Disciplina de Mecânica Geral II. CINEMÁTICA e DINÂMICA de CORPOS RÍGIDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina de Mecânica Geral II. CINEMÁTICA e DINÂMICA de CORPOS RÍGIDOS"

Transcrição

1 isciplina de Mecânica Geral II CINEMÁTIC e INÂMIC de CORPOS RÍGIOS

2 CINEMÁTIC é o estudo da geometria em movimento, utilizada para relacionar as grandezas de deslocamento, velocidade, aceleração e tempo. INÂMIC é o estudo da cinemática causada pelas forças aplicadas à um corpo

3

4 Um corpo rígido em um movimento plano geral é a combinação de dois movimentos: Translação e Rotação

5 Para Rotação: ado: : Posição angular : velocidade angular Para Rotação constante:

6 Para Rotação:

7 Vetorialmente:

8

9 CINEMÁTIC OS CORPOS RÍGIOS z Na translação de corpo rígido, todos os pontos do corpo tem a mesma velocidade e a mesma aceleração em um dado instante. x q O r P Considerando a rotação de um corpo rígido em torno de um eixo fixo, a posição do corpo é definida pelo ângulo q que a linha P, traçada do eixo de rotação a um ponto P do corpo, forma com um y plano fixo. intensidade da velocidade de P é. v = onde q é a derivada temporal de q. ds dt. = rq sin

10 z v = ds dt. = rq sin x q O r P y velocidade de P é expressa como onde o vetor v = dr dt = x r = k = qk. é orientado ao longo do eixo fixo de rotação e representa a velocidade angular do corpo.

11 z v = dr dt = x r = k = qk. x q O r P y Representando por a a derivada d/dt da velocidade angular, expressamos a aceleração de P como a = a x r + x ( x r) iferenciando e lembrando que k é constante em intensidade e direção, encontramos... a = ak = k = qk O vetor a representa a aceleração angular do corpo e é orientado ao longo do eixo de rotação fixo.

12 y v = k x r P Considerando o movimento de uma placa localizada em um plano perpendicular ao eixo de rotação do corpo. Como velocidade angular é perpendicular à placa, então a velocidade do ponto P da placa é O r = k x v = k x r y a t = ak x r P onde v esta contido no plano da placa. aceleração do ponto P pode ser decomposta nas componentes normal e tangencial, iguais a, respectivamente O a n = - 2 r a = ak = k x a n = - 2 r a n = r 2 a t = ak x r a t = ra

13 velocidade angular e a aceleração angular da placa podem ser expressas como ou = dq dt d a = = dt = a d dq d 2 q dt 2 ois casos particulares de rotação são frequentemente encontrados: rotação uniforme e rotação uniformemente acelerada. Problemas envolvendo um desses movimentos podem ser resolvidos usando equações similares àquelas para movimento retilíneo uniforme e uniformemente acelerado de uma partícula, onde x, v, e a são trocados por q,, e a.

14 v v y k v v (fixed) r / x v / Movimento plano = Translação com + Rotação em torno de O movimento plano mais geral de uma placa rígida pode ser considerado como a soma de uma translação e de uma rotação. Pode-se considerar que a placa mostrada translada com o ponto, enquanto gira simultaneamente em torno de. isso resulta que a velocidade de qualquer ponto da placa pode ser expresso como v = v + v / onde v é a velocidade de e v / é velocidade relativa de com relação a.

15 v v v y k (fixed) v x v v r / v / v / Movimento plano = Translação com + Rotação em torno de v = v + v / Representando por r / a posição de relativa a, notamos que v / = k x r / v / = (r / ) = r equação fundamental que relaciona as velocidades absolutas dos pontos e e a velocidade relativa de em relação a pode ser expressa sob a forma de um diagrama vetorial e usada para resolver problemas envolvendo o movimento de vários tipos de mecanismos.

16 C Outra abordagem para solução de problemas envolvendo as velocidades dos pontos de uma placa rígida em movimento plano é baseada na determinação do centro instantâneo de rotação C da placa. C v v v v

17 a a a k y ak a / x a (a / ) n (a / ) t Movimento plano = Translação com + Rotação em torno de O fato de que qualquer movimento plano de uma placa rígida pode ser considerado como a soma de uma translação da placa com um ponto de referência e de uma rotação em torno de, é usada para relacionar as acelerações absolutas de dois ponto quaisquer e da placa e a aceleração relativa de com relação a. a = a + a / onde a / consiste de um componente normal (a / ) n de intensidade r 2,orientado para, e um componente tangencial (a / ) t de intensidade ra, perpendicular à linha.

18 a a a k y ak a / x a (a / ) n (a / ) t Movimento plano = Translação com + Rotação em torno de a = a + a / equação fundamental relacionando as acelerações absolutas dos pontos e e a aceleração relativa de com relação a pode ser expressa na forma de um diagrama vetorial, e usada para determinar as acelerações de determinados pontos de vários mecanismos. a a / (a / ) n (a / ) t a

19 a a a k y ak a / x a (a / ) n (a / ) t Movimento plano = Translação com + Rotação em torno de a = a + a / O centro instantâneo de rotação C não pode ser usado para a determinação de acelerações, pois o ponto C, em geral, não tem aceleração nula. a a / (a / ) n (a / ) t a

20 y W Y j i Q x taxa de variação de um vetor é a mesma em relação a um sistema de referência fixo e em relação a um sistema de referência em translação. taxa de variação de um vetor em relação a um sistema de referência rotativo é diferente. taxa de variação de um vetor Q O k X Z z em relação a um referencial fixo OXYZ e em relação a um referencial Oxyz girando com velocidade angular W é.. (Q) OXYZ = (Q) Oxyz + W x Q primeira parte representa a taxa de variação de Q em relação ao sistema rotativo Oxyz e a segunda parte, W x Q, é induzida pela rotação do sistema de referência Oxyz.

21 v P = W x r y Y O W v P/F = (r) Oxy. Considerando a análise bidimensional de uma partícula P movendo-se em relação a um sistema de referência F girando com P P velocidade angular W em torno de um eixo fixo. velocidade absoluta de P pode ser expressa como r x X v P = v P + v P/F onde v P = velocidade absoluta da partícula P v P = velocidade do ponto P do sistema de referência móvel F coincidente com P v P/F = velocidade de P relativa ao sistema de referência móvel F mesma expressão para v P é obtida se o sistema de referência esta em translação em vez de rotação.

22 v P = W x r y Y v P/F = (r) Oxy. P P Quando o sistema de referência esta em rotação, a expressão para a aceleração de P contem um termo adicional a c chamado aceleração complementar ou aceleração de Coriolis. r x O W X a P = a P + a P/F + a c onde a P = aceleração absoluta da partícula P a P = aceleração do ponto P do sistema de referência móvel F coincidente com P a P/F = aceleração de P relativa ao sistema de referência móvel F. a c = 2W x (r) Oxy = 2W x v P/F = aceleração complementar, ou de Coriolis

23 v P = W x r y Y v P/F = (r) Oxy. r P P x a P = a P + a P/F + a c a P = aceleração absoluta da partícula P a P = aceleração do ponto P do sistema de referência móvel F coincidente com P O W X a P/F = aceleração de P relativa ao sistema de referência móvel F. a c = 2W x (r) Oxy = 2W x v P/F Uma vez que W e v P/F são perpendiculares entre si no caso de movimento plano, a aceleração de Coriolis tem intensidade a c = 2Wv P/F. Sua direção é obtida girando-se o vetor v P/F de 90 o no sentido da rotação do sistema de referência móvel. aceleração de Coriolis pode ser usada para analisar o movimento de mecanismos que contêm partes que deslizam umas sobre as outras.

24 a r P Em três dimensões, o deslocamento mais geral de um corpo rígido com um ponto fixo em O é equivalente a uma rotação do corpo em torno de um eixo passando por O. velocidade angular e eixo instantâneo de rotação do corpo em um dado instante pode ser definida. O velocidade de um ponto P do corpo pôde novamente ser expressa como v = dr dt = x r iferenciando essa expressão, temos a aceleração a = a x r + x ( x r) Como a direção muda de um instante para outro, a aceleração angular a não é, em geral, dirigida ao longo do eixo instantâneo de rotação.

25 Y a Y r / O movimento mais geral de um corpo rígido no espaço é equivalente, em um instante qualquer, à soma de uma rotação e uma translação. Considerando duas partículas e de um corpo O Z Z r X X v = v + v / onde v / é a velocidade de relativa ao sistema de referência X Y Z ligado a e de orientação fixa. Representando por r / o vetor de posição de em relação a, escrevemos v = v + x r / onde é a velocidade angular do corpo no instante considerado. aceleração de é, por raciocínio semelhante a = a + a or / a = a + a x r / + x ( x r / )

26 y W Y j r i P x Considerando o movimento tri-dimensional de uma partícula P em relação a um sistema de referência Oxyz girando com velocidade angular W relativamente a um sistema de referência fixo OXYZ. velocidade absoluta v P de P pode ser expressa por O k X Z z v P = v P + v P/F onde v P = velocidade absoluta da partícula P v P = velocidade do ponto P do sistema de referência móvel F coincidente com P v P/F = velocidade de P relativa ao sistema de referência móvel F

27 Y y W j r i P x aceleração absoluta a P de P é expressa por O k X a P = a P + a P/F + a c onde a P = aceleração absoluta da partícula P Z z a P = aceleração do ponto P do sistema de referência móvel F coincidente com P a P/F = aceleração de P relativa ao sistema de referência móvel F. a c = 2W x (r) Oxy = 2W x v P/F = aceleração de Coriolis intensidade a c da aceleração de Coriolis não é igual a 2Wv P/F exceto no caso especial quando W e v P/F são perpendiculares entre si.

28 y Y r P/ P x s equações e v P = v P + v P/F Y r Z z r P X ap = ap + ap/f + ac permanecem válidas quando o sistema de referência xyz move-se de maneira conhecida, porem arbitrária, em relação ao sistema de referência fixo OXYZ, desde Z O X que o movimento de seja incluído nos termos de v P e a P representando a velocidade e aceleração absolutas do ponto coincidente P. Sistemas de referência rotativos são particularmente úteis no estudo do movimento tridimensional de corpos rígidos.

29 Exercício Resolvido 15.1 SOLUÇÃO: O cabo C tem uma aceleração constante de 22,5 m/s 2 e uma velocidade inicial de 30 m/s, ambas orientadas para direita. etermine (a) o número de revoluções da polia em 2 s, (b) a velocidade e a mudança de posição da carga após 2 s, e (c) a aceleração do ponto sobre o aro interno da polia em t = 0. evido a ação do cabo, a velocidade tangencial e a aceleração de são iguais a velocidade e a aceleração de C. Calcule a velocidade e a aceleração angular iniciais. plicar as relações para o movimento de rotação uniformemente acelerada para determinar a velocidade e a posição angular da polia após 2 s. eterminar as componentes de aceleração tangencial e normal iniciais de.

30 SOLUÇÃO: N v velocidade tangencial e a aceleração de são iguais a velocidade e a aceleração de C. v vc v r 0 0 v 30cm s ,5 0 0 r 4rad s a a t t a 22,5cm. s C ra a 22,5 2 t a 3rad s r 7,5 plicar as relações para o movimento de rotação uniformemente acelerada para determinar a velocidade e a posição angular da polia após 2 s. 2 4rad s2 s 3rad s 2 s 2 0 at 4rad s 3rad s 2 s 10rad s q t at rad 1 rev 14 rad número de revoluções 2 rad r 12,5 cm 10rad s 125 cm y rq 12,5 cm 14 rad 175 cm v N 2, 23rev 125cm s y 175 cm

31 eterminar as componentes de aceleração tangencial e normal iniciais de. a a 22,5cm s t C a r 2 n 0 7,5 cm 4 rad s 120cm s 2 2 a 22,5cm s a t 120cm s 2 2 n Intensidade e direção da aceleração total, 2 2 a a a t 22, n a 122cm s 2 tan a a n t , 4 22,5

32 Exercício Resolvido 15.2 SOLUÇÃO: engrenagem dupla rola sobre a cremalheira inferior, estacionária; a velocidade de seu centro é 1,2 m/s. etermine (a) a velocidade angular da engrenagem, e (b) as velocidades da cremalheira superior R e do ponto da engrenagem. O deslocamento do centro da engrenagem em uma revolução é igual ao perímetro da circunferência externa. Relacionar a translação e o deslocamento angular. iferenciar para relacionar as velocidades linear e angular. velocidade em qualquer ponto P na engrenagem pode ser escrita como v v v v k r P P Calcular as velocidades dos pontos e. P

33 y x SOLUÇÃO: O deslocamento do centro da engrenagem em uma revolução é igual ao perímetro da circunferência externa. Para x > 0 (desloca-se para direita) e v < 0 (gira em sentido horário) r 1 v r 1 x 2 r q 2 1,2m s 0,150 m x rq iferenciar para relacionar as velocidades linear e angular. 8rad s 1 k k

34 velocidade em qualquer ponto P na engrenagem v v v v k r P P P velocidade da cremalheira superior é igual a velocidade do ponto : v v v k r R 1,2m s 8rad s 0,10 m 1,2m si 0,8m si i k j vr 2m s i Velocidade do ponto : v v k r 1,2m s 8rad s 0,150 m i k i 1, 2 m s 1, 2 m s v i j v 1,697 m s

35 Exercício Resolvido 15.3 SOLUÇÃO: eterminar a velocidade absoluta do ponto com v v v velocidade é obtida a partir da rotação da manivela. v manivela tem velocidade angular horária constante de 2000 rpm. Para a posição mostrada, determine (a) a velocidade angular da barra de conexão, e (b) a velocidade do pistão P. s direções da velocidade absoluta da velocidade relativa v são determinadas pela geometria do problema. v s intensidades das velocidades v e v podem ser determinadas a partir de um diagrama vetorial. e velocidade angular da barra de conexão é calculada a partir de v.

36 SOLUÇÃO: eterminar a velocidade absoluta do ponto com v v v velocidade é obtida a partir da rotação da manivela. rev min 2 rad , 4rad s min 60s rev v 7,5cm209,4rad s 15,7 m/s s direção da velocidade absoluta v é horizontal, e a velocidade relativa v é perpendicular a. Calcule a ângulo entre a horizontal e a barra de conexão pela lei dos senos. v sen 40 sen 13,95 20cm 7,5cm

37 s intensidades das velocidades v e v podem ser determinadas a partir de um diagrama vetorial. v v 15,7m s sen 53,95 sen 50 sen 76,05 v v 13,1m s 12,4m s v P v 13,1m s v v v v l v l 62,0 rad s 1, 24 m s 0, 20 m 62,0 rad s k

38 engrenagem dupla rola sobre a cremalheira inferior, estacionária; a velocidade de seu centro é 1,2 m/s. etermine (a) a velocidade angular da engrenagem, e (b) as velocidades da cremalheira superior R e do ponto da engrenagem. Exercício Resolvido 15.4 SOLUÇÃO: O ponto C esta em contato com a cremalheira inferior estacionaria e, instantaneamente, tem velocidade nula. Essa deve ser a localização do centro instantâneo de rotação. etermine a velocidade angular em torno de C baseada na velocidade dada em. Calcular as velocidades em e baseadas em suas rotações em torno de C.

39 SOLUÇÃO: O ponto C esta em contato com a cremalheira inferior estacionaria e, instantaneamente, tem velocidade nula. Essa deve ser a localização do centro instantâneo de rotação. etermine a velocidade angular em torno de C baseada na velocidade dada em. v 1,2m s v r 8rad s r 0,15 m Calcular as velocidades em e baseadas em suas rotações em torno de C. vr v r r v 0,25 m8rad s 0,2121 m8rad s 0,15 m 2 0, 2121 m r v vr 1,697 m s 2m s 1,2 1,2 m s v i j i

40 Exercício Resolvido 15.5 SOLUÇÃO: manivela tem velocidade angular horária constante de 2000 rpm. Para a posição mostrada, determine (a) a velocidade angular da barra de conexão, e (b) a velocidade do pistão P. etermine a velocidade em a partir da rotação da manivela. s direções dos vetores de velocidade em e são conhecidas. O centro instantâneo de rotação esta na interseção das linhas perpendiculares aos vetores de velocidades e. etermine a velocidade angular em torno do centro de rotação baseado na velocidade em. Calcular a velocidade em baseada na rotação em torno do centro instantâneo de rotação.

41 SOLUÇÃO: 40 53, ,05 C C 20 cm sen 76, 05 sen 53,95 sen 50 C 25,35 cm C 21,1 cm o problema resolvido 15.3, v 15,7m s 13,95 O centro instantâneo de rotação esta na interseção das linhas perpendiculares aos vetores de velocidades e. etermine a velocidade angular em torno do centro de rotação baseado na velocidade em. v v C v C 15,7 m s 25,35 cm C 21,1 cm62,0rad s 62,0rad s Calcular a velocidade em baseada na rotação em torno do centro instantâneo de rotação. v P v 13,1m s

42 Exercício Resolvido 15.6 SOLUÇÃO: expressão da posição da engrenagem como uma função de q é diferenciada duas vezes para definir a relação entre as acelerações de translação e angular. O centro da engrenagem dupla tem velocidade e aceleração para a direita de 1,2 m/s e 3 m/s 2, respectivamente. cremalheira inferior é estacionária. etermine (a) a aceleração angular da engrenagem, e (b) a aceleração dos pontos, C, e. aceleração de cada ponto na engrenagem é obtida pela soma da aceleração do centro da engrenagem e as acelerações relativas com relação ao centro. ultima inclui as componentes normal e tangencial das acelerações.

43 SOLUÇÃO: expressão da posição da engrenagem como uma função de q é diferenciada duas vezes para definir a relação entre as acelerações de translação e angular. x rq 1 v rq r 1 1 a rq ra 1 1 v 1,2m s 8 rad s r 0,150 m 1 a a r 1 2 3m s 0,150 m 2 a ak 20rad s k

44 2 a a a a a a t a ak r r n 2 3m s 2 20rad s 0,100m 2 8rad s 0,100 m 2 3m s i 2 2m s i 2 6,40m s j i k j j a 5m s i 6,40m s j a 8,12m s aceleração de cada ponto na engrenagem é obtida pela soma da aceleração do centro da engrenagem e as acelerações relativas com relação ao centro. ultima inclui as componentes normal e tangencial das acelerações

45 a a a a ak r r 2 C C C C m s i 20rad s k 0,150m j 8rad s 0,150 m j m s i 3m s i 9,60m s j 2 ac 9,60m s j a a a a ak r r m s 20 rad s 0,150 m 8rad s 0,150m m s i 3m s j 9,60 m s i i k i i a 12,6m s i 3m s j a 12,95m s 2 2 2

46 Exercício Resolvido 15.7 SOLUÇÃO: aceleração angular da barra e a aceleração do ponto serão determinadas a partir de n a a a aceleração de é determinada a partir da velocidade de rotação de. a a t a manivela tem velocidade angular horária constante de 2000 rpm. Para a posição mostrada, determine a aceleração angular da barra de conexão, e a aceleração do ponto. s direções das acelerações são a, a, e a t partir de geometria. n determinadas a s equações para aceleração do ponto são resolvidas simultaneamente para aceleração de e aceleração angular da barra de conexão.

47 SOLUÇÃO: aceleração angular da barra e a aceleração do ponto serão determinadas a partir de a a a a a a t n aceleração de é determinada a partir da velocidade de rotação de. a a 2000 rpm 209,4 rad s constante ,075 cm 209, 4rad s 3, 289m s r 2 3,289m s cos40 sen 40 a i j

48 s direções das acelerações são determinadas a partir de geometria. a o problema resolvido 15.3, = 62,0 rad/s, = 13,95 o. a 2 n 2 a 769 m s cos13,95i sen13,95 j n a a 0,2ma 0,2a t 0, 2m 62,0rad s 769m s 2 2 direção de (a / ) t é conhecida mas o sentido não, a 0,2a sen 76,05i cos76,05 j t a i a, a, e a t n

49 componente x: componente y: s equações para aceleração do ponto são resolvidas simultaneamente para aceleração de e aceleração angular da barra de conexão. a a a a a a t n a 3, 289 cos cos13,95 0, 2a sen13,95 0 3, 289sen sen13,95 0, 2a cos13,95 a a 9,937rad s 2,787m s 2 2 i k

50 Exercício Resolvido 15.8 Na posição mostrada, a manivela tem velocidade angular constante 1 = 20 rad/s no sentido anti-horário. etermine as velocidades e acelerações angulares da barra de conexão e da manivela E. SOLUÇÃO: s velocidades angulares são determinadas resolvendo simultaneamente as componentes da equação v v v s acelerações angulares são determinadas resolvendo simultaneamente as componentes da equação a a a

51 SOLUÇÃO: r 20i 35 j s velocidades angulares são determinadas resolvendo simultaneamente as componentes da equação v v v v r k 42,5i 42,5 j E E 42,5 j 42,5 E E v r 20k 20i 35 j 400 j 700i v r k 30i 7,5 j 30 j 7,5 i i r 42,5i 42,5 j r 30i 7,5 j componente x: componente y: 42, ,5 E 42, E 29,33rad s k 11,29rad s E k

52 r 20i 35 j r 42,5i 42,5 j r 30i 7,5 j s acelerações angulares são determinadas resolvendo simultaneamente as componentes da equação a a a a a r r 2 E E E 2 42,5 42,5 11, 29 42,5 42,5 a k i j i j 42,5a j 42,5a i 5, 417i 5, 417 j E 2 E 2 a a r r i 35 j 8000i j a a r r ,5 29, ,5 a k i j i j 30a j 7,5a i 25807i 6439 j componente x: 42,5a 7,5a componente y: 42,5a 30a E E 2 rad s k a 809 rad s k E a

53 Exercício Resolvido 15.9 SOLUÇÃO: isco do mecanismo Geneva gira com velocidade angular constante de = 10 rad/s no sentido anti-horário. No instante em que = 150 o, determine (a) a velocidade angular do disco S, e (b) a velocidade do pino P relativa ao disco S. velocidade absoluta do ponto P pode ser escrita como vp vp vp s intensidade e direção da velocidade v P do pino P são calculadas a partir do raio e da velocidade angular do disco. direção da velocidade vp do ponto P em S coincidente com P é perpendicular ao raio OP. direção da velocidade v P s de P com relação a S é paralela à ranhura. Resolver o diagrama vetorial para a velocidade de S e a velocidade relativa de P.

54 SOLUÇÃO: velocidade absoluta do ponto P pode ser escrita como v P v P v P v P s intensidade e direção da velocidade do pino P são calculadas a partir do raio e da velocidade angular do disco. R 50 mm 10rad s 500mm s r R l Rl R r 2 cos 30 0,551 37,1 mm a lei dos senos, sen sen30 sen30 sen 42, 4 R r 0, 742 O ângulo interior do diagrama vetorial é 90 42, , 6 v P direção da velocidade v P s de P com relação a S é paralela à ranhura. a lei dos co-senos,

55 direção da velocidade do ponto P em S coincidente com P é perpendicular ao raio OP. v P v sen 500mm s sen17,6 151,2mm s P r s s vp 151,2mm s 37,1 mm 4,08rad s s k v v cos 500mm s cos17,6 P s P Ps 477mm s cos42,4 sen 42,4 v i j v P 500 mm s

56 Exercício Resolvido SOLUÇÃO: aceleração absoluta do ponto P pode ser escrita como a a a a P P P s velocidade angular instantânea do isco S é determinada como no exercício resolvido c isco do mecanismo Geneva gira com velocidade angular constante de = 10 rad/s no sentido anti-horário. No instante em que = 150 o, determine a aceleração angular do disco S. única incógnita envolvida na equação da aceleração é a aceleração angular instantânea do isco S. Resolver cada termo da aceleração na componente paralela a ranhura. Calcular a aceleração angular do isco S.

57 SOLUÇÃO: aceleração absoluta do ponto P pode ser escrita como a P a P a P s a o problema resolvido ,4 4,08rad s Ps S c 477mm s cos 42,4 sen 42,4 v i j Considerando cada termo na equação da aceleração, a P P mm 10rad s 5000mm s R mm s cos30 sen 30 a i j a a a P P n P t 2 ap rs cos 42,4i sen 42,4 j n ap ra Ssen 42,4i cos 42,4 j t ap as37,1mmsen 42,4i cos 42,4 j t nota: a S pode ser positivo ou negativo k

58 direção da aceleração de Coriolis v é obtida pela rotação da velocidade relativa P s de 90 o no sentido de S. 2 sen 42,4 cos 42,4 24,08rad s477 mm s sen 42,4 i cos 42,4 j 3890mm s 2 sen 42,4 i cos 42,4 j a v i j c S P s aceleração relativa ranhura. a P s deve ser paralela à Equacionando os componentes da aceleração em termos perpendiculares à ranhura, 37,1a cos17,7 0 S S a 233rad s a S 233rad s k

59 Exercício Resolvido SOLUÇÃO: O guindaste gira com velocidade angular constante de 1 = 0,30 rad/s e a lança esta sendo erguida com velocidade angular constante de 2 = 0,50 rad/s. O comprimento da lança é l = 12 m. etermine: velocidade angular da lança, aceleração angular da lança, velocidade da ponta da lança, e aceleração da ponta da lança. Com 0,30 j 0,50k 1 2 aceleração angular da lança, a Oxyz W r 12 cos30i sen 30 j 10,39i 6 j velocidade angular da lança, 1 2 velocidade na ponta da lança, v r aceleração na ponta da lança, a a r r a r v

60 SOLUÇÃO: velocidade angular da lança, 1 2 0,30 rad s j 0,50 rad s aceleração angular da lança, a W Oxyz j 1 2 0,30rad s 0,50rad s a velocidade na ponta da lança, k 0,15rad s 2 k i 0,30 j 0,50k 1 2 r 10,39i 6 j v r i j k 0 0,3 0,5 10, ,54m s 5,20m s 3,12m s v i j k

61 aceleração na ponta da lança, a a r r a r v i j k i j k a 0, ,30 0,50 10, , 20 3,12 0,90k 0,94i 2, 60i 1,50 j 0,90k ,54m s 1,50m s 1,80m s a i j k 0,30 j 0,50k 1 2 r 10,39i 6 j

62 ibliografia: Hibbeler, inâmica mecânica para Engenharia, 12º Edição

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM TRANSLAÇÃO

MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM TRANSLAÇÃO MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM TRANSLAÇÃO INTRODUÇÃO ESTUDO DE CASO À medida que o caminhão da figura ao lado se retira da obra, o trabalhador na plataforma no topo do braço gira o braço para baixo e em

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

MOVIMENTO 3D REFERENCIAL AUXILIAR EM TRANSLAÇÃO. QUESTÃO ver vídeo 1.1

MOVIMENTO 3D REFERENCIAL AUXILIAR EM TRANSLAÇÃO. QUESTÃO ver vídeo 1.1 MOVIMENTO 3D REFERENCIAL AUXILIAR EM TRANSLAÇÃO INTRODUÇÃO ESTUDO DE CASO À medida que o caminhão da figura ao lado se retira da obra, o trabalhador na plataforma no topo do braço comanda o giro do braço

Leia mais

MOVIMENTO 3D REFERENCIAL AUXILIAR EM ROTAÇÃO

MOVIMENTO 3D REFERENCIAL AUXILIAR EM ROTAÇÃO MOVIMENTO 3D REFERENCIAL AUXILIAR EM ROTAÇÃO INTRODUÇÃO ESTUDO DE CASO Um ventilador em funcionamento está oscilando em torno de um eixo vertical. Uma mosca insuspeita voa em direção ao ventilador e se

Leia mais

ω r MECÂNICA II CINEMÁTICA DO CORPO RÍGIDO Licenciatura em Engenharia Civil Folha /2003 MOVIMENTO GERAL 2º Ano / 1º Semestre

ω r MECÂNICA II CINEMÁTICA DO CORPO RÍGIDO Licenciatura em Engenharia Civil Folha /2003 MOVIMENTO GERAL 2º Ano / 1º Semestre icenciatura em Engenharia ivil MEÂNI II 2º no / 1º Semestre Folha 2 2002/2003 INEMÁTI O ORPO RÍGIO MOVIMENTO GER 1. O sistema ilustrado é composto por uma placa de dimensões 0,20 x 0,40 m 2 soldada ao

Leia mais

2º Exame de Mecânica Aplicada II

2º Exame de Mecânica Aplicada II 2º Exame de Mecânica Aplicada II Este exame é constituído por 4 perguntas e tem a duração de três horas. Justifique convenientemente todas as respostas apresentando cálculos intermédios. Responda a cada

Leia mais

FIS 26. Mecânica II. Aula 2: Corpo rígido - cinemática. Exercícios.

FIS 26. Mecânica II. Aula 2: Corpo rígido - cinemática. Exercícios. FIS 26 Mecânica II Aula 2: - cinemática. Exercícios. Movimentos do corpo rígido Translação: Rotação: trajetória de translação retilínea¹ rotação em torno de um eixo¹ trajetória de translação curvilínea¹.

Leia mais

MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM ROTAÇÃO

MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM ROTAÇÃO MOVIMENTO 3D: REFERENCIAL EM ROTAÇÃO INTRODUÇÃO ESTUDO DE CASO Um ventilador em funcionamento está oscilando em torno de um eixo vertical. Uma mosca insuspeita voa em direção ao ventilador e se choca com

Leia mais

Translação e Rotação Energia cinética de rotação Momentum de Inércia Torque. Física Geral I ( ) - Capítulo 07. I. Paulino*

Translação e Rotação Energia cinética de rotação Momentum de Inércia Torque. Física Geral I ( ) - Capítulo 07. I. Paulino* ROTAÇÃO Física Geral I (1108030) - Capítulo 07 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2012.2 1 / 25 Translação e Rotação Sumário Definições, variáveis da rotação e notação vetorial Rotação com aceleração angular

Leia mais

Capítulo 9 - Rotação de Corpos Rígidos

Capítulo 9 - Rotação de Corpos Rígidos Aquino Lauri Espíndola 1 1 Departmento de Física Instituto de Ciências Exatas - ICEx, Universidade Federal Fluminense Volta Redonda, RJ 27.213-250 1 de dezembro de 2010 Conteúdo 1 e Aceleração Angular

Leia mais

MOVIMENTO 3D: EQUAÇÕES DE MOVIMENTO. No instante em que a válvula borboleta é aberta, qual é a aceleração angular

MOVIMENTO 3D: EQUAÇÕES DE MOVIMENTO. No instante em que a válvula borboleta é aberta, qual é a aceleração angular INTRODUÇÃO ESTUDO DE CASO MOVIMENTO 3D: EQUAÇÕES DE MOVIMENTO Um motor de dois cilindros roda em vazio, a 1000 rpm, quando a válvula borboleta (que regula o fluxo de ar e altera a carga de trabalho) é

Leia mais

MOVIMENTO 3D: EQUAÇÕES DE MOVIMENTO

MOVIMENTO 3D: EQUAÇÕES DE MOVIMENTO MOVIMENTO 3D: EQUAÇÕES DE MOVIMENTO INTRODUÇÃO ESTUDO DE CASO Um motor de dois cilindros roda em vazio a 1000 rpm quando a válvula borboleta é aberta. Como a forma assimétrica da árvore de manivelas e

Leia mais

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME:

Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Lista 8 : Cinemática das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Cinemática retilínea: movimento contínuo

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula - Cinemática. Professor: Gustavo Silva

Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula - Cinemática. Professor: Gustavo Silva Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula - Cinemática Professor: Gustavo Silva 1 Cinemática do Movimento Plano de um Corpo Rígido 1 Movimento de um corpo rígido; 2 Translação; 3 Rotação em torno de um eixo

Leia mais

Notas de aula resumo de mecânica. Prof. Robinson RESUMO DE MECÂNICA

Notas de aula resumo de mecânica. Prof. Robinson RESUMO DE MECÂNICA RESUMO DE MECÂNICA Ano 2014 1 1. DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA 1.1. O referencial inercial. O referencial inercial é um sistema de referência que está em repouso ou movimento retilíneo uniforme ao espaço absoluto.

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo A equação do movimento Equação do movimento

Leia mais

FIS-15 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela

FIS-15 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela FIS-15 Mecânica I Ronaldo Rodrigues Pela Objetivos Movimento relativo Ênfase em rotação Referenciais Inerciais Não-inerciais Forças de inércia Forças de Einstein Resumo Supondo que A só tem mov. de translação,

Leia mais

MOVIMENTO ROTACIONAL E MOMENTO DE INÉRCIA

MOVIMENTO ROTACIONAL E MOMENTO DE INÉRCIA MOVIMENTO ROTACIONAL E MOMENTO DE INÉRCIA 1.0 Definições Posição angular: utiliza-se uma medida de ângulo a partir de uma direção de referência. É conveniente representar a posição da partícula com suas

Leia mais

11 Cinemática de partículas 605

11 Cinemática de partículas 605 SUMÁRIO 11 Cinemática de partículas 605 11.1 Introdução à dinâmica 606 Movimento retilíneo de partículas 607 11.2 Posição, velocidade e aceleração 607 11.3 Determinação do movimento de uma partícula 611

Leia mais

Capítulo 10. Rotação. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Capítulo 10. Rotação. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Capítulo 10 Rotação Copyright 10-1 Variáveis Rotacionais Agora estudaremos o movimento de rotação Aplicam-se as mesmas leis Mas precisamos de novas variáveis para expressá-las o o Torque Inércia rotacional

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Rotação Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como descrever a rotação de um corpo rígido em termos da coordenada angular,

Leia mais

Capítulo 11 Rotações e Momento Angular

Capítulo 11 Rotações e Momento Angular Capítulo 11 Rotações e Momento Angular Corpo Rígido Um corpo rígido é um corpo ideal indeformável de tal forma que a distância entre 2 pontos quaisquer do corpo não muda nunca. Um corpo rígido pode realizar

Leia mais

Dinâmica. Prof.ª Betty Carvalho Rocha Gonçalves do Prado

Dinâmica. Prof.ª Betty Carvalho Rocha Gonçalves do Prado Dinâmica Prof.ª Betty Carvalho Rocha Gonçalves do Prado betty.prado@kroton.com.br bettycarvalho@ig.com.br CORPO RÍGIDO São corpos cuja dimensões não são desprezáveis Corpo rígido É um conceito limite ideal,

Leia mais

Cap.12: Rotação de um Corpo Rígido

Cap.12: Rotação de um Corpo Rígido Cap.12: Rotação de um Corpo Rígido Do professor para o aluno ajudando na avaliação de compreensão do capítulo. Fundamental que o aluno tenha lido o capítulo. Introdução: Produto vetorial Ilustração da

Leia mais

DINÂMICA APLICADA. Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler.

DINÂMICA APLICADA. Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler. DINÂMICA APLICADA Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler. Samuel Sander de Carvalho Samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora MG Introdução: Objetivo: Desenvolver

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Cinemática retilínea: movimento contínuo

Leia mais

Movimento Circular AULA 7. Profª Andreia Andrade CINEMÁTICA VETORIAL

Movimento Circular AULA 7. Profª Andreia Andrade CINEMÁTICA VETORIAL CINEMÁTICA VETORIAL Movimento Circular Profª Andreia Andrade AULA 7 CINEMÁTICA VETORIAL GRANDEZAS ANGULARES As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade (v) e de

Leia mais

FIS-14 Lista-04 Setembro/2012

FIS-14 Lista-04 Setembro/2012 FIS-14 Lista-04 Setembro/2012 1. A posição de uma partícula é descrita por r = 300e 0,500t mm e θ = 0,300t 2 rad, onde t é dado em segundos. Determine as intensidades da velocidade e da aceleração da partícula

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Cinemática retilínea: movimento contínuo

Leia mais

Aula do cap. 10 Rotação

Aula do cap. 10 Rotação Aula do cap. 10 Rotação Conteúdo da 1ª Parte: Corpos rígidos em rotação; Variáveis angulares; Equações Cinemáticas para aceleração Angular constante; Relação entre Variáveis Lineares e Angulares; Referência:

Leia mais

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b).

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b). 9 ESTADO PLANO DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES As tensões e deformações em um ponto, no interior de um corpo no espaço tridimensional referenciado por um sistema cartesiano de coordenadas, consistem de três componentes

Leia mais

20, 28rad/s (anti-horário);

20, 28rad/s (anti-horário); Problema 1 onsidere que a estrutura representada na figura se encontra num certo instante de tempo na posição mostrada. Sabendo ainda que nesse instante a velocidade no ponto é de m/s (com a direcção e

Leia mais

Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações

Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Exercícios 4 Movimentos em 2 Dimensões, Movimento Circular e Aplicações Movimentos em 2D 1) Você está operando um modelo de carro com controle remoto em um campo de tênis vazio. Sua posição é a origem

Leia mais

Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD. Profº. M.Sc. Marcelo O Donnell Krause ILHÉUS - BA

Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD. Profº. M.Sc. Marcelo O Donnell Krause ILHÉUS - BA Mecânica Clássica Curso - Licenciatura em Física EAD Profº. M.Sc. Marcelo O Donnell Krause ILHÉUS - BA Aula 1 : Cinemática da partícula Aula 1 : Cinemática da partícula Exemplos Um tubo metálico, retilíneo

Leia mais

PROBLEMAS DE PROVA. EXERCÍCIOS DA 3 a. ÁREA. UFRGS - ESCOLA DE ENGENHARIA ENG Mecânica. Atualizada em 11/11/2008

PROBLEMAS DE PROVA. EXERCÍCIOS DA 3 a. ÁREA. UFRGS - ESCOLA DE ENGENHARIA ENG Mecânica. Atualizada em 11/11/2008 UFRS - ESOL E ENENHRI EN 01156 - Mecânica epartamento de Engenharia ivil tualizada em 11/11/2008 EXERÍIOS 3 a. ÁRE Prof. Inácio envegnu Morsch PROLEMS E PROV 1) alcule para o instante representado na figura

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 12 de março de 2013

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 12 de março de 2013 GIROSCÓPIO Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 12 de março de 2013 Roteiro 1 2 Roteiro 1 2 Dinâmica F (ext) = M a CM τ (ext) = d L dt L = M r CM v CM + L CM τ (ext) CM = d L

Leia mais

v CM K = ½ I CM a CM

v CM K = ½ I CM a CM ENGENHARIA 1 ROLAMENTO O rolamento é um movimento que associa translação e rotação. É o caso, por exemplo, de uma roda que, ao mesmo tempo que rotaciona em torno de seu eixo central, translada como um

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Prof.a: Érica Muniz 1 Período Lançamentos Movimento Circular Uniforme Movimento de Projéteis Vamos considerar a seguir, um caso especial de movimento

Leia mais

Figura Na figura nós podemos ver que não há aceleração tangencial, somente a aceleração em azul que aponta para o centro da curva.

Figura Na figura nós podemos ver que não há aceleração tangencial, somente a aceleração em azul que aponta para o centro da curva. Movimento Circular INTRODUÇÃO Para um movimento ser curvo, é necessária a existência de pelo menos uma componente da aceleração perpendicular à trajetória, ou seja, a aceleração não deve estar na mesma

Leia mais

FIS-14 Lista-01 Novembro/2017

FIS-14 Lista-01 Novembro/2017 FIS-14 Lista-01 Novembro/2017 1. A rotação do braço robótico ocorre em virtude do movimento linear dos cilindros hidráulicos A e B. Se esse movimento faz com que a engrenagem em D gire no sentido horário

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 12 de março de 2013

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 12 de março de 2013 DINÂMICA Mecânica II (FIS-6) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 1 de março de 013 Roteiro 1 Roteiro 1 : caso geral Componente do momento angular ao longo do eixo de rotação é L = I ω Mas o momento

Leia mais

Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é.

Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é. Um disco de raio R rola, sem deslizar, com velocidade angular ω constante ao longo de um plano horizontal, sendo que o centro da roda descreve uma trajetória retilínea. Suponha que, a partir de um instante

Leia mais

Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é.

Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é. Um disco de raio R rola, sem deslizar, com velocidade angular ω constante ao longo de um plano horizontal, sendo que o centro da roda descreve uma trajetória retilínea. Suponha que, a partir de um instante

Leia mais

Rotação de Corpos Rígidos

Rotação de Corpos Rígidos Fisica I IO Rotação de Corpos Rígidos Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Rotação de Corpos Rígidos Movimentos de corpos contínuos podiam em muitos casos ser descritos

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Journal Club Efeito Hall Edwin Herbert Hall 1879 Awschalow et al. Sci. Amer. (2007) Journal

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Cinemática retilínea: movimento contínuo

Leia mais

ANÁLISE DE MOVIMENTO RELATIVO USANDO UM SISTEMA DE EIXOS EM ROTAÇÃO (Sec. 16.8) Na descrição dos movimentos de pontos de um único corpo rígido, ou de

ANÁLISE DE MOVIMENTO RELATIVO USANDO UM SISTEMA DE EIXOS EM ROTAÇÃO (Sec. 16.8) Na descrição dos movimentos de pontos de um único corpo rígido, ou de ANÁLISE DE MOVIMENTO RELATIVO USANDO UM SISTEMA DE EIXOS EM ROTAÇÃO (Sec. 16.8) Na descrição dos movimentos de pontos de um único corpo rígido, ou de pontos em corpos rígidos articulados, as análises de

Leia mais

Mecânica 1. Guia de Estudos P2

Mecânica 1. Guia de Estudos P2 Mecânica 1 Guia de Estudos P2 Conceitos 1. Cinemática do Ponto Material 2. Cinemática dos Sólidos 1. Cinemática do Ponto Material a. Curvas Definição algébrica: A curva parametriza uma função de duas ou

Leia mais

Movimento Circular Uniforme

Movimento Circular Uniforme Movimento Circular Uniforme 2018 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. Prof. Dr. Walter F. de Azevedo Jr. E-mail: walter@azevedolab.net 1 Movimento Circular Uniforme (otação) Considere um disco rígido de densidade

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

As variáveis de rotação

As variáveis de rotação Capítulo 10 Rotação Neste capítulo vamos estudar o movimento de rotação de corpos rígidos sobre um eixo fixo. Para descrever esse tipo de movimento, vamos introduzir os seguintes conceitos novos: -Deslocamento

Leia mais

Equipe de Física. Física. Movimento Circular

Equipe de Física. Física. Movimento Circular Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 3B Ensino Médio Equipe de Física Data: Física Movimento Circular Grandezas Angulares As grandezas até agora utilizadas de deslocamento/espaço (s, h, x, y), de velocidade

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

CAPÍTULO 9 CINEMÁTICA DO MOVIMENTO ESPACIAL DE CORPOS RÍGIDOS

CAPÍTULO 9 CINEMÁTICA DO MOVIMENTO ESPACIAL DE CORPOS RÍGIDOS 82 CPÍTULO 9 CINEMÁTIC DO MOVIMENTO ESPCIL DE CORPOS RÍGIDOS O estudo da dinâmica do corpo rígido requer o conhecimento da aceleração do centro de massa e das características cinemáticas do corpo denominadas

Leia mais

Física aplicada à engenharia I

Física aplicada à engenharia I Física aplicada à engenharia I Rotação - I 10.2 As Variáveis da Rotação Um corpo rígido é um corpo que gira com todas as partes ligadas entre si e sem mudar de forma. Um eixo fixo é um eixo de rotação

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Cinemática retilínea: movimento contínuo

Leia mais

Física 1 Mecânica. Instituto de Física - UFRJ

Física 1 Mecânica. Instituto de Física - UFRJ Física 1 Mecânica Sandra Amato Instituto de Física - UFRJ Rotação de uma partícula 1/ 30 (Rotação de uma partícula) Física 1 1/28 Outline 1 Produto Vetorial 2 Rotação em Torno de um Eixo Fixo 2/ 30 (Rotação

Leia mais

Cap.04 Cinemática em duas Dimensões

Cap.04 Cinemática em duas Dimensões Cap.04 Cinemática em duas Dimensões Do professor para o aluno ajudando na avaliação de compreensão do capítulo. Fundamental que o aluno tenha lido o capítulo. 4.1 Aceleração Entender a Eq. 4.1: o vetor

Leia mais

Física para Zootecnia

Física para Zootecnia Física para Zootecnia Rotação - I 10.2 As Variáveis da Rotação Um corpo rígido é um corpo que gira com todas as partes ligadas entre si e sem mudar de forma. Um eixo fixo é um eixo de rotação cuja posição

Leia mais

d) [1,0 pt.] Determine a velocidade v(t) do segundo corpo, depois do choque, em relação à origem O do sistema de coordenadas mostrado na figura.

d) [1,0 pt.] Determine a velocidade v(t) do segundo corpo, depois do choque, em relação à origem O do sistema de coordenadas mostrado na figura. 1) Uma barra delgada homogênea de comprimento L e massa M está inicialmente em repouso como mostra a figura. Preso a uma de suas extremidades há um objeto de massa m e dimensões desprezíveis. Um segundo

Leia mais

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Movimento em 3 dimensões. Posição e vetor Velocidade

LECTURE NOTES PROF. CRISTIANO. Movimento em 3 dimensões. Posição e vetor Velocidade Fisica I IO Movimento em 3 dimensões Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Posição e vetor Velocidade 1 Durante o intervalo de tempo t a partícula se move do ponto P 1 onde

Leia mais

FIS 26. Mecânica II *****

FIS 26. Mecânica II ***** * ** FIS 26 Mecânica II *** * https://def.fe.up.pt/dinamica/movimento_curvilineo.html ** http://www.met.reading.ac.uk/pplato2/h-flap/phys5_3.html *** http://www.esquerda.net/artigo/como-explicar-ondas-gravitacionais-tua-avo/41226

Leia mais

Corpos Rígidos MOMENTO ANGULAR. Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA. 5 de março de R.R.Pelá

Corpos Rígidos MOMENTO ANGULAR. Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA. 5 de março de R.R.Pelá MOMENTO ANGULAR Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 5 de março de 2013 Roteiro 1 Roteiro 1 Quando todas as partículas de um corpo rígido se movem ao longo de trajetórias que

Leia mais

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel

Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel - 6 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Características do movimento Módulo do vetor velocidade é constante. O vetor velocidade muda continuamente de direção e sentido, ou seja, existe aceleração.

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova Substitutiva - Gabarito 1. Dois blocos de massas 4, 00 kg e 8, 00 kg estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado de

Leia mais

Deslocamento, velocidade e aceleração angular. s r

Deslocamento, velocidade e aceleração angular. s r Rotação Deslocamento, velocidade e aceleração angular s r s r O comprimento de uma circunferência é πr que corresponde um ângulo de π rad (uma revolução) ( rad) (deg ou graus) 180 Exemplo 0 60 3 rad Porque

Leia mais

*Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em simplificaaulas.com.

*Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em simplificaaulas.com. MECÂNICA 1 - RESUMO E EXERCÍCIOS* P2 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções em. CENTRO INSTANTÂNEO DE ROTAÇÃO (CIR) 1 o ) Escolher

Leia mais

V (m/s) t (s) Determine: a) a função horária da velocidade; b) a função horária da posição; c) a posição do móvel no instante 6 s.

V (m/s) t (s) Determine: a) a função horária da velocidade; b) a função horária da posição; c) a posição do móvel no instante 6 s. 1) O gráfico a seguir representa a velocidade em função do temo de um objeto em movimento retilíneo. Calcule a velocidade média entre os instantes t = 0 e t = 5h. a) 5,0 m/s b) 5,5 m/s c) 6,0 m/s d) 6,5

Leia mais

(a) a aceleração angular média nesse intervalo de tempo. (b) o número de voltas dadas

(a) a aceleração angular média nesse intervalo de tempo. (b) o número de voltas dadas Capítulo 1 Movimento Circular 1. A velocidade angular de um ponto que executa um movimento circular varia de 20 rad/s para 40 rad/s em 5 segundos. Determine: (a) a aceleração angular média nesse intervalo

Leia mais

Espaço x Espaço inicial x o

Espaço x Espaço inicial x o MOVIMENTO CIRCULAR Prof. Patricia Caldana O movimento circular é o movimento no qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência. Grandezas Angulares

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois blocos se deslocam em linha reta sobre uma mesa horizontal sem atrito. O bloco A, de massa m, tem velocidade

Leia mais

A figura abaixo mostra a variação de direção do vetor velocidade em alguns pontos.

A figura abaixo mostra a variação de direção do vetor velocidade em alguns pontos. EDUCANDO: Nº: TURMA: DATA: / / LIVRES PARA PENSAR EDUCADOR: Rosiméri dos Santos ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO - MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME Introdução Dizemos que uma partícula está em movimento circular quando

Leia mais

v C = 2.4 ft/s = 20 rad/s v A = 2.4 ft/s = 4 rad/s v C = 4 ft/s

v C = 2.4 ft/s = 20 rad/s v A = 2.4 ft/s = 4 rad/s v C = 4 ft/s 1. O rolete A move-se com velocidade contante v A = 3 m/s; determine a velocidade angular da barra AB e a velocidade do rolete B, v B. R.: = 4 rad/s v B = 5.2 m/s posição horizontal e esta gira no sentido

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo Cinemática retilínea: Cinemática retilínea:

Leia mais

1) O vetor posição de uma partícula que se move no plano XZ e dado por: r = (2t 3 + t 2 )i + 3t 2 k

1) O vetor posição de uma partícula que se move no plano XZ e dado por: r = (2t 3 + t 2 )i + 3t 2 k 1) O vetor posição de uma partícula que se move no plano XZ e dado por: r = (2t + t 2 )i + t 2 k onde r é dado em metros e t em segundos. Determine: (a) (1,0) o vetor velocidade instantânea da partícula,

Leia mais

Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas)

Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas) Mecânica e Ondas, 0 Semestre 006-007, LEIC Série IV - Momento Angular (Resoluções Sucintas) 1. O momento angular duma partícula em relação à origem é dado por: L = r p a) Uma vez que no movimento uniforme

Leia mais

Cap. 9 - Rotação do Corpo Rígido. 1 Posição, Velocidade e Aceleração Angulares

Cap. 9 - Rotação do Corpo Rígido. 1 Posição, Velocidade e Aceleração Angulares Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I IGM1 2014/1 Cap. 9 - Rotação do Corpo Rígido Prof. Elvis Soares Para nós, um corpo rígido é um objeto indeformável, ou seja, nesse corpo

Leia mais

Física I para a Escola Politécnica ( ) - P3 (24/06/2016) [16A7]

Física I para a Escola Politécnica ( ) - P3 (24/06/2016) [16A7] Física I para a Escola Politécnica (330) - P3 (/0/0) [A] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número USP (um

Leia mais

Movimento Circular Uniforme

Movimento Circular Uniforme Movimento Circular Uniforme Movimento Circular Uniforme v 8 v 1 v 7 v 2 v 6 v 3 v 5 v 4 2 v 1 = v 2 = v 3 =... = v 8 mas v 1 v 2 v 3... v 8 Período e Frequência Período (T) : tempo para que ocorra uma

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

Corpos Rígidos CORPOS RÍGIDOS. Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA. 5 de março de R.R.Pelá

Corpos Rígidos CORPOS RÍGIDOS. Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA. 5 de março de R.R.Pelá CORPOS RÍGIDOS Mecânica II (FIS-26) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 5 de março de 2013 Roteiro 1 2 Roteiro 1 2 Algarismos significativos 0,333 3 alg. sign. 3,155 4 alg. sign. 3 1 alg. sign. 3,0

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

Mecânica 1. Resumo e Exercícios P3

Mecânica 1. Resumo e Exercícios P3 Mecânica 1 Resumo e Exercícios P3 Conceitos 1. Dinâmica do Ponto 2. Dinâmica do Corpo Rígido 1. Dinâmica do Ponto a. Quantidade de Movimento Linear Vetorial Instantânea Q = m v b. Quantidade de Movimento

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 12: Rotação de corpos rígidos NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo

Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo Lembrete 11.1 Em equações rotacionais, deve usar ângulos expressos em radianos. Lembrete 11.2 Na resolução de problemas de rotação, deve especificar um

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Journal Club Interação spin-órbita Campo magnético (de 1 placa): Campo magnético (total):

Leia mais

1.6 Dinâmica da Rotação: Torque e Momento Angular

1.6 Dinâmica da Rotação: Torque e Momento Angular 1.6 Dinâmica da Rotação: Torque e Momento Angular Até o momento havíamos considerado o movimento de corpos rígidos sem nos preocupar com o que causava tal movimento. Nos limitamos apenas à descrever o

Leia mais

MOMENTO DE INÉRCIA DE UM CORPO RÍGIDO

MOMENTO DE INÉRCIA DE UM CORPO RÍGIDO Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T4 FÍSICA EXPERIMENTAL I - 007/08 MOMENTO DE INÉRCIA DE UM CORPO RÍGIDO 1. Objectivo Estudo do movimento de rotação de um corpo

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecânica PME 3100 - Mecânica I - Segunda Prova- Duração 110 minutos 14 de outubro de 014 Obs. Não é permitido o uso de dispositivos eletrônicos, como calculadoras, tablets e celulares. C QUESTÃO 1 (3,0 pontos).

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Onde estamos? Nosso roteiro ao longo deste capítulo A equação do movimento Equação do movimento

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

CINEMÁTICA VETORIAL. Prof. Paulo Lopes

CINEMÁTICA VETORIAL. Prof. Paulo Lopes CINEMÁTICA VETORIAL Prof. Paulo Lopes Vetor deslocamento ( d ) x deslocamento escalar (Δs) d 100 metros Δs = 100 m ІdІ = 100 m R = 100 metros d Δs = 2πr 2 ІdІ = 2r = 200 m = 3,14x100 = 314 m Escalar Vetorial

Leia mais