LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE"

Transcrição

1 Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão? 5. Quais são os principais Clientes? 6. Quais são os fornecedores principais? 7. Quais são os requisitos estatutários, regulamentares e do cliente? 8. Quais as demais partes interessadas afetadas pelo negócio? 9. Como é elaborado e acompanhado o Planejamento Estratégico da Organização? Requisitos a serem auditados: 5 - Responsabilidade da Direção: Todos os elementos abaixo são de responsabilidade direta da Direção, que deve envidar esforços no sentido de assegurar o seu pleno atendimento. 5.1) Comprometimento da Direção: 1) Como a Alta Direção comunica a Organização da importância do atendimento aos requisitos: Do cliente? Regulamentares (códigos, normas)? Estatutários (Governo Código de Defesa do Consumidor)? 2) A Alta Direção estabeleceu formalmente a Política da Qualidade? 3) Quais as ações da Alta Direção para garantir o estabelecimento dos objetivos da qualidade? Página 1 de 11 4) A Alta Direção conduz as Análises Críticas do SGQ? 5) Qual a periodicidade? 6) Como a Alta Direção assegura a disponibilidade de recursos para o SGQ? 5.2) Foco no Cliente: 1) A Alta Direção tem conhecimento dos requisitos dos clientes? 2) Os requisitos relacionados aos produtos/serviços (regulamentares e estatutários) estão determinados? (7.2.1) 3) Quais as ações da Alta Direção para assegurar que esses requisitos sejam atendidos, visando aumentar a satisfação dos clientes? 4) Qual o método empregado pela Alta Direção, para obtenção das informações, relativas à percepção dos clientes sobre a Organização (se ela está atendendo seus requisitos)? (8.2.1) 5) Como a Alta Direção usa essas informações, e qual o monitoramento efetuado, em prol do aumento da satisfação dos clientes? (8.2.1) 5.3) Política da Qualidade: 1) Qual é a Política da Qualidade da Organização? 2) Quais os objetivos para a Qualidade? 3) A Política da Qualidade: É apropriada aos propósitos da Organização? Inclui seu comprometimento com o atendimento aos requisitos e à melhoria contínua da eficácia do SGQ? Proporciona estrutura para o estabelecimento e análise críticos dos objetivos da Qualidade? É comunicada e entendida por toda a Organização? É analisada criticamente, para manutenção de sua adequação?

2 5.4) Planejamento: 5.4.1) Objetivos da Qualidade: 1) Os objetivos da qualidade visam o atendimento aos requisitos relativos ao produto/serviço? 2) Quais as ações da Alta Direção para assegurar que esses objetivos sejam estabelecidos nas funções e níveis pertinentes da Organização? 3) Esses objetivos são mensuráveis e coerentes com a Política da Qualidade? 5.4.2) Planejamento do SGQ: deve ser estabelecidos para produto/serviço, processo, melhorias e recursos (incluindo medição, análise e ações de melhoria para o produto/serviço, processo e o próprio planejamento) 1) O Planejamento do SGQ atende aos requisitos do elemento 4.1 da norma e aos objetivos da qualidade? 2) b) A integridade do SGQ é mantida, quando de mudanças? (essas mudanças são planejadas, existe um plano de contingência para as mudanças) 5.5) Responsabilidade, Autoridade e Comunicação: 5.5.1) Responsabilidade e Autoridade: 1) Quais as ações da Alta Direção para assegurar que as responsabilidades e autoridades sejam definidas e comunicadas à Organização? É definida no Manual da Qualidade São definidas num Manual de Cargos e Funções São descritas no procedimento 2) E a comunicação como se dá? Página 2 de ) Representante da Direção: 1) A Alta Direção indicou um membro da Organização (deve ser membro da Direção), que tenha responsabilidade e autoridade para: a) Assegurar que os processos necessários para o SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos? b) Relatar à Alta Direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria? c) Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente em toda Organização? quais as ações do RD nesse sentido? 5.5.3) Comunicação Interna: 1) Como a Alta Direção assegura os processos de comunicação internamente à Organização, principalmente, quanto à eficácia do SGQ? quais as medidas de gestão à vista? 5.6) Análise Crítica pela Direção: 1) Análise crítica a intervalos planejados? 1. As análises críticas do SGQ contemplam sua avaliação quanto à: Pertinência? (requisitos da norma e escopo de certificação) Adequação? (aos 02 objetivos da norma para a Organização) Eficácia? (melhoria da satisfação do cliente e GQ) Registros das análises críticas? 5.6.2) Entradas para Análise Crítica: 1) Incluem informações sobre:

3 Resultados de auditorias? Realimentação de cliente? Desempenho de processo e conformidade de produto? Situação das ações preventivas e corretivas? Acompanhamento das ações pendentes de análises críticas anteriores? Mudanças que possam afetar o SGQ? Recomendações para melhoria? 5.6.3) Saídas da Análise Crítica: 1) Incluem ações e decisões relacionadas a: Melhoria da eficácia do SGQ e de seus processos? Melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente? Necessidade de recursos? 4) Sistema de Gestão da Qualidade 4.1) Requisitos Gerais: 1) A Organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um SGQ e melhorar continuamente a sua eficácia, de acordo com os requisitos da norma; 2) Os processos necessários para o SGQ estão identificados? 3) A seqüência e interação desses processos estão determinadas? 4) Critérios e métodos, para assegurar que a operação e o controle dos processos sejam eficazes,estão determinados? 5) Está assegurada a disponibilidade de recursos e informações necessárias para apoiar a: Operação e o monitoramento desses processos? Estão sendo realizados o monitoramento, a medição e a análise dos processos? Estão sendo implementadas ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos? (avaliação global do SGQ) 7) Estão asseguradas ações de controle sobre processos obtidos junto a terceiros, que afetem a conformidade do produto/serviço, em relação aos requisitos? o controle desses processos está identificado no SGQ? 4.2) Requisitos da Documentação: 1) a documentação do SGQ inclui: Declarações documentadas da Política da Qualidade e dos objetivos da qualidade; Manual da Qualidade; Procedimentos documentados requeridos pela norma; Documentos necessários à Organização, para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos; Registros requeridos pela norma ) Manual da Qualidade: 1) Está estabelecido e mantido um Manual da Qualidade que inclua: Escopo do SGQ, incluindo detalhes e justificativas para exclusões; Procedimentos documentados estabelecidos para o SQG ou referência a eles; Descrição da interação entre os processos do SGQ ) Controle de Documentos: Página 3 de 11

4 1) Existe um procedimento documentado, que defina os controles necessários para: Aprovar de documentos quanto à adequação, antes da sua emissão? Analisar criticamente e atualizar, quando necessário, e reprovar documentos? Assegurar que alterações e a situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas? Assegurar que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso? Assegurar que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis? Assegurar que documentos de origem externa sejam identificados e que sua distribuição seja controlada? Evitar uso não intencional de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos em que os documentos forem retidos? 4.2.4) Controle de Registros: 1) Existe um procedimento documentado, que defina controles para: - Identificação? - Armazenamento? - Proteção? - Recuperação? - Tempo de retenção? - Descarte? 2) Os registros provêm evidências da: - Conformidade com requisitos? - Operação eficaz do SGQ? 3) Os registros estão legíveis? 4) São prontamente identificáveis e recuperáveis? Página 4 de 11 6) Gestão de Recursos 6.1) Provisão de Recursos: 1) Quais os recursos determinados e providos para: Implementar e manter o sgq e melhorar continuamente sua eficácia? Aumentar a satisfação de clientes, mediante o atendimento aos seus requisitos? 6.2) Recursos Humanos: 1) O pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto/serviço é competente? 2) Sua competência está baseada em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriada? 6.2.2) Competência, Conscientização e Treinamento: - atenção para necessidades futuras requeridas pelas melhorias do SGQ 1) Existem registros de educação, treinamento, habilidade e experiência, que comprovem a competência do pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto/serviço? 2) Quais os treinamentos, ou outras ações realizadas, para satisfazer as necessidades de competência requeridas? 3) Existem evidências que comprovem a eficácia das ações realizadas, previstas na alínea "b? Os objetivos dessas ações foram alcançados? 4) Quais as ações tomadas para conscientizar o pessoal, quanto à pertinência e importância de suas atividades, e como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade?

5 5) são mantidos registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência? (ver 4.2.4) 6.3) Infra Estrutura: 1) Qual a infra-estrutura necessária, determinada, provida e mantida pela Organização, para alcançar a conformidade com os requisitos do produto/serviço? - requisitos de manutenção, para que a infra-estrutura continue a atender às necessidades da organização; 2) Essa infra-estrutura inclui: (está adequada aos requisitos do escopo de certificação?) Edifícios, espaço de trabalho e instalações associadas? Equipamentos de processo (materiais, equipamentos e programas de computador)? Serviços de apoio (transporte e comunicação)? 6.4) Ambiente de Trabalho: 1) As condições do ambiente de trabalho, necessárias para alcançar a conformidade do produto/serviço, estão determinadas pela Organização? 2) Como essas condições são gerenciadas pela Organização? 7) Realização do Serviço 7.1 Planejamento da realização do produto 1) A organização planeja e desenvolve os processos necessários para a realização do produto? Esse planejamento é consistente com os requisitos dos outros processos do Sistema? 2) São determinadas no planejamento as seguintes questões, como apropriado: Objetivo da qualidade e requisitos para o produto? A necessidade de estabelecer processos e documentação, e fornecer recursos específicos para o produto? Atividade de verificação, validação, monitoramento, inspeção e testes específicas para o produto e os critérios para aceitação? 3) Os registros necessários para prover evidência da conformidade dos processos e do produto resultante (v.4.2.4)? 4) A saída deste planejamento é de forma adequada ao método de operações da organização? 7.2 Processos Relacionados a Cliente 1) São determinados: Os requisitos especificados pelo cliente, incluindo requisitos para entrega e de atividades pós-entrega? Os requisitos não especificados pelo cliente, porém necessários para o uso especificado ou pretendido. Os requisitos regulamentares e legais? Quaisquer requisitos adicionais determinados pela organização? 2) Os requisitos relacionados ao produto são analisados criticamente, antes do compromisso em fornecer o produto ao cliente? A análise critica assegura que: Os requisitos do produto estão definidos? Questões quanto requisitos de contrato ou pedido que diferem das previamente expressas são resolvidas? Página 5 de 11

6 3) Haja capacidade da organização em atender aos requisitos definidos? 4) Os resultados da análise criticam e ações subseqüentes são registradas (v.4.2.4)? 5) Quando o cliente não fornece a declaração documentada dos requisitos, eles são confirmados pela organização antes da aceitação? 6) Nos casos em que os requisitos do produto são alterados, é assegurada a alteração da documentação relevante (emendas)? É assegurado que o pessoal relevante é informado sobre as alterações nos requisitos? Comunicação com o cliente 1) São determinados e implementados meios efetivos de comunicação com os clientes em relação a: Informações do produto? Questionamento e tratamento de contratos ou pedidos? Retroalimentação do cliente, incluindo reclamações? 7.3 Projeto e desenvolvimento 1) A organização planeja e controla o projeto e desenvolvimento do produto, determinando: Os estágios de projeto e desenvolvimento? A atividade de análise critica, verificação e validação apropriadas a cada estágio do projeto e desenvolvimento? As responsabilidade e autoridades pelo projeto e desenvolvimento? 2) As interfaces entre os diferentes grupos envolvidos nos projetos e desenvolvimento são administradas? 3) A efetiva comunicação e a clareza de atribuição de responsabilidades é assegurada? Página 6 de 11 4) As saídas do planejamento são atualizadas, conforme apropriado, de acordo com a evolução do projeto e desenvolvimento? 5) As entradas relativas aos requisitos do produto são determinadas e são mantidos registros? 6) As entradas de projeto e desenvolvimento relativas ao produto incluem: Requisitos funcionais e de desempenho? Requisitos estatutários e regulamentados aplicáveis? Onde aplicável, informações provenientes de projetos similares anteriores? Outros requisitos essenciais para o projeto e desenvolvimento? 7) As entradas são analisadas criticamente quanto a sua adequação? Os requisitos são completos, não ambíguos e não conflitantes entre si? 8) As saídas são apresentadas de forma que possibilita a verificação contra as entradas de projeto e desenvolvimento? 9) As saídas são aprovadas antes de serem liberadas? As saídas de projeto e desenvolvimento: Atendem aos requisitos de entrada para projeto e desenvolvimento? Fornecem informações apropriadas para aquisição, produção e para fornecimento de serviços? Contêm ou referenciam critérios de aceitação do produto? 10) Especificam as características do produto que são essenciais para seu uso seguro e adequado? 11) São realizadas, em fases apropriadas, análises criticas sistemáticas de projeto e desenvolvimento para: Avaliação da capacidade dos resultados do projeto e desenvolvimento em atender aos requisitos? 12) A validade do projeto e desenvolvimento é executada conforme preparativos planejados (v ) para assegurar que o produto

7 resultante é capaz de atender aos requisitos para o uso aplicação especificados ou pretendidos conhecidos. 13) Onde for praticável, a validação é concluída antes da entrega ou implementação do produto? 14) São mantidos registros dos resultados de validação e de quaisquer ações necessárias (v 4.2.4)? 15) As alterações de projeto e desenvolvimento são identificadas e os respectivos registros são mantidos? 16) As alterações são analisadas criticamente, verificadas e validadas, como apropriado, e aprovadas antes da sua implementação? 17) A análise critica das alterações inclui a avaliação do efeito das alterações em partes componentes e no produto entregue? 18) São mantidos registros dos resultados da analise critica de alterações e de quaisquer ações necessárias (v.4.2.4)? 7.4 AQUISIÇÃO. 5) As informações de aquisição descrevem o produto a ser adquirido? 6) As informações de aquisição incluem, onde apropriado, requisitos para: Aprovação de produto, procedimentos, processos e equipamentos? Qualificação de pessoal? Sistema de gestão da qualidade? 7) A organização assegura a adequação dos requisitos de aquisição especificados antes da sua comunicação ao fornecedor? 8) Está instituída e implementada inspeção ou outra atividade necessária para assegurar que o produto adquirido atende aos requisitos de aquisição especificados? 9) São mantidos registros destas inspeções? 10) Quando se pretende executar a verificação nas instalações do fornecedor, a organização declara nas informações de aquisição, as providências de verificação pretendidas e o método de liberação de produto? 1) A organização assegura que o produto adquirido está conforme aos requisitos especificados de aquisição? 2) O tipo e extensão do controle aplicado ao fornecedor e ao produto adquirido dependem do efeito do produto adquirido na realização subseqüente do produto ou no produto final? 3) Fornecedores são avaliados e selecionados com base na sua capacidade em fornecer produto de acordo com os requisitos da organização? Critérios para seleção, avaliação e reavaliação estão instituídos? 4) São mantidos registros dos resultados das avaliações e de quaisquer ações necessárias oriundas da avaliação (v.4.2.4)? Página 7 de Produção e Fornecimento de Serviço 1) A organização planeja e realiza a produção e o fornecimento de serviços sob condições controladas? Condições controladas incluem, quando aplicável: Disponibilidade de informações que descrevem as características do produto? Disponibilidade de instruções de trabalha? Uso de equipamento adequado? Disponibilidade e uso de dispositivos para monitoramento e medição? Implementação de monitoramento e medição? Implementação da liberação entrega e atividades pós-entrega?

8 7.5.2 Validação 1) A validação demonstra a capacidade desses processos de alcançar os resultados planejados? 2) A organização toma as providências necessárias para esses processos, incluindo, onde aplicável: Critérios definidos para análise critica e aprovação dos processos? Aprovação de equipamento e qualificação de pessoal? Uso de métodos e procedimentos específicos? Requisitos para registros (v.4.2.4)? Revalidação? Propriedade do cliente 1) Onde apropriado, o produto é identificado por meios adequados ao longo da sua realização? 2) A situação do produto, referente aos requisitos de monitoramento e de medição, é identificada? 3) Quando a rastreabilidade é um requisito, a organização controla e registra a identificação única do produto (v )? 4) A organização tem cuidado com a propriedade de cliente enquanto estiver sob o controle da organização ou sendo usada por ela? 5) A propriedade do cliente fornecida para uso ou incorporação no produto é identificada, verificada, protegida e salvaguardada? 6) Se qualquer propriedade do cliente é perdida, danificada ou considerada inadequada para uso, isso é informado ao cliente e são mantidos registros (v.4.2.4)? Controle e Preservação dos Produtos Almoxarifado 1) A conformidade do produto é preservada durante processo interno e entrega no destino pretendido? 2) Esta preservação inclui identificação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção? 3) A preservação também é aplicada às partes constituintes de um produto? 4) São determinados as medições e monitoramentos a serem realizados e os dispositivos de monitoramento e medição necessários para evidenciar a conformidade do produto com os requisitos determinados (v.7.2.1)? 5) Estão instituídos processos para assegurar que medição e monitoramento são executados de uma maneira consistente com os requisitos de medição e monitoramento? 7.6 Controle de dispositivos de medição e monitoramento 1) Quando é necessário assegurar resultados válidos, o dispositivo de medição é: Calibrado ou verificado a intervalos especificados, contra padrões de medição rastreáveis a base usada para calibração ou verificação é registrada? Ajustado ou reajustado, como necessário? Identificado, possibilitando determinação da situação da calibração? Protegido contra ajustes que invalidariam o resultado da medição? Protegido de dano/deterioração durante manuseio, manutenção e armazenamento? 2) São mantidos registros dos resultados de calibração e verificação (v.4.2.4)? Página 8 de 11

9 3) Quando usado na medição e monitoramento de requisitos especificados, é confirmada a capacidade do software de computador para satisfazer a aplicação pretendida? Isso é feita antes do uso inicial e re-confirmado se necessário? 8) Medição, Análise e Melhoria. 8.1) Generalidades: 1) Os processos necessários de monitoramento, medição, análise e melhoria estão planejados e implementados? 2) O planejamento e a implementação desses processos: Demonstram a conformidade do produto? Asseguram a conformidade do SGQ? Melhoram continuamente a eficácia do SGQ? 3) Quais os métodos utilizados para isso; as técnicas estatísticas empregadas e a extensão de seu uso? - quais os indicadores de desempenho do SGQ (dos produtos/serviços, dos processos, das melhorias e da satisfação dos clientes)? 8.2) Medição e Monitoramento: 8.2.1) Satisfação dos Clientes: 1) Como a Organização monitora às informações relativas à percepção do cliente, sobre se ela atendeu a seus requisitos? 2) quais os métodos para obtenção e uso dessas informações? 8.2.2) Auditoria Interna: 1) As auditorias internas são executadas a intervalos planejados? 2) As auditorias internas servem para determinar se o SGQ: Está conforme com as disposições planejadas (ver planejamento da realização do produto, com os requisitos desta norma) os elementos da devem ser Página 9 de 11 auditados internamente e com os requisitos do SGQ estabelecidos pela organização (base documental do SGQ)? Está mantido e implementado eficazmente? 3) Existe um programa de auditorias internas planejadas? 4) Este leva em conta a situação atual e importância dos processos e áreas a serem auditados, e resultados de auditorias anteriores? 5) Estão definidos os critérios, o escopo, a freqüência e os métodos das auditorias? 6) Estão asseguradas a imparcialidade e objetividade do processo de auditorias, pela seleção dos auditores? 7) Os auditores auditam seu próprio trabalho? 8) Existe procedimento documentado que defina responsabilidades, requisitos para planejamento e execução de auditorias, e para relatar seus resultados e manter registros (ver 4.2.4)? 9) O responsável pela área a ser auditada assegura que, as ações sejam executadas, sem a demora indevida, para eliminar não conformidades detectadas e suas causas? 10) As atividades de acompanhamento incluem a verificação das ações executadas e o relato dos resultados de verificação (ver 8.5.2) 8.2.3) Medição e Monitoramento de Processos. 1) existem indicadores de desempenho dos processos e há acompanhamento das melhorias introduzidas nesses processos? 2) Quais são os métodos (adequados) para monitoramento e medição dos processos do SGQ? 3) Está demonstrada a capacidade (capabilidade - 6M) dos processos em alcançar os resultados planejados? 4) Estão sendo efetuadas correções e executadas as ações corretivas como apropriado, para assegurar a conformidade do

10 produto/serviço, quando os resultados planejados não são alcançados? 8.2.4) Medição e Monitoramento de Produto: 1) As características do produto/serviço são medidas e monitoradas, para verificar se os requisitos têm sido atendidos? 2) Essas atividades estão estabelecidas a estágios apropriados do processo de realização do produto/serviço, conforme planejado? 3) Existem registros (e os mesmos são mantidos), que evidenciem a conformidade com critérios de aceitação? Esses registros indicam as pessoas autorizadas a liberar o produto/serviço (ver 4.2.4)? 4) Está assegurado que, a liberação do produto e entrega do serviço, só ocorram após a conclusão satisfatória de todas as providências planejadas? - a menos que aprovado de outra maneira por autoridade pertinente e, quando aplicável, pelo cliente. 8.3) Controle de Produto Não Conforme: 1) Produtos/serviços não conformes estão identificados e controlados, para evitar uso/entrega não intencional? 2) Existe procedimento documentado que defina os controles e as responsabilidades e autoridades relacionadas, para lidar com o produto/serviço não conforme? 3) Produtos não conformes são tratados por: (reparo, retrabalhos, reclassificação, uso no estado, segregação, descarte) 4) execução de ações para eliminar a não conformidade detectada? 5) autorização de uso, liberação ou aceitação sob concessão por uma autoridade pertinente e, onde aplicável, pelo cliente? 6) execução de ação para impedir o seu uso pretendido ou aplicação originais? 7) São mantidos registros sobre a natureza da não conformidade (identificação da especificação/requisito violado) e de quaisquer Página 10 de 11 ações subseqüentes executadas, incluindo concessões obtidas (ver 4.2.4)? 8) São realizadas reinspeções sobre produto/serviço não conforme corrigido, para demonstrar a conformidade com os requisitos? 9) São tomadas ações apropriadas em relação aos efeitos, ou potenciais efeitos, da não conformidade, quando a mesma é detectada após entrega ou início de uso? 8.4) Análise de Dados: 1) São determinados, coletados e analisados dados apropriados, para demonstrar a adequação e eficácia do SGQ? 2) esses dados servem para avaliar onde melhorias contínuas da eficácia do SGQ podem ser realizadas? 3) esses dados incluem dados gerados como resultado do monitoramento e das medições, e de outras fontes pertinentes? 4) após análise desses dados, são fornecidas informações relativas a: Satisfação dos clientes (ver 8.2.1) Conformidade com os requisitos do produto/serviço (ver 7.2.1)? - requisito do cliente, para entrega e pós entrega; requisitos não declarados pelo cliente, mas necessários para uso especificado ou intencional, onde conhecidos; requisitos estatutários e regulamentares, relacionados ao produto/serviço; qualquer requisito adicional determinado pela organização. Fornecedores? 8.5) Melhorias: 8.5.1) Melhoria Contínua: 1) a melhoria contínua da eficácia do SGQ é obtida por meio do uso - da Política da Qualidade?

11 - dos objetivos da qualidade? - dos resultados de auditorias? - da análise de dados? - de ações corretivas e preventivas? - das análises críticas pela Direção? 8.5.2) Ação Corretiva: 1) São executadas ações corretivas para eliminar as causas de não conformidades, de forma a evitar sua repetição? 2) essas ações são apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas? 3) existe procedimento documentado que defina os requisitos para : Análise crítica da não conformidade (incluindo reclamações de clientes)? Determinação das causas de não conformidades? Avaliação da necessidade de ações para assegurar que aquelas não conformidades não ocorrerão novamente? Determinação e implementação de ações necessárias? Registros dos resultados de ações executadas (ver 4.2.4)? - não é requerido registro das causas Análise crítica de ações corretivas executadas? Avaliação da necessidade de ações para evitar a ocorrência de não conformidades? Definição e implementação de ações necessárias? Registros de resultados de ações executadas (ver 4.2.4)? - não é requerido registro das causas Análise crítica de ações preventivas executadas? 8.5.3) Ação Preventiva: 1) Estão definidas ações para eliminar as causas de não conformidades potenciais, de forma a evitar sua ocorrência? 2) As ações preventivas são apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais? 3) Existe procedimento documentado que defina os requisitos para : Definição de não conformidades potenciais e de suas causas? Página 11 de 11

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA USO EXCLUSIVO PARA TREINAMENTO INTERNO DO LIM56

CÓPIA CONTROLADA USO EXCLUSIVO PARA TREINAMENTO INTERNO DO LIM56 NORMA ABNT BRASILEIRA NBR ISO 9001 Segunda edição 28.11.2008 Válida a partir de 28.12.2008 Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos Quality management systems - Requirements CÓPIA CONTROLADA USO EXCLUSIVO

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

CÓDIGO DE CATÁLOGO : 3701

CÓDIGO DE CATÁLOGO : 3701 INTERPRETAÇÃO DA NORMA ISO 9001/2000 SENAI - PR, 2002 CÓDIGO DE CATÁLOGO : 3701 Trabalho elaborado pela Diretoria de Educação e Tecnologia do Departamento Regional do SENAI - PR, através do LABTEC - Laboratório

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA ESTUDOCOMPARATIVO NBRISO13485:2004 RDC59:2000 PORTARIA686:1998 ITENSDEVERIFICAÇÃOPARAAUDITORIA 1. OBJETIVO 1.2. 1. Há algum requisito da Clausula 7 da NBR ISO 13485:2004 que foi excluída do escopo de aplicação

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

Lista de Verificação / Checklist

Lista de Verificação / Checklist Lista de Verificação / Checklist Avaliação NC / PC / C Departamentos Padrões de Referência /// Referências do MQ //// Referências Subjetivas A B C D E Cláusula Padrão Conforme/ Não C. 4 Sistema de Gestão

Leia mais

Revisão da ISO 9001:2015. Fernanda Spinassi

Revisão da ISO 9001:2015. Fernanda Spinassi Revisão da ISO 9001:2015 Fernanda Spinassi Requisito 4 Contexto da Organização Está mais claramente definida a obrigação de monitorar e analisar criticamente as questões externas e internas da organização

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

MQ-1 Revisão: 06 Data: 20/04/2007 Página 1

MQ-1 Revisão: 06 Data: 20/04/2007 Página 1 MQ-1 Revisão: 06 Data: 20/04/2007 Página 1 I. APROVAÇÃO Emitente: Função: Análise crítica e aprovação: Função: Liliane Alves Ribeiro da Silva Gerente Administrativa Roberto José da Silva Gerente Geral

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos DEZ 2000 NBR ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio

Leia mais

Selo de Qualidade e Sustentabilidade para Lavanderias - SQS REFERENCIAL NORMATIVO REF.001

Selo de Qualidade e Sustentabilidade para Lavanderias - SQS REFERENCIAL NORMATIVO REF.001 Selo de Qualidade e Sustentabilidade para Lavanderias - SQS REFERENCIAL NORMATIVO REF.001 Versão Jul.2011 1. Introdução Este programa da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias SQS estabelece

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento

Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento Web Site: www.simplessolucoes.com.br N786-1 ISO CD 9001 Tradução livre Uso Exclusivo em Treinamento N786-1 ISO CD 9001 para treinamento - Rev0 SUMÁRIO Página Introdução 4 0.1 Generalidades 4 0.2 Abordagem

Leia mais

Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2008

Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2008 Gestão da Qualidade A norma NP EN ISO 9001:2008 O que é a norma? É um conjunto de requisitos que uma organização tem de respeitar para implementar e manter eficazmente um Sistema de Gestão da Qualidade.

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná.

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná. ELABORADO POR: Carlos Eduardo Matias Enns MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVADO POR: Edson Luis Schoen 28/1/5 1 de 11 1. FINALIDADE A Saint Blanc Metalmecânica Ltda visa estabelecer as diretrizes básicas

Leia mais

ABNT NBR ISO 9001:2008

ABNT NBR ISO 9001:2008 ABNT NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema de

Leia mais

Módulo 6. Estrutura da norma ISO 9001-2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 7.4, 7.5 e 7.6

Módulo 6. Estrutura da norma ISO 9001-2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 7.4, 7.5 e 7.6 Módulo 6 Estrutura da norma ISO 9001-2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 7.4, 7.5 e 7.6 7.4 - Aquisição 7.4.1 - Processo de aquisição A organização deve garantir que o produto

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE MQ-01

MANUAL DA QUALIDADE MQ-01 Sumário 1 Objetivo 2 Últimas Alterações 3 Termos e definições 4 Sistema de gestão de qualidade 5 Responsabilidade da direção 6 Gestão de recursos 7 Realização do produto 8 Medição, análise e melhoria.

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008. Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov.

TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008. Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov. TREINAMENTO ITAIM INTERPRETAÇÃO DA NORMA NBR ABNT ISO 9001:2008 Maria das Graças Ferreira mgferreira@prefeitura.sp.gov.br 11 3104-0988 Este treinamento tem por objetivo capacitar os participantes para

Leia mais

Uso Exclusivo em Treinamento

Uso Exclusivo em Treinamento Web Site: www.simplessolucoes.com.br ABNT NBR ISO 9001:2008 Uso Exclusivo em Treinamento SUMÁRIO 0. Introdução 2 0.1 Generalidades 2 0.2 Abordagem de processo 3 0.3 Relação com a norma NBR ISO 9004 5 0.4

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas DEZ 2000 NBR ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28 o. andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade -Requisitos

Sistema de Gestão da Qualidade -Requisitos MB Consultoria Av. Constantino Nery, Nº 2789, Edifício Empire Center, Sala 1005 a 1008 Manaus - Amazonas - Brasil CEP: 69050-002 Telefones: (92) 3656.2452 Fax: (92) 3656.1695 e-mail: mb@netmb.com.br Site:

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos DEZ 2000 NBR ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos Sumário Prefácio 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referência normativa 3 Termos e definições 4 Sistema de gestão da qualidade 5 Responsabilidade

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos SET/2000 PROJETO NBR ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680

Leia mais

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade.

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. ISO 9001 2008 Carolina Rothe Luiz Gustavo W. Krumenauer Paulo Emílio Paulo Saldanha Relação das principais normas da Série

Leia mais

PRINCIPAIS FALHAS EM AUDITORIAS DO PBQP-H

PRINCIPAIS FALHAS EM AUDITORIAS DO PBQP-H PRINCIPAIS FALHAS EM AUDITORIAS DO PBQP-H PARA COMEÇAR......A VERSÃO 2012 VERSÃO 2012 A versão 2012 do SiAC incluiu alguns requisitos, antes não verificados em obras. São eles: 1. Indicadores de qualidade

Leia mais

14 ANEXO 02 - NORMA ISO 9001:2000 - INTERPRETAÇÃO LIVRE

14 ANEXO 02 - NORMA ISO 9001:2000 - INTERPRETAÇÃO LIVRE 14 ANEXO 02 - NORMA ISO 9001:2000 - INTERPRETAÇÃO LIVRE Sumário Prefácio 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referência normativa 3 Termos e definições 4 Sistema de gestão da qualidade 5 Responsabilidade da direção

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

ISO 9000 ISO 9001:2008

ISO 9000 ISO 9001:2008 ISO 9001:2008 QUALIDADE II ISO 9000 A ISO 9000 - Qualidade é o nome genérico utilizado pela série de normas da família 9000 (ISO) que estabelece as diretrizes para implantação de Sistemas de Gestão da

Leia mais

Cirius Quality. A Consultoria que mais cresce no Brasil. Av. José Bonifácio Nº 1076 - Diadema-SP.

Cirius Quality. A Consultoria que mais cresce no Brasil. Av. José Bonifácio Nº 1076 - Diadema-SP. CQ Consultoria Cirius Quality e Treinamento 1º Edição Interpretação da NBR ISO 9001:2008 Cirius Quality Av. José Bonifácio Nº 1076 - Diadema-SP. CEP: 09980-150 i www.ciriusquality.com.br e contato@ciriusquality.com.br

Leia mais

ABNT NBR ISO 9001. Sistemas de gestão da qualidade Requisitos. Quality management systems Requirements ' NORMA BRASILEIRA. Segunda edição 28.11.

ABNT NBR ISO 9001. Sistemas de gestão da qualidade Requisitos. Quality management systems Requirements ' NORMA BRASILEIRA. Segunda edição 28.11. ' NORMA BRASILEIRA ABNT NBR ISO 9001 Segunda edição 28.11.2008 Válida a partir de 28.12.2008 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos Quality management systems Requirements Palavras-chave: Sistemas

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EPR 16 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EPR 16 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EPR 16 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 Prof. Dr. João Batista Turrioni Objetivo geral Introduzir e discutir a importância da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MQ 01 Rev. 07 MANUAL DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MQ 01 Rev. 07 MANUAL DA QUALIDADE Rev. Data. Modificações 01 14/09/2007 Manual Inicial 02 12/06/2009 Revisão Geral do Sistema de Gestão da Qualidade 03 22/10/2009 Inclusão de documento de referência no item 8. Satisfação de cliente, Alteração

Leia mais

ISO 14004:2004. ISO14004 uma diretriz. Os princípios-chave ISO14004. Os princípios-chave

ISO 14004:2004. ISO14004 uma diretriz. Os princípios-chave ISO14004. Os princípios-chave ISO14004 uma diretriz ISO 14004:2004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Prof.Dr.Daniel Bertoli Gonçalves FACENS 1 Seu propósito geral é auxiliar as

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos SET/2000 PROJETO NBR ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeir o Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Certificação ANBT NBR 16001:2004. Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Certificação ANBT NBR 16001:2004 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social O que é? É uma norma brasileira de responsabilidade social que tem caráter de sistema de gestão e propósito de certificação.

Leia mais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais 1 / 10 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Saúde e Segurança do Trabalho por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho GSST,

Leia mais

Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores

Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores QSP Informe Reservado Nº 58 Maio/2006 Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE COORDENAÇÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE COORDENAÇÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA COORDENAÇÃO DA Primeira 1/12 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Marcelo de Sousa Marcelo de Sousa Marcelo de Sousa Silvia Helena Correia Vidal Aloísio Barbosa de Carvalho Neto

Leia mais

CONTROLE DE COPIA: PS-AM-GQ-004 01/08/2014

CONTROLE DE COPIA: PS-AM-GQ-004 01/08/2014 1/7 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para planejamento, execução e registrosdas auditorias internas da Qualidade, determinar formas de monitoramento das ações corretivas,verificando o atendimento aos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto

PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais PÁG. 1/8 1. OBJETIVO Definir a sistemática para identificação e avaliação contínua dos aspectos ambientais das atividades, produtos, serviços e instalações a fim de determinar quais desses tenham ou possam

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA 1/8 Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 1 Objetivo Este Procedimento tem como objetivo descrever a rotina aplicável aos procedimentos de auditoria interna

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Projeto: mps Br melhoria de processo do software Brasileiro

Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Projeto: mps Br melhoria de processo do software Brasileiro Introdução ao Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps) Realidade das Empresas Brasileiras ISO/IEC 12207 ISO/IEC 15504 CMMI Softex Governo Universidades Modelo de Referência para

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

PROCEDIMENTO ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento:

PROCEDIMENTO ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento: Página 1 de 8 ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento: Data da Revisão Nº da Revisão Histórico das Alterações 20/08/2007

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

Controle de Documentos da Qualidade. Descrição 0 15/07/2010 - Emissão inicial

Controle de Documentos da Qualidade. Descrição 0 15/07/2010 - Emissão inicial Pág.: 1/19 Controle de alterações Revisão Data Local da Revisão Descrição 0 15/07/2010 - Emissão inicial Item 5.5 Unificação dos itens 5.5.2 e 5.5.4, em função da exclusão da lista de Distribuição de documentos

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE SUMÁRIO

MANUAL DA QUALIDADE SUMÁRIO / Aprovação: Edison Cruz Mota MANUAL DA QUALIDADE Código: MQ Revisão: 13 Página: 1 de 16 Data: 15/12/2011 Arquivo: MQ_13.doc SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO... 3 2.1. POLÍTICA DA

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE PARA A SEGURANÇA DE USINAS NUCLEOELÉTRICAS E OUTRAS INSTALAÇÕES

GARANTIA DA QUALIDADE PARA A SEGURANÇA DE USINAS NUCLEOELÉTRICAS E OUTRAS INSTALAÇÕES Norma CNEN NN 1.16 Portaria CNEN 17/00 Abril / 2000 GARANTIA DA QUALIDADE PARA A SEGURANÇA DE USINAS NUCLEOELÉTRICAS E OUTRAS INSTALAÇÕES Resolução CNEN 15/99 Publicação: DOU 21.09.1999 Portaria CNEN 17/00

Leia mais

NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS

NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS NBR ISO/IEC 17025 CONCEITOS BÁSICOS Alexandre Dias de Carvalho INMETRO/CGCRE/DICLA 1/ 28 NBR ISO/IEC 17025 Estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

Documento SGS. PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008. PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6

Documento SGS. PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008. PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6 PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008 PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6 1 Introdução A ISO 9001:2008 e o Processo de Transição da SGS ICS A International Organization for Standardization (ISO) publicou,

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo definir os critérios aplicáveis para calibração / verificação de equipamentos de medição utilizados na empresa, cujas medições impactam na qualidade

Leia mais

TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES ALTERAÇÕES QUE PODEM AFECTAR O SISTEMA

TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES ALTERAÇÕES QUE PODEM AFECTAR O SISTEMA TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES A nova norma ISO 9001, na versão de 2008, não incorpora novos requisitos, mas apenas alterações para esclarecer os requisitos

Leia mais

Regimento Interno do Sistema

Regimento Interno do Sistema Identificação: R.01 Revisão: 05 Folha: 1 / 14 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma planta de produção com o SELO

Leia mais

QUALINSTAL Maio 2016. Treinamento para Auditores Especialidade Gases Combustíveis

QUALINSTAL Maio 2016. Treinamento para Auditores Especialidade Gases Combustíveis QUALINSTAL Maio 2016 Treinamento para Auditores Especialidade Gases Combustíveis Estrutura Requisitos Responsabilida des Regras Gerais Gestão Qualidade Saúde e segurança Meio ambiente Técnicos Responsabilidade

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE - Exemplo Fictício

MANUAL DA QUALIDADE - Exemplo Fictício Exemplo de Manual da Qualidade (Quality Manufacturing - Empresa Fictícia) Baseado nos 20 elementos da qualidade ISO 9001, existe uma correspondência de um para um entre os sistemas da qualidade da ISO

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental

Padrão de Desempenho 1: Sistemas de Gerenciamento e Avaliação Socioambiental Introdução 1. O Padrão de Desempenho 1 destaca a importância do gerenciamento do desempenho socioambiental durante o ciclo de um projeto (qualquer atividade comercial sujeita a avaliação e administração).

Leia mais

Manual da Qualidade. Controle de documentos 18/8/2011. A norma recomenda: A norma recomenda um procedimento documentado que contenha controles para:

Manual da Qualidade. Controle de documentos 18/8/2011. A norma recomenda: A norma recomenda um procedimento documentado que contenha controles para: Manual da Qualidade A norma recomenda: o escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões os procedimentos documentados estabelecidos para o sistema

Leia mais

Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados. Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS

Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados. Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS Indústria de Cartões de Pagamento (PCI) Padrão de segurança de dados Resumo de Alterações da Versão 2.0 para a 3.0 do PCI-DSS Novembro de 2013 Introdução Este documento fornece um resumo de alterações

Leia mais