15º - AUDHOSP. CUSTOS MÓDULOS I e II ANO 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "15º - AUDHOSP. CUSTOS MÓDULOS I e II ANO 2016"

Transcrição

1 15º - AUDHOSP CUSTOS MÓDULOS I e II ANO 2016

2 CUSTOS MÓDULO I INTRODUÇÃO À GESTÃO DE CUSTOS HOSPITALARES Maria Beatriz Nunes Pires João B. Milan Jr. Setembro/2016

3 Informações Gerais Almoço às 12:00h -14:30h Celulares e computadores nos intervalos Coffee Break Encerramento 17:30h - 18:00h

4 AGENDA CUSTOS - MÓDULO I 1. Contextualização: cenário, características e tendências da área da saúde. 2. A importância da Gestão de Custos. 3. Demonstrativos financeiros e contábeis básicos. 4. Conceitos e terminologias da Gestão de Custos.

5 PLANISA

6 CONTROLADORIA E GESTÃO FINANCEIRA DE SAÚDE

7 CLIENTES Experiências bem sucedidas em mais de 500 clientes no Brasil, América Latina, África e Europa

8 GESTÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO RESULTADO GESTÃO ORÇAMENTÁRIA GESTÃO DE CUSTOS

9 1. CONTEXTUALIZAÇÃO: CENÁRIO, CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DA ÁREA DA SAÚDE

10 CONTEXTUALIZAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO CENÁRIO ECONÔMICO ADVERSO

11 CONTEXTUALIZAÇÃO CENÁRIO ECONÔMICO X SEGMENTO DA SAÚDE o Baixo crescimento econômico Arrecadação insuficiente para elevar recursos para o SUS (carga tributária no limite). Necessidade premente de investimento em infraestrutura. Pouco provável que haja aumento na alocação de recursos para as áreas sociais. Queda no número de beneficiários da Saúde Suplementar. Inflação elevada: elevação dos custos assistenciais/sinistralidade.

12 CONTEXTUALIZAÇÃO CENÁRIO ECONÔMICO X SEGMENTO DA SAÚDE o Cenário demográfico Envelhecimento acelerado da população. Crescimento da utilização dos serviços assistenciais. Elevação dos custos assistenciais/sinistralidade. Fonte: REVISTA EXAME

13 CONTEXTUALIZAÇÃO Fonte: Folha de São Paulo, 11 de Setembro de 2016

14 CONTEXTUALIZAÇÃO Fonte: Folha de São Paulo, 11 de Setembro de 2016

15 CONTEXTUALIZAÇÃO CENÁRIO ECONÔMICO X SEGMENTO DA SAÚDE Estamos preparados, como sistema de saúde, público ou privado, para atender esta demanda decorrente do envelhecimento da população? o Edifícios hospitalares? SADTs? Clínicas? o Profissionais da assistência? o Profissionais de atendimento? o Hospitais de retaguarda? o Impacto no custo da assistência. Oportunidade para quem tiver competência em oferecer produtos/serviços de qualidade e custo acessível.

16 CONTEXTUALIZAÇÃO CARACTERÍSTICA DA OPERAÇÃO HOSPITALAR o USO CRESCENTE DE T.I.: Por que não na saúde? Prontuário eletrônico, monitoramento da saúde à distância, integração entre os elos da cadeia de serviços. A T.I. da sua empresa é atuante? Participa das decisões estratégicas? Está bem estruturada? Entende dos processos existentes? O E.R.P. funciona bem em todos os setores? estamos preparados? o INTEGRAÇÃO ENTRE SISTEMAS PÚBLICO (SUS) E PRIVADO Incentivo ao modelo de O.S.S. por estados e municípios. Oportunidade para as entidades sem fins lucrativos.

17 CONTEXTUALIZAÇÃO Estudos apontam que os americanos desperdiçam 500 bilhões de dólares por ano com gasto ineficiente em saúde Exemplo Brasileiro: Os médicos do hospital Albert Einstein, em SP, reavaliaram a condição de quase clientes da seguradora Bradesco Saúde que estavam prestes a fazer uma cirurgia de coluna. Conclusão: dois terços deles não precisariam da operação. Fonte: Exame, 27 de Maio de 2015

18 CONTEXTUALIZAÇÃO

19 ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO

20 ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO o Alguns termos utilizados no mercado: Análises Financeiras Business Intelligence DRG - Diagnosis Related Groups Gestão de Pessoas Implantação e acompanhamento de indicadores Análise de Viabilidade Econômica-Financeira Margem de Contribuição Planejamento Estratégico Gestão de Custos

21 COMO SURGIU A NECESSIDADE o Novas exigências de mercado. o Novas configurações organizacionais. o Novos perfis profissionais gerando a necessidade de novos conhecimentos e habilidades.

22 ANTIGAMENTE... Centralização do conhecimento sobre os custos e resultados financeiros em geral.

23 ATUALMENTE... Centro de Responsabilidade: o Unidade de Gestão o Célula de Gestão o Centro de Custo o Unidade Estratégica de Negócio entre outras denominações

24 IMPLICAÇÕES PARA OS COLABORADORES Chefe de Enfermagem de Unidade Gerente de Unidade de Negócios Novo paradigma Será que estamos preparados?

25 o Compreender os sistemas de custeio que a Instituição adota. IMPLICAÇÕES PARA OS COLABORADORES o Entender onde estão os custos relacionados ao SEU SETOR. o Compreender o comportamento dos custos e onde impacta o gerenciamento estratégico da Instituição.

26 IMPLICAÇÕES PARA OS COLABORADORES ENTENDER OS PROCESSOS É A BASE PARA SE GERENCIAR ESTRATEGICAMENTE OS CUSTOS

27 IMPLICAÇÕES PARA OS COLABORADORES o GERAR informações de custos adequadas, confiáveis, organizadas e em tempo hábil. Ou, poderemos ter decisões e conclusões ERRADAS

28 2. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS

29 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS Utilizar o sistema de custos na Instituição? Por quê?

30 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS A GRANDE QUESTÃO: É possível melhorar (ou pelo menos manter) a qualidade da assistência sem aumentar (ou até mesmo reduzindo) os custos? Qual é o melhor custo?

31 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS CUSTO-EFETIVIDADE EFETIVIDADE MÉDICA E CUSTO EFETIVO A gestão de custos pode contribuir decisivamente para a melhoria da qualidade a um menor custo!?

32 IMPORTÂNCIA Gestão de DA GESTÃO Custos DE CUSTOS Hospitalares o Funções de controle, planejamento e tomada de decisões relevantes no presente cenário da assistência médicohospitalar. o Controle: fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão para em um estágio seguinte acompanhar o ocorrido para comparar os valores. o Decisão: fornecer informações para o planejamento e as tomadas de decisões.

33 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS Algumas questões que custos ajuda a responder: o Custo da U. Internação, custo da roupa processada, etc. o Onde investir recursos? Terceirizar determinado serviço? Adquirir um novo Tomógrafo? etc. o O que é mais vantajoso: esterilizar alguns materiais ou adquirir descartáveis? o Como justificar/reivindicar investimentos? o As variações de custos ocorridas com alguns materiais estão corretas? o Como elaborar um orçamento setorial? o Quanto o Centro Cirúrgico recebe de custos da Lavanderia?

34 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS O QUÊ GASTAR? COM QUEM GASTAR? POR QUÊ GASTAR? COMO GASTAR? o Medicina do século 21 o Organização do século 20 o Gestão do século 19

35 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS O Processo de Produção dos Serviços Hospitalares Recursos Unidade de Internação UTI Centro Cirúrgico Radiologia Farmácia Permanência Cirurgia Exame Aparelhos Materiais Paciente Atendido Etapa 1 EFICIÊNCIA Perfil padrão dos custos Etapa 2 EFICÁCIA Protocolo padrão de tratamento

36 3. DEMONSTRATIVOS BÁSICOS: FINANCEIROS E ECONÔMICOS

37 BALANÇO PATRIMONIAL o É uma fotografia financeira de uma pessoa ou uma empresa, em uma determinada data. o O balanço patrimonial é normalmente apurado uma vez por ano.

38 EXEMPLO DE BALANÇO PATRIMONIAL

39 FLUXO DE CAIXA OBJETIVOS o Programar ingressos e desembolsos de caixa. o Visão antecipada das necessidades e sobras de recursos. o Planejamento de desembolsos de acordo com as disponibilidades.

40 o Enquanto o Balanço Patrimonial mostra uma fotografia da situação patrimonial da organização, e o Demonstrativo de Resultados do Exercício mostra o desempenho econômico da organização num determinado período de tempo, o Fluxo de Caixa mostra o fluxo financeiro da organização: entradas e saídas de caixa decorrentes da operação, fluxo de captações de aplicações de recursos e situação dos saldos de caixa. o Regime de caixa: de caixa ocorrem. FLUXO DE CAIXA momentos em que entradas e saídas o Dimensão temporal do fluxo de caixa: pode ser feito para um dia, uma semana, um mês, um ano.

41 FLUXO DE CAIXA

42 FLUXO DE CAIXA

43 4. CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS

44 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS Gastos: Sacrifícios financeiros para obtenção de um produto. Investimentos: Gasto ativado em função da vida útil longa ou de benefícios futuros. Custo: Gasto relativo a bem ou serviço consumido diretamente na produção de outros bens ou serviços. Despesa: Bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente fora do processo produtivo. Perda: Bem ou serviço consumido de forma anormal ou involuntária. Desembolso: Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço.

45 INVESTIMENTO Estoque GESTÃO DE CUSTOS - CONCEITOS MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO Final do MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO Estoque MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO 10/12 MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO MEDICAMENTO 01/10 01/11 30/11 15/12 Compra Aquisição Consumo Utilização CUSTO DESPESA PERDA Pagamento DESEMBOLSO

46 PERDAS o Normais: perdas que ocorrem naturalmente, dentro de limites previstos, no processo de fabricação. Seu custo está incorporado ao custo dos produtos. Ex: Perdas na elaboração de refeições na nutrição. o Anormais: perdas não previstas que excedem os limites das perdas normais no processo de fabricação ou ocorrem de maneira involuntária. O custo dessas perdas não é absorvido pelos produtos, sendo levado ao resultado do exercício. Ex. Perdas referente a deterioração do estoque de filmes radiológicos ou por vencimento de medicamentos.

47 FATURAMENTO X RECEBIMENTO Recebimento $ 28/11/14 Internação 04/12/14 Emissão da NF R$ 5.000,00 Receita Faturamento 12/01/15 Recebimento do convênio - R$ 4.500,00

48 RECEITA X CUSTOS + RECEITA ACONTENCEM SIMULTANEAMENTE NO MOMENTO DO CONSUMO - CUSTOS = RESULTADO A DIFERENÇA DETERMINA A RENTABILIDADE DA EMPRESA

49 CONCEITOS EM RELAÇÃO A APROPRIAÇÃO DE CUSTOS DIRETOS Correspondem aos custos identificados com os centros de custos, não havendo necessidade de utilização de nenhuma forma de rateio. INDIRETOS Consistem dos itens de custo em que não há referencia com um centro de custo em particular, o valor do custo indireto para cada centro de custo é apurado através de fórmulas de rateio.

50 CONCEITOS EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS VARIÁVEIS Custos que se alteram na mesma proporção da variação do volume das atividade. Correspondem aos insumos inerentes à produção. FIXOS Custos que não são influenciados pela variação do volume de atividades, dentro de uma determinada capacidade. Correspondem aos custos vinculados com a infra-estrutura.

51 CONCEITOS EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS $ Custo Fixo Salários, Aluguéis... Diárias

52 CONCEITOS EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS $ Custo Variável Medicamentos, Honorários médicos... Diárias

53 CONCEITOS EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS $ Custo Total cv CF Diárias

54 CUSTOS MÓDULO II INTRODUÇÃO À GESTÃO DE CUSTOS HOSPITALARES Maria Beatriz Nunes Pires João B. Milan Jr. Setembro/2016

55 Informações Gerais Celulares e computadores nos intervalos Coffee Break Encerramento 17:30h - 18:00h

56 AGENDA CUSTOS - MÓDULO II 5. Custeio por Absorção Pleno 5.1. Aplicação no Custeio Departamental 5.2. Aplicação no Custeio por Procedimento

57 5. CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO

58 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO Consiste no custeio de todos os insumos utilizados (consumidos) na Instituição, com a finalidade de realizar suas atividades fins e a apropriação das despesas dos recursos que dão suporte a estas atividades.

59 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS O Processo de Produção dos Serviços Hospitalares Recursos Unidade de Internação UTI Centro Cirúrgico Radiologia Farmácia Permanência Cirurgia Exame Aparelhos Materiais Paciente Atendido Etapa 1 EFICIÊNCIA Perfil padrão dos custos Etapa 2 EFICÁCIA Protocolo padrão de tratamento

60 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO Recursos Humanos Recursos Materiais Infraestrutura Instalada Atendimento aos Pacientes Transformação dos recursos em serviços assistenciais Custo dos Serviços Prestados Custo Unitário dos Serviços Unidades de Serviços Procedimentos Hospitalares

61 Lavanderia/ Rouparia Faturamento Suprimentos Médicos Contabilidade Administração Departamento Pessoal Repasse Médico Gestão de Custos Internação Patrimônio Enfermagem SAME Manutenção Transporte Recepção

62 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO APROPRIAÇÃO DE CUSTOS POR CENTRO DE CUSTO CUSTEIO DE PROCEDIMENTOS HOSPITALARES Unidade de Internação Unidade de Terapia Intensiva Centro Cirúrgico Pronto Socorro Ambulatório Laboratório de Análises Clínicas Radiologia Parto normal Herniorrafia inguinal Revascularização do miocárdio Apendicectomia

63 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO CUSTOS DIRETOS CUSTO DOS SERVIÇOS INFORMAÇÕES GERENCIAIS Pessoal Consumo de Materiais Custos e Despesas Gerais CUSTOS INDIRETOS Água Energia Elétrica Telefone Depreciação RATEIO Consumo (L) Pot. Instalada Valor Tarifador Área (m 2 ) Unidade de Internação UTI Centro Cirúrgico Ambulatório Radiologia Fisioterapia Diária Diária Cirurgia Consulta Exame Sessão CENTRO DE CUSTO Unidade de Internação Centro Cirúrgico Laboratório ESTATÍSTICA DE UTILIZAÇÃO CENTROS PRODUTIVOS Unidade de Internação Centro Cirúrgico Radiologia RATEIO Paciente dia Cirurgia Exame CENTROS AUXILIARES E ADMINISTRATIVOS Lavanderia Nutrição Manutenção Kg. de Roupas Nº de Refeições Horas Trabalhadas Nº de Colaboradores Área (m 2 ) PROCEDIMENTOS HOSPITALARES Parto Normal Apendicectomia Revascularização do Miocárdio

64 5.1. CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO APLICADO AO CUSTEIO DEPARTAMENTAL

65 ORIGEM DOS DADOS PESSOAL MATERIAIS GERAIS ESTATÍSTICAS DE PRODUÇÃO Salários Benefícios Estagiários Medicamentos Materiais Hospitalares Serv. Terceirizados Aluguéis Paciente-Dia Horas Cirúrgicas Nº de Exames Salários Médicos Honorários Médicos... OPME Dietas Enterais Mat. Escritório... Seguros Correios e Telégrafos Kg de Roupa Nº de Refeições servidas... POR CENTRO DE CUSTOS e POR REGIME DE COMPETÊNCIA

66 ORIGEM DOS DADOS DEVE-SE TER O CUIDADO DE QUE TODAS AS INFORMAÇÕES DE CUSTOS: DIRETOS, SERVIÇOS PRESTADOS E ESTATÍSTICAS SEJAM ATRIBUÍDOS A UM CENTRO DE CUSTOS... E QUE ESTE SEJA O VERDADEIRO CONSUMIDOR!

67 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS REGIME DE COMPETÊNCIA Regime de competência (do inglês accrualbasis) é o que apropria (ou seja, considera ocorrido o fato gerador) receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.

68 RELATÓRIOS DE COLETA DE DADOS Quadro VI - Relatório de Estatística de Produção Quadro V - Relatório de Estatística de Lavanderia Quadro IV - Relatório de Estatística de Nutrição Quadro III - Relatório de Custos e Despesas Gerais Quadro II - Relatório de Consumo de Materiais Quadro I - Relatório de Custos de Pessoal Mês: / Centros de Custos Nº de colaboradores Salários Encargos Sociais Benefícios e outros custos TOTAL TOTAL

69 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS CENTROS DE CUSTOS Pode se dizer que centro de custos é uma conta destinada a agrupar todos os custos que incorrem em cada unidade da instituição... e que cada unidade onde ocorre consumo de serviços e insumos, dentro da instituição pode ser considerado um centro de custos. São classificados em: Produtivos, Auxiliares, Administrativos e Não Operacionais

70 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS Centros de Custos Produtivos : Correspondem aos centros prestadores dos serviços finais. Essa categoria de centro de custos contém valores de receita (pela venda de serviços) e custo.

71 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS PRODUTO / UNIDADE DE PRODUÇÃO É a unidade de mensuração (medida) de cada serviço produzido pelos centros de custos produtivos.

72 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS ESTRUTURAÇÃO DOS CENTROS DE CUSTOS CENTROS PRODUTIVOS PRODUTOS /U. PRODUÇÃO o Unidade de Internação o Paciente-Dia o Unidade de Terapia Intensiva o Paciente-Dia UTI o Centro Cirúrgico o Hora Util. Sala Cirúrgica o Pronto Socorro o Atendimento PA/PS o Pronto Atendimento o Atendimento PA/PS o Ambulatório o Consulta Médica o Laboratório de Análises Clínicas o Exame Análises Clínicas o Radiologia o Exame Radiologia

73 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS Centros de Custos Auxiliares : Consistem dos serviços de apoio da instituição, são geradores de custos com objetivo de fornecer suporte aos centros produtivos. Centros de Custos Administrativos : Correspondem às unidades de natureza administrativa, os custos gerados por estes centros de custo envolvem a administração (normalmente burocrática) das atividades da Instituição.

74 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS CRITÉRIOS DE RATEIO Além de base para distribuição dos custos indiretos os critérios de rateios são também utilizados para distribuição dos custos dos centros de custos auxiliares e administrativos para os centros de custos produtivos: representam um parâmetro de utilização destes que permite a transferência dos custos apurados nos centros auxiliares e administrativos, bem como dos custos indiretos, para os demais centros de custos.

75 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS ESTRUTURAÇÃO DOS CENTROS DE CUSTOS CENTROS AUXILIARES CRITÉRIOS DE RATEIO o Serviço de Nutrição e Dietética o Refeições x Peso o Lavanderia o Kg Roupa o Central de Material Esterilizado o Volumes x Peso o Limpeza o Área (m²) x Criticidade o Manutenção o Horas Manutenção CENTROS ADMINISTRATIVOS CRITÉRIOS DE RATEIO o Faturamento o Valor Faturado o Contabilidade o % Custos Diretos o Recursos Humanos o Nº de Colaboradores o Administração o Nº de Colaboradores (P+T)

76 CLINICA MÉDICA CONTROLMED Crité rios de Rateio: Custos indiretos RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS Crité rio de rateio - Aluguel Área física (metro quadrado ocupado) Os custos referentes as áreas de apoio e administrativas - Energia Análise do consumo de energia por centro de custo devem ser distribuídas as áreas de produção mediante a - Água Análise do consumo de água por centro de custo algum critério de rateio (exemplos abaixo). Centros auxiliares e administrativos Crité rio de rateio - Recepção Produção por centro de custo - Administração Valor faturado por centro de custo - Áreas Comuns Área física (metro quadrado ocupado) Rateio Interdepartamental - Recepção - Base de Rateio = Produção por Centro de Custo Produtivo Unidade Produção Coeficiente de Distribuição do Centros de Custos Produzida Rateio da Recepção Custo da Recepção $ Consultórios Consultas 800 3, Sala de Exames Exames , Centro Cirúrgico Cirurgias 80 3, Recepção 3,17 - Administração 3,17 - Áreas Comuns 3,17 - TOTAL , Custo da Recepção $ Coeficiente de rateio da Recepção 3,17 Custo da Recepção = R$ = R$ 3,17 Produção = 2.980

77 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS Produção Kg Roupa Qtde. X Custo Unitário Ex.: Maternidade Kg x R$ 1,00 = Rateio Recebido R$ 1.800,00

78 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS MÉTODOS DE RATEIO RATEIO DUPLO Centros de Custos Critérios de Rateio Diretoria Nº de Funcionários RH Nº de Funcionários Faturamento Nº de Itens Faturados Limpeza Área m² SND Nº de Refeições CME Nº de Esterilizações BASE PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00

79 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 1º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 9,00 5,00 6,00 3,00 9,00 12,00 2,00 4,00 50,00 RH 12,06 6,70 8,04 4,02 12,06 16,08 2,68 3,35 65,00 Faturamento 12,00 16,00 12,00 40,00 Limpeza 9,00 13,50 36,00 4,50 18,00 2,25 4,50 2,25 90,00 SND 12,50 18,75 25,00 12,50 31,25 6,25 12,50 6,25 125,00 CME 12,00 42,00 6,00 60,00 Rateios Recebidos 1 66,56 101,95 93,04 24,02 39,06 59,33 13,18 21,00 11,85 430,00

80 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 2º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 2,13 1,19 1,42 0,71 2,13 2,84 0,47 0,95 11,85 RH 3,90 2,16 2,60 1,30 3,90 5,20 0,87 1,08 21,00 Faturamento 3,95 5,27 3,95 13,18 Limpeza 5,93 8,90 23,73 2,97 11,87 1,48 2,97 1,48 59,33 SND 3,91 5,86 7,81 3,91 9,77 1,95 3,91 1,95 39,06 CME 4,80 16,81 2,40 24,02 Rateios Recebidos 2 24,63 40,20 41,92 8,88 17,90 17,81 4,78 7,82 4,52 168,45

81 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 3º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 0,81 0,45 0,54 0,27 0,81 1,08 0,18 0,36 4,52 RH 1,45 0,81 0,97 0,48 1,45 1,94 0,32 0,40 7,82 Faturamento 1,43 1,91 1,43 4,78 Limpeza 1,78 2,67 7,12 0,89 3,56 0,45 0,89 0,45 17,81 SND 1,79 2,68 3,58 1,79 4,47 0,89 1,79 0,89 17,90 CME 1,78 6,22 0,89 8,88 Rateios Recebidos 3 9,04 14,74 14,53 3,43 5,83 7,49 1,84 3,04 1,74 61,70

82 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 4º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 0,31 0,17 0,21 0,10 0,31 0,42 0,07 0,14 1,74 RH 0,56 0,31 0,38 0,19 0,56 0,75 0,13 0,16 3,04 Faturamento 0,55 0,74 0,55 1,84 Limpeza 0,75 1,12 3,00 0,37 1,50 0,19 0,37 0,19 7,49 SND 0,58 0,87 1,17 0,58 1,46 0,29 0,58 0,29 5,83 CME 0,69 2,40 0,34 3,43 Rateios Recebidos 4 3,45 5,63 5,64 1,25 2,38 2,63 0,67 1,10 0,64 23,38

83 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 5º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 0,11 0,06 0,08 0,04 0,11 0,15 0,03 0,05 0,64 RH 0,20 0,11 0,14 0,07 0,20 0,27 0,05 0,06 1,10 Faturamento 0,20 0,27 0,20 0,67 Limpeza 0,26 0,39 1,05 0,13 0,53 0,07 0,13 0,07 2,63 SND 0,24 0,36 0,48 0,24 0,59 0,12 0,24 0,12 2,38 CME 0,25 0,87 0,12 1,25 Rateios Recebidos 5 1,27 2,07 2,07 0,48 0,84 1,02 0,26 0,42 0,24 8,66

84 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 6º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 0,04 0,02 0,03 0,01 0,04 0,06 0,01 0,02 0,24 RH 0,08 0,04 0,05 0,03 0,08 0,10 0,02 0,02 0,42 Faturamento 0,08 0,10 0,08 0,26 Limpeza 0,10 0,15 0,41 0,05 0,20 0,03 0,05 0,03 1,02 SND 0,08 0,13 0,17 0,08 0,21 0,04 0,08 0,04 0,84 CME 0,10 0,33 0,05 0,48 Rateios Recebidos 6 0,48 0,78 0,78 0,18 0,32 0,37 0,09 0,15 0,09 3,25

85 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 7º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 0,02 0,01 0,01 0,01 0,02 0,02 0,00 0,01 0,09 RH 0,03 0,02 0,02 0,01 0,03 0,04 0,01 0,01 0,15 Faturamento 0,03 0,04 0,03 0,09 Limpeza 0,04 0,06 0,15 0,02 0,07 0,01 0,02 0,01 0,37 SND 0,03 0,05 0,06 0,03 0,08 0,02 0,03 0,02 0,32 CME 0,04 0,12 0,02 0,18 Rateios Recebidos 7 0,18 0,29 0,29 0,07 0,12 0,14 0,04 0,06 0,03 1,21

86 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 8º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 0,01 0,00 0,00 0,00 0,01 0,01 0,00 0,00 0,03 RH 0,01 0,01 0,01 0,00 0,01 0,01 0,00 0,00 0,06 Faturamento 0,01 0,01 0,01 0,04 Limpeza 0,01 0,02 0,06 0,01 0,03 0,00 0,01 0,00 0,14 SND 0,01 0,02 0,02 0,01 0,03 0,01 0,01 0,01 0,12 CME 0,01 0,05 0,01 0,07 Rateios Recebidos 8 0,07 0,11 0,11 0,02 0,05 0,05 0,01 0,02 0,01 0,45

87 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 9º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,01 RH 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,01 0,00 0,00 0,02 Faturamento 0,00 0,01 0,00 0,01 Limpeza 0,01 0,01 0,02 0,00 0,01 0,00 0,00 0,00 0,05 SND 0,00 0,01 0,01 0,00 0,01 0,00 0,00 0,00 0,05 CME 0,00 0,02 0,00 0,02 Rateios Recebidos 9 0,02 0,04 0,04 0,01 0,02 0,02 0,00 0,01 0,00 0,17

88 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS 10º RATEIO PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Diretoria 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 RH 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,01 Faturamento 0,00 0,00 0,00 0,00 Limpeza 0,00 0,00 0,01 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,02 SND 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,02 CME 0,00 0,01 0,00 0,01 Rateios Recebidos 10 0,01 0,02 0,02 0,00 0,01 0,01 0,00 0,00 0,00 0,06 0,01 0,01 0,01 0,02

89 RATEIO DE CUSTOS INTERDEPARTAMENTAIS RATEIO "FINAL" PRODUTIVOS APOIO E ADMINISTRATIVOS Descrição Centro Pronto UTI Cirúrgico Socorro CME SND Limpeza Faturamento RH Diretoria TOTAL Nº de Funcionários Nº de Itens Faturados Área m² Nº de Refeições Nº de Esterilizações Custos Diretos 500,00 750,00 400,00 50,00 100,00 80,00 30,00 50,00 40, ,00 Custos Indiretos 30,00 60,00 30,00 10,00 25,00 10,00 10,00 15,00 10,00 200,00 Total Diretos + Indiretos 530,00 810,00 430,00 60,00 125,00 90,00 40,00 65,00 50, ,00 Total de Rateios Recebidos 105,72 165,83 158,45 38,34 66,51 88,86 20,88 33,62 19,13 697,34 Custo Total da Unidade 635,72 975,83 588,45 98,34 191,51 178,86 60,88 98,62 69, ,00

90 CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS CENTROS DE CUSTOS Centros de Custos Não Operacionais : Correspondem aos centros que podem gerar ou não receita para a Instituição, mas não realizam atividades operacionais (atividade fim), por exemplo: Lanchonete e Agência Bancária. São considerados também centros não operacionais, setores que a Instituição entende que não devem compor o custo unitário do produto, por exemplo, capela. Estes não exigem produtos ou bases de rateio.

91 CONCEITUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS ITENS / CONTAS DE CUSTOS CUSTOS DIRETOS Consistem em custos utilizados nas atividades do hospital, cuja identificação com um centro de custos seja possível, sem a utilização de quaisquer instrumentos de apropriação ou rateio. o o o Pessoal Consumo de Materiais Custos e Despesas Gerais

92 CONCEITUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS ITENS / CONTAS DE CUSTOS CUSTOS INDIRETOS Consistem dos itens de custo em que não há referência com um centro de custos em particular, sendo necessárias fórmulas de rateio para a sua apuração. o Energia Elétrica o Água e Esgoto o Telecomunicações o Manutenção e Conservação Predial o Seguro Predial o Impostos e Taxas

93 CONCEITUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS CUSTOS INDIRETOS CRITÉRIOS DE RATEIO ITEM DE CUSTO Manutenção e Conservação Predial Seguro Predial Energia Elétrica Água e Esgoto Telecomunicações Impostos e Taxas CRITÉRIOS DE RATEIO Área Ocupada (m²) Área Ocupada (m²) Potência Instalada (Kw/h) Consumo Litros de Água (L) Valor do Tarifador Área Ocupada (m²)

94 RATEIO DE CUSTOS INDIRETOS Abaixo alguns exemplos para distribuir os custos indiretos aos departamentos. O PRÀTICO EXEMPLO PRÀTICO MÉDICA CLINICA CONTROLMED MÉDICA CONTROLMED rios de Crité Rateio: rios de Rateio: s indiretos Custos indiretos Crité rio de Crité rateio rio de rateio uel gia - Aluguel Área física (metro quadrado Área física ocupado) (metro quadrado ocupado) - Energia Análise do consumo Análise de energia do consumo por de energia por centro de custo centro de custo - Água Análise do consumo Análise de água do por consumo de água por centro de custo centro de custo Rateio dos Custos com Aluguel Área Custo do Custo do Centros de Custos Física Aluguel por M2 Aluguel M2 $ $ os auxiliares Centros e administrativos auxiliares e administrativos Crité rio de Crité rateio rio de rateio Consultórios , epção - Recepção Sala de Exames 50 15, Produção por centro Produção de custo por centro de custo Centro Cirúrgico , inistração - Administração Recepção 80 15, Valor faturado por centro Valor faturado de custo por centro de Administração custo 50 15, s Comuns - Áreas Comuns Áreas Comuns 15,09 - Área física (metro quadrado Área física ocupado) (metro quadrado ocupado) TOTAL , Custo do Aluguel $ Custo do Aluguel por M2 $ 15,09 Aluguel = R$ = R$ 15,09 p/m2 Área M2 = 530

95 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR COLETA DE DADOS PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES RELATÓRIOS GERENCIAIS $ Quadro I - Custos e Estatística de Pessoal PLANILHA DE PROCESSAMENTO DE CUSTOS HOSPITALARES Composição e evolução dos custos Centro de custo Salários Enc. Sociais Total Registro dos custos diretos Rateio dos custos indiretos Rateio dos custos dos centros de custos auxiliares e administrativos Cálculo dos custos totais e unitários dos serviços Descrição 1. Custos Diretos (...) 2. Custos indiretos (...) TOTAL $ %

96 RATEIOS RECEBIDOS INDIRETOS DIRETOS CUSTO MÉDIO UNITÁRIO PESSOAL NÃO MÉDICO PESSOAL MÉDICO MATERIAIS DE CONSUMO GERAIS ÁGUA ENERGIA ELÉTRICA IMPOSTOS E TAXAS CUSTO TOTAL DO CENTRO DE CUSTOS : QUANTIDADE PRODUZIDA = CUSTO MÉDIO UNITÁRIO AUXILIARES: SND, LAVANDERIA, LIMPEZA, CME, MANUTENÇÃO, SEGURANÇA, SUPRIMENTOS, RECEPÇÃO, TI ADMINISTRATIVOS: RH, FINANCEIRO, COMERCIAL, JURÍDICO, ADMINISTRAÇÃO

97 CUSTO MÉDIO UNITÁRIO - EXEMPLO: CENTRO CIRÚRGICO Unidades Custo Médio (R$) Hora C. Cirúrgico Taxa de Utilização Sala Cirúrgica Estruturantes Santa Casa % Composição dos Custos do Centro Cirúrgico CUSTO TOTAL DO CENTRO CIRÚRGICO = R$ : PRODUÇÃO = 1273 HORAS DE UTILIZAÇÃO DE SALA CIRÚRGICA = 26,7% Pessoal não Médico Salários Encargos Sociais Benefícios CUSTO HORA SALA CIRURGIA = R$ 572 Mat. Consumo Geral 27,3% 0,7% 8,2% 37,1% Pessoal Médico Gerais Rateios Recebidos Salários Encargos Sociais Benefícios Honorários Médicos Prestações de Serviços, Manutenção, Aluguel de Equip., Energia, Água Composição dos Rateios Recebidos 9,2% CME 2,7% SND 7,9% Lavanderia 3,9% 43,7% Limpeza Suprimentos/Estoque 5,3% Manutenção 5,2% Portaria 4,1% Financeiro RH 13,7% 4,3% Administração

98 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR PESSOAL NÃO MÉDICO PESSOAL MÉDICO 76,79% Relatório de composição/evolução de custos Santa 1-1/2016-4/2016 Conta de custo Diretos Pessoal Não Médico Remuneração Encargos Sociais e Trabalhistas Horas Extras Benefícios Estagiários e Bolsistas Outros Custos com Pessoal Pessoal Médico Honorários Médicos Variáveis Serviços Laboratoriais Serviços de Imagem Serviços Agência Transfusional 1/2016 2/2016 3/2016 4/2016 Média Valor Valor Valor Valor Valor % comp , , , , ,41 26, , , , , ,40 6, ,25 126, , , ,42 0, , , , , ,31 1,49 851,40 886, ,33 498,88 860,00 0, , , , , ,72 0, , , , , ,26 34, , , , , ,66 33, , , , , ,18 1, , , , , ,21 5, , , , , ,60 1, , , , , ,64 42,06

99 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR MATERIAIS DE CONSUMO 17,57% Relatório de composição/evolução de custos Santa 1-1/2016-4/2016 Conta de custo Diretos Materiais e Medicamentos de uso no Paciente Medicamentos Materiais Hospitalares O.P.M.E - Órteses, Próteses e Materiais Gases Medicinais Materiais de Consumo Geral Gêneros Alimentícios Materiais de Limpeza Peças e Materiais de Manutenção Materiais de Lavanderia Materiais de Escritório, impressos e de Combustíveis e Lubrificantes Outras Despesas de Consumo 1/2016 2/2016 3/2016 4/2016 Média Valor Valor Valor Valor Valor % comp , , , , ,26 6, , , , , ,27 5, , , , , ,22 2, , , , , ,50 0, , , , , ,26 14, , , , , ,95 1, , , , , ,01 0,64 758, , , , ,73 0, , , , , ,09 0, , , , , ,60 0,27 150,22 163,77 286,46 250,62 212,77 0,01 587, , ,00 319, ,32 0, , , , , ,45 3,42

100 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR GERAIS 2,98% Conta de custo Diretos Prestação de serviços Serviços Prestados Pessoa Jurídica (Fixo) Serviços Prestados Pessoa Jurídica Serviços de Esterilização Serviços de Coleta de Resíduos Hospitalares Outros Serviços de Terceiros Honorários Advocatícios Serviços Manutenção Predial Serviços Manutenção Equipamentos Serviços Manutenção Equipamentos Gerais Despesas com Viagens, Conduções e Treinamentos Marketing, Propaganda, Publicidade e Locação de Cilindros e Gases Medicinais Locação de Equipamentos de Informática Correio Seguros Outros Custos Gerais Internet a Cabo Licenças de Software Livros, Jornais, Publicações em Geral Relatório de composição/evolução de custos Santa 1-1/2016-4/2016 1/2016 2/2016 3/2016 4/2016 Valor Valor Valor Valor Valor % comp , , , , ,84 0, , ,55 380,00 150, ,66 0, , , , , ,30 0, , , , , ,61 0,19 0,00 0,00 375,00 0,00 93,75 0, , , , , ,10 0, , , , , ,24 0, , , , , ,60 0,66 563, , ,41 799, ,45 0, , , , , ,53 2, ,47 225,30 791, , ,21 0,06 0, , , , ,54 0,07 920,00 920,00 920,00 920,00 920,00 0,03 636,96 636,96 636,96 636,96 636,96 0, , , , , ,76 0,08 52,50 10,75 80,62 9,90 38,44 0,00 149,01 149,01 149,01 149,01 149,01 0, ,01 268, ,51 265,89 949,57 0, , , , , ,97 0, , , , , ,71 0,08 0,00 500, ,00 0,00 375,00 0, , , , , ,17 0,45 TOTAL CUSTOS DIRETOS , , , , ,31 97,35 Média

101 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR INDIRETOS 2,65% Relatório de composição/evolução de custos Santa 1-1/2016-4/2016 Conta de custo Indiretos Gerais Energia Elétrica Água Telefone Seguro Predial Impostos, Taxas, Contribuições e Despesas Internet Total 1/2016 2/2016 3/2016 4/2016 Média Valor Valor Valor Valor Valor % comp , , , , ,62 2,29 853,72 762, ,89 761, ,11 0, , , , , ,94 0,12 314,91 314,91 314,91 314,91 314,91 0, , , , , ,36 0,17 290,19 290,19 290,19 290,19 290,19 0, , , , , ,13 2, , , , , ,13 2, , , , , ,44 100,00

102 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR Avaliação do desempenho dos centros de custos Santa 1-1/2016-1/2016 Centro de custo Crité rio de rateio Competê Funcionários ncia Quantidad e Prod. Pessoal Não M édico Pessoal Médico M ateriais e M edicamentos de uso no Paciente M ateriais de Consumo Geral Prestação de serviços Gerais Total Part. Custo Total (%) Unidade de Internação Pacientes-Dia 1/ ,00 566, , , , ,42 739, , ,50 5,26 Unidade de Internação Pacientes-Dia M é dia 30,00 566, , , , ,42 739, , ,50 Unidade de Internação Pacientes-Dia A cumulado 566, , , , ,42 739, , ,50 5,26 UI SUS Pacientes-Dia 1/ ,00 946, , , , , , , ,73 7,46 UI SUS Pacientes-Dia M é dia 40,00 946, , , , , , , ,73 UI SUS Pacientes-Dia A cumulado 946, , , , , , , ,73 7,46 UI Clínica Pediátrica Pacientes-Dia Pediatria 1/2016 8,00 132, , , ,15 610, ,09 793, ,59 2,59 UI Clínica Pediátrica Pacientes-Dia Pediatria M é dia 8,00 132, , , ,15 610, ,09 793, ,59 UI Clínica Pediátrica Pacientes-Dia Pediatria A cumulado 132, , , ,15 610, ,09 793, ,59 2,59 Maternidade Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica 1/ ,00 100, , , ,37 349,39 332,00 836, ,74 4,54 Maternidade Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica M é dia 15,00 100, , , ,37 349,39 332,00 836, ,74 Maternidade Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica A cumulado 100, , , ,37 349,39 332,00 836, ,74 4,54 Maternidade Particular e Convênios Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica 1/ ,00 258, , , ,10 906,34 149, , ,08 1,73 Maternidade Particular e Convênios Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica M é dia 13,00 258, , , ,10 906,34 149, , ,08 Maternidade Particular e Convênios Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica A cumulado 258, , , ,10 906,34 149, , ,08 1,73 UTI Adulto Pacientes-Dia UTI Adulto 1/ ,00 215, , , ,17 801,81 731, , ,25 8,79 UTI Adulto Pacientes-Dia UTI Adulto M é dia 29,00 215, , , ,17 801,81 731, , ,25 UTI Adulto Pacientes-Dia UTI Adulto A cumulado 215, , , ,17 801,81 731, , ,25 8,79

103 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR Avaliação do desempenho dos centros de custos Santa 1-1/2016-1/2016 Centro de custo Crité rio de rateio Competê Funcionários ncia Quantidade Prod. Pessoal Não M édico Pessoal Médico M ateriais e M edicamentos de uso no Paciente M ateriais de Consumo Geral Prestação de serviços Gerais Total Part. Custo Total (%) CME - Central Materiais Esterilizados Volumes Esterilizados x Peso 1/ , , ,74 0, ,79 591, , , ,04 2,04 CME - Central Materiais Esterilizados Volumes Esterilizados x Peso M é dia 15, , ,74 0, ,79 591, , , ,04 CME - Central Materiais Esterilizados Volumes Esterilizados x Peso A cumulado , ,74 0, ,79 591, , , ,04 2,04 SND - Serv. Nutrição e Dietética Nº de Refeições Servidas x Peso 1/ , , ,24 0,00 194, ,12 47, , ,44 3,36 SND - Serv. Nutrição e Dietética Nº de Refeições Servidas x Peso M é dia 27, , ,24 0,00 194, ,12 47, , ,44 SND - Serv. Nutrição e Dietética Nº de Refeições Servidas x Peso A cumulado , ,24 0,00 194, ,12 47, , ,44 3,36 Lactário Produtos Lactário (ml) x Peso 1/2016 2, , ,70 0,00 0,00 54,39 37,75 246, ,49 0,14 Lactário Produtos Lactário (ml) x Peso M é dia 2, , ,70 0,00 0,00 54,39 37,75 246, ,49 Lactário Produtos Lactário (ml) x Peso A cumulado 6.921, ,70 0,00 0,00 54,39 37,75 246, ,49 0,14 Lavanderia - Rouparia - Costura Kg de Roupa Suja 1/ , , ,31 0,00 174, ,93 0, , ,56 2,41 Lavanderia - Rouparia - Costura Kg de Roupa Suja M é dia 21, , ,31 0,00 174, ,93 0, , ,56 Lavanderia - Rouparia - Costura Kg de Roupa Suja A cumulado , ,31 0,00 174, ,93 0, , ,56 2,41 Recursos Humanos/Depto Pessoal Nº de Colaboradores 1/2016 2,00 401, ,91 0,00 0,00 178,50 481,58 939, ,88 0,24 Recursos Humanos/Depto Pessoal Nº de Colaboradores M é dia 2,00 401, ,91 0,00 0,00 178,50 481,58 939, ,88 Recursos Humanos/Depto Pessoal Nº de Colaboradores A cumulado 401, ,91 0,00 0,00 178,50 481,58 939, ,88 0,24 T o tal 1/ ,00 0, , , , , , , ,07 100,00 Total M é dia 403,00 0, , , , , , , ,07 Total A cumulado 0, , , , , , , ,07 100,00

104 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM SERVIÇO HOSPITALAR C usto s Centro de custo Crité rio de rateio Competê ncia direto s e indireto s Custo total e unitário (c/s mat. med. honorários) Irmandade De Misericórdia De Sertãozinho 1/2016-1/2016 R ateio s recebido s T o tal geral Quantida de P ro d. C usto unitário co m M A T / M ED M at/ M ed C usto unitário sem M A T / M ED H o no rário C usto unitário sem mat/ med e F uncio nário s ho no rário s Unidade de Internação Pacientes-Dia 1/ , , , , ,74 301, ,00 299,68 30,00 Unidade de Internação Pacientes-Dia M é dia , , , , ,74 301, ,00 299,68 30,00 Unidade de Internação Pacientes-Dia A cumulado , , , , ,00 UI SUS Pacientes-Dia 1/ , , , , ,04 272, ,01 224,38 40,00 UI SUS Pacientes-Dia M é dia , , , , ,04 272, ,01 224,38 40,00 UI SUS Pacientes-Dia A cumulado , , , , ,01 UI Clínica Pediátrica Pacientes-Dia Pediatria 1/ , , , , ,15 759, ,60 435,33 8,00 UI Clínica Pediátrica Pacientes-Dia Pediatria M é dia , , , , ,15 759, ,60 435,33 8,00 UI Clínica Pediátrica Pacientes-Dia Pediatria A cumulado , , , , ,60 Maternidade SUS Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica 1/ , , , , , , ,07 561,89 15,00 Maternidade SUS Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica M é dia , , , , , , ,07 561,89 15,00 Maternidade SUS Pacientes-Dia Clínica Ginecológica Obstétrica A cumulado , , , , ,07

105 COMPARATIVO DE CUSTOS - COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS MÉDIA GERAL GERAL 36% 31% 24% 10% MÃO DE OBRA = 72% ESTRUTURANTES 37% 32% MATERIAIS = 22% 23% 8% GERAIS = 4% ESTRATÉGICAS 36% 27% 27% 11% NÃO OPERACIONAIS = 2% APOIO 37% 29% 22% 12% PESSOAL HONORÁRIOS E SERVIÇOS MÉDICOS MATERIAIS GERAIS

106 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO EXEMPLO: CUSTOS MÉDIO UNITÁRIO Custo Médio (R$) Paciente -Dia Estruturantes Estratégicas Apoio Média Geral FEHOSP (n = 24) Média 340 Maior Custo 531 Menor Custo 211 CLIENTES PLANISA (n = 40) Percentil Percentil Percentil Fonte: Planisa Unidades Nº de Leitos Custo Médio (R$) Pacientes-Dia Taxa de Ocupação Estruturantes % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Estratégicas % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Apoio % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Santa % Média Geral %

107 CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO EXEMPLO: CUSTOS MÉDIO UNITÁRIO CUSTO MÉDIO UNITÁRIO SERVIÇOS AUXILIARES 30,22 Custo Médio Refeições-Dia (Jul - Dez/14) 32,09 29,49 29,18 MÉDIA GERAL MÉDIA ESTRUTURANTES MÉDIA ESTRATÉGICAS MÉDIA APOIO Serviço de Nutrição e Dietética MÉDIA GERAL MÉDIA ESTRUTU- RANTES MÉDIA ESTRATÉ- GICAS MÉDIA APOIO Custo Médio com Gêneros Alimentícios , , , ,86 Nº de Refeições Equiv. Servidas , , , ,95 Nº de Refeições Servidas , , , ,55 Custo Médio Unitário c/ Gêneros 0,65 0,98 0,53 0,47 Refeição - Dia 30,22 32,09 29,49 29,18 Desjejum 4,41 5,48 4,69 3,88 Almoço 8,89 11,32 9,17 10,21 Lanche da Tarde 2,72 3,15 3,12 2,93 Jantar 7,45 9,02 7,65 8,76 Ceia 3,76 3,12 4,86 3,39

108 5.2. CUSTEIO POR ABSORÇÃO PLENO APLICADO AO CUSTEIO POR PROCEDIMENTO

109 CUSTEIO POR ABSORÇÃO - PROCEDIMENTOS HOSPITALARES A geração do cálculo do custo dos procedimentos hospitalares compreende uma formulação integrada de custeio das atividades hospitalares, ou seja, o custo dos produtos. Compreende os custos incorridos pelos itens utilizados, que compõem os procedimentos associados à intensidade da utilização desses itens.

110 CUSTEIO POR ABSORÇÃO - PROCEDIMENTOS HOSPITALARES CUSTOS DOS SERVIÇOS HOSPITALARES CUSTOS DOS PROCEDIMENTOS HOSPITALARES Unidade de Internação Centro Cirúrgico Laboratório de Análises Clínicas Radiologia Ultrassonografia Parto Normal Apendicectomia Revascularização do Miocárdio CENTROS DE CUSTO CUSTO DO PRODUTO

111 CUSTEIO POR ABSORÇÃO - PROCEDIMENTOS HOSPITALARES UNIDADES DE SERVIÇO PROCEDIMENTO HOSPITALAR Unidade Internação diária Parto Normal Centro Cirúrgico util. da sala Parto Cesárea Serviço de Diagnóstico exame Apendicectomia Ambulatório consulta Revasc. do Miocárdio

112 FLUXO DE PRODUÇÃO DO PACIENTE INTEGRAÇÃO DO CENTRO DE CUSTO E CUSTEIO DE PROCEDIMENTOS HOSPITALARES CUSTEIO DE PROCEDIMENTOS HOSPITALARES APROPRIAÇÃO POR CENTRO DE CUSTO Descrição Parto Normal Ultrassonografia Apendicectomia Revasc. do Miocárdio Unidade de Internação Centro Cirúrgico Radiologia Laboratório Parto Normal Apendicectomia Revasc. do Miocárdio Unidade de Internação + Centro Cirúrgico + Laboratório + Ultrassonografia Unidade de Internação + Centro Cirúrgico + Radiologia + Laboratório Unidade de Internação + Centro Cirúrgico + Laboratório

113 CENTRO DE CUSTO CUSTO DO PROCEDIMENTO HOSPITALAR Custo Médio Unitário PACIENTE A PACIENTE B Unidade de = 90,00 Internação Laboratório de Análises = 4,00 Clínicas 3 diárias 270,00 4 diárias 4 exames 16, exames 360, ,00 + Radiologia = 12,00 2 exames 24,00 1 exame 12, Farmácia = 3,50(*) 7 medicamentos 24,50 12 medicamentos 42,00 = = TOTAL 334,50 TOTAL 434,00 Custeio por processo Custeio por encomenda ou por ordem de serviço

114 LANÇAMENTO NA CONTA DO PACIENTE Receita Custo Paciente A Paciente B Paciente A Farmácia Receita Custo Paciente A Paciente B Paciente B

115 LANÇAMENTO NA CONTA DO PACIENTE Paciente A Farmácia Paciente B

116 CUSTO DO PROCEDIMENTO MÉDICO-HOSPITALAR Fluxo da conta do paciente no hospital CONVÊNIOS PACIENTE HOSPITAL MEDIANEIRA Caxias do Sul - RS 619/ Available Colors: RG-Red and Gold (or) RP-Red and Pink Date: Qty: Color: Name Address Phone: Total: PRESCRIÇÃO MÉDICA INTERNAÇÃO LEITO CONTA

117 CUSTO DE PROCEDIMENTOS HOSPITALARES o Custo de procedimentos hospitalares por paciente. o Custo médio de procedimentos hospitalares. o Custos de procedimentos hospitalares baseado em protocolos padrões de tratamento. o Custo padrão aplicado ao custeio de procedimentos hospitalares.

118 CUSTO DO PROCEDIMENTO: PARTO CESÁREA CUSTO DO PROCEDIMENTO Descrição 1. Diária Maternidade... Berçário Taxa de Sala Centro Cirúrgico Materiais Agulha... Luva... Micropore... Seringa Medicamentos Soro... Keflex... Lisador S.A.D.T Fenilcetonuria... TOTAL Custo Médio (Amostra de Prontuários) Quant. Custo Custo Unitário Total 3,2 125,00 400,00 3,2 90,00 288,00 1,2 140,00 168,00 4,3 0,50 2,15 4,8 0,30 1,44 75,5 0,10 7,55 4,2 0,30 1,26 2,2 1,38 3,04 2,8 1,50 4,20 4,1 0,48 1,97 1,0 12,50 12,50 TOTAL 890,11 Protocolo (Conduta) Quant. Custo Custo Unitário Total 3 125,00 375, ,00 270, ,00 140,00 4 0,50 2,00 5 0,30 1, ,10 8,00 5 0,30 1,50 3 1,38 4,14 3 1,50 4,50 5 0,48 2, ,50 12,50 TOTAL 821,54

119 Apoio Estratégicas Estruturantes EXEMPLO: CUSTO MÉDIO PROCEDIMENTO: APENDICECTOMIA R$ Unidade Receita Média * Custo Variável Margem de Contribuição Custo Fixo Resultado Custo Total Santa Casa Santa Casa Santa Casa Santa Casa Santa Casa Santa Casa Santa Casa Santa Casa Santa Casa FEHOSP (n=9) * Receita = Tabela SUS + IAC + SUStentável Média Maior Custo Menor Custo 1.164

120 Apoio Estratégicas Estruturantes EXEMPLO: CUSTO MÉDIO PROCEDIMENTO: APENDICECTOMIA - COMPOSIÇÃO (R$) Unidade Média Diárias Valor das Diárias Média Horas Valor Taxa de sala Valor Serviços Profissionais SUS Valor Serv. de Diagnóstico Valor Materiais Valor Medicamentos Santa Casa 1 2, , Total Santa Casa 2 5, , Santa Casa 3 2, , Santa Casa 4 1, , Santa Casa 5 2, , Santa Casa 6 4, , Santa Casa 7 1, , Santa Casa 8 2, , Santa Casa 9 2, , Média 2, ,

121 Apoio Estratégicas Estruturantes CUSTO MÉDIO POR PROCEDIMENTO: PARTO APENDICECTOMIA - COMPOSIÇÃO (%) Unidade Média Diárias % Diárias Média Horas % Taxa de sala % Serv. Profissionais SUS % Serv. Diagnóstico % Materiais % Medicamentos Total (R$) Santa Casa 1 2,1 31% 1,2 51% 7% 0% 5% 5% Santa Casa 2 5,1 41% 2,3 36% 6% 1% 5% 11% Santa Casa 3 2,9 43% 1,4 40% 8% 1% 4% 3% Santa Casa 4 1,9 40% 1,2 33% 14% 1% 6% 7% Santa Casa 5 2,3 51% 1,1 18% 10% 1% 5% 14% Santa Casa 6 4,1 33% 2,7 51% 5% 1% 3% 7% Santa Casa 7 1,8 46% 1,0 26% 10% 0% 10% 8% Santa Casa 8 2,7 66% 1,3 23% 6% 0% 3% 1% Santa Casa 9 2,5 34% 1,0 45% 10% 1% 3% 7% Média 2,8 43% 1,5 36% 9% 1% 5% 7% 2.052

122 Média Apoio Estratégicas Estruturantes CUSTO MÉDIO POR PROCEDIMENTO: PARTO APENDICECTOMIA - COMPOSIÇÃO (%) Santa Ourinhos 1 43% 40% 8% 1% 4% 3% Araçatuba Santa 2 41% 36% 6% 1% 5% 11% Araraquara Santa 3 31% 51% 7% 0% 5% 5% Santa Jahu 4 33% 51% 5% 1% 3% 7% Santa Bragança 5 51% 18% 10% 1% 5% 14% Sertãozinho Santa 6 40% 33% 14% 1% 6% 7% Santa Paraguaçu 7 34% 45% 10% 1% 3% 7% Jaboticabal Santa 8 66% 23% 6% 0% 3% 1% Santa Piedade 9 46% 26% 10% 0% 10% 8% 43% 36% 9% 1% 5% 7% Diárias Taxa de sala Serv. Prof. SUS Serv. Diag. Mat. Med.

123 Encerramento Como foi a sua experiência no dia de hoje?

124 OBRIGADO! Maria Beatriz Nunes Pires João B. Milan Jr.

INDICADORES FINANCEIROS. Eduardo Regonha

INDICADORES FINANCEIROS. Eduardo Regonha INDICADORES FINANCEIROS Eduardo Regonha Índice de Liquidez Corrente Índice de Liquidez Seca Índice de Liquidez Imediata Índice de Liquidez Geral Giro do Ativo Participação do Capital de 3os. Margem Bruta

Leia mais

1.1 Fórmula: Ativo Circulante Passivo Circulante. 1.2 Unidade: número (R$)

1.1 Fórmula: Ativo Circulante Passivo Circulante. 1.2 Unidade: número (R$) Ficha número 01 Indicador: Índice de liquidez Corrente Objetivo: Avaliar a capacidade da empresa em honrar suas obrigações correntes no vencimento 1.1 Fórmula: Ativo Circulante Passivo Circulante 1.2 Unidade:

Leia mais

O HOSPITAL SÃO MARCOS EM NÚMEROS ATENDIMENTOS EMERGÊNCIAS/MÊS;

O HOSPITAL SÃO MARCOS EM NÚMEROS ATENDIMENTOS EMERGÊNCIAS/MÊS; O HOSPITAL SÃO MARCOS EM NÚMEROS 340 LEITOS; 1.800 CIRURGIAS/MÊS; 10.000 ATENDIMENTOS EMERGÊNCIAS/MÊS; 130.000 INTERNAÇÕES/ANO. ABIFICC NOV/2014 DR. JEFFERSON CAMPELO PORQUE TRABALHAR COM CUSTOS? ABIFICC

Leia mais

PROJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E MELHORIA CONTÍNUA DOS RESULTADOS

PROJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E MELHORIA CONTÍNUA DOS RESULTADOS PROJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E MELHORIA CONTÍNUA DOS RESULTADOS PROJETO Implantação de metodologia para Gestão de Custos com o objetivo de comparar os custos das instituições e custeio de alguns

Leia mais

Fórum de Custos PAINEL DE INDICADORES. Maria Beatriz Nunes Pires Coordenadora Técnica Central de Análises - Planisa

Fórum de Custos PAINEL DE INDICADORES. Maria Beatriz Nunes Pires Coordenadora Técnica Central de Análises - Planisa Fórum de Custos Maria Beatriz Nunes Pires Coordenadora Técnica Central de Análises - Planisa Indicadores são variáveis que medem quantitativamente as variações no comportamento de critérios previamente

Leia mais

CNPJ : / Balancete Analítico de 01/06/2013 até 30/06/2013 Diário:28 Folha: 154

CNPJ : / Balancete Analítico de 01/06/2013 até 30/06/2013 Diário:28 Folha: 154 Balancete Analítico de 01/06/2013 até 30/06/2013 Diário:28 Folha: 154 A T I V O - [1] ATIVO CIRCULANTE - [2] ATIVO CIRCULANTE - SAUDE - [3] DISPONIVEL - SAUDE - [4] CAIXA - SAUDE - [5] Fundo Fixo - Hospitais

Leia mais

CUSTO TOTAL DA UNIDADE

CUSTO TOTAL DA UNIDADE HOSPITAL E MATERNIDADE DONA REGINA 1 CUSTO TOTAL DA UNIDADE PERÍODO: 01/09/2014 30/09/2014 ITEM CUSTO - SINTÉTICO ANALÍTICO SET/14 PESSOAL Benefícios a Pessoal - Contrato Temporário R$ 243.155,62 Benefícios

Leia mais

Análise dos dados obtidos pelo APURASUS no contexto do PNGC

Análise dos dados obtidos pelo APURASUS no contexto do PNGC Potencialidades da Economia na Tomada de Decisão dos Gestores Estaduais do SUS Análise dos dados obtidos pelo APURASUS no contexto do PNGC São Paulo, 24 de junho de 2016 Departamento de Economia, Investimentos

Leia mais

Métodos de Apuração do Resultado

Métodos de Apuração do Resultado Métodos de Apuração do Resultado Prof. Flávio Smania Ferreira 4 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: flavioferreira@live.estacio.br blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Terminologias: Gasto: é todo

Leia mais

FÓRUM DE GESTÃO DE CUSTOS

FÓRUM DE GESTÃO DE CUSTOS FÓRUM DE GESTÃO DE CUSTOS PROJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E MELHORIA CONTÍNUA DOS RESULTADOS I. INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES Grupos 1 e 2-27 Instituições participantes, sendo 09 estruturantes, 10

Leia mais

GESTÃO DE CUSTOS HOSPITALARES: OS PRINCIPAIS SISTEMAS DE CUSTOS UTILIZADOS EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

GESTÃO DE CUSTOS HOSPITALARES: OS PRINCIPAIS SISTEMAS DE CUSTOS UTILIZADOS EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE GESTÃO DE CUSTOS HOSPITALARES: OS PRINCIPAIS SISTEMAS DE CUSTOS UTILIZADOS EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Sandra Duarte Lopes Kamile Theis Stadnickt Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI RESUMO Diante

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL Profª Divane Silva Objetivos Gerais Desenvolver com os alunos conhecimentos necessários para as seguintes competências: Avaliar os fundamentos teóricos da contabilidade

Leia mais

TEMA 3 ETAPAS DA MONTAGEM DO ORÇAMENTO: CONTEÚDOS, CONCEITOS E ASPECTOS RELEVANTES

TEMA 3 ETAPAS DA MONTAGEM DO ORÇAMENTO: CONTEÚDOS, CONCEITOS E ASPECTOS RELEVANTES TEMA 3 ETAPAS DA MONTAGEM DO ORÇAMENTO: CONTEÚDOS, CONCEITOS E ASPECTOS RELEVANTES 1 PLANO FINANCEIRO 2 PRINCÍPIOS GERAIS DE PLANEJAMENTO DIRETRIZES CENÁRIOS PREMISSAS PRÉ-PLANEJAMENTO PLANO DE MARKETING

Leia mais

CUSTOS EM SAÚDE. Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde 2009 Maura Taveira

CUSTOS EM SAÚDE. Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde 2009 Maura Taveira CUSTOS EM SAÚDE Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde 2009 Maura Taveira 1 Sistema de Custos em Saúde justificativa o crescimento do gasto em saúde e a necessidade de implementar

Leia mais

ACSC-HOSPITAL MADRE REGINA PROTMANN(00300)

ACSC-HOSPITAL MADRE REGINA PROTMANN(00300) Balancete Analítico de 01/08/2012 até 31/08/2012 Diário:26 Folha: 19 A T I V O - [1] ATIVO CIRCULANTE - [2] ATIVO CIRCULANTE - SAUDE - [3] DISPONIVEL - SAUDE - [4] CAIXA - SAUDE - [5] Fundo Fixo - Hospitais

Leia mais

ACSC-HOSPITAL MADRE REGINA PROTMANN(00300)

ACSC-HOSPITAL MADRE REGINA PROTMANN(00300) Balancete Analítico de 01/04/2012 até 30/04/2012 Diário:26 Folha: 6 [1]A T I V O [2]ATIVO CIRCULANTE [3]ATIVO CIRCULANTE - SAUDE [4]DISPONIVEL - SAUDE [5]CAIXA - SAUDE [8]Fundo Fixo - Hospitais 8.077.774,89D

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 33.116.209,56 12.143.097,36 11.212.070,16-34.047.236,76 11 - ATIVO CIRCULANTE 21.518.018,92 11.760.886,15

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 34.047.236,76 10.714.512,49 10.043.808,24-34.717.941,01 11 - ATIVO CIRCULANTE 22.438.550,96 10.406.068,11

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 23.493.211,95 31.208.252,87 26.678.578,15-28.022.886,67 11 - ATIVO CIRCULANTE 11.326.505,01 31.208.252,87

Leia mais

Gestão de Custos Experiências de Sucesso

Gestão de Custos Experiências de Sucesso Gestão de Custos Experiências de Sucesso Caracterização Principais Indicadores - Hospital (mês) Dr. Miguel Soeiro Médicos do corpo clínico 818 Hospital Inaugurado 30/01/1996 Colaboradores 1.600 Área m²

Leia mais

UNIDADE GERENCIADA: UPA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO BOTAFOGO Período: JANEIRO 2013 Aquisição de Bens Duráveis N o Controle Patrimonial OS Nº Controle Patrimonial SES/RJ Tipo(1) Descrição do bem CNPJ

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 30.185.889,06 17.124.459,23 15.493.224,34-31.817.123,95 11 - ATIVO CIRCULANTE 18.681.720,84 16.168.075,29

Leia mais

Cronograma de Educação Permanente 2016

Cronograma de Educação Permanente 2016 Cronograma de Educação Permanente 2016 JANEIRO FEVEREIRO Atendimento ao cliente s Favorecer diálogos sobre boas práticas de atendimento ao cliente. quimioterapia, equipe do SAME e colaboradores. MARÇO

Leia mais

Encontro Regional da Economia da Saúde do Nordeste João Pessoa, março de 2014

Encontro Regional da Economia da Saúde do Nordeste João Pessoa, março de 2014 Coordenação-Geral de Economia da Saúde Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento - DESID Secretaria Executiva/Ministério da Saúde Encontro Regional da Economia da Saúde do Nordeste

Leia mais

CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações

CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações CASE HOSPITAL CARLOS FERNANDO MALZONI Matão FEHOSP Fórum Técnico Gestão de Informações Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 37.317.750,83 20.636.939,95 20.232.376,30-37.722.314,48 11 - ATIVO CIRCULANTE 25.298.895,45 20.636.380,95

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 13.924.391,04 12.410.778,06 11.048.573,43-15.286.595,67 11 - ATIVO CIRCULANTE 10.134.525,70 11.829.474,94

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 13.710.792,80 2.161.417,52 1.563.479,16-14.308.731,16 11 - ATIVO CIRCULANTE 500.774,95 2.161.417,52 1.563.479,16-1.098.713,31

Leia mais

============================================================================================================================

============================================================================================================================ 01/04/2015 a 30/04/2015 Folha:1 1 203 Ativo 11.201.793,47 15.078.072,97 12.920.018,04-13.359.848,40 1.01 204 Circulante 10.215.078,97 14.512.266,44 12.347.214,15-12.380.131,26 1.01.01 205 Caixa e Equivalentes

Leia mais

RESULTADOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA HOSPITALAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE. Volnei Willemann

RESULTADOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA HOSPITALAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE. Volnei Willemann RESULTADOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA HOSPITALAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE. Volnei Willemann MISSÃO: Cuidar da saúde com excelência e de forma integrada, contribuindo com a

Leia mais

GESTÃO DE CUSTOS APLICAÇÕES PRÁTICAS CC E CME

GESTÃO DE CUSTOS APLICAÇÕES PRÁTICAS CC E CME GESTÃO DE CUSTOS APLICAÇÕES PRÁTICAS CC E CME Enfª Lia Jeronymo Romero Gerente e RT do Bloco Cirúrgico do Hospital Vera Cruz-SP Custos Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 16.922.513,55 24.498.463,81 19.356.986,91-22.063.990,45 11 - ATIVO CIRCULANTE 11.884.831,48 19.646.885,67

Leia mais

, , , , ,16 60, , , , ,

, , , , ,16 60, , , , , Página : 000001 1 ATIVO 26.364.268,53 39.776.153,39 39.336.184,20 26.804.237,72 D 1.01 ATIVO CIRCULANTE 20.450.172,15 39.765.581,39 39.215.175,43 21.000.578,11 D 1.01.01 ATIVO CIRCULANTE - SAUDE 20.450.172,15

Leia mais

, , , , , , , , ,16

, , , , , , , , ,16 Página : 000001 1 ATIVO 23.658.083,64 53.227.058,95 50.520.874,06 26.364.268,53 D 1.01 ATIVO CIRCULANTE 17.630.536,03 53.214.938,94 50.395.302,82 20.450.172,15 D 1.01.01 ATIVO CIRCULANTE - SAUDE 17.630.536,03

Leia mais

Soluções que facilitam a gestão da saúde

Soluções que facilitam a gestão da saúde Soluções que facilitam a gestão da saúde A Hospidata Mais eficiência na gestão de saúde Empresa do grupo MV, líder brasileira em soluções de tecnologia para gestão da saúde, a Hospidata oferece um portfólio

Leia mais

, , , , , , , , ,76

, , , , , , , , ,76 Página : 000001 1 ATIVO 23.782.651,98 40.594.250,33 40.718.818,67 23.658.083,64 D 1.01 ATIVO CIRCULANTE 17.757.225,60 40.359.282,36 40.485.971,93 17.630.536,03 D 1.01.01 ATIVO CIRCULANTE - SAUDE 17.757.225,60

Leia mais

, , , , ,35 60, , , , ,

, , , , ,35 60, , , , , Página : 000001 1 ATIVO 23.334.995,57 36.956.397,92 36.508.741,51 23.782.651,98 D 1.01 ATIVO CIRCULANTE 17.202.107,33 36.941.664,51 36.386.546,24 17.757.225,60 D 1.01.01 ATIVO CIRCULANTE - SAUDE 17.202.107,33

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 35.067.120,10 14.990.005,24 13.649.774,95-36.407.350,39 11 - ATIVO CIRCULANTE 22.940.730,80 14.982.560,26

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 46.634.722,31 11.041.706,85 9.392.205,95-48.284.223,21 11 - ATIVO CIRCULANTE 32.916.073,70 11.023.178,51

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 33.681.829,47 15.140.165,44 14.453.517,05-34.368.477,86 11 - ATIVO CIRCULANTE 21.441.598,41 15.121.251,37

Leia mais

, , , , , , , ,45 0, ,75 0,00

, , , , , , , ,45 0, ,75 0,00 Página : 0001 1 ATIVO 32.400.137,38 101.594.441,16 99.701.688,49 34.292.890,05 D 1.01 ATIVO CIRCULANTE 25.118.590,01 100.556.281,60 99.498.731,04 26.176.140,57 D 1.01.01 ATIVO CIRCULANTE - SAUDE 25.118.590,01

Leia mais

, , , , , , , ,91

, , , , , , , ,91 Página : 000001 1 ATIVO 27.396.249,82 44.421.843,07 44.427.937,67 27.390.155,22 D 1.01 ATIVO CIRCULANTE 21.558.477,37 44.335.072,01 44.272.688,20 21.620.861,18 D 1.01.01 ATIVO CIRCULANTE - SAUDE 21.558.477,37

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 24.417.083,57 28.415.475,20 25.349.868,55-27.482.690,22 11 - ATIVO CIRCULANTE 12.957.464,06 28.304.224,20

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 15.632.503,12 9.422.295,31 7.125.846,80-17.928.951,63 11 - ATIVO CIRCULANTE 3.447.377,78 8.405.843,21

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 29.031.312,06 19.432.382,85 18.277.805,85-30.185.889,06 11 - ATIVO CIRCULANTE 17.463.277,42 17.841.176,56

Leia mais

Rede de Saúde Santa Marcelina

Rede de Saúde Santa Marcelina Casa de Saúde 2017 VIDEO INSTITUCIONAL Rede de Saúde Santa Marcelina UNIDADES DE SAÚDE Total de Leitos 1.474 Casa de Saúde Santa Marcelina Início em 05 de Agosto de 1961 742 Leitos Hospitalares OSS HOSPITAL

Leia mais

, , , , , , ,57 0, ,15 0, , ,

, , , , , , ,57 0, ,15 0, , , Página : 0001 1 ATIVO 34.292.890,05 96.060.801,41 94.680.495,65 35.673.195,81 D 1.01 ATIVO CIRCULANTE 26.176.140,57 95.183.043,26 94.597.031,98 26.762.151,85 D 1.01.01 ATIVO CIRCULANTE - SAUDE 26.176.140,57

Leia mais

UNIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA - NITERÓI/RJ OUTUBRO DESPESAS REALIZADAS OUTUBRO / 2018

UNIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA - NITERÓI/RJ OUTUBRO DESPESAS REALIZADAS OUTUBRO / 2018 / 2018 1 PESSOAL 9.636.612,64 01.01 SALARIO 6.238.654,54 01.01.01 FOLHA NORMAL* 3.078.968,52 01.01.02 13º SALÁRIO 2.765.035,51 01.01.03 FÉRIAS 394.650,51 01.01.04 ADIANTAMENTO 13º SALÁRIO 0,00 01.01.05

Leia mais

Contabilidade de Custos

Contabilidade de Custos Contabilidade de Custos PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI Agenda - Gestão de Custos e Tomada de Decisão - Custo x Volume x Lucro - Ponto de Equilíbrio (Contábil, Financeiro, Econômico) - Grau de Alavancagem

Leia mais

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,26 D , , ,72 D

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,26 D , , ,72 D PROSAUDE ASSOC BENEF ASSIST HOSP Pagina: 1 Hora...: 10:05:17 Emissão: 25/03/2019 1 ATIVO 24.226.920,26 D 23.868.318,82 23.429.612,36 24.665.626,72 D 11 ATIVO CIRCULANTE 24.208.980,21 D 23.129.314,81 22.156.687,35

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/16

PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/16 PRESTAÇÃO DE CONTAS FEVEREIRO/16 INDICE RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATENDIMENTO P.A. ADULTO & PEDIATRIA INTERNAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO RECEBIMENTOS DESPESAS ESTUDOS PRÉ ABERTURA DA SANTA CASA AÇÕES

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 48.284.223,21 16.538.937,95 17.001.205,50-47.821.955,66 11 - ATIVO CIRCULANTE 34.547.046,26 16.456.455,79

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 51.366.928,44 22.709.655,58 23.330.338,85-50.746.245,17 11 - ATIVO CIRCULANTE 37.536.859,75 22.673.940,51

Leia mais

ases de Sucesso : Gestão de Custos PLANO DE SAÚDE > OBJETIVOS > METODOLOGIA > DESAFIOS > RESULTADOS

ases de Sucesso : Gestão de Custos PLANO DE SAÚDE > OBJETIVOS > METODOLOGIA > DESAFIOS > RESULTADOS ases de Sucesso : Gestão de Custos PLANO DE SAÚDE > OBJETIVOS > METODOLOGIA > DESAFIOS > RESULTADOS UNIDADES DE NEGÓCIOS OBJETIVOS Utilizar as metodologias de apuração de custos para medir a eficiência

Leia mais

Prestação de Contas. Junho/2017

Prestação de Contas. Junho/2017 Prestação de Contas Junho/2017 Índice Relatório de Atividades Atendimento P.A. Adulto & Pediatria Internações Internações & Cirurgias Partos Realizados Tipos de Partos Atendimentos G.O. Maternidade Teste

Leia mais

/ Emissão: 25/08/2015 Filial : 4, Depto: 01 Conta Redu Descrição Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

/ Emissão: 25/08/2015 Filial : 4, Depto: 01 Conta Redu Descrição Anterior Débitos Créditos Saldo Atual 01/07/2015 a 31/07/2015 Folha:1 1 203 Ativo 1.01 204 Circulante 1.01.01 205 Caixa e Equivalentes de Caixa 1.01.01.03 217 Bancos C/Movimento Recurso com Restr 1.01.01.03.005 222 Banco Bradesco - 3946/192-9

Leia mais

Organograma UDI Hospital

Organograma UDI Hospital Organograma UDI Hospital ASSEMBLÉIA DOS SÓCIOS CONSELHO CONSULTIVO Centro de Estudos Ensino e Pesquisa CONSELHO FISCAL/ AUDITORIA INDEPENDENTE COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA UDI HOSPITAL SUPERINTENDÊNCIA DIRETOR

Leia mais

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades"

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades" 3.8 atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais

Leia mais

Prestação de Contas. Maio/2017

Prestação de Contas. Maio/2017 Prestação de Contas Maio/2017 Índice Relatório de Atividades Atendimento P.A. Adulto & Pediatria Internações Internações & Cirurgias Partos Realizados Tipos de Partos Atendimentos G.O. Maternidade Teste

Leia mais

RECEITAS. Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas

RECEITAS. Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas RECEITAS Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas Descrição Receita Receita Novembro SUS Faturamento 337.280,81 Anuidade Irmãos ALUNOS FUNEC 16.800,00 AUSTA CLINICA BEM SAUDE 59.132,47 CABESP 274,40

Leia mais

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,24 D , , ,08 D

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,24 D , , ,08 D PROSAUDE ASSOC BENEF ASSIST HOSP Pagina: 1 Hora...: 08:12:10 Emissão: 20/11/2018 1 ATIVO 24.410.603,24 D 29.715.432,18 29.479.984,34 24.646.051,08 D 11 ATIVO CIRCULANTE 23.410.014,19 D 27.211.364,29 26.597.546,45

Leia mais

RECEITAS. Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas

RECEITAS. Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas RECEITAS Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas Descrição Receita Receita Outubro SUS Faturamento 337.305,81 Anuidade Irmãos ALUNOS FUNEC 17.100,00 AUSTA CLINICA 2.516,65 BEM SAUDE 52.536,98 CABESP

Leia mais

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,10 D , , ,84 D

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,10 D , , ,84 D PROSAUDE ASSOC BENEF ASSIST HOSP Pagina: 1 Hora...: 12:14:35 Emissão: 24/07/2018 1 ATIVO 22.438.574,10 D 27.817.830,90 27.558.999,16 22.697.405,84 D 11 ATIVO CIRCULANTE 22.418.799,60 D 27.789.138,69 27.510.806,95

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DA INSTITUIÇÃO PRÓ SANTAS CASAS II

PLANO DE TRABALHO DA INSTITUIÇÃO PRÓ SANTAS CASAS II PLANO DE TRABALHO DA INSTITUIÇÃO PRÓ SANTAS CASAS II I INTRODUÇÃO a) Breve Histórico da Instituição A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava é o único hospital do município contratualizado

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 3 - UNIDADE 2 - CUSTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTOQUES: CUSTEIO POR ABSORÇÃO. 2.1 Custos diretos e custos indiretos

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 3 - UNIDADE 2 - CUSTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTOQUES: CUSTEIO POR ABSORÇÃO. 2.1 Custos diretos e custos indiretos CONTABILIDADE DE CUSTOS Aula 3 - UNIDADE 2 - CUSTOS PARA AVALIAÇÃO DE ESTOQUES: CUSTEIO POR ABSORÇÃO 2.1 Custos diretos e custos indiretos Prof.: Marcelo Valverde CUSTOS Em relação a unidade produzida

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 45.845.618,17 19.401.187,46 21.211.422,95-44.035.382,68 11 - ATIVO CIRCULANTE 32.408.559,71 19.336.937,96

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 006/2017 ANEXO II - FORMAÇÃO ESCOLAR/REQUISITOS FORMAÇÃO ESCOLAR / REQUISITOS SEÇÃO

PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 006/2017 ANEXO II - FORMAÇÃO ESCOLAR/REQUISITOS FORMAÇÃO ESCOLAR / REQUISITOS SEÇÃO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 006/2017 ANEXO II - FORMAÇÃO ESCOLAR/REQUISITOS CARGO SEÇÃO PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO UTI - ADULTO FORMAÇÃO ESCOLAR / REQUISITOS Ativo; Experiência na seção de Pronto socorro

Leia mais

RECEITAS Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas

RECEITAS Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas RECEITAS Receitas Santa Casa de Santa Fé do Sul Receitas Descrição Receita Receita Dezembro SUS Faturamento 343,250.33 Anuidade Irmãos 1,800.00 ALUNOS FUNEC 15,900.00 AUSTA CLINICA 11,292.76 BEM SAUDE

Leia mais

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,84 D , , ,31 D

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,84 D , , ,31 D PROSAUDE ASSOC BENEF ASSIST HOSP Pagina: 1 Hora...: 17:20:21 Emissão: 20/08/2018 1 ATIVO 22.697.405,84 D 29.983.321,20 29.720.301,73 22.960.425,31 D 11 ATIVO CIRCULANTE 22.697.131,34 D 27.613.829,54 27.500.383,67

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS OUTUBRO/2014

PRESTAÇÃO DE CONTAS OUTUBRO/2014 PRESTAÇÃO DE CONTAS OUTUBRO/214 31/1/214 COMPLEXO ESTADUAL DO CÉREBRO V Relatório de gestão dos serviços assistenciais do Complexo Estadual do Cérebro: Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e Hospital

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL EXERCÍCIO ª Assembléia Geral do CIUENP Realizada no dia 31 de Março de 2017

PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL EXERCÍCIO ª Assembléia Geral do CIUENP Realizada no dia 31 de Março de 2017 PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL EXERCÍCIO 2016 18ª Assembléia Geral do CIUENP Realizada no dia 31 de Março de 2017 ARRECADAÇÃO DE RECEITAS TRANSFERÊNCIA DOS MUNICÍPIOS (11ª a 14ª Regional de Saúde) R$ 9.325.998,93

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/16

PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/16 PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO/16 INDICE RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATENDIMENTO P.A. ADULTO & PEDIATRIA INTERNAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO RECEBIMENTOS DESPESAS ESTUDOS PRÉ ABERTURA DA SANTA CASA AÇÕES

Leia mais

Custos Industriais. Introdução. Introdução. Introdução à Contabilidade de Custos

Custos Industriais. Introdução. Introdução. Introdução à Contabilidade de Custos Custos Industriais Introdução à Contabilidade de Custos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 1 Introdução A apuração adequada, a análise, o controle e o gerenciamento dos custos de produção dos bens e serviços

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 48.879.511,83 17.864.138,59 20.108.928,11-46.634.722,31 11 - ATIVO CIRCULANTE 35.179.292,26 17.845.709,55

Leia mais

Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva

Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva Impacto financeiro da ação de uma equipe multidisciplinar no gerenciamento dos custos de materiais e medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva Fundado em 11 de maio de 1913 como Hospital de Caridade,

Leia mais

P APARELHOS E EQUIPAMENTOS DE COMUNICACAO P EQUIPAMENTO DE PROTECAO, SEGURANCA E SOCORRO

P APARELHOS E EQUIPAMENTOS DE COMUNICACAO P EQUIPAMENTO DE PROTECAO, SEGURANCA E SOCORRO 111111901000 F BANCOS CONTA MOVIMENTO - DEMAIS CONTAS 469.907,49 32.911.419,52 32.890.923,32 490.403,69 111111901000.3 F Fundo de Saúde de Venda Nova do Imigrante 469.907,49 32.911.419,52 32.890.923,32

Leia mais

============================================================================================================================

============================================================================================================================ 01/03/2015 a 31/03/2015 Folha:1 1 203 Ativo 10.316.237,71 19.310.296,08 18.424.740,32-11.201.793,47 1.01 204 Circulante 9.306.460,12 19.310.296,08 18.401.677,23-10.215.078,97 1.01.01 205 Caixa e Equivalentes

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 1- Contextualização. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTOS. Aula 1- Contextualização. Prof.: Marcelo Valverde Aula 1- Contextualização Prof.: Marcelo Valverde Plano de ensino: Contabilidade de Custo e Gerencial UNIDADE 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS À CONTABILIDADE GERENCIAL 1.1 Contabilidade de

Leia mais

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,25 D , , ,15 D

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,25 D , , ,15 D PROSAUDE ASSOC BENEF ASSIST HOSP Pagina: 1 Hora...: 11:14:19 Emissão: 23/03/2018 1 ATIVO 17.222.218,25 D 25.073.406,29 23.176.930,39 19.118.694,15 D 11 ATIVO CIRCULANTE 17.222.218,25 D 23.352.233,40 21.455.757,50

Leia mais

UNIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA - NITERÓI/RJ JANEIRO DESPESAS REALIZADAS FEVEREIRO / 2018

UNIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA - NITERÓI/RJ JANEIRO DESPESAS REALIZADAS FEVEREIRO / 2018 1 PESSOAL 3.515.637,95 01.01 SALARIO 3.330.934,77 01.01.01 FOLHA NORMAL* 3.140.395,15 01.01.02 13º SALÁRIO 26.337,44 01.01.03 FÉRIAS 164.202,18 01.01.04 ADIANTAMENTO 13º SALÁRIO 0,00 01.01.05 GRATIFICAÇÕES

Leia mais

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,96 D , , ,25 D

Conta Descricao Saldo anterior Debito Credito Saldo atual 1 ATIVO ,96 D , , ,25 D PROSAUDE ASSOC BENEF ASSIST HOSP Pagina: 1 Hora...: 14:45:39 Emissão: 28/02/2018 1 ATIVO 16.342.473,96 D 27.568.301,06 26.688.556,77 17.222.218,25 D 11 ATIVO CIRCULANTE 16.342.473,96 D 25.828.459,61 24.948.715,32

Leia mais

GESTÃO DE CONTABILIDADE INTEGRAÇÃO BANCÁRIA AIH GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO FATURAMENTO SUS LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE CONTABILIDADE INTEGRAÇÃO BANCÁRIA AIH GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO FATURAMENTO SUS LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO A Aptools é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções completas e integradas no segmento de saúde. Atuando no mercado de tecnologia da informação desde 1989, desenvolvedora de soluções inovadoras

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED CURSO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE SAÚDE UNIMED PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FGV CORPORATIVO 12.227/14_v3 QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (**) Carga Horária (*) 1. Cooperativismo e Administração de Serviços

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 116.636.615,78 41.549.438,76 38.954.843,35-119.231.211,19 11 - ATIVO CIRCULANTE 89.967.676,73 39.366.102,26

Leia mais

UNIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA - NITERÓI/RJ SETEMBRO DESPESAS REALIZADAS OUTUBRO / 2017

UNIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA - NITERÓI/RJ SETEMBRO DESPESAS REALIZADAS OUTUBRO / 2017 1 PESSOAL 4.071.475,42 01.01 SALARIO 3.373.804,75 01.01.01 FOLHA NORMAL* 3.114.035,09 01.01.02 13º SALÁRIO 0,00 01.01.03 FÉRIAS 259.769,66 01.01.04 ADIANTAMENTO 13º SALÁRIO 0,00 01.01.05 GRATIFICAÇÕES

Leia mais

É o processo de planejamento, implementação e controle dos recursos de uma entidade.

É o processo de planejamento, implementação e controle dos recursos de uma entidade. O QUE É? É o processo de planejamento, implementação e controle dos recursos de uma entidade. OBJETIVO Fornecer informações adequadas para subsidiar as decisões que envolvam desembolso e/ou a captação

Leia mais

Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas

Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas Gestão de Processos Daniele L. Meneguzzi Superintendente Administrativa Hospital Pompéia Caxias do Sul Setembro 2017 Gestão

Leia mais

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018.

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. ABRIL 2018 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2018 CONTRATANTE:

Leia mais

Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software

Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software Para cada necessidade, o SisHOSP têm uma solução. Surpreenda-se com nosso software 1 Conheça nossa história: Fundado em 1987, o SisHOSP está presente em dezenas de Instituições de Saúde espalhadas por

Leia mais

Precificação baseada em custos. Dr. Luís Francisco Costa Diretor Administrativo e Financeiro Unimed Paraná

Precificação baseada em custos. Dr. Luís Francisco Costa Diretor Administrativo e Financeiro Unimed Paraná Precificação baseada em custos Dr. Luís Francisco Costa Diretor Administrativo e Financeiro Unimed Paraná 156.129 beneficiários 469 colaboradores Fonte: Relatório Gerencial Unimed Paraná - Abril/2018 3

Leia mais

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826 Santa Casa Fundada em 1803 Inaugurada em 1826 PERFIL Organização Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre Instituição de direito privado, filantrópica, de ensino e assistência social, reconhecida

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Sumário Prefácio, xiii 1 Apuração do Custo da Produção dos Bens e Serviços: Aspectos Introdutórios, 1 1.1 Evolução dos sistemas de apuração dos custos, 1 1.2 Empresas industriais, 3 1.3 Principais usuários

Leia mais

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO PARANÁ - CNPJ ORÇADO /REALIZADO - EXERCÍCIO DE 2016

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO PARANÁ - CNPJ ORÇADO /REALIZADO - EXERCÍCIO DE 2016 RECEITAS RECEITAS CORRENTES RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES Quota parte das Anuidades 6.623.730,80 7.336.553,14 712.822,34 Quota parte de Exercícios Anteriores 600.500,00 863.411,29 262.911,29 RECEITAS DE SERVIÇOS

Leia mais

GNT Saúde Suplementar. Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017

GNT Saúde Suplementar. Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017 GNT Saúde Suplementar Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017 Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017 DRG e sua aplicabilidade na Saúde Suplementar GOLDETE PRISZKULNIK Executiva Médica em Gestão

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA II

GESTÃO FINANCEIRA II GESTÃO FINANCEIRA II GESTÃO FINANCEIRA II Encontro II dia 15/05 Prof. Geraldo Figueiredo Filho 2019 GESTÃO FINANCEIRA II Encontro II dia 15/05 Roteiro: 1. CUSTEIO DAS ATIVIDADES - TERMINOLOGIA E CLASSIFICAÇÕES

Leia mais

Orçamento. (continuação) 06/09/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final

Orçamento. (continuação) 06/09/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final Orçamento (continuação) Vendas Estoque Final Produção matéria-prima direta mão-de-obra direta custos indiretos de fabricação Custo dos Produtos Vendidos investimentos financiamentos Caixa despesas de vendas

Leia mais

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

Código da Conta Descrição Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual ISG - Instituto Socrates B A L A N C E T E D E V E R I F I C A Ç Ã O EM BRL Folha : 1 1 - A T I V O 13.507.527,93 12.743.959,00 12.184.754,51-14.066.732,42 11 - ATIVO CIRCULANTE 1.358.930,12 11.433.957,87

Leia mais

UNIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA - NITERÓI/RJ NOVEMBRO DESPESAS REALIZADAS

UNIDADE GERENCIADA: HOSPITAL ESTADUAL AZEVEDO LIMA - NITERÓI/RJ NOVEMBRO DESPESAS REALIZADAS 1 PESSOAL 6.095.476,54 01.01 SALARIO 3.358.999,69 01.01.01 FOLHA NORMAL* 3.131.666,47 01.01.02 13º SALÁRIO 0,00 01.01.03 FÉRIAS 227.333,22 01.01.04 ADIANTAMENTO 13º SALÁRIO 0,00 01.01.05 GRATIFICAÇÕES

Leia mais

OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS

OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS 1. Introdução Os orçamentos que podem ocorrer em um projeto durante sua vida útil serão apresentados a seguir. Portanto, é importante estabelecer, também, a determinação da vida

Leia mais