PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC DE OPERADOR DE COMPUTADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC DE OPERADOR DE COMPUTADOR"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC DE OPERADOR DE COMPUTADOR Campus 2014

2 SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO CARACTERÍSTICAS DO CURSO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO MATRIZ CURRICULAR EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES DOCUMENTOS ANEXOS REFERÊNCIAS... 16

3 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO PROCESSO NÚMERO: NOME DO CURSO: OPERADOR DE COMPUTADOR EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação COORDENAÇÃO: Coordenador: Telefone: COMISSÃO RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO: - Adriano Leite Ribeiro - Álvaro Gianelli - Juliana Gimenes Gianelli - Paulo José Evaristo da Silva - Roberto Nunes Duarte - Breno Lisi Romano - Vágner Renato Rovani - Menoti Borri

4 2. CARACTERÍSTICAS DO CURSO Nível: Educação Básica Modalidade: Formação Inicial e Formação Continuada - FIC Forma de Oferta: Presencial Tempo de duração do curso: 3 meses Turno de oferta: Horário de oferta do curso: Carga horária Total: 160 horas Número máximo de vagas do curso: Número mínimo de vagas do curso: 20 vagas Requisitos de acesso ao Curso: Ensino Fundamental II Incompleto Periodicidade da Oferta: Instituição Parceira:

5 3. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO Justificativa da oferta do Curso: Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei Nº /2011 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Optou-se por escolher o presente curso em razão da demanda apresentada, a fim de qualificar trabalhadores e demais beneficiários dos programas federais de transferência de renda Objetivos do Curso: Capacitar os estudantes para realizar a instalação, configuração e operação de sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos; Formar para identificar a entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual Perfil profissional de Conclusão: O egresso ao concluir o curso deverá ser capaz de Instalar, configurar e operar os sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organizar entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Ainda, levado a conhecer os elementos essenciais de multimídia, utilizar e consultar recursos da Internet (Educação, Pesquisa, Entretenimento, Comércio Eletrônico, Banco de Empregos, , Redes Sociais e outros benefícios que a WEB proporciona) Avaliação da aprendizagem: Conforme indicado na LDB Lei 9394/96 a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Da mesma forma, no IFSP é previsto pela Organização Didática que a avaliação seja norteada pela concepção formativa, processual e continua, pressupondo a contextualização dos conhecimentos e das atividades desenvolvidas, a fim de propiciar um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem que possibilite ao professor analisar sua prática e ao estudante comprometer-se com o seu desenvolvimento intelectual e sua autonomia. 3.5 Frequência Mínima obrigatória: Frequência mínima de 75%, considerada no cômputo global do curso para o PRONATEC.

6 3.6 - INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS: Pessoas envolvidas docentes e técnicos: Nome: Formação Regime de Trabalho 3.8 Descrição de certificados a serem expedidos: Certificado de Qualificação Profissional em Operador de Computador.

7 4. MATRIZ CURRICULAR CAMPUS ESTRUTURA CURRICULAR Aprovado pela Resolução Nº Carga Horária do Curso: 160 HORAS CURSO: OPERADOR DE COMPUTADOR Componentes Curriculares Teoria/ Prática Nº Profs. Total Aulas Total Horas Introdução ao Hardware e Utilização de Periféricos T/P Suite de Escritórios e Utilitários P Sistemas Operacionais e Internet T/P Leitura e Interpretação de Textos T Integração e Orientação Profissional T TOTAL ACUMULADO DE AULAS 160 TOTAL ACUMULADO DE HORAS 160 Aulas previstas de 60 min.

8 5. EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES CAMPUS PLANO DO COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO CURSO: Operador de Computador COMPONENTE CURRICULAR: Introdução ao Nº Aulas: 40 Total de Horas: 40 Hardware e Utilização de Periféricos 2. EMENTA: A disciplina aborda a introdução e a noções básicas de informática, bem como o conhecimento dos principais componentes de um computador e arquiteturas básicas. Estudos das arquiteturas de um PC simples. Evolução do desempenho das arquiteturas. Breve introdução sobre arquitetura e organização de computadores. Dispositivos de Entrada e Saída. Dicas para lidar com o computador. 3. OBJETIVOS: Levar os estudantes a conhecer os principais elementos de hardware e software, compreender as tecnologias e entender os componentes de sistemas computacionais (processador, memória e periféricos), gerenciar a máquina pelo sistema operacional, entender o processamento de informações utilizando memória e processador, conhecer as configurações de máquinas. 4. CONTEUDO PROGRAMATICO: Introdução e noções básicas de informática: definições básicas; Tecnologias e perspectivas históricas: evolução do computador; Os principais componentes de um computador: CPU, dispositivos de entrada, saída e armazenamento; Breve introdução sobre arquitetura e organização de computadores; Estudos da arquitetura de um PC simples: conhecer os componentes do computador; Evolução do desempenho das arquiteturas; Projeto básico de um processador; Dispositivos de Entrada e Saída; Dicas para lidar com o computador. 5. METODOLOGIAS: Aulas expositivas e práticas com demonstração de exemplos seguidos de vídeos e exercícios. 6. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A avaliação da aprendizagem se dará de forma diagnóstica e contínua, segundo a teoria de Luckesi (1996). O professor é o mediador entre o estudante e o conhecimento, com a finalidade de criar condições de aprendizagem, as quais permitirão aos estudantes a evoluir na construção do conhecimento básico do computador e seus componentes. 7. RECUPERAÇÃO: A recuperação paralela deverá ocorrer por meio de propostas de atividades complementares para a fixação do conteúdo e para a posterior discussão de possíveis dúvidas. 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MANZANO, A. L. Estudo dirigido de informática básica. 7. ed. São Paulo: Érica, MARÇULA, M.; BENINI, P. A. F. Informática, conceitos e aplicações. 3ª edição. Editora Érica MONTEIRO, M. Organização de computadores. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

9 9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: HENNESSY, J.L.; PATTERSON, D.A., Arquitetura de Computadores: uma abordagem quantitativa. Rio de Janeiro: Campus, STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, TANEMBAUM, A.S. Redes De Computadores. 5ª ed.. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

10 CAMPUS PLANO DO COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO CURSO: Operador de Computador COMPONENTE CURRICULAR: Suíte de escritórios e utilitários Nº Aulas: 40 Total de Horas: EMENTA: A disciplina apresenta a introdução e noções básicas de aplicativos para escritórios. Traz a organização das atividades de entrada e saída de dados de sistemas de informação. Seleção e aplicativos a partir da avaliação das necessidades do usuário. Verificação do correto funcionamento dos aplicativos, interpretando as orientações dos manuais. 3. OBJETIVOS: Formar profissionais aptos ao mercado de trabalho; Tornara o estudante capaz de conhecer os aplicativos de escritórios existentes; Desenvolver atividades utilizando processadores de texto, planilhas de cálculo e apresentadores; Utilizar recursos na operação de aplicativos para automação de escritórios; Oferecer um ensino contextualizado, associando teoria à prática. 4. CONTEUDO PROGRAMATICO: Introdução e noções básicas dos aplicativos para escritórios e utilitários; Formato aberto de documentos (ODF); Processador de textos, Planilha de cálculos e Apresentadores; Digitação de textos; Digitação de planilhas de cálculo; Edição de textos e planilhas de cálculo; Criação de apresentações; Impressão de documentos; Dicas para aperfeiçoar a utilização dos aplicativos. 5. METODOLOGIAS: Aulas expositivas em laboratório. Aulas práticas com demonstração de exemplos. Trabalhos práticos em laboratório. 6. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A avaliação da aprendizagem se dará de forma contínua e diagnóstica, segundo a teoria de Luckesi (1996). O professor é o mediador entre o estudante e o conhecimento, com a finalidade de criar condições de aprendizagem, as quais permitirão aos estudantes a evoluir na construção do conhecimento básico do computador e seus componentes. 7. RECUPERAÇÃO: A recuperação paralela deverá ocorrer por meio de propostas de atividades complementares para a fixação do conteúdo e para a posterior discussão de possíveis dúvidas. 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CAPROW, H. L; JOHNSON, J. A Introdução à Informática. 8ª. ed. Local: São Paulo. Pearson Prentice Hall, MANZANO, M. I. N. G.; MANZANO, A. L. N. G. Estudo Dirigido de Microsoft Word ª. ed. Local: São Paulo. Érica, PARKER, Hal et al. Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3. Publicado em 16 de novembro de Baseado no LibreOffice 3.3. Disponível em: < Acesso em: 08 ago

11 9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MARÇULA, M.; FILHO, P. A. B. Informática Conceitos e Aplicações. Local: São Paulo. Editora Érica, 2ª Edição, STARLING, W. Arquitetura e organização de computadores. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, TANEMBAUM, A. S. Sistemas operacionais modernos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

12 CAMPUS PLANO DO COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO CURSO: OPERADOR DE COMPUTADOR COMPONENTE CURRICULAR Nº Aulas Total de Horas SISTEMAS OPERACIONAIS E INTERNET EMENTA: A disciplina aborda o estudo dos sistemas operacionais utilizados no mercado atual, explorando sistemas operacionais, classificação de sistemas operacionais e softwares, princípios do funcionamento do computador, manipularem programas rodando na plataforma do sistema operacional, utilizando área de transferência de sistema operacional, operação de computador e programas, interpretação de arquivos, pastas e discos. Utilização de programas para navegação na Internet, explorando e compreendo a importância da segurança na Internet, operação de recursos na Internet, encontrar programas para usos específicos inerentes a formação do curso, atividades de buscas, sites, correios eletrônicos, redes sociais e cadastros via web. 3. OBJETIVOS: Apresentar aos estudantes os sistemas operacionais com eficiência, compreender os diferentes tipos de sistemas e programas que rodam sobre a plataforma, manipular programas e instalá-los, manipular com segurança o sistema operacional, operar arquivos e discos, compreender o uso da área de transferência e relacionar com a web efetivamente. Utilizar com eficiência a Internet para atividades e trabalhos de pesquisa e busca. Operar recursos de segurança da Internet, buscar programas e operar recursos, gerenciar correios eletrônicos e site, administrar redes sociais e efetuar cadastros via web. 4. CONTEUDO PROGRAMATICO: Descrição: Conceitos básicos de tecnologia, componentes de um computador, técnicas de segurança ao operar o computador, compreender as características do sistema operacional; Trabalhando com aparências, ícones e menus; Apresentação da área de trabalho do sistema, compreender o uso dos principais componentes, operar programas específicos, técnicas de digitação, técnicas de operação de teclado e mouse e ergonomia; Explorando área de transferência; Explorando os principais acessórios do sistema operacional; Gerenciamento de arquivos e pastas; Gerenciamento de ferramentas de sistemas; Explorando ícones e recursos de desktop; Sistema Operacional: Windows / Linux Noções básicas de hardware (será apresentado na disciplina HAR); Introdução ao Sistema Operacional Windows; Operações da Área de Trabalho; Aplicativos; Meu Computador; Windows Explorer e Lixeira; Painel de controle;

13 Menu Iniciar; WordPad, Bloco de notas; Calculadora; Windows Media Player; Manipulação de arquivos e pastas; Segurança digital; Outras aplicações. Conexão Conhecendo a Internet e área de navegação através do navegador; Operando recursos do navegador (URL, Avançar, Voltar, Parar e Atualizar); Criação e manipulação de correios eletrônicos; Utilizando Chats Online; Conceitos de segurança na Internet; Trabalhando com pesquisas na Web e Redes Sociais; Trabalhando com formulários e recursos de cadastros. Cadastrando currículos e divulgação de currículos na Web; Navegador de Web Conhecendo a área de trabalho do navegador; Explorando recursos URL, PARAR, ATUALIZAR, AVANÇAR, VOLTAR; Explorando uma página de web e utilizando os recursos de abas e menus; Explorando portais; Explorando chats, correios e redes sociais Outras aplicações. 5. METODOLOGIAS: Aulas expositivas com exemplos e vídeos demonstrativos do uso dos recursos. Utilização de recursos multimídias de acordo com a necessidade relacionada ao assunto proposto em aula. Desenvolvimento de atividades práticas em laboratórios de informática através de exercícios práticos e utilizando recursos de softwares e hardwares para demonstração. 6. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A avaliação da aprendizagem se dará de forma diagnóstica e contínua, segundo a teoria de Luckesi (1996). O professor é o mediador entre o estudante e o conhecimento, com a finalidade de criar condições de aprendizagem, as quais permitirão aos estudantes a evoluir na construção do conhecimento linguístico. Avaliação continuada e trabalho para casa; Atividades com exercícios em sala de aula; Avaliação com exercícios em sala de aula; 7. RECUPERAÇÃO: A recuperação paralela deverá ocorrer por meio de propostas de atividades complementares para a fixação do conteúdo e para a posterior discussão de possíveis dúvidas. 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: WHITE, P. Como funciona o computador. Local: São Paulo. Ed. Owarr, MACHADO, F. B.; MAIA, L. P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4. ed. Local: São Paulo. LTC, TANEMBAUM, A. S. Sistemas Operacionais Modernos. Local: São Paulo. ABDR, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MANZANO, André Luiz N. G., Microsoft Windows 98 Estudo Dirigido. Local: São Paulo. Ed. Érica, MARÇULA, M.; BENINI, P. A. F. Informática, Conceitos e Aplicações. 3. ed. Local: São Paulo. Érica, PETERSON, L.L. Redes De Computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

14 PLANO DO COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO CURSO: OPERADOR DE COMPUTADOR COMPONENTE CURRICULAR Nº Aulas Total de Horas Leitura e Interpretação de Texto EMENTA: Leitura, análise e produção textual. Principais problemas de linguagem. Pronomes de tratamento. Gêneros textuais. Produção textual de documentos rotineiros no mercado de trabalho. Análise linguística na produção textual. Discurso. 3. OBJETIVOS: Discutir e praticar as variações linguísticas presentes no atual contexto socioeconômico, a fim de fornecer ao profissional condições de atuar, em termos de linguagens, com habilidade e competência no mercado de trabalho. 4. CONTEUDO PROGRAMATICO: Leitura, análise e produção textual; Noções sobre texto: conceito de texto, eficácia do texto e novo acordo ortográfico; Produção textual dos documentos: cartas comerciais; relatórios administrativos; curriculum vitae; memorando; ata; atestado; regulamento e estatuto; convocação; edital de concursos; aviso, bilhete e ordem de serviço; ofício; procuração; requerimento e declaração; Uso adequado dos pronomes de tratamento; Gêneros textuais: a entrevista, ; texto literário e não-literário; textos narrativos, expositivos, dissertativos e argumentativos; Discurso de linguagem: direto, indireto e indireto livre; Principais problemas de linguagem: ambiguidade; anacoluto; barbarismos; circunlóquio; elipse; frases longas; hipérbato; homônimos; mau emprego da pontuação; obscuridade; ordem inversa; períodos longos; perissologia; purismo; preciosismo; sínquise e zeugma. 5. METODOLOGIAS: Aulas expositivas com exemplos e vídeos demonstrativos do uso das variações linguísticas. 6. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Compreendendo que a prática avaliativa é um processo continuo e está associada ao contexto pedagógico, a avaliação dar-se-á pelos critérios: De integração e participação na interação do aluno na aula; Nas aplicações coerentes dos conhecimentos adquiridos; Na responsabilidade, iniciativa, autonomia, criatividade; No acompanhamento de todo processo de aprendizagem, como: trabalhos em grupo em sala de aula, pontualidade nas atividades, participação na aula e frequência. 7. RECUPERAÇÃO: A recuperação paralela deverá ocorrer por meio de propostas de atividades complementares para a fixação do conteúdo e para a posterior discussão de possíveis dúvidas. 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ABREU, A. S. O design da escrita: redigindo com criatividade e beleza, inclusive ficção. 1. ed. Cotia: Atêlie Editorial, LIMA, A. O. Manual de redação oficial: teoria, modelos e exercícios. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. 7ª edição. São Paulo: Atlas, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana. Português: língua e literatura. 2ª edição. São Paulo: Moderna, ABAURRE, Maria Luiza M. Produção de Texto: Interlocução e Gêneros. São Paulo: Editora Moderna, LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 1996.

15 PLANO DO COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO CURSO: OPERADOR DE COMPUTADOR COMPONENTE CURRICULAR Nº Aulas Total de Horas Integração e Orientação Profissional EMENTA: Ética profissional, cidadania e relações pessoais no trabalho. 3. OBJETIVOS: Geral: Integrar o estudante no ambiente educacional buscando seu envolvimento no curso e participação em sala de aula. Desenvolver as seguintes Competências: 1 - Analisar os códigos de ética profissional, regras e regulamentos organizacionais; 2 - Atualizar conhecimentos, desenvolver e ou aprimorar habilidades, aderir criações e introduzir inovações, visando melhorar o desempenho pessoal e organizacional; 3 -Trabalhar em equipe e cooperativamente, valorizando e encorajando a autonomia e a contribuição de cada um. Específico: Desenvolver as seguintes Habilidades: 1 - Participar e/ou coordenar equipes de trabalho; 2 - Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços, aplicando-os na atividade profissional; 3 - Aplicar a legislação e os códigos de ética profissional nas relações pessoais, profissionais e comerciais; 4 - Estabelecer relações de respeito mútuo entre produtor/consumidor, empregador/ empregado, parceiro/ concorrente; 5 - Participar e/ou coordenar equipes de trabalho; 6 - Cumprir criticamente as regras, regulamentos e procedimentos organizacionais; 4. CONTEUDO PROGRAMATICO: Introdução à disciplina. Definição dos objetivos e competências a serem adquiridas durante o curso. Definição dos conceitos abordados; Higiene e Segurança no Trabalho; Relações Interpessoais cliente; Saúde social e ambiental; Gestão empreendedora e qualidade; Ética profissional, regras e regulamentos organizacionais; Conceitos de trabalho em equipe, cooperação e autonomia pessoal; Critérios de imagem pessoal; Código de Defesa do Consumidor; Revisão Geral dos tópicos abordados e discussão das perspectivas de aplicação imediata no (novo) ambiente de trabalho. 5. METODOLOGIAS: Aulas expositivas, debates e discussões. 6. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Análise contínua através da participação diária em trabalhos teóricos e práticos em sala de aula. 7. RECUPERAÇÃO: A recuperação paralela deverá ocorrer por meio de propostas de atividades complementares para a fixação do conteúdo e para a posterior discussão de possíveis dúvidas. 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BOCK, Silvio Duarte. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez, COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é Cidadania. Coleção primeiros passos. 1ª edição. Editora brasiliense, CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 5ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federal de Organizada por Juarez de Oliveira e Ana Cláudia Ferreira de Oliveira. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, LANE, Silvia T. M. O que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2006.

16 6. DOCUMENTOS ANEXOS 7. REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº , de 26 de outubro de Institui o Programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (Pronatec). Brasília, SÃO PAULO. Resolução nº 570, de 16 de março de Regulamento de atuação no Pronatec no âmbito do IFSP. São Paulo, 2012.

17 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS Processo: / ANÁLISE TÉCNICO-PEDAGÓGICA Assunto: Análise do Projeto Pedagógico de Curso de Formação Inicial e Continuada FIC / Pronatec Nome do Curso: Operador de Computador Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Interessado: Pró-Reitoria de Extensão PRX Responsável pela Análise: Clair Ramalho Data: 26/05/2014 I. INTRODUÇÃO O processo em análise trata-se do Projeto Pedagógico de Curso de Formação Inicial e Continuada FIC de Operador de Computador previsto e definido no Guia Pronatec de Cursos FIC, com carga horária de 160 horas. Foi elaborado por comissão específica do Campus São João da Boa Vista, conforme discriminado no item Identificação do Projeto, mas não apresenta as especificidades do referido campus porque poderá ser ofertado no âmbito do Pronatec em qualquer um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP. II. MÉRITO O Projeto Pedagógico atende ao modelo sugerido pela Diretoria de Programas e Projetos, às orientações do Guia Pronatec de Cursos FIC 1 e demais normativas que regulamentam o programa. Clair Ramalho Pedagoga 1 Documento disponível em:

18 III. PARECER Considerando o exposto, esta Diretoria de Programas e Projetos opina favoravelmente à aprovação pelo Conselho Superior do IFSP. São Paulo, 26 de maio de Fernanda Sorrentino Atanes Diretora de Programas e Projetos De acordo: Wilson de Andrade Matos Pró-Reitor de Extensão

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição e do Programa Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC DE DESENHISTA MECÂNICO

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC DE DESENHISTA MECÂNICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 201 Ensino Técnico ETEC DR. FRANCISCO NOGUEIRA DE LIMA Código: 0059 Município: Casa Branca Área Profissional: Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru SP Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

PLANO DE ENSINO/AULA

PLANO DE ENSINO/AULA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE GESTÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLA TÉCNICA DE BRASÍLA PLANO DE ENSINO/AULA

Leia mais

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de

Leia mais

Plano de Curso de Montador e Reparador Computadores

Plano de Curso de Montador e Reparador Computadores Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Fundação de Apoio a Escola Técnica Plano de Curso de Montador e Reparador Computadores Título do Curso Montador e Reparador

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Programador de Dispositivos Móveis. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Programador de Dispositivos Móveis. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Componente Curricular: Informática e Português Instrumental Carga Horária: 90h Período Letivo: 2015/01

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Aplicativos Informatizados

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Serviços Jurídicos

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM Nº 001 DE 02 DE MARÇO DE 2015.

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM Nº 001 DE 02 DE MARÇO DE 2015. RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM Nº 001 DE 02 DE MARÇO DE 2015. A Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo-AM torna Público, para conhecimento dos interessados que o EDITAL 001/2015,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC. Apresentação do Curso. Especialista M.B.A em Gestão de Pessoas

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC. Apresentação do Curso. Especialista M.B.A em Gestão de Pessoas PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 6 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA Documento elaborado no encontro realizado de 10 a 12 de agosto de 2004. Curitiba, PR Perfil do Profissional Ao final de cada

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 2 ano EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 2 ano EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Técnico em Informática FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Controle e Processos Industriais Eixo Tecnológico: INDÚSTRIA

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Recursos Humanos Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec de Nova Odessa Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: Bauru - SP Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico de nível médio de Técnico em Segurança

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Eixo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Segurança

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em administração

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em administração Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEc de Ribeirão Pires Código: 141 Município: Ribeirão Pires/Mauá Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso Técnico em Informática, em Nível Médio Subseqüente, será organizado de forma semestral, com aulas presenciais, compostos por disciplinas, com conteúdos estabelecidos, tendo

Leia mais

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática Serviço Público Manutenção e Suporte em Informática Wilson Pedro Coordenador do Curso de Serviço Público etec_sp@ifma.edu.br Carla Gomes de Faria Coordenadora do Curso de Manutenção e Suporte em Informática

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º EMENTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi -97110-767

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Serviços Jurídicos

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Bacharelado em Sistemas de Informação FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( X ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º Semestre. Karlise Soares Nascimento

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º Semestre. Karlise Soares Nascimento Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET FORMA/GRAU:( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: : 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC Suzano Código: 146 Município: Suzano Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado Qualificação

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INFORMÁTICA II - FERRAMENTAS PARA ESCRITÓRIO. Parte 1 (Solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Ensino Técnico. Ensino Técnico

Ensino Técnico. Ensino Técnico Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Aplicativos Informatizados Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) Operador de Computador Florestal 2014 Reitora da Universidade Federal de Viçosa Nilda de Fátima Ferreira Soares Pró-Reitor de Ensino Vicente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec:Paulino Botelho/ Professor E.E. Arlindo Bittencourt (extensão) Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA Período: Abril e Setembro Público Alvo: Servidores que trabalham na área contábil financeira do estado. Objetivo:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

PROJETO DE CAPACITAÇÃO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS PROJETO

Leia mais

Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1

Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Professor Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 05 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: LICENCIATURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ARLINDO BITTENCOURT (EXTENSÃO) Código: 091.02 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Ensino SEMESTRE/ANO DA TURMA: 2014. CARGA HORÁRIA: 80 h/a

Plano de Ensino SEMESTRE/ANO DA TURMA: 2014. CARGA HORÁRIA: 80 h/a Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ambiente e Saúde CURSO: Técnico em Gerência de Saúde FORMA/GRAU: ( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS CÓDIGO: EXA803 DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA:

Leia mais

FIC FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CURSO DE CONTROLADOR E PROGRAMADOR DE PRODUÇÃO

FIC FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CURSO DE CONTROLADOR E PROGRAMADOR DE PRODUÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JARAGUÁ DO SUL FIC FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CURSO DE CONTROLADOR E PROGRAMADOR DE

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. Profissionais que trabalham em escritórios e comunidade em geral. A Carga Horária Total do curso será de 160 horas/aula.

DESCRITIVO DE CURSO. Profissionais que trabalham em escritórios e comunidade em geral. A Carga Horária Total do curso será de 160 horas/aula. DESCRITIVO DE CURSO NOME DO CURSO: OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR CBO 4121-10 (A, B, C, E, Y e Z) MODALIDADE: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA Área: Tecnologia da Informação Nº 013 Atualização: Outubro de

Leia mais

Curso Técnico em Informática para Internet. Depto Acadêmico de Saúde e Serviços (DASS) Campus Florianópolis

Curso Técnico em Informática para Internet. Depto Acadêmico de Saúde e Serviços (DASS) Campus Florianópolis Curso Técnico em Informática para Internet Depto Acadêmico de Saúde e Serviços (DASS) Campus Florianópolis Rede Escola Técnica Aberta do Brasil Programa nacional MEC (SEED/SETEC) - Decreto No.6301 de 12/12/2007

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Tecnologia em Sistemas para Internet FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA 1. COMPETÊNCIAS Organizar atividades de entrada e saída de dados de sistemas de informação. Analisar os serviços e funções de sistemas operacionais, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:ETECPAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSOS TÉCNICOS. Walter André de Almeida Pires. Silveira

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSOS TÉCNICOS. Walter André de Almeida Pires. Silveira PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSOS TÉCNICOS 1. Identificação Curso Técnico em Informática Unidade São José Coordenador da S.A Walter André de Almeida Pires Unidade(s) Curricular(es) Envolvida(s)

Leia mais

Plano de Curso. Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal

Plano de Curso. Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal Plano de Curso Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PRX ANEXO I ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PRX ANEXO I ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC ANEXO I ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES FIC PRONATEC SÃO PAULO 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

PLANO DE AULA. IPD introdução a processamento de dados Componentes do computador, gabinete, memórias RAM e ROM, periféricos de entrada e saída.

PLANO DE AULA. IPD introdução a processamento de dados Componentes do computador, gabinete, memórias RAM e ROM, periféricos de entrada e saída. 1 AULA 01. CURSO: INFORMÁTICA BÁSICA - MATUTINO Sensibilização e contextualização do programa IPD introdução a processamento de dados Componentes do computador, gabinete, memórias RAM e ROM, periféricos

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação 1. Público Alvo Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado principalmente a alunos graduados em cursos da área de Educação (Pedagogia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. ETEC Rodrigues de Abreu Extensão EE Ernesto Monte. Habilitação Profissional: Técnico em Transações Imobiliárias

Plano de Trabalho Docente 2010. ETEC Rodrigues de Abreu Extensão EE Ernesto Monte. Habilitação Profissional: Técnico em Transações Imobiliárias Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC Rodrigues de Abreu Extensão EE Ernesto Monte Código: 135 Município: Bauru/SP Área Profissional: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Tecnologia em Sistemas para Internet FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS BÁSICO

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS BÁSICO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS BÁSICO 1. CARACTERÍSTICAS DO CURSO Denominação do curso: Língua Brasileira de Sinais - Libras Básico Nível: Educação Básica/Ensino Fundamental

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC DE OPERADOR DE COMPUTADOR Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC DE OPERADOR DE COMPUTADOR Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 Sumário DA FINALIDADE E DA COORDENAÇÃO 03 DOS OBJETIVOS 04 DO CURRÍCULO E DA CARGA HORÁRIA

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Tecnólogo em Sistemas para Internet FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA XXXXXX

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA XXXXXX MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CAMPUS XXXXXX PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 2016

NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 2016 NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 2016 Diante da evolução de técnicas e ferramentas tecnológicas, aliado a novas necessidades curriculares,

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º semestre EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1º semestre EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Bacharelado em Administração FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE PEDRO II

PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE PEDRO II PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE PEDRO II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) LINGUAGEM E NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO CREDENCIADA PELA PORTARIA MEC Nº 1.096, DE 29/05/06 (Resolução CNE/CES nº 01/2007)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II EDITAL N 06/2014, DE 29 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A-01 - ASSESSOR TECNICO IV RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais