11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2008 REALIZAÇÃO ASPPE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2008 REALIZAÇÃO ASPPE"

Transcrição

1 11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2008 REALIZAÇÃO ASPPE

2 O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE FORAM INFECTADAS PELO HIV AO NASCER E ESTÃO CHEGANDO A ADOLESCÊNCIA E A IDADE ADULTA É CRESCENTE EM DECORRÊNCIA DA EVOLUÇÃO DA TERAPIA ANTIRETROVIRAL, DO MANEJO CLÍNICO GERAL E DO ACESSO AOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS. A REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES É UMA NECESSIDADE PRESENTE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE, SEJA PARA AQUELES QUE ADQUIRIRAM A DOENÇA POR TRANSMISSÃO VERTICAL, SEJA PARA OS QUE SE INFECTARAM POR OUTRAS FORMAS DE TRANSMISSÃO.

3

4 COM A EVOLUÇÃO DA TERAPIA ANTIRETROVIRAL E DA COMPLEXIDADE DO MANEJO CLÍNICO DA DOENÇA SURGE A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÕES ADEQUADAS PARA A ADESÃO. A REVELAÇÃO FORTALECE OS VÍNCULOS DE CONFIANÇA, DIMINUINDO OS SENTIMENTOS DE ISOLAMENTO E TRISTEZA VIVIDOS PELOS PACIENTES, MELHORANDO A AUTO-ESTIMA E ADESÃO AO TRATAMENTO. REVELAR O DIAGNÓSTICO FAVORECE A INCLUSÃO DA CRIANÇA/ADOLESCENTE NO PROCESSO DE TRATAMENTO, MOBILIZANDO ASPECTOS COMO AUTONOMIA, CONTROLE, DIREITOS, RESPONSABILIDADES, PROPICIANDO MELHOR ENTENDIMENTO DE SEU ESQUEMA DE CUIDADOS HOJE NÃO HÁ MAIS DÚVIDAS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA REVELAÇÃO, ESTUDOS APONTAM PARA EVIDÊNCIAS QUE MOSTRAM ASSOCIAÇÃO POSITIVA COM BOM AJUSTAMENTO PSICO SOCIAL, MELHORA DA AUTO-ESTIMA, TORNANDO- OS MAIS APTOS A ENFRENTAR AS SITUAÇÕES ADVINDAS DA INFECÇÃO PELO HIV/AIDS.

5 O importante é conseguir pensar no melhor momento e a melhor forma de partilhar com esses jovens o seu problema. A revelação do diagnóstico é uma das grandes dificuldades enfrentadas no cuidado as crianças soropositivas. Profissionais de saúde, familiares e cuidadores devem estar unidos para essa tarefa.

6 QUEM QUANDO COMO

7 VÁRIAS SITUAÇÕES INDICAM O MOMENTO DA REVELAÇÃO PERGUNTAS QUE AS CRIANÇAS FAZEM E QUE INDICAM QUE ELA DESCONFIA. O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR PARECE SER OUTRO FATOR QUE CONTRIBUI PARA A FAMÍLIA PENSAR EM REVELAR, POIS A CRIANÇA PASSA A TER ACESSO A INFORMAÇÃO, COM A CAPACIDADE DE LEITURA. A REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ASSUME PROPORÇÕES DIFERENTES QUANDO, A CRIANÇA APRESENTA UMA INFECÇÃO OPORTUNISTA, QUANDO UM DOS PAIS ADOECE OU MORRE. ATENÇÃO ESPECIAL DEVE SER DADA AOS CASOS DE CRIANÇAS QUE FORAM ADOTADAS E DESCONHECEM SUA HISTÓRIA, POIS ALÉM DA INFECÇÃO VERTICAL PELO VÍRUS É IMPORTANTE A REVELAÇÃO DE SUA ORIGEM. OUTRO ASPECTO A SER OBSERVADO É A CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DA CRIANÇA, SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO E SUA MATURIDADE EMOCIONAL PARA LIDAR COM A QUESTÃO.

8 SITUAÇÃO ESTIMULADA OU DETERMINADA PELA EQUIPE: ONDE OS PROFISSIONAIS SENTEM A NECESSIDADE DE ESTIMULAR A REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO TENDO EM VISTA UM MELHOR PROGNÓSTICO DE ADESÃO E/OU COMO UM FATOR IMPORTANTE A PROPOSTA DE UM MELHOR ATENDIMENTO; SITUAÇÃO ESPONTÂNEA OU DETERMINADA PELA FAMÍLIA: DE SUA REALIDADE E DE SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES E ANGUSTIAS; DE AMBOS: QUANDO A PERCEPÇÃO DE NECESSIDADES É PARTILHADA POR FAMILIARES E PROFISSIONAIS.

9 DEVE SER UM PROCESSO GRADATIVO E CONTÍNUO. NÃO DEVE SER UM EPISÓDIO ISOLADO. O PREPARO PARA A REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO COMEÇA COM E NA FAMÍLIA, OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO OS AGENTES DE PREPARO DESSE PROCESSO. É IMPORTANTE QUE O SERVIÇO CONHEÇA A ESTRUTURA FAMILIAR EM QUE VIVEM AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES, E O TIPO DE RELACIONAMENTO FAMILIAR. JUNTO AO CONHECIMENTO SOBRE A ESTRUTURA FAMILIAR É NECESSÁRIO ENTENDER QUAL A IMPORTÂNCIA (LUGAR, TAMANHO) DO DIAGNÓSTICO PARA ESSA FAMÍLIA.

10 PROFISSIONAIS DE SAÚDE FAMÍLIA AMBOS

11 ABRIR ESPAÇO PARA A DISCUSSÃO SOBRE A DEMANDA E APRESENTAÇÃO DO POSICIONAMENTO DO SERVIÇO E DOS CUIDADORES EM RELAÇÃO À QUESTÃO. CONHECER COMO ENTENDEM A TAREFA DE CONTAR À CRIANÇA SEU DIAGNÓSTICO, COMO IMAGINAM SER A MELHOR MANEIRA. NOS CASOS EM QUE NÃO HÁ CONSENSO QUANTO À PERTINÊNCIA, OPORTUNIDADE OU FORMAS DE REVELAR, O TRABALHO É NO SENTIDO DE OBTER-SE CONSENSO, ATRAVÉS DE ESCUTA E ARGUMENTAÇÃO, NUNCA COM UMA POSTURA PRECIPITADA E UNILATERAL. ESTABELECER UM PLANO CONJUNTO DE AÇÃO.

12 Preparar a família através da: Construção de um clima de confiança entre os familiares/cuidadores e profissionais de saúde; Prover os familiares de informações sobre aspectos médicos, psicológicos, sociais; Fornecer orientações sobre a infecção do HIV e as opções de tratamento; Informá-los sobre os recursos disponíveis nos serviços.

13 AS FAMÍLIAS TÊM DIREITO A ESCOLHER O MELHOR MOMENTO DA REVELAÇÃO, UMA VEZ QUE É NECESSÁRIO O SUPORTE DA MESMA PARA A VIVENCIA COTIDIANA PÓS DIAGNÓSTICO, PROPORCIONANDO UM AMBIENTE SAUDÁVEL PARA A CRIANÇA/ ADOLESCENTE. RECONHECER SE É UMA FAMÍLIA ADOTIVA, EXTENSIVA, SE EXISTEM OUTROS PORTADORES NA CASA, SE JÁ PERDERAM OS PAIS, IRÁ INDICAR O CAMINHO QUE O PROFISSIONAL DEVERÁ SEGUIR E QUAIS SERÃO OS OBSTÁCULOS A SEREM REMOVIDOS. IDENTIFICAR QUEM É A PESSOA QUE TEM VÍNCULO MAIS FORTE COM A CRIANÇA, E QUE TERÁ IMPORTANTE PAPEL NO PROCESSO.

14 AS EXPLICAÇÕES SOBRE O DIAGNÓSTICO VÃO CRESCENDO COM AS CRIANÇAS, GANHANDO NOVAS INFORMAÇÕES E FORMANDO O QUADRO COMPLETO DA DOENÇA E SUAS ESPECIFICIDADES. O PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES É CONTÍNUO, A PROPOSTA É IR AOS POUCOS TRANSMITINDO CONHECIMENTOS ATÉ A TOTAL REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO. ESTA FASE PODE DEMORAR, E DEVE CONTER NOÇÕES SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO, COMO ELE É AFETADO PELO HIV, INFORMAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO, A AÇÃO DOS ARV, EFEITOS COLATERAIS, NECESSIDADE DE ADESÃO, RESISTÊNCIA VIRAL. RESPONDER SINCERAMENTE AS PERGUNTAS DAS CRIANÇAS É UMA FORMA DE ENCORAJAR SUA ATIVA PARTICIPAÇÃO NOS SEUS CUIDADOS.

15 INCLUIR A REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PLANEJAMENTO DO CUIDADO A SER OFERECIDO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE VIVENDO COM HIV, INDEPENDENTE DE SEU SEXO, IDADE OU MODO DE INFECÇÃO. COMPREENDER A REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO UM PROCESSO DESENVOLVIDO EM PARCERIA POR CUIDADORES E PROFISSIONAIS (DE PREFERÊNCIA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL), LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO PARTICULAR DE CADA ADOLESCENTE, SEU AMBIENTE FAMILIAR E SOCIAL, IDADE, DESENVOLVIMENTO MENTAL E SOCIAL ETC. PROCURAR ENVOLVER SEMPRE NO PROCESSO DE REVELAÇÃO PESSOAS COM QUEM O ADOLESCENTE OU A CRIANÇA TENHA AFINIDADE E VÍNCULO O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DAS FAMÍLIAS PARA A REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO SURGE DE FORMA INDIVIDUALIZADA, CADA CASO É UM CASO, CADA FAMÍLIA TEM SEU MOMENTO, SENDO O PAPEL DA EQUIPE LEVA-LAS A PERCEBER QUE OS ADOLESCENTES SÃO INDIVÍDUOS EM DESENVOLVIMENTO DOTADOS DE DIREITOS. A NOÇÃO DE APOIO À FAMÍLIA É AMPLIADA INCLUINDO A ESCOLA. MUITAS VEZES É NECESSÁRIO QUE A EQUIPE VÁ ATÉ A ESCOLA, DISCUTIR E ORIENTAR PROFESSORES.

16 FORTALECER OS FAMILIARES PARA A REVELAÇÃO, SENSIBILIZANDO-OS PARA O DIREITO DO ADOLESCENTE EM CONHECER SEU DIAGNÓSTICO, QUANTO APOIÁ-LOS APÓS A REVELAÇÃO. ESTAR PREPARADOS PARA OFERECER APOIO AOS FAMILIARES E CUIDADORES, MAS NÃO DEVEM SUBSTITUIR A FAMÍLIA NESSE PAPEL, A NÃO SER EM SITUAÇÕES EXTREMAS. A DECISÃO SOBRE O MOMENTO CERTO DA REVELAÇÃO PODE SER TOMADA CONJUNTAMENTE, ENTRE FAMILIARES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE, SOMANDO OS CONHECIMENTOS QUE AMBOS POSSUEM SOBRE CADA CRIANÇA. APÓS O DIAGNÓSTICO É NECESSÁRIO QUE OS ADOLESCENTES CONTINUEM A RECEBER APOIO. NÃO HÁ PROTOCOLOS ÚNICOS QUE POSSAM SER UTILIZADOS DE FORMA INDISCRIMINADA POR TODOS OS SERVIÇOS.

17 Familiares e profissionais devem estar atentos para as possíveis alterações emocionais, principalmente banalizando a forma natural como o diagnóstico foi recebido pelo adolescente, minimizando o impacto do mesmo após a revelação, confundindo muitas vezes a sensação de alívio pessoal com os sentimentos da criança.

18 Incentivar a realização de grupos de conversa e troca sobre amizade, namoro, sexualidade e temas de interesse nos serviços de saúde. Desenvolver material específico sobre sexualidade e reproduçãopara os jovens que vivem com HIV. Realizar oficinas sobre uso de preservativos. Estimular a realizaçãode grupos de pais e cuidadores para o fortalecimento da família,preparando-os para a revelação e enfrentamento de eventuais situações de preconceito e discriminação. Favorecer a participação de pessoas que já passaram pela situação de revelação nos grupos, favorecendo a troca de experiências. Oferecer oportunidades de atividades especiais com jovens portadores, favorecendo a socialização e a saída do isolamento.

19 A busca e a realização de projetos de vida e felicidade dos jovens vivendo com HIV não dependem apenas dos serviços de saúde, mas também de uma ampla rede de apoio social.

20 Não precisei fazer todo o trabalho; não precisei incitar no paciente o desejo de crescer, com curiosidade, vontade, gosto pela vida, afeição, lealdade ou qualquer uma das infinidades de características que nos tornam humanos. Não, o que tive de fazer foi identificar e remover os obstáculos. O resto se seguiria normalmente, alimentado pelas forças de auto realização dentro do paciente. (Karen Horney)

ENTREVISTA COM FAMÍLIAS. Como conduzir a entrevista com famílias

ENTREVISTA COM FAMÍLIAS. Como conduzir a entrevista com famílias ENTREVISTA COM FAMÍLIAS Como conduzir a entrevista com famílias Engajamento-relacionamento colaborativo e de consentimentos Avaliação-Exploração, identificação e delineamento de forças e dificuldades da

Leia mais

Brasil registra queda na transmissão da Aids de mãe para filho

Brasil registra queda na transmissão da Aids de mãe para filho Brasil registra queda na transmissão da Aids de mãe para filho A taxa de detecção em menores de cinco anos caiu 36% nos últimos seis anos. Boletim epidemiológico indica que 827 mil pessoas vivam com HIV/Aids

Leia mais

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Diretrizes de abordagem psicoterápica na atenção primária Alexandre de Araújo Pereira ASPECTOS GERAIS Os profissionais que atuam em serviços de atenção primária de saúde frequentemente interagem com uma

Leia mais

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE É sabido que através da prática esportiva, o indivíduo pode ser norteado a caminhos contrários a violência,

Leia mais

a conversa é quase uma unanimidade a percepção de que o período tem se alongado nos últimos

a conversa é quase uma unanimidade a percepção de que o período tem se alongado nos últimos Iniciando a conversa Não há uma definição única para o período de vida que chamamos de adolescência. As demarcações dependem de vários fatores, incluindo (com destaque) os socioeconômicos. Porém, para

Leia mais

Recomendações para terapia antirretroviral em adultos infectados pelo HIV 2008 Suplemento III Tratamento e prevenção Outubro de 2010 / Brasília DF ADE

Recomendações para terapia antirretroviral em adultos infectados pelo HIV 2008 Suplemento III Tratamento e prevenção Outubro de 2010 / Brasília DF ADE Recomendações para terapia antirretroviral em adultos infectados pelo HIV 2008 Suplemento III Tratamento e prevenção Outubro de 2010 / Brasília DF Recomendações para terapia antirretroviral em adultos

Leia mais

Detecção Precoce do HIV/Aids nos Programas da

Detecção Precoce do HIV/Aids nos Programas da Detecção Precoce do HIV/Aids nos Programas da Atenção BásicaB Características Atuais do Diagnóstico do HIV/AIDS Predomina o diagnóstico tardio da infecção pelo HIV e Aids (43,6% dos diagnósticos) ( sticos

Leia mais

Cuidado e desmedicalização na atenção básica

Cuidado e desmedicalização na atenção básica Rio de Janeiro, agosto de 2012 Cuidado e desmedicalização na atenção básica Laura Camargo Macruz Feuerwerker Profa. Associada FSP-USP Medicalização e a disputa pela vida Movimento de compreender todos

Leia mais

Horário de atendimento Segunda a Sexta-feira das 7h às 19h.

Horário de atendimento Segunda a Sexta-feira das 7h às 19h. CENTRO DE REFERÊNCIA DE DST/AIDS PENHA Endereço: Praça Nossa Senhora da Penha, 55 (subsolo) Penha CEP 03632-060 Telefones: 2092-4020 / 2295-0391 Supervisão Técnica de Saúde Penha Coordenadoria Regional

Leia mais

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é...

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é... Expressão da Sexualidade na Adolescência AS Sexualidade é... A necessidade de buscar sensações bemestar, prazer, afeto, contato, carinho, que todo ser humano tem. A SEXUALIDADE É NATURAL! S 1 2 1 S A Sexualidade

Leia mais

Bacharel em jornalismo e graduanda em Direito, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2

Bacharel em jornalismo e graduanda em Direito, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2 O DIREITO SOBRE A FUNÇÃO REPRODUTIVA DAS MULHERES QUE VIVEM COM HIV/AIDS E O PLANEJAMENTO FAMILIAR COMO UM DOS INSTRUMENTOS DE EFETIVAÇÃO DESSE DIREITO E DA DIGNIDADE HUMANA DESTAS MULHERES, NO MUNICÍPIO

Leia mais

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR DE OBESIDADE GRAVE

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR DE OBESIDADE GRAVE Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 04 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR

Leia mais

MANUAL PARA CRIAÇÃO DE GRUPOS DE APOIO Diretoria Regional

MANUAL PARA CRIAÇÃO DE GRUPOS DE APOIO Diretoria Regional MANUAL PARA CRIAÇÃO DE GRUPOS DE APOIO Diretoria Regional Coordenação dos Grupos de Apoio ABRAz Nacional Daniela Stein abraz.grupodeapoio@gmail.com daniela@danielastein.com.br Porto Alegre Outubro - 2018

Leia mais

O CUIDADO INDIVIDUALIZADO AO PACIENTE HOMOSSEXUAL PORTADOR DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

O CUIDADO INDIVIDUALIZADO AO PACIENTE HOMOSSEXUAL PORTADOR DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA O CUIDADO INDIVIDUALIZADO AO PACIENTE HOMOSSEXUAL PORTADOR DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Alexia Camargo Knapp de Moura 1 Juliana de Paula Teixeira 2 Karen Domingues Gonzales 3 Introdução

Leia mais

AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO Jéssica Silva Fernandes¹; Lourdes Missio²; Sigrid Fontes 3 ; Willian Silva Serra 4 ¹Acadêmica do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

ATENÇÃO HUMANIZADA AO ABORTAMENTO

ATENÇÃO HUMANIZADA AO ABORTAMENTO ATENÇÃO ÀS MULHERES NORMA TÉCNICA MINISTÉRIO DA SAÚDE 2ª EDIÇÃO - 2ª REIMPRESSÃO EM 2014 O abortamento representa um grave problema de saúde pública, sendo causa importante de morte materna. O Ministério

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

Educação pelos Pares. Sexualidade e Prevenção VIH/SIDA. 1. Introdução

Educação pelos Pares. Sexualidade e Prevenção VIH/SIDA. 1. Introdução 1. Introdução O Projecto Nacional de Educação pelos Pares é desenvolvido pela Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA, através dos Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ), em Escolas

Leia mais

VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR 2011 AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS E AS ESPECIALIDADES NA PSICOLOGIA

VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR 2011 AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS E AS ESPECIALIDADES NA PSICOLOGIA VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR 2011 AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS E AS ESPECIALIDADES NA PSICOLOGIA HOSPITALAR. Psicóloga Giovana Kreuz Resumo para anais: MESA REDONDA: GRUPO

Leia mais

Bacharel em jornalismo e graduanda em Direito, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2

Bacharel em jornalismo e graduanda em Direito, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2 O DIREITO SOBRE A FUNÇÃO REPRODUTIVA DAS MULHERES QUE VIVEM COM HIV/AIDS E O PLANEJAMENTO FAMILIAR COMO UM DOS INSTRUMENTOS DE EFETIVAÇÃO DESSE DIREITO E DA DIGNIDADE HUMANA DESTAS MULHERES, NO MUNICÍPIO

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 01 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina TRANSPLANTE HEPÁTICO Versão:

Leia mais

COMPROMISSOS DE ACELERAÇÃO DA RESPOSTA PARA ACABAR COM A EPIDEMIA DE AIDS ATÉ 2030

COMPROMISSOS DE ACELERAÇÃO DA RESPOSTA PARA ACABAR COM A EPIDEMIA DE AIDS ATÉ 2030 COMPROMISSOS DE ACELERAÇÃO DA RESPOSTA PARA ACABAR COM A EPIDEMIA DE AIDS ATÉ 2030 COMPROMISSOS DE ACELERAÇÃO DA RESPOSTA PARA ACABAR COM A EPIDEMIA DE AIDS ATÉ 2030 1 2 3 4 5 Garantir que 30 milhões de

Leia mais

Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira A Sexualidade do Deficiente Mental

Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira A Sexualidade do Deficiente Mental Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira A Sexualidade do Deficiente Mental Fabiano Puhlmann Di Girolamo Revista Nacional de Reabilitação -

Leia mais

45º Congresso Estadual das APAEs

45º Congresso Estadual das APAEs 45º Congresso Estadual das APAEs DESENVOLVIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA JUVENTUDE E IDADE ADULTA Profª Drª Rosana Glat Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Educação

Leia mais

AIDS& Na folia. //// Saúde corporativa. Paraná. o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria.

AIDS& Na folia. //// Saúde corporativa. Paraná. o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria. ////////////////////////////////// AIDS& hepatites //// Saúde corporativa Especial Carnaval // Na folia ou na calmaria o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria. Paraná AIDS/

Leia mais

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV +14% Em relação a 2010 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV - 18% Novas infecções anuais relativas a 2010-34%

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

RESPIRE. Vamos acabar com a TB e com a AIDS até 2030

RESPIRE. Vamos acabar com a TB e com a AIDS até 2030 RESPIRE Vamos acabar com a TB e com a AIDS até 2030 Crédito da foto: MSF/Luca Sola Nunca foi tão urgente para nós, nos unirmos para acabar com o HIV e com a tuberculose. Nós podemos alcançar resultados

Leia mais

Introdução. Autores: Allan do Carmo Silva 2 Gisele Ramos Duarte 3 Monique Santanna de Faria 4 Orientador: Márcia Denise Pletsch 5

Introdução. Autores: Allan do Carmo Silva 2 Gisele Ramos Duarte 3 Monique Santanna de Faria 4 Orientador: Márcia Denise Pletsch 5 1 O cinema como estratégia para discutir as políticas de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais: uma análise do filme Vermelho como o céu 1 Introdução Autores: Allan do Carmo Silva

Leia mais

Práticas integrativas e complementares em pessoas vivendo com. Dra. Gisele Damian A. Gouveia

Práticas integrativas e complementares em pessoas vivendo com. Dra. Gisele Damian A. Gouveia apresentam Práticas integrativas e complementares em pessoas vivendo com Dra. Gisele Damian A. Gouveia Cuidado integral às pessoas vivendo com HIV/AIDS pela AB Sentimentos como medo e angústia são comuns

Leia mais

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013 TÍTULO: INCIDÊNCIA DE AIDS NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP, NO PERÍODO DE 2003 A 2013 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

PREVALÊNCIA DE HIV/AIDS EM IDOSOS NO NORDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO EPIDEMIOLOGICO

PREVALÊNCIA DE HIV/AIDS EM IDOSOS NO NORDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO EPIDEMIOLOGICO PREVALÊNCIA DE HIV/AIDS EM IDOSOS NO NORDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO EPIDEMIOLOGICO Cristiane Silva França 1 ; Tácila Thamires de Melo Santos 2 ; Gleycielle Alexandre Cavalcante 2 ; Emília Natali Cruz Duarte³;

Leia mais

PROJETO SOCIAL GRAPPA

PROJETO SOCIAL GRAPPA PROJETO SOCIAL GRAPPA Em última análise, precisamos amar para não adoecer. Sigmund Freud 1. APRESENTAÇÃO Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo

Leia mais

Terceiro Componente: Elaborando um Plano Conjunto de Manejo dos Problemas

Terceiro Componente: Elaborando um Plano Conjunto de Manejo dos Problemas 12 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade Oficina:Método Clínico Centrado na Pessoa Terceiro Componente: Elaborando um Plano Conjunto de Manejo dos Problemas Alexandre Moreira de Melo

Leia mais

TANATOLOGIA: como a Enfermagem lida com a Morte e o Morrer

TANATOLOGIA: como a Enfermagem lida com a Morte e o Morrer TANATOLOGIA: como a Enfermagem lida com a Morte e o Morrer Dois amantes felizes não têm fim e nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza. Pablo Neruda MARIA DA CONCEIÇÃO

Leia mais

O Luto como Vivemos: Educação para Morte 1

O Luto como Vivemos: Educação para Morte 1 O Luto como Vivemos: Educação para Morte 1 Valéria Tinoco Gosto muito de classificar o meu trabalho e o trabalho dos integrantes desta mesa e de tantos outros profissionais de Educação para a Morte. Além

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA: O CUIDADOR E A PESSOA COM DEMÊNCIA

QUALIDADE DE VIDA: O CUIDADOR E A PESSOA COM DEMÊNCIA QUALIDADE DE VIDA: O CUIDADOR E A PESSOA COM DEMÊNCIA Cristiane Moro Mestre Gerontologia Biomédica Especialização em Saúde Pública Docente na FACCAT Formação em RPG Instrutora de Shantala Cuidar É mais

Leia mais

JOVENS RAÇA COR EPIDEMIA CONCENTRADA. HIV e Aids no Município de São Paulo Resumo da Epidemia

JOVENS RAÇA COR EPIDEMIA CONCENTRADA. HIV e Aids no Município de São Paulo Resumo da Epidemia RAÇA COR EPIDEMIA CONCENTRADA JOVENS Versão preliminar publicada em 30 de Novembro de 2015 HIV e Aids no Município de São Paulo Resumo da Epidemia Números: (MSP)91.733 Casos de aids no Município de São

Leia mais

A INCIDÊNCIA DE CASOS NOVOS DE AIDS EM CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS/BRASIL 1

A INCIDÊNCIA DE CASOS NOVOS DE AIDS EM CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS/BRASIL 1 A INCIDÊNCIA DE CASOS NOVOS DE AIDS EM CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS/BRASIL 1 Brum. C. N. ; Zuge. S. S. ; Ribeiro, A. C. ; Tronco, C. S. ; Tolentino, L. C. ; Santos, É. É. P. ;Padoin, S. M. M.

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO ÁS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO ÁS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO ÁS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA AZEVEDO, Ana Carolina Ferreira de 1 ; FAVARO, Ludmila Camilo 2 ; SALGE, Ana Karina Marques³, SIQUEIRA,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA

PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA ESTEVAM INÁCIO PRESTES 1 ELIZABETH SOARES COELHO 2 RESUMO Este artigo aborda a temática Psicologia da Saúde, através da experiência vivenciada,por

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS CNAS CONANDA MDS

Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS CNAS CONANDA MDS CONANDA Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS MDS 1 CNAS A Atuação do Psicólogo nos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS 2 Introdução Os serviços

Leia mais

Introdução

Introdução 1. 2. 3. 4. Introdução A estratégia Saúde da Família Os princípios organizativos da estratégia Saúde da Família A reorganização da Atenção Primária a partir da Saúde da Família Introdução A Atenção Primária

Leia mais

2.1 Competências ao término do 1o ano de Residência Médica em Infectologia R1

2.1 Competências ao término do 1o ano de Residência Médica em Infectologia R1 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS PRM INFECTOLOGIA 1. OBJETIVO GERAL Formar e habilitar o médico especialista em uso de habilidade técnica, emocional, capacidade reflexiva e princípios éticos para o diagnóstico clínico

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO Nome do projeto (programa vinculado se houver) A sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores de pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial. Vinculado ao programa de pós graduação da Ciências

Leia mais

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 BANCO MUNDIAL

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 BANCO MUNDIAL COPATROCINADOR UNAIDS 2015 BANCO MUNDIAL COPATROCINADORES UNAIDS 2015 O QUE É O BANCO MUNDIAL? Milhões ainda estão se tornando infectados a cada ano e muitos são excluídos do tratamento por culpa de serviços

Leia mais

Agora em Ribeirão Preto, no IACEP

Agora em Ribeirão Preto, no IACEP Agora em Ribeirão Preto, no IACEP Treinamento de habilidades socioemocionais MÉTODO FRIENDS Ficha Técnica Programa baseado em evidências científicas que desenvolve resiliência, bem-estar e previne problemas

Leia mais

RELATÓRIO GLOBAL. Primeira Rodada Avaliação Externa da Qualidade. Testes Rápidos para o Diagnóstico do HIV

RELATÓRIO GLOBAL. Primeira Rodada Avaliação Externa da Qualidade. Testes Rápidos para o Diagnóstico do HIV RELATÓRIO GLOBAL Primeira Rodada Avaliação Externa da Qualidade Testes Rápidos para o Diagnóstico do HIV 2013 INTRODUÇÃO Em cumprimento à legislação RDC 302/ANVISA/2005, no que se refere à garantia da

Leia mais

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM PRODUÇÃO DO CUIDADO AOS IDOSOS COM HIV/AIDS

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM PRODUÇÃO DO CUIDADO AOS IDOSOS COM HIV/AIDS II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM Fortaleza - CE 23 a 25 de Maio de 2016 PRODUÇÃO DO CUIDADO AOS IDOSOS COM HIV/AIDS Monalisa Rodrigues da Cruz 1 Diego da Silva Medeiros 2 Maria

Leia mais

SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCMMG 2º SEMESTRE/2013

SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCMMG 2º SEMESTRE/2013 SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA VINCULAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO DA FCMMG 2º SEMESTRE/2013 O Núcleo de Extensão Acadêmica (NEA) da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais torna público o presente edital

Leia mais

Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar.

Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar. TÍTULO DA PRÁTICA: Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar. CÓDIGO DA PRÁTICA: T23 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 a)situação problema e/ou demanda inicial que

Leia mais

AIDS/HIV E SÍFILIS: A VULNERABILIDADE DA SOCIEDADE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA R/S 1

AIDS/HIV E SÍFILIS: A VULNERABILIDADE DA SOCIEDADE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA R/S 1 AIDS/HIV E SÍFILIS: A VULNERABILIDADE DA SOCIEDADE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA R/S 1 Marilse Ribeiro Neves 2, Thaís De Matos Trindade 3, Ana

Leia mais

Projeto de Saúde Mental

Projeto de Saúde Mental Projeto de Saúde Mental SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR Ala Reviver PROJETO MINHA HORTA AUTORES Madelaine Neves de Souza-Téc. de Enfermagem Gisele R. Cardozo- Assistente Social JUSTIFICATIVA

Leia mais

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO I Identificação ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL LIMEIRENSE ARIL INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Entidade Executora: Associação de Reabilitação Infantil Limeirense - ARIL Endereço: Rua Dr.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DA INFECÇÃO POR HIV/AIDS EM INDIVÍDUOS ACOMPANHADOS NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DA INFECÇÃO POR HIV/AIDS EM INDIVÍDUOS ACOMPANHADOS NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DA INFECÇÃO POR HIV/AIDS EM INDIVÍDUOS ACOMPANHADOS NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB Catarina Alves de Lima Serafim¹; Leônia Maria Batista²; Luciana Lucena

Leia mais

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa, O Grupo de Pais na Escola Mudanças e Enriquecimento de Vínculos Patrícia Poppe XIII Encontro Luso-Brasileiro e XV Congresso Nacional da SPGPAG O Grupo: Espelho de Afetos; Construção de vínculos Lisboa,

Leia mais

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM Fortaleza - CE 23 a 25 de Maio de 2016 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM APLICADO A UM PACIENTE COM AIDS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Mariane

Leia mais

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ Andréa Araújo Viana 1 Ricardo José Oliveira Mouta 2 Denise Garrido

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

A PRÁTICA NA COMUNIDADE COMO EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA.

A PRÁTICA NA COMUNIDADE COMO EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA. 1 A PRÁTICA NA COMUNIDADE COMO EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA. Aline de Oliveira Costa, Heloísa Maria Heradão Rogone 1 RESUMO Este trabalho objetiva relatar a experiência do aluno de Psicologia

Leia mais

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Encontro Nacional Unimed de Assistentes Sociais Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Elaine de Freitas Assistente Social Instituto da Criança - HCFMUSP Família A família, desde

Leia mais

O impacto da sexualidade no cotidiano da pessoa com estomia. Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula TiSobest Universidade de Taubaté

O impacto da sexualidade no cotidiano da pessoa com estomia. Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula TiSobest Universidade de Taubaté O impacto da sexualidade no cotidiano da pessoa com estomia Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula TiSobest Universidade de Taubaté SEXUALIDADE Tema complexo e difícil de ser abordado; Lacunas na produção

Leia mais

Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola.

Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola. Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola. Para início de conversa Como o gênero e a sexualidade são tratados em sala de aula? A questão do tabu não se discute. Dificuldades

Leia mais

PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS

PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS Instituições Envolvidas: Fundação Municipal da Infância e da Juventude;CDIP/Programa Municipal

Leia mais

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI Gerenciamento Baseado na Competência Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan Significa mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão

Leia mais

O dispositivo Clínico- Institucional

O dispositivo Clínico- Institucional O dispositivo Clínico- Institucional Uma proposta... Patrícia Rachel Gonçalves Psicóloga Clínica CRP-03/03302 Coordenação do Núcleo de Clínica - CETAD/UFBA Coordenação Programa de Estágio CETAD/UFBA 1

Leia mais

Eu não tinha noção da força que possuía

Eu não tinha noção da força que possuía Eu não tinha noção da força que possuía APRESENTAÇÃO Gabriel Metzler e um engenheiro civil que a vida lapidou para ser um palestrante. E uma fonte de inspiração para as empresas que buscam transformações

Leia mais

CNPJ: / Rua: 19 de Novembro nº 4158 Bairro: Real Copagre Teresina/PI CEP:

CNPJ: / Rua: 19 de Novembro nº 4158 Bairro: Real Copagre Teresina/PI CEP: Relatório de Atividades Ano de 2012 Janeiro Realização da atividade de prevenção a IST/HIV/AIDS, com ato na praça João Luis Ferreira no Centro de Teresina, ação alusiva ao 29 de Janeiro Dia Nacional de

Leia mais

Tabela 1: HIV positive por categoria de transmissão , 1995 e 1996.

Tabela 1: HIV positive por categoria de transmissão , 1995 e 1996. Ucrânia A Ucrânia é um país localizado na Europa Oriental, na fronteira com o Mar Negro, entre a Polônia, Romênia, Moldávia e no oeste e no leste da Rússia. Os dados disponíveis sobre HIV e AIDS na Ucrânia

Leia mais

A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ANDRADE, Josemberg Moura de, Universidade Federal da Paraíba, Professor orientador, josemberg.andrade@gmail.com;

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE COPATROCINADOR UNAIDS 2015 OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE COPATROCINADORES UNAIDS 2015 O QUE É A OMS? As novas orientações consolidadas de tratamento da OMS representam mais um salto adiante para uma

Leia mais

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) Estratégias de atendimento educacional para pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD/autistas PARTE 1 Queila Medeiros Veiga 3 Apresentação do professor

Leia mais

VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE SENTIMENTOS NO CAPS PRADO VEPPO- SM-RS.

VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE SENTIMENTOS NO CAPS PRADO VEPPO- SM-RS. VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE SENTIMENTOS NO CAPS PRADO VEPPO- SM-RS. Niara Cabral Iserhard 1 Annie Jeanninne Bisso Lacchini 2 Na década de 80, o movimento brasileiro pela reforma psiquiátrica teve uma iniciativa

Leia mais

LEIA. Instale as seguintes fonts grátis: Roboto 2014: 2014?q%5Bterm%5D=roboto&q%5Bsearch_check%5D=Y

LEIA. Instale as seguintes fonts grátis: Roboto 2014:  2014?q%5Bterm%5D=roboto&q%5Bsearch_check%5D=Y LEIA Instale as seguintes fonts grátis: Roboto 2014: http://www.fontsquirrel.com/fonts/roboto- 2014?q%5Bterm%5D=roboto&q%5Bsearch_check%5D=Y Social Font icon: http://www.fonts2u.com/socialico.font CLÍNICA

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Texto 1. O que é saúde?

Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Texto 1. O que é saúde? O que é saúde? Aula 3: O que é saúde? Saúde na adolescência Muitas pessoas nunca pararam para pensar o que é ter saúde. Vivem suas vidas imaginando que uma pessoa tem saúde quando não tem nenhuma doença.

Leia mais

Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020

Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020 Projeto Humanização: Cuidados Paliativos em Oncologia 2019/2020 O Projeto É um programa de treinamento em desenvolvimento humano focado em competências socioemocionais para profissionais da saúde. O objetivo

Leia mais

ESTATÍSTICAS GLOBAIS SOBRE HIV 2018

ESTATÍSTICAS GLOBAIS SOBRE HIV 2018 RELATÓRIO INFORMATIVO ATUALIZAÇÃO GLOBAL DA AIDS 2019 ESTATÍSTICAS GLOBAIS SOBRE HIV 2018 37,9 milhões [32,7 milhões 44,0 milhões] de pessoas em todo o mundo vivendo com HIV. 23,3 milhões [20,5 milhões

Leia mais

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental GONCALVES, Rayane Araújo¹ ;CARNEIRO, Danielle Suzainny dos Reis Castro ²; LISBOA,Iara Alves 1 Universidade de

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE

ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE Novembro 2014 INTRODUÇÃO CONSUMIDORES DA TERCEIRA IDADE NO BRASIL AFIRMAM SER SAUDÁVEIS E FELIZES O perfil dos consumidores da terceira idade residentes nas capitais brasileiras

Leia mais

Ainda que os tratamentos e a vasta quantidade de informação tenham sido facilitados de

Ainda que os tratamentos e a vasta quantidade de informação tenham sido facilitados de 10 verdades sobre a AIDs que ninguém vai te contar Mesmo com os avanços da ciência, da tecnologia, da medicina e da indústria de remédios, o mundo ainda não conseguiu se livrar da Aids. Matéria publicada

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social HISTÓRIAS DE CRIANÇAS ACOLHIDAS. POR QUE REGISTRAR?

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social HISTÓRIAS DE CRIANÇAS ACOLHIDAS. POR QUE REGISTRAR? HISTÓRIAS DE CRIANÇAS ACOLHIDAS. POR QUE REGISTRAR? Thauane Rezende Santos; Esther Akemi Kavano Katayama (Departamento de Ciências da Saúde, Universidade do Oeste Paulista, SP, Brasil). contato: thauane_rezende@hotmail.com;

Leia mais

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos.

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia 2010; Formação em Hipnose e terapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte - 2013; Pós Graduação / Especialização em Análise Transacional

Leia mais

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão Mostra de Projetos 2011 Os Pés do Pavão Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal de Educação,

Leia mais

A medicina não é apenas uma ciência, mas a arte de permitir que nossa individualidade possa interagir com a individualidade do paciente.

A medicina não é apenas uma ciência, mas a arte de permitir que nossa individualidade possa interagir com a individualidade do paciente. A medicina não é apenas uma ciência, mas a arte de permitir que nossa individualidade possa interagir com a individualidade do paciente. Albert Schweitzer Sujeito...ser real com qualidades e agente de

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social Avaliação Diagnóstica Nomes Formação Pessoal e Social IDENTIDADE/ AUTOESTIMA Identificar as suas caraterísticas individuais Reconhecer laços de pertença a diferentes grupos Expressar necessidades, emoções

Leia mais

INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA

INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 10 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA Versão:

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL Introdução O desafio de um plano de enfrentamento da epidemia da aids em população específica,

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 21 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS Técnicos Responsáveis: Diretora administrativa: Marinalva de Souza Farias da Costa Secretaria: Terezinha

Leia mais