Conteúdos da Disciplina de Arte Anos iniciais. Conteúdos 3º Trimestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdos da Disciplina de Arte Anos iniciais. Conteúdos 3º Trimestre"

Transcrição

1 116 Conteúdos da Disciplina de Arte Anos iniciais 1º ANO Conteúdos 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro O ser humano como produtor de arte; Cores primárias e cores secundárias. Cores quentes e frias Datas comemorativas; Objetivos Promover a interação entre as diversas linguagens da arte; Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Conteúdos 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro Elementos geométricos; Textura artificial: aquilo que a criança cria, utilizando diferentes materiais; Texturas naturais: elementos encontrados na natureza (casca de árvores, folhas, argila, terra, areia); Esculturas (argila, sucatas, massa de modelar); Datas comemorativas; Objetivos Promover a interação entre as diversas linguagens da arte; Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Conteúdos 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro Leitura de imagem e sua representação; Ilustração; Cartazes; Origami (dobraduras); Proporção do corpo; Estilo abstrato (ponto, linha e cor); Datas comemorativas; Objetivos Promover a interação entre as diversas linguagens da arte; Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma.

2 117 2º ANO Conteúdos 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; O ser humano como produtor de arte; As cores e suas classificações; Ilustração; Cartazes; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar a oportunidade de vivenciar um encontro ativo com as obras de arte e artistas; Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte. Conteúdos - 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Origami (dobraduras); Proporção do corpo; História do surgimento da Arte-desenho das cavernas:com carvão, terra com cola; Formas horizontais e verticais; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar a oportunidade de vivenciar um encontro ativo com as obras de arte e artistas; Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte. Conteúdos 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Esculturas (argila, sucatas, massa de modelar); Estilo abstrato (ponto, linha e cor); Leitura de imagem e sua representação; Desenho de observação, com objeto dentro e fora da sala; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar a oportunidade de vivenciar um encontro ativo com as obras de arte e artistas; Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte.

3 118 3º ANO Conteúdos 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; As cores e suas classificações; O ser humano como produtor de arte; Desenhos de observação com luz, sombra e volume, usando qualquer objeto da sala ou composição através de uma janela de cartolina, observando a natureza; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico. contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Proporcionar a descoberta de novas cores e tons. Explicitar a origem das cores, proporcionar momentos de descoberta, explorar a criatividade. Conteúdos 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Textura natural (tipos de pedras e cores) e artificial (concreto celular, sabonetes, velas, sucatas, trabalhando alto e baixo relevo); Esculturas bidimensionais e tridimensionais (argila, madeira, sucata) História do surgimento da Arte-desenho das cavernas:com carvão, terra com cola; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Proporcionar a descoberta de novas cores e tons. Explicar a origem das cores, proporcionar momentos de descoberta, explorar a criatividade. Conteúdos - 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Formas horizontais e verticais; Leitura de imagem e sua representação; Estilo abstrato (ponto, linha e cor); Esculturas (argila, sucatas, massa de modelar); Desenho de observação, com objeto dentro e fora da sala; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma. Proporcionar a descoberta de novas cores e tons. Explicar a origem das cores, proporcionar momentos de descoberta, explorar a criatividade.

4 119 4ºANO Conteúdo 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, música e teatro; Presença da arte em culturas diferentes. Importância da arte brasileira e da presença de estrangeiros na produção artística do Brasil. O ser humano como produtor de arte; Desenho, luz, sombra, ponto, linha, espaço; Artistas Brasileiros; Datas comemorativas; Objetivos Propor uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico. Conteúdo 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, música e teatro; Formas e cores na pintura; Sólidos geométricos; Pintura primitiva, indígena; Elementos visuais e estéticos na produção de trabalhos; Desenho, luz, sombra, ponto, linha, espaço; Artistas Brasileiros; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico. Conteúdo 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Leitura de imagem e sua representação; Linhas, formas e cores; Esculturas materiais, artistas e suas produções; Esculturas (argila, sucatas, massa de modelar); Desenho, luz, sombra, ponto, linha, espaço; Artistas Brasileiros; Datas comemorativas; Objetivos Proporcionar uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.

5 120 5º ANO Conteúdo 1º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, musica e teatro; Desenhos, Luz, sombra, ponto, linha, espaço, volume, forma geométricas; Cores, textura; Ilustração de Texto; O ser humano como produtor de arte; Palavras, letras e números ilustrativos; Elementos visuais e estéticos na produção de trabalhos; Datas comemorativas; Conteúdo 2º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, música e teatro; Onomatopeias, Tipos de balão de história em quadrinho; História em quadrinho; Expressões faciais, caricatura; Arte brasileira; Pintura primitiva, indígena; Elementos visuais e estéticos na produção de trabalhos; Datas comemorativas; Objetivo Propor uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolva0m a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico. Objetivo Propor uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico. Conteúdo 3º Trimestre As quatro linguagens artísticas: Artes visuais, dança, música e teatro; Elementos visuais e estéticos na produção de trabalhos; Leitura de imagem e sua representação; Esculturas materiais, artistas e suas produções; Sólidos geométricos; Artistas modernistas; Desenhos e gravuras; Datas comemorativas. Objetivo Propor uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.

6 121 CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS 1º ANO Cuidados com nosso corpo Cuidados com nossas casas Cuidados com a escola e comunidade Paisagem local Preservação ambiental Preservação dos espaços coletivos e do patrimônio lixo Reconhecer hábitos de higiene que promovam a saúde e o bem estar tais como: banho diário, escovar dentes, cortar cabelos e unhas. Despertar no aluno o interesse pela manutenção dos ambientes onde vivemos Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos, no sentido de alcançar a preservação e a manutenção do meio ambiente. Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas. Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a pensar na necessidade da preservação do meio ambiente e dos espaços coletivos. Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de produção e destino do lixo, na escola, em casa e espaços em comum. A Terra O Céu O Sol a lua e as estrelas A Água O Ar CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Identificar a terra como o planeta que habitamos. Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza relacionados a astronomia Reconhecer a importância da água e do ar em nossas vidas.

7 122 2º ANO O planeta terra Os ambientes da terra Zona Rural e Zona Urbana Introdução ao meio ambiente O meio ambiente e o homem Os seres vivos no ambiente CONTEÚDOS- 1º TRIMESTRE Reconhecer a terra como o planeta onde vivemos; Identificar os ambientes da terra bem como importância de cada um; Construir critérios de observação do espaço urbano. Identificar vestígios do passado na cidade atual. Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que vivemos, as diferentes manifestações da natureza. Conscientizar os alunos da necessidade de preservação do meio ambiente; Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza; Valorizar de formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais. Os seres vivos no ambiente Os animais Animais domésticos Animais selvagens Vegetais. CONTEÚDOS-2º TRIMESTRE Identificar os seres vivos existente no nosso meio; Identificar a presença de seres vivos e componentes não- vivos em diferentes ambientes. Identificar as diferenças entre os seres vivos; Diferenciar os seres vivos animais dos vegetais; Diferenciar animais domésticos de animais selvagens. Reconhecer a importância dos vegetais. O corpo humano Partes do corpo humano Cuidados com o corpo CONTEÚDOS-3º TRIMESTRE Compreender que o homem é um animal, porem diferente dos demais. Compreender que o corpo humano é constituído por diversos

8 123 Os dentes Vacinação sistemas e órgãos em que cada um exerce sua função. Conhecer a necessidade de cuidar bem do corpo. Reconhecer a importância da vacinação. 3º ANO CONTEÚDOS- 1º TRIMESTRE Partes do corpo humano. Funcionamento do corpo humano. Os Sentidos. Funcionamento dos órgãos e dos sentidos. Importância dos sentidos. Reconhecer as partes do corpo humano. Compreender o corpo humano como um todo integrado e os órgãos. Identificar os órgãos dos sentidos e seu funcionamento. Conhecer a importância dos órgãos dos sentidos para nossa sobrevivência. CONTEÚDOS- 2º TRIMESTRE Alimentos naturais e alimentos industrializados. Vamos nos mexer. Cuidado com a postura. Higiene. Importância da Vacinação. Cuidado com os dentes. Associar os sentidos à percepção do ambiente em que estamos inseridos e dos perigos que nos cerca Relacionar os sentidos ao cérebro. Compreender a importância dos cuidados com o corpo para a manutenção da saúde. CONTEÚDOS- 3º TRIMESTRE Importância da preservação ambiental. Seres vivos e não vivos. os vegetais. Reconhecendo as plantas. Partes das plantas. Importância das plantas. Compreender a importância da preservação do meio ambiente em nossa vida. Identificar a presença de seres vivos e componentes não- vivos em diferentes ambientes. Identificar as diversas partes das plantas. Reconhecer a importância das plantas. Identificar alguns tipos de plantas.

9 124 Animais invertebrados e vertebrados. Diferenças entre os animais. Ambiente dos animais. Animais domésticos e selvagens. Importância dos animais. Diferenciar as funções das partes da plantas. Incentivar a Preservação das plantas. Compreender que os animais são seres vivos, suas diferentes características de locomoção, reprodução e alimentação, seus diferentes habitat, classificá-los de acordo com o meio onde vivem. Identificar as formas de nascimentos dos animais. Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar. Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem. Diferenciar animais domésticos de animais selvagens. Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças. 4º ANO CONTEÚDOS- 1º TRIMESTRE Os astros do Universo Sistema solar. Como se formou o planeta Terra? Camadas da terra. Biosfera: Lugar de vida na terra Conhecer os principais astros do Sistema Solar e suas respectivas características. Compreender o planeta Terra e suas características. Reconhecer a terra como o planeta onde vivemos. Identificar os ambientes da terra bem como a importância de cada um

10 125 O solo Tipos de solo Estrutura do solo Animais que vivem no solo O solo contaminado. O ar atmosférico. Importância do ar. Ar poluído. CONTEÚDOS-2º TRIMESTRE Reconhecer os tipos de solos. Reconhecer a importância do solo para os seres vivos. Compreender a importância da preservação do solo. Entender a importância da preservação do solo. Observa através de experimentos que o ar existe e possui várias propriedades. Reconhecer a importância do ar para os seres vivos. Identificar agentes poluidores do ar bem como doenças transmitidas através do ar poluído; Reconhecer os benefícios da água na saúde, agricultura e para os animais. CONTEÚDOS-3º TRIMESTRE Composição química da água. Estados físicos da água. Importância da água para a vida na terra. Propriedades da água. Tratamento e abastecimento da água. Poluição da água. Equilíbrio e desequilíbrio ambiental. Cadeias e teias alimentares. Preservação ambiental. Lixo. Reciclagem. O desequilíbrio ambiental e a saúde humana. Identificar as características da água. Identificar os estados físicos da água e suas mudanças. Compreender a necessidade de tratamento da água desde a captação até a distribuição. Sensibilizar os alunos para a importância da preservação da água potável. Reconhecer a importância da preservação da natureza, das cadeias e teias alimentares. Identificar doenças decorrentes do desequilíbrio ambiental. Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivemos, evitando desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza. Entender o significado de conservação e ambiente. Explorar diferentes maneiras de reaproveitar os diferentes materiais.

11 126 Refletir sobre a questão do lixo na sociedade atual. 5º ANO CONTEÚDO -1º TRIMESTRE Como tudo começou. Organização do corpo humano. A célula, os tecidos e os órgãos. Os sistemas do corpo humano. O sistema digestório. Os alimentos. Importância dos alimentos. O processo de digestão dos alimentos. Doenças do sistema digestório. Compreender a origem da espécie humana. Compreender a constituição e a organização do corpo humano. Identificar a célula como a unidade estrutural que compõe todos os seres vivos. Entender que os seres vivos surgem de um desenvolvimento e agrupamento celular. Entender a constituição e a função do sistema digestivo. Conhecer melhor os alimentos, bem como o processo de digestão. Sistema respiratório. Órgãos do sistema respiratório. Importância dos pulmões. Sistema circulatório. Órgãos do sistema circulatório. O coração. Sistema excretor. Órgãos do sistema excretor. A pele. Os rins. CONTEÚDOS - 2º TRIMESTRE Enumerar os órgãos do sistema respiratório. Entender o funcionamento do sistema respiratório destacando o papel dos pulmões. Relacionar a circulação ao funcionamento do organismo. Perceber o funcionamento da circulação por meio de uma atividade física. Entender a função do coração e demais vasos sanguíneos. Importância do sangue. Entender o papel do sistema excretor bem como a importância da excreção da urina. Entender o papel dos rins como filtrador do sangue bem como a importância deste fenômeno. CONTEÚDOS - 3º TRIMESTRE

12 127 Estrutura do sistema esquelético. Estrutura dos músculos. Os movimentos. Cuidados com o esqueleto e músculos. Importância do esqueleto e dos músculos. Diferenças entre homens e mulheres As mudanças típicas da adolescência. Fecundação e gravidez. Sistema nervoso. Os cincos sentidos. Entender a ação integrada entre os sistema locomotor e muscular na movimentação do corpo. Compreender o processo da reprodução, destacando as principais diferenças entre os sistemas reprodutores masculino e feminino. Entender a ação dos sistemas nervoso e endócrino no comando do nosso organismo, bem como funcionamento dos órgãos dos sentidos. CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO Funções psicomotoras. Brinquedos cantados CONTEÚDOS-1º TRIMESTRE Visar o desenvolvimento da criança no aspecto biológico, psicológico e sociocultural. CONTEÚDOS-2º TRIMESTRE Expressão corporal: com diferentes ritmos de danças; Esquema corporal. Percepção Corporal. Atividades lúdicas; Jogos recreativos e cooperativos; Desenvolvimento corporal: percepção do corpo e da imagem e do esquema corporal. Desenvolvimento da expressão corporal, criatividade ritmo. Proporcionar vivência de vários tipos de atividades lúdicas e jogos. CONTEÚDOS-3º TRIMESTRE Futsal, basquete, vólei, futebol, handebol e atletismo. Vivenciar de forma lúdica as várias modalidades pré-desportivas existentes.

13 128 2º ANO Funções psicomotoras Brinquedos cantados Visa o desenvolvimento da criança no aspecto biológico, psicológico e sociocultural. CONTEÚDOS 2 º TRIMESTRE Expressão corporal: com diferentes ritmos de danças; Esquema corporal. Percepção Corporal. Atividades lúdicas; Jogos recreativos e cooperativos; Desenvolvimento corporal: percepção do corpo e da imagem e do esquema corporal. Desenvolvimento da expressão corporal, criatividade ritmo. Proporcionar vivência de vários tipos de atividades lúdicas e jogos. CONTEÚDOS 3 TRIMESTRE 3º ANO Futsal, basquete, vólei, futebol, handebol e atletismo. Vivenciar de forma lúdica as várias modalidades pré-desportivas existentes CONEÚDOS 1 º TRIMESTRE Brinquedos cantados. Exercícios educativos. Brincadeiras de concentração e atenção 0BJETIVOS Desenvolver a atenção, concentração e percepção através de jogos e brincadeiras; Estimular o tato a visão, a audição e o paladar;

14 129 História dos jogos cooperativos. Fundamentos lúdicos dos jogos cooperativos. Jogos pré-desportivos Trabalhar a socialização entre as crianças, estimulando a autoestima e a segurança. Aquisição da capacidade de cooperação em trabalhos em grupos. Coordenação, força, resistência, velocidade, flexibilidade. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Jogos pré-desportivos Coordenação, força, resistência, velocidade, flexibilidade. 4º ANO Jogos de tabuleiro Jogos populares Fundamentos: História do Handebol Regras do Handebol Trabalhar a socialização entre as crianças. Trabalhar com as crianças a iniciação das modalidades esportivas e coletivas. Fundamentos de jogos História do Vôlei e das lutas Regras do Vôlei e das lutas: Capoeira Judô Trabalhar com as crianças a iniciação das modalidades esportivas e coletivas. Estabelecer relação entre esporte e lazer. Estabelecer noções de regras coletivas e limites. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Fundamentos do basquete, futsal e atletismo; Trabalhar com as crianças a iniciação das modalidades esportivas

15 130 História e regras do basquete, futsal e atletismo. Desenvolver a parte esportiva com estimulo ao desporto. e coletivas. Estabelecer relação entre esporte e lazer. Estabelecer noções de regras coletivas e limites. 5º ANO Jogos de tabuleiro Jogos populares História do Handebol Regras do Handebol Trabalhar a socialização entre as crianças. Trabalhar com as crianças a iniciação das modalidades esportivas e coletivas. Fundamentos História do Vôlei e das lutas Regras do Vôlei e das lutas Capoeira Judo Relacionar esporte e lazer. Estabelecer noções de regras coletivas e limites. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Fundamentos do basquete, futsal e atletismo; História e regras do basquete, futsal e atletismo. Relacionar esporte e lazer. Estabelecer noções de regras coletivas e limites. Desenvolver a parte esportiva com estímulo ao desporto Obs.: Os conteúdos iguais distribuídos nos anos devem ser trabalhados com níveis de aprofundamentos diferentes.

16 131 CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO 1ºANO CONTEÚDOS- 1º TRIMESTRE Cada pessoa tem o seu jeito de ser e acreditar. Os nomes são importantes, porque identificam as diferenças com as pessoas. Orientações para o relacionamento com o outro. Compreender que o relacionamento com o outro é permeado por valores. Partilhar e conviver respeitando as pessoas, construindo um ambiente de paz. CONTEÚDOS- 2º TRIMESTRE A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. A religião e a prática do bem como base estrutural da presença de Deus Orientações para o relacionamento com o outro. Compreender que a família é a base de tudo. Conhecer a base da religiosidade, na qual sua família é estruturada. Partilhar e conviver respeitando as pessoas, construindo um ambiente de paz. Estrutura familiar CONTEÚDOS- 3º TRIMESTRE A religião e a prática do bem como base estrutural da presença de Deus. Orientações para o relacionamento com o outro. Compreender que a família é a base de tudo. Conhecer a base da religiosidade, na qual sua família é estruturada. Partilhar e conviver respeitando as pessoas, construindo um ambiente de paz.

17 132 2º ANO Reconhecer a diversidade religiosa e o conceito de família. Valores. Observar as práticas religiosas que são diferentes, e que são elaboradas, pelos diferentes grupos religiosos. Cada pessoa tem o seu jeito de ser e acreditar. Compreender que o relacionamento com o outro é permeado por valores Reconhecer as manifestações culturais e as tradições religiosas. Valores. Observar as práticas religiosas que são diferentes, e que são elaboradas, pelos diferentes grupos religiosos. Compreender que o relacionamento com o outro é permeado por valores CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Reconhecer as manifestações culturais e as tradições religiosas. Conhecer as tradições religiosas da comunidade local respeitando suas diversidades. Perceber que as tradições religiosas se fundamentam nos textos sagrados. Entender que as tradições e manifestações religiosas dão sentido à vida e contribuem para um mundo fraterno. 3º ANO A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. Destacar os valores básicos essenciais para a formação do caráter. Compreender que a família é a base de tudo. Saber diferenciar o certo do errado.

18 133 Eu sou eu com o outro. Relacionar-se e conviver bem com os colegas no ambiente escolar. A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. Destacar os valores básicos essenciais para a formação do caráter. Eu sou eu com o outro. Compreender que a família é a base de tudo. Saber diferenciar o certo do errado. Relacionar-se e conviver bem com os colegas no ambiente escolar. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Os valores humanizam. Valores e sub-valores como formação do caráter humano. Compreender que a família é a base de tudo. Saber diferenciar o certo do errado. Relacionar-se e conviver bem com os colegas no ambiente escolar. Compreender que o relacionamento com o outro é permeado por valores. Reconhecer a importância da religiosidade na convivência familiar. 4º ANO A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. Contribuir para essa preservação. Práticas do bem Compreender que a família é a base de tudo. Descobrir meios para preservação do meio ambiente. Desenvolver atos e atitudes de cuidado e respeito ao próprio corpo e ao meio em que vive.

19 134 A religião na vida das pessoas e sua contribuição para preservação da mesma. Contribuir para essa preservação. Prática do bem Compreender que a família é a base de tudo. Descobrir meios para preservação do meio ambiente. Desenvolver atos e atitudes de cuidado e respeito ao próprio corpo e ao meio em que vive. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Valorizar o ser humano como um todo, pois ele é parte da sociedade e vive contribuindo no sentido de preservar os valores, a ética e a cidadania. Ritos e festas religiosas. Socializar os valores éticos e a cidadania como ponto de partida para uma sociedade mais justa e humana. Conhecer e entender os rituais como práticas religiosas. 5º ANO Intolerância religiosa - colaborar para combater este tipo de comportamento. Saber ouvir e respeitar as diferenças e deferentes posições religiosas das pessoas com as quais convivemos. Os acontecimentos religiosos. Compreender e respeitar a diversidade. Conhecer as diferentes celebrações e práticas religiosas. Perceber nos textos sagrados propostas de valorização da vida e construção da cidadania. Reconhecer o conjunto de muitas crenças que orientam a vida do sujeito nas tradições religiosas. Conhecer as representações das tradições religiosas. Disciplinas de contato: História, Geografia,Língua Portuguesa. Principais datas religiosas, festas e comemorações realizadas no

20 135 município. Valores, ética e cidadania. Textos destacando valores em geral. (Preparação para a vida). Mensagens trabalhando a autoestima. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE Saber ouvir e respeitar as diferenças e deferentes posições religiosas das pessoas com as quais convivemos. Valores, ética e cidadania. Mensagens trabalhando a autoestima. Conhecer as diferentes celebrações e práticas religiosas. As representações das tradições religiosas. Disciplinas de contato: História,Geografia e Língua Portuguesa CONTEÚDOS DA DISIPLINA DE HISTÓRIA 1º ANO Respeito as características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.. Conhecimento e respeito a utilização de algumas regras elementares do convívio social; Eu e minha família; Escola A história das crianças de hoje e do passado. Histórias infantis Datas comemorativas Nosso calendário. CONTEÚDOS Identificar seu próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com seus pares. Organizar alguns repertórios históricos-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.

21 136 Diálogo como forma de lidar com os conflitos; Modo de ser de alguns grupos sociais; Convivência (cortesia, solidariedade, respeito, cooperação, organização, ser educado com o outro); Direito e deveres das crianças; Diferentes tipos de família; Relações de parentesco: irmãos, pais, tios, primos, avós, costumes familiares. Rua, Bairro e Município ( localização entre os outros municípios). CONTEÚDOS Participar de tarefas grupais que convidem ao intercâmbio de opiniões,à consideração de diferentes pontos de vista e à necessidade de busca de consensos. Considerar as diferenças étnicas do Município e suas relações com o nome de cada um. CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE O tempo e o relógio. O dia a dia das crianças. Os anos e suas unidades. O tempo do Sol, o tempo da lua, o tempo da chuva. Considerar o tempo no campo e o tempo na cidade Espaço e paisagem Identificar e valorizar diferentes formas de convívio social compartilhadas nas brincadeiras, nos jogos e nas festas, no presente e em diferentes tempos. Reconhecer mudanças e permanências nesses hábitos culturais e registrar suas relações com grupos, elementos culturais e marcadores de tempo. Participar de ações que favoreçam o compromisso com os outros, o meio ambiente. 2º ANO Documentos (certidão de nascimento, fotografias familiares, cartão de vacina) Álbum de família e noção de duração Considerar a diversidade étnica e o conceito de família Toda família tem uma história CONTEÚDOS Ler diferentes tipos de documentos históricos. Conhecer e relacionar dimensões temporais simples a partir de noções conceituais básicas: tempo,espaço, duração e cultura. Conhecer a própria história, a origem do próprio nome e a identidade,

22 137 Direitos das crianças Datas comemorativas estabelecer relações com a de outras pessoas, descobrir semelhanças e diferenças, aprender a respeitar as características étnico-culturais de cada um, desenvolver a auto-estima; A escola, rua, bairro. Comunidade, espaço rural e urbano. História do Município.( atividades econômicas) Passagem do tempo Brinquedos e brincadeiras; Meios de comunicações. CONTEÚDOS Reconhecer e entender a importância da escola seu funcionamento e organização; sua evolução e as normas de convivência social. Perceber as mudanças de comportamento entre o passado e os dias de hoje; valorizar a forma lúdica como auxiliar no desenvolvimento. Meios de transporte. Industrialização Meio ambiente. Povos Indígenas no Estado. Cultura Afro-brasileira. Festas e tradições CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE CONTEÚDOS Entender a importância do desenvolvimento industrial e suas implicações para o meio ambiente. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos indígenas e dos afrodescendentes, como um elemento de fortalecimento da democracia. 3º ANO Documentos (certidão de nascimento, fotografias; Famílias) História e vida da família. Identificar a procedência geográfica cultural de suas famílias e as histórias envolvidas nos deslocamentos e nos processos de fixação. Exercitar diferentes tipos de descrições, narrativas e registros.

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO. Português ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ESCUTA/ LEITURA/ PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO Textos narrativos Contos de

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011 1 º Ano A Cores secundárias Vida e obras de Pablo Picasso Losango Vegetais: partes e funções Origem dos alimentos Água: onde encontramos, estados físicos, utilidades e o ciclo da água na natureza A presença

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais A proposta Em sua organização teórico-metodológica, a proposta enfatiza a construção do pensamento científico acerca

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL V OBJETIVOS GERAIS. Desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio corpo; Desenvolvimento

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril

CONTEÚDOS AVALIATIVOS VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 15 a 19 de Abril 1º ANO A SÉRIES / TURMAS COMPONENTES CURRICULARES Ponto e Linha Tipos de linha Formas Geométricas Destino do Lixo Água Utilidades Poluição Habilidades motoras Costumes religiosos Objetos religiosos da

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio

Leia mais

Objetivos de Aprofundamento:

Objetivos de Aprofundamento: OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (conto, poema, história em quadrinhos e anedota), identificando os mecanismos estruturais da narrativa.

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS A proposta A proposta de ensino das Ciências Naturais se fundamenta na construção do pensamento científico acerca dos fenômenos

Leia mais

OBJETIVOS CURRICULARES

OBJETIVOS CURRICULARES OFICINA DE PROJETOS Ciências Naturais 1 Construir noções sobre planeta a partir do planeta Terra; 2 Descrever a estrutura do planeta; 3 Conceituar a litosfera, destacando as rochas, os minérios e o solo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO - 2014

PLANO DE TRABALHO - 2014 Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Eloisa Pereira Alves da Silva Oralidade PLANO DE TRABALHO - 2014 Participar de situações que envolvam usos da linguagem oral no cotidiano escolar, respeitando

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO HABILIDADES/COMPETÊNCIAS PORTUGUÊS - Construção da identidade social e do grupo; Linguagem oral Linguagem oral Desenvolver a coordenação visomotora, a criatividade

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2014 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Premissas básicas:

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Premissas básicas: EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil, enquanto segmento de ensino que propicia um maior contato formal da criança com o mundo que a cerca, deve favorecer a socialização da criança, permitir a interação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente

Leia mais

MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL APROVO Em conformidade com as Port. 38-DECEx, 12ABR11 e Port 137- Cmdo Ex, 28FEV12 MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e do desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010 1 º Ano A Ensino Religioso Língua Portuguesa Cores secundárias. Mosaico. Releitura de obras. Dobradura. O desenvolvimento dos animais. Animais ovíparos e vivíparos. Animais mamíferos. Animais aquáticos.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO. Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 4º ANO CPG Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos (características e função

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Portal UCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Portal UCA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS Portal UCA LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA 1 CICLO Eixos da Proposta Links 1- Compreensão

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 III UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2015 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Poema Crônica Descrição História em quadrinhos Conto de fadas Conto maravilhoso Fábula Leitura

Leia mais

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Educação Infantil e Ensino Fundamental I Roteiro de Estudos 1º ANO Profª. Dalete Teixeira DISCIPLINA CONTEÚDOS PREVISTOS PROJETOS PREVISTOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Área de Formação Pessoal e Social

Área de Formação Pessoal e Social Área de Formação Pessoal e Social Identidade/ Auto-estima Independência/ Autonomia Convivência democrática/ Cidadania Brincar com o outro (s); Ouvir os outros; Saber identificar-se a si e o outro; Esperar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da auto-imagem e desenvolvimento da auto-estima; Reconhecimento e descoberta do

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio

Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio Currículo Referência em Artes Visuais Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (5 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Conhecer diferentes termos espaciais (em pé, deitado, em cima, em baixo, à frente, atrás, dentro, fora ) Descrever itinerários diários (exemplos:

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil I Segmento I Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano: Infantil I Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - ALUNOS EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1º ANO A Alimentação A água Animais (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes) Interpretação de texto Leitura e Interpretação de imagens Gênero do Substantivo (masculino/feminino) Grau do Substantivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*) Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil O Presidente

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO

INFORMATIVO 2015 GRUPO INFORMATIVO 2015 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

Matrizes Curriculares

Matrizes Curriculares Matrizes Curriculares municipais para a educação básica 9 anos Ciências Naturais e Sociais Sumário Concepção 1 Berçário/Infantil I/Infantil II Infantil III/Infantil IV 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

NOSSO CURRÍCULO A EDUCAÇÃO QUE PRATICAMOS ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. Adotamos uma pedagogia:

NOSSO CURRÍCULO A EDUCAÇÃO QUE PRATICAMOS ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. Adotamos uma pedagogia: A EDUCAÇÃO QUE PRATICAMOS NOSSO CURRÍCULO Adotamos uma pedagogia: - que faz da escola uma instância efetiva de assimilação crítica, sistemática e integradora do saber e da cultura geral; - que trata os

Leia mais

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil

VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil VISÃO: ser referência na comunidade na área de educação Infantil NOSSA MISSÃO: Por meio da educação formar cidadãos felizes, independentes, éticos e solidários VALORES: Respeito, honestidade, boa moral

Leia mais

Conteúdo Programático 2015 2 ano

Conteúdo Programático 2015 2 ano Conteúdo Programático 2015 2 ano Língua Portuguesa: Alfabeto Vogais e consoantes Ordem alfabética Sílabas e números de sílabas Encontro Vocálico História em quadrinho Jogral Pontuação e expressividade

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone 3 4 Língua Portuguesa: Produção textual. Tabela e gráfico, histórias matemáticas (adição, subtração e multiplicação) e prova real (adição e subtração). 17 18 animais do zoo

Leia mais

Centro Educacional Linus Pauling

Centro Educacional Linus Pauling Centro Educacional Linus Pauling Projeto 2º SEmestre 2012 APRESENTAÇÃO Faz-se necessário entender que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra, e que atualmente a preocupação com a degradação

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR Planificação Anual Ano Letivo de 2014/2015. Área da Formação Pessoal e Social

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR Planificação Anual Ano Letivo de 2014/2015. Área da Formação Pessoal e Social Área da Formação Pessoal e Social a-identidade / autoestima b-independência/ autonomia a- Noção de pertença a diferentes grupos(família, escola, comunidade entre outros). a- Expressão de emoções e sentimentos

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 4º Querido (a) aluno(a), SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade ajudá-lo (a) a se organizar melhor em seu hábito de estudo

Leia mais

Anexo III Programas do Concurso. Programas de Conteúdo Específico

Anexo III Programas do Concurso. Programas de Conteúdo Específico Anexo III Programas do Concurso Programas de Conteúdo Específico Artes Visuais 1.Ensino da Arte - Tendências Pedagógicas e Política Educacional 1.1. História do ensino da arte no Brasil: do período colonial

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

PROJETO ANIMAIS. 1. Tema: O mundo dos animais. Área de abrangência: 2. Duração: 01/06 a 30/06. 3. Apresentação do projeto:

PROJETO ANIMAIS. 1. Tema: O mundo dos animais. Área de abrangência: 2. Duração: 01/06 a 30/06. 3. Apresentação do projeto: PROJETO ANIMAIS 1. Tema: O mundo dos animais Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza e Sociedade (x) Matemática 2. Duração: 01/06

Leia mais

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa COLÉGIO SANTA TERESINHA - CAMPO BOM Fone 3597-1215 Rua Santo Inácio de Loiola, 196 Centro Campo Bom RS. PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa Gêneros textuais: Poemas,

Leia mais

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Sala: 3 anos (1) Educadora: Isabel Ferreira

Sala: 3 anos (1) Educadora: Isabel Ferreira Sala: 3 anos (1) Educadora: Isabel Ferreira SETEMBRO A Escola as Cores (cont.) Estabelecer relações com os outros e conhecer as regras e os comportamentos sociais na sala; Utilizar de forma adequada os

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2015/2016

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2015/2016 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2015/2016 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter

Leia mais

Produção de inferência. Compreensão global.

Produção de inferência. Compreensão global. 2. APROPRIAÇÃO DO SISEMA DE ESCRIA 1. COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULURA ESCRIA ORGANIZAÇÃO MARIZ CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENAL PORUGUÊS: 2º ANO 1º BIMESRE EIXO CAPACIDADE CONEÚDO

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR PLANO DE ESTUDOS

COLÉGIO FRANCISCANO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR PLANO DE ESTUDOS Ano: 3º Disciplina: Língua Portuguesa Objetivo Geral da Disciplina: Proporcionar ao aluno situações desafiadoras e significativas de forma contextualizada, buscando autonomia, criticidade e interação com

Leia mais

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS:

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS: CONTEÚDO ANUAL 2016 SEGMENTO: Ensino Fundamental I SÉRIE: 1º ano OBJETIVOS GERAIS: Criar condições para o desenvolvimento integral das crianças, considerando as possibilidades de aprendizagem que apresentam,

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014/2015 A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa. Na educação pré-escolar assume uma dimensão marcadamente formativa,

Leia mais

3 a 5. 6 a 10. 11 a 14. Faixa Etária Prevista. Etapa de Ensino. Duração. Educação Infantil. anos. Ensino Fundamental: Anos Iniciais. 5 anos.

3 a 5. 6 a 10. 11 a 14. Faixa Etária Prevista. Etapa de Ensino. Duração. Educação Infantil. anos. Ensino Fundamental: Anos Iniciais. 5 anos. Etapa de Ensino Faixa Etária Prevista Duração Educação Infantil 3 a 5 anos Ensino Fundamental: Anos Iniciais 6 a 10 anos 5 anos Ensino Fundamental: Anos Finais 11 a 14 anos 4 anos EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO

Leia mais

Conteúdo Programático INFANTIL IV

Conteúdo Programático INFANTIL IV Conteúdo Programático INFANTIL IV 1 TRIMESTRE LINGUAGEM POEMA TEXTO NARRATIVO CARTAZ VOGAIS A, E e I. LETRA DE MÚSICA RÓTULO VOGAIS Oe U HISTÓRIA EM QUADRINHOS / CARTUM ENCONTROS VOCÁLICOS ADIVINHAS DE

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2015 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2015 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ CURRICULAR LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO

PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO PLANO DE CURSO-2º ANO. SÉRIES INICIAIS ANO/2012 PLANO DE ESTUDO 2º ANO AREA DE CONHECIMENTO: PORTUGUÊS OBJETIVOS: Possibilitar ao educando, por meio de observação de analise, a sistematização de determinados

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 3 (5 ou 6 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Beatriz Müller Maria do Rocio Torres Sônia Marangon Veima Vecchiatto

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2015

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2015 Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2015 3º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / UNIDADE 2: UMA VIAGEM NO TEMPO LÍNGUA PORTUGUESA Professoras

Leia mais

1 o Período Educação Infantil

1 o Período Educação Infantil 1 o Período Educação Infantil Eixo temático: O tema Imaginação visa a estimular as distintas áreas de desenvolvimento integral das crianças, bem como favorecer o crescimento de suas habilidades e competências.

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com.

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com. LÍNGUA PORTUGUESA Ordem alfabética. Letra, sílaba e palavra. Nomes próprios e comuns. Masculino e feminino. Sinônimo e antônimo. Adjetivo. Verbos (ação). Ortografia: M antes de p e b c/ç g/j. Gêneros textuais:

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo -

Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Plano Anual Curricular Estudo do Meio - 1º Ciclo - Estudo do Meio 1º Ano 1º Período 2º Período 3º Período À descoberta de si mesmo - A sua identificação Conhecer a sua identificação Conhecer o seu nome

Leia mais

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenação de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa Ciclo de Aprendizagem I e II MARCOS

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

Ciências Humanas. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

Ciências Humanas. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo Ciências Humanas baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS Elementary School 2 K5 Conteúdos Gerais Conteúdos Específicos Habilidades

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios em Domínios/Competências Fatores de ponderação Instrumentos de Domínio Cognitivo Compreensão oral 20% Registos e grelhas de observação

Leia mais

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 11ª Classe

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 11ª Classe PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 11ª Classe Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário Opção: Ensino Primário Ficha Técnica Título Programa de Metodologia

Leia mais

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS

COLÉGIO MILLENNIUM CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) MATEMÁTICA PORTUGUÊS Comunicado nº 006 /2011. I AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL MENOR 3º ANO B (2ª SÉRIE) / RELIGIÃO / - Interpretação de Textos - Ortografia: H / LH, NH e CH / RR e SS - Adjetivo; - Gênero do substantivo: Masculino

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos.

Língua Portuguesa. Expectativas de aprendizagem. Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos. Língua Portuguesa As crianças do 1º ano têm o direito de aprender e desenvolver competências em comunicação oral, em ler e escrever de acordo com suas hipóteses. Para isto é necessário que a escola de

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (4 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Expressar curiosidade e desejo de saber; Reconhecer aspetos do mundo exterior mais próximo; Perceber a utilidade de usar os materiais do seu quotidiano;

Leia mais

CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Claudia Maria da Cruz Consultora Educacional FEVEREIRO/2015 CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A ênfase na operacionalização escrita dos documentos curriculares municipais é

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Sandra Korso Kutzke 1 SUMÁRIO 1. Organização da coleção... 3 2.

Leia mais

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED DIVISÃO PEDAGÓGICA 2010 MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA 06 ANOS 07 ANOS 08 ANOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A VIDA E O LUGAR DE CADA UM NOS DIVERSOS AMBIENTES DA TERRA Compreender que as plantas

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Conceição, o estudante aprende e desenvolve habilidades dentro e fora da sala de aula, por meio de atividades esportivas, artísticas, culturais, científicas e de solidariedade.

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1 º Ano A Formas Geométricas Simetria Auto retrato Vida e obras de Romero Britto Linhas retas e curvas Ervas Medicinais Poluição Lixo Animais da Mata Atlântica Livro sagrado (bíblia) Religião e religiosidade

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 2º SEMESTRE- ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO Componente Curricular Habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno:

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 2º SEMESTRE- ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO Componente Curricular Habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno: Palmas, 30 de Agosto de 2011. Educar é promover o outro em sua totalidade. (Madre Clélia Merloni) Quadra 110 Norte Alameda 21, Lote 33 77166-280 Palmas TO Fone: 0XX(63) 3215-9200 Da: Coordenação Segmento

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Andreza, Déborah, keiti e Letícia.

3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Andreza, Déborah, keiti e Letícia. COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS Curitiba, 6 de Junho de 2012. Senhores pais ou responsáveis, Enviamos-lhes o cronograma do que vai ser trabalhado nesta 2ª Etapa no 3º ano. O cronograma

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL ANTECEDENTES Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de PORTUGUÊS, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE DE OFERTA 99-8791-04 DIDÁTICA 160 0 160 99-8792-04

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE DE OFERTA 99-8791-04 DIDÁTICA 160 0 160 99-8792-04 Curso: Graduação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais