gestão. Contabilidade e Controlo de Gestão. 3º ano - Gestão Turística e Hoteleira - Ramo- GT Contabilidade e Controlo de Gestão Ano letivo 2013/2014 Gustavo Dias 5.º Semestre Ciclo de Gestão Planear Definir o rumo da empresa, ou seja, o que se pretende atingir (objectivos) e para tal o que fazer

Leia mais

Introdução ao Web Design. Aspectos gerais para um bom web design

Introdução ao Web Design. Aspectos gerais para um bom web design Introdução ao Web Design Aspectos gerais para um bom web design Conteúdo programático Projeto Briefing Montando o layout Hierarquia da informação Acessibilidade Projeto Um projeto é um esforço temporário

Leia mais

Introdução à Programação. João Manuel R. S. Tavares

Introdução à Programação. João Manuel R. S. Tavares Introdução à Programação João Manuel R. S. Tavares Sumário 1. Ciclo de desenvolvimento de um programa; 2. Descrição de algoritmos; 3. Desenvolvimento modular de programas; 4. Estruturas de controlo de

Leia mais

Tu ganhas. Todos ganham. Aceita o desafio. O mais importante concurso mundial de tecnologia, a nível académico.

Tu ganhas. Todos ganham. Aceita o desafio. O mais importante concurso mundial de tecnologia, a nível académico. Tu ganhas. Todos ganham. Aceita o desafio. O mais importante concurso mundial de tecnologia, a nível académico. Aceita o Desafio Tu ganhas. Todos ganham. Aos Participantes dos Imagine Cup é dada a oportunidade

Leia mais

Workshop sobre Empreendedorismo

Workshop sobre Empreendedorismo Workshop sobre Empreendedorismo Vasco Pinto 11 e 12/ Dez/ 2012 O que é o Empreendedorismo? O que é ser Empreendedor? Principais Características de um Empreendedor Diferenças entre Empreendedor e Empresário

Leia mais

Aprender com o scratch. E.B. 2,3 José Afonso, Alhos Vedros Filomena Benavente e Ricardo Costa 5.º ano matemática

Aprender com o scratch. E.B. 2,3 José Afonso, Alhos Vedros Filomena Benavente e Ricardo Costa 5.º ano matemática Aprender com o scratch Filomena Benavente e Ricardo Costa 5.º ano matemática 2012 Aprender com o scratch Filomena Benavente e Ricardo Costa 2012 Designação: Aprender com o scratch Enquadramento curricular

Leia mais

GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE:

GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE: GUIÃO DE EXPLORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE: Pedro Elias Produção Apoiada pelo Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), co-financiado pelo Estado Português e pela União Europeia,

Leia mais

MODELOS Y DINÁMICA DE LA DOCENCIA

MODELOS Y DINÁMICA DE LA DOCENCIA MODELOS Y DINÁMICA DE LA DOCENCIA CRIAÇÃO DO GAEL (GABINETE DE APOIO À PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS E E-LEARNING) ESTUDO DE CASO: PROJECTO CAL2000 DR.ª CARLA PATROCÍNIO, DR. RUI MENDES GABINETE DE ESTUDOS E PLANEAMENTO

Leia mais

Gestão da inovação A avaliação e a medição das actividades de IDI

Gestão da inovação A avaliação e a medição das actividades de IDI Gestão da inovação A avaliação e a medição das actividades de IDI Projecto GAPI 2.0 Universidade de Aveiro, 19 de Fevereiro de 2010 João M. Alves da Cunha Introdução Modelo de Interacções em cadeia Innovation

Leia mais

Apresentação do VisualA

Apresentação do VisualA Propriedade Intelectual: Distribuidor Exclusivo: M. B. Santos Soares, Lda. Cruzinfor Rua João Andersen, 90 1º Dtº Rua 5 de Outubro, 3 B - Paivas 4250-242 PORTO 2840 SEIXAL Tel.: 22.8329107 Tel.: 21.2249533

Leia mais

DIRECTRIZES PARA A ADAPTAÇÃO DO GUIA SOBRE AS MARCAS AO UTILIZADOR

DIRECTRIZES PARA A ADAPTAÇÃO DO GUIA SOBRE AS MARCAS AO UTILIZADOR DIRECTRIZES PARA A ADAPTAÇÃO DO GUIA SOBRE AS MARCAS AO UTILIZADOR Objectivo global O principal objectivo da adaptação do guia ao utilizador é poder oferecer convenientemente às PMEs uma orientação específica,

Leia mais

O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler

O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler O planejamento do projeto Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler 2 Introdução Processo de definição das atividades Sequenciamento de atividades Diagrama de

Leia mais

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11.

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11. Sumário Introdução... xiii A quem se destina este livro...xiii Como o livro está organizado...xiii Como baixar os arquivos de prática...xiv Suas configurações no Project...xv Suporte técnico...xvi Parte

Leia mais

4.1. UML Diagramas de casos de uso

4.1. UML Diagramas de casos de uso Engenharia de Software 4.1. UML Diagramas de casos de uso Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Utilizados para ajudar na análise de requisitos Através da forma como o utilizador usa o sistema

Leia mais

DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º. Windows 7 Office 2010 Internet Explorer. Cd-roms COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO: 9º. Windows 7 Office 2010 Internet Explorer. Cd-roms COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER ESCOLA SECUNDÁRIA DE MANUEL DA FONSECA 3º Ciclo Ensino Básico/Secundário PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 550 - Informática ANO LECTIVO 2012/2013 DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação

Leia mais

Eixo III _ Desenvolvimento Sustentável. III.3. Gestão Ambiental Sustentável, Conservação da Natureza e Biodiversidade. Tipologia de Investimento

Eixo III _ Desenvolvimento Sustentável. III.3. Gestão Ambiental Sustentável, Conservação da Natureza e Biodiversidade. Tipologia de Investimento Eixo III _ Desenvolvimento Sustentável III.. Gestão Ambiental Sustentável, Conservação da Natureza e Biodiversidade Tipologia de Investimento Eixo III III. CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data Descrição N.

Leia mais

Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Gestão de Mensagens Fornecedor Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice Novo Serviço de Gestão de Mensagens... 3 Criar Mensagens... 4 Layout Criar Mensagens... 4 Processo Criar

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE

ESTUDO DE VIABILIDADE ESTUDO DE VIABILIDADE REDE LOCAL / ARRANJO PRODUTIVO LOCAL / CADEIA PRODUTIVA NOME: SIGLA: ESTADO: 1º Parte - Viabilidade Econômica e Ambiental Esta é a dimensão mais importante do estudo de viabilidade

Leia mais

Pi Personnel Information

Pi Personnel Information Pi Personnel Information Ao contrário da maioria dos actuais sistemas de Assiduidade e Acessos, o PI foi projectado para ser muito mais do que apenas uma aplicação. É capaz de combinar poderosas ferramentas,

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões:

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões: Akropole Catequista O Akropole Catequista em três tempos... Este texto é um pequeno manual de introdução ao Akropole Catequista. Umas das características deste programa é o facto deste não necessitar de

Leia mais

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho

Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho Guia Sudoe - Para a elaboração e gestão de projetos Versão Portuguesa Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho 2 Ficha 3.3 Como se elabora um plano de trabalho Índice 1 Determinação do plano de trabalho...

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

elemento digital Dossier de Serviços para Empresas www.e-noivos.com

elemento digital Dossier de Serviços para Empresas www.e-noivos.com elemento digital Dossier de Serviços para Empresas www.e-noivos.com Julho 2003 1. A quem se dirige este documento? Este documento dirige-se a responsáveis pelo Marketing e/ou pela promoção e dinamização

Leia mais

Contratação Pública e Auditoria de Gestão. Jacob Lentz Auditoria Geral da Dinamarca

Contratação Pública e Auditoria de Gestão. Jacob Lentz Auditoria Geral da Dinamarca Contratação Pública e Auditoria de Gestão Jacob Lentz Auditoria Geral da Dinamarca A apresentação consiste em 2 partes: 1. Apresentação de uma auditoria de gestão realizada pela Auditoria Geral da Dinamarca:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área

Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área Descritivo completo Pessoal 2008 Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área Benefícios Solução completa;

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

METODOLOGIA DOS ESTUDOS PARA A

METODOLOGIA DOS ESTUDOS PARA A METODOLOGIA DOS ESTUDOS PARA A DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE NO ARMAZENAMENTO SUBTERRÂNEO DE GÁS NATURAL FEVEREIRO 2008 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º 1400-113

Leia mais

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt

Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC. www.estagiostic.gov.pt Manual de Utilizador Plataforma de Estágios TIC www.estagiostic.gov.pt 1 Índice 1 Introdução 3 1.1 Programa de Estágios TIC 3 1.2 Objectivo da plataforma 3 1.3 Perfis 4 1.3.1 Escola 4 1.3.2 Empresa 4 1.3.3

Leia mais

UNIDADE 1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

UNIDADE 1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Ensino Regular Diurno Disciplina: T.I.C. Professores: Paula Dias Curso: AC/EC1 Ano: 9.º Turma(s): 2 Diagnosticar o estádio de desenvolvimento das competências em TIC dos alunos. Conhecer os conceitos básicos

Leia mais

3 Estratégia para o enriquecimento de informações

3 Estratégia para o enriquecimento de informações 34 3 Estratégia para o enriquecimento de informações Podemos resumir o processo de enriquecimento de informações em duas grandes etapas, a saber, busca e incorporação de dados, como ilustrado na Figura

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093 Daniel Jesus nº 28571 Fábio Bota nº 25874 Stephane Fernandes nº 28591

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093 Daniel Jesus nº 28571 Fábio Bota nº 25874 Stephane Fernandes nº 28591 Organização Trabalho realizado por: André Palma nº 31093 Daniel Jesus nº 28571 Fábio Bota nº 25874 Stephane Fernandes nº 28591 Introdução Conceito de Organização De um modo genérico pode-se dizer que uma

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO DE PROTECÇÃO DE DADOS DO ARTIGO 29.º

GRUPO DE TRABALHO DE PROTECÇÃO DE DADOS DO ARTIGO 29.º GRUPO DE TRABALHO DE PROTECÇÃO DE DADOS DO ARTIGO 29.º 00327/11/PT WP 180 Parecer 9/2011 sobre a proposta revista da indústria relativa a um quadro para as avaliações do impacto das aplicações RFID na

Leia mais

Optimização de um Mundo Virtual

Optimização de um Mundo Virtual secção 3.2 Optimização de um Mundo Virtual Dadas as limitações impostas pela actual tecnologia, um mundo virtual que não seja cuidadosamente optimizado torna-se necessariamente demasiado lento para captar

Leia mais

CASO DE ESTUDO SOBRE SIG

CASO DE ESTUDO SOBRE SIG Laboratório Regional de Engenharia Civil Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira Câmara Municipal do Funchal Sistema Integrado para a Implementação de Sustentabilidade CASO

Leia mais

GM IMOBILIZADO. O parceiro ideal nas tecnologias de Informação. O GM Imobilizado é a solução para a eficaz gestão do Imobilizado de uma organização.

GM IMOBILIZADO. O parceiro ideal nas tecnologias de Informação. O GM Imobilizado é a solução para a eficaz gestão do Imobilizado de uma organização. GM O GM Imobilizado é a solução para a eficaz gestão do Imobilizado de uma organização A solução alia um interface simples e intuitivo a um conjunto de funcionalidades que possibilitam o acompanhamento

Leia mais

BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA

BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA Administração n.º 47, vol. X III, 2000-1.º, 263-271 BREVE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DA GESTÃO DE DOCUMENTOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACAU PROVISÓRIA Iong Chi Seng, Lao Chon Pio e Lao Sok Chi* A Câmara Municipal

Leia mais

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto;

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto; FICHA OBJECTIVO Construir Construir formulários na base de dados Diplomas em Diário da República Um formulário é utilizado, em primeiro lugar, para introduzir, eliminar ou apresentar dados numa base de

Leia mais

Regulamento de Estágio do Mestrado em Desporto 2009

Regulamento de Estágio do Mestrado em Desporto 2009 Instituto Politécnico de Santarém ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR MESTRADO EM DESPORTO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Este regulamento enquadra-se no âmbito do artigo 21.º do regulamento específico do

Leia mais

TIC Tecnologias da Informação e Comunicação 10º Ano

TIC Tecnologias da Informação e Comunicação 10º Ano TIC Tecnologias da Informação e Comunicação 10º Ano Unidades Conteúdos Objectivos Gerais Nº Aulas (tempos) Módulo 1 Folha de Cálculo Microsoft Excel 2010 Introdução à folha de cálculo o Personalização

Leia mais

Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura

Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura Projecto de Actividades para a «Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis» Formulário de candidatura (vide instruções no URL: http://www.crie.min-edu.pt/portateis/index.htm) 1. Identificação

Leia mais

MARKETING e MARKETING ONLINE. MARKETING e MARKETING ONLINE

MARKETING e MARKETING ONLINE. MARKETING e MARKETING ONLINE MARKETING e MARKETING ONLINE Introdução ao Marketing fundamentos e conceitos OBJECTIVO: Conhecer as principais metodologias e conceitos de Marketing a ter em conta no desenvolvimento comercial e estratégico

Leia mais

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores

Catálogo Nacional de Compras Públicas. Manual de Fornecedores 10 de Julho de 2009 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objectivo... 3 2. Fornecedor... 4 2.1. AQs/CPAs... 4 2.2. Contratos... 4 2.3. Grupos AQ/CPA... 5 3. Carregamento e Actualização do Catálogo... 7 3.1.

Leia mais

Direcção Regional de Educação do Algarve

Direcção Regional de Educação do Algarve MÓDULO 1 Folha de Cálculo 1. Introdução à folha de cálculo 1.1. Personalização da folha de cálculo 1.2. Estrutura geral de uma folha de cálculo 1.3. O ambiente de da folha de cálculo 2. Criação de uma

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Arquitecturas de Software Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores

Arquitecturas de Software Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Arquitecturas de Software Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Exame 2 de Fevereiro de 2008, 9:00H 11:30H (duração 2:30H) Nome:

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Planeamento e Seguimento de Projectos

Planeamento e Seguimento de Projectos Planeamento e Seguimento de Projectos Introdução Uma empresa sem objectivos a atingir é uma empresa desorientada, mas ter objectivos a atingir sem qualquer plano não deixa de ser apenas uma esperança.

Leia mais

GOOGLE ADWORDS SEARCH ADVANCED Preparação para a Certificação Google

GOOGLE ADWORDS SEARCH ADVANCED Preparação para a Certificação Google Aprenda como o Google segmenta clientes sem comparação com qualquer outro meio. Saiba como o Google pode oferecer um bom ROI para anunciantes. Saiba como o Google o pode ajudar a alcançar clientes com

Leia mais

A gestão da implementação

A gestão da implementação A Gestão de Projectos Técnicas de programação em Gestão de Projectos Luís Manuel Borges Gouveia A gestão da implementação Estrutura de planeamento de projectos avaliação e gestão de risco a gestão de projectos

Leia mais

Ano IV - Número 19. Versões 5.0.1 e 5.1

Ano IV - Número 19. Versões 5.0.1 e 5.1 Versões 5.0.1 e 5.1 Quarta-feira, 07 de janeiro de 2009 ÍNDICE 3 EDITORIAL 4 VERSÃO 5.1 4 Dashboard 5 Plano de Comunicação 6 Configurações Pessoais 6 Priorização de Demandas 7 Agendamento de Demandas 8

Leia mais

CSC.Breves. Para quê? Em termos globais, pretende-se com a implementação do CSC.UC:

CSC.Breves. Para quê? Em termos globais, pretende-se com a implementação do CSC.UC: #1 CSC.Breves Boletim bimensal de divulgação do projecto de implementação do Centro de Serviços Comuns da Universidade de Coimbra O que é? O Centro de Serviços Comuns da Universidade de Coimbra (CSC.UC)

Leia mais

Objectivo da PG Web Marketing

Objectivo da PG Web Marketing GUIÃO DO PLANO/PROJECTO DE WEB MARKETING ALZIRA MARQUES E FILIPE PINTO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM WEB MARKETING Objectivo da PG Web Marketing Slide #2 Preparar o formando para a elaboração de um plano de

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Anim8or M a n

Leia mais

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução).

Introdução. Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e. Operação (execução). Gestão de Projetos Introdução Toda organização executa basicamente dois tipos de atividade: Projeto; e Operação (execução). O projeto é uma atividade muito particular, cuja finalidade principal é dar origem

Leia mais

Manual da Qualidade. Rodrigo Barata Mediação de Seguros. Revisão n. 01 Data de Publicação: 2009-04-2408 Elaborado por: RodrigoBarata Estado:

Manual da Qualidade. Rodrigo Barata Mediação de Seguros. Revisão n. 01 Data de Publicação: 2009-04-2408 Elaborado por: RodrigoBarata Estado: Rodrigo Barata Página 2 de 14 Indice 1. Promulgação 3 2. Politica da Qualidade 3 3. Missão da Empresa 4 4. Campo de aplicação 4 4.1 Referências 4 5. Apresentação da Empresa Rodrigo Barata Unipessoal 5

Leia mais

REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO. Capítulo I.

REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO. Capítulo I. Regulamentos REGULAMENTO PARA A GESTÃO DE CARREIRAS DO PESSOAL NÃO DOCENTE CONTRATADO NO ÂMBITO DO CÓDIGO DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Aprovado pelo Conselho de Gestão na sua reunião de 2011.01.20

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

Apresentação do Manual de Gestão de IDI

Apresentação do Manual de Gestão de IDI Seminário Final do Projeto IDI&DNP Coimbra 31 de março Miguel Carnide - SPI Conteúdos. 1. O CONCEITO DE IDI (INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO) 2. OVERVIEW DO MANUAL 3. A NORMA NP 4457:2007 4. A

Leia mais

PHC Pocket Suporte. ππ Aumento de produtividade. ππ Assistência técnica. optimizada e em tempo real. ππ Diminuição dos custos com deslocações

PHC Pocket Suporte. ππ Aumento de produtividade. ππ Assistência técnica. optimizada e em tempo real. ππ Diminuição dos custos com deslocações PHCPocket Suporte DESCRITIVO O módulo PHC Pocket Suporte permite o acesso a PAT s em aberto e intervenções agendadas, o preenchimento de relatórios de intervenções e a sincronização imediata com a sede.

Leia mais

PLANEAMENTO DO SITE. - Objectivos. - Público-alvo. -Estrutura. - Navegação

PLANEAMENTO DO SITE. - Objectivos. - Público-alvo. -Estrutura. - Navegação PLANEAMENTO DO SITE Desenhar e planear o site tendo em conta: - Objectivos - Público-alvo -Estrutura - Navegação MCM 2007 1 Objectivos Entender a posição do cliente O que se pretende com a criação do site?

Leia mais