FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR 2 TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR. DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido."

Transcrição

1 FRAÇÕES TERMOS DE UMA FRAÇÃO NUMERADOR TRAÇO DE FRAÇÃO DENOMINADOR DENOMINADOR Indica em quantas partes o todo foi dividido. NUMERADOR - Indica quantas partes foram consideradas. TRAÇO DE FRAÇÃO Indica divisão Essas designações têm razão de ser: "denominador" significa "aquele que dá o nome" (no exemplo acima, estamos lidando com "terços") e "numerador" significa "aquele que dá o número de partes consideradas". Portanto, os nomes das frações dependem do número de partes em que a unidade é dividida e do número de partes que estamos considerando. A) Represente através de uma fração os desenhos : a) b) c) d) e) f) g) h) i) k) l) j) B) Represente através de uma desenho as frações: ) ) ) ) ) ) 0) ) ) 0 ) ) ) ) )

2 SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES SOMENTE PODEMOS SOMAR OU SUBTRAIR FRAÇÕES COM DENOMINADORES IGUAIS Exemplo: RESOLUÇÃO Quando os denominadores são iguais devemos somar ou subtrair numeradores e conservar o mesmo denominador. SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES Exemplo Como somente podemos somar frações que possuam denominadores iguais devemos substituir as frações dadas por outras duas equivalentes que possuam o mesmo denominador. º Vamos calcular o mmc dos denominadores que será o novo denominador das frações a serem criadas. O mmc poderá ser calculado de duas maneiras: a) Pelos múltiplos m() = 0,,,,,... m() = 0,,,,... Então o mmc(,) = b) Pela decomposição dos fatores primos mmc (, ) = OBS: Qualquer que seja o método de resolução, sempre haverá necessidade de se encontrar um múltiplo comum aos denominadores. Então o novo denominador das duas novas frações será.

3 CALCULO DOS NOVOS NUMERADORES ATRAVÉS DE FRAÇÕES EQUIVALENTES Se multiplicarmos ou dividirmos o numerador e o denominador de uma fração, por um mesmo número, ela não se altera, permanece representando a mesma quantidade, ou seja, ela será equivalente ou igual. Agora vamos encontrar uma fração equivalente a / que deve ter como denominador. N= x : N= Ou por proporcionalidade Nesta primeira fração podemos ver que para obter o multiplicamos o por, então para que as frações sejam equivalentes devemos também multiplicar o (numerador) por, quando obteremos. Agora vamos encontrar uma fração equivalente a / que deve ter como denominador. N= x : N= Então procedemos a troca das duas frações e podemos realizar a soma,pois agora temos denominadores iguais.. CALCULO DOS NOVOS NUMERADORES ATRAVÉS DO MÉTODO PRÁTICO Após encontrar o mmc, abrimos novas frações tendo como denominadores o mmc tirado dos denominadores originais. N = : x = N= : x = Depois pegamos o novo denominador (mmc), dividimos pelo denominador original. Este resultado multiplicamos pelo numerador original, obtendo o novo numerador. Realizamos esta operação tantas vezes quanto forem o número de frações a serem somadas ou subtraídas. OS MESMOS PROCEDIMENTOS DEVEM SER FEITOS NA SUBTRAÇÃO DE DENOMINADORES DIFERENTES

4 Multiplicação: Para multiplicar duas ou mais frações, multiplicamos numeradores por numeradores e denominadores por denominadores. Se necessário, simplifique o produto. Exemplos: a) b) c) Divisão: Para realizarmos a divisão de frações, devemos transformar a divisão em multiplicação. Na divisão de números fracionários, devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda. Se necessário simplifique. Exemplos a) b) c)

5 CALCULAR UMA FRAÇÃO DE UMA QUANTIA Sabemos que as partes das frações correspondem: Denominador > Em quantas partes foi dividido o inteiro ( o todo). Numerador > Quantas partes foram tomadas, pegas (foram consideradas). Vejamos o exemplo Calcular de. Neste caso o corresponde ao inteiro, ou seja, a. Primeiramente vou dividir o por, pois o inteiro () está divido em partes (denominador). O resultado dessa divisão corresponderá a uma parte do inteiro, ou seja, a. : = então = Agora vou multiplicar o resultado () por, que corresponde ao número de partes que quero saber..= 0 = 0 então de é igual a 0. Veja outro exemplo resolvido: Calcular 0 de 0 = 0 : 0 = 0 =. = então de 0 é igual a 0 0 CALCULAR O TOTAL DE UMA QUANTIA Neste tipo de atividade é dado o valor da parte e pede-se o valor do total (do inteiro). Exemplo: de uma quantia correspondem a 0. Calcule o total desta quantia. Está sendo afirmado que ( duas partes da cinco em que foi dividido) correspondem a 0. Vamos dividir 0 por para sabermos a quanto corresponde cada uma das partes. 0: = 0 então = 0 Em seguida multiplicamos por que é o número de partes em que o inteiro foi divido, assim obtemos o valor total da quantia. 0. = 00 =. 0 = 00 então o total desta quantia é igual a 00. Poderia ter sido utilizado outro múltiplo comum aos denominadores? Sim.Costuma-se trabalhar com o mmc ( Menor Múltiplo Comum) por ser um número menor e assim a possibilidade de erros é menor. Um outro detalhe bastante importante é que quando não se usa o mmc sempre teremos que fazer uma simplificação, pois nunca obteremos uma fração irredutível.

6 TRANSFORMAR NÚMERO MISTO EM FRAÇÃO IMPRÓPRIA O quociente da divisão será o inteiro do número misto. O resto será o numerador da fração e o denominador continuará o mesmo. TRANSFORMAR FRAÇÃO IMPRÓPRIA EM NÚMERO MISTO 0 / x -- TRANSFORMAR OS NUMEROS MISTOS EM FRAÇÃO IMPRÓPRIA ) ) ) ) ) ) 0 ) ) ) 0 0) ) )

7 ) ) ) ) ) ) ) 0) ) ) ) ) ) ) ) ) ) 0) ) ) ) 0 ) 0 ) ) ) ) ) 0) ) ) ) ) ) 0 ) ) )

8 - TRANSFORMAR AS FRAÇÕES IMPRÓPRIAS EM NUMEROS MISTOS ) ) ) ) ) ) ) ) ) 0 0) ) ) ) ) ) ) ) ) ) 0) ) 0 ) ) ) 0 ) ) ) ) ) 0) ) ) ) ) ) 0 ) ) ) ) 0) ) ) ) ) ) ) ) )

9 - CALCULE O VALOR DE( X) PARA QUE AS FRAÇÕES SEJAM EQUIVALENTES x x ) ) ) x 0 x ) ) ) x x x ) ) x x ) x 0) ) l) x x 0 0 x ) ) ) 0 x 0 x 0 x ) x 00 ) x ) x ) 0) ) x x x ) ) ) x 0 x x x ) ) x ) 0 x x ) 0) x 0 ) 0 0 x ) ) ) x x x x 0 ) ) ) x 00 x ) ) x 0 ) x x x 0) ) ) x 0 0 x ) ) ) x x x x x ) ) ) 0

10 - CALCULAR UMA FRAÇÃO DE UMA QUANTIA ) de 0 ) de ) de 0 ) de ) 0 de 0 ) de ) de ) de 00 ) de 0 0 0) de 00 ) de 0 ) de 0 ) de ) de ) de 00 ) 0 de 0 ) de 0 ) de ) de 0 0) de 00 ) de 0 ) de 0 ) de ) de 0 0 ) de 00 ) de 0 ) de 0 ) 0 de 0 ) de 0 0) de 0 ) de 0 ) de 0 ) de ) de 0 ) de 0 ) de ) de 0 ) de ) de 0) 0 de 0 ) de 0 ) de ) de ) de ) de 0 ) de 0 ) de ) de ) de 0) de 00

11 - CALCULAR O TOTAL DE UMA QUANTIA ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? )/de uma quantia é 00. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é.qual o total da quantia? )/ de uma quantia é.qual o total da quantia? )/ de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é0.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 00. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é 0.Qual o total da quantia? ) / de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? 0)/ de uma quantia é.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é.qual o total da quantia? )/ de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é.qual o total da quantia? )/0 de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é 0.Qual o total da quantia? )/ de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? 0)/ de uma quantia é.qual o total da quantia? )/ de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é.qual o total da quantia? )/ de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? )/ de uma quantia é 0.Qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 00. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é. Qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? 0) /0 de uma quantia é 0.Qual o total da quantia? )/0 de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é0.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? 0) / de uma quantia é0.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é 0.Qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é.qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é.qual o total da quantia? )/ de uma quantia é. Qual o total dessa quantia? ) / de uma quantia é 0.Qual o total da quantia? ) / de uma quantia é 0. Qual o total dessa quantia? 0) / de uma quantia é.qual o total da quantia?

12 - EFETUE AS OPERAÇÕES ) ) ) ) ) ) 0 ) ) ) 0) 0 ) ) ) 0 ) ) ) ) 0 ) ) 0) ) ) 0 ) ) ) 0 0 ) ) ) ) )

13 ) ) 0 0) ) ) ) 0 ) ) ) 0 0) ) ) ) 0 ) ) ) ) 0 ) RESOLVA AS OPERAÇÕES ) ) ) ) ) ) )

14 - RESOLVA OS PROBLEMAS )Numa excursão de 0 pessoas, / são homens e o restante são mulheres. Quantos São as mulheres? )Uma indústria automobilística produziu 0 carros em agosto. Em setembro produziu apenas / dessa quantia. Quantos carros foram produzidos em setembro? )Se uma hora tem 0 minutos, quantos minutos são / da hora? )Uma prova de matemática tinha 0 questões. Paula acertou / delas. Quantas questões ela acertou? )Num mês de 0 dias, diga quantos dias correspondem a / do mês? )Uma pizzaria tem uma frota de motos para fazer entregas em domicilio. Dois terços dessa frota são pilotadas por garotas. Nessa frota, quantas motos são pilotadas por garotas? )Num tanque de combustível, litros equivalem a / de sua capacidade. Qual é a capacidade desse tanque? )Dois sétimos dos parafusos que estão em uma caixa correspondem a parafusos. Quantos parafusos há nessa caixa? )Com o dia de hoje, lá se vão / deste ano de 00. Em que mês estávamos quando o professor disse essa frase? 0)Ricardo está com anos e tem um terço da idade de sua mãe. Qual é a idade dela? )Na minha festa de aniversário vieram amigos. Eles correspondem a / dos convidados. Quantas pessoas convidei? )Romeu disse a Julieta: Já subi / da corda que me leva a ti. Se a corda tinha 0 metros, quantos metros separam Romeu de sua Julieta? )R$ 000,00 correspondem a /0 de uma certa quantia. Que quantia é essa? )Lucas tem uma criação de coelhos e / dessa criação representam coelhos. Quantos coelhos Lucas possui? )O tanque de um carro tem capacidade para litros. Quando o ponteiro indica que o combustível ocupa ¾ do tanque, quantos litros de álcool há nele? )Vinte carros iniciaram uma corrida, mas só ¼ deles terminou. Quantos carros desistiram? )Paulo tinha R$ 00,00. Seu irmão pediu emprestado R$ 00,00. Com o dinheiro que sobrou, Paulo pagou um relógio em três prestações de R$ 00,00 cada. Depois da última prestação paga, Paulo doou / do que sobrou para um orfanato. Sobrou algum dinheiro? Se sim, quanto? )Josefina queria comprar uma casa. Ela havia economizado R$ 0.000,00 para isto. O vendedor lhe disse, no entanto, que a casa custava / a mais do valor que ela tinha. Também lhe disse que era possível pagar a casa em 0 prestações iguais, porém, o valor total final, após as prestações pagas, ficaria mais caro em R$.000,00 com relação ao valor pago à vista.

15 Josefina resolveu economizar para comprar a casa, e também decidiu comprá-la à prazo. Quanto Josefina irá pagar pela casa ao final das prestações? )Com litros de leite, quantas garrafas de / de litros poderão ser cheias? 0)Durante as férias Luciano fez uma viagem de.00 km, sendo / de aeroplano; / do resto, de trem, / do novo resto, de automóvel e os demais quilômetros, a cavalo. Calcular quantos quilômetros percorreu a cavalo? )Carolina tinha R$,00. Gastou / de / dessa importância. Quanto sobrou? )Se são decorridos / de um dia, que horas um relógio marcará neste momento? )Emerson comprou um moto, deu 00 reais de entrada e o resto em prestações iguais, cada qual correspondendo a / do preço da moto. Determine o preço pago pela moto )Numa escola, estudantes inventaram uma máquina que tritura frações. A máquina funciona do seguinte modo: se introduzimos uma fração F, ela devolve a fração F Por exemplo: se introduzimos na máquina a fração,, sai a fração Um dos estudantes colocou na máquina a fração Em seguida, a fração resultante foi novamente colocada na máquina, obtendo-se uma outra fração; o novo resultado foi colocado na máquina, num total de quatro triturações. Determine a fração resultante. ) Numa cesta havia laranjas. Deu-se / a uma pessoa, a terça parte do resto a outra e ainda restaram 0 laranjas. Quantas laranjas havia na cesta? )Numa corrida, / dos atletas que dela participaram desistem depois da primeira volta. Na segunda volta desiste / do que restou e terminam a corrida atletas. Qual o número de participantes no início da corrida? Simplificar as frações ) 0 ) 0 ) ) ) ) ) 0 ) ) 00 0) 0

16 - EFETUE AS OPERAÇÕES ) ) ) ) ) ) 0 ) ) ) 0) 0 ) ) ) 0 ) ) ) ) 0 ) ) 0) ) ) 0 ) )

17 ) 0 0 ) ) ) ) 0 0) ) ) ) 0 ) ) ) 0 ) ) ) 0) ) ) ) 0 ) ) ) ) 0 )

18 ATIVIDADES RESOLVIDAS Fração Resposta Correção Simplifique os Simplifique o e o por Simplifique o e o 0 por 0 Simplifique o e o por Simplifique o 0 e o por 0 Simplifique o e o por Simplifique os dois que sobraram no e no Simplifique o que sobrou no 0 com o que sobrou no, por Simplifique o e o por. Simplifique o com o 0 0 Simplifique o com por Simplifique o 0 e o 00 por Simplifique o 0 e o 00 por Simplifique o da ª fração com o que sobrou na simplificação do Simplifique o 00 e o 00 por 00 Simplifique o e o, por Simplifique o da ª fração com o que sobrou na simplificação do 00. Transformar numa multiplicação A ª fração vezes o inverso daª Simplificar o com o Simplificar o com o, por Transformar numa multiplicação Simplificar o com o por 0 Simplificar o e o 0 por Simplificar o que sobrou no com o que sobrou no 0, por Transformar numa multiplicação Simplificar o com o, por Isto é uma divisão. Transforme numa multiplicação Simplifique o e o por Simplifique o e o por Simplifique o que sobrou no, com o que sobrou no. Transforme numa multiplicação Não há possibilidade de simplificação Multiplique numerador vezes numerador e denominador vezes denominador.

19 EFETUE AS OPERAÇÕES ) ) ) ) ) ) ) ) 0 ) 0) ) ) ) ) ) ) ) ) ) 0) ) 0 ) ) )

20 ) ) ) ) 0 ) ) 0 ) ) ) ) 0 0 ) ) ) ) ) 0 0 0) ) ) ) ) ) ) ) )

21

22

23

24

25

26

27

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A.

APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA C.E.E.P CURITIBA APOSTILA DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA E.J.A. Modalidades: Integrado Subseqüente Proeja Autor: Ronald Wykrota (wykrota@uol.com.br) Curitiba

Leia mais

Matemática Financeira Módulo 2

Matemática Financeira Módulo 2 Fundamentos da Matemática O objetivo deste módulo consiste em apresentar breve revisão das regras e conceitos principais de matemática. Embora planilhas e calculadoras financeiras tenham facilitado grandemente

Leia mais

I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA.

I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA. I.INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA. 1. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Matemática é uma ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas com uma razão de existirem, foi criada a partir dos primeiros seres racionais

Leia mais

ESCOLA DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA PROF. CARLINHOS NOME: N O :

ESCOLA DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA PROF. CARLINHOS NOME: N O : ESCOLA DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA Razão, Proporção,Regra de, Porcentagem e Juros PROF. CARLINHOS NOME: N O : 1 RAZÃO, PROPORÇÃO E GRANDEZAS Razão é o quociente entre dois números não nulos

Leia mais

Frações. Números Racionais

Frações. Números Racionais Frações Números Racionais Consideremos a operação 4:5 =? onde o dividendo não é múltiplo do divisor. Vemos que não é possível determinar o quociente dessa divisão no conjunto dos números porque não há

Leia mais

FRAÇÕES DE UMA QUANTIDADE

FRAÇÕES DE UMA QUANTIDADE FRAÇÕES DE UMA QUANTIDADE FRAÇÕES DE UMA QUANTIDADE PREPARANDO O BOLO DICAS Helena comprou 4 ovos. Ela precisa de dessa quantidade para fazer o bolo de aniversário de Mariana. De quantos ovos Helena vai

Leia mais

Módulo Frações, o Primeiro Contato. 6 o ano/e.f.

Módulo Frações, o Primeiro Contato. 6 o ano/e.f. Módulo Frações, o Primeiro Contato Frações e suas Operações. o ano/e.f. Frações, o Primeiro Contato Frações e suas Operações. Exercícios Introdutórios Exercício. Simplifique as frações abaixo até obter

Leia mais

3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS

3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS 3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS Introdução É o conjunto de todos os números que estão ou podem ser colocados em forma de fração. Fração Quando dividimos um todo em partes iguais e queremos representar

Leia mais

COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES

COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES COLÉGIO ETIP NIVELAMENTO BÁSICO DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO INTEGRADO À INFORMÁTICA PROFESSOR RUBENS SOARES SANTO ANDRÉ 2012 MEDIDAS DE SUPERFÍCIES (ÁREA): No sistema métrico decimal, devemos lembrar que,

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA 2 Aula 45 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA 3 Vídeo Arredondamento de números. 4 Arredondamento de números Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o

Leia mais

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B 1 QUESTÃO 1 Marcos tem 10 0,25 = 2,50 reais em moedas de 25 centavos. Logo ele tem 4,30 2,50 = 1,80 reais em moedas de 10 centavos, ou seja, ele tem 1,80 0,10 = 18 moedas de 10 centavos. Outra maneira

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades LIVRO MATEMÁTICA 5 Resoluções das Atividades Sumário Módulo Fração Módulo Potências Módulo Sistema métrico decimal Módulo Fração Pré-Vestibular LIVRO MATEMÁTICA 5 0 C Analisemos a situação descrita e vejamos

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº 02. Assunto: JUROS E PORCENTAGENS

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº 02. Assunto: JUROS E PORCENTAGENS Nome: Ano: 3º Ano do E.M. Escola: Data: / / 3º Ano do Ensino Médio Aula nº 02 Assunto: JUROS E PORCENTAGENS 1) Porcentagem Definição: É uma fração que indica a participação de uma quantidade sobre um todo.

Leia mais

Aula 8. Acesse: http://fuvestibular.com.br/

Aula 8. Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Aula 8 A multiplicação nada mais é que uma soma de parcelas iguais. E a divisão, sua inversa, "desfaz o que a multiplicação faz". Quer ver? Vamos pensar nas questões

Leia mais

COMPLEMENTO MATEMÁTICO

COMPLEMENTO MATEMÁTICO COMPLEMENTO MATEMÁTICO Caro aluno, A seguir serão trabalhados os conceitos de razão e proporção que são conteúdos matemáticos que devem auxiliar o entendimento e compreensão dos conteúdos de Química. Os

Leia mais

abaixo, onde a é o dividendo, d é o divisor, q é o quociente e r é o resto.

abaixo, onde a é o dividendo, d é o divisor, q é o quociente e r é o resto. Conjuntos numéricos 1) Naturais N = {0,1,2,3, } 2) Inteiros Z = { -3, -2, -1, 0, 1, 2, } Z + {1, 2, 3, } a) Divisão inteira Na divisão inteira de um número a por d, obtém se quociente q e resto r, segundo

Leia mais

Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010.

Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010. Olá pessoal! Resolverei neste artigo uma prova da fundação VUNESP realizada em 2010. 01. (Fundação CASA 2010/VUNESP) Em um jogo de basquete, um dos times, muito mais forte, fez 62 pontos a mais que o seu

Leia mais

Você sabe a regra de três?

Você sabe a regra de três? Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral: um KIT de Sobrevivência c Publicação Eletrônica do KIT http://www.dma.uem.br/kit Você sabe a regra de três?

Leia mais

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Cálculo do mmc usando o mdc. Mínimo múltiplo comum. Aula 5 MMC e frações. Horas.

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Cálculo do mmc usando o mdc. Mínimo múltiplo comum. Aula 5 MMC e frações. Horas. Roteiro da aula MA091 Matemática básica Aula 5 MMC e frações. Horas. Francisco A. M. Gomes UNICAMP - IMECC Março de 2015 1 2 3 4 Francisco A. M. Gomes (UNICAMP - IMECC) MA091 Matemática básica Março de

Leia mais

DISCURSIVAS SÉRIE AULA AULA 01

DISCURSIVAS SÉRIE AULA AULA 01 ANÁLISE MATEMÁTICA BÁSICA DISCURSIVAS SÉRIE AULA AULA 01 H40120M 4800 35 M120 1200M) H80 M MATEMÁTICA V M H 1) (Unicamp SP) M120H 50 A média aritmética das idades de um grupo de 120 pessoas é de 40 anos.

Leia mais

Área e perímetro. O cálculo de área é feito, multiplicando os valores dos lados dos polígonos:

Área e perímetro. O cálculo de área é feito, multiplicando os valores dos lados dos polígonos: Nome: nº: 6º ano: do Ensino Fundamental Professores: Edilaine e Luiz Carlos TER Área e perímetro O cálculo de área é feito, multiplicando os valores dos lados dos polígonos: Área do quadrado: Lado x Lado

Leia mais

Sistema de Numeração e Aritmética Básica

Sistema de Numeração e Aritmética Básica 1 Sistema de Numeração e Aritmética Básica O Sistema de Numeração Decimal possui duas características importantes: ele possui base 10 e é um sistema posicional. Na base 10, dispomos de 10 algarismos para

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de MATEMÁTICA da prova para o cargo de Técnico Bancário do Banco da Amazônia (BASA) 2015. Caso você entenda

Leia mais

Simulado OBM Nível 1. Gabarito Comentado

Simulado OBM Nível 1. Gabarito Comentado Simulado OBM Nível 1 Gabarito Comentado Questão 1. Renata digitou um número em sua calculadora, multiplicou-o por 3, somou 12, dividiu o resultado por 7 e obteve o número 15. O número digitado foi: a)

Leia mais

PORCENTAGEM. A percentagem ou porcentagem vem do latim per centum, significando "por cento", "a cada centena".

PORCENTAGEM. A percentagem ou porcentagem vem do latim per centum, significando por cento, a cada centena. PORCENTAGEM A percentagem ou porcentagem vem do latim per centum, significando "por cento", "a cada centena". O cálculo de porcentagens, seja para fins de desconto, seja para fins de acréscimo será iniciado

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1 OBMEP 00 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Como Leonardo da Vinci nasceu 91 anos antes de Pedro Américo, ele nasceu no ano 14 91 = 145. Por outro lado, Portinari nasceu 451 anos depois de Leonardo da Vinci, ou seja,

Leia mais

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Aula 11 Equações e sistemas lineares. Francisco A. M. Gomes. Março de 2015

Roteiro da aula. MA091 Matemática básica. Aula 11 Equações e sistemas lineares. Francisco A. M. Gomes. Março de 2015 Roteiro da aula MA091 Matemática básica Aula 11 Equações e sistemas lineares 1 Francisco A. M. Gomes 2 UNICAMP - IMECC Março de 2015 3 Francisco A. M. Gomes (UNICAMP - IMECC) MA091 Matemática básica Março

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2003 / 2004 PROVA DE MATEMÁTICA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL IDENTIFICAÇÃO

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2003 / 2004 PROVA DE MATEMÁTICA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL IDENTIFICAÇÃO COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE MG 25 DE OUTUBRO DE 2003 DURAÇÃO: 120 MINUTOS CONCURSO DE ADMISSÃO 2003 / 2004 PROVA DE MATEMÁTICA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL IDENTIFICAÇÃO NÚMERO DE

Leia mais

Equacionando problemas

Equacionando problemas Reforço escolar M ate mática Equacionando problemas Dinâmica 2 1º Série 2º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 1ª Campo Algébrico Simbólico Função polinomial do 1 grau Aluno

Leia mais

Raciocínio Lógico-Matemático

Raciocínio Lógico-Matemático Raciocínio Lógico-Matemático Índice Operações com Números Inteiros e Racionais Números Naturais... 02 Números Inteiros... 05 Números Racionais (Frações e Operações)... 26 Números Decimais... 45 Expressões

Leia mais

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA VESTIBULAR UFMG_ ANO 2007 RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA.

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA VESTIBULAR UFMG_ ANO 2007 RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. UFMG 2007 RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA VESTIBULAR UFMG_ ANO 2007 PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. QUESTÃO 0 Francisco resolveu comprar um pacote de viagem que custava R$ 4 200,00, já incluídos R$ 20,00

Leia mais

Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4 Questão 5 Questão 6 Questão 7 Questão 8 Questão 9

Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4 Questão 5 Questão 6 Questão 7 Questão 8 Questão 9 Sumário Questão 1 (Assunto: Operações com números na forma de fração)... Questão (Assunto: Formas geométricas planas)... Questão (Assunto: Potências e raízes)...4 Questão 4 (Assunto: Expressões numéricas)...4

Leia mais

TESTE DE MATEMÁTICA. 1. Efectuou-se um estudo sobre as vendas de automóveis num determinado stand, o qual revelou que:

TESTE DE MATEMÁTICA. 1. Efectuou-se um estudo sobre as vendas de automóveis num determinado stand, o qual revelou que: TESTE DE MATEMÁTICA Ano Lectivo / - 9º I - // Nome:.. Nº... Duração da Prova: 9 minutos O teste inclui cinco itens de escolha múltipla. Seleccione a única resposta correcta de entre as quatro alternativas

Leia mais

IN = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9,...}

IN = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9,...} Números Inteiros Números Naturais Desde os tempos mais remotos, o homem sentiu a necessidade de verificar quantos elementos figuravam em um conjunto. Antes que soubessem contar, os pastores verificavam

Leia mais

Matemática para Concursos - Provas Gabaritadas. André Luiz Brandão

Matemática para Concursos - Provas Gabaritadas. André Luiz Brandão Matemática para Concursos - Provas Gabaritadas André Luiz Brandão CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida sem a autorização da Editora. Título:

Leia mais

Matemática no Cardápio By Lauren

Matemática no Cardápio By Lauren Matemática tica no Cardápio By Lauren Usando Frações no Trabalho Eu sou um cozinheiro-chefe e uso frações todos os dias no trabalho. Meu trabalho está relacionado com medidas. Na maioria das vezes as coisas

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três simples Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três simples Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três simples Prof. Dudan Matemática Grandezas diretamente proporcionais A definição de grandeza está associada a tudo aquilo que pode ser medido ou contado. Como

Leia mais

Lista de Exercícios 10 Matemática Financeira

Lista de Exercícios 10 Matemática Financeira Lista de Exercícios 10 Matemática Financeira Razão Chama-se de razão entre dois números racionais a e b, ao quociente entre eles. Indica-se a razão de a para b por a/b ou a:b. Exemplo: Na sala da 6ª B

Leia mais

MÓDULO 1. Números. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA

MÓDULO 1. Números. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA MÓDULO 1 Números As questões destas aulas foram retiradas ou adaptadas de provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), fonte considerável

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1

Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1 Raciocínio Lógico Matemático Caderno 1 Índice Pg. Números Naturais... 02 Números Inteiros... 06 Números Racionais... 23 Números Decimais... - Dízimas Periódicas... - Expressões Numéricas... - Divisibilidade...

Leia mais

Faça estas atividades enquanto interage com o tutorial

Faça estas atividades enquanto interage com o tutorial Destino: MateMática curso: ch iii MóDulo : Frações unidade : Frações próprias e Frações impróprias sequência 4: ordenando e arredondando Frações Nome: Classe: Data: / / Faça estas atividades enquanto interage

Leia mais

MÓDULO IX PARABÉNS!!!!!!

MÓDULO IX PARABÉNS!!!!!! 1 MÓDULO IX PARABÉNS!!!!!! VOCÊ É UM ALUNO VIRTUAL DE SUCESSO... VOCÊ CHEGOU COM BRILHANTISMO ATÉ AQUI E AGORA É SÓ COLHER OS RESULTADOS... BOA SORTE E SUCESSO EM SUA VIDA... PROFª FABIANA (www.somaticaeducar.com.br)

Leia mais

Nível 1 IV FAPMAT 28/10/2007

Nível 1 IV FAPMAT 28/10/2007 1 Nível 1 IV FAPMAT 28/10/2007 1. Sabendo que o triângulo ABC é isósceles, calcule o perímetro do triângulo DEF. a ) 17,5 cm b ) 25 cm c ) 27,5 cm d ) 16,5 cm e ) 75 cm 2. Em viagem à Argentina, em julho

Leia mais

QUESTÃO 16 Observe a figura

QUESTÃO 16 Observe a figura Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2015 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 16 Observe a figura O menor número de cubinhos

Leia mais

Numa turma de 26 alunos, o número de raparigas excede em 4 o número de rapazes. Quantos rapazes há nesta turma?

Numa turma de 26 alunos, o número de raparigas excede em 4 o número de rapazes. Quantos rapazes há nesta turma? GUIÃO REVISÕES Equações e Inequações Equações Numa turma de 6 alunos, o número de raparigas ecede em 4 o número de rapazes. Quantos rapazes há nesta turma? O objectivo do problema é determinar o número

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA

QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA PAG - 1 QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA 10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens Marque no cartão de respostas a única alternativa que responde de maneira correta ao pedido de cada item: MATEMÁTICA 01.

Leia mais

Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 5º ANO ESPECIALIZADO E CURSO PREPARATÓRIO 4º SIMULADO/2014-2ª ETAPA MATEMÁTICA Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 01) Verifique o total de folhas (09) deste Simulado. Ele contém 20 (vinte)

Leia mais

Matemática. Elementar II Caderno de Atividades

Matemática. Elementar II Caderno de Atividades Matemática Elementar II Caderno de Atividades Autor Leonardo Brodbeck Chaves 2009 2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores

Leia mais

A balança abaixo contém em seus pratos pesos de 1 kg e um pacote de peso desconhecido.

A balança abaixo contém em seus pratos pesos de 1 kg e um pacote de peso desconhecido. Atividade extra Exercício 1 A balança abaixo contém em seus pratos pesos de 1 kg e um pacote de peso desconhecido. Se a balança abaixo se encontra em equilíbrio é correto afirmar que: Fonte: http//portaldoprofessorhmg.mec.gov.br

Leia mais

Formando rectângulos (ou áreas)

Formando rectângulos (ou áreas) Formando rectângulos (ou áreas) Objectivos - descobrir os divisores de um número - identificar números primos Actividade Organiza 18 quadrados em tantos rectângulos quantos possível. E se tivesses 30 quadrados,

Leia mais

Gabarito de Matemática do 7º ano do E.F.

Gabarito de Matemática do 7º ano do E.F. Gabarito de Matemática do 7º ano do E.F. Lista de Exercícios (L10) a Colocarei aqui algumas explicações e exemplos de exercícios para que você possa fazer todos com segurança e tranquilidade, no entanto,

Leia mais

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com

BOM DIA!! ÁLGEBRA. Aula 3 COM JENNYFFER LANDIM. jl.matematica@outlook.com BOM DIA!! ÁLGEBRA COM JENNYFFER LANDIM Aula 3 jl.matematica@outlook.com Números inteiros: operações e propriedades Adição Os termos da adição são chamadas parcelas e o resultado da operação de adição é

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Razão e Proporção Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Razão e Proporção Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Razão e Proporção Prof. Dudan Matemática Razão e Proporção Razão A palavra razão vem do latim ratio e significa a divisão ou o quociente entre dois números A e B, denotada

Leia mais

EXERCÍCIOS. 2. Faça um algoritmo que receba dois números e ao final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos.

EXERCÍCIOS. 2. Faça um algoritmo que receba dois números e ao final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. EXERCÍCIOS 1. Faça um algoritmo que receba dois números e exiba o resultado da sua soma. 2. Faça um algoritmo que receba dois números e ao final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos

Leia mais

CURSO TÉCNICO MPU Disciplina: Matemática Tema: Matemática básica: potenciação Prof.: Valdeci Lima Data: Novembro/Dezembro de 2006 POTENCIAÇÃO.

CURSO TÉCNICO MPU Disciplina: Matemática Tema: Matemática básica: potenciação Prof.: Valdeci Lima Data: Novembro/Dezembro de 2006 POTENCIAÇÃO. Data: Novembro/Dezembro de 006 POTENCIAÇÃO A n A x A x A... x A n vezes A Base Ex.: 5.... n Expoente Observação: Em uma potência, a base será multiplicada por ela mesma quantas vezes o expoente determinar.

Leia mais

Quando dividimos uma grandeza em um número inteiro de partes iguais, cada uma destas partes é dita ser uma alíquota da grandeza dada.

Quando dividimos uma grandeza em um número inteiro de partes iguais, cada uma destas partes é dita ser uma alíquota da grandeza dada. 6. FRAÇÕES ORDINÁRIAS 1). A ideia de alíquota 2). A ideia de fração 3). Frações de grandezas contínuas e de grandezas discretas 4). O tipo mais importante de frações discretas: as frações ordinárias 5).

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA 0) O tanque de combustível do carro de João tem capacidade de 40 litros. Sabemos que o consumo do carro é de litro para cada 0 quilômetros rodados, se João dirigir a uma

Leia mais

REGRA DE TRÊS Este assunto é muito útil para resolver os seguintes tipos de problemas:

REGRA DE TRÊS Este assunto é muito útil para resolver os seguintes tipos de problemas: ÁLGEBRA Nivelamento CAPÍTULO VI REGRA DE TRÊS REGRA DE TRÊS Este assunto é muito útil para resolver os seguintes tipos de problemas: 1) Num acampamento, há 48 pessoas e alimento suficiente para um mês.

Leia mais

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Atualizado em Prof. Rui Mano E mail: rmano@tpd.puc rio.br SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Sistemas de Numer ação Posicionais Desde quando se começou a registrar informações sobre quantidades, foram criados diversos

Leia mais

Denominando o preço das caixas tipo 2B de C e as caixas flex por F, pode-se escrever um sistema:

Denominando o preço das caixas tipo 2B de C e as caixas flex por F, pode-se escrever um sistema: 1. Considere que, em uma empresa, 50% dos empregados possuam nível médio de escolaridade e 5%, nível superior. Guardadas essas proporções, se 80 empregados dessa empresa possuem nível médio de escolaridade,

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das questões da prova de Assistente da Defensoria Pública do Mato Grosso. Utilizei a ordem das

Leia mais

MATERIAL MATEMÁTICA I

MATERIAL MATEMÁTICA I MATERIAL DE MATEMÁTICA I CAPÍTULO I REVISÃO Curso: Administração 1 1. Revisão 1.1 Potência de Epoente Inteiro Seja a um número real e m e n números inteiros positivos. Podemos observar as seguintes propriedades

Leia mais

Coordenadoria de Educação CADERNO DE REVISÃO-2011. Matemática Aluno (a) 5º ANO

Coordenadoria de Educação CADERNO DE REVISÃO-2011. Matemática Aluno (a) 5º ANO CADERNO DE REVISÃO-2011 Matemática Aluno (a) 5º ANO Caderno de revisão FICHA 1 COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO examesqueiros Os Números gloriabrindes.com.br noticias.terra.com.br cidadesaopaulo.olx... displaypaineis.com.br

Leia mais

Nome: Data. Prof: Manoel Amaurício. p p% de C é C. 100 exemplo 1: 14% = 0,14 20% = 0,2 2% = 0,02

Nome: Data. Prof: Manoel Amaurício. p p% de C é C. 100 exemplo 1: 14% = 0,14 20% = 0,2 2% = 0,02 M A T E M Á T I C A PROPORÇÕES Nome: Data Prof: Manoel Amaurício P O R C E N T A G E M p p% de C é C. 100 exemplo 1: 14% = 0,14 20% = 0,2 2% = 0,02 Após um aumento de p% sobre C passamos a ter 100 p C.

Leia mais

Oficina Porcentagem e Juros

Oficina Porcentagem e Juros Oficina Porcentagem e Juros Esta oficina está dividida em duas partes. A primeira consiste em uma revisão do conceito de porcentagem. Na segunda parte, os alunos deverão aplicar os conceitos vistos na

Leia mais

Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS

Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS 1 Matemática Financeira RECORDANDO CONCEITOS Propriedades da matemática Prioridades: É importante relembrar e entender alguns conceitos da matemática, que serão muito úteis quando trabalharmos com taxas.

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico- Matemático das provas para os cargos de Técnico do TRT/4ª Região (Rio

Leia mais

Módulo 6 Porcentagem

Módulo 6 Porcentagem Professor: Rômulo Garcia machadogarcia@gmail.com Conteúdo Programático: Razões e proporções, divisão proporcional, regras de três simples e compostas, porcentagens Site: matematicaconcursos.blogspot.com

Leia mais

AULA 10 REGRA DE TRÊS. 1. Sabendo-se que x + y + z = 18 e que x/2 = y/3 = z/4, calcule x. x 2. y 3. x 2. z 4

AULA 10 REGRA DE TRÊS. 1. Sabendo-se que x + y + z = 18 e que x/2 = y/3 = z/4, calcule x. x 2. y 3. x 2. z 4 AULA 0 REGRA DE TRÊS. Sabendo-se que y z 8 e que / y/ z/, calcule. Se / y/ z/, temos: y z, como desejamos saber o valor de, vamos isolar: y em função de : y y y z em função de : z z z z Agora que conhecemos

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: matemática

Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 2014. Disciplina: matemática Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 8 Ọ ANO EM 04 Disciplina: matemática Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 (OBEMEP- ADAPTADO) Laura e sua avó Ana acabaram de descobrir que,

Leia mais

Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/12/2011 pelo CEPERJ

Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/12/2011 pelo CEPERJ Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/1/011 pelo CEPERJ 59. O cartão de crédito que João utiliza cobra 10% de juros ao mês,

Leia mais

Paquímetro: sistema inglês

Paquímetro: sistema inglês Paquímetro: sistema inglês Um problema Agora que o pessoal da empresa aprendeu a leitura de paquímetros no sistema métrico, é necessário aprender a ler no sistema inglês. Este é o assunto a ser estudado

Leia mais

Usando unidades de medida

Usando unidades de medida Usando unidades de medida O problema Q uando alguém vai à loja de autopeças para comprar alguma peça de reposição, tudo que precisa é dizer o nome da peça, a marca do carro, o modelo e o ano de fabricação.

Leia mais

Resolução. = a = 700 cm = 7m; = b = 400 cm = 4 m; perímetro = 2 (7 + 4) = 22; 14 x 22 = 308; área = 7 x 4 = 28; 20 x 28 = 560; 308 + 560 = 868

Resolução. = a = 700 cm = 7m; = b = 400 cm = 4 m; perímetro = 2 (7 + 4) = 22; 14 x 22 = 308; área = 7 x 4 = 28; 20 x 28 = 560; 308 + 560 = 868 1 A figura abaixo é uma representação plana de certo apartamento, feita na escala 1: 00, ou seja, 1 cm na representação plana corresponde a 00 cm na realidade. Vão ser colocados rodapé e carpete no salão.

Leia mais

Fração como porcentagem. Sexto Ano do Ensino Fundamental. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Fração como porcentagem. Sexto Ano do Ensino Fundamental. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Material Teórico - Módulo de FRAÇÕES COMO PORCENTAGEM E PROBABILIDADE Fração como porcentagem Sexto Ano do Ensino Fundamental Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto

Leia mais

6 Paquímetro: sistema inglês. Agora que o pessoal da empresa aprendeu a. Um problema. Leitura de polegada milesimal

6 Paquímetro: sistema inglês. Agora que o pessoal da empresa aprendeu a. Um problema. Leitura de polegada milesimal A U A UL LA Paquímetro: sistema inglês Um problema Agora que o pessoal da empresa aprendeu a leitura de paquímetros no sistema métrico, é necessário aprender a ler no sistema inglês. Este é o assunto a

Leia mais

Muitos anos atrás, no final do século XIX, a maioria das pessoas trabalhava mais do que seus corpos podiam agüentar.

Muitos anos atrás, no final do século XIX, a maioria das pessoas trabalhava mais do que seus corpos podiam agüentar. Os trabalhadores pensaram nas frações de um dia e naquilo que precisamos para ter uma vida sadia. Como um dia tem 24 horas, deveríamos dividir o dia assim: Muitos anos atrás, no final do século XIX, a

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONCURSO: Curso Regular Gratuito CARGO: Todos os níveis PROFESSOR: Bruno Leal Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida

Leia mais

Resposta: Resposta: KLAITON - 1ª SEMANA - EXT OLIMP WS - MAT 5

Resposta: Resposta: KLAITON - 1ª SEMANA - EXT OLIMP WS - MAT 5 KLAITON - 1ª SEMANA - EXT OLIMP WS - MAT 5 1. Com um automóvel que faz uma média de consumo de 12 km por litro, um motorista A gasta em uma viagem R$ 143,00 em combustível, abastecendo ao preço de R$ 2,60

Leia mais

APRESENTAÇÃO INICIAL... 2 CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE (K)...

APRESENTAÇÃO INICIAL... 2 CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE (K)... AULA DEMONSTRATIVA 1. APRESENTAÇÃO INICIAL... 2 CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE (K)... 3 2.1. EXERCÍCIOS RESOLVIDOS... 3 3. DIVISÃO PROPORCIONAL... 4 3.1. GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS... 4 4. REGRAS

Leia mais

Nível 3 IV FAPMAT 28/10/2007

Nível 3 IV FAPMAT 28/10/2007 1 Nível 3 IV FAPMAT 8/10/007 1. A figura abaixo representa a área de um paralelepípedo planificado. A que intervalo de valores, x deve pertencer de modo que a área da planificação seja maior que 184cm

Leia mais

Operações com números racionais - adição, subtração, multiplicação e divisão.

Operações com números racionais - adição, subtração, multiplicação e divisão. Nome: nº: 7º ano: do Ensino Fundamental Professores: Edilaine, Luis Carlos e Matheus TER - Operações com números racionais - adição, subtração, multiplicação e divisão. EXPRESSÕES NUMÉRICAS Para resolver

Leia mais

Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio

Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento Análise e Resolução da prova de ATE SEFAZ/PI

Leia mais

Física Simples e Objetiva Mecânica Cinemática e Dinâmica Professor Paulo Byron. Apresentação

Física Simples e Objetiva Mecânica Cinemática e Dinâmica Professor Paulo Byron. Apresentação Apresentação Após lecionar em colégios estaduais e particulares no Estado de São Paulo, notei necessidades no ensino da Física. Como uma matéria experimental não pode despertar o interesse dos alunos?

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das questões de Raciocínio Lógico-Matemático da prova de Técnico de Atividade Judiciária do

Leia mais

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Nivelamento 1º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO. Aluno(a): Número: Turma: EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Nivelamento 1º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO. Aluno(a): Número: Turma: EXPRESSÕES NUMÉRICAS Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Nivelamento 1º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Professor: Hermes Jardim Disciplina: Matemática Lista 0 1º Bimestre/013 Aluno(: Número: Turma: EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Leia mais

Conjuntos numéricos e Sistemas

Conjuntos numéricos e Sistemas Conjuntos numéricos e Sistemas 1) (Cespe) Três números naturais a, b e c são tais que a + b + c = 131. Na divisão de a por b o quociente é 1 e o resto é 9, e na divisão de c por b, o quociente é 9 e o

Leia mais

Livro de álgebra para ensino fundamental 2 ( 6º ao 9º ano)

Livro de álgebra para ensino fundamental 2 ( 6º ao 9º ano) O ALGEBRISTA Autor: Laércio Vasconcelos www.laercio.com.br Livro de álgebra para ensino fundamental ( º ao º ano) Preparatório para Colégio Naval, EPCAr, Colégio Militar (ensino médio) Pré-IME, Pré-ITA,

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais

MATEMÁTICA NÚMEROS INTEIROS E RACIONAIS: OPERAÇÕES (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO);

MATEMÁTICA NÚMEROS INTEIROS E RACIONAIS: OPERAÇÕES (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO); NÚMEROS INTEIROS E RACIONAIS: OPERAÇÕES (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, POTENCIAÇÃO); Conjunto dos Números Inteiros Z Definimos o conjunto dos números inteiros como a reunião do conjunto dos

Leia mais

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante SAEMI SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA 2014 MATEMÁTICA 3º ano do Ensino Fundamental Caderno M0302 Nome do estudante Data de Nascimento do estudante Caro(a) estudante, Você está participando

Leia mais

Prof. Ulysses Sodré - E-mail: ulysses@uel.br Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 9 Porcentagem 10. 10 Juros Simples 12

Prof. Ulysses Sodré - E-mail: ulysses@uel.br Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 9 Porcentagem 10. 10 Juros Simples 12 Matemática Essencial Proporções: Aplicações Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 25 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré - E-mail: ulysses@uel.br Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/

Leia mais

17- EXERCÍCIOS PROPORÇÕES E REGRA DE TRÊS

17- EXERCÍCIOS PROPORÇÕES E REGRA DE TRÊS 1 17- EXERCÍCIOS PROPORÇÕES E REGRA DE TRÊS 1 - (PUCSP) Um mapa está na escala de 1 para 20.000.Qual o valor real de uma distância representada no mapa por um segmento de 5cm? a) 100m b) 250m c) 1Km d)

Leia mais

Aluno (a): Data: / / Professor (a): P R O B L E M Á T I C A 1

Aluno (a): Data: / / Professor (a): P R O B L E M Á T I C A 1 Aluno (a): Centro Educacional MENINO JESUS Data: / / Disciplina: Matemática 6º ano: Professor (a): P R O B L E M Á T I C A 1 1. Descubra o número natural de acordo com cada informação. a) O sucessor de

Leia mais

Conteúdo. Apostilas OBJETIVA - Ano X - Concurso Público 2015

Conteúdo. Apostilas OBJETIVA - Ano X - Concurso Público 2015 Apostilas OBJETIVA - Ano X - Concurso Público 05 Conteúdo Matemática Financeira e Estatística: Razão; Proporção; Porcentagem; Juros simples e compostos; Descontos simples; Média Aritmética; Mediana; Moda.

Leia mais

NÍVEL 1 7 a Lista. 1) Qual é o maior dos números?

NÍVEL 1 7 a Lista. 1) Qual é o maior dos números? NÍVEL 1 7 a Lista 1) Qual é o maior dos números? (A) 1000 + 0,01 (B)1000 0,01 (C) 1000/0,01 (D) 0,01/1000 (E) 1000 0,01 ) Qual o maior número de 6 algarismos que se pode encontrar suprimindo-se 9 algarismos

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA - PROBLEMAS

MATEMÁTICA BÁSICA - PROBLEMAS MATEMÁTICA BÁSICA - PROBLEMAS Questão 01 - (Fac. Cultura Inglesa SP) Uma livraria comprou um lote com 80 livros e pretende vender cada um deles por R$ 38,00. Sabendo que o dono dessa livraria separou 4

Leia mais

TÉCNICO EM CONTABILIDADE MATEMÁTICA FINANCEIRA MÓDULO 1 ETEP TÉCNICO EM CONTABILIDADE MÓDULO 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2012

TÉCNICO EM CONTABILIDADE MATEMÁTICA FINANCEIRA MÓDULO 1 ETEP TÉCNICO EM CONTABILIDADE MÓDULO 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2012 2012-1 TÉCNICO EM CONTABILIDADE MÓDULO 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA 1 Explicando o funcionamento da disciplina e a avaliação. Serão 2 aulas semanais onde os conteúdos serão abordados, explicados e exercitados.

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2013/2014 6º ANO/ENS. FUND. MATEMÁTICA PÁG. 1

CONCURSO DE ADMISSÃO 2013/2014 6º ANO/ENS. FUND. MATEMÁTICA PÁG. 1 CONCURSO DE ADMISSÃO 203/204 6º ANO/ENS FUND MATEMÁTICA PÁG PROVA DE MATEMÁTICA Marque no cartão-resposta anexo a única opção correta correspondente a cada questão A direção de um escritório decidiu promover,

Leia mais