Tribunal de Contas da União

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tribunal de Contas da União"

Transcrição

1 Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 75/97 - Plenário - Ata 06/97 Processo nº TC /96-9 (SIGILOSO). Interessado: identidade preservada por intermédio do art. 215 do RI/TCU. Órgão: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS. Relator: Auditor Lincoln Magalhães da Rocha. Representante do Ministério Público: não atuou. Unidade Instrutiva: SECEX/RS. Especificação do "quorum": Ministros presentes: Homero dos Santos (Presidente), Fernando Gonçalves, Adhemar Paladini Ghisi, Carlos Átila Álvares da Silva, Iram Saraiva, Humberto Guimarães Souto, Bento José Bugarin e o Ministro-Substituto José Antonio Barreto de Macedo. Assunto: Denúncia sobre irregularidade praticada no âmbito do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS, relativamente ao pagamento de diárias a Conselheiros titulares e suplentes, simultaneamente. Ementa: Denúncia contra o CREA RS. Pagamento de diárias a Conselheiros titulares e suplentes, simultaneamente. Conhecimento. Procedência. Determinação. Juntada às contas. Data DOU: 11/03/1997 Página DOU: 4757 Data da Sessão: 26/02/1997 Relatório do Ministro Relator: Grupo I - Classe VII - PLENÁRIO -TC /96-9 (SIGILOSO).

2 -Natureza: Denúncia. -Órgão: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS. -Ementa: Denúncia contra o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS. Pagamento de diárias a Conselheiros titulares e suplentes, simultaneamente. Realização de diligências saneadoras e de audiência prévia. Conhecimento. Procedência da denúncia. Determinação de sustação do procedimento. Juntada do processo às contas ordinárias. Cancelamento da chancela de sigiloso e ciência ao interessado. Versam os autos sobre denúncia encaminhada a esta Corte contra o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS, relativamente ao pagamento de diárias a Conselheiros titulares e suplentes, simultaneamente. 2. O documento em questão (fl. 01) foi protocolado na SECEX/RS, havendo o signatário adotado idêntica providência junto à Procuradoria da República naquele Estado (cópia à fl. 02), tendo o mencionado órgão, de plano, encaminhado a denúncia ao Tribunal, com vistas à adoção das "providências que julgar cabíveis" (fls. 06/10). 3. Ao examinar os elementos, determinei sua autuação como denúncia, de caráter sigiloso, encaminhando os autos à referida SECEX, para efeito de análise (fl. 11). 4. A primeira instrução, levada a termo às fls. 12/3, consignou que o respectivo documento preenche os requisitos legais e regulamentares de admissibilidade. Informou a Sra. Analista que, segundo o denunciante, a irregularidade consiste na convocação de Conselheiros suplentes para atuação em Comissões, realizadas concomitantemente às reuniões camerais, atendidas pelos Conselheiros titulares. Em razão da convocação, ambas as categorias de Conselheiros estariam sendo contempladas com a percepção de diárias. 5. Assinalou que, conforme os termos denunciados, "apenas nominalmente as comissões tratam de assuntos diversos dos afetos às reuniões camerais". Tal solução - acrescentou - infringe os regulamentos pertinentes, os quais só permitem a convocação de suplentes durante a ausência ou impedimento dos titulares. 6. Ressaltou a instrução que o documento de fl. 03, que acompanha a peça acusatória, evidencia o acúmulo de atividades a serem desenvolvidas por aquela Câmara e sua disposição de formar 04 (quatro) Comissões constituídas, cada uma, por 03 (três)

3 Conselheiros suplentes, para agilização no relato dos processos. 7. Após discorrer sobre os despachos/pareceres que redundaram na constituição das referidas Comissões, sugeriu a Sra. Analista diligência preliminar, com vistas à solicitação dos elementos enumerados às fls. 13, de forma a permitir o exame da procedência da denúncia. 8. Promovida a requisição em causa, providenciou o responsável a elaboração das informações de fls. 16/20, acompanhadas dos documentos inseridos às fls. 21/163, cujas peças processuais mereceram apreciação às fls. 164/5 no âmbito da referida Secretaria Técnica. 9. Segundo a Instrução, informou o Sr. Presidente do Conselho que o pagamento de diárias a Conselheiros titulares e suplentes, em concomitância, constitui procedimento há muito exercido pelo CREA/RS. Destacou o Sr. Analista a existência, entre os documentos então carreados aos autos, de projeto de novo Regimento Interno do CREA/RS, cujo art. 15, "caput", consigna que "o suplente de Conselheiro poderá ser convocado juntamente com o titular". Acentuou, entretanto, que não consta do processo nenhuma informação sobre os valores relativos ao pagamento de diárias aos suplentes. 10. Asseverou que "é assente que houve transgressão, por parte do responsável, do Regimento Interno do CREA/RS (fls. 48 a 58) atualmente em vigor, mormente no tocante ao art. 16 (fl. 50-v.), que assim dispõe: 'os suplentes substituirão os conselheiros efetivos, em caráter eventual ou definitivo, e, quando em exercício, terão todos os direitos e deveres destes.' Do mesmo modo, desrespeita o responsável o Parecer nº 117/95 do CREA/RS (fl. 121), tendo em vista o pagamento de diárias a Conselheiros efetivos ou suplentes, convocados simultaneamente, quando esses exercem a mesma atividade". Informou o Sr. Analista que o projeto de Regimento Interno, em seu art. 15, não faculta o pagamento de diárias a suplentes quando no exercício da mesma atividade dos Conselheiros efetivos, uma vez que o novo dispositivo regimental prevê a possibilidade de substituição, em caráter transitório, do respectivo titular que estiver exercendo função diretiva no CREA/RS. 11. Conclusivamente, propôs o Sr. Analista que se conhecesse da denúncia, para, no mérito, considerá-la procedente, sugerindo, também, o cancelamento da chancela de sigilo aposta nos autos e audiência prévia do responsável, cujas providências foram endossadas pela Sra. Diretora e pelo Titular da SECEX/RS (fl. 165).

4 12. Autorizada por este Relator a audiência do responsável, preliminarmente, apresentou o interessado as razões de justificativa acostadas às fls. 170/2, ensejando a análise de fls. 175/6, seguida do posicionamento uniforme da Unidade Técnica competente. 13. Segundo a Instrução, argumenta o responsável - escudando-se na obra "Direito Administrativo Brasileiro" (págs. 165, 17ª Edição), do eminente e saudoso Administrativista Hely Lopes Meirelles, "que o regimento é a 'lei da casa' e que sua violação dá ensejo a invalidação do ato, desde que lesivo ao direito individual ou à prerrogativa da função". Ressalta, o interessado, que o ato contestado resultou do consenso das próprias Câmaras Especializadas e "que a prática de tal ato, apesar de vedada pelo Regimento Interno da entidade, 'não fere a lei', nem resoluções do CONFEA". 14. Acentua o Sr. Analista que se deve considerar, consoante os ensinamentos do mencionado autor expostos na obra citada, "que o regimento é um ato administrativo normativo". Tal ato tem "como objetivo imediato o de esclarecer a norma legal a ser observada pela Administração e pelos administrados, expressando, em minúcia, o mandamento abstrato da lei, fazendo-o com a mesma normatividade da regra legislativa. Desse modo, sendo o regimento a própria 'lei da casa' e, como ato administrativo normativo (inclui também as resoluções), traz a lume o regramento a ser observado pelos administrados, tendo a mesma normatividade das regras legislativas, não vemos como possa ser desrespeitado, sem que nenhuma conseqüência traga aos infratores". 15. Quanto à possibilidade de invalidação do ato regimental, verifica-se que, "na verdade, houve desrespeito a todo o direito da categoria, bem como criou-se privilégio contrário à prerrogativa de função ao propiciar para aqueles que são substitutos a atuação junto aos efetivos do cargo, descaracterizando a própria natureza da interinidade, percebendo remuneração como 'verdadeiros titulares'". 16. Lembra a Instrução que, quando da apreciação do TC /96-3, ponderou o Sr. Relator que "o regimento é lei no sentido material, equiparando-se, na sistemática das normas jurídicas, à própria lei editada pelo Legislativo" (Decisão nº 507/96, Ata nº 32/96-Plenário). 17. No mérito, propõe o não acolhimento das "razões de defesa

5 do responsável, por vulnerar o art. 16 do Regimento Interno do CREA/RS, bem como o Parecer nº 117/95 do Departamento Jurídico da entidade e Decisão nº 507/96-TCU-Plenário, aplicando-se ao mesmo a multa prevista no art. 220, inciso III, do Regimento Interno do TCU". 19. Sugere, ainda, com a aquiescência do escalão dirigente, a juntada dos autos às contas da autarquia para exame em conjunto e em confronto, determinando-se a imediata sustação do procedimento em apreço (fl. 176). Voto do Ministro Relator: PROPOSTA DE DECISÃO Tendo-se procedida às apurações pertinentes, ficou comprovada a veracidade dos fatos denunciados, tendo sido assegurado ao Sr. Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS, ampla oportunidade de defesa, conforme prescrevem a Lei nº 8.443/92, em seu art. 53, 4º, e o art. 212, 2º, do Regimento Interno/TCU (fls. 167/72). 2. Especificamente, o dispositivo do Regimento Interno do CREA/RS, então violado dispõe, "verbis": "Art Os suplentes substituirão os conselheiros, em caráter eventual ou definitivo, e, quando em exercício, terão todos os direitos e deveres destes" (grifos acrescidos). 3. Outrossim, o preceito regimental inscrito no art. 13, assim prescreve: "Art Se houver vacância de Conselheiro e ou de seu suplente, durante o mandato, será solicitada pelo Conselheiro a indicação de novo titular e ou suplente, para complementar o mandato". 4. Ressalte-se que, mesmo no âmbito interno, o procedimento em questão foi expressamente censurado, uma vez que, ao responder a consulta formulada pelo Departamento Administrativo do CREA/RS sobre a legalidade do referido procedimento, o Departamento Jurídico da instituição, por intermédio do Parecer nº 117, de , entendeu que "é preciso deixar claro que a matéria encontra regulamentação nos arts. 13 usque 16 do Regimento Interno, cuja exegese, s.m.j., não permite concluir pela possibilidade de atuação simultânea de titulares e suplentes, mas, ao invés, estes só substituem os titulares se ausentes estes" (fl. 121). 5. Consigna o mencionado Parecer, em corolário, que a

6 "orientação, forçoso concluir, é no sentido de que o pagamento aos suplentes é indevido se os respectivos titulares também se acham em exercício" (grifo do original, fl. 121). Portanto, de igual modo, penso que o pagamento de diárias aos Conselheiros titulares e suplentes, concomitantemente, constitui flagrante infringência aos preceitos regimentais, mormente o art. 16, cujo dispositivo, ao assegurar "todos os direitos" aos suplentes, o faz, textualmente, apenas nas hipóteses de "substituição" dos membros efetivos. 6. Assim sendo, a despeito de ter o dirigente juntado aos autos vasta documentação em cumprimento às diligências saneadoras (fls. 14/163), acompanhadas, posteriormente, das respectivas razões de justificativa (fls. 170/2), entendo que os fatos examinados não oferecem elementos de convicção capazes de desfazer o juízo de irregularidade, relativamente aos aspectos constantes da peça vestibular. 7. Quanto ao encaminhamento sugerido, considero ser de todo pertinente a proposta de apenação do responsável, conforme alvitrado pela Unidade Técnica, contudo, impende lembrar que as questões apuradas nestes autos irão comprometer as contas relativas ao exercício de 1996, as quais, englobando os demais atos de gestão, serão submetidas à deliberação do Tribunal, oportunamente. 8. Desse modo, no que tange ao momento para a cominação em epígrafe, penso que a juntada deste processo ao das contas ordinárias, irá fornecer subsídios não só para o juízo de mérito relativamente às mesmas, como também para a gradação da própria multa a ser aplicada, acaso verificadas outras irregularidades quando do julgamento das contas correspondentes, ocasião em que, aí sim, entendo deva ser imposta a sanção pecuniária. Ante o exposto, acolhendo, no essencial, a proposta formulada pela Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio Grande do Sul, proponho que o Tribunal adote a Decisão que ora submeto à deliberação deste Egrégio Plenário. Decisão: O Tribunal Pleno, diante das razões expostas pelo Relator, DECIDE: 1 - conhecer da presente denúncia, uma vez que foram observados os requisitos contidos nos arts. 74, 2º, da Constituição Federal, 1º, inciso XVI, 53, ambos da Lei nº 8.443/92 e 213 do Regimento Interno deste Tribunal, para, no mérito, considerá-la procedente;

7 2 - dar conhecimento desta Decisão ao interessado, Sr. Hermes Vargas dos Santos; 3 - determinar: I) ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS que adote providências no sentido de sustar o pagamento de diárias a Conselheiros titulares e suplentes, simultaneamente; II) a juntada do presente processo às contas do CREA/RS, relativas ao exercício social de 1996, com vistas ao exame em conjunto e em confronto; e III) o cancelamento da chancela de sigiloso que recai sobre estes autos, nos termos dos arts. 53, 3º e 55, 1º, da Lei nº 8.443/92, c/c os arts. 212, 1º e 215, 1º, do RI/TCU. Indexação: Denúncia; Entidade de Fiscalização Profissional; RS; Pagamento Indevido; Diárias; Conselheiro; Pessoal; Sustação; Pagamento; Importância Recebida Indevidamente; Procuradoria da República; Substituição;

Assunto: Denúncia acerca de irregularidades envolvendo contrato firmado entre o IBGE e Sul América de Seguros

Assunto: Denúncia acerca de irregularidades envolvendo contrato firmado entre o IBGE e Sul América de Seguros Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 305/96 - Plenário - Ata 20/96 Processo nº TC 018.257/95-0 (SIGILOSO) Interessado: Sebastião Martins Ferreira Entidade: Fundação Instituto Brasileiro

Leia mais

Assunto: Denúncia formulada pelo Sr. José Fernandes Arend acerca de irregularidade ocorrida na Escola Técnica Federal de Santa Catarina.

Assunto: Denúncia formulada pelo Sr. José Fernandes Arend acerca de irregularidade ocorrida na Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 76/97 - Plenário - Ata 06/97 Processo nº TC 012.083/96-8. Interessado: identidade preservada por intermédio do art. 215 do RI/TCU. Entidade: Escola

Leia mais

Assunto: Representação da SECEX/ES sobre domínio útil de terreno acrescido de Marinha.

Assunto: Representação da SECEX/ES sobre domínio útil de terreno acrescido de Marinha. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 73/96 - Plenário - Ata 07/96 Processo nº TC 300.027/95-8 Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Responsável: Juiz José Carlos Risk - Presidente

Leia mais

Assunto: Denúncia acerca de possíveis irregularidades ocorridas na cobrança de anuidades pelo CRTR - 5ª Região/SP.

Assunto: Denúncia acerca de possíveis irregularidades ocorridas na cobrança de anuidades pelo CRTR - 5ª Região/SP. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 631/97 - Plenário - Ata 36/97 Processo nº TC 008.151/97-0 (Sigiloso) Responsável: Sérgio Tadeu Alves Scaldaferri, Presidente Entidade: Conselho Regional

Leia mais

Assunto: Denúncia sobre possíveis irregularidades na doação de aparas de papel.

Assunto: Denúncia sobre possíveis irregularidades na doação de aparas de papel. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 74/97 - Plenário - Ata 06/97 Processo nº TC 016.626/94-0 (Sigiloso) Responsável: Ary Cícero de Moraes Ribeiro, ex-diretor-geral. Interessado: Antônio

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 506/97 - Segunda Câmara - Ata 26/97 Processo TC nº 350.348/95-2. Responsáveis: Álvaro Ferreira Nobre (ex-presidente) e Adalberto Pereira Lima (ex-secretário).

Leia mais

Assunto: Denúncia acerca de possíveis irregularidades ocorridas na aquisição de imóvel pelo CRC/MG.

Assunto: Denúncia acerca de possíveis irregularidades ocorridas na aquisição de imóvel pelo CRC/MG. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 383/97 - Plenário - Ata 24/97 Processo nº TC 002.280/97-3 (Sigiloso). Responsável: Jayme Crusoé Loures de Macedo Meira, Presidente. Entidade: Conselho

Leia mais

INDEXAÇÃO Representação; MRE; Contrato; Pagamento Antecipado; Auditoria; Diárias; Passagem Aérea;

INDEXAÇÃO Representação; MRE; Contrato; Pagamento Antecipado; Auditoria; Diárias; Passagem Aérea; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0245-12/00-P Identidade do documento: Decisão 245/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por Equipe de Auditoria do TCU. Possíveis irregularidades

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 582/96 - Plenário - Ata 36/96 Processo nº TC 650.279/96-4. Interessado: Empresa Refeicheque Administração Ltda. Entidade: SENAI - Departamento Regional

Leia mais

MEX - POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DO FUNDO DO EXÉRCITO EM TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL Consulta

MEX - POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DO FUNDO DO EXÉRCITO EM TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL Consulta MEX - POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DO FUNDO DO EXÉRCITO EM TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL Consulta Ministro-Relator Lincoln Magalhães da Rocha Grupo I - Classe III - Plenário -TC-004.254/1999-6 -Natureza: Consulta.

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 20/97 - Plenário - Ata 03/97 Processo nº TC 013.406/96-5 Interessado: Eleservice do Brasil - Componentes Eletrônicos Ltda Entidade: Serviço Federal

Leia mais

Interessados: Interessado: Identidade preservada ( 1º do art. 55 da Lei nº 8.443/92 c/c o inciso II do 4º do art. 35 da Resolução TCU nº 77/96)

Interessados: Interessado: Identidade preservada ( 1º do art. 55 da Lei nº 8.443/92 c/c o inciso II do 4º do art. 35 da Resolução TCU nº 77/96) Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0210-17/99-P Identidade do documento: Decisão 210/1999 - Plenário Ementa: Denúncia. Possíveis irregularidades no INSS. Convênio de prestação de serviços

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 92/96 - Plenário - Ata 08/96 Processo nº TC 016.033/94-9 Entidade: Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU. Interessado: Presidente da 50ª JCJ/RJ.

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 523/94 - Plenário - Ata 39/94 Processo nº TC 006.844/94-4. Interessado: Deputado Federal Reinhold Stephanes, Presidente da Comissão de Finanças e Tributação

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 111/97 - Plenário - Ata 09/97 Processo nº TC 0l5.766/96-9. Interessado: Identidade preservada. Entidade: Superintendência da Zona Franca de Manaus -

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 181/98 - Primeira Câmara - Ata 11/98 Processo nº TC 650.214/96-0 Responsável: Wilson Lang Entidade: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia/SC

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 307/98 - Plenário - Ata 19/98 Processo TC nº 014.188/97-0 Interessado: Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Entidade:

Leia mais

Relação de processos submetidos à 1ª Câmara, para votação na forma do Regimento Interno, arts. 70, inciso IV, 73 e 79.

Relação de processos submetidos à 1ª Câmara, para votação na forma do Regimento Interno, arts. 70, inciso IV, 73 e 79. Tribunal de Contas da União Data DOU: 29/10/1999 Colegiado: Primeira Câmara Número da Ata: 36/1999 Texto do Documento: RELAÇÃO Nº 51/99-TCU - Gab. Min. Humberto Guimarães Souto Relação de processos submetidos

Leia mais

Interessados: Responsável: Francisco de Sousa Filho, ex-secretário Municipal de Turismo e Desporto

Interessados: Responsável: Francisco de Sousa Filho, ex-secretário Municipal de Turismo e Desporto Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0198-47/99-P Identidade do documento: Acórdão 198/1999 - Plenário Ementa: Tomada de Contas Especial. Prefeitura Municipal de Aquiraz CE. Desvio de recursos

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 271/97 - Segunda Câmara - Ata 16/97 Processo TC nº 012.895/94-6. Responsável: Júlio Maito Filho, Presidente. Entidade: Conselho Regional dos Representantes

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0230-12/00-P. Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0230-12/00-P. Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0230-12/00-P Identidade do documento: Decisão 230/2000 - Plenário Ementa: Acompanhamento. Programa Nacional de Desestatização. Outorga de concessões

Leia mais

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo.

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo. Tribunal de Contas da União MANUAL PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE LICITAÇÃO PARA OUTORGA DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS E DE LINHAS DE TRANSMISSÃO 1 - INTRODUÇÃO 1.1. CARACTERÍSTICAS GERAIS O exame de

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 720/97 - Segunda Câmara - Ata 36/97 Processo TC nº 200.280/96-1. Unidade Jurisdicionada: Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leia mais

2. Sobre a importância socioeconômica e a viabilidade do empreendimento, a SECEX/SP registra o seguinte:

2. Sobre a importância socioeconômica e a viabilidade do empreendimento, a SECEX/SP registra o seguinte: Tribunal de Contas da União Assunto: Levantamento de Auditoria Colegiado: Plenário Classe: Classe I Sumário: Fiscobras 2001. Auditoria nas obras de dragagem no Porto de Santos/SP. Aquisição do projeto

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 291/96 - Segunda Câmara - Ata 17/96 Processo nº TC 399.124/93-4 Responsável: Sebastião Fernandes Barbosa Entidade: Prefeitura Municipal de Minas Novas

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 374/94 - Plenário - Ata 24/94 Processo nº TC 014.243/93-8 Interessado: Laboratório Universal - Pesquisas e Análises Clínicas Ltda. Órgão: Secretaria

Leia mais

Interessados: Interessada: CompuAdd do Brasil Importadora e Distribuidora Ltda.

Interessados: Interessada: CompuAdd do Brasil Importadora e Distribuidora Ltda. Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0152-09/00-P Identidade do documento: Decisão 152/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 187/96 - Plenário - Ata 14/96 Processo nº TC 011.152/94-0 - Sigiloso Interessado: Deputado Estadual Wagner Siqueira, membro da Assembléia Legislativa

Leia mais

PROCESSO - TC-10142/2013 JURISDICIONADO - PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ASSUNTO - CONSULTA EMENTA

PROCESSO - TC-10142/2013 JURISDICIONADO - PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ASSUNTO - CONSULTA EMENTA - PLENÁRIO PROCESSO - TC-10142/2013 JURISDICIONADO - PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ASSUNTO - CONSULTA EMENTA POSSIBILIDADE DO MUNICÍPIO INSTITUIR, MEDIANTE LEI, O DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

Leia mais

Entidade: Superintendência Regional da Receita Federal da 10ª Região Fiscal

Entidade: Superintendência Regional da Receita Federal da 10ª Região Fiscal Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0285-19/01-P Identidade do documento: Decisão 285/2001 - Plenário Ementa: Acompanhamento. Outorga de permissão da Estação Aduaneira em Novo Hamburgo

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 8/96 - Plenário - Ata 03/96 Processo nº TC 013.430/93-9 Interessado: Secretaria de Políticas de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho Entidade:

Leia mais

Assunto: Recursos Humanos - recurso de decisão administrativa - regulamentação da concessão da ajuda de custo no âmbito do TRT da 15ª Região.

Assunto: Recursos Humanos - recurso de decisão administrativa - regulamentação da concessão da ajuda de custo no âmbito do TRT da 15ª Região. 1 A C Ó R D Ã O - PROC. Nº TST-CSJT-124/2005-000-90-00.7 Interessados: Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Assunto: Recursos Humanos - recurso de decisão administrativa - regulamentação da concessão

Leia mais

Resolução 008/2016 Coren-RS

Resolução 008/2016 Coren-RS Resolução 008/2016 Coren-RS Resolução 008/2016 Coren-RS DECISÃO COREN-RS Nº 008/2016 Veda a dispensação de medicamentos por Profissionais de Enfermagem e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE

Leia mais

Assunto: Representação acerca de possível "afronta ao princípio constitucional da economicidade".

Assunto: Representação acerca de possível afronta ao princípio constitucional da economicidade. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 98/97 - Plenário - Ata 09/97 Processo nº TC 004.946/95-2 Interessado: Walton Alencar Rodrigues - Procurador-Geral, em substituição, do Ministério Público

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 262/95 - Segunda Câmara - Ata 30/95 Processo nº TC 019.207/94-8 Responsável: Sara de Fátima Carneiro Delpino CPF: 293.709.496-15 Entidade: Fundação

Leia mais

Identificação Decisão 679/ Plenário. Número Interno do Documento DC /97-P

Identificação Decisão 679/ Plenário. Número Interno do Documento DC /97-P Identificação Decisão 679/1997 - Plenário Número Interno do Documento DC-0679-41/97-P Ementa Auditoria. DAMF. SE. Embargos de Declaração interpostos pela XEROX DO BRASIL à Decisão 518/97 do Plenário, objetivando

Leia mais

PARECER Nº 6.615/2013

PARECER Nº 6.615/2013 Fls.239 PROCESSO Nº : 8820-0/2012 UNIDADE : FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DO ESTADO DE MATO GROSSO ASSUNTO : CONTAS ANUAIS DE GESTÃO EXERCÍCIO DE 2012 GESTOR : ROSELI FÁTIMA MEIRA BARBOSA PARECER Nº

Leia mais

INDEXAÇÃO Representação; Licitação; INPI; Concorrência; Edital; Capacidade Técnica; Atestado; Prestação de Serviços; Assistência Médica;

INDEXAÇÃO Representação; Licitação; INPI; Concorrência; Edital; Capacidade Técnica; Atestado; Prestação de Serviços; Assistência Médica; Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-1027-47/00-P Identidade do documento: Decisão 1027/2000 - Plenário Ementa: Representação formulada por licitante. Possíveis irregularidades praticadas

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 787/97 - Plenário - Ata 45/97 Processo nº TC 018.117/93-7 (sigiloso) Interessado: Identidade preservada (Art. 55 da Lei nº 8.443/92). Entidade: Companhia

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII

Tribunal de Contas da União. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII Tribunal de Contas da União Assunto: Representação Colegiado: Plenário Classe: Classe VII Sumário: Representação formulada com base no art. 113 da Lei nº 8.666/93 contra possíveis irregularidades em convite.

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 58/92 - Plenário - Ata 41/92 Processo nº TC 249.036/91-6. Responsável: Roraima Moreira da Rocha Unidade: Diretoria Regional da SUCAM. Relator: Auditor

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Regimento Interno do Comitê de Gestão de Riscos 1/7 TÍTULO CLASSIFICAÇÃO REFERENCIAL NORMATIVO ASSUNTO ELABORADOR Regimento Interno do Comitê de Gestão de Risco Documentos Institucionais Resolução CGPC nº 13/2004 Estabelece a composição e atribuições

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0103-13/00-1. Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: DC-0103-13/00-1. Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-0103-13/00-1 Identidade do documento: Decisão 103/2000 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Royalties. Prefeitura Municipal de Planalto

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC /01-2. Identidade do documento: Acórdão 245/ Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC /01-2. Identidade do documento: Acórdão 245/ Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0245-14/01-2 Identidade do documento: Acórdão 245/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. Fundação Nacional de Saúde. Prefeitura

Leia mais

Em seguida, a Presidência determinou que a matéria fosse distribuída, conforme registrado na sessão realizada no dia 21/08/2003.

Em seguida, a Presidência determinou que a matéria fosse distribuída, conforme registrado na sessão realizada no dia 21/08/2003. PROCESO N.º : 20.276/03 INTERESSADO : RAIMUNDO DE SÁ BARRETO GRANJEIRO-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBALHA NATUREZA : PROCESSO NORMATIVO CONSULTIVO RELATOR : CONSELHEIRO ERNESTO SABOIA PARECER TÉCNICO

Leia mais

Interessados: RESPONSÁVEIS: João Paulo Bastos Hildebrandt e Paulo Macedo de Carvalho Mesquita

Interessados: RESPONSÁVEIS: João Paulo Bastos Hildebrandt e Paulo Macedo de Carvalho Mesquita Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0054-06/99-1 Identidade do documento: Acórdão 54/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas. Centro Psiquiátrico Pedro II. Exercício de 1997. Garantias

Leia mais

Entidade: Órgão de Origem: Delegacia de Administração do Ministério da Fazenda no Espírito Santo

Entidade: Órgão de Origem: Delegacia de Administração do Ministério da Fazenda no Espírito Santo Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0457-33/00-2 Identidade do documento: Acórdão 457/2000 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas. DAMF ES. Exercício de 1993. Recurso de reconsideração

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 41/98 - Plenário - Ata 11/98 Processo nº TC 011.640/95-2 Interessado: Identidade Preservada Entidade: Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu/PR Relator:

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 710/97 - Segunda Câmara - Ata 36/97 Processo TC nº 625.481/96-8 Responsável: Renato Nilo Schossler Entidade: Caixa Econômica Federal - Superintendência

Leia mais

Tribunal de Contas do Estado do Pará

Tribunal de Contas do Estado do Pará RESOLUÇÃO Nº 17.181 (Processo nº 2006/51558-6) Assunto: Consulta formulada pelo Exmº Sr. FRANCISCO BARBOSA DE OLIVEIRA, Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará. EMENTA: I- Permite-se

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL - CADE

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL - CADE 1 ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL - CADE PARECER ProCADE Nº 264/2004 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 08012.011690/99-08 REPRESENTANTE: ANDRE FRELLER REPRESENTADA: EMBRATEL,

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉÉCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉÉCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉÉCIO PROJETO DE LEI N o 2.542, DE 2007 Dispõe sobre a Atividade de Inteligência Privada e dá outras providências. Autor: Deputado JOSÉ GENOÍNO Relator:

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 446/95 - Plenário - Ata 40/95 Processo nº TC 020.528/94-9 Interessado: Representante da empresa Lynch Representações e Participações Ltda. Entidade:

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII

Tribunal de Contas da União. Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0. Assunto: Representação. Colegiado: Plenário. Classe: Classe VII Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Apenso: TC-009.212/1999-0 Assunto: Representação. Colegiado: Plenário Classe: Classe VII Sumário: Representação formulada pelo Ministério Público Federal. Inquérito

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 167/96 - Segunda Câmara - Ata 20/96 Processo nº TC 004.813/95-2 Responsável: Demósthenes Madureira de Pinho Filho Entidade: Instituto de Resseguros

Leia mais

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; CEF; Responsável em Débito; Ato Ilícito; Crime; Fraude;

INDEXAÇÃO Tomada de Contas Especial; CEF; Responsável em Débito; Ato Ilícito; Crime; Fraude; Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0664-44/00-2 Identidade do documento: Acórdão 664/2000 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. CEF. Prática de ilícitos em operações bancárias

Leia mais

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA;

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Assunto: Consulta Colegiado: Plenário Classe: Classe III Sumário: Consulta formulada pela Presidência do Tribunal

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 289/97 - Primeira Câmara - Ata 40/97 Processo nº TC 003.390/95-0 Interessado: Sacha Calmon Navarro Coelho. Órgão: Justiça Federal de Primeiro Grau da

Leia mais

PARECER Nº 008/2013 - MPC

PARECER Nº 008/2013 - MPC PARECER Nº 008/2013 - MPC PROCESSO Nº ASSUNTO ÓRGÃO CNS28.000-02/2010 (0576/2010 - TCERR) Consulta Prefeitura Municipal de Uiramutã RESPONSÁVEL Eliésio Cavalcante de Lima Prefeito Municipal RELATOR Consa.

Leia mais

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA;

Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: MARIA ALZIRA FERREIRA; Assunto: Aposentadoria Colegiado: Segunda Câmara Classe: Classe V Sumário: Aposentadoria. Determinação, por meio

Leia mais

PROCESSO Nº: 0801055-94.2014.4.05.8500 - APELAÇÃO APELANTE: CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

PROCESSO Nº: 0801055-94.2014.4.05.8500 - APELAÇÃO APELANTE: CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE PROCESSO Nº: 0801055-94.2014.4.05.8500 - APELAÇÃO RELATÓRIO O Senhor DESEMBARGADOR FEDERAL CONVOCADO GUSTAVO DE PAIVA GADELHA: Cuida-se de apelação da sentença que julgou procedentes os pedidos autorias,

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAUJO

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAUJO Processo: 0001353-14.2015.8.06.0000 - Conflito de competência Suscitante: Juiz de Direito da 15ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza Suscitado: Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 540.048 - RS (2003/0061038-6) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : VALDA TEREZINHA CARBONE ADVOGADO : MARLON LEANDRO TORRES E OUTRO RECORRIDO : HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 41/96 - Plenário - Ata 05/96 Processo nº TC 010.652/95-7 Interessado: Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - Dr.

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 343/93 - Plenário - Ata 33/93 Processo nº TC 008.731/93-4 Interessado: Ministro Jutahy Magalhães Júnior Órgão: Ministérios do Bem-Estar Social. Relator:

Leia mais

- Condições em que será legal o aproveitamento de candidato habilitado em determinado concurso público para provimento de cargo em outro órgão.

- Condições em que será legal o aproveitamento de candidato habilitado em determinado concurso público para provimento de cargo em outro órgão. CONCURSO PÚBLICO - ÓRGÃO DIFERENTE - APROVEITAMENTO - Condições em que será legal o aproveitamento de candidato habilitado em determinado concurso público para provimento de cargo em outro órgão. TRIBUNAL

Leia mais

Sessão de 02 de fevereiro de 2016 RECURSO Nº - 60.305 ACÓRDÃO Nº - 14.767 REDATOR CONSELHEIRO PAULO EDUARDO DE NAZARETH MESQUITA

Sessão de 02 de fevereiro de 2016 RECURSO Nº - 60.305 ACÓRDÃO Nº - 14.767 REDATOR CONSELHEIRO PAULO EDUARDO DE NAZARETH MESQUITA PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO ACÓRDÃO No D.O. 01 / 03 / 2016 Fls.: 17 SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL Sessão de 02 de fevereiro de 2016 PRIMEIRA CAMARA RECURSO Nº - 60.305 ACÓRDÃO Nº - 14.767 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.078.879 - RJ (2008/0170345-9) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES RECORRENTE : AERÓLEO TÁXI AÉREO S/A ADVOGADO : ANDREA CHIEREGATTO E OUTRO(S) RECORRIDO : FAZENDA NACIONAL ADVOGADO

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Gabinete do Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Gabinete do Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho TRIBUNAL PLENO - SESSÃO: 27/02/13 EXAME PRÉVIO DE EDITAL SEÇÃO MUNICIPAL M-007 PROCESSO: TC-001356/989/12-9 REPRESENTANTE: OPERA GESTÃO DE EMPRESAS LTDA. REPRESENTADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSASCO. ASSUNTO:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE RONDÔNIA SENTENÇA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE RONDÔNIA SENTENÇA CLASSE N. 1100 AÇÃO ORDINÁRIA/TRIBUTÁRIA Autor: Sindicato dos Servidores na Justiça do Trabalho dos Estados de Rondônia e Acre - SINJUSTRA Ré: União/Fazenda Nacional SENTENÇA Trata-se de ação de rito ordinário

Leia mais

Entidade: Sociedade de Proteção à Infância e Maternidade de Bom Jesus de Itabapoana - SPIM/RJ

Entidade: Sociedade de Proteção à Infância e Maternidade de Bom Jesus de Itabapoana - SPIM/RJ Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0376-36/99-1 Identidade do documento: Acórdão 376/1999 - Primeira Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Subvenção Social. MBES. Sociedade de Proteção

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 16/95 - Primeira Câmara - Ata 03/95 Processo nº TC 011.083/94-8 Responsáveis: João Luiz Ramalho de Oliveira Filho - Diretor Regional do DNOCS e Lélia

Leia mais

RECOMENDAÇÃO nº 16/2016

RECOMENDAÇÃO nº 16/2016 Autos nº 1.14.012.000020/2012-42 Espécie: Inquérito Civil Público ICP Assunto: Recomenda ao Município de Irecê a adoção de medidas e a instalação de instrumentos que permitam o controle social do horário

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RIO GRANDE DO SUL Coordenadoria de Taquigrafia e Acórdãos

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RIO GRANDE DO SUL Coordenadoria de Taquigrafia e Acórdãos PROCESSO N o 15008300 PROCEDÊNCIA: CAMAQUÃ RECORRENTE: JOSÉ NAPOLEÃO KASPRZAK CANDIDATO A VEREADOR PELO PPB RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL DA 12ª ZONA --------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2702/2014 - PGGB

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2702/2014 - PGGB MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº 2702/2014 - PGGB RECLAMAÇÃO nº 18.501/SP RECLTE.(S) : UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS PROC.(A/S)(ES): ROSA MARIA RAIMUNDO RECLDO.(A/S) :

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 7072

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 7072 Publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 10 de 09 de 2010, fls. 02 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 7072 Classe : 26 Processo Administrativo Num. Processo

Leia mais

REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL DA UNIVERSIDADE DE UBERABA (Aprovado pelo CEEA / UNIUBE em 28/03/2012) Capítulo I Do Comitê

REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL DA UNIVERSIDADE DE UBERABA (Aprovado pelo CEEA / UNIUBE em 28/03/2012) Capítulo I Do Comitê REGIMENTO DO COMITÊ DE ÉTICA NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL DA UNIVERSIDADE DE UBERABA (Aprovado pelo CEEA / UNIUBE em 28/03/2012) Capítulo I Do Comitê Art. 1º - O Comitê de Ética na Experimentação Animal (CEEA)

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE RECURSOS E REEXAMES

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE RECURSOS E REEXAMES TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE RECURSOS E REEXAMES Fls 013 PROCESSO Nº: REC-16/00036446 UNIDADE GESTORA: Prefeitura Municipal de Florianópolis INTERESSADO: Procuradoria Geral

Leia mais

Professora de Direito da FTEC - Novo Hamburgo/RS. Assessora Jurídica do PRÓ-SINOS.

Professora de Direito da FTEC - Novo Hamburgo/RS. Assessora Jurídica do PRÓ-SINOS. Orientação sobre a constituição dos Conselhos Municipais de Saneamento Básico para os municípios integrantes do Consórcio PRÓ-SINOS. O Controle Social no Saneamento Básico: constituição dos conselhos municipais,

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 04ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 04ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 04ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.386064/2015-23 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SANTO ANTÔNIO

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO PROJETO DE LEI Nº 3.241, DE

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO PROJETO DE LEI Nº 3.241, DE COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE REDAÇÃO PROJETO DE LEI Nº 3.241, DE 1997 Modifica a Lei nº 9.429, de 26 de dezembro de 1996, que dispõe sobre prorrogação de prazo para a renovação de Certificado

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 82/96 - Segunda Câmara - Ata 07/96 Processo nº TC 023.823/92-5 Interessado: Darlan José Dórea Santos (Diretor-Executivo) Entidade: Agência Especial

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 191/95 - Primeira Câmara - Ata 31/95 Processo nº TC 649.008/93-6 Responsável: Flávio Pereira, ex-prefeito Municipal Unidade: Prefeitura Municipal de

Leia mais

2. O Levantamento de Auditoria foi realizado no período de a , pelo AFCE Emmanuel Nazareno Souza Vasconcelos.

2. O Levantamento de Auditoria foi realizado no período de a , pelo AFCE Emmanuel Nazareno Souza Vasconcelos. Tribunal de Contas da União Assunto: Levantamento de Auditoria Colegiado: Plenário Classe: Classe V Sumário: Fiscobras 2001. Construção de subestações elétricas no Porto de Mucuripe/CE. Licitação contestada.

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO. Tribunal Pleno.

FUNDAMENTAÇÃO. Tribunal Pleno. Processo nº 4.547-0/2012 Interessado Prefeitura de Primavera do Leste Assunto Representação de Natureza Interna Relator Conselheiro Waldir Júlio Teis Julgamento Tribunal Pleno FUNDAMENTAÇÃO Tribunal Pleno.

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO NONA CÂMARA CÍVEL

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO NONA CÂMARA CÍVEL NONA CÂMARA CÍVEL Apelação nº 0015111-07.2009.8.19.0001 Apelante: JOÃO CAMPOS DA SILVA Apelado: ESTADO DO RIO DE JANEIRO Relator: Desembargador ROBERTO DE ABREU E SILVA AÇÃO ORDINÁRIA. LEGITIMIDADE DO

Leia mais

Interessados: INTERESSADO: : Identidade preservada (art.55, 1º, da Lei nº 8.443/92 c/c o art. 66, 3º, da Resolução/TCU nº 136/2000)

Interessados: INTERESSADO: : Identidade preservada (art.55, 1º, da Lei nº 8.443/92 c/c o art. 66, 3º, da Resolução/TCU nº 136/2000) Tribunal de Contas da União Número do documento: DC-1000-46/00-P Identidade do documento: Decisão 1000/2000 - Plenário Ementa: Denúncia. Possíveis irregularidades praticadas pela Escola Agrotécnica Federal

Leia mais

Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA;

Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA; Tribunal de Contas da União Representante do Ministério Público: JATIR BATISTA DA CUNHA; Assunto: Recurso de Reconsideração. Acórdão: VISTOS, relatados e discutidos estes autos de recurso de reconsideração

Leia mais

PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR

PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR Conselheiro Interino Luiz Carlos Pereira EQUIPE DE AUDITORIA 1 Nilson

Leia mais

PROCESSO Nº CSJT-Cons-6793-47.2011.5.00.0000. A C Ó R D Ã O (C S J T) BL/rk/BL

PROCESSO Nº CSJT-Cons-6793-47.2011.5.00.0000. A C Ó R D Ã O (C S J T) BL/rk/BL A C Ó R D Ã O (C S J T) BL/rk/BL CONSULTA. ASSINATURA DO JUIZ, NAS ATAS E TERMOS DE AUDIÊNCIA, EM PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO. VALIDADE. INTELIGÊNCIA DO ARTIGO 851, 2º, DA CLT FRENTE AO ARTIGO 169, 2º,

Leia mais

Assunto: Consulta sobre pagamento de despesas não empenhadas nem contratadas e sem crédito orçamentário.

Assunto: Consulta sobre pagamento de despesas não empenhadas nem contratadas e sem crédito orçamentário. Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 321/95 - Plenário - Ata 30/95 Processo nº TC 325.129/95-9. Interessada (consulente): Maria José Santos de Santana, Assessora de Auditoria e Controle

Leia mais

ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA

ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA 63 Processo nº: 201706340-00 Classe: Termo de Ajuste de Gestão Órgão: Câmara Municipal de Cumaru do Norte Compromissário: Antônio Pereira da Silva Instrução: DIPLAN Ministério Público: Procuradora Maria

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA MUNICIPAL N. 834672

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA MUNICIPAL N. 834672 PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA MUNICIPAL N. 834672 Procedência: Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Pará de Minas Exercício: 2009 Responsável: Oswaldo Oliveira

Leia mais

384/2013-GCJV ANÁLISE 10/10/2013 CONSELHEIRO RELATOR JARBAS JOSÉ VALENTE

384/2013-GCJV ANÁLISE 10/10/2013 CONSELHEIRO RELATOR JARBAS JOSÉ VALENTE 1. ASSUNTO Homologação da adjudicação da Licitação nº 005/2012/SPV-Anatel outorga de autorização de uso de radiofrequências nas faixas de 152 MHz a 174 MHz e/ou 39 MHz, pelo prazo de 10 (dez) anos, prorrogável

Leia mais

Cópia extraída do Original de acordo com Art.3º do Decreto nº 4.521de 16/12/02 e Portaria nº 209 de 10/09/03, Art 1º e 2º

Cópia extraída do Original de acordo com Art.3º do Decreto nº 4.521de 16/12/02 e Portaria nº 209 de 10/09/03, Art 1º e 2º Nº 93, terça-feira, 17 de maio de 2016 SEÇÃO 1 ISSN 1677-7042 76 Tribunal de Contas da União LEVANTAMENTO DE SIGILO DE PROCESSOS Em razão do levantamento de sigilo dos respectivos processos, tornaram-se

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA

CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA P A R E C E R N.º 157/2013 COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO OBJETO: Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Aparecida relativa ao exercício de 2009 (Proc. TC 000388/026/09) EXPOSIÇÃO DA MATÉRIA:

Leia mais

VOTO EM SEPARADO I RELATÓRIO. Vem ao exame desta Comissão o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 218, de 2010, cuja ementa está transcrita acima.

VOTO EM SEPARADO I RELATÓRIO. Vem ao exame desta Comissão o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 218, de 2010, cuja ementa está transcrita acima. VOTO EM SEPARADO Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 218, de 2010 (Sugestão nº 4, de 2009, na origem), da Comissão de Direitos Humanos e Legislação

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 56/96 - Plenário - Ata 16/96 Processo nº TC 279.153/93-7. Responsável: Manoel Enedino Gomes. Entidade: Associação Beneficente e Cultural de Caldeirão

Leia mais

WORSHOPS SEMANAIS DO NÚCLEO DE ESTUDOS FISCAIS DA ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS 11/05/2015

WORSHOPS SEMANAIS DO NÚCLEO DE ESTUDOS FISCAIS DA ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS 11/05/2015 WORSHOPS SEMANAIS DO NÚCLEO DE ESTUDOS FISCAIS DA ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS 11/05/2015 Apresentação As reuniões semanais do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) têm o objetivo

Leia mais