JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

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1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2015/2016 EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO NÍVEIS INTRODUTÓRIO (I), ELEMENTAR (E) e AVANÇADO (A) JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS ANDEBOL Circuito Técnico apenas 7º ano: 1. Passe ombro (1 ponto); 2. Receção (1 ponto); 3. Drible (1 ponto); 4. Remate em apoio (2 pontos); apoios (2 pontos); 6. Remate em suspensão (2 pontos). 3 a 5 pontos 6 a 8 pontos 9 pontos GR+3 x 3+GR (meio- campo, marcação direta) 1. Circulação de bola 2. Passe ou drible para uma progressão rápida 3. Assume posição defensiva GR+3 x 3+GR (defesa à zona) 4. Ocupação equilibrada do espaço 5. Passe, remate ou drible em função da situação 6. Flutuação GR+3 x 3+GR (Aval. Inicial) GR+4 x 4+GR GR+5 x 5+GR 7. Executa entradas, procurando linhas de passe ou remate 8. Utiliza fintas para desenquadrar o adversário 9. Executa o bloco. BASQUETEBOL Circuito Técnico apenas 8º ano (1 ponto por cada gesto técnico): 1. Passe peito (1 ponto); 2. Receção (1 ponto); 3. Drible de proteção (1 ponto); 4. Paragem a 2 tempos (1 ponto); 5. Passe picado (1 ponto) 6. Rotação sobre pé eixo (1 ponto); 7. Lançamento parado (1 ponto); 8. Drible de Progressão (1 ponto); 9. Lançamento na passada (1 ponto). 3 a 5 pontos 6 ou 7 pontos 8 ou 9 pontos Jogo de oposição 3x3 Jogo de oposição 3x3 Jogo de oposição 3x3 / 5x5 1. Drible de progressão 2. Passa e desmarca 3. Lançamento, quando em situação favorável 4. Lança na passada 5. Posição facial para o cesto 6. Assume posição defensiva 7. Passe e corte 8. Na posse de bola adopta atitude de tripla ameaça 9. Recupera defensivamente dificultando a ação do adversário Página 1

2 FUTSAL GR+3 x 3+GR GR+4 x 4+GR GR+3 x 3+GR (Aval. Inicial) 1. Condução de bola 2. Passe e desmarcação 3. Receção controlada 4. Penetração/Progressão 5. Contenção / Pressão ao portador da bola 6. Enquadra- se ofensiva e defensivamente (GR+3 x 3+GR) ou (GR+4 x 4+GR) 7. Apoio/Cobertura defensiva 8. Apoio/Cobertura ofensiva 9. Passe, remate ou progressão em função da situação VOLEIBOL Jogo de cooperação 2+2 (7º ano) Jogo de oposição 2x2 2x2 ou 3x3 2x2 ou 3x3 (8º/9º anos) 1. Colocação da bola no colega em trajetória ascendente- descendente, de modo a que este possa dar continuidade ao jogo 2. Passe / manchete em função da trajetória da bola 3. Serviço por baixo dirigido ao colega 4. Realização do 2º toque para posterior ataque 5. Ataque para um espaço vazio 6. Serviço por baixo colocando a bola em zona de difícil receção 7. Serviço por cima ou por baixo para zona de difícil receção 8. Remate (em apoio ou suspensão); 9. Bloco (só 9ºano) Página 2

3 Plinto / Boque 1. Salto de eixo (boque) 2. Salto de barreira pelo lado do aparelho (plinto ou boque) Minitrampolim 1. Salto de Vela 2. Salto Engrupado GINÁSTICA APARELHOS Plinto 1. Salto de eixo (plinto transversal) 2. Salto entre- mãos (plinto transversal) Minitrampolim 1. ½ Pirueta 2. Carpa de pernas afastadas Plinto 1. Queda facial (plinto transversal) 2. Roda (plinto transversal) Minitrampolim 1. Pirueta 2. Carpa de pernas juntas SOLO Em sequência: - Posição inicial (2 braços) 1. Rolamento à frente saltado 2. Posição de flexibilidade (ponte) 3. Rolamento à retaguarda com saída de membros inferiores afastados e em extensão 4. Apoio facial invertido (pino de braços) - sem ajuda ou com ajuda (do colega) 5. Vela - Posição final (2 braços) Em sequência: - Posição inicial (2 braços) 1. Posição de equilíbrio (avião) 2. Rolamento engrupado à frente 3. ½ pirueta 4. Rolamento engrupado à retaguarda (início em pé) 5. Apoio facial invertido de 3 apoios (pino de cabeça) - sem ajuda ou com ajuda (do colega ou na parede) - Posição final (2 braços) Em sequência: - Posição inicial (2 braços) 1. Apoio facial invertido (pino de braços) seguido de rolamento à frente 2. Roda 3. Rodada 4. Rolamento à retaguarda com saída de m.i. juntos e em extensão 5. Posição de flexibilidade (fecho à frente - peito às coxas, m.i. juntos; rã - peito ao solo, m.i. afastados; espargata - frontal ou lateral) - Posição final (2 braços) ACROBÁTICA (Pares ou Trios) Escolher 3 das 6 figuras Escolher 3 das 6 figuras Escolher 3 das 6 figuras Página 3

4 RAQUETES BADMINTON Jogo de singulares (cooperação 1+1) 1. Mantém posição base: joelhos ligeiramente flectidos e uma perna adiantada 2. Diferencia os tipos de pega da raquete (de direita e de esquerda) e utiliza- os de acordo com a trajetória do volante 3. Coloca o volante ao alcance do companheiro, executando clear, lob e serviço Jogo de singulares (oposição 1x1) 4. Desloca- se e posiciona- se corretamente 5. Realiza o serviço (curto e comprido) 6. Executa o drive de direita Jogo de singulares e pares (oposição 1 x 1 e 2 x 2) 7. Executa o drive de esquerda 8. Executa o amorti 9. Remata, na sequência do volante alto do companheiro, batendo o volante acima da cabeça e à frente do corpo, com rotação do mesmo TÉNIS Individualmente 1. Utiliza o serviço por baixo; 2. Executa batimentos de direita à parede; 3. Não perde o controlo da bola; Jogo de cooperação: 1+1 (na parede, em espaço de 4 mts larg. x 5/6 mts compr.) 4. Mantém a posição de espera 5. Executa batimentos de direita e de esquerda 6. Não perde o controlo da bola 1x1 (na parede, em espaço de 4 mts larg. x 5/6 mts compr.) ou Jogo de cooperação: 1+1 (campo de 4 mts larg. x 10/12 mts compr.) 7. Utiliza serviço por cima, controlado 8. Executa o volei de direita 9. Executa o volei de esquerda Página 4

5 ATLETISMO - Saltos SALTO EM ALTURA Técnica de Fosbury Flop Técnica Fosbury Flop Técnica Fosbury Flop 1. Efetua, em curva, as últimas 3/4 passadas da corrida de balanço 2. Utilização correta do apoio de chamada (pé mais afastado do colchão) 3 Elevação simultânea dos braços e da perna de balanço 1. Acelera progressivamente a corrida sem reduzir a velocidade 2. Impulsão rápida na zona de chamada (com 1 pé) 3. Queda a pés juntos na caixa de saltos 4. Elevação da coxa da perna livre 5. Condução do joelho para dentro (provocando a rotação do tronco) 6. Queda dorsal 7. Transposição da fasquia com elevação do membro superior contrário ao pé de chamada 8. Movimento de báscula (elevação da bacia) 9. Elevação dos membros inferiores, com o corpo em L durante a queda SALTO EM COMPRIMENTO 4. Elevação enérgica da coxa da perna livre, na impulsão 5. Mantém o tronco direito durante a fase ascendente 6. Toca o solo o mais longe possível 7. Corrida de balanço ajustada e rápida 8. Puxa a perna de impulsão para junto da perna livre 9. Inclina o tronco à frente na receção, com rotação simultânea dos membros superiores à frente TRIPLO SALTO 4. Encadeamento da corrida de velocidade com os três apoios 5. Manter o tronco direito durante a fase ascendente 6. Tocar o solo o mais longe possível 1. Acelera progressivamente a corrida sem reduzir a velocidade 2. Encadeamento correto dos três apoios (hop step jump) 3. Queda a pés juntos na caixa de saltos 7. Corrida de balanço ajustada e rápida 8. Extensão das pernas, na fase descendente 9. Inclinação do tronco à frente, na receção, com rotação simultânea dos membros superiores à frente Página 5

6 1. Efetua 20 a 34 percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha entre e O aluno pode andar mas não pode parar ATLETISMO - Corridas RESISTÊNCIA 7º ano 1. Efetua 35 a 49 percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha entre 8 31 e O aluno pode andar mas 1. Efetua 20 a 34 percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha entre e O aluno pode andar mas não pode parar 1. Efetua 20 a 34 percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha entre e O aluno pode andar mas não pode parar 8º ano 1. Efetua 35 a 49 percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha entre 8 00 e O aluno pode andar mas 9º ano 1. Efetua 35 a 49 percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha entre 7 30 e O aluno pode andar mas BARREIRAS 1. Efetua 50 ou mais percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha em menos de O aluno pode andar mas 1. Efetua 50 ou mais percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha em menos de O aluno pode andar mas 1. Efetua 50 ou mais percursos do teste Vai- Vem 2. Percorre uma Milha em menos de O aluno pode andar mas Transposição de pequenos obstáculos (colocados no solo) 1. Fluidez e coordenação durante a corrida (impulsão, voo e receção) Transposição de barreiras (barreiras pequenas) 2. Ataca a barreira apoiando o 1/3 anterior do pé longe desta 3. Passagem da perna de balanço paralela ao solo Transposição de barreiras 4. Ritmo das 3 passadas entre as barreiras 5. Manutenção da velocidade ao longo de todo o trajeto 6. Efetua uma trajetória rasante Página 6

7 ESTAFETAS (Corrida em pista oval) (Corrida em pista oval) (Corrida em pista oval) 1. Recebe o testemunho em movimento, na zona de transmissão 2. Entrega o testemunho em segurança e sem acentuada desaceleração 3. Recebe o testemunho em movimento, na zona de transmissão 4. Entrega o testemunho em segurança e sem acentuada desaceleração, utilizando a técnica ascendente 5. Recebe o testemunho em movimento, na zona de transmissão, sem controlo visual 6. Entrega o testemunho em segurança e sem desaceleração nítida, utilizando a técnica descendente VELOCIDADE Com partida baixa Com partida baixa Com partida baixa 1. Identificar as 3 vozes de partida (aos seus lugares prontos parte) e posicionar- se de acordo com as mesmas 2. Sem desaceleração nítida no final 3. Avanço dos ombros em relação à linha de partida (na partida baixa) 4. Inclinação do tronco à frente na chegada 5. Movimento circular dos membros inferiores 6. Apoios ativos com a parte anterior do pé Documento em vigor, atualizado em julho de 2015 O Subcoordenador Francisco Pinto Página 7

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