CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico"

Transcrição

1 Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Toda empresa deve conhecer sua REAL capacidade de produção para que seja eficiente e produtiva, isso em qualquer tipo de segmento. Não conhecer os limites da produção pode gerar três péssimas situações: pedidos atrasados, hora extra para recuperar produção e ociosidade dos operadores. Todas as três são grandes fontes de desperdício que afetam diretamente na saúde da empresa: O LUCRO. Além do aspecto anterior, sabemos que organização e boas condições de trabalho para os operadores são importantes e refletem no resultado da empresa, por isso, estes estudos são primordiais para uma organização competitiva. Definir a quantidade necessária de mão-de-obra; Definir a capacidade produtiva dos setores; Racionalizar os postos de trabalhos; Calcular eficiência individual e setorial; Analisar diferentes métodos e indicar o melhor; Fazer avaliações do ritmo de colaboradores. Diretores, gerentes e líderes de produção; cronometristas e cronoanalistas que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico. 24 horas - Aulas segundas e quartas-feiras das 19:00 às 22:30 - início em 23/02/11 e término em 16/03/11. Prof. Luís Krupp - 35 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduando em Processos Gerenciais - Consultor de empresas e Professor.

2 PCP - Planejamento e Controle da Produção - Nível Básico A arte de planejar é usada a vários anos, porém ainda existem empresas que não sabem usar bem essa ferramenta. Apenas colocar no papel o que precisamos fazer não é o bastante. Precisamos conhecer a lógica de planejamento e seus pilares, assim podemos elaborar um bom plano. Mas só isso não é garantia de resultados positivos, também é preciso acompanhar o andamento, através de controles específicos para cada ponto do processo. Esses controles devem ser implantados com bastante cuidado e atenção, pois excesso de controle é considerado desperdício, ou seja, perda de dinheiro. A estabilidade e o fluxo de uma empresa dependem diretamente de seu planejamento. Conhecer a lógica de planejamento; Trabalhar com as rotinas básicas do PCP; Montar mapas baseados em capacidade; Cálculos básicos de produção; Como cumprir as metas e datas; Como controlar a produção e os pedidos; Diretores, gerentes e líderes de produção; auxiliares e programadores de produção que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. Vontade de atuar na produção e escritório; de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em PCP - Planejamento e Controle da Produção - Nível Básico. 24 horas - Aulas terças e quintas-feiras das 19:00 às 22:30 - início em 01/03/11 e término em 24/03/11. Prof. Luís Carlos Krupp - 13 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduado em Gestão da Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Pós Graduando em Gestão por Processos de Negócios- Consultor de empresas e Professor Universitário.

3 Cálculo e Controle de Consumo de Materiais - Nível Básico Consumo de material é motivo de dor de cabeça em muitas empresas calçadistas e de componentes, por isso, é importante conhecer e aplicar as melhores - e apropriadas - técnicas de cálculo e controle. Todos os setores de produção estão passíveis de DESPERDÍCIO que é o grande vilão das empresas atualmente. Porém, há situações que o desperdício começa lá no escritório, pois se o calculista fizer um cálculo equivocado para mais ou menos, será uma grande fonte de desperdício também. Importante é estar ciente de que não dá para prever com 100% de exatidão quanto material será necessário, mas é possível fazer um cálculo que chegue muito próximo à realidade. Conhecer os tipos de materiais; Conhecer as principais técnicas de cálculo; Usar quebras de maneira correta; Noções básicas de como eliminar desperdícios; Como aplicar os números na produção; Aprender noções básicas de controle. Diretores, gerentes e líderes de produção; calculistas de consumo que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cálculo e Controle de Consumo de Materiais - Nível Básico. 16 horas - Aulas aos sábados 08:00 às 11:30 e 13:00 às 16:30 - início em 12/03/11 e término em 26/03/11. Investimento R$ 250,00 (consulte a tabela de desconto para empresas clientes e alunos já cadastrados). Prof. Luís Krupp - 35 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduando em Processos Gerenciais - Consultor de empresas e Professor.

4 Criação e Implementação de Ficha Técnica do Produto Conhecer o produto é fundamental para que a produção dos pedidos de clientes seja feita corretamente. Para isso, não podemos usar apenas fotos coloridas e protótipos para orientação dos colaboradores. É necessário o uso de uma ferramenta simples e eficiente: Ficha Técnica de Produto. Essa ferramenta pode evitar os erros mais comuns: troca de materiais e cores, silk com nome diferente, cor e espessura de linha trocados, fôrma diferente, etc. Estes erros não são cometidos por má vontade dos colaboradores, mas sim, por desconhecimento das características do produto, logo a Ficha Técnica serve como um manual de instruções para aqueles que vão trabalhar com determinado produto. Conhecer as características dos produtos; Selecionar o que é e não é importante detalhar; Buscar as informações corretas Como organizar informações em uma folha A4; Como criar famílias de produtos; Como implantar a Ficha Técnica na prática. Diretores, gerentes e líderes de produção; auxiliar de modelagem e programação que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. Vontade de atuar na produção e escritório; de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Criação e Implementação de Ficha Técnica do Produto. 16 horas - Aulas aos sábados 08:00 às 11:30 e 13:00 às 16:30 - início em 19/03/11 e término em 02/04/11. Investimento R$ 250,00 (consulte a tabela de desconto para empresas clientes e alunos já cadastrados). Prof. Luís Carlos Krupp - 13 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduado em Gestão da Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Pós Graduando em Gestão por Processos de Negócios- Consultor de empresas e Professor Universitário.

5 Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Toda empresa deve conhecer sua REAL capacidade de produção para que seja eficiente e produtiva, isso em qualquer tipo de segmento. Não conhecer os limites da produção pode gerar três péssimas situações: pedidos atrasados, hora extra para recuperar produção e ociosidade dos operadores. Todas as três são grandes fontes de desperdício que afetam diretamente na saúde da empresa: O LUCRO. Além do aspecto anterior, sabemos que organização e boas condições de trabalho para os operadores são importantes e refletem no resultado da empresa, por isso, estes estudos são primordiais para uma organização competitiva. Definir a quantidade necessária de mão-de-obra; Definir a capacidade produtiva dos setores; Racionalizar os postos de trabalhos; Calcular eficiência individual e setorial; Analisar diferentes métodos e indicar o melhor; Fazer avaliações do ritmo de colaboradores. Diretores, gerentes e líderes de produção; cronometristas e cronoanalistas que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico. 24 horas - Aulas segundas e quartas-feiras das 19:00 às 22:30 - início em 28/03/11 e término em 13/04/11. Prof. Luís Krupp - 35 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduando em Processos Gerenciais - Consultor de empresas e Professor.

6 Ferramentas da Qualidade A qualidade não pode ser considerada apenas um visual bonito, pois além disso, existem vários outros aspectos igualmente importantes, por exemplo: Há clientes que procuram visual, outros procuram preço, outros durabilidade, outros exclusividade, etc. Ou seja, a qualidade deve ser tratada com o foco em fazer o que o CLIENTE espera e o que é saudável para a empresa. Para isso, devemos conhecer as ferramentas da qualidade que podem contribuir para o atendimento das metas desejadas. Essas ferramentas devem ser aplicadas de maneira lógica, pois nem todos os pontos do processo podem usar a mesma ferramenta, assim como a utilização errada pode trazer problemas ou invés de evitar-los. Definir o padrão de qualidade do seu produto; Mapear todo o processo de produção; Estabelecer controles; Como solucionar problemas; Como reduzir e eliminar desperdícios; Noções para criar um programa da qualidade. Diretores, gerentes e líderes de produção; inspetores e supervisores da qualidade que queiram renovar seus conceitos; colaboradores que desejam construir uma carreira; pessoas que desejam conhecer a área calçadista e de componentes. de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Ferramentas da Qualidade. 24 horas - Aulas terças e quintas-feiras das 19:00 às 22:30 - início em 29/03/11 e término em 14/04/11. Prof. Luís Carlos Krupp - 13 anos de experiência na indústria calçadista e afins - Técnico em Calçados, Graduado em Gestão da Produção Industrial, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Pós Graduando em Gestão por Processos de Negócios- Consultor de empresas e Professor Universitário.

PROGRAMA DE APLICAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO CONSULTING PLANT DESIGN TECHNOLOGY KNOWLEDGE

PROGRAMA DE APLICAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO CONSULTING PLANT DESIGN TECHNOLOGY KNOWLEDGE Lean Enterprise PROGRAMA DE APLICAÇÃO PRÁTICA NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO CONSULTING PLANT DESIGN TECHNOLOGY KNOWLEDGE O objetivo do Programa Sabe aquele projeto que você gostaria de realizar, mas que nunca

Leia mais

Planejamento de carreira do Arquiteto

Planejamento de carreira do Arquiteto Planejamento de carreira do Arquiteto Sonho Diz o que você quer Meta Diz onde você quer chegar Você inicia um planejamento Quando você traça metas pergunte-se: 1. Onde eu quero chegar? 2. Quais os processos

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 23º Encontro - 14/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CÁLCULOS DE CAPACIDADE PRODUTIVA - ETAPAS

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR CLAYTON DE ALMEIDA SOUZA Pós Graduado em Desenvolvimento de Sistemas WEB (em andamento) Bacharel em

Leia mais

Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos.

Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos. NOSSO OBJETIVO Auxiliar empresários dos mais variados segmentos a encontrar soluções para gerir seus negócios nas áreas administrativa, financeira e de custos. CONSULTORIA EMPRESARIAL Assessoria Quando

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA Marcos Rodrigues Natassia B. Pereira Planejamento da São Luís 2016 PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO Conceitos de planejamento

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Desconto de 10% para pagamento à vista

Desconto de 10% para pagamento à vista PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Planejamento Agregado: Maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos de tomadas

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões 5- Metodologia da Decisão

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Introdução ao PCP O Papel Estratégico do PPCP para a Competitividade das Empresas Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 1 Introdução Planejar é projetar o futuro diferentemente

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini Fundamentos da Administração Prof. Felipe Borini Prof. Felipe Borini Professor de ADM Geral da FEA/USP Professor do mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP e da graduação em ADM da ESPM Editor Chefe

Leia mais

III Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB ANAIS AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO

III Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes do UGB ANAIS AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO AULA PRÁTICA PARA DEFINIÇÃO DO TEMPO PADRÃO Flávio Pires Docente do Curso de Engenharia do UGB/FERP Luis Claudio Marcelo Cosme DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Essa aula prática foi desenvolvida na disciplina Tópicos

Leia mais

Programa Fortalecer Unidade!

Programa Fortalecer Unidade! Programa Fortalecer Unidade! Passo 1: CRIE O SEU: Passo 2: Visitas Individuais Passo 3: Plano de Carreira Passo 4: Lista de Desejos Ações de MAIO: Ação de Ativação Paradas! (P1,P2,P3) Custos da Ação: Despesas

Leia mais

MBA Executivo em Gestão Empresarial

MBA Executivo em Gestão Empresarial MBA Executivo em Gestão Empresarial Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA Executivo em Gestão Empresarial Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

Código Cargo. Comprador. Horário. Comercial (Segunda a sexta-feira) Salário 1.500,00. Cidade. Chapecó - SC. Principais Atividades

Código Cargo. Comprador. Horário. Comercial (Segunda a sexta-feira) Salário 1.500,00. Cidade. Chapecó - SC. Principais Atividades Olá, segue lista de oportunidades referente à última semana. Mediante interesse, gentileza encaminhar um currículo atualizado via e-mail para: contato@ocupacionalempregos.com.br. Maiores informações: (49)

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

Erros comuns cometidos nos eventos kaizen 37 Indicadores 40

Erros comuns cometidos nos eventos kaizen 37 Indicadores 40 Sumário Introdução 21 PARTE I Noções Básicas de Kaizen 29 1 Kaizen e Eventos Kaizen 31 Kaizen 31 A equipe do kaizen 32 Líderes de kaizen 33 Benefícios do kaizen 35 Eventos kaizen 36 Erros comuns cometidos

Leia mais

CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU.

CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU. CRONOANÁLISE COM FOCO EM MELHOR APROVEITAMENTO DA MÃO DE OBRA NO PÓLO CALÇADISTA DE JÁU. Paulo Sérgio da Silva Barboza 1, Richard Alves Portela 2 1 Estudante na Fatec Jaú, email: paulinho_barboza@live.com

Leia mais

Atendente - Chapecó/SC Tipo de contrato: Remuneração: Benefícios: Descrição: Turno: Requisitos:

Atendente - Chapecó/SC Tipo de contrato: Remuneração: Benefícios: Descrição: Turno: Requisitos: Atendente - Chapecó/SC Descrição: Atendimento a clientes via call center; Anotar e digitalizar pedidos de clientes; Encaminhar pedidos de clientes para estoque e monitorar quando necessário Fazer o processo

Leia mais

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso: janeiro Informações: (51)

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso: janeiro Informações: (51) GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance Ingresso: janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão da Equipe de Vendas: como aumentar sua performance O Desempenho

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ

OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ Local CHAPECÓ SC Data 17/08/2017 CONSULTOR (a) COMERCIAL / SEGUROS (Código 4635) Local de atuação: Chapecó SC Principais atividades a desenvolver: Entender as necessidades

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Descrição: - Conhecimento de Rotinas Administrativas; - Conhecimento Fiscal e Tributário (faturamento); - Conhecimento Básico em Informática;

Descrição: - Conhecimento de Rotinas Administrativas; - Conhecimento Fiscal e Tributário (faturamento); - Conhecimento Básico em Informática; Analista de Suporte - Chapecó/SC Descrição: - Conhecimento de Rotinas Administrativas; - Conhecimento Fiscal e Tributário (faturamento); - Conhecimento Básico em Informática; Segunda a Sábado - Horário

Leia mais

CADASTRE SEU CURRICULO GRATUITAMENTE EM NOSSO SITE OU ENVIE PARA E PARTICIPE DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO!!

CADASTRE SEU CURRICULO GRATUITAMENTE EM NOSSO SITE  OU ENVIE PARA E PARTICIPE DOS PROCESSOS DE SELEÇÃO!! Assistente Administrativo - Chapecó/SC Remuneração: R$ 1100.00 Benefícios: VALE ALIMENTAÇAO R$220,00; SEGURO DE VIDA; ADICIONAL NOTURNO; Descrição: ATIVIDADES PRINCIPAIS: FATURAMENTO, LIBERAÇÃO FISCAL

Leia mais

E-book gratuito O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe

E-book gratuito O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe por Ednéia Renó Olá, obrigada por dedicar o seu tempo com um tema tão relevante, a importância do Líder apoiar a gestão da carreira da sua equipe. Um bom Líder

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA)

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4021 19/12/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 469 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de

Leia mais

Gear Live. Tecnologia Em Sistemas

Gear Live. Tecnologia Em Sistemas A empresa atua no mercado desde 2007, com o sistema Gerenciador de Auto Peças ( GAP), plenamente capaz de realizar toda a logís ca de sua empresa, setores administra vos e comerciais. Ao u lizar nosso

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências 1 2 FUTUROS Capacitar Acompanhar Avaliar Investir Valorizar Reter ÁREA CRÍTICA Remanejar Traçar metas Disponibilizar MANTENEDORES Desenvolver Manter 3 4 Quem são os talentos de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma APOSTILA Comitê 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais locais pertinentes

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO 16 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

Escopo da Intercontinental. Campo de atuação Engenharia de processos

Escopo da Intercontinental. Campo de atuação Engenharia de processos Escopo da Intercontinental É analisar o método aplicado no cenário operacional do cliente e realizar a padronização, desenvolvendo melhorias diante da aplicação da metodologia do micromovimento para determinação

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 02h/aula 24h 02h/aula 02h/aula 14/03 a 29/04/16 14/03 a

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE CURSOS 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO - PAC PROGRAMAÇÃO DE S 2016 PRIMEIRO SEMESTRE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Espanhol Nível 1 Inglês Instrumental Francês Básico 30h 02h/aula 24h 02h/aula 30h 02h/aula 14/03 a 29/04/16

Leia mais

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma APOSTILA Comitê 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais locais pertinentes

Leia mais

Por que você iniciou em Mary Kay?

Por que você iniciou em Mary Kay? Por onde começar? Por que você iniciou em Mary Kay? 1º RENDA EXTRA 2º CARREIRA 2013 MEU PLANEJADOR DIÁRIO DE VENDAS Lúcia Rezende Diretora Executiva de vendas Independente Mary Kay POR ONDE COMEÇAR

Leia mais

Julianna Maria Rebouças Garcia Diretora Executiva de Vendas Independente Mary Kay. Como Ter Unidade TOP?

Julianna Maria Rebouças Garcia Diretora Executiva de Vendas Independente Mary Kay. Como Ter Unidade TOP? Julianna Maria Rebouças Garcia Diretora Executiva de Vendas Independente Mary Kay Como Ter Unidade TOP? Primeiro passo: Decida o que onde e quando quer chegar Foco e Esperança Uma questão de vida ou morte

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso julho Informações: (51)

GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance. Ingresso julho Informações: (51) GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS: Como aumentar sua performance Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão da Equipe de Vendas: como aumentar sua performance O Desempenho

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

COACHING E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS. Ingresso julho Informações: (51)

COACHING E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS. Ingresso julho Informações: (51) COACHING E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS Ingresso julho 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias COACHING E DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS Desenvolver as competências do novo

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

Lean Manufacturing. 1. Tema. 2. Subtema. 3. Categoria de serviço. 4. Tipo de serviço / instrumento. 5. Modalidade. 6. Público alvo. 7.

Lean Manufacturing. 1. Tema. 2. Subtema. 3. Categoria de serviço. 4. Tipo de serviço / instrumento. 5. Modalidade. 6. Público alvo. 7. Lean Manufacturing 1. Tema Produção e qualidade 2. Subtema Mapeamento e melhoria de processos 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento Consultoria tecnológica

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA E PROJETOS DA CIDADE DE JI-PARANÁ 1 Guilherme Janes da Silva 2 Jéssica Tayller Alexandre 3 Letícia Fialho da Silva 4 Fernanda Miranda Cavalcante

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2º/2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2º/2017 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2º/2017 O Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Belo Horizonte torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo 2º/2017 (Segundo Semestre de 2017) de membros voluntários

Leia mais

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

PALESTRA: OFICINA: CURSO:

PALESTRA: OFICINA: CURSO: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Por que Mary Kay é a Oportunidade Perfeita?

Por que Mary Kay é a Oportunidade Perfeita? Por que Mary Kay é a Oportunidade Perfeita? Se você pensa que pode, você pode. E se você pensa que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Vocês sabiam que Mary Kay Ash esteve entre as 28 mentes que mudaram

Leia mais

Impulsionando Você. abc. Pós-Graduação FAT - Faculdade e Escola. Inscreva-se já!

Impulsionando Você. abc. Pós-Graduação FAT - Faculdade e Escola. Inscreva-se já! Impulsionando Você Pós-Graduação FAT - Faculdade e Escola Inscreva-se já! abc Especialização em Gestão Estratégica de RH A quem se destina: Curso destinado a empreendedores e profissionais que atuam ou

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

Desconto de 10% de desconto para pagamento à vista

Desconto de 10% de desconto para pagamento à vista 1 PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGOR DE LOURENCI

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGOR DE LOURENCI UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGOR DE LOURENCI RELATÓRIO DE ESTÁGIO CONTROLE DE MATÉRIA-PRIMA (CELULOSE) EM UMA INDÚSTRIA GRÁFICA E EDITORA LAGES (SC) 2018 HIGOR

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos Giulliano Polito Os objetivos O objetivo Promover uma discussão sobre os motivos que levam o profissional de gestão de projetos a

Leia mais

Pergunte ao Art: por que são poucas as empresas que implementam o lean com sucesso?

Pergunte ao Art: por que são poucas as empresas que implementam o lean com sucesso? Cultura e Liderança Pergunte ao Art: por que são poucas as empresas que implementam o lean com sucesso? ART BYRNE Vamos começar com o fato de que não há estatísticas exatas sobre: Quantas empresas começaram

Leia mais

Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados

Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados Curso: Gestão de Adwords / Links Patrocinados Data: 14 e 15 de Maio Localização: À Definir Carga horária: 16 Horas Sobre o Curso: Presencial Emissão Certificado Material de Apoio O Google hoje é um repositório

Leia mais

MEU PLANEJADOR DIÁRIO DE VENDAS

MEU PLANEJADOR DIÁRIO DE VENDAS MEU PLANEJADOR DIÁRIO DE VENDAS POR ONDE COMEÇAR A PLANEJAR MINHAS VENDAS DIÁRIAS? O planejador só vai funcionar se você souber exatamente quanto deseja LUCRAR por mês e definir as horas diárias a serem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: Município: Jales-SP Eixo Tecnológico: Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Alinhando as metas para o Sucesso

Alinhando as metas para o Sucesso Alinhando as metas para o Sucesso Por que eu Escolhi Mary Kay? E para que?? Quando não estamos alinhados às nossas metas, encontramos muitas desculpas para não fazer o que precisa ser feito...

Leia mais

Apostila do curso de. O Processo. Decisório. organizacional

Apostila do curso de. O Processo. Decisório. organizacional O Processo Apostila do curso de Decisório organizacional 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 WORKSHOPS CH DATA HORÁRIO INVESTIMENTO CONTEÚDO 1. Mudança nas relações com clientes em vendas. 2. Vendedor consultor: Gestor de negócio. 3. Planejamento em vendas.

Leia mais

Como Montar um Restaurante

Como Montar um Restaurante Como Montar um Restaurante Edição 10.07.2010 GR Gestão de Restaurantes www.gestaoderestaurantes.com.br email: contato@gestaoderestaurantes.com.br Copyright 2010 by Alison Alves Figueiredo Capa Alison Alves

Leia mais

MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS

MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS AGENDA Apresentação da Empresa 2BLean Tempo de desenvolvimento de um Molde de Injeção O que é Lean Aplicações Desperdícios SMED para reduzir o tempo

Leia mais

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Duração: 1 ano e 3

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ

OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ OFERTAS DE TRABALHO - CHAPECÓ Espaço destinado a divulgação de oportunidades de estágio e trabalho a estudantes e diplomados. OBS. As ofertas ficarão publicadas pelo período de 1 (um) mês, após este período

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE SUPLEMENTAÇÃO

BOAS PRÁTICAS DE SUPLEMENTAÇÃO BOAS PRÁTICAS DE SUPLEMENTAÇÃO A suplementação mineral permite explorar 100% do potencial produtivo do pasto e dos animais. A Minerthal trabalha com o conceito de suplementação de precisão para chegar

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

Como aliar sustentabilidade e tecnologia. Como aliar sustentabilidade e tecnologiav facebook.com/bigideiatv

Como aliar sustentabilidade e tecnologia. Como aliar sustentabilidade e tecnologiav facebook.com/bigideiatv Como aliar sustentabilidade e tecnologia 1 Índice 3 Introdução 8 Inspire-se em outras empresas 4 Avalie seus processos 9 Elimine excessos e desperdícios 5 Busque novas soluções 10 Conclusão 6 Pesquise

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes

Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. GESTÃO ESTRATÉGICA POR COMPETÊNCIA

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI)

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) COTIL Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) Profa. Simone Berbert Rodrigues Dapólito CAP. 2 FASES DO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Introdução O software/sistema de informação(si) é um produto

Leia mais

MBA EM RECURSOS HUMANOS

MBA EM RECURSOS HUMANOS MBA EM RECURSOS HUMANOS 1. MBA EM RECURSOS HUMANOS O Curso de MBA em Recursos Humanos tem como objetivo capacitar o aluno nas áreas afins de Recursos Humanos como, Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção,

Leia mais

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay Bem-vindas! Planejamento e administração do seu negócio Mary Kay Segundo dados da pesquisa nacional de endividamento e inadimplência do consumidor (peic) o percentual de famílias brasileiras com divida

Leia mais

TPM - Guia de implantação A metodologia para o sucesso do TPM

TPM - Guia de implantação A metodologia para o sucesso do TPM Haroldo Ribeiro Haroldo Ribeiro TPM - Guia de implantação A metodologia para o sucesso do TPM Após escrever vários livros sobre o TPM, o Consultor Haroldo Ribeiro, vivenciando a implantação do TPM em todas

Leia mais

MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business

MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business MBA em Coaching & Mentoring: Life, Executive & Business Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Coaching Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018

Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018 Informação Cursos 1º Semestre 2017/2018 Descrição Cursos de Excel Em parceria com a ITEN, empresa especializada em consultoria e formação, a Associação de Estudantes oferece aos alunos do ISEG a possibilidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE Unidade Dias

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS.

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS. DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS. Luana Thaina Dionizio NOVAIS 1 Carlos Eduardo TURINO 2 RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de analisar a importância do planejamento

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES CARTILHA DE ORIENTAÇÕES AOS PAIS BOAS-VINDAS! NOSSO FOCO É A APROVAÇÃO. E PARA TERMOS UM BOM APROVEITAMENTO, PRECISAMOS DO ESFORÇO CONJUNTO DE TODOS: PAIS, ALUNOS E PROFESSORES. AS DIVERSAS AÇÕES SÃO INTEGRADAS

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 17/07/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 17/07/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 17/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Análise das Demonstrações Contábeis Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Controles Internos Representam o planejamento organizacional de todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim

Leia mais