Benefícios da ITIL para Gestão dos Serviços de TI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Benefícios da ITIL para Gestão dos Serviços de TI"

Transcrição

1 Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma de outubro de 2014 Benefícios da ITIL para Gestão dos Serviços de TI Eyler Bryan Rodrigues Vieira Santos RESUMO A sociedade está em um novo patamar, onde a busca por qualidade nos serviços adquiridos não é mais um mero detalhe para as empresas, por isso é comum à busca por frameworks que associe esse crescimento com a situação atual da empresa. A área de Tecnologia da Informação - TI, nas empresas, é algo fundamental, consequentemente, deve prestar um serviço de qualidade, pois os mesmos afetam os demais setores interna ou externamente à empresa. Pensando na evolução, expansão e necessidade da TI nas organizações, este trabalho mostra como a Information Technology Infrastructure Library ITIL contribui na gestão dos serviços de TI. A ITIL implantada nas empresas proporciona vantagens competitivas e suas práticas coesas propiciam um foco mais estratégico na gestão institucional que podem impulsioná-la no mercado comercial. Palavras-chave: Framework. Tecnologia da Informação. ITIL. 1 INTRODUÇÃO A tecnologia da informação vem ganhando espaço nas empresas e, atualmente, é um setor indispensável para que as instituições sejam eficientes e eficazes no cenário comercial. Por ser um setor tão importante, é necessário que o mesmo, ofereça serviços com qualidade e suficientes para suprirem as necessidades dos clientes, desenvolvimento da empresa e garantir competitividade comercial. Foi encontrado na ITIL, práticas que se se implantadas nas empresas, podem levá-las a alcançar esses objetivos. Qualidade não é um adjetivo fácil de ter como característica quando se refere à entrega de um serviço para terceiros. Fazer algo com excelência se torna cada vez mais difícil quando deparamos com a dificuldade de tempo, quantidade e complexidade, para entrar no mercado comercial e competir por igual com as demais empresas, é preciso levar em consideração esses detalhes, que se tornam grandes na hora de entregar os serviços solicitados.

2 Para administrar bem os serviços e observar os detalhes que se tornam grandes na prática, foram criados frameworks, ferramentas, práticas, que contribuem no acompanhamento e gerenciamento do ciclo de vida dos serviços de TI prestados. Quando se tem um projeto é importante que todos os processos sejam planejados, que estratégias sejam criadas e haja um acompanhamento do desenvolvimento desse projeto antes, durante e depois que o mesmo já estiver finalizado, para que sua implantação aconteça de forma esperada e os resultados sejam satisfatórios. As empresas tende a ter mais dificuldades em conquistar uma certificação, pois contempla uma complexidade e dimensão muito grande comparado a um profissional que queira adquirir uma certificação. Os profissionais da área de TI veem se capacitando para alcançar um nível melhor de conhecimento e esse conhecimento é levado às empresas, ou seja, o profissional absorve o conhecimento e leva para o seu ambiente de trabalho, para contribuir com a evolução da instituição. Quanto mais profissionais capacitados, mais fácil da instituição inserir práticas de melhoria. A Information Technology Infrastructure Libibrary (ITIL) é framework que veem agregando valores aos profissionais e, consequentemente, as empresas que as aderem. Por ser uma ferramenta reconhecida e referência no mercado, é comum vê-la em ambientes de TI. A ITIL é uma biblioteca de gerenciamento de serviços de TI, ou seja, são práticas focadas em pessoas, processos e recursos que contribuem para o melhor acompanhamento e qualidade dos serviços. Aderir a biblioteca da ITIL não significa ser guiado por um manual ou guia, mas adaptar práticas que foram e são eficazes em diversas empresas para reduzir gastos, traçar estratégias de competitividade, ter controle das ações, monitorar evoluções e retrocessos, especificar metas, avaliar casos críticos, enfim, gerenciar uma setor crucial para o desenvolvimento e permanência da empresa no mercado de trabalho. A ITIL descreve processos que contribui no desenvolvimento de serviços de TI em empresas. É mundialmente conhecida e foi incorporada em milhares de empresas pelo mundo. Suas práticas se resumem em acompanhar todo o ciclo de vida dos serviços prestados, ou seja, antes, durante e depois de serem implementados. Sua evolução é constante, assim como a evolução da tecnologia. A ISO/IEC foi baseada na ITIL versão 2, por isso, a empresa que adota às práticas da ITIL, pode tentar uma certificação para a organização e se destacar no mercado.

3 2 INFRASTRUCTURE LIBRARY - ITIL Engajados em diminuir os custos de TI, o governo britânico solicitou a Central Computer and Telecoms Agency CCTA, departamento que desenvolvia pesquisas de TI, que desenvolvessem um projeto que solucionasse esse problema. A CCTA, por sua vez, analisou os procedimentos que as empresas de sucesso estavam aderindo para reduzir os seus custos, o resultado dessas analises, em 1986, ganhou o nome de Government IT Infrastructure Management Method GITIMM, esse foi o primeiro nome da ITIL. Em 1989, viram que o nome, GITIMM não combinava muito com a estrutura dos livros, então resolveram remover o G de Government e trocar o MM pelo L de Library, assim ficou conhecido como ITIL IT Infrastructure Library. A ITIL ficou conhecida no mundo todo a partir da década de 90, suas práticas eram aplicáveis nos ambientes de TI, o que despertava interesse, até as empresas privadas perceberam que essas práticas poderiam ser aplicadas em suas instituições e começaram a adotá-las. O governo britânico, por sua vez, não esperava que esse manual tivesse tamanha proporção, era esperado um uso interno dessas práticas, por isso, em 1991, foi transferida essa tarefa de administrar para a IT Infrastructure Manegement Forum ITMF, que era composto por um comunidade de profissionais em TI, com objetivo de disseminar e discutir as boas práticas na gestão de TI. Durante os anos, foi observado que a TI estava se transformando em uma área de serviços, deixando de ser infraestrutura e manutenção, consequentemente, em 1997, a comunidade decidiu mudar o nome para IT Service Manegement Fórum ITSMF. A partir do ano 2000, a ITIL foi restruturada, surgindo a ITIL v2, que é constituída por nove livros. Em 2004, é iniciado o projeto para rescrever a ITIL, originando a ITIL v3. Em 2005, foi publicada a ISO/IEC 20000, para certificar o sistema de gestão das áreas de TI nas empresas. A ISO/IEC tem muita semelhança com a estrutura da ITIL v2. Durante alguns anos a ITIL v3 foi reescrita para se adaptar a nova realidade da TI nas empresas, a Tecnologia da informação foi ganhando espaço nas instituições e esse crescimento foi observado a ponto de empresas se preocuparem em melhores práticas para o desenvolvimento de serviços. Foram, então, convidados vários autores de diversas

4 empresas e comunidade para criar essa nova versão. E em 2007, foi lançado a ITIL v3 com 5 livros principais. 2.1 Estrutura da ITIL A estrutura apresentada é da ITIL versão três, por ser a última versão publicada. Nessa nova versão os processos são agrupados em módulos com uma sequência lógica para o provimento das boas práticas. A mudança mais expressiva foi separar os processos pelo ciclo de vida do mesmo. Essa versão é composta por sete livros, são eles: Service Strategy, Service design, Service Transition, Service Operation e Continual Service Improvement. Cada um tem um papel fundamental no gerenciamento dos serviços. Service Strategy (Estratégia de Serviço): Etapa para adquirir informações sobre os requisitos e necessidades de negócio que podem ser executados pelos serviços de TI. Esse dados são documentados no Service Level Package - SLP(pacote de nível de serviços). Service design (Desenho de serviço): Após conhecer os requisitos e necessidade do negócio, são criados as soluções em serviços de TI que por sua vez, são documentados no Service Design Package SDP(serviço de desenho de serviços). Service Transition (Transição de serviços): Com os serviços (soluções) criados, os mesmos são testados para validação. O Service Knowledge Management System - SKMS (sistema de gestão do conhecimento em serviços) é atualizado de acordo com as informações adquiridas. Service Operation (Operação de serviços): O serviço permanece em operação e funcionamento de acordo com os níveis de serviço do Service Level Agreement SLA (acordo de nível de serviço) estabelecidos para gerar o resultado esperado. Continual Service Improvement (Melhoria de serviço continuada) Identifica melhoria no serviço. 2.2 Definições Nessa biblioteca, algumas palavras, termos ou expressões se tornam repetitivas, é importante conhecer o real significado para entender a sistemática dos processos sugeridos na ITIL, por isso vamos defini-las:

5 Cliente: Alguém que adquire ou tem direito a um serviço, neste caso, um serviço de TI, independente se é pago ou não, interno ou externo. Exemplo: O setor financeiro é um cliente do setor de TI. Negócio: Organização onde o setor de TI tem vários clientes. Boa prática: Em busca de inovações as empresas tornam seus processos cada vez mais eficientes e competitivos, essa automatização recebe o nome de boa prática. Essas boas práticas vão se tornando comuns dentro e fora da empresa, deixando de ser um diferencial para se tornar uma commoditie 1. A boa prática é algo realizado de forma otimizada e que alcance um resultado eficaz e eficiente. Um exemplo é a ITIL, um framework 2 que apresenta boas práticas testadas por diversas empresas, pois é um domínio público, ou seja, qualquer um pode ter não só acesso, mas também implementá-las em seu negócio. Todas as boas práticas foram documentadas e estão disponíveis para beneficio de todos. Adotar práticas de domínio comum é uma vantagem, pois está comprovado que essas práticas são eficazes, através da implantação das mesmas em milhares de empresas. Serviço: Consiste na entrega de um valor para o cliente, facilitar o resultado que o cliente quer alcançar. Por exemplo, você pode apresentar o software de planilhas para o cliente fazer cálculos, ao invés de usar calculadora, ou uma impressora substituindo a escrita manual, mas de nada adianta se software e impressora, não estiverem em pleno funcionamento. Essas situações resumem serviços de TI. A prestação de serviços de TI em um empresa é algo de extrema importância, pois um negócio pode ter sérios prejuízos se a TI falhar. Exemplo, se um banco não faz backup de seu banco de dados e o mesmo se corrompe, esse banco vai ter sérios problemas que podem gerar diversos processos judiciais e levá-lo a falência, por isso, é muito importante que os serviços de TI sejam feitos da melhor maneira possível e que boas práticas sejam implantadas. Gerenciamento de serviços de TI: Conjunto de habilidades organizacionais que fornecem valores ao cliente em forma de serviços. São funções e processos que gerenciam os serviços em seu ciclo de vida (estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Continuada). Ter um gerenciamento dos serviços que a empresa está prestando aos seus clientes é de grande valor, pois através desse gerenciamento podem-se traças estratégias não só na área de TI, mas também, em outros setores na empresa, tornando-a mais competitiva. 1 Mercadoria, matéria-prima. 2 Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação. Fayad e Schmidt

6 Função: São pessoas especializadas a desempenhas algo. A ITIL estabelece que a organização possua determinados grupos para realizar funções específicas. Isto é muito importante e eficaz na área de TI, pois a mesma, geralmente, sofre de altos índices de demandas para serem atendidas. Processo: É um conjunto de atividades coordenadas combinando e implantando recursos e habilidade com o objetivo de produzir uma saída, a qual, direta ou indiretamente, cria valor para um cliente ou parte interessada. 3 BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ITIL Reduzir os custos: A área de TI é uma das áreas que mais precisam de investimento e esses investimentos, geralmente são de alto valor. Por isso, é importante que esses custos sejam analisados criteriosamente, para traçar estratégias com objetivo de redução desses custos. A ITIL agrega processos que facilitam o gerenciamento desses gastos e, principalmente, adotam práticas, como maior organização e controle das tarefas, planejamento de serviços e especificações do que será feito, que se forem seguidas pelos profissionais e pela empresa, implicam na redução significativa dos custos. Gerenciar e mitigar os riscos: Erros são comuns em todas as gestões, por isso, além de evitá-los, é preciso se preparar para quando houver. A ITIL prepara os profissionais para se prevenirem, fazendo planejamento de todas as fases do serviço, criando estratégias, preparando o ambiente e acompanhando cada evolução, e os auxiliam na maneira de como lidar com os erros e problemas durante todo o ciclo de vida do projeto. Aumento da satisfação do usuário através da melhoria dos serviços: A satisfação do usuário é consequência de um trabalho eficaz e eficiente. A ITIL adota práticas para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira possível, se as mesmas forem adotas por todos da área de TI, consequentemente, o reconhecimento delas pelos usuários serão positivos. Facilitar o melhoramento de TI para o negócio: A TI de uma empresa é parte necessária e extremamente importante em uma empresa, se essa área recebe um melhoramento significativo em: entrega rápida de serviço, auxilio na tomada de decisão, estratégia, planejamento, qualidade e gerenciamento, é fato que o negócio da empresa, mesmo se não for na própria área de tecnologia, sofrerá influências positivas e ganhando competitividade e destaque no mercado comercial.

7 3.1 Implementação A ITIL, como foi explicada anteriormente, é uma biblioteca que sugere boas práticas em serviços de TI, não especificando o tipo de empresa, tamanho, quantidade de funcionários, produtos fabricados, enfim, não há nenhuma premissa específica. Essas práticas podem ser adaptadas em qualquer empresa, por isso, é importante entender que essa biblioteca ensina o que dever ser feito e não o que fazer, os gestores de TI e da empresa é que vão avaliar quais práticas são utilizáveis no cenário de sua organização e quais não vão se adaptar a mesma. Para melhor aproveitamento, é importante conhecer essa biblioteca antes de implementá-la, pois a ITIL v3, trabalha com módulos e bibliotecas e, provavelmente, a organização que for se adequar a esse framework pode iniciar a partir dos níveis de maturidade desses módulos. Para implementação da ITIL em uma empresa, é importante saber: - Como está o setor de TI da empresa Analisar o desenvolvimento do setor nos últimos semestres. - Quais são os serviços prestados e como estes estão sendo realizados Saber o tipo de demanda de serviços, incidência de casos e modo de resolução. - Quais equipamentos há na empresa, seu estado e se estão suprindo às demandas Verificar a situação da infraestrutura, estoque e qualidade do hardware. - A quantidade de colaboradores na área de TI, seus conhecimentos e quais atividades estão desenvolvendo Conhecer a equipe que vai ser treinada para implementação da ITIL na empresa. - Verificar se o setor de TI está suprindo às necessidades e demandas ou deixando a desejar em algum aspecto Colocar em estatística falhas, sucessos, tipos de problemas frequentes e tempo gastos para resolução de cada problema. - As práticas estão sendo documentadas e protocoladas Conhecer a documentação das práticas existente na empresa, caso haja. - Os problemas são de conhecimento de todos os colaboradores, há uma comunicação para divulgação de resultados, discursão de projetos, planejamento e resolução se problemas Integração na equipe.

8 - Há um padrão na prática dos serviços de TI ou a prática é particular de cada colaborador Padronização de serviços. Não é possível fazer uma implementação de tamanha importância e que vai alterar a estrutura de uma empresa sem conhecê-la e, principalmente, conhecer a equipe que será fundamental para o desenvolvimento e aplicação das práticas. É importante, também, a cooperação dos colaboradores dos demais setores, pois as mudanças na prestação dos serviços de TI impactará toda a empresa. Depois de analisar a organização e ter documentado a situação atual, é iniciado a implantação da biblioteca ITIL na empresa. Lembrando, a ITIL não é uma fórmula ou guia que se deve seguir passo-a-passo, mas são módulos que devem ser adaptados ao cenário da empresa. As práticas apresentadas deram certo em algumas empresas, isso não significa que vão dar certo em outras, por isso a importância da adaptação, para ter sucesso na implementação, é preciso pegar a ideia principal das melhores práticas e seguir cumprindo com as fases de acompanhamento dos processos. Pegando como referência a última versão da ITIL, o procedimento adotado é: O ciclo de vida do processo se inicia no Service Estrategy Serviço de Estratégia, os pontos chaves desse módulo está na avaliação do mercado, definição do valor de cada serviço, nos ativos de serviços e nos tipos de provimento dos serviços. Os processos deste volume são o gerenciamento de estratégico, e financeiro de TI, gerenciamento de portfolio de serviços, demandas e relacionamento com o negócio. O segundo passo está no Service Design Desenho de Serviço, onde para cada prática há um planejamento, levantamento de requisitos, pros e contras, análise do ambiente, funcionalidade, hardware e software. Com esse levantamento se inicia o ciclo de vida do processo, a partir dessa fase é possível criar os serviços de TI. O objetivo é fazer um acompanhamento do ciclo de vida de cada processo. Tudo para que o resultado seja satisfatório e eficaz do inicio ao fim. Este estágio, além de desenhar e desenvolver serviços de TI, também irá desenhar os processos de Gerenciamento de Serviços de TI, para manter o serviço funcional. A Transação de Serviços é a parte em que tudo que foi desenhado/desenvolvido na etapa anterior, vai ser colocado em atividade, com cuidado para diminuir o impacto à organização. É a fase do projeto. Os processos usados são: Gerenciamento de configurações e ativos de serviços, planejamento de transição e suporte, gerenciamento de liberação e entrega, gerenciamento de mudança, gerenciamento de conhecimento e papéis da equipe engajada na transição do serviço.

9 O próximo estágio é a Operação de Serviços, onde a preocupação é manter os serviços do cotidiano, de forma à gerenciar incidentes e problemas, e cumprimento das requisições. Também foram incluídas aqui, as centrais de serviços, Gerenciamento Teórico, Gerenciamento de Aplicativo e Gerenciamento de operações. Os processos inclusos são: balanceamento do conflito das metas, gerenciamento de eventos, incidentes e problemas, cumprimento dos pedidos e gerenciamento de acesso. Por último, mas não menos importante, pelo contrario, a Melhoria de Serviço Continuada (MSC), tem o foco na qualidade, avaliando e reavaliando todos os processos e serviços que fazem parte das etapas do ciclo de vida. Outro foco, é avaliar se os serviços, mesmo depois de aplicados, continuam atendendo às demandas. Esses serviços giram, ou seja, ao invés de interrompê-los e recriá-los, eles veem se adaptando e recebem melhorias continuas.o ciclo dos serviços é como um círculo que não para de girar. Cada processo é relacionado e dependente de outro. Adaptação e melhorias são palavras-chaves para dar continuidade aos processos e adquirir resultados satisfatórios à empresa. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A tecnologia não pode parar, é uma evolução constante. A ideia é inserir esse conceito de evolução para os serviços de TI, e assim, transforma-los em serviços com evolução continua, ganhando em tempo, eficiência, eficácia e redução de custos. A empresa não podem se dar ao luxo de estar sempre inventando ou criando algo a partir do zero, mas é necessário a capacidade de adaptação dos seu serviços na resolução de problemas. É mais interessante usar o tempo gasto na criação, em melhoria dos serviços já presentes. É importante a busca por melhores estratégias de praticidade. Ter uma documentação que proporciona essa visão estratégica é crucial para obter uma melhor qualificação dentre as empresas no mercado comercial. A ITIL vem com a iniciativa de implantar as melhores práticas já utilizadas em outras instituições que vão ajudar as organizações a controlar e desenvolver serviços, para que os mesmos atendam com maior rapidez aos problemas, resolvendo-os de forma eficaz. Essa implementação, por já ser utilizada mundialmente, tem uma estrutura mais coesa, agregando mais segurança e confiabilidade às empresas que forem utiliza-las. Em um mercado tão competitivo e que exige agilidade nas decisões, preparar uma área de grande potencial como a TI, é uma iniciativa estratégica para obtenção de sucesso e resultados que podem modificar o rumo de uma empresa. A ITIL compõem esse cenário

10 estratégico nas empresas, foi criado, estrategicamente para redução de custos e durante sua implementação foi agregando outros valores que hoje fazem toda diferença em instituições. REFERÊNCIAS VERAS, Manuel. Virtualização: componente central do Datacenter. Rio de Janeiro: Brasport, BON, Jan van; VERHEIJEIN, Tieneke. Fundamentos do gerenciamento em TI baseado na ITIL. 1. ed. Holanda: itsmf da Holanda, GASPAR, Marcelo; GOMEZ, Thierry; MIRANDA, Zailton. TI: mudar e inovar. 1. ed. Brasília, DF: Senac, COUGO, Paulo Sergio. ITIL: guia de implementação. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, OLIVEIRA, Sergio Martins. Fundamentos do gerenciamento de serviços de TI. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, APM Group Ltd, Disponível em: <> Reino Unido, Acesso em: 04 de Outubro de OFFICE OF GOVERNMENT COMMERCE. ITIL: service design. Reino Unido: Stationery Office, OFFICE OF GOVERNMENT COMMERCE. ITIL: service operation. Reino Unido: Stationery Office, OFFICE OF GOVERNMENT COMMERCE. ITIL: service strategy. Reino Unido: Stationery Office, OFFICE OF GOVERNMENT COMMERCE. ITIL: service transition. Reino Unido: Stationery Office, SPALDING, George. ITIL: continual service improvement. Reino Unido: Stationery Office, 2007.

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.

Curso ITIL Foundation. Introdução a ITIL. ITIL Introduction. Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot. Curso ITIL Foundation Introdução a ITIL ITIL Introduction Instrutor: Fernando Palma fernando.palma@gmail.com http://gsti.blogspot.com Agenda Definição / Histórico Escopo Objetivos Benefícios e Problemas

Leia mais

Information Technology Infrastructure Library. Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena

Information Technology Infrastructure Library. Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena Information Technology Infrastructure Library Breno Torres Bruno Ferys Denio Brasileiro Pedro Araújo Pedro Lucena Roteiro Introdução O que é ITIL Vantagens e Benefícios Estrutura da ITIL Versões Níveis

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 1 a 3

Processos Técnicos - Aulas 1 a 3 Gerenciamento de Serviços de TI Processos Técnicos - Aulas 1 a 3 A Informática, ou Tecnologia da Informação, antigamente era vista como apenas mais um departamento, como um apoio à empresa. Hoje, qualquer

Leia mais

C O B I T Control Objectives for Information and related Technology

C O B I T Control Objectives for Information and related Technology C O B I T Control Objectives for Information and related Technology Goiânia, 05 de Janeiro de 2009. Agenda Evolução da TI Desafios da TI para o negócio O que é governança Escopo da governança Modelos de

Leia mais

A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI

A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI A ITIL e o Gerenciamento de Serviços de TI A era da informação Informação, palavra derivada do verbo latim "informare", que significa "disciplinar", "ensinar", "instruir", juntamente com o seu significado

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Certificações ITIL voltam a ganhar destaque

Certificações ITIL voltam a ganhar destaque Certificações ITIL voltam a ganhar destaque Certificações em Information Technology Infrastructure Library, ou ITIL, voltou ao topo de muitas listas de contratação de TI. Métodos ITIL são projetados para

Leia mais

Curso Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI baseado no ITIL V3

Curso Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI baseado no ITIL V3 Curso Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI baseado no ITIL V3 Todos nossos cursos são preparados por profissionais certificados e reconhecidos no mercado de Gerenciamento de Serviços de TI. Os

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO URBANA Núcleo de Real Estate, Mestrado, Mariana

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

AGILIDADE ORGANIZACIONAL

AGILIDADE ORGANIZACIONAL PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO AGILIDADE ORGANIZACIONAL Destaques do Estudo O lento crescimento econômico e as prioridades mutantes do mercado global criaram um ambiente de negócios complexo

Leia mais

ITIL. Conteúdo. 1. Introdução. 2. Suporte de Serviços. 3. Entrega de Serviços. 4. CobIT X ITIL. 5. Considerações Finais

ITIL. Conteúdo. 1. Introdução. 2. Suporte de Serviços. 3. Entrega de Serviços. 4. CobIT X ITIL. 5. Considerações Finais ITIL Conteúdo 1. Introdução 2. Suporte de Serviços 3. Entrega de Serviços 4. CobIT X ITIL 5. Considerações Finais Introdução Introdução Information Technology Infrastructure Library O ITIL foi desenvolvido,

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes - ITIL. Prof. Rafael Marciano

Gerenciamento de Incidentes - ITIL. Prof. Rafael Marciano Gerenciamento de Incidentes - ITIL Prof. Rafael Marciano Conteúdo Objetivos Conceitos e Definições Atividades Indicadores Chaves de Desempenho Papéis Desafios Um pouco sobre a certificação ITIL Foundations

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

O Processo de Engenharia de Requisitos

O Processo de Engenharia de Requisitos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA O Processo de Engenharia de Requisitos Engenharia de Software 2o.

Leia mais

Gledson Pompeu 1. Cenário de TI nas organizações. ITIL IT Infrastructure Library. A solução, segundo o ITIL

Gledson Pompeu 1. Cenário de TI nas organizações. ITIL IT Infrastructure Library. A solução, segundo o ITIL Cenário de TI nas organizações Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

ITIL - Information Technology Infraestructure Library

ITIL - Information Technology Infraestructure Library ITIL Biblioteca de infra estrutura de TI (do Inglês, Information Technology Infraestructure Library) e ISO/IEC 20.000 ITIL - Information Technology Infraestructure Library Foi criado no fim dos anos 80

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais

Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial O QI da empresa

Leia mais

Proposta ITIL V3 HAND S ON. Apresentação Executiva. ITIL V3 Hand s ON

Proposta ITIL V3 HAND S ON. Apresentação Executiva. ITIL V3 Hand s ON ITIL V3 HAND S ON Apresentação Executiva 1 Os treinamentos de ITIL Hand s On, abordam os processos da gestão de serviços de TI do ITIL v3 e são recomendados e necessários, para quem quer ser tornar um

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

Professor: Conrado Frassini cfrassini@uol.com.br

Professor: Conrado Frassini cfrassini@uol.com.br Governança de TI e ISO20000 Quo Vadis TI? quinta-feira, 14 de agosto de 2008, 17h09 A área de Tecnologia da Informação vem sofrendo mudanças profundas e esse fenômeno aumentará nos próximos anos. Além

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano

Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar a teoria por trás dos padrões na construção de aplicações Web. INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores

Leia mais

Realização. Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil. www.fsc.org.br

Realização. Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil. www.fsc.org.br C e rtificação gr u p o em Realização Apoio Conselho Brasileiro de Manejo Florestal FSC Brasil www.fsc.org.br 28 01 C er t ifi ca çã o emgrupo em Realização Apoio Conselho Brasileiro de Manejo Florestal

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

ITIL V3 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

ITIL V3 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS ITIL V3 GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO ITIL V3 1.1. Introdução ao gerenciamento de serviços. Devemos ressaltar que nos últimos anos, muitos profissionais da

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe 1 FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe ITIL V2 Service Support Aracaju, Setembro de 2009 EDUARDO DA PAIXÃO RODRIGUES LUCIELMO DE AQUINO SANTOS 2 ITIL V2 Service Support Trabalho de graduação

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS Fernanda Micaela Ribeiro Theiss Prof. Ademar Lima Júnior Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 561) 14/05/2012 RESUMO

Leia mais

SEFAZ-PE DESENVOLVE NOVO PROCESSO DE GERÊNCIA DE PROJETOS E FORTALECE OS PLANOS DA TI. Case de Sucesso

SEFAZ-PE DESENVOLVE NOVO PROCESSO DE GERÊNCIA DE PROJETOS E FORTALECE OS PLANOS DA TI. Case de Sucesso SEFAZ-PE DESENVOLVE NOVO PROCESSO DE GERÊNCIA DE PROJETOS E FORTALECE OS PLANOS DA TI PERFIL SEFAZ-PE Criada em 21 de setembro de 1891, pela Lei nº 6 sancionada pelo então Governador, o Desembargador José

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

GESTÃO PÉ NO CHÃO. Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia

GESTÃO PÉ NO CHÃO. Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia GESTÃO PÉ NO CHÃO Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia Consultoria especializada no desenvolvimento integral de escritórios de advocacia Nos últimos meses publicamos

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT

GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT Angélica A. da Silva, Regiani R.Nunes e Sabrina R. de Carvalho 1 Tathiana Barrére Sistemas de Informação AEDB - Associação Educacional Dom Bosco RESUMO Esta sendo

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Gerenciamento da Infraestrutura de TI São Paulo, Fevereiro de 2012 0 Apresentação do TLCne-051027-P1 Formação Acadêmica Administrador de Empresas

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE II: E-business Global e Colaboração Prof. Adolfo Colares Uma empresa é uma organização formal cujo o objetivo é produzir s ou prestar serviços

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Mecânica 9ª Série Fabricação Assistida por Computador A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE

CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE Juliano Flores Prof. Wagner Walter Lehmann Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Gestão de Tecnologia da Informação (GTI0034) Prática do Módulo

Leia mais

Plano de Continuidade de Negócios

Plano de Continuidade de Negócios Plano de Continuidade de Negócios Objetivo Contingenciar situações e incidentes de segurança que não puderam ser evitados. Deve ser eficaz como um pára-quedas reserva o é em um momento de falha do principal,

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados Como as empresas podem usar a nuvem para se adaptar e prosperar em um mercado financeiro em rápida mudança Por Sherwin Uretsky, Aron Dutta

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 8ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo 20

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos IMPORTÂNCIA DO GUIA PMBOK [01] Grandes organizações, notadamente aquelas que chamamos de multinacionais, trabalham

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS Superintendência de Planejamento e Gestão Escritório de Processos Organizacionais Goiânia, 27 de maio de 2009 Objetivos: WORKSHOPS DE MELHORIA DE PROCESSOS Promover o mapeamento,

Leia mais

Como criar um fluxo de informação entre empresa, fornecedor e distribuidor

Como criar um fluxo de informação entre empresa, fornecedor e distribuidor Como criar um fluxo de informação entre empresa, fornecedor e distribuidor ebook Guias completos e gratuitos www.socialbase.com.br Índice 1. Introdução 2. Política de comunicação interna 3. Padronização

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS Atualizado em 21/12/2015 GESTÃO DE PROCESSOS Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

LEAN OFFICE - ELIMINANDO OS DESPERDÍCIOS NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

LEAN OFFICE - ELIMINANDO OS DESPERDÍCIOS NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS LEAN OFFICE - ELIMINANDO OS DESPERDÍCIOS NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS 1. Por que adotar o Lean Office? Parabéns! Você já conseguiu estabelecer o fluxo contínuo em suas atividades do chão de fábrica.

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais