UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA MUDANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES. Por: Eliane Correa de Souza Orientador Prof. Sérgio Majerowicz Rio de Janeiro 2011

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA MUDANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES. Apresentação de monografia ao Instituto a Vez do Mestre - Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Empresarial. Por: Eliane Correia de Souza.

3 3 AGRADECIMENTOS Agradeço a Deus por permitir que eu conclua mais esta etapa em minha vida. A minha família, em especial ao meu marido Carlos Alberto e ao meu filho Gabriel por me incentivarem a buscar o conhecimento. Agradeço a minha amiga Anline pela força e companheirismo

4 4 DEDICATÓRIA Agradeço a Deus por tudo que me proporciona na vida, por todas as vitórias conquistadas, pela oportunidade e privilégio que me foi concedido em compartilhar tamanha experiência.

5 5 RESUMO A mudança ocorre naturalmente durante o período de vida das organizações e é conseqüência da reação desta ao ambiente onde estão inseridas, que determinam ou não o sucesso de uma empresa. Mudanças normalmente são dotadas de paradigmas que fazem parte da cultura das organizações. A mudança pode acontecer de várias formas: Pode ser uma alteração da posição que a organização ocupa no mercado, também uma modificação em sua função social ou modificação no direcionamento estratégico (com possível alteração da missão organizacional, mudança de cultura, valores e níveis hierárquicos de autoridade e responsabilidade). E, com base nestes fatos, este estudo tem por objetivo identificar e analisar a gestão da mudança como fator crítico de sucesso em processos de transformação organizacional, bem como sua importância no trabalho de minimizar impactos, reduzir resistências e demonstrar suas formas de implementação através de estudo de caso.

6 6 METODOLOGIA Esta monografia visa objetivar a temática A Gestão da Mudança para o desenvolvimento das organizações. Para atingir o objetivo utilizou-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, periódicos e internet, além do estudo de caso de uma empresa de saúde. O trabalho está dividido em três partes, as quais contemplam o referencial teórico. Na primeira parte, discorre-se sobre a gestão da mudança propriamente dita, conceitos, aspectos positivos e negativos e o princípio da tomada de decisão. Na segunda parte, apresenta-se os processos da mudança, o papel da liderança no processo da mudança e descreve-se a estratégia da mudança. Na última parte, vê-se a importância da gestão da mudança com a experiência vivida pela empresa Unimed Rio no Projeto de mudança do seu Contact Center. Após esse desenvolvimento fazem-se as considerações finais.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I - Gestão da Mudança 09 CAPÍTULO II - Processos da Mudança 16 CAPÍTULO III Estudo de Caso Unimed Rio 28 CONCLUSÃO 36 BIBLIOGRAFIA 37 ÍNDICE 38 FOLHA DE AVALIAÇÃO 39

8 8 INTRODUÇÃO A sociedade humana vive nos dias atuais, um acelerado processo de transformações como nunca se viu em tempo algum. Este fenômeno é conseqüência das mudanças que se processam nos diversos aspectos desta sociedade políticos, sociais, econômicos, tecnológicos e filosóficos entre outros. Nesta concepção, onde estar atento e aberto às mudanças pode significar a sobrevivência das organizações, torna-se fundamental conhecer as diversas propostas que permeiam os textos sobre gestão de mudanças, possibilitando a identificação de modos de lidar com as dificuldades e resistências ao processo, quer seja dos indivíduos isoladamente ou de grupos. O processo de mudança organizacional esta presente no dia-a-dia das organizações, mas nem sempre é tratado como um processo natural. Diante dessa premissa, muitos são os autores que tem se dedicado na busca por fatores que interferem nesse processo, colocando em risco o sucesso da transformação organizacional. Entre esses diversos fatores, objetos de estudos e pesquisas, a comunicação destaca-se por sua ambigüidade nesse processo, já que é apontada tanto como fator de redução da resistência dos indivíduos ou grupos às mudanças necessárias e inevitáveis, bem como pelas dificuldades que ela pode provocar naqueles que, por dificuldade de dominá-la e com ela dialogar, se enclausura diante das transformações. Trabalhando com a hipótese de que a gestão da mudança significa a possibilidade de um modelo mais aberto, para encarar a imprevisibilidade do mercado atual, o presente estudo busca destacar a importância da gestão da mudança para o desenvolvimento das organizações. E fundamenta essa importância através de um estudo de caso: o sucesso da mudança do Contact Center na empresa Unimed Rio.

9 9 CAPÍTULO I GESTÃO DA MUDANÇA Todo ser humano está sujeito a mudanças, que se processam de modo temporário ou definitivo, quer no campo pessoal nascimento de um filho, falecimento de alguém mais próximo, alteração de domicílio, problema de saúde, etc. ou profissional mudança de emprego, promoção, ambiente de trabalho, etc.. Esta premissa também vale para empresas e/ou organizações, que convivem no seu dia-a-dia com mudanças, tais como: perfil de sua clientela, abordagem da concorrência, novas leis de mercado, fornecedores e matéria prima, entre outros. Muitas dessas mudanças ocorrem de forma tão natural e espontânea, que não nos damos conta de sua importância para nossa vida pessoal ou para a estrutura empresarial da qual fazemos parte. Certo é que todas essas mudanças causam impactos psicológicos nos indivíduos, interferindo em seus aspectos pessoais ou nas organizações onde exercem suas atividades profissionais. Buscar e compreender estes impactos, a partir dos estudos desenvolvidos e das teorias que os embasam, gerenciando os efeitos deles decorrentes possibilitarão uma melhor adaptação do indivíduo e da organização a estas mudanças, evitando-se ou, pelo menos, reduzindo-se desperdícios de tempo ou financeiros, além dos desgastes no relacionamento interpessoal para os indivíduos protagonistas desse processo de mudanças. Para uma melhor compreensão dos impactos psicológicos causados pelas mudanças, deve-se primeiramente entender que estas se compõem, basicamente, de três fases: O Velho - o modelo ou o conjunto de práticas que se pretende abandonar; A Transição - o processo no qual se busca abandonar "O Velho" em busca de uma nova fase; e O Novo - onde se pretende chegar (nova fase).

10 10 Resistir a mudanças, acomodar-se frente à segurança do que é estável, faz parte da índole da grande maioria das pessoas, o que as leva a uma tendência de rejeitar o novo. Transição gera tensão e pode provocar temor e ansiedade para muitos indivíduos. A resistência à transição está geralmente associada ao temor de adotar rotinas com as quais o indivíduo não está familiarizado, o que o coloca diante da necessidade de ter que produzir mais, ou ainda o receio de que perca o controle da situação e, até mesmo, o emprego já que será avaliado por outro padrão, às vezes mais elevado ou com outra abordagem diferente daquela sobre a qual tem controle. O grande desafio que se apresenta à gestão de mudanças é o processo motivacional direcionado aos diversos grupos de indivíduos que emperram a transição do Velho para o Novo, tanto aos que, por acomodação, não se dispõem a aumentar seus níveis de responsabilidades, quanto os que rejeitam mudanças, quando elas são propostas por indivíduos estranhos à organização. Neste contexto que se faz presente no Século XXI, por muitos designados como o século das grandes transformações, percebe-se um aumento significativo da importância do tema gestão da mudança nas organizações, em diversos estudos e publicações. são: Em linhas gerais, os objetivos da gestão da mudança nas organizações Criar um sentido de direção único e estabelecer um patrocínio, visível e tangível, para acompanhar e garantir o sucesso no processo de mudança ou transformação; Determinar, dimensionar e gerenciar impactos organizacionais decorrentes destas mudanças; Minimizar resistências as mudanças; Estimular e promovera aceitação da mudança; e capacitar a organização para que a mudança funcione efetivamente.

11 11 A gestão da mudança organizacional deve minimizar os impactos sobre o desempenho organizacional decorrente da mudança, bem como direcionar os esforços, alinhados aos objetivos estratégicos da organização. 1.1 Organização, Cultura e Mudança Organizacional A Wikipédia descreve o sentido que a palavra organização tem na administração: combinações de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Exemplos: Associações, órgãos do governo, empresas, ou qualquer instituição privada ou pública. As estruturas das organizações são compostas por física, tecnológica e de pessoas. É possível gerenciar e modificar uma cultura? Esta pergunta é freqüentemente encontrada nos estudos da cultura organizacional, e sua resposta é sim. Entretanto a mudança de uma cultura é extremamente difícil e muitas vezes traumática. Como bem nos coloca Maquiavel: "nada é mais difícil do que realizar, mais perigoso que conduzir, ou mais incerto quanto ao seu êxito, do que iniciar a introdução de uma nova ordem de coisas, pois a inovação tem, como inimigos, todos aqueles que prosperaram sob as condições antigas, e como defensores tíbios todos aqueles que podem se dar bem nas novas condições" (Chauí, 1999). Momentos de crise podem se tornar altamente favoráveis à realização de mudanças. As crises, tanto provocadas por fatores externos (econômicos, políticos etc.), como por fatores internos (aparecimento de novas lideranças etc.), podem propiciar um momento mais adequado para a introdução de mudanças na organização (Da Matta, 1984 ). Vale ressaltar, que a evolução da cultura de um grupo pode servir a diferentes propósitos em diferentes momentos. Quando um grupo esta se formando a cultura opera como uma "liga". Em outras palavras, quando a organização é jovem a cultura atua no sentido de manter a organização unida. A mudança de cultura na organização jovem pode ser descrita como

12 12 adaptações às necessidades internas e externas que vão aparecendo (Chauí, 1999 ; Da Matta,1984). Quando a organização atinge a meia-idade, a cultura pode ser gerida e modificada, mas não sem levar em conta todas as fontes de instabilidade. A grande organização diversificada contém, provavelmente, muitos grupos funcionais com culturas próprias, algumas das quais podem estar em conflito com outras. Uma das difíceis decisões estratégicas com que a gerência se defronta é se a organização deve reforçar a diversidade para se manter flexível diante das turbulências ambientais ou se deve criar uma cultura mais homogênea. Esta dificuldade é particularmente maior quando a alta gerência desconhece as premissas culturais da organização (Bergamini, 1997). Finalmente, quando a organização atinge sua plenitude ou ainda, quando esboça algum declínio, há que se estar atento para a necessidade de se alterar parte de sua cultura. Quando um processo de mudança é deflagrado nesse contexto, se apresenta geralmente doloroso, podendo até mesmo sofrer violenta resistência. Em casos extremos, a mudança somente será possível se, primeiramente, forem substituídas as numerosas pessoas que vão querer manter íntegro o todo da cultura original. Outros aspectos primordiais para o sucesso no processo de mudança são: conhecer as razões da mudança e gerenciar o seu processo; realizar um diagnóstico organizacional para definição da direção da mudança; estabelecer um plano estratégico de mudança, monitorando-o e avaliando-o continuamente. 1.2 Aspectos positivos e negativos da mudança As organizações que apresentam objetivos focados na garantia de sobrevivência e buscam um crescimento sustentável neste tão competitivo e globalizado mercado estão atentas para os conceitos de competitividade, lucro e ampliação de sua atuação, compreendendo que suas decisões precisam

13 13 estar concatenadas com as mudanças que permitirão a flexibilidade de adaptação e a dinâmica dos relacionamentos interpessoais dos indivíduos que a integram. Nessa premissa, as transformações são influenciadas por fatores internos e externos que estarão se relacionando com as práticas sedimentadas, quer positiva ou negativamente, caracterizando-se pela implantação de um novo processo que contemple a intensa competitividade do mercado. Para acompanhar tal competitividade, necessita-se cada vez mais processos dinâmicos, produtos com melhor qualidade e eficiência operacional. Destas inovações surgem as ferramentas de garantia de sustentabilidade das organizações, para sua produtividade e lucratividade. Também é necessário que a organização concilie suas estratégias de ação com a necessidade de mudanças, pois desta relação resultará a vantajosa competitividade que a organização deseja obter no mercado. Adaptando-se a mudança, a organização obterá a flexibilidade necessária para que se estabeleça a diferenciação da empresa no mercado, criando valor para o cliente e sustentabilidade para a organização. Fomentando uma reestruturação que a diferencie dos modelos comumente praticados por suas concorrentes, a organização estará viabilizando possibilidades de sucesso nestes tempos de grandes transformações mudanças. Como propõem Prahalad e Hamel, deve ocorrer uma reinvenção dos setores e regeneração das estratégias, com foco na reavaliação de seus processos e atitudes. A adaptação da organização e dos indivíduos para esse objetivo, constrói as bases de uma organização bem estruturada. Chiavenato, p.251 afirma que quem sempre viveu em empresas imutáveis e estáticas, fechadas e herméticas, onde as coisas não mudam, nunca aprenderá a mudar e a inovar. Desta forma, somente o trabalho do gestor, alinhado a sua facilidade em conduzir os mais diferentes grupos e

14 14 personalidades, poderá resultar em uma mudança eficaz e com o mínimo de resistência. Resistência, que por sinal, deve merecer atenção especial dos gestores, por se destacar como um dos principais obstáculos para a mudança. Analisando os principais motivos dessa resistência aspectos lógicos dos indivíduos, onde se destacam os interesses pessoais; aspectos psicológicos, onde as atitudes emocionais tais como o medo do desconhecido e a dificuldade de compreender a mudança são fatores determinantes; e por último, os aspectos sociológicos, nos quais prevalecem os interesses de grupos e fatores sociológicos, como valores sociais opostos cabe ao gestor integrar os indivíduos no enfrentamento das resistências que se apresentarem, procurando envolver, negociar e manter uma comunicação clara e objetiva com todo o grupo. Outro aspecto que merece atenção neste estudo é a situação de estagnação presente em muitas organizações, nas quais persistem paradigmas de conservadorismo e certa liberdade assistida. Esse tipo de organização, que tem suas práticas alicerçadas em valores não condizentes com as atuais leis de mercado, compreendem a mudança como um risco para a organização e até mesmo para sua rotina de trabalho, ressaltando o alto grau de incertezas e riscos inerentes as mudanças. De fato, nenhuma mudança em uma organização se processará sem expor ao conflito as atividades cotidianas, nas relações de trabalho, nas responsabilidades, nos hábitos e comportamentos das pessoas que são os membros da organização. Desta forma, o ambiente psicológico e a cultura da organização devem fomentar um entrosamento de toda a equipe, para aperfeiçoar a implantação da mudança, com o mínimo de resistência possível. Resistência a mudança é fator previsível em qualquer organização, mas plenamente adaptável às ações gerenciais de quem as promove. Cabe portanto a organização e principalmente ao gestor analisar, compreender e envidar todos os esforços no sentido de alinhar os fatores determinantes da

15 15 mudança, buscando o melhor resultado para a organizações e para os indivíduos. 1.3 Princípios da tomada de decisões Tomada de decisão é sempre um momento difícil, mas se tivermos em conta todos os parâmetros que cercam essa decisão, e se reduzirmos os erros mais comumente cometidos nestas situações, estaremos nos colocando em posição privilegiada para uma decisão favorável à organização As decisões devem ser escolhas tomadas com base em propósitos bem definidos e difundidos entre todos os membros da organização, possibilitando ações orientadas para determinado objetivo que, quando alcançado, determinará a eficiência do processo de tomada de decisão. A tomada de decisão é uma ação essencial na vida de qualquer indivíduo. Grande parte das decisões tomadas por cada um de nós, definirá o rumo e o percurso de nossa atividade profissional assim como o nosso bem estar social e daqueles que dependem de nós. No entanto, são poucas as pessoas que possuem, ou adquirem, a capacidade de tomar decisões com a presteza compatível e necessária para o acelerado mundo atual. A tomada de decisão, para a grande maioria das pessoas e organizações, ainda se mostra um processo lento e complexo, ficando atrelado aos diversos fatores que a cercam, além da necessidade de se analisar a combinação das mais diversas e variadas possibilidades. Antes da tomada de qualquer decisão considera-se proveitoso a análise de todos os custos e benefícios da opção a ser escolhida.. A tomada de decisão, ação mais importante na gestão da mudança, é realizada pelo líder que tem o papel prepoderante no sucesso da implantação e realização da mudança junto aos colaboradores, cabendo a ele a responsabilidade principal no sucesso da organização.

16 16 CAPÍTULO II PROCESSOS DE MUDANÇA Definida a tomada de decisão, com o estabelecimento das metas a serem atingidas pela organização, passa-se a etapa seguinte que é a de implantar as mudanças. Mudanças que poderão ser planejadas para uma execução gradativa e constante, logo, a médio ou longo prazo, ou ainda mudanças que podem ser implantadas de forma radical e imediata. Porém existem mudanças orgânicas, que acontecem ao longo do tempo, sem que haja um planejamento para elas. São mudanças que se processam tão naturalmente, que os indivíduos não a percebem apesar de incorporaremnas em suas práticas. Muitas mudanças podem criar zonas de reforma, de rejuvenescimento ou de revolução na organização, dependendo da combinação de fatores presentes nessa transformação e da forma com que elas são propostas e implementadas. Por outro lado, existem mudanças em que o indivíduo é afetado de forma indireta, tornando-se necessário o seu enquadramento na nova configuração organizacional, seja por meio de qualificação técnica, mudança de comportamento, e até adaptação cultural. Quando se submetem às mudanças, as organizações enfrentam um sério e contraditório dilema. Se, de um lado, elas desejam mudanças em nome da competitividade, de outro lado, resistem às mudanças em função do desejo de manter a estabilidade e a previsibilidade. Essa resistência pode chegar a paralisá-las e tolhe-las, não permitindo a adaptação da organização na mesma rapidez das transformações do meio ambiente, em constante evolução. Ao mesmo tempo em que as mudanças trazem novos desafios, novas tecnologias e novos mercados, também geram inseguranças e dúvidas. As mudanças podem envolver relações, processos tanto produtivos como tecnológicos, de estrutura organizacional, mecanismos de coordenação, pessoas ou papéis na organização, e de cultura.

17 17 Existem três fundamentais tipos de mudanças, de acordo com a intensidade da transformação na organização: a mudança incremental planejada, a mudança radical e a mudança não planejada. A mudança incremental planejada, ou mudança sistemática, ocorre de maneira lenta, ela evolui mais do que revoluciona segundo os estudiosos. Não atinge todos os componentes da organização ao mesmo tempo, e os transtornos à organização são limitados. A mudança radical está ligada diretamente às mudanças estratégicas que, caracteristicamente, requerem mudanças na estrutura e nos processos organizacionais. A mudança radical é também considerada uma mudança difícil e dramática, pois é, sempre, iniciada em tempos de dificuldades e crises tanto no mercado quanto nas organizações. As mudanças normalmente são planejadas, mas, existem aquelas que surgem por intermédio de processos não planejados ou não estimados. A mudança não planejada é a mudança que surge ou acontece sem pensar, sem ter sido previamente organizada, e é denominada de mudança orgânica. A tendência deste tipo de mudança é crescer informalmente, e indica uma aparente falta de capacidade gerencial. Nesse tipo de mudança, a organização reage aos incentivos do meio ambiente com a mínima ação de planejamento por parte de sua diretoria. As mudanças dramáticas são realizadas a partir da direção da organização, ou seja, de cima para baixo da estrutura hierárquica. A mudança sistemática ocorre de forma lateral, habitualmente conduzida por consultores e membros da equipe, e a mudança orgânica surge dos níveis inferiores da hierarquia. Esses três tipos de mudanças interagem dinamicamente, cada uma delas impulsiona o processo de transformação. A mudança dramática estimula a resolução, a qual produz impulso; a mudança sistemática ministra uma reestruturação, que indica ordem; e a mudança orgânica mostra rejuvenescimento, o qual estimula a iniciativa.

18 18 O processo de planejamento da mudança organizacional pode ser ordenado em doze etapas, essas etapas são: 1. Exploração do ambiente e das condições internas da organização; 2. Reconhecimento da diferença entre as condições atuais e as condições desejadas; 3. Percepção e avaliação; 4. Planejamento e análise; 5. Determinação dos objetivos de mudança; 6. Determinação do programa e das táticas de mudança; 7. Descongelamento de comportamentos (desaprender modos antigos de fazer as coisas e aprender novos métodos). 8. Avaliação do plano de mudança; 9. Ajuste ou modificação do plano; 10. Implementação do plano; 11. Acompanhamento da implementação do plano; 12. Congelamento e consolidação dos comportamentos e atitudes (focados no novo modo de fazer as coisas, através de treinamento, sistemas de incentivo e outros). Para evitar problemas, a organização deve continuar acompanhando os esforços da mudança por um longo período após sua execução. O monitoramento contínuo ajuda muito, pois se consegue detectar precocemente alguns problemas, antes que estes se tornem graves e precisem de novas mudanças radicais. As pessoas envolvidas no processo de mudança devem ser informadas sobre a natureza da mudança proposta, e de que modo a mudança afetará suas vidas. Resistência, confusão e sentimentos de raiva podem ser minimizados por meio de estratégias corretas de comunicação, aplicadas no momento adequado.

19 O papel do líder no processo da mudança O Grande desafio do cenário mundial hoje é o de facilitar os processos de mudança. O momento exige a excelência na prestação de serviços, e a urgência de resultados como requisitos importantíssimos para conseguir a sobrevivência da organização no mercado de hoje. O líder tem um papel de destaque nas organizações atualmente. É cobrado sempre dele o comprometimento com resultados e o uso de sua capacidade para resolver problemas dentro de abordagens diversificadas e eficazes. Para se obter o máximo de retorno positivo, o administrador precisa desenvolver sua capacidade de liderança, a marca registrada de um bom administrador. O conhecimento técnico e teórico e as diversas competências serão pouco úteis ao administrador contemporâneo e se este não desenvolver as habilidades humanas necessárias para mobilizar as pessoas. A liderança não é apenas a soma de alguns traços de personalidades ou outros aspectos isolados. Liderança é a soma, a conjunção e multiplicação de vários atributos, habilidades, competências e fatores. O professor Chiavenato afirma que o administrador deve ser sempre um poderoso agente de mudança na empresa (2006, p. 52). Para tanto se faz necessário que este líder desenvolva flexibilidade para atuar de maneira diferente de acordo com cada cenário encontrado em diferentes momentos. Chiavenato destaca ainda, alguns imperativos que precisam ser definidos ao refletir sobre a complexidade da liderança (2006, p.121). O primeiro imperativo ao líder está em conduzir as pessoas a alcançar resultados; o segundo, em impulsionar o desempenho das pessoas lideradas, definindo expectativas e auxiliando os subordinados. Estabelecer parceria dentro e entre as equipes da organização é o terceiro item primordial ao líder segundo o estudioso. Segundo Maria Rita Gramigna (Mestre em Criatividade Total Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) em 2007 no site

20 20 portaldomarketing.com.br). Desenvolver pessoas e promover mudanças é um processo que ocorre em fases, a saber: 1ª - PERCEPÇÃO DA NECESSIDADE: Esta fase é facilmente superável e demanda um curto espaço de tempo. Constitui o primeiro passo no processo. É aquele momento onde a pessoa toma conhecimento de fatos, dados, conceitos e informações técnicas que ajudam a identificar necessidades de mudanças e melhorias. 2ª - O QUERER: A segunda etapa passa pelo nível emocional e é uma questão atitudinal. As dificuldades e o tempo para seu processamentos são mais prolongados. Dependerá da forma como cada pessoa se posiciona frente ao quadro diagnosticado anteriormente e de seu nível de sensibilidade para a questão. Características pessoais tais como autoconfiança, flexibilidade, iniciativa, motivação empreendedora e visão de futuro atuam como elementos facilitadores da atitude do querer. Ao contrário, a insegurança, o medo, a acomodação e as visões limitadas podem predispor a uma atitude de manutenção do "status-quo". Afinal, permanecer na rotina é menos ameaçador do que arriscar a sair do círculo de influências pessoais. 3ª - PLANEJAMENTO DO FAZER O novo degrau só é transposto quando está presente a busca de caminhos para fazê-lo. Nesta fase as dificuldades aumentam. A pessoa precisa se envolver e atuar com força de vontade na busca de sua capacitação técnica e pessoal. É um momento de decisão, planejamento e preparação para a ação. 4ª - EMPREENDIMENTO DE AÇÕES Esta etapa pode ser concluída ou não, dependendo do contexto organizacional em que a pessoa atua. Diretrizes superiores, cultura da

21 21 empresa, sistema de valores vigente, crenças, mitos, clima de trabalho, forma de atuação das equipes e recursos disponíveis são algumas variáveis que atuam como forças propulsoras ou inibidoras à ação. O fazer pode tornar-se realidade ou permanecer no discurso. 5ª - FAZER-FAZER É o grau mais refinado de mudança e o último passo do processo. Novas atitudes, comportamentos e padrões são incorporados naturalmente e passam a fazer parte do cotidiano do envolvido. Nesta etapa a pessoa consegue atuar como agentes multiplicadores e estimulam em seu ambiente o ciclo do desenvolvimento. O líder competente sabe que estar cercado de pessoas talentosas é a maneira mais segura de garantir condições para o crescimento da organização. Formar uma equipe melhor do que ele próprio deve ser um dos maiores objetivos do líder, que garante o contínuo treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. 2.2 Estratégias da mudança Estratégias de mudanças e qualidade total são objetivos buscados pelas organizações que pretendem adequar-se às novas tendências do mercado e ambas se organizam a partir de aspectos construídos a partir de alguns princípios. Ocorre que, esses objetivos apresentam uma estruturação organizada em sentido inverso, porém com o mesmo foco de chegada. Enquanto as estratégias estão elencadas partindo do princípio de que é preciso estruturar primeiramente os métodos, as técnicas e processo de trabalho, para depois promover o envolvimento das pessoas que se engajarão nessa mudança, a qualidade total. Já a qualidade total parte de prioridades inversas: começa por sensibilizar e envolver as pessoas; para somente depois, modificar processos e estruturas organizacionais.

22 22 Para que o objetivo de uma bem sucedida mudança se alcance, tendo como resultado final a qualidade total, é necessário que o gestor de mudanças observe algumas ações: 1. Estabelecer com clareza o objetivo da mudança. Muitas são as organizações que iniciam um processo de mudança sem que se tenha clareza do que pretendem ao final do processo. Ainda que seus objetivos estejam claros para os gestores da mudança, a não socialização desses objetivos provocará desperdício de tempo, trabalho e capital, além de desestimular os indivíduos envolvidos nesse processo, provocando uma relação custo-benefício ineficientes. Um processo de mudança somente se torna eficiente, quando todos os seus protagonistas têm as informações necessárias para o implemento das ações que se sucederão. Processos de mudança também podem ter mais de um objetivo a ser buscado de forma simultânea, sendo necessária uma maior atenção dos gestores para a socialização desses objetivos, sem perder de vista a compreensão de que isso exigirá maior esforço de planejamento. 2. Planejar as ações ou estratégias a serem adotadas. É necessário que se defina com bastante clareza e planejamento os objetivos e as ações que serão desenvolvidas. Otimizar recursos á partir do enxugamento de custos, criar dinâmicas e estratégias que agilizem os serviços prestados, melhorando a qualidade final, assimilar novas tecnologias, incorporando-as às praticas rotineiras, delegar competências, descentralizando as decisões e ampliar a participação no mercado., são apenas algumas das possibilidades entre tantas outras, que podem ser definidas no coletivo da organização, valorizando-se propostas que surjam dos diversos setores da organização.

23 23 3. Criar um cronograma para as ações de mudança. Tendo objetivos e ações definidos, é fundamental que o gestor apresente, através de eficientes meios de comunicação, o cronograma para a execução das ações planejadas, definindo prazos datas de início e fim das ações; local onde as ações ocorrerão setores, departamentos, etc. Além dessas definições, é necessário que se clarifique os agentes dessas ações e o alvo quem será atingido com as mudanças a serem implantadas. 4. Estabelecer parcerias. Um processo de mudança pode ser mais eficiente à partir da cooptação de pessoas-chaves para a fundamentação das ações concebidas. Agentes externos como consultores que orientem e auxiliem no planejamento e implantação das mudanças, podem facilitar a compreensão das metas planejadas. Nesta parceria, é fundamental que se estabeleça uma relação de confiabilidade e sintonia da organização dom o parceiro, acatando sugestões e orientações para as ações a serem adotadas. Outras pessoas-chaves neste processo de mudança são os diretores, gerentes, supervisores, encarregados, líderes formais e informais de grupos, especialistas e técnicos de grandes conhecimentos em suas áreas. Destes agentes, dependerá substancialmente o sucesso ou o fracasso das mudanças a serem implementadas. 5. Comprometer e envolver pessoas. Um gestor de mudanças deve incentivar e valorizar todos os indivíduos participantes desse processo. A partir de reuniões individuais ou setorizadas, as sugestões devem ser acatadas, debatidas e submetidas aos demais indivíduos. Uma sugestão aceita e incorporada ao processo de mudança torna seu autor ou autores comprometidos com o processo. Dentre esses indivíduos técnicos, especialistas, pessoal operacional - pode surgir grandes propostas, tais como modificações em rotinas, processos, métodos, além da sinalização de dificuldades e problemas operacionais, pois vivem essas situações diariamente. É bastante comum nos relatos de

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS Nadia Al-Bdywoui (nadia_alb@hotmail.com) Cássia Ribeiro Sola (cassiaribs@yahoo.com.br) Resumo: Com a constante

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL CARLOS HENRIQUE FELIPE POÇAS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Planejamento de Recursos Humanos Profa. Marta Valentim Marília 2014 As organizações

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Ambientação nos conceitos

Ambientação nos conceitos Ambientação em Gestão de Projetos Maria Lúcia Almeida Ambientação nos conceitos Gestão de áreas funcionais e gestão de projetos Qualquer um pode ser gerente de projetos? Qual a contribuição da gestão de

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios de remuneração, baseados na legislação brasileira vigente e nas regras definidas pela Secretaria Executiva e Conselho Curador, com o objetivo de constituir uma estrutura

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE 1 ORIENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA, TREINAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Elaborado por: GT Especial do ABNT/CB-25 Grupo de Aperfeiçoamento do

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo.

O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. Nesta aula veremos o resumo de: O Empreendedor e suas Interações; Definições do Empreendedor; Tipos de Empreendedor. Nesta aula veremos o resumo de: O Intra-Empreendedorismo. 1 VÍDEO 2 O INTRA-EMPREENDEDORISMO

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO. As Funções Gerenciais e as Mudanças. As Funções Gerenciais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO. As Funções Gerenciais e as Mudanças. As Funções Gerenciais Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores. Apresentação SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE

GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores. Apresentação SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores Apresentação A Rede de Nacional de Consultores "ad hoc" do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública se constitui elemento de suma importância

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Aula Nº 9 Gerenciamento de Recursos Humanos em projetos

Aula Nº 9 Gerenciamento de Recursos Humanos em projetos Aula Nº 9 Gerenciamento de Recursos Humanos em projetos Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula visam tratar da identificação bem como do estabelecimento de uma estrutura organizacional apropriada ao

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Motivar pessoas para o foco da organização

Motivar pessoas para o foco da organização PORTWAY Motivar pessoas para o foco da organização Série 4 pilares da liderança Volume 3 4 pilares da liderança Motivar pessoas para o foco da organização E m Julho de 2014, fui procurado por algumas diretoras

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais