FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cefuroxima Basi, 250 mg 500 mg, Comprimidos revestidos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cefuroxima Basi, 250 mg 500 mg, Comprimidos revestidos"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefuroxima Basi, 250 mg 500 mg, Comprimidos revestidos Cefuroxima Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento APROVADO EM Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto: 1. O que é Cefuroxima Basi e para que é utilizado 2. Antes de tomar Cefuroxima Basi 3. Como tomar Cefuroxima Basi 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Cefuroxima Basi 1. O QUE É CEFUROXIMA BASI E PARA QUE É UTILIZADO Cefuroxima Basi pertence a um grupo de anti-infecciosos antibacterianos denominado cefalosporinas de 2ª geração (grupo Cefalosporinas de 2º geração). Os antibacterianos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias (acçãobactericida) causadoras de infecções. A cefuroxima é um agente antibacteriano eficaz e bem caracterizado, que tem actividade bactericida contra uma vasta gama de patogénios comuns, incluindo estirpes produtoras de beta-lactamases. Tem uma boa estabilidade às beta-lactamases bacterianas, sendo por isso activa contra muitas estirpes resistentes à ampicilina ou à amoxicilina. A cefuroxima é geralmente activa in vitro contra os seguintes microrganismos: Aeróbios Gram-negativos: H. influenzae (incluindo estirpes ampicilino-resistentes), H. parainfluenzae, Moraxella (Branhamella) catarrhalis, N. gonorrhoea (incluindo estirpes produtoras e não produtoras de penicilinase), E. coli, Klebsiella spp., P. mirabilis, Providencia spp, P. rettgeri. Aeróbios Gram-positivos: S. aureus e S. epidermidis (incluindo estirpes produtoras de penicilinase mas excluindo estirpes meticilino-resistentes), S. pyogenes (e outros estreptococos hemolíticos beta), S. pneumoniae, Streptococcus Grupo B (S.

2 agalactiae). Anaeróbios: cocos Gram-positivos e Gram-negativos (incluindo espécies de Peptococcus e Peptostreptococcus), bacilos Gram-positivos (incluindo espécies de Clostridium) e bacilos Gram-negativos (incluindo espécies de Bacteroides e Fusobacterium), Propionibacterium spp. Outros microrganismos: Borrelia burgdorferi. Os seguintes microrganismos não são susceptíveisà cefuroxima: C. difficile, Pseudomonas spp., Campylobacter spp., Acinetobacter calcoaceticus, L. monocytogenes, estirpes de S. aureus e de S. epidermidis meticilino-resistentes, Legionella spp. Algumas espécies dos seguintes géneros não são susceptíveis à cefuroxima: Enterococcus (Streptococcus) faecalis, Morganella morganii, P. vulgaris, Enterobacter spp., Citrobacter spp., Serratia spp., Bacteroides fragilis. Cefuroxima Basi é utilizado no tratamento de: - infecções dos ouvidos, nariz e garganta, tais como otite média, sinusite, amigdalite e faringite; - infecções respiratórias, por ex., pneumonia, bronquite aguda e exacerbações agudas da bronquite crónica; - infecções do aparelho genital e urinário, por ex. pielonefrite, cistite, uretrite, gonorreia, uretrite gonocócica aguda não complicada e cervicite; - infecções da pele e tecidos moles, por ex., furunculose, piodermia e impetigo. A cefuroxima é também comercializada sob a forma de sal sódico para administração parentérica, permitindo a terapêutica sequencial com o mesmo antibacteriano, quando for clinicamente indicada a passagem da administração parentérica para a oral. Quando apropriado, Cefuroxima Basi é eficaz no tratamento da pneumonia e exacerbação aguda da bronquite crónica, quando administrado após terapêutica parentérica inicial com cefuroxima sódica. 2. ANTES DE TOMAR CEFUROXIMA BASI Não tome Cefuroxima Basi - se tem alergia (hipersensibilidade) à cefuroxima axetil ou a qualquer outro componente de Cefuroxima Basi; - se tem hipersensibilidade conhecida aos antibacterianos cefalosporínicos. Tome especial cuidado com Cefuroxima Basi - se manifestou reacção alérgica à penicilina ou a outros antibióticos beta-lactâmicos.

3 Como com outros antibacterianos, o uso prolongado de Cefuroxima Basi pode originar desenvolvimento de microrganismos não susceptíveis, podendo ser necessária a interrupção do tratamento. Têm sido referidas situações de inflamação grave da mucosa intestinal com excreção de muco membranar ou de materiais de natureza albuminosa, obstipação e dores abdominais (colite pseudomembranosa) com o uso de antibacterianos de largo espectro. Caso tenha estes sinais e sintomas durante ou após utilização do antibacteriano, é importante que contacte imediatamente o seu médico. Na terapêutica sequencial, a passagem para a terapêutica oral é determinada pela gravidade da infecção, situação clínica do doente e susceptibilidade dos microrganismos envolvidos. Se não se verificar melhoria clínica em 72 horas, dever-seá manter o tratamento por via parentérica. Ao tomar Cefuroxima Basi com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Contacte o seu médico caso: - tenha que fazer análises para determinação da quantidade de açúcar no sangue. O tratamento com Cefuroxima Basi pode alterar os resultados; tome medicamentos para reduzir a acidez gástrica. Estes medicamentos podem diminuir a absorção de Cefuroxima Basi. - se está a tomar probenecide. Este medicamento origina concentrações séricas mais elevadas e mantidas de Cefuroxima Basi, pelo que o seu médico poderá ter de ajustar a dose. Ao tomar Cefuroxima Basi com alimentos e bebidas: Os comprimidos de Cefuroxima Basi devem ser tomados após as refeições, para melhor absorção. Gravidez e Aleitamento Gravidez Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou está a amamentar. Como com todos os medicamentos, Cefuroxima Basi deve ser administrado com precaução durante os primeiros meses de gravidez. Aleitamento A cefuroxima axetil é excretada no leite materno, pelo que se recomenda precaução na administração durante o período de amamentação.

4 Condução de veículos e utilização de máquinas: Nenhum referido. Informações importantes sobre alguns componentes de Cefuroxima Basi Os comprimidos Cefuroxima Basi contêm alguns derivados do ácido benzóico, podendo causar irritação ligeira da pele, olhos e mucosas. 3. COMO TOMAR CEFUROXIMA BASI Tomar Cefuroxima Basi sempre de acordo com as indicações do médico. É importante que cumpra o período de tratamento recomendado pelo médico, não devendo interromper o tratamento mesmo que se sinta melhor, a fim de evitar o desenvolvimento de microrganismos pouco susceptíveis. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é: Adultos: Maioria das infecções, infecções ligeiras ou moderadas do tracto respiratório inferior (por ex. bronquite), pielonefrite: 250 mg, duas vezes por dia. Infecções mais graves do tracto respiratório inferior, ou caso se suspeite de pneumonia: 500 mg, duas vezes por dia. Infecções urinárias: 125 mg, duas vezes por dia. Gonorreia não complicada: uma dose única de 1 g. Terapêutica sequencial: Pneumonia: 1,5 g de Cefuroxima sódica por via intravenosa, duas vezes por dia, durante 48 a 72 horas, seguido de terapêutica oral com Cefuroxima Basi, 500 mg duas vezes por dia, durante 7 a 10 dias. Exacerbação aguda da bronquite crónica: 750 mg de Ceduroxima sódica por via intravenosa, duas vezes por dia, durante 48 a 72 horas, seguido de terapêutica oral com Cefuroxima Basi, 500 mg duas vezes por dia, durante 5 a 10 dias. A duração da terapêutica parentérica e oral é determinada pela gravidade da infecção e situação clínica do doente. Idosos: - Dose idêntica à dos adultos para o idoso sem insuficiência renal. Insuficiência renal:

5 - Em doentes com clearance da creatinina > 20ml/min não é necessário reduzir a dose padrão. Em adultos com clearance da creatinina de 20ml/min recomenda-se a administração da dose adequada ao tipo de infecção uma vez por dia. Em doentes em hemodiálise recomenda-se a administração de uma dose adicional no final de cada secção. Utilização em crianças Crianças = 12 anos: dose idêntica à dos adultos. Crianças < 12 anos: Maioria das infecções: 125 mg duas vezes por dia, até um máximo de 250 mg por dia. Crianças de idade igual ou superior a 2 anos, com otite média ou, quando apropriado, com infecções mais graves: 250 mg, duas vezes por dia, até um máximo de 500 mg por dia. Os comprimidos de Cefuroxima Basi não devem ser esmagados, não sendo portanto indicados em doentes que não podem deglutir comprimidos, tal como crianças muito jovens. Não há experiência de utilização de Cefuroxima Basi em crianças com idade inferior a 3 meses. Duração média do tratamento A duração usual do tratamento é de 7 dias (5-10 dias). Se tomar mais Cefuroxima Basi do que deveria: Caso tome uma dose muito superior à recomendada e não se sinta bem, deve informar o seu médico ou farmacêutico imediatamente ou contactar o serviço de urgência do hospital mais próximo para aconselhamento. Leve este folheto consigo para que os profissionais de saúde identifiquem o medicamento que tomou. Doses elevadas podem provocar irritação a nível cerebral, originando convulsões. A cefuroxima pode ser eliminada do organismo por hemodiálise ou diálise peritoneal. Caso se tenha esquecido de tomar Cefuroxima Basi Caso se esqueça de tomar o medicamento, deve tomá-lo assim que se lembrar e continuar conforme indicado pelo médico. Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Cefuroxima Basi

6 Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou famacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como todos os medicamentos, Cefuroxima Basi pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. A maioria dos doentes não tem problemas relacionados com o tratamento. No entanto, como com todos os medicamentos, alguns doentes poderão sentir efeitos secundários com Cefuroxima Basi, os quais têm sido, em geral, transitórios e de intensidade ligeira. Alguns doentes podem ser alérgicos a determinados medicamentos. Caso ocorra qualquer dos sintomas seguintes, indicadores de reacção de hipersensibilidade (alérgica) após utilizar Cefuroxima Basi, interrompa a sua administração e contacte o médico imediatamente: falta de ar súbita ou pressão no peito; inchaço dos olhos, face ou lábios; erupções cutâneas granulosas, urticária ou prurido em qualquer zona do corpo. Como com outras cefalosporinas, têm sido relatados casos muito raros de eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johson, necrólise epidérmica tóxica (necrólise exantemática) e outras reacções de hipersensibilidade incluindo febre, doença do soro e reacção alérgica sistémica (reacção anafiláctica). Caso ocorram os seguintes sintomas, interrompa a administração de Cefuroxima Basi, e contacte o seu médico assim que possível: diarreia ou indisposição intensas (náuseas ou vómitos) ou dor intensa no estômago; sangramento rectal; coloração amarela na pele ou olhos. Como com outros antibacterianos de largo espectro, têm sido relatados casos de colite pseudomembranosa. Caso ocorram os seguintes sintomas, não interrompa a administração de Cefuroxima Basi, no entanto, contacte o seu médico assim que possível: descoloração ou descamação da pele; dores de cabeça; diarreia ou indisposição ligeiras. Durante o tratamento com Cefuroxima Basi tem ocorrido eosinofilia e aumentos transitórios dos níveis das enzimas hepáticas. Têm ocorrido alguns casos de diminuição, por vezes acentuada, do número de plaquetas e de glóbulos brancos. Caso tenha um número de plaquetas baixo, poderá notar que forma nódoas negras mais facilmente; a redução do número de glóbulos brancos poderá torná-lo mais susceptível a infecções. A classe dos antibacterianos cefalosporínicos pode causar resultados positivos no teste de Coombs (o que pode interferir com a classificação do sangue) e, muito raramente, diminuição do número de glóbulos vermelhos associada a destruição excessiva destas células (anemia hemolítica). Foram também notificados casos muito raros de hepatite.

7 Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR CEFUROXIMA BASI Manter fora do alcance e da vista das crianças. Conservar a temperaturas inferiores a 25º C. Não utilize Cefuroxima Basi após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Não utilize Cefuroxima Basi se verificar sinais visíveis de deterioração. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Cefuroxima Basi A substância activa é a cefuroxima, sob a forma de cefuroxima axetil. Os outros componentes são: Núcleo do comprimido: a croscarmelose de sódio, crospovidona, laurilsulfato de sódio, óleo de rícino hidrogenado, metilcelulose e a sílica. Revestimento: a hipromelose, celulose microcristalina, estearato de macrogol, talco e o dióxido de titânio. Qual o aspecto de Cefuroxima Basi e conteúdo da embalagem Cefuroxima Basi apresenta-se sob a forma farmacêutica de comprimidos revestidos para administração oral, em embalagens de 10, 16 e 20 comprimidos. Cada comprimido contém 250 mg ou 500 mg de cefuroxima. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Laboratórios Basi - Indústria Farmacêutica, S.A. Rua do Padrão, Coimbra Este folheto foi aprovado pela última vez em

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cefuroxima Farmalider 500 mg Comprimidos revestidos por película Cefuroxima axetil

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cefuroxima Farmalider 500 mg Comprimidos revestidos por película Cefuroxima axetil FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefuroxima Farmalider 500 mg Comprimidos revestidos por película Cefuroxima axetil APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento

Leia mais

Composição Cada comprimido contém 601,44 mg de cefuroxima-axetil equivalente a 500mg de cefuroxima

Composição Cada comprimido contém 601,44 mg de cefuroxima-axetil equivalente a 500mg de cefuroxima Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZOREF 125 mg granulado para suspensão oral ZOREF 250 mg granulado para suspensão oral Cefuroxima axetil Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefuroxima AlenFarma 25 mg/ml granulado para suspensão oral Cefuroxima AlenFarma 50 mg/ml granulado para suspensão oral Cefuroxima axetil Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Granissetrom Actavis 1 mg comprimidos revestidos por película Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película Granissetrom Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa.

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Tzanolp 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol tolife 500 mg Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Claritine 10 mg comprimido efervescente Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Cefuroxima Generis Phar 250 mg comprimidos revestidos por película Cefuroxima Generis Phar 500 mg comprimidos revestidos por película Cefuroxima

Cefuroxima Generis Phar 250 mg comprimidos revestidos por película Cefuroxima Generis Phar 500 mg comprimidos revestidos por película Cefuroxima Folheto informativo: Informação para o utilizador Cefuroxima Generis Phar 250 mg comprimidos revestidos por película Cefuroxima Generis Phar 500 mg comprimidos revestidos por película Cefuroxima Leia com

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alertin 10 mg comprimidos Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injectável APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Mylan 250 mg comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. APROVADO EM Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Neocef está indicado no tratamento das seguintes infeções por agentes sensíveis (ver secção 4.4 e 5.1):

Neocef está indicado no tratamento das seguintes infeções por agentes sensíveis (ver secção 4.4 e 5.1): Folheto informativo: Informação para o utilizador Neocef 400 mg comprimidos revestidos Cefixima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Cefixima Generis 400 mg comprimidos revestidos por película

Cefixima Generis 400 mg comprimidos revestidos por película Folheto informativo: Informação para o utilizador Cefixima Generis 400 mg comprimidos revestidos por película Cefixima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Winthrop 12,5 mg Comprimidos Losartan potássico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Biostim Infantil 1 mg cápsulas Glicoproteínas Klebsiella pneumoniae Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Linha da Frente 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Jaba 5 mg Comprimidos revestidos por película Finasterida

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Jaba 5 mg Comprimidos revestidos por película Finasterida FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Jaba 5 mg Comprimidos revestidos por película Finasterida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Tetrafarma 5 mg comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Tetrafarma 5 mg comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Tetrafarma 5 mg comprimidos revestidos por película APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película Paracetamol Cafeína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEPCIDINA COMPRIMIDOS A 20 mg E 40 mg famotidina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO 1 Folheto informativo: Informação para o doente Cefuroxima ratiopharm, 250 mg comprimidos revestidos por película Cefuroxima ratiopharm, 500 mg comprimidos revestidos por película Cefuroxima

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ropinirol Generis 2 mg Comprimidos de libertação prolongada Ropinirol Generis 4 mg Comprimidos de libertação prolongada Ropinirol Generis 8 mg Comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetoprim Azevedos 100 mg comprimidos Trimetoprim Azevedos 200 mg comprimidos Trimetoprim Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Alter 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral Cefixima. 1. O que é Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral e para que é utilizado

Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral Cefixima. 1. O que é Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Cefixima Neocef 100 mg/5ml Pó para Suspensão Oral Cefixima Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rifex 300 mg Cápsulas Rifampicina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Veroven 20 mg/g gel Hidrosmina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

1. O que é Glucosamina Delta, 750 mg, comprimidos revestidos e para que é utilizado

1. O que é Glucosamina Delta, 750 mg, comprimidos revestidos e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Delta 750 mg Comprimidos Revestidos Sulfato de Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Ciclum 650 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ALGIFENE, 25 MG + 300 MG, COMPRIMIDOS REVESTIDOS Cloridrato de D-propoxifeno, Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Sandoz é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Sandoz é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Sandoz 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CICLOVIRAL 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador Triflusal Mylan, 300 mg, Cápsulas Triflusal Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tantum Verde 3 mg + 2,5 mg pastilhas Cloridrato de benzidamina e benzocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR TIORFAN 100 mg cápsulas Racecadotril Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO SULTACIL IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial :Sultacil Substância activa:sultamicilina Forma farmacêutica:comprimidos Composição: Cada comprimido de 375 mg contém: Sultamicilina

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Labesfal 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ropinirol AMPDR 0,25 mg Comprimidos revestidos por película Ropinirol AMPDR 0,5 mg Comprimidos revestidos por película Ropinirol AMPDR 1 mg Comprimidos

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xylocaína 5% 50 mg/g Pomada (lidocaína) Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

1. O que é Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada e para que é utilizada?

1. O que é Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada e para que é utilizada? FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZADITEN 0,25 mg/ml, colírio, solução em unidoses Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias.

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias. TFOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levotiroxina sódica Deka 25 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 50 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 100 micrograma comprimidos

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folinato de cálcio Normon 350 mg Pó para solução injectável Folinato de cálcio Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Pharmakern 1 mg comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Pharmakern 1 mg comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Pharmakern 1 mg comprimidos revestidos por película Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR LISOPAN Pó para solução oral a 125 mg, 250 mg e 500 mg Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEP-RANI 150 mg e 300 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

Não tome Procef - se tem alergia (hipersensibilidade) ao cefeprozil, às cefalosporinas ou a qualquer outro componente de Procef.

Não tome Procef - se tem alergia (hipersensibilidade) ao cefeprozil, às cefalosporinas ou a qualquer outro componente de Procef. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Procef 500 mg comprimidos Cefeprozil Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bicalutamida Aristo 50 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bicalutamida Aristo 50 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Bicalutamida Aristo 50 mg Comprimidos revestidos por película Bicalutamida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Mucosolvan 30 mg Comprimido Cloridrato de ambroxol

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Mucosolvan 30 mg Comprimido Cloridrato de ambroxol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Mucosolvan 30 mg Comprimido Cloridrato de ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Accolate 20 mg Comprimidos revestidos por película zafirlucaste Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Aciclovir Sandoz 50mg/g creme Aciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

1. O QUE É SILVESPRAY E PARA QUE É UTILIZADO?

1. O QUE É SILVESPRAY E PARA QUE É UTILIZADO? FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto: Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. - Este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina Folheto informativo: Informação para o utilizador Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CHIBROXOL 3 mg/ml Colírio, solução Norfloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxiproct, 40mg/g + 20mg/g, pomada rectal Dobesilato de cálcio mono-hidratado + Cloridrato de lidocaína Este folheto contém informações importantes para

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Fluidox

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Fluidox Folheto informativo: Informação para o utilizador Ambroxol Fluidox 30 mg comprimidos Ambroxol Fluidox 6 mg/ml xarope Cloridrato de Ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

Tratamento sintomático antiespasmódico das vias urinárias associado a cateterismo e citoscopia.

Tratamento sintomático antiespasmódico das vias urinárias associado a cateterismo e citoscopia. Folheto informativo: Informação para o utilizador URISPÁS, 200 mg, comprimidos revestidos Cloridrato de Flavoxato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Metformina Ratiopharm 500 mg Comprimidos revestidos por película Metformina Ratiopharm 850 mg Comprimidos revestidos por película Metformina Ratiopharm

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Ambroxol Farmoz 30 mg Comprimidos Ambroxol (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Loperamida Generis pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como obstipantes. Este medicamento torna as fezes sólidas e menos frequentes.

Loperamida Generis pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como obstipantes. Este medicamento torna as fezes sólidas e menos frequentes. Folheto informativo: Informação para o utilizador Loperamida Generis 2 mg Comprimidos Cloridrato de loperamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Folheto Informativo: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Mucosolvan 30 mg Comprimido cloridrato de ambroxol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cefadroxil Mylan, 1000 mg, Comprimidos Cefadroxil Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. CLAVAMOX SR 1000/62,5 mg comprimidos de libertação modificada Amoxicilina/Ácido clavulânico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. CLAVAMOX SR 1000/62,5 mg comprimidos de libertação modificada Amoxicilina/Ácido clavulânico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR CLAVAMOX SR 1000/62,5 mg comprimidos de libertação modificada Amoxicilina/Ácido clavulânico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tamoxifeno Generis 10 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 20 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 30 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 40 mg Comprimidos APROVADO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NIFLUX, 50 mg/ml + 8 mg/ml, Xarope Carbocisteína + Sobrerol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais