COMPREENDENDO A NOÇÃO DE LIMITES A PARTIR DA ARITMÉTICA. UMA ABORDAGEM AO PARADOXO DA DICOTOMIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPREENDENDO A NOÇÃO DE LIMITES A PARTIR DA ARITMÉTICA. UMA ABORDAGEM AO PARADOXO DA DICOTOMIA"

Transcrição

1 COMPREENDENDO A NOÇÃO DE LIMITES A PARTIR DA ARITMÉTICA. UMA ABORDAGEM AO PARADOXO DA DICOTOMIA Resumo Alexsandro de Melo Silva 1 - IFAL Rosana Loiola Carlos² - IFAL Luiz Galdino³ - IFAL. Grupo de trabalho - Educação Matemática Agência Financiadora: não contou com financiamento O presente artigo, desenvolvidos por discentes do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Alagoas IFAL busca mostrar como os alunos da educação básica podem entender o conceito de limites através de uma ideia primitiva de limite, ou seja, a ideia utilizada no paradoxo da dicotomia descrito por Zenão de Eleia que foi um grande filosofo e matemático e desenvolveu muitos paradoxos chegando a escrever um livro apenas com paradoxos, no entanto esse livro se perdeu com o tempo. Foi escolhido o paradoxo da dicotomia de Zenão de Eléia buscando entender o conceito de limite, pois o conceito de limite só é abordado, atualmente, na educação superior por alunos que frequentam as aulas nos cursos de exatas, mais especificamente, alunos que cursam a disciplina de cálculo integral e diferencial. Observamos então que com este artigo, e outros nos quais este se fundamenta, o ponto inicial do cálculo, especifico no ensino superior, pode ser entendido por alunos do oitavo ano do ensino fundamental do segundo ciclo, utilizando para isso o conceito de infinidade, o conceito dos números racionais, frações e potências. Para que os alunos do ensino básico entendam a ideia de limite, basta entrelaçar os assuntos, citados anteriormente, com o paradoxo da dicotomia regressão e paradoxo da dicotomia progressão, exposto por Zenão de Eleia e utilizado como base para a construção do cálculo por Leibniz e Newton.. No entanto, os docentes atuais não entrelaçam esses conteúdos tornando-os assim conceitos soltos que não fazem nenhum sentido aos discentes da educação básica. Palavras-chave: Paradoxo da dicotomia. Educação básica. Frações. Números racionais. 1 Graduando em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas IFAL. yashiro_xl@hotmail.com ² Graduando em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. rosanaloiola.carlos@hotmail.com ³ Professor mestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas IFAL. luizgaldino.galdino@bol.com.br ISSN

2 30228 Introdução O estudo do conceito de limites é atualmente restrito aos alunos do ensino superior, no decorrer das disciplina de c cálculo integral e diferencial I, ou seja, alunos matriculados em cursos na área de exatas. Porém, este conceito poderia ser trabalhado desde a educação básica, com os discentes no processo de entendimento do conceito de: números racionais, frações, aritmética e potência. Ou seja, os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, do segundo ciclo, que podem entender de maneira simples o conceito de limites através da utilização da aritmética nos conceitos de números racionais. Trabalhando todos esses conceitos juntos de forma a fazer uma interligação entre eles. Esta abordagem faz com que os educandos concebam a ideia de infinito de uma forma mais prática e tenham a ideia de que, além dos números reais os números racionais, também, são infinitos, assim como o docente pode explicar utilizando esses conceitos que os conjuntos numéricos são infinitos. Pode-se utilizar para os fins pronunciados, anteriormente, o paradoxo da dicotomia, enunciado por Zenão de Eléia que explica o conceito de limite através da aritmética, conceitos que são desenvolvidos com os discentes do oitavo ano do segundo ciclo do ensino fundamental. Porém, os conceitos de Zenão, atualmente, são iniciados apenas no cálculo integral e diferencial I, conceitos estes utilizados por Leibniz e Newton nas apreciações de limites que poderiam ser abordadas desde o ensino fundamental e assim essas considerações seriam menos complexas no ensino superior. Facilitando assim, o entendimento do conceito de: infinito, dos números racionais e do funcionamento das frações se o paradoxo da dicotomia fosse enunciado e ensinado na educação básica. A noção de limite no ensino básico a partir do paradoxo da dicotomia regressão e progressão. Como podemos analisar no ponto abordado anteriormente, tornar-se evidente que para se trabalhar o conceito do paradoxo da dicotomia, na educação de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, segundo ciclo, é necessária à compreensão dos discentes das definições dos números racionais, frações, infinito e potência.

3 30229 Portanto, no decorrer do ensino de matemática na educação básica são desenvolvidos alguns conceitos como o conceito de infinito, frações e números racionais todos esses conceitos ajudam no desenvolvimento da definição de limites estudado no ensino superior. A conceito de infinito nos remota a filosofia, poemas e entre outros conceitos como nos afirma Sampaio ( disponível na internet) : Se do Infinito se trata, poetas, filósofos, matemáticos, físicos, teólogos, todos se debruçaram alguma vez sobre o assunto. Esquecido pelo tempo, este tema tão controverso sempre suscitou dúvidas e questões. Não se trata de uma simples questão de lógica, necessita de imaginação e reflexão, ir para lá do evidente. Que matemático não se debruçou já sobre a inconsistência dos conceitos de multiplicidade e de divisibilidade através dos paradoxos, relativos ao movimento e ao tempo, de Zenão de Eleia? A incompreensão de tais temas originou um conjunto de problemas inexplicáveis, contornáveis pela doutrina grega, dissuadindo o infinito da Matemática. Surge uma distinção entre infinito potencial e infinito actual, que remonta a Aristóteles e só foi ressuscitada no século XIX com a teoria dos conjuntos infinitos de Georg Cantor que são apresentados como infinitos actuais. (p. 206) Como vimos pela afirmação de Sampaio o conceito de infinito perpassa por diversas áreas do conhecimento mas que é abordado matematicamente por Zenão, pelo paradoxo da dicotomia que nada mais é que a relação do tempo e do espaço. No entanto para compreender o conceito do parodoxo da dicotomia é necessário sabermos as operações entre frações, esses conceitos são ensinados aos discentes da educação básica no momento em que eles trabalham com os números racionais uma vez que: Pertence ao conjunto dos números racionais, qualquer número que possa ser escrito na forma de fração, onde o numerador e o denominador são números inteiros. (EDUCAÇÃO, 2015, disponível na internet) Então utilizando o conceito de subtração de fração conseguimos desenvolver o conceito do paradoxo da dicotomia, regressão e progressão, e, consequentemente, a partir desse entendimento apresentar o conceito básico de limites, pois essa definição pode ser mostrada aos discentes da educação básica utilizando-se do parodoxo da dicotomia. Os discentes conseguem entender o conceito de infinito apartir do momento que entende a definição dos conjuntos numéricos que são infinitos. Um exemplo de conjunto infinito muito útil a ser utilizado para o entendimento dos limites através do paradoxo da dicotomia de Zenão de Eléia são os números racionais definidos como: São [os números racionais] aqueles que podemos escrever na forma de fração entre números inteiros, com o denominador diferente de zero (DURANTE, 2011)..

4 30230 Um conceito importante trabalhado para o entendimento do paradoxo de Zenão é o conceito de potência. Então, sendo n o expoente natural e 2 a base, temos que sendo 2 um número real e n > 1 é denominada enésima potência de 2 o produto de 2n vezes, ou seja, 2 ^ n = 2* 2* 2*...*2, Para as frações é necessário se entender como ocorre a divisão para compreender os conceitos do paradoxo da dicotomia regressão, ou seja, para dividir duas frações conserva-se a primeira e multiplica-se pelo inverso da segunda. Na prática, ocorre: No entanto, para entender a progressão é preciso entender como se realiza a soma de duas frações, ou seja, faz-se o mínimo múltiplo comum dos denominadores, após ser encontrado este valor faz-se a divisão deste pelo denominador da fração e em seguida multiplica-se pelo numerador e o resultado deste processo é o numero a ser somado, como ocorre em seguida: Com os discentes em posse de todos esses conhecimentos, que devem ser trabalhados previamente com os discentes da educação básica pelos docente de matemática responsáveis pela turma, logo, os estudantes conseguem compreender com mais facilidade o que foi proposto no paradoxo da dicotomia por Zenãode Eléia. Com o desenvolvimento do paradoxo da dicotomia no ensino fundamental segundo ciclo os estudantes conseguem compreender outros conceitos que são postos apenas através de decoração, ou seja, ocorre uma melhoria significativa no desenvolvimento dos conhecimentos prévios trabalhados. Portanto todos os conceitos citados anteriormente são trabalhados, geralmente, aleatoriamente pelos docentes responsáveis pelo processo ensino aprendizagem dos discentes da educação básica, no entanto, como veremos na discrtição do paradoxo da dicotomia, todos esses conteúdos se interligam e podem ser desenvolvidos em conjunto através do paradoxo, além de surgir assim a definição de um novo conceito, ou seja, com a definição do conceito de limites.

5 30231 Zenão de Eléia e o paradoxo da dicotomia. Zenão de Eléia é conhecido no universo matemático pelos seus paradoxos como nos afirma Junior (2012). Zenão de Eléia ( a.c.) é bem conhecido por causa de seus paradoxos, como aquele da corrida de Aquiles com a tartaruga. De fato, escreveu um livro com em torno de 40 paradoxos, mas este se perdeu. O que sabemos de Zenão nos foi transmitido por Platão, Aristóteles e pelo comentador Simplício do séc. VI d.c. (p. 1) Então, o paradoxo da dicotomia que foi enunciado por Zenão de Eleia, discípulo do grande filósofo Parmênides da cidade de Eléia (JUNIOR, 2010, p. 13). Zenão tornou-se conhecido, também, como o autor da corrida entre Aquiles e a tartaruga, é neste problema que é enunciado o paradoxo da dicotomia, regressão. Onde para se chegar ao fim de uma corrida, com um percurso de um metro, é necessário percorrer metade, depois ½ da parte inicial, em seguida ½ da parte anterior e assim nunca se chegaria ao ponto final da corrida. Essa ideia, de sempre a metade da parte anterior, é a ideia de infinitésimo, ou seja, de um infinito muito pequeno, representado pelos números racionais para os discentes da educação básica. Neste caso, sendo o percurso de zero a um metro, todos os valores encontrados com esses cálculos tenderam a zero, resultados infinitamente próximos de zero, porém nunca serão zero. Sendo assim, se torna claro o conceito de limite tendendo a um valor pela esquerda, entendendo, também, os números racionais. Este conceito se torna mais claro na figura I em seguida: Figura I: Fonte: Construção própria. Dentro do paradoxo da dicotomia, agora trabalhando com a progressão, portanto percebemos que utilizando o mesmo metro na corrida o atleta após ter percorrido metade do percurso, terá que Antes de chegar ao final, ele terá que passar por um ponto localizado no meio do percurso (restante), ½ da extensão total. [...] ele tem que passar pelo ponto que

6 30232 corresponde a 3 / 4 do percurso. [...] pelo 7 / 8, depois 15 / 16 (JUNIOR, 2010, p.14) assim, consequentemente, passando por estes pontos o atleta nunca chegará ao fim da corrida. Contudo no desenvolvimento da progressão se torna evidente o conceito de limite tendendo a um número pela direita, que pode ser representado da seguinte maneira algebricamente: d + d / 2 + d / d / 2^n [...] (MONTEIRO, p. 6),com entendendo a infinito e d = 1, pois da mesma forma da regressão o resultado tenderá a um npumero infinito muito pequeno, ou seja, tendendo sempre a zero. Como pode-se visualizar na figura II a seguir: Figura II: Fonte: Construção própria. Contudo conseguimos perceber que tanto na progressão quanto na regressão o conceito de limite esta inserido no desenvolvimento do paradoxo da dicotomia, no entanto isso só é possível pelo fato da compreensão do conceito prévio de infinito. Considerações Finais Analisando todo o contexto anterior, podemos perceber que além do entendimento do paradoxo da dicotomia os alunos, da educação básica, que passarem por esta experiência terá um maior entendimento dos conceitos de fração, infinito e números racionais, além de entenderem o conceito inicial de limite, chegando até a introdução de limites laterais. Algo importante a salientar, também, é que apesar destes conceitos se tornarem complexos no ensino superior, eles podem ser entendidos com facilidade pelos discentes que hoje cursam a matéria de cálculo integral e diferencial I. Fazendo com que estes conseguiam visualizar os conceitos abordados no cálculo com mais clareza. Portanto percebemos que o paradoxo da dicotomia é importante para o ensino superior, além da educação básica uma vez que esses conhecimentos são importantes para a formação dos discentes de um modo geral. O paradoxo da dicotomia é um importante passo para o real processo ensinoaprendizagem dos discentes, pois os discentes da educação básica, com o estudo do paradoxo da dicotomia, apreendem os conceitos de forma melhor, ou seja, com o paradoxo os discentes

7 30233 da educação básica conseguem desenvolver a interligação da importância entre os conteúdos ensinados durante o ensino fundamental. Portanto, essa interligação ocorrendo no ensino fundamental o conceito de limite se torna muito mais compreensível para os discentes da educação superior, principalmente os futuros docentes da educação básica. REFERÊNCIAS: DURANTE, Ana Maria. O que são números racionais? Nova Escola. Chapecó Santa Catarina Disponível em: << Acesso em: 12 de agos. de EDUCAÇÃO, Mundo. Conjuntos dos racionais. R7 educação. Disponível em: << Acesso em: 11 de ago. de JUNIOR, Osvaldo Pessoa. Filosofia da física clássica. USP, JUNIOR, Osvaldo Pessoa. Filosofia da Física Clássica, Cap. I: Paradoxos de Zenão : Questão: O espaço e o tempo são contínuos ou discretos? São Paulo Disponível em: << Acesso em: 12 de agos. De MONTEIRO, Lúcia Cristina Silveira. O conceito de infinito e a percepção de movimento. VII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 15 a 18 de JUL, SAMPAIO, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro. Infinito uma história a contar. Spectrum. P Disponível em: << Acesso em 11 de agosto de 2015.

Capítulo 3. Séries Numéricas

Capítulo 3. Séries Numéricas Capítulo 3 Séries Numéricas Neste capítulo faremos uma abordagem sucinta sobre séries numéricas Apresentaremos a definição de uma série, condições para que elas sejam ou não convergentes, alguns exemplos

Leia mais

CONCRETIZANDO O ENSINO DAS GEOMETRIAS PLANA E ESPACIAL

CONCRETIZANDO O ENSINO DAS GEOMETRIAS PLANA E ESPACIAL CONCRETIZANDO O ENSINO DAS GEOMETRIAS PLANA E ESPACIAL Alexsandro de Melo Silva 1 - IFAL Rosana Loiola Carlos² - IFAL Carlos Alberto³ - IFAL Grupo de Trabalho - Educação Matemática Agência financiadora:

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

Notação e fórmula. O teorema do binômio de Newton se escreve como segue: são chamados coeficientes binomiais e são definidos como:

Notação e fórmula. O teorema do binômio de Newton se escreve como segue: são chamados coeficientes binomiais e são definidos como: Introdução Em matemática, binômio de Newton permite escrever na forma canônica o polinómio correspondente à potência de um binómio. O nome é dado em homenagem ao físico e matemático Isaac Newton. Entretanto

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Operações Fundamentais com Números

Operações Fundamentais com Números Capítulo 1 Operações Fundamentais com Números 1.1 QUATRO OPERAÇÕES Assim como na aritmética, quatro operações são fundamentais em álgebra: adição, subtração, multiplicação e divisão. Quando dois números

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 Aula demonstrativa Apresentação... Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 1 Apresentação Olá pessoal! Saiu o edital para o TJ-SP. A banca organizadora é a VUNESP e esta é a aula demonstrativa

Leia mais

Material Básico: Calculo A, Diva Fleming

Material Básico: Calculo A, Diva Fleming 1 Limites Material Básico: Calculo A, Diva Fleming O conceito de Limite é importante na construção de muitos outros conceitos no cálculo diferencial e integral, por exemplo, as noções de derivada e de

Leia mais

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4

Exemplos: -5+7=2; 12-5=7; -4-3=-7; -9+5=-4; -8+9=1; -4-2=-6; -6+10=4 0 - OPERAÇÕES NUMÉRICAS ) Adição algébrica de números inteiros envolve dois casos: os números têm sinais iguais: soma-se os números e conserva-se o sinal; os números têm sinais diferentes: subtrai-se o

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo

MATEMÁTICA - 3o ciclo MATEMÁTICA - o ciclo Números Reais - Dízimas Propostas de resolução. Como o ponto O é a origem da reta e a abcissa do ponto A é 5, então OA = 5, e o diâmetro da circunferência é: d = 2 OA = 2 5 2. Recorrendo

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA 1ª Série do E. M. 4º Bimestre

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA 1ª Série do E. M. 4º Bimestre EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA 1ª Série do E. M. 4º Bimestre 01. Interpolando-se sete termos aritméticos entre os números 10 e 98, obtém-se uma progressão aritmética cujo termo central é: a) 45.

Leia mais

MATEMÁTICA I. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda.perticarrari@unesp.br www.fcav.unesp.br/amanda MATEMÁTICA I AULA 1: PRÉ-CÁLCULO Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari CONJUNTOS NUMÉRICOS

Leia mais

As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos

As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos Na aula de hoje vamos estudar. As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos O que chamamos de filosofia surgiu na Grécia Antiga. Os filósofos pré socráticos. Os jônios ou Escola de Mileto. Escola

Leia mais

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos.

D 7 C 4 U 5. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1. Professor Me. Álvaro Emílio Leite. Valor posicional dos números. milésimos décimos. MATEMÁTICA Revisão Geral Aula 1 - Parte 1 Professor Me. Álvaro Emílio Leite O que é um algarismo? É um símbolo que utilizamos para formar e representar os números. Exemplo: Os algarismos que compõem o

Leia mais

Conjuntos. Notações e Símbolos

Conjuntos. Notações e Símbolos Conjuntos A linguagem de conjuntos é interessante para designar uma coleção de objetos. Quando os estatísticos selecionam indivíduos de uma população eles usam a palavra amostra, frequentemente. Todas

Leia mais

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um

Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um FRAÇÕES Podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria

Leia mais

Binómio de Newton. De modo análogo, podemos calcular as quintas e sextas potências e, de modo geral, obter o

Binómio de Newton. De modo análogo, podemos calcular as quintas e sextas potências e, de modo geral, obter o Binómio de Newton Introdução Pelos produtos notáveis, sabemos que (a+b)² = a² + 2ab + b². Se quisermos calcular (a + b)³, podemos escrever: (a + b) 3 = a 3 + 3a 2 b + 3ab 2 + b 3 Se quisermos calcular,

Leia mais

DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS EM RESOLVER QUESTÕES DE PROBABILIDADE

DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS EM RESOLVER QUESTÕES DE PROBABILIDADE ISSN 2177-9139 DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS EM RESOLVER QUESTÕES DE PROBABILIDADE Nitiele Medeiros Contessa nitielemc@gmail.com Laize Dariele de Lima Trindade trindadedariele@hotmail.com Géssica

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES

MATEMÁTICA PROF. JOSÉ LUÍS FRAÇÕES FRAÇÕES I- INTRODUÇÃO O símbolo a / b significa a : b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero. Chamamos: a / b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a / b

Leia mais

Exemplos Irracionais 0, ,

Exemplos Irracionais 0, , Revisão SEFAZ CONJUNTOS NUMÉRICOS DIAGRAMA DOS CONJUNTOS N = {0, 1, 2, 3, 4,... } Z = {..., -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4,... } Exemplos Irracionais 0,212112111... 1,203040... R = Q U I, sendo Q I = Ø

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro.

FRAÇÕES. O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. FRAÇÕES O QUE É UMA FRAÇÃO? Fração é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que foi dividida uma unidade ou um inteiro. Assim, por exemplo, se tivermos uma pizza inteira e a dividimos em quatro

Leia mais

POTENCIAÇÃO, RADICIAÇÃO, PRODUTOS NOTÁVEIS, FATORAÇÃO, EQUAÇÕES DE 1 o E 2 o GRAUS

POTENCIAÇÃO, RADICIAÇÃO, PRODUTOS NOTÁVEIS, FATORAÇÃO, EQUAÇÕES DE 1 o E 2 o GRAUS MATEMÁTICA ÁLGEBRA vesti.stockler.com.br Stockler Vesties @StocklerVest Stockler Vesties EXERCÍCIOS DE POTENCIAÇÃO. (FUVEST ª Fase) Qual desses números é igual a 0,064? a) ( 80 ) b) ( 8 ) c) ( ) d) ( 800

Leia mais

1 Conjunto dos números naturais N

1 Conjunto dos números naturais N Conjuntos numéricos Os primeiros números concebidos pela humanidade surgiram da necessidade de contar objetos. Porém, outras necessidades, práticas ou teóricas, provocaram a criação de outros tipos de

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CERES CURSO DE MATEMÁTICA INTRODUÇÃO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CERES CURSO DE MATEMÁTICA INTRODUÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CERES CURSO DE MATEMÁTICA APOSTILA 1 ARITMÉTICA PARTE I INTRODUÇÃO Durante muitos períodos da história

Leia mais

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática

Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática Edital Pibid n 11 /01 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Biomatemática - Prof. Marcos Vinícius Carneiro Vital (ICBS UFAL) - Material disponível no endereço

Biomatemática - Prof. Marcos Vinícius Carneiro Vital (ICBS UFAL) - Material disponível no endereço Universidade Federal de Alagoas Instituto de Ciências e Biológicas e da Saúde BIOB-003 Biomatemática Prof. Marcos Vinícius Carneiro Vital - Por si só, boa parte do conteúdo desta aula pode parecer mais

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano. Prof. Ulisses Lima Parente

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano. Prof. Ulisses Lima Parente Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas Números Irracionais e Reais Oitavo Ano Prof. Ulisses Lima Parente 1 Os números irracionais Ao longo deste módulo, vimos que a representação

Leia mais

Prof. a : Patrícia Caldana

Prof. a : Patrícia Caldana CONJUNTOS NUMÉRICOS Podemos caracterizar um conjunto como sendo uma reunião de elementos que possuem características semelhantes. Caso esses elementos sejam números, temos então a representação dos conjuntos

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas Números Irracionais e Reais Oitavo Ano Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Os números irracionais Ao longo

Leia mais

01. C 07. B 13. B 19. D 02. C 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. A 21. C 04. D 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. B D 12. C 18.

01. C 07. B 13. B 19. D 02. C 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. A 21. C 04. D 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. B D 12. C 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-7-05/2012 01. C 07. B 13. B 19. D 02. C 08. C 14. D 20. D 03. A 09. A 15. A 21. C 04. D 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. B 00 06. D 12. C

Leia mais

MÓDULO II. Operações Fundamentais em Z. - Sinais iguais das parcelas, somam-se conservando o sinal comum. Exemplo: 2 4 = 6

MÓDULO II. Operações Fundamentais em Z. - Sinais iguais das parcelas, somam-se conservando o sinal comum. Exemplo: 2 4 = 6 1 MÓDULO II Nesse Módulo vamos aprofundar as operações em Z. Para introdução do assunto, vamos percorrer a História da Matemática, lendo os textos dispostos nos links a seguir: http://www.vestibular1.com.br/revisao/historia_da_matematica.doc

Leia mais

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN:

Centro Acadêmico Paulo Freire - CAPed Maceió - Alagoas - Brasil ISSN: O MATERIAL DOURADO NA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. Lenilson Oliveira do Nascimento - IFAL 1 lenils_on@hotmail.com Douglas Lopes do Nascimento- IFAL 2 wicham_douglas@hotmail.com

Leia mais

a) Os números inteiros. b) Os números racionais na forma de fração. c) Os números racionais na forma decimal. d) As dízimas periódicas.

a) Os números inteiros. b) Os números racionais na forma de fração. c) Os números racionais na forma decimal. d) As dízimas periódicas. Educadora: Lilian Nunes C. Curricular: Matemática Data: / /2013 Estudante: 7º Ano CONJUNTOS NUMÉRICOS 01)Dados os números racionais 2,3; ; ; ; ; ; ;, escreva: a) Os números inteiros. b) Os números racionais

Leia mais

AULA 6. Objetivo: Contribuir para que os alunos compreendam o que uma fração representa em relação ao todo; Realizar a leitura de frações.

AULA 6. Objetivo: Contribuir para que os alunos compreendam o que uma fração representa em relação ao todo; Realizar a leitura de frações. AULA 6 Conteúdo: Leitura de Frações Objetivo: Contribuir para que os alunos compreendam o que uma fração representa em relação ao todo; Realizar a leitura de frações. Palavra ao professor Apresentar ao

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA

CURSO PRF 2017 MATEMÁTICA AULA 001 1 MATEMÁTICA PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA DAVIDSON VICTOR 2 AULA 01 - CONJUNTOS NUMÉRICOS CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É o primeiro e o mais básico de todos os conjuntos numéricos. Pertencem

Leia mais

NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES. Notes on viewing fraction of geometric

NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES. Notes on viewing fraction of geometric 9 NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES Notes on viewing fraction of geometric Eudes Antônio da Costa Introdução Nestas notas consideraremos o conjunto dos números naturais (inteiros positivos)

Leia mais

TÁBUAS DE FRAÇÕES: UM MÉTODO EFICAZ NO ENSINO-APRENDIZAGEM

TÁBUAS DE FRAÇÕES: UM MÉTODO EFICAZ NO ENSINO-APRENDIZAGEM ISSN: 7-05 TÁBUAS DE FRAÇÕES: UM MÉTODO EFICAZ NO ENSINO-APRENDIZAGEM Márcio Lima do Nascimento Lucas Batista Paixão Ferreira RESUMO Atualmente, um dos métodos considerado bastante eficaz no ensino-aprendizagem,

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

MECÂNICA. DINÂMICA: Procura investigar suas causar, ou seja, o porquê de um movimento estar ocorrendo.

MECÂNICA. DINÂMICA: Procura investigar suas causar, ou seja, o porquê de um movimento estar ocorrendo. MECÂNICA - Área da Física que estuda os movimentos. Foi dividida em: CINEMÁTICA: Estuda o movimento dos corpos sem enfocar sua causa, procurando investigar o que está acontecendo durante esse movimento:

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO Monster Concursos Matemática 1 ENCONTRO CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos numéricos podem ser representados de diversas formas. A forma mais simples é dar um nome ao conjunto e expor todos os seus elementos,

Leia mais

a) Os números inteiros. b) Os números racionais na forma de fração. c) Os números racionais na forma decimal. d) As dízimas periódicas.

a) Os números inteiros. b) Os números racionais na forma de fração. c) Os números racionais na forma decimal. d) As dízimas periódicas. Estudante: Educadora: Lilian Nunes 7 Ano/Turma: C. Curricular: Matemática CONJUNTOS NUMÉRICOS 01) Dados os números racionais 2,3; 3 ; 8; 2, ; 4,0; 1,6; 1 ; 0,222, escreva: 7 6 a) Os números inteiros. b)

Leia mais

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS Aulas 01 a 08 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2019 Sumário CONJUNTOS NUMÉRICOS... 2 Conjunto dos números Naturais... 2 Conjunto dos números

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios. Como o ponto O é a origem da reta e a abcissa do ponto A é 5, então OA

Leia mais

ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS E SABERES MATEMÁTICOS

ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS E SABERES MATEMÁTICOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS E SABERES MATEMÁTICOS Daniele André da Silva Universidade Estadual da Paraíba UEPB daniandre2011@gmail.com Josiel Pereira da Silva Universidade Estadual

Leia mais

MATEMÁTICA. Produtos Notáveis, Fatoração e. Expressões Algébricas. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Produtos Notáveis, Fatoração e. Expressões Algébricas. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Produtos Notáveis, Fatoração e Expressões Algébricas Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 PRODUTOS NOTÁVEIS QUADRADO DA SOMA DE DOIS TERMOS QUADRADO DA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS Monster

Leia mais

MATEMÁTICA I. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari

MATEMÁTICA I. Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari MATEMÁTICA I Profa. Dra. Amanda L. P. M. Perticarrari amanda@fcav.unesp.br www.fcav.unesp.br/amanda HORÁRIO DA DISCIPLINA Quinta-Feira: 9h (Turma 1) sala 38 Quinta-Feira: 14h (Turma 2) sala 38 DISPENSA

Leia mais

AULA 08 CIRCUITOS E LEIS DE KIRCHHOFF. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas

AULA 08 CIRCUITOS E LEIS DE KIRCHHOFF. Eletromagnetismo - Instituto de Pesquisas Científicas ELETROMAGNETISMO AULA 08 CIRCUITOS E LEIS DE KIRCHHOFF OS ELEMENTOS DO CIRCUITO Sabemos que o circuito é o caminho percorrido pela corrente elétrica. Nessa aula iremos analisar esses circuitos. Mas antes

Leia mais

3 Limites. Exemplo 3.1

3 Limites. Exemplo 3.1 3 Ao expor o método dos incrementos fizemos uso da expressão limite. Muito mais que uma notação a noção de limite alcança um horizonte bem mais amplo dentro do contexto matemático, na realidade muito pouco

Leia mais

Racionalização de denominadores

Racionalização de denominadores Racionalização de denominadores Para racionalizar o denominador de uma fração, devemos multiplicar os termos desta fração por uma expressão com radical, denominado fator racionalizante, de modo a obter

Leia mais

Os números primos de Fermat complementam os nossos números primos, vejamos: Fórmula Geral P = 2 = 5 = 13 = 17 = 29 = 37 = 41 = Fórmula Geral

Os números primos de Fermat complementam os nossos números primos, vejamos: Fórmula Geral P = 2 = 5 = 13 = 17 = 29 = 37 = 41 = Fórmula Geral Os números primos de Fermat complementam os nossos números primos, vejamos: Fórmula Geral P = 2 = 5 = 13 = 17 = 29 = 37 = 41 = Fórmula Geral 4 4 13 + 1 = 53 Em que temos a fórmula geral: Exatamente um

Leia mais

ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS

ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS Patrícia Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul patricialsprof@gmail.com Marcus Vinicius de Azevedo Basso Universidade

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 17: O Problema da Medida 30/04/2015 2 Contagem e medida A Aritmética auxiliou o Homem a fazer calendários, mas também a medir campos.

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Fundamentos da Computação Aula 06 Sistemas de Numeração Prof: Jéferson Mendonça de Limas Noções de Sistemas de Numeração Os homens primitivos tinham a necessidade de contar?

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

Roberto Geraldo Tavares Arnaut Gustavo de Figueiredo Tarcsay. Potenciação. Sanja Gjenero. Fonte:

Roberto Geraldo Tavares Arnaut Gustavo de Figueiredo Tarcsay. Potenciação. Sanja Gjenero. Fonte: Potenciação 31 Sanja Gjenero Roberto Geraldo Tavares Arnaut Gustavo de Figueiredo Tarcsay Fonte: www.sxc.hu e-tec Brasil Estatística Aplicada META Apresentar as operações de potenciação. OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

Pré-Cálculo. Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega. FURG - Universidade Federal de Rio Grande

Pré-Cálculo. Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega. FURG - Universidade Federal de Rio Grande Pré-Cálculo Camila Perraro Sehn Eduardo de Sá Bueno Nóbrega Projeto Pré-Cálculo Este projeto consiste na formulação de uma apostila contendo os principais assuntos trabalhados na disciplina de Matemática

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Potenciação. Lucas Araújo - Engenharia de Produção

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Potenciação. Lucas Araújo - Engenharia de Produção CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.1 Potenciação Lucas Araújo - Engenharia de Produção Potenciação No século 3 a.c na Grécia antiga, Arquimedes resolveu calcular quantos grãos de areia

Leia mais

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental Karolyne Camile Batista dos Santos karolynecamile19@gmail.com Elisa Fonseca

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

SISTEMA DECIMAL. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez).

SISTEMA DECIMAL. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez). SISTEMA DECIMAL 1. Classificação dos números decimais O sistema decimal é um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez. Os dez algarismos indo-arábicos - 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 - servem para

Leia mais

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/!

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum. = - %/! Pontifícia Universidade Católica de Goiás Professor: Ms. Edson Vaz de Andrade Fundamentos de Matemática No estudo de Física frequentemente nos deparamos com a necessidade de realizar cálculos matemáticos

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ. Matemática do 3º Ano 3º Bimestre Plano de Trabalho 1

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ. Matemática do 3º Ano 3º Bimestre Plano de Trabalho 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 1 Conjunto dos Números Complexos Tarefa: 001 PLANO DE TRABALHO 1 Cursista: CLÁUDIO

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05 RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 05 NÚMEROS NATURAIS O sistema aceito, universalmente, e utilizado é o sistema decimal, e o registro é o indo-arábico. A contagem que fazemos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, e assim

Leia mais

INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO DERIVADAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO DERIVADAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ISBN 978-85-7846-516- INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO DERIVADAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Gabriel Vasques Bonato UEL Email: g.vasques@yahoo.com.br Bruno Rodrigo Teixeira UEL Email: bruno@uel.br Eixo : Didática

Leia mais

3 Limites. Exemplo 3.1

3 Limites. Exemplo 3.1 3 Ao expor o método dos incrementos fizemos uso da expressão limite. Muito mais que uma notação a noção de limite alcança um horizonte bem mais amplo dentro do contexto matemático, na realidade muito pouco

Leia mais

BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS

BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS Francieli Pedroso Gomes Padilha 1 Fernando Carvalho Padilha 2 Siomara Cristina Broch 3 Resumo: Este trabalho apresenta uma atividade didática em forma de um jogo de bingo, ou

Leia mais

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25 Sumário CAPÍTULO 1 Números 1. Os números registram o mundo em que vivemos 11 2. Sistemas de numeração 12 3. O sistema de numeração indo-arábico 16 Leitura e escrita de um número no sistema de numeração

Leia mais

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações 1 Sistema Unidimensional de Coordenadas Cartesianas Conceito: Neste sistema, também chamado de Sistema Linear, um ponto pode se mover livremente

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS AULA ESCRITA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE ARCOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E0176 Calcule o seno de 345º. RESOLUÇÃO CONJUNTOS AULA ESCRITA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS

Leia mais

MAT Laboratório de Matemática I - Diurno Profa. Martha Salerno Monteiro

MAT Laboratório de Matemática I - Diurno Profa. Martha Salerno Monteiro MAT 1511 - Laboratório de Matemática I - Diurno - 2005 Profa. Martha Salerno Monteiro Representações decimais de números reais Um número real pode ser representado de várias maneiras, sendo a representação

Leia mais

ANÁLISE DE UMA DAS QUESTÕES DA PROVA DIAGNÓSTICA APLICADA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE FRAÇÕES

ANÁLISE DE UMA DAS QUESTÕES DA PROVA DIAGNÓSTICA APLICADA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE FRAÇÕES ANÁLISE DE UMA DAS QUESTÕES DA PROVA DIAGNÓSTICA APLICADA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE FRAÇÕES Lilian de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná e-mail: lilian.souuza@gmail.com

Leia mais

Capítulo 1: Fração e Potenciação

Capítulo 1: Fração e Potenciação 1 Capítulo 1: Fração e Potenciação 1.1. Fração Fração é uma forma de expressar uma quantidade sobre o todo. De início, dividimos o todo em n partes iguais e, em seguida, reunimos um número m dessas partes.

Leia mais

ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS Márcio Pereira Amaral¹; Orientador: Lourenço Gonçalves Junior² Instituto Federal

Leia mais

PROJETO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS

PROJETO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER Bolsistas: Jacqueline Cristina de Medeiros Supervisora: Patrícia

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais É indicado por Subconjuntos de : N N e representado desta forma: N N 0,1,2,3,4,5,6,... - conjunto dos números naturais não nulos. P 0,2,4,6,8,... - conjunto

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica.

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. 13 PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter Semana (Roberta Teixeira) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia CRONOGRAMA 04/05 Progressão Aritmética Exercícios

Leia mais

Professor conteudista: Renato Zanini

Professor conteudista: Renato Zanini Matemática Professor conteudista: Renato Zanini Sumário Matemática Unidade I 1 OS NÚMEROS REAIS: REPRESENTAÇÕES E OPERAÇÕES... EXPRESSÕES LITERAIS E SUAS OPERAÇÕES...6 3 RESOLVENDO EQUAÇÕES...7 4 RESOLVENDO

Leia mais

XXXIV Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase

XXXIV Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase XXXIV Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase Soluções Nível 2 Segunda Fase Parte A CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 4 pontos para cada resposta correta e a pontuação

Leia mais

OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS

OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS São chamados de filósofos da natureza. Buscavam a arché, isto é, o elemento ou substância primordial que originava todas as coisas da natureza. Dirigiram sua atenção e suas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA - 7º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA - 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA - 7º ANO 1º Período... 53 Ano Lectivo 17/ 18 PROGRESSÃO 2º Período... 40 Turma: A e C 7º Ano 3º Período... 30 Professor: João Constantino N.º aulas Proposta de Testes 1º

Leia mais

À procura dos números primos

À procura dos números primos Prática Pedagógica À procura dos números primos Com eles, é possível escrever outros números. Ensine a moçada a usar essa estratégia Cauê Marques NOVA ESCOLA Beatriz Vichessi A decomposição em fatores

Leia mais

MÉTODOS MATEMÁTICOS. Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta

MÉTODOS MATEMÁTICOS. Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta MÉTODOS MATEMÁTICOS Claudia Mazza Dias Sandra Mara C. Malta 1 Métodos Matemáticos Aulas: De 03/11 a 08/11-8:30 as 11:00h Ementa: 1. Funções 2. Eq. Diferenciais Ordinárias de 1 a ordem 3. Sistemas de Equações

Leia mais

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA Roberto Saulo Cargnin; Graciele de Borba Gomes Arend Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista Pibid

Leia mais

3. Limites e Continuidade

3. Limites e Continuidade 3. Limites e Continuidade 1 Conceitos No cálculo de limites, estamos interessados em saber como uma função se comporta quando a variável independente se aproxima de um determinado valor. Em outras palavras,

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II 1 Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 03 Página 1 2 ÁLGEBRA - é o ramo que estuda as generalizações dos conceitos e operações aritméticas. Hoje em dia o termo Álgebra é bastante

Leia mais

Aula 2 - Sistemas de Numeração

Aula 2 - Sistemas de Numeração Aula 2 - Sistemas de Numeração Marcos A. Guerine Instituto de Computação - UFF mguerine@ic.uff.br História Contagem e controle de rebanhos Noção de quantidade intuitiva; Um, dois e muitos Montes de pedras

Leia mais

Aula Teórica: Potenciação e Potência de dez

Aula Teórica: Potenciação e Potência de dez Aula Teórica: Potenciação e Potência de dez Objetivo Familiarizá-lo com a utilização de expoentes e potências de dez, que são de uso frequente nas práticas de laboratório e também nos trabalhos e atividades

Leia mais

As Séries Infinitas. Geraldo Ávila Goiânia, GO. Introdução

As Séries Infinitas. Geraldo Ávila Goiânia, GO. Introdução As Séries Infinitas Introdução Geraldo Ávila Goiânia, GO O objetivo deste artigo é o de fazer uma apresentação simples de certas séries infinitas, um tópico pouco conhecido de professores e estudantes

Leia mais

Aula 4: Bases Numéricas

Aula 4: Bases Numéricas Aula 4: Bases Numéricas Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Bases Numéricas FAC 1 / 36 Introdução e Justificativa Diego Passos (UFF)

Leia mais

Apresentação do Cálculo

Apresentação do Cálculo UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Apresentação do Cálculo

Leia mais

chamamos de binomial de classe k, do número n, o número acima, que também é denotado por e chamado combinações de n elementos tomados k a k.

chamamos de binomial de classe k, do número n, o número acima, que também é denotado por e chamado combinações de n elementos tomados k a k. 44 UM TRIÂNGULO ARITMÉTICO Vanessa de Freitas Travello 1, Natalia Caroline Lopes da Silva, Juliano Ferreira Lima, Antonio Carlos Tamarozzi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Três Lagoas.

Leia mais