ÍNDICE 1ª PARTE 2ª PARTE. Problemas diversos Juros simples (apenas os fáceis) 3ª PARTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÍNDICE 1ª PARTE 2ª PARTE. Problemas diversos Juros simples (apenas os fáceis) 3ª PARTE"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO Faz alguns anos que cogitamos da elaboração de um trabalho de Matemática Financeira, exclusivamente pelo raciocínio, com o objetivo de proporcionar ao estudante um processo claro, prático e racional. O aprendizado, por meio de fórmulas, sempre nos apresentou um obstáculo intransponível, não obstante aos esforços que se envidaram, nesse sentido, a que por força das circunstâncias fôramos obrigados. Ansiosos pelo ingresso no funcionalismo público, quer federal, quer estadual, quer pela gradativa melhoria de ocupações, submetemo-nos a nove concursos públicos, dotando-nos, com eles, de vasta experiência, conhecendo-lhes as mínimas e as máximas exigências. O inconformismo pelas fórmulas, em conseqüência das dificuldades que nos deparamos nos primeiros concursos, à solução de problemas neles propostos, nem sempre de natureza complexa, impeliu-nos à luta, visando a descobrir as causas por que ocorria tal fenômeno. Passamos, de início, a solucionar problemas, a que os chamam de regra de três composta sem a observância de quaisquer regras. Com o decorrer de algum tempo, vimos que haveríamos de colher os frutos, a que aspirávamos. Aos poucos, chegamos à conclusão de haver atingido o caminho certo. As dificuldades desapareceram, as soluções tão-somente pelo raciocínio faziam-se com enorme facilidade e admirável clareza. Em última análise, a batalha, nesse campo, estava definitivamente vencida. Transportamo-nos, em seguida, aos estudos relacionados com porcentagem, juros, etc. Empenhamo-nos, é lógico, durante inúmeros anos, à solução de questões, desprezando totalmente as fórmulas. A exemplo da regra de três composta, obtivemos todos os êxitos almejados, e assim nos demais casos. Esperamos que nossa contribuição, no campo da Matemática Financeira, seja utilíssima, o que, por certo, confirmará o estudante.

2 ÍNDICE ª PARTE 2ª PARTE 3ª PARTE 4 PARTE 5ª PARTE 6ª PARTE Divisibilidade Frações ordinárias (começa em mínimo múltiplo comum) Divisão por cancelamento Frações decimais Alterações das frações, através da vírgula Números complexos Sistema métrico (noções) Problemas diversos Problemas diversos Juros simples (apenas os fáceis) Regra de três composta Regra de sociedade Falsa posição Divisão proporcional Juros simples (problemas complexos) Questões práticas sobre juros Questões de lucro sobre o preço de venda e sobre preço de custo Questões sobre descontos por dentro e por fora Taxa média e vencimento comum Sistema métrico Problemas diversos (revisão geral) Juros compostos

3 ª PARTE Parece-nos que a quase totalidade dos candidatos já possui boas noções de divisibilidade, frações ordinárias e decimais, números complexos e sistema métrico, de que trataremos nesta parte. Não obstante esse aspecto, julgamos de todo conveniente expô-los, neste trabalho, levando-se em conta as muitas questões enumeradas aqui que merecem especial atenção, notadamente, quanto às divisões de frações ordinárias e decimais. Além disso, há necessidade de que sejam bem compreendidas, dado seu emprego às soluções de problemas, tidos como de natureza complexa e constantes de nosso trabalho. Apresentaremos uma série de problemas com que possa o estudante familiarizarse, preparando se, nesta parte, para vencer todo e qualquer obstáculo que as outras partes poderiam oferecer. DIVISIBILIDADE A divisibilidade tem por fim ensinar-nos se um número qualquer é ou não divisível por outro, sem que, para tanto, efetuemos a divisão. Daremos a esse respeito somente o que nos parece suficiente à solução de casos que nos apresentam de vez em quando. POR 2 Caso: Todo número par é divisível por 2, incluindo-se o zero. Exemplos: 56, 00, 60, 84, Todos estes números, divididos por 2, não deixarão resto.

4 POR 3 2 Caso: Todo número, cujos algarismos somados se dividam por 3, também será divisível por 3. Exemplos: 63: (6 + 3) = 9. 9 divido por 3 não deixará resto. Logo: 63, dividido por 3, também não deixará resto. 444: ( ) = 2. 2 dividido por 3 não deixará resto. Logo: 444 dividido por 3 também não deixará resto : ( ) = 8. Ora, 8 divido por 3 não deixará resto. Logo: o número também não deixará resto, se dividido por 3. POR 4 3 Caso: Se os dois últimos algarismos, à direita de um número, forem divisíveis por 4, esse número será divisível por 4. Exemplos: 36, 26428, Os dois últimos algarismos à direita são: do primeiro número: 6, do segundo: 28, do terceiro: 40. Ora, dividindo-se 6, ou 28, ou 40 por 4, não haverá resto. Isto prova que os números 36, e 6640, divididos por 4, não deixarão resto. POR 5 4 Caso: Todo número terminado em 5 ou 0 será divisível por 5. Exemplos: 375, 5650, 2695, 45, 46920, 2460, 705. POR 6 5 Caso: Se um número for divisível por 2 e por 3, também o será por 6. Exemplos: 324, 268, , 450. Estes números são divisíveis por 2, porque terminam em algarismos pares e em zero. Dividem-se por 3 porque, somando-se e dividindo-se o resultado da soma por 3, não deixarão resto. Logo: os números 324, 268, e 450, divididos por 6, não deixarão resto.

5 POR 9 6 Caso: Se somarmos os algarismos de um número e seu resultado for divisível por 9 sem deixar resto, esse número será divisível por 9. Exemplos: 45, 468, 9657, : (4 + 5) = 9. Ora, 9 dividido por 9 não deixará resto. 648: ( ) = 8. Ora, 8 dividido por 9 não deixará resto. 9657: ( ) =27. Dividindo-se 27 por 9 não haverá resto. Logo: os números 45, 648, 9657 e , divididos por 9, não deixarão resto. POR 0 7 Caso: Todo número terminado em 0 será divisível por 0. Exemplos: 00, 80, 40, 0000, , 240. POR 2 8 Caso: Se um número for divisível por 3 e por 4, também o será por 2. Exemplos: 408, 80, 6624, ( ) =2. Na divisão de 2 por 3, não haverá resto. Logo: o número 408, dividido por 3, não deixará resto. Da mesma forma, os números: 80, 6624 e (0 + 8) = 8. A soma dos dois algarismos finais, à direita do número 408, dá 8. Ora, 8 dividido por 4 não deixará resto. Da mesma forma, os demais números já relacionados. Logo: se os números 408, 80, 6624 e , divididos por 3 e por 4, não deixam resto, também não o deixarão por 2. MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM 2 é o mínimo múltiplo comum de 3 e 4. Por que? Porque o número 2 divide 3 e 4, sem deixar resto. Exemplos: Em ambos os casos, não houve resto. Não encontraremos outro número menos que 2, capaz de dividir por 3 e por 4, sem deixar resto. Por isso que 2 é o mínimo múltiplo comum de 3 e 4.

6 24 é o mínimo múltiplo comum de 8, 6 e 4, visto que divide os três números, sem deixar resto. Exemplos: Logo: 24 é o mínimo múltiplo comum de 8, 6 e 4. Nenhum outro número menor do que 24 dividirá 8, 6 e 4, sem que deixe resto. PROBLEMA n : Qual o mínimo múltiplo comum entre 4, 6 e 8? Solução: Colocam-se os números 4, 6 e 8, pondo-se um traço debaixo deles, tudo como está exposto ao lado. Procura-se o menor número que os divida. O menor número é o 2. Põe-se este número à direita. Comecemos com as divisões. 4 dividido por 2 dá 2. Coloquemos este 2 embaixo do número 4. Agora, 6 dividido por 2 dá 3. Coloquemos 3 embaixo de 6. Continuemos: 8 dividido por 2 dá 4. Coloquemos 4 embaixo de 8. Terminada a primeira divisão, passemos outro traço, porém, agora, embaixo de 2, 3 e 4. O menos número que divide 2, 3 e 4 é 2. Coloquemos 2 à direita. 2 dividido por 2 dá. Este coloca-se embaixo do número 2. Passemos para o seguinte: 3 dividido por 2 demonstra que um não pode ser dividido pelo outro, porque deixa resto. Então, é preciso repeti-lo. Por isso, coloquemos 3 embaixo de 3. Em seguida, vem o número 4. Este número dividido por 2 dá 2. Coloquemos 2 embaixo de 4. Passemos outro traço sob, 3 e 2. Neste ponto, tanto podemos dividir por 3 como por 2. Mas vamos dividir por 2. Comecemos por. Para não há mais divisão, pois não se pode dividir por 2. Então, coloquemos embaixo de. Passemos para o número 3. 3 não é divisível por 2. Coloquemos 3 embaixo de 3. Passemos para o seguinte. 2 dividido por 2 dá. Coloquemos embaixo de 2. A seguir, passemos outro traço sob, 3 e. O único que ainda se pode dividir é o número 3. 3 dividido por 3 dá. Coloquemos embaixo de 3 e 3 à direita. Não devemos continuar mais a divisão, visto que, dividindo-se por, colocaríamos à direita. Isso não alteraria a multiplicação à direita. Exemplo: 2 x 2 x 2 x 3 x = 24.

7 Por esse meio, procuraremos o MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM, até que tenhamos adquirido bastante prática, salvo em casos especiais de que dele somos forçados a valernos. Se quiséssemos encontrar o denominador comum nas frações seguintes: 4, 6 e 8, faríamos como no exemplo acima. O menor denominador comum das três frações seria 24. Vamos colocar estas frações ao mesmo denominador comum. Quando diversas frações têm o mesmo denominador, diz-se que os denominadores são comuns, isto é, iguais. Para esclarecermos mais o caso, vamos dar o mesmo denominador comum às frações: 4, 6 e 8. Os números:, e chamam-se numeradores. Os números 4, 6 e 8, denominadores , e =, e Solução: O mínimo múltiplo comum dos denominadores 4, 6 e 8 é, segundo já vimos no quadro acima, 24. Os denominadores das 3 frações são, portanto, 24. Por isso, colocamos 24 como denominadores das 3 frações. Para acharmos os numeradores, procedemos assim: 24 dividido por 4 dá 6. Coloquemos 6 como numerador da primeira fração. Passemos para a fração seguinte. 24 dividido por 6 dá 4. Coloquemos este 4 como numerador da segunda fração. A outra fração, 24 dividido por 8 dá 3. Este 3 como numerador da terceira fração. 6 Nota: As frações e são iguais. Ambas representam. O mesmo diríamos com relação às outras duas. Logo que o estudante adquirir prática, saberá, mentalmente, encontrar os denominadores comuns, sem recorrer ao quadro a que nos referimos, salvo casos especiais. Entretanto, recomendamos os seguintes exercícios, valendo-se do referido quadro:

8 PROBLEMA n 2: Achar o mínimo múltiplo comum dos números abaixo: ) 6, 8 e 9 (Resp.: 72) 2) 3, 4 e 5 (Resp.: 60) 3) 3 e 5 (Resp.: 5) 4) 0, 2 e 5 (Resp.: 60) 5) 5 e 7 (Resp.: 35) 6) 6 e 8 (Resp.: 24) 7) 3, 4, 5 e 6 (Resp.: 60) 8) 8, 0 e 2 (Resp.: 20) 9) 7, 0 e 2 (Resp.: 420) Nota: Estes exercícios são de absoluta necessidade. Com eles, o estudante não encontrará dificuldade alguma, quando for forçado mais adiante a procurar os denominadores comuns das frações. Convém-nos repetir que, na prática, na quase totalidade dos casos, não se usa o quadro já mencionado. Os denominadores comuns são achados mentalmente. Exemplo: Qual o mínimo denominador comum de 3 e 4? Sem que nos utilizemos do quadro, sabemos mentalmente e, com rapidez, que é o número 2. Por que? Porque não há outro número menor que 2, capaz de dividi-los, sem deixar resto. Comecemos com as frações ordinárias. Que é fração? Fração, conforme a expressão o indica, é a parte em que se divide a unidade. Vamos aos casos: Caso: Um queijo, dividido em 2 partes, significa que se transformou em 2 metades. Metade, em fração, escreve-se assim: 2 que se lê: um meio. 2 Caso: Se o queijo fosse dividido em 3 partes iguais, cada parte representaria um terço do queijo. Escreve-se assim: 3 que se lê: um terço. 3 Caso: Supomos que dividíssemos uma melancia, em 4 partes iguais. Cada parte representaria um quarto da melancia. Um quarto escreve-se assim: 4 que se lê: um quarto.

9 4 Caso: A uma mesa acham-se 6 pessoas. Nela havia um pão que se dividiu em 6 partes iguais. Cada pessoa recebeu um sexto do pão. Um sexto escreve-se assim: que se lê: um sexto. 6 5 Caso: Dividiram um bolo entre 7 meninos. Cada menino recebeu quanto? Um sétimo. Um sétimo escreve-se assim: que se lê: um sétimo. 7 Como vimos, a fração ordinária consta de dois números, separados por um traço horizontal. Exemplo: 4 O de cima chama-se numerador, o de baixo, denominador. casos: numerador 4 denominador Para que o estudante se acostume com a leitura das frações, apresentaremos dois Caso: um terço um sexto um décimo um quarto um quinto um onze avos um meio um sétimo quatro onze avos 2 7 um oitavo um nono um doze avos seis doze avos três vinte e quatro avos dois trinta e três avos

10 2 Caso: três terços doze terços quarenta quintos cinco quartos dez um meio cento e vinte quartos Outro Caso: 3 um terço dividido por cinco quatro e um meio, dividido por cinco e um terço 5 3 terço 4 6 um quarto dividido por seis 4 quatro dividido por cinco e um 5 3 Nota: No primeiro caso, as frações chamam-se próprias, porque o numerador é menos que o denominador. No segundo caso, impróprias, porque o numerador é igual ou maior que o denominador. Em outro caso, composta, porque a fração é constituída de números inteiros e fracionários. Desejamos chamar a atenção do estudante para os seguintes sinais aritméticos: Os três sinais significam a mesma coisa. Têm o mesmo valor. O resultado que se obtém por qualquer um dos três é o mesmo. PROBLEMA n 3 Dividiu-se um queijo entre 3 meninos. Que fração (do queijo) tocou a cada um? Solução: O queijo foi partido em 3 pedaços. Logo, cada menino recebeu 3. O numerador representa a parte do queijo, o denominador 3, os meninos.

11 PROBLEMA n 4 Dividiram 3 queijos, por 9 pessoas, em partes iguais. Que fração coube a cada uma? Solução: Os queijos vão para o numerador, as pessoas, para o denominador. Logo: a cada uma couberam 9 3 ou 3, porque 9 3 e 3 são iguais, isto é, não há diferença entre uma fração e a outra. Este ponto será estudado, com pormenores mais adiante, no lugar competente. No entanto, vamos dar aqui uma demonstração nesse sentido. O denominador é 3 vezes maior que o numerador. Logo: o numerador é 3 do denominador. A fração, pois, 3 é igual a. 9 3 PROBLEMA n 5 Dividiram-se 3 melancias, por 6 pessoas, que fração tocou a cada uma? Solução: Se as melancias vão para o numerador, as pessoas, para o denominador, a resposta é 6 3. Vimos que cada pessoa recebe exatamente a metade de uma melancia, porque 6 3 significa metade. O numerador é a metade do denominador. 3 é metade de 6. dividido por 7 = dividido por 8 = dividido por 9 = dividido por 7 = 7 7 dividido por 9 = dividido por 2 = 2 9 dividido por 4 = dividido por 70 = 70

12 PROBLEMA n 6 Paulo deu 7 chocolates a 2 meninos. Que fração recebeu cada menino? Solução: Feita a divisão de 7 por 2, o quociente é 3. Há ainda um resto. Que significa esse resto? Exatamente um chocolate. De fato, dando-se 7 chocolates a 2 meninos, a cada um tocam 3, restando um. chocolate, dividido por 2 meninos, dá meio para cada um. 3 inteiros e meio que se escrevem: 3. Conforme já aprendemos, os chocolates vão para o numerador, 2 os meninos, para o denominador. PROBLEMA n 7 Francisco comprou 8 maçãs e deu-as a 5 meninos em partes iguais. Quantas maçãs recebeu cada menino? Solução: Procedida à divisão, o quociente é 3. Ainda restam 3. Que significa esse resto? O resto são 3 maçãs. Dividindo-se 8 por 5, encontram-se 3 maçãs. 3 maçãs inteiras para cada um dos 5 meninos. As 3 que restaram, divididas pelos 5 meninos, dão 5 3 a cada um. As maçãs vão para o numerador, os meninos, para o denominador. 3 Resposta: Cada menino recebeu 3 maçãs. 5 Nota: Não se esquecer dos sinais aritméticos. Assim, são iguais: EXERCÍCIOS Efetuar as divisões abaixo relacionadas: ) 7 3 = 2) 9 4 = 3) 6 = 4) 4 9 = 5) 3 = 6) 6 3 = 7) 7 6 =

13 Respostas: ) 2 3 2) ) 6 5 4) 9 5) 3 6) ) 2 6 REDUZIR FRAÇÕES À SUA EXPRESSÃO MAIS SIMPLES PROBLEMA n 8 Reduzir a fração 4 2 à sua expressão mais simples. Solução: Dividindo-se o numerador e o denominador por um mesmo número, a fração torna-se mais simples. O valor da fração continua o mesmo, porque 4 2 e 2 são iguais. O numerador, tanto de uma fração, como da outra, é exatamente a metade do denominador. Portanto, ambas as frações são iguais. Resposta: = 4 2 Assim, as seguintes frações significam 2 um meio = metade: ,,,,,,,,,,,

14 Os numeradores de todas elas são exatamente a metade dos denominadores. Por isso, não há diferença entre si. Simplificadas, tornar-se-ão Vamos verificar, por exemplo, a fração. Ambos são divisíveis por 5, assim: =. Podemos, com mais uma divisão, reduzi-la à expressão mais simples: =. Não há mais redução a ser feita. 0 2 PROBLEMA n 9 Transformar a fração 2 4 à sua expressão mais simples. Solução: Se dividirmos o numerador e o denominador por um mesmo número, neste caso, por 4, acharemos, com uma só divisão, o resultado pedido no problema, conforme se vê abaixo: Resposta: = 4 3 Nota: O estudante não poderá esquecer-se de que 2 4 e 3 significam a mesma coisa. Nos dois casos, os denominadores são três vezes superiores aos numeradores. Reduzir as frações adiante expostas à sua expressão mais simples: 6 = = = = = = = = = = 2

15 5 PROBLEMA n 0 Quantas unidades há em (quinze terços)? 3 Solução: A fração denominador, o divisor: 5 5 indica que o numerador é o dividendo, o 3 3 = 5 ou Resposta: cinco unidades ou 5 inteiros. Nota: A unidade é composta de 3 3 (três terços). 3 3 =. Ora, se uma unidade é 5 igual a três terços, serão iguais a 5 unidades. Não há diferença entre unidade e inteiro. 3 Unidade e inteiro significam uma coisa só. PROBLEMA n Quantos inteiros se encontrarão em 22? 4 Solução: O numerador é o dividendo, o denominador, o divisor. Logo: 22 4 = ou 5 2, porque a fração 4 2 significa 2. Resposta: 5 2 (cinco inteiros e um meio). Nota: Neste caso, uma unidade seria 4 4 (quatro quartos). 4 4 =. Se o problema mencionasse, por exemplo, 20, teríamos exatamente 5 unidades, porque 20 4 = 5. 4 Entretanto, temos mais 4 2, o que totaliza 5 2 (dois quartos = meio).

16 PROBLEMA n 2 Em, quantas unidades há? Solução: Em, há uma só unidade, porque =. Resposta: unidade. Nota: Este caso pode comparar-se a uma pessoa que possua uma maçã e a dá a um menino. O menino irá receber naturalmente uma maçã. A maçã vai para o dividendo, o menino, para o divisor. 20 PROBLEMA n 3 Achar as unidades contidas em Solução: Em, há 2 unidades, porque = Resposta: 2 unidades. 2. Nota: Vamos lembrar: = 2. Lê-se: cento e vinte, dividido por 60, igual a 80 PROBLEMA n 4 Quantas unidades tem a fração? Solução: Em, há somente uma unidade, porque = unidade. 80 Resposta: unidade. VERIFICAR QUANTOS INTEIROS EXISTEM NAS FRAÇÕES ABAIXO ,,,,,,,, e Respostas: 4, 5 5, 4,, 8,,, 2, e 3 3 2

17 PROBLEMA n 5 Transformar 5 inteiros a quartos. Solução: Quando se divide uma unidade a quartos, entende-se, desde logo, por assim dizer, que a unidade foi partida em 4 pedaços iguais. Cada um destes pedaços passa a ter a denominação de quartos. Então cada unidade tem 4 quartos ou 4 4. As unidades ou inteiros de que nos fala o problema hão de ter 20 fato, são 5 inteiros: 20 4 = (vinte quartos), porque 5 4 =. De 4 4 Resposta: 20 4 PROBLEMA n 6 Transformar 2 inteiros a sextos. Solução: Quando se diz que uma unidade vai ser convertida a sextos, entende-se que ela se dividirá em 6 partes iguais, cada uma das quais chamadas sextos. Então, uma unidade terá 6 6. Ora, se uma unidade tem 6 sextos, 2 unidades terão 2 vezes mais, isto é, 2 2, porque 2 6 =. 6 6 PROBLEMA n 7 Transformar 4 a terços. 3 Solução: Na transformação a terços, cada unidade é dividida em 3 partes iguais, chamadas terços. A unidade é representada em forma de fração imprópria, assim: 3 3. Imprópria, porque o numerador é igual ao denominador. Quando o numerador é maior que o denominador, a fração também é imprópria. Ela só é própria quando o numerador for menor que o denominador, segundo explicamos atrás. Continuando o problema, voltamos a dizer que uma unidade são. Logo: 4 unidades serão, porque 3 4 =. A estes, acrescentaremos a parte fracionária: + = Resposta: (treze terços). 3

18 PROBLEMA n 8 Reduzir 8 a quintos. 5 Solução: Passando a unidade a dividir-se em quintos, compreende-se que ela se repartirá em 5 pedaços iguais. Se uma unidade se transforma em 5 pedaços, 8 unidades transformar-se-ão em 40 pedaços, chamados quintos, porque estamos convertendo a 40 unidade a quintos. Então, os 40 pedaços são. A parte fracionária consta de quintos, com mais um quinto, somam PROBLEMA n 9 Transformar 5 a quartos. 4 Solução: Para que a unidade se converta em quartos, é preciso que ela a unidade se divida em 4 pedaços iguais, 5 unidades serão partidas em 60 pedaços iguais, porque = 60. Os 5 inteiros transformar-se-iam em. A parte fracionária tem Neste caso, somaremos 60 quartos com 3 quartos, resultando daí, porque = Resposta: 4 Nota: À solução do problema acima, emprega-se o seguinte meio: multiplicam-se os números inteiros pelo denominador da parte fracionária, assim: 5 4 = 60. A essas partes, acrescenta-se o numerador da fração, assim: =. 4 O modo como vimos ensinando, a nosso ver, é intuitivo, isto é, o estudante vai raciocinando, compreendendo o que está fazendo, razão por que seguimos este, desprezando aquele.

19 TRANSFORMAR AS SEGUINTES FRAÇÕES: A Terços A Quintos A Sétimos ) 6 4) 0 7) 4 2) 8 5) 8 4 8) ) 3 6) 5 9) Respostas ) 2) 3) ) 5) 6) ) 8) 9) PROBLEMA n 20 Reduzir as frações 3 e 4 a um mesmo denominador comum. Solução: Quando o estudante ainda não tem prática, procurar valer-se do que aprendeu, através do quadro e ensinamentos constantes do problema n, para encontrar um mesmo denominador comum. Além disso, poderá achar por meio de outros dois modos:

20 º) Multiplicando os denominadores das frações entre si, assim: 3 4 = 2. 2º) Por forma mental. Com rapidez, saberemos que o número 2 divide os números 3 e 4, sem deixar resto. Da mesma forma, os números 24, 36, 48, 60, etc. Como o número 2 divide 3 e 4, sem deixar resto, coloquemo-lo como denominador comum das frações. Vamos colocar ambas as frações, com denominadores iguais, isto é, denominadores comuns: 4 3 e = e De que modo encontramos os numeradores 4 e 3? Assim: 2, dividido por 3, dá 4. Este 4 coloca-se em cima de 2. Agora, dividindo-se 2 por 4, temos 3. Este 3 põe-se sobre o outro 2. A operação resolveu-se com exatidão. Tanto é assim que, simplificando as frações 2 4 e 2 3, voltarão à sua forma primitiva, isto é, 3 e 4. comum. PROBLEMA n 2 Reduzir as frações, e ao mesmo denominador Solução: O mínimo múltiplo comum das frações é 24, porque é o menor número que divide 4, 6 e 8 sem deixar resto. Assim, temos: 6 4 3, e =, e Para acharmos os numeradores 6, 4 e 3, façamos como no problema anterior: 24 dividido por 4 dá 6. Este 6 colocamos sobre o primeiro número 24. Passemos para o segundo. 24 dividido por 6 dá 4. Coloquemos 4 sobre o segundo 24. Prossigamos. 24 dividido por 8 dá 3. Ponhamos este 3 sobre o último número Resposta:, e

21 comum. PROBLEMA n 22 Reduzir as frações 2 3 4, e ao mesmo denominador Solução: Como se vê, no quando ao lado, o denominador comum é 60, porque = , e =, e De que forma se encontram os numeradores 30, 36 e 40? Procedemos assim: O denominador comum das três frações é 60. Comecemos naturalmente pela primeira fração. 60 denominador comum, dividido pelo denominador da primeira fração dá 5. Este número 5 multiplicado pelo numerador da mesma fração dá 30. (60 4) 2 = 30. Colocam-se 30 sobre 60. Passemos para a segunda fração. 60 dividido pelo denominador da segunda fração dá 2 que multiplicado pelo numerador da mesma dá 36. (60 5) 3 = 36. Põem-se 36 sobre 60. Transportemo-nos para a terceira fração. 60 dividido pelo denominador da terceira fração dá 0 que multiplicado pelo numerador 4 dá 40. (60 6) 4 = 40. Põe-se este 40 em cima do 60 da terceira fração Resposta:, e Nota: As frações passaram a ter os denominadores iguais, facilitando, 60 consideravelmente, sua compreensão. A unidade divide-se em 60 partes: =. A 60 primeira fração apresenta 30 partes; a segunda fração, 36 partes e a terceira fração, 40. Convém notar que as três frações, reduzidas à sua expressão mais simples, voltam a tomar sua forma primitiva, isto é, 4 2, 5 3 e 6 4.

22 REDUZIR AS SEGUINTES FRAÇÕES AO MESMO DENOMINADOR COMUM ) 4 e 6 2) 3 e 5 3) 7 e 8 4) 4 3, 5 2, 3 4 e 6 5 Respostas: ) 2 3 e 2 2 2) 5 5 e ) e ),, e EFETUAR A SOMA DE FRAÇÕES PROBLEMA n 23 Somar 3 2 e 3. Solução: Os denominadores são iguais. Se uma fração é 3 2, a outra 3, a soma de ambas é de 3 3, porque 2 + = 3 3. Nota: Somadas as frações, que obtivemos? Exatamente uma unidade, porque 3 3 =. Se pegássemos um queijo, cortando-o em 3 pedaços iguais e déssemos a 2 pessoas: a uma, 2 pedaços, a outra, pedaço, daríamos o queijo inteiro = unidade. Portanto, daríamos a uma pessoa 3 2 do queijo, a outra 3, a ambas, o queijo inteiro, isto é, 3 3.

23 PROBLEMA n 24 Proceder à soma de 3, 4 e 2. Solução: Neste caso, os denominadores são diferentes. Por isso, precisamos reduzir as 3 frações ao mesmo denominador comum. O mínimo múltiplo comum é 2. Então as frações ficarão assim: 4 3 6, e Agora só somemos os numeradores, assim: = ou 2 3 Resposta: ou. 2 2 Nota: Não se esquecer de que não há diferença alguma entre 3 e 2 4. Nos dois casos, o denominador é 3 vezes maior que o numerador, e entre 4 e 2 3, porque os denominadores são 4 vezes maiores, e entre 2 e 2 6, porque os denominadores são 2 vezes maiores que os numeradores. PROBLEMA n 25 Efetuar a soma de 4 2 e Solução: Reduzidas as frações ao mesmo denominador comum, temos: e Agora, somemos os numeradores, assim: 22 0 e 2 = ou Resposta: ou

24 PROBLEMA n 26 Efetuar a soma de 4, e Solução: Em primeiro lugar, vamos reduzi-las a uma fração imprópria. Fração imprópria, segundo já explicamos, é aquela que tem o numerador igual ou maior que o denominador, assim: 9 2 Em segundo lugar, transformemo-las ao mesmo denominador comum: Por último, somemos os numeradores, assim: = ou 2 Resposta: 9. 2 Nota: Como vimos, na soma, apenas os numeradores são somados. Por que? Porque 2 cada unidade é formada por doze doze avos, assim:. Ora, a primeira fração tem 54 2 doze avos, a segunda, 8 doze avos, a terceira, 04 doze avos, totalizando 239 doze avos. Poderíamos ter achado a solução do problema de outro modo: primeiro, somando os números inteiros, assim: = 8. Segundo, somando-se as partes fracionárias, assim: = + + = ou Ora, 8 + = SOMAR AS SEGUINTES FRAÇÕES ) ) ) ) 5 + 7) ) ) 8 + 6) )

25 ) 4 3 2) Respostas: 4) 7 5) ) 6) ) ) ) EFETUAR SUBTRAÇÕES PROBLEMA n 27 Se de 4 2 tirarmos 4, quanto restará? Solução: Os denominadores são iguais. Uma unidade seria composta de 4 4 (4 partes iguais). De 2 partes, tirando-se parte, resta parte ou 4. ( ) = 4. PROBLEMA n 28 Tirando-se 3 de 5 4, o resto é? Solução: Temos denominadores diferentes. Não há possibilidade de dedução, nessas condições. Então, vamos reduzi-las ao mesmo denominador comum, assim: 5 5 e A unidade, no caso, compõe-se de 5 partes iguais:. No entanto, em uma fração 5 há 2 partes, na outra, 5 partes. Logo, de 2 partes, tirando-se 5 partes, restam 7 partes, isto é, = 5 7. Resposta: 5 7

26 PROBLEMA n 29 Subtrair Solução: 3 de a) reduzamos a uma fração imprópria, assim: 3 7 e 4 2 b) reduzamos, agora, a um mesmo denominador comum, assim: e 8 8 A unidade ou inteiro é constituído de 8 partes iguais: 8 8. Cada unidade ou inteiro representa 8 partes iguais. A primeira fração equivale a 26 partes, a segunda, a 68 partes. Resposta: 5 4 PROBLEMA n 30 De + 6, tirar Solução: Quando se soma ou quando se subtrai, só podemos faze-lo, depois de reduzidos os denominadores ao mesmo denominador comum. Preliminarmente, devem converter-se os números mistos a uma fração imprópria (mistos são os números inteiros acompanhados de parte fracionária), assim: Agora reduzimo-las ao mesmo denominador comum, assim: Primeiro, somemos as frações, para a seguir, a dedução: Resposta: 4 unidades = = ou 32 8 =

27 PROBLEMA n 3 De , subtrair Solução: Em primeiro lugar, reduzamos todas as frações, que são mistas, a frações impróprias: Em segundo, transformemo-las ao mesmo denominador comum: Em terceiro, somemos as frações: = + = A soma das duas primeiras frações deu, a das outras duas,. Atingido este ponto, agora só diminuímos uma da outra, assim: = ou Resposta: 2. 2

28 REALIZAR AS SEGUINTES SUBTRAÇÕES ) ) ) ) 7 5 7) Respostas: 4) 4 6) 6 2, tirar ) 2 2) 2 3) 6 4) 5 6 5) ) 4 2 7) 5 5 EFETUAR MULTIPLICAÇÕES PROBLEMA n 32 Qual o resultado de 4 multiplicado por 6? Solução: Acharemos o resultado, multiplicando simplesmente os numeradores entre si, fazendo-se o mesmo com relação aos denominadores, assim: Resposta:

29 Nota: Multiplicando-se as frações, tem-se a impressão de que o resultado não seja exato, visto a resposta ser menor que qualquer uma das frações, porém o é. Se multiplicarmos uma unidade por outra, o resultado será igual a própria unidade, exemplo: =. Não seria possível, por exemplo, multiplicar meio por meio e encontrar a unidade, mas sim: 2 = 2 4 Portanto, multiplicando-se uma fração por outra, o resultado é sempre menor do que qualquer uma delas, desde que sejam menores que a unidade. 3 5 PROBLEMA n 33 Achar o resultado de. 4 6 Solução: A exemplo do problema anterior, multiplicam-se numeradores e denominadores entre si, assim: = ou Resposta: 8 5 PROBLEMA n 34 Multiplicar 6 por 4 Solução: A fim de que possamos facilitar a operação, transformemos o número inteiro a uma fração imprópria. Para tanto, vamos dar a unidade como denominador, assim: 6. Não houve qualquer alteração. Os 6 inteiros continuam a conservar seu valor, porém 6 agora em forma de fração, porque =

30 Alcançado este ponto, a solução do problema passou a ser a mesma da dos dois problemas anteriores: 6 6 = ou Resposta: 2 PROBLEMA n 35 Multiplicar 5 4 por 3. 0 Solução: Procedemos à redução de frações impróprias: 45 3 e 0 Agora, faz-se a multiplicação dos numeradores e denominadores entre si, segundo já aprendemos: = ou (35 0) = Resposta: 3. 2 PROCEDER ÀS SEGUINTES MULTIPLICAÇÕES ) 4 6 4) ) ) 6 7 5) ) ) ) 7 3

31 Respostas: ) 24 3) 4 3 5) 7) 5 2) 42 4) 6 9 6) 2 8) DIVISÕES DE FRAÇÕES PROBLEMA n 36 Dividir 0 8 por 2. Solução: Se a unidade se divide em décimos, é porque se reparte, por assim dizer, em 0 pedaços iguais. No problema, temos 8 desses pedaços a serem divididos por 2. Ora, dividindo-se 8 por 2, temos 4, chamados décimos, isto é, 0 4. Resposta: 0 4. PROBLEMA n 37 Efetuar a divisão de 0 8 por 8. Solução: A unidade divide-se em 0 décimos, como a do problema anterior. Vamos 0 desdobrar a unidade: =. No entanto, devem dividir-se 8 partes das 0 em que se divide a unidade. Dando-se 8 partes, para maior compreensão, a 8 pessoas, a cada uma só poderemos dar parte, isto é, 0. Se dermos um queijo a 8 pessoas, por exemplo, não seria possível dá-lo a uma só pessoa, mas parte do queijo, que é representada pela fração. Resposta: 0.

32 PROBLEMA n 38 Dividir 8 por 4. assim: Solução: Ensinaremos, primeiro, como a maioria dos estudantes já tenha aprendido, a) Converte-se o número inteiro em uma fração imprópria: 8. b) Inverte-se a parte fracionária, por estar à direita, assim: 4. c) Atingindo este ponto, faz-se como em multiplicações: = ou (32 )=32. Resposta: 32. Efetuaremos a divisão por forma que tem total aplicação, em problemas de raciocínio, expostos, em nosso trabalho, nos quais, é claro, haja emprego de frações, sem necessidade da inversão do último termo. Primeiro, reduz-se o número inteiro a uma fração imprópria, assim: 8. Segundo, reduzem-se as frações ao mesmo denominador comum: 8 32 e = e Por serem iguais os denominadores, desprezemo-los, ficando só os numeradores: 32 e Agora, dividindo-se 32 por, temos 32. O mesmo resultado encontrado anteriormente.

33 PROBLEMA n 39 Dividir 4 por 8. Solução: Transformemos o número inteiro em uma fração imprópria, assim: 8. Agora temos 4 e 8. Reduzem-se as frações ao mesmo denominador comum: 32 e 4 4 Os denominadores são iguais. Por isso, deles não precisamos mais, eliminemo-los permanecendo só os numeradores: e 32 Feita a divisão de por 32, temos. 32 Resposta:. 32 Nota: Para esclarecermos bem o problema, supomos que se dividiu por 8 4 pessoas ( 4 de queijo). O queijo inteiro é representado em 4 partes 4 4. Um quarto do queijo seria cortado em 8 pedaços iguais, porque foi dividido entre 8 pessoas. Ora, o queijo inteiro seria cortado em 32 pedaços, porque 4 quartos são 4 vezes maior que quarto. Por isso que, cada pessoa não poderia receber mais que do queijo. 32

34 PROBLEMA n 40 Dividindo-se cada uma quanto tocará? 7 queijos, por 5 pessoas, em partes iguais, a 2 Solução: Vamos, em primeiro lugar, adotar a solução por meio da inversão do último termo, naturalmente. Para isso, reduzamos tudo a fração imprópria, assim: 5 5 e 2 Invertamos os termos da última fração, se bem que a inversão só ocorre com a última fração: 5 e 2 5 Agora, efetuemos como multiplicações: Resposta: = ou Resolveremos, agora, pelo modo que nos parece o único aconselhável, dada a sua aplicabilidade, segundo nos manifestamos, em problemas, tidos como complexos, dados em nosso trabalho, nas últimas cinco partes. Tomemos as frações já na sua forma imprópria: 5 5 e 2 Reduzamo-las ao mesmo denominador comum: 5 30 e 2 2 São iguais os denominadores, motivo por que deles não precisamos mais, ficando só os denominadores, assim: 5 e 30 Agora, dividindo-se 5 por 30, temos 2, chegando à mesma conclusão.

35 um? PROBLEMA n 4 Dividiram 9 maçãs por 4 indivíduos. Quanto recebeu cada 4 Solução: Transformemos em fração imprópria, tanto o número misto, como o número inteiro, assim: 77 4 e 4 Convertamos ao mesmo denominador comum: 77 6 e 4 4 Sendo iguais os denominadores, deles não precisamos mais, eliminemo-los, permanecendo só os numeradores: 77 e 6 Estamos aptos para proceder à divisão: Resposta: = PROBLEMA n 42 Dividindo-se quantidade tocará a cada uma? 4 33 de certa mercadoria por 8 pessoas, que 5 Solução: Como vimos, a divisão só se processa, finalmente, quando os denominadores sejam iguais. Para isso, reduzamos o número misto e o número inteiro a frações impróprias, assim: 69 8 e 5 Cabe-nos, a seguir, transforma-las ao mesmo denominador: e 5 5

36 Aqui temos o caso dos denominadores iguais. Deles não precisamos mais. Por isso, só permanecerão os numeradores, assim: 69 e 40 Por último, dividamos 69 por 40, encontrando Resposta: Nota: Por que desprezamos os denominadores, quando iguais? Porque as partes de cada fração estão definidas. No presente problema, uma tem 69 partes, a outra, 40 partes. Portanto, uma tem 69 quintos por 40 quintos. Ora, dividindo-se 69 quintos por 40 9 quintos, haveremos de encontrar 4. Se procedermos à inversão do último termo, embora 40 com denominadores iguais, chegaremos ao mesmo resultado, assim: Agora, efetuemos a multiplicação: 69 5 e = ou Em problemas de raciocínio, só aquele nos interessa, por isso não adotamos este sistema. PROBLEMA n 43 Dividir por Solução: Convertamos as frações ao mesmo denominador comum:

37 Efetuemos as somas, assim: Eliminemos os denominadores, pois deles não precisamos, ficando só os numeradores: 27 e 30 Finalmente, procedamos à divisão recomendada: Resposta: = ou Nota: A fração é menor que a fração. Logo: a resposta teria forçosamente que ser inferior à unidade. Se dermos 27 maçãs, por exemplo, a 30 meninos, a cada um daremos menos do que uma maçã, isto é, 0 9 da maçã. PROBLEMA n 44 Dividir por assim: Solução: Segundo já aprendemos, vamos reduzir todas as frações impróprias, Transformemos as frações ao mesmo denominador comum:

38 Procedamos agora às somas, assim: Como os denominadores são iguais, desprezemo-los, porque não há mais necessidade deles; permanecendo, é natural, os numeradores: Dividindo-se 235 por 89, temos Resposta: PROBLEMA n 45 Proceder à divisão de por 3 Solução: Transformemos todas em frações impróprias: Agora, ao mesmo denominador comum: Efetuemos as somas, bem como as deduções: Alcançado este ponto, compete-nos eliminar os denominadores, por serem iguais, ficando só os numeradores, assim: 470 e 303 Feita a divisão de 470 por 303, temos: Resposta:

39 Nota: A princípio, o estudante pode encontrar alguma dificuldade para entender a razão do desprezo dos denominadores, segundo vimos fazendo. Vamos dar 2 exemplos bastante simples, capazes de esclarecer bem o caso: Exemplo: Dividir 4 8 por 4 4. Conforme já aprendemos, desprezam-se os denominadores, quando iguais, quando não haja multiplicações ou deduções a serem feitas, assim: Resposta: 2 inteiros. 8 4 = 2 De fato, nota-se que a operação encontra-se exata. Por que? Porque o dividendo 4 8 é exatamente o dobro do divisor 4 4. O dividendo representa 2 inteiros, o divisor, inteiro. Ora, dividindo-se 2 por, o resultado será obrigatoriamente Exemplo: Dividir por. 0 0 Aqui também os denominadores iguais. Ocorre por isso a sua eliminação, ficando, segundo já repetimos só os numeradores: 60 e 20 Efetuando-se a divisão de 60 por 20, temos: 3 inteiros A fração equivale a 6 inteiros e a fração, a 2 inteiros. Ora, dividindo-se por 2, encontram-se, sem dúvida, 3 inteiros.

40 PROBLEMA n 46 Dividir por Solução: O problema está a pedir-nos que reduzamos as 3 frações mistas a frações impróprias, assim: por Tratando-se de subtrações, somas ou divisões, sempre somos forçados a transformar as frações ao mesmo denominador comum. Isto, porém, não acontece com as multiplicações, segundo já verificamos. Por isso, vamos converter a parte, relativa a subtrações, ao mesmo denominador comum: por Faremos, agora, as deduções e as multiplicações: Sendo iguais os denominadores, eliminemo-los, permanecendo, é claro, os numeradores, assim: 35 e Procedida à divisão de 35 por 45, encontraremos: ou ) 6 6 2) 8 3) 9 6 4) 4 9) 6 5 QUESTÕES PROPOSTAS 2 5) ) ) 4 3 8)

41 Respostas: 3 ) 4) 20 7) ) 5) 8) ) 2 6) 9) FRAÇÃO COMPOSTA PROBLEMA n Solução: A interpretação dessas frações é exatamente a seguinte: divididas por Reduzindo-as a frações impróprias, encontraremos: divididas por

42 Daí, ao mesmo denominador comum: divididas por Desprezemos os denominadores, por serem iguais, visto deles não precisarmos mais, assim: divididas por 5 28 Faremos agora as duas divisões: = 5 23 divididos por 5 28 = Para dividirmos, finalmente, uma pela outra, temos que reduzi-las a uma fração imprópria, assim: Agora, transformemo-las ao mesmo denominador comum: Por serem iguais os denominadores, desprezemo-los: = Resposta: 377

43 2 PROBLEMA n Solução: Transformemos as frações do dividendo a frações impróprias, subtraindo e somando as questões do divisor: dividida por 4 Efetuemos conversão para denominadores comuns, assim: dividida por 6 24 Eliminemos os denominadores das frações, mas só os do dividendo, porque o do divisor consiste em divisão à parte: dividida por Dividindo-se 56 por 02, temos: ou Reduzamos, a seguir, ao mesmo denominador comum, quer o resultado encontrado 28 6 no dividendo, quer no divisor: (resultado do dividendo: ; resultado do divisor: ) Eliminemos os denominadores, efetuando a divisão, assim: = 20 2 ou Resposta:

44 QUESTÕES PROPOSTAS 5 ) ) ) ) Respostas: ) ) ) 2 4) ACHAR FRAÇÃO DE OUTRA FRAÇÃO PROBLEMA n 49 Achar 5 de 6 5. Solução: A fração 6 5 tornar-se-á 5 vezes menos, porque dela iremos encontrar a sua quinta parte. Procede-se, para isso, tal qual em multiplicações, assim: = ou Resposta: 6. Nota: De fato, a fração 6 5 tornou-se cinco vezes menor. De 5 sextos, passou para sexto.

45 6 PROBLEMA n 50 Achar de. 4 4 Solução: A exemplo do problema anterior, acharemos o resultado multiplicando-se numeradores e denominadores entre si, assim: = ou inteiro. 4 6 Resposta: inteiro. 6 Nota: equivalem a 4 inteiros. Ora, quarto de 4 inteiros é igual a inteiro PROBLEMA n 5 Encontrar de. 4 3 Solução: Encontra-se o resultado, através da multiplicação dos numeradores e denominadores, entre si: = ou 2 unidades. 3 2 Resposta: 2 unidades. Nota: A primeira fração significa meio, a segunda, 4 unidades. Ora, a metade de 4 unidades são 2 unidades. PROBLEMA n 52 Encontrar 0 de 2. Solução: 0 = Resposta:. 20 Nota: A fração tornou-se 0 vezes menor, porque 2 20 representa a décima parte de. Tanto é que, somando-se 0 vezes a fração, encontraremos, assim: = =

46 QUESTÕES PROPOSTAS ) Achar 3 de 4 2) Achar 8 de ) Achar de 3 5 4) Achar de 4 3 Respostas ) 2 2) ) 2 4) 2 DIVISÃO POR CANCELAMENTO PROBLEMA n 53 Efetuar a seguinte divisão: = 6 Solução: No numerador e no denominador, há 3 números iguais. Quais são esses números? São os seguintes: 5, 7 e 9. Vamos cancelá-los, colocando a unidade em cima dos que estão no numerador e embaixo dos que estão no denominador, assim:

47 Como se vê, cancelaram-se 3 números do numerador e 3 do denominador, observando-se o que segue: ) riscamos o número 5, do numerador e do denominador, pondo o número (um) em cima e embaixo. 2 ) riscamos o número 7 do numerador e do denominador, pondo, também, o número, embaixo e em cima de cada um deles. Agimos da mesma forma para com o número 9. A razão de se colocar o número (um) é a seguinte: (5 5) =. (7 7) =. (9 9) =. Concluída a operação de cancelamento, tudo ficou reduzido a: 6 = 6 Resposta: 6. PROBLEMA n 54 Proceder à divisão seguinte: = 5 Solução: Temos 3 números no numerador e 3 no denominador iguais que podem ser cancelados. Vamos cancelá-los: Concluídos os cancelamentos, a operação ficou assim: 5 = 5 Resposta: 5. PROBLEMA n 55 Proceder ao cancelamento da seguinte divisão: = 00 Solução: Há 2 números no numerador e 2 no denominador. Vamos cancelá-los:

48 Terminado o cancelamento, resumiu-se a operação, assim: 00 = 00 Resposta: 00. Nota: Se, no numerador e no denominador, há 2 números iguais, podemos considerá-los como se não existissem, uma vez que um anula o outro totalmente, mas isto só no caso de não ocorrer o cancelamento para um dos números. Exemplo: Cancelando-se, temos: = 0. Resumindo-se assim: 0 = 0 Se não tivéssemos posto 00 no numerador e 00 no denominador, o resultado não se modificaria. Seria no numerador e 00 no denominador não podem ser anulados, porque 00 dividido por 00 dá. Se anulássemos, o resultado seria 0. PROBLEMA n 56 Achar o resultado da seguinte divisão, adotando-se o cancelamento: =

49 Solução: Não há, no presente problema, no numerador e no denominador números iguais. Como procedemos aos cancelamentos? Primeiro, vamos cancelar os zeros que ficam à direita, tendo o máximo cuidado de cancelar tantos zeros no numerador quantos no denominador. Por sinal, temos 7 zeros no numerador (só os que ficam à direita, não os intercalados) e 7 no denominador (também só os que estão à direita, não os intercalados) assim: Com esses cancelamentos, reduziu-se para: = No numerador e no denominador também há um número igual. Vamos cancelá-los também, assim: Após esse cancelamento, resumiu-se assim: = Resposta: PROBLEMA n 57 Efetuar o seguinte cancelamento: =

50 Solução: Os mesmos números que estão no numerador também estão no denominador. Cancelamos todos, assim: Feitos os cancelamentos, a divisão ficou assim: = = Resposta:. PROBLEMA n 58 Proceder à divisão, por meio de cancelamento: = Solução: Não existem números iguais a serem cancelados, mas sim zeros ou cifras. No numerador há zeros, no denominador, 8 zeros, todos à direita. Cancelaremos 8 zeros do numerador e 8 do denominador. Findo esses cancelamentos, a operação resumiu-se assim: Outros cancelamentos ainda podem ser feitos: Resposta: 000.

51 PROBLEMA n 59 Efetuar a operação adiante, por meio do cancelamento: = 7 Solução: Os mesmos números existentes no numerador acham-se também no denominador. Por isso, podemos cancelá-los todos, assim: Resumiu-se a operação assim: = Resposta:. PROBLEMA n 60 Proceder às multiplicações abaixo: = 3 assim: Solução: Temos 3 números no numerador e 3 no denominador. Vamos cancelá-los, As 3 frações primeiras foram não só canceladas, como anuladas. Por que, anuladas? Porque uma das frações não o foi. Se todas fossem canceladas, então não poderia haver anulação, visto que a resposta, no caso de todas serem canceladas, ser (um). Anulando-se todas, não haveria (um) como resposta. 4 A operação resumiu-se então a ou. 3 3 Resposta:. 3

52 PROBLEMA n 6 Efetuar a seguinte operação, adotando o cancelamento: Solução: No numerador, há o número que corresponde a duas vezes ao denominador À vista disso, coloquemos 2 sobre e sob , assim: = Resposta: PROBLEMA n 62 Proceder à operação que se segue, por meio do cancelamento: Solução: Cancela-se a mesma quantidade de zeros, no numerador e no denominador, cancelando, ainda, os números 5 constantes do numerador e do denominador, assim: = Resposta: PROBLEMA n 63 Realizar a operação seguinte:

53 Solução: Primeiro, começamos com 40. Sendo 40 o dobro de 20, colocamos 2 sobre 40 e sob 20. A seguir, 60 é também o dobro de 80. Pomos 2 embaixo de 60 e sobre é 60 vezes maior do que 2. Por isso, pomos 60 sobre 20 e embaixo de 2. Depois, passamos para 90. Este número é 3 vezes maior do que 30. Daí a razão de termos posto 3 sobre 90 e embaixo de 30. Concluídos todos estes pormenores, a operação resumiu-se da seguinte forma: = 360 Resposta: 360. FRAÇÕES DECIMAIS A expressão decimais está indicando que a unidade se reparte em décimos, isto é, de 0 em 0, ou potência de 0, como: 0, 00, 000, 0000, etc. A fração ordinária, entretanto, divide-se em 3, 5, 0, 2, etc. Ela é, como se vê, partida segundo as conveniências. A fração decimal é colocada à direita do número inteiro, separada por uma vírgula. Exemplo: 4,5 que se lê: quatro inteiros e cinco décimos. Acontece, porém, que a fração decimal pode estar desacompanhada de número inteiro. Neste caso, vem precedida de cifra, isto é, ZERO. Exemplo: 0,6 que se lê: seis décimos. O zero, é lógico, não tem valor algum. Segundo dissemos, a fração decimal divide-se de 0 em 0. Para esclarecer bem este ponto, vamos enumerar diversas significações, para que com elas possa o estudante familiarizar-se: 3,2 Lê-se: três inteiros e dois décimos 3,20 Lê-se: três inteiros e vinte centésimos 3,200 Lê-se: três inteiros e duzentos milésimos 3,2000 Lê-se: três inteiros e dois mil décimos milésimos 3,20000 Lê-se: três inteiros e vinte mil centésimos milésimos 3, Lê-se: três inteiros e duzentos mil milionésimos

54 Nota: A primeira fração 3,2 e a última 3, têm o mesmo valor. Os zeros, colocados à direita, não lhe modificaram a importância. Mesmo que puséssemos 20 zeros, em uma delas, não o pondo nas demais, os valores não se alterariam (zeros à direita). Organizemos as somas da seguinte forma: 3,2 3, ,20 3, ,200 3, ,2000 3, , , , , , , , , , , A soma, de fato, demonstrou que os zeros, postos à direita não lhe alteram o valor. Tanto é assim que ambas as somas são iguais, têm a mesma significação. Mais adiante, darse-ão exemplos suficientes à compreensão do estudante. PROBLEMA n 64 O estudante lerá as seguintes frações: ) 0,5 4) 0,30 7) 0,0005 0) 0, ) 0,5 5) 0,6050 8) 0,00007 ) 0, ) 0,60 6) 0, ) 0, ) 0, Resposta: ) 5 décimos 2) 5 centésimos 3) 60 milésimos 4) 30 centésimos 5) 6050 (seis mil e cinqüenta décimos milésimos) 6) oitenta e nove mil, seiscentos e quarenta centésimos milésimos 7) cinco décimos milésimos 8) sete centésimos milésimos 9) nove milionésimos 0) dez décimos milionésimos ) duzentos e quarenta centésimos milionésimos 2) mil e duzentos bilionésimos

55 REDUZIR FRAÇÕES À MESMA DENOMINAÇÃO PROBLEMA n 65 Transformar as seguintes frações à mesma denominação: ) 0,7 3),05 5) 0,450 7) 0,8 2) 0,5 4) 0,5 6) 3, ) 8,4964 Respostas ) 0, ), ) 0, ) 0, ) 0, ) 0,5000 6) 3, ) 8,4964 Nota: Todas as frações passaram à mesma denominação, isto é, a centésimos milésimos. Como a fração da questão número 8 é de centésimos milésimos, as demais foram transformadas, também, em centésimos milésimos. Os zeros postos à direita não lhes modificaram o valor. Só se modificou a denominação, não o valor, repitamos. Vamos explicar por que os zeros, colocados à direita, não alteram o valor da fração. Exemplo: 0,5 (lê-se cinco décimos). Em fração ordinária, cinco décimos 5 escrevem-se assim:. Cinco décimos significam um meio ou metade, porque o numerador é exatamente a metade do denominador. Simplificação: =. As frações decimais e ordinárias são iguais, equivalentes à metade da unidade. 2 Exemplo: 0,50 (lê-se: cinquenta centésimos). Em fração ordinária escrevem-se 50 assim:. O numerador é exatamente a metade do denominador. A fração significa, pois, 00 meio ou metade; 3 Exemplo: 0,500 (lê-se: 500 milésimos). Em fração ordinária escrevem-se assim: 500. O numerador, sendo a metade do denominador, a fração significa, também, meio ou 000 metade.

Frações. Números Racionais

Frações. Números Racionais Frações Números Racionais Consideremos a operação 4:5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números porque não há

Leia mais

FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido.

FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido. FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido. NUMERADOR - Indica quantas partes foram consideradas. TRAÇO DE FRAÇÃO Indica

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA SISTEMA MONETÁRIO É o conjunto de moedas que circulam num país e cuja aceitação no pagamento de mercadorias, débitos ou serviços é obrigatória por lei. Ele é constituído

Leia mais

3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS

3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS 3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS Introdução É o conjunto de todos os números que estão ou podem ser colocados em forma de fração. Fração Quando dividimos um todo em partes iguais e queremos representar

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A.

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA C.E.E.P CURITIBA APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. Modalidades: Integrado Subseqüente Proeja Autor: Ronald Wykrota (wykrota@uol.com.br) Curitiba

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA 2 Aula 45 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA 3 Vídeo Arredondamento de números. 4 Arredondamento de números Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o

Leia mais

Matemática Financeira Módulo 2

Matemática Financeira Módulo 2 Fundamentos da Matemática O objetivo deste módulo consiste em apresentar breve revisão das regras e conceitos principais de matemática. Embora planilhas e calculadoras financeiras tenham facilitado grandemente

Leia mais

Sérgio Carvalho Matemática Financeira Simulado 02 Questões FGV

Sérgio Carvalho Matemática Financeira Simulado 02 Questões FGV Sérgio Carvalho Matemática Financeira Simulado 02 Questões FGV Simulado 02 de Matemática Financeira Questões FGV 01. Determine o valor atual de um título descontado (desconto simples por fora) dois meses

Leia mais

Aritmética Binária e. Bernardo Nunes Gonçalves

Aritmética Binária e. Bernardo Nunes Gonçalves Aritmética Binária e Complemento a Base Bernardo Nunes Gonçalves Sumário Soma e multiplicação binária Subtração e divisão binária Representação com sinal Sinal e magnitude Complemento a base. Adição binária

Leia mais

2aula TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS. 2.1 Algarismos Corretos e Avaliados

2aula TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS. 2.1 Algarismos Corretos e Avaliados 2aula Janeiro de 2012 TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS Objetivos: Familiarizar o aluno com os algarismos significativos, com as regras de arredondamento e as incertezas

Leia mais

Sistemas de Numerações.

Sistemas de Numerações. Matemática Profº: Carlos Roberto da Silva; Lourival Pereira Martins. Sistema de numeração: Binário, Octal, Decimal, Hexadecimal; Sistema de numeração: Conversões; Sistemas de Numerações. Nosso sistema

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1 OBMEP 00 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Como Leonardo da Vinci nasceu 91 anos antes de Pedro Américo, ele nasceu no ano 14 91 = 145. Por outro lado, Portinari nasceu 451 anos depois de Leonardo da Vinci, ou seja,

Leia mais

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com BOM DIA!! ÁLGEBRA COM JENNYFFER LANDIM Aula 3 jl.matematica@outlook.com Números inteiros: operações e propriedades Adição Os termos da adição são chamadas parcelas e o resultado da operação de adição é

Leia mais

Em duplas os alunos receberão uma folha contendo o material que será desenvolvido em aula.

Em duplas os alunos receberão uma folha contendo o material que será desenvolvido em aula. Série: 5ª série Carga horária: 2 períodos Conteúdo: Frações Objetivo: O aluno ao final da aula deverá verificar por meio de representações concretas, que o resultado de dividir a por b é o mesmo que dividir

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas.

Este material traz a teoria necessária à resolução das questões propostas. Inclui Teoria e Questões Inteiramente Resolvidas dos assuntos: Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Arranjo. Permutação. Combinação simples e com repetição. Lógica sentencial, de primeira ordem

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto Material Teórico - Módulo de Divisibilidade MDC e MMC - Parte 1 Sexto Ano Prof. Angelo Papa Neto 1 Máximo divisor comum Nesta aula, definiremos e estudaremos métodos para calcular o máximo divisor comum

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Como 2 x 100,00 126,80 = 200,00 126,80 = 73,20, o troco foi de R$ 73,20.

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Como 2 x 100,00 126,80 = 200,00 126,80 = 73,20, o troco foi de R$ 73,20. 1 QUESTÃO 1 Como 2 x 100,00 126,80 = 200,00 126,80 = 73,20, o troco foi de R$ 73,20. QUESTÃO 2 Como 4580247 = 4580254 7, concluímos que 4580247 é múltiplo de 7. Este fato também pode ser verificado diretamente,

Leia mais

Lista de Exercícios 10 Matemática Financeira

Lista de Exercícios 10 Matemática Financeira Lista de Exercícios 10 Matemática Financeira Razão Chama-se de razão entre dois números racionais a e b, ao quociente entre eles. Indica-se a razão de a para b por a/b ou a:b. Exemplo: Na sala da 6ª B

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Divisores e Múltiplos Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Divisores e Múltiplos Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Divisores e Múltiplos Prof. Dudan Matemática Divisores e Múltiplos Os múltiplos e divisores de um número estão relacionados entre si da seguinte forma: Se 15 é divisível por

Leia mais

COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES

COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES SANTO ANDRÉ 2012 MEDIDAS DE SUPERFÍCIES (ÁREA): No sistema métrico decimal, devemos lembrar que,

Leia mais

Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Neste artigo, faremos a análise das questões de cobradas na prova

Leia mais

I. MATEMÁTICA FINANCEIRA - ANDRÉ ARRUDA TAXAS DE JUROS. Taxas Proporcionais

I. MATEMÁTICA FINANCEIRA - ANDRÉ ARRUDA TAXAS DE JUROS. Taxas Proporcionais 1º BLOCO...2 I. Matemática Financeira - André Arruda...2 2º BLOCO...6 I. Matemática - Daniel Lustosa...6 3º BLOCO... 10 I. Tabela de Acumulação de Capital... 10 I. MATEMÁTICA FINANCEIRA - ANDRÉ ARRUDA

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

Fração como porcentagem. Sexto Ano do Ensino Fundamental. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Fração como porcentagem. Sexto Ano do Ensino Fundamental. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Material Teórico - Módulo de FRAÇÕES COMO PORCENTAGEM E PROBABILIDADE Fração como porcentagem Sexto Ano do Ensino Fundamental Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto

Leia mais

Organização de Computadores. Cálculos Binários e Conversão entre Bases Aritmética Binária

Organização de Computadores. Cálculos Binários e Conversão entre Bases Aritmética Binária Organização de Computadores Capítulo 4 Cálculos Binários e Conversão entre Bases Aritmética Binária Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui

Leia mais

Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica

Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica Tópico 2. Conversão de Unidades e Notação Científica Toda vez que você se refere a um valor ligado a uma unidade de medir, significa que, de algum modo, você realizou uma medição. O que você expressa é,

Leia mais

Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS

Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS 1 Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS Propriedades da matemática Prioridades: É importante relembrar e entender alguns conceitos da matemática, que serão muito úteis quando trabalharmos com taxas.

Leia mais

Usando unidades de medida

Usando unidades de medida Usando unidades de medida O problema Q uando alguém vai à loja de autopeças para comprar alguma peça de reposição, tudo que precisa é dizer o nome da peça, a marca do carro, o modelo e o ano de fabricação.

Leia mais

Jogos com números Números ocultos - 2ª Parte

Jogos com números Números ocultos - 2ª Parte Jogos com números Números ocultos - 2ª Parte Observe atentamente os demais números e os elementos que aparecem em cada diagrama, com o objetivo de obter a regra pela qual se formam. 1) 2) 1 3) 4) 5) 6)

Leia mais

1. Sistemas de numeração

1. Sistemas de numeração 1. Sistemas de numeração Quando mencionamos sistemas de numeração estamos nos referindo à utilização de um sistema para representar uma numeração, ou seja, uma quantidade. Sistematizar algo seria organizar,

Leia mais

Calcular o montante de um capital de $1.000,00, aplicado à taxa de 4 % ao mês, durante 5 meses.

Calcular o montante de um capital de $1.000,00, aplicado à taxa de 4 % ao mês, durante 5 meses. JUROS COMPOSTOS Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial, acrescido dos juros acumulados até o período de montante anterior. Neste regime de capitalização a

Leia mais

MATERIAL MATEMÁTICA I

MATERIAL MATEMÁTICA I MATERIAL DE MATEMÁTICA I CAPÍTULO I REVISÃO Curso: Administração 1 1. Revisão 1.1 Potência de Epoente Inteiro Seja a um número real e m e n números inteiros positivos. Podemos observar as seguintes propriedades

Leia mais

E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO

E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO Dizemos que uma equação é linear, ou de primeiro grau, em certa incógnita, se o maior expoente desta variável for igual a um. Ela será quadrática, ou

Leia mais

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO 0. Introdução Por método numérico entende-se um método para calcular a solução de um problema realizando apenas uma sequência finita de operações aritméticas. A obtenção

Leia mais

METROLOGIA MEDIDAS E CONVERSÕES

METROLOGIA MEDIDAS E CONVERSÕES METROLOGIA MEDIDAS E CONVERSÕES Prof. Fagner Ferraz 1 Algarismos significativos Os algarismos significativos são os algarismos que têm importância na exatidão de um número, por exemplo, o número 2,67 tem

Leia mais

Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio

Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento Análise e Resolução da prova de ATE SEFAZ/PI

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Segundo grau Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Introdução

Leia mais

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate 1 As sequências de atividades Vamos relembrar, Como lemos os números racionais?, Como escrevemos os números racionais?, As partes das tiras de papel, Comparando e ordenando números racionais na forma decimal

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B 1 QUESTÃO 1 Marcos tem 10 0,25 = 2,50 reais em moedas de 25 centavos. Logo ele tem 4,30 2,50 = 1,80 reais em moedas de 10 centavos, ou seja, ele tem 1,80 0,10 = 18 moedas de 10 centavos. Outra maneira

Leia mais

Paquímetro: sistema inglês

Paquímetro: sistema inglês Paquímetro: sistema inglês Um problema Agora que o pessoal da empresa aprendeu a leitura de paquímetros no sistema métrico, é necessário aprender a ler no sistema inglês. Este é o assunto a ser estudado

Leia mais

C.N.C. Programação Torno

C.N.C. Programação Torno C.N.C. Programação Torno Módulo I Aula 03 Unidades de medidas ( Sistema Inglês) milímetros - polegadas Sistema Imperial Britânico Embora a unificação dos mercados econômicos da Europa, da América e da

Leia mais

Resolução da prova de Matemática Financeira AFRF/2005 Prova 1-Tributária e Aduaneira-Inglês

Resolução da prova de Matemática Financeira AFRF/2005 Prova 1-Tributária e Aduaneira-Inglês 19/12/2005 Resolução da prova de Matemática Financeira AFRF/2005 Prova 1-Tributária e Aduaneira-Inglês Questão 31. Ana quer vender um apartamento por R$400.000,00 à vista ou financiado pelo sistema de

Leia mais

6 Paquímetro: sistema inglês. Agora que o pessoal da empresa aprendeu a. Um problema. Leitura de polegada milesimal

6 Paquímetro: sistema inglês. Agora que o pessoal da empresa aprendeu a. Um problema. Leitura de polegada milesimal A U A UL LA Paquímetro: sistema inglês Um problema Agora que o pessoal da empresa aprendeu a leitura de paquímetros no sistema métrico, é necessário aprender a ler no sistema inglês. Este é o assunto a

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Sistemas de Numeração. 1 Arquitetura de Computadores

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Sistemas de Numeração. 1 Arquitetura de Computadores ARQUITETURA DE COMPUTADORES Sistemas de Numeração 1 Sistemas de Numeração e Conversão de Base Sistema Decimal É o nosso sistema natural. Dígitos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Números superiores a 9; convencionamos

Leia mais

Acordo Quadro para Transacções Financeiras

Acordo Quadro para Transacções Financeiras Acordo Quadro para Transacções Financeiras Anexo de Manutenção de Margem para Transacções de Reporte e Empréstimos de Valores Mobiliários Edição de Janeiro de 2001 Este Anexo complementa as Condições Gerais

Leia mais

Soluções de Questões de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ

Soluções de Questões de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ Soluções de Questões de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ. Questão Sistemas de Numeração No sistema de numeração de base 2, o numeral mais simples de

Leia mais

Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/12/2011 pelo CEPERJ

Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/12/2011 pelo CEPERJ Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/1/011 pelo CEPERJ 59. O cartão de crédito que João utiliza cobra 10% de juros ao mês,

Leia mais

Álgebra. SeM MiSTéRio

Álgebra. SeM MiSTéRio Álgebra SeM MiSTéRio Série SeM MiSTéRio Alemão Sem Mistério Álgebra Sem Mistério Cálculo Sem Mistério Conversação em Alemão Sem Mistério Conversação em Espanhol Sem Mistério Conversação em Francês Sem

Leia mais

I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA.

I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA. I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA. 1. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Matemática é uma ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas com uma razão de existirem, foi criada a partir dos primeiros seres racionais

Leia mais

DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 06

DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 06 DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 06 Este é o 6º artigo da série de dicas para facilitar / agilizar os cálculos matemáticos envolvidos em questões de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira

Leia mais

Medidas e conversões

Medidas e conversões Medidas e conversões Apesar de se chegar ao metro como unidade de medida, ainda são usadas outras unidades. Na Mecânica, por exemplo, é comum usar o milímetro e a polegada. O sistema inglês ainda é muito

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

SISTEMAS LINEARES CONCEITOS

SISTEMAS LINEARES CONCEITOS SISTEMAS LINEARES CONCEITOS Observemos a equação. Podemos perceber que ela possui duas incógnitas que são representadas pelas letras x e y. Podemos também notar que se e, a igualdade se torna verdadeira,

Leia mais

O número é algo abstrato que representa a idéia de quantidade, expressos através de símbolos previamente acordados.

O número é algo abstrato que representa a idéia de quantidade, expressos através de símbolos previamente acordados. Sistemas Numéricos Nos primórdios os homens primitivos não tinham a necessidade de contar, porém este conceito foi se transformando com o decorrer da história, o surgindo a escrita e do comércio nas civilizações

Leia mais

Capítulo UM Bases Numéricas

Capítulo UM Bases Numéricas Capítulo UM Bases Numéricas 1.1 Introdução Quando o homem aprendeu a contar, ele foi obrigado a desenvolver símbolos que representassem as quantidades e grandezas que ele queria utilizar. Estes símbolos,

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2013-7-31 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Organizado Definições Definição: um enunciado que descreve o significado de um termo.

Leia mais

Prof. Paulo Henrique Raciocínio Lógico

Prof. Paulo Henrique Raciocínio Lógico Prof. Paulo Henrique Raciocínio Lógico Comentário da prova de Agente Penitenciário Federal Funrio 01. Uma professora formou grupos de 2 e 3 alunos com o objetivo de conscientizar a população local sobre

Leia mais

Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante

Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Cálculo Numérico Aula : Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Computação Numérica - O que é Cálculo Numérico? Cálculo numérico é uma metodologia para resolver problemas matemáticos

Leia mais

Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento Disciplina: Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Neste artigo, farei a análise das questões de cobradas na prova do ISS-Cuiabá, pois é uma de minhas

Leia mais

Numa turma de 26 alunos, o número de raparigas excede em 4 o número de rapazes. Quantos rapazes há nesta turma?

Numa turma de 26 alunos, o número de raparigas excede em 4 o número de rapazes. Quantos rapazes há nesta turma? GUIÃO REVISÕES Equações e Inequações Equações Numa turma de 6 alunos, o número de raparigas ecede em 4 o número de rapazes. Quantos rapazes há nesta turma? O objectivo do problema é determinar o número

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do

Leia mais

SIMULADO COMENTADO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

SIMULADO COMENTADO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA SIMULADO COMENTADO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Quilelli 1 ) Uma dívida contraída à taxa de juros simples de 10% ao mês, deverá ser paga em duas parcelas, respectivamente iguais a R$ 126,00, daqui a

Leia mais

MINICURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO DIA A DIA

MINICURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO DIA A DIA PORCENTAGEM MINICURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO DIA A DIA Quando é dito que 40% das pessoas entrevistadas votaram no candidato A, esta sendo afirmado que, em média, de cada pessoas, 40 votaram no candidato

Leia mais

¹CPTL/UFMS, Três Lagoas, MS,Brasil, oliveiralimarafael@hotmail.com. ²CPTL/UFMS, Três Lagoas, MS, Brasil.

¹CPTL/UFMS, Três Lagoas, MS,Brasil, oliveiralimarafael@hotmail.com. ²CPTL/UFMS, Três Lagoas, MS, Brasil. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 36 INTRODUÇÃO A CRIPTOGRAFIA RSA Rafael Lima Oliveira¹, Prof. Dr. Fernando Pereira de Souza². ¹CPTL/UFMS, Três Lagoas,

Leia mais

Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010.

Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010. Olá pessoal! Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010. 01. (Fundação CASA 2010/VUNESP) Em um jogo de basquete, um dos times, muito mais forte, fez 62 pontos a mais que o seu

Leia mais

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Atualizado em Prof. Rui Mano E mail: rmano@tpd.puc rio.br SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Sistemas de Numer ação Posicionais Desde quando se começou a registrar informações sobre quantidades, foram criados diversos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA O estudo da matemática financeira é desenvolvido, basicamente, através do seguinte raciocínio: ao longo do tempo existem entradas de dinheiro (receitas) e saídas

Leia mais

U U +E U U E Sendo E e U dois algarismos não nulos e distintos, a soma E + U é igual a

U U +E U U E Sendo E e U dois algarismos não nulos e distintos, a soma E + U é igual a Resoluções comentadas das questões de Raciocínio Lógico-Matemático da prova para escriturário do Banco do Brasil Realizada pela Cesgranrio em 15/03/2015 11. Observe a adição: U U +E U U E Sendo E e U dois

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES. Resolverei neste ponto a prova de Matemática Financeira da SEFAZ/RJ 2010 FGV.

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES. Resolverei neste ponto a prova de Matemática Financeira da SEFAZ/RJ 2010 FGV. Olá pessoal! Resolverei neste ponto a prova de Matemática Financeira da SEFAZ/RJ 2010 FGV. Sem mais delongas, vamos às questões. 19. (SEFAZ-RJ 2010/FGV) A empresa Bonneli recebeu, pelo valor de R$ 18.000,00,

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico- Matemático das provas para os cargos de Técnico do TRT/4ª Região (Rio

Leia mais

Algarismos Significativos

Algarismos Significativos Algarismos Significativos Neste texto você conhecerá melhor os algarismos significativos, bem como as Regras gerais para realização de operações com algarismos significativos e as regras para Conversão

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP 12C E EXCEL SOLUÇÕES COMPLETAS DE QUESTÕES E EXERCÍCIOS ADRIANO LEAL BRUNI E RUBENS FAMÁ 5ª EDIÇÃO ATLAS 2010 1 APRESENTAÇÃO Este texto apresenta as respostas da questões e

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Sistemas de Numeração. Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos

Sistemas de Numeração. Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos UNIPAC Sistemas Digitais Sistemas de Numeração Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos 1 Agenda Objetivos Introdução Sistema Binário Sistema Octal Sistema Hexadecimal Aritméticas no Sistema

Leia mais

APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama

APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama Devido à grande extensão do teclado e conseqüentemente um grande número de notas, localizadas em diferentes oitavas, precisamos de dois pentagramas.

Leia mais

CURSO TÉCNICO MPU Disciplina: Matemática Tema: Matemática básica: potenciação Prof.: Valdeci Lima Data: Novembro/Dezembro de 2006 POTENCIAÇÃO.

CURSO TÉCNICO MPU Disciplina: Matemática Tema: Matemática básica: potenciação Prof.: Valdeci Lima Data: Novembro/Dezembro de 2006 POTENCIAÇÃO. Data: Novembro/Dezembro de 006 POTENCIAÇÃO A n A x A x A... x A n vezes A Base Ex.: 5.... n Expoente Observação: Em uma potência, a base será multiplicada por ela mesma quantas vezes o expoente determinar.

Leia mais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais

Vetores Lidando com grandezas vetoriais Vetores Lidando com grandezas vetoriais matéria de vetores é de extrema importância para o ensino médio basta levar em consideração que a maioria das matérias de física envolve mecânica (movimento, dinâmica,

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Medidas de Grandezas Fundamentais - Teoria do Erro

Medidas de Grandezas Fundamentais - Teoria do Erro UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Medidas de Grandezas Fundamentais - Teoria do Erro Objetivo As práticas que serão trabalhadas nesta aula têm os objetivos de

Leia mais

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual Lição 6. Férias Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual 6.1. FÉRIAS INDIVIDUAIS: arts. 129 a 138 da CLT. As férias correspondem

Leia mais

Disponibilizo a íntegra das 8 questões elaboradas para o Simulado, no qual foram aproveitadas 4 questões, com as respectivas resoluções comentadas.

Disponibilizo a íntegra das 8 questões elaboradas para o Simulado, no qual foram aproveitadas 4 questões, com as respectivas resoluções comentadas. Disponibilizo a íntegra das 8 questões elaboradas para o Simulado, no qual foram aproveitadas questões, com as respectivas resoluções comentadas. Amigos, para responder às questões deste Simulado, vamos

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA E CALCULADORA

MATEMÁTICA BÁSICA E CALCULADORA DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA PROFESSOR SILTON JOSÉ DZIADZIO APOSTILA 01 MATEMÁTICA BÁSICA E CALCULADORA A matemática Financeira tem como objetivo principal estudar o valor do dinheiro em função do

Leia mais

GABARITO DOS EXERCÍCIOS

GABARITO DOS EXERCÍCIOS Bertolo 18/2/2006 MATEMÁTICA FINANCEIRA Gab_fin1 PAG.1 GABARITO DOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS (Juros Simples) 1.Calcule o montante de uma aplicação de R$ 50.000,00, à taxa de 2,5% ao mês, durante

Leia mais

Unidade 3: Sistemas de Numeração Conversões Entre Quaisquer Bases e Aritmética em Bases Alternativas Prof. Daniel Caetano

Unidade 3: Sistemas de Numeração Conversões Entre Quaisquer Bases e Aritmética em Bases Alternativas Prof. Daniel Caetano Arquitetura e Organização de Computadores 1 Unidade 3: Sistemas de Numeração Conversões Entre Quaisquer Bases e Aritmética em Bases Alternativas Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar métodos genéricos

Leia mais

LEI DE OHM LEI DE OHM. Se quisermos calcular o valor da resistência, basta dividir a tensão pela corrente.

LEI DE OHM LEI DE OHM. Se quisermos calcular o valor da resistência, basta dividir a tensão pela corrente. 1 LEI DE OHM A LEI DE OHM é baseada em três grandezas, já vistas anteriormente: a Tensão, a corrente e a resistência. Com o auxílio dessa lei, pode-se calcular o valor de uma dessas grandezas, desde que

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS TRANSFORMADAS DE LAPLACE

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS TRANSFORMADAS DE LAPLACE INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS TRANSFORMADAS DE LAPLACE Preliminares No estudo de sistemas de controle, e comum usar-se diagramas de blocos, como o da figura 1. Diagramas de blocos podem ser utilizados

Leia mais

Sistemas de numeração

Sistemas de numeração E Sistemas de numeração Aqui estão apenas números ratificados. William Shakespeare A natureza tem algum tipo de sistema de coordenadas geométrico-aritmético, porque a natureza tem todos os tipos de modelos.

Leia mais

ATENÇÃO: Escreva a resolução COMPLETA de cada questão no espaço reservado para a mesma.

ATENÇÃO: Escreva a resolução COMPLETA de cada questão no espaço reservado para a mesma. 2ª Fase Matemática Introdução A prova de matemática da segunda fase é constituída de 12 questões, geralmente apresentadas em ordem crescente de dificuldade. As primeiras questões procuram avaliar habilidades

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA CARREIRAS FISCAIS 1

MATEMÁTICA FINANCEIRA CARREIRAS FISCAIS 1 CAPÍTULO 1 JUROS SIMPLES MATEMÁTICA FINANCEIRA CARREIRAS FISCAIS 1 1.1) DEFINIÇÃO No cálculo dos juros simples, os rendimentos ou ganhos J em cada período t são os mesmos, pois os juros são sempre calculados

Leia mais

DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 07

DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 07 DICAS PARA CÁLCULOS MAIS RÁPIDOS ARTIGO 07 Este é o 7º artigo da série de dicas para facilitar / agilizar os cálculos matemáticos envolvidos em questões de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira

Leia mais