Comunicação. É a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, de modo que ambos a entendam da mesma maneira.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação. É a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, de modo que ambos a entendam da mesma maneira."

Transcrição

1 Comunicação É a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, de modo que ambos a entendam da mesma maneira. A responsabilidade de uma boa comunicação é, justamente de quem fala.

2 Comunicação Comunicação não é aquilo que você diz. Comunicação é o que as outras pessoas entendem e percebem daquilo que você diz As duas ferramentas mais importantes: Postura e Voz.

3 Comunicação O que é??? O oxigênio das relações interpessoais LATIM = COMMUNICARE Como você acha que as pessoas recebem as suas palavras? Tornar comum compartilhar: Idéias, Elogios, Críticas Sugestões etc.

4 Para manter relacionamentos

5 É expressar as suas NECESSIDADES, PENSAMENTOS e SENTIMENTOS, de forma HONESTA e DIRETA, SEM VIOLAR os DIREITOS DOS OUTROS Passivo Agressivo - Eu + Outro Assertivo + Eu - Outro EU = OUTRO

6 Comunicação Estamos sempre nos comunicando, de diversas formas através de palavras;... através de olhares;... através de gestos;... até dormindo estamos nos comunicando, recebendo informações.

7 Processo de Comunicação

8 Quais são os elementos envolvidos no processo de comunicação? a) Emissor; b) Receptor; c) Mensagem; d) Código; e) Codificação; f) Canal ou meio de comunicação; g) Decodificação; h) Resposta ou Feedback; i) Ambiente ou contexto; j) Ruído.

9 Componentes de um processo de comunicação Emissor transmite a mensagem codificada ao receptor; Receptor é quem recebe, decodifica e interpreta a mensagem enviada; Mensagem é o objeto da comunicação. É constituída de um conjunto organizado de sinais (ou signos) pertencentes a um código linguístico ou não; Código é o conjunto de sinais (ou signos) linguísticos ou não, comuns tanto ao emissor como ao receptor, e das regras de utilização desse conjunto; Codificação é a conversão de uma ideia ou de uma informação em mensagem e desta em código;

10 Componentes de um processo de comunicação Canal de comunicação é o meio (oral, escrito, visual ou corporal) por meio do qual a mensagem é transmitida e que serve de suporte físico á transmissão da mensagem; Decodificação (ou descodificação) consiste na percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida; Resposta ou feedback é a reação do receptor ao ato de comunicação e permite que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida pelo receptor; Ambiente é o contexto no qual as mensagens são transmitidas e recebidas;

11 Componentes de um processo de comunicação Ruído é tudo aquilo que interfere na comunicação, ocasionando perda de informação durante a transmissão da mensagem. As principais fontes de ruídos são: a) O emissor ou o receptor (mal estar físico, psicológico etc.) b) O ambiente (excesso de barulho, falta de luminosidade etc.) c) A mensagem (velocidade da fala, uso de jargão ou gíria profissional diante de uma platéia mista etc.).

12 Principais canais de comunicação ORAL ESCRITA RECURSOS VISUAIS LINGUAGEM CORPORAL Canal primário de comunicação. A pessoa que escreve é uma pessoa exata. Imagens e símbolos carregam mais força que palavras. Figura e movimentos transmitem significado.

13 Processo de Comunicação RUÍDOS CODIFICAÇÃO DA MENSAGEM CÓDIGO MENSAGEM DECODIFICAÇÃO DA MENSAGEM CANAL DE COMUNICAÇÃO FEEDBACK TRANSMISSOR RECEPTOR RUÍDOS

14 Funções básicas da comunicação Controle: esclarecer as obrigações, implantar normas e estabelecer autoridade e responsabilidade; Informação: propiciar a base para se tomar decisões e executar ordens e instruções; Motivação: influenciar os outros e obter cooperação e compromisso para com as diversas metas e objetivos; Emoção: expressar sentimentos e emoções.

15 Funções básicas da comunicação A quem comunicar? Comunicar o quê? Através de que meio? Qual a linguagem mais apropriada? Com que finalidade?

16 Comportamentos mais comuns que dificultam a comunicação Do Emissor: Dificuldade de expressão; Timidez/medo de expressar suas opiniões; Escolha inadequada do receptor; Suposições; Excesso de intermediários. Do Receptor: Avaliação prematura; Escuta seletiva; Escuta parcial; Preconceitos e estereótipos; Comportamento defensivo.

17

18 Formas de comunicação Comunicação Verbal: utiliza a palavra falada (oral) ou a escrita (gráfica). É complexo porque as palavras sempre têm graus distintos de abstração e sentidos. Comunicação Não verbal: inclui os gestos, a postura, a expressão facial e a aparência.

19 Formas de Comunicação

20 Sons Gestos Não verbal Sinais Imagens A mensagem a transmitir deverá ser simples e clara de forma a que os 5 sentidos a possam captar fácil e inequivocadamente.

21 Linguagem Verbal ESCRITA E ORAL Utilização de vocabulário adequado. Alguns cuidados Gírias/palavrões Erros/vícios de linguagem Assuntos polêmicos Falta de objetividade

22 Linguagem não verbal A voz volume/velocidade/expressividade; Corpo (imagem) cabeça, braços e postura; Empatia; Vontade/intenção; Atitudes (física e mental); Zona espacial (distância entre as pessoas); Sentimentos (medo, raiva, tristeza, alegria).

23 O sorriso é uma forma de comunicação não-verbal positiva.

24

25 O que é linguagem e qual é a sua relação com a língua? Linguagem é a capacidade inata da espécie humana de aprender a se comunicar por meio de uma língua. Nível de linguagem é o nome que se dá às variações situacionais ou contextuais presentes no uso da língua por um falante. Classificam-se em: Nível de linguagem formal; Nível de linguagem coloquial; Nível de linguagem comum.

26 Nível de linguagem formal Usado em situações formais de comunicação; Tem predomínio do dialeto social culto; Presença de vocabulário técnico; Exige do falante um comportamento linguístico menos distenso e irrefletido. Exemplos: Poemas; Jornais; Idiomas; Manuais. Na empresa: Informativos da empresa; Memorandos; Normas e Procedimentos; Reuniões Etc...

27 Nível de linguagem coloquial Usado em situações informais de comunicação; Tem predomínio do dialeto social popular; Presença de gírias e palavras ou expressões obscenas ou afetivas; Exige do falante um comportamento linguístico mais distenso e irrefletido; É informal.

28 Nível de linguagem comum Caracterizado por aquilo que é comum aos níveis e linguagem formal e coloquial; Corresponde a uma espécie de integração entre os outros dois níveis de linguagem.

29

30

31 Tipos de barreiras *Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua.

32

33

34 É o estudo da estrutura da experiência subjetiva. O que é a Programação Neurolinguistica - PNL? Ela estuda os padrões programação criados pela interação entre o cérebro neuro, a linguagem lingüística e o corpo.

35 A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam e como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher a maneira que quer funcionar.

36 O mapa não é o território. Nossos mapas mentais do mundo não são o mundo. Reagimos aos nossos mapas em vez de reagir diretamente ao mundo. Mapas mentais, especialmente sensações e interpretações, podem ser atualizados com mais facilidade do que se pode mudar o mundo.

37 As experiências possuem uma estrutura. Nossos pensamentos e recordações possuem um padrão. Quando mudamos este padrão ou estrutura, nossa experiência muda automaticamente. Podemos neutralizar lembranças desagradáveis e enriquecer outras que nos serão úteis.

38 Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também. Podemos aprender como é o mapa mental de um grande realizador e fazê-lo nosso. Muita gente pensa que certas coisas são impossíveis, sem nunca ter se disposto a fazê-las. Faça de conta que tudo é possível. Se existir um limite físico ou ambiental, o mundo da experiência vai lhe mostrar isso.

39 Corpo e mente são partes do mesmo sistema. Nossos pensamentos afetam instantaneamente nossa tensão muscular, respiração e sensações. Estes, por sua vez, afetam nossos pensamentos. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro.

40

41 É impossível NÃO se comunicar. Estamos sempre nos comunicando, pelo menos nãoverbalmente, e as palavras são quase sempre a parte menos importante. Um suspiro, sorriso ou olhar são formas de comunicação. Até nossos pensamentos são formas de nos comunicarmos conosco, e eles se revelam aos outros pelos nossos olhos, tons de voz, atitudes e movimentos corporais.

42 Todo comportamento tem uma intenção positiva. Sempre é a melhor escolha!

43

44 Estabelecer empatia; Criar confiança; Aprofundar no relacionamento; Conhecer o mundo do outro; Entrar em sintonia.

45 RAPPORT Rapport significa receptividade ao que a outra pessoa está dizendo, embora você não tenha que necessariamente concordar com o que está sendo dito. E quando você está em rapport algo mágico acontece. Você e os outros se sentem escutados, e ouvem. Em um nível inconsciente, existe a confortável sensação de que "essa pensa como eu, então eu posso relaxar". Contudo, se você se tornar um mestre na arte do rapport e a sua intenção é ouvir e ser ouvido, para conseguir soluções ganha-ganha ou criar amizades genuínas, você se tornará um comunicador poderoso e confiável.

46

47 Quando pensamos, representamos a informação para nós mesmos internamente. A PNL denomina nossos sentidos de Sistemas Representacionais.

48 A linguagem que usamos dá pistas para a nossa maneira de pensar. Na PNL palavras sensoriais são conhecidas como predicativos. Usar palavras do sistema representacional principal do cliente é uma maneira eficiente de construir rapport, apresentando a informação da maneira que o cliente naturalmente pense sobre ela, não sendo necessário que ele a traduza para sua própria forma de pensar.

49 Experienciamos o mundo, colhemos e juntamos informações usando os nossos cinco sentidos:

50

51 É o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido a seu ambiente. Como nós percebemos o outro? Como cada um de nós está em um canal diferente do outro, a sintonia é diferente; Cada um de nós tem suas crenças e seus valores, portanto enxerga o mundo de uma maneira única e verdadeira.

52 Modelo da PNL de Percepção e Comunicação Realidade Externa Visão Audição Tato Olfato Paladar FILTROS Omissão Generalização Distorção Valores Crenças Decisões Memórias Representação Interna Estado Fisiologia COMPORTAMENTO

53 Há grande diferença entre o mundo e a nossa experiência do mundo de acordo com a nossa forma de perceber. MUNDO / REALIDADE Sistema Perceptivo VISUAL AUDITIVO SINESTÉSICO OLFATO,TATO, GOSTO

54 Pensa com imagens; Aprende vendo e lendo; Cuida muito da aparência; É organizado e detalhista; Sente empatia por outros visuais.

55 Pensa com sons e falas; Aprende ouvindo e adora conversar; Gosta de ouvir músicas e cantar; Escreve com rapidez e desenvoltura; Sente empatia por outros auditivos.

56 Pensa com SENTIMENTOS; Aprende experimentando e fazendo; É emotivo e intuitivo ; Comunica-se melhor tocando as pessoas; Está sempre inquieto e em movimento; Sente empatia por outros Sinestésicos.

57 Frases visuais Eu vejo o que você quer dizer. Eu estou olhando atentamente para ela. Temos o mesmo ponto de vista. Mostre-me o seu ponto de vista. Você vai olhar para trás e rir. Sem sombra de dúvida. Isto é um colírio para os meus olhos. O futuro me parece brilhante.

58 Frases Auditivas Vivendo em harmonia. Isso é grego para mim. Conversa fiada. Música para meus ouvidos. Nunca ouvi falar sobre... Maneira de falar. Alto e claro.

59 Frases Sinestésicas Eu entrarei em contato com você. Eu posso pegar essa ideia. Segura um segundo. Eu sinto isso... Atendi um cliente frio. Não vou colocar meu dedo nisso. Nossa tive uma negociação acalorada.

60 Como processamos a informação PROCESSAMENTO INTERNO Omissões Distorções Generalizações Objetivos Estado Interno MAPA REPRESENTAÇÃO INTERNA EVENTOS EXTERNOS COMUNICAÇÃO APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES

61 EXEMPLOS DE PALAVRAS PROCESSUAIS VISUAIS AUDITIVAS SINESTÉSICAS INESPECÍFICAS apagar anunciar aconchegante aprender bonito cantar aquecer captar brilhante ecoar bloqueio detalhe cor estalo doce distrair cristalino harmonia gosto entender flash murmúrio leve estimular foto ouvir olfato estudar horizonte perguntar pegar intuição iluminar ritmo perfume orientar imagem sintonia pesar pensar obstáculo soar sentir saída

62 Pistas para identificação de sistemas representacionais Movimento dos olhos VISUAL AUDITIVO SINESTÉSICO VOZ Tonalidade. Volume e Andamento TENSÃO MUSCULAR RESPIRAÇÃO POSTURA E GESTOS

63 B A C K

64 Por que falar sobre Feedback?

65 Afinal, o que é É comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.

66 Feedback é Um processo de ajuda para mudança de comportamento.

67 Feedback é O mapa que indica o caminho que deve ser seguido para que o objetivo seja atingido.

68 Feedback é Investir pouco, e ter resultado direto e rápido.

69 Feedback é Comunicação

70 ATENÇÃO Diálogo e não palestra. Não se começa um diálogo tendo a certeza de que sabe a conclusão. Tenha humildade, sempre.

71 Feedback é O retorno construtivo sobre o desempenho.

72 Erros Mais Comuns

73 O que importa não é só o que se diz, mas como se diz... Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação. Mario Quintana

O poder da comunicação nas negociações de sucesso

O poder da comunicação nas negociações de sucesso O poder da comunicação nas negociações de sucesso Que os olhos, os gestos, a respiração, os atos falam mais que mil palavras nós já sabemos, mas como nos comunicar com eles? De que maneira podemos estabelecer

Leia mais

Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações.

Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações. Afinando os instrumentos da comunicação do líder nas organizações Mirieli Colombo, Fga Fga. Especialista em Voz Especialista em Dinâmica dos Grupos Master em PNL Personal e Profissional Coaching EUA, 70

Leia mais

Apresentação de trabalhos científicos

Apresentação de trabalhos científicos Apresentação de Apresentação oral de trabalhos trabalhos científicos COMUNICAÇÃO Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira teixeira@upf.br Abril de 2008 É como uma conversa? Pressupõe uma interação social entre

Leia mais

Av. Pres. Kennedy, 1333/606 - S. José - SC - Brasil Tel./Fax: (048) home page:

Av. Pres. Kennedy, 1333/606 - S. José - SC - Brasil Tel./Fax: (048) home page: A PNL é uma ciência que estuda o como o cérebro funciona, ou seja, procura descobrir o como as pessoas aprendem, pensam, decidem, motivamse e conseguem amar suas vidas com mais intensidade. A PNL é a arte

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Forma de interagir com outras pessoas RELACIONAMENTO Estabelecimento de um processo de comunicação onde o emissor e receptor tenham claro suas reais atribuições. Para existir

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS Gerenciamento de Projetos A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO: Uma boa comunicação no ambiente de Projeto resultará em uma equipe motivada; Ampliam-se as chances de sucesso

Leia mais

Comunicação e Ética Aula 2

Comunicação e Ética Aula 2 Comunicação e Ética Aula 2 NENL Exercício Descrever usando criatividade e imaginação como seria um dia, na sua cidade, se todos os meios de comunicação deixassem de funcionar. Imagine: 1 se nenhuma emissora

Leia mais

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados.

Capítulo 11. Comunicação Pearson. Todos os direitos reservados. Capítulo 11 Comunicação slide 1 Objetivos de aprendizagem Identificar as principais funções da comunicação. Descrever o processo de comunicação e distinguir entre comunicação formal e informal. Comparar

Leia mais

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

01/08/2017 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Conceitos básicos. Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Conceitos básicos Prof Dr Divane de Vargas Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A comunicação permeia toda a ação do enfermeiro PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com O PODER DA COMUNICAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

A importância da Comunicação na Negociação

A importância da Comunicação na Negociação Nem sempre o que se pretende falar é o que de fato é falado. E pior, nem sempre o que é falado é o que de fato é entendido. Anônimo. A importância da Comunicação na Negociação - A habilidade de entender

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos.

Liderança. A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. CHEFIA E LIDERANÇA Liderança A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida em qualquer ambiente de relacionamentos. Liderança Liderar significa possuir a capacidade e o discernimento para

Leia mais

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos)

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing/Processos Gerenciais UC: Comunicação e Expressão COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) A comunicação verbal baseia-se na interação

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 3. Comunicação. Contextualização. Motivação dos Talentos Humanos. Instrumentalização

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 3. Comunicação. Contextualização. Motivação dos Talentos Humanos. Instrumentalização Gestão de Recursos Humanos Aula 3 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Comunicação nas empresas Motivação dos talentos humanos Comunicação Processo de comunicação Contextualização Barreiras

Leia mais

Cláudia Moura. IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação. Centro Cultural Entroncamento,

Cláudia Moura. IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação. Centro Cultural Entroncamento, Cláudia Moura claudiamoura@portugalmail.pt IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação Centro Cultural Entroncamento, 30 Setembro 2010 O envelhecimento demográfico é um fenómeno social e actual, mas

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita) Comunicação não-verbal (sons, músicas,

Leia mais

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho

PSICOLOGIA DA SAÚDE. Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho PSICOLOGIA DA SAÚDE Conceitos, Personalidade, Comportamento e Transtornos Mentais no Trabalho Boas vindas e Objetivo Contribuir com os Participantes no Desenvolvimento de Mudanças e Repertorio técnico

Leia mais

FERRAMENTAS PRÁTICAS EM VENDAS E ATENDIMENTO AO CLIENTE

FERRAMENTAS PRÁTICAS EM VENDAS E ATENDIMENTO AO CLIENTE FERRAMENTAS PRÁTICAS EM VENDAS E ATENDIMENTO AO CLIENTE QUAL O NOSSO OBJETIVO? EXISTE ALGUMA RELAÇÃO COMPORTAMENTAL QUE INFLUENCIA O ATENDIMENTO OU UMA BOA VENDA? MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUAIS RESULTADOS

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL CURSO TREINADORES DE FUTEBOL NÍVEL I UEFA C Componente Específica Joana Cerqueira joanacerqueira.cifi2d@gmail.com a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

Leia mais

Não obstante sejam importantíssimas, as técnicas retóricas alcançam, em termos de força de comunicação, não mais do que 20% do resultado final.

Não obstante sejam importantíssimas, as técnicas retóricas alcançam, em termos de força de comunicação, não mais do que 20% do resultado final. O uso de técnicas retóricas. As técnicas retóricas são essenciais ao orador. Elas colocam ordem nas frases. Fazem com que a fala do orador seja agradável aos ouvidos. No entanto, as técnicas retóricas,

Leia mais

O Processo de Comunicação em Formação

O Processo de Comunicação em Formação Curso de Formação Pedagógica de Formadores Manual do Formando Talentus Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação 2002 Índice...3 Comunicação...4 Elementos da Comunicação...5 Linguagem Verbal

Leia mais

COMO É QUE APRENDES? TIPOS DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO

COMO É QUE APRENDES? TIPOS DE APRENDIZAGEM FORMAÇÃO F2 FORMAÇÃO APRENDES MELHOR ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, OUVINDO OU PRATICANDO A INFORMAÇÃO QUE RECEBES? Todos somos diferentes quando se trata de aprendizagem e retenção de informação. Existem vários estilos

Leia mais

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio?

TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? Boa tarde!!!! TREINAMENTO DE GESTÃO? Você sabe a importância das pessoas no seu negócio? CONVITE PARA REFLETIRMOS: Gestão é diferente de liderança? Quais são as formas com que me comunico com minha equipe?

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 Coren-RS Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul www.portalcoren-rs.gov.br C. H. A. Conhecimentos Habilidades Atitudes Conhecimentos:

Leia mais

Como citar este material:

Como citar este material: Como citar este material: CINTRA, Josiane C.; CIZOTO, Sonelise. Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.

Leia mais

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos.

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Linguagem e Cultura Conceituação Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Cultura é todo saber humano, o cabedal de conhecimento de um

Leia mais

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009 ENCONTRO DE SECRETÁRIAS UNIMED JOÃO MONLEVADE A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009 OS SETE PECADOS CAPITAIS DE UMA SECRETÁRIA A vida racional é o que distingue os homens

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 COMPORTAMENTO HUMANO E COMUNICAÇÃO 2 A experiência mostra que os homens são governados por aquilo que costumam ver e fazer, a ponto de, mesmo as melhorias

Leia mais

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO RAPPORT

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO RAPPORT RAPPORT Criar uma relação ou trazer de volta. É um processo em que se busca aperfeiçoar o relacionamento com o cliente por meio da otimização na comunicação, valendo-se de ferramentas não materiais, mas

Leia mais

Para Diretoras de Vendas Independente 6 aulas ao vivo + Caixa de Ferramentas. Mais 2 aulas dúvidas + 1 evento ao vivo.

Para Diretoras de Vendas Independente 6 aulas ao vivo + Caixa de Ferramentas. Mais 2 aulas dúvidas + 1 evento ao vivo. Para Diretoras de Vendas Independente 6 aulas ao vivo + Caixa de Ferramentas. Mais 2 aulas dúvidas + 1 evento ao vivo. Contrato Ser Exemplo The Mary Kay Way Regras do WhatsApp Como acompanhar suas DIQs

Leia mais

4 maneiras para treinar sua mente para o sucesso 1. Planeje o seu dia A melhor maneira de treinar o seu cérebro para todas as atividades que ele deve cumprir é planejar seus dias com antecedência. Assim,

Leia mais

Oficina de. Expressividade. Orientação: Fga. Millena Vieira. Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo

Oficina de. Expressividade. Orientação: Fga. Millena Vieira. Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo Oficina de Orientação: Fga. Millena Vieira Expressividade Apresentação: Ana Júlia Passos Bárbara Camilo Como a voz é produzida? A voz... Expressa nossas emoções Sentimentos e personalidade Enriquece o

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Desenvolvimento Pessoal e Profissional Desenvolvimento Pessoal e Profissional Tema 5: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso Autoras: Josiane Costa Cintra e Sonelise Cizoto Como citar este material: CINTRA, Josiane C.; CIZOTO, Sonelise. Desenvolvimento

Leia mais

desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos

desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos AVON Crescimento e desenvolvimento pessoal Preparação para os processo seletivos Líder do Século XXI Sabe sua missão de vida e tem uma visão de futuro Conhece seus valores e os vivencia Sabe a diferença

Leia mais

- Administração UFSJ - MBA Gestão de Negócios e Marketing - Trainer em Programação Neurolinguística - Master em Programação Neurolinguística -

- Administração UFSJ - MBA Gestão de Negócios e Marketing - Trainer em Programação Neurolinguística - Master em Programação Neurolinguística - Everton Saulo Silveira - Administração UFSJ - MBA Gestão de Negócios e Marketing - Trainer em Programação Neurolinguística - Master em Programação Neurolinguística - Practitioner em Programação Neurolinguística

Leia mais

O uso de imagens na educação. Comunicação visual

O uso de imagens na educação. Comunicação visual O uso de imagens na educação Liane Tarouco Comunicação visual A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada comunicação visual 1 O uso de imagens O uso da imagem é um

Leia mais

Apresentação. Meu começo... Treinamento Ultracoach PROF.: ALEXANDRE HENRIQUE SOUZA. Alexandre Henrique de Souza

Apresentação. Meu começo... Treinamento Ultracoach PROF.: ALEXANDRE HENRIQUE SOUZA. Alexandre Henrique de Souza Treinamento Ultracoach PROF.: ALEXANDRE HENRIQUE SOUZA 1 Apresentação Alexandre Henrique de Souza - Practitioner em Programação Neurolinguística (INEXH); - Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching;

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 7 Comunicação Organizacional Os objetivos desta aula são: Identificar as principais funções da comunicação. Descrever

Leia mais

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Existem várias formas de comunicação. Quando o homem A! se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal,

Leia mais

Na nossa vida, a comunicação é de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, ideias, desejos.

Na nossa vida, a comunicação é de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, ideias, desejos. Na nossa vida, a comunicação é de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, ideias, desejos. No mundo empresarial não é diferente. Quando uma empresa não se comunica bem os problemas

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 5

UNIVERSIDADE RED JACKET. Módulo 5 UNIVERSIDADE RED JACKET Módulo 5 5 LOREM IPSUM IS CONHECIMENTO SIMPLY DUMMY TEXT OF TE PRINTING & AND TYPESETTING COMUNICAÇÃO INDUSTRY. Objetivos: Conhecer as ferramentas de conhecimento e comunicação

Leia mais

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra,

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, já trabalhava com outras marcas, mas não tinha retorno!

Leia mais

Uma palavra sobre a terminologia

Uma palavra sobre a terminologia Introdução O Mapa Mental (Mind Map ) é uma ferramenta dinâmica e estimulante que contribui para que o pensamento e o planejamento se tornem atividades mais inteligentes e rápidas. A criação de um Mapa

Leia mais

TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH

TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH TÉCNICAS PARA ABORDAR E VENDER MAIS! Líder Alécia Rocha - BH 31 99739-3169 Uma homenagem para a Thais Plaza, que esta semana perdeu seu querido pai. Nosso carinho e a certeza de que ele vai encontrar um

Leia mais

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda Nome: Vera Nogueira Professor: João Mesquita Disciplina: Comercializar e Vender Módulo: 8- Atendimento e Venda Ano/Turma: 11ºI Ano Letivo: 2012/2013 Escola Secundária Serafim Leite Índice Atendimento e

Leia mais

Comunicação - Conceito. Comunicação - Conceito continuação

Comunicação - Conceito. Comunicação - Conceito continuação Comunicação - Conceito A palavra comunicar vem do latim communicare, que significa pôr em comum. Depreende-se daí que a essência da palavra comunicar está associada à idéia de convivência, comunidade,

Leia mais

Se você já leu artigos sobre o início da PNL, se recordará que a PNL começou com o estudo de excelentes comunicadores.

Se você já leu artigos sobre o início da PNL, se recordará que a PNL começou com o estudo de excelentes comunicadores. Rapport Por Penny Tompkins e James Lawley Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente

Leia mais

Teoria da Informação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Teoria da Informação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Claude Elwood Shannon, 1948 Autor que estabeleceu os fundamentos da Teoria da Informação Teoria da

Leia mais

8 Paulo Sergio de Camargo

8 Paulo Sergio de Camargo 3 Introdução De simples brincadeira de salão, a linguagem corporal, cujo estudo cresce a cada dia em nosso país, passou a ser apresentada como curiosidade nas páginas de entretenimento de revistas e jornais,

Leia mais

AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL

AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL INTRODUÇÃO O que é Hipnose? É a ultrapassagem do fator crítico da mente consciente e estabelecimento de um pensamento ou sentimento aceitável e seletivo. Teorias de estado

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

Janela de Johari: Autoconhecimento

Janela de Johari: Autoconhecimento Objetivo Conhecer a si próprio e reconhecer como estamos tratando as pessoas e sendo tratadas por elas, dando dicas de como podemos melhorar o relacionamento interpessoal e administrar os conflitos que

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

GESTÃO DE EQUIPES COM PNL. (Programação Neurolinguística) Alan Martins HPE

GESTÃO DE EQUIPES COM PNL. (Programação Neurolinguística) Alan Martins HPE GESTÃO DE EQUIPES COM PNL (Programação Neurolinguística) Alan Martins HPE PROCESSO DE MANIFESTAÇÃO 7 ANOS 95% 5% Subconsciente Consciente CRENÇAS PENSAMENTOS AMBIENTE SENTIMENTOS RESULTADOS COMPORTAMENTOS

Leia mais

Escola da Espiritualidade na Matéria

Escola da Espiritualidade na Matéria Escola da Espiritualidade na Matéria Tudo aquilo em que pensamos molda as nossas vidas. Tudo parte da nossa consciência. As nossas crenças, os nossos apegos, as nossas emoções nãoconscientes são fonte

Leia mais

LICENSED PRACTITIONER OF NLP

LICENSED PRACTITIONER OF NLP LICENSED PRACTITIONER OF NLP LICENSED PRACTITIONER OF NLP DO QUE SE TRATA? O Treinamento de Practitioner em PNL é um curso licenciado onde você aprenderá os elementos fundamentais e habilidades da Programação

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS HOWARD GARDNER

AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS HOWARD GARDNER AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS HOWARD GARDNER Professor Monteiro Oficina de Criatividade Professores do Eixo Gestão e negócios Centro Técnico de Capacitações Centro Paula Souza SP MAPA MENTAL DAS INTELIGÊNCIAS

Leia mais

Comunicação Visual. Introdução

Comunicação Visual. Introdução Comunicação Visual Introdução Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem. Para que a comunicação exista é necessária a existência

Leia mais

Comunicação Empresarial e Processo Decisório. Prof. Ana Claudia Araujo Coelho

Comunicação Empresarial e Processo Decisório. Prof. Ana Claudia Araujo Coelho Prof. Ana Claudia Araujo Coelho Comunicar significa transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma pessoa para outra, tornar comum, participar, fazer saber, transmitir. ANDRADE (2008, p. 45) O resultado

Leia mais

Seminários - tomar apontamentos. Seminários de Engenharia Física 2008/9

Seminários - tomar apontamentos. Seminários de Engenharia Física 2008/9 Seminários - tomar apontamentos Seminários de Engenharia Física 2008/9 Engenharia e Comunicação Comunicar é também ouvir receber mensagens (informação) e compreender Responsabilidades dos dois lados A

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA A fala, sem dúvida, precedeu a descoberta do fogo. Ainda continuamos a usar a palavra, não para transmitir mensagens ou expressar sentimentos, mas para estabelecer e manter o contacto humano ( ) O ato

Leia mais

Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação

Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Objetivos: Promover a auto-análise e o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Propiciar a interação

Leia mais

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Aula expositiva no ensino de graduação: importância, limites e papel do professor Profa. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa Depto.

Leia mais

EXCELÊNCIA. "Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência."

EXCELÊNCIA. Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência. APRESENTAÇÃO O Instituto VOCÊ foi idealizado em 1996 por Bento Augusto, com o objetivo de levar o conhecimento de técnicas da Programação Neurolinguística (PNL) ao maior número de pessoas, para que elas

Leia mais

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional

TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Inteligência Emocional TEMA DE HOJE: Inteligência Emocional Do que se trata? Utilizar a mente racional (consciente) para lidar melhor com as situações em que a mente emocional (inconsciente) nem sempre

Leia mais

Curso PRACTITIONER em PNL

Curso PRACTITIONER em PNL Curso PRACTITIONER em PNL Qual o segredo das pessoas bem-sucedidas? É possível mudar um comportamento que você não quer ter? Como algumas pessoas conseguem se comunicar de forma excelente? Como neutralizar

Leia mais

FEEDBACK DICAS PRATICAS. Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim

FEEDBACK DICAS PRATICAS. Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim FEEDBACK DICAS PRATICAS Prof. Taís Brenner Oesterreich Administração Faculdade Anglicana de Erechim SAIBA COMO FORNECER FEEDBACK SEJA DESCRITIVO Relate, o mais objetivamente possível, o que viu ou o que

Leia mais

Técnicas de Oratória Autoconfiança

Técnicas de Oratória Autoconfiança Técnicas de Oratória Autoconfiança Prof. Raul Franzolin Neto Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos USP-Pirassununga rfranzol@usp.br A Arte da Oratória Não basta: Querer falar em público Falar

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: TIPOLOGIA ORGANIZATIONAL COMMUNICATION: TYPE

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: TIPOLOGIA ORGANIZATIONAL COMMUNICATION: TYPE Eixo Temático: Estratégia e Negócios COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: TIPOLOGIA ORGANIZATIONAL COMMUNICATION: TYPE Daniele Silva Martins De Oliveira, Maielen Lambrecht Kuchak, Mônica Rodrigues Prestes, Juliana

Leia mais

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle

Aula 01: Introdução e conceitos básicos. Ghislaine Miranda Bonduelle Aula 01: Introdução e conceitos básicos Ghislaine Miranda Bonduelle Introdução Importância da Qualidade Evolução da Qualidade Qualidade Qualidades dos produtos (ou serviços) De acordo com exigência explícita

Leia mais

Formador Residente, Maurício Ferreira

Formador Residente, Maurício Ferreira A Compreensão do Oral A compreensão do oral consiste na atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática da língua. Formador Residente, Maurício Ferreira Factores de compreensão

Leia mais

MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS. Delmar Reschke

MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS. Delmar Reschke MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS Delmar Reschke Delmar Reschke Pressuposto da PNL MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS Delmar Reschke Delmar Reschke Pressuposto da PNL Corpo e mente são partes do mesmo sistema. PNL - Programação

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES CAPACITAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 COMPORTAMENTO HUMANO E COMUNICAÇÃO 2 A experiência mostra que os homens são governados por aquilo que costumam ver e fazer, a ponto de, mesmo as melhorias

Leia mais

Reflexões críticas: na cama com Madonna. Thierry de Duve

Reflexões críticas: na cama com Madonna. Thierry de Duve Reflexões críticas: na cama com Madonna. Thierry de Duve O que, então, me incita a escrever sobre uma dada obra ou um conjunto de obras? Preciso gostar dela, eis o primeiro ponto. Ou, talvez, não. Gostar

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Cérebro : Nosso Processador

Cérebro : Nosso Processador Cérebro : Nosso Processador INTRODUÇÃO O cérebro representando 2% da massa do nosso corpo, mas, apesar disso recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração, é o processador de

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

Checklist (por referência à CIF)

Checklist (por referência à CIF) Checklist (por referência à CIF) I Perfil de Funcionalidade Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (X), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado à situação de acordo com os

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS Margarida Gaspar de Matos Celeste Simões csimoes@fmh.utl.pt PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS... ajudar as crianças e adolescentes

Leia mais

[Voz] Com o especialista em Oratória, Persuasão e Influência. RICARDO SILVA

[Voz] Com o especialista em Oratória, Persuasão e Influência. RICARDO SILVA [Voz] Com o especialista em Oratória, Persuasão e Influência. RICARDO SILVA Autor Ricardo Silva é hoje uma das maiores autoridades de comunicação assertiva do Brasil. Especialista em oratória, persuasão

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Empregar técnicas de entrevistas, sabendo fazer perguntas abertas e fechadas para descobrir as necessidades do cliente e oferecer soluções que satisfaçam estas necessidades. VISÃO GERAL Saber

Leia mais

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Disciplina - Aspectos Fonoaudiológicos nos Distúrbios de Aprendizagem Fga. Ms. Adriana de Souza Batista adrianabatista@gmail.com CRDA Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais