NEGOCIAÇÃO MULTICULTURAL. João Alberto Catalão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NEGOCIAÇÃO MULTICULTURAL. João Alberto Catalão"

Transcrição

1 NEGOCIAÇÃO MULTICULTURAL João Alberto Catalão

2 Erros Fatais I Falta de preparação. Preconceitos. Imagem descuidada ou descontextualizada. Não saber estabelecer rapport. Ignorar aspectos culturais (crenças, valores, atitudes). Gaffes culturais.

3 Erros Fatais II Desprezar a concorrência. Constrangimentos logísticos. Desconhecer legislação e burocracia locais.

4 Lembretes I Uma Negociação é um reportório de comportamentos que inclui: Comunicação. Marketing. Psicologia. Sociologia. Gestão de Conflitos.

5 Lembretes II Devido às diferenças culturais, as negociações internacionais têm o potencial de se tornarem mais complexas, confusas e frustrantes. Nada é imune ao choque cultural.

6 Lembretes III Quanto mais informação prévia, mais possibilidades de sucesso. O segredo já não é a alma do negócio: a CONFIANÇA é a alma do negócio.

7 Lembretes IV Uma Negociação é relacionamento e não acto isolado. Nos relacionamentos estão sempre presentes dois factores: EMOÇÃO e COMUNICAÇÃO.

8 Lembretes V Vestuário: Estude previamente os hábitos de cada cultura, Saiba antecipadamente o que deve e não deve Vestir. Perfumes: Os Europeus aceitam bem perfumes, as restantes Culturas são menos tolerantes.

9 Lembretes VI Sorrir: Para os Americanos o sorriso é fundamental (quem não sabe sorrir, não é pessoa séria). Os Europeus (em especial os nórdicos), o sorriso Deve ser controlado (muito riso, pouco siso). Os Asiáticos usam muitas vezes o sorriso para controlar emoções negativas.

10 Lembretes VII Olhar: Para os Americanos e Europeus, olhar nos olhos é sinal de confiança e segurança. Para os Asiáticos olhar para baixo é sinal de respeito.

11 Lembretes VIII Sentar: Apenas os Chineses gostam de negociar lado a lado. As restantes culturas preferem o frente a frente. Mesas redondas facilitam o diálogo.

12 Lembretes IX Cumprimentar/Saudar: Para os Americanos o sorriso é fundamental (quem não sabe sorrir, não é pessoa séria). Os Europeus (em especial os nórdicos), o sorriso Deve ser controlado (muito riso, pouco siso). Os Asiáticos usam muitas vezes o sorriso para controlar emoções negativas.

13 Questões Prévias I Quem são? (cultura, hábitos ) O Quê? (objectivos ) Onde? (local, timings ) Porquê? (avaliação ) Como? (estratégia, tácticas )

14 Questões Prévias II Impostos? Formas de pagamento? Que está incluído e o que não está? Que transporte?

15 Questões Prévias III Quais os prazos de entrega? Quem faz o quê para quem? Que riscos? Que Contrato?

16 Questões Prévias IV Que tenho a ganhar ou a perder? Estou preparado para Negociar? Sei o que a outra parte quer? Que tenho para Negociar? Que vantagens e Benefícios posso evidenciar?

17 Comunicação Comunique claro e simples. Sincronize. Foque-se nas reacções da outra parte sobre aquilo que diz. Escute atentamente e evidencie-o. Valide aquilo que diz, reformulando ou pedindo feedback. Vá tomando notas. Pergunte sempre que tiver dúvidas.

18 Cultura As características variam de acordo com a cultura do Negociador: Natureza da estrutura de controle e do processo de tomada de decisão. Razão para confiar ou desconfiar. Tolerância da ambiguidade. Necessidades emocionais do Negociador.

19 Manifestação da Cultura Comportamentos Crenças Valores Atitudes

20 Planear Dimensões: Estratégia (metas longo prazo). Administrativa (pessoas e informação). Táctica (processo de influência).

21 Poder Relativo I Quem mais perde se não houver acordo? O tempo joga a favor de quem? Posso aumentar as minhas alternativas ou limitar as da outra parte? Tenho presente o que a outra parte mais valoriza?

22 Poder Relativo II Posso comprometer a outra parte com normas que me favorecer? Posso estabelecer alianças para reforçar a minha posição?

23 Tempo Monocrónicos Tempo é linear. Uma coisa de cada vez. Gostar de definir previamente os timings. Gostam de organização. Gostam do detalhe. Não dão muito valor às relações pessoais. Apreciam interlocutores pouco efusivos e controlados emocionalmente. (Alemães, Suecos, Japoneses, Dinamarqueses )

24 Tempo Policrónicos Tempo é flexível. Várias situações podem ocorrer em simultâneo. As interacções são prioritárias. Pontualidade não é fundamental. Breaks são aceites. Sentem-se confortáveis com muita argumentação. (América Central e do Sul, Latinos )

25 Espaço Monocrónicos Espaço é privado. Cada um tem o seu. Gostam de salas amplas e pouca proximidade física. (Americanos e Europeus do Norte)

26 Espaço Policrónicos Espaço é para partilhar. Perto é mais confortável. Tocar os outros é natural. (Latinos, Árabes e Europa Central)

27 Orientação Mental Focados no PASSADO: Índia, Médio Oriente Focados no PRESENTE: Americanos (norte, centro e sul) Focados no FUTURO Europa do Norte

28 Chineses I Valorizam a amizade entre eles. Ajudam-se mutuamente, mas são muito desconfiados com os estrangeiros. Valorizam a precisão na palavra. Não se sentem vinculados a Contratos. Ajudam-se mutuamente, mas são muito desconfiados A chave do sucesso é a paciência e a persistência.razão para confiar ou

29 Chineses II Pacientes. Argumentam repetidamente e durante muito tempo. Aceitam mal o não. A chave do sucesso é a paciência e a persistência.

30 Japoneses I Não aceitam nada à primeira. Protegem-se no silêncio (aprovação divina). Negoceiam em grupo e gostam de interlocutores do mesmo nível.

31 Japoneses II Gostam de relações comerciais duradouras. Fiáveis. Muito pacientes e determinados. As negociação são demoradas.

32 Franceses Definem primeiro o que querem obter só depois os detalhes. Frios e pouco flexíveis. Evitar concessões sem contrapartidas. Não gostam de ceder. Agressivos.

33 Árabes I Negoceiam desfrutando. Argumentam, com intensidade. São corteses e educados. Gostam de pausas e convívio durante as negociações.

34 Árabes II Gostam de dar e receber presentes. Não gostam de pressas. Negociar é masculino. Quando negoceiam fora querem ser tratados como convidados.

35 Médio Oriente (Irão, Iraque, Koweit ) Divertem-se a negociar. Gostam de beber chá e comer doces enquanto negoceiam. Tomam notas durante as negociações.

36 Americanos I Falam muito e bem. Gostam de atenção. Não são habitualmente pontuais. Não gostam de pedinchar. Não gostam de arrastar negociações.

37 Americanos II Gostam de negociar ponto a ponto. Definem objectivos claros. Auto-estima elevada. Adiar ou cancelar uma negociação é trauma.

38 Russos Frios. Falam pouco. Sabem dizer não, mas pode significar sim ou talvez. Gostam de lutar. Não se envolvem emocionalmente.

39 Africanos Desconfiados por natureza. Tímidos e indecisos. Pouco organizados. Emocionalmente reservados. Confiança é determinante.

40 Italianos Campeões da argumentação. Nem sempre cumprem. Gerem bem as emoções. Contratos são importantes.

41 Latino Americanos Pouco pontuais. O importante é o presente. O que corre mal é fatalidade. Pouco organizados. Muita emoção.

42 Brasileiros I Bem falantes. Alta capacidade para pensar sob pressão. Pouco pontuais. Muito expressivos.

43 Brasileiros II Bem preparados. Boa auto-motivação. Pouca integridade. Muito competitivos.

44 Elas As pessoas e os ambientes são importantes. Perspicazes. A confiança é fundamental. Pouco expressivas. Manipuladoras.

45 Eles O dinheiro e as coisas são importantes. Negociar é competir. Performance é que conta. Valores dominantes são o sucesso e o progresso. Conflito = Confronto.

46 NEGOCIAÇÃO MULTICULTURAL João Alberto Catalão

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

Atendimento Emocional. Psicólogo Ivson Pereira

Atendimento Emocional. Psicólogo Ivson Pereira Atendimento Emocional Psicólogo Ivson Pereira Ivson da Silva Pereira Licenciatura em Psicologia pela Unesp/Assis. Formação de Psicólogo pela Unesp/Assis. Aperfeiçoamento em Ludoterapia. Especialista Profissional

Leia mais

Ganhe Mais Vendendo Valor

Ganhe Mais Vendendo Valor Início Ganhe Mais Vendendo Valor Márcio Miranda Dois objetivos aumentar sua autoconfiança e dar novas armas para enfrentar a guerra Mente aberta como eu posso adaptar e usar isso? Pro-ativo, é melhor lidar

Leia mais

Você está buscando o sucesso em vendas? É bom saber por onde começar.

Você está buscando o sucesso em vendas? É bom saber por onde começar. www.agendor.com.br Você está buscando o sucesso em vendas? É bom saber por onde começar. O processo de vendas que serve pra uma empresa não serve pra outra e, da mesma maneira, o processo que serve para

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO. Cultura

MBA GESTÃO COMERCIAL NEGOCIAÇÃO. Cultura Módulo 6 Negociação 2015 by Ibramerc. This work is licensed under the Creative Commons. If you want to use or share, you must give appropriate credit to Ibramerc. Cultura Os principais fatores culturais

Leia mais

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental De cada 5 Demissões nas empresas, 3 estão relacionadas ao Comportamento. Fonte: Catho - 2009 A Harvard Business Review aponta que até 80 % da rotatividade

Leia mais

CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS

CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS CARDÁPIO DE CURSOS E PALESTRAS RESUMO Aumente a produtividade de seus colaboradores com os cursos e palestras da Purcino Treinamentos, Comunicação e Produções. Todos os cursos disponíveis em versão para

Leia mais

Vendas. Nada acontece até que alguém venda algo...

Vendas. Nada acontece até que alguém venda algo... Vendas Nada acontece até que alguém venda algo... Conheça o que você vende Produto - conheça bem o seu produto só assim você passa segurança para seu cliente. Você apresenta seu produto com segurança e

Leia mais

A imagem pessoal é construída normalmente em três momentos distintos: A Primeira Impressão que é formada nos três primeiros segundos;

A imagem pessoal é construída normalmente em três momentos distintos: A Primeira Impressão que é formada nos três primeiros segundos; Resumo Este trabalho tem como principal objectivo demonstrar o papel do colaborador de uma empresa enquanto transmissor da imagem da mesma, ou seja, os cuidados que este deve ter desde a sua apresentação,

Leia mais

ESTÁGIOS QUE O CONSUMIDOR DEVE ATRAVESSAR ANTES DA COMPRA GOSTAR DE VOCÊ ESCUTAR VOCÊ ACREDITAR EM VOCÊ COMPRAR PERSPECTIVA DO CLIENTE 1 - Abertura 2 - Investigação 3 - Declaração de benefício 4 - Fechamento

Leia mais

O que é personalidade?

O que é personalidade? Personalidade O que é personalidade? É a organização dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste ao ambiente. Forma como uma pessoa reage e interage com as demais. Descrita em termos

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 24-18/05/09 1 18/05/2009 Negociação Comercial PARTE 2/2 2 18/05/2009 D E F I N I Ç Ã O Toda negociação tem um ou mais objetivos e estes objetivos podem ser categorizados como

Leia mais

Uma Conversa Sobre Vendas!

Uma Conversa Sobre Vendas! Uma Conversa Sobre Vendas! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Diretor Financeiro pergunta ao Presidente: O que acontece se investirmos no desenvolvimento das nossas pessoas e, em seguida, elas nos deixam? Presidente:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS 1 Prof. Dennis Vincent Reade É doutorando em Administração com foco em Marketing pela Walden University - U.S.A., mestre em Administração pela

Leia mais

Prof. Rubens Borges 1

Prof. Rubens Borges 1 Prof. Rubens Borges 1 Conteúdo do Treinamento I Conceitos Iniciais II - Elementos básicos do processo de vendas III - Etapas do processo de vendas no varejo IV Informações complementares V - Conclusões

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Gestão de Talentos e Soft Skills Coaching Liderança e Coaching O Líder do Séc. XXI O Poder de um Ponto de Vista - A Atitude Mental Positiva A Comunicação - Chave do

Leia mais

Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA

Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA Seu modelo financeiro! Tem que estar programado para o sucesso, ou nada que você aprenda, saiba ou faça

Leia mais

AVALIAÇÃO DO IMPACTO

AVALIAÇÃO DO IMPACTO MEDIÇÃO DOS RESULTADOS E AVALIAÇÃO DO IMPACTO Christopher Blattman Universidade Yale Exemplo 1: Transferências de dinheiro para a formação profissional dos jovens no período pós-conflito no Uganda Estas

Leia mais

A importância da Ética na Competitividade das Empresas. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você

A importância da Ética na Competitividade das Empresas. Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você A importância da Ética na Competitividade das Empresas Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você Em que mercado competimos? http://cpi.transparency.org/cpi2013/results/ Fatores

Leia mais

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S A E R A D O E N G A J A M E N T O 90% dos profissionais de RH afirmam que

Leia mais

NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS

NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS O QUE É NETWORKING? DA PRIMEIRA À ÚLTIMA CONVERSA DO DIA, VOCÊ ESTÁ O TEMPO TODO FAZENDO NETWORKING. NETWORKING É A ARTE DE CONSTRUIR E

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES

PÓS-GRADUAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES PÓS-GRADUAÇÃO PARA CONCILIADORES E MEDIADORES 1 NEGOCIAÇÃO O que faz a diferença, para um melhor resultado, tanto nas pequenas, quanto nas grandes negociações, é a ATITUDE. Atitudes não são nada mais do

Leia mais

NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES. (e liderados)

NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES. (e liderados) NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES (e liderados) José Carlos Martins F. de Mello VALOR AGREGADO CONSULTORES 2018 NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES Apresentação Negociação para Líderes é um programa de treinamento inovador

Leia mais

Qualidade no Atendimento ao Público

Qualidade no Atendimento ao Público Qualidade no Atendimento ao Público Diapositivos Manual Técnico do Formador Produção apoiada pelo Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), cofinanciado pelo Estado Português

Leia mais

Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas!

Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas! Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas! Eu sempre trabalho com conceitos comprovados cientificamente. Posso citar a Gestalt Terapia,

Leia mais

Negociação e conflitos: planejamento da negociação. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Negociação e conflitos: planejamento da negociação. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Negociação e conflitos: planejamento da negociação Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Planejamento da negociação Aspectos importantes para o planejamento e execução de uma negociação baseada em princípios:

Leia mais

Como atingir o Coração das suas Futuras Iniciadas em!

Como atingir o Coração das suas Futuras Iniciadas em! Como atingir o Coração das suas Futuras Iniciadas em! "Você terá tudo que quiser na vida se ajudar o suficiente os outros a conseguirem o que ele querem!" O que você precisa saber antes de pensar em Iniciar

Leia mais

COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS PARA PROFISSIONAIS DE MARKETING MULTINÍVEL. Anexos e Apêndice

COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS PARA PROFISSIONAIS DE MARKETING MULTINÍVEL. Anexos e Apêndice Anexos e Apêndice 30 Anexo 1 Global Sales by Product Category 2015 -Published June 3, 2016 Anexo 2 Quadro de semântica de palavras Categoria Comunicação Bom vendedor Semântica Ser Comunicativa, Diálogo,

Leia mais

V Congresso Internacional da Corrida

V Congresso Internacional da Corrida V Congresso Internacional da Corrida 6 e 7 Dezembro João Lameiras Treino Mental O QUE FAZEMOS? Avaliação e Treino de competências psicológicas, para otimizar a performance Apoio e aconselhamento na gestão

Leia mais

Soft-skills / Comportamental

Soft-skills / Comportamental Soft-skills / Comportamental Liderança e trabalho em equipa Comunicação, gestão de conflitos e negociação Técnicas de apresentação Gestão do tempo e Reuniões eficazes 1 Hire on attitude, Train the skills

Leia mais

COMO avaliar melhor SEUS FUNCIONARIOS?

COMO avaliar melhor SEUS FUNCIONARIOS? COMO avaliar melhor SEUS FUNCIONARIOS?? As avaliações de performance são muitas vezes vistas de maneira negativa por gestores e funcionários. Os líderes se sentem desconfortáveis em avaliar, especialmente

Leia mais

Atração Interpessoal Interpessoal Psicologia Social 1 1

Atração Interpessoal Interpessoal Psicologia Social 1 1 Atração Interpessoal Psicologia Social 1 1 Atração Interpessoal Amizades e relacionamentos próximos são as principais razões declaradas para a felicidade; as pessoas querem ser gostadas mesmo em situações

Leia mais

ABRIL JÁ COMEÇOU. ¼ do ano já passou!!!! Você está a caminho da sua meta pessoal? Vamos acelerar?

ABRIL JÁ COMEÇOU. ¼ do ano já passou!!!! Você está a caminho da sua meta pessoal? Vamos acelerar? ABRIL JÁ COMEÇOU ¼ do ano já passou!!!! Você está a caminho da sua meta pessoal? Vamos acelerar? Data comemorativa antecipada: dia das mães 8 de maio Kits de EDIÇÃO LIMITADA: Promoções especiais- a

Leia mais

Faculdade Machado de Assis

Faculdade Machado de Assis Faculdade Machado de Assis 8ª Semana de Gestão (21 até 25/05/07) MOTIVAÇÃO PESSOAL Data: 22/05/07 Palestrante: Djalma Araujo Apoio: MOTIVAÇÃO 1. Exposição de motivos ou causas. 2. Ato ou efeito de motivar.

Leia mais

NA SUA EMPRESA... Todos querem obter mais. Muitos querem ter mais. Alguns querem ser mais. Poucos acreditam que podem ser EXTRAORDINÁRIOS!

NA SUA EMPRESA... Todos querem obter mais. Muitos querem ter mais. Alguns querem ser mais. Poucos acreditam que podem ser EXTRAORDINÁRIOS! NA SUA EMPRESA... Todos querem obter mais. Muitos querem ter mais. Alguns querem ser mais. Poucos acreditam que podem ser EXTRAORDINÁRIOS! MARCOS SOUSA - Conferencista, empresário e escritor - Palestrante

Leia mais

porque somos todos diferentes

porque somos todos diferentes porque somos todos diferentes OBSERVATÓRIO DA INDISCIPLINA registar objetivo recolher tratar informação referente às ocorrências e participações de indisciplina e violência em contexto escolar. ALuNos

Leia mais

O meu dinheiro não manda em mim

O meu dinheiro não manda em mim O meu dinheiro não manda em mim O que se pensava que era o século XXI Os carros voam por estradas àreas O teletransporte é comum Fazem-se excursões a Marte A economia é sempre a crescer, a valorizar, a

Leia mais

AULA. Sumário. Na aula anterior trataremos sobre: Na aula de hoje aprenderemos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead

AULA. Sumário. Na aula anterior trataremos sobre: Na aula de hoje aprenderemos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead Sumário AULA 7 Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE Na aula anterior trataremos sobre: 1. Departamento de Compras e sua função na Empresa 2. Perfil do comprador Na aula de hoje aprenderemos sobre: 1. A

Leia mais

Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas!

Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas! Olá! Sou o Psicólogo Adriano Moura e estou feliz pela sua tomada de decisão de se juntar a nós, os Homens Alphas! Eu sempre trabalho com conceitos comprovados cientificamente. Posso citar a Gestalt Terapia,

Leia mais

Programa de Transformação Pessoal LIFE, SELF, SPIRITUAL & PROFESSIONAL COACHING HOLO & SYSTEMIC MENTORING

Programa de Transformação Pessoal LIFE, SELF, SPIRITUAL & PROFESSIONAL COACHING HOLO & SYSTEMIC MENTORING Programa de Transformação Pessoal LIFE, SELF, SPIRITUAL & PROFESSIONAL COACHING HOLO & SYSTEMIC MENTORING O HOLO COACHING THERAPY O Holo Coaching Therapy é um programa altamente eficaz, com técnicas e

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

Fechamento de Vendas. Aprenda a conduzir negociações eficazes!!!

Fechamento de Vendas. Aprenda a conduzir negociações eficazes!!! Fechamento de Vendas Aprenda a conduzir negociações eficazes!!! Negociação é uma tarefa de mão dupla de comunicação, entendendo isso, nós negociamos com todas as pessoas a nossa volta. OS VENCEDORES PARECEM

Leia mais

Negociação 13/09/13. Diagnóstico em relação à capacidade de negociação. Consultoria Organizacional Negociação. Premissa: Todos nós somos negociadores:

Negociação 13/09/13. Diagnóstico em relação à capacidade de negociação. Consultoria Organizacional Negociação. Premissa: Todos nós somos negociadores: Consultoria Organizacional Negociação Premissa: Negociação Todos nós somos negociadores: n Vida pessoal (casamento, férias); n Vida profissional (compras, vendas, emprego, salário) O sucesso pessoal e

Leia mais

A Arte. de Vender. Luciane Castro

A Arte. de Vender. Luciane Castro A Arte de Vender Luciane Castro Um pouco sobre mim: Dinâmica A Arte de Vender Etimologia da Palavra Vendita Ação e o efeito de Vender De onde vem? Onde chegou? PROCESSOS MENTAIS OS NOSSOS PROCESSOS MENTAIS

Leia mais

Influência e Persuasão

Influência e Persuasão Influência e Persuasão Persuasão Trazer para nosso lado mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos. Como desenvolver a persuasão? O elemento básico da persuasão é você exercer a empatia,

Leia mais

12 semanas para o TOPO!

12 semanas para o TOPO! 12 semanas para o TOPO! Nada acontece até que alguém venda algo Conheça o que você vende Produto - conheça bem o seu produto só assim você passa segurança para seu cliente. Você apresenta seu produto com

Leia mais

POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5

POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5 ÍNDICE POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5 COMO ANDA SEU RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS?... 6 PROFISSIOMAIS

Leia mais

Transformando leads em fluxo de loja

Transformando leads em fluxo de loja Transformando leads em fluxo de loja Exclusivo para: ABRADIT Mandar fazer Uma conversa Feedback Coaching Quando o tempo é o critério predominante é melhor dizer a alguém exatamente o que fazer Quando estamos

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO CAMILA FRANCO DA MOTTA MAZONI DIRETORA INDEPENDENTE DE VENDAS MARY KAY Você já falou alguma dessas frases? Eu não gosto do meu trabalho. Não me sinto uma

Leia mais

Psicologia social. Interacções sociais

Psicologia social. Interacções sociais Psicologia social Interacções sociais Modelo de atracção e de amizade em função do tempo (Rusbult, 1983) Prazer Gratificações e custos Nível de comparação Investimento na relação Níveis de comparação alternativos

Leia mais

Gestão Pessoal e Interpessoal Professor Pós-Doutor Eduardo Marostica

Gestão Pessoal e Interpessoal Professor Pós-Doutor Eduardo Marostica Gestão Pessoal e Interpessoal Professor Pós-Doutor Eduardo Marostica Currículum Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Organizações,

Leia mais

(27) /dayaneteixeiracoaching

(27) /dayaneteixeiracoaching Neurocoach, Escritora, Programadora Mental, Palestrante e Facilitadora de Metas e Objetivos. Especialista em Inteligência Emocional, Praticante da Técnica de Thetahealing Experiência no Autodesenvolvimento

Leia mais

12 semanas para o TOPO! 9ª semana

12 semanas para o TOPO! 9ª semana 12 semanas para o TOPO! 9ª semana VENDAS Nada acontece até que alguém venda algo Mary Kay Ash Conheça o que você vende Produto - conheça bem o seu produto só assim você passa segurança para seu cliente.

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS Margarida Gaspar de Matos Celeste Simões csimoes@fmh.utl.pt PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS... ajudar as crianças e adolescentes

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Você encara a negociação como uma disputa? A vitória está em como você lida com essa situação.

Você encara a negociação como uma disputa? A vitória está em como você lida com essa situação. www.agendor.com.br Você encara a negociação como uma disputa? A vitória está em como você lida com essa situação. www.agendor.com.br Jogue fora a ideia de que negociar significa baixar seus preços para

Leia mais

1. ACREDITAR EM DEUS, EM VOCÊ E NA EMPRESA! 2. ESTUDAR O MATERIAL PARA NOVAS CONSULTORAS. 3. ENTENDER O QUE EU GANHO SENDO DIRETORA. AUMENTO DE 300% Clientes; Anfitriãs; Mulheres a procura de renda extra;

Leia mais

Janela de Johari: Autoconhecimento

Janela de Johari: Autoconhecimento Objetivo Conhecer a si próprio e reconhecer como estamos tratando as pessoas e sendo tratadas por elas, dando dicas de como podemos melhorar o relacionamento interpessoal e administrar os conflitos que

Leia mais

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min.

Sebastião Gomes Ferreira. Competências Gerais da BNCC. 06/02 10:00h 30min. Sebastião Gomes Ferreira Competências Gerais da BNCC 06/02 10:00h 30min. COMPETÊNCIAS GERAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Sebastião Gomes Ferreira Prof. Esp. Em educação Articulador ProBNCC do Conselho

Leia mais

Você é uma Mulher de Sonhos ou uma Mulher de Atitude? Crédito Diretora Rakell Aguiar

Você é uma Mulher de Sonhos ou uma Mulher de Atitude? Crédito Diretora Rakell Aguiar Você é uma Mulher de Sonhos ou uma Mulher de Atitude? Crédito Diretora Rakell Aguiar Murmuração... Eu não gosto do meu trabalho Não me sinto uma pessoa valorizada no que faço Preciso melhorar minha vida

Leia mais

CADEIA DE VALOR DA ÁGUA EM PORTUGAL. Reunião Debate. Ministério dos Negócios Estrangeiros 2 de Julho, Alexandra Serra Presidente

CADEIA DE VALOR DA ÁGUA EM PORTUGAL. Reunião Debate. Ministério dos Negócios Estrangeiros 2 de Julho, Alexandra Serra Presidente CADEIA DE VALOR DA ÁGUA EM PORTUGAL Reunião Debate Ministério dos Negócios Estrangeiros 2 de Julho, 2018 Alexandra Serra Presidente Fonte: Directório de Membros, 31.12.2017 A Parceria Portuguesa para a

Leia mais

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

1/28/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Relação Treinador Atleta. a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL CURSO TREINADORES DE FUTEBOL NÍVEL I UEFA C Componente Específica Joana Cerqueira joanacerqueira.cifi2d@gmail.com a influência do treinador vai muito além do contexto desportivo

Leia mais

Negócios Internacionais

Negócios Internacionais International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan Negócios Internacionais Capítulo 2.1 O Meio Cultural Envolvente ás Empresas 2004 Prentice Hall, Inc 2-1 Objectivos do Capitulo Compreender os meios

Leia mais

11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2008 REALIZAÇÃO ASPPE

11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2008 REALIZAÇÃO ASPPE 11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2008 REALIZAÇÃO ASPPE O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE FORAM INFECTADAS PELO HIV AO NASCER E ESTÃO CHEGANDO A ADOLESCÊNCIA E A IDADE ADULTA É CRESCENTE EM DECORRÊNCIA DA EVOLUÇÃO DA TERAPIA

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO. Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO. Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay História Pessoal História Pessoal História Pessoal História Pessoal História Pessoal Murmuração... Eu não gosto

Leia mais

O protocolo não se limita às normas escritas que regem o cerimonial do estado. Inclui também as normas de cortesia que facilitam a vida em sociedade,

O protocolo não se limita às normas escritas que regem o cerimonial do estado. Inclui também as normas de cortesia que facilitam a vida em sociedade, O protocolo não se limita às normas escritas que regem o cerimonial do estado. Inclui também as normas de cortesia que facilitam a vida em sociedade, seja em casa, seja na empresa. A cortesia baseia-se

Leia mais

PORQUÊ LEVAR OS PETS PARA O TRABALHO?

PORQUÊ LEVAR OS PETS PARA O TRABALHO? PETS AT WORK 1 PORQUÊ LEVAR OS PETS PARA O TRABALHO? Ninguém consegue parar de falar dos benefícios do Pets at Work! Os colaboradores dizem que > Reduz o stress no escritório > Melhora o equilíbrio vida

Leia mais

DEPRESSÃO, O QUE É? A

DEPRESSÃO, O QUE É? A DEPRESSÃO, O QUE É? A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é diferente de tristeza e surge devido a fatores biológicos e emocionais (perdas, traumas, estresse, etc.).

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

Portugueses: Preço é determinante para a compra de smartphone

Portugueses: Preço é determinante para a compra de smartphone Portugueses: Preço é determinante para a compra de smartphone Date : 15 de Julho de 2015 A duração da bateria juntamente com o preço são as características mais valorizadas num smartphone mas o preço,

Leia mais

OBRA SOCIAL PAULO VI. Vou ter um irmão. - Orientações para os pais

OBRA SOCIAL PAULO VI. Vou ter um irmão. - Orientações para os pais OBRA SOCIAL PAULO VI Vou ter um irmão - Orientações para os pais Introdução O nascimento de um irmão é um acontecimento de vida muito stressante para a criança pequena e as suas reacções a este acontecimento

Leia mais

Técnicas de Negociação e Argumentação

Técnicas de Negociação e Argumentação Técnicas de Negociação e Argumentação R.M.L 11º I Preparação - Estudo, recolha de informação e planeamento A preparação é o planeamento básico. O seu objetivo é a fortificação da sua argumentação e o enfraquecimento

Leia mais

NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL. Negociando em diferentes ambientes culturais

NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL. Negociando em diferentes ambientes culturais NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL Negociando em diferentes ambientes culturais Ambiente das Negociações Internacionais A globalização trouxe o mais elevado grau de competitividade e ampliou os negócios para uma

Leia mais

5 apps para ajudar a deixar de fumar

5 apps para ajudar a deixar de fumar 5 apps para ajudar a deixar de fumar Date : 23 de Novembro de 2016 O tabaco, embora considerado uma companhia indispensável no dia-a-dia, apresenta não só riscos de saúde para os fumadores, mas também

Leia mais

Venda com excelência e colha melhores resultados. Márcio Starling

Venda com excelência e colha melhores resultados. Márcio Starling Venda com excelência e colha melhores resultados Márcio Starling Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então não é um modo de agir, mas sim um hábito. Aristóteles NOSSA REALIDADE É DE

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Vendas e Logística Coaching Aplicado às Vendas Formação de Chefes de Vendas e Coordenadores de Equipa Liderança e Equipas de Alto Rendimento Técnicas de Atendimento

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 5: Revisão para prova 1 Agenda Revisão para prova Trabalho parcial 1 2 Relembrando alguns conceitos REVISÃO PARA PROVA 3 Organização Grupo de pessoas que se constitui

Leia mais

RINDO À TOA Falamansa

RINDO À TOA Falamansa RINDO À TOA Falamansa TÔ NUMA BOA TÔ AQUI DE NOVO DAQUI NÃO SAIO DAQUI NÃO ME MOVO TENHO CERTEZA ESSE É O MEU LUGAR AAH AHA TÔ NUMA BOA TÔ FICANDO ESPERTO JÁ NÃO PERGUNTO SE ISSO TUDO É CERTO USO ESSE

Leia mais

Tomada de decisão na organização

Tomada de decisão na organização Tomada de decisão na organização Importância da tomada de decisão (POLC...) Tipos de problemas e de decisões Incerteza, risco e ambiguidade Elementos do processo de decisão Processo de decisão racional

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

A Palavra como Instrumento da Felicidade. Elaboração: Antonio Nascimento

A Palavra como Instrumento da Felicidade.  Elaboração: Antonio Nascimento A Palavra como Instrumento da Felicidade www.searadomestre.com.br/ Elaboração: Antonio Nascimento 1 Bíblia as palavras que vos disse, são espírito e vida. Jesus João, 6:63. Pois quem quer amar a vida e

Leia mais

CAPÍTULO 6 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS, CONTRATOS DE LICENÇA E OUTROS ACORDOS CONTRATUAIS

CAPÍTULO 6 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS, CONTRATOS DE LICENÇA E OUTROS ACORDOS CONTRATUAIS CAPÍTULO 6 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS, CONTRATOS DE LICENÇA E OUTROS ACORDOS CONTRATUAIS 6.1 INTRODUÇÃO 6.2 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Aliança Estratégica Acordo, formal ou informal, potencialmente duradouro, considerado

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Recentemente, lendo o livro: Descubra

Leia mais

CAPÍTULO 6 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS, CONTRATOS DE LICENÇA E OUTROS ACORDOS CONTRATUAIS 6.1 INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 6 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS, CONTRATOS DE LICENÇA E OUTROS ACORDOS CONTRATUAIS 6.1 INTRODUÇÃO CAPÍTULO 6 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS, CONTRATOS DE LICENÇA E OUTROS ACORDOS CONTRATUAIS 6.1 INTRODUÇÃO 1 6.2 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS 2 Aliança Estratégica Acordo, formal ou informal, potencialmente duradouro,

Leia mais

O que é segmentação de clientes?

O que é segmentação de clientes? O que é: o segmento do cliente define o perfil do comprador, bem como seus hábitos e motivações na hora da compra. O segmento também define quais são os atributos que tornam um produto mais ou menos valioso.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO PARA ALGUNS ESTUDIOSOS MARKETING SIGNIFICA: - Churchill e Paul J. Peter (2000, p. 04) definem marketing como um processo pelo qual se planeja e efetua

Leia mais

COMPETÊNCIA DE PARCERIA

COMPETÊNCIA DE PARCERIA COMPETÊNCIA DE PARCERIA COSTACURTA JUNQUEIRA CEO do Instituto MVC costacurta@institutomvc.com.br www.institutomvc.com.br Pano de Fundo PENSAR NA MELHOR PARCERIA DE SUA VIDA PENSAR NA PIOR PARCERIA DE SUA

Leia mais

Marketing no Desporto

Marketing no Desporto Marketing Desportivo Funchal, 23 de Abril 2007 Rui Pedro Caramez pcaramez@sapo.pt Marketing no Desporto O conceito emergente de mercado O novo papel do cliente de desporto Isolado Relacionado O Clube Desportivo

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA CENTRO DE DEFESA DE DIREITOS HUMANOS DE BETIM FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA PALESTRANTE ANA RITA DE MACEDO MOURA Psicóloga

Leia mais

Relatório de Tendências de Grupo

Relatório de Tendências de Grupo Relatório de de Grupo Perfil Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e

Leia mais

COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE

COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE O modelo subjacente à Janela de Johari, permitenos o auxilio no entendimento das relações interpessoais e relacionamentos entre o emissor e o receptor. JANELA

Leia mais

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação Intuição Pensamento Sentimento Julgamento Percepção E

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? recentemente, lendo o livro: descubra

Leia mais

Transformando leads em fluxo de loja

Transformando leads em fluxo de loja Transformando leads em fluxo de loja Introdução Antes da Internet Intenção Influências externas 10% Influência do Vendedor 90% Compra Fonte: Cobalt New buying influences Depois da Internet Intenção Influência

Leia mais

A Cultura da Equipe: Fator Crítico de Sucesso. Rackel Valadares OpenText Maio/2016

A Cultura da Equipe: Fator Crítico de Sucesso. Rackel Valadares OpenText Maio/2016 A Cultura da Equipe: Fator Crítico de Sucesso Rackel Valadares OpenText Maio/2016 O que é Cultura Organizacional? Cultura Organizacional a) É o que dá as pessoas um senso de como se comportar e o que convém

Leia mais