OKR para os desafios de um RH moderno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OKR para os desafios de um RH moderno"

Transcrição

1 1 OKR para os desafios de um RH moderno

2 índice 2 Introdução O que é OKR? Benefícios da metodologia OKR Número de colaboradores Indicadores Sobre nós... 30

3 Introdução 3 Quando analisamos o processo de gestão de performance, é possível identificar uma série de dificuldades no decorrer das últimas décadas. Segundo o relatório Global Human Capital Trends 2015, desenvolvido pela Deloitte, este fator é uma das bases de recursos humanos mais importantes para os gestores. Isto se confirma através da pesquisa realizada pela consultoria, onde 75% dos entrevistados classificam este pilar como importante ou muito importante para a empresa. Além disso, a partir do relatório, concluiu-se que há uma forte lacuna entre expectativas e aplicação da gestão de performance na prática.

4 alinhamento estratégico 4 Para tanto, o alinhamento estratégico tornou-se um dos maiores problemas que o RH enfrenta atualmente. Para atingir os objetivos da companhia, é fundamental manter uma linearidade com a missão, visão e valores adotados. Desta maneira, o RH tende a procurar soluções que auxiliem o colaborador a desempenhar seus resultados estrategicamente. Neste contexto, é importante lembrar das mudanças que as organizações tiveram nas últimas décadas. Com a internet e o surgimento de novas tecnologias de gestão, todos os processos das organizações tendem a serem automatizados e a gestão de performance não é uma exceção.

5 desafios do rh 5 A geração Y é outro fator motivador de mudanças, pois a abertura a inovação e mudanças foi intensificada, tornando os ciclos muito mais rápidos e dinâmicos do que os Baby boomers estão acostumados. Este dinamismo é dado pela forma como esta geração se propõe a desenvolver-se dentro do contexto corporativo. É preferível, portanto, dar feedbacks direcionados com menor periodicidade para manter um ciclo constante de desenvolvimento. Diante do exposto, a metodologia OKR mostra-se eficaz para manter a gestão, o alinhamento estratégico e este ciclo de aprendizado constante. O desdobramento deste processo para todos os colaboradores da companhia é um caminho natural e promissor.

6 O que é OKR? 6

7 7 OKR é a sigla para Objetivos e Resultados-Chave (Objectives and Key Results), modelo de framework ou metodologia de gestão de desempenho que visa alinhar as forças de trabalho, aumentar o engajamento e auxiliar na construção de equipes de alta performance. Foi criada originalmente pela Intel e popularizada a partir da década de 90. Ainda é comum encontrar empresas definindo e revisando seus objetivos anualmente ou até semestralmente. Porém, este ritmo não atende a realidade atual. OKR sugere que estruturação dos objetivos seja feita com menor periodicidade, normalmente trimestral, para que a gestão e as estratégias possam ser corrigidas a tempo, priorizando aqueles objetivos que no período mostram-se mais promissores para o atingimento dos resultados.

8 Engajamento 8

9 Engajamento 9 Um dos maiores pilares estratégicos monitorados pelo RH é o nível de engajamento que os colaboradores têm dentro do processo de gestão de performance. Para isso, o OKR trabalha um conceito de construção colaborativa de objetivos, incluindo no processo de decisão os funcionários diretamente envolvidos no processo. Desta forma, os colaboradores, por terem participado da construção e definição dos objetivos, engajam-se mais no processo e tendem a apresentar melhores resultados.

10 transparência 10

11 transparência 11 Somado a isso, a transparência pressuposta pela metodologia tem, por consequência, ações para o atingimento do objetivo dentro da estratégia da companhia. Com os resultados expostos para todos os colaboradores, desde o presidente até o último degrau hierárquico, o sentimento de noção do todo é atingido com muita efetividade, além de expor de maneira clara as mudanças que devem ser feitas a fim de ajustar a rota estratégica.

12 Benefícios da metodologia OKR 12 1 Lembrar o porque você faz o que você faz no dia-a-dia, independentemente do seu papel mantém os colaboradores motivados. 2 Inspirar e desafiar cada colaborador a se tornar mais inovador e criativo, saindo da zona de conforto. 3 Alinhar os times e a estratégia de toda a empresa com os valores organizacionais. 4 Criar uma cultura com foco em resultados.

13 13 Os conceitos expostos vêm do OKR, pois a metodologia se divide em 2 partes, como o próprio nome já diz, e estas possuem características distintas e complementares, buscando responder 2 perguntas: Onde queremos ir? Para responder isso, os objetivos devem ser: Qualitativos aspiracionais motivadores ambiciosos prioritários

14 Como saberemos se estamos chegando lá? 14 Para responder a esta pergunta, os resultados-chave devem ser: mensuráveis e quantitativos indicadores de sucesso difíceis, porém não impossíveis

15 15 Quanto aos resultados-chave, vale aqui aplicar a metodologia SMART. A metodologia SMART é uma maneira de criar metas que sejam ao mesmo tempo atingíveis e desafiadoras.

16 Mas por que focar em resultados e não em tarefas? 16 Tarefas são apenas pequenos pedaços de um todo que levam aos resultados. Medir os resultados e não as tarefas mantém o foco no que mais importa. Não importa como você fez e sim o que você conquistou. Até porque sempre existirá mais de uma maneira de se fazer alguma coisa, mas somente irá existir um resultado. Você pode, por exemplo, executar 15 tarefas e não conquistar nada. Níveis OKR Outra característica interessante do OKR é poder dividir os objetivos em 3 níveis, Organização, Departamentos e Individual. Mas mais do que isso, fazer com que os resultados de cada objetivo se complementem, garantindo o sucesso da empresa.

17 Por onde Começar? 17 Comece definindo os objetivos da empresa para o ano e lembre-se que eles devem refletir a missão e a visão da empresa. Desdobre os objetivos por trimestre a nível departamentos. Mas lembre-se que os objetivos dos departamentos e times devem nutrir o sucesso dos objetivos da organização. Ao concluir este processo, é hora de criar os resultados chave que garantirão o sucesso de cada objetivo. Lembre-se de focar no mais importante e também de buscar KPIs ou indicadores relevantes para cada objetivo.

18 Quantos OKR eu devo criar? 18 Mantenha sempre o princípio de que OKR é focar no principal, ou seja, nas prioridades da empresa. Nos primeiros ciclos da implementação, tente ser mais objetivo e específico. Não recomendamos utilizar objetivos muito complexos nesta fase. Para isso sugerimos: 1 ou 2 objetivos por departamento; 2 ou 5 resultados chave por objetivo.

19 RH + OKR 19 Principais métricas e indicadores para RH Veja os indicadores que podem auxiliar na elaboração dos objetivos e resultados chave da empresa! Estes indicadores são fundamentais para equipes de alta performance. Pense em cada um junto aos objetivos da empresa e decida quais serão utilizados para definir seus respectivos OKRs.

20 20 Número de colaboradores (headcount)

21 21 Indica o número total de colaboradores presentes na folha de pagamento. O ideal é criar divisões por sexo, faixa etária, escolaridade, nível salarial, tempo de serviço, cargo e departamento, de modo a oferecer uma visão mais abrangente do perfil geral da empresa.

22 Indicadores 22 Absenteísmo O absenteísmo mede a taxa de ausências dos colaboradores, por isso é muito importante que haja um controle rigoroso dessa métrica. Problemas pessoais, insatisfação com o trabalho, falta de perspectivas, dificuldades de relacionamento com o gestor e casos médicos devem ser acompanhados de forma a reduzir os números. O cálculo relaciona as horas perdidas devido as ausências com as horas totais, chegando a um percentual.

23 Indicadores 23 taxa de rotatividade (turnover) A taxa de rotatividade compara a quantidade de colaboradores contratados e desligados em um mesmo período de tempo. Sua mensuração é importante para várias análises, pois pode demonstrar uma baixa atratividade em relação ao mercado, falhas na gestão ou erros durante os processos seletivos. Além disso, uma alta taxa de rotatividade traz custos adicionais com rescisões contratuais ou com novas seleções. folha de pagamento A folha de pagamento é uma das mais importantes métricas para RH e representa todas as despesas da empresa com o pagamento de seus colaboradores, incluindo tributos e encargos obrigatórios por lei. Esse valor total pode ser utilizado no cálculo de outros indicadores.

24 Indicadores 24 Investimento em admissão O investimento em admissão compara os valores aplicados pela empresa em um processo de recrutamento e seleção com os custos que envolvem os pagamentos e benefícios do novo colaborador. Duração dos processos derecrutamento e seleção A duração, medida em dias, é uma métrica de RH que serve para confirmar a agilidade e a eficiência dos processos seletivos. Junto à taxa de rotatividade, pode indicar também a assertividade na definição do perfil ideal e na escolha do candidato.

25 Indicadores 25 Despesas A redução de custos faz parte de uma gestão inteligente e enxuta. Assim, o RH deve conhecer todas as despesas e monitorar os gastos do setor. Além da folha de pagamento, é essencial acompanhar outras saídas, como a compra de uniformes e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), aquisição de material de escritório, treinamentos terceirizados, viagens e benefícios corporativos, em especial, o plano de saúde.

26 Indicadores 26 Faturamento Demonstra o faturamento geral da operação em um determinado período. Esse valor indica se os resultados financeiros atingiram as metas pré-estabelecidas pela empresa e também deve ser comparado a outros indicadores, de modo a verificar a eficiência de colaboradores, equipamentos e instalações. Lucro por colaborador Indica o retorno financeiro trazido por cada colaborador. É a relação entre o lucro da empresa e o número de profissionais em sua folha de pagamento.

27 Indicadores 27 Clima organizacional Um dos mais expressivos indicadores para RH é decorrente da pesquisa de clima organizacional, que avalia a opinião dos colaboradores sobre diversos aspectos da gestão, como comunicação interna, chances de crescimento profissional, acesso aos recursos necessários para realização das atividades, benefícios, oportunidades de aprendizado e reconhecimento. As notas usadas para classificar o grau de satisfação dos profissionais, traduzem quais as políticas são efetivas e quais devem ser aprimoradas.

28 Exemplos de okr para rh: 28 Objetivo 1: Potencializar o crescimento da empresa. KR: Aumentar para 300 o número de colaboradores. KR: Reduzir o processo de recrutamento em X dias por área. KR: Manter as despesas com pessoal em X% do faturamento.

29 29 Objetivo 2: Ser a melhor empresa para trabalhar. KR: Ter nota máxima no quesito comunicação interna. KR: Oferecer 100% de acesso a recursos necessários para realização das atividades. KR: Garantir 100% das equipes receberão feedback sobre seus OKRs. KR: Reduzir o turnover em 3%. KR: Realizar 1 evento de capacitação por time (total de X eventos)

30 30 Somos especialistas em OKR e temos como propósito potencializar empresas e desenvolver culturas com foco em alta performance. Executamos nosso propósito de 3 formas: Software Coblue OKR Consultorias e treinamentos OKR Materiais educativos sobre gestão e alta performance Acesse o site g

31 31 A Solides é especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em milhares de empresas em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas feito para profissionais de RH, Coach, educadores e treinadores. Os principais benefícios gerados são aumento de produtividade através do ajuste adequado de perfil e função e a redução dos custos com a rotatividade. Acesse o site g

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

OKR OBJECTIVES & KEY RESULTS

OKR OBJECTIVES & KEY RESULTS OKR OBJECTIVES & KEY RESULTS O que é? Modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados, os OKRs funcionam como uma ferramenta de comunicação interna criador: John Doer, executivo da Intel Como

Leia mais

O Que São Indicadores de RH? Os Melhores Indicadores para Medir a Eficiência da sua Equipe

O Que São Indicadores de RH? Os Melhores Indicadores para Medir a Eficiência da sua Equipe O que são: Os melhores indicadores para medir a eficiência da sua equipe, normalmente estão ligados à área de recursos humanos (RH) e englobam itens como número de treinamentos, eventos, admissões/demissões,

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES

INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES INTRODUÇÃO GUIA COMPLETO DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO PARA PMES SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 IDENTIFICANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS 05 O PAPEL DO RH 11 CONCLUSÃO 14 SOBRE O SOLIDES 17 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos

Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Gestão de Talentos Tupy RH -Projetos e Processos Joinville, Fevereiro de 2013 Responsáveis: Equipe Gestão de Talentos 0 Guia para criação de metas Este Guia Rápido tem por objetivo ajudá-lo no alinhamento

Leia mais

GESTAO ÁGIL DE PERFORMANCE COM OKR

GESTAO ÁGIL DE PERFORMANCE COM OKR GESTAO ÁGIL DE PERFORMANCE COM OKR 125 Km Patagônia COMO EU ME SENTIA 87% Das pessoas não se importam com seu trabalho Fonte: Accenture 2016 95% dos líderes não sabem dizer nenhuma das prioridades de seu

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE 1 Introdução 03 Por que sua empresa precisa investir em treinamentos 06 Capítulo 1 Quais devem ser as etapas de um treinamento 10 Capítulo

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

Os 3 pilares da gestão de pessoas

Os 3 pilares da gestão de pessoas Os 3 pilares da gestão de pessoas Por ser responsável pelos recursos de uma organização, como por exemplo, pessoas, dinheiro e propriedades físicas ou intelectuais, dizemos que os objetivos de uma direção

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Estratégia para envolver todos na Organização para entregar os resultados esperados Alberto Pezeiro Sócio-Fundador & CEO pezeiro@setadg.com.br TEL.+55.19.3778.9735

Leia mais

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra.

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra. INTRODUÇÃO Ter uma comunicação interna eficaz auxilia no desenvolvimento de uma cultura colaborativa e ajuda a alinhar os membros de uma organização às estratégias da empresa. Segundo estudo da Tower Watson,

Leia mais

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Pesquisas confirmam o que intuitivamente sabíamos: práticas de RH alinhadas, inovadoras e integradas fazem uma diferença dramática no desempenho

Leia mais

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Consultores Ver 5 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O mundo da consultoria em Recursos Humanos 1. Planilha de Avaliação de Desempenho (por Competências)

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Encontre Os Indicadores Chave De Performance Ideais Para Seu Planejamento De Vendas

Encontre Os Indicadores Chave De Performance Ideais Para Seu Planejamento De Vendas Encontre Os Indicadores Chave De Performance Ideais Para Seu Planejamento De Vendas Os indicadores chave de performance são dados internos e externos que têm bastante importância para o sucesso do seu

Leia mais

Guia Completo para reduzir o índice de turnover em sua empresa

Guia Completo para reduzir o índice de turnover em sua empresa Guia Completo para reduzir o índice de turnover em sua empresa 1 Índice Introdução... O que é turnover?... Principais causas do turnover... Custos do turnover... Como calcular o turnover... Consequências

Leia mais

Gestão de pessoas e desempenho organizacional

Gestão de pessoas e desempenho organizacional Aula 12 Gestão de pessoas e desempenho organizacional Agenda 1 Seminário 2 Medindo a performance do RH 1 Seminário 5 Competing on talent analytics. Davenport, Harris & Shapiro. Harvard Business Review,

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

Falta de. Engajamento. dos colaboradores. Qual o impacto para a empresa?

Falta de. Engajamento. dos colaboradores. Qual o impacto para a empresa? Falta de Engajamento dos colaboradores Qual o impacto para a empresa? 1 Índice Introdução Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Conclusão 3 4 9 11 12 13 2 Introdução Quando se fala em estratégias

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

BSC. Aula de hoje. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico.

BSC. Aula de hoje. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico 6 BSC Balanced Scorecard Lígia Fascioni Aula de hoje O que é Balanced Scorecard Mapa estratégico Definição de indicadores Planejamento Estratégico MISSÃO VALORES VISÃO ESTRATÉGIA

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

Gestão por Objetivos e Resultados com OKR

Gestão por Objetivos e Resultados com OKR Gestão por Objetivos e Resultados com OKR Teresa M M Maciel 12, Daniel Arcoverde 1 1 Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Pernambuco (NTI- UFPE) Recife PE Brasil 2 Universidade Federal

Leia mais

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S A E R A D O E N G A J A M E N T O 90% dos profissionais de RH afirmam que

Leia mais

GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA?

GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA? GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RH: COMO ELABORAR PLANOS DE CARREIRA PARA SUA EMPRESA? INTRODUÇÃO 03 O PAPEL DO RH NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS 05 ELABORANDO UM PLANO DE CARREIRA 09 POR QUE OUVIR

Leia mais

Planejamento e Controle Orçamentário

Planejamento e Controle Orçamentário Planejamento e Controle Orçamentário QUEM SOU? Rosane Patrício Ramos Contadora graduada pela Universidade do Norte do Paraná, Atuo na área de Consultoria em Gestão Financeira, Planejamento Estratégico

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE? A força de trabalho é um dos principais ativos de uma empresa. Durante os períodos de crise, os colaboradores são atingidos por uma série de incertezas e preocupações

Leia mais

TUTORIAL DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

TUTORIAL DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS TUTORIAL DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS Julho/2016 COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE PLR? O Programa de Participação nos Lucros e Resultados é composto por três blocos, que são: Institucional,

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Benchmarking Retrata a Gestão de Pessoas nos Hospitais Paranaenses

Benchmarking Retrata a Gestão de Pessoas nos Hospitais Paranaenses Benchmarking Retrata a Gestão de Pessoas nos Hospitais Paranaenses Dórian L. Bachmann 1 e Taiana Rodrigues 2 O 10º Benchmarking Paranaense de RH, produzido pela Bachmann & Associados (B&A), em parceria

Leia mais

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima

Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Obtendo sucesso através da Gestão de Clima Mais de 70% das grandes empresas aplicam instrumentos ligados a Gestão de Clima Organizacional. As pequenas e médias empresas tem aumentado cada vez mais a participação

Leia mais

Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878

Anderson Barbosa / Eleni Gentil   / Telefone: /3878 P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: andersonab@sabesp.com.br / egentil@sabesp.com.br Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS 2013 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES. Dezembro 2012

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS 2013 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES. Dezembro 2012 PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS 2013 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES Dezembro 2012 Orientações Importantes Capítulos 1 Conceito 2 Orientações para contratação 3 Metodologia SMART 4 Objetivo x Metas 5 Dicas

Leia mais

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre o IBGP O Instituto Brasileiro de Governança Pública - IBGP tem o foco na formação de Gestores, Auditores e Técnicos do Setor Público Brasileiro. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre

Leia mais

Como diminuir a rotatividade de funcionários: o guia completo

Como diminuir a rotatividade de funcionários: o guia completo P.RCKT Como diminuir a rotatividade de funcionários: o guia completo O que é a taxa de turnover de uma empresa, as consequências que ela traz e como mantê-la em níveis saudáveis índice INTRODUÇÃO... 03

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em

Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em um processo contínuo, análise das métricas, elaboração

Leia mais

Artigo: Planejamento com foco na execução

Artigo: Planejamento com foco na execução Artigo: Planejamento com foco na execução O uso do BSC no BANDES Gilson Domingues Cardoso Planejamento com foco na execução Gilson Domingues Cardoso gilson@ bandes.com.br e gilsondc@gmail.com RESUMO Trata

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010

Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital. Lisboa 4 de Março de 2010 Open Doors A SHL Portugal abre as portas a todas as empresas em colaboração com a Escrita Digital Lisboa 4 de Março de 2010 AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO Quem vai estar convosco Jorge Horta Alves Managing

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Gestão de Clima Organizacional

Gestão de Clima Organizacional Gestão de Clima Organizacional Hospitais Privados anahp associação nacional de hospitais privados Hospital Vera Cruz CLIMA ORGANIZACIONAL O monitoramento do Clima Organizacional do Hospital Vera Cruz é

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 20Jun2017 1

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 20Jun2017 1 Sistema RH1000 Gestão de Pessoas por Competências Foco em Resultados Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde 1987 Atualizado em 20Jun2017 1 OHL Braga tem a Solução Completa Implante o RH de Resultados

Leia mais

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas

Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Resultados Análises, identificação de oportunidades e ações assertivas Best Practices & Improvement A Consultoria A BPI Consultoria nasceu da necessidade de implementação de soluções customizadas para

Leia mais

Indicadores de Performance

Indicadores de Performance Indicadores de Performance Infelizmente as empresas não tomam muitos cuidados ou não dão a devida importância para os indicadores de performance de desempenho/fornecimento, seja eles internos ou externos.

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 leitos 19 leitos de UTI 5 Salas Cirúrgicas 300 Cirurgias/mês

Leia mais

Planejamento estratégico. de pessoas

Planejamento estratégico. de pessoas Planejamento estratégico de pessoas PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL X PLANEJAMENTO DE RH O QUE É GESTÃO POR RESULTADOS? A cada nível hierárquico, o líder reúne-se com os líderes que lhe são imediatamente subordinados

Leia mais

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE?

POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? POR QUE O ENGAJAMENTO É TÃO IMpORTANTE? Engajamento não é a palavra da moda apenas no RH. Todas as indústrias estão percebendo a necessidade de engajar clientes

Leia mais

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 5 BSC: Balanced Scorecard Prof. Fabiano Nezello, Msc DESVENDANDO O BSC Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

Hoje vou dividir estratégias

Hoje vou dividir estratégias Hoje vou dividir estratégias 1- Como construir uma franquia muito lucrativa 2- Como fazer sua equipe entrar em alta performance em produtividade 3- Como identificar o perfil das outras pessoas 4- Estratégias

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

Os Clusters buscam identificar e orientar as principais dores de cada nível de maturidade, por meio de questionamentos baseados em 3 pilares:

Os Clusters buscam identificar e orientar as principais dores de cada nível de maturidade, por meio de questionamentos baseados em 3 pilares: Em 2016, iniciava-se um novo triênio do Movimento Empresa Júnior e, com ele, uma nova meta: crescer nos próximos 3 anos (2016-2018), o equivalente aos seus últimos 27 anos. Para que essa meta seja alcançada,

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 168, de 7 5 2013, publicada no Diário Oficial de 9 5 2013 Poder

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho

Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho Em meados de 1990 diversas organizações perceberam que os atuais métodos de mensuração de resultados que utilizavam já não eram

Leia mais

Benchmarking Retrata a Gestão de Pessoas na Indústria Automotiva Paranaense

Benchmarking Retrata a Gestão de Pessoas na Indústria Automotiva Paranaense Benchmarking Retrata a Gestão de Pessoas na Indústria Automotiva Paranaense Dórian L. Bachmann 1 e Taiana Rodrigues 2 O pagamento de horas extras na indústria automotiva do Paraná, em 201, foi de 2,6%,

Leia mais

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado 5 sinais de que seus dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas Dados confiáveis e oportunos eles estão no âmago do sucesso de nossa organização - especialmente, quando você tem múltiplas

Leia mais

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL Estudo de Caso Sobre o Vitória Apart Hospital Institucional Desde a sua fundação, em 2001, o Vitória Apart Hospital atua com o objetivo de

Leia mais

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS UMA VISÃO PRÁTICA CURSO IMPRESCINDÍVEL PARA AS ORGANIZAÇÕES QUE PRETENDEM APRIMORAR SUA ATUAÇÃO E MAXIMIZAR SEUS RESULTADOS 19 e 20 de março Brasília, 19 e 20

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis. Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário.

Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis. Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário. Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário. DESAFIOS Competitividade Clientes Exigentes Legislação Tecnologia Inovação

Leia mais

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS Consultoria OD Training Contact Center Subsistemas de RH Ações motivacionais Desenvolvimento de Líderes Treinamento comportamental Formação e capacitação Gestão de logística PARA

Leia mais

Como avaliar o desempenho do profissional de TI

Como avaliar o desempenho do profissional de TI Como avaliar o desempenho do profissional de TI Quantas linhas de código foram produzidas neste trimestre? Quantas horas (ou dias ou semanas) atrasaram a entrega de um projeto? O projeto ultrapassou ou

Leia mais

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos Resultados Gerais 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos O uso da tecnologia de Recursos Humanos nunca foi tão alto na América Latina. Quase 40% das empresas da região contam com uma

Leia mais

UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho. Nome completo do autor.

UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho. Nome completo do autor. UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho Nome completo do autor. Rio de Janeiro Mês / Ano UNIDADE TIJUCA. MBA EM NEGÓCIOS E MARKETING. Título do Trabalho LOGO DA EMPRESA Nome completo

Leia mais

Tema A Prática da Consultoria de Recursos Humanos: elaborando indicadores para a área de RH

Tema A Prática da Consultoria de Recursos Humanos: elaborando indicadores para a área de RH Tema A Prática da Consultoria de Recursos Humanos: elaborando indicadores para a área de RH Projeto Curso Disciplina Tema Professor(a) Pós-graduação MBA em Recursos Humanos Consultoria em Recursos Humanos

Leia mais