Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº Daniel Jesus nº Fábio Bota nº Stephane Fernandes nº 28591

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093 Daniel Jesus nº 28571 Fábio Bota nº 25874 Stephane Fernandes nº 28591"

Transcrição

1 Organização Trabalho realizado por: André Palma nº Daniel Jesus nº Fábio Bota nº Stephane Fernandes nº 28591

2 Introdução Conceito de Organização De um modo genérico pode-se dizer que uma organização é representada por um grupo de pessoas que trabalham em conjunto de modo a atingirem uma meta comum. Para que a organização tenha sucesso existe um conjunto de factores que é importante ter em conta, e é sobre estes que este trabalho consiste. Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.

3 Princípios de uma Organização Objectivos Contexto Coordenação Recursos Actuação eficaz

4 Objectivos Sociedade Necessidade Objectivo Organização

5 Contexto Em diferentes sociedades surgem diferentes tipos de problemas. Uma organização tem de ser capaz de responder a esses problemas, sendo necessário também adaptar-se ao meio onde está inserida, em termos legislativos, sociais e culturais.

6 Coordenação Para quê? Com o intuito de resolver um certo problema, surge associado a junção de hierarquia com comunicação. Nestes moldes então força a uma coordenação entre os diversos elementos de uma organização, optimizando-se assim os resultados.

7 Coordenação Hierarquia A hierarquia estabelece como a divisão do trabalho é feita, distribuindo tarefas mediante as qualidades de cada elemento da organização, estas qualidades poderão ser definidas pelo grau académico ou de experiência numa determinada área de conhecimentos. Comunicação A hierarquia só por si não funciona, é necessário que haja troca de informação, comunicação entre os elementos para que sejam conhecidos os objectivos já alcançados e os objectivos prioritários no momento, de modo a que o projecto convirja de uma forma sólida o seu rumo em direcção à meta final.

8 Coordenação Quando se tem uma hierarquia bem construída e a comunicação é funcional então uma organização está coordenada funcionando como uma máquina bem oleada.

9 Recursos Recursos Humanos Materiais Financeiros

10 Actuação eficaz Um dos factores que vai distinguir as várias organizações é o modo com que estas resolvem os problemas, para atingir o sucesso é necessário estar sempre actualizado em termos tecnológicos e humanos. Existem vários caminhos para solucionar cada problema, porém há que actuar de maneira eficaz de modo a optimizar a utilização dos recursos, não desprezando a qualidade final.

11 Esquema de um Projecto Objectivo/Projecto Recursos Humanos Materiais Financeiros Objectivo Alcançado

12 Questionário O que é uma organização? Podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objectivo pré-determinado através da afectação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar. Quais os princípios fundamentais de uma organização? Toda a organização tem objectivos, inseridos num determinado contexto. Para optimizar esses objectivos é necessária coordenação, recursos adequados e uma actuação eficaz.

13 Questionário Qual a importância da hierarquia e coordenação num projecto? A hierarquia estabelece como a divisão do trabalho é feita, distribuindo tarefas mediante as qualidades de cada elemento da organização. Porém, a hierarquia por si só não funciona é necessário que exista comunicação entre os elementos para que o trabalho se desenvolva de maneira eficaz e coordenada. Quais os passos para atingir um objectivo? É necessário dividir as tarefas, efectuar o planeamento dos recursos e distribui-los. Para atingir o objectivo de uma maneira mais eficaz é necessário optimizar a distribuição de tarefas e recursos, só assim é que se consegue ser uma organização com sucesso.