Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing"

Transcrição

1 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

2 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia que revolucionou os sistemas de produção, com novas técnicas de gestão de projetos e resultados. O Lean Manufacturing engloba de forma sistemática a aplicação das diversas ferramentas de produtividade fundamentais para que as empresas possam se tornar mais ágeis e competitivas. Com duração de 20 horas, o curso de Formação de Lean Practitioner em Lean Manufacturing aborda técnicas que permitem ao profissional conhecer processos de forma detalhada, identificando oportunidades de melhorias e redução de desperdícios.

3 3 Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing Este pacote busca formar profissionais capazes de desenvolver projetos utilizando a filosofia Lean Manufacturing. Com o intuito de garantir o sucesso da gestão do projeto, oferecemos também o curso do software de maior aceitação mundial na área de Gerenciamento de Projetos, o MS Project. Este combo é indicado para profissionais de nível tático interessados em liderar iniciativas para redução de desperdício e aumento de competitividade e/ou estudantes que desejam conquistar um diferencial competitivo para trabalhar em empresas multinacionais que adotam esta filosofia.

4 4 O que está incluso no pacote? Bônus 1 Bônus 2 Bônus 3 Formação de Lean Practitioner em Lean Manufacturing 20h Acesso Vitalício ao curso

5 5 Tudo isso com: O padrão de qualidade Voitto; Início imediato; Flexibilidade de estudo; Metodologia interativa; Vídeos em FULL HD; Certificado de conclusão digital; Suporte com especialistas; Garantia de devolução do dinheiro.

6 6 Sem fronteiras para o conhecimento Formação de Lean Practitioner em Lean Manufacturing

7 7 Lean Manufacturing O Lean Manufacturing é uma metodologia criada a partir do Sistema Toyota de Produção que busca a identificação e eliminação dos 8 desperdícios contidos em um processo e, consequentemente a melhora da performance. Sistema Toyota de Produção (TPS): Desenvolvido entre os anos de 1948 e 1975, o TPS busca aumentar a produtividade e eficiência, pela redução do desperdício por tempo de espera, superprodução, excesso de movimentação e outros. Ele incorpora as filosofias lean manufacturing, just-in-time, Kanban e Heijunka (nivelamento da produção).

8 8 Lean Manufacturing Objetivo: O Lean Manufacturing engloba de forma sistemática a aplicação das diversas ferramentas de produtividade fundamentais para que as empresas possam se tornar mais ágeis e competitivas. Nosso curso forma profissionais capazes de identificar desperdícios e conduzir iniciativas de melhoria da eficiência global de processos organizacionais com a aplicação do método PDCA para melhoria contínua. Público Alvo: Estudantes que desejam conquistar um diferencial competitivo para trabalhar em empresas multinacionais que adotam esta filosofia. Profissionais de nível tático interessados em liderar iniciativas para redução de desperdício e aumento de competitividade.

9 9 Conteúdo Programático Módulo 1 - Introdução ao Lean Manufacturing Histórico dos Sistemas de Produção; Oito Tipos de Desperdício; Conceito de Valor Agregado; Exercícios de Fixação. Módulo 2 - Característica do Processo Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM); Indicadores Lean Manufacturing; Exercícios de Fixação.

10 10 Conteúdo Programático Módulo 3 Melhoria de Processo Sistemas de Produção; Ferramentas de Melhoria (Kanban, 5S, TPM, Kaizen e outras); Exercícios de Fixação. Módulo 4 Manutenção de Resultados Gestão da Manutenção; Padronização dos Resultados; Liderança para Resultados; Exercícios de Fixação.

11 11 Sem fronteiras para o conhecimento Implantação do Programa 5S

12 Implantação do Programa 5S O 5S, uma das ferramentas do Lean Manufacturing, é considerado por muitos a base para a implantação de programas de qualidade. Embora sua aplicação seja simples e intuitiva, a implementação do programa requer disciplina e determinação, para isso, o papel da liderança na motivação dos colaboradores é fundamental. Objetivo Formar profissionais capazes de implantar, disseminar e/ou manter o programa 5S em uma organização em busca de resultados financeiros a partir da redução de desperdícios e aumento da organização do ambiente corporativo

13 Implantação do Programa 5S O que serei capaz de fazer após realizar o treinamento Após o treinamento você estará apto para implantar e auditar o Programa 5S dentro de uma organização, atuando como disseminador e multiplicador da metodologia. Público Alvo Estudantes que desejam conhecer o programa 5S para melhoria contínua e seus impactos nas organizações, e profissionais interessados em implantar e manter o Programa 5s em busca do aumento da produtividade de suas empresas

14 14 Conteúdo Programático Módulo 1 Introdução ao 5S O que é qualidade e seus princípios O Programa 5S e seu histórico Módulo 2 O Programa 5S Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso de Saúde Se de Autodisciplina Demais sensos

15 15 Conteúdo Programático Módulo 3 Implantação do 5S Os fatores críticos para o processo do Programa O ciclo de Melhoria Contínua PDCA Módulo 4 Manutenção do 5S O SDCA para a manutenção do Programa Programas de motivação para implantação do 5S

16 16 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos

17 17 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso. O Microsoft Project é o software de maior aceitação mundial para Gerenciamento de Projetos, por sua facilidade de utilização e versatilidade de aplicação. Objetivo Esse curso visa formar especialistas capazes de atender à crescente necessidade das empresas em conseguir profissionais com experiência qualificada e certificada no gerenciamento de projetos e na utilização do software.

18 18 MS Project para Gerenciamento de Projetos O que serei capaz de fazer após realizar o treinamento Você estará apto para utilizar os recursos avançados do MS Project, aplicando boas práticas internacionais do PMBOK para potencializar os resultados dos seus projetos. Público alvo Estudantes em busca de diferencial competitivo pelos conhecimentos avançados no Microsoft Project, Gestores de Projetos e Profissionais interessados em aplicar boas práticas internacionais de gerenciamento de projetos no software de maior utilização mundial.

19 19 Conteúdo Programático Módulo 1 Introdução ao Gerenciamento de Projetos O que é um Projeto e a importância do seu gerenciamento. O papel do gerente de Projetos e a influência das partes interessadas. O ciclo de vida de um projeto e porque eles fracassam. Os processos e as áreas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK. PMO O gerenciamento centralizado e coordenado no Escritório de Projetos A diferença entre um projeto e um processo. As diferentes estruturas organizacionais. Apresentação do PMI e PMBOK. Exercícios para a fixação do conteúdo Módulo 2 Introdução ao MS Project Apresentação das principais funções do software

20 20 Conteúdo Programático Módulo 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Como formalizar o início de um projeto: Desenvolvimento do termo de abertura. Como planejar o gerenciamento do projeto: orientação e monitoramento. Importância do controle integrado de mudanças. O processo de encerramento do projeto ou fase auditoria das entregas. Exercícios para a fixação do conteúdo Módulo 4 Gerenciamento do Escopo As diferenças entre escopo do produto e escopo do projeto. A importância do gerenciamento: a coleta de requisitos e como definir, verificar e controlar o escopo. Como criar uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) Aplicação Prática na criação de projetos no MS Project Exercícios para a fixação do conteúdo

21 21 Conteúdo Programático Módulo 5 Gerenciamento do Tempo Como realizar a gestão do tempo, definindo e sequenciando de atividades. Estimar a duração e os recursos utilizados em cada atividade. Como desenvolver e controlar o cronograma do projeto. Aplicação Prática na criação de projetos no MS Project Exercícios para a fixação do conteúdo Módulo 6 Gerenciamento do Custo do Projeto A importância do gerenciamento dos custos. Como estimar os custos e determinar o orçamento do projeto. Importância do controle dos custos ao longo do projeto. Aplicação Prática na criação de projetos no MS Project Exercícios para a fixação do conteúdo.

22 22 Conteúdo Programático Módulo 7 Gerenciamento da Qualidade Planejamento da qualidade: identificação dos requisitos e padrões. Processo de controle e garantia de qualidade. Aplicação Prática na criação de projetos no MS Project. Exercícios para a fixação do conteúdo. Módulo 8 Gerenciamento dos Recursos Humanos Desenvolvimento de um plano de recursos humanos. Mobilização de desenvolvimento da equipe de projeto. A importância de gerenciamento da equipe. Aplicação Prática na criação de projetos no MS Project. Exercícios para a fixação do conteúdo.

23 23 Conteúdo Programático Módulo 9 Gerenciamento das Comunicações do Projeto Como planejar, gerenciar e controlar as comunicações. Aplicação Prática na criação de projetos no MS Project. Exercícios para a fixação do conteúdo. Módulo 10 Gerenciamento das Partes Interessadas Identificação, gerenciamento e controle das partes interessadas do projeto. Exercícios para a fixação do conteúdo Módulo 11 Gerenciamento dos Riscos do Projeto Planejamento da gestão dos riscos. Identificação e análise de riscos. Planejamento, monitoramento e controle. Aplicação Prática na criação de projetos no MS Project Exercícios para a fixação do conteúdo.

24 24 Sem fronteiras para o conhecimento Gestão para Resultados

25 Gestão para Resultados A Gestão para Resultados é um modelo de administração organizacional que visa a melhoria e a manutenção dos resultados por meio de uma gestão sustentável e uma liderança altamente eficaz. Objetivo Oferecer aos participantes uma visão ampla e sólida do método PDCA, dividido em seus dois ciclos: melhoria e manutenção de resultados, formando gestores capacitados em cumprir sua missão organizacional: direcionar recursos e esforços para o alcance da estratégia

26 Gestão para Resultados O que serei capaz de fazer após realizar o treinamento Ao final do curso, o participante será capaz de utilizar todas as etapas do método em sua rotina de trabalho, encontrando oportunidades de melhoria e gerando resultados sustentáveis à organização. Público Alvo Profissionais que lideram equipes em uma organização ou fazem parte de equipes de alto desempenho voltadas para o alcance de resultados. Não existem pré-requisitos obrigatórios para o curso

27 27 Conteúdo Programático Módulo 1 Introdução à Gestão para Resultados Os Desafios de uma Economia Globalizada Premissas e Fundamentos do GPR O Sistema de Gestão A importância do Conhecimento Gerencial Módulo 2 Ferramentas Essenciais para Solução de Problemas Os Ciclos PDCA e SDCA As 8 Ferramentas de Gestão Folha de Verificação e Estratificação para Coleta e Análise de Dados A utilização do Fluxograma para representação de processos Diagrama de Causa e Efeito para Levantamento de Causas Diagrama de Pareto para Hierarquização e Priorização das Causas A Técnica dos Cinco Porquês para determinação da Causa Raiz Histogramas e Gráficos de Dispersão para Avaliação dos Dados Cartas de Controle para Identificação de Causas Especiais nos processos

28 28 Conteúdo Programático Módulo 3 Gestão para Melhoria Contínua As Funções Gerenciais A etapa de Planejamento para identificação e análise do problema A Parametrização dos Indicadores A relação entre Indicadores de Processo e de Resultado Definição de Metas Análise do Fenômeno e do Processo Definição do Plano de Ação A etapa de Execução do Plano de Ação traçado A etapa de Verificação dos Resultados A etapa de Correção ou Padronização Módulo 4 Técnicas para Manter Resultados Alcançados Definição de Meta Padrão para Padronização dos Resultados Procedimentos Operacionais Padronizados As etapas de Execução, Verificação e Correção do SDCA A Integração entre os Ciclos PDCA e SDCA

29 29 Conteúdo Programático Módulo 5 Outros Subsistemas do Sistema de Gestão Como Gerar Resultados Sustentáveis A Integração de Equipes na Solução de Problemas Módulo 6 Conclusão O Comportamento para a Mudança

30 30 Sem fronteiras para o conhecimento voitto.com.br

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa Formação Especialista Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa Formação Especialista Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa Formação Especialista Lean Manufacturing Seja um Especialista Lean O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Green Belt para Engenheiros

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Green Belt para Engenheiros 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Green Belt para Engenheiros 2 Seja um Green Belt Completo O Pacote Green Belt para Engenheiros une a filosofia Lean Seis Sigma com técnicas para gerenciamento

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Green Belt para Engenheiros

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Green Belt para Engenheiros 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Green Belt para Engenheiros 2 Seja um Green Belt Completo O Pacote Green Belt para Engenheiros une a filosofia Lean Seis Sigma com técnicas para gerenciamento

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Combo Softwares para Engenheiros

Sem fronteiras para o conhecimento. Combo Softwares para Engenheiros 1 Sem fronteiras para o conhecimento Combo Softwares para Engenheiros 2 Todos softwares que um engenheiro precisa para impulsionar sua carreira em um só pacote! É inegável o quanto a evolução tecnológica

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma 2 Se torne um dos profissionais mais valorizados pelo mercado de trabalho Ser capaz de gerar resultados é a maior

Leia mais

Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma

Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma Treinamento de Black Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA Gestão de Projeto Esse curso oferece ampla visão sobre a arte de gerenciar projetos. Apresenta como projetos tornamse viabilizadores estratégicos para as organizações demonstrando a importância de seu

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Master MS Excel

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Master MS Excel 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Master MS Excel 2 Se torne um verdadeiro Master em Excel O Pacote de Formação Master em Excel contempla todo o processo de Formação em Excel, do básico

Leia mais

Capacitações completas para um mercado competitivo. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma

Capacitações completas para um mercado competitivo. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Capacitações completas para um mercado competitivo Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma CONHEÇA O TREINAMENTO Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma O treinamento de Green Belt em Lean Seis

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos.

Leia mais

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 20 Horas OBJETIVO O treinamento tem como objetivo capacitar os envolvidos em gerenciamento de projetos a aplicar, de forma prática e imediata, os conceitos e boas práticas

Leia mais

Capacitações completas para um mercado competitivo. Treinamento de Black Belt em Lean Seis Sigma

Capacitações completas para um mercado competitivo. Treinamento de Black Belt em Lean Seis Sigma Capacitações completas para um mercado competitivo Treinamento de Black Belt em Lean Seis Sigma O QUE É O CURSO? Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Aborda toda a metodologia DMAIC e as ferramentas

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

Atendimento a Empresas. Como a Voitto pode acelerar os resultados da sua empresa por meio do Desenvolvimento de Pessoas.

Atendimento a Empresas. Como a Voitto pode acelerar os resultados da sua empresa por meio do Desenvolvimento de Pessoas. Atendimento a Empresas Como a Voitto pode acelerar os resultados da sua empresa por meio do Desenvolvimento de Pessoas. 1. Programa de Atendimento Corporativo Voitto Fundada em Maio de 2008, a Voitto é

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma Se torne um dos profissionais mais valorizados pelo mercado de trabalho Ser capaz de gerar resultados é a maior prova

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma

Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma Treinamento de Green Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos processos. São utilizadas ferramentas estatísticas

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma 2 Se torne um dos profissionais mais valorizados pelo mercado de trabalho Ser capaz de gerar resultados é a maior

Leia mais

Formação Interempresas 2017

Formação Interempresas 2017 Formação Interempresas 2017 1 1 Calendário das acções 1º Semestre Lisboa 1 Lean Management 1d Ferramentas Básicas da Qualidade 2 1d 21 5S & Gestão Visual 3 1d 22 Gestão de Equipas 4 1d 5 6 TPM Total Productive

Leia mais

Portfólio de Produtos...better companies for a better world

Portfólio de Produtos...better companies for a better world GESTÃO FINANCEIRA REDUÇÃO DE CUSTOS Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos. Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

Cap. I Sumário. Sumário

Cap. I Sumário. Sumário Cap. I CAPÍTULO I Noções Básicas de Administração... 17 1. Conceitos Básicos... 17 1.1. O que é Administração?... 17 1.2. O que é Administração Pública?... 18 1.3. O que são as organizações?... 19 1.4.

Leia mais

Cap. Sumário. Sumário

Cap. Sumário. Sumário Cap. Sumário Sumário CAPÍTULO I NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO... 15 1. Conceitos Básicos... 15 1.1. O que é Administração?... 15 1.2. O que é Administração Pública?... 16 1.3. O que são as organizações?...

Leia mais

MASP Método de Análise e Solução de Problemas

MASP Método de Análise e Solução de Problemas MASP Método de Análise e Solução de Problemas Sumário 03. A Voitto 05. Método de Análise e Solução de Problemas 06. Conteúdo Programático 09. Principais Instrutores 11. Visão dos Participantes 12. Vídeo

Leia mais

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma.

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O Método DMAIC do Lean Seis Sigma Por Cristina Werkema Como

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais

Leia mais

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu VISÃO GERAL DO PMBOK Profª Andrea Padovan Jubileu Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos (PMBOK Guide) Gestão de Projetos Ger. de Integração do Projeto Ger. do Escopo do Projeto Ger. de Tempo do Projeto

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos

Leia mais

CCPM e PMBOK, uma visão integrada

CCPM e PMBOK, uma visão integrada 11 th International Conference of the TOC Practitioners Alliance - TOCPA www.tocpractice.com March 14-15, 2014 Sao Paulo, Brazil CCPM e PMBOK, uma visão integrada Paulo Roberto Chakour, Goldratt Associados

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI).

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). Com o acompanhamento pós-curso você terá uma aplicação mais eficiente

Leia mais

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção DEP UFSCar Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de São Carlos Treinamentos em Engenharia de Produção Ensino Pesquisa O DEP UFSCar oferece um amplo portfólio de cursos de curta duração

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Seis Sigma 2 Esteja pronto para enfrentar os desafios do mercado Identificar oportunidades em momentos de crise, é o maior diferencial de um excelente

Leia mais

Treinamentos Six Sigma Brasil

Treinamentos Six Sigma Brasil Lean Six Sigma pro ssionais por treinamento White Belt: Os White Belts são pro ssionais do projeto Lean Seis Sigma que realizam suporte pontual em projetos. Esta formação é importante para criação de uma

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma

Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma Upgrade para Black Belts em Lean Seis Sigma 1 2 O Grupo Voitto Unidos pela visão de se tornar referência nacional na geração de diferencial competitivo pela educação coorporativa, o Grupo Voitto oferece

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

DEP UFSCar. Treinamentos em Engenharia de Produção

DEP UFSCar. Treinamentos em Engenharia de Produção DEP UFSCar Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de São Carlos Treinamentos em Engenharia de Produção Ensino DEP UFSCar Pesquisa Inovação O DEP UFSCar oferece um amplo portfólio de

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI Carga horária: 40 horas OBJETIVO O Curso tem por objetivo preparar profissionais de gerenciamento de projetos para realizar o exame de certificação Project

Leia mais

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV2 01. Luiz Leão

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV2 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Defina o que um projeto? Questão 1 Resposta Defina o que um projeto? É um esforço temporário (início e fim) empreendido para criar um produto,

Leia mais

Série Executiva. em Gestão: Projetos

Série Executiva. em Gestão: Projetos Série Executiva em Gestão: Projetos SÉRIE EXECUTIVA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1. COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica Prof. JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE MSc. Universidade Federal Fluminense 2. OBJETIVOS DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Vitória,1729 Jucutuquara Vitória ES. Tel:(27)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Vitória,1729 Jucutuquara Vitória ES. Tel:(27) DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PLANO DE TREINAMENTO Curso: Cursos de Desenvolvimento de Servidores : Gerenciamento de Projetos Módulo I Método de treinamento:

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP.

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! A Clarify é um provedor de serviços educacionais homologado pelo PMI Carga-horária: 40h Curso preparatório Adequado às novas regras da prova Orientações

Leia mais

16h. Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Gerenciamento de Projetos - Fundamentos

16h. Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Gerenciamento de Projetos - Fundamentos Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Aqui você aprende de forma totalmente prática como planejar, executar e controlar projetos de acordo com as

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade 2ª Edição Plano de Aula - 40 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Sistema de Gestão da Qualidade 2ª Edição Plano de Aula - 40 Aulas (Aulas de 1 Hora) 7728 - Sistema de Gestão da Qualidade 2ª Edição Plano de Aula - 40 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Conceitos e Fundamentos da Qualidade 1.1. O que é Qualidade?... 19 1.2. Evolução da Qualidade...

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Curso: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Especialização em Engenharia de Software Gerência de Projetos (GEP) CH: 45 h/a Curso: Engenharia de Software Professor: Pablo Schoeffel (pablo.schoeffel@udesc.br)

Leia mais

Histórico. + de profissionais capacitados desde o lançamento Lançamento do Instituto. Crescimento de cursos in company

Histórico. + de profissionais capacitados desde o lançamento Lançamento do Instituto. Crescimento de cursos in company Histórico Lançamento do Instituto 2013 A cada quatro dias, um curso realizado Crescimento de cursos in company + de 6.000 profissionais capacitados desde o lançamento 2014 2015 2016 Capacitação no Japão

Leia mais

Descomplicando a Gestão de Projetos Apresentação na Câmara Brasil Alemanha São Paulo

Descomplicando a Gestão de Projetos Apresentação na Câmara Brasil Alemanha São Paulo Descomplicando a Gestão de Projetos Apresentação na Câmara Brasil Alemanha São Paulo 05.04.2017 Agenda Introdução Contexto Conceitos Implicações Práticas Conclusões 2 Currículo Eng - MSc Eng Dr ADM Experiência

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Gestão de Projetos e Portfólio PPM DC Quick Use Pack - DC-QUP

Gestão de Projetos e Portfólio PPM DC Quick Use Pack - DC-QUP Gestão de Projetos e Portfólio PPM DC Quick Use Pack - DC-QUP Agenda Alinhamento de conceitos Demonstrações Mão na massa Criação de um projeto no Project ONLINE Documentação do projeto e configuração do

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Glauco Carvalho 1. Gerência da integração do Projeto Processos: Possui 6 processos: Gerenciamento da integração do Projeto 1. Desenvolvimento do Termo de Abertura 2. Desenvolvimento

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Adilson Pize PMP, CBPP, CSM, ITIL Foundations 5ª Edição 47 processos Mais do que contar com um maior número de processos, a nova versão do Guia PMBOK vem com uma nova organização

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Sistemas de. Informações Gerenciais

Sistemas de. Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

Capacitações completas para um mercado competitivo. DETALHAMENTO DA EMENTA Pacote Black November

Capacitações completas para um mercado competitivo. DETALHAMENTO DA EMENTA Pacote Black November Capacitações completas para um mercado competitivo DETALHAMENTO DA EMENTA Pacote Black November Treinamento de Green Belt em Lean Seis Sigma Aborda toda a metodologia DMAIC e as ferramentas utilizadas

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração O Curso O curso de pós-graduação

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos

PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos Luciana Paiva Campos de Melo André Luiz Albuquerque da Silva Oliveira Rogério oliveira da Silva Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4020 04/10/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 277 de 18/09/2007, Decreto 748 Publicado D.O 18.236 de 26/10/07.

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

Gerenciamento de Projetos na Prática Uma Abordagem Sistêmica

Gerenciamento de Projetos na Prática Uma Abordagem Sistêmica Gerenciamento de Projetos na Prática Uma Abordagem Sistêmica Introdução Abordagem diferenciada da prática de gerenciamento de projetos através de uma visão sistêmica, envolvendo Organização, Processos

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas 17 de novembro de 2016 Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas Agenda Nossa missão Estrutura Processo Orçamentário Orçamento Matricial Despesas

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 SUMÁRIO Introdução 03 Por que implantar um PMO 04 Boas práticas na implantação do PMO 07 Exemplo de case de sucesso 10 Sobre a Project Builder 13 INTRODUÇÃO A

Leia mais

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F.

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE

Leia mais

Lean na gestão de frotas

Lean na gestão de frotas Lean na gestão de frotas VI CONGRESSO AIAFA BRASIL São Paulo, novembro de 2018 lean.org.br O Lean Institute Brasil é uma instituição de educação e pesquisa sem fins lucrativos, dedicada à disseminação

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas

Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas Desenvolvimento de Negócios & Finanças Corporativas 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias,

Leia mais

40h. Este treinamento aborda o que há de mais moderno em gerenciamento de projetos e está totalmente alinhado com a última versão do Guia PMBOK

40h. Este treinamento aborda o que há de mais moderno em gerenciamento de projetos e está totalmente alinhado com a última versão do Guia PMBOK Este treinamento aborda o que há de mais moderno em gerenciamento de projetos e está totalmente alinhado com a última versão do Guia PMBOK Se você procura por uma forma mais interessante e imersiva de

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO 14001 /2015 e OHSAS OMEB Treinamentos e Engenharia de Segurança do Trabalho Perita Oficial

Leia mais

2. AMBIENTE DE PROJETOS

2. AMBIENTE DE PROJETOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 Visão sobre a introdução... 1 O que aprender neste capítulo... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Gestão estratégica e os projetos numa organização... 2 1.2.1 Caminhos da estratégia...

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

Mapeamento e Modelagem de Processos. Business Process Management - BPM

Mapeamento e Modelagem de Processos. Business Process Management - BPM Mapeamento e Modelagem de Processos Business Process Management - BPM 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais