7 PONTOS CRÍTICOS DA GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7 PONTOS CRÍTICOS DA GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO"

Transcrição

1 7 PONTOS CRÍTICOS DA GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO Brasília-DF AMCHAM SAMUEL GONDIM BRUNA GALIZA 07/07/2016

2 EQUIPE SAMUEL GONDIM Sócio-Consultor, Engenheiro de Produção com mais de horas de gerenciamento de projetos na SGS Soluções e na PwC PriceWaterhouseCoopers. Hoje é o sócio responsável pela linha de negócios da SGS Soluções, realizou diversas consultorias envolvendo planejamento estratégico e modelagem de negócios para desenvolvimento de diferenciais inovadores em negócios tradicionais. Tem MBA em controladoria, auditoria e finanças pela FGV e e especializou em operações pela Harvard University, Cambridge/MA.

3 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesase Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

4 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesase Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

5 SOBRE NÓS Fundada em 2010, a SGS Soluções traz, desde seu início, as melhores práticas em gestão para seus clientes. Sempre mantendo a visão sistêmica e o foco no resultado, a SGS Soluções vem obtendo excelentes resultados para seus clientes ao torná-los mais eficientes, eficazes e sustentáveis.

6 SOBRE NÓS Diferenciais A SGS Soluções tem foco na aplicabilidade das ferramentas. Não somos uma consultoria de papel nem de soluções tradicionais. Somos uma empresa ímpar, focada em criar soluções únicas e adequadas ao tamanho de nossos clientes. Por aqui, garantimos: Cases Projetos aplicados Pleno entendimento do problema e foco na situação final; Equipe multidisciplinar e atualizada nas melhores práticas globais Inovação na adoção das ferramentas.

7 SOBRE NÓS Nosso propósito e resultados obtidos Somos potiguares. Nascemos para trazer mais eficiência e gestão para empresas do Rio Grande do Norte. Contudo, nesses 5 anos: Nos tornamos um dos maiores prestadores de serviço do Sebrae. Atendemos mais de 100 empresas em 2015 e mais de 300 em nossa história. Alcançamos um crescimento de 90% em 2015; Construímos uma equipe multidisciplinar de 27 profissionais; Nos tornamos referência em gestão, franquias e processos no RN; Abrimos novos escritórios em Mossoró e Brasília. Plano de expansão para RJ, GO e SP.

8 SGS SOLUÇÕES Visão 2015 Nos tornarmos a mais bem conceituada empresa de consultoria em gestão do RN até 2015, mantendo a melhor e mais engajada equipe de profissionais.

9 SGS SOLUÇÕES Visão 2015 Nos tornarmos a mais bem conceituada empresa de consultoria em gestão do RN até 2015, mantendo a melhor e mais engajada equipe de profissionais. Visão 2017 Nos consolidarmos como uma empresa de classe nacional, ofertando soluções para todo o país através de escritórios em 5 cidades-chave.

10 QUEM FAZ A SGS Soluções?

11 Grupo Gestão QUEM FAZ A SGS Soluções?

12 #UPSKILLS Grupo Gestão NOSSA ESTRUTURA

13 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesas e Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

14 FICHAS TÉCNICAS E CUSTOS DIRETOS Principal erro das empresas: A maioria dos estabelecimentos entende fichas técnicas somente como algo de planejamento ou obrigação e não como uma ferramenta de tomada de decisão. O Custo da mercadoria é dinâmico, logo, as margens variam diretamente com o preço de compra.

15 FICHAS TÉCNICAS E CUSTOS DIRETOS Principal erro das empresas: A maioria dos estabelecimentos entende fichas técnicas somente como algo de planejamento ou obrigação e não como uma ferramenta de tomada de decisão. O Custo da mercadoria é dinâmico, logo, as margens variam diretamente com o preço de compra. Como melhorar nesse ponto? Utilize essa ferramenta ao seu favor: Trabalhe com fichas técnicas dinâmicas. Sistemas e planilhas são excelentes opções; Analise o custo mensal, corte os itens de menor margem, trabalhe promoções e casadinhas com os itens de maior margem.

16 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesas e Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

17 CUSTOS INDIRETOS, DESPESAS E PREÇOS Principal erro das empresas: Poucos estabelecimentos fazem estudo de tempos e métodos para análise da complexidade da produção. O foco é muito maior em aumentar o faturamento do que controlar e reduzir custos e despesas. Critérios errados de rateio de despesas podem onerar produtos de forma desigual; Multiplicam o preço por um markup x e acreditam que essa seja a melhor forma.

18 CUSTOS INDIRETOS, DESPESAS E PREÇOS Principal erro das empresas: Poucos estabelecimentos fazem estudo de tempos e métodos para análise da complexidade da produção. O foco é muito maior em aumentar o faturamento do que controlar e reduzir custos e despesas. Critérios errados de rateio de despesas podem onerar produtos de forma desigual; Multiplicam o preço por um markup x e acreditam que essa seja a melhor forma. Como melhorar nesse ponto? Estudos de tempo servem para apropriar indiretamente os custos indiretos e ajudar na formação de preço. O correto estudo de margens esperadas, custos e despesas é a forma correta de se gerar o preço.

19 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesas e Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

20 CONTROLE DE ESTOQUE Principal erro das empresas: Falha no entendimento da natureza da linha estoque: Custo que vira despesa e onera o produto realmente utilizado. Não há controle básico de entrada e saída, o que ocasiona: Aumento de perdas (Desperdícios, furtos, validade); Aumento do custo de estocagem; Comprometimento do capital de giro; Falta de estoque;

21 CONTROLE DE ESTOQUE Principal erro das empresas: Falha no entendimento da natureza da linha estoque: Custo que vira despesa e onera o produto realmente utilizado. Não há controle básico de entrada e saída, o que ocasiona: Aumento de perdas (Desperdícios, furtos, validade); Aumento do custo de estocagem; Comprometimento do capital de giro; Falta de estoque; Como melhorar nesse ponto? Implementacão de estoques periódicos e estoque em processo; Procedimentos operacionais de solicitação de compra, entrada de estoque, saída de estoque e auditoria de estoque. Definição de bonificação e metas de redução de desperdício e perdas para o gestor ou supervisor.

22 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesas e Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

23 PROCESSOS Principal erro das empresas: A alta rotatividade é algo comum nas empresas do ramo alimentício. A troca de funcionários gera a obrigação de treinamentos que muitas vezes não são feitos. Cada colaborador realiza atividades da maneira que julgam mais conveniente. É correto? Não há nenhum padrão de abertura, operação e fechamento.

24 PROCESSOS Principal erro das empresas: A alta rotatividade é algo comum nas empresas do ramo alimentício. A troca de funcionários gera a obrigação de treinamentos que muitas vezes não são feitos. Cada colaborador realiza atividades da maneira que julgam mais conveniente. É correto? Não há nenhum padrão de abertura, operação e fechamento. Como melhorar nesse ponto? Procedimentos operacionais padrão (POP) são manuais e fluxogramas que oficializam a maneira que um determinado grupo de ação deve ser realizado para que a melhor forma seja sempre repetida. POPs formalizam a forma com que os problemas devem ser solucionados, por ex (Estornos, conciliação bancária, compras, auditoria de estoque)

25 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesas e Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

26 ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL Principal erro das empresas: Antes de um restaurante, o empreendimento é uma empresa como qualquer outra. Na maioria dos estabelecimentos há clara ausência de políticas, plano de treinamentos, organogramas, plano de cargos e salários, metas e estratégia.

27 ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL Principal erro das empresas: Antes de um restaurante, o empreendimento é uma empresa como qualquer outra. Na maioria dos estabelecimentos há clara ausência de políticas, plano de treinamentos, organogramas, plano de cargos e salários, metas e estratégia. Como melhorar nesse ponto? Criação de cartilha de boas vindas ao colaborador; Formalização da história para transferir ao colaborador a cultura da organização; Confeccão de missão, visão e valores; Entendimento de onde queremos chegar e que imagem queremos passar para os nossos clientes?

28 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesas e Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

29 CONCEITO Principal erro das empresas: Na pressa de abrir logo ou sempre privilegiando a operação, os estabelecimentos esquecem dos detalhes. São os detalhes que oferecem ao cliente uma EXPERIÊNCIA diferenciada, e EXPERIÊNCIA é o que gera fãs e fideliza. O seu estabelecimento tem uma cara própria? Um diferencial? Algo que faz o cliente suspirar e perguntar Essa empresa é daqui? ou de onde é essa franquia?.

30 CONCEITO Principal erro das empresas: Na pressa de abrir logo ou sempre privilegiando a operação, os estabelecimentos esquecem dos detalhes. São os detalhes que oferecem ao cliente uma EXPERIÊNCIA diferenciada, e EXPERIÊNCIA é o que gera fãs e fideliza. O seu estabelecimento tem uma cara própria? Um diferencial? Algo que faz o cliente suspirar e perguntar Essa empresa é daqui? ou de onde é essa franquia?. Como melhorar nesse ponto? Analise os detalhes. Faça um estudo das melhores práticas globais do segmento. O que podemos aprender com elas? Convide uma arquiteta e uma agência de branding para um diagnóstico. Considere o gasto como um investimento. Se não puder, faça você mesmo.

31 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesas e Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

32 PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ESTRATÉGICO Principal erro das empresas: É notório nas empresas a total ausência de controle de contas, análise de margens, pontos de equilíbrio e planejamento tributário. Ausência completa de políticas de divisão de lucros (Saques dos sócios) Total falta de plano de investimento e manutenção, depreciando o estabelecimento.

33 PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ESTRATÉGICO Principal erro das empresas: É notório nas empresas a total ausência de controle de contas, análise de margens, pontos de equilíbrio e planejamento tributário. Ausência completa de políticas de divisão de lucros (Saques dos sócios) Total falta de plano de investimento e manutenção, depreciando o estabelecimento. Como melhorar nesse ponto? Criação de um planejamento orçamentário que responda: Quanto podemos gastar com cada item de custo ou despesa? Análise mensal dos gastos. Onde gastamos mais do que o planejado? Como podemos reduzir os principais gastos? Com quais fornecedores podemos renegociar?

34 PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ESTRATÉGICO Principal erro das empresas: Estabelecimentos estão vivendo um dia após o outro. Há ausência completa do entendimento de ONDE ESTAMOS e ONDE QUEREMOS CHEGAR. Não há metas, indicadores, planos de bonificação; Não se mensura a satisfação, índices de reclamação e retenção.

35 PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ESTRATÉGICO Principal erro das empresas: Estabelecimentos estão vivendo um dia após o outro. Há ausência completa do entendimento de ONDE ESTAMOS e ONDE QUEREMOS CHEGAR. Não há metas, indicadores, planos de bonificação; Não se mensura a satisfação, índices de reclamação e retenção. Como melhorar nesse ponto? Elaboração de um planejamento estratégico com metas claras e responsáveis pelas atividades que irão levar a empresa de um ponto ao outro. Questionários simples junto à conta podem coletar dados importantes para a tomada de decisão; A presença do dono ou gerente no salão pode permitir coleta de percepções importantes.

36 AGENDA Sobre Nós e nosso encontro Fichas Técnicas Custos Diretos Custos Indiretos, Despesas e Preço Controle de Estoque Processos Estruturação Organizacional Conceito Planejamento Financeiro e Estratégico Perguntas e Respostas

37 COMO TRABALHAMOS A SGS Soluções aposta em um relacionamento de longo prazo e de confiança com nossos clientes, do primeiro contato ao término de cada projeto. Trabalhamos com: Diagnósticos sem custo; Projetos personalizados e escopos adequados para cada porte de empresa Equipe de profissionais multidisciplinar Soluções focadas em mudanças reais;

38 CONTATOS SAUS, Q04, Bl. A. 7 Andar. Ed. Victória samuelgondim@sgssolucoes.com.br brunagaliza@sgssolucoes.com.br Tel: (Natal) Tel: (Brasília) Tel: (Mossoró)

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER

LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER LUCRATIVIDADE : CRESCER, SOBREVIVER OU MORRER SALVADOR SERRATO salvadors@sebraesp.com.br O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Orientar na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de

Leia mais

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Viviane Lanunce Paes Supervisora da Gestão Integrada - CAP Carlos Eduardo Tavares de Castro Superintendente

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

S T E M A I N T E G R A D O A SOLUÇÃO COMPLETA PARA ADMINISTRAÇÃO DE SUA EMPRESA Indústria Comércio Serviço

S T E M A I N T E G R A D O A SOLUÇÃO COMPLETA PARA ADMINISTRAÇÃO DE SUA EMPRESA Indústria Comércio Serviço S A SOLUÇÃO COMPLETA PARA ADMNSTRAÇÃO DE SUA EMPRESA ndústria Comércio Serviço S O GestãoPro foi desenvolvido para atender as empresas que atuam nos setores da indústria, comércio e serviço. O grande diferencial

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 WORKSHOPS CH DATA HORÁRIO INVESTIMENTO CONTEÚDO 1. Mudança nas relações com clientes em vendas. 2. Vendedor consultor: Gestor de negócio. 3. Planejamento em vendas.

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional.

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica da gestão organizacional. FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

Miraklon. Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes

Miraklon. Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes Miraklon Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes Quais são e onde estão, a cada instante, os custos invisíveis ou ocultos

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

HISTÓRIAS REAIS DE INVESTIDAS

HISTÓRIAS REAIS DE INVESTIDAS Foto: Osmar Paixão. HISTÓRIAS REAIS DE INVESTIDAS Cléber Manzoni, empreendedor da Enalta, investida pelo Fundo Criatec, co-gerido pela INSEED Investimentos. A INSEED Investimentos é uma gestora de recursos

Leia mais

Quem cuida da minha empresa? EU!

Quem cuida da minha empresa? EU! Quem cuida da minha empresa? EU! SUMÁRIO Introdução...2 Capítulo 1 Cuidados nas Estratégias Empresariais..3 Capítulo 2 Cuidados nos Processos Empresariais...4 Capítulo 3 Cuidados nas Finanças Empresariais...5

Leia mais

Gestão de Processos. Gestão de Processos na Saúde. Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos

Gestão de Processos. Gestão de Processos na Saúde. Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos Gestão de Processos na Saúde Marcelo.Aidar@fgv.br 1 Gestão de Processos Identificação, mapeamento, redesenho e aprimoramento dos processos 2 O Ambiente de Negócios e os Stakeholders AMBIENTE DE AÇÃO INDIRETA

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

Rio de Janeiro 16/08/2011. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas. Francisco Teixeira Neto

Rio de Janeiro 16/08/2011. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas. Francisco Teixeira Neto Rio de Janeiro 16/08/2011 Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas Francisco Teixeira Neto Só gerencia quem mede! O que é o MPE Brasil? Ferramenta de Gestão para medir o grau

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 ISO 14001:2004 ISO 14001:2015 Introdução Introdução 1.Escopo 1.Escopo 2.Referências normativas 2.Refências normativas 3.Termos e definições 3.Termos

Leia mais

Informações sobre os Roteiros

Informações sobre os Roteiros Informações sobre os Roteiros O MakeMoney traz roteiros especialmente desenvolvidos para elaboração de Planos de Negócios, Estudos de Viabilidade e Planos de Inovação e Competitividade. Este documento

Leia mais

Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisa de Clima Organizacional Pesquisa de Clima Organizacional As pessoas representam alto investimento para as organizações. É evidente que o sucesso de um empreendimento não depende somente da competência dos gestores em reconhecer

Leia mais

Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos

Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos Matheus Kfouri Marino matheus@unibusiness.org Uni.Business Estratégia Rua Girassol, 34, sala 32 05433-000, São Paulo-SP Tel.: (11)

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Consultores Ver 5 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O mundo da consultoria em Recursos Humanos 1. Planilha de Avaliação de Desempenho (por Competências)

Leia mais

Palavra do Diretor. Dr. Manoel Alvino Filho, CRO-PE 7191 Diretor Geral - Sócio Fundador

Palavra do Diretor. Dr. Manoel Alvino Filho, CRO-PE 7191 Diretor Geral - Sócio Fundador Palavra do Diretor Após ter me formado em odontologia pela FOP/UPE em 2003, não me contentei em apenas atender pacientes no consultório. Eu sonhava com um negócio que gerasse oportunidades de trabalho

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O que é e para que serve? Para quem serve? Quem deve participar? Onde vem sendo utilizado? ETAPAS DO PLANEJAMENTO Avaliação da

Leia mais

Integre esta rede de relacionamento & amplie o alcance de sua marca! ENCONTROS DA CONSTRUÇÃO 2016

Integre esta rede de relacionamento & amplie o alcance de sua marca! ENCONTROS DA CONSTRUÇÃO 2016 Integre esta rede de relacionamento & amplie o alcance de sua marca! ENCONTROS DA CONSTRUÇÃO 2016 OS ENCONTROS Há 10 anos, o CTE realiza Encontros de profissionais da cadeia produtiva da construção. OS

Leia mais

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 A importância da liderança como diferencial competitivo Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 Ellebe Treinamento em Gestão Organizacional A Ellebe atua em empresas públicas e privadas nas áreas

Leia mais

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 1 Informações sobre os sócios, pois são responsáveis pela proposta do negócio. Caso ocorra necessidade, inserir mais campos, linhas ou colunas. Sócio 1 - Nome: Sócio 2 - Nome:

Leia mais

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO.

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO. Regional Metrop. Aparecida de Goiânia Agenda Set/Dez AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM os MENORES PREÇOS DE MERCADO. Aparecida de Goiânia. Caldazinha VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Gestão da Qualidade Viabilidade Financeira

Gestão da Qualidade Viabilidade Financeira Gestão da Qualidade Viabilidade Financeira Case: Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes e Instituto de Nefrologia de Suzano Silvana Kesrouani XI Encontro Paulista de Nefrologia 2007 Campos do Jordão

Leia mais

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas 17 de novembro de 2016 Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas Agenda Nossa missão Estrutura Processo Orçamentário Orçamento Matricial Despesas

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO Presidente Joilson Barcelos RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA 1963 1964 a 2015 2016 Fundada em 30 de maio, fruto de um movimento nacional, com a finalidade de fortalecer

Leia mais

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO.

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO. Regional Sudeste Agenda Set/Dez AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM os MENORES PREÇOS DE MERCADO. Catalão. Corumbaíba. Ipameri. Orizona. Pires do Rio VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual

Leia mais

Plano de franquia WebMais. Mais rapido, Mais seguro, Mais completo.

Plano de franquia WebMais. Mais rapido, Mais seguro, Mais completo. Plano de franquia WebMais Mais rapido, Mais seguro, Mais completo. Quem somos? A Webmais Sistemas é uma empresa de base nacional, no mercado desde de Novembro de 2005, especializada no desenvolvimento

Leia mais

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização Disciplina: Orçamento Empresarial Contextualização A complexidade do ambiente onde as empresas atuam requer a adoção de estratégias e ferramentas adequadas para lidar com os constantes desafios e com a

Leia mais

Implantação do sistema de gestão da qualidade na Farmácia Privativa Unimed Amparo

Implantação do sistema de gestão da qualidade na Farmácia Privativa Unimed Amparo Implantação do sistema de gestão da qualidade na Farmácia Privativa Unimed Amparo Edilene P. Camargo, Celso R.C. Martins farmacia@unimedamparo.com.br Histórico A Diretoria da Unimed Amparo, inspirada

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC BALANCED SCORECARD ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC Contexto Histórico Origem do BSC Definição Como funciona? Perspectivas Por quê aplicar? Benefícios/ Contribuições Conclusão Referências BALANCED SCORECARD

Leia mais

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO.

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO. Regional Metrop. DF Agenda Set/Dez Descontos somente para CNPJ! AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM os MENORES PREÇOS DE MERCADO. Águas Lindas. Alexânia. Cristalina. Formosa L u z i â n i a. P l a n a l t i n

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

SEBRAE REGIONAL OESTE MARÇO E ABRIL Especialistas em pequenos negócios / / sebraego.com.br

SEBRAE REGIONAL OESTE MARÇO E ABRIL Especialistas em pequenos negócios / / sebraego.com.br AGENDA SEBRAE REGIONAL OESTE MARÇO E ABRIL - 2016 Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual (MEI) O MEI é o empresário

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

APÊNDICE A CARO (A) EMPRESÁRIO (A):

APÊNDICE A CARO (A) EMPRESÁRIO (A): APÊNDICE A CARO (A) EMPRESÁRIO (A): ESTA ENTREVISTA FAZ PARTE DE UMA PESQUISA (DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL) ACADÊMICA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MINISTRADA PELO PROFESSOR ROBERTO

Leia mais

Desejamos um ótimo Curso!

Desejamos um ótimo Curso! Desejamos um ótimo Curso! Rui de Sá Telles Especialista em Varejo pela FIA-USP MBA Varejo; 41 anos no varejo farmacêutico, de auxiliar à presidente de rede de drogarias; 18 anos como executivo na Droga

Leia mais

Informação de Custos e Qualidade do Gasto Público

Informação de Custos e Qualidade do Gasto Público I SEMINÁRIO POTIGUAR SOBRE CONTABILIDADE, CUSTOS E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO Informação de Custos e Qualidade do Gasto Público Nelson Machado e Victor Holanda MAIO 2011, NATAL RN Ambiente e Desafios

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

Sustentabilidade nos negócios. Fernando Carvalho Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle

Sustentabilidade nos negócios. Fernando Carvalho Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle Sustentabilidade nos negócios Fernando Carvalho Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle Sustentabilidade nos Negócios Agenda Um pouco do do Bradesco Sustentabilidade e o Bradesco Planejamento

Leia mais

Calcular resultados. e apontar soluções

Calcular resultados. e apontar soluções Calcular resultados e apontar soluções Trajetória Mais de três décadas calculando resultados e apontando soluções. A Contabilidade Dias foi fundada em 1984, em Belo Horizonte, por Antônio Augusto Dias,

Leia mais

Estratégias para Reduzir Custos em Tempos de Crise

Estratégias para Reduzir Custos em Tempos de Crise Palestra Estratégias para Reduzir Custos em Tempos de Crise Por Neverton Timm Highter Consultoria O que é mais importante? Aumentar Vendas x Reduzir Custos Afinal Os dois são fundamentais LUCRO = VENDA

Leia mais

Av Therezinha Pauletti Sanvitto,208 / SL 602 Caxias do Sul - RS - CEP Fone (54) e 3226.

Av Therezinha Pauletti Sanvitto,208 / SL 602 Caxias do Sul - RS - CEP Fone (54) e 3226. http://www.fullsoft.com.br/ Av Therezinha Pauletti Sanvitto,208 / SL 602 Caxias do Sul - RS - CEP 95110-195 Fone (54) 3029.9350 e 3226.1100 Agenda Empresa Fullsoft; Contextualização; Case Processo de Suporte

Leia mais

A composição ideal para impulsionar o seu negócio.

A composição ideal para impulsionar o seu negócio. A composição ideal para impulsionar o seu negócio. 2ANOS DE ATUAÇÃO 30 + CLIENTES ATENDIDOS +40PROJETOS REALIZADOS 400 + % DE CRESCIMENTO EM 2015 Nós criamos iniciativas de marketing, comunicação e inovação

Leia mais

Sumário. Prefácio, xix

Sumário. Prefácio, xix Sumário Prefácio, xix 1 Introdução, 1 Objetivo do livro, 2 1.1 Citações importantes sobre planejamento financeiro com destaque para o fluxo de caixa no contexto empresarial, 2 2 Administração financeira

Leia mais

PROJETOS. Reduza seus Custos com TI sem perder a qualidade.

PROJETOS. Reduza seus Custos com TI sem perder a qualidade. PROJETOS Reduza seus Custos com TI sem perder a qualidade. Conheça a FNC IT A FNC é uma empresa especializada em oferecer soluções completas e dinâmicas em tecnologia da informação para o mercado corporativo,

Leia mais

Como nós trabalhamos. Equinocio consultoria - copyright

Como nós trabalhamos. Equinocio consultoria - copyright Como nós trabalhamos A Equinócio e seus parceiros se associam para garantir uma equipe multidisciplinar experiente na elaboração metodológica e de ferramentas para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade

Leia mais

APRENDA A FORMAR PREÇO DE VENDA. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016

APRENDA A FORMAR PREÇO DE VENDA. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016 APRENDA A FORMAR PREÇO DE VENDA 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento de

Leia mais

TGM Tecnologia de Gestão Martins

TGM Tecnologia de Gestão Martins 1 O Que é TGM Tecnologia Gestão Martins? 2 Rentabilidade - 3 Central de Atendimento TGM O que é TGM? Tecnologia de Gestão Martins. É uma área da UMV Universidade Martins do Varejo, através do uso de tecnologia,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALYSSON DAROWISH. Diana Palhano Ludmila Ventilari

CERTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALYSSON DAROWISH. Diana Palhano Ludmila Ventilari CERTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALYSSON DAROWISH MITRAUD Diana Palhano Ludmila Ventilari O que é Qualidade? Conceito de gestão: Conforme Deming: é a satisfação do cliente e melhoria contínua O que

Leia mais

Questionário de Pesquisa. Prezado Participante,

Questionário de Pesquisa. Prezado Participante, Questionário de Pesquisa Prezado Participante, Meu nome é Renata Moreira, sou aluna de doutorado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e consultora da SWQuality. Gostaria da sua

Leia mais

CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico

CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Toda empresa deve conhecer sua REAL capacidade de produção para que seja eficiente e produtiva, isso em qualquer tipo de segmento. Não conhecer os limites da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS!

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS! Treinamento on line ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS! Janaina Lima DIRETORA F. Executiva Sucesso Gestão Gestão Financeira do Seu Negócio Mary Kay A parte mais importante do planejamento financeiro

Leia mais

INTRODUCÃO. Este material foi produzido para que você compreenda basicamente 3 pontos sobre o cálculo do frete:

INTRODUCÃO. Este material foi produzido para que você compreenda basicamente 3 pontos sobre o cálculo do frete: INTRODUCÃO Este material foi produzido para que você compreenda basicamente 3 pontos sobre o cálculo do frete: As variáveis que influenciam o cálculo do frete; Quais as medidas necessárias para obter um

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas Rev. 00 de Março/2013 1/208 1/ 42 Rodrigo Sousa Atuação: Instrutor de treinamentos Consultor e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização

Organização da Disciplina. Auditoria em Recursos Humanos. Aula 1. Contextualização Auditoria em Recursos Humanos Aula 1 Prof. Me. Elizabeth Franco Organização da Disciplina Aula 01 A administração de recursos humanos área em desenvolvimento Aula 02 A origem e a evolução da auditoria

Leia mais

A RELEVÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA PARA O GESTOR

A RELEVÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA PARA O GESTOR A RELEVÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA PARA O GESTOR Rodrigo Stigger Dutra CGE TOP A DIFÍCIL VIDA DE UM GESTOR A DIFÍCIL VIDA DE UM GESTOR Todo dia é dia de gestão de crise! A DIFÍCIL VIDA DE UM GESTOR Não

Leia mais

Missão Oferecer e assegurar soluções inovadoras em gestão de benefícios.

Missão Oferecer e assegurar soluções inovadoras em gestão de benefícios. Seja bem vindo. A EMPORIO CARD, administradora dos cartões Valemais está no mercado desde 2001 e vem a cada ano fortalecendo suas principais características: valor, seriedade e agilidade. A Valemais conta

Leia mais

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO

MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO 1 Informações sobre os sócios, pois são responsáveis pela proposta do negócio. Caso ocorra necessidade, inserir mais campos, linhas ou colunas. Sócio 1 - Nome: RG: Órgão Emissor:

Leia mais

Por que uma franquia?

Por que uma franquia? Por que uma franquia? Todo negocio é difícil, mas a franquia lhe assegura mais de 90% de acertos do que erros. Nela já existe uma estrutura sedimentada, que contribui para o crescimento mais veloz do franqueado

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5 RESULTADO ESPERADO QUANTIDADE O QUE SE QUER ALCANÇAR PRAZO AÇÃO O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. 5 5 grandes querer fazer e

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS DAS SÉRIES ANTERIORES ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE GESTÃO ESTRATEGICA GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA LOGISTICA

Leia mais

Prêmio Nacional de Inovação

Prêmio Nacional de Inovação Prêmio Nacional de Inovação 2013 Caderno de Avaliação Categoria EMPRESA: Agentes Locais de Inovação Método: Esta dimensão visa facilitar o entendimento de como estão sendo utilizados sistemas, métodos

Leia mais

Ética, Governança e Compliance. Marcelo Coimbra

Ética, Governança e Compliance. Marcelo Coimbra Ética, Governança e Compliance Marcelo Coimbra Ética Empresarial A ética empresarial é o conjunto de valores que regem uma empresa e formam uma filosofia organizacional. Essa filosofia possui princípios

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

GUIA PRÁTICO: COMO E POR QUE APLICAR ANÁLISE SWOT NO SEU NEGÓCIO

GUIA PRÁTICO: COMO E POR QUE APLICAR ANÁLISE SWOT NO SEU NEGÓCIO GUIA PRÁTICO: COMO E POR QUE APLICAR ANÁLISE SWOT NO SEU NEGÓCIO SUMÁRIO Introdução - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

ENCADEAMENTO PRODUTIVO. Luiz Barretto - Presidente

ENCADEAMENTO PRODUTIVO. Luiz Barretto - Presidente ENCADEAMENTO PRODUTIVO Luiz Barretto - Presidente MISSÃO DO SEBRAE Promover a competividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826 Santa Casa Fundada em 1803 Inaugurada em 1826 PERFIL Organização Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre Instituição de direito privado, filantrópica, de ensino e assistência social, reconhecida

Leia mais

praxis: educação corporativa na prática

praxis: educação corporativa na prática praxis: educação corporativa na prática Praxis é o processo pelo qual uma habilidade é transformada em experiência. No ensino formal, uma lição é absorvida apenas no nível intelectual, por meio de uma

Leia mais

Introdução ao Controle de Estoques

Introdução ao Controle de Estoques Este conteúdo faz parte da série: Estoques Ver 5 posts dessa série Introdução ao Controle de Estoques Independentemente do ramo da empresa, todo empreendedor deve atentar-se a algumas atividades administrativas

Leia mais

Arezzo&Co s Investor Day

Arezzo&Co s Investor Day Arezzo&Co s Investor Day Tecnologia da informação aplicada ao varejo Kurt Richter Diretor de TI 1 Plano estratégico O plano estratégico de TI está bastante alinhado com a visão de longo prazo da Companhia

Leia mais

Deutsche Bank. Protocolo Deutsche Bank com o LEAP Janeiro de 2016

Deutsche Bank. Protocolo Deutsche Bank com o LEAP Janeiro de 2016 Deutsche Bank Protocolo Deutsche Bank com o LEAP Janeiro de 2016 A Empresa e os seus Colaboradores Empresa O Protocolo Deutsche Bank, sem custos e sem obrigações, permite à sua Empresa ser líder na negociação

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são palestras

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2015 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

I Fórum ABRH-Brasil de Sustentabilidade O papel do RH na promoção da cultura da sustentabilidade

I Fórum ABRH-Brasil de Sustentabilidade O papel do RH na promoção da cultura da sustentabilidade I Fórum ABRH-Brasil de Sustentabilidade O papel do RH na promoção da cultura da sustentabilidade Anna Paula Rezende Diretora Executiva de Talentos & Sustentabilidade 17 de Novembro de 2015 Quem somos Uma

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Pesquisa de Satisfação. Uso Estratégico na Entidade

Pesquisa de Satisfação. Uso Estratégico na Entidade Pesquisa de Satisfação Uso Estratégico na Entidade RESPOSTAS São cruciais para o crescimento e sustentabilidade de qualquer negócio. Como saber o que quer e o que pensa o Participante? Como saber se está

Leia mais

Plano de Negócios para Começar Bem

Plano de Negócios para Começar Bem Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação Empresarial Plano de Negócios para Começar Bem Como elaborar seu plano de negócio Manual do Participante Brasília

Leia mais

METODOLOGIA. 250 empresas avaliadas 2 formas de análise: Análise Comparativa de Performance Qualitativa Análise de Processos - quantitativa

METODOLOGIA. 250 empresas avaliadas 2 formas de análise: Análise Comparativa de Performance Qualitativa Análise de Processos - quantitativa METODOLOGIA 250 empresas avaliadas 2 formas de análise: Análise Comparativa de Performance Qualitativa Análise de Processos - quantitativa ANÁLISE COMPARATIVA DE PERFORMANCE - QUALITATIVA Faturamento mensal

Leia mais

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Planejamento Estratégico Idalberto Chiaventao Arão Sapiro Editora Campus Manual do Planejamento

Leia mais

Trabalhista. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados.

Trabalhista. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Trabalhista Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Nossos serviços A prática tem reconhecida atuação no consultivo trabalhista, contencioso judicial e

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido

Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido Liderança direta líder da área onde o programa de voluntariado está inserido 1. Quais as principais causas da falta de apoio ao programa? Quando o gestor diretor é da área responsável pelo programa ele

Leia mais

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA.

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. Somos múltiplos, formados por diferentes núcleos de atuação, unimos pessoas inteligentes com a ambição por realizar projetos memoráveis. A Propale é a soma de suas estratégias,

Leia mais