OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:"

Transcrição

1 OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (crônica, notícia, debate oral regrado e paródia), identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Reconhecer as classes de palavras (adjetivo, locução adjetiva, pronomes, verbos regulares) de acordo com a intencionalidade discursiva, identificando os seus valores semânticos; Expressar opinião e argumentação com coerência, usando diversas formas de comunicação; Produzir textos coerentes (noticia, debate oral regrado e paródia), estabelecendo sequências de ideias, progressão argumentativa e/ou narrativa para que se obtenha o todo textual. Objetivos de Aprofundamento: Estabelecer relações entre diferentes informações nos mais diversos gêneros textuais, desenvolvendo argumentos e contra-argumentos, aplicando estrutura e linguagem adequadas ao gênero; Extrapolar as informações do texto após relacionar dados presentes nele, antecipando o desenvolvimento de uma história por meio do levantamento de hipóteses e inferências. Objetivos dos Livros: Identificar intencionalidade, marcas linguísticas e semânticas no livro de literatura adotado. Adjetivo; Locução Adjetiva; Pronomes pessoais e possessivos; Verbos regulares no modo indicativo; Crônica; Notícia; Debate oral regrado; Paródia.

2 LIVROS DE LITERATURA Para Gostar de Ler. Volume 18. Crônicas. Um país chamado infância Moacir Scliar Editora Ática Um barril de risadas. Um vale de lágrimas. Jules Feiffer Cia das letras Poesia Visual Sergio Capparelli Editora Global Brasil de todos nós PROJETOS COLABORATIVOS

3 MATEMÁTICA Objetivos essenciais: Caracterizar e classificar retas; Calcular a potência e a raiz quadrada de um número natural; Construir os principais critérios de divisibilidade e os algoritmos para calcular mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum entre dois ou mais números pela decomposição simultânea em fatores primos; Resolver situações problema aplicando adequadamente os conceitos de divisibilidade, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Objetivos de aprofundamento: Resolver situações problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais (potenciação e raiz quadrada); Compreender as ideias e aplicar adequadamente os conceitos de M.M. C e M.D. C na resolução de problemas. Geometria o Retas Potenciação e raiz quadrada de números naturais o Operações o Situações-problema Divisores e múltiplos de números naturais o Múltiplos e divisores. o Critérios de divisibilidade. o Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. o Situações problema.

4 HISTÓRIA Identificar aspectos culturais e de trabalho das civilizações Mesopotâmicas, destacando o papel do homem neste processo; Compreender e analisar as características sociais, culturais, religiosas da civilização egípcia; Caracterizar aspectos culturais dos Hebreus, Fenícios e Persas; Conhecer e comparar aspectos culturais e sociais das civilizações orientais (Índia, China e Japão). Objetivos de Aprofundamento: Perceber que a história é um processo de mudança social que envolve elementos multiculturais e plurietnicos e despertar o respeito e a tolerância as diferenças culturais; Reconhecer a importância e influencia da cultura dos Hebreus, Fenícios e Persas no passado e presente; Reconhecer a importância e a influencia da China no passado e presente. Mesopotâmia; Egito; Hebreus/ Fenícios / Persas; Índia/ China/ Japão.

5 GEOGRAFIA Identificar os diferentes fusos-horários; Desenvolver noções de localização e orientação espacial; Compreender o princípio das coordenadas geográficas; Compreender de que forma as coordenadas geográficas interferem na dinâmica natural; Conhecer as principais formas e características do relevo terrestre ( em particular, o relevo brasileiro), percebendo sua relação com o espaço em que se vive; Compreender que a origem e as formas do relevo terrestre devem-se a fatores internos ( como os movimentos das placas tectônicas, o tectonismo e o vulcanismo) e externos ( a ação dos ventos, dos seres humanos, etc); Compreender a importância das rochas e sua necessidade para a sociedade. Objetivos de aprofundamento: Reconhecer a importância dos fusos-horários no mundo atual, mostrando que dados e informações circulam de forma instantânea não importando a distância; Compreender a importância do relevo no planejamento da ocupação humana e na transformação do espaço; Compreender as diferentes características do modelo terrestre(sua estrutura, composição, formas e processos de formação e transformação). Os movimentos da Terra ( rotação e translação); Orientação e localização da Terra (coordenadas geográficas e fuso horário); O relevo e suas formas ( planalto, planície, depressão e cadeia de montanhas) ; A formação e a transformação do relevo; Rochas (magmáticas metamórficas sedimentares).

6 CIÊNCIAS Relacionar a constituição da Terra com as manifestações geológicas ocorridas na formação dos diferentes tipos de rochas e solos; Reconhecer a importância de cada tipo de solo e demais particularidades ambientais à diversidade cultural e ambiental; Analisar e avaliar os fatores que contribuem para o desgaste, a poluição e contaminação do solo; identificar os princípios básicos de conservação e as alternativas de preservação; Identificar os problemas gerados pelo lixo e compreender as formas de destinação e o conceito mundial de reduzir, reutilizar, reciclar; Compreender a importância da água na composição bioquímica dos diferentes tipos de seres vivos; Analisar fatores que contribuem para a poluição e contaminação da água, descrever medidas que visem sua economia, identificar através de princípios e valores básicos as suas formas de conservação e de preservação; Caracterizar e distinguir a água potável de não potável e identificar as definições dos demais tipos encontrados na natureza; Reconhecer propriedades da água nos aspectos físico-químicos relacionando o seu relevante papel nos fatores bióticos e abióticos. Objetivos de aprofundamento: Construir argumentação em relação à importância do solo e da água para a humanidade considerando a qualidade da vida humana, através de medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável desses recursos; Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental a partir da interferência do ser humano e das condições da natureza. Relacionar a constituição da Terra com as manifestações geológicas ocorridas na formação dos diferentes tipos de rochas e solos; Reconhecer a importância de cada tipo de solo e demais particularidades ambientais à diversidade cultural e ambiental; A ação do homem no manejo do solo utilização, degradação e preservação; Saneamento básico e saúde: lixo (problemas, soluções e encaminhamentos); A água no planeta Terra: a importância da água, sua utilização no dia-a-dia, tipos de água e sua composição química; Poluição, doenças, tratamento e preservação da água; Propriedades físico-químicas da água.

7 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Objetivos essenciais: Perceber a relação da máquina na vida da maioria das pessoas com o estilo de vida pop e sua aplicação nas artes plásticas; Conceber um projeto interdisciplinar, que contemple a identidade cultural (indígena e afro-brasileira) por meio de poéticas na linguagem visual, para participação no projeto Brasil de todos nós; Conceber um mapa mental que contemple associações entre palavras-chave e imagens-chave pertinentes ao contexto artístico estudado. Objetivos de aprofundamento: Ler e interpretar diferentes obras da arte pop americana e brasileira; Identificar e compreender a problemática proposta pelo tema presente no projeto Brasil de todos nós, com foco na identidade cultural do povo brasileiro; Relacionar as ideias do mapa mental reconhecendo nele as possibilidades de adequação às atividades escolares. Elementos da linguagem visual: o Cores: complementares, quentes e frias; o Textura desenhada; o Espaço: bidimensional; o Formas: figurativas e abstratas. Pop Art americana x Pop Art brasileira e a temática social dos anos 60; A letra como ícone; Mapa mental: o O que é; o Pensamento radiante; o Regras para construção de um mapa mental.

8 EDUCAÇÃO FÍSICA Desenvolver habilidades motoras específicas da modalidade esportiva de Futebol de salão. Compreender e aplicar regras básicas do Futebol e suas adaptações. Participar e desenvolver Jogos recreativos. Demonstrar entendimento teórico / prático sobre flexibilidade e alongamento. Montar uma sequência de movimentos de aquecimento e alongamento específicos para a modalidade de futsal Esporte Futebol de salão: Exercícios técnicos: controle, condução e domínio de bola, passes, chutes, posição defensiva. Jogo de futebol e suas regras básicas. Jogos adaptados e recreativos: Brincadeira de pegador arco/bola, Pegador de bolas, Gol a gol, Futebol com gol invertido, Zerinho com bola de futebol, Futebol 1x1 2x2-3x3 com gol dentro da área. Jogos, recreação e exercício da convivência: Jogos ao ar livre, jogos de Interpretação, jogos de domínio popular; Explorar novas formas de expressão lúdica do movimento corporal. Corpo e motricidade: conhecimento teórico/prático: Flexibilidade e alongamentos : aprendizado das posturas e dicas básicas.

9 ENSINO RELIGIOSO Conhecer a diversidade religiosa no mundo; Compreender e relacionar as características religiosas às culturais e políticas da civilizações do mundo; Refletir sobre as ações humanas a partir da individualidade respeitando a liberdade de fazermos escolhas em todas as áreas da nossa vida. Objetivos de Aprofundamento: Despertar o respeito e a tolerância entre as diferentes religiões e culturas; Entender a diversidade religiosa atual a partir das concepções das civilizações do mundo; Compreender a necessidade do respeito e cooperação nas relações sociais. Religião e sociedade: as religiões no mundo e suas influências na formação da sociedade; Direito de viver a liberdade, conviver com as diferenças, respeitar e ser respeitado; Decisões nas escolhas com responsabilidade.

10 INGLÊS MORE 1 Estrutura linguística (Writing): Reconhecer situações, aplicando as estruturas gramaticais e o vocabulário estudados. Compreensão de Texto (Reading): Demonstrar entendimento da mensagem textual a partir da leitura de gêneros variados, aplicando a compreensão através da escrita. Comunicação (Listening, Speaking): Demonstrar compreensão por meio da produção oral e escrita Objetivo de Aprofundamento: (Writing, Reading,Listening and Speaking) Utilizar as quatro habilidades linguísticas, por meio de informações nos mais diversos gêneros textuais, apresentando suas opiniões. Presente simples nas formas afirmativa, interrogativa e negativa; Advébios de frequência; Pronomes; Horas; Substantivos contáveis e incontáveis; Uso de some e any ; Uso de how much e how many ; Uso de can para habilidade; Like, Love, hate doing Vocabulários relacionado a: mobília (parte 1), cômodos da casa, partes do corpo, comida, países e nacionalidades, atividades diárias.

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática

Conteúdos: Leituras: VARAL DE POESIAS FERNANDO PAIXAO, HENRIQUETA LISBOA, JOSE PAULO PAES, MARIO QUINTANA Editora Ática OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Objetivos essenciais: Interpretar os diversos gêneros textuais, identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Utilizar-se dos recursos gramaticais

Leia mais

Objetivos de Aprofundamento:

Objetivos de Aprofundamento: OBJETIVOS 1 o TRIMESTRE 2013 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (conto, poema, história em quadrinhos e anedota), identificando os mecanismos estruturais da narrativa.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS

ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL 2º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA CONTEÚDOS CONCEITUAIS GLOBAIS ROTEIRO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO PARCIAL º TRIMESTRE: ATUALIZAÇÃO ÁREA: MATEMÁTICA MATEMÁTICA (º TRIMESTRE) MATEMÁTICA ( 4/06/015) DESCRITORES AVALIATIVOS DO º TRIMESTRE AVALIAÇÃO PARCIAL Reconhecer raiz quadrada

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto; Analisar textos de diferentes gêneros;

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 8 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1. Identificar, interpretar e utilizar as características sociocomunicativas e os recursos de persuasão nos textos de opinião e publicitários.

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012-

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -1º TRIMESTRE- -1º ANO/2012- BIOLOGIA Interdependência da vida. *Níveis de organização. *Dinâmica das populações. *Relações Ecológicas. O Movimento dos Materiais e da Energia na

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas Ano Letivo 2015/2016 Planificação do trabalho a desenvolver no 5.ºA Grelha de conteúdos/aulas previstas Português Período Aulas Previstas Oralidade - Interpretar discursos orais breves. - Utilizar procedimentos

Leia mais

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 9 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais:

OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 9 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA. Objetivos Essenciais: OBJETIVOS 2 o TRIMESTRE 2014 9 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Desenvolver estratégias leitoras: extrapolar as informações do texto após relacionar dados presentes nele, antecipar o desenvolvimento de uma história

Leia mais

Objetivos de Aprofundamento:

Objetivos de Aprofundamento: OBJETIVOS 3 o TRIMESTRE 2014 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretar os diversos gêneros textuais (carta do leitor, carta de reclamação, reportagem, e-mail, blog e paródia), identificando os mecanismos

Leia mais

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Introdução à Comunicação Visual 40 horas Não tem Desenho I 40 horas Não

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Inglês Série: 2ºC,

Leia mais

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO

CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO CONTEÚDO PREVISTO/2015 6º ANO DISCIPLINA 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE GRAMÁTICA Cap. 1 Uso do dicionário. Alfabeto Cap. 2 Fonema e letra. Encontros vocálicos Cap. 3 Estudo da sílaba

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

Listagem de Conteúdo Artes - 6º ano

Listagem de Conteúdo Artes - 6º ano Listagem de Conteúdo Artes - - De onde vem a arte? Arte Rupestre - Arte Egípcia - Arte Grega - O texto teatral - A música - A dança - A riqueza das cores - A técnica pontilhista - A técnica mista 1 Listagem

Leia mais

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2015 II UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagem, Códigos e suas tecnologias Componente Curricular: LPL Série:2ºB,C

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 28/03/2014 10:03

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 28/03/2014 10:03 8/3/1 1:3 Centro de Ciências Tecnológicas Curso: 13 Design (Noturno) Currículo: 8/ 1 ARQ.11.1- Representação Tridimensional I Oficinas e seus recursos. Apresentação dos materiais e ferramentas das oficinas

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua das Ameixeiras, 119 Núcleo Cristo Rei Fone/Fax: 0xx42 3624 3095 CEP 85060-160 Guarapuava Paraná grpcristorei@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8º ano OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Identificar e analisar as etapas do ciclo de vida dos seres vivos;

Leia mais

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS:

CONTEÚDO ANUAL 2016 OBJETIVOS GERAIS: CONTEÚDO ANUAL 2016 SEGMENTO: Ensino Fundamental I SÉRIE: 1º ano OBJETIVOS GERAIS: Criar condições para o desenvolvimento integral das crianças, considerando as possibilidades de aprendizagem que apresentam,

Leia mais

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO

MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 2º BIMESTRE 1º ANO Formação Pessoal e Social Identidade e Autonomia Posturas de Estudante Conteúdos

Leia mais

7º ano - Ensino Fundamental

7º ano - Ensino Fundamental EMENTAS 1º TRIMESTRE 7º ano - Ensino Fundamental Componente curricular: Ciências da Natureza Professor: Sinue Quadrado Objetivos: Compreender a origem e formação do Universo suas principais Teorias, investigar

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA LOGOTIPO MACMILLAN BRASIL Utilização colorido; preto/branco e negativo Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que

Leia mais

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 8. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Relacionar as ideias explícitas

Leia mais

Números Primos; Decomposição em produto; Fatoração de um número; Adição; Cálculo do Máximo divisor comum (mdc);

Números Primos; Decomposição em produto; Fatoração de um número; Adição; Cálculo do Máximo divisor comum (mdc); Adição; MATEMÁTICA Algumas Propriedades da Adição: Comutativa, Associativa e Elemento Neutro; Subtração; Multiplicação; Problemas de contagem; Algumas Propriedades da Multiplicação: Comutativa, Associativa,

Leia mais

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano

REDE DE ENSINO FARIA BRITO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO. Metas de Realização - Prova Final / Prova de Recuperação. 2º Ano Língua Portuguesa - Conhecer as classes gramaticais; - Conceituar sintaxe e as funções sintáticas; - Apresentar as noções de substantivo e adjetivo caracterizando a relação existente entre eles; - Apresentar

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL para o 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Abordagem linguístico-gramatical: Leitura e interpretação dos diferentes gêneros textuais. Reconhecimento e identificação das características

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens / Parte Diversificada Componente Curricular: Língua Estrangeira

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO CRITÉRIOS DE AVALIACÃO Educação Visual 5º Ano Educação Visual 6º Ano Educação Tecnológica 5º Ano Educação Tecnológica 6º Ano ANO ESCOLAR 2015 / 2016 Ano letivo de 2015 / 2016 INTRODUÇÃO Sendo a avaliação

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no mundo e no Brasil.

Leia mais

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo 01 Direção: Profª Renata Teixeira Junqueira Freire Vice Direção Administrativa: Márcio Lóes Alcalá Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana;

6º ano. 7º ano. 8ºano. 9ºano. Turmas: 6º ao 9º. Conteúdos dos EXAMES FINAIS e das AVALIÇÕES ESPECIAIS. - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; Turmas: 6º ao 9º ARTES - Arte Rupestre; - Arte Grega; - Arte Romana; 7º ano - Arte Bizantina; - Arte Ameríndia; - Arte Chinesa; - Arte Coreana; - Arte Japonesa; 8ºano - Arte Expressionista; - Arte Impressionista;

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO AMGE - Auxiliar de Manutenção e Gestão de Espaços CRITÉRIOS DE Ano Lectivo 2014/15 Coordenador do Curso: José Pedro Moutinho Critérios de Avaliação (14-15) VOCACIONAL C AMGE -

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2012.2 BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA... 4 02 BIOLOGIA HUMANA... 4 03 NATAÇÃO... 4 04 ESPORTE

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 2016 6º ano

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 2016 6º ano CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 2016 6º ano Disciplina de Língua Portuguesa PRODUÇÃO PRODUÇÃO PRODUÇÃO Revisão: Classificação dos substantivos. Frase; Tipos de frases, Oração e Período; Substantivoflexão de

Leia mais

Objetivos essenciais:

Objetivos essenciais: OBJETIVOS 3 o TRIMESTRE 2014 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA Objetivos essenciais: Interpretar os diversos gêneros textuais, identificando os mecanismos estruturais da narrativa; Utilizar-se dos recursos gramaticais

Leia mais

Roteiro de Estudo 6º Ano do Ensino Fundamental I Etapa / 2009

Roteiro de Estudo 6º Ano do Ensino Fundamental I Etapa / 2009 Clamo ao DEUS Altíssimo, ao DEUS que por mim tudo executa. (Salmos 57:2) Roteiro de Estudo 6º Ano do Ensino Fundamental I Etapa / 2009 1 MAS:Roteiro I Etapa -14/01/2009-1733 2 MAS:Roteiro I Etapa -14/01/2009-1733

Leia mais

Compreensão/Expressão oral

Compreensão/Expressão oral ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL 3º C.E.B DISCIPLINA: Português ANO: 7º ANO : 2011/2012 SEQUÊNCIA 1 COMPETÊNCIAS/ Compreensão/Expressão oral Dispor-se a escutar. LEITURA

Leia mais

1º ano - Ensino Médio

1º ano - Ensino Médio PLANOS DE ESTUDOS 2º TRIMESTRE 1º ano - Ensino Médio Componente curricular: Língua Espanhola Professora: Angela Bono Formación del plural Vocabulario de familia Los días y meses Acentuación Vocabulario

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes

PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes Professor responsável Ingobert Ramos Bernicker Série: 6ª série do Ensino Fundamental Componente Curricular: Artes PLANO DE ESTUDOS I TRIMESTRE Artes Temas de estudos do trimestre: 01.Desenho: 1.1 As diferentes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Etec: Paulino Botelho Ensino Médio Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Educação Física

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone Minha cidade. Criar fantoches e apresentar uma história (em trio) Prova de Ciências: Animais (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes), zona rural e urbana 11 12 Desenhar

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/2016 PORTUGUÊS - 4ºANO . Interação discursiva Princípios de cortesia e cooperação Informação, explicação; pergunta. Compreensão e expressão Vocabulário: variedade e precisão Informação: essencial e acessória; implícita Facto

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º TRIMESTRE 2011 1º ano do Ensino Médio GRAMÁTICA Fascículo 3 As palavras da nossa língua Estrutura das palavras: o Palavra, frase e texto; o Letra e fonema; o Classificação quanto

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE AGOSTO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 02 Vocabulário. Peso: 4,0 06 Língua Texto, produção textual, sinônimos e antônimos. Prova de Ens. Religioso: Texto- Atitudes solidárias. 08 09 10 13 Artes: Análise e releitura

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS. Planificação de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS Escola Básica 2/3 de Pedrouços Planificação de Português 7. 7ºano de escolaridade Ano letivo 2012/2013 Expressão oral Compreensão oral 1. o Período (+-64 aulas ) ))))))))646464+66666646

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental

Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental Conteúdos das Avaliações Oficiais do 3º Trimestre/Ensino Fundamental 6º ano Ciências: Livro 1 - Unidade 3 - capítulo 1 ( pag. 81 ): cálculo de média e cálculo de energia elétrica. Livro 2 - Unidade 1 -

Leia mais

Fundamentação teórica para a presença do Xadrez nas actividades curriculares e extracurriculares no Real Colégio de Portugal

Fundamentação teórica para a presença do Xadrez nas actividades curriculares e extracurriculares no Real Colégio de Portugal Fundamentação teórica para a presença do Xadrez nas actividades curriculares e extracurriculares no Real Colégio de Portugal O Lúdico na Sala de Aula O lúdico tem vindo a desempenhar um importante papel

Leia mais

Brasília-DF, junho de 2012.

Brasília-DF, junho de 2012. COLÉGIO MARIA IMACULADA QI 05 ch. 72 LAGO SUL BRASÍLIA DF E-MAIL: cmidf@cmidf.com.br FONE: 3248 4768 SITE: www.cmidf.com.br Brasília-DF, junho de 2012. Os exemplos de vida falam com mais clareza que as

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2014 Etec Ensino Médio ETEC. PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias Componente Curricular: Geografia

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1º ANO A Alimentação A água Animais (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes) Interpretação de texto Leitura e Interpretação de imagens Gênero do Substantivo (masculino/feminino) Grau do Substantivo

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2014 Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano Professor(a): Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa Turma: 4º Ano *Reconhecer a função informativa do texto; *Estabelecer relação entre comparação e conhecimentos prévios; *Leitura / Compreensão

Leia mais

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF dos Exames Finais Anos Finais EF Componente Matemática Geografia Exames Finais 6º ano Reading (p. 78,79); Vocabulary (80); Reading (p. 90,91, 92, 93) WH questions (p. 94,95); To be into/ to be a fan of

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE

PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE PORTARIA Nº 123 DE 28 DE JULHO DE 2006. O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 2 ANO 1. Fevereiro de 2013

PLANEJAMENTO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 2 ANO 1. Fevereiro de 2013 PLANEJAMENTO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA UNIDADE 2 ANO 1 Fevereiro de 2013 Iniciando a conversa Nesta unidade discutiremos a importância do planejamento das atividades, da organização

Leia mais

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática

Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Language descriptors in Portuguese Portuguese listening - Descritores para a Compreensão do Oral em História e Matemática Compreender informação factual e explicações Compreender instruções e orientações

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2014 Assessoria de Desenvolvimento, conforme Parecer 2 SUMÁRIO 1ª FASE...

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO Edital 21/2015 Campus Rio Pomba FOLHA DE PROVA

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO Edital 21/2015 Campus Rio Pomba FOLHA DE PROVA Tema 01: METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES INDIVIDUAIS E COLETIVOS O ensino de esportes coletivos na Educação Física escolar deve ser balizado em princípios pedagógicos importantes como a diversidade,

Leia mais

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014

Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Planejamento 3º trimestre: 08/09/2014 a 17/12/2014 Turma 8ª série OBJETIVOS CONTEÚDOS Artes Angela Brock da Fé Ciências Cláucia Brentano Estabelecer relações entre fenômenos naturais e modelos científicos;

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA BÁRBARA Departamento Pré-Escolar/1º Ciclo 151 956 Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar Área

Leia mais

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa

Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenação de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP Marcos de Aprendizagem de Língua Inglesa Ciclo de Aprendizagem I e II MARCOS

Leia mais

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2015 OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual. Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2015 OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2015 Professor(s): Eni e Patrícia OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese,

Leia mais

Atualização do Curso Técnico em Contabilidade, eixo tecnológico Gestão e Negócios na forma integrada ao Ensino Médio

Atualização do Curso Técnico em Contabilidade, eixo tecnológico Gestão e Negócios na forma integrada ao Ensino Médio ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Gerência de Ensino Médio Atualização do Curso Técnico em Contabilidade, eixo tecnológico Gestão e Negócios

Leia mais

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS Competências - Planejar, organizar e monitorar o uso adequado dos diferentes tipos de defensivos agrícolas

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS Competências - Planejar, organizar e monitorar o uso adequado dos diferentes tipos de defensivos agrícolas Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos Diretoria de Graduação e Educação Profissional COAGO Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária 1º PERÍODO AGROECOLOGIA

Leia mais

Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio

Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Gerência de Ensino Médio Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo

Leia mais

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania

Roteiro 4ª série/ii Unidade FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIA CARVALHO Um caminho para a construção da cidadania Roteiro de Estudo II Unidade 4ª série Informações Gerais da Unidade: Período de aulas: 16/04 a 22/06 Período de Avaliações

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 1

SEQUÊNCIA DIDÁTICA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 1 QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- IFSULDEMINAS Universidade

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

Leia mais

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS 1ª etapa Professoras Regentes: Alessandra / Ana Paula / Solange LÍNGUA PORTUGUESA Leitura: Meu nome não é esse (Notícia); Pesquisa de opinião (entrevista); Aprofundamento

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

Planificação Curricular Pré-escolar

Planificação Curricular Pré-escolar PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ciclo/ Área/ Disciplina: Pré-escolar Ano Letivo 2012/2013 Área de Formação pessoal e Social Esboço Curricular para a Educação de Infância (segundo as Orientações Curriculares

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33 7//1 19:33 Centro de Ciências da Educação Curso: 9 Pedagogia (Noturno) Currículo: 11/ 1 CNA.157.-3 Biologia Humana Ementa: Natureza Biológica e Visão Sistêmica do Ser humano. Sistemas do corpo humano.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 6 ANO

ENSINO FUNDAMENTAL 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br 6 ANO Brasília, 08 de maio de 2013. Caro aluno, Segue a agenda do 2º bimestre. Nela, você encontra informações importantes a respeito

Leia mais

Disciplina: O conto em LI Ementa: Análise crítica e interpretação de contos extraídos da produção literária em língua inglesa. Carga Horária: 60h

Disciplina: O conto em LI Ementa: Análise crítica e interpretação de contos extraídos da produção literária em língua inglesa. Carga Horária: 60h 1º Semestre Disciplina: Introdução aos Estudos Literários Ementa: Estudo crítico das noções de literatura. Revisão das categorias tradicionais de gêneros literários e estudo dos novos gêneros ficcionais.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

Pr Além do Mare Nostrum Um Guia para a Navegação Romano no Atlântico. Articulação de conteúdos didáticos com as matérias das disciplinas escolares

Pr Além do Mare Nostrum Um Guia para a Navegação Romano no Atlântico. Articulação de conteúdos didáticos com as matérias das disciplinas escolares História e Geografia de Portugal 5º Ano (2º Ciclo do EB) Pr Além do Mare Nostrum Um Guia para a Navegação Romano no Atlântico Articulação de conteúdos didáticos com as matérias das disciplinas escolares

Leia mais

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço Resumo O interesse do Homem pelo espaço em que vive é coisa muito antiga. Ao longo de muitos séculos, o Homem vem tentando conhecer e representar as diferentes

Leia mais

CULTURA E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA NA AULA DE INGLÊS: E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL NA ESCOLA

CULTURA E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA NA AULA DE INGLÊS: E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL NA ESCOLA CULTURA E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA NA AULA DE INGLÊS: E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL NA ESCOLA Júlio César Paula Neves Tânia Mayra Lopes de Melo Modalidade: Pôster Sessão Temática 5: Educação e

Leia mais

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO)

PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) PLANO DE CURSO REFERENCIAL LÍNGUA PORTUGUESA/GESTAR 6ª SÉRIE (7º ANO) Processo Avaliativo Unidade Didática PRIMEIRA UNIDADE Competências e Habilidades Aperfeiçoar a escuta de textos orais - Reconhecer

Leia mais

EE JARDIM MARIA DIRCE III

EE JARDIM MARIA DIRCE III EE JARDIM MARIA DIRCE III GUARULHOS SP DIRETORIA DE ENSINO GUARULHOS SUL RUA TREZE DE JULHO 52 JD PRESIDENTE DUTRA TEL 11-24331591 E-MAIL e925111a@see.sp.gov.br A BOA EDUCAÇÃO NÃO É AQUELA EM QUE OS EDUCANDOS

Leia mais

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE

DATAS DAS AVALIAÇÕES 2 ETAPA/ TRIMESTRE ª Caro (a) Aluno (a) e Srs. Responsáveis. Brasília, 06 de março de 2015. Seguem informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão abordados nas avaliações mensais (A1) do 1º Trimestre/2015

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais