Os 3 pilares da gestão de pessoas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os 3 pilares da gestão de pessoas"

Transcrição

1 Os 3 pilares da gestão de pessoas

2 Por ser responsável pelos recursos de uma organização, como por exemplo, pessoas, dinheiro e propriedades físicas ou intelectuais, dizemos que os objetivos de uma direção são compostos por 3 pilares que são extremamente importantes e básicos para o desempenho do cargo. Esses pilares são: redução de custos, redução de riscos e aumento de receita.

3 1. Redução de custo Nas organizações, sempre existem diversos gastos que acontecem de forma espontânea no dia-a-dia e que, muitas vezes, nem são contabilizados. Esses gastos não contabilizados, geralmente, são relacionados à rotatividade, recrutamento, retenção de talentos e diversos outros fatores que, na maioria das vezes, caracterizam alguns dos maiores problemas dentro das empresas atuais. Tudo isso é gerado através de uma falta de gestão de pessoas moderna e eficaz.

4 Nem sempre é possível mensurar esses gastos sem o auxílio de um software específico. Por esse motivo, cada vez mais os gestores reconhecem que investimentos em softwares de RH são medidas que, a curto prazo, reduzem custos desnecessários e, até então, desconhecidos dentro da empresa. Rotatividade A rotatividade é um dos gastos mais recorrentes nas empresas, porém, quase sempre ignorado. Você sabia que, de acordo com a Catho, as empresas do Brasil têm o maior índice de rotatividade quando comparadas com empresas do resto do mundo? A medida que a base do Profiler é alimentada com informações sobre a rotina da empresa em relação aos colaboradores, a ferramenta armazena e cruza dados a fim de gerar novas informações para tomadas de decisões estratégicas No caso da rotatividade, o software colhe os dados de contratações realizadas e os dados das demissões.

5 Dessa forma, logo na Dashboard do programa é possível acompanhar está essa métrica para o RH. É importante lembrar que essa se trata de uma das métricas mais importantes para um departamento de RH. A rotatividade pode ser acarretada por diversos motivos externos, porém, o que mais chama atenção, é o valor que isso custa para a empresa. Por esse motivo, vale lembrar que apenas uma demissão é precedida por diversos custos, bem como a contratação e o tempo de capacitação de um funcionário até que ele esteja produzindo o máximo que pode. A Solides calcula que cada demissão seguida de contratação custe, em média, cerca de 14 mil reais para uma empresa. Se o objetivo da diretoria é reduzir ao máximo custos irrelevantes, a rotatividade deve ser a métrica mais acompanhada.

6 2. Redução de risco Toda diretoria precisa tomar decisões constantemente. Sempre haverão contratações, demissões, implantações de novas estratégias e metodologias e, até mesmo, corte de gastos, como já foi falado aqui. Qualquer tipo de decisão que vá ser tomada, por mais simples que seja, precisa de um planejamento prévio e de uma estratégia de realização para que os riscos de erros sejam os menores possíveis. Exatamente por esse motivo, quanto maior o auxílio que uma diretoria tiver para realizar uma gestão de pessoas mais elaborada e eficaz, menor o risco de que erros sejam cometidos. É nesse momento em que o software de RH entra, com o objetivo de garantir a assertividade das decisões, baseandose em números e situações concretas. No caso de uma diretoria, obviamente, acertos são sinônimos de economia de capital, de tempo e de energia, os três bens mais valiosos dentro de qualquer organização.

7 Perfil predominante da empresa Como motivar e engajar seus colaboradores? Como você delega determinados projetos para as pessoas específicas? Que tipo de benefício seus funcionários valorizam mais? As pessoas são diferentes e possuem reações diferentes em determinadas situações. Em muitos casos, os melhores benefícios para um tipo de perfil não são os melhores para outro tipo de perfil. O mesmo acontece em diversos outros casos. Para fazer com que a diretoria e a liderança tomem as decisões mais certeiras em relação aos colaboradores, um mapeamento de toda a equipe é mais do que necessário. Sabendo dessa necessidade, o Profiler reúne, através do cruzamento de dados, todos os relatórios de perfis comportamentais da empresa e compila essas informações em um gráfico na Dashboard. Análises preditivas Nada melhor do que estudos de prevenção para reduzir riscos e, consequentemente, reduzir custos. Por essa razão, a Dashboard do Profiler dispõe de uma série de outros gráficos que contém informações importantes para a realização de uma gestão de pessoas estratégica.

8 Colaboradores por sexo e por departamento O gráfico de colaboradores por sexo pode parecer descartável quando observado sem a análise correta. Entretanto, um gráfico como esse, quando cruzado com as informações sobre colaboradores por departamento, é capaz de oferecer análises preditivas para o planejamento financeiro do RH a curto e longo prazo.

9 Inicialmente, o gráfico de colaboradores por sexo pode preparar o departamento de RH, por exemplo, para a escolha de benefícios a serem dados. Nesse sentido, o departamento tem maior probabilidade de acertar o que seria melhor recebido e valorizado pelos colaboradores da empresa. Além disso, cruzando os dados dos dois gráficos, é possível saber qual sexo desempenha cada tarefa na empresa e, dessa forma, relacionar com absenteísmo e outras métricas. Colaboradores por educação Acompanhar a escolaridade média dos colaboradores dentro de um negócio pode oferecer à empresa uma estimativa de gastos com folhas de pagamento, níveis de rotatividade, comunicação e outras coisas. Colaboradores por Níveis de Energia Colaboradores por Níveis de Exigência 10 9 Nº de Colaborado res 10 Nº de Colaborado res Muito BaixaB aixa Norm Baixa Norm Alta Alta Muito Alta Muito Baixa Baixa Norm Baixa Norm Alta Alta Muito Alta Confira a distribuição do nível de energia (ou pique para o trabalho) neste time. Se as pessoas estiverem concentradas nas categorias mais baixas, você precisrá conferir o nível de estresse a que estãosujeitas,considerandoalgumtrabalhodecomunicação/orientação/engajamentoouchecar se não estão sendo cobradas de atividades muito distantes de seu perfil. Se os colaboradores estiverem com níveis de Exigência alta, significa que eles estão sendo cobrados de atividades que não são muito comuns às suas competências naturais. A curto prazo isto pode incentivá-los ao desenvolvimento. A longo prazo isto pode fazer cair suas energias.

10 De acordo com uma pesquisa divulgada pelo O Globo, a escolaridade é um fator que exerce grande influência nos salários dos setores públicos e privados. Dessa forma, como sabemos que o salário é um elemento importante para a retenção de pessoas, os colaboradores que possuem menor escolaridade tendem a receber menores salários e, consequentemente, são indivíduos que podem contribuir para o aumento da rotatividade interna. Último mês Por exemplo, se uma empresa possui diversos estagiários, podemos esperar duas coisas quase certeiras. A primeira é que a folha de pagamento é baixa, porém, a longo prazo, tenderá a aumentar. A segunda é que a rotatividade da empresa tende a ser alta, uma vez que estagiários geralmente trocam de emprego com mais frequência. Produtividade

11 Por outro lado, se a empresa possui muitas pessoas com grau de educação maior, isso significa que a folha de pagamento é alta e que, talvez, essas pessoas sejam mais requisitadas no mercado. 3. Aumento de receita O aumento de receita vem como uma consequência dos fatores anteriores. Dentro de um sistema empresarial, tudo é um ciclo interconectado. Quando existe uma gestão de pessoas eficaz, todos os setores ganham com isso. Se há uma redução dos riscos, consequentemente há uma redução dos custos espontânea. Por fim, o resultado é o aumento de receita interno. Energia vs. Exigência A produtividade é um fator que está diretamente relacionado com o aumento de receita dentro de uma empresa. Se seus colaboradores estão atingindo níveis extremos de produtividade, isso significa que a produção dentro de um negócio é alta e, consequentemente, gera-se mais capital interno. Ao relacionar esses dois gráficos, o de Energia e o de Exigência do meio, podemos constatar alguns pontos sobre a produtividade dos colaboradores. Se grande parte da empresa está no grupo de energia baixa, isso significa que o pique para trabalho desses colaboradores está baixo. Caso grande parte desses colaboradores também estejam se sentindo altamente exigidos pelo meio, é certo que a produtividade irá cair bastante.

12 Esse tipo de análise, relacionando o nível de energia com o nível de exigência, oferece a possibilidade de entender o que está acontecendo com as pessoas dentro de uma organização e saber qual é o método mais eficaz para mudar o cenário e aumentar a produção de receita. Produtividade por receita Para mensurar um dos pontos de aumento de receita através da gestão de pessoas que o Profiler realiza, o software é capaz de cruzar os dados do faturamento da empresa com o número de pessoas trabalhando, sabendo assim, qual é a média de receita produzida por pessoa dentro da empresa. Provavelmente você percebeu que o Profiler é uma ferramenta cheia de dados e informações. Além dessas que foram citadas acima, dentro do software você encontra diversas outras possibilidades de gestão, como por exemplo, avaliações de desempenho, engenharia de cargos, pesquisa de clima, entre outras. O segredo, no entanto, está na possibilidade de cruzamento de certos dados para gerar novos dados relevantes para a gestão de pessoas. Esses dados gerados contribuem para a manutenção dos 3 pilares da diretoria e, ao mesmo tempo, oferecem uma visão mais ampla para o departamento de RH.

13 A Solides é uma empresa especialista em software para gestão de pessoas sob a perspectiva comportamental. Através do people analytics e da análise preditiva, automatizamos processos de RH promovendo redução de custos de rotatividade e aumento de produtividade com engajamento de colaboradores. Saiba mais sobre a Solides

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

CONHEÇA O PROFILER COLOQUE A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO

CONHEÇA O PROFILER COLOQUE A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO CONHEÇA O PROFILER COLOQUE A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO 1 NOSSO OBJETIVO Desde 2007 estamos em uma só missão: desenvolver o capital humano por meio de Perfil Comportamental. Transformação, resultados,

Leia mais

OKR para os desafios de um RH moderno

OKR para os desafios de um RH moderno 1 OKR para os desafios de um RH moderno índice 2 Introdução... 03 O que é OKR?... 06 Benefícios da metodologia OKR... 12 Número de colaboradores... 20 Indicadores... 22 Sobre nós... 30 Introdução 3 Quando

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES

INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 IDENTIFICANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS 05 O PAPEL DO RH 11 CONCLUSÃO 14 SOBRE O SOLIDES 17 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Websérie Eventials. Luís Testa

Websérie Eventials. Luís Testa Websérie Eventials Luís Testa De Thomas Case à SEEK Pioneirismo em Recrutamento Online no Brasil Catho RH Consultoria Aquisição da Tiger Global Management SEEK assume controle e gestão da companhia 1970

Leia mais

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental De cada 5 Demissões nas empresas, 3 estão relacionadas ao Comportamento. Fonte: Catho - 2009 A Harvard Business Review aponta que até 80 % da rotatividade

Leia mais

Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisa de Clima Organizacional Pesquisa de Clima Organizacional As pessoas representam alto investimento para as organizações. É evidente que o sucesso de um empreendimento não depende somente da competência dos gestores em reconhecer

Leia mais

Gestão de pessoas e desempenho organizacional

Gestão de pessoas e desempenho organizacional Aula 12 Gestão de pessoas e desempenho organizacional Agenda 1 Seminário 2 Medindo a performance do RH 1 Seminário 5 Competing on talent analytics. Davenport, Harris & Shapiro. Harvard Business Review,

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

O que é retenção? Recursos Humanos e Gestão Estratégica Empresarial

O que é retenção? Recursos Humanos e Gestão Estratégica Empresarial Sobre o Autor Eduardo Alencar (http://eduardoalencar.webnode.com.br) é coordenador de Recursos Humanos do GRUPO KSI BRASIL, psicólogo graduado pela Uninove, pós graduado em psicologia comportamental e

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

O Que São Indicadores de RH? Os Melhores Indicadores para Medir a Eficiência da sua Equipe

O Que São Indicadores de RH? Os Melhores Indicadores para Medir a Eficiência da sua Equipe O que são: Os melhores indicadores para medir a eficiência da sua equipe, normalmente estão ligados à área de recursos humanos (RH) e englobam itens como número de treinamentos, eventos, admissões/demissões,

Leia mais

Gestão baseada em. Competências. Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba. Autoras do blog Mundo RH Kombo - Todos os direitos reservados

Gestão baseada em. Competências. Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba. Autoras do blog Mundo RH Kombo - Todos os direitos reservados Gestão baseada em Competências Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba Autoras do blog Mundo RH 2015 Kombo - Todos os direitos reservados O que é competência? Acredito que a grande maioria das pessoas

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

Crescimento é ESTRATÉGICO. por

Crescimento é ESTRATÉGICO. por Crescimento é ESTRATÉGICO por Se você fez o download desse e-book, tenho certeza que você quer buscar formas de potencializar seu negócio. Então eu peço que você venha com a mente aberta para absorver

Leia mais

Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo.

Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo. Maestria Empresarial - Os 03 resultados que farão a sua empresa gerar mais lucro em menos tempo. E você vai descobrir aqui comigo: Maestria Empresarial: Os 03 pilares e os 03 resultados essenciais para

Leia mais

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos

Núcleo de Materiais Didáticos Gestão de Talentos e Mapeamento por Aula 4 Prof a Cláudia Patrícia Garcia Aula 4 - Gestão por claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Lembrando... A gestão por competências

Leia mais

5 pilares de Gestão Financeira para Escolas e Cursos

5 pilares de Gestão Financeira para Escolas e Cursos 5 pilares de Gestão Financeira para Escolas e Cursos Saiba como manter sua instituição de ensino no azul Sistema de Gestão Escolar A gestão de uma instituição de ensino envolve muitos desafios e, para

Leia mais

O NOVO VAREJO: ECOMMERCE E A MULTICANALIDADE

O NOVO VAREJO: ECOMMERCE E A MULTICANALIDADE O NOVO VAREJO: ECOMMERCE E A MULTICANALIDADE CONVERGE YOU ESCOLA DE NEGÓCIOS DIGITAIS E EXPONENCIAIS PARCEIROS CONVERGE YOU ESCOLA DE NEGÓCIOS DIGITAIS E EXPONENCIAIS CLIENTES O NOVO VAREJO: ECOMMERCE

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT. módulo 1

FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT. módulo 1 FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT módulo 1 o que é o personal ASSESSMENT? O que é o personal ASSESSMENT? Personal Assessment é uma ferramenta brasileira de identifi cação de perfi l profi ssional e

Leia mais

Como o Big Data pode melhorar a gestão de RH

Como o Big Data pode melhorar a gestão de RH Dicas para a leitura deste ebook Olá! Antes de iniciar a sua leitura, você precisa saber que este Ebook é interativo, ou seja, ao longo dos textos, você irá encontrar links e botões clicáveis que servem

Leia mais

Gestão de Clima Organizacional

Gestão de Clima Organizacional Gestão de Clima Organizacional Hospitais Privados anahp associação nacional de hospitais privados Hospital Vera Cruz CLIMA ORGANIZACIONAL O monitoramento do Clima Organizacional do Hospital Vera Cruz é

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos Resultados Gerais 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos O uso da tecnologia de Recursos Humanos nunca foi tão alto na América Latina. Quase 40% das empresas da região contam com uma

Leia mais

GUIA DO RH: COMO DESENVOLVER E GERENCIAR BEM A LIDERANÇA NA SUA EMPRESA!

GUIA DO RH: COMO DESENVOLVER E GERENCIAR BEM A LIDERANÇA NA SUA EMPRESA! GUIA DO RH: COMO DESENVOLVER E GERENCIAR BEM A LIDERANÇA NA SUA EMPRESA! SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 LIDERANÇA E RECURSOS HUMANOS: QUAL A RELAÇÃO?...5 COMO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES?...9

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? recentemente, lendo o livro: descubra

Leia mais

A Força de Trabalho em Janeiro 2015

A Força de Trabalho em Janeiro 2015 A Força de Trabalho em 2020 Janeiro 2015 Pesquisa Global 27 Países 5,400 Pessoas; 2,700 executivos e 2,700 funcionários conduzida por Oxford Economics Oxford Economics, The 2020 Workforce, 2014 Os cinco

Leia mais

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics 10Minutos People & Organisation Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics People Analytics Destaques Agosto de 2015 Destaque Embora os respondentes tenham indicado que as

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

Como fazer o RH. Ser Valorizado. em sua empresa? RH Valorizado em sua empresa

Como fazer o RH. Ser Valorizado. em sua empresa? RH Valorizado em sua empresa Como fazer o RH Ser Valorizado? 1 Índice Parte I Por um RH mais estratégico... 8 Parte II Foco em soluções... 13 Parte III Proatividade... 20 Parte IV Cada um no seu lugar... 24 2 Introdução Vamos começar

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Garantindo a eficácia na formação da sua equipe jurídica Consultora: Fabiana Marin Rodigheri Principais desafios do RH no escritório que atua com processos

Leia mais

Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas

Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas Ótimos resultados dependem de uma ótima gestão. Saiba como gerenciar melhor sua equipe de vendas com o Agendor. 2 Todo gerente comercial, ou empreendedor,

Leia mais

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP.

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. CONSINCO RH Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. Uma empresa são as pessoas que nela trabalham e que podem desenvolver

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Recentemente, lendo o livro: Descubra

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

A Pessoa Certa, no Lugar Certo!

A Pessoa Certa, no Lugar Certo! A expressão Perfil Comportamental está diretamente ligada a suficiência, a capacidade e ao talento que uma pessoa tem para realizar uma determinada tarefa ou função. O modelo de Gestão com foco em Perfil

Leia mais

Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas. Denise Lustri

Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas. Denise Lustri Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas Denise Lustri Sumário 1. O que são e como definir... 3 2. Indicadores... 6 3. Meta ou resultado esperado... 7 4. Resumo dos conceitos trabalhados... 11 0 1. O

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Como reduzir. custos com erros. de contratação

Como reduzir. custos com erros. de contratação Como reduzir custos com erros de contratação Muitas empresas dão pouca importância a um custo que, muitas vezes, permanece oculto até o momento em que é tarde demais o custo proveniente de erros de contratação,

Leia mais

Compliance para PME DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME)

Compliance para PME DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME) DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME) HISTÓRICO 1988 - Brasil é signatário da Convenção Anticorrupção da OCDE 1992 - Lei 8492/92 improbidade administrativa 1998 -

Leia mais

Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure!

Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure! Você sabe como está a sua estratégia? Então mensure! A estratégia empresarial e a gestão eficaz de pessoas têm sido muito debatidas nos últimos anos. Um estudo da Bain mostrou que a estratégia é um dos

Leia mais

Inclusão de profissionais com deficiência

Inclusão de profissionais com deficiência Inclusão de profissionais com deficiência RH que DESCENTRALIZA, REALIZA! Inclusão de Profissionais com Deficiência PESQUISA 2013 Inclusão de Profissionais com Deficiência PESQUISA 2013 Sua empresa cumpre

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0461 61 IDENTIFICAÇÃO : Título: CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES. Atributo: COMPATIBILIDADE DE PERFIL. Processo: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. O QUE É: Instrumento que se presta a

Leia mais

Política de Recrutamento Interno

Política de Recrutamento Interno Política de Recrutamento Interno 2 Sumário 1. DEFINIÇÃO...4 2. PRÉ-REQUISITOS...4 2.1. Eliminatórios...4 2.2. Não Eliminatórios...4 3. MECÂNICA...4 4. ABRANGÊNCIA...5 5. AVALIAÇÕES...5 6. SCORE...5 7.

Leia mais

Perfil dos colaboradores

Perfil dos colaboradores Colaboradores 77 Aegea Saneamento - Relatório de Sustentabilidade 2014 Os colaboradores são, para a Aegea, sua maior força e seu maior desafio. Se, por um lado, a qualidade técnica e comportamental que

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental

Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental Convite Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental Em Araraquara Capital Humano A expressão Perfil Comportamental está diretamente ligada a suficiência, a capacidade e ao talento que

Leia mais

Objetivos. Pilares de Engajamento Seguros Unimed

Objetivos. Pilares de Engajamento Seguros Unimed Pilares de Engajamento Seguros Unimed Objetivos Cuidar de pessoas é o valor mais importante da Seguros Unimed e isso começa dentro de casa. Gestão de Pessoas é um dos pilares estratégicos da Seguradora,

Leia mais

Introdução. Pesquisas profundas nos mostram que quanto melhor uma organização fornece feedback contínuo, mais ela se destaca da concorrência.

Introdução. Pesquisas profundas nos mostram que quanto melhor uma organização fornece feedback contínuo, mais ela se destaca da concorrência. Introdução Retorno sobre o investimento. Não importa o seu título no trabalho, todas as entregas precisam ser mais benéficas e rentáveis para a empresa. Quando feito em tempo real, o feedback contínuo

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores

como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores 1 como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores Muito se fala hoje em círculos empresariais a respeito do

Leia mais

DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO: SAIBA QUAIS MÉTRICAS VOCÊ DEVE MONITORAR

DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO: SAIBA QUAIS MÉTRICAS VOCÊ DEVE MONITORAR DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO DESEMPENHO DE SEU CONSULTÓRIO: SAIBA QUAIS MÉTRICAS VOCÊ DEVE MONITORAR Introdução 03 O que são métricas? 05 As métricas que precisam de sua atenção 08 Como as métricas podem

Leia mais

UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho. Nome completo do autor.

UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho. Nome completo do autor. UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho Nome completo do autor. Rio de Janeiro Mês / Ano UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho LOGO DA EMPRESA Nome completo

Leia mais

Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização.

Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização. Gestão de Pessoas A contribuição dos modelos de Acreditação Hospitalar para os resultados da Organização. Rosangela Martha Gerente Recursos Humanos O RH estratégico é capaz de influenciar não apenas o

Leia mais

Guia Completo para reduzir o índice de turnover em sua empresa

Guia Completo para reduzir o índice de turnover em sua empresa Guia Completo para reduzir o índice de turnover em sua empresa 1 Índice Introdução... O que é turnover?... Principais causas do turnover... Custos do turnover... Como calcular o turnover... Consequências

Leia mais

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Pesquisas confirmam o que intuitivamente sabíamos: práticas de RH alinhadas, inovadoras e integradas fazem uma diferença dramática no desempenho

Leia mais

Terceirização de RH e o líder de RH SUMÁRIO EXECUTIVO. Você está pronto para aumentar o engajamento dos funcionários?

Terceirização de RH e o líder de RH SUMÁRIO EXECUTIVO. Você está pronto para aumentar o engajamento dos funcionários? SUMÁRIO EXECUTIVO Você está pronto para aumentar o engajamento dos funcionários? EM ASSOCIAÇÃO COM A folha de pagamento está bem no âmago da relação entre empresas e funcionários. DÊ O PASSO CERTO 61%

Leia mais

Produz: Açúcar, Etanol, Energia Elétrica, Levedura e Derivados (Biorigin)

Produz: Açúcar, Etanol, Energia Elétrica, Levedura e Derivados (Biorigin) Zilor Estratégias de Retenção e Desenvolvimento Sobre a Zilor Industria de energia e alimentos que transforma recursos agrícolas e naturais de maneira sustentável, comprometida com o desenvolvimento social

Leia mais

Hoje vou dividir estratégias

Hoje vou dividir estratégias Hoje vou dividir estratégias 1- Como construir uma franquia muito lucrativa 2- Como fazer sua equipe entrar em alta performance em produtividade 3- Como identificar o perfil das outras pessoas 4- Estratégias

Leia mais

6 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS.

6 TENDÊNCIAS QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. 6 TENDÊNCIAS 12 1 10 11 2 9 3 8 4 7 6 5 QUE IRÃO MEXER COM AS ESTRUTURAS DO RH CONTEXTO ATUAL DO PAÍS DEVE NORTEAR AÇÕES DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. Charles Darwin dizia que não é o mais forte ou o mais

Leia mais

Administração. Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O C.O. é o campo de estudo que

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL.

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 1 CONHEÇA A PREVIDENT A Prevident é uma empresa 100% Brasileira, fundada por cirurgiões dentistas em 1986. Esse tempo todo de mercado mostra a solidez e seriedade com que lidamos

Leia mais

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Mais de 70% das grandes empresas aplicam instrumentos ligados a Gestão de Clima Organizacional. As pequenas e médias empresas tem aumentado cada vez mais a participação

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

"DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL"

DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL "DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS EM TEMPOS DE ALTA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL" Gestão Engajamento e Retenção nas Mãos das Lideranças Pessoas: O ativo mais importante das organizações?!?!

Leia mais

AS REDES SOCIAIS CORPORATIVAS ESTÃO REVOLUCIONANDO O MERCADO, MAS COMO CONVENCER SEU CHEFE A ADERIR A ELAS?

AS REDES SOCIAIS CORPORATIVAS ESTÃO REVOLUCIONANDO O MERCADO, MAS COMO CONVENCER SEU CHEFE A ADERIR A ELAS? AS REDES SOCIAIS CORPORATIVAS ESTÃO REVOLUCIONANDO O MERCADO, MAS COMO CONVENCER SEU CHEFE A ADERIR A ELAS? Segundo Gaudêncio Torquato, professor da Universidade de São Paulo (USP), um dos maiores problemas

Leia mais

Oficina de Sensibilização

Oficina de Sensibilização Oficina de Sensibilização Diversidade & Inclusão na Serasa Experian A Serasa Experian convive com a presença de pessoas com deficiência na empresa há mais de dez anos e, por isso, sabe como recebê-las

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios Uma empresa que está começando, ou até algumas mais maduras, sempre possuem dúvidas sobre quais ferramentas de gestão implementar para garantir eficiência no controle e execução de processos. Algumas tentam

Leia mais

Diversidade e Inclusão

Diversidade e Inclusão Diversidade e Inclusão Novembro 2017 Anna Paula Rezende Cenários e Desafios Indústria B2B, centenária, e majoritariamente formada por homens brancos Formação universitária preponderante em engenharia Grande

Leia mais

OS DESAFIOS DO RH NA ERA DIGITAL. Leandro Dias

OS DESAFIOS DO RH NA ERA DIGITAL. Leandro Dias OS DESAFIOS DO RH NA ERA DIGITAL Leandro Dias OS NEGÓCIOS ESTÃO MUDANDO AS RELAÇÕES DE TRABALHO TAMBÉM! Equipes projetizadas Trabalho remoto Propósito e cultura Qualidade de vida Informações compartilhadas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE 1 Introdução 03 Por que sua empresa precisa investir em treinamentos 06 Capítulo 1 Quais devem ser as etapas de um treinamento 10 Capítulo

Leia mais

Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski

Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

CLUBE. Compartilhando conhecimento e construindo elos.

CLUBE. Compartilhando conhecimento e construindo elos. CLUBE CLUBE Compartilhando conhecimento e construindo elos. O Clube Gestão RH é voltado para o treinamento dos colaboradores das empresas associadas, abordando temas atuais e de fundamental importância

Leia mais

O Valor de Recursos Humanos em Áreas Transacionais

O Valor de Recursos Humanos em Áreas Transacionais O Valor de Recursos Humanos em Áreas Transacionais ANA CRISTINA PIOVAN DUPONT DO BRASIL 10 / Maio / 2018 Agenda Introdução Refletindo sobre uma situação real A mudança O que foi feito Por que fizemos Resultados

Leia mais

CONECTANDO VISÕES E REALIZAÇÕES. dá as boas vindas a todos os participantes

CONECTANDO VISÕES E REALIZAÇÕES. dá as boas vindas a todos os participantes A dá as boas vindas a todos os participantes SÃO PAULO RIBEIRÃO PRETO REALIZAÇÃO NOSSOS SERVIÇOS GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Modelo de Competências ASSESSMENT Gestão do Desempenho Gestão

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS

PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS A NewLift é o resultado de mais de 14 anos de trabalho no segmento de logística, somando ações de planejamento e implementação de processos, gestão

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

Master Executive Coach

Master Executive Coach Master Executive Coach S O B R E O I N S T I T U T O M E N T O R C O A C H Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura

Leia mais