CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico"

Transcrição

1 Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Toda empresa deve conhecer sua REAL capacidade de produção para que seja eficiente e produtiva, isso em qualquer tipo de segmento. Não conhecer os limites da produção pode gerar três péssimas situações: pedidos atrasados, hora extra para recuperar produção e ociosidade dos operadores. Todas as três são grandes fontes de desperdício que afetam diretamente na saúde da empresa: O LUCRO. Além do aspecto anterior, sabemos que organização e boas condições de trabalho para os operadores são importantes e refletem no resultado da empresa, por isso, estes estudos são primordiais para uma organização competitiva. Definir a quantidade necessária de mão-de-obra; Definir a capacidade produtiva dos setores; Racionalizar os postos de trabalhos; Calcular eficiência individual e setorial; Analisar diferentes métodos e indicar o melhor; Fazer avaliações do ritmo de colaboradores. Diretores, gerentes e líderes de produção; cronometristas e cronoanalistas que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico. 24 horas - Aulas segundas e quartas-feiras das 19:00 às 22:30 - início em 23/02/11 e término em 16/03/11. Prof. Luís Krupp - 35 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduando em Processos Gerenciais - Consultor de empresas e Professor.

2 PCP - Planejamento e Controle da Produção - Nível Básico A arte de planejar é usada a vários anos, porém ainda existem empresas que não sabem usar bem essa ferramenta. Apenas colocar no papel o que precisamos fazer não é o bastante. Precisamos conhecer a lógica de planejamento e seus pilares, assim podemos elaborar um bom plano. Mas só isso não é garantia de resultados positivos, também é preciso acompanhar o andamento, através de controles específicos para cada ponto do processo. Esses controles devem ser implantados com bastante cuidado e atenção, pois excesso de controle é considerado desperdício, ou seja, perda de dinheiro. A estabilidade e o fluxo de uma empresa dependem diretamente de seu planejamento. Conhecer a lógica de planejamento; Trabalhar com as rotinas básicas do PCP; Montar mapas baseados em capacidade; Cálculos básicos de produção; Como cumprir as metas e datas; Como controlar a produção e os pedidos; Diretores, gerentes e líderes de produção; auxiliares e programadores de produção que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. Vontade de atuar na produção e escritório; de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em PCP - Planejamento e Controle da Produção - Nível Básico. 24 horas - Aulas terças e quintas-feiras das 19:00 às 22:30 - início em 01/03/11 e término em 24/03/11. Prof. Luís Carlos Krupp - 13 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduado em Gestão da Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Pós Graduando em Gestão por Processos de Negócios- Consultor de empresas e Professor Universitário.

3 Cálculo e Controle de Consumo de Materiais - Nível Básico Consumo de material é motivo de dor de cabeça em muitas empresas calçadistas e de componentes, por isso, é importante conhecer e aplicar as melhores - e apropriadas - técnicas de cálculo e controle. Todos os setores de produção estão passíveis de DESPERDÍCIO que é o grande vilão das empresas atualmente. Porém, há situações que o desperdício começa lá no escritório, pois se o calculista fizer um cálculo equivocado para mais ou menos, será uma grande fonte de desperdício também. Importante é estar ciente de que não dá para prever com 100% de exatidão quanto material será necessário, mas é possível fazer um cálculo que chegue muito próximo à realidade. Conhecer os tipos de materiais; Conhecer as principais técnicas de cálculo; Usar quebras de maneira correta; Noções básicas de como eliminar desperdícios; Como aplicar os números na produção; Aprender noções básicas de controle. Diretores, gerentes e líderes de produção; calculistas de consumo que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cálculo e Controle de Consumo de Materiais - Nível Básico. 16 horas - Aulas aos sábados 08:00 às 11:30 e 13:00 às 16:30 - início em 12/03/11 e término em 26/03/11. Investimento R$ 250,00 (consulte a tabela de desconto para empresas clientes e alunos já cadastrados). Prof. Luís Krupp - 35 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduando em Processos Gerenciais - Consultor de empresas e Professor.

4 Criação e Implementação de Ficha Técnica do Produto Conhecer o produto é fundamental para que a produção dos pedidos de clientes seja feita corretamente. Para isso, não podemos usar apenas fotos coloridas e protótipos para orientação dos colaboradores. É necessário o uso de uma ferramenta simples e eficiente: Ficha Técnica de Produto. Essa ferramenta pode evitar os erros mais comuns: troca de materiais e cores, silk com nome diferente, cor e espessura de linha trocados, fôrma diferente, etc. Estes erros não são cometidos por má vontade dos colaboradores, mas sim, por desconhecimento das características do produto, logo a Ficha Técnica serve como um manual de instruções para aqueles que vão trabalhar com determinado produto. Conhecer as características dos produtos; Selecionar o que é e não é importante detalhar; Buscar as informações corretas Como organizar informações em uma folha A4; Como criar famílias de produtos; Como implantar a Ficha Técnica na prática. Diretores, gerentes e líderes de produção; auxiliar de modelagem e programação que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. Vontade de atuar na produção e escritório; de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Criação e Implementação de Ficha Técnica do Produto. 16 horas - Aulas aos sábados 08:00 às 11:30 e 13:00 às 16:30 - início em 19/03/11 e término em 02/04/11. Investimento R$ 250,00 (consulte a tabela de desconto para empresas clientes e alunos já cadastrados). Prof. Luís Carlos Krupp - 13 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduado em Gestão da Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Pós Graduando em Gestão por Processos de Negócios- Consultor de empresas e Professor Universitário.

5 Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Toda empresa deve conhecer sua REAL capacidade de produção para que seja eficiente e produtiva, isso em qualquer tipo de segmento. Não conhecer os limites da produção pode gerar três péssimas situações: pedidos atrasados, hora extra para recuperar produção e ociosidade dos operadores. Todas as três são grandes fontes de desperdício que afetam diretamente na saúde da empresa: O LUCRO. Além do aspecto anterior, sabemos que organização e boas condições de trabalho para os operadores são importantes e refletem no resultado da empresa, por isso, estes estudos são primordiais para uma organização competitiva. Definir a quantidade necessária de mão-de-obra; Definir a capacidade produtiva dos setores; Racionalizar os postos de trabalhos; Calcular eficiência individual e setorial; Analisar diferentes métodos e indicar o melhor; Fazer avaliações do ritmo de colaboradores. Diretores, gerentes e líderes de produção; cronometristas e cronoanalistas que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico. 24 horas - Aulas segundas e quartas-feiras das 19:00 às 22:30 - início em 28/03/11 e término em 13/04/11. Prof. Luís Krupp - 35 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduando em Processos Gerenciais - Consultor de empresas e Professor.

6 Ferramentas da Qualidade A qualidade não pode ser considerada apenas um visual bonito, pois além disso, existem vários outros aspectos igualmente importantes, por exemplo: Há clientes que procuram visual, outros procuram preço, outros durabilidade, outros exclusividade, etc. Ou seja, a qualidade deve ser tratada com o foco em fazer o que o CLIENTE espera e o que é saudável para a empresa. Para isso, devemos conhecer as ferramentas da qualidade que podem contribuir para o atendimento das metas desejadas. Essas ferramentas devem ser aplicadas de maneira lógica, pois nem todos os pontos do processo podem usar a mesma ferramenta, assim como a utilização errada pode trazer problemas ou invés de evitar-los. Definir o padrão de qualidade do seu produto; Mapear todo o processo de produção; Estabelecer controles; Como solucionar problemas; Como reduzir e eliminar desperdícios; Noções para criar um programa da qualidade. Diretores, gerentes e líderes de produção; inspetores e supervisores da qualidade que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Ferramentas da Qualidade. 24 horas - Aulas terças e quintas-feiras das 19:00 às 22:30 - início em 29/03/11 e término em 14/04/11. Prof. Luís Carlos Krupp - 13 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduado em Gestão da Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Pós Graduando em Gestão por Processos de Negócios- Consultor de empresas e Professor Universitário.

PROGRAMA DE APLICAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO CONSULTING PLANT DESIGN TECHNOLOGY KNOWLEDGE

PROGRAMA DE APLICAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO CONSULTING PLANT DESIGN TECHNOLOGY KNOWLEDGE Lean Enterprise PROGRAMA DE APLICAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO CONSULTING PLANT DESIGN TECHNOLOGY KNOWLEDGE O objetivo do Programa Sabe aquele projeto que você gostaria de realizar, mas que nunca

Leia mais

Planejamento de carreira do Arquiteto

Planejamento de carreira do Arquiteto Planejamento de carreira do Arquiteto Sonho Diz o que você quer Meta Diz onde você quer chegar Você inicia um planejamento Quando você traça metas pergunte-se: 1. Onde eu quero chegar? 2. Quais os processos

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA Marcos Rodrigues Natassia B. Pereira Planejamento da São Luís 2016 PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO Conceitos de planejamento

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Introdução ao PCP O Papel Estratégico do PPCP para a Competitividade das Empresas Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 1 Introdução Planejar é projetar o futuro diferentemente

Leia mais

Erros comuns cometidos nos eventos kaizen 37 Indicadores 40

Erros comuns cometidos nos eventos kaizen 37 Indicadores 40 Sumário Introdução 21 PARTE I Noções Básicas de Kaizen 29 1 Kaizen e Eventos Kaizen 31 Kaizen 31 A equipe do kaizen 32 Líderes de kaizen 33 Benefícios do kaizen 35 Eventos kaizen 36 Erros comuns cometidos

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Planejamento Agregado: Maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos de tomadas

Leia mais

Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados

Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados Data: 14 e 15 de Maio Localização: À Definir Carga horária: 16 Horas Sobre o Curso: Presencial Emissão Certificado Material de Apoio O Google hoje é um repositório

Leia mais

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA)

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4021 19/12/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 469 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de

Leia mais

Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos.

Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos. NOSSO OBJETIVO Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos. CONSULTORIA EMPRESARIAL Assessoria Quando

Leia mais

Atendente - Chapecó/SC Tipo de contrato: Remuneração: Benefícios: Descrição: Turno: Requisitos:

Atendente - Chapecó/SC Tipo de contrato: Remuneração: Benefícios: Descrição: Turno: Requisitos: Atendente - Chapecó/SC Descrição: Atendimento a clientes via call center; Anotar e digitalizar pedidos de clientes; Encaminhar pedidos de clientes para estoque e monitorar quando necessário Fazer o processo

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 23º Encontro - 14/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CÁLCULOS DE CAPACIDADE PRODUTIVA - ETAPAS

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação

SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação SSC0120- Sistemas de Informação Gerenciamento de Processos de Negócio e Sistemas de Informação Simone Senger Souza ICMC/2017 Desafios da Empresa: Como adequar a empresa para tirar vantagem competitiva

Leia mais

PPODE - ESTRATÉGICO. Slide 1 BALANCED SCORECARD CRESCIMENTO PRODUTIVIDADE MAIS RESULTADOS. Ms. RICARDO RESENDE DIAS

PPODE - ESTRATÉGICO. Slide 1 BALANCED SCORECARD CRESCIMENTO PRODUTIVIDADE MAIS RESULTADOS. Ms. RICARDO RESENDE DIAS Slide 1 BALANCED SCORECARD PRODUTIVIDADE CRESCIMENTO MAIS RESULTADOS Ms. RICARDO RESENDE DIAS BALANCED SCORECARD Slide 2 BSC CONCEITO FINALIDADE APLICAÇÃO PRÁTICA ESTRATÉGIA - BSC Slide 3 Ativos Tangíveis

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

PALESTRA: OFICINA: CURSO:

PALESTRA: OFICINA: CURSO: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini Fundamentos da Administração Prof. Felipe Borini Prof. Felipe Borini Professor de ADM Geral da FEA/USP Professor do mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP e da graduação em ADM da ESPM Editor Chefe

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ

OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ Local CHAPECÓ SC Data 17/08/2017 CONSULTOR (a) COMERCIAL / SEGUROS (Código 4635) Local de atuação: Chapecó SC Principais atividades a desenvolver: Entender as necessidades

Leia mais

Miraklon. Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes

Miraklon. Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes Miraklon Você conhece os CUSTOS INVISÍVEIS das atividades do seu NEGÓCIO? E seus CLIENTES? Imagine-se, agora, como um de seus clientes Quais são e onde estão, a cada instante, os custos invisíveis ou ocultos

Leia mais

11 - Controle de produção

11 - Controle de produção 11 - Controle de produção Atingir a excelência na gestão corporativa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio de panificação e confeitaria na atualidade. As empresas que possuem mecanismos de controle

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO 16 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS. Prof. Fernando Leonel

Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS. Prof. Fernando Leonel Unidade IV GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS Prof. Fernando Leonel Conteúdo da aula de hoje 1. Processo de inventário físico 2. Gestão de compras / contratos de fornecimento 3. Comprar ou fabricar?

Leia mais

AULA 6 Marketing de Serviços

AULA 6 Marketing de Serviços AULA 6 Marketing de Serviços Por que a estratégia de determinação de preços de serviços é diferente (e difícil)? Não existe propriedade de serviços: é difícil para as empresas calcular os custos financeiros

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU.

CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU. CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU. Paulo Sérgio da Silva Barboza 1, Richard Alves Portela 2 1 Estudante na Fatec Jaú, email: paulinho_barboza@live.com

Leia mais

OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ

OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ Espaço destinado a divulgação de oportunidades de estágio e trabalho a estudantes e diplomados. OBS. As ofertas ficarão publicadas pelo período de 1 (um) mês, após este período

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 WORKSHOPS CH DATA HORÁRIO INVESTIMENTO CONTEÚDO 1. Mudança nas relações com clientes em vendas. 2. Vendedor consultor: Gestor de negócio. 3. Planejamento em vendas.

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

III Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB ANAIS AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO

III Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB ANAIS AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO Flávio Pires Docente do Curso de Engenharia do UGB/FERP Luis Claudio Marcelo Cosme DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Essa aula prática foi desenvolvida na disciplina Tópicos

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes

Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. GESTÃO ESTRATÉGICA POR COMPETÊNCIA

Leia mais

GV em Novos olhares por Prof. Adm. Luciano Nicoletti Jr admfreework

GV em Novos olhares por Prof. Adm. Luciano Nicoletti Jr admfreework GV em Novos olhares por Prof. Adm. Luciano Nicoletti Jr admfreework 2 Luciano Nicoletti Jr Administrador de Empresas CRA SP 123340 MBA Gestão Administrativa e Marketing Pós Graduado em Logística Empresarial

Leia mais

Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino

Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino Engenharias Metodologia Científica 1º semestre Iolanda Cláudia Sanches Catarino TELE AULA 1 Cientificidade do conhecimento Resumo Unidade de Ensino: 1 Competência da Unidade de Ensino: Resumo: Palavras-chave:

Leia mais

PALAVRA DO PRESIDENTE

PALAVRA DO PRESIDENTE PALAVRA DO PRESIDENTE 2 3 4 MENOS DESPESAS, MAIS PRODUTIVIDADE MEDIR PARA MELHORAR Ao implantar um sistema de gestão na empresa, é possível montar uma estrutura de segmentação de custos. Isso permite avaliar

Leia mais

Apostila do curso de. O Processo. Decisório. organizacional

Apostila do curso de. O Processo. Decisório. organizacional O Processo Apostila do curso de Decisório organizacional 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões

Leia mais

QUER. melhorar. seus resultados. no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados.

QUER. melhorar. seus resultados. no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados. QUER melhorar seus resultados no Agronegócio? Confira 5 passos de como empresas lideres conseguem os melhores resultados. Introdução: A última década permitiu constatar ao país e ao mundo o enorme potencial

Leia mais

Autoconhecimento e Aprimoramento

Autoconhecimento e Aprimoramento PROGRAMA: Autoconhecimento e Aprimoramento AULA 3 JARDIM DO SUCESSO MARY KAY JULHO 2016 Como o Coaching pode contribuir CENÁRIO ATUAL CENÁRIO DESEJADO O CAMINHO Modelo Skilled-Helper G. Egan ESTRUTURA

Leia mais

O PROCESSO DECISÓRIO NAS EMPRESAS

O PROCESSO DECISÓRIO NAS EMPRESAS 1 O PROCESSO DECISÓRIO NAS EMPRESAS 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 Bem Vindo ao Curso! 1- _Tomada de Decisão _Decisão Organizacional _A Importância

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017

Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017 Princípios de Finanças MBA Estácio 13/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA Princípios de Finanças Aula 1 Boas vindas e Introdução Aula 5 Contabilidade Gerencial Aula 2 Conceitos de Contabilidade

Leia mais

LIZANE SOARES FERREIRA. MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

LIZANE SOARES FERREIRA. MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasileira, solteira, 39 anos E-mail: lizaneferreira@hotmail.com LIZANE SOARES FERREIRA Formação: MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV) Especialista em Comércio Exterior com Ênfase

Leia mais

O PROCESSO DECISÓRIO. Curso Online NAS EMPRESAS

O PROCESSO DECISÓRIO. Curso Online NAS EMPRESAS 1 O PROCESSO DECISÓRIO Curso Online NAS EMPRESAS 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 _Tomada de Decisão _Decisão Organizacional _A Importância Da Informação

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos. (ALBERT EINSTEIN)

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos. (ALBERT EINSTEIN) Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos. (ALBERT EINSTEIN) Por que muitas desistem? Por que muitas não ganham $$? Por que muitas não conseguem? Você está dedicando o tempo

Leia mais

CADASTRE SEU CURRICULO GRATUITAMENTE EM NOSSO SITE OU ENVIE PARA E PARTICIPE DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO!!

CADASTRE SEU CURRICULO GRATUITAMENTE EM NOSSO SITE  OU ENVIE PARA E PARTICIPE DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO!! Assistente Administrativo - Chapecó/SC Remuneração: R$ 1100.00 Benefícios: VALE ALIMENTAÇAO R$220,00; SEGURO DE VIDA; ADICIONAL NOTURNO; Descrição: ATIVIDADES PRINCIPAIS: FATURAMENTO, LIBERAÇÃO FISCAL

Leia mais

E se sua Operação... que usam as áreas que foram limpas? Treinasse melhor sua equipe? Diminuísse o tempo em refazer as tarefas?

E se sua Operação... que usam as áreas que foram limpas? Treinasse melhor sua equipe? Diminuísse o tempo em refazer as tarefas? E se sua Operação... Diminuísse o tempo em refazer as tarefas? Aumentasse a satisfação dos clientes e das pessoas que usam as áreas que foram limpas? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle

Leia mais

Escopo da Intercontinental. Campo de atuação Engenharia de processos

Escopo da Intercontinental. Campo de atuação Engenharia de processos Escopo da Intercontinental É analisar o método aplicado no cenário operacional do cliente e realizar a padronização, desenvolvendo melhorias diante da aplicação da metodologia do micromovimento para determinação

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Qual a equipe ideal para minha escola? Uma boa estrutura é fator determinante para o sucesso do seu negócio

Qual a equipe ideal para minha escola? Uma boa estrutura é fator determinante para o sucesso do seu negócio Qual a equipe ideal para minha escola? Uma boa estrutura é fator determinante para o sucesso do seu negócio Uma boa estrutura é fator determinante para o sucesso do seu negócio Montar uma escola profissionalizante

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

Inteligência competitiva

Inteligência competitiva Inteligência competitiva 6 chaves da estratégia de sucesso Conteúdo Captar e organizar informações de mercado pode ser uma vantagem competitiva para empresas, abrindo novas oportunidades de negócios e

Leia mais

QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES

QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES ESTAGIÁRIO - ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa. Participar do levantamento e análise de necessidade, executar

Leia mais

Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto

Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto ÂNCORAS DE CARREIRA Perfil de Competência Profissional Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto Avaliado: Milton Barreto Introdução Âncoras de Carreira é um Mapeamento dos Principais fatores de motivação

Leia mais

profissões tendências em 2017

profissões tendências em 2017 17 profissões tendências em 2017 Analista de compras.1 Especializado em negociações com fornecedores, prospecção de novos profissionais e gestão de insumos diretos ou indiretos. Perfil com forte organização,

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Aula Revisão 06/09 Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Questões 1 Como pode ser definida a 1ª fase da qualidade?

Leia mais

Estrategias para Busca de Emprego

Estrategias para Busca de Emprego Estrategias para Busca de Emprego Apresentação Atualmente o problema de desemprego atinge a todos. Não importa se é homem, mulher, jovem, adulto, se tem ou não experiência nem o seu nível de qualificação,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Design de Moda - Bacharelado Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura de moda, aptos

Leia mais

COACHING E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS. Ingresso julho Informações: (51)

COACHING E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS. Ingresso julho Informações: (51) COACHING E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias COACHING E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS Desenvolver as competências do novo

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE Unidade Dias

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de de TI Experiência da COPEL SIMPROS 2001 Paulo Henrique Rathunde phr@copel.com Agenda Introdução Gerência de Definição dos Processos Implantação Reflexões 2/33 São Paulo, Brasil 17-20/09/2001

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Ingresso julho Informações: (51)

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Ingresso julho Informações: (51) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Apresentar

Leia mais

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso julho Informações: (51)

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso julho Informações: (51) GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão da Equipe de Vendas: como aumentar sua performance O Desempenho

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES (ASPECTO AMBIENTAL)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES (ASPECTO AMBIENTAL) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES (ASPECTO AMBIENTAL) EVOLUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ONTEM (MERCADO FECHADO E PROTEGIDO): CUSTOS + LUCRO = PREÇO DE VENDA A PROTEÇÃO AMBIENTAL é vista como um fator de

Leia mais

Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos

Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos Reduções de Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos Ricardo Amadeu Da Silva Coordenador Comitê de Logística CEISE Br Diretor Presidente - TransEspecialista 1 Gestão de Suprimentos A gestão da cadeia

Leia mais

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5 RESULTADO ESPERADO QUANTIDADE O QUE SE QUER ALCANÇAR PRAZO AÇÃO O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. 5 5 grandes querer fazer e

Leia mais

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma APOSTILA Comitê 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais locais pertinentes

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Sales Filho GERÊNCIA DE PROJETOS AULA 04 1 Objetivos Apresentar a gerência de projetos de software e descrever as suas características particulares; Discutir o planejamento

Leia mais

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de Sumário Prefácio à 2ª edição...11 Prefácio...13 1 Visão geral da manutenção de equipamentos...17 1.1 Introdução...19 1.2 Conceito de manutenção...19 1.3 Abrangência das atividades de manutenção...21 1.4

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro A maioria das pessoas que começa um negócio, não se preocupa muito em fazer um planejamento financeiro. Não dão tanta importância para o navegador da empresa. É o planejamento financeiro

Leia mais

E-book: 5 Dicas. para ser um bom vendedor no Agronegócio. com Marco Antonio Leite Lopes CURSOS ONLINE AGRIPOINT. agripoint.com.

E-book: 5 Dicas. para ser um bom vendedor no Agronegócio. com Marco Antonio Leite Lopes CURSOS ONLINE AGRIPOINT. agripoint.com. E-book: 5 Dicas para ser um bom vendedor no Agronegócio com Marco Antonio Leite Lopes agripoint.com.br/cursos Para auxiliar aqueles que atuam ou desejam atuar no setor de vendas de empresas relacionadas

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

Human Opus ng eti mark

Human Opus ng eti mark Assessment Assessment Ferramenta Conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, avaliar competências, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento. As melhores ferramentas de análise de perfil comportamental

Leia mais

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a 16 1 Introdução Este trabalho visa apresentar o serviço oferecido pelas administradoras de cartões de crédito relacionado ao produto; propor um produto cartão de crédito calcado na definição, classificação

Leia mais

O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas

O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas Autora: Begail da Silva Casagrande (UNIC) * Co-autor: Juliano Ciebre dos Santos (FSA) * Resumo: Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil.

Leia mais

Otimize seu tempo e acelere os resultados. Organizando o seu negócio

Otimize seu tempo e acelere os resultados. Organizando o seu negócio Otimize seu tempo e acelere os resultados Organizando o seu negócio http://www.youtube.com/watch?v=pmoinjige3o Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos. (ALBERT EINSTEIN)

Leia mais

Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018

Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018 Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018 Descrição Cursos de Excel Em parceria com a ITEN, empresa especializada em consultoria e formação, a Associação de Estudantes oferece aos alunos do ISEG a possibilidade

Leia mais

Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018

Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018 Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018 Descrição Cursos de Excel Em parceria com a ITEN, empresa especializada em consultoria e formação, a Associação de Estudantes oferece aos alunos do ISEG a possibilidade

Leia mais

Pronta Entrega. Solução ou Problema?

Pronta Entrega. Solução ou Problema? Pronta Entrega Solução ou Problema? Conceito da Marca Desde 1963 o sucesso da marca Mary Kay é baseado em 3 princípios: 1) Consultoria de pele e maquiagem, indicando o produto adequado à necessidade INDIVIDUAL

Leia mais

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

FASHION BUYER PLANEJAMENTO E GESTÃO DE COMPRAS. Ingresso: janeiro Informações: (51)

FASHION BUYER PLANEJAMENTO E GESTÃO DE COMPRAS. Ingresso: janeiro Informações: (51) FASHION BUYER PLANEJAMENTO E GESTÃO DE COMPRAS Ingresso: janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Fashion Buyer: Planejamento e Gestão de Compras Neste Curso temos o objetivo

Leia mais

SELECIONA Assistente RH - Chapecó/SC Tipo de contrato: Remuneração: Benefícios: Descrição: Turno: Requisitos:

SELECIONA Assistente RH - Chapecó/SC Tipo de contrato: Remuneração: Benefícios: Descrição: Turno: Requisitos: SELECIONA Assistente RH - Chapecó/SC Remuneração: R$ 1000,00 até 1500,00 Plano de Saúde Restaurante Próprio Seguro de vida em grupo Vale transporte: somente para o trabalho Descrição: Responsável por programas

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio : Técnico em Panificação Descrição do Perfil Profissional: O profissional será capaz de planejar, coordenar, orientar e controlar ações próprias do setor de fabricação, relacionadas aos processos financeiro-administrativos

Leia mais

Marcelo Ferreira. Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica

Marcelo Ferreira. Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica Especialista do Segmento Gráfico Marcelo Ferreira Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica Conhecimentos práticos e teóricos de toda a cadeia produtiva, administrativa e de custeio

Leia mais